Relatório de Atividades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Atividades"

Transcrição

1 Relatório de Atividades

2 Nossas Unidades Sede Administrativa R: Prof. Jacira de Carvalho, 70 Jaçanã / São Paulo CEP: Tel: Unidade Albertina Rua Pedro Gomes, 25 Vila Albertina / São Paulo CEP: Tel: Unidade Bortolândia Rua Tereza Bortolo, 71 Tremembé / São Paulo CEP: Tel: Promove Ação Sócio Cultural CNPJ: / Data de Fundação: 21/11/90 Data de Registro: 30/12/92 CNAS: /93-92 CMDCA: 394/CMDCA/94 Certificado de Matrícula SAS: Certificado de Matrícula SEADS: 4801 Certificado de fins filantrópicos: Processo nº /97-55 Utilidade Pública Federal: Decreto de 17/08/1998 Utilidade Pública Estadual: Lei nº de 26/11/1996 Utilidade Pública Municipal: Decreto nº de 08/12/1997 Unidade Aclimação Rua Muniz de Sousa,1304 Aclimação / São Paulo CEP: Tel: Unidade Jaçanã R: Prof. Jacira de Carvalho, 70 Jaçanã / São Paulo CEP: Tel: Unidade Mazzei Rua Santo Stéfano, 118 V Guilherme / São Paulo CEP: Tel: Unidade Penteado Av. Pd. Orlando G. Silveira, s/nº Brasilândia / São Paulo CEP: Tel: Unidade Ponte Pequena R Paulino Guimarães, 279 Armênia / São Paulo CEP: Tel:

3 Apresentação A Promove Ação Sócio Cultural é organização sem fins lucrativos, fundada em 1992 a partir de uma clínica multidisciplinar com o intuito de oficializar as ações sociais lá realizadas. A organização ao longo dos anos, tem buscado aprimorar seus serviços, sempre conectada às transformações do mundo moderno, respeitando e valorizando as particularidades do público alvo e o contexto sócio-econômico-familiar no qual estão inseridos. Trabalhando em rede de cooperação, com organizações congêneres, parceiros e apoiadores, busca a ampliação e o melhor aproveitamento das atividades desenvolvidas junto à comunidade. Atualmente, por meio de suas unidades, realiza um trabalho de inclusão apoiado em uma linha de ação sócio-educativa e psicossocial com crianças, adolescentes e adultos, centrado no eixo família-comunidade, de forma a promover melhoria na qualidade de vida, assim como facilitar o processo de inclusão social e resgate da cidadania. "Criar oportunidades para potencializar as capacidades de crianças e adolescentes através de ações sócioeducativas e culturais, a fim de favorecer o autodesenvolvimeto". Missão da Promove Ação Sócio Cultural

4 Unidades de Trabalho

5 Unidade Aclimação Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...02 Educadores Nível Superior...09 Educadores Nível Médio...00 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...05 Estagiários Voluntário Total Parcerias "Este ano, meu filho M.L.M.F (2 anos MGI) conseguiu a vaga no CEI, foi um ano de muito aprendizagem. O M. aprendeu as cores, as musicas, a conviver com outras crianças, o seu desenvolvimento a cada dia fica melhor. Agradeço as professoras e a direção". Alcimone Lopes da Silva (mãe) Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Abastecimento Mesa Brasil Centro de Educação Infantil Nove de Julho Rua Muniz de Sousa, Aclimação Tel:

6 Unidade Aclimação No gráfico resposta dos pais e responsáveis ao serem questio-nados sobre o efeito de suas participações nos encontros e reuniões promovidas pela Unidade: O Centro de Educação Infantil - Nove de Julho esta localizado no Bairro da Aclimação, e durante o ano de 2011 atendeu um total de 95 crianças com idade entre 1 e 3 anos. Com ações focadas no cuidar, educar e brincar a Unidade implementou aproximadamente atendimentos por mês, por meio da atuação de 16 profissionais formados na área de pedagogia e psicopedgogia. Além das ações internas, a Unidade propiciou 7 passeios à Parques, Zoológicos, Teatros e Buffets com foco em ações lúdicas. Realizaram-se 11 encontros de formação junto aos profissionais, além da participação da gerência no Fórum de Educação Infantil. Mensuração do resultado da Avaliação de Satisfação aplicada junto aos pais e familiares, sobre o serviço ofertado pelo CEI: Profissionais

7 Unidade Albertina "...foi uma benção para a T. minha filha queria muito trabalhar e ficou ainda mais responsável..." Eliene da Silva mãe de T. N. S. 16 anos Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...03 Educadores Nível Superior...07 Educadores Nível Médio...00 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...04 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Total Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Jovens Rua Pedro Gomes, 25 - Vila Albertina Tel:

8 Unidade Albertina Foram realizados 453 atendimentos a famílias, 78% respondeu ter recebido atendimento adequado sempre que procurou o serviço. No gráfico resposta dos pais e responsáveis ao serem questionados sobre o efeito dos grupos de pais na vida destes: A Unidade Albertina esta localizada no distrito do Tremembé, e realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Jovens, com curso de formação profissional na área de Assistente Administrativo com carga de 800 horas anuais. Durante o ano de 2011, 145 jovens participaram das atividades com a certificação de 88 jovens. Através da inserção de 43 jovens como aprendizes, 11 efetivaram-se ao fim do curso. Já os familiares participaram do Sarau promovido para o encerramento da oficina de Literatura Suburbana e também do Buffet de Fomatura. As famílias também participaram ativamente das demandas internas a exemplo de dificuldades de relacionamento entre os jovens e auxiliaram a rever os procedimentos funcionais. Entre as atividades, o destaque vai para o Seminário sobre Respeito realizado pelos jovens e apresentado aos pais. No gráfico resposta dos pais e responsáveis ao serem questionados sobre o efeito das atividades observadas nos jovens:

9 Unidade Bortolândia Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...00 Educadores Nível Superior...01 Educadores Nível Médio...00 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...01 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Serviço Social da Indústria Total Núcleo de Convivência de Idosos Rua Tereza Bortolo, 70 - Bortolândia Tel:

10 Unidade Bortolândia Com o objetivo de atender de maneira global às necessidades do público atendido, o Núcleo de Convivência de Idosos, implementou suas ações por meio de 4 eixos: Corpo: os exercícios físicos para a pessoa idosa, foram desenvolvidos a partir de atendimentos em atividades de Yoga, dança, ginástica, caminhadas, com foco no desenvolvimento de qualidade de vida e na sensação de bem-estar, levando à um estilo de vida ativo capaz de manter a capacidade funcional e de autonomia física. Arte: as atividades artísticas tiveram por objetivo junto aos idosos a resignificação de sua auto-confiança, de seu sentimento de produtividade, e favorecimento de sua auto-imagem e expressão emocional. Por meio das atividades de artesanato, e tecnicas de pintura, foram implementadas atendimentos. Memória: desenvolveu-se 727 atendimentos em oficinas com o objetivo de favorecer o conhecimento e treinar os processos de memorização, baseada em exercícios de atenção, concentração, exercícios de narração, escrita de sua própria história entre outros, são essenciais para a terceira idade. Cidadania: atendimentos em atividades que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento de seus direitos e da possibilidade de atuaçao na sociedade, aspectos estes fundamentais para ser um cidadão. Segundo pesquisa 95% dos idosos disseram ter aprendido algo novo, e 100% apontaram que gostariam de continuar em Dentre os apontamentos, segundo os idosos as áreas de maior mudança após frequentar o serviço foram: executar com maior independência as atividades domésticas (89%); aumento da independência no autocuidado (85%); aumento no gosto do que faz no meu dia a dia (83%); gostar mais de si (83%); sente-se motivado para viver (77%). O curso de alfabetização de adultos foi implementado na Unidade em epígrafe em resposta as solicitações das famílias e idosos frente a necessidades de alfabetizar-se. Durante o ano de 2011, foram atendidos 20 pessoas com idade superior a 60 anos, com 90% de frequência diária.

11 Unidade Jaçanã Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...04 Educadores Nível Superior...05 Educadores Nível Médio...00 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...04 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Cultura Total Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiências e suas Famílias R. Profª. Jacira de Carvalho, 70 - Jaçanã Tel:

12 Unidade Jaçanã O Projeto Talentos Especiais, criado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (SEC) em 2001, e tem como proposta trabalhar pela inclusão social de pessoas com deficiência por meio de oficinas culturais, contemplou durante o ano de 2011 atendimento na área teatral a 30 jovens. As ações desenvolvidas resultaram na apresentação de uma oficina teatral aberta à 60 familiares. Favorecer a inclusão social de 200 jovens e adultos com deficiência, eis o mote das ações da Unidade Jaçanã. A Unidade implementou durante o ano de 2011, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, aproximadamente atendimentos por meio de ações da equipe multidisciplinar, oficinas e atividades externas. Com o objetivo de sensibilizar, informar e ampliar a discussão sobre a temática da deficiência, desenvolveu-se junto aos profissionais da Rede Sócio Assistencial o 1º Seminário: Deficiência - Mitos e Verdades, que apresentou as características, definições, e formas de intervenções frente a deficiência intelectual e a doença mental, diferenciando-as. As atividades implementadas, somadas a ações de divulgação da Lei de Cotas, e da importância social na inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, possibilitou a inclusão de 15 jovens e adultos em espaços de trabalho. As famílias foram assistidas durante todo o ano, por meio de ações grupais e individuais sempre que solicitado por estas, ou pela equipe técnica. Neste empenho a Unidade realizou atendimentos junto as famílias, fomentando ações de geração de renda, grupos informativos, grupos de apoio, encaminhamentos e atenção as demandas individuais. No gráfico resposta dos pais e responsáveis ao serem questionados sobre terem ou não observado melhoras no desenvolvimento de seus filhos: No gráfico resposta dos pais e responsáveis ao serem questionados em que áreas observaram melhoras no desenvolvimento: No relacionamento com a comunidade

13 Unidade Mazzei "O histórico de creche para mim era assustador, ao ligar a TV as notícias de milhares de tragédias, relutei em colocar o meu filho na creche mas era preciso. Hoje agradeço a Deus por ter preparado essa vaga, a creche é incrível, meu filho é mais bem tratado do que em casa, alimentação, as professoras e desde a entrada a família é bem recebida. Nos dias que não tem creche o meu filho chora muito". Mãe de R.M - 3 anos Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...00 Educadores Nível Superior...05 Educadores Nível Técnico...14 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...05 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Abastecimento Total Centro de Educação Infantil Vereador André Nunes Júnior Rua Santo Stéfano, Vila Isolina Mazzei Tel:

14 Unidade Mazzei O CEI Vereador André Nunes Jr. pautou durante o ano de 2011 suas ações no aperfeiçoamento de suas práticas, buscando um atendimento de melhor qualidade junto aos profissionais, famílias, crianças e comunidade, pautada em ações definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Em suas ações fomentou-se a importância da família no cotidiano do CEI, a preservação do direito da criança e o fortalecimento do papel da família. Nas reuniões com os pais tivemos uma participação de em média 87%, em que se percebe a motivação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, fato este que é diariamente discutido com a equipe. No ano de 2011 realizou-se o atendimento de 137 crianças sendo 46 em berçário, e destaca-se o atendimento de uma criança com deficiência. Contamos com 91% de freqüência, tendo um índice baixo de ausências caracterizado por intercorrências de saúde e férias da família.

15 Unidade Penteado Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...01 Educadores Nível Superior...07 Educadores Nível Médio...02 Educadores Nível Fundamental...04 Administrativos e Infra-estrutura...05 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Serviço Social da Industria Instituto Leo Madeiras Total Circo Escola Enturmando de Vila Penteado Av. Padre Orlando Garcia da Silveira, s/nº - Vila Penteado - Tel:

16 Unidade Penteado Entre as famílias entrevistadas, 84% apontaram ter recebido orientação sempre que solicitado na Organização, 86% informaram terem participado das reuniões de pais. Com esta participação 61% apontou ter percebido mudanças positivas na forma de lidar com o filho, 53% sentiram-se mais próximos do filho, 34% sentiramse mais próximos da Organização. Localizada no distrito da Brasilândia, a Unidade desenvolveu em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dentro da Proteção Social Básica, o Projeto Circo Escola Enturmando, implementando ações junto a crianças e jovens na faixa etária de sete a dezessete anos e onze meses de ambos os sexos através de 3 grandes eixos de Trabalho: Acolhimento; Convivência e o Programa Educar no Trabalho. Durante o ano de 2011, 600 crianças e jovens foram matriculadas nas atividades desenvolvidas pela Unidade, com freqüência média de 72% de presenças. Totalizando na unidade atendimentos. Entre as crianças e adolescentes, que participaram do processo de pesquisa, 94% respondeu ter aprendido coisas novas durante o ano de freqüência nas atividades de arte educação, e 93% pretendem permanecer durante o ano de Segundo os mesmos a freqüência no serviço da Unidade possibilitaram as seguintes influências em seu cotidiano escolar (possibilidade de mais de uma escolha no questionário): 50% passaram a entender mais as matérias da escola; 35% apontaram estar aprendendo com maior facilidade e 30% sentiu-se mais valorizado pelos professores e colegas. 56% apontaram sentirem-se mais felizes, 46% disseram ter mais amigos, e 36% pensam mais no futuro, resposta das crianças ao serem questionadas sobre a influência das atividades em suas vida.

17 Unidade Ponte Pequena " Gosto muito daqui, porque sou bem recebida pelos funcionários e a homenagem no dia das mães foi emocionante. " Lucineide mãe dos gêmeos A.I. e I., frequentes do MGII Profissionais envolvidos Educadores Pós Graduados...02 Educadores Nível Superior...09 Educadores Nível Médio...00 Educadores Nível Fundamental...00 Administrativos e Infra-estrutura...06 Estagiários Voluntário Parcerias Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Abastecimento Programa Nacional de Alimentação Escolar Total Centro de Educação Infantil Lar Criança Feliz Rua Paulino Guimarães, Ponte Pequena Tel:

18 Unidade Ponte Pequena Localizada na Região central de São Paulo, a Unidade Ponte Pequena desenvolveu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação o Centro de Educação Infantil Lar Criança Feliz, que atua no atendimento educacional junto a 132 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. Durante o ano de 2011 as atividades voltaram-se a ações que possibilitassem uma maior aproximação entre familiares, organização e crianças. Realizaram-se 4 grandes encontros, uma exposição com os trabalhos elaborados pelas crianças além dos eventos comemorativos dos dias das mães e dos pais. As ações promoveram a participação de 83% das famílias. Destes 93% informaram terem percebido mudanças positivas na relação com seus filhos.

19 atividades

20 Atividades mensais FEVEREIRO Realização de Baile de Carnaval com desfile de fantasias envolvendo crianças e equipe. Formação de professores, coordenadora pedagógica e direção- Instituto Avisa-la Tema: Adaptação A Unidade Jaçanã realizou mudança de imóvel, para espaço com acessibilidade adequada. Participação na inauguração do Centro de Acolhida para Adultos - Jaçanã. Participação dos gerentes dos serviços: NAIS; CEDESP e NCI, juntamente com o Presidente da Organização, na reunião de avaliação dos serviços implementado pelo CRAS UMA. MARÇO Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Demanda / EOL/ Portaria 3969 C e r t i f i c a ç ã o A u t o r i z a ç ã o d e Funcionamento e outros Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: O tempo na Educação Infantil Concepção de Rotina A Unidade Mazzei realizou Reunião de Pais Palestra com a dentista Dra. Luciana Pincinatto Saúde Bucal e com a direção do CEI Tema: O melhor projeto de vida Visita do Instituto Avisa-la para discussão e planejamento da Formação voltada a equipe de profissionais do Serviço. Participação na reunião da Pré- Conferência e da IX Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo, e eleição da comissão para a conferência. Formação Instituto Avisa-la, com o desenvolvimento dos temas: Deficiência; Inclusão Social; discussão do filme King Gimp O Lutador. Os Jovens da Unidade Albertina realizaram visita ao Metrô e ao Palácio dos Bandeirantes. ABRIL Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Lei dos deficientes/ Férias de Janeiro Abaixoassinado e outros Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Seqüências Didáticas A Unidade Mazzei realizou a Festa da Páscoa em parceria com a Escola Tarsila do Amaral Páscoa Solidária Ação Coletiva de Saúde Bucal Dra. Luciana Pincinatto UBS Isolina Mazzei F o r m a ç ã o p a r a C o o r d e n a d o r e s Pedagógicos DRE Jaçanã / Tremembé DOTE Tema: Concepção de Criança na PMSP Encontro de Formação com as Famílias, realizado em parceria com o Instituto APAE, com a discussão do tema: Envelhecimento, fim de vida e Morte.

21 Atividades mensais Realização da Festa de Páscoa, com entrega de chocolate. Os Jovens e profissionais da Unidade Albertina realizaram visita á Feira Reatech, CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, e a Fundação Itaú Cultural. Participaram ainda de Palestras na OAB: Nova mudança Ortográfica da Língua Portuguesa, Renegociação do contrato de trabalho em tempos de crise. MAIO Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Lei dos deficientes/ Merenda /Férias de Janeiro Abaixo-assinado e outros Participação em formação sobre Merenda Escolar: Procedimentos a adotar no preparo de alimentos Equipe (Cozinheira e Auxiliares) DRE Jaçanã/ Tremembé Realização de Festa de dia das mães Participação na formação do Instituto Avisa-la, com o desenvolvimento dos temas: Avaliação e Plano de Atuação do Projeto. Participação dos aprendizes da Unidade Jaçanã no Passeio Ecológico ao Horto, com o implemento de atividade Culturais, Desportivas e de Consciência Ambiental. Participação das Famílias atendidas no ultimo encontro de Formação com as Famílias, realizado em parceria com o Instituto APAE, com a discussão do tema: Envelhecimento, fim de vida e Morte Aspectos Jurídicos. Participação dos Educadores e Aprendizes da Unidade Jaçanã no SABADANIA, evento realizado pelo CIC Norte, com a atuação dos mesmos no desenvolvimento de um curso de Artesanato junto à Comunidade. Participação na Reunião da Comissão do Idoso e da Assistência Social, na Câmara Municipal, para discussão do repasse atualizado da verba de convênio, bem como, o repasse da 13ª parcela. Os jovens e profissionais da Unidade Albertina realizaram visita ao Centro Cultural do Itaú, Tribunal de Contas, a Organização Laramara, Espaço Catavento, a Sala São Paulo, nesta últma com apresentações da Orquestra de SBC e do Coral OSESP. JUNHO Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Cantos/ Planejamento / Organização de Festas Participação na reunião Setorial de Gestores Tema: Violência nas escolas. Formação Instituto Avisa-lá, com o desenvolvimento dos temas: Avaliação e Plano de Atuação do Projeto. Participação dos aprendizes da Unidade Jaçanã no Passeio monitorado ao Metro de São Paulo. Participação no encontro das Escolas da Zona Norte Particpação dos jovens e profissionais da Unidade Albertina na Caminhada realizada pelo Horto Florestal, além de visita ao Palácio dos Bandeirantes, ao Centro Cultural da Juventude.

22 Atividades mensais Participação dos Gerentes, estagiários e profissionais na Conferência Regional da Assistência Social. JULHO Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Linguagem Verbal / Trabalho em Equipe Festa Julina Participação de funcionários, usuários, família e comunidade. Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Tema: Lei de Cotas/ Merenda e outros Participação do Gerente de Serviço da Unidade Jaçanã na Comissão dos Jogos Cooperativos no acompanhamento das ações implementadas no Pleiades. Participação dos usuários e equipe nos Jogos Cooperativos implementados no Pleiades. AGOSTO Passeio das crianças da Unidade Mazzei ao Sitiolândia Participação no Projeto de Uso Racional da Água (PURA) Sabesp Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema:Instrumentos metodológicos do professor Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas :Novas Portarias Nº3477 /3478 e 3479 / Adiantamento salarial e outros Participação da Equipe da Unidade Jaçanã no evento de formação da ABADS: Atendimento à Diversidade - Diagnóstico, Manejo e Atendimento Educacional Especializado na Área do Autismo e da Deficiência Intelectual, a formação esta contemplada dentro do dia de parada do Serviço. Participação na Reunião extraordinária do Fórum da Assistência Social. Participação na Conferência Municipal da Assistência Social. Participação dos jovens e profissionais na Palestra realizada pela OAB sobre Como ampliar as chances de colocação profissional no atual mercado de trabalho - Dicas e Orientações, além de visita á Bolsa De Valores de São Paulo, ao Museu da Língua Portuguesa e ao abrigo Luz do Mirante.

23 Atividades mensais SETEMBRO Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Dissídio/ Merenda / Projeção 2012 e outros. Participação na III Jornada Pedagógica ( Conviver e Apreender) CEU Jaçanã Temas: A escuta da criança e a gestão pedagógica; como a escola deve organizar o trabalho com a leitura e A inclusão de estudantes TGD no Ensino Regular. Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Linguagem Artística Passeio das crianças e professoras da Unidade Mazzei a Sitiolândia. Realizou-se em Parceria com a Promove, e o Cras Jaçanã / Tremembé a Capacitação Técnica Coletiva da Rede Sócio Assistencial Jaçanã / T r e m e m b é, n o C E U J a ç a n ã, c o m o desenvolvimento do tema: Deficiência Intelectual: Mitos e Verdades. A Palestra foi ministrada pelo Psiquiatra da APAE Dr. Frederico Camelo Leão, com a participação de 214 profissionais da Rede. Realização de um Encontro Coletivo, pais e aprendizes para participação na Palestra de Saúde Bucal. Recepção da Equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para apresentação do trabalho implementado na Unidade, sessão de fotos, e coleta de depoimento. O material será utilizado para confecção do Livro sobre Economia Solidária. Recepção das famílias atendidas pelo CRAS no programa BPC na Escola com apresentação do projeto e do Espaço, desenvolvimento de Oficina de Biscuit integrada às famílias já atendidas pela Promove. Participação dos Jovens e profissionais da Unidade Albertina no espetáculo de teatro implementado pelo SESI Espiral do Tempo, Pré Conferência sobre DST AIDS, visita ao Museu Afro. OUTUBRO Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Brincar é preciso Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Portaria de matrícula nº 5033/11 e outros Participação da equipe no I Encontro de Formação Grão da Vida Boas Práticas na Educação Infantil Temas: Culinária Como ser criativo com o que recebemos de alimento da Prefeitura; Construção de Brinquedos; O cuidado com o outro: Toques Sutis e Yoga entram na escola; Artes, Intervenções e Materiais e Os textos da cultura da infância. Participação da equipe da Unidade Mazzei na Palestra A cultura popular na Infância Grão da Vida Participação na I Jornada de Tecnologia da Educação As mídias na Educação Infantil CEU Jaçanã Realização de Festa do Dia das crianças com jogos, brincadeiras e oficinas. Realização de reunião junto a equipe de monitoramento do CRAS Jaçanã para avaliação do evento de Capacitação Técnica Coletiva da Rede Sócio Assistencial Jaçanã / Tremembé, no CEU Jaçanã, onde desenvolveu-se o tema: Deficiência Intelectual: Mitos e Verdades.

24 Atividades mensais Capacitação técnica com a participação dos educadores na Palestra de Saúde Bucal realizada pela APCD Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Participação no evento TREMEMBÉ EM AÇÂO. Participação dos aprendizes da Unidade Jaçanã no passeio ao Teatro SESC Belenzinho para assistir a peça A história do Soldado. Encontro de pais e familiares do programa BPC na Escola, realizado na Promove com apresentação da Palestra de Saúde Bucal realizado pela APCD. Realização do Evento de fechamento do curso de Teatro, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura com a participação dos aprendizes do curso de teatro, familiares e demais usuários da Unidade. NOVEMBRO Parceria com a UBS Isolina Mazzei para vacinação de Varícela realizada na Unidade Mazzei para crianças e funcionários Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Organização do espaço e materiais para a brincadeira Participação no FEI (Fórum da Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo) Temas: Fechamento dos trabalhos de 2011 e proposta para Participação da Coordenadora Pedagógica e duas professoras da Unidade Mazzei no Encontro de formação de Educação Infantil Temas: A família e a aprendizagem; Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e sua identificação precoce na infância; Ambiente letrado, base da aprendizagem; Danças circulares; A construção do conhecimento conduzida pela emoção, pela ação e pela experiência Participação da Direção na palestra Diretrizes, orientações, caderno de atividades e a temática étnico racial CEU Jaçanã. Participação dos aprendizes no passeio ao Teatro SESC Belenzinho. Participação da Gerente de Serviço e da Cozinheira do Encontro para Apresentação do Manual Prático para uma alimentação Saudável, realizado pela SMADS no ESPASO. Participação na Primeira Feira de Negócios de Inclusão Produtiva, com exposição dos produtos confeccionados pelos jovens, realizada pela SMADS no ESPASO. Realização de Evento de Comemoração do 21º Aniversário da Promove realizado na Unidade Penteado, com a Participação dos Jovens Aprendizes e suas Famílias. Realização do Show de Talentos na Unidade Jaçanã. Realização de encontro no CRAS Tremembé junto as mães do programa BPC na Escola, com apresentação do Serviço implementado pela Promove e desenvolvimento da Oficina de Natal junto as mesmas. Participaram do encontro 17 famílias. Os Jovens e profissionais da Unidade Albertina realizaram visita ao Tribunal de Contas da União.

25 Atividades mensais DEZEMBRO Parceria com o Instituto Candido que oportunizou as crianças a irem ao Cinema Shopping Santana Parque Filme Happy Feat II Parceria com o Instituto Candido participação das crianças em oficinas ministradas pelos formandos do Colégio Objetivo Alphaville. Formação de professores, coordenação pedagógica e direção Instituto Avisa-la Tema: Avaliação da formação - Todo dia igual, todo dia diferente : a prática educativa com crianças de 0 a 3 anos Participação dos Aprendizes no passeio implementado pelo CRAS Jaçanã, frente ao Programa BPC na Escola para o Centro Cultural São Paulo, espetáculo Brincando com a Música. Participação dos Usuários e Educadores, no evento Nossos Talentos, implementa-do p e l o C R A S J a ç a n ã / T r e m e m b é e Organizações do distrito do Tremembé, realizado no Instituto Dom Bosco Unidade Bom Retiro. Realização de Reuniões junto aos pais e reponsáveis, com apresentação das ações implementadas no ano, planejamento para o ano de 2012, devolutiva do desenvolvimento e rematrícula. Realização de Formatura. Realização de Festa de Natal.

26 Diretoria - Conselho - Comitê Gestor - Colaboradores

27 Diretoria e Conselho Conselho Administrativo Ricardo de Almeida Meloso... Presidente Adalberto Guido de Oliveira... Vice-Presidente Rosemary Vellozo de Siqueira Meloso... Diretora Administrativa Edna de Próspero Marchini... Diretora Financeira Conselho Fiscal Gilberto Perissinotti Maria Lucia Reis Vanderlei de Espindula Suplentes Daniela Montresol Corrêa Juliano Henrique Donassan Paula Lusa B. O. Soares Associados Antonio Carlos Paulino Elisangela Gomes Santos Claudia Aparecida S. Aloi

28 Colaboradores ADRIANA DA SILVA LOURO AGRICIA RAMOS URSINE ALIANA SILVA COELHO ANA LUCIA MARTINS DOS SANTOS REIS ANA MARIA GUERREIRO SANTOS ANDREIA BONFA LOURENÇO ANGELA DE SOUZA TONDA ALVES ANTONIO PINHEIRO DA SILVA ARIOVALDO DOS SANTOS CAMILA ALESSANDRA ALMEIDA FERREIRA CARLA CRISTINA DOS SANTOS CARLA DOS SANTOS CASSIA PINHEIRO DE SOUZA CINTIA DE JESUS BARBOSA CLAUDIA APARECIDA DE SOUZA ALOI CLEONICE DA SILVA NEVES CRISTIANE BORGES GALANO DA SILVA DAIANE OLIVEIRA SILVA DANIELA MONTRESOL CORREA EDMILSON LOTÉRIO MENINO ELIANA PEREIRA TOMAZ ELIANE FERREIRA MACEDO ELIANE MARTINS PEREIRA ELISA MARIA DA CONCEIÇÃO ELISABETE GOMES SAMPAIO ELISANGELA GOMES SANTOS ELIZABETH ALEXANDRE ERENILSA AMANCIO DE OLIVEIRA ESTHER MUKASEY EULICE DA SILVA SANTOS FERNANDA AGOSTINHO GAMA FRANCISCO MOITINHO GERALDO ANDRE APARECIDO SILVA GILBERTO MENDONÇA PRIMO GIRLEIDE MELO CARVALHO GISELE GOMES DE SOUSA GISELLE SASSONE GRASIELA DE ASSIS OLIVEIRA HERMINIA GOUVEA PIRES DE SOUZA IRENE DE OLIVEIRA BRITO IVAN DANIEL DO SACRAMENTO IVONE PEREIRA DA SILVA JANAINA GORETTI RIBEIRO JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA JOSÉ NILTON MOURA DA SILVA JULIANO HENRIQUE DONASSAN LEDA CRISTINA ARANHA VIEITEZ LEONILDA LOPES BESERRA LILIANE CRISTINA DE CAMPOS LUCELIA APARECIDA BARBOZA LUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA LUCIMARY DE OLIVEIRA GOMES LUDMILA WALESKA MARTINS MARCELLE ALMEIDA TEODORO MARCIA FERNANDES SILVA MARIA DA CRUZ MENDES DAS CHAGAS SILVA MARIA DA PENHA SILVA SOUSA MARIA DE FATIMA SANTOS MARIA LEDA DE CARVALHO MARIA SEBASTIANA MELO SILVA MARILENE DOS SANTOS CALIXTO MONICA ANTINORI PASSEGGIO MONICA GONÇALVES SANTOS MONIQUE BARBOSA CHAGAS PAULA CATARINA MENDONÇA PAULA LUSA BAIRRAO DE OLIVEIRA SOARES RAIMUNDO SEVERINO DA SILVA RENATO SOARES RAMOS RESENA DIAS BATISTA RICARDO ALENCAR PEREIRA RICHELY RAIMON RIBEIRO COSTA ROGENIA CRUZ MACEDO DARUICHE ROSANGELA A CANDIDO BALTAZAR ROSANGELA KARINA MIGUEL ROSELY FERNANDES SILVA ROSILENE BENTO PEREIRA SANDRA APARECIDA VANNUCCI SANDRA PAES DA SILVA SANDRA REGINA PEREIRA SHIRLEY DA SILVA BARTOLOZI SILVIA GONÇALVES MENDES SOLANGE SILVA SANTOS SONALLY MARIA PEREIRA DE ANDRADE SUELI SACRAMENTO OLIVEIRA VALDENICE SANTOS DO NASCIMENTO VALMIR FERREIRA DA ROCHA VANDERLEI DE ESPINDULA VANDIRA PINHEIRO COELHO VANESSA CARLA RODRIGUES VANIA DA SILVA SOUSA VERONICA CRUZ OLIVEIRA SANTOS VILMA DE OLIVEIRA VILMA MARIA BARBOSA TABARRO VIVIAN ODETE MARTINS LACRETA VIVIANE CRISTINA VIEIRA WANDA ALICE PEREIRA ORTIZ RODRIGUES

29 PARCEIROS

30 Colaboradores Alguns de nossos parceiros durante o ano de Andrade Construtora Baptista Designer Benfica Transportes Biblioteca Raul Boop Blue Angels Carpet Express Casa de David CIC Norte CMDCA Confraria Vitória Régia Conselhos Tutelares Jaçanã / Tremembé / Santana / Tucuruvi / Brasilândia Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé Centro de Referência de Assistência Social CRAS Cras - Freguesia do Ó CRAS - Jaçanã/Tremembé Creas Jaçanã /Tremembé DRADS Escola Tarsila do Amaral Escolas Municipais e Estaduais Oficina Paulista de Artes Frigorífico União Fundação Gol de Letra Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo Grupo Norte Forte Hipermercado Andorinha Hipermercado Bergamini Instituto Cândido de Desenvolv. Social IT Mídia Jornal da Zona Norte Lojas Marisa Lojas Riachuelo Lorenzetti Mesa Brasil SESC - São Paulo Mirman Empreendimentos e Incorporações Modas Super M Moinho Água Branca Nissin Ajinomoto Alimentos Ltda Padovani Produtos Alimentícios Pães Gime Palazzo Reale Flats & Serviços Panco Pamfis Laticínios Parque da Aclimação PNK Serviços Gráficos Polato - Material de Construção Portal da Terceira Idade Positiva RH Serviços em Relações Sociais Ltda Posto de Bombeiro do Tucuruvi Posto Ipiranga REBRAF Record Rede da Vila Albertina Requinte Ateliê Revestelar Revista do Terceiro Setor Riseg - Segurança Contra Incêndio Rose Moda Atual Rotary Club Freguesia do Ó SABESP SEADS Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social SEBRAE - Unidade Santana Secretaria de Estado da Cultura - Talentos Especiais SEMAB Banco de Alimentos Serviço Nacional de Aprendizagem Social SESI Serviço Social da Industria SMADS Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social SME Secretaria Municipal de Educação Sócios-contribuintes Star Byte Steck Sub-Prefeitura Jaçanã/Tremembé Sub-Prefeitura Santana / Tucuruvi Supermercado Yamauchi Telecentro Bortolândia Tremembé na Linha Truferia Suíça UBS Conjunto UBS Vila Albertina UBS Wamberto Dias Costa UNIP Vergueiro (Nutrição) UTC Engenharia S/A

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015.

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. APRESENTAÇÃO O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. Seja parceiro de um serviço que é referência em geriatria

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Folhinha SSS

Mostra de Projetos 2011. Folhinha SSS Mostra de Projetos 2011 Folhinha SSS Mostra Local de: Cornélio Procópio. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal Sebastião Severino da Silva. Cidade: Itambaracá

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL DO MARANHÃO ICE/MA MISSÃO: Difundir o conceito de desenvolvimento sustentável de modo a incentivar as empresas a adotarem a responsabilidade social

Leia mais

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos Missão Promover programas sustentáveis e contínuos, priorizando a educação da criança e o re-erguimento da família formando bases sólidas na diminuição das desigualdades sociais. Títulos Reconhecida com

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Terceira Idade e Movimento

Mostra de Projetos 2011. Terceira Idade e Movimento Mostra de Projetos 2011 Terceira Idade e Movimento Mostra Local de: Campina Grande do Sul Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Projeto do Plano Conferência Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano com ampla participação dos setores da sociedade Realizar a Conferência com a participação de todos os setores da sociedade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2008

PLANO DE TRABALHO 2008 PLANO DE TRABALHO 2008 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DA ENTIDADE: Casa de Nazaré Centro de Apoio ao Menor 1.2. Endereço: Rua Coronel Timóteo nº 350 1.3. Bairro: Cristal 1.4. Região CORAS: 05 1.5.

Leia mais

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa Viver é Melhor Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV) Cidade: Londrina/PR

Leia mais

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta ASSOCIAÇÃO DE CEGOS LOUIS BRAILLE CNPJ. 88173968/0001-60 Endereço: Rua Braille, 480 Núcleo Residencial Costa e Silva Bairro: Rubem Berta POA-RS - CEP: 91150-140 e-mail: acelb@terra.com.br Fone: 3344-18-04-33406840

Leia mais

www.sescoopsp.coop.br

www.sescoopsp.coop.br Gerência: Mario Cesar Ralise PROMOÇÃO E SAÚDE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA SESCOOP CULTURAL COOPERATIVIDADE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PROGRAMAS DE PROMOÇÃO SOCIAL CAMPANHAS EDUCAÇÃO COOPERATIVA CICLO

Leia mais

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão OS RECURSOS FINANCEIROS DO ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA TV GLOBO realiza CAMPANHA CRIANÇA ESPERANÇA com programa na TV UNESCO recebe DOAÇÃO e apóia diferentes

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Projeto Social: Desde 2005, o Polo Design Center, realiza projetos de revitalização nas estruturas físicas de Instituições Assistenciais da região do ABC paulista.

Leia mais

Investimento Social Privado em Educação Infantil. Projeto AES Eletropaulo nas Escolas

Investimento Social Privado em Educação Infantil. Projeto AES Eletropaulo nas Escolas Investimento Social Privado em Educação Infantil Estratégia da AES Responsabilidade Social Educação, Cultura e Esporte Negócio Inclusivos e Sociais Quem somos O Centro Educacional Infantil Luz e Lápiséuma

Leia mais

Serviço Social: inovação dos serviços em Bibliotecas Públicas

Serviço Social: inovação dos serviços em Bibliotecas Públicas Serviço Social: inovação dos serviços em Bibliotecas Públicas SERVIÇO SOCIAL NA BSP SERVIÇO SOCIAL NA BSP BSP COMO ESPAÇO CULTURAL COM AÇÃO CENTRADA NA LEITURA A LEITURA é vista pela BSP como fundamento

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): responsável: Simone da Silva de Paula corresponsável: Lucilene Fernandes Realização: Foco O Projeto Quem

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS 1. Categorias profissionais que já compõem o SUAS RS: - Psicólogo - Assistente Social - Advogado - Educador Social - Nutricionista - Pedagogo - Enfermeiro - Estagiários - Supervisores e Coordenação - Técnico

Leia mais

Juventude com Arte, Saúde e Cidadania Autores: Ellen da Silva Mourão; Giovanna Grasiane de Sousa; Preceptora de Serviço: Maria Regina de Paula Fagundes Netto; Preceptora Acadêmica: Lêda Maria Leal de Oliveira.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ A N E X O I E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 01/2015 D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S RETIFICAÇÃO

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Coordenação Técnica. Iniciativa

Coordenação Técnica. Iniciativa Coordenação Técnica Iniciativa Características do programa Conjunto de ações de formação para jovens entre 16 a 21 anos moradores das periferias das grandes metrópoles. Objetivos compartilhados Coordenação

Leia mais

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade Universidade Livre para a Eficiência Humana Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade MISSÃO Realizar ações inovadoras de inclusão social no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Metas

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Metas EDUCAÇÃO ESPECIAL Metas Meta 4 (compatível com a meta do Plano Nacional de Educação) Meta 4: universalizar, para a população com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

SEMEAR Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação, uma entidade considerada de utilidade Pública Federal, com data de fundação em 12 de Outubro de 1985, foi registrado como Associação Civil

Leia mais

Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo

Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo Dados de Identificação Denominação do Projeto: Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Familiar e Escolar

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

Educação para Sustentabilidade. Projeto Cultura Ambiental nas Escolas. Oficina

Educação para Sustentabilidade. Projeto Cultura Ambiental nas Escolas. Oficina Educação para Sustentabilidade Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Auditório da Secretaria de Educação do Município de Santana do Ipanema Educador Ambiental: Marcos Wilson Cidade: Santana do

Leia mais

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social.

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. 2013 foi ótimo! Mas, 2014 está sendo ainda melhor. Um ano de oportunidades, transformações... Mais uma chance de fazer melhor e com excelência!

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA VIII Colegiado Nacional de Saúde da Pessoa Idosa CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA Marla Borges de Castro Terapeuta ocupacional, sanitarista Secretaria Municipal de Saúde Centro de Convivência

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA

PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA 1. HISTÓRICO A Diocese de Abaetetuba, através de sua Associação Obras Sociais, sentindo a necessidade de dar resposta aos anseios das crianças e adolescentes empobrecidas

Leia mais

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS A ADEFAV centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes

DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho M O V I M E N T O DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes Ficha de Cadastro da Entidade Certificadora Dados da Entidade A. IDENTIFICACÃO 1. Entidade 2.

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor

O Dirigente Municipal de Educação e a articulação com o terceiro setor Missão Promover e realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Visão Ser referência como fundação

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

Plano de Ação. Plano de Ação - 2014. Plano de Ação para o Ano de 2014: Finalidades Estatutárias. Objetivos. Origem dos Recursos.

Plano de Ação. Plano de Ação - 2014. Plano de Ação para o Ano de 2014: Finalidades Estatutárias. Objetivos. Origem dos Recursos. Plano de Ação 2014 Plano de Ação para o Ano de 2014: Finalidades Estatutárias Objetivos Origem dos Recursos Infraestrutura Público Alvo Capacidade de Atendimento Recursos Financeiros Utilizados Recursos

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA RELATÓRIO DE 2011 Em 2011, o Vila Fátima deu continuidade aos seus programas de ensino-serviço. Esta unidade acadêmica descentralizada é uma projeção da Universidade ao seu meio, e, como tal, oferece um

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

Flash RH Responsabilidade Social

Flash RH Responsabilidade Social Flash RH Responsabilidade Social No seguimento da nossa campanha de recolha de bens interna, inserida no âmbito da responsabilidade social, a SPIE conseguiu recolher bens para chegar a 8 instituições de

Leia mais

PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO

PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO CONTEXTUALIZAÇÃO DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL. Código de menores;. Menores em situação irregular;. Carentes, abandonados,

Leia mais

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO O Programa Tempo de Escola foi iniciado em junho de 2010, com a participação de Escolas Municipais e ONGs executoras. O Programa Tempo de Escola, que inclui o Programa Mais Educação

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M

SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M Jardim das Paineiras Campinas/SP - Brasil - CEP.: 13.091-107 Fone.(19) 3255-8350 e-mail: falecom@ssnjcamp.org CNPJ: 67.170993/0001-10 Site: www.ssnjcamp.org SERVI O SOCIAL

Leia mais

A criança de 0 a 6 anos

A criança de 0 a 6 anos Secretaria Municipal de Educação REFERENCIAIS CURRICULARES EDUCAÇÃO INFANTL A criança de 0 a 6 anos Prefeitura Municipal do Natal Carlos Eduardo Nunes Alves Secretaria Municipal de Educação Justina Iva

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu. Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

II ENCONTRO DA CPCJ SERPA

II ENCONTRO DA CPCJ SERPA II ENCONTRO DA CPCJ SERPA Ninguém nasce ensinado!? A família, a Escola e a Comunidade no Desenvolvimento da criança Workshop: Treino de Competências com famílias um exemplo de intervenção e de instrumentos

Leia mais

1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde

1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde 1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, cumprindo sua missão de prevenir e atenuar o sofrimento humano, promove ações voltadas à população vulnerável

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO EIXO: GESTÂO Fortalecer a parceria entre e instituições parceiras para o desenvolvimento de ações educacionais Formalização de Termo de Cooperação Técnica entre e SEC do Estado para a efetivação de políticas

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Mostra de Projetos 2011. PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Mostra de Projetos 2011 PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Mostra Local de: São Mateus do Sul Categoria do projeto: II- Projeto finalizado PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz Hospital de Caridade de Ijuí Projeto Jovem Aprendiz Abril / 2010 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Nome: Associação Hospital de Caridade Ijuí CNPJ: 90.730.508/0001-38 Principal Responsável pela Organização:

Leia mais

Informativo Trimestral

Informativo Trimestral Informativo Trimestral Aprovado pelo Ministério da Cultura - PRONAC Nº 111047 Selecionado como Ponto de Cultura em 2010 Apoiado pelo Criança Esperança em 2011 Informativo Trimestral Patrocínio Parceria

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Apresentação SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Descritivo: "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 A Fundação Aprender, no ano de 2004, procurou cumprir as etapas previstas no Planejamento 2003, levando a efeito iniciativas no sentido de ampliar

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições Autora: Vânia Maria Nunes dos Santos Outros autores: Marcos Tsutomu Tamai, Erotides Lacerda Choueri

Leia mais

PROJETO BOQUINHA ALEGRE

PROJETO BOQUINHA ALEGRE PROJETO BOQUINHA ALEGRE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A instituição Casas Lares Humberto de Campos é uma entidade, na modalidade de associação, sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Educacional e Assistencial

Leia mais

PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento.

PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento. PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR 1 TITULO DO PROJETO: Inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtornos psíquicos e problemas em seu desenvolvimento. 2 SUMÁRIO: Atualmente muito se tem incentivado

Leia mais

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos.

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. Q A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. É uma alusão à essência e ao compromisso da Secretaria

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA Relatório das Ações Desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola 1. Apresentação Companheiros (as) da Associação Tremembé estamos concluindo mais um ano missão e com isso somos convidados (as) a socializar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias EDUCAÇÃO ESPECIAL Metas Meta 4 (compatível com a meta do Plano Nacional de Educação) Meta 4: universalizar, para a população com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL Walid Makin Fahmy Sistema SESI SESI - Serviço Social da Indústria Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em

Leia mais

ADITIVO Nº 01 AO EDITAL DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 01/11 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA/PE

ADITIVO Nº 01 AO EDITAL DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 01/11 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA/PE ADITIVO Nº 01 AO EDITAL DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 01/11 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA/PE A Prefeita do Município de Sertânia, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais e atendendo

Leia mais

CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS CEU MUNICÍPIO PONTA GROSSA - PARANÁ

CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS CEU MUNICÍPIO PONTA GROSSA - PARANÁ CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS CEU MUNICÍPIO PONTA GROSSA - PARANÁ Mobilização Social Sensibilização e mobilização: Sociedade civil, poder público local e sociedade civil organizada; Contato com

Leia mais

Semana especial no CEI Mãe Wanda

Semana especial no CEI Mãe Wanda Semana especial no CEI Mãe Wanda Palhaços e muita alegria marcaram o encerramento da Semana das Crianças no Centro de Educação Infantil Mãe Wanda. Pág. 4 Nesta edição: CEI Sonho de Criança 2 CEI Jardim

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena Produzido pela LC Web Comunicação Ano II, Edição 25 20-04-11

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002 Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002 Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Ao Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde E-mail: deges@saude.gov.br - prosaude@saude.gov.br CARTA ACORDO Nº. 0600.103.002

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais