CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1600

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1600"

Transcrição

1 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1600 REGULAMENTO TÉCNICO 2013 INTRODUÇÃO: O presente regulamento refere-se a categoria Turismo 1600, que determinará nos seus artigos os procedimentos e normas técnicas homologadas. ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS 1.1 VEÍCULOS PERMITIDOS Veículos de produção nacional, de série, com motores de 1.6 Litros, movidos a etanol. Serão admitidos veículos Sedan ou Hatch de duas ou quatro portas. Os veículos equipados originalmente com cabeçotes de 16 válvulas, serão permitidos e devem seguir regulamento específico. ARTIGO 2: REGULAMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO DOS MODELOS 01 - PASSAT LITROS 02 - VOYAGE LITROS 03 - GOL B LITROS 04 - GOL (Modelo Novo) LITROS Os veículos de marca Volkswagen descritos acima, que disputam o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, somente poderão utilizar motor Código AP-600 e AP1600. As demais marcas obedecerão a seus regulamentos específicos MOTOR: Bloco: Será utilizado o bloco original dos modelos 1.6 e 1.8, sendo permitida a usinagem e/ou encamisamento dos cilindros, permitido somente camisas nacionais, também

2 2 será permitindo o aplainamento da face superior do mesmo para acerto da taxa de compressão. Motor cc: correspondente ao emprego de pistões com diâmetro STD de 81 mm e curso original de 77,4 mm. É permitido o uso de pistões sobremedidas de até 1,00 mm, desde que seja original do veículo 1600cc, mesmo que sua aplicação resulte em aumento de cilindrada Pistões, Pinos: Deverão ser originais ou MAHLE, KS, ML, SULOY, do motor 1.6 a álcool utilizado e comercializado na rede de concessionárias e distribuidores de peças, ficando liberado o uso apenas dos pistões normais de produção. É permitido rebaixar a face superior (Cabeça) e sua face deverá ficar plana idêntica à original. É permitido equalizar o peso dos mesmos, respeitando o peso do pistão mais leve que não poderá ter nenhum trabalho além do rebaixo da cabeça. Proibido rebaixo para as válvulas na cabeça do pistão. Proibido trabalho nos pinos Anéis - Os anéis deverão ser originais do motor, de marca e procedência livres, comercializados na rede de concessionárias e autopeças. Permitido sobremedida e ajuste das pontas para acerto de folga, sua montagem deverá ser conforme padrão original. É proibido anel especial de competição e tipo TOTAL SEAL Bielas: Deverão ser originais do motor. É permitida a equiparação de peso dos conjuntos, respeitando-se o peso da biela mais leve, sem trabalho e sem retifica. É permitido bielas com furo de lubrificação na haste. Deverá ser respeitado o peso mínimo de 580g. Será permitido o ajuste da folga axial entre as bielas e o virabrequim Bronzinas: Originais ou similar do motor, sem trabalho Virabrequim: Original do motor, sem retrabalho, sendo permitido balanceamento do conjunto virabrequim/volante/embreagem/polia. É permitido retificar desde que não altere sua forma original e respeitando-se o peso mínimo de 10,452kg Sistema de Lubrificação: A bomba de óleo deverá ser modelo original e de livre marca de fabricação nacional. O cárter deverá ser o do motor com livre trabalho. É permitido o uso de um defletor no cárter com livre concepção e acréscimo de material.

3 3 Permitida a instalação de um radiador de óleo ou intercambiador de calor de livre procedência, bem como os dispositivos necessários para fixação e instalação. Sua conexão ao sistema só poderá ser através de um flange entre o filtro de óleo e o suporte do mesmo Polia do Virabrequim do Motor: É permitida a substituição por outra de material e dimensões livres Volante do Motor: Original do motor, sendo permitido o balanceamento e respeitando o peso mínimo de 7,182kg Taxa de compressão: Livre Calços do Motor Coxim Suporte do Motor: Livre, devendo o motor permanecer na altura e posições originais Correias: Livre de tipo / marca e comprimento, desde que, mantenha o sistema original Filtro de Óleo: Livre Árvore Intermediária - Deverão permanecer originais, sendo permitido somente tratamento térmico. (Nitretação). Permitida a retirada do excêntrico acionador da bomba combustível Cabeçote: Nos motores AP 1600 MI cabeçote especifico do motor MI, sem trabalho nos dutos e na câmara de combustão. Permitido apenas aplainar a face para acerto de taxa. Proibido jatear. Guias de válvulas: a) Devem permanecer originais, o comprimento mínimo para os motores AP 1.6 é de 36,5mm com tolerância de 0,50 mm e seu diâmetro interno 7,01 a 7,80mm; b) Permitido colocar trava na parte superior para não descer a guia; c) Permitido encamisar os guias de válvulas; d) O guia da válvula de admissão deverá ter uma projeção no duto de no mínimo 10,3 mm e na parte do alojamento do tucho de no máximo de 9,3mm; e) O guia da válvula de escape deverá ter uma projeção no duto de no mínimo 7,3 mm e na parte do alojamento do tucho de no máximo de 9,7mm. É permitido obstruir a circulação de água quente para o coletor de admissão, permitido adicionar material para esta finalidade. Permitido alterar furação da fixação do esticador da correia do comando.

4 Juntas de vedação e de cabeçote: É permitido o uso de juntas de livre marca e procedência Sede de válvula: Permitida a retífica das sedes, mas mantendo os ângulos originais. Quando da troca ou conserto da sede, não deverá ter nenhum trabalho na parte de aço da sede, não podendo sob hipótese alguma, haver marcas de ferramentas no alumínio do duto. Portanto, deverá ser mantido o degrau original Trem de válvulas: Originais do motor, devendo as mesmas apresentar gravadas na sua haste à logomarca e ou número original, o único trabalho permitido é retificar o acento devendo permanecer com ângulo único de 45º (graus), também é permitido retificar as pontas para facilitar sua regulagem Molas de válvulas: Originais do motor, não sendo permitido qualquer trabalho. As molas de válvulas deverão ser do Total Flex e apresentar o diâmetro do arame e o número de elos originais de fábrica e o numero de molas por cilindro (mola simples). Permitido o uso de calços sob as molas Pratos das molas de válvulas, Chavetas e Tuchos: Deverão permanecer originais, sem nenhum trabalho. Nos motores AP 1600 MI não é permitido travar os tuchos hidráulicos Comando de válvulas e sua engrenagem: É permitido somente a utilização de engrenagens originais dos modelos, com adaptação de reguladores e/ou chavetas expostas para o enquadramento do comando de válvulas. O comando de válvulas nos motores AP 1600 MI e ou 026 BE. Permitido polia tipo margarida Coletor de admissão: Deverão ser originais do motor sem retrabalho. Proibido jatear para limpeza Coletor de Escape: Livre nacional, proibido de Inox. Permitido utilização de manta térmica SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO: O corpo de borboleta será o original, com diâmetro de borboleta de 52mm, sem trabalho Módulo de controle eletrônico: Fuel Tech, Race Pró F1, FT200 ou FT250.

5 5 Será permitido substituir o motor de passo da marcha lenta por um parafuso para regulagem manual. Permitido o uso de roda fônica Livre de produção nacional Válvulas injetoras: Livre de produção nacional. Será permitido o trabalho das válvulas injetoras para aumento da vazão. É obrigatório o uso da flauta de combustível original do modelo MI Reservatório de combustível original do veiculo É obrigatória a instalação de um bujão de escoamento, na parte mais baixa do tanque de combustível, a fim de facilitar a drenagem. É obrigatório que este bujão seja instalado de maneira que em nenhum momento possa ocorrer vazamento de combustível É permitida a modificação dos dutos de combustível tipo Aeroquip ou similar em toda a sua extensão. Será permitido somente uma (1) linha de pressão e uma (1) linha de retorno EMBREAGEM: Disco platô e Rolamento: Originais da marca ou fornecidos no mercado paralelo de autopeças para reposição original nos motores 1.6/1.8/ Cabo de acionamento da embreagem: Livre "mantendo o mesmo sistema" TRANSMISSÃO: Livre da linha Gol Suporte de Caixa: Material livre Trambulador: O encaixe esférico do trambulador poderá ser modificado por parafuso ou similar. Na caixa rótula, alavanca, haste e torre serão permitido retrabalho com acréscimo de material. Parágrafo Único - Fica proibido o uso de quaisquer outras relações de câmbio que não sejam as descritas anteriormente Juntas homocinéticas:livre da marca, proibido qualquer retrabalho.

6 Coifas das homocinéticas:livre FREIOS: Originais da marca, sendo permitida a remoção dos defletores do freio dianteiro Pastilhas e lonas: De fabricação nacional, proibido uso de pastilhas de competição Freios de estacionamento: Permitida a remoção total do conjunto Servo freio: É facultativo seu uso, podendo ser retirado ou utilizado o conjunto original da marca. Quando utilizado o cilindro mestre sem servo freio será livre o sistema de fixação e acionamento Pinças de freios: É permitido usar pinças de freio dos modelos 1.8. Permitidos usar discos de freio ventilados originais da linha Cilindro de freio traseiro: É permitido o uso do cilindro de freio livre nacional da marca Volkswagen, Bosch, Bendix, Varga Pedal: A ação do pedal deve atuar normalmente sobre as quatro rodas. Em caso de vazamento em qualquer ponto da canalização ou avaria no sistema, a ação do pedal deverá atuar em pelo menos duas rodas, uma de cada lado do veículo. Permitido adaptar e ou modificar apoio dos pés nos pedais, livre procedência e tipo Pedaleiras: Livre da marca sem modificar o sistema. É permitido substituir ou modificar o eixo de apoio e montagem das pedaleiras, são livres travas, anéis de encosto, contra pino e rosca. Permitido adicionar mola de retrocesso do pedal Canos de Freios e Flexíveis: Livres SUSPENSÃO: Molas de Suspensão: São livres quanto ao material e dimensões. É proibido modificar o sistema básico homologado Amortecedores: Os amortecedores são livres desde que nacionais, sem regulagem externa, e que seja conservado o número e o sistema original do veículo.

7 7 É permitido modificar a posição dos furos utilizados para a fixação dos amortecedores, visando o acerto da Cambagem das rodas, bem como modificar a peça (prato superior), ou substituí-la por outra de livre material ou concepção. O prato inferior dos amortecedores (assentos de molas inferiores) será livre. As hastes são livres e ficam liberadas as roscas das canelas dos amortecedores dianteiros e traseiros. É permitido o uso da balança e do pivô do Santana Buchas de Suspensão: Livres, porém proibido o uso de uniball Barra Estabilizadora: È facultativo seu uso, porém quando montadas deverão ser originais do modelo Batentes da Suspensão: É permitida sua retirada Montagem da suspensão: A posição dos pontos de montagem da suspensão nos suportes das pontas de eixo das rodas e na carroceria, deve permanecer sem modificação Caixa de Direção: Deve ser original do modelo, sem retrabalho, não sendo permitido mudar seus pontos de fixação. É permitido o reforço, por meio de acréscimo de material, dos pontos de montagem nas partes da suspensão existentes, do conjunto de rodagem e de todas as peças de suspensão Barras, ponteiras e pinos de direção: Devem ser originais do modelo, com retrabalho livre Semi-eixos: É permitido o prolongamento dos semi-eixos ou uso de semi-eixos da linha vw Buchas e borrachas da suspensão traseira: Livre, porém proibido o uso de uniball Pivôs da suspensão: É permitido o uso do pivô da suspensão do Santana É permitido também o uso do pivô original ou similar do Gol 1.6 de procedência nacional Coluna da suspensão: Original da linha VW. Permitido empenar para acerto de Cambagem.

8 8 Permitido fazer um furo na extremidade central e inferior da coluna da suspensão com a única finalidade de prender e guiar a peça no torno, na ocasião de fazer a rosca para regulagem do prato de mola Proibido adicionar qualquer tipo de lastro a peças móveis e fixas da suspensão. Parágrafo Único: Todas as peças da suspensão deverão permanecer originais, salvo aquelas cuja troca, modificação ou retirada será permitida, através deste regulamento. A posição dos pontos de montagem da suspensão nos suportes das pontas de eixo das rodas e na carroceria deve permanecer sem modificação. O eixo traseiro deverá ser original sem retrabalho, somente será permitido calçar as pontas de eixo traseiro para alinhamento da rodas Nenhuma parte do veículo poderá tocar o solo quando os pneus de um lado estiverem vazios. Para a verificação deste item devera ser retirada as válvulas dos pneus. O piloto devera estar a bordo com toda a indumentária PESO: Passat, Voyage e Gol peso será de 825 Kg, sendo que o gol modelo 377 (bola) o peso será de 845 Kg. Esta verificação será efetuada em ordem de marcha, com piloto, ou seja, na condição em que o carro parou, sem retirar combustível, sem completar líquidos ou níveis de freio e lubrificante e sem repor o que eventualmente tenham sido perdidas durante a prova ou Treino Cronometrado. O peso mínimo permitido será o constante no Regulamento específico do veículo sendo que este peso será tão somente para efeito de vistoria e não poderá ser usado para aliviamento extra de componentes a não ser relacionados acima e os constantes dos adendos de cada modelo. Será permitido adicionamento de lastro, somente com a autorização da Comissão Técnica das provas. O lastro quando utilizado deverá ser colocado no interior do habitáculo, em local visível, por meio de parafusos e de tal forma que permita a Comissão Técnica, efetue o lacre dos referidos lastros ACRÉSCIMO DE MATERIAL: É proibido qualquer acréscimo de material ou partes, a menos que seja especificamente permitida pela regulamentação internacional Grupo N, através de adendo específico ou de acordo com o que estabelece o item abaixo:

9 É permitido o acréscimo de material, por solda, com vistas a recuperar uma peça original, sendo terminantemente proibida qualquer alteração das medidas e do sistema original No caso de peça do motor, qualquer conserto que diga respeito diretamente àquelas partes que possam influir no rendimento do carro não será aceito. De qualquer forma somente será autorizado a utilização desta peça (tanto de motor como de caixa de câmbio) quando seu uso for autorizado especificamente, por autorização prévia e por escrito, fornecido com detalhes pelo Comissário Técnico da categoria, com cópia a CBA PORCAS E CAVILHAS: Em todo o carro, é permitida a substituição de qualquer porca, cavilha, parafusos por outra porca, cavilha ou parafuso DISPOSITIVOS AERODINÂMICOS: Pára-choques: É obrigatório o uso de pára-choques envolventes que equipam originalmente os veículos, sendo obrigatório à retirada da sua alma de aço do pára-choque dianteiro e obrigatório o uso da alma de aço no pára-choque traseiro, permitido o uso do suporte do pára-choque, sendo permitido a complementação da fixação da capa envolvente, (plástica), por meio de parafusos, arruelas e porcas BARRAS DE REFORÇO: É permitido instalar na frente, barra de reforço entre os pontos de montagem da suspensão na carroceria, para impedir a separação e/ou convergência, a fixação desta barras poderão ser efetuadas por meio de cavilhas e/ou soldagem aos pontos de montagem da suspensão. Essas barras também podem ser instaladas nos pontos de montagem da suspensão traseira. É permitido o prolongamento das barras longitudinais do Santo Antônio até os pontos de montagem da suspensão dianteira e traseira da carroceria, sendo que a sua fixação poderá ser efetuada por meio de cavilhas e/ou soldagem aos pontos de montagem da suspensão ou molas. Também pode ser feito um furo nos assento superiores das suspensões MacPherson, a fim de instalar essas barras. Obs.: Essas complementações das barras longitudinais do Santo Antônio poderão ser de material livre.

10 É proibido instalar qualquer tipo de reforço nos painéis (terminais) dianteiro e traseiro, ou seja, é terminantemente proibido o uso de pára-choques Os reforços internos das longarinas, quando tiverem, não podem ultrapassar o ultimo ponto de fixação da suspensão em relação aos painéis Para exame dos itens 11.2 e 11.3 deverá ter obrigatoriamente uma janela de inspeção. Fica a critério de cada preparador a posição desta janela, que deverá ter no mínimo as dimensões de 25mmX25mm ELEMENTOS DA CARROCERIA: Banco: É obrigatória a substituição do banco original por um banco especial para competição homologado CBA cuja instalação deverá ser feita com chapa de reforço com parafuso passante de no mínimo 10 mm com porca e contra porca, (tipo sanduíche). É obrigatório o uso de encosto da cabeça no banco ou no arco de segurança Vidros: Quando forem retirados os vidros das portas e vigias laterais e traseiras, bem como de todo o seu sistema de acionamento, é obrigatória a instalação de placa de plástico ou acrílico transparente de espessura mínima de 03mm (três milímetros), sendo opcional o uso de uma tela de proteção tipo Nascar, no lugar da janela da porta do piloto. Os acrílicos deverão ser instalados no lugar dos vidros através de eficiente sistema de fixação. É permitida a instalação de aberturas para ventilação nas placas de plástico ou acrílico colocadas no lugar dos vidros acima indicados, sendo que a abertura da janela do piloto deverá ser suficiente para passagem do braço do piloto sentado e atado ao cinto de segurança, no caso de não utilizar a tela de proteção do tipo Nascar Pedal e cabo de aceleração: São livres, permanecendo o sistema e fixação originais dos veículos homologados Painel: Será permitida a retirada do painel de instrumentos, podendo revestir o espaço com uma camada de material livre Bordas dos pára-lamas: As bordas dos pára-lamas podem ser dobradas para trás se estiverem projetadas para dentro do alojamento da roda Autorizada à retirada de qualquer suporte não utilizado, dos seguintes itens: *Escapamento; *Freio de mão;

11 11 *Estepe; *Barra estabilizadora; *Painel. Podendo ser vedado qualquer espaço aberto, com chapa de aço da mesma espessura original da carroceria, resultante da remoção dos itens relacionados acima Grade dianteira: Livre SISTEMA ELÉTRICO DO MOTOR: É obrigatório o uso do sistema original do modelo MI (hall) ou Roda fônica, Velas e cabos de velas: Velas e cabos de velas são de livre procedência Motor de partida: original da marca. Não é permitido nenhum retrabalho Alternador: E obrigatório o uso de alternador original da marca, não sendo permitida qualquer modificação Bateria: Não é permitido modificar a posição e o sistema de fixação da bateria. Quando instalada originalmente no habitáculo, a mesma deverá ser protegida de tal forma que não haja vazamento. É permitido colocar fixações suplementares para a bateria O chicote elétrico do motor é livre SISTEMA DE ESCAPAMENTO: Livre nacional, proibido Inox, devendo observar os seguintes itens: No caso de saída para trás o(s) orifício(s) do(s) tubo(s) de escapamento deverá situar-se a uma altura, de modo que nenhuma parte suspensa do carro toque no solo quando dois pneus de um mesmo lado estiverem vazios e não se tornarem salientes em relação a qualquer ponto da parte traseira do veículo em mais de 15cm (quinze centímetros). No caso do escapamento não atingir a parte traseira do veiculo deverá situar-se de maneira que ultrapasse o meio da distância entre eixos para trás No caso de saída(s) lateral(is), deverá(ão) estar limitada(s) à frente por um plano transversal que passe ao meio da distância entre eixos para trás e não deverá(ão) de modo algum formar saliência em relação ao perímetro da carroceria, vista de cima, permanecendo, obrigatoriamente, as medidas de altura a cima.

12 As juntas dos sistemas de escapamento são livres É proibido direcionar o roteiro do escapamento pelo interior do habitáculo, sendo proibida qualquer modificação do cano de escape que modifique a forma interna do monobloco SISTEMA DE ARREFEClMENTO: Bomba d'água: É obrigatório o uso de bomba d'água original ou similar sem nenhum trabalho Radiadores: Serão livres quanto ao numero, desde que colocados dentro do habitáculo do motor. Poderão ser usados radiadores de água, nacionais, de livre marca e modificação. É permitido instalar tela protetora do radiador na parte interna da grade dianteira. É permitido diminuir a área de refrigeração do radiador adicionando material de livre escolha nas aberturas de entrada de ar sem modificar as linhas, formas e aparências do veículo. Nos modelos equipados com embreagem eletromagnética ou ventilador elétrico, seu uso é facultativo, porém quando usado deverá permanecer original nacional da marca, sendo permitido instalar um controle de acionamento manual. O uso deste sistema é facultativo Válvula Termostática: A válvula termostática é de livre marca e tipo, sendo facultativo o seu emprego Kit proteção de papelão p/ radiador: Facultativo seu uso, livre de marca e procedência Mangueira d'água do sistema de arrefecimento, (radiador):livres Abraçadeiras e fixação dos componentes do sistema de arrefecimento: Livres Tubos de Ligação: Os tubos e mangueiras complementares do sistema de aquecimento e circulação de água quente para o coletor de admissão, radiador do ar quente, caixa de expansão etc., poderão ser retirados e/ou modificados SISTEMA ELÉTRICO DO VEÍCULO: Aparelhos de iluminação: É facultativo o uso de faróis, sinalizadores dianteiros poderão ser substituídos por chapas de fibra de vidro ou alumínio respeitando-se os contornos dos faróis e lanternas originais.

13 13 Além dos componentes originais de iluminação do veículo, é obrigatório o uso de dois focos de luzes na traseira junto ao vidro vigia, na parte interna do habitáculo, para reproduzir os sinais de lanterna e do freio "STOP". As chapas de fibra de vidro ou de alumínio que substituem os faróis poderão ser vazados, (furados), para melhor refrigeração do motor Instrumentos do painel: É permitido retirar, modificar, e ou substituir e ou acrescentar, de livre procedência, tipo e sistema, (digital ou analógico, elétrico ou mecânico). Não é permitido o uso de telemetria e outro equipamento que transfere informações e dados do carro para o box e vice versa, ex. PI e Hot Lap. Somente é autorizado o uso de rádio comunicador entre piloto e Box Componentes Diversos: Chave de ignição de partida, interruptores diversos, relês, soquetes, terminais, conectores e abraçadeiras etc, livre procedência e tipo Chicote elétrico: O chicote elétrico geral poderá ser modificado, porém deverá ser protegido por conduíte plástico RODAS E PNEUS: Rodas: De aço ou Liga Leve, livre de marca e procedência Devem ser intercambiáveis ente si, quanto à furação do flange de fixação ao cubo das rodas Devem obedecer as seguintes dimensões: aro diâmetro 13 (treze polegadas), sendo as abas de fixação dos talões dos pneumáticos simétricas entre si O aro não poderá sobressair ao pneumático quando este estiver montado As rodas poderão ter uma largura máxima de tala de 6 (seis polegadas) Não é permitido o uso de válvulas reguladoras ou de alivio de pressão dos pneumáticos nas rodas Os pneumáticos montados nas rodas, não poderão sobressair ao perímetro dos pára-lamas quando visto de cima, sendo para tanto consideradas as medidas e formas dos pára-lamas dos veículos e modelos originais de fabrica Serão consideradas as seguintes medidas de bitola:

14 14 Voyage e gol = máxima bitola dianteira 1616,8mm / máxima bitola traseira 1586,8mm Gol novo (bola) = máxima bitola dianteira 1654,8mm / máxima bitola traseira 1600,8mm Todas as medidas serão tomadas na altura da ponta de eixo (centro da rodas) É permitida a montagem de prisioneiros nos cubos de rodas para utilizar porcas para fixação, assim como alargadores com espessura e material livre, colocados entre o cubo e a roda podendo permanecer soltos.desde que não ultrapassem as medidas de bitolas máximas do item Pneus: Radiais nas medidas 175/70/13, de Fabricação Nacional Proibido o uso de pneu Sherpa Proibido o pneu remolde ou recapado. ARTIGO 3 : REGULAMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO DOS MODELOS CORSA / CELTA / PRISMA VEÍCULOS ADMITIDOS: Serão admitidos veículos GM CORSA, CELTA e PRISMA, Sedan ou Hatch, de duas ou quatro portas, equipados com motor 1.6 EFI e MPFI, 08 válvulas, produzidos pela General Motors do Brasil com as particularidades deste Regulamento PESO DOS VEÍCULOS: O peso final do conjunto piloto/veículo deverá ser de, no mínimo 860 kg. Parágrafo Único: Os veículos serão pesados nas condições que chegarem ao parque fechado com o piloto mais leve e seu equipamento a bordo. Obs.: O piloto que se apresentar para a pesagem com o macacão molhado deverá substituílo para a devida pesagem Caso o veículo necessitar de adição de peso, esta deverá ser feita utilizando lastro de chumbo ou aço. Este lastro deverá ser preso ao habitáculo do veículo, com no mínimo, dois parafusos de aço 8.8 de 10 mm de diâmetro mínimo, em local visível e deverá ser lacrado pela Comissão Técnica.

15 MODIFICAÇÕES E ACRÉSCIMOS: É proibido qualquer modificação ou acréscimo de material ou partes, a menos que seja especificamente permitida através deste Regulamento PORCAS E CAVILHAS: Em todo carro é permitida a substituição de qualquer porca, cavilha, parafuso por outra porca, cavilha ou parafuso ELEMENTOS DA CARROCERIA: É obrigatória a instalação de um banco de competição para o piloto (sem trilho), bem como um cinto de segurança com 3 (75mm) de largura com no mínimo (quatro) pontos de fixação, devidamente homologados pela CBA/FGA. Os cintos e o banco deverão ser fixados ao assoalho do veículo por meio de parafusos de aço, de no mínimo, 10 mm de diâmetro com arruelas lisas, porcas e contra porcas, adicionando contra chapa ao assoalho do veiculo, de modo a reforçar a instalação (montagem tipo sanduíche) Após a retirada dos vidros das portas, vigias laterais e tampa traseira, é obrigatória a instalação de policarbonato ou acrílico transparente, com uma espessura mínima de 2(dois)mm. É permitido o uso de uma tela de proteção tipo Nascar no lugar do vidro da porta do piloto. Os acrílicos deverão permanecer nos lugares dos vidros, através de um eficiente sistema de fixação. É permitida a instalação de aberturas para ventilação nas placas de acrílico instaladas no lugar dos vidros das portas, vigias laterais e tampa traseira, sendo que a abertura da janela da porta esquerda é obrigatória e deverá ser suficiente para a passagem do braço do piloto, sentado e atado ao cinto de segurança Os pedais de embreagem, freio e acelerador deverão permanecer originais em seu sistema e fixação, sendo permitida, entretanto, a adição de sobrepedais, visando o aumento da superfície de aplicação do esforço É permitida a instalação de instrumentos de monitoramento do motor, os quais poderão ser do tipo mecânico e/ou eletro-eletrônico É permitida a mudança de fixação da caixa eletrônica que originalmente é presa na lateral do painel, do lado do passageiro Volante de direção: livre Manopla da alavanca de câmbio: livre É obrigatória a retirada da trava de direção.

16 É permitido reforçar a fixação das molduras dos pára-lamas através de parafusos, rebites e fita adesiva. É permitido rebater o contorno dos pára-lamas traseiros e dianteiros. É permitida a retirada ou trabalho, sem acréscimo de material, das caixas plásticas internas dos pára-lamas dianteiros É permitido o uso do capo do motor do modelo Corsa á partir do ano/modelo É permitido utilizar a frente do modelo Corsa Classic a partir do ano DISPOSITIVOS AERODINÂMICOS: Proibido o uso de defletores dianteiros e traseiros Obrigatório o uso dos pára-choques originais Permitido o uso da asa traseira original do modelo BARRAS DE REFORÇO: É permitido o prolongamento das barras longitudinais do Santo Antônio até os pontos de montagem da suspensão dianteira e traseira na carroceria, sendo que sua fixação poderá ser efetuada por meio de cavilhas e/ou soldagem aos pontos de montagem da suspensão ou molas JUNTAS DE VEDAÇÃO: É permitido o uso de juntas de livre marca e procedência SUSPENSÃO: É permitido usar rosca no prato para acerto de altura do carro Os amortecedores são livres, desde que, Nacionais da linha Corsa GM, sem regulagem externa e que seja conservado o número e o sistema original do veículo Molas: Originais do modelo Buchas de suspensão: Livres, proibido uso de unibol Barra estabilizadora: Somente será permitido o uso do modelo original do Corsa, Celta ou Prisma, conforme catálogo do fabricante. É permitida a sua remoção Batentes de suspensão: livre (uso ou trabalho) Barra tensora: é obrigatório o uso da barra tensora original do Corsa, Celta ou Prisma, sendo permitido trabalho apenas no furo do suporte da barra.

17 É permitido o alargamento dos furos de fixação dos suportes (esquerdo e direito) da barra tensora no monobloco Eixo traseiro: Original da linha, permitida a compressão da mola traseira com a adição de fixadores ou cintas. É permitido reforçar o eixo em toda a sua extensão com a adição de material Buchas - livres Cambagem traseira: é permitida a adição de arruelas ou calços nos pontos de fixação das mangas de eixo traseiras com a finalidade de ajuste de cambagem Cambagem dianteira: É permitido que seja efetuado o trabalho de usinagem dos furos de fixação do pivô, na bandeja inferior da suspensão dianteira, a fim de se conseguir regulagem de cambagem e caster nas rodas dianteiras. É permitida a usinagem da parte superior do montante para efeito de cambagem É permitida a instalação de catraca nas duas ancoragens superiores da manga de eixo, com o conjunto telescópico, sem, contudo, haver modificações nos outros pontos de ancoragens originais É permitido intercambio de peças da suspensão dos modelos Corsa, Celta, Prisma homologados pelo regulamento É permitida a ancoragem superior com Unibol, da manga de eixo com o conjunto telescópico (amortecedor com rosca), pratos de fixação livre sem outras modificações nos pontos de ancoragem originais Setor de Direção: Original do tipo mecânico da linha Corsa/Celta/Prisma É permitido cortar as barras (juntas elásticas) do setor de direção É permitido aprofundar e aumentar a rosca de alojamento do pivô de direção A fixação do setor de direção na carroceria deve ser mantida na sua forma original Não é permitida a transformação do tipo hidráulico em mecânico Geometria de suspensão e direção: O caster, convergência ou divergência são livres.

18 É expressamente proibida a utilização de espaçadores ( alargadores de bitola de qualquer espécie ) nos cubos de rodas e nos componentes da suspensão Todas as peças da suspensão deverão permanecer originais, salvo aquelas cuja troca, modificação ou retirada seja permitida por este regulamento Semi-eixos: É permitido calçar os semi-eixos, internamente, para evitar o seu deslocamento Altura do veículo: nenhuma parte do veículo poderá tocar no solo quando dois pneus de um mesmo lado estiverem vazios, devendo esta constatação ser efetuada em uma superfície plana, com o piloto mais pesado, quando dupla, e seu equipamento a bordo SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO : Linhas e mangueiras: Livres de fabricação nacional Bomba de combustível: Livre de fabricação nacional Dosador livre. Permitido o uso interno ou externo, observando proteção anti-fogo quando no habitáculo do veículo Coletor de admissão: original, sem nenhum trabalho. É permitida a obstrução (entupimento), com acréscimo de material, da passagem de água que interconecta com o cabeçote. Proibido processo de jateamento abrasivo Tanque de combustível: original, permitido remover a bóia de nível. É obrigatória a instalação de um dreno na parte inferior do tanque de combustível, e este dreno não poderá sobressair-se internamente ao fundo do tanque. Permitido livre retrabalho interno. Permitido cash tank Corpo de borboleta: Original, sem nenhum retrabalho, nem mesmo polimento. A medida máxima permitida na entrada da borboleta é de 46,40 mm. TPS: original, sem retrabalho. O IAC poderá ser substituído por um sistema mecânico de ajuste da marcha lenta Filtro de ar, adaptadores, suportes e mangueiras: permitida a remoção. É permitida a instalação de tela protetora na entrada de ar do corpo de borboleta.

19 19 Permitido utilizar filtro modelo esportivo Tomada de ar: Não é permitido o direcionamento de ar forçado, gases dirigidos à entrada de ar TBI Tubo distribuidor de combustível: original, sem trabalho Regulador de pressão: Permitido a substituição por outro com ajuste externo. Permitida a adição de espaçador e conexões para viabilizar esta substituição Injetores de combustível: Livre de fabricação nacional SISTEMA ELÉTRICO DO MOTOR Cabos de velas: Livres de fabricação nacional Módulo de controle eletrônico: Fuel Tech, Race Pró F1, FT200 ou FT250. Será permitido substituir o motor de passo da marcha lenta por um parafuso para regulagem manual. Permitido o uso de roda fônica Livre de produção nacional Motor de partida: Original do modelo Alternador: O alternador e sua polia deverão ser originais do modelo. Não é permitida a remoção da correia. Permitido a adição de espaçador no eixo da polia para alinhamento da correia Bateria: Nacional. Livre marca e dimensões. Fixação compatível com a original Sonda lambda: Livre Sensor de temperatura do instrumento do painel: Permitida sua recolocação e extensão da ligação elétrica do mesmo Sensor de rotação e seu suporte: Livre trabalho Sensor de temperatura do ar: Original, sem trabalho. Permitida a adaptação de um suporte para sua fixação Bobina: Original da marca GM, procedência nacional.

20 SISTEMA DE ESCAPAMENTO: Coletor e Tubo de escape: Livre de procedência nacional. Proibido Inox O tubo de escapamento deverá situar-se a uma altura, de modo que nenhuma parte suspensa do carro toque no solo quando um ou mais pneus estiverem vazios, com o piloto e seu equipamento a bordo Os tubos deverão dirigir-se, obrigatoriamente, para a lateral do veículo, numa posição que deverá estar limitada à frente por um plano transversal que passe ao meio da distância entre eixos para trás e não deverá de modo algum formar saliência em relação ao perímetro da carroceria É permitido o retrabalho do assoalho e caixa lateral para acomodação do tubo de escape Juntas de escapamento: livres SISTEMA DE ARREFECIMENTO: Bomba d água: Original do modelo, sem trabalho Válvula termostática: Permitida sua remoção Radiador de água: Livre, de fabricação nacional Mangueiras: Livre marca É permitida a instalação de um bulbo para indicador de temperatura no painel Ventilador elétrico: Original. Opcional sua remoção Reservatório de água: Original do modelo Permitido abertura de vão no pára-choque dianteiro para auxiliar na refrigeração, esta abertura deverá ser feita no local previsto para a placa, não excedendo seus limites.

21 SISTEMA ELÉTRICO DO VEÍCULO: Equipamento de iluminação: Faróis, lanternas dianteiras e traseiras, quando usados, deverão ser originais. Nos faróis e lanternas deverá ser colocado um adesivo transparente tipo contact para evitar estilhaçamento em caso de colisões Os faróis e lanternas dianteiras poderão ser retirados. Em seu lugar deverá ser colocada uma vedação feita de forma a não alterar a característica frontal do veículo Sinaleiras traseiras originais do modelo do veículo Quanto aos demais itens deverão permanecer em seus respectivos lugares, conforme modelo original. Parágrafo único: É permitida a instalação de uma chave de acionamento da bomba de combustível e outra chave, para alimentação de 12 VDC da bateria para o chicote do motor RODAS E PNEUS: Rodas: Rodas 5,5 x 13 polegadas com OFFSET (negativo) de 35mm com tolerância de mais ou menos 3mm Pneus: Radiais nas medidas 165/70/13 e 175/70/13, de fabricação nacional Proibido o uso de pneu Sherpa Proibido o pneu remolde ou recapado FREIOS: O sistema de freio deverá ser o original do veículo Corsa Lonas e pastilhas: livre, de fabricação nacional Fluído de freio: livre marca Servo freio: original do modelo, com o seu funcionamento opcional, com livre retrabalho interno. Permitido entupimento parcial ou total da mangueira Freio de estacionamento: original do modelo. Permitida sua remoção ou desativação.

22 Válvula equalizadora do freio traseiro: Original. Permitida sua remoção, modificação ou desativação Permitido o uso do disco ventilado da linha Corsa, Celta e Prisma original ou similar de reposição, de fabricação nacional TRANSMISSÃO: Caixa de câmbio e diferencial: Livre da linha Celta e Corsa MOTOR Comando de válvulas: Obrigatório utilizar o comando de válvulas original n.º , letra B, gravada na face traseira do mesmo Polia do comando de válvulas: Livre Pino do Comando: Original sem trabalho Cabeçote: Original do modelo empregado na linha Corsa, Celta e Prisma Não é permitido o trabalho de dutos e câmaras de combustão Permitida a usinagem da face de contato com o bloco para aumento da taxa de compressão que será de no máximo 14: Permitido o aumento do furo de passagem de óleo para os tuchos Proibido o uso de cabeçote que utilize balanceiro roletado Permitido calço na parte inferior dos tuchos de no máximo 1(um)mm Permitido usinar uma cava no alojamento do tucho no cabeçote com a finalidade de alojar o pino trava do tucho mecânico Permitido usinar os alojamentos das molas de válvulas no cabeçote, em no máximo 3mm para alivio de carga das molas Permitido usinar a parte superior do guia de válvulas em no máximo 3mm Permitido calçar as molas com arruelas de no máximo 3mm.

23 Permitido soldar furos de circulação de água Sedes de válvulas: Livre trabalho. Permitido trocar, sendo obrigatório manter a altura original. As sedes de válvulas não podem estar situadas para dentro da câmara de combustão É permitido trabalho no duto, numa distancia de até 9mm, a partir da câmara de combustão (vide ilustração) desde que a medida x não ultrapasse 33,50mm na admissão e 27,30mm no escape,no ponto mais afastado da câmara de combustão Guia de válvula: a medida máxima Y desde a base da câmara de combustão até a guia de válvula no duto é de: 26,0mm de acordo com a figura (vide ilustração) Válvulas de admissão e descarga: Originais. Proibido qualquer trabalho com exceção do comprimento que é livre Não serão permitidos quaisquer outros processos de usinagem e trabalho, além daqueles efetuados pelo fabricante e autorizados neste regulamento Anéis: Permitida a utilização de anéis de livre marca e modelo, de fabricação nacional, disponível nas redes de auto peças Pistões pinos: Originais, ou do mercado de reposição utilizados no motor admitido, com as seguintes numerações: GM MPFI STD, GM MPFI 0,50, GM EFI STD, EFI 0,50 e MPFI 0,50 KS Permitido usinar cavas de alívio para as válvulas Permitido balanceamento, porém um dos pistões e um dos pinos deverá permanecer originais, com exceção das cavas, da parte côncava e da própria cabeça do pistão, que poderá ser trabalhada e faceada livremente Folga pistão x cilindro é livre Proibidos pistões forjados e de ligas de material similares a forjados Torre do comando: Original sem trabalho Bloco do motor: Original. Permitido facear a parte superior do mesmo e também encamisamento com material similar.

24 Virabrequim: Original com peso mínimo de 12,00Kg (doze quilogramas). Curso máximo de 81,50 mm Permitida sobre medida máxima de 0.50 mm Permitido tratamento térmico ou químico Volante: Original, com peso mínimo de 9,150Kg (nove quilos e cento e cinqüenta gramas) Plato e disco de embreagem: Originais da linha Corsa 1.6 ou original da linha Corsa 1.8 peça nº Permitida à utilização de peças do mercado de reposição, sem trabalho Material de fricção do disco: Lonas semelhantes ao original. Proibido outro tipo de composto. Permitido o balanceamento por retirada de material Cárter: Original, sendo permitida a construção de separadores internos. Permitido o reforço externo com solda e chapas Bielas: Originais do motor. Permitido balanceamento, desde que uma permaneça sem nenhum retrabalho Balanceiros: originais (do tipo pesado), peça número Molas de válvulas, pratos, escoras, chavetas e chapeletas: originais do modelo sem retrabalho Tuchos: Originais, trabalho livre Tensor da correia do comando de válvulas: Livre Bomba de óleo: Original, da marca GM de procedência nacional. Livre trabalho para ajuste da pressão de óleo Radiador de óleo: Permitido o seu uso e adaptadores para este fim Velas de ignição: Livres, a rosca das velas deverá possuir a dimensão original do modelo do motor.

25 Carenagens do motor e do coletor de escape: Permitida a remoção Engrenagem da árvore de manivelas: Original, com livre trabalho Bronzinas, correias e filtro de óleo: Livres, de fabricação nacional Polia motora do alternador (na árvore de manivelas) e polia da arvore de manivelas: Livre Coxins do motor: Livre trabalho, mantendo o motor na posição original. ARTIGO 4 : REGULAMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO DOS MODELOS PEUGEOT Peso Mínimo: 830Kg (oitocentos e trinta quilogramas), com o piloto a bordo Lastro: É permitido ajustar o peso com Lastros, que devem ser blocos sólidos, fixados eficientemente por meio de ferramentas e localizados em locais visíveis e devem ser lacrados pelos comissários técnicos MOTOR Motor: 1600 cc, Original do Peugeot válvulas. É permitido o uso de pistões sobre medida de até 0,50mm (cinqüenta centésimos de milímetro) mm. mesmo que sua aplicação resulte em aumento de cilindrada Bloco: Será utilizado o bloco original 1600 de ferro fundido. Proibido Bloco de Alumínio sendo permitida a usinagem e/ou encamisamento dos cilindros. É também permitido o aplainamento da face superior somente para acerto da taxa de compressão Pistões: Livres até o máximo 78,55mm (setenta e oito milímetros e cinqüenta e cinco centésimos de milímetro). Originais ou do mercado paralelo, desde que idênticos aos originais. Permitido equiparar o peso dos conjuntos permanecendo 1 (um) Pistão sem retrabalho na parte interna. Permitido retrabalhar a cabeça dos Pistões para acerto de Taxa de Compressão Anéis: Os anéis deverão ser originais do motor, de marca e procedência livres, comercializado nas redes de concessionárias e autopeças.

26 26 Permitido sobre medida e ajuste das pontas para acerto da folga. A montagem deverá ser conforme o padrão original. São proibidos anéis especiais de competição e tipo TOTAL SEAL Bielas: Deverão ser originais do motor. Permitido equiparar o peso dos conjuntos respeitando o peso da biela mais leve que deverá permanecer sem qualquer retrabalho Bronzinas: Originais ou similares do motor, sem retrabalho Virabrequim: Original do motor, sendo permitido balanceamento do conjunto virabrequim/volante/embreagem/polia. É permitido retificar desde que não altere sua forma original. Peso Mínimo: 12,150Kg (doze quilos e cento e cinqüenta gramas) Polia do Virabrequim: É permitida a substituição por outra polia de material e dimensões livres Volante do Motor: Original do motor, sendo permitido o balanceamento. Peso Mínimo: 5,450Kg (cinco quilos e quatrocentos e cinqüenta gramas) Cabeçote: Deverão ser usados cabeçotes originais dos Modelos 1.6 litros - 16 Válvulas. Permitido aplainar a face inferior (rebaixar) com a finalidade única de acerto da taxa de compressão, sendo permitido o rasqueteamento na câmara de combustão, somente para retirada de rebarbas provenientes da usinagem. Permitido substituir as guias de válvulas, permanecendo as dimensões originais Sede de Válvula: Permitido retrabalhar as sedes até 10mm (dez milimetros) a partir da Câmara de Combustão, mantendo-se as medidas externas originais. O ângulo de assento das válvulas nas sedes deve ser de 45 com tolerância de +/- 1. grau Válvulas: Originais do motor. Permitido retrabalhar as Válvulas 3,5 (três,cinco) mm. a partir da borda, que deverá ter ângulo de 45, com tolerância de +/- 1 grau. Diâmetros máximos: Admissão: 31,4 (trinta hum, quatro) mm. Escape: 24,5 (vinte quatro, cinco) mm Molas das Válvulas: Originais do motor. Permitido calçar as molas Pratos das Molas, Válvulas, Chavetas: Deverão permanecer originais, sem nenhum retrabalho.

27 Tuchos: Permitido o uso de tucho original ou modificado para mecânico Comando de Válvulas e sua Engrenagem: O Comando de Válvulas deverá ser original, do motor, sem retrabalho. É permitido adaptar uma saída para o cabo de conta giro mecânico. É permitida a utilização de polia livre. Permitido a adaptação de reguladores para o enquadramento do Comando de Válvulas. Comandos permitidos: Admissão: 08001Z2, 0f0801ZOA, TV5JP492A. Escape: 0801Z3, OF B, OF080192B Taxa de compressão: Livre Bomba de Óleo: Modelo original, livre marca e procedência. É permitido alterar a pressão do óleo através de retrabalho na mola da bomba de óleo, substituindo, cortando ou calçando a mola reguladora de pressão Cárter: Original do motor com livre retrabalho. É permitido o uso de defletor, mesmo que para isso haja acréscimo de material Filtro de Óleo: Livre É permitida a instalação de um radiador de óleo de livre marca e procedência, bem como os dispositivos necessários para sua fixação e ligação. Sua conexão só poderá ser através de um flange entre o filtro de óleo e o suporte deste TREM DE FORÇA - TRANSMISSÃO Embreagem (disco, platô e rolamento): Original da marca, comercializada na rede de concessionárias e distribuidores de autopeças, de qualquer marca que forneça para a montadora, como Sachs, Luk e Valeo. Permitido utilizar as embreagens importadas, que forem incorporadas no mercado. Proibido disco pastilhado Cabo de acionamento da embreagem: Livre, mantendo o sistema original Caixa de câmbio e diferencial: Diferencial 13 x 59 - Relação 4,5384 Diferencial 13 x 64 - Relação

28 28 TRANSMISSÃO DENTES RELAÇÃO 1ª Marcha ,4166 2ª Marcha ,4500 3ª Marcha ,3600 4ª Marcha ,0500 4ª Marcha ,0256 5ª Marcha ,1714 5ª Marcha ,3030 É proibido o uso de quaisquer outras relações que não sejam as acima especificadas Suporte da Caixa de Câmbio: Material livre Trambulador: Livre Nacional Eixos e Junta Homocinética: Livre da marca. Proibido qualquer retrabalho Coifas e Reparos das Homocinéticas: Livre da marca SUSPENSÃO A suspensão deverá ser original do modelo, sendo proibido modificar as dimensões e o sistema básico homologado, respeitando-se o número de molas, 04 (quatro). É Permitido adaptar um sistema de regulagem de altura do prato Inferior das molas das suspensões dianteira e traseira Amortecedores: Os Amortecedores deverão ser nacionais de qualquer marca, mantendo-se o mesmo número de amortecedores do veículo original. É permitido consertar, encurtar as hastes e cartuchos, alterar cargas e pressurizar. Permitido revalvular e fazer rosca na carcaça para manutenção. É proibido o retrabalho do furo superior da fixação inferior do amortecedor para ajuste de cambagem. São proibidos Amortecedores com pré carga externa, sendo o diâmetro máximo da haste dianteira e traseira de 22 (vinte e dois) mm Molas: Livres. Proibido uso de Molas de formula Buchas e Borrachas dos Amortecedores Traseiros: Livres. Não é permitido o uso de rolamentos ou Uniball.

29 Buchas da Suspensão: Originais ou do mercado paralelo Barra Estabilizadora: Seu uso é opcional, porém quando usadas, deverão ser originais da marca. Não há restrições quanto a sua fixação Batentes da Suspensão: Livre. É permitida a sua retirada ou substituição por outro com retrabalho livre Pivôs da Suspensão: Livres da marca Todas as peças da Suspensão deverão permanecer originais, salvo aquelas cuja troca, modificação ou retirada seja permitida por este Regulamento ou através de adendo. A posição dos pontos de montagem da Suspensão nos suportes das pontas de eixo e na carroceria deve permanecer sem modificação. É permitido calçar as pontas de eixo traseiras para alinhamento das rodas Nenhuma parte do veículo poderá tocar o solo quando os pneus de um lado estiverem vazios. Para a verificação deste item devera ser retirada as válvulas dos pneus. O piloto devera estar a bordo com toda a indumentária RODAS E PNEUS Rodas: De aço, originais da marca, ou de liga leve das marcas Scorro, Alujet, Binno, Rodão, Mangels e TSW modelo MA-1, diâmetro 13 x6 polegadas, medidas máximas, sendo permitido consertar e pintar. As Rodas devem ser intercambiáveis entre si, quanto à furação de flange e cubo de rodas. O Aro não pode sobressair ao pneumático quando a este estiver montado Bitola: 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros). Permitido o uso de Alargador de Roda de até 10mm. (dez milímetros) Pneus: Livre, de fabricação nacional, nas medidas 175x70x13 ou 185x70 x13, e deverão ser substituídos quando atingirem a medida mínima de segurança indicado pelo fabricante através da sigla (marca) TWI Quando montados, as rodas não poderão sobressair ao perímetro dos para lamas, vistos de cima, sendo para tanto consideradas as medidas e formas dos pára lamas dos veículos e modelo originais de fábrica Não é permitido o uso de válvulas reguladoras e de alívio da pressão dos Pneumáticos.

Os comissários podem solicitar a qualquer momento que sejam feitas as verificações necessárias em qualquer veiculo inscrito no evento.

Os comissários podem solicitar a qualquer momento que sejam feitas as verificações necessárias em qualquer veiculo inscrito no evento. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ADAPTADO TURBO 1-REGULAMENTAÇÃO Todos os veículos inscritos deveram passar por vistoria prévia. Os competidores deverão provar ao comissário técnicos e desportivos do evento,

Leia mais

14 - REGULAMENTO TÉCNICO DA CATEGORIA TURBO C

14 - REGULAMENTO TÉCNICO DA CATEGORIA TURBO C 14 - REGULAMENTO TÉCNICO DA CATEGORIA TURBO C 14 DEFINIÇÃO Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, coupê ou sedan, de 2, 3, 4 ou 5 portas Veículos de tração dianteira

Leia mais

07 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DIANTEIRA TURBO C (TURBO C )

07 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DIANTEIRA TURBO C (TURBO C ) 07 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DIANTEIRA TURBO C (TURBO C ) 07.1 NORMAS TÉCNICAS: A categoria Dianteira Turbo C deverá seguir as normas técnicas constantes neste regulamento específico. 07.2 DEFINIÇÃO

Leia mais

FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DE MATO GROSSO DO SUL. Filiada a Confederação Brasileira de Automobilismo

FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DE MATO GROSSO DO SUL. Filiada a Confederação Brasileira de Automobilismo FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO MS CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO CAMPEONATO ESTADUAL E INTERESTADUAL DE MARCAS E PILOTOS MS 2011 REGULAMENTO TÉCNICO INTRODUÇÃO CAPITULO I ARTIIGO - 1º - O presente Regulamento

Leia mais

Em caso de não encontrar, ligue ( 0xx11 ) 2018-0501

Em caso de não encontrar, ligue ( 0xx11 ) 2018-0501 DSL0067 BUCHA BRAÇO TENSOR TOPIC DSL0058 Bucha Barra Estabilizadora topic DSL0083 Bucha Jumelo Traseiro topic DSL0001 ROLAMENTO GUIA DSL0008 Junta do Carter topic DSL0009 Fechadura Porta Deslizante topic

Leia mais

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Manual de peças Empilhadeira ÍNDICE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Montagem Da Transmissão Transmissão

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FORÇA LIVRE REGULAMENTO TÉCNICO 2015 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CARROCERIA E DIMENSÕES ARTIGO 3: PESO ARTIGO 4: MOTOR ARTIGO 5: COMBUSTÍVEL ARTIGO 6: LUBRIFICAÇÃO ARTIGO 7:

Leia mais

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO E DESPORTIVO - FPA Campeonato Pernambucano de Velocidade - MARCAS E PILOTOS B Regulamento Técnico 2016 1 - MOTOR 2 - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO 3 -

Leia mais

General Motors do Brasil Ltda. Assunto: Motor completo. Catálogo Eletrônico de Peças Edição: Maio 2004 Data de Impressão: 29/7/2006

General Motors do Brasil Ltda. Assunto: Motor completo. Catálogo Eletrônico de Peças Edição: Maio 2004 Data de Impressão: 29/7/2006 Clube Calibra Brasil www.clubecalibra.com.br Assunto: Motor completo Assunto: Motor completo 1 1994/1995 W AS/M-14004973 MOTOR conjunto 90500556 1 1 1994/1995 W AP/M-14004974 MOTOR conjunto 90501783

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO VELOCIDADE NA TERRA, CATEGIRIA SPEED 2015

REGULAMENTO TÉCNICO VELOCIDADE NA TERRA, CATEGIRIA SPEED 2015 REGULAMENTO TÉCNICO VELOCIDADE NA TERRA, CATEGIRIA SPEED 2015 REGULAMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO DO MODELO: Fusca Art. 1º - INTRODUÇÃO Regulamentação aprovada para veículos Volkswagen dos modelos acima relacionados,

Leia mais

GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA GVE

GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA GVE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO PATRIMÔNIAL GERÊNCIA DE BENS MÓVEIS GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA GVE G E 2007 1 2 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA

Leia mais

Categoria Desafio IMPORT

Categoria Desafio IMPORT Categoria Desafio IMPORT 1 - NORMAS TÉCNICAS: A categoria Desafio IMPORT deverá seguir as normas técnicas constantes neste regulamento especifico. 2 - DEFINIÇÃO: a) Poderão participar desta categoria veículos

Leia mais

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares ou mais. c) A denominação desta categoria será Dianteira Turbo A.

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares ou mais. c) A denominação desta categoria será Dianteira Turbo A. 6 - CATEGORIA DIANTEIRA TURBO A - DT- A 6.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, nacionais ou importados, coupê, sedan ou pick- up, de 2, 3, 4 ou 5

Leia mais

Campeonato Paranaense de Motovelocidade 2014

Campeonato Paranaense de Motovelocidade 2014 Campeonato Paranaense de Motovelocidade 2014 Regulamento Técnico ART. 1 - MOTOCICLETAS E CLASSES SUPERBIKE - Pró Motocicletas acima de 980cc, motor de 4 tempos e de 04 cilindros de até 1050cc, e 3 cilindros

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1.600C.C.

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1.600C.C. 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA TURISMO 1.600C.C. REGULAMENTO TÉCNICO 2015 ESPECÍFICO DOS MODELOS:

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS 2014

REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS 2014 REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS 2014 1 MOTOR 2 SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO 3 CABEÇOTE 4 TRANSMISSÃO 5 FREIOS 6 SUSPENSÃO 7 PESO 8 ELEMENTOS DA CARROCERIA 9 SISTEMAS ELÉTRICOS 10 SISTEMA DE ARREFECIMENTO 11 RODAS

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA DE VELOCIDADE NA TERRA ESPECÍFICO DOS MODELOS ATÉ 1600 CC REGULAMENTO TÉCNICO 2008

CAMPEONATO PAULISTA DE VELOCIDADE NA TERRA ESPECÍFICO DOS MODELOS ATÉ 1600 CC REGULAMENTO TÉCNICO 2008 CAMPEONATO PAULISTA DE VELOCIDADE NA TERRA ESPECÍFICO DOS MODELOS ATÉ 1600 CC REGULAMENTO TÉCNICO 2008 Regulamentação aprovada para veículos nacionais 1.4 injetado; 1.6 carburado e 1.6 injetado, homologados

Leia mais

CAMPEONATO DE TURISMO 1600 DO DISTRITO FEDERAL 2012 Regulamento Técnico

CAMPEONATO DE TURISMO 1600 DO DISTRITO FEDERAL 2012 Regulamento Técnico Pág. 1 de 14 CAMPEONATO DE TURISMO 1600 DO DISTRITO FEDERAL 2012 Regulamento Técnico IN-FADF nº 004/12 Dispõe sobre o Regulamento Técnico do Campeonato de Turismo 1600 2012 Capítulo I DO REGULAMENTO EM

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE MECÂNICA

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE MECÂNICA A quilometragem percorrida pelo veículo é indicada pelo: 1 velocímetro. 2 hodômetro. 3 manômetro. 4 conta-giros. O termômetro é utilizado para indicar a temperatura: 1 do motor. 2 do combustível. 3 no

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO PLANO DE MANUTENÇÃO C incl. Planos A + B + B1 execução rotinas + procedimentos FROTA OPERAÇÃO URBANA 1) Principais objetivos : Avaliação anual (aproxim.) do estado mecânico do veículo Acertos mecânicos

Leia mais

FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico. Cx 0,38

FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico. Cx 0,38 FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico Área frontal Cw x A MOTOR Cx 0,38 2.17 m2 0.82 m2 Dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros

Leia mais

ANEXO. carcaça externa da embreagem 8483.60.90. carcaça inferior do acelerador (para veículos de 8714.19.00

ANEXO. carcaça externa da embreagem 8483.60.90. carcaça inferior do acelerador (para veículos de 8714.19.00 ANEXO I- PARTES E PEÇAS FUNDIDAS NCM alavanca da embreagem do guidão, de alumínio 8714.19.00 alavanca do freio dianteiro do guidão, de alumínio 8714.19.00 alça lateral direita 8714.19.00 alça lateral esquerda

Leia mais

5HDOL]DomR. )LVFDOL]DomR

5HDOL]DomR. )LVFDOL]DomR 5HDOL]DomR $37$662&'263,/2726'(785,602'2&($5È )LVFDOL]DomR )&$)('(5$d 2&($5(16('($87202%,/,602 Filiada à CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo. 5(*8/$0(1727e&1,&2,1752'8d 2 Este regulamento é

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO TÉCNICO 2014 PICK-UP CATEGORIA E ARTIGO 1 : VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS. ARTIGO 2 : CARROCERIA E DIMENSÕES. ARTIGO 3 : PESO ARTIGO 4 : MOTOR ARTIGO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO Objetivo: Contratação de empresa para fornecimento de peças e serviços, para manutenção da frota de veículos desta municipalidade, confome Termo de Referência e Anexo I deste Edital. Lote: 00001 Item(*)

Leia mais

14 - CATEGORIA STREET TRAÇÃO TRASEIRA STT

14 - CATEGORIA STREET TRAÇÃO TRASEIRA STT 14 - CATEGORIA STREET TRAÇÃO TRASEIRA STT 14.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, coupê, sedan ou pick-up, de 2, 3, 4 ou 5 portas de tração traseira

Leia mais

GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA O GVE

GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA O GVE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO PATRIMÔNIAL GERÊNCIA DE BENS MÓVEIS GUIA DE LOCALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA O GVE G E VEÍCULOS LEVES 2007 1 2 ESTADO DE SANTA

Leia mais

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor.

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Objetivos Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Descrição Neste módulo são abordados os princípios de funcionamento do motor Ciclo Otto,

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO 10 - CATEGORIA TURBO TRASEIRA TT 10.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO CAMPEONATO ESTADUAL FUSCA AP-1.6 2011 REGULAMENTO TÉCNICO

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO CAMPEONATO ESTADUAL FUSCA AP-1.6 2011 REGULAMENTO TÉCNICO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO CAMPEONATO ESTADUAL FUSCA AP-1.6 2011 REGULAMENTO TÉCNICO ART. 1º - INTRODUÇÃO A categoria Fórmula Fusca AP 1.6, que enquadra automóveis de marca Volkswagen, modelo Fusca Sedan,

Leia mais

Regulamento Técnico - Regras Gerais/Segurança

Regulamento Técnico - Regras Gerais/Segurança Regulamento Técnico - Regras Gerais/Segurança As normas e regras aqui estabelecidas são complementares aos regulamentos técnicos de cada categoria, portanto devem ser seguidas e obedecidas por competidores

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIATUBA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIATUBA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 1 PROCESSO Nº 2015018617 PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIATUBA - PREGÃO PRESENCIAL Nº015/2015, Aquisição de peças e serviços mecânicos, destinado à manutenção de veículos deste Município. DESPACHO. Tendo em

Leia mais

Nota: As informações apresentadas estão corretas no momento da publicação, e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio.

Nota: As informações apresentadas estão corretas no momento da publicação, e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. JEEP GRAND CHEROKEE ESPECIFICAÇÕES Todas as dimensões estão em milímetros (polegadas), salvo indicação contrária. Todas as dimensões são medidas com os pneus e rodas que equipam o veículo de série. Nota:

Leia mais

Esse catálogo compreende motores e geradores com funcionamento diesel.

Esse catálogo compreende motores e geradores com funcionamento diesel. Esse catálogo compreende motores e geradores com funcionamento diesel. ÍNDICE BLOCO MOTOR E COMPONENTES... 01 CABEÇOTE E COMPONENTES - COMANDO DE VÁLVULAS... 02 VIRABREQUIM E COMPONENTES SISTEMA DE ARRANQUE...

Leia mais

Comandos. MOTOCULTIVADOR GASOLINA - BFG 920 MASTER Caixa Engrenagens Completas

Comandos. MOTOCULTIVADOR GASOLINA - BFG 920 MASTER Caixa Engrenagens Completas MOTOCULTIVADOR GASOLINA - BFG 0 MASTER Caixa Engrenagens Completas Comandos 00 00 PEÇA (CAIXA DE ENGRENAGEM COMPLETA) Caixa Engren. Rotativas Porca M Chapa Espacadora União Caixas Chapa União Caixas Engrenagens

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 2014 REGULAMENTO TÉCNICO 8 - CATEGORIA TRASEIRA ORIGINAL TO 8.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta

Leia mais

CAMPEONATO GAÚCHO DE ARRANCADA

CAMPEONATO GAÚCHO DE ARRANCADA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961 Rua Comendador Azevedo, 440 - Conj. 1 - Fone/Fax (51)3224 4808 CEP 90220-150 - Porto

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA TABELA DE TEMPOS VEÍCULOS LINHA LEVE

ASSISTÊNCIA TÉCNICA TABELA DE TEMPOS VEÍCULOS LINHA LEVE ASSISTÊNCIA TÉCNICA TABELA DE TEMPOS VEÍCULOS LINHA LEVE Na realização destes trabalhos foram utilizadas todas as ferramentas especiais e equipamentos recomendados pelo Departamento de Assistência Técnica

Leia mais

E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE SEQ. CODIGO PEÇA DESCRIÇÃO QTDE/MOD.

E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE SEQ. CODIGO PEÇA DESCRIÇÃO QTDE/MOD. BOBBER E-1 - CONJUNTO CABEÇOTE 1 SPY-M1111-00 CABEÇOTE 1 2 SPY-12165-00 MANGUEIRA DE CONEXÃO 1 3 SPY-12166-00 PLACA AJUSTE MANGUEIRA CONEXÃO 1 4 2.23.0101.02600 ANEL 17X2 1 5 SPY-M3585-00 COLETOR DE ADMISSÃO

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS EM FORÇA E ENERGIA

PRODUTOS E SERVIÇOS EM FORÇA E ENERGIA PRODUTOS E SERVIÇOS EM FORÇA E ENERGIA CATÁLOGO DE PEÇAS GASOLINA GERADORES MOTORES Esse catálogo compreende motores e geradores com funcionamento T (gasolina). ÍNDICE BLOCO MOTOR E COMPONENTES... 0 CABEÇOTE

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

1 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DASAFIO TURBO

1 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DASAFIO TURBO FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961 Rua Comendador Azevedo, 440 Conj. 1 Fone/Fax (51)3224 4808 CEP 90220-150 Porto Alegre

Leia mais

SPEED 1600 Regulamento Técnico. 2013 Revisado em 14/02/2013

SPEED 1600 Regulamento Técnico. 2013 Revisado em 14/02/2013 SPEED 1600 Regulamento Técnico 2013 Revisado em 14/02/2013 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CARROCERIA E DIMENSÕES ARTIGO 3: PESO ARTIGO 4: MOTOR ARTIGO 5: COMBUSTÍVEL ARTIGO 6: LUBRIFICAÇÃO

Leia mais

CAMPEONATO PARANAENSE DE VELOCIDADE NA TERRA REGULAMENTO TÉCNICO - 2015 CATEGORIAS: MARCAS A MARCAS B TURISMO I TURISMO C

CAMPEONATO PARANAENSE DE VELOCIDADE NA TERRA REGULAMENTO TÉCNICO - 2015 CATEGORIAS: MARCAS A MARCAS B TURISMO I TURISMO C CAMPEONATO PARANAENSE DE VELOCIDADE NA TERRA REGULAMENTO TÉCNICO - 2015 CATEGORIAS: MARCAS A MARCAS B TURISMO I TURISMO C Art. 1º - INTRODUÇÃO Regulamentação aprovada para veículos com Motor 1.6 a álcool,

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 6 - CATEGORIA DIANTEIRA TURBO A - DT-A 6.1) DEFINIÇÃO: a) Participam

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO O - MOTOR PERKINS

MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO O - MOTOR PERKINS Consulte as Assistências Técnicas Autorizadas acesse: www.bambozzi.com.br/assistec.xls ou ligue: +55 (16) 33833806 / 33833807 MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI PRODUTOS ESPECIAIS LTDA. Av. XV de Novembro,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTOMOBILISMO E KARTING 001 / 2008. VÁLIDA A PARTIR DE 01 de Junho de 2008

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTOMOBILISMO E KARTING 001 / 2008. VÁLIDA A PARTIR DE 01 de Junho de 2008 Ficha Técnica Nº FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTOMOBILISMO E KARTING FICHA TÉCNICA PARA O FIATUNO 45 S FIRE VÁLIDA A PARTIR DE 01 de Junho de 2008 A) Viatura vista de ¾ frente B) Viatura vista de ¾ trás 1

Leia mais

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares ou mais. c) A denominação desta categoria será Dianteira Super.

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares ou mais. c) A denominação desta categoria será Dianteira Super. 3 - CATEGORIA DIANTEIRA SUPER DS 3.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, nacionais ou importados, coupê, sedan ou pick- up, de 2, 3, 4 ou 5 portas,

Leia mais

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO E DESPORTIVO - FPA Campeonato Pernambucano de Velocidade - MARCAS E PILOTOS A e B Regulamento Técnico 2015 1 - MOTOR 2 - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS. ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros

Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS. ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros 01 (Instalado sobre reboque agrícola). 1 1 TANQUE RESERVATÓRIO: Tanque

Leia mais

SPORT 110 CABEÇOTE/CILINDRO

SPORT 110 CABEÇOTE/CILINDRO SPORT 110 CABEÇOTE/CILINDRO SEQ. CODIGO PEÇA DESCRIÇÃO 1 FOX-M1187-00 COBERTURA, CILINDRO LE 1 2 SUP-M1186-00 TAMPA, VALVULAS 2 3 12313-063-0000 PORCA CAPA 4 4 12246-063-0000 ANEL 30.8X3.2 2 5 12135-063-0000

Leia mais

veículos de capacidade e cinqüenta

veículos de capacidade e cinqüenta 12 CATEGORIA PRO MOD PM 12.1) DEFINIÇÃO: Participam destas categorias veículos bipostos nacionais e importados, turismo, de produção em série, réplicas e protótipos, coupê, sedan ou pick upp de 2, 3, 4

Leia mais

CAMPEONATO METROPOLITANO DE VELOCIDADE NO ASFALTO LONDRINA 2015 REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS L

CAMPEONATO METROPOLITANO DE VELOCIDADE NO ASFALTO LONDRINA 2015 REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS L CAMPEONATO METROPOLITANO DE VELOCIDADE NO ASFALTO LONDRINA 2015 REGULAMENTO TÉCNICO MARCAS L 1 INTRODUÇÃO 2 MODIFICAÇÕES DOS COMPONENTES ORIGINAIS 3 MOTOR 4 TREM DE FORÇA - TRANSMISSÃO 5 SUSPENSÃO 6 SISTEMA

Leia mais

STOCK CAR PAULISTA LIGHT E SUPER. STOCK PAULISTA LIGHT (novo nome da categoria) REGULAMENTO TÉCNICO

STOCK CAR PAULISTA LIGHT E SUPER. STOCK PAULISTA LIGHT (novo nome da categoria) REGULAMENTO TÉCNICO STOCK CAR PAULISTA LIGHT E SUPER STOCK PAULISTA LIGHT (novo nome da categoria) REGULAMENTO TÉCNICO 2011 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CARROCERIAS E DIMENSÕES ARTIGO 3: PESO ARTIGO

Leia mais

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL USINEIRO

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL USINEIRO bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI PRODUTOS ESPECIAIS LTDA. Av. XV de Novembro, 155 - Centro - CEP 15990-630 - Matão (SP) - Brasil Fone (16) 3383-3800 - Fax (16) 3382-4228 bambozzi@bambozzi.com.br

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR REGULAMENTO TÉCNICO 2014 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES

Leia mais

FAELI REGIONAL DE KART FESTIVAL DE KART RD 2011 REGULAMENTO DESPORTIVO

FAELI REGIONAL DE KART FESTIVAL DE KART RD 2011 REGULAMENTO DESPORTIVO FAELI REGIONAL DE KART FESTIVAL DE KART RD 2011 REGULAMENTO DESPORTIVO ART 1º- Campeonato a ser realizado no Kartódromo de Farroupilha, em 2011, com organização da Bepi Kart - Competições e Lazer, e supervisão

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS XY200-5 RACING

CATÁLOGO DE PEÇAS XY200-5 RACING RACING CHASSI ÍNDICE ELÉTRICA ÍNDICE CHASSI... 04 GUIDÃO... 06 CARENAGEM DO FAROL... 10 SISTEMA DE DIREÇÃO... 12 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 14 PARALAMA DIANTEIRO... 16 CAVALETES... 18 PEDALEIRAS... 20 SUSPENSÃO

Leia mais

Seção I DO REGULAMENTO EM GERAL

Seção I DO REGULAMENTO EM GERAL Capítulo XXVIII DO REGULAMENTO TÉCNICO Seção I DO REGULAMENTO EM GERAL Art. 28 O presente Regulamento Técnico abrange todos os veículos participantes do Centro Oeste de Marcas e Pilotos Turismo 1600 e

Leia mais

MARCAS E PILOTOS MINAS GERAIS

MARCAS E PILOTOS MINAS GERAIS MARCAS E PLOTOS MNAS GERAS REGULAMENTO TÉCNCO PADRÃO 2013 PARA AS CATEGORAS SUPER, LGHT E MASTER A Federação Mineira de Automobilismo FMA estabelece este Regulamento Técnico Padrão para provas de Velocidade

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961 FORMULA 1.8 Regulamento Técnico e Desportivo 2014 ARTIGO 1: NORMAS DE PARTICIPAÇÃO,COMPETIDORES, VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CHASSIS, CARENAGENS E DIMENSÕES ARTIGO 3: PESO ARTIGO 4: MOTOR

Leia mais

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva: Manutenção Preventiva e Corretiva de Rosqueadeiras Manual de Manutenção: Preventivo / Corretivo Preventivo: Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. Sugerimos aos nossos clientes que treinem

Leia mais

LISTA DE PREÇOS DE PEÇAS RODOPARANÁ - VALIDA PARA MÊS DE NOVEMBRO 2014

LISTA DE PREÇOS DE PEÇAS RODOPARANÁ - VALIDA PARA MÊS DE NOVEMBRO 2014 LISTA DE PREÇOS DE PEÇAS RODOPARANÁ - VALIDA PARA MÊS DE NOVEMBRO 2014 CODIGO Descrição PIS/COFINS % NCM IPI PRODUTO VALOR 210500012 ANEL VEDAÇÃO 9,25 40169300 8 RDP 470 R$ 9,68 210501565 ANEL 9,25 40169300

Leia mais

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares. c) A denominação desta categoria será Dianteira Original.

b) Permitido o uso de veículos de no mínimo 02 (dois) lugares. c) A denominação desta categoria será Dianteira Original. 2- CATEGORIA DIANTEIRA ORIGINAL DO 2.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria veículos de turismo de grande produção em série, nacionais ou importados, coupê, sedan ou pick- up, de 2, 3, 4 ou 5 portas,

Leia mais

PLANILHA DE MANUTENÇÃO

PLANILHA DE MANUTENÇÃO PLANILHA DE MANUENÇÃO LEGENDA: A - A cada 8 horas ou diariamente B - A cada 200 horas ou 5 semanas C - A cada 1200 horas ou 6 meses D - A cada 2400 horas ou 1 ano - Inspeção visual, teste e ajuste - luz

Leia mais

CCA CLUBE DE COMPETIÇÃO AUTOMOBILÍSTICO

CCA CLUBE DE COMPETIÇÃO AUTOMOBILÍSTICO CAMPEONATO CEARENSE DE MARCAS E PILOTOS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 ARTIGO 1 : VEÍCULOS PERMITIDOS 1.1 Poderão participar do Campeonato Cearense de Marcas, veículos de passeio de 2 ou 4 portas, com capacidade

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 13 CATEGORIA EXTREME 10,5 XTM 13.1) DEFINIÇÃO: a) Participam

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA COPA BRASIL DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA MINI-FÓRMULA TUBULAR CATEGORIAS A E B REGULAMENTO TÉCNICO 2013 CATEGORIAS MINI

Leia mais

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo CAPA Na capa da Ficha Técnica devem estar claramente as informações para identificação da equipe, escola, número do carro, semelhante às capas utilizadas nos relatórios de projeto da competição nacional.

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE NA TERRA CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELOCIDADE NA TERRA CATEGORIA FÓRMULA TUBULAR REGULAMENTO TÉCNICO 2015 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES

Leia mais

MARCAS E PILOTOS. Regulamento Técnico Regulamento Corrigido em 03/02/2012 (Alteração artigo 11 Pneus) 2012

MARCAS E PILOTOS. Regulamento Técnico Regulamento Corrigido em 03/02/2012 (Alteração artigo 11 Pneus) 2012 MARCAS E PILOTOS Regulamento Técnico Regulamento Corrigido em 03/02/2012 (Alteração artigo 11 Pneus) 2012 ARTIGO 1 : VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS. ARTIGO 2 : CARROCERIA E DIMENSÕES. ARTIGO 3 : PESO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO OL MODELO OL - MOTOR PERKINS

MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO OL MODELO OL - MOTOR PERKINS Consulte as Assistências Técnicas Autorizadas acesse: www.bambozzi.com.br/assistec.xls ou ligue: +55 (16) 33833806 / 33833807 MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI PRODUTOS ESPECIAIS LTDA. Av. XV de Novembro,

Leia mais

7 - CATEGORIA FORÇA LIVRE DIANTEIRA FLD

7 - CATEGORIA FORÇA LIVRE DIANTEIRA FLD 1 7 - CATEGORIA FORÇA LIVRE DIANTEIRA FLD REGULAMENTAÇÃO: Todos os veículos inscritos deverão passar por vistoria prévia. Todos pilotos deverão ter a cédula de piloto vigente no ano corrente para participar

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MR-03 SPORTS

REGULAMENTO TÉCNICO MR-03 SPORTS REGULAMENTO TÉCNICO MR-03 SPORTS INTRODUÇÃO Este regulamento visa orientar aos participantes das corridas de Mini-Z MR-03 Sports, quanto aos ajustes e modificações permitidos nos carros. A idéia principal

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA CLASSIC CUP DIVISÃO 2

REGULAMENTO TÉCNICO PARA CLASSIC CUP DIVISÃO 2 REGULAMENTO TÉCNICO PARA CLASSIC CUP DIVISÃO 2 2011 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CATEGORIAS ARTIGO 3: IDENTIFICAÇÃO ARTIGO 4: CARROCERIA E DIMENSÕES ARTIGO 5: PESO ARTIGO 6: MOTOR

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 6/2014. Página: 1/30

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 6/2014. Página: 1/30 Página: 1/30 60 KIT EMBREAGEM PARA VEICULO FIAT DOBLO ANO 2005 U AUTO MECANICA 1º DE MAIO LTDA ME (9277) VALEO 0 208,3100 1 61 COMANDO DE EMBREAGEM PARA VEICULO FIAT DOBLO ANO 2005 U AUTO MECANICA 1º DE

Leia mais

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO OL-DUPLO - SEMI FECHADO

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL PARA SOLDA ELÉTRICA MODELO OL-DUPLO - SEMI FECHADO A SSISTÊNCIAS T ÊCNICASAUTORIZADAS acesse: www.bambozzi.com.br/assistencias.html ou ligue: +55 (16) 33833806 / 33833807 bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI PRODUTOS ESPECIAIS LTDA. Av. XV de Novembro,

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO PAULISTA DE DRAG RACE 2014 REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA DRAG RACE DIANTEIRA DD 1- REGULAMENTAÇÃO: Todos os veículos inscritos deverão passar por vistoria prévia. Todos os pilotos deverão ter

Leia mais

1 ÍNDICE L-35 PRO / L-45 PRO 2 CONJUNTO CAIXA DE ENGRENAGENS 2 EIXO DE TRANSMISSÃO 3 GUIDÃO E ACELERADOR 4 SISTEMA DA EMBREAGEM 5 CINTO / ÓCULOS 6

1 ÍNDICE L-35 PRO / L-45 PRO 2 CONJUNTO CAIXA DE ENGRENAGENS 2 EIXO DE TRANSMISSÃO 3 GUIDÃO E ACELERADOR 4 SISTEMA DA EMBREAGEM 5 CINTO / ÓCULOS 6 ÍNDICE DESCRIÇÃO PÁGINA L- PRO / L- PRO CONJUNTO CAIXA DE ENGRENAGENS EIXO DE TRANSMISSÃO GUIDÃO E ACELERADOR SISTEMA DA EMBREAGEM CINTO / ÓCULOS L- PRO SISTEMA CABEÇOTE E CILINDRO VÁLVULAS E COMANDO PISTÃO

Leia mais

Embalagem Breve histórico: Nytron é uma empresa líder no mercado de reposição de polias e tensionadores; Produzindo 306 itens para reposição; Abastece todo mercado nacional,através dos mais importantes

Leia mais

COPA FUSCA Regulamento Técnico

COPA FUSCA Regulamento Técnico COPA FUSCA Regulamento Técnico 2012 ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS ARTIGO 2: CARROCERIA E DIMENSÕES ARTIGO 3: PESO ARTIGO 4: MOTOR ARTIGO 5: COMBUSTÍVEL ARTIGO 6: LUBRIFICAÇÃO E ARREFECIMENTO

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS MOTOR / EMPILHADEIRAS TEC 2.5 / 3.0. Edição 04-2014

CATÁLOGO DE PEÇAS MOTOR / EMPILHADEIRAS TEC 2.5 / 3.0. Edição 04-2014 CATÁLOGO DE PEÇAS MOTOR / EMPILHADEIRAS Edição 04-204 PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI. Para facilitar

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS LICITAÇÃO Nº PP03060001/2013. Item Especificação Unid Vr. Unit Vr. Total

ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS LICITAÇÃO Nº PP03060001/2013. Item Especificação Unid Vr. Unit Vr. Total ANEXO III 1 ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS LICITAÇÃO Nº PP03060001/2013 Item Especificação Unid Vr. Unit Vr. Total 1 CAMINHÃO TOCO COM CAPACIDADE DE CARGA ÚTIL VARIANDO DE 10.000 A 12.000KG. DEVERÁ COMPOR

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA 402 METROS REGULAMENTO TÉCNICO 2015 2 - CATEGORIA DIANTEIRA ORIGINAL DO 2.1) DEFINIÇÃO: a) Participam

Leia mais

Desenho Explodido: CARTER

Desenho Explodido: CARTER Desenho Explodido: CARTER Lista de Peças: CARTER Nº Código Referência Aplicação Nº Código Referência Aplicação 1 00028515.5 11110 - CARTER MD-188 20 00028532.5 11152/C178F - JUNTA DE VEDAÇAO DO AR MD-188

Leia mais

Este regulamento está organizado conforme o CDI Código Desportivo Internacional e CDA Código Desportivo do Automobilismo.

Este regulamento está organizado conforme o CDI Código Desportivo Internacional e CDA Código Desportivo do Automobilismo. 15 - CATEGORIA TRASEIRA STREET TURBO. Este regulamento está organizado conforme o CDI Código Desportivo Internacional e CDA Código Desportivo do Automobilismo. 15.1) DEFINIÇÃO: a) Participam desta categoria

Leia mais

Seção 12 Conjunto do motor

Seção 12 Conjunto do motor Seção 12 Conjunto do motor Página CONJUNTO DO MOTOR... 164 Instalação do virabrequim... 164 Instale o pistão e a biela... 164 Instalação do eixo de cames... 164 Instalação da bomba de óleo... 165 Instalação

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO SPYDER RACE CATEGORIA P3 2014 Regulamento Técnico ARTIGO 1 : VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS. ARTIGO 2 : CARROCERIA E DIMENSÕES. ARTIGO 3 : HABITACULO ARTIGO 4 : PESO ARTIGO 5 : MOTOR ARTIGO

Leia mais

MOTOSSERRAS BF45 2T - BF56 2T - BF62 2T

MOTOSSERRAS BF45 2T - BF56 2T - BF62 2T MOTOSSERRAS BF T - BF6 T - BF6 T MOTOSSERRA BF MOTOR 90 MOTOSSERRA BF 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 08 09 0 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 6 7 8 9 0 6 6 7 8 9 0 PEÇAS (MOTOR) Cilindro Porca M

Leia mais

Desenho Explodido: MG-2500CL 3000CL 3000CLE 5000CL 6000CLE MGG-8000 CLE MGT-6000 CLE MGT-8000 CLE

Desenho Explodido: MG-2500CL 3000CL 3000CLE 5000CL 6000CLE MGG-8000 CLE MGT-6000 CLE MGT-8000 CLE Desenho Explodido: MG-2500CL 3000CL 3000CLE 5000CL 6000CLE MGG-8000 CLE MGT-6000 CLE MGT-8000 CLE MODELOS: MG-5000 CL MG- 6000 CLE MGT-6000 CLE MGG- 8000 CLE MGT-8000 CLE Nº Código Referência Aplicação

Leia mais

COMO USAR ESTE MANUAL ÍNDICE GERAL INFORMAÇÕES GERAIS...2 CB400

COMO USAR ESTE MANUAL ÍNDICE GERAL INFORMAÇÕES GERAIS...2 CB400 CB400 COMO USAR ESTE MANUAL Este suplemento contém informações complementares para a manutenção, inspeção e reparos das motocicletas HONDA CB400. Consulte o Manual de Serviços das motocicletas HONDA CB450E

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

CAMPEONATO SCHIN DE KART 2014

CAMPEONATO SCHIN DE KART 2014 CAMPEONATO SCHIN DE KART 2014 JÚNIOR MENOR DE KART - ITAL SISTEM PMJK: Parágrafo 1º - Prova A duração da prova, será definido através do adendo 2 da etapa. Parágrafo 2º - Da Categoria - O Campeonato será

Leia mais

CM 9000. evolux. Peças e Partes

CM 9000. evolux. Peças e Partes CM 9000 evolux Peças e Partes IITEM ÍNDICE DESCRIÇÃO PÁGINA 1,0 ESTRUTURA E PARTES E EXTERNAS 1.1 GABINETE 2/3 1.2 TAMPA 4/5 1.3 SUPORTE E MONITOR 6/7 1.4 MECANISMO DA PORTA 8/9 2,0 TANQUE DA REFRIGERAÇÃO

Leia mais

RELAÇÃO DE PEÇAS EM PROMOÇÃO

RELAÇÃO DE PEÇAS EM PROMOÇÃO RELAÇÃO DE PEÇAS EM PROMOÇÃO Código Nome Qtde Marca 000 151 96 13 PINHÃO IMPULSOR 1 BOSCH 120 200 04 70 POLIA 0470* 1 LASO 163 820 37 61 FAROL ESQUERDO COMPLETO - 163 820 01 61-1 HELLA 006 997 30 92 CORREIA

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO FUNDADA EM 26 DE JULHO DE 1961 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO GAÚCHO DE COPA FUSCA 2014 ART. 1º - INTRODUÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO Este Regulamento é específico para veículos Volkswagem Sedan, entrando em vigor na data de

Leia mais

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO Este manual ajudará você a familiarizar-se com a sua Empilhadeira Manual BYG. Facilitará também, possíveis manutenções periódicas. Recomendamos uma atenção especial para utilização do equipamento, antes

Leia mais

Compras Efetuadas por Período

Compras Efetuadas por Período Sistema de Compras Pág. 1 de 95 Secretaria: 02 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO - CNPJ: 18.431.312/0001-15 45962 PULPTO 8468 13/04/2007 ACRILTEC INDUSTRIA E COMERCIO LTDA - CNPJ: UN 1,00 1.380,00 1.380,00

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ENDURANCE CLASSICS SERIES:

REGULAMENTO TÉCNICO ENDURANCE CLASSICS SERIES: REGULAMENTO TÉCNICO ENDURANCE CLASSICS SERIES: 1-. MODELOS ADMITIDOS: NSR Ford GT 40 MKIV Ford GT 40 MKII Ford P-68 Porsche 917 SLOT.IT Chaparral 2.E Alfa Romeo 33/3 Ferrari 312 PB 2-. CHASSIS A. É permitido

Leia mais