DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN"

Transcrição

1 DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN

2 Pós-graduação DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN CONCEPÇÃO: JOSEP FERRANDO COORDENAÇÃO: JUDITH AUGUSTINOVIČ 15/03/2016» 07/ HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS QUINZENAIS: SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30 E SÁBADOS, DAS 9H ÀS 18H 1 1. Variam de acordo com a distribuição de feriados.

3 Judith Augustinovič é graduada em arquitetura pela TU Wien e a Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA Fez doutorado e mestrado na Universidade Técnica de Viena/ TU Wien, Áustria sobre o tema Transcutâneo, onde pesquisou o espaço como extensão do corpo por meio de instalações espaciais contemporâneas com fronteiras orgânicas e elásticas. Tem formação em Marcenaria e Design de Interiores. Foi professora assistente do Instituto de Estruturas e Design na TU Wien, e tem escritório próprio em Viena. Busca compreender a relação interdependente do corpo e do espaço dentro da sociedade e a forma como essa relação se manifesta. COORDENAÇÃO

4 CONCEPÇÃO DO CURSO O mentor deste curso é Josep Ferrando, arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, como: Escola Técnica Superior d Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT).

5 OBJETIVO O objetivo da Pós-graduação em Design de Interiores, MA.DE.IN é oferecer contato com o mundo profissional por meio da diversidade e da heterogeneidade de programas e projetos. O resultado das atividades não é uma meta fechada em si mesma, mas um potente veículo que prepara o aluno com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para elaborar projetos transdisciplinares. Os participantes desenvolvem a habilidade de planejar e compreender as fases do processo de trabalho, as alternando ao longo do percurso. O curso foca na investigação, na aprendizagem de metodologias e no processo de projeto, abordando diferentes espaços, especificidades e escalas. Um dos pontos principais desenvolvido pelo IED na Europa é a construção do espaço por meio da materialidade e da tectônica. A matéria e a luz são elementos fundamentais. Com este entendimento, o processo metodológico trabalha com a sistematização do estudo e da pesquisa para distinguir e reconhecer o potencial espacial, essencial no momento de elaboração do projeto. As disciplinas incluem exercícios práticos, balizados por um sólido arcabouço teórico conceitual. O curso valoriza e vincula as diferentes formações dos alunos, a fim de aprimorar o conhecimento do grupo.

6 ÁREAS DE ESTUDO 1. Materiais: A completa atmosfera de um espaço interior pode ser alcançada com o uso de determinados materiais. Os alunos devem entender os materiais como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham. 2. Maquetes: As maquetes e os protótipos são ferramentas de pensamento que permitem experimentar, esboçar e explicar ideias abstratas, além de desenvolver os processos de análise e de desenho. 3. Sustentabilidade: A fragilidade de nosso planeta é um tema da atualidade e o papel dos designers é fundamental para se alcançar uma mudança no uso de soluções do design sustentável. A exploração de materiais e sistemas de construção espacial são tratados sob a luz da sustentabilidade, sem necessariamente estarem vinculados à aspectos puramente mercadológicos. A sustentabilidade é uma companheira permanente no processo do projeto. 4. Iluminação: Efeitos de vídeo, luz, espaços efêmeros e os seus desenvolvimentos são ferramentas para expressar diferentes ideias e modelar o espaço. PÚBLICO-ALVO O curso é dirigido aos profissionais graduados em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Design de Interiores, Design de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Artes Visuais e Cenografia, que buscam aprimoramento em suas áreas de atuação. O programa do curso valoriza as diferentes qualificações dos alunos, pois entende que o caráter transdisciplinar é fundamental para o processo de aprendizagem e para a realidade da prática profissional.

7 O ALUNO APRENDERÁ»» Fase I Fundamentação Interdisciplinar O aluno conhece toda a estrutura do curso, suas etapas e conteúdos, as aplicações das metodologias com as especialidades a serem estudadas. Durante essa Fundamentação Avançada do Design Aplicado questões e tendências atuais são discutidas: Espaço, Design, Interiores e Arquitetura, Contemporaneidade temas que reúnem as mais recentes e relevantes movimentações, realizações e elaborações no processo de construção e análise de todos os tipos de espaços, mas com um foco nos espaços comercias. Ponto principal com o primeiro Project Studio será a introdução da abordagem de matéria e luz.»» Fase II Especialidades de Design de Espaços O aluno tem as disciplinas Espaços Efêmeros, com a realização de um Mock-Up 1:1, Espaços Gastronômicos e Espaços de Habitação. A continuação da prática com o Project Studio e da teoria aplicada com Laboratórios mostra o papel fundamental do Espaço na construção da identidade, que representa poder e controle por meio da contestação ou transgressão de limites. Os alunos devem entender matéria, luz, arredores e meio como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham.

8 »» Fase III Inovações de Design de Espaços O objetivo é que o aluno compreenda que todos os espaços estão embutidos com significado e expressam respostas particulares, singulares, multissensoriais, psicológicas, entre outras. Esta visão tem como objetivo investigar as complexidades dos espaços: orquestração, composição e impacto sobre o habitante a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Práticas Contemporâneas, Intervenções em Espaços, Design Tools e Pesquisa Artística são disciplinas que permitem adotar uma variedade de perspectivas e desafiam as divisões entre a prática e a teoria, e destinam-se a gerar uma base essencial para os alunos com interesse transdisciplinar no Design de Espaços.»» Seminários Temáticos O espaço transdisciplinar é o foco e nutre-se a partir de arquitetos, designer de interiores e teóricos, bem como a partir dos objetivos dos outros cursos do IED. O método de gerar interdisciplinaridade entre os vários cursos, os profissionais e os alunos ampliam os pontos de vista das arte, moda, branding, antropologia, estudos culturais e cultura visual. Separar a prática da teoria e isolar as disciplinas não reflete a realidade do mundo contemporâneo, esvaziando as ferramentas e os conhecimentos dos alunos.

9 MÓDULO INTERNACIONAL A pós-graduação Design de Interiores, MADEIN oferece ao aluno a oportunidade de realizar uma experiência internacional de estudos. O Módulo internacional é resultado de uma parceria com o IED Barcelona e consiste em um curso especial que se apropria da cidade catalã como o campo de trabalho dos alunos, território em que o protagonista é o Design. Ao compreender o contexto urbano e a história local, os alunos se aprofundam no Design de Interiores que acompanha as diferentes escalas que configuram uma cidade. Percorrer diariamente os diferentes bairros e suas características permitirá entender os mecanismos de ativação dos espaços públicos, por meio da utilização adequada do Design de Interiores. O curso é opcional; não está incluído nas 400 horas da carga horária da pós-graduação. Passagem, traslados, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do aluno.

10 PLANO DE AULA FASE I FUNDAMENTAÇÃO INTERDISCIPLINAR 1º MÓDULO 36h Fundamentação avançada do design aplicado Design atual do espaço e de interiores contemporâneos 9h Explorar o design espacial na contemporaneidade, de Interiores à Arquitetura, da Arte e sua interseção com outras áreas. Considerase, Material e Non-Material Practice, Critical Reading, Slow Design, a tendência narrativa do design, a revolução das novas tecnologias digitais e o open design como o D-I-Y e o que será da profissão num mundo onde todos terão acesso às ferramentas do designer. É fundamental compreender as mutações no contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas do mercado, para entender as perspectivas de evolução do design de espaço no futuro. Tendências nos espaços comercias & projeto loja /parte 01 pesquisa 18h Ao aprender a observar as tendências e entender como estilos evoluem em contextos atuais da sociedade e da cultura, o aluno condiz conceitos teóricos, à implantação e elaboração deles na construção, correlato incessante com a interpretação da matéria e não matéria aplicada. A proposta de aprendizagem em forma de execução de exercícios oferece ao estudante uma aproximação metodológica para que ele possa buscar inspiração no processo do projeto de design. Essa disciplina principal o Project Studio tem com primeira fase o design de um espaço comercial e o ponto de partida será o material e a sua investigação, ao invés de buscar inspiração em imagens ou em obras de outros designers. O objetivo com essa metodologia é proporcionar significado e valor conceitual para cada projeto. Ou seja, uma investigação dos espaços interiores e da arquitetura por meio da inversão do processo comum de um projeto: começando com um material, incentivando a criatividade, a inovação e as novas aproximações com a análise e a pesquisa do material escolhido. Laboratório aplicado no projeto 9h O objetivo é o reconhecimento e o estudo de materialidade nas suas facetas múltiplas, para sensibilizar para a diversidade material na expressão e na estética, também para a particularidade e a distinção do material e a sua sustentabilidade hedônica. A introdução está centrada na teoria e em visitas ocasionais às obras arquitetônicas e projetos de design de interiores em fase de conclusão. A parte da prática aplicada no Project Studio Loja elucida expressividade e percepção do material no espaço bem como fortifica os novos conhecimentos e ferramentas.

11 2º MÓDULO 42h Fundamentação avançada do design aplicado Projeto loja /parte 02 design 24h O uso de material adequado e econômico, com tecnologia e estrutura certa, colocando em equilíbrio a função escolhida do espaço comercial é o objetivo do Módulo 2. A própria materialidade cria a ambientação, em dependência com a luz e a iluminação. A meta é trabalhar o processo com maquetes e protótipos, com ferramentas de provar, esboçar e expressar ideias, além de seguir a análise do design, do conceitual aos detalhes. A apresentação e a análise de exemplos da arquitetura e do design de interiores contemporâneos, assim como projetos de arte, sustentam a teoria aplicada, a crítica e a discussão do Project. O processo de desenvolvimento do conceito, o conteúdo, o design e a apresentação do projeto são acompanhados individualmente, e com toda a turma no Studio Critic. Laboratórios aplicados /iluminação & ambientação 18h O objetivo dos laboratórios é estudar como arquitetos e artistas utilizam a iluminação, o ambiente e a sua capacidade expressiva. A combinação de teoria e prática gera a base de aprendizagem das narrações com espaço, luz e ambiente, com o auxílio de análise de diversas ambientações e as suas propriedades. O Laboratório de Iluminação apresenta ao aluno o uso e a função da luz como material de grande importância no processo de construção e design de um projeto. O Laboratório de Ambientação discute como construir espaços expressivos e com alma e por meio dos materiais utilizados. As imagens são utilizadas não como resultado final, mas como uma ferramenta no processo de design holístico e interdisciplinar. FASE II ESPECIALIDADES DE DESIGN DE ESPAÇOS 3º MÓDULO 36h Teoria & projeto espaços efêmeros Projet & workshop design vitrine, mock-up 1:1 27h O objetivo é desenvolver ferramentas para a concepção de espaços temporários e de intervenções efêmeras em espaços existentes, reconhecendo a ampla gama que abrange esta área do design: pavilhões temporários, exposições, cenografias, stands etc. Com uma visão de forte base teórica e conceitual, procurando o porquê da prática, a disciplina foca nos exercícios práticos com o desenvolvimento e a realização do Projeto Vitrine. Com objetivo de trabalhar em grupo, simulando um escritório de design real, a cada aluno é atribuída uma atividade e incumbências, inclusive o cargo de diretor de projeto que deverá organizar a equipe em diferentes grupos e áreas com a finalidade de completar o projeto.

12 Teoria aplicada & workshop de espaços efêmeros 9h Com o foco nas superfícies, a fim de limitar o espaço, a disciplina aborda a pesquisa de revestimentos para interior e exterior, inclui matérias e construções leves e o estudo de exemplos de espaços na arquitetura, no design, na arte e na moda. Explorar os contrastes, as tensões e as semelhanças dessas áreas permite atender às crescentes aplicações do conceito de maleabilidade do material no design, devido às possibilidades de alterar a forma e o feitio, bem como a dimensão eminentemente reativa e interativa. Além da função, da proteção e das restrições físicas dos espaços, são investigados os processos e as possibilidades conceituais e ideológicas, abordando questões sociais e culturais, individualidade e identidade. 4º MÓDULO 36h Project studio I: espaços gastronômicos /parte 1 Project studio 01 design aplicado & interdisciplinar de restaurantes & gastronomia - pesquisa 24h O segundo Project Studio conta com a execução de um restaurante, baseado na escolha de local e finalizado com o uso de materiais. São ampliadas a aproximação conceitual e transdisciplinar na busca de inspirações para a pesquisa e a análise de espaços gastronômicos clássicos e contemporâneos, a investigação da localização, a integração e a composição nos arredores, com enfoque da relação entre interior, exterior e a vista carioca panorama da paisagem, criando um significado e um valor conceitual diversificado de profundidade já no começo do projeto. Laboratórios aplicados ao projeto 12h O Laboratório Aplicado profunda sobre o tema da matéria, aumentando a complexidade e a heterogeneidade do assunto depois da introdução. A prática de alinhamento entre o visual, a estética, a relação com a vista, as necessidades e a funcionalidade. 5º MÓDULO 36h Project studio I: espacos gastronomicos /parte 2 Project studio 01 restaurante design 24h O objetivo da segunda parte do Project Studio é a elaboração de um conceito funcional até a apresentação de um espaço de gastronomia, criativo e inovador. Ele será avaliado e reajustado a toda hora, para conscientizar o aluno sobre as diversas relações do espaço, orientálo sobre a complexidade e a heterogeneidade no processo de design, de criação e de realização. Captando o conceito de Material Design, a seleção do material mínimo com aplicação e uso adequado na construção e nos detalhes, com economia e sustentabilidade é a meta fundamental do Studio. A materialidade cria a ambientação, em dependência com a não materialidade: com a luz e a iluminação.

13 Laboratórios de iluminação & ambientação 12h Esses Laboratórios têm o objetivo de complementar e ampliar o processo de design da Iluminação e da Ambientação nos Project Studio, de maneira holística e interdisciplinar do design estético do espaço equiparável com atmosfera ou aura. Experimentações e avaliações de iluminação e ambientação em um nível de mediação dualista entre os indivíduos e os objetos conduz uma topologia do contexto, incluindo funções e usos, concomitante à verificação em várias perspectivas: estética, Aisthetik, fenomenologia e filosofia. 6º MÓDULO 36h Project studio II: espaços de habitação /parte 1 Project studio 02 design aplicado & interdisciplinar de espaços de habitação 36h O terceiro projeto da disciplina principal do curso se concentra no tema habitar e tem como objetivo a investigação teórica, o design e a realização da reforma de um apartamento com metas e clientes diversificados. A primeira fase enfoca na pesquisa de tendências de renovação e reuso de prédios, com eixo na flexibilidade espacial e temporal, baseado nas análises de sociedade, lifestyle, patrão de vida, núcleos e a relação com a cultura carioca. A transdisciplinaridade desse módulo tem a intenção de sensibilizar o aluno sobre a complexidade e a diversidade de espaço: o protagonista de um filme, escolhido pela equipe do MA.DE.IN., será o residente do apartamento. FASE III ESPECIALIDADES DE DESIGN DE ESPAÇOS 7º MÓDULO 36h Project studio II: espaços de habitação /parte 2 Project studio 02 studio espaços de habitação /parte 2 15h O aluno habituou-se à metodologia da aproximação no decorrer dos dois Projects Studios anteriores, e esse módulo pretende colaborar na interiorização dessa metodologia, desse processo, desse hábito, desse pensamento na criação de projetos espacial. Assim o objetivo vai além da elaboração de um apartamento criativo e inovador para a personagem de um filme. Visa desenvolver noção e consciência permanente sobre o conjunto dos vários espaços relacionados em um projeto, independente da escala, e a complexidade das relações. Laboratórios aplicados no projeto espaços de habitação 21h Os laboratórios consecutivos consolidaram a metodologia na abordagem de espaço em sua materialidade e a aplicação teórica: os materiais, a iluminação e a ambientação consentem um design diversificado e potencial, apropriado e útil, significativo e aberto. Sob a hipótese: feel, converses, suffers, established, yearns and remembers (Barad, K.), e o objetivo de internalizar as possibilidades, a distinção e a seleção: usando pesquisas sistemáticas como análise dos aspectos técnicos, sensuais e estéticos, e a aproximação filosófica.

14 8º MÓDULO 36h Práticas contemporâneas Série de palestras práticas contemporâneas & transdisciplinar 15h Palestras com profissionais, especialistas convidados, arquitetos, estúdios arquitetônicos, designers, pensadores, vencedores, provocadores. O objetivo é explorar os conceitos centrais de uma arquitetura contemporânea de práticas, discutir opiniões e perspectivas diversas. A série proporciona uma oportunidade para se inspirar, obter informações e dialogar sobre os processos de design e soluções de espaços da arquitetura contemporânea, apresentando as abordagens da teoria e da prática arquitetônica em primeira mão, ou seja, o formato orientado na prática pretende avançar nos temas, nas metodologias e nas agendas pertinentes de hoje e para o futuro. Teoria interdisciplinar de projeto 09h Desenvolver consciência e compreensão da complexidade da arquitetura e de design de interiores, ou seja, de design de espaços. Abordagem holística e interdisciplinar para espaço, utilização, prática, estrutura e vestimenta. Aprofundamento dos métodos, princípios e entendimentos essenciais praticados ao longo do curso. Autoavaliação crítica do seu próprio trabalho e identificação das aptidões e dos pontos fortes. Aprendizagem para focar na solução do trabalho individual e do grupo. Compreensão abrangente não só em termos do ambiente construído, mas também no trabalho de projetos independentes. O conceito principal dessa disciplina é aprender e praticar uma abordagem solution-oriented de síntese teórica e prática para ministrar a complexidade, a heterogeneidade e a diversidade do nível altíssimo na criação de espaço. Pesquisa artística /metodologias aplicadas de ciência e de ensino 12h O recurso no Artistic Research tem como objetivo aumentar o conhecimento e a compreensão dos espaços. Semelhante ao das ciências sociais com as pesquisa qualitativas e intersubjetividade como ferramentas para aplicar avaliações e análises críticas, o Artistic Research vai introduzir metodologias e documentações ao aluno, e os conhecimentos adquiridos podem ser colocados em um contexto e apoiar os trabalhos criativos dele. 9º MÓDULO 36h Prática aplicada - intervenções em espaços Intervenções & marcas / seminário sustentabilidade & responsabilidade social 12h O objetivo é gerar noção, consciência e naturalidade sobre os temas de sustentabilidade e responsabilidade social, refletindo a convivência contemporânea e a dinâmica do espaço que habitamos. No ponto de vista da dimensão cotidiana e da qualidade artística de intervenções e ocupações, é analisado um design espacial mais amigável, não só no que se refere ao atendimento das necessidades de seus usuários, mas da garantia de uma ambiente mais humano.

15 Design tools 12h O objetivo da disciplina Design Tools é familiarizar com as ferramentas apropriadas de desenvolvimento e de apresentação (consciência e conhecimento mudam a percepção do cliente do projeto). Tectônica contemporânea 12h A parte teórica da disciplina será centrada na heterogeneidade e nas lógicas de materiais diversos, mostrando que cada um se adapta melhor a um tipo de sistema de construção na criação de um determinado espaço. Assim sendo, são explicados como esses sistemas construtivos possuem limites e como se relacionam entre eles. Mostrar como esses sistemas de construção mudam suas escalas para se adaptarem melhor a diversas situações. A análise será conceitual e empírica sobre as propriedades dos materiais e dos elementos fundamentais da estrutura. As funções de estrutura com o enclosure e o espaço antropométrico são comparadas. Depois da fase teórica os alunos aplicam os novos conhecimentos nos seus projetos de forma detalhada e montam os diferentes elementos em um conjunto coerente. 10º MÓDULO Seminários temáticos 30h Para favorecer o networking entre alunos, professores e profissionais convidados, o curso proporciona 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos, sobre os desafios do mercado profissional: networking, coaching e mentoring. Tcc trabalho de conclusão de curso 40h O Trabalho de Conclusão de Curso TCC - é etapa necessária e obrigatória para receber a certificação do curso. O aluno desenvolve um projeto final, com metodologias, orientação, formatação e apresentação conforme regulamento próprio e é submetido à banca pública de avaliação. Metodologia e apresentação do tcc em design de espaços O objetivo é orientar o aluno a desenvolver processos de pesquisa, a coletar informações, a analisar os ambientes e seus usuários, observar as etapas que constituem o projeto a fim de preparar documentos que representem estas realidades por meio de procedimentos metodológicos. *cada professor/a será responsável por 12h **cada professor/a será responsável por 20h

16 INVESTIMENTO O IED Rio não cobra taxa de matrícula, sua inscrição será garantida após pagamento do curso: parcelado ou à vista. INSCRIÇÕES/ MATRÍCULAS Para iniciar o seu processo de matrícula, envie currículo para inforio@ied.edu.br, ele será analisado pelo departamento responsável. Em seguida, entramos em contato com as instruções para a sua matrícula. CANCELAMENTO/ ADIAMENTO»» Por iniciativa do IED Rio O curso pode ser adiado ou cancelado por falta de quórum, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. Adiamento: se o estudante não quiser esperar nova data de início do curso, deve expressar sua vontade por e o investimento será devolvido integralmente. Cancelamento: será devolvido automaticamente 100% do valor pago por meio de depósito em conta bancária.»» Por iniciativa do estudante Será devolvido 90% do valor pago, se o cancelamento for solicitado com até 24 horas de antecedência do início do curso. A partir do início do curso, cancelamentos e trancamentos por parte do estudante têm reembolso proporcional, descontando a carga horária já cursada. Os prazos para os reembolsos são de até 10 (dez) dias úteis, efetuados por meio de depósito em conta bancária. O IED Rio não se responsabiliza por outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso. Contato para cancelamento: inforio@ied.edu.br Inscrição até 12/ x R$ 1.150,00 12 x R$ 1.550,00 à vista R$ ,00 Inscrição até 02/ x R$ 1.360,00 12 x R$ 1.930,00 à vista R$ ,00 Inscrição até 03/ x R$ 1.425,00 12 x R$ 2.030,00 à vista R$ ,00 DESIGN DEGUSTAÇÃO/ AULA EXPERIMENTAL Quer experimentar a metodologia IED Rio? Então, fique atento à data do Design Degustação. Esse é nosso evento de portas abertas, que acontece duas vezes por ano, dedicado a mostrar como é nossa metodologia para os cursos. O evento é gratuito e a participação é por ordem de chegada. Há descontos especiais para quem se matricular em algum curso do IED Rio nesse dia. BOLSAS DE ESTUDO O IED Rio não oferece bolsas de estudo.

17 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O IED Rio está aberto para receber visitas. Não é necessário agendamento.»» Recepção Segunda a quinta 9h às 23h Sexta 10h às 18h30 Sábado 9h às 17h30 Domingo fechado»» Secretaria Acadêmica Segunda a quinta 13h às 21h Sexta 10h às 13h/ 14 às 17h»» Administração Segunda a quinta 12h às 21h Sexta 12h às 18h30»» Horário Caffetteria del Cassino Segunda a quinta 9h às 21h30 Sexta 9h às 15h Sábado 9h às 17h Domingo fechada

DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS

DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS CURSOS DE VERÃO DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS COORDENAÇÃO Josep Ferrando CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português INÍCIO 27 de janeiro de 2016 TÉRMINO 30 de janeiro de 2016 AULAS Quarta, quinta, sexta das

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS

PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS Coordenador: Josep Ferrando 14/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Terças e quintas das 19h30 às 22h30 e algumas semanas intensivas PÚBLICO-ALVO

Leia mais

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Pós-graduação MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA COORDENADORA: GLÁUCIA CENTENO 18/03/2016» 07/2017 400 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS QUINZENAIS 1 : SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30

Leia mais

Curso Especial BRANDING

Curso Especial BRANDING BRANDING Curso Especial BRANDING COORDENADORES: ROBERTO MUNTOREANU E MARCELO NASCIMENTO 28/03/2016» 08/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Roberto

Leia mais

Curso Especial BRANDING

Curso Especial BRANDING BRANDING Curso Especial BRANDING COORDENADORES: ROBERTO MUNTOREANU E MARCELO NASCIMENTO 28/03/2016» 08/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS 22H30 Marcelo Nascimento

Leia mais

DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO

DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO Curso Intensivo DESIGN DE MODA Criatividade, Moda e Comunicação coordenador: luiz wachelke 29/03/2016» 03/2017 360 horas 1 idioma: português 2 e inglês 3

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA Curso Especial VISUAL MERCHANDISING Design, Arquitetura e Ambientação como Estratégia de Venda COORDENADORA: NATÁLIA COUTINHO

Leia mais

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos:

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110 CURSOS DE VERÃO USER EXPERIENCE, UX como construir experiências digitais que combinam necessidades dos usuários com objetivos de negócio COORDENAÇÃO Laura Lessa CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português

Leia mais

Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP

Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção

Leia mais

Comunicação e Marketing Digital

Comunicação e Marketing Digital Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL INFORMAÇÕES GERAIS: Em um mercado como o Brasil, país com um enorme potencial de profissionais criativos, fotógrafos sem uma formação adequada, além

Leia mais

Submersão em Moda: Cultura de moda, comunicação e vanguardas.

Submersão em Moda: Cultura de moda, comunicação e vanguardas. Submersão em Moda: Cultura de moda, comunicação e vanguardas. objetivos O objetivo do curso é gerar conhecimento sobre a área de Moda contemporânea nos aspectos que tangem a sociedade, os negócios e as

Leia mais

Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO

Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO Gestão de Projetos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta -

Leia mais

Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO

Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h Sábado

Leia mais

Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música

Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música Objetivos Apresentar os elementos que constituem os diferentes tipos de marcas sonoras e situá-las em um cenário midiático de intensas

Leia mais

Gestão de Vendas de Alta Performance MANUAL DO CURSO

Gestão de Vendas de Alta Performance MANUAL DO CURSO Gestão de Vendas de Alta Performance MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45

Leia mais

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Mobile Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Mobile Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações =/ Mobile Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CURSO

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CURSO E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1)

Leia mais

Inteligência Competitiva orientada para resultados MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Inteligência Competitiva orientada para resultados MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Inteligência Competitiva orientada para resultados MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

Gestão de Projetos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Gestão de Projetos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Gestão de Projetos MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de candidatos: (11) 5081-8200(opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h e Sábado 9h às

Leia mais

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CURSO

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CURSO Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Liderança para Jovens Gestores MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Liderança para Jovens Gestores MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Liderança para Jovens Gestores MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado

Leia mais

Trade Marketing MANUAL DO CURSO

Trade Marketing MANUAL DO CURSO Trade Marketing MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às

Leia mais

A terceira via universitária: Usos do marketing turístico no contexto de internacionalização do ensino superior

A terceira via universitária: Usos do marketing turístico no contexto de internacionalização do ensino superior A terceira via universitária: Usos do marketing turístico no contexto de internacionalização do ensino superior Objetivos Introduzir o aluno ao conceito de gestão da imagem corporativa das universidades

Leia mais

Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO

Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Cursos Especiais MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL COORDENADORA: CLARISSE CUNHA LINKE 28/03/2016» 01/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS

Leia mais

Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar

Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO Campus Universitário Darcy Ribeiro Avenida L 3 Norte Edifício Finatec - Bloco H 2º Andar Brasília DF Informações: Atendimento ao Candidato: (61) 4063-7072

Leia mais

Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta - 9h

Leia mais

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO Publicado em 19/01/2011 ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

E-commerce: Você está preparado para esse e- consumidor?

E-commerce: Você está preparado para esse e- consumidor? E-commerce: Você está preparado para esse e- consumidor? Objetivos O objetivo do curso é gerar conhecimento sobre o consumidor que faz compras através da Internet. Mostrar como esse consumidor se comporta,

Leia mais

Criação e Aceleração de Startups

Criação e Aceleração de Startups Criação e Aceleração de Startups Objetivos O curso se propõe desenvolver práticas de estruturação e validação de negócios inovadores. O aluno terá a oportunidade de: Estruturar um novo negócio ou unidade

Leia mais

Tudo que marca faz marca: branding e experiência de marca. (Workshop na Prática)

Tudo que marca faz marca: branding e experiência de marca. (Workshop na Prática) Tudo que marca faz marca: branding e experiência de marca. (Workshop na Prática) Objetivos Conhecer as técnicas e conceitos utilizados para o planejamento e gerenciamento de marcas, identificando como

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

Gestão Estratégica de Compras no Varejo MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Gestão Estratégica de Compras no Varejo MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Gestão Estratégica de Compras no Varejo MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda

Leia mais

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM Atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção

Leia mais

Empreendedorismo Corporativo MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Empreendedorismo Corporativo MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Empreendedorismo Corporativo MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Trade Marketing MANUAL DO CURSO

Trade Marketing MANUAL DO CURSO Trade Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br

Leia mais

Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

CRM Digital e Big Data: Comunicação One to One em Tempos de Real Time MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP

CRM Digital e Big Data: Comunicação One to One em Tempos de Real Time MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP CRM Digital e Big Data: Comunicação One to One em Tempos de Real Time MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção

Leia mais

Liderança de Equipes MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Liderança de Equipes MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Liderança de Equipes MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado - 9h às

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

Princípios de Governança Corporativa na Gestão de Pessoas MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Princípios de Governança Corporativa na Gestão de Pessoas MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Princípios de Governança Corporativa na Gestão de Pessoas MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos:

Leia mais

Marketing do Petróleo: construindo vantagens

Marketing do Petróleo: construindo vantagens Marketing do Petróleo: construindo vantagens Competitivas objetivos O setor de petróleo e gás brasileiro é considerado um dos mais promissores do mercado mundial, principalmente após as descobertas do

Leia mais

Marketing Esportivo e Redes Sociais

Marketing Esportivo e Redes Sociais Marketing Esportivo e Redes Sociais Objetivos A experiência do esporte ao vivo, o diálogo com ídolos, a interação com as instituições esportivas foram drasticamente modificadas pelas redes sociais. O curso

Leia mais

INÍCIO 19 de janeiro de 2016 TÉRMINO 04 de fevereiro de 2016 AULAS terças, quartas e quintas das 18h30 às 22h30

INÍCIO 19 de janeiro de 2016 TÉRMINO 04 de fevereiro de 2016 AULAS terças, quartas e quintas das 18h30 às 22h30 CURSOS DE VERÃO UPCYCLING transformando roupas COORDENAÇÃO Gabriela Mazepa CARGA HORÁRIA 36 horas IDIOMA Português INÍCIO 19 de janeiro de 2016 TÉRMINO 04 de fevereiro de 2016 AULAS terças, quartas e quintas

Leia mais

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha objetivos Apresentar uma contextualização histórica sobre política e marketing, relações entre povo e poder, bem como a compreensão

Leia mais

Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO MANUAL DO CURSO

Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO MANUAL DO CURSO Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h

Leia mais

Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO (SEM) MANUAL DO CURSO

Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO (SEM) MANUAL DO CURSO Marketing de Busca - Links Patrocinados e SEO (SEM) MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE INTERIORES DESIGN DE INTERIORES Curso Intensivo DESIGN DE INTERIORES COORDENADORAS: BEL LOBO, MARINA PIQUET E CAROLINA BALTAR 15/03/2016» 12/2016 270 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS DAS 19H30 ÀS 22H30,

Leia mais

Planejamento e Compra de Mídia Programática MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP.

Planejamento e Compra de Mídia Programática MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Planejamento e Compra de Mídia Programática MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta,

Leia mais

Organização de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Organização de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Organização de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado

Leia mais

Business do Luxo MANUAL DO CURSO

Business do Luxo MANUAL DO CURSO Business do Luxo MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h- Sábado 9h às 13h

Leia mais

Cross-cultural Management MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Cross-cultural Management MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Cross-cultural Management MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado - 9h

Leia mais

Arenas Agonistas Novas geografias para as

Arenas Agonistas Novas geografias para as Arenas Agonistas Novas geografias para as Cidades Criativas Objetivos Introduzir os conceitos da Heurística e Agonismo como alicerces de sistemas distintos mas complementares, que desempenham um papel

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Serviços

Pós-Graduação em Marketing de Serviços Pós-Graduação em Marketing de Serviços Público - alvo O Programa de Pós-Graduação em Marketing de Serviços é indicado para profissionais com formação universitária em qualquer área e que demandem desenvolver

Leia mais

Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações

Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta das 9h às 20h45, e sábado das

Leia mais

Criando o trabalho ideal: como desenhar sua carreira

Criando o trabalho ideal: como desenhar sua carreira Criando o trabalho ideal: como desenhar sua carreira Objetivo Mais do que apenas reflexões sobre a vida, o curso foi pensado para promover a troca de experiências entre os participantes, favorecendo o

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. ARQUITETURA DE INTERIORES 2. ARQUITETURA E CENOGRAFIA ARQUITETURA DE INTERIORES APRESENTAÇÃO O curso oferece, a arquitetos e a profissionais de áreas afins, um perfil

Leia mais

Web design: construindo sites em HTML e CSS Básico

Web design: construindo sites em HTML e CSS Básico Web design: construindo sites em HTML e CSS Básico objetivos Introduzir o aluno ao processo de construção de sites e hotsites através da utilização do Adobe Dreamweaver para a edição de XTHML e CSS a quem

Leia mais

Métricas Digitais e Web Analytics MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Métricas Digitais e Web Analytics MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Métricas Digitais e Web Analytics MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Oficina de Arte-finalização. Objetivos do curso

Oficina de Arte-finalização. Objetivos do curso Oficina de Arte-finalização Técnicas de preparação de arquivos para produção gráfica Objetivos do curso A evolução tecnológica voltada à produção gráfica trouxe ao mercado novas soluções de impressão que

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2016 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva: (51) 3218-1380

Leia mais

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011

Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011 Gestão de Relacionamentos com Clientes (CRM): do CRM atual ao CRM 2.0 MANUAL DO CANDIDATO Publicado em 19/01/2011 ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 2015 Design de Interiores Contemporâneo

PÓS-GRADUAÇÃO 2015 Design de Interiores Contemporâneo Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Março 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Março 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Branding: Construção e Gestão de Marcas Proporcionar aos interessados o desenvolvimento de habilidades

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Moda

Pós-Graduação em Marketing de Moda Pós-Graduação em Marketing de Moda Público alvo Indicado para profissionais com formação em Moda, Design, Marketing, Comunicação, Arquitetura, dentre outros, e que atuem ou desejem atuar na área de Moda,

Leia mais

Avaliação dos Resultados em Marketing MANUAL DO CURSO

Avaliação dos Resultados em Marketing MANUAL DO CURSO Avaliação dos Resultados em Marketing MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1)

Leia mais

Ingresso Agosto 2015

Ingresso Agosto 2015 Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Objetivos Ensinar em abordagem básica a teoria e a prática dos fundamentos da pré-produção de uma animação com a produção. A quem se

Leia mais

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Curso Intensivo DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA COORDENADOR: PEDRO SEGRETO SETEMBRO/2016» 2017 240 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS Pedro Segreto é diretor da Caos! Vídeo & Design, estúdio

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Manual Projeto Interdisciplinar Ano: 2014 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Interdisciplinar I... 5 2.2

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Negócios do Esporte MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta - 9h às

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NOVOS NEGÓCIOS APRESENTAÇÃO: Um terço das empresas brasileiras fecham no primeiro ano de atividade e praticamente dois terços fecham após 5 anos de existência. Do total de empresas

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I Objetivos Apresentar os conceitos de marketing e sua aplicabilidade nos negócios com foco no ambiente de produção A quem se destina Profissionais, empreendedores e

Leia mais

one year DESIGN DE MODA

one year DESIGN DE MODA one year DESIGN DE MODA Coordenação Luiz Wachelke Início 05/10/2015 Término 10/2016 Carga horária 360 horas Idioma Português (summer opcional em Barcelona) Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 e

Leia mais

Isto não é uma rolha Reutilizar também é design

Isto não é uma rolha Reutilizar também é design Isto não é uma rolha Reutilizar também é design Objetivos. A finalidade do projeto Isto não é uma Rolha, será apresentar um protótipo de um objeto utilitário, executado a partir de rolhas de cortiça, com

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais