GIAE VERSÃO ABRIL DE Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GIAE VERSÃO 2.2.0 24 ABRIL DE 2012. Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.2.0."

Transcrição

1 GIAE VERSÃO ABRIL DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação, leia atentamente este documento. Procedimentos de instalação a) Atualize a cópia de segurança; b) Feche todos os módulos do GIAE e restantes aplicações da JPM, em todos os computadores. c) No SERVIDOR feche também o utilitário GestorGIAE. d) Recolha na Internet o ficheiro INSTALAR_GIAE.EXE e no servidor execute a sua instalação. e) NUNCA restaure uma cópia de segurança de versões anteriores sem indicação dos nossos serviços técnicos. Nos terminais onde já se encontram instalados os módulos TCP/IP, a sua atualização para a nova versão é automática da próxima vez que utilizar estes módulos. Para uma instalação inicial (primeira vez) de qualquer um dos módulos do GIAE, deverão utilizar os ficheiros de instalação disponíveis na página da Internet. Principais correções efectuadas O logotipo do Ministério da Educação e Ciência foi atualizado em todas as listagens e mapas. Foram feitas algumas alterações de pormenor na opção pesquisa, nos módulos do GIAE onde é disponibilizada. Os recibos impressos em A5 foram alterados. O GestorGIAE, aplicação que se encontrava em execução no servidor e que permitia a ligação dos módulos do GIAE à base de dados, foi substituída nesta tarefa pelo ServiçoGIAE. O ServiçoGIAE, como o próprio nome o indica, funciona como serviço do Windows e deve ser instalado e iniciado no servidor onde se encontra a base de dados do GIAE.

2 1. ServiçoGIAE v2.2.0 Depois de efectuada a atualização para a versão agora disponibilizada, o ServiçoGIAE fica automaticamente instalado e iniciado, ficando os módulos do GIAE operacionais no seu funcionamento. 2. GestorGIAE v2.2.0 Para além de outras funcionalidades, passa a incluir as opções que implicam uma paragem no funcionamento do GIAE, isto é, sempre que seja executada uma tarefa que obrigue o acesso em exclusivo à base de dados é dada uma instrução ao ServiçoGIAE para parar e consequentemente é interrompida a ligação dos módulos do GIAE que se encontram em funcionamento. O GestorGIAE acede diretamente à base de dados sem necessidade de estabelecer ligação ao ServiçoGIAE, pelo que apenas deve ser utilizado no servidor Foram transferidas do MULTIUSOS GESTOR para o GestorGIAE as seguintes opções: Configurações de Rede, Automatizações e Actualização de Dados. Estas opções estão disponíveis nos separadores Estado e Tarefas do GestorGIAE. Ilustração 1 Opções disponíveis no GestorGIAE v2.2.0.

3 2.2. No separador TAREFAS foram alterados e acrescentados os campos necessários para o envio do relatório dos procedimentos automáticos via , utilizando um servidor de que obrigue a usar SSL, como por exemplo o GMAIL. Ilustração 2 GestorGIAE Envio do relatório via PROCEDIMENTOS AUTOMÁTICOS GIAE AGENDAR TAREFA: Para a execução dos procedimentos automáticos do GIAE v2.2.0 é necessário recorrer ao PROGRAMADOR DE TAREFAS DO WINDOWS. Para abrir o programador de tarefas, clique no botão INICIAR do WINDOWS, PAINEL DE CONTROLE, FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS e duplo clique no PROGRAMADOR DE TAREFAS. Se for solicitado, indique a conta de administrador e a palavra-chave. Ilustração 3 - Ferramentas Administrativas do Windows.

4 Após entrada no PROGRAMADOR DE TAREFAS, no menu Ações selecione CRIAR TAREFA. Ilustração 4 - Programador de tarefas - Criar Tarefa. Digite o nome e uma descrição opcional para identificação da tarefa. Ative a opção indicada para executar independentemente de ter a sessão iniciada. Ilustração 5 - Criar Tarefa. Identificação.

5 Mude para o separador Accionadores. Selecione NOVO. Ilustração 6 - Criar Tarefa. Novo accionador. Indique a periodicidade (Diária) e a hora a que pretende que sejam efetuados os procedimentos automáticos. Relembramos que a execução dos procedimentos automáticos implica a paragem do ServiçoGIAE e consequentemente do funcionamento de todos os módulos do GIAE, pelo que recomendamos que seja indicada uma hora em que o sistema não vá estar em funcionamento por um período mínimo de 4/5 horas. Caso seja necessário pode alterar as configurações mais tarde. Ilustração 7 - Acionar agendamento de uma tarefa.

6 Mude para o separador Acções. Selecione NOVO. Ilustração 8 - Criar Tarefa. Acções. Clique em Procurar para localizar o GestorGiae.exe ou indique o seu caminho. Em Adicionar argumentos (opcional) indique o comando FAZ. No sistema operativo Windows 2003 SERVER o argumento é colocado na linha onde é iniciado o programa ( \Giae\GestorGiae.exe FAZ). Ilustração 9 - Nova acção. Adicionar argumentos.

7 O PROGRAMADOR DE TAREFAS é um SNAP-IN da MMC (Microsoft Management Console) e inclui ajuda adicional para utilizadores avançados. Para obter informações, abra o Programador de Tarefas, clique em Ajuda e, em seguida, clique em Tópicos da Ajuda. 4. MULTIUSOS v PESSOAL NÃO DOCENTE REGISTO DE ASSIDUIDADE IMPRIMIR: Na opção Mensal é apresentada a possibilidade de selecionar a Categoria/Função (igual à opção Diário ), permitindo a impressão do mapa mensal para todos os funcionários da categoria/função indicada. Ilustração 10 Impressão do mapa mensal por categoria/função REFEITÓRIO CONFIGURAÇÕES - VENDA: Foram revistos e corrigidos os procedimentos adotados na Venda Antecipada de refeições, nomeadamente: Se a opção Venda Antecipada não estiver selecionada, por defeito, a aplicação apenas permite a compra da refeição a partir do dia anterior ao seu serviço; Quando a opção Dia Anterior está indicada nos campos Venda sem Taxa e Venda com taxa, não é possível adquirir a refeição no próprio dia do serviço. Nova opção Permitir a compra/alteração aos Fins de Semana e Feriados. Esta opção já se encontrava disponível para a venda de refeições no GIAE Online. A partir desta versão, o controlo da venda de refeições aos fins-de-semana e feriados é igualmente efetuado nos módulos do QUIOSQUE e POS REFEIÇÕES.

8 As escolas com o GIAE Online ativo (disponível) que permitem a compra/alteração aos Fins de Semana e Feriados, devem voltar a configurar a opção. Caso contrário, com a instalação desta nova versão, os utentes ficarão impedidos de comprar/alterar refeições aos fins-de-semana e feriados. Ilustração 11 Configurar a venda de refeições aos Fins de Semana e Feriados REFEITÓRIO CONFIGURAÇÕES MAPAS: Nova opção Apuramento de valores refeições servidas. Esta opção permite configurar o tipo de apuramento, refeições vendidas ou servidas, a efetuar no quadro resumo do mapa Subsídio Refeição (FSE) disponível na opção MULTIUSOS REFEITÓRIO MAPAS. Os campos onde são introduzidos os valores foram alterados para permitir a utilização de 5 casas decimais. Ilustração 12 Configuração da informação a apresentar no mapa Subsídio Refeição (FSE).

9 Ilustração 13 Quadro resumo do apuramento dos valores FSE REFEITÓRIO EMENTAS: Nova opção Ocultar ementa. Com esta opção selecionada a ementa não é apresentada para venda nos módulos QUIOSQUE, POS REFEIÇÕES e no GIAE Online Aquisição de Refeições. Também não é apresentada na opção que permite a alteração da data de serviço das refeições. NOTA: Podem ser ocultadas ementas para as quais já haja refeições adquiridas. A ementa não é apresentada para os utentes que ainda não tenham adquirido a refeição. Ilustração 14 Ocultar ementa (s).

10 4.5. REFEITÓRIO MOVIMENTOS: Ao editar a ficha de uma refeição não servida e alterar a data do serviço, é verificada a refeição (carne, peixe ou dieta) da (s) ementa (s) destino. O campo refeição é desbloqueado e permite seleccionar a refeição destino. Caso não existam ementas para a data introduzida, apresenta a mensagem: Não existe ementa (s) criada (s) para a data indicada. Não é permitida a alteração de refeições entre Almoço e Jantar (tipos diferentes). Ilustração 15 Alteração da data de serviço da refeição REFEITÓRIO MOVIMENTOS ALTERAR A DATA: Foi adicionada uma opção para a seleção do tipo de ementa, almoço ou jantar, referente às ementas existentes no dia para o qual se pretende alterar as refeições. Esta opção vai permitir que, caso existam no destino ementas criadas para o almoço e jantar, a alteração à data da refeição seja associada também ao tipo de ementa na data de destino. Se houver refeições selecionadas com o tipo de ementa diferente do indicado, não é alterada a data para essas refeições. Desta forma passa-se a distinguir na alteração o tipo de refeição, almoço do jantar, não permitindo alterar entre estes dois tipos. Ilustração 16 Alteração do tipo, almoço ou jantar, da refeição.

11 4.7. BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA REGULARIZAÇÕES: Ao editar um ACERTO+ (positivo) sem efetuar qualquer alteração no registo, a quantidade era alterada (arredonda à unidade) o que originava ao gravar uma alteração indevida à quantidade anteriormente registada CAIXA MAPAS: Foi adicionada informação complementar às folhas de caixa e ao diário de caixa, nomeadamente: FOLHAS DE CAIXA: Após a pré-visualização/impressão da folha de caixa dos diversos setores é apresentada a possibilidade de pré-visualizar/imprimir as regularizações referentes a dias anteriores. Esta informação é muito importante na medida em que as folhas de caixa dos dias a que se referem as regularizações são alteradas. Para resolver as diferenças de valores são apresentadas no cabeçalho do mapa Folha de Caixa Regularizações duas alternativas. Ilustração 17 FOLHA DE CAIXA REGULARIZAÇÕES DIÁRIO DE CAIXA: Após a pré-visualização/impressão do diário de caixa é apresentada a possibilidade de pré-visualizar/imprimir um mapa discriminativo dos valores em numerário do diário de caixa.

12 Ilustração 18 - DIÁRIO DE CAIXA EXTRACTO DE VALORES EM NUMERÁRIO. No DIÁRIO DE CAIXA - Valor em numerário a apresentar por Operador é apresentado o valor total, resultado da soma dos valores individuais de cada operador. Ilustração 19 - Cálculo do valor total em numerário a apresentar pelos Operadores. Nota: Estas alterações foram também efectuadas no módulo POS CAIXA MAPAS PORTARIA: A configuração da portaria foi transferida para esta opção QUIOSQUE: Nova opção para onde foi transferida a configuração do QUIOSQUE DIVERSOS: Foram transferidos para esta opção os FERIADOS e TEMPOS LECTIVOS.

13 4.12. GESTOR: Nesta opção apenas ficam disponíveis os SERVIÇOS, UTILIZADORES e CONFIGURAÇÕES DE TERMINAIS. Todas as outras opções foram transferidas para o módulo GestorGIAE GESTOR UTILIZADORES: Devido às alterações efetuadas, foram ajustados os acessos. Para as novas opções ou alterações efetuadas é necessário voltar a configurar os acessos GESTOR CONFIGURAÇÃO DE TERMINAIS: Foi adicionada à lista dos setores a 2.ª Via para que no terminal (computador) onde esteja a ser utilizado o módulo POS IMP. 2.ª VIA não seja necessário configurar o terminal (computador) para os setores que se pretenda efetuar a impressão de 2.ª via dos documentos (talão/a5). Ilustração 20 Configuração do terminal para IMP. 2ª VIA. Foram acrescentados os campos Nº de Vias e Confirmar impressão, que permitem indicar o número de vias (máximo 3) que se pretende imprimir do documento (talão/a5) e a possibilidade de confirmar a impressão, respetivamente. Foi também alterada a disposição dos campos para facilitar a configuração.

14 Ilustração 21 - MULTIUSOS GESTOR CONFIGURAÇÃO DE TERMINAIS. Nota: Estes dois campos estão também disponíveis nas opções para configuração existentes nos setores do módulo do POS. 5. POS v BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA/REFEIÇÕES/SERVIÇO/CAUÇÕES - CONFIGURAR: Esta opção passa a estar disponível em todos os sectores. Nos casos em que não haja nenhuma configuração registada no setor é apresentada uma mensagem a alertar e, por defeito, os campos disponíveis na configuração ficam a falso. Foram adicionadas novos campos, nomeadamente: N.º de vias e Confirmar impressão. Ver ponto Permitir regularizar última operação do dia : ao ser selecionada permite ao operador do setor a eliminação do último movimento do dia, sucessivamente. Ver ponto

15 Ilustração 22 - Configuração dos setores no POS. No POS REFEIÇÕES em substituição do Permitir botão numerário é apresentado o Permitir botão numerário/crédito. No caso de não estar selecionado impede o operador de naquele terminal efetuar operações/transações em numerário e crédito. Na CAIXA e IMP. 2ª VIA é apresentada também a opção Configurar apenas com os campos referentes à impressão PERMITIR REGULARIZAR ÚLTIMA OPERAÇÃO DO DIA: Nova opção que permite regularizar/anular a última operação/transacção do utente em caixa, suplementos, subsídios ou em numerário do dia. Se a opção for selecionada nas configurações é apresentado no sector o botão Regularizar. Ao selecionar Regularizar é apresentado o detalhe da última operação/transação do dia em cartão ou numerário. Ao confirmar a regularização é eliminada a operação/transação em caixa e nos movimentos do setor. O registo eliminado é guardado no POS CAIXA ANULAÇÕES.

16 Ilustração 23 - Regularização de uma transação nos setores do POS. No BUFETE, caso exista a totalidade das transações em SUPLEMENTOS registadas, na janela da regularização é apresentada a opção SUPLEMENTOS, permitindo assim a regularização da última transacção também para os SUPLEMENTOS BUFETE CAIXA E SUPLEMENTOS: Quando selecionamos uma operação/transação em SUPLEMENTOS é apresentada a informação do número de suplementos Servidos/Atribuídos. Possibilidade de efetuar uma transação/operação com a introdução do número de cartão e código do utente (igual à PAPELARIA e REPROGRAFIA). Ilustração 24 - Identificação do número de SUPLEMENTOS Atribuídos/Servidos no BUFETE.

17 5.3. BUFETE/BAR/PAPELARIA/REPROGRAFIA/REFEIÇÕES/SERVIÇOS/CAUÇÕES NUMERÁRIO DADOS: Nova opção que permite introduzir nas operações/transações em NUMERÁRIO e CRÉDITO (POS-REFEIÇÕES) o nome e o número fiscal de contribuinte (NIF) do utente e consequentemente a impressão no recibo (talão/a5) dos dados introduzidos. Os dados introduzidos ficam guardados numa tabela própria, associados ao número de documento da operação/transação. A lupa disponível junto ao nome e NIF permite a pesquisa na tabela dos dados anteriormente introduzidos. Ilustração 25 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO. Ilustração 26 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO e CRÉDIRO no POS REFEIÇÕES.

18 Ilustração 27 - Introdução de dados nas operações/transações em NUMERÁRIO nos SERVIÇOS e CAUÇÕES REFEIÇÕES: As ementas que tiverem selecionada a opção Ocultar ementa não são apresentadas para venda/alteração. Apenas são apresentadas para os utentes que já as tenham adquirido. Ver ponto 4.4 deste documento IMP. 2ª VIA: Foram efetuadas alterações nesta opção, nomeadamente na forma como são filtrados e listadas os registos referentes a cada um dos setores, bem como a disposição gráfica dos recibos A5. A data e hora apresentada no recibo foi corrigida para apresentar sempre a hora da transação. Quando introduzidos, são apresentados os dados referentes às operações/transações em NUMERÁRIO. 6. QUIOSQUE v2.2.0 REFEIÇÕES: As ementas que tiverem selecionada a opção Ocultar ementa não são apresentadas para venda/alteração. Apenas são apresentadas para os utentes que já as tenham adquirido. Ver ponto 4.4 deste documento. 7. SUMÁRIOS v REGISTAR (PERMITIR ADICIONAR) SUBSTITUIÇÃO: Quando não era efectuado o registo do sumário no mesmo dia em que foi registada a alteração substituição, a data da falta do docente substituído era do dia em que foi feito o registo do sumário e não do dia em que ocorreu a substituição.

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.0.5 Setembro de 2010 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, alguns módulos passam directamente da versão 2.0.x para a versão 2.0.5. Muito

Leia mais

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIAE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Aquisição de Refeições 5 3. Limitar consumo diário 7 4. Controlo de sessões 9 5. Configuração das novas funcionalidades na área de administração

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR 1. O que é o GIAE Online? O GIAE Online é uma aplicação instalada num servidor do Agrupamento.

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GIAE ONLI NE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTIL IZ ADOR Com a finalidade de permitir a melhoria e a eficácia da partilha e acesso à informação, que se pretende, entre este Agrupamento

Leia mais

GIAE v.2.0.0 Agosto 2010

GIAE v.2.0.0 Agosto 2010 GIE v.2.0.0 gosto 2010 GIE v.2.0.0 gosto 2010 J.P.M. & breu, Lda. 1 GIE v.2.0.0 gosto 2010 ÍNDICE Índice... 2 Índice de Figuras... 4 1. Introdução... 5 2. Fecho do no... 7 3. Instalação da versão 2.0.0...

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Conta de Gerência em formato eletrónico

Conta de Gerência em formato eletrónico CONTAB Contabilidade para o Setor da Educação Versão 2.5.51 FEVEREIRO de 2012 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE O Agrupamento de Escolas de Miraflores dispõe de um Sistema de Integração e Administração Escolar, adiante designado GIAE, que substitui o anterior Sistema de Integração, SIGE.

Leia mais

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração Dicas e Recomendações...1 Instalação...2 Configuração...2 Primeiros Passos...2 Sincronização de Pastas (Partilha de Arquivos)...3 Criar uma nova rede de partilha

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 8

Manual Upgrade para a Versão 8 Manual Upgrade para a Versão 8 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

Gerar o Ficheiro de Inventário

Gerar o Ficheiro de Inventário Gerar o Ficheiro de Inventário Data: 05-12-2014 Os dados a enviar no ficheiro são os seguintes Código do Artigo Código de Barras (se não existir deve preencher neste campo o código do artigo) Descrição

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions)

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions) PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto AQs (Frequently Asked Questions) Como Instalar/Atualizar a nova versão 6.40 do PRIMAVERA EXPRESS (Saf-T PT 2010)? Para atualizar a versão que tem no seu computador,

Leia mais

POSTOUCH. Manual Software

POSTOUCH. Manual Software POSTOUCH Manual Software Introdução Introdução POS TOUCH é uma solução direcionada a pequenos postos de venda, que tem necessidade de criação de muitos talões de uma forma linear e rápida. A solução implementa

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO

ANTES DE ATUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO GPV Gestão de Pessoal e Vencimentos Versão 5.3.72 Janeiro de 2012 Este documento refere as principais alterações implementadas na versão 5.3.72 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ANTES

Leia mais

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt Manual de Utilizador de Clínicas www.softwhere.com.pt Formulário de login de Clínicas Utilizador : Administrador Password: 123 Formulário Principal do Software de Clínicas Este formulário lista todos os

Leia mais

O que é a assinatura digital?... 3

O que é a assinatura digital?... 3 Conteúdo O que é a assinatura digital?... 3 A que entidades posso recorrer para obter o certificado digital e a chave privada que me permitem apor assinaturas eletrónicas avançadas?... 3 Quais são os sistemas

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO AGRUPMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos D. João I dispõe

Leia mais

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009 Guia de utilização Gestão de Mensagens Março 2009 Índice Índice... 2 Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 5 Processo Criar Mensagens... 7 Gestão das Mensagens...

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Primavera V750 B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.PT MCRC LISBOA 11492

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE BACKUP. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE BACKUP. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS O que é o Backup do Windows Server? O recurso Backup do Windows Server no Windows Server 2008 consiste em um snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) e

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DOS RECENSEAMENTOS

PROGRAMA DE GESTÃO DOS RECENSEAMENTOS PROGRAMA DE GESTÃO DOS RECENSEAMENTOS APLICAÇÃO TRATAIHRU Versão 03.04 INDICE 1. CANDIDATURA...3 a) Tratar... Error! Bookmark not defined. b) Fechar... Error! Bookmark not defined. c) Converter...3 d)

Leia mais

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Manual de utilização Inventários Inventários Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: geral@gmi.mail.pt Assistência:

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR)

G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) G I A E (GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) REGIMENTO DE UTILIZAÇÃO 1. Introdução O presente regimento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada para a Administração Escolar,

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013 Manual do Utilizador Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows Versão 1.3, Novembro de 2013 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática, ESMAE

Leia mais

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE 2 ÍNDICE ADSE Direta... 4 Serviços Disponíveis... 6 Atividade Convencionada... 7 Atualizar/Propor Locais de Prestação... 9 Propor Novo

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações XD 2013 - Fase B - Novas Implementações Novas funcionalidades - Fichas Técnicas Foram implementadas Fichas Técnicas na Ficha de Artigos para que os clientes possam já começar a organizar o seu sistema

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual de Serviços WEB

Manual de Serviços WEB Manual de Serviços WEB Guias www.expresso24.pt Env_R1.1 Pag. 1 de 6 I Guias inserção de nova guia A opção de Guias permite fazer a gestão de guias do dia: Gravação Consulta Eliminação Logo que entra na

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

1 - Imprimir documentos na rede da escola.

1 - Imprimir documentos na rede da escola. 1 - Imprimir documentos na rede da escola. 1.1 - Entrar no sistema interno da escola (escopal.edu) Inserir o seu Nome de Utilizador Inserir a sua Palavra - passe Seleccionar ESCOPAL 1.2 Instalar a impressora

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

ERP AIRC. Transição de Ano Económico 2014-2015 (Receita) Apresentado por: AIRC

ERP AIRC. Transição de Ano Económico 2014-2015 (Receita) Apresentado por: AIRC Apresentado por: AIRC Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 ÂMBITO... 3 1.2 OBJETIVOS... 3 1.3 REQUISITOS A OBSERVAR... 3 1.3.1 Versões das aplicações... 3 1.4 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS... 3 2. SCA ENTRADA EM VIGOR

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Faturação/ Vendas ao Balcão Emissão dos seguintes documentos de vendas: Faturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB COMO ENCOMENDAR Antes de começar a encomendar... página 2 6 Criar uma encomenda... página 7 22 2015-02-18 ANTES DE COMEÇAR A ENCOMENDAR Esta aplicação

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais

Manual de Colaboração

Manual de Colaboração Manual de Colaboração 2 Introdução O zerozero.pt permite aos seus colaboradores a introdução de resultados e datas de jogos de diversas competições. Depois da óptima experiência desenvolvida com a nossa

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da abertura de ano e a forma como realizar esta operação. O manual está

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 6

Manual Upgrade para a Versão 6 Manual Upgrade para a Versão 6 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano ÍNDICE PASSAGEM DE DADOS / FECHO DE ANO... 1 Objectivo da função... 1 Antes de efectuar a Passagem de dados / Fecho de Ano... 1 Cópia de segurança da base de

Leia mais

Procedimentos para os Mapas Recapitulativos (IES)

Procedimentos para os Mapas Recapitulativos (IES) Procedimentos para os Mapas Recapitulativos (IES) Este documento pretende auxiliar nas operações de configuração para Recapitulativos no ERP Primavera. 1. Enquadramento Os Mapas Recapitulativos consistem

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais:

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: GESTÃO DE STOCKS Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: 1. Garantir que têm os artigos todos criados no Sublime 2. Fazer a contagem de todos os artigos que estão a uso, em expositores

Leia mais

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Os usuários do Call Center do ASAsys agora podem agendar ligações para os clientes de produtos de uso contínuo para oferecer o produto do cliente antes que ele acabe.

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor Guia de Consulta Rápida Portal do Professor Última atualização: 07/12/2015 ÍNDICE 1. Acessando o Portal... 3 2. Quadro de Horários... 5 3. Alterando a Senha... 6 4. Alterando a Filial... 7 5. Fale Conosco...

Leia mais

Sistema Tratamento Informação Lavandarias

Sistema Tratamento Informação Lavandarias Sistema Tratamento Informação Lavandarias www.software-global.info 1 Programa de Lavandarias IMPORTANTE: Ter atenção que: 1-Nos talões não é permitido modificar a ficha e alterar ou adicionar talões no

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO UTILIZADOR 1 RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES E DE DESEMPENHO MANUAL DO UTILIZADOR

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA www.xdsoftware.pt Resumo da Aplicação O XD Terminal de Porta é um módulo do XD Disco destinado a coletores de dados com o sistema operativo Windows mobile. Junta

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte.

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. Comunicação documentos de transporte Gestix 5.0 Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. É Facil e rapido. Comunicação dos Documentos

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais