1 PERÍODO. Disciplina: 1964 MODELAGEM I Carga Horária: 60 h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 PERÍODO. Disciplina: 1964 MODELAGEM I Carga Horária: 60 h"

Transcrição

1 1 PERÍODO Disciplina: 1964 MODELAGEM I Carga Horária: 60 h Introdução à metodologia do projeto arquitetônico. Estudo das relações entre forma, função e sistema construtivo. Estudo dos métodos de análise da concepção arquitetônica. Técnicas e métodos para construção de modelos. Iniciar o aluno no entendimento das questões relacionadas ao projeto arquitetônico e seu desenvolvimento. Domínio do uso de modelos como auxilio técnico e visual do ato de projetar. Dominar o conhecimento técnico e artístico de construção de modelos 2D e 3D. Dominar a construção e desenho de modelo, materializando as propostas de forma. Entender as características espaciais, funcionais e construtivas no processo de projetação de edifícios, cidades e paisagens. Estudar o trabalho dos grandes mestres da arquitetura. Trabalhar interdisciplinaridade.

2 Disciplina: 1976 LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO Carga Horária: 60 h O processo criativo: métodos de estímulos à criação em arquitetura. Técnicas de resolução criativa de problemas. Grupos criativos e ambientes criativos em arquitetura. Exercícios de composição, desenho de observação e de memória e percepção das formas e volumes. Conhecer e dominar as técnicas de resolução criativa de problemas. Estudar potencial criativo. Conhecer os conceitos, os tipos e etapas do processo criativo. Estudar resolução criativa de problemas, através da aplicação das técnicas de resolução criativa de problemas: brainstorm, mapa da mente, brainwriting pool, troca de cartões e outras. Aprender e desenvolver estratégias para desenvolver a geração de ideias. Trabalhar os conhecimentos básicos de desenho e exercitar habilidades de composição, de observação, de memória com ênfase na percepção das formas e volumes.

3 Disciplina: 3912 DESENHO DE PAISAGISMO Carga Horária: 60 h Estudos e técnicas de representação gráfica da paisagem natural e construída. Desenvolver habilidade técnica do desenho de ambientes paisagísticos. Dominar o conhecimento técnico e artístico de desenho. Entender o desenho em planta de forma a compor a paisagem. Trabalhar interdisciplinaridade.

4 Disciplina: 3924 ESTÉTICA E ESTUDO DAS ARTES Carga Horária: 60 h Noções básicas de estética e arte. A arte como sistema cultural e em interação com a sociedade e os contextos históricos, políticos e econômicos de cada época (da préhistória à contemporaneidade). As manifestações artísticas com ênfase na pintura, arquitetura e arquitetura. Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a expressão artística, da pré-história até a atualidade, no âmbito da pintura, arquitetura e escultura, salientando a estética de cada período, relacionada aos eventos históricos, políticos e econômicos. Trabalhar as noções de discurso estético e de leitura de obras na História da Arte. Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas épocas e culturas; Oportunizar um espaço de reflexão sobre a formação e a evolução das artes ao longo da história, dando especial atenção às forças políticas que atuam na legitimação institucional e ao confronto entre a arte e a cultura como instâncias auto implicadas.

5 Disciplina: 4957 SOCIOLOGIA APLICADA Carga Horária: 60 h A formação da Sociologia como conhecimento científico. Caracterização da sociedade humana. Conceitos básicos. A estratificação social. A sociedade capitalista contemporânea. Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais como fruto da criatividade universal do homem, buscando construir uma cidadania planetária e articular os diversos conhecimentos apreendidos tendo em vista aplicá-los na análise e avaliação da sociedade atual, ampliando as interações sociais. Conhecimento dos elementos teóricos-metodológicos do campo estudos da sociologia aplicados ao estudo crítico do fenômeno urbano na escala do bairro, cidade e regiões urbanas do Brasil e das sociedades do primeiro mundo.

6 Disciplina: 4988 GEOMETRIA APLICADA Carga Horária: 60 h Estudo teórico e prático da Geometria Espacial e do Sistema de Projeções Ortogonais. Domínio técnico da representação gráfica de objetos em planos e o desenvolvimento do pensamento em imagens. Conhecer os elementos geométricos e posições relativas. Conhecer o sistema de projeção do Método Mongeano. Compreender estruturas complexas de objetos 3D. Aplicar os conceitos de elementos geométricos em representações gráficas de objetos 3D. Trabalhar a interdisciplinaridade.

7 Disciplina: 5147 DESENHO DE ARQUITETURA Carga Horária: 60 h Estudo teórico e prático de técnicas de representação gráfica de projetos de arquitetura. Normas da ABNT aplicadas ao desenho técnico. Conhecer fundamentos técnicos para o desenho descritivo. Firmar habilidades para elaboração de desenhos arquitetônicos. Dominar técnicas de representação gráfica e de convenções de desenho de projeto de arquitetura. Fundamentar conceitos sobre desenhos técnicos e classificação de modelos de plantas. Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir elementos que compõem o projeto de arquitetura. Desenvolver as técnicas básicas para a execução do desenho técnico de acordo com as normas da ABNT e correlatas aos respectivos assuntos, visando o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

8 2 PERÍODO Disciplina: 2151 ECONOMIA I Carga Horária: 60 h O funcionamento da economia: conceitos básicos. Uso da economia para a análise do contexto de decisão empresarial. Uso dos conceitos de microeconomia e macroeconomia para a tomada de decisão. Equilíbrio e flutuações da atividade econômica. Moeda, Setor Externo e Desenvolvimento econômico. O Setor Público. Mercado de capitais, Derivativos e Investidores Institucionais. Conhecer fundamentos técnicos para o desenho descritivo. Firmar habilidades para elaboração de desenhos arquitetônicos. Dominar técnicas de representação gráfica e de convenções de desenho de projeto de arquitetura. Fundamentar conceitos sobre desenhos técnicos e classificação de modelos de plantas. Proporcionar ao estudante o entendimento do papel da oferta e da demanda na determinação do preço e da quantidade a serem oferecidos ao mercado, bem como a compreensão e o discernimento das possibilidades oferecidas pelos conceitos da microeconomia e da macroeconomia que fundamentam o processo de tomada de decisão em relação à fixação de preços em diferentes estruturas de mercado. Conscientizar o estudante da importância de utilizar a análise da dinâmica da economia nacional e internacional como instrumento para adoção de ações no processo de gestão de negócios.

9 Disciplina: 4186 CÁLCULO APLICADO Carga Horária: 120 h Conhecimentos do campo da matemática aplicados à projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Domínio do equacionamento e resolução de problemas da linguagem e lógica da matemática utilizados no design de edifícios, cidades e paisagens. Conhecer as regras do calculo básico. Compreender as funções e suas aplicações. Aplicar as fórmulas para calculo de áreas e volumes. Entender as derivadas e suas aplicações. Trabalhar a interdisciplinaridade.

10 Disciplina: 4209 DESENHO DE URBANISMO Carga Horária: 60 h Análise e compreensão da paisagem urbana, desenho urbano e suas representações. Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem urbanística. Acessibilidade no meio urbano; morfologia urbana, tipos de parcelamento, introdução à leitura e representação da infraestrutura urbana. Conhecer fundamentos de habilidades técnicas do desenho de ambientes urbanos. Objetivos Específicos Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir elementos que compõem o desenho urbano. Desenvolver as técnicas básicas para a execução do desenho de acordo com as normas da ABNT e correlatas aos respectivos assuntos.

11 Disciplina: 4221 DESENHO AMBIENTAL Carga Horária: 60 h Conceito de Desenho Ambiental. Princípios, critérios e métodos para projetos urbanísticos, paisagísticos e arquitetônicos baseados na visão ecológica, visando ao conforto físico e psicológico dos usuários. Aplicação dos conceitos de Desenho Ambiental em uma proposta de projeto. Fornecer embasamento para formação teórico-prática sobre as intervenções urbanas e arquitetônicas no meio ambiente a partir de uma visão ecossistêmica. Introduzir princípios, critérios e métodos para a realização de projetos urbanísticos, paisagísticos e arquitetônicos adequados ao meio ambiente em que se inserem.

12 Disciplina: 4232 HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA Carga Horária: 60 h Estudos da história, teorias e críticas da Arquitetura Moderna. Conhecer e entender a Arquitetura Moderna a partir das transformações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas ocorridas em decorrência da Revolução Industrial. Adquirir uma visão crítica da Arquitetura e referências históricas aos projetos de arquitetura.

13 Disciplina: 4255 EDIFÍCIO: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Carga Horária: 60 h Estudos dos materiais de construção civil e de custos de materiais. Conhecimento técnico dos materiais de construção e das técnicas de composição de custos de materiais em geral. O aluno será capaz de conhecer as propriedades técnicas dos materiais de construção utilizados em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo em oferta no mercado pela indústria nacional e estrangeira e dos respectivos custos de materiais de construção de pequeno, médio e grande porte.

14 Disciplina: 6682 TÉCNICA E ESTUDO DE PESQUISA Carga Horária: 60 h Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Investigação Científica. O método científico. Delineamento da pesquisa. Projeto de pesquisa. Execução da Pesquisa. Apresentação e divulgação da pesquisa. Normas da ABNT. Entender a pesquisa como um princípio científico e educativo, familiarizando-se com o processo de pesquisa e com trabalhos científicos que estão sendo realizados hoje na sua área específica de atuação, de forma a construir a sua capacidade analítica em relação aos mesmos e seu interesse pela pesquisa. Orientar os alunos na compreensão da estrutura, organização e coerências internas que um trabalho científico e um projeto de pesquisa devem apresentar, além de discutir sobre os aspectos e problemas relacionados à execução de um trabalho de pesquisa, mobilizando os alunos para a execução de seus próprios trabalhos.

15 3 PERÍODO Disciplina: ESTUDOS AMBIENTAIS Carga Horária: 60 h Conceitos de meio ambiente e sustentabilidade. Agenda 21 e Carta da Terra. Políticas e leis ambientais brasileiras, estaduais e municipais, com foco nas relacionadas ao espaço urbano. Licenciamento Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhança. Diagnóstico ambiental, avaliação dos impactos ambientais das intervenções antrópicas e medidas de mitigação e compensação, visando à sustentabilidade na produção do espaço construído. Construções sustentáveis e materiais ecológicos. Contextualizar o conceito de sustentabilidade e sua aplicação nos espaços construídos; Entender as problemáticas ligadas às ações antrópicas e seus meios de controle. Conhecer a política ambiental brasileira e as leis ambientais existentes e sua associação aos projetos arquitetônicos, urbanísticos e de paisagismo.

16 Disciplina: ILUSTRAÇÃO ARQUITETÔNICA Carga Horária: 30 h Estudo e técnicas de desenho ilustrado. Ilustração em arquitetura. Maquetes eletrônicas. Representações gráficas 2D e 3D. Desenvolver habilidades técnicas de ilustração de desenhos de projetos. Analisar e interpretar os dados e as informações de projeto de arquitetura. Aquisição e utilização de instrumental para o desenvolvimento de desenhos em projetos de arquitetura. Desenvolver técnicas de lay out, como meio de documentação, estudo e comunicação visual, em projetos de arquitetura.

17 Disciplina: 4301 HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DO URBANISMO Carga Horária: 60 h Trajetória histórica da cidade, conceitos, sentidos e teorias urbanísticas. Do neolítico à idade romana. Urbanismo medieval. Conceito renascentista de cidade. Os ideais de cidade e seus tratados na Europa aristocrática. A cidade industrial e o ideal de progresso. Urbanismo no contexto contemporâneo: problemas, desafios e soluções. Compreender as origens e evolução da cidade em suas esferas tecnológica, econômica, sociológica, cultural, associadas ao campo de conhecimento do urbanismo. Compreender o conceito de urbanismo e sua importância na edificação de uma cidade. Analisar teorias e críticas do urbanismo associadas ao processo de ocupação/projetação de áreas urbanas ao longo da história antiga, medieval, moderna e contemporânea.

18 Disciplina: 4342 EDIFÍCIO: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Carga Horária: 80 h Estudos do equilíbrio estático e do comportamento de elementos estruturais frente às tensões e deformações. Dar conhecimento teórico da estática dos materiais, dos esforços internos e das reações de apoio em estruturas isostáticas e dar a compreender o comportamento e a resistência dos elementos estruturais através das tensões e deformações em materiais utilizados nas estruturas de alvenaria, concreto, aço e madeiras. Dar ao egresso a destreza de projetar considerando a resistência aos efeitos de tração, compressão, torção, flexão e corte.

19 Disciplina: 4353 EDIFÍCIO: SOLOS E FUNDAÇÕES Carga Horária: 30 h Estudo dos solos e suas características físico-químicas, estudo das fundações diretas e indiretas: conceitos e dimensionamento. Objetivos geral: Conhecimento técnico das características dos solos e das fundações de obras civis. Compreender as relações entre o projeto arquitetônico e paisagístico e as condicionantes ligadas às questões geotécnicas. Estudar as características básicas para a estabilidade das edificações e obras de terra. Compreender a necessidade de estudos aprofundados sobre as questões ligadas às fundações.

20 Disciplina: PROJETO DE ARQUITETURA I Carga Horária: 75 h Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura. Etapas de projetação em arquitetura. Projeto arquitetônico de uma habitação unifamiliar. Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de projeto. Conhecer os elementos básicos para o desenvolvimento de habilidades de projetar associados a edifícios. Adquirir o domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura. Trabalhar os conhecimentos básicos e adquirir habilidades de projetar edifícios residenciais com ênfase no entendimento da natureza do problema do grupo ocupacional e na elaboração do programa, conceitos e proposta.

21 4 PERÍODO Disciplina: 4376 SISTEMAS ESTRUTURAIS Carga Horária: 75 h Conceitos essenciais do comportamento das estruturas, com ênfase nos principais sistemas estruturais planos (treliça, vigas, pilares, cabo, arco, porteiros) e suas associações. Compreender o comportamento das estruturas, relacionando-os com a concepção arquitetônica. Entender a importância da escolha do sistema estrutural e o material apropriado para sua execução, na concepção arquitetônica.

22 Disciplina: 4388 ILUSTRAÇÃO PAISAGÍSTICA Carga Horária: 30 h Técnicas avançadas utilizadas em apresentação de projetos de paisagismo e espaços abertos em geral. Desenvolvimento da habilidade técnica de representação e dos tratamentos para desenho de ambientes paisagísticos para a apresentação de projetos especiais. Desenvolver e tratar desenhos para apresentação de projetos. Aprender a escolher técnicas apropriadas para cada projeto de acordo com o caráter, escala e tempo disponível. Conhecer técnicas de desenho computacional. Aprender a escolher técnicas de desenho computacional apropriada para cada projeto. Trabalhar a interdisciplinaridade.

23 Disciplina: 4402 CIDADE: INFRA-ESTRUTURA Carga Horária: 60 h Sistemas de infraestrutura urbana e saneamento básico. O projeto urbano e o saneamento. Estudo de bacias hidrográficas. Qualidade, usos e reaproveitamento da água, tratamento e abastecimento de água. Sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário e de efluentes. Limpeza urbana, acondicionamento e armazenamento de resíduos nas edificações, reciclagem, coleta e transporte, tratamento e disposição final. Conhecimento teórico, legal e analítico para projetos de infraestrutura em áreas urbanas. Conhecimento teórico, legal e analítico para concepção, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura urbana, associados com arquitetura, urbanismo e paisagismo; Identificar e caracterizar os diferentes subsistemas da infraestrutura urbana; Reconhecer e avaliar os sistemas para o atendimento das diferentes atividades urbanas; Discutir as alternativas tecnológicas adequadas aos diferentes condicionantes que interferem na seleção dos sistemas de infraestrutura.

24 Disciplina: 4416 TÓPICOS EM DESIGN Carga Horária: 60 h Processos e métodos em design de produto com abordagens teóricas e práticas de conceber e executar projetos associados com as necessidades das pessoas em distintos contextos e escalas do habitat humano, com ênfase em aspectos da história, legislação, antropometria e da cultura. Relacionamento do design com a arte e a arquitetura. Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de design de produto. Introduzir ao aluno o conceito de Design suas possibilidades e potencialidades, bem como as principais escolas, referências e paradigmas. As necessidades do homem e as respostas em produtos. Relações entre necessidades, produtos, formas, formatos, cultura. Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à criação, projeto e execução de produtos, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e a utilização racional dos recursos disponíveis.

25 Disciplina: 4433 ARQUITETURA DE INTERIORES Carga Horária: 60 h Processos e métodos para elaboração de projetos de interior, desenvolvendo a capacidade espacial a partir da análise dos espaços existentes internos, os condicionantes e a metodologia de projeto de interior, compatibilizando a proposta projetual a partir de várias temáticas e os demais projetos civis. Conhecer e dominar os métodos conceituais, analítico e projetual aplicado a projetos de interiores e suas respectivas etapas de projeto. Introduzir ao aluno soluções criativas de projeto de interior a partir da análise dos espaços internos, propondo soluções que valorizem o ambiente através da funcionalidade, estética e conforto ambiental. Relações entre necessidades, produtos, formas e cultura. Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à diversos temas de interior com layout, para o desenvolvimento de atividades internas às edificações. Explorar as possibilidades de materiais e os efeitos que estes proporcionam aos ambientes projetados, juntamente com o estudo de acessibilidade.

26 Disciplina: PROJETO DE ARQUITETURA II Carga Horária: 75 h Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura. Etapas de projetação em arquitetura. Projeto arquitetônico de um estabelecimento comercial. Conhecimento e domínio de métodos e de etapas básicas de projeto. Aquisição e utilização de conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades de projetar associados aos edifícios. Domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Domínio de conhecimentos básicos e habilidades de projetar edifícios comerciais com ênfase no entendimento da natureza do problema, do grupo ocupacional e na elaboração do programa, conceitos e proposta.

27 Disciplina: PROJETO DE URBANISMO I Carga Horária: 75 h Morfologia urbana. A formação do espaço urbano e seus componentes. Estudo e análise crítica da produção urbana. Proposta de parcelamento do solo na escala do bairro ou de conjuntos urbanos. Diversidade de usos, equipamentos públicos e complexidade de fluxos. Desenvolver a prática de projetar o espaço urbano entendido como espaço socialmente produzido, através do estudo analítico dos conceitos e da aplicação de ferramentas da configuração espacial urbana. Conhecer o espaço urbano como lugar tridimensional e fisicamente configurado segundo os interesses dos diversos agentes. Conhecer os elementos estruturadores do processo de parcelamento urbano e seus aspectos legislativos.

28 5 PERÍODO Disciplina: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DO PAISAGISMO Carga Horária: 30 h Estudo da História, Teorias e Críticas do Paisagismo. Oferecer conhecimento sobre o conceito de paisagem. Evolução histórica da ocupação do território e do uso do solo pelo homem. Conceito de construção, conservação e restauro da paisagem como instrumento de trabalho dos arquitetos. Conceito de paisagem cultural e possibilidades de seu manejo. Adquirir uma visão estruturada de abordagens históricas, teóricas e críticas de paisagens construídas e natural. Conhecer e discutir, com enfoque histórico e na questão do meio ambiente, aspectos da ocupação do território brasileiro e seus reflexos na paisagem natural, rural e urbana. Entender a natureza e a cultura na construção da paisagem. Entender o histórico da construção de paisagens na Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Modernismo e nas paisagens contemporâneas e futuras.

29 Disciplina: PLANEJAMENTO, CIDADES E REGIÕES URBANAS Carga Horária: 30 h Estudo da cidade como fato econômico, político, social e cultural. Discussão do processo de urbanização como agente de transformação das estruturas sócioespaciais urbanas. Conceitos, teorias e metodologias de Planejamento municipal. Fornecer os elementos básicos de conceituação para estudos de Planejamento. Apresentar uma visão geral dos objetivos e campos do Planejamento e sua interdisciplinaridade. Introduzir e desenvolver noções e práticas do planejamento municipal, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano. Compreender o papel do planejamento municipal na formação e desenvolvimento das cidades. Compreender a pluridisciplinaridade na definição do espaço urbano. Conhecer e compreender os instrumentos de planejamento municipal. Conhecer os diversos componentes físicos do ambiente urbano. Compreender as estratégias para o desenvolvimento sustentável das cidades. Conhecer e interpretar os sistemas urbanos e de infraestrutura a partir do enfoque ambiental. Desenvolver a capacidade de proposição de projetos inovadores de desenvolvimento urbano sustentável. Refletir sobre parâmetros que possibilitam a qualidade da cidade. Conhecer metodologias e processos de planejamento municipal.

30 Disciplina: EDIFÍCIO: CONFORTO AMBIENTAL I Carga Horária: 75 h Variáveis climáticas e biológicas em ambientes arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Conhecer as variáveis climáticas e biológicas para desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Conhecer as variáveis climáticas e humanas com ênfase no macro e micro clima e sistematização do uso no desenvolvimento de ambientes de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

31 Disciplina: 4546 CÁLCULO ESTRUTURAL Carga Horária: 75 h Noções básicas de concepção e análise estrutural, montagem do carregamento e identificação de esforços solicitantes, pré-dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais de edificações comuns. Dominar os conceitos e fundamentos básicos da análise estrutural, bem como dominar as técnicas de pré-dimensionamento de estruturas usuais. Dimensionar e pré-dimensionar estruturas e elementos estruturais da arquitetura.

32 Disciplina: PROJETO DE ARQUITETURA III Carga Horária: 75 h Processos e métodos em projeto de arquitetura com ênfase em instituição de ensino infantil (creche). Sua importância para a sociedade e a qualidade físico espacial dos espaços a serem projetados, tanto com relação ao padrão mínimo de qualidade de ensino, quanto à melhoria da infraestrutura da rede física escolar. Conhecer e dominar os métodos e de etapas básicas de projeto de instituição de ensino infantil. Adquirir conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades de projetar associados aos edifícios de caráter institucional. Pesquisar estudos de caso dos projetos já desenvolvidos nesta área. Dominar as técnicas e praticar métodos de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto, associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Desenvolver projetos de creche com propostas que vão desde a análise do terreno até a infraestrutura, lazer e implantação da creche na zona urbana da cidade.

33 Disciplina: PROJETO DE URBANISMO II Carga Horária: 75 h Conceitos e teorias de intervenções em áreas históricas. Diagnóstico urbano e desenho da paisagem. Elaboração de projeto de requalificação/revitalização de áreas urbanas com aplicação dos conceitos estudados. Ações urbanísticas em diversos níveis e escalas. A atuação dos diversos agentes. Introduzir e desenvolver noções e práticas de projetar o espaço urbano socialmente produzido em processo de saturação e/ou de degradação de modo a requalificá-lo ou revitalizá-lo, a partir de uma visão crítica e analítica dos fatos urbanos. Analisar e interpretar os contextos urbanos de modo a identificar problemas e potencialidades buscando soluções e sustentabilidade ambiental; Desenvolver a percepção ambiental, urbana e regional; Desenvolver práticas do desenho urbano, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano; Compreender os aspectos humanos da forma urbana; Pesquisar e empregar as tecnologias ecologicamente pertinentes, minimizando os impactos energéticos em escala urbana.

34 Disciplina: 4587 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Carga Horária: 75 h Estudos das aplicações dos materiais de acabamentos na construção civil. Conhecimento técnico dos materiais de construção e suas aplicações. Conhecer os materiais de construção e suas aplicações. Conhecer as propriedades técnicas dos materiais de construção utilizados em projetos de arquitetura em oferta no mercado e para racionalização da construção.

35 6 PERÍODO Disciplina: 4601 DESENHO DIGITAL BÁSICO Carga Horária: 60 h Manual de uso de computador pessoal e de software de representação gráfica aplicada a projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Domínio do uso do computador e software de representação gráfica aplicada a projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O aluno será capaz de: Fazer uso do computador e de ferramentas básicas de software de representação gráfica aplicados a projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, conforme normas técnicas.

36 Disciplina: 4619 PLANEJAMENTO, CIDADES E REGIÕES URBANAS II Carga Horária: 30 h Plano Diretor Municipal. O Estatuto da Cidade e a aplicação dos seus instrumentos. Planejamento e Gestão Urbanos. Uso e ocupação do solo urbanos. Legislação urbana. Conhecer e aplicar os conhecimentos de planejamento urbano, suas teorias, linhas e formas de atuação no processo de produção do espaço urbano. Refletir sobre o papel do Plano Diretor na estruturação das cidades; Refletir as interfaces entre o planejamento urbano e o desenvolvimento das cidades, seu desenho e a qualidade estéticas dos espaços; Discutir o Estatuto da cidade e suas contribuições.

37 Disciplina: 4631 EDIFÍCIO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO Carga Horária: 75 h Etapas e processos de uma construção. Entender as etapas que envolvem uma construção, desde os serviços iniciais até o acabamento. Conhecer os elementos básicos para o desenvolvimento de todas as etapas do processo construtivo de uma obra. Viabilizar conhecimentos das tecnologias construtivas.

38 Disciplina: PROJETO DE ARQUITETURA IV Carga Horária: 75 h Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura com ênfase na habitação multifamiliar e na verticalização do edifício. Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de projeto. Adquirir e utilizar conhecimentos básicos no desenvolvimento de habilidades de projetar associados aos edifícios. Domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto, associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Domínio de conhecimentos básicos e habilidades de projetar edifícios residenciais com ênfase no entendimento da natureza do problema do grupo ocupacional e na elaboração do programa, conceitos e proposta.

39 Disciplina: PROJETO DE URBANISMO III Carga Horária: 75 h Morfologia urbana: Projeto de uma cidade nova com inserção estratégica microrregional, as vocações do território municipal e o projeto urbano; resolução de problemas urbanísticos em situações e funções complexas, de grande escala, aprofundando no estudo da relação entre edifícios e paisagem; o planejamento territorial como elemento gerador da paisagem. Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de projeto de urbanismo a partir de uma escala que trate a microrregião com a inserção de uma nova cidade. Objetivos específicos Conceituar cidade, região, microrregião, entender como se deu a formação das cidades localizadas na microrregião de Uberlândia e no Triângulo Mineiro, subsidiar a escolha do local a ser projetada a cidade, a partir de estudos dos vários aspectos da microrregião de Uberlândia; Identificar o melhor sítio, definir o sistema viário, perfis de ruas, parcelamento do solo com a definição dos lotes, áreas institucionais, o uso e ocupação do solo e o zoneamento, a partir da leitura de projeto do seminário de cidades planejadas com a escolha de um projeto de cidade que será referência na elaboração da proposta na área definida na microrregião de Uberlândia.

40 Disciplina: PROJETO DE PAISAGISMO I Carga Horária: 75 h Processo e método em projeto de Paisagismo. Paisagismo em pequenos espaços. Conceito de ecologia e estudo da paisagem. Espécies vegetais e estudo plástico da vegetação. Etapas do processo de análise do local. Desenvolvimento e síntese do projeto de paisagismo. Projeto com tema de baixa complexidade. Métodos e técnicas de intervenção, apreensão e intervenção espacial na escala do lote. Adquirir e utilizar os conhecimentos básicos no desenvolvimento de habilidades de projetar associados a paisagens. Difundir as definições de paisagem, paisagismo, sistema, ecologia, ecossistema, na escala do lote urbano. Disseminar conceitos básicos, instrumentos e metodologia de intervenção em paisagismo e no desenho ambiental. Objetivos específicos Sistematizar as questões que envolvem o projeto de paisagismo de pequenas áreas. Relacionar questões pertinentes aos dados levantados com o programa de necessidades e fundamentar proposta. Criar conceito que sintetize o histórico da problemática do projeto de paisagem. Relacionar questões programáticas do projeto com enfoque ambiental. Dominar metodologia para propostas de execução de projetos paisagísticos. Habilitar o aluno, por meio de exercícios práticos, para o uso e aplicação das questões ambientais. Capacitar o aluno para a realização de leituras paisagísticas partindo dos conceitos de construção de cenários. Desenvolver, no aluno, a sensibilidade e a capacidade de utilização de plantas nativas em ambientes construídos.

41 Disciplina: 4833 EDIFÍCIO CONFORTO AMBIENTAL II Carga Horária: 60 h Variáveis climáticas e biológicas em ambientes arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Conhecer as variáveis climáticas e biológicas para desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Conhecer as variáveis climáticas e humanas com ênfase no macro e micro clima e sistematização do uso no desenvolvimento de ambientes de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

42 7 PERÍODO Disciplina: 4846 DESENHO DIGITAL: 2D Carga Horária: 60 h Estudo teórico e prático do software AutoCAD, possibilitando a representação gráfica de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, em modo bidimensional para o desenvolvimento projetual do aluno. Levar o aluno ao processo evolutivo da técnica do desenhar o projeto arquitetônico utilizando o computador e seus softwares específicos, além de estimular a criatividade explorando os recursos do software gráfico Apresentar aos alunos o software AutoCAD, com o foco na aplicação e no desenvolvimento de desenhos técnico em 2D. Proporcionando aos alunos uma visão geral das ferramentas fundamentais e capacitando os mesmos a utilizar o software no desenvolvimento de desenhos e projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

43 Disciplina: 4858 PLANEJAMENTO, CIDADES E REGIÕES III Carga Horária: 30 h Conceito de região e de planejamento regional. Teorias Espaciais de desenvolvimento regional, em rede de cidades e metropolização. Análise dos problemas metropolitanos, da gestão e planejamento metropolitanos. Planejamento estratégico: conceitos e metodologia. Conhecimento das principais questões temáticas contemporâneas associadas ao processo de planejamento regional e municipal. Entender a necessidade de melhorar a cidade através de conceitos de sustentabilidade urbana e planejamento regional.

44 Disciplina: 4872 EDIFÍCIO: INSTALAÇÕES Carga Horária: 75 h Instalações hidráulicas para água fria, água quente, esgotos, águas pluviais e combate a incêndios. Noções de corrente elétrica. Instalações elétricas. Normas técnicas. Conhecer os conceitos para leitura e desenvolvimento de projetos hidráulicos e elétricos. Dominar o entendimento através do desenvolvimento de projetos hidráulicos e elétricos para auxílio a projetos de arquitetura.

45 Disciplina: PROJETO DE ARQUITETURA V Carga Horária: 75 h Processos e métodos em projeto de arquitetura com ênfase em habitação de interesse social, sua importância no contexto da geração de moradias e a qualidade físico espacial dos espaços a serem projetados tanto com relação a unidade habitacional quanto aos equipamento urbanos e infraestrutura das áreas a serem implantadas as habitações. Conhecer e dominar os métodos e de etapas básicas de projeto de habitação de interesse social. Adquirir conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades de projetar associados ao conceito de habitação de interesse social. Pesquisar estudos de caso dos projetos já desenvolvidos. Dominar as técnicas e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Desenvolver projetos de habitação de interesse social com propostas que vão da unidade habitacional até a infraestrutura, lazer e implantação dos conjuntos habitacionais na zona urbana das cidades.

46 Disciplina: PROJETO DE URBANISMO IV Carga Horária: 75 h O desenho urbano e o planejamento estratégico. Projeto de um empreendimento urbano estratégico. Novas tecnologias aplicadas ao projeto urbano. Desenvolvimento sustentável e a produção do espaço da cidade. Instrumentalizar o aluno para a elaboração do projeto urbano de forma abrangente que considere as diferentes interações entre as formas e escalas da cidade e os seus cidadãos, devendo considerar os aspectos relativos às atividades econômicas, o uso social, sua relação com o ambiente natural, a percepção espacial, a legislação urbanística e a história do urbanismo, da arquitetura e da cidade. Desenvolver a percepção ambiental, urbana e regional; Desenvolver práticas do desenho urbano, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano; Compreender os aspectos humanos da forma urbana; Pesquisar e empregar as tecnologias ecologicamente pertinentes, minimizando os impactos energéticos em escala urbana.

47 Disciplina: PROJETO DE PAISAGISMO II Carga Horária: 75 h Processo e método em projeto de Paisagismo. Paisagismo em ecossistemas urbano. Conceito de ecologia e estudo da paisagem. Estudos sobre impacto ambiental. Espécies vegetais e estudo plástico da vegetação. Etapas do processo de análise. Desenvolvimento e síntese do projeto de paisagismo. Projeto com tema de alta complexidade. Métodos e técnicas de intervenção, apreensão e intervenção espacial urbana: a praça e o parque. Adquirir e utilizar os conhecimentos básicos no desenvolvimento de habilidades de projetar associados a paisagens. Difundir as definições de paisagem, paisagismo, sistema, ecologia, ecossistema, ambiente urbano. Disseminar conceitos básicos, instrumentos e metodologia de intervenção em paisagismo e no desenho ambiental. Sistematizar as questões que envolvem o projeto de paisagismo. Relacionar questões pertinentes aos dados levantados com o programa de necessidades e fundamentar proposta. Criar conceito que sintetize o histórico da problemática do projeto de paisagem. Relacionar questões programáticas do projeto com enfoque ambiental. Dominar metodologia para propostas de execução de projetos paisagísticos. Habilitar o aluno, por meio de exercícios práticos, para o uso e aplicação das legislações ambientais vigentes. Capacitar o aluno para a realização de leituras paisagísticas partindo dos conceitos de construção de cenários. Habilitar o aluno para uma avaliação crítica e para a correta utilização do mobiliário urbano. Desenvolver, no aluno, a sensibilidade e a capacidade de utilização de plantas nativas em ambientes urbanos e/ou rurais.

48 8 PERÍODO Disciplina: Desenho Digital 3D Carga Horária: 60 h Estudos de softwares que possibilitem a criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Conduzir o aluno a um estimulante envolvimento com este novo ambiente, podendo assim desenvolver sua metodologia auxiliando em suas concepções de projetos. Trabalhar a capacidade de interação do ambiente e aluno oferecendo as condições de leitura gráfica e visualização do objeto de trabalho. Objetivos Específicos: Interpretação e leitura gráfica de softwares de arquitetura para conversão de dados; Concepção de estudos volumétricos; Desenvolvimento gráfico de Projetos de Arquitetura e Urbanismo em três dimensões; Desenvolvimento de maquetes eletrônicas;

49 Disciplina: 4937 EDIFÍCIO: PLANEJAMENTO E CUSTO DE OBRAS Carga Horária: 75 h Leis, normas técnicas e instrumentos básicos relativos às questões econômicas, financeiras e gerenciais do projeto e da execução da obra arquitetônica. Estudo dos conceitos econômicos e viabilidade técnica-econômica e financeira de projetos e empreendimentos. Cronograma físico-financeiro e princípios básicos da modelagem de custos das edificações. Conhecer de maneira teórica e prática o planejamento e custos de uma obra em todas as fases. Capacitar o aluno para participação ativa nos processos de tomada de decisões gerenciais, proporcionando o conhecimento das ferramentas básicas de planejamento e controle dos empreendimentos. Quantificar os materiais. Estudar os mecanismos ligados a materiais, mão-de-obra e encargos que compõem os custos. Entender o planejamento dos processos construtivos. Planejar os processos com enfoque nos custos.

50 Disciplina: 4948 TÉCNICAS RETROSPECTIVAS Carga Horária: 60 h Estudo das técnicas e sistemas construtivos da arquitetura no Brasil e a compreensão da importância da preservação cultural, seus mecanismos de proteção e os processos e políticas de preservação dos bens culturais. Desenvolver a capacidade de analise e compreensão da importância da preservação dos bens culturais, seus mecanismos legais de proteção e os sistemas construtivos e as técnicas empregadas visando através do conhecimento destas, executar intervenções que possibilitem a preservação dos bens culturais e sua perpetuação a gerações futuras. Identificar e compreender o papel do arquiteto como agente na preservação dos bens culturais, desenvolver metodologias para a elaboração de inventários e tombamentos, resgatar e conhecer as técnicas construtivas para utilização em futuras intervenções em bens culturais, conhecer e analisar as recomendações internacionais e avaliar a evolução dos conceitos, conhecer os processos de educação patrimonial e a importância destes em prol da preservação.

51 Disciplina: 4959 PROJETO DE ARQUITETURA VI Carga Horária: 75 h Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura. Etapas de projetação em arquitetura. Projeto arquitetônico de um edifício contemporâneo como anexo/ampliação de um edifício de valor histórico-cultural. Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de projeto. Conhecer os elementos básicos para o desenvolvimento de habilidades de projetar associados a edifícios. Adquirir o domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura. Adquirir habilidades de projetar edifícios contemporâneos em harmonia a edifícios de valor histórico-cultural, de forma vinculada às disciplinas Técnicas Retrospectivas e Restauro.

52 9 PERÍODO Disciplina: ÉTICA, VALORES HUMANOS E TRANSDISCIPLINARIDADES Carga Horária: 60 h Introdução à ética. Ética e moral. A ética profissional. A responsabilidade social. A questão da alteridade como princípio da relação social. Os valores humanos fundamentais à construção de uma cultura de paz. Transdisciplinaridade e convergência de conhecimentos. Dinamizar no aluno o seu potencial humanizador e ético intrínseco ao Ser Humano e a percepção de si como uma totalidade com o conhecimento, com a sociedade e com a natureza. Conhecer a tradição ético-filosófica e os princípios universais da conduta humana. Reconhecer os fundamentos dos valores humanos e suas implicações para a conduta pessoal e social. Promover a responsabilidade social e o compromisso com a construção de uma sociedade ética fundamentada nos valores humanos necessários ao convívio humanizador. Promover o intercâmbio entre os conhecimentos, através de uma abordagem multi e transdisciplinar, que levem o participante a resgatar a inteireza do Ser Humano, nos planos pessoal, social e natural.

53 Disciplina: TÓPICOS EM ARQUITETURA E URBANISMO Carga Horária: 60 h A paisagem do homem, sustentabilidade suas estratégias, novas produções em arquitetura e urbanismo, entre outros temas. Aprofundamento de tópicos específicos relativos à arquitetura e ao urbanismo, a serem abordados através de metodologias diversas, dentro de sala de aula ou em atividades extra-classe, como viagens de estudos e outras estratégias. Práticas sustentáveis no projeto de arquitetura e urbanismo, a valorização da paisagem construída por meio do projeto. Fortalecer a prática da sustentabilidade ambiental como norteadoras da formação do arquiteto urbanista. Criar ambiente para a realização de estudos de comportamento e percepção de usuários em relação ao ambiente construído, fortalecendo as idéias de envolvimento e participação de indivíduos e comunidades afetadas nas decisões projetuais e urbanísticas; Contribuir para a formação profissional que contribua para a minimização da grave situação sócio-espacial no Brasil, empregando aqui tanto as possibilidades geradas pelo avanço tecnológico, como também a premência de se estruturar um curso focado na realidade brasileira. Auxiliar na elaboração do trabalho final de graduação por meio da aproximação das temáticas entre as disciplinas.

54 Disciplina: TÓPICOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Carga Horária: 60 h Estudo teórico e prático associado às diversas tecnologias aplicadas à arquitetura, urbanismo e paisagismo. Levar o aluno a conhecer e dominar os diversos tipos de tecnologias aplicas à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo. Utilizar conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades na formalização de propostas tecnológicas, baseados na metodologia científica de pesquisa, desenvolver o caderno de pesquisa e metodologia de análise para iniciar a proposta de projeto do Trabalho Final de Graduação e proposta de projeto na área escolhida arquitetura, urbanismo e paisagismo a partir do Manual do Trabalho Final de Graduação.

55 Disciplina: NORMAS TÉCNICAS Carga Horária: 30 h Normas Técnicas e Códigos para projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo; normas correlatas do Ministério do Trabalho, sistema de gestão da qualidade e segurança ocupacional. Compreensão e uso sistemático de normas técnicas em vigor utilizadas no âmbito das atividades dos profissionais; Arquitetos e Urbanistas. O aluno será capaz de: Compreender o uso sistemático da legislação pertinente aos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, principalmente aquelas regulamentadas pelo sistema CREA, como também todas as demais atribuições profissionais que o Arquiteto e Urbanista está habilitado para atuar no mercado local, regional, nacional e internacional.

56 Disciplina: PROGRAMA DE PROJETO Carga Horária: 75 h Programa de projeto de arquitetura, urbanismo ou paisagismo. Conhecer e dominar a metodologia de pesquisa em projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo. Utilizar conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades na formalização de propostas, baseados na metodologia científica de pesquisa, desenvolver o caderno de pesquisa e metodologia de análise para iniciar a proposta de projeto do Trabalho Final de Graduação e proposta de projeto na área escolhida arquitetura, urbanismo e paisagismo a partir do Manual do Trabalho Final de Graduação.

57 10 PERÍODO Disciplina: TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO Carga Horária: 210 h Projeto de arquitetura, urbanismo ou paisagismo. Orientação metodológica e técnica para a realização de Projeto. Pesquisa. Conceito em arquitetura. Partido arquitetônico. Estudo preliminar. Anteprojeto. Demonstrar a capacidade de projetar no âmbito das atribuições profissionais. Pesquisar e identificar estudos de casos. Conceituar projetos. Elaborar projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo.

58 Disciplina: ESTÁGIO EM ARQUITETURA Carga Horária: 210 h Normalização de procedimentos acadêmicos de estágios curriculares e extracurriculares. Organização e documentação do material para o desenvolvimento do relatório de estágio. Contato com o mercado de trabalho. Regulamentar e controlar as celebrações de convênios e as práticas de Estágios Supervisionados curriculares e/ ou extracurriculares, remunerados ou não. Conhecer as normas de procedimentos acadêmicos de estágios curriculares. Organizar documentação para o desenvolvimento de estágio, no que se refere a convênio, contratos e relatórios.

59 OPTATIVAS Disciplina: LINGUA PORTUGUESA I Carga Horária: 60 h Leitura ativa, analítica e crítica de textos; planejamento e produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos. Ler, compreender, interpretar e produzir textos dissertativos argumentativos. Ser capaz de ler e interpretar textos dissertativos argumentativos e artigos científicos na área da Arquitetura e Urbanismo. Usar a norma culta da Língua Portuguesa tanto oral como em textos escritos. Dominar as regras do Novo Acordo Ortográfico.

60 Disciplina: FOTO E VÍDEO Carga Horária: 60 h O desenvolvimento histórico das técnicas de registro fotográfico. A construção da linguagem fotográfica e as formas de construir o real através de enquadramentos e planos. Os procedimentos físicos e químicos e apreensão e reprodução da imagem. Recursos técnicos, avanços tecnológicos e operacionais aplicados na Moda. Técnicas básicas de fotografia. Fotografia de moda. Linguagem cinematográfica. Análise fotográfica e vídeo de moda. Iniciar o aluno na utilização das técnicas fotográficas. Conhecer as técnicas da fotografia em cor, em preto e branco, revelação e ampliação; Conhecer os aplicativos tecnológicos do Digital; Ser capaz de analisar e avaliar fotografias e vídeos de moda; Elaborar briefing, conceitos de produção e editoriais para fotografia e vídeos de moda; Produzir fotografias e vídeos de moda.

61 Disciplina: 4603 RESTAURO Carga Horária: 60 h Analisar as questões teóricas e práticas relativas à preservação e ao restauro, fornecendo ao estudante o instrumental histórico-critico necessários para a compreensão do processo e intervenções de preservação e restauro dos bens culturais bem como análise das patologias nos bens e suas soluções. Conhecer os conceitos e teorias de restauro, sua aplicabilidade nos projetos em prol da preservação dos bens culturais e a conservação preventiva como meio salvaguarda destes bens Conhecer as teorias do restauro e suas correntes teóricas, especificar metodologias para o desenvolvimento de projetos de restauro; conhecer e diferenciar os conceitos e modalidades de intervenção urbanas e arquitetônicas: conservação, restauração, requalificação, revitalização, reconstrução, desenvolver práticas projetais de projeto de restauro, definir o conceito de conservação preventiva, sua eficaz e as suas ações preventivas para conservação e preservação dos bens culturais, identificar as principais patologias em bens culturais e suas principais soluções.

62 Disciplina: 6433 LINGUA BRASILEIRA EM SINAIS Carga Horária: 30 h Bases epistemológicas filosóficas, sociológicas, históricas, psicológicas e pedagógica que propiciarão a compreensão do homem enquanto ser de relações, no mundo em constante transformação, procurando desencadear um novo olhar sobre as dimensionalidades do ser humano numa visão da planetariedade, da sustentabilidade, da virtualidade, da globalização e da transdisciplinaridade, assegurando uma concepção atualizada dos saberes em redes contextuais, num prisma dos valores éticos e estéticos, garantindo a solidariedade nas diversidade multiculturais, enquanto formação política e técnica da identidade do pedagogo gestor e pesquisador autônomo. Desenvolver no educando capacidades sócio-afetivas e cognitivas. Desenvolver no educando, capacidades sócio-afetivas e cognitivas de autoconhecimento e reconhecimento do outro, refletindo e analisando a partir das bases epistemológicas que favorecerão a compreensão da identidade profissional do pedagogo gestor e pesquisador autônomo.

63 Disciplina: 6747 TÓPICOS EM LINGUAGEM Carga Horária: 60 h Conceito de linguagem. O uso da linguagem em suas diversas formas. Processos de comunicação. As relações entre ciência e ideologia e o papel da linguagem na produção do conhecimento. A natureza da escrita em linguagem, em interpretação, leitura crítica de textos e adequação do uso da linguagem escrita (relatórios, revisão bibliográfica de tópicos específicos, artigos sobre pesquisas científicas, etc), para o desenvolvimento de estratégias para redação de trabalhos científicos. A interpretação das diversas formas de linguagem. Interpretação simbólica da linguagem. Panorama geral sobre discurso, memória e imaginário e suas abordagens científicas. Conhecer o conceito de linguagem e a sua utilização nas diversas formas, como produto do conhecimento. Aplicar as técnicas de comunicação oral e escrita, bem como as normas técnicas para redação, formatação e apresentação de textos e trabalhos acadêmicos. - Ler, interpretar e redigir textos, assim como utilizar adequadamente a expressão oral. - Interpretar a simbologia linguística, enquanto discurso, memória e imaginário.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010 (*) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 6, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, BACHARELADO CURRÍCULO 1620 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Conteúdo Programático 1) Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Conceitos Básicos (12 h) - Principais questões ambientais no Brasil e no mundo. - Conceitos

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 507/2014 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Grau: Bacharelado. O CONSELHO

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina: Projeto Urbano e Paisagístico I PUP I Carga horária: 80 horas Ano Letivo: 2012 Série: 2ª Série Justificativa da Inclusão da Disciplina

Leia mais

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Domínios TECNOLOGIA E SOCIEDADE Subdomínios/Sugestões de Exploração Tecnologia e necessidades Humanas: Tecnologia como resposta às necessidades

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 CRIATIVIDADE... 3 02 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN... 3 03 INTRODUÇÃO AO... 3 04 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 3

Leia mais

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO D01 (H) - Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na produção historiográfica. D02 (H) - Reconhecer o ofício do historiador como produtor do conhecimento histórico.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1 1 1 INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA Terminologias e conceitos da área. Contextualização e processo de moda. Mercado. Ciência e. 2 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Leitura analítica e crítica. Gêneros textuais.

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS. CURRÍCULO 4/803 - Ingresso Vestibular a partir de 2007/1

EMENTAS DAS DISCIPLINAS. CURRÍCULO 4/803 - Ingresso Vestibular a partir de 2007/1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURRÍCULO 4/803 - Ingresso Vestibular a partir de 2007/1 NÍVEL I 4111W - 04 Matemática para Arquitetura Ementa: Fundamentos do Cálculo Diferencial, Cálculo Integral e Geometria

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO FEAR -Faculdade de Engenharia e Arquitetura FEAR CAMPUS Fig.1 Mapa Campus I (Adaptado pela autora) Fonte: WebSite www.upf.com.br FEAR ENSINO O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, iniciou suas atividades

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE MATRIZ CURRICULAR 2016.1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 49/15, 2015 de 7 de outubro de 2015. SUMÁRIO 2 1ª FASE... 4 01 DESENHO DE MODA I... 4 02 HISTÓRIA: ARTE E INDUMENTÁRIA...

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: DIREITO MISSÃO DO CURSO Desenvolver um ensino que propicie sólida formação ao aluno, constante aprimoramento docente e atualização curricular periódica.

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos.

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos. Apresentação da Empresa Sumário 02 Quem Somos 03 Urbanismo e Infraestrutura 04 Arquitetura e Paisagismo 05 Área de Estruturas 06 Proteção contra Incêndio 07 Área de Hidráulica 08 Instalações Elétricas

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Junho 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO Pg. 03 2. OBJETO Pg. 03 3. ESCOPO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Pg. 03 4. DIRETRIZES PARA

Leia mais

CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA CURSO: LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA MISSÃO O curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa deve ter o compromisso de promover no estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Direção: Dirceu Lima da Trindade

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Direção: Dirceu Lima da Trindade VICE-REITORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Direção: Dirceu Lima da Trindade PLANO DE CURSO

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO Programa de Educação Ambiental Interno Condicionante 57 LO 417/2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 04 2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05 3. REGULAMENTO APLICÁVEL 06 3.1. FEDERAL

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O

Leia mais

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS POR DISCIPLINA / FORMAÇÃO. a) Administração

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS POR DISCIPLINA / FORMAÇÃO. a) Administração Anexo II a que se refere o artigo 2º da Lei nº xxxxx, de xx de xxxx de 2014 Quadro de Analistas da Administração Pública Municipal Atribuições Específicas DENOMINAÇÃO DO CARGO: DEFINIÇÃO: ABRANGÊNCIA:

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio Matriz de Especificação de Prova da : Técnico em Design de Móveis Descrição do Perfil Profissional: Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos normatizados de móveis. Realiza estudos volumétricos e maquetes

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Missão. Objetivo Geral

Missão. Objetivo Geral SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CINEMA E AUDIOVISUAL Missão O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estácio de Sá tem como missão formar um profissional humanista, com perfil técnico e artístico

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O currículo proposto busca atender além do perfil do formando, também competências e habilidades necessárias ao profissional para garantir uma boa formação tanto teórica quanto prática

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AR081- FOLCLORE BRASILEIRO OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3 Fórmula: AR280 AR280- FOLCLORE BRASILEIRO FOLCLORE, ORIGENS, CAMPOS DE ATUAÇÃO E INTERLIGAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS, INFLUÊNCIA

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 29/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA Documento elaborado no encontro realizado de 10 a 12 de agosto de 2004. Curitiba, PR Perfil do Profissional Ao final de cada

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, BACHARELADO CURRÍCULO 1610 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

ANEXO I INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

ANEXO I INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR ANEXO I INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR INFORMAÇÕES GERAIS: Denominação: Curso Técnico em Infraestrutura Escolar Eixo Tecnológico: Apoio Educacional Titulação Conferida:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Capítulo 1 - Introdução:

Capítulo 1 - Introdução: Capítulo 1 - Introdução: Todo desenho comunica uma ideia e a expressão gráfica é uma linguagem que passa o pensamento para o papel ou computador, facilitando a comunicação de quem envia ou recebe uma informação.

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira QUADRINHOS NA CIÊNCIAS Área de Concentração: Ciências Naturais Disciplina de Concentração: Ciências Professores: Maria José Lima, Polyana Noronha e Thaianne Lopes Uberaba

Leia mais