PROJETO BASE DE MÁQUINAS EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO MICROSOFT SQLSERVER EDIÇÃO COMPACTA (CE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO BASE DE MÁQUINAS EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO MICROSOFT SQLSERVER EDIÇÃO COMPACTA (CE)"

Transcrição

1 PROJETO BASE DE MÁQUINAS EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO MICROSOFT SQLSERVER EDIÇÃO COMPACTA (CE) OBJETIVO: CRIAR UMA BASE CONTENDO DADOS SOBRE MÁQUINAS-FERRAMENTA, TAIS COMO: TIPO, MARCA (FABRICANTE);SECNC;VALORDAHORAMÁQUINAEANODE FABRICAÇÃO E UM MECANISMO(BASEADO EM SQL) PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NESSA TABELA. INTERFACES: O SISTEMA DEVE PROVER UMA INTERFACE DE MANUTENÇÃO PARA QUE UM USUÁRIO EXPERIENTE (SUPERVISOR) EDITE OS DADOS REFERENTES ÀS MÁQUINAS E O MECANISMO DE BUSCA. UMA SEGUNDA INTERFACE DEVE SER CRIADA PARA QUE O USUÁRIO FINAL ESCOLHA AS PESQUISAS DE SEU INTERESSE DENTRO DE UMA LISTA PREVIAMENTE DEFINIDA.

2 INÍCIO ABRA O MS VISUAL BASIC 2010 EXPRESS. CRIE UM PROJETO NOVO COM O NOME DE Dbase_MAQ NO ESTILO WINDOWS FORM APPLICATION UM FORMULÁRIO (Form1) SERÁ CARREGADO AUTOMATICAMENTE. MUDE SEU NOME PARA Tela_abertura E SUA PROPRIEDADE Text PARA CADASTRO DE MÁQUINAS-FERRAMENTA. INICIE A MONTAGEM DO LEIAUTE DE ACORDO COM PROCEDIEMENTO DESCRITO A SEGUIR.

3 INGREDIENTES # um controle do tipo SPLITCONTAINER com dois painéis. #uma figura p/ ilustração dentro do painel esquerdo. Para inserir a figura edite a propriedade BackgroundImage e selecione a figura pretendida a partir de seu local de armazenagem, que pode ser a própria pasta do projeto. Altere a propriedade BackgroundImageLayout para Stretched, para que a figura se ajuste ao tamanho do painel. #um controle tipo Button inserido dentro do lado esquerdo do SPLIT. Altere a cor desse controle, caso necessário, pela edição da propriedade Backcolor. Mude também a sua propriedade Dock para Botton para que ele possa ficar amarrado na parte inferior do painel esquerdo. Mude sua propriedade Text para ENCERRA. Esse controle receberá o código para finalização do aplicativo. #um TABCONTROL com duas abas instalado no painel direito do SPLIT. 1ª aba: CONSULTA; 2ª aba: MANUTENÇÃO. Para incluir e editar as abas utilize a propriedade Tabpages. Na aba CONSULTA inclua um Button com sua propriedade Text alterada para EXECUTA. Será nesse controle que o código para realização da pesquisa, veja adiante, será incluído. # outro TABCONTROL, com quatro abas, instalado na aba MANUTENÇÃO. A 1ª aba será nomeada TIPO_MAQ, a 2ª FABR_MAQ, a 3ª DADOS_MAQ e a 4ª PRP_PESQUISA. Inclua também nessa aba um Button. Mude sua propriedade Text para ATUALIZA. Esse controle receberá o código para atualização das tabelas.

4 Todos os controles mencionados anteriormente devem ser arrastados do Toolbox para o formulário ou sobre o controle correspondente. A Figura 1 contém uma imagem do leiaute proposto, contendo o SPLITCONTAINER e o TABCONTROL com as abas PESQUISA e MANUTENÇÃO. A aba PESQUISA está ativada e sobre ela podem ser vistos um controle do tipo DATAGRIDVIEW (DGV) e o botão EXECUTA. O DGV será utilizado como interface com o usuário final, propiciando ao mesmo a seleção da pesquisa a ser realizada e entrada de seus parâmetros, quando necessários. O resultado final será apresentado na coluna RESULTADOS. Após arrastar o DGV para a aba CONSULTA, selecione sua propriedade Column e adicione as colunas PESQUISA ; PERGUNTA ; PARAMETRO e RESULTADOS. Para a coluna PESQUISA, altere sua propriedade ColumnType para DataGridViewCheckBoxColumn e para DataGridViewComboBoxColumn na coluna PERGUNTA. Altere também a propriedade ReadOnly para True nas duas últimas colunas. A coluna PERGUNTA propiciará ao usuário a escolha de uma pergunta previamente cadastrada na base, mas não a sua edição.

5 Figura 1 Vista do leiaute do projeto em tempo de execução

6 BASE MAQUINAS.sdf& TABELAS # Serão criadas 4 tabelas, tal como ilustrado o quadro abaixo: Quadro 1 dados p/ montagem das tabelas Nome da Tabela Descrição Campos Nome Tipo Length Allow nulls Unique Primary key NOME_MAQ Contém os nomes (tipos) de máquinas nome nvarchar 100 no no Yes FABR_MAQ Contém nome de alguns fabricantes fabricante nvarchar 100 no no Yes DADOS_MAQ Dados das máquinas PESQ_MAQ Parametros p/ pesquisa na base N. serie int 4 no no Yes Tipo nvarchar 100 no no No Fabricante nvarchar 100 no no No cnc bit 1 no no No Vlr_hora float 8 no no No Ano_fabr int 4 no no No N. pesq int 4 no no Yes Pergunta nvarchar 100 no no No parametro bit 1 no no No Txt_sql nvarchar 100 no no No

7 # As tabelas serão criadas utilizando o Microsoft SQL server compact 3.5 database for local data, pois trata-se de uma utilização simples do conceito de bases relacionais e o projeto em questão será bem pequeno. UTILIZANDO O SQL SERVER COMPACT 3.5 DATABASE [5 PASSOS PARA CRIAÇÃO DA BASE DE DADOS MAQUINAS] Selecione o menu Project e depois AddNewItem.... Em seguida selecione Local Database, e altere o nome da base para MAQUINAS.sdf e depois pressione o botão ADD, tal como indicado na Figura 2. Uma nova janela será apresentada, veja Figura 3. Selecione a opção Dataset e pressione o botão Next. Na janela seguinte aparecerá a mensagem Chooseyourdatabase objects. Mantenha o nome MAQUINASDataSet para o DataSetque será criado e pressione o botão Finish para criá-lo vazio, tal como mostrado na Figura 4.

8 No canto superior da tela do IDE será possível visualizar o Database Explorer. Esse recurso é similar ao Windows explorere por meio de um TreeView possibilita o gerenciamento da base MAQUINAS.sdf recém criada. Inicialmente, a pasta Tables estará vazia. Selecionando a mesma e a opção CreateTable, será possível cadastrar as quatro tabelas, tal como definido no Quadro 1. Os nomes dos campos devem ser digitados em ColumnName. Para todos esses campos, a propriedade AllowNulls deve ser marcada como No. O tipo de cada campo também deve ser informado, tal como apresentado no Quadro 1. Deve ser dada atenção especial aos campos definidos como primarykey. Os campos definidos como Bit devem ter a propriedade Default Value definida como False, veja exemplo na figura 5. Após a criação das quatro tabelas você pode fechar o Database Explorer, pois ele não será mais necessário.

