GIAE VERSÃO ABRIL DE Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GIAE VERSÃO 2.2.0 24 ABRIL DE 2012. Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.2.0."

Transcrição

1 GIAE VERSÃO ABRIL DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação, leia atentamente este documento. Procedimentos de instalação a) Atualize a cópia de segurança; b) Feche todos os módulos do GIAE e restantes aplicações da JPM, em todos os computadores. c) No SERVIDOR feche também o utilitário GestorGIAE. d) Recolha na Internet o ficheiro INSTALAR_GIAE.EXE e no servidor execute a sua instalação. e) NUNCA restaure uma cópia de segurança de versões anteriores sem indicação dos nossos serviços técnicos. Nos terminais onde já se encontram instalados os módulos TCP/IP, a sua atualização para a nova versão é automática da próxima vez que utilizar estes módulos. Para uma instalação inicial (primeira vez) de qualquer um dos módulos do GIAE, deverão utilizar os ficheiros de instalação disponíveis na página da Internet. Principais correções efectuadas O logotipo do Ministério da Educação e Ciência foi atualizado em todas as listagens e mapas. Foram feitas algumas alterações de pormenor na opção pesquisa, nos módulos do GIAE onde é disponibilizada. Os recibos impressos em A5 foram alterados. O GestorGIAE, aplicação que se encontrava em execução no servidor e que permitia a ligação dos módulos do GIAE à base de dados, foi substituída nesta tarefa pelo ServiçoGIAE. O ServiçoGIAE, como o próprio nome o indica, funciona como serviço do Windows e deve ser instalado e iniciado no servidor onde se encontra a base de dados do GIAE.

2 1. ServiçoGIAE v2.2.0 Depois de efectuada a atualização para a versão agora disponibilizada, o ServiçoGIAE fica automaticamente instalado e iniciado, ficando os módulos do GIAE operacionais no seu funcionamento. 2. GestorGIAE v2.2.0 Para além de outras funcionalidades, passa a incluir as opções que implicam uma paragem no funcionamento do GIAE, isto é, sempre que seja executada uma tarefa que obrigue o acesso em exclusivo à base de dados é dada uma instrução ao ServiçoGIAE para parar e consequentemente é interrompida a ligação dos módulos do GIAE que se encontram em funcionamento. O GestorGIAE acede diretamente à base de dados sem necessidade de estabelecer ligação ao ServiçoGIAE, pelo que apenas deve ser utilizado no servidor Foram transferidas do MULTIUSOS GESTOR para o GestorGIAE as seguintes opções: Configurações de Rede, Automatizações e Actualização de Dados. Estas opções estão disponíveis nos separadores Estado e Tarefas do GestorGIAE. Ilustração 1 Opções disponíveis no GestorGIAE v2.2.0.

3 2.2. No separador TAREFAS foram alterados e acrescentados os campos necessários para o envio do relatório dos procedimentos automáticos via , utilizando um servidor de que obrigue a usar SSL, como por exemplo o GMAIL. Ilustração 2 GestorGIAE Envio do relatório via PROCEDIMENTOS AUTOMÁTICOS GIAE AGENDAR TAREFA: Para a execução dos procedimentos automáticos do GIAE v2.2.0 é necessário recorrer ao PROGRAMADOR DE TAREFAS DO WINDOWS. Para abrir o programador de tarefas, clique no botão INICIAR do WINDOWS, PAINEL DE CONTROLE, FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS e duplo clique no PROGRAMADOR DE TAREFAS. Se for solicitado, indique a conta de administrador e a palavra-chave. Ilustração 3 - Ferramentas Administrativas do Windows.

4 Após entrada no PROGRAMADOR DE TAREFAS, no menu Ações selecione CRIAR TAREFA. Ilustração 4 - Programador de tarefas - Criar Tarefa. Digite o nome e uma descrição opcional para identificação da tarefa. Ative a opção indicada para executar independentemente de ter a sessão iniciada. Ilustração 5 - Criar Tarefa. Identificação.

5 Mude para o separador Accionadores. Selecione NOVO. Ilustração 6 - Criar Tarefa. Novo accionador. Indique a periodicidade (Diária) e a hora a que pretende que sejam efetuados os procedimentos automáticos. Relembramos que a execução dos procedimentos automáticos implica a paragem do ServiçoGIAE e consequentemente do funcionamento de todos os módulos do GIAE, pelo que recomendamos que seja indicada uma hora em que o sistema não vá estar em funcionamento por um período mínimo de 4/5 horas. Caso seja necessário pode alterar as configurações mais tarde. Ilustração 7 - Acionar agendamento de uma tarefa.

6 Mude para o separador Acções. Selecione NOVO. Ilustração 8 - Criar Tarefa. Acções. Clique em Procurar para localizar o GestorGiae.exe ou indique o seu caminho. Em Adicionar argumentos (opcional) indique o comando FAZ. No sistema operativo Windows 2003 SERVER o argumento é colocado na linha onde é iniciado o programa ( \Giae\GestorGiae.exe FAZ). Ilustração 9 - Nova acção. Adicionar argumentos.

7 O PROGRAMADOR DE TAREFAS é um SNAP-IN da MMC (Microsoft Management Console) e inclui ajuda adicional para utilizadores avançados. Para obter informações, abra o Programador de Tarefas, clique em Ajuda e, em seguida, clique em Tópicos da Ajuda. 4. MULTIUSOS v PESSOAL NÃO DOCENTE REGISTO DE ASSIDUIDADE IMPRIMIR: Na opção Mensal é apresentada a possibilidade de selecionar a Categoria/Função (igual à opção Diário ), permitindo a impressão do mapa mensal para todos os funcionários da categoria/função indicada. Ilustração 10 Impressão do mapa mensal por categoria/função REFEITÓRIO CONFIGURAÇÕES - VENDA: Foram revistos e corrigidos os procedimentos adotados na Venda Antecipada de refeições, nomeadamente: Se a opção Venda Antecipada não estiver selecionada, por defeito, a aplicação apenas permite a compra da refeição a partir do dia anterior ao seu serviço; Quando a opção Dia Anterior está indicada nos campos Venda sem Taxa e Venda com taxa, não é possível adquirir a refeição no próprio dia do serviço. Nova opção Permitir a compra/alteração aos Fins de Semana e Feriados. Esta opção já se encontrava disponível para a venda de refeições no GIAE Online. A partir desta versão, o controlo da venda de refeições aos fins-de-semana e feriados é igualmente efetuado nos módulos do QUIOSQUE e POS REFEIÇÕES.

8 As escolas com o GIAE Online ativo (disponível) que permitem a compra/alteração aos Fins de Semana e Feriados, devem voltar a configurar a opção. Caso contrário, com a instalação desta nova versão, os utentes ficarão impedidos de comprar/alterar refeições aos fins-de-semana e feriados. Ilustração 11 Configurar a venda de refeições aos Fins de Semana e Feriados REFEITÓRIO CONFIGURAÇÕES MAPAS: Nova opção Apuramento de valores refeições servidas. Esta opção permite configurar o tipo de apuramento, refeições vendidas ou servidas, a efetuar no quadro resumo do mapa Subsídio Refeição (FSE) disponível na opção MULTIUSOS REFEITÓRIO MAPAS. Os campos onde são introduzidos os valores foram alterados para permitir a utilização de 5 casas decimais. Ilustração 12 Configuração da informação a apresentar no mapa Subsídio Refeição (FSE).

9 Ilustração 13 Quadro resumo do apuramento dos valores FSE REFEITÓRIO EMENTAS: Nova opção Ocultar ementa. Com esta opção selecionada a ementa não é apresentada para venda nos módulos QUIOSQUE, POS REFEIÇÕES e no GIAE Online Aquisição de Refeições. Também não é apresentada na opção que permite a alteração da data de serviço das refeições. NOTA: Podem ser ocultadas ementas para as quais já haja refeições adquiridas. A ementa não é apresentada para os utentes que ainda não tenham adquirido a refeição. Ilustração 14 Ocultar ementa (s).

10 4.5. REFEITÓRIO MOVIMENTOS: Ao editar a ficha de uma refeição não servida e alterar a data do serviço, é verificada a refeição (carne, peixe ou dieta) da (s) ementa (s) destino. O campo refeição é desbloqueado e permite seleccionar a refeição destino. Caso não existam ementas para a data introduzida, apresenta a mensagem: Não existe ementa (s) criada (s) para a data indicada. Não é permitida a alteração de refeições entre Almoço e Jantar (tipos diferentes). Ilustração 15 Alteração da data de serviço da refeição REFEITÓRIO MOVIMENTOS ALTERAR A DATA: Foi adicionada uma opção para a seleção do tipo de ementa, almoço ou jantar, referente às ementas existentes no dia para o qual se pretende alterar as refeições. Esta opção vai permitir que, caso existam no destino ementas criadas para o almoço e jantar, a alteração à data da refeição seja associada também ao tipo de ementa na data de destino. Se houver refeições selecionadas com o tipo de ementa diferente do indicado, não é alterada a data para essas refeições. Desta forma passa-se a distinguir na alteração o tipo de refeição, almoço do jantar, não permitindo alterar entre estes dois tipos. Ilustração 16 Alteração do tipo, almoço ou jantar, da refeição.

11 4.7. BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA REGULARIZAÇÕES: Ao editar um ACERTO+ (positivo) sem efetuar qualquer alteração no registo, a quantidade era alterada (arredonda à unidade) o que originava ao gravar uma alteração indevida à quantidade anteriormente registada CAIXA MAPAS: Foi adicionada informação complementar às folhas de caixa e ao diário de caixa, nomeadamente: FOLHAS DE CAIXA: Após a pré-visualização/impressão da folha de caixa dos diversos setores é apresentada a possibilidade de pré-visualizar/imprimir as regularizações referentes a dias anteriores. Esta informação é muito importante na medida em que as folhas de caixa dos dias a que se referem as regularizações são alteradas. Para resolver as diferenças de valores são apresentadas no cabeçalho do mapa Folha de Caixa Regularizações duas alternativas. Ilustração 17 FOLHA DE CAIXA REGULARIZAÇÕES DIÁRIO DE CAIXA: Após a pré-visualização/impressão do diário de caixa é apresentada a possibilidade de pré-visualizar/imprimir um mapa discriminativo dos valores em numerário do diário de caixa.

12 Ilustração 18 - DIÁRIO DE CAIXA EXTRACTO DE VALORES EM NUMERÁRIO. No DIÁRIO DE CAIXA - Valor em numerário a apresentar por Operador é apresentado o valor total, resultado da soma dos valores individuais de cada operador. Ilustração 19 - Cálculo do valor total em numerário a apresentar pelos Operadores. Nota: Estas alterações foram também efectuadas no módulo POS CAIXA MAPAS PORTARIA: A configuração da portaria foi transferida para esta opção QUIOSQUE: Nova opção para onde foi transferida a configuração do QUIOSQUE DIVERSOS: Foram transferidos para esta opção os FERIADOS e TEMPOS LECTIVOS.

13 4.12. GESTOR: Nesta opção apenas ficam disponíveis os SERVIÇOS, UTILIZADORES e CONFIGURAÇÕES DE TERMINAIS. Todas as outras opções foram transferidas para o módulo GestorGIAE GESTOR UTILIZADORES: Devido às alterações efetuadas, foram ajustados os acessos. Para as novas opções ou alterações efetuadas é necessário voltar a configurar os acessos GESTOR CONFIGURAÇÃO DE TERMINAIS: Foi adicionada à lista dos setores a 2.ª Via para que no terminal (computador) onde esteja a ser utilizado o módulo POS IMP. 2.ª VIA não seja necessário configurar o terminal (computador) para os setores que se pretenda efetuar a impressão de 2.ª via dos documentos (talão/a5). Ilustração 20 Configuração do terminal para IMP. 2ª VIA. Foram acrescentados os campos Nº de Vias e Confirmar impressão, que permitem indicar o número de vias (máximo 3) que se pretende imprimir do documento (talão/a5) e a possibilidade de confirmar a impressão, respetivamente. Foi também alterada a disposição dos campos para facilitar a configuração.

14 Ilustração 21 - MULTIUSOS GESTOR CONFIGURAÇÃO DE TERMINAIS. Nota: Estes dois campos estão também disponíveis nas opções para configuração existentes nos setores do módulo do POS. 5. POS v BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA/REFEIÇÕES/SERVIÇO/CAUÇÕES - CONFIGURAR: Esta opção passa a estar disponível em todos os sectores. Nos casos em que não haja nenhuma configuração registada no setor é apresentada uma mensagem a alertar e, por defeito, os campos disponíveis na configuração ficam a falso. Foram adicionadas novos campos, nomeadamente: N.º de vias e Confirmar impressão. Ver ponto Permitir regularizar última operação do dia : ao ser selecionada permite ao operador do setor a eliminação do último movimento do dia, sucessivamente. Ver ponto

15 Ilustração 22 - Configuração dos setores no POS. No POS REFEIÇÕES em substituição do Permitir botão numerário é apresentado o Permitir botão numerário/crédito. No caso de não estar selecionado impede o operador de naquele terminal efetuar operações/transações em numerário e crédito. Na CAIXA e IMP. 2ª VIA é apresentada também a opção Configurar apenas com os campos referentes à impressão PERMITIR REGULARIZAR ÚLTIMA OPERAÇÃO DO DIA: Nova opção que permite regularizar/anular a última operação/transacção do utente em caixa, suplementos, subsídios ou em numerário do dia. Se a opção for selecionada nas configurações é apresentado no sector o botão Regularizar. Ao selecionar Regularizar é apresentado o detalhe da última operação/transação do dia em cartão ou numerário. Ao confirmar a regularização é eliminada a operação/transação em caixa e nos movimentos do setor. O registo eliminado é guardado no POS CAIXA ANULAÇÕES.

16 Ilustração 23 - Regularização de uma transação nos setores do POS. No BUFETE, caso exista a totalidade das transações em SUPLEMENTOS registadas, na janela da regularização é apresentada a opção SUPLEMENTOS, permitindo assim a regularização da última transacção também para os SUPLEMENTOS BUFETE CAIXA E SUPLEMENTOS: Quando selecionamos uma operação/transação em SUPLEMENTOS é apresentada a informação do número de suplementos Servidos/Atribuídos. Possibilidade de efetuar uma transação/operação com a introdução do número de cartão e código do utente (igual à PAPELARIA e REPROGRAFIA). Ilustração 24 - Identificação do número de SUPLEMENTOS Atribuídos/Servidos no BUFETE.

17 5.3. BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA/REFEIÇÕES/SERVIÇOS/CAUÇÕES NUMERÁRIO DADOS: Nova opção que permite introduzir nas operações/transações em NUMERÁRIO e CRÉDITO (POS-REFEIÇÕES) o nome e o número fiscal de contribuinte (NIF) do utente e consequentemente a impressão no recibo (talão/a5) dos dados introduzidos. Os dados introduzidos ficam guardados numa tabela própria, associados ao número de documento da operação/transação. A lupa disponível junto ao nome e NIF permite a pesquisa na tabela dos dados anteriormente introduzidos. Ilustração 25 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO. Ilustração 26 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO e CRÉDIRO no POS REFEIÇÕES.

18 Ilustração 27 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO nos SERVIÇOS e CAUÇÕES REFEIÇÕES: As ementas que tiverem selecionada a opção Ocultar ementa não são apresentadas para venda/alteração. Apenas são apresentadas para os utentes que já as tenham adquirido. Ver ponto 4.4 deste documento IMP. 2ª VIA: Foram efetuadas alterações nesta opção, nomeadamente na forma como são filtrados e listadas os registos referentes a cada um dos setores, bem como a disposição gráfica dos recibos A5. A data e hora apresentada no recibo foi corrigida para apresentar sempre a hora da transação. Quando introduzidos, são apresentados os dados referentes às operações/transações em NUMERÁRIO. 6. QUIOSQUE v2.2.0 REFEIÇÕES: As ementas que tiverem selecionada a opção Ocultar ementa não são apresentadas para venda/alteração. Apenas são apresentadas para os utentes que já as tenham adquirido. Ver ponto 4.4 deste documento. 7. SUMÁRIOS v REGISTAR (PERMITIR ADICIONAR) SUBSTITUIÇÃO: Quando não era efectuado o registo do sumário no mesmo dia em que foi registada a alteração substituição, a data da falta do docente substituído era do dia em que foi feito o registo do sumário e não do dia em que ocorreu a substituição.

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.0.5 Setembro de 2010 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, alguns módulos passam directamente da versão 2.0.x para a versão 2.0.5. Muito

Leia mais

GIAE v.2.0.0 Agosto 2010

GIAE v.2.0.0 Agosto 2010 GIE v.2.0.0 gosto 2010 GIE v.2.0.0 gosto 2010 J.P.M. & breu, Lda. 1 GIE v.2.0.0 gosto 2010 ÍNDICE Índice... 2 Índice de Figuras... 4 1. Introdução... 5 2. Fecho do no... 7 3. Instalação da versão 2.0.0...

Leia mais

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIAE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Aquisição de Refeições 5 3. Limitar consumo diário 7 4. Controlo de sessões 9 5. Configuração das novas funcionalidades na área de administração

Leia mais

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR 1. O que é o GIAE Online? O GIAE Online é uma aplicação instalada num servidor do Agrupamento.

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

MANUAL do UTILIZADOR

MANUAL do UTILIZADOR Software CIBE Cadastro e Inventário dos Bens do Estado Versão 3 para Windows MANUAL do UTILIZADOR Julho de 2013 J.P.M. & ABREU, Lda. Apartado 2927 2410-902 LEIRIA Telef: 244800570 Fax: 244 824576 Linha

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA REGULAMENTO. GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA REGULAMENTO. GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar REGULAMENTO (UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO) GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar A partir de abril de 2014, a Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, a seguir designada por EBSAS, tem

Leia mais

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO INTRODUÇÃO O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo tem implementado um Sistema de Integração e Administração Escolar,

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar.

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar. REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO GIAE Gestão Integrada para Administração Escolar. A partir de janeiro de 2012, a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, a seguir designada por EBSVC, tem

Leia mais

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO A partir de 15 Setembro de 2014, o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, tem implementado um Sistema

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO

ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO GPV Gestão de Pessoal e Vencimentos Versão 5.3.72 Janeiro de 2012 Este documento refere as principais alterações implementadas na versão 5.3.72 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ANTES

Leia mais

GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTIL IZ ADOR Com a finalidade de permitir a melhoria e a eficácia da partilha e acesso à informação, que se pretende, entre este Agrupamento

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE O Agrupamento de Escolas de Miraflores dispõe de um Sistema de Integração e Administração Escolar, adiante designado GIAE, que substitui o anterior Sistema de Integração, SIGE.

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração Dicas e Recomendações...1 Instalação...2 Configuração...2 Primeiros Passos...2 Sincronização de Pastas (Partilha de Arquivos)...3 Criar uma nova rede de partilha

Leia mais

REGULAMENTO. GIAE - REGULAMENTO (Conforme o regulamento Interno homologado pelo Conselho Geral em 10 de setembro de 2012)

REGULAMENTO. GIAE - REGULAMENTO (Conforme o regulamento Interno homologado pelo Conselho Geral em 10 de setembro de 2012) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. BISSAYA BARRETO CASTANHEIRA DE PERA REGULAMENTO 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ARTIGO 1.º - PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO GIAE... 3 ARTIGO 2.º - UTILIZADORES... 3 ARTIGO 3.º - CARTÃO

Leia mais

Sistema Tratamento Informação Lavandarias

Sistema Tratamento Informação Lavandarias Sistema Tratamento Informação Lavandarias www.software-global.info 1 Programa de Lavandarias IMPORTANTE: Ter atenção que: 1-Nos talões não é permitido modificar a ficha e alterar ou adicionar talões no

Leia mais

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO AGRUPMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos D. João I dispõe

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Documento de actualização funcional. Refª JURI-DEV-20121221-v1

Documento de actualização funcional. Refª JURI-DEV-20121221-v1 Documento de actualização funcional Refª JURI-DEV-20121221-v1 21 de Dezembro de 2012 Índice 1 Certificação com envio de ficheiro SAFT-PT para AT... 3 1.1 Sobre a Certificação... 3 1.2 Novas regras para

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Conta de Gerência em formato eletrónico

Conta de Gerência em formato eletrónico CONTAB Contabilidade para o Setor da Educação Versão 2.5.51 FEVEREIRO de 2012 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

MANUAL do UTILIZADOR

MANUAL do UTILIZADOR Software SASE Serviços de Acção Social Escolar Versão 4 para Windows MANUAL do UTILIZADOR Janeiro de 2008 Para uso exclusivo de utilizadores licenciados do software SASE. J.P.M. & Abreu, Lda Apartado 2927

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

MANUAL do UTILIZADOR

MANUAL do UTILIZADOR Software OFICIAR Gestão de Expediente Versão 2 para Windows MANUAL do UTILIZADOR Janeiro de 2014 J.P.M. & ABREU, Lda. Apartado 2927 2410-902 LEIRIA Telef: 244800570 Fax: 244 824576 Linha Verde: 800 225

Leia mais

Nota: Na versão Elite, certifique-se antes da realização da Organização de Ficheiros que nenhum utilizador/posto se encontra dentro da aplicação.

Nota: Na versão Elite, certifique-se antes da realização da Organização de Ficheiros que nenhum utilizador/posto se encontra dentro da aplicação. As instruções dadas neste documento referem-se à Linha Elite do Factuplus, no entanto, os procedimentos são iguais na linha Profissional, mudando apenas o número da opção. COMO ACTUALIZAR O FACTUPLUS??-

Leia mais

G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR)

G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) REGIMENTO DE UTILIZAÇÃO 1. Introdução O presente regimento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada para a Administração Escolar,

Leia mais

XD SPA. www.xdsoftware.pt

XD SPA. www.xdsoftware.pt 1. Introdução XD SPA é uma aplicação direcionada à gestão de Institutos de Beleza, Cabeleireiros e SPA s. É desenvolvido na mesma base da aplicação XD POS tirando todo o partido das mesmas funcionalidades

Leia mais

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados Instituto Politécnico de Tomar Manual da Área de Secretariados Última actualização: 13 de Outubro de 2004 Índice Como aceder a Área de Secretariados...2 O que posso efectuar na Área de Secretariado (Acções)...4

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Regulamento. Cartão. Giae. Pag. 1

Regulamento. Cartão. Giae. Pag. 1 Regulamento Cartão Giae Pag. 1 Regulamento Cartão GIAE I Objecto e Âmbito O presente documento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada para a Administração Escolar, designado de

Leia mais

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Manual básico do Utilizador Software de Facturação e Gestão Comercial On-line Level 7 Basic, Light & Premium Este Software é fornecido com um número de

Leia mais

Neste momento estão em uso as seguintes funcionalidades:

Neste momento estão em uso as seguintes funcionalidades: Apresentação O SIGE - Sistema Integrado de Gestão de Escolas é um produto desenvolvido pela empresa Micro I/O visando contribuir para tornar as escolas locais mais seguros, mais aprazíveis e mais eficientes.

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais:

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: GESTÃO DE STOCKS Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: 1. Garantir que têm os artigos todos criados no Sublime 2. Fazer a contagem de todos os artigos que estão a uso, em expositores

Leia mais

Gestão Integrada Administração Escolar. Cartão Magnético / GIAE. Agrupamento de Escolas de Cristelo

Gestão Integrada Administração Escolar. Cartão Magnético / GIAE. Agrupamento de Escolas de Cristelo Gestão Integrada Administração Escolar Cartão Magnético / GIAE Agrupamento de Escolas de Cristelo 1. INTRODUÇÃO Considerando a importância que as novas tecnologias representam no quotidiano dos cidadãos

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão I POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: especifica o ambiente operativo,

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

Software GEFISEME Aplicação destinada ao auxílio do serviço de Metrologia. Rua D. Afonso Henriques, 1726 4435-003 Rio Tinto www.worldsolutions.

Software GEFISEME Aplicação destinada ao auxílio do serviço de Metrologia. Rua D. Afonso Henriques, 1726 4435-003 Rio Tinto www.worldsolutions. Software GEFISEME Aplicação destinada ao auxílio do serviço de Metrologia Rua D. Afonso Henriques, 1726 4435-003 Rio Tinto www.worldsolutions.pt Conteúdo Introdução... 2 Gestão de acessos... 3 Ficha de

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão G POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: As Notas indicam o que fazer perante

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais

Regulamento da Utilização dos Cartões Magnéticos da Escola EB 2,3/S de Mora. (anexo L)

Regulamento da Utilização dos Cartões Magnéticos da Escola EB 2,3/S de Mora. (anexo L) da Escola EB 2,3/S de Mora (anexo L) Artigo 1º Âmbito e função 1. O cartão magnético é propriedade da Escola que é responsável pela sua emissão e que por motivos fundamentados pode fazer cessar a sua utilização;

Leia mais

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho Outlook 2003 Nivel 1 Objectivos gerais Enviar e Responder a mensagens de correio electrónico, e gestão de contactos, marcação de compromissos e trabalhar com notas. Objectivos específicos Começar a trabalhar

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Regulamento do acesso e utilização do cartão escolar GIAE. Agrupamento de Escolas de Melgaço. GIAE - Gestão Integrada para Administração Escolar

Regulamento do acesso e utilização do cartão escolar GIAE. Agrupamento de Escolas de Melgaço. GIAE - Gestão Integrada para Administração Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Cod. 152602 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Agrupamento de Escolas de Melgaço Regulamento do acesso e utilização do cartão escolar GIAE GIAE - Gestão Integrada para Administração

Leia mais

Novas funcionalidades do Snc2010. e melhoramentos em relação ao Poc2005. Versão 7.0

Novas funcionalidades do Snc2010. e melhoramentos em relação ao Poc2005. Versão 7.0 Novas funcionalidades do Snc2010 e melhoramentos em relação ao Poc2005 Versão 7.0 1. Sistema de Normalização Contabilística: 1.1 Tabela de equivalências do POC para o SNC. 1.2 Conversão automática do plano

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos:

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: Assistências Técnicas (indicado para empresas que façam deslocações, intervenções ex: sector de jardinagem, informática, reparação de

Leia mais

Actualização. Versão 5.1.36

Actualização. Versão 5.1.36 Actualização Versão 5.1.36 Julho 2009 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL Introdução Este documento descreve as características principais adicionadas ao JURINFOR JuriGest.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUINTA DA LOMBA ESCOLA BÁSICA 2+3 DE QUINTA DA LOMBA. Regulamento de utilização do cartão eletrónico - GIAE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUINTA DA LOMBA ESCOLA BÁSICA 2+3 DE QUINTA DA LOMBA. Regulamento de utilização do cartão eletrónico - GIAE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUINTA DA LOMBA ESCOLA BÁSICA 2+3 DE QUINTA DA LOMBA Regulamento de utilização do cartão eletrónico - GIAE OBJETO E ÂMBITO O Agrupamento de Escolas de Quinta da Lomba implementou,

Leia mais

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30 Aplicação da Qualidade Versão 1 2006-05-30 Índice 1. Introdução 2. Acesso à Aplicação 3. Menu principal 3.1. Processo 3.1.1. Registo da Ocorrência - Fase 1 3.1.2. Análise das Causas - Fase 2 3.1.3. Acção

Leia mais

MANUAL TPROFESSOR VERSÃO 1.0. Com base na versão 34 da aplicação

MANUAL TPROFESSOR VERSÃO 1.0. Com base na versão 34 da aplicação MANUAL DO TPROFESSOR VERSÃO 1.0 Com base na versão 34 da aplicação Truncatura / "Manual TProfessor" / 2 INDICE INTRODUÇÃO... 3 CONVENÇÕES... 3 INÍCIO DA UTILIZAÇÃO... 4 SUMÁRIOS... 5 COMO SUMARIAR....

Leia mais

Adenda ao Manual. Versão 3.96

Adenda ao Manual. Versão 3.96 Adenda ao Manual Versão 3.96 Aviso: A adenda ao manual da versão 3.96 do RESTUS Touchscreen não pode ser reproduzida e distribuída sem autorização da itbase SA. 1999 2011 itbase SA Todos os direitos reservados

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt Manual de Utilizador de Clínicas www.softwhere.com.pt Formulário de login de Clínicas Utilizador : Administrador Password: 123 Formulário Principal do Software de Clínicas Este formulário lista todos os

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Janeiro 2013 v1.2/dbg

Janeiro 2013 v1.2/dbg DBGEP Alteraço es para 2013 Janeiro 2013 v1.2/dbg Introdução... 3 Faturação... 4 Alterações legislativas... 4 Alterações no software... 5 A Subsídios e Propinas... 5 F - Faturação... 7 Processamento de

Leia mais

Extracto on Line Aplicação Local Guia do Utilizador

Extracto on Line Aplicação Local Guia do Utilizador Extracto on Line Aplicação Local Guia do Utilizador Índice 1. Sobre o Guia... 4 1.1 Objectivo... 4 1.2 Utilização do Guia... 4 1.3 Acrónimos e Abreviações... 4 2. Introdução ao Extracto on Line Aplicação

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

POSTOUCH. Manual Software

POSTOUCH. Manual Software POSTOUCH Manual Software Introdução Introdução POS TOUCH é uma solução direcionada a pequenos postos de venda, que tem necessidade de criação de muitos talões de uma forma linear e rápida. A solução implementa

Leia mais

Gerar o Ficheiro de Inventário

Gerar o Ficheiro de Inventário Gerar o Ficheiro de Inventário Data: 05-12-2014 Os dados a enviar no ficheiro são os seguintes Código do Artigo Código de Barras (se não existir deve preencher neste campo o código do artigo) Descrição

Leia mais

actualização gratuita *para clientes SOLUTIO Local com contrato de manutenção activo.

actualização gratuita *para clientes SOLUTIO Local com contrato de manutenção activo. novidades da versão 2.0 Registo automóvel o Pedido de certidão automóvel o Pedidos de registo automóvel o Estado dos pedidos Registo predial o Pedido de certidão predial o Pedido de depósito o Pedido de

Leia mais

NetOp Remote Control. Versão 7.65. Adenda ao Manual

NetOp Remote Control. Versão 7.65. Adenda ao Manual NetOp Remote Control Versão 7.65 Adenda ao Manual Mover a perícia - não as pessoas 2003 Danware Data A/S. Todos os direitos reservados Revisão do Documento: 2004009 Por favor, envie os seus comentários

Leia mais

Mais-valias WinGSL v17.4.13... 5 1. Relatório Único... 5 Mais-valias WinGSL v17.4.04... 6 1. Introdução... 6 2. WinGSL... 6 2.1 Sobre Taxa... 6 2.

Mais-valias WinGSL v17.4.13... 5 1. Relatório Único... 5 Mais-valias WinGSL v17.4.04... 6 1. Introdução... 6 2. WinGSL... 6 2.1 Sobre Taxa... 6 2. Mais-valias WinGSL v17.4.13... 5 1. Relatório Único... 5 Mais-valias WinGSL v17.4.04... 6 1. Introdução... 6 2. WinGSL... 6 2.1 Sobre Taxa... 6 2.2 Duodécimos dos Subsídios... 7 Mais-valias WinGSL v17.4.00...

Leia mais

Sistema de Impostos. Impostos Portal do Contribuinte. Manual do Utilizador. Versão 1.3. República de Angola Ministério das Finanças

Sistema de Impostos. Impostos Portal do Contribuinte. Manual do Utilizador. Versão 1.3. República de Angola Ministério das Finanças Sistema de Impostos República de Angola Impostos Portal do Contribuinte Versão 1.3 Sistema de Impostos República de Angola Índice Item Página 1. Acesso ao Sistema...3 2. Informações...4 3. Declarar Imposto...

Leia mais

Manual Gespos Recovery

Manual Gespos Recovery Manual Gespos Recovery Introdução...3 Edição de dados Edicão directa de dados...4 Eliminar todos os dados excluindo tabelas e configurações...6 Estrutura Verificar valores Null das tabelas...6 Recriar

Leia mais

Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos

Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos SAGEP Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos www.sofware-global.info SAGEP geral@software-global.info Página 1 de 30 Destina-se a Gabinetes de Engenharia, Arquitectura ou idênticos, onde

Leia mais

Passagem de Ano Primavera Software

Passagem de Ano Primavera Software Passagem de Ano Primavera Software Linha Profissional v 7 Manual Dezembro 2009 Procedimentos Fim de Ano A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da

Leia mais

Manual de Registo de Certificados no. Microsoft Windows

Manual de Registo de Certificados no. Microsoft Windows Manual de Registo de Certificados no Microsoft Windows Manual de Registo de Certificados no Microsoft Windows Página 2 de 12 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

REGULAMENTODO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADADA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

REGULAMENTODO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADADA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTODO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADADA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR O Agrupamento de Escolas Condeixa-a-Nova tem implementado na sua Escola Sede e na Escola Básica nº 2 um Sistema de Integração e Administração

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Data última actualização: 20-06-2014. Instalação E-Portals

Data última actualização: 20-06-2014. Instalação E-Portals Data última actualização: 20-06-2014 Instalação E-Portals 1. Conteúdo 1. Conteúdo... 2 2. Instalação e Manutenção do EPT... 3 3. Configuração de perfis de sincronização... 6 3.1 Módulos Oficinas, GCE e

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Spelling Tabelas Apagar linhas numa tabela Merge e Split numa tabela Alinhamento vertical da tabela Introduzir texto na vertical

Spelling Tabelas Apagar linhas numa tabela Merge e Split numa tabela Alinhamento vertical da tabela Introduzir texto na vertical Word II Título: Iniciação ao WORD 2003. Nível: 1 Duração: 2 Tempos Objectivo: Iniciar o estudo da aplicação Microsoft Office Word. Dar a conhecer algumas ferramentas do Microsoft Office Word. Microsoft

Leia mais

Manual de utilização versão 4

Manual de utilização versão 4 Manual de utilização versão 4 Manual de Referência GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: geral@gmi.mail.pt Assistência:

Leia mais

[MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES]

[MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES] Dez 2014, v1 RUTIS Associação Rede de Universidades da Terceira idade [MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES] Desenvolvido por RUTIS Manual do Novo programa de Gestão de Universidades

Leia mais

Escola Secundária de Camarate

Escola Secundária de Camarate Escola Secundária de Camarate Ano Lectivo 2014/2015 Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Restauração e Bar

Leia mais

O que é a assinatura digital?... 3

O que é a assinatura digital?... 3 Conteúdo O que é a assinatura digital?... 3 A que entidades posso recorrer para obter o certificado digital e a chave privada que me permitem apor assinaturas eletrónicas avançadas?... 3 Quais são os sistemas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA www.xdsoftware.pt Resumo da Aplicação O XD Terminal de Porta é um módulo do XD Disco destinado a coletores de dados com o sistema operativo Windows mobile. Junta

Leia mais

SClínico - SAPE - Autor: Eloy Boo ULSAM - USF LETHES Ponte de Lima

SClínico - SAPE - Autor: Eloy Boo ULSAM - USF LETHES Ponte de Lima - Autor: Eloy Boo ULSAM - USF LETHES Ponte de Lima SClínico SAPE Agradecimentos: À enfermeira Cármen Cunha, pela sua grande paciência, disponibilidade e ajuda. Índice geral 1. Introdução... 3 2. Iniciar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Apresentação 1 1 Apresentação Manual de Utilização Revisão 2007.1 Bem vindo ao programa de Gestão de Bancos AstorBan da Astormatica. Onde encontrar a informação? Problemas & Soluções Como instalar e configurar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE BACKUP. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE BACKUP. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS O que é o Backup do Windows Server? O recurso Backup do Windows Server no Windows Server 2008 consiste em um snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) e

Leia mais