A Impressão Offset origina-se da evolução do sistema de impressão litográfica, que foi inventada por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Impressão Offset origina-se da evolução do sistema de impressão litográfica, que foi inventada por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de"

Transcrição

1

2 A Impressão Offset origina-se da evolução do sistema de impressão litográfica, que foi inventada por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de Munique na Alemanha.

3 O termo Litografia origina-se do grego, onde: Litos = pedra Grafe = escrever No processo usava-se uma pedra porosa, onde as letras ou figuras eram marcadas a pincel, aplicava-se o óleo de linhaça sobre as imagens e depois humedecia-se a pedra. A água adere às partes não cobertas pelo óleo, protegendo essas partes, de modo a impedir que a tinta se espalhe por toda a pedra. De seguida colocam-se folhas de papel sobre a pedra decalcando a imagem (processo de impressão direto). Isso é possível porque a área de imagem é Lipófila e a área sem imagem é Hidrófila.

4 - Hidrofilia: afinidade que certos materiais tem com a água. - Lipofilia: afinidade que certos materiais tem com corpos gordurosos.

5 ÇÃ Editorial: jornais, revistas, livros, guias, listas telefônicas. Comercial: folhetos, cartazes, encartes, folder, pôsteres, envelopes, catálogos, tablóides, calendários.

6 Impressos de segurança: dinheiro, passes escolares, selos, cheques, vale-refeição. Embalagem: rígidas, semi-rígidas, rótulos, sacolas, caixas, crachás etc.

7 Metalgrafia: impressos em flandres ou alumínio. Suportes especiais: PVC, papel transfer, formulário contínuo, plástico (baralho, cartão telefônico), papel adesivo, etiquetas, tecidos, rótulos.

8

9 Offset Rotativa

10 Offset Plana

11 Ã Impressão considerada indireta, utiliza como fôrma uma chapa metálica Processo de impressão mais utilizados pelas gráficas Baixo custo quando utilizada para médias e grandes tiragens Sistema mais versátil, pois permite impressões em plásticos, metais, papelões e até mesmo em tecido entre outros tipos de suportes.

12 ÇÃ Ã 1 Fotolito 2 CtP ( Computer to Plate)

13 Í Chapa feita em alumínio com um dos lados revestido com uma camada fotossensível.

14 Gravação por lâmpadas convencionais O fotolito é fixado a chapa por vácuo em uma mesa de revelação própria, e exposto a luz por determinado tempo. A luz possibilita que as imagens do fotolito sejam impressas na chapa, que possui uma camada fotossensível essa etapa chama-se gravação ou sensibilização. Tudo que foi exposto a luz não será impresso, enquanto a área que não foi exposta escurece e vira área de impressão. Em seguida, a chapa é lavada com químicos específicos que irão revela-la como um fotografia. Gravação por lâmpadas UV Feito o mesmo processo das lâmpadas convencionais porém o tempo em exposição a lâmpada UV é muito menor, cerca de 6 minutos, enquanto as convencionais ficam em torno de 20 minutos.

15 Antes da gravação Depois da gravação

16 A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Outra vantagem também é o tempo e custo economizados com o fotolito e a revelação.

17

18

19 Offset bicolor margeação transporte Saída conjunto Impressor tintagem molhagem pressão acessórios alimentação

20 Sistema de alimentação É responsável em conter as folhas a serem impressas, sendo que quando acionada retira uma folha de cada vez e de forma constante da "pilha" de suporte que foi previamente formada. É composta basicamente por bombas de ar (que realizam através de sopros o desfolhamento do suporte, e através de sucção promove a retirada do suporte da pilha, mandando-o para a mesa de margeação), de aparadores frontais e laterais para manter o suporte sempre alinhado, além de palhetas e escovas para auxiliar no desfolhamento.

21

22 Mesa de margeação É responsável em margear as folhas a serem impressas, ou seja, fazer com que todas as folhas entrem exatamente na mesma posição no grupo impressor para não ter variação no encaixe das cores e nem variação na hora do corte no acabamento. É composta basicamente por roldanas e cadarços (guias), que conduzem o suporte até o esquadro frontal, onde o mesmo será margeado frontalmente, e por um esquadro lateral que realizará a margeação no sentido lateral.

23

24 Grupo impressor É o conjunto de cilindros responsáveis, direta ou indiretamente, por transferir a imagem para o suporte de maneira correta. Trata-se de um sistema relativamente complexo, com inúmeras regulagens e grande precisão. Embora existam diferenças entre fabricantes, compõe-se basicamente de um cilindro porta fôrmas (ou porta chapa), cilindro porta blanqueta e cilindro contra-pressão (ou cilindro de impressão). Acoplados a estes 3 cilindros existem os grupos de cilindros responsáveis pela umidificação da chapa (sistema de molhagem) e os responsáveis pela entintagem da mesma (sistema de entintagem).

25 Entintagem 1- Alimentador 2- Tomador 3- Intermediários 4- Distribuidores 5- Entintadores Molhagem 1- Alimentador 2- Tomador 3- Distribuidor 4- Molhadores

26 Sistema de recepção É responsável em receber e manter alinhado o suporte após passar pelo grupo impressor. É composto basicamente por guias e correntes que recebem o suporte das pinças do contra-pressão e transportam até a mesa de recepção, onde o suporte é alinhado por aparadores frontais e laterais.

27

28 PASSO A PASSO DA IMPRESSÃO 1º - É gravado na chapa de alumínio na camada fotossensível a arte a ser impressa no papel. 2º - Essa chapa passa por um processo de revelação, parecido com a de uma fotografia e após a revelação ela é posta no seu cilindro correspondente, o porta forma. 3º - Com a impressora devidamente abastecida de papel e tinta é dado o start na impressão. 4º - No sistema de alimentação (plana) ventosas sugam as folhas para cima ao mesmo tempo em que pequenos canudos assopram ar entre as folhas para poder separa-las, logo em seguida pinças puxam a folha para a mesa de margeação.

29 5º - Na mesa de margeação a folha é alinhada para q não fique torto a Impressão e fique bem padronizada. 6º - Após margeada, a folha é levada para o grupo impressor, onde ela Passa entre a blanqueta e o rolo de contra pressão, sendo assim Impressa devido a pressão exercida contra a blanqueta. 7º - Logo em seguida a folha é transportada até a mesa de recepção, onde são alinhadas por aparadores frontais e laterais e em seguida retirada pelo operador.

30 Posicionamento do grupo Impressor Unidade de alimentação do papel. Secagem da tinta Velocidade de Impressão Sistema de saída.

31 çã Monocolor (1 cor) Bicolor (2 cores) Tricolor (3 cores) Quadricolor (4 cores) Pentacolor ( 5 cores) Hexacolor ( 6 cores) Octacolor ( 8 cores) Decacolor ( 10 Cores)

32 Offset plana quadricolor

33 Offset plana com impressão frente e verso simultânea

34 Impressora OffSet Plana Heidelberg Speed Master SM Cores

35 Offset rotativa bicolor

36 Offset rotativa quadricolor

37 Offset rotativa em formato torre

38 Offset rotativa quadricolor com impressão frente e verso simultâneo

39 Secador UV acoplado em uma offset plana

40 Módulo de aplicação de verniz acoplado na offset plana.

41

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME DIRETAMENTE SOBRE O PAPEL. INDIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME SOBRE UMA SUPERFÍCIE E DESTA PARA O PAPEL. PLANA QUANDO TODA A SUPERFÍCIE DA MATRIZ TOMA

Leia mais

Impressão Offset TGA Tecnologia Gráfica

Impressão Offset TGA Tecnologia Gráfica Impressão Offset TGA Tecnologia Gráfica TGA - Tecnologia Gráfica SENAI-SP, 2003 Trabalho desenvolvido na Escola SENAI Theobaldo De Nigris Sob orientação da Divisão de Recursos Didáticos da Diretoria de

Leia mais

Introdução à Produção Gráfica

Introdução à Produção Gráfica Introdução à Produção Gráfica Flávio Gomes 1 - Sistemas de Cores Atualmente boa parte dos layouts desenvolvidos para impressão são elaborados em softwares gráficos, esses softwares utilizam um processo

Leia mais

Rotogravura. Sistemas e processos de impressão: André Villas-Boas. Relevografia tipografia flexografia. Encavografia rotogravura

Rotogravura. Sistemas e processos de impressão: André Villas-Boas. Relevografia tipografia flexografia. Encavografia rotogravura Sistemas e processos de impressão: Rotogravura VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2008. André Villas-Boas 1 Sistemas de impressão matriz em baixo-relevo rotograv

Leia mais

GRAVURA. www.galeriadegravura.com.br. Compartilhe:

GRAVURA. www.galeriadegravura.com.br. Compartilhe: GRAVURA ÍNDICE 1 - Sobre Gravura 2 Xilogravura 3 Gravura em metal 4 Litogravura 5 Serigrafia 6 Fine Art / Giclée 7-8 Tiragem da gravura 9 História do Papel 10 Papéis de Gravura 11 Estúdio de Gravura GRAVURA

Leia mais

1ª Decomposição das cores contínuas em padrões de distribuição de pontos de cor sólidos através de um scanner

1ª Decomposição das cores contínuas em padrões de distribuição de pontos de cor sólidos através de um scanner 1 2 Qualidade na reprodução Originais Qualidade do original Separação de cores Fotolitos Chapas Tinta Papel Esse itens são fundamentais para que as cores não sejam modificadas na reprodução. 1- opacos

Leia mais

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Qual é o papel usado na impressão de revistas? Cada revista utiliza um tipo de papel diferente. Na gráfica são utilizados papéis do tipo LWC, SC, Couchê, Jornal

Leia mais

Xilogravura. Gravura em Metal

Xilogravura. Gravura em Metal As Artes Gráficas http://commons.wikimedia.org/wiki/file:formschneider.jpg Xilogravura de Jost Amman mostrando um gravador do século 16 em sua mesa de trabalho, 1568. Arte Gráfica é o processo de reprodução

Leia mais

Colocação de material

Colocação de material Colocação de material Este capítulo inclui: Material suportado na página 2-2 Carregando material na bandeja 1 na página 2-8 Colocação de material na bandeja 2, 3 ou 4 na página 2-14 Copyright 2005 Xerox

Leia mais

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK Introdução A Cartilha de Fechamento de Arquivos a seguir foi preparada pela equipe de criação da gráfica Cores, com o intuito de ajudar seus clientes a criarem artes o mais precisa possível, evitando assim

Leia mais

Tipos de papéis e substratos

Tipos de papéis e substratos Tipos de papéis e substratos O tipo de papel e de substrato influencia diretamente no resultado final do trabalho. Suas características podem acentuar ou desvalorizar uma informação e prejudicar acabamentos.

Leia mais

Guia de Solução de Problemas para Offset Plana

Guia de Solução de Problemas para Offset Plana Tinta desencostando do rolo do tinteiro (dormindo) Rebatida da tinta Podragem Imagem fantasma Brilho Caroço (forma regular) Chapa cega causa química Chapa cega causa mecânica Desgaste da chapa Cor fraca

Leia mais

Comunicação Visual. Cap. 08 Signos e Pictograma. macedo4design.wordpress.com

Comunicação Visual. Cap. 08 Signos e Pictograma. macedo4design.wordpress.com Comunicação Visual Cap. 08 Signos e Pictograma ícone elemento de semelhança ou propriedade mensagem relacionada símbolo elemento representativo mensagem codificada índice elemento de imagem vivenciada

Leia mais

ENQUADRAMENTO SINDICAL DO RAMO DE ATIVIDADES DE INDÚSTRIAS GRÁFICAS - JORNAIS E REVISTAS

ENQUADRAMENTO SINDICAL DO RAMO DE ATIVIDADES DE INDÚSTRIAS GRÁFICAS - JORNAIS E REVISTAS ENQUADRAMENTO SINDICAL DO RAMO DE ATIVIDADES DE INDÚSTRIAS GRÁFICAS - JORNAIS E REVISTAS Relação dos segmentos e produtos gráficos CNAE - IBGE. Pelo presente estamos apresentando a Relação Atividas Gráficas

Leia mais

P ROVA: página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e

P ROVA: página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e P ROVA: página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e eventual correção anteriormente à impressão final. Existem vários tipos de prova de impressão e cada tipo recebe um nome

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 1. Identificação dos elementos da prensa 8X1: JTSD72 Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a

Leia mais

PROPOSTA DE MELHORIA DO LAYOUT PRODUTIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA GRÁFICA

PROPOSTA DE MELHORIA DO LAYOUT PRODUTIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA GRÁFICA PROPOSTA DE MELHORIA DO LAYOUT PRODUTIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA GRÁFICA paulo henrique medeiros de paula (UFCG) phmedeirosdepaula@gmail.com Eder Wilian de Macedo Siqueira (UFCG) eder.wilian@hotmail.com

Leia mais

"Fornecer produtos de alta qualidade, buscando sempre a satisfação de seus clientes".

Fornecer produtos de alta qualidade, buscando sempre a satisfação de seus clientes. História da Empresa: Fundada em 06 de março de 1989, a Soller Indústria Gráfica atua no mercado de impressos gráficos comerciais e rotativos. Com sua sede localizada no município de Morro da Fumaça, Santa

Leia mais

IMPRESSÕES GRUPO SINOS A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO

IMPRESSÕES GRUPO SINOS A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO IMPRESSÕES GRUPO SINOS A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO Impressos Grupo Sinos é o parque gráfico, ou a unidade de negócios do Grupo, onde são impressos os jornais, periódicos, revistas e peças gráficas

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Qual é a mesa de corte Kongsberg

Qual é a mesa de corte Kongsberg Qual é a mesa de corte Kongsberg perfeita para você? Há uma mesa de corte Kongsberg adequada para cada aplicação. Um guia sobre a variedade de mesas de corte Kongsberg Introdução Há uma mesa Kongsberg

Leia mais

NELA HAO (somente dobramento ou perfuração/dobramento) NELA Benchmark (somente dobramento ou perfuração/dobramento) Alimentação automática de chapas.

NELA HAO (somente dobramento ou perfuração/dobramento) NELA Benchmark (somente dobramento ou perfuração/dobramento) Alimentação automática de chapas. Dobradoras NELA HAO (somente dobramento ou perfuração/dobramento) A NELA HAO é uma solução integrada econômica para clientes que estejam procurando por maior produtividade com chapas. As operações de perfuração

Leia mais

SP-540i Guia de Produto Ver. 4.0. Mar_2015 Departamento de Produtos

SP-540i Guia de Produto Ver. 4.0. Mar_2015 Departamento de Produtos SP-540i Guia de Produto Ver. 4.0 Mar_2015 Departamento de Produtos Especificações Peso: Medidas: 2310 mm (L) x 740mm (P) x 1125 mm (A) Largura de Impressão: 1371mm Peso da Mídia: 30Kg Velocidade Máxima

Leia mais

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Copyright e licença 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES

BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES BR 448 RODOVIA DO PARQUE GESTÃO E SUPERVISÃO AMBIENTAL MÓDULO II EDUCADORES 3 Definições de lixo: No dicionário: sujeira, imundice, coisa(s) inúteis, velhas, sem valor. Na linguagem técnica: sinônimo

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA PROFESSOR: EDmilson Apolinario

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA PROFESSOR: EDmilson Apolinario FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA PROFESSOR: EDmilson Apolinario Conceitos: Produção Gráfica é a tarefa de dar forma física às peças

Leia mais

(11) 4446-1444 H134 H139 H585 H210 H012 H012B H064 H090 H687 H440A H445 H447 H686 H524 H207 H208 H209 C = MOLA PLANA DA RÉGUA. lider em peças gráficas

(11) 4446-1444 H134 H139 H585 H210 H012 H012B H064 H090 H687 H440A H445 H447 H686 H524 H207 H208 H209 C = MOLA PLANA DA RÉGUA. lider em peças gráficas peças gráficas lider em peças gráficas Desde 1990 produz peças de manutenção e reposição para máquinas off set C A T Á L O G O MARÇO 2010 PM/SO 74 e 102 MANCAL D ÁGUA H130 BARRA TIRA FOLHA COMPLETA H218

Leia mais

Removendo um cartucho de toner

Removendo um cartucho de toner Sua impressora monitora o nível de toner de seus cartuchos de toner. Quando o toner fica baixo, a impressora exibe 88 Toner baixo. Essa mensagem indica que está na hora de substituir um ou mais cartuchos

Leia mais

POLEN RÚSTIC: Papel com um toque rústico e artesanal. OFF- SET/Policromia. É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte.

POLEN RÚSTIC: Papel com um toque rústico e artesanal. OFF- SET/Policromia. É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte. TIPOS DE PAPÉIS E CARTÕES OFF-SET: Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância em

Leia mais

Impressora HP Color LaserJet Série CP1210

Impressora HP Color LaserJet Série CP1210 Impressora HP Color LaserJet Série CP1210 Guia para papel e mídia de impressão Copyright e licença 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Introdução Por: Elizabete Rocha Reedição Por: Luiz Ricardo Emanueli Revisão Técnica Por: Marcos Rogério do Nascimento,

Leia mais

Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio. Objetivos Produtos.

Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio. Objetivos Produtos. Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio Objetivos Produtos Criações A Empresa A Infotec tem como objetivo a excelência de seus

Leia mais

Dicas para seu Cartão de Visita

Dicas para seu Cartão de Visita O Cartão de Visita O cartão de visita é um pequeno cartão contendo os dados de contato de uma pessoa ou corporação. Para muitos, ele é a primeira ferramenta de marketing. Após um contato profissional,

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

VISITA ACADÊMICA. Produção Gráfica Prof a Dr. Márcia Signorini. Universidade de São Paulo FAU 2010

VISITA ACADÊMICA. Produção Gráfica Prof a Dr. Márcia Signorini. Universidade de São Paulo FAU 2010 VISITA ACADÊMICA Produção Gráfica Prof a Dr. Márcia Signorini Universidade de São Paulo FAU 2010 Artur Varandas Sara B. Ibarra Vargas Victor Vincenzo Scopacasa Vinicius Franulovic Viana A EMPRESA A NEOBAND

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

Boletim Técnico Brasil, São Paulo, 28 de junho de 2012

Boletim Técnico Brasil, São Paulo, 28 de junho de 2012 Chapa Térmica Kodak Sonora XP Armazenamento de caixas fechadas no estoque: Temperatura de 18 a 24 C Umidade Relativa de 40 a 50% Usar sistema FIFO ( first in first out ) Empilhamento Caixas simples: Não

Leia mais

Outro componente no portfólio de produtos da KBA-MePrint AG

Outro componente no portfólio de produtos da KBA-MePrint AG Varius LX-TX Impressora Offset modular e sem água para uma diversidade de aplicações ilimitada Impressão de etiquetas e laminada com uma qualidade imbatível Varius LX-TX Outro componente no portfólio de

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Introdução: Há 4 tipos básicos de impressoras utilizados normalmente em escritórios,

Leia mais

Banner elétrico de uma face para colocar imagens. É ideal para cartão compacto. Medida: 140 cm (altura) WARTA

Banner elétrico de uma face para colocar imagens. É ideal para cartão compacto. Medida: 140 cm (altura) WARTA O Elistand é uma empresa jovem que iniciou a sua actividade em 1999, na área de congressos, feiras, merchandising, ect. com uma vasta gama de sistemas portáteis de exposição, stand s modulares de pequena

Leia mais

Companhia Docas do Ceará Campanha: Publicidade Institucional e Mercadológica Custos de Criação/Finalização/Planejamento/Redação.

Companhia Docas do Ceará Campanha: Publicidade Institucional e Mercadológica Custos de Criação/Finalização/Planejamento/Redação. Custos de Criação/Finalização/Planejamento/Redação. 1* E-mail Marketing 1.1 Criação. 1.2 Finalização. 2* Convite Eletrônico 2.1 Criação. 2.2 Finalização. 3* Cartão Eletrônico Temático 3.1 Criação. 3.2

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CGIC Concurso Público (Aplicação: 07/08/2011) Cargo: Técnico em Artes Gráficas/Classe D-101 LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: Verifique,

Leia mais

A origem da rotogravura

A origem da rotogravura A origem da rotogravura Início Iniciada pelos artistas da renascença italiano nos anos 1300 A primeira impressão foi feita a partir de uma chapa metálica em 1446 na Alemanha As chapas metálicas eram entalhadas

Leia mais

Kingston Technology Programa de Customização DataTraveler

Kingston Technology Programa de Customização DataTraveler legacy.kingston.com/brasil/flash/cologo Kingston Technology Programa de Customização DataTraveler Envie um fax ou e-mail com o formulário preenchido para o seu Representante de Vendas. Lado A: Logotipo

Leia mais

1. Kit foto balão: CARATERÍSTICAS:

1. Kit foto balão: CARATERÍSTICAS: MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA IMPRESSÃO DO FOTO BALÃO 1. Kit foto balão: Os foto balões são perfeitos para decoração de festas infantis, festas de aniversários, celebração de casamento, eventos especiais,

Leia mais

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca Aplicações Tipos de aplicação da marca 01 São aceitas duas aplicações, horizontal e vertical, com redução proporcional do letreiro em relação ao desenho no segundo caso. Versão 1 Versão 2 Versão para aplicação

Leia mais

2 Promoção. Uma variada gama de itens utilizados na promoção de produtos, para todo tipo de comércio.

2 Promoção. Uma variada gama de itens utilizados na promoção de produtos, para todo tipo de comércio. 2 Promoção Uma variada gama de itens utilizados na promoção de produtos, para todo tipo de comércio. 2.1 Splash / Wobler Peças confeccionadas em PVC e Silk, para destaque de promoções e ofertas nas gôndolas,

Leia mais

12:00 Lunch 13:00 Agregando valor através da escolha correta Thomas Linkenheil, Trelleborg

12:00 Lunch 13:00 Agregando valor através da escolha correta Thomas Linkenheil, Trelleborg 0 Agenda 8:30 Registration Coffee 9:00 Value Added Packaging Rainer Kuhn, PrintCity 9:30 Desafios na Indústria de embalagem de Dr. Bernhard Fritz, SunChemical papelão 10:10 Agregando Valor através de tecnologias

Leia mais

HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão

HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão Copyright e licença 2008 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia

Leia mais

Transformando ideias em imagens aplicadas em seu ambiente.

Transformando ideias em imagens aplicadas em seu ambiente. Transformando ideias em imagens aplicadas em seu ambiente. A HAZ Com mais de 18 anos de experiência em impressão, tornou-se uma das principais referências no ramo de Comunicação Visual. Com estrutura moderna

Leia mais

Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS

Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS FABRICAÇÃO INSTALAÇÃO MANUTENÇÃO Áreas de Atuação MARCAR - RASTREAR - IDENTIFICAR Através das marcas: Gravograph, Technifor e Propen, a Gravotech

Leia mais

PRODUÇÃO GRÁFICA. Processos de Impressão: Offset

PRODUÇÃO GRÁFICA. Processos de Impressão: Offset PRODUÇÃO GRÁFICA Processos de Impressão: Offset PROCESSO DE IMPRESSÃO OFFSET O nome off-set (fora do lugar) vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária SEAGRI

ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária SEAGRI ANEXO V TABELA DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE SERVIÇOS GRAFICOS IMPRESSOS DE MÚLTIPLAS PÁGINAS, capa: papel supremo 230g - 4x0 cores, miolo: papel alta alvura 90g 4x4 cores, formato fechado 17,5 x 24 cm,

Leia mais

Regulagem do grupo impressor

Regulagem do grupo impressor Regulagem do grupo impressor Descrição do grupo impressor flexográfico típico e sua regulagem básica Robson Yuri 2 REGULAGEM DO GRUPO IMPRESSOR Regulagem do grupo impressor. Por Robson Yuri* Os grupos

Leia mais

19/09/2009 TIPOS DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO. ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES George Gomes Cabral ARMAZENAMENTO MAGNÉTICO

19/09/2009 TIPOS DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO. ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES George Gomes Cabral ARMAZENAMENTO MAGNÉTICO TIPOS DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO Duas tecnologias principais: Armazenamento magnético Disquetes Discos Rígidos Fitas Magnéticas ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES George Gomes Cabral Armazenamento óptico

Leia mais

Princípios da Impressão

Princípios da Impressão Princípios da Impressão Pré-Impressão Etapa de preparação da impressão com a produção de originais e matrizes É seguida pela etapa da Impressão e Pós- Impressão (mais conhecida como Acabamentos) Compreende

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 1. Identificação dos elementos da prensa JTSB03: Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a mesma

Leia mais

FOLHETOS COLORIDOS COUCHÊ BRILHO. Qtde. 4 x 0 4 x 4. 4 x 4 5.000 10.000 175,00 225,00 360,00 235,00 20.000 330,00 505,00 5.000 10.

FOLHETOS COLORIDOS COUCHÊ BRILHO. Qtde. 4 x 0 4 x 4. 4 x 4 5.000 10.000 175,00 225,00 360,00 235,00 20.000 330,00 505,00 5.000 10. Tabela de Preços 115 grs Qtde. COUCHÊ BRILHO.500.500.500.500.500.500.500 10 x 15 160,00 05,00 300,00 10 x 1 180,00 50,00 400,00 15 x 1 50,00 375,00 610,00 15 x 0 PROMOÇÃO SOMENTE NO 4 X 4 0 x 1 335,00

Leia mais

Principais incidências, causas e soluções com acabamento de verniz Base Água, no processo de impressão Offset, on e off line

Principais incidências, causas e soluções com acabamento de verniz Base Água, no processo de impressão Offset, on e off line Principais incidências, causas e soluções com acabamento de verniz Base Água, no processo de impressão Offset, on e off line Acúmulo de Tinta no Cauchu - Pequena quantidade de verniz - Aumente o volume

Leia mais

Mercado da reciclagem: a qualidade dos materiais

Mercado da reciclagem: a qualidade dos materiais Mercado da reciclagem: a qualidade dos materiais Cinthia Versiani Scott Varella Ms. Engenheira de Produção Pesquisadora do Núcleo Alternativas de Produção Consultora INSEA Objetivo Qualidade da matéria

Leia mais

Introdução. Montagem do Elevador de Vidro

Introdução. Montagem do Elevador de Vidro Introdução Todo o processo de montagem, e dos equipamentos usados no decorrer da instalação, relacionado abaixo, é rigorosamente testado e aprovado por nosso controle de qualidade e pelo controle de qualidade

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela Masterprint!

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela Masterprint! Recomendações sobre papel fotográfico importado pela Masterprint! Papel Fotográfico Tipo: 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas / 265 gramas / Texturas 200 gramas / Dupla face 120/180/220

Leia mais

Bacharelado em Farmácia. Disciplina:Operações Unitárias em Indústria 8 Período Prof.a: Msd. Érica Muniz Filtração

Bacharelado em Farmácia. Disciplina:Operações Unitárias em Indústria 8 Período Prof.a: Msd. Érica Muniz Filtração Bacharelado em Farmácia Disciplina:Operações Unitárias em Indústria 8 Período Prof.a: Msd. Érica Muniz Filtração FILTRAÇÃO Nas indústrias de alimentos e bebidas, a filtração aparece na produção de suco

Leia mais

A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO

A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO Multi Criatividade em Impressão é uma unidade de negócios do Grupo Sinos. Sabemos e acreditamos no trabalho impresso, estamos preparados para ajudar na elaboração das peças,

Leia mais

Quadricromia. e as Retículas AM e FM

Quadricromia. e as Retículas AM e FM Quadricromia e as Retículas AM e FM A retícula A retícula tradicional ou convencional AM (Amplitude Modulada) é composta de pontos eqüidistantes e com dimensões variáveis. A retícula A retícula tradicional

Leia mais

Aula 07 Processos de Acabamento Gráfico

Aula 07 Processos de Acabamento Gráfico Aula 07 Univesidade Tuiuti do Paraná Curso de Design Gráfico 4º período Materiais e Processos I Definição: Também conhecida como fase de pós-impressão (pospress), essa fase de finalização dos processos

Leia mais

5.3 Fabricação das placas PCB

5.3 Fabricação das placas PCB 5.3 Fabricação das placas PCB Algumas das placas acima mencionadas foram fabricadas pelo processo desenvolvido pelo departamento. No início, todas as placas eram para ser fabricadas com este processo,

Leia mais

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos).

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Guia de Instruções Atenção com as margens de corte Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Sempre utilize no mínimo a 3,5mm de margem

Leia mais

ESKO KONGSBERG V. Garantia incontestável de qualidade e precisão da melhor Mesa de Corte do Mercado! + PRODUTIVIDADE QUALIDADE VERSATILIDADE

ESKO KONGSBERG V. Garantia incontestável de qualidade e precisão da melhor Mesa de Corte do Mercado! + PRODUTIVIDADE QUALIDADE VERSATILIDADE Garantia incontestável de qualidade e precisão da melhor Mesa de Corte do Mercado! ESKO KONGSBERG V mesa de corte Lançamento + + QUALIDADE VERSATILIDADE + PRODUTIVIDADE Confeccione embalagens, sinalização,

Leia mais

Programa de Gestão. Ambiental. Cartilha. Ambiental

Programa de Gestão. Ambiental. Cartilha. Ambiental Programa de Gestão Ambiental Cartilha Ambiental Índice Responsabilidade Ambiental 1. Responsabilidade Ambiental 2. Organograma 4. Política Ambiental 6. Coleta Seletiva Interna 12. Dicas Importantes A preocupação

Leia mais

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 O processo de impressão offset Offset continua a ser

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos DISPLAY DE BALCÃO Código 0001 Papel couché + papelão pardo Display com corte reto impresso em papel couché debruado sobre papelão pardo com verso forrado em papel offset e suporte

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00013/2014-000 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00013/2014-000 SRP 26422 - INST.FED. DE EDUC., CIENC. E TEC. CATARINENSE 158459 - INST.FED.CATARINENSE/CAMPUS ARAQUARI RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00013/2014-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - Confecção Materiais

Leia mais

Equipamentos e Suprimentos para Escritório e Gráfica

Equipamentos e Suprimentos para Escritório e Gráfica Equipamentos e Suprimentos para Escritório e Gráfica Cortadores de Papel Máquinas de Plastificação Furadores Canteadeiras Encadernadoras Suprimentos para Crachá e Plastificação Envelopes de Proteção Packing

Leia mais

A história de uma cadeira de leitura

A história de uma cadeira de leitura A história de uma cadeira de leitura Michal Polák Sobre o autor Michal Polák mora na República Tcheca, na cidade de Újezd u Brna, Moravia do Sul. Ele se formou em 2001 no programa de publicidade e artes

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

Impressora HP LaserJet Série P2050 Guia de papel e mídia de impressão

Impressora HP LaserJet Série P2050 Guia de papel e mídia de impressão Impressora HP LaserJet Série P2050 Guia de papel e mídia de impressão Copyright e licença 2008 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015 Regulamentação do descarte de resíduos comuns, recicláveis, pilhas e baterias e lâmpadas no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ - CCS-UFRJ. 1 Objetivo e aplicação Com o

Leia mais

Nome dos(as) alunos(as): Antes de montar o trabalho, leia atentamente o arquivo EG-ImpressosInstr.pdf.

Nome dos(as) alunos(as): Antes de montar o trabalho, leia atentamente o arquivo EG-ImpressosInstr.pdf. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicação Departamento de Expressão e Linguagem Prof. André Villas-Boas ECL472 Edição gráfica Trabalho de reconhecimento de impressos - 2 Última atualização:

Leia mais

Gerenciamento de Cores e Provas na Indústria de Embalagens

Gerenciamento de Cores e Provas na Indústria de Embalagens Gerenciamento de Cores e Provas na Indústria de Embalagens Desafios da Indústria de Embalagens Grande pressão de tempo e custos Exigências de Produção { O ciclo de vida dos produtos de bens de consumo

Leia mais

cadernos de artes gráficas #2 formatos normalizados & tipos de papéis

cadernos de artes gráficas #2 formatos normalizados & tipos de papéis 2012 cadernos de artes gráficas #2 formatos normalizados & tipos de papéis 2Os formatos normalizados Os formatos da série A são formatos acabados, resultam de uma folha-base A0 com 1m2 de área e são cortados

Leia mais

TABELA DE PREÇOS Fev. 2015

TABELA DE PREÇOS Fev. 2015 TABELA DE PREÇOS Fev. 2015 Cartões de Visita Cartões couchê250g/m² 90x50mm R$ 21,00 Acabamento: Verniz Uv Total Frente Cartões couchê 300g/m² 90x50mm R$ 26,00 Acabamento: Verniz Uv Total Frente Cores:

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

Manual de Configuração do Hardware

Manual de Configuração do Hardware Desembalar Passo 1 Remova todos os materiais de protecção. Passo 2 Feche a unidade do digitalizador lentamente. Atenção: tem de ser estritamente seguido para evitar ferimentos corporais. 1 Ligar a Impressora

Leia mais

Impressoras. Prof. Rafael Sandim

Impressoras. Prof. Rafael Sandim Impressoras Prof. Rafael Sandim Impressoras É um periférico Pode ser conectado a um computador ou a uma rede de computadores É um dispositivo de saída que tem como função: Imprimir textos Imprimir gráficos

Leia mais

Bijuterias em papel. Etapas 1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura.

Bijuterias em papel. Etapas 1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura. Bijuterias em papel O que você precisa: papéis coloridos usados: revistas, papéis de presente, etc. régua lápis tesoura cola branca linha ou fio de nylon agulha grande Etapas 1. Numa folha de revista ou

Leia mais

ANEXO I - ENCARTE D. 1.4 Os materiais deverão ser entregues no local do evento ou no local indicado pela CONTRATANTE.

ANEXO I - ENCARTE D. 1.4 Os materiais deverão ser entregues no local do evento ou no local indicado pela CONTRATANTE. Encarte D Página 1 ITEM 4 - MATERIAIS ANEXO I - ENCARTE D 1. DO FORNECIMENTO DE MATERIAIS 1.1 O serviço de fornecimento de materiais para a realização de eventos consiste da disponibilização, sem retorno,

Leia mais

Tipos de papéis: saiba escolher o seu

Tipos de papéis: saiba escolher o seu Tipos de papéis: saiba escolher o seu Uma ótima criação para uma peça gráfica não basta. A escolha do papel no qual será impresso o material também é importante para garantir um diferencial do produto,

Leia mais

profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos.

profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. 1 A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. Procurou-se discriminar os trabalhos mais comumente

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Regulamento Regras Gerais, Julgamento e Premiação.

Regulamento Regras Gerais, Julgamento e Premiação. Regulamento Regras Gerais, Julgamento e Premiação. Concorrem ao 4º Prêmio Regional de Excelência Gráfica Vinicius Viotto Coube às empresas gráficas de Bauru e Região, associadas e não associadas à ABIGRAF

Leia mais

(b) manuais Roll Up com uma face; bolsa de transporte. (L) larg. Medida do expositor (P) prof. (A) alt. Peso 610 mm 375 mm 1660 mm 1,6kg Medida do poster larg. 590 mm alt. 1600 mm 815 mm 375 mm 2060 mm

Leia mais

Autocopiativos CFB CFB CFB CFB. Primeira via. Vias intermediárias. Vias intermediárias. Vias intermediárias. Vias intermediárias.

Autocopiativos CFB CFB CFB CFB. Primeira via. Vias intermediárias. Vias intermediárias. Vias intermediárias. Vias intermediárias. Autocopiativos Primeira via B B B B Última via Indicado para formulários contínuos de até 6 vias. *Garantia de imagem: desde que o papