EDITAL DE LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 001/2009. Elementos do Projeto Básico Complexo Maracanã ANEXO 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 001/2009. Elementos do Projeto Básico Complexo Maracanã ANEXO 4"

Transcrição

1 ANEXO 4 Elementos do Projeto Básico Complexo Maracanã

2 Nome da Intervenção: Segurança aos usuários Código: EST 01 Localização 1 Objetivo(s): Atender as normas internacionais de segurança em estádios para conexão das áreas internas e externas do estádio, facilitando acesso e evacuação do estádio do Maracanã. Dimensionamento: Dados Complementares: Implantação de escadas, separação de acessos, corrimãos, guarda corpos, etc. Proteção por guarda-corpo envolvendo as arquibancadas, anel, rampas e no centro das rampas. Atender as normas de acessibilidade universal ABTN NBR Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Peças acessórias em aço inox e vidro de segurança. Padrão Construtivo: Fixação em estrutura de concreto com alta resistência ao tráfego a ao fogo. Guardacorpo metálico em aço inox com altura de 1.10m envolvendo toda a circulação do público nas arquibancadas, no anel da cota 4.50m e nas rampas de acesso para organizar filas. Equipamentos de Suporte: Equipamentos urbanos, além de itens solicitados pela legislação vigente.

3 Nome da Intervenção: Eliminação das infiltrações na fixação das cadeiras EST 02 Localização 1 Código: Objetivo(s): Evitar as infiltrações d água nos degraus das arquibancadas em razão do sistema de fixação das cadeiras hoje existentes. Dimensionamento: Área de intervenção (m²): m² Dados Complementares: As cadeiras existentes sobre longarinas metálicas estão colocadas sem o correto alinhamento e sua fixação nas lajes dos degraus das arquibancadas, com parafusos e buchas causa infiltração de água na própria laje e com vazamentos nas dependências existentes sob a mesma. A solução para este problema é a troca das cadeiras fixas existentes por modelos com assentos rebatíveis e com fixação nos espelhos dos degraus das arquibancadas. (VER FICHA EST-04)

4 Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Peças ergonômicas em polipropileno (não reciclado), resistentes ao fogo, e proteção contra U.V. acopladas a estruturas em aço galvanizadas a fogo. Padrão Construtivo: Fixação em estrutura de concreto; alta resistência ao uso; fixação com chumbadores metálicos de expansão e adesivo químico para garantir estanqueidade. Os furos das fixações das atuais estruturas das cadeiras devem ser preenchidos com material impermeabilizante que garanta a estanqueidade das lajes. Equipamentos de Suporte: Itens solicitados pela legislação vigente.

5 Nome da Intervenção: Novas rampas de acesso e laje suspensa para circulação de pessoas EST 03 Código: Localização 1 Objetivo(s): Atender as normas internacionais de segurança em estádios para conexão das áreas internas e externas do estádio, facilitando acesso e evacuação do estádio do Maracanã. Dimensionamento: Área Construída (m²): ,00 m² Dados Complementares: Anel na cota 4.5m, afastado 5m do corpo do estádio e com largura de 15m. Este anel deve estar conectado às áreas externas de dispersão por rampas com largura de 25m e inclinação de 6%. Proteção por guarda-corpo envolvendo anel e rampas e no centro das rampas com altura de 1.10m. Atender as normas de acessibilidade universal ABTN NBR Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Anel envoltório na cota 4.5m para circulação de público interligado às novas rampas, escadas e elevadores do corpo do estádio com a sua área externa e as calçadas e áreas públicas de dispersão. Esta medida amplia consideravelmente o volume de vazão nas emergências e contribui para a modernização do estádio. Padrão Construtivo: Estrutura de concreto acabado com polimento mecânico e caimentos direcionados para as laterais com juntas de dilatação e tratamento selador, impermeabilizante e antiderrapante. Guarda-corpo

6 metálico em aço inox com altura de 1.10m envolvendo todo o anel e as rampas de acesso e no centro das rampas para organizar filas. Prever iluminação pública com balizadores de segurança nas laterais a cada 5,00m e iluminação cênica para a valorização do estádio. Prever comunicação visual para a área do anel. Considerar 1 lixeira a cada 50m e 6 bancos, com vasos de 50x50 cm de concreto a cada 50m². Equipamentos de Suporte: Drenagem, equipamentos contra incêndio, equipamentos urbanos, além de itens solicitados pela legislação vigente.

7 Nome da Intervenção: Adequação do setor de cadeiras verdes EST 04 Código: Localização 1 Objetivo(s): Substituição dos assentos existentes, tipo banco de tratorista, por cadeiras com encosto de 30 cm e assentos rebatíveis, conforme recomendações da FIFA. Dimensionamento: Área de intervenção (m²): m²

8 Dados Complementares: Troca das cadeiras existentes por modelos com assentos rebatíveis, em aço galvanizado a fogo e peças ergonômicas em polipropileno (não reciclado) e com fixação nos espelhos dos degraus de concreto das arquibancadas. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Peças industrializadas com colocação individual seguindo alinhamento lógico na distribuição das peças. Peças ergonômicas em polipropileno (não reciclado), resistentes ao fogo, e proteção contra U.V. acopladas a estruturas em aço galvanizadas a fogo. Padrão Construtivo: Fixação na estrutura de concreto dos degraus das arquibancadas com alta resistência ao uso ; fixação com chumbadores metálicos de expansão e adesivo químico para garantia de estanqueidade na lage. Equipamentos de Suporte: Itens solicitados pela legislação vigente.

9 Nome da Intervenção:Reconfiguração das áreas Vips EST 05 Código: Localização 1 Objetivo(s): Dotar o estádio de nova área para Tribuna de Honra e salões especiais para o público VIP e autoridades. Dimensionamento: Área Construída (m²): m²

10 Dados Complementares: Espaço necessário, por solicitação da FIFA, para jogos de Abertura e encerramento de Copa do Mundo, com as seguintes características funcionais: Posicionamento: No centro da arquibancada principal na mesma prumada em que se encontram os as áreas de imprensa; escritórios administrativos e os vestiários das equipes, em posição elevada em relação ao campo de jogo e isolada da área do público em geral; Acessos: Acesso privativo vindo do exterior, separado das entradas destinadas ao público em geral, conduzindo as autoridades diretamente ao salão de recepção e deste às tribunas, com vista para o campo Deve ser assegurado acesso direto e seguro desde a área VIP até o setor dos vestiários e vice-versa. Assentos: Na tribuna serão do tipo poltronas de teatro com assentos rebatíveis, apoio para os braços e para copos. Espaço para circulação entre as fileiras sem perturbar os demais assistentes e garantindo visão total da área de jogo; Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Salão nobre com materiais de elevado padrão: Piso: Granito/Porcelanato/Carpete; Paredes: Granito/ mosaicos de vidro/ lambril / pintura; Teto: Forros industrializados de alumínio ou aço / Gesso acartonado Tratamento acústico nos ambientes; ar condicionado nos ambientes Tribunas com piso de material sintético tipo vinilico de primeira linha. Padrão Construtivo: Estrutura mista de concreto armado e metálica, apoiada sobre a estrutura de pórticos. Equipamentos de Suporte: Ambientes preparados para a recepção e estar do público VIP e autoridades com serviço de apoio para alimentos e bebidas; sanitários para ambos os sexos e adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção; aparelhos de televisão distribuídos estrategicamente em todos os ambientes; telefones e computadores com acesso livre a internet; mobiliário pertinente com pequenas mesas de apoio.

11 Nome da Intervenção: Reconfiguração das áreas dos Vestiários e acesso ao campo EST 06 Código: Localização 1 Objetivo(s): Dotar o estádio de 04 novos vestiários para os jogadores com dimensões e características idênticas.; 02 áreas de aquecimento muscular ; Novo túnel de acesso ao campo e reforma nos demais; 02 vestiários para árbitros; Vestiários para gandulas e maqueiros; Sala de atendimento médico; Sala antidoping; e salas de apoio FIFA. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares : Atendimento às solicitações da FIFA para jogos de Abertura e encerramento de Copa do Mundo: Acesso externo:

12 Privado e seguro de forma a permitir que os ônibus e outros veículos das equipes possam estacionar o mais próximo possível dos acessos aos vestiários; Posicionamento: Sob a arquibancada principal e na mesma prumada onde nos andares superiores estarão localizados os setores de imprensa e área VIP; Acesso ao campo: Túnel inacessível à mídia e ao público em geral, ligando o setor dos vestiários ao campo de jogo, com 6,00m de largura no mínimo; Vestiários dos jogadores: Serão em número de 04 (considerando o jogo principal e o preliminar, muitas vezes com equipes femininas) Área mínima de 150m2 com ar condicionado central. Cada 02 vestiários terão um acesso direto ao salão de aquecimento muscular. Área seca: Armários e bancos para 25 jogadores; 03 macas para massagens; refrigeradores; painel magnético para as preleções táticas; aparelhos telefônicos para ligações internas e externas; Área Molhada: 12 chuveiros; 05 lavatórios com espelhos; 01 lava pés; 01 tanque para limpeza de chuteiras; 04 mictórios; 04 wcs; pontos elétricos para barbeadores e secadores de cabelo. Vestiários para Árbitros: No mínimo 02, próximos dos vestiários dos jogadores, com 40 m2 e com as seguintes facilidades: 04 armários e bancos; mesa de trabalho com 02 cadeiras; box com maca para massagens; refrigerador; quadro magnético para anotações táticas; aparelho de tv Área Molhada: 02 chuveiros;01 lavatórios com espelhos; 01 tanque para limpeza de chuteiras; 02 mictórios; 01 wcs; pontos elétricos para barbeadores e secadores de cabelo. Áreas de atendimento Médico para os jogadores e árbitros com no mínimo 24,00m2: No setor próximo aos vestiários, com fácil acesso para a área externa ao estádio, com 01 mesa para exames; 02 macas portáteis (além das existentes no gramado); 01 lavatório; 01 lava pés; armário de vidro para medicamentos; maca fixa para tratamentos; tubo de O2 com máscara; medidor de pressão sangüínea; esterilizador de instrumentos cirúrgicos; telefone interno e externo. Setor para teste antidoping: Sala de trabalho: Mesa; 03 cadeiras ; lavatório e espelho; armário com fechadura; telefone interno e externo. Área de colheita de material: Acesso direto da área de trabalho com 01 wc; 01 lavatório com espelho; 01 chuveiro.

13 Sala de espera: Acesso direto da área de trabalho com cadeiras para 08 pessoas; armário para 04 pessoas; refrigerador; aparelho de TV. Salas de apoio FIFA: Delegado da partida com mesa de trabalho; 03 cadeiras; armário para roupas; sanitário com 01wc e 01 lavatório com espelho; telefone interno e externo; fax; internet; copiadora; aparelho de TV. Prever vestiários para pegadores de bola; músicos de bandas; equipes de segurança e depósitos de múltiplas funções Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Vestiários de alto padrão com área seca e área molhada para 25 jogadores. Padrão Construtivo: Estrutura de concreto armado sob a arquibancada inferior existente, com pisos e revestimentos de paredes em materiais cerâmicos por questões higiênicas. Piso em grama sintética nas áreas de aquecimento. Local para preleções técnicas. Piso emborrachado nas circulações de acesso ao campo. Equipamentos de Suporte: Ar Condicionado em todos os ambientes

14 Nome da Intervenção:Adequação da nova área de imprensa e zona mista EST 07 Código: Localização 1 Objetivo(s): Criar no estádio uma zona mista para entrevistas individuais e auditório para entrevistas coletivas pós-jogo; ampliar as tribunas, cabines de áudio e dependências de imprensa já existentes com novas tribunas e estúdios para TV. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Adequação às exigências FIFA para estádios de abertura e final de Copa do Mundo. Zona Mista: Espaço amplo localizado entre os vestiários dos jogadores e os locais onde ficam estacionados os ônibus das equipes, destinado a entrevista individuais com os jogadores;

15 Recepção aos profissionais da mídia: Balcão de recepção para credenciamentos e facilidades de estacionamentos próximos para carga e descarga de equipamentos de trabalho; Auditório para entrevistas coletivas: Auditório para 150 pessoas com local para câmera de TV e 02 cabines para tradução simultânea para entrevistas coletivas após os jogos; Entrevistas flash : Salas posicionadas entre o túnel de acesso ao campo e os vestiários para rápidas entrevistas no intervalo dos jogos, com facilidades para instalação de refletores e instalações para áudio e vídeo; Cabines e tribunas: Complementando as instalações existentes estão sendo proposta novas cabines de transmissão para áudio e TV e estúdios de TV com vista para o campo na arquibancada principal e sob a futura tribuna VIP. Durante a Copa serão criados postos de trabalho suplementares e provisórios para a imprensa, observadores e fotógrafos, sendo que após a Copa estes locais provisórios voltam a ser arquibancadas definitivas para público; Estas novas dependências terão acesso por torres de circulação vertical, com escada e elevador, que interligam as cotas 0,00; 9,00 (instalações existentes para a mídia) e a cota 19,60 com as novas lajes de circulação e acesso. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Novo acesso para jogadores e imprensa a um auditório para 150 pessoas com apoio para as equipes de mídia. Novas cabines de transmissão de áudio, posicionamento de câmeras de TV e arquibancada exclusiva com infra-estrutura de pontos de energia, lógica e telecomunicações. Padrão Construtivo: Estruturas de concreto armado, com pisos e revestimentos de paredes em materiais resistentes e com tratamento acústico nos salões de estar e nos ambientes de trabalho.: Tribunas com postos de trabalho com mesa suporte para monitor e lap-top e infra-estrutura de força elétrica, lógica e telecomunicações Equipamentos de Suporte: Ar Condicionado e tratamento acústico em todos os ambientes; Mobiliário de primeira linha compatível as funções a serem desenvolvidas nestes locais

16 Nome da Intervenção: Torres de acesso aos camarotes na cota 23,00 EST 08 Código: Localização 1 Objetivo(s): Dotar o estádio de novos acessos privativos aos camarotes da cota 23 a partir do novo estacionamento a ser criado na cota 0,00. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Atendimento as normas de segurança para elevadores e escada.

17 Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Quatro torres com escada e elevador para circulação vertical de pessoas. Padrão Construtivo: Estruturas de aço e concreto armado, com pisos antiderrapantes e revestimentos de paredes em materiais resistentes e com tratamento acústico. Elevador com cabine em aço inox. Equipamentos de Suporte: Corrimãos e guarda corpos em aço inox.

18 Nome da Intervenção: Reconfiguração dos sanitários de público na cota 9,00m EST 09 Código: Localização 1 Objetivo(s): Reciclar os sanitários existentes, ajustando o número de peças sanitárias em relação ao público a ser atendido bem como adequar as circulações e acessos às arquibancadas e bares. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Dimensões em função das recomendações FIFA para jogos de Abertura e final de Copa do Mundo.

19 Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Revestimentos cerâmicos e peças e metais sanitários anti-vandalismo com equipamentos economizadores d água e correto dimensionamento entre as diferentes funções e proporcionando bons níveis de iluminação e ventilação. Padrão Construtivo: Pisos e revestimentos de paredes em materiais cerâmicos de alta resistência por questões higiênicas e de manutenção

20 Nome da Intervenção: Reconfiguração dos sanitários de público na cota 4.50m EST 10 Código: Localização 1 Objetivo(s): Reciclar os sanitários existentes, ajustando o número de peças sanitárias em relação ao público a ser atendido bem como adequar às circulações e acessos às arquibancadas e bares. Relocação e dimensionamento dos locais para usuários de cadeira de rodas. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Adequação em função das recomendações FIFA para jogos de Abertura e final de Copa do Mundo.

21 Características Construtivas: EDITAL DE LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE DE Características Arquitetônicas: Revestimentos cerâmicos e peças e metais sanitários anti-vandalismo com peças economizadoras d água e correto dimensionamento entre as diferentes funções e proporcionando bons níveis de iluminação e ventilação. Padrão Construtivo: Pisos e revestimentos de paredes em materiais cerâmicos de alta resistência por questões de manutenção e higiênicas. Equipamentos de Suporte: Gradis e guarda-corpo em tubos de aço inox.

22 Nome da Intervenção: Tratamento Acústico GIN 01 Código: Localização 1 Objetivo(s): Correção de acústica no ambiente do ginásio. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Elaboração de medições locais e desenvolvimento de cálculos teóricos de tempo de reverberação nas freqüências usuais.

23 Características Construtivas: EDITAL DE LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE DE Características Arquitetônicas: Revestimentos da parte inferior da cúpula de concreto da cobertura. Padrão Construtivo: Material aplicado diretamente nos panos de laje da cúpula.

24 Nome da Intervenção:Adequação da quadra de aquecimento do Ginásio Gilberto Cardoso Código: GIN 02 Descrição 1. Demolição das quadras existentes 2. Construção de duas quadras 3. Construção de ginásio preparado para Voleyball - treinamento 3. Piso flutuante 4. Iluminação específica 5. Serviços externos

25 Nome da Intervenção: Demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros Código: ATL 01 Localização Objetivo(s): Ampliar a área pública livre externa ao Estádio e ampliar a área de estacionamentos interna do Complexo do Maracanã, contribuindo para a modernização do estádio do Maracanã e Ginásio Maracanazinho. Dimensionamento: Área de Demolição (m²): m². Pista, arquibancadas vestiários e estrutura do Ginásio Célio de Barros. Dados Complementares: A demolição das atuais instalações existentes ao lado do estádio será efetuada após a conclusão da construção de um novo complexo de atletismo com pista, áreas de saltos e arremessos em área pré-estabelecida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

26 Características: O destino do material, fruto da demolição, deverá atender a legislaçção ambiental do Estado do Rio de Janeiro.

27 Nome da Intervenção: Construção de Complexo Atletismo ATL 02 Código: Localização a ser definida pelo Governo do Estado Objetivo(s): Transferência das atividades do Estádio Célio de Barros para área destinada a Complexo Esportivo a ser definida pelo Governo do Estado. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: As instalações novas para o atletismo devem ser aprovadas previamente pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAT e pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB, principalmente quanto à classe desejada (conforme normas IAAF) tendo em vista que estas instalações serão utilizadas para

28 os Jogos Olímpicos de 2016 na eventualidade de a cidade do Rio de Janeiro vir a ser a indicada pelo Comitê Olímpico Internacional - COI. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Instalações parta a prática de atletismo (corrida/saltos/arremessos) com vestiários, arquibancadas e dependências para público com cobertura e iluminação esportiva. Padrão Construtivo: Edificações com estruturas em concreto e metálica. Pista em base asfáltica e recobrimento final em material homologado pela IAAF. Equipamentos de Suporte: Prever instalações de apoio aos funcionários de atividades e de serviços de manutenção, limpeza, etc. e área para estacionamento.

29 Nome da Intervenção: Demolição das instalações do Parque Aquático Júlio Delamare AQT 01 Código: Localização Objetivo(s): Ampliar a área pública livre externa e ampliar a área de estacionamentos interna do Complexo do Maracanã, contribuindo para a modernização do estádio do Maracanã e Ginásio Maracanazinho. Dimensionamento: Área de Demolição (m²): m². Piscinas, arquibancadas e demais instalações. Dados Complementares: A demolição das atuais instalações será executada somente após a construção de um novo parque aquático em área pré-estabelecida deve anteceder demolições. Características:

30 O material, fruto da demolição, deve ter destino de acordo com as normas das legislações ambientais do estado do Rio de Janeiro. Nome da Intervenção: Construção de Parque Aquático AQT 02 Código: Localização a ser definida pelo Governo do Estado Objetivo(s): Transferência das atividades do Parque Aquático Júlio Delamare para área destinada a Complexo Esportivo, a ser definida pelo Governo do Estado. Dimensionamento: Área Construída (m²): m²

31 Dados Complementares: Padrões Olímpicos do Comitê Olímpico Brasileiro- COB e do Comitê Olímpico Internacional - COI. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Instalações para a prática esportes aquáticos com vestiários, arquibancadas e dependências para público com cobertura e iluminação esportiva. Padrão Construtivo: Edificações com estruturas em concreto e metálica. Equipamentos de Suporte: Prever instalações de apoio aos funcionários de atividades e de serviços de manutenção, limpeza, etc. Nome da Intervenção: Demolição de instalações na área do Complexo Código: OUT 01 Localização

32 Objetivo(s): Transferir atividades não esportivas incompatíveis com as atividades do Complexo do Maracanã, ampliando a área pública livre interna ao Complexo. Dimensionamento: Área de Demolição (m²): Bombeiros: 395 m² / Polícia: 1860 m² / Pista de Skate: 90 m² / Jardim: 3.900m² Dados Complementares: Transferência para local pré-estabelecido do Quartel de Polícia, parte do quartel de Bombeiros e escola. Remoção da pista de skate e jardim. Características: O material, fruto da demolição, deve ser retirado do local de origem atendendo as normas das legislações ambientais do estado do Rio de Janeiro.

33 Nome da Intervenção: Reformulação das Vias Internas sob laje na cota 4.5m Código: VIA 01 Localização Objetivo(s): Reorganização do esquema operacional de circulação do estacionamento interno ao Complexo do Maracanã a fim de facilitar a circulação e reduzir conflitos existentes. Dimensionamento: Área Construída (m²): 7000 m² de vias principais de circulação interna. Dados Complementares: Existência de trechos construídos com pavimento flexível, blocos intertravados e concreto.

34 Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Entrada e saída pelos portões 15 e 19 com inversão do sentido durante o evento (Portão 16 servirá para o fluxo inverso em caso de necessidade), instalação de 8 cancelas eletrônicas para o controle de acesso, demarcação de vias internas e pintura de setas indicativas de seus respectivos sentidos de circulação, etc. Padrão Construtivo: Pavimento flexível, asfalto de alta resistência e qualidade, demarcação de faixas com ângulos compatíveis com as manobras necessárias para o estacionamento e circulação de todos os veículos (inclusive ônibus e caminhões), pintura de setas indicativas de direção de circulação, construção de ilhas canalizadoras nos portões de acessos para induzir a circulação no sentido horário. As guias e sarjetas serão em concreto moldado in loco. Presença de arborização e área drenante nas guias entre a área de estacionamentos dos carros. A iluminação do viário deve estar fixada sob a nova laje a ser construída na cota 4,5m. Equipamentos de Suporte: Comunicação visual interna e externa ao complexo (instalação e pintura de sinalização vertical e horizontal), cancelas eletrônicas, iluminação. Nome da Intervenção: Reformulação de passeios públicos Código:COM 01 Localização 1

35 Objetivo(s): Reformulação das calçadas externas do Complexo do Maracanã e das calçadas opostas às vias lindeiras. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: Atender as normas de acessibilidade universal da ABNT % da área total de calçadas devem receber tratamento paisagístico. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Padronização, uniformidade e continuidade em toda a área envoltória do estádio. Ausência de barreiras e obstáculos à movimentação do público, ciclovias, cooper e paisagismo. Criar novas perspectivas para a vista do usuário. Padrão Construtivo: As calçadas devem ser reformuladas e qualificadas. O calçamento será de piso intertravado com paginação tipo espinha de peixe. Sinalização do piso do tipo alerta e direcional. Ambas

36 devem ter cor contrastante com o resto do pavimento, conforme normas de acessibilidade ABNT NBR As travessias de pedestres devem ser realizadas por lombo-faixas.(ficha EXT 02). A Iluminação para pedestres deve ser implantada em todo o perímetro do Complexo do Maracanã e deve estar inserida em uma modulação de 10,00m intercalando com árvores situadas em canteiros de no mínimo 0,70 x 0,70cm. Os postes internos à quadra, com altura de 4,5m devem estar distanciados uns dos outros em 7m. Considerar lixeiras a cada 50m e 6 bancos com vasos de concreto de 50 x 50cm a cada 50m². A ciclovia será pavimentada com piso asfáltico pintado, diferenciando-se das áreas de calçadas de pedestres e do viário. A ciclovia deve ter largura igual a 3,00m (dois sentidos de direção) e caimento de 1% em direção à sarjeta para fins de drenagem. A ciclovia deve estar separada das calçadas por floreiras e áreas de vegetação. 30% da área total de calçadas devem receber tratamento paisagístico, drenante. Equipamentos de Suporte: Posto de informações, comunicação visual, 8 guaritas ( 2 para cada face da quadra), iluminação, auto falantes, áreas verdes, mobiliário urbano e equipamentos públicos.

37 Nome da Intervenção: Reformulação do Estacionamento Código:PKG 01 Localização 1 Objetivo(s): Reorganização do estacionamento interno do Complexo do Maracanã a fim de atender as demandas exigidas

38 Dimensionamento: EDITAL DE LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE DE Área Construída aproximada (m²): m² Dados Complementares: 1530 vagas, sendo 780vagas ao redor do estádio e 750 vagas sob as arquibancadas. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Entrada e saída diferenciadas, instalação de 8 cancelas eletrônicas para o controle de acesso, demarcação de vias internas e pintura de setas indicativas de seus respectivos sentidos de circulação, etc. Cercamento com gradis em ferro galvanizado e eletro fundido com altura de 2,20m. Padrão Construtivo: Pavimento flexível, asfalto de alta resistência e qualidade, demarcação de faixas com ângulos compatíveis com as manobras necessárias para o estacionamento e circulação de todos os veículos (inclusive ônibus e caminhões), pintura de setas indicativas de direção de circulação, construção de ilhas canalizadoras nos portões de acessos para induzir a circulação no sentido horário. As guias e sarjetas serão em concreto moldado in loco. Presença de arborização e área drenante nas guias entre a área de estacionamentos dos carros. Equipamentos de Suporte: Comunicação visual interna, 8 cancelas eletrônicas, iluminação, áreas verdes, 4 sanitários (aproximadamente 30 bacias). Os pisos e revestimentos das paredes dos sanitários serão em materiais cerâmicos. Nome da Intervenção: Construção das Instalações do Museu do Futebol 01 Código:MUS Localização 1

39 Corte esquemático Objetivo(s): Implantar Museu do Futebol em área apropriada e dimensionamento adequado para tal atividade. Dimensionamento: Área de Projeção (m²): m²

40 Dados Complementares: Implantação de Museu em área do Complexo do Maracanã. O museu deve funcionar como atividade turística complementar as atividades deste caráter realizadas no Estádio e Maracazinho. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Leveza estrutural, acessos por meio de rampas. Diversidade de salas temáticas, espaço multimídia e interatividade com o público. Amplos espaço para exposições. Padrão Construtivo: Estrutura metálica geodésica com treliças metálicas auto portante e cobertura com membranas de ETFE (etileno-tetrafluoretileno) de 2mm de espessura, formando almofadas infladas. As lajes serão independentes da estrutura e estarão suspensas por tirantes atirantados em 4 colunas centrais estruturais. A acessibilidade deve ser garantida por meio de rampas, escadas e elevadores que devem atender as normas de acessibilidade universal ABNT NBR Será utilizada iluminação cênica para a valorização da arquitetura e iluminação apropriada para museus e sala de exposições e salas multimídias que serão vedados por painéis leves e móveis, garantindo uma maior flexibilidade na disposição interna do museu. O museu deve contemplar salas multimídias com painéis moveis. Tratamento acústico e revestimentos adequados para museus também devem ser utilizados. Sanitários com pisos e revestimentos de paredes em materiais cerâmicos de alta resistência por questões higiênicas e de manutenção Equipamentos de Suporte: Mídias de comunicação, sinalização, lojas temáticas, posto de informações, bilheterias, sanitários, iluminação interna e externa apropriada para a finalidade, área de acervo, instalações de segurança e monitoramento.

41 Nome da Intervenção: Construção de Instalações do Baixo Maracanã 01 Código:BXM Localização 1

42 Objetivo(s): Implantar área de conveniência denominada Baixo Maracanã com atividades de apoio e entretenimento para o público externo. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² (Lojas) Dados Complementares: Implantação de área de conveniência a fim de diversificar as atividades na área do Complexo e entreter o grande público na entrada e saída dos eventos. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Área comercial coberta com lojas, bares e restaurantes e cobertura tencionada prevendo área de plantio com paisagismo temático e super tela multimídia.

43 Padrão Construtivo: Cobertura tencionada de material têxtil. Vedações em alvenaria e vitrines em vidro laminado 10mm. Coberturas em lajes de concreto pré-moldado. Piso das áreas públicas com pavimento anti-derrapante. Sanitários com pisos e revestimentos de paredes em materiais cerâmicos de alta resistência por questões higiênicas e de manutenção Equipamentos de Suporte: Sanitários, sinalização, iluminação interna e externa, adequação as normas de acessibilidade universal ABNT NBR 9050.

44 Nome da Intervenção: Reconfiguração de acesso adjacente Código:EXT 01 Localização 1

45 Objetivo(s): Remodelar a R. Mata Machado de pouca utilização, para o uso exclusivo de pedestre. Integrar área do Complexo do Maracanã com área do Museu do Índio. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: A Rua Mata Machado deve receber pavimentação adequada para a circulação de pedestres. É imprescindível a uniformização entre esta e as calçadas externas do Complexo garantindo a continuidade do piso. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: Novo trajeto de pedestre e veículos, integrando o esquecido Museu do Índio, que passará a ter maior visibilidade. Padronização, uniformidade e continuidade em toda a área envoltória do estádio. Ausência de barreiras e obstáculos à movimentação do público, ciclovias, cooper e paisagismo. Padrão Construtivo: Calçadas devem ser reformuladas e qualificadas, de acordo com os padrões adotados na reformulação das calçadas existentes (FICHA COM 01). Equipamentos de Suporte: Atender padrões adotados na reformulação das calçadas existentes (FICHA COM 01). Nome da Intervenção: Reconfiguração de acesso adjacente Código:EXT 02 Localização 1

46 Objetivo(s): Deslocar o acesso pela Av. Prof. Manoel de Abreu para a Radial Oeste para depois do Rio Joana a fim de ampliar a área de calçadas de pedestres do Complexo do Maracanã. Dimensionamento: Área Construída (m²): m² Dados Complementares: A configuração da nova via envolve calçadas com largura mínima de 4,00m e três pistas de 3,50m, sentido Radial Oeste. Características Construtivas: Características Arquitetônicas: A s calçadas devem ter largura mínima de 4,00m, trânsito agradável e tratamento paisagístico. As travessias devem ser sinalizadas, atendendo as normas de acessibildade da ABNT NBR É necessário que haja perfeita ligação entre o viário novo e o existente. Padrão Construtivo: Pavimento flexível, asfalto de alta resistência e qualidade. Guias e sarjetas e concreto moldado in loco. Considerar calçadas com iluminação, arborização, lixeiras e pavimento intertravado, conforme padrões estabelecidos para as calçadas do complexo (FICHA COM 01).

47 As travessias de pedestres das vias adjacentes ao Complexo do Maracanã devem receber lombo-faixas. A lombo-faixa pretende reduzir a velocidade dos veículos e ônibus privilegiando o pedestre e facilitando a travessia com segurança e conforto. Ela atinge o nível +0,15 (nível das calçadas) a partir do nível 0,0 (nível da rua) e retorna após percorrer 5,00m largura da faixa de pedestre. As rampas da lombo-faixa tem 1,5m de largura (inclinação de 10%). Ao todo a lombo-faixa possui 8,00m de largura. Equipamentos de Suporte: Drenagem, iluminação, sinalização, equipamentos urbanos.

ANEXO 5. Elementos do Projeto Básico Área Complementar

ANEXO 5. Elementos do Projeto Básico Área Complementar ANEXO 5 Elementos do Projeto Básico Área Complementar 1 Nome da Intervenção: Demolição das instalações situadas na área militar Código: ACE 01 Localização Objetivo(s): Disponibilizar área pública do exército

Leia mais

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica)

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) E-EQI-01 Anexo 1 Checklist de Acessibilidade, baseado em Aragão (2004) PCD: pessoas com deficiência Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) 1. Vias de Acesso As vias de acesso no

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS PROPRIETÁRIO DATA: 03/08/2012 VERSÃO: 03 ÍNDICE 1- DESCRIÇÃO DOS ACABAMENTOS DAS UNIDADES... 3 1.1. CONJUNTOS DO PAVIMENTO TIPO (5 AO 13 )...

Leia mais

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera /estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050 Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O objetivo desta norma é estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados

Leia mais

ANEXO 2. Descrição do Complexo Maracanã

ANEXO 2. Descrição do Complexo Maracanã ANEXO 2 Descrição do Complexo Maracanã 1 Principais Bens e Máquinas Estádio Mário Filho (Maracanã) Descrição do Complexo Maracanã Gramado do Maracanã 1.500 m² de área verde de grama especial do tipo TIFTON,

Leia mais

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR PROJETO Vaso sanitário e lavatório Medidas das áreas de aproximação Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR Área para estacionamento da cadeira, para posteior transferência.

Leia mais

MANUAL DE INFRAESTRUTURA DE ESTÁDIOS DA FPF

MANUAL DE INFRAESTRUTURA DE ESTÁDIOS DA FPF MANUAL DE INFRAESTRUTURA DE ESTÁDIOS DA FPF 1. FINALIDADE O MANUAL DE INFRAESTRUTURA DE ESTÁDIOS DA FPF tem por finalidade estabelecer critérios para a classificação dos estádios de futebol utilizados

Leia mais

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. Considerando o previsto na Constituição da República

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS BALTIMORE OFFICE PARK CLIENTE DATA: 27/10/2011 VERSÃO:

MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS BALTIMORE OFFICE PARK CLIENTE DATA: 27/10/2011 VERSÃO: MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS BALTIMORE OFFICE PARK CLIENTE DATA: 27/10/2011 VERSÃO: 03 PÁGINA: 1 de 8 ÍNDICE 1- Descrição dos acabamentos das unidades 1.1 - Conjuntos do pavimento

Leia mais

1ª MARATONA DE PROJETOS ATELIÊ VERTICAL PROF. LUCIANO ARRUSSUL

1ª MARATONA DE PROJETOS ATELIÊ VERTICAL PROF. LUCIANO ARRUSSUL Programa de necessidades e pré-dimensionamento SETORES: -Administrativo - Artístico - Técnico - Público e de Convivência Programa de necessidades e pré-dimensionamento Setor Administrativo Ambiente Descrição

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade

ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade 1. Conceito/objetivo do produto: O relatório destina-se a informar e orientar as condições de acesso e utilização de equipamentos e instalações

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 - ENDEREÇO: Rua Aurélio Francisco Gomes, nºs. 96/102 - Bairro Flamboyant - Campos dos Goytacazes- RJ.

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 - ENDEREÇO: Rua Aurélio Francisco Gomes, nºs. 96/102 - Bairro Flamboyant - Campos dos Goytacazes- RJ. MEMORIAL DESCRITIVO CONDIÇÕES GERAIS: Estas especificações fazem parte integrante dos Contratos de Compra e Venda das unidades do Prédio Residencial denominado ARBORETTO. 1- DADOS INICIAIS: 1.1 - ENDEREÇO:

Leia mais

Memorial Descritivo. Montreal Plaza

Memorial Descritivo. Montreal Plaza Memorial Descritivo Montreal Plaza MEMORIAL DESCRITIVO MONTREAL PLAZA A - INSTALAÇÕES PREDIAIS 1. SISTEMA AUXILIAR DE ENERGIA (GERADOR) Instalação de um grupo de geradores para atender: Área comum: Recepção,

Leia mais

Aula 04 Normas e Estratégias de Acessibilidade A NBR9050 Setembro, 2013

Aula 04 Normas e Estratégias de Acessibilidade A NBR9050 Setembro, 2013 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Especialização em Arquitetura da Habitação de Interesse Social ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

EDIFÍCIO MALIBU CONSTRUTORA CONSTRUTORA E INCORPORADORA HALIAS PROJETO ARQUITETÔNICO

EDIFÍCIO MALIBU CONSTRUTORA CONSTRUTORA E INCORPORADORA HALIAS PROJETO ARQUITETÔNICO CONSTRUTORA CONSTRUTORA E INCORPORADORA HALIAS PROJETO ARQUITETÔNICO Camila Veiga de Souza Crea 79.243/D ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO Rua Visconde de Taunay 912 Bairro Santa Mônica Belo Horizonte ÁREA DO

Leia mais

Laudo de Acessibilidade

Laudo de Acessibilidade Laudo de Acessibilidade Vistoriado por Arq. Eduardo Ronchetti de Castro CREA 5061914195/D Considerações legais elaboradas por Dr. Luis Carlos Cocola Kassab - OAB/SP 197.829 Rua Marechal Deodoro, 1226 Sala

Leia mais

Dados do Produto. Ar Condicionado: ponto dreno + carga elétrica (sala e dormitório)

Dados do Produto. Ar Condicionado: ponto dreno + carga elétrica (sala e dormitório) FICHA TÉCNICA Projeto Arquitetônico: Gkalili Arquitetura Design de Fachada: Triptyque Arquitetura Projeto Paisagístico: EKF Arquitetura paisagística Projeto Decoração: Triptyque Arquitetura Dados do Produto

Leia mais

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA As salas de aula da FACULDADE BARRETOS estão aparelhadas para turmas de até 60 (sessenta) alunos, oferecendo todas as condições necessárias para possibilitar o melhor

Leia mais

Acessibilidade nos Ambientes Escolares EMEI ( ) EMEF ( )

Acessibilidade nos Ambientes Escolares EMEI ( ) EMEF ( ) Acessibilidade nos Ambientes Escolares EMEI ( ) EMEF ( ) Nome: Endereço: Data: / 2.005 Vistoriado por: Características da Edificação : LEGISLAÇÃO DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 NBR 9050/2004;

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Seção III Dos Locais de Reunião Art. 19 - São considerados locais de reunião: I II III IV V - estádio; - auditórios, ginásios esportivos, halls de convenção e salões de exposição; - templos religiosos;

Leia mais

DESCRIÇÕES PRELIMINARES

DESCRIÇÕES PRELIMINARES DESCRIÇÕES PRELIMINARES O Residencial Deputado Vinicius Cansanção será composto de 02 blocos, tendo cada bloco 01(um) subsolo, 01 (um) pilotis, 11 (onze) pavimentos tipo e 01 (um) pavimento de cobertura..

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS CONSTRUÇÕES (ÁREAS CONSTRUÍDAS) NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO Término Nº de

DESCRIÇÃO DAS CONSTRUÇÕES (ÁREAS CONSTRUÍDAS) NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO Término Nº de DESCRIÇÃO DAS CONSTRUÇÕES (ÁREAS CONSTRUÍDAS) NO IFSULDEMINAS CÂMPUS MACHADO Término Nº de Área Valor da Obra Valor do M² Nome da Obra Início da Obra Programado Obras Construída M² R$ R$ da Obra Descrição

Leia mais

Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP

Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP Outubro, 2009 Versão Final A. DESCRIÇÃO DO PROJETO Este memorial trata da descrição e especificação básica dos elementos que deverão compor

Leia mais

Obras de Modernização do Mineirão

Obras de Modernização do Mineirão Obras de Modernização do Mineirão Agenda 1. Planejamento Estratégico Integrado 2. Contrato de Concessão Administrativa do Complexo do Mineirão 3. Premissas da Modernização 4. Evolução das obras Agenda

Leia mais

ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES. O Projeto de passarela para pedestres será desenvolvido em duas fases:

ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES. O Projeto de passarela para pedestres será desenvolvido em duas fases: ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços constantes do Projeto de Passarela para Pedestres em Projetos de Engenharia Ferroviária. 2. FASES DO PROJETO O

Leia mais

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO Termo de Referência Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO A. Arena Carioca da Penha e seu entorno O edifício principal, em forma de hexágono com 15m em cada lado possui 1.083 m 2 de área

Leia mais

SPLENDIDO RESIDENCE MEMORIAL DESCRITIVO

SPLENDIDO RESIDENCE MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO CONDIÇÕES GERAIS: Estas especificações fazem parte integrante dos Contratos de Compra e Venda, das unidades do Prédio Residencial denominado Splendido 1 DADOS INICIAIS: 1.1 ENDEREÇO:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

Regras de acessibilidade ao meio físico para o deficiente

Regras de acessibilidade ao meio físico para o deficiente Regras de acessibilidade ao meio físico para o deficiente 151 Com a intenção de mostrar ao empresariado opções simples de adaptação do ambiente de trabalho para o deficiente físico, sugerimos em seguida

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

O prédio em construção, denominado Residencial Ana Lins, tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo,01 pavimento garagem, 01 pilotis e 09 pavimentos tipo.

O prédio em construção, denominado Residencial Ana Lins, tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo,01 pavimento garagem, 01 pilotis e 09 pavimentos tipo. DESCRIÇÕES PRELIMINARES O prédio em construção, denominado Residencial Ana Lins, tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo,01 pavimento garagem, 01 pilotis e 09 pavimentos tipo. Subsolo - Pavimento Garagem -

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ.

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ. 1 DADOS INICIAIS 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ. 1.2 PRÉDIO MULTIFAMILIAR COMPOSTO DE 1.2.1 TÉRREO / BLOCOS 01/02 (01) Portaria, (53) cinqüenta

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO TORRE RESIDENCIAL PROPRIETÁRIO

MEMORIAL DESCRITIVO TORRE RESIDENCIAL PROPRIETÁRIO MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS TORRE RESIDENCIAL PROPRIETÁRIO VERSÃO: 02 ÍNDICE 1- DESCRIÇÃO DOS ACABAMENTOS DAS UNIDADES... 3 1.1. APARTAMENTOS... 3 1.1.1. ESTAR/JANTAR...

Leia mais

Memorial Descritivo. Revestimentos e Equipamentos. Saibro ou pó-de-brita. bloco intertravado

Memorial Descritivo. Revestimentos e Equipamentos. Saibro ou pó-de-brita. bloco intertravado Memorial Descritivo Empreendimento: VIDA BELA - HIS Igara III Apresentação Este Memorial Descritivo tem por objetivo complementar o projeto arquitetônico do empreendimento HIS Igara III, definindo os equipamentos

Leia mais

APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de

APÊNDICE D Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de A INTRODUÇÃO Neste apêndice estão discriminados os Serviços de Adequação (PSA) de menor complexidade para atendimento da dinâmica funcional da ECT,

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14 INTRODUÇÃO Este material tem o objetivo de avaliar a acessibilidade mínima de estabelecimentos comerciais e de serviço ao público. Ele avalia basicamente a acessibilidade física do local e as condições

Leia mais

CONDOMÍNIO LINK RESIDENCIAL MORUMBI MEMORIAL DESCRITIVO I ESPECIFICAÇÕES

CONDOMÍNIO LINK RESIDENCIAL MORUMBI MEMORIAL DESCRITIVO I ESPECIFICAÇÕES CONDOMÍNIO LINK RESIDENCIAL MORUMBI MEMORIAL DESCRITIVO I ESPECIFICAÇÕES 1. SEGURANÇA PATRIMONIAL E EMERGÊNCIA CONTROLE DE ACESSO DE VEÍCULOS E PEDESTRES Portão automatizado de acesso para veículos e pedestres

Leia mais

ÁREAS COMUNS SOCIAIS

ÁREAS COMUNS SOCIAIS MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS COMUNS SOCIAIS LOBBY Piso: Porcelanato da Cecrisa, Biancogrês, Pamesa, Incepa, Portobello ou granito polido Parede: Tinta acrílica sobre massa corrida RECEPÇÃO Piso: Porcelanato

Leia mais

1.3.2 Um ponto de água e esgoto e uma tomada 110V para instalação de purificador

1.3.2 Um ponto de água e esgoto e uma tomada 110V para instalação de purificador Anexo I Chamamento Público 01/2014 1 Espaço A. Destinação Almoxarifado: armazenamento útil mínimo de 1.000m², divididos da seguinte forma: 1.1 Área de armazenagem 87% (mínimo de 870m²) 1.1.1 Sala administrativa

Leia mais

VIMOS SOLICITAR A ANALISE DO PROJETO ARQUITETÔNICO TRATA-SE DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL VERTICAL COM AS SEGUINTES CARACTERISTICAS:

VIMOS SOLICITAR A ANALISE DO PROJETO ARQUITETÔNICO TRATA-SE DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL VERTICAL COM AS SEGUINTES CARACTERISTICAS: Á PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO EM ANEXO. VIMOS SOLICITAR A ANALISE DO PROJETO ARQUITETÔNICO TRATA-SE DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL VERTICAL COM AS SEGUINTES CARACTERISTICAS: - 12 EDIFICIOS COM 10

Leia mais

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE Esta norma aplica-se atodas as edificações de uso público e/ou mobiliário urbano, tanto em condições temporárias como em condições permanentes. É sempre necessário consultar o REGULAMENTO DO CÓDIGO NACIONAL

Leia mais

M E M O RIAL DE ESPECIFICAÇÕES: PROPRIETÁRIO: Fun House Empreendimentos Imobiliários Ltda. OBRA: Residencial Montblanc ENDEREÇO: Rua 24 de Maio,415 Bairro vila Rosa Novo Hamburgo C AR AC T E R Í S T I

Leia mais

PROJETO DE NORMA BRASILEIRA

PROJETO DE NORMA BRASILEIRA PROJETO DE NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Acessibility to buildings, equipment and the urban environment Palavras-chave: Descriptors:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE INFRAESTUTURAS CLUBE: ESTÁDIO: LOCALIDADE:

QUESTIONÁRIO DE INFRAESTUTURAS CLUBE: ESTÁDIO: LOCALIDADE: QUESTIONÁRIO DE INFRAESTUTURAS CLUBE: ESTÁDIO: LOCALIDADE: Este questionário destina-se a identificar as condições técnicas e desportivas das infra-estruras destinadas à prática do futebol nas competições

Leia mais

Projeto de Rede Telefônica

Projeto de Rede Telefônica Projeto de Rede Telefônica Prof. Manoel Henrique Sequencia Definições e materiais. Caixas de distribuição Blocos de terminais Caixas de passagem Tubulação Entrada Primária Secundária Cabos telefônicos

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE. Julho 2011 Revisão 02

RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE. Julho 2011 Revisão 02 RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE Julho 2011 Revisão 02 2 INTRODUÇÃO Os Centros de Saúde incluídos nesta categoria são unidades que foram construídas recentemente e que

Leia mais

Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994

Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994 Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994 Estabelece normas para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física aos edifícios de uso público, de acordo com o estabelecido no art. 227 da Constituição

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER Ficam na cobertura, 9º andar. Esta composta por Salão de festas, Espaço gourmet, Fitness center, Sala de jogos e web, Piscina borda infinita e Solarium. - Salão Festas:

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Endereço: AP: Nome Fantasia: Inscrição Municipal: Nº do Processo: CNPJ: Tipo de Serviço: ( ) Municipal ( ) Filantrópico ( ) Conveniado SUS RJ ( ) Privado ( ) Estadual

Leia mais

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR

UniVap - FEAU CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Prof. Minoru Takatori ESTUDO PRELIMINAR 1 ESTUDO PRELIMINAR OBJETIVOS Analise e avaliação de todas as informações recebidas para seleção e recomendação do partido arquitetônico, podendo eventualmente, apresentar soluções alternativas. Tem como

Leia mais

DESCRIÇÃO PRELIMINAR. O prédio em construção tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo, 01 pilotis, 09 pavimentos tipo e um pavimento cobertura.

DESCRIÇÃO PRELIMINAR. O prédio em construção tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo, 01 pilotis, 09 pavimentos tipo e um pavimento cobertura. DESCRIÇÃO PRELIMINAR O prédio em construção tem 12 pavimentos, sendo 01 subsolo, 01 pilotis, 09 pavimentos tipo e um pavimento cobertura. O subsolo será composto de hall de elevadores, depósito, subestação/gerador,

Leia mais

MANUAL DE ACESSIBILIDADE

MANUAL DE ACESSIBILIDADE - LIC 71.3.8 - Índice 1. Elementos de Arquitetura 1.1 Passeio 1.2 Vagas de estacionamento - demarcação 1.3 Vagas de estacionamento - sinalização 1.4 Rampas 1.5 Escadas e seus componentes 1.6 Aproximação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO O

MEMORIAL DESCRITIVO O MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial tem por objetivo estabelecer requisitos técnicos, definir materiais e padronizar os projetos e execuções da obra localizada na Rua Jorge Marcelino Coelho, s/n, Bairro

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires MEMORIAL DESCRITIVO Obra: OBRAS CIVIS, REFORMA E INSTALAÇÕES - PMAT PAVIMENTO TÉRREO E SUPERIOR DA PREFEITURA MUNICIPAL Local: Rua Osvaldo Aranha-nº 634 Venâncio Aires EXECUÇÃO E SERVIÇOS A execução dos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO HALL SOCIAL DO TÉRREO Portas corta-fogo Placas de e cerâmica Forro de gesso com pintura PVA sobre massas Ferro c/pintura esmalte sintético acetinado vermelha HALL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Tipologia Construtiva Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. TIPOLOGIA CONSTRUTIVA 1 SUB HABITAÇÃO 1.1- Sub-habitação Compostos

Leia mais

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

SEMINÁRIO HIS SUSTENTÁVEL. Projeto da Habitação de Interesse Social Sustentável. Desenho Universal

SEMINÁRIO HIS SUSTENTÁVEL. Projeto da Habitação de Interesse Social Sustentável. Desenho Universal SEMINÁRIO HIS SUSTENTÁVEL Projeto da Habitação de Interesse Social Sustentável Desenho Universal Agosto/2010 CONTEXTO Protocolo de intenções firmado entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Secretaria

Leia mais

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE DOCUMENTO COMPLEMENTAR 05 PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTROS DE SAÚDE ÍNDICE A. INTRODUÇÃO...

Leia mais

THE SAVANNAHS. Contrato-Promessa Anexo II Especificações + Planta da Fracção

THE SAVANNAHS. Contrato-Promessa Anexo II Especificações + Planta da Fracção (LOTES 7 e 9) 1 ESTRUTURA 1.1 A estrutura é constituída por pilares e vigas de betão armado assentes em fundações do mesmo material. 1.2 A lage do rés-do-chão é é constituída por uma placa prefabricada

Leia mais

Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer

Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer Memorial Descritivo Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer Um novo tempo. Sua nova vida. Incorporação e Construção: JDC Engenharia Ltda Empreendimento: Construção de 2 torres residenciais,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA QUESTIONÁRIO DE ACESSIBILIDADE PARA AS PROCURADORIAS DA REPÚBLICA Procuradoria: Considerando a implantação

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 4: CAIXAS DE SAÍDA CONDIÇÕES As caixas de saída devem ser projetadas nas tubulações secundárias nas seguintes condições: a) Nas entradas e saídas de fios telefônicos nos eletrodutos; b) Para diminuir

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS VIDA VIVA CLUBE IGUATEMI MEM - 02-08

MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS VIDA VIVA CLUBE IGUATEMI MEM - 02-08 MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS VIDA VIVA CLUBE IGUATEMI MEM - 02-08 PORTO ALEGRE - RS 10/04/2012 ÍNDICE 1 - ACABAMENTOS APARTAMENTOS TIPO 2- ÁREAS CONDOMINIAIS 2.1 - ÁREAS DE

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Projeto Fundação e Estaqueamento: STAN FUND E CONST. CIVIS LTDA.

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Projeto Fundação e Estaqueamento: STAN FUND E CONST. CIVIS LTDA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Nome do Empreendimento: Villa Aribiri Residencial Clube Endereço : RUA PASTOR JOÃO PEDRO DA SILVA, ARIBIRÍ VILA VELHA - ES CEP 29.119-021 Realização : GRUPO WIG PIANA DE MARTIN CONSTRUTORA

Leia mais

ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL

ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL 1 ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL EMPREENDIMENTO: é compostos por 22(vinte e dois) pavimentos, sendo, 01(um) subsolo, 01(um) pilotis, 01(um)

Leia mais

As instalações físicas encontram-se detalhadas no quadro seguinte. QUADRO DE INSTALAÇÕES FÍSICAS

As instalações físicas encontram-se detalhadas no quadro seguinte. QUADRO DE INSTALAÇÕES FÍSICAS As instalações físicas encontramse detalhadas no quadro seguinte. QUADRO DE INSTALAÇÕES FÍSICAS ESPAÇO FÍSICO QUANTIDADES GERAL FACULDADE ÁREA M 2 Salas de aula, medindo cada uma, 69, com um quadro branco,

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA Lúcia Maria Mendonça Santos S e m i n á r i o M o b i l i d a d e U r b a n a S u s t e n t á v e l : P r á t i c a s e T e n d ê n c

Leia mais

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver!

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver! APRESENTAÇÃO Planejar uma cidade também significa cuidar da circulação das pessoas, garantido segurança e igualdade. Muitas pessoas caminham somente a pé, ultrapassando 30% de todos os deslocamentos de

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Incorporação, Construção e Acabamento GAFISA S/A EDIFÍCIO HYPE JARDINS Alameda Itu, 957 MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO A. UNIDADES AUTÔNOMAS: A 1. Pavimento Tipo Agosto, 2002 V.Final 1. Sala Estar /

Leia mais

Residencial Baron de Montesquieu

Residencial Baron de Montesquieu MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Baron de Montesquieu Construção e Incorporação: Projeto Arquitetônico: CREA: 1602835253 Engenheiro Responsável: CREA: 1603582959 Registro de Incorporação: EUNÁPIO TORRES

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA

NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA NORMALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO VERSÃO SIMPLIFICADA A identidade da Loja do Cidadão reflete uma nova filosofia na relação entre a Administração Pública e o Cidadão: A Proximidade é um dos fatores

Leia mais

4.2. Instalação de água: Já existe ramal de ligação do concessionário autorizado (CORSAN) até a edificação.

4.2. Instalação de água: Já existe ramal de ligação do concessionário autorizado (CORSAN) até a edificação. MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário (a): PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES; Obra: Projeto Arquitetônico de Reforma do Centro Administrativo; Cadastro Matrícula: Local: Rua 29 de Abril, nº 165

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos Porto Alegre, 18 de junho de 2012. A Assembleia Legislativa do RS Porto Alegre, RS REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA NO ITABORAÍ PLAZA SHOPPING

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA NO ITABORAÍ PLAZA SHOPPING MEMORIAL DESCRITIVO DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA NO ITABORAÍ PLAZA SHOPPING MEMORIAL DESCRITIVO O Shopping Itaboraí, localizado na Rodovia BR-101, Km 295,5 Rio Aldeia

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

ACESSIBILIDADE. Bairro CEP Município: UF. I.Largura da faixa pavimentada da calçada - NÃO FOI ENCONTRADA LARGURA MENOR DE 120 CM

ACESSIBILIDADE. Bairro CEP Município: UF. I.Largura da faixa pavimentada da calçada - NÃO FOI ENCONTRADA LARGURA MENOR DE 120 CM Fls: 1 / 9 Dados do Empreendimento Órgão/Empresa: Data: Endereço: NR Complemento Bairro CEP Município: UF Tipo de Utilização: Público Privado Representante Legal: Responsável pelas Informações: [nome/função/matrícula]

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DIRETORIA DE ABASTECIMENTO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Item 01 CONTAINER DEPÓSITO TIPO A -20 pés Aquisição de container montado para utilização como

Leia mais

Residencial Geraldo Pacheco

Residencial Geraldo Pacheco Residencial Geraldo Pacheco 1/6 Memorial Descritivo Rua Rio Branco, esquina com Rua Marajó, Parque das Castanheiras, Vila Velha - ES Projeto arquitetônico - Sandro Pretti Planejado de acordo com normas

Leia mais

plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico

plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico plataforma elevatória até 4m modelos ac08 ac11 acionamento hidráulico JUL/2011 Acionamento Hidráulico Atende às normas NBR 9050 e NBR15655-1 Movimentação por botão de pressionamento constante ou joystick

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA PLANTA BAIXA AULA 01 PROF ALINE FERNANDES

DESENHO DE ARQUITETURA PLANTA BAIXA AULA 01 PROF ALINE FERNANDES DESENHO DE ARQUITETURA PLANTA BAIXA PLANTA BAIXA PLANTA BAIXA PLANTA BAIXA PLANTA BAIXA PLANTA BAIXA PROJETO ARQUITETÔNICO SÍMBOLOS GRÁFICOS PASSOS PARA MONTAGEM DE PLANTA BAIXA: 1. Deve-se estimar o tamanho

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de

Leia mais

Memorial Descritivo Rua dos Templários, 335 São Paulo

Memorial Descritivo Rua dos Templários, 335 São Paulo Rua dos Templários, 335 São Paulo ÍNDICE CAPÍTULO I Subsolos página 04 Acesso Veículos e Rampas Acesso de Pedestres na Portaria Portaria WC Portaria Hall Social Escadas Externas Depósitos Pressurização

Leia mais

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Estaleiros de Equipamentos e Obras isep Engenharia Civil Estaleiros de Equipamentos e Obras [EEQO] Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil Eduardo Azevedo, nº 980019 Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro

Leia mais

ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE EVENTOS E CONVENÇÕES NA CIDADE DE JACAREÍ

ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE EVENTOS E CONVENÇÕES NA CIDADE DE JACAREÍ ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE EVENTOS E CONVENÇÕES NA CIDADE DE JACAREÍ Thais Ragagnan Carvalho 1 Orientador Prof. Dr. Selso Dal Belo 2 1 Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Engenharia, Arquitetura

Leia mais