9 Figura 2 Adicionando uma LocalDabase ao projeto

10 Figura 3 Selecionando um Dataset como modelo de base de dados

11 Figura 4 Definindo o nome do Dataset

12 Figura 5 Definindo os campos da tabela

13 LIGANDO AS TABELAS CRIADAS AOS RESPECTIVOS CONTROLES DATAGRIDVIEW [ROTEIRO] A ligação dos controles do tipo DATAGRIDVIEW às tabelas em tempo de projeto é uma alternativa simples e rápida para a visualização e manutenção dos dados. Selecione o menu DATA e pressione Show Data Source. Ele deverá aparecer no canto esquerdo do IDE (Integrated Development Environment Editor Vb). Selecione o MaquinasDataset e com o o botão direito do mouse a opção Configure Data Source with Wizard.... Responda à pergunta Which Database Objects do you want in your dataset?. Marque Tables no Treeview apresentado, tal como pode ser visto na Figura 6, e depois pressione Finish. Reabrindo o Data source você verá que as quatro tabelas foram incorporadas ao MaquinasDataset. Ainda no Data Source, arraste a tabela NOME_MAQ para dentro do formulário, soltando-a na aba TIPO_MAQ. Um controle do tipo DataGridView (DGV) será criado automaticamente e deverá conter apenas uma coluna intitulada NOME. No rodapé do formulário deverá aparecer um controle do tipo BindingSource, nomeado NOMEMAQBindingSource. Será por meio dele que o seu programa fará a conexão entre o DGV e o MAQUINASDataSet. Um controle do tipo TableAdapter também aparecerá no mesmo espaço com o nome de NOME_MAQTableAdapter e será utilizado para fazer a ligação entre o MAQUINASDataSet e a base de dados MAQUINAS.sdf. Repita o procedimento anterior para as demais tabelas, arrastando-as para suas abas correspondentes. Ao final deste processo as ligações dos controles DataGridView s às tabelas devem gerar os relacionamentos e objetos, tal como mostrado no Quadro 2. Observe que ao arrastar a primeira tabela ( NOME_MAQ ) será criado automaticamente, além do DGV, um controle denominado BindingNavigator, veja Figura 7. Como o próprio nome já diz, ele serve para facilitar a navegação pelas tabelas. Caso queira, você poderá removê-lo, pois ele não terá utilizado neste projeto.

14 Figura 6 Ligando as tabelas ao objeto MAQUINASDataSet

15 Figura 7 Criação do DGV ligado à tabela NOME_MAQ e do BindingNavigator

16 Quadro 2 Nome dos objetos criados para a ligação dos DGV s à base MAQUINAS. Planilha Tabela Conjuntode dados DataGridView3 NOME_MAQ Fonte p/ ligação NomeMaqBindingSource Adaptador Nome_maqTableAdapter DataGridView4 FABR_MAQ NomeMaqBindingSource FABR_MAQTableAdapter DataGridView4 DADOS_MAQ MaquinasDataSet DadosMaqBindingSource DADOS_MAQTableAdapter DataGridView2 PESQ_MAQ PESQMAQBindingSource PESQ_MAQTableAdapter Inicialmente, as propriedades Copy to Output da base MAQUINAS.sdf e do gerador de dados MAQUINASDataSet devem ser alteradas para Copy if newer. Isto é necessário para evitar a superposição da base de dados existente na pasta do projeto (editada em tempo de projeto) sobre aquela criada em tempo de execução (pasta BIN). Veja mais detalhes sobre isto no link: Essas propriedades podem ser alteradas após a seleção do objeto correspondente no Solution Explorer, tal como mostrado no canto superior direito da Figura 7.

17 LIGANDO COLUNAS DOS CONTROLES DATAGRIDVIEWA UM DETERMINADO CAMPO DE TABELA [ROTEIRO] Algumas colunas, por exemplo: PERGUNTA (na aba CONSULTAS) e TIPO e FABRICANTE da aba DADOS_MAQ devem ser ligadas (binding) diretamente aos campos de suas respectivas tabelas na base MAQUINAS.sdf. Essa ligação é feita de forma similar à ligação das tabelas, da seguinte maneira: Selecione o DataGridView1 na aba CONSULTAS e depois a propriedade Columns. Pressione o campo indicado por Collections para visualizar a tela com as propriedades de suas colunas. Selecione a coluna PERGUNTA e altere sua propriedade Columntype para DataGridViewComboBoxColumn. Em seguida selecione a propriedade Datasource e, com o auxilio do Data Source Configuration Wizard e de modo similar ao que foi feito para a ligação das tabelas, selecione o campo PERGUNTA da tabela PESQ_MAQ, tal como mostradanafigura8.finalizeaoperaçãoeretorneàtela EditColumn,queaindadeveestarabertoemudeas propriedades DisplayMember e ValueMember para PERGUNTA. Altere, também para PERGUNTA a propriedade DataPropertyName. Repita esses passos para as colunas TIPO e FABRICANTE do controle DataGridView5 e ligue-as, respectivamente, às colunas NOME da tabela NOME_MAQ e FABRICANTE da tabela FABR_MAQ. Ao final deste processo as ligações dos controles DataGridView s às tabelas devem gerar os relacionamentos e objetos, tal como mostrado no Quadro 3.

18 Figura 8 Criação do MAQUINADataSet1 para a ligação da coluna PERGUNTA ao campo de mesmo nome na tabela PESQ_MAQ

19 Quadro 3 Nome dos objetos criados para a ligação das colunas dos DGV s aos campos das tabelas. Coluna Planilha Conjuntode dados Fonte p/ ligação Adaptador PERGUNTA DataGridView1 MaquinasDataSet1 PESQMAQBindingSource PESQ_MAQTableAdapter1 TIPO DADOS_MAQDat agridview MaquinasDataSet2 NOMEMAQBindingSource NOME_MAQTableAdapter1 FABRICANTE MaquinasDataSet3 FABRMAQBindingSource FABR_MAQTableAdapter1

20 PROGRAMANDO A BOTEIRA Neste momento todas as atividades relacionadas ao leiaute, criação da base de dados e a ligação das tabelas foram concluídas. Se estiver curioso aperte a tecla F5 e você terá uma visão de como o projeto será apresentado ao usuário. Navegue pelas abas e observe que os campos criados nas quatro tabelas estarão visíveis nos controles DataGrid. Caso esteja insatisfeito como o leiaute, encerre o executável pressionado o X no canto superior do formulário e reposicione os controles da maneira que achar apropriada. A próxima etapa está relacionada com as atividades de programação. Agora vamos programar alguns controles para que respondam aos eventos disparados pelo usuário durante a execução do aplicativo. Para iniciar a digitação do código, dê um duplo click no formulário. Outras alternativas a isso são: pressionar o botão direito do mouse e selecionar viewcode ou teclar F7. Observe que esta tela possui, além da classe Tela_abertura o evento Load que foi gerado automaticamente após ligação das tabelas aos DGV s. Role a barra vertical (slider) até o topo da tela e digite os comandos imports necessários a inclusão das classes referentes ao uso do SqlServerCE, tal como mostrado na Figura 8. Observe que esses comandos devem ser digitados antes da classe Tela_abertura. Declare as variáveis conx e CNFSTR, necessárias à abertura da conexão com a base MAQUINAS. Essas variáveis serão de uso geral para todos os eventos relacionados ao formulário, portanto elas devem ser criadas antes de qualquer evento, talcomomostradonafigura9.

21 Dê um duplo click no botão ENCERRA e digite o código necessário para o encerramento do aplicativo. Isto é uma alternativa ao uso do X no canto superior direito da tela principal. Dê um duplo click no botão (Button) ATUALIZA que se encontra na aba MANUTENÇÃO. Uma tela com o espaço para a inserção do código referente ao evento CLICK aparecerá. Digite o comando para a atualização das tabelas, tal como mostrado no Figura 9. Dê um duplo click sobre o DGV que se encontra na aba DADOS_MAQ. Um Dê um duplo click sobre o DGV que se encontra na aba DADOS_MAQ. Um evento denominado DADOS_MAQDataGridView_CellContentClick deverá aparecer, mas ele não será utilizado. Ao invés disso selecione, da lista que aparece no canto superior direito da tela de códigos, o evento CellEndEdit e digite o código necessário à atualização automática da coluna n_serie, tal como mostradona Figura 9. Istonãoéalgofundamental,mas facilita a vida do usuário, pois o número de série será utilizado aqui apenas para ilustrar a manipulação das tabelas. Repita o procedimento para o DGV da aba PESQ_MAQ, digitando o código mostrado na Figura 10 para o seu evento CellEndEdit.

22 Dê um duplo click sobre o DGVque se encontra na aba CONSULTA. Abra o evento CellEndEdit e digite o código, ver Figura 11, para o controle das células referentes à coluna PARAMETRO. Inicialmente essa coluna foi criada apenas para leitura ( ReadOnly = True ), porém nos casos onde a pergunta deva ser completada com um paramento, a célula correspondente deve ser habilitada para digitação. Dê um duplo click nobotão (Button) EXECUTA que se encontra na aba CONSULTA. Digite o programa necessário à execução das pesquisas, tal como mostrado na Figura 12. Essa rotina (sub) utiliza um conjunto de classes System.Data.SqlServerCe Namespace já inclusa no projeto. Dentre as classes utilizadas aqui estão: o SqlCeCommand e o SqlCeDataReader. Para o primeiro será criado um objeto denominado command e para o segundo o Rd. O command propiciará o estabelecimento de uma conexão com a base MAQUINAS e o envio da pergunta. O segundo permite o processamento da resposta. Observe que a primeira pergunta enviada a base é armazenada na variável SQLCNST e serve para recuperar, da tabela PESQ_MAQ, sua versão no formato SQL. A pergunta,jánoformatosql,éarmazenadanavariável query eéreenviadaàbasepara a obtenção do resultado desejado. Por último, dê um duplo click no botão (Button) ENCERRA que se encontra sobre o splitcontainer e adicione, ao evento Button7_Click o código End. Isto será suficiente para encerrar o aplicativo.

23 Figura 9 Tela para digitação do código

24 Figura 10 Digitação dos códigos para os eventos EndEdit dos DGV

25 Figura 11 Código para o evento EndEdit do DGV CONSULTA referente ao controle da digitação de um parâmetro para pesquisa.

26 Figura 12 Código para execução da pesquisa na base.

27 RODANDO O PROGRAMA, PREENCHENDO AS TABELAS E REALIZANDO AS CONSULTAS Após digitação de todo o código, você pode fechar o Database Explorer e executar o programa. Para isto, tecle o F5 ou selecione o menu Debug e depois Start Debugging. Preencha, nesta ordem, as tabelas TIPO_MAQ e FAB_MAQ. Feche o programa e depois execute-o novamente e preencha, nesta ordem, as tabelas DADOS_MAQ e PESQ_MAQ. Isto é necessário, pois o código criado carrega o tableadapter apenas no evento Load do aplicativo. Não obstante, isto pode ser alterado facilmente. Execute as pesquisas que achar conveniente. Não se esqueça de incluir o nome do parâmetro para aquelas perguntas onde ele é obrigatório. Utilize os quadros a seguir para o preenchimento das tabelas. Exceto para a tabela PESQ_MAQ, os demais dados podem ser alterados.

28 Tabela XX lista de máquinas e lista de fabricantes Máquinas Fabricantes Torno Horizontal Torno Vertical Centro de Usinagem Fresadora Universal Retificadora Plana Retificadora Cilíndrica Mandriladora Furadeira Radial Serra Horizontal Brochadeira Romi Mello Franho Zema Ergomat Kone Mazak Okuma Deckel Maho Ferdimat

29 N. Serie Tabela XX Exemplos p/ cadastro das máquinas Tipo Fabricante CNC Valor hora (R$) Ano_fabricação 1 Torno Horizontal Romi não Torno Horizontal mazak Sim Torno Horizontal Romi Sim Torno Vertical Romi Não Centro de Usinagem Okuma Sim Centro de Usinagem Romi Sim Fresadora Universal Kone Não Retificadora Plana Mello Não Retificadora Cilíndrica Zema Sim Furadeira Radial Kone Não

30 Tabela XX lista de perguntas e formato SQL N. Pesq Pergunta Parametro Txt_SQL 1 Quantas máquinas? False SELECT COUNT (*) FROM DADOS_MAQ 2 Quantas máquinas CnC False SELECT COUNT(tipo) FROM DADOS_MAQ WHERE cnc = 'TRUE' 3 Quantas máquinas SELECT COUNT(tipo) FROM DADOS_MAQ WHERE False convencionais CNC = 'FALSE' 4 Quantidade de: True SELECT COUNT(n_serie) FROM DADOS_MAQ WHERE TIPO = 5 Maquinas do fabricante: True SELECT COUNT(n_serie) FROM DADOS_MAQ WHERE FABRICANTE = 6 Maquina mais antiga False 7 Maquina mais nova False SELECT tipo FROM DADOS_MAQ WHERE (ano_fab IN (SELECT MIN(ano_fab) FROM DADOS_MAQ AS DADOS_MAQ_1)) SELECT tipo FROM DADOS_MAQ WHERE (ano_fab IN (SELECT MAX(ano_fab) FROM DADOS_MAQ AS DADOS_MAQ_1)) 8 Idade média das máquinas False SELECT AVG(ANO_FAB) FROM DADOS_MAQ 9 Hora máquina mais cara? False SELECT tipo FROM DADOS_MAQ WHERE (VALOR_HOR IN (SELECT MAX(VALOR_HOR) FROM DADOS_MAQ AS DADOS_MAQ_1))

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 AULA 01. 1 Perguntas e Respostas

Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 AULA 01. 1 Perguntas e Respostas Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 1 Perguntas e s AULA 01 1- A ferramenta responsável pelo auto incremento chama- se Identity. (Sim) 2- A ferramenta responsável pelo

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Nova versão: Para School Control 2010.01.21 e acima, combinado com uso do Windows 7.

Nova versão: Para School Control 2010.01.21 e acima, combinado com uso do Windows 7. Veja aqui como configurar o School Control para ser usado em rede, de modo a distribuir as tarefas de forma organizada e garantir que todos poderão usar os mesmos dados, ao mesmo tempo. publicado em 24/02/2011

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA Planilhas I Empregada doméstica AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA CALCULE E EMITA RECIBOS E GUIAS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS Amelhor maneira de evitar dores de cabeça futuras em

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS

PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS AGENDA MÓDULO 4 IDE Visual Studio e edições Exemplos IDE - INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT IDE, Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Uma IDE é uma ferramenta

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD

MySQL Query Browser. Professor Victor Sotero SGD MySQL Query Browser Professor Victor Sotero SGD 1 DEFINIÇÃO O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico.

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter Botão next na caixa de diálogo Se carregar em Cancel, o wizard é cancelado e podemos depois definir as propriedades

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço)

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) SuperStore Sistema para Gestão de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) REQUISITOS Requisitos são tópicos anteriores a serem observados antes de iniciar a utilização do módulo de Ordem de Serviço.

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012).

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Instalação do SQL 2005. - Primeiro baixo o instalador do SQL nesse link: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=184 - Execute o arquivo

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO 1 GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO Light BILHETADOR Para Instalar o Software rode o tarifone.exe 2 clique em avançar para continuar com a instalação. Selecione uma nova pasta, ou clique em Avançar Para manter

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho. DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar:

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Caso não encontre o Microsoft.Net

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de...

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de... OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização da ferramenta Data Report do Visual Basic para a geração de relatórios. Apresentar os procedimentos para a criação de um relatório simples a partir dos dados

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 Ferragens Sumário 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 1. Propósito Para definirmos todos os materiais que devem compor uma estrutura de ferragem,

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

1) Como acessar a aplicação

1) Como acessar a aplicação Guia de Uso V1.0.0 1) Como acessar a aplicação 2 1 2 3 3 4 Ao clicar em Banco de Necessidades, será aberta uma nova guia do navegador com o formulário mostrado abaixo, o qual possui dois botões : Consulta

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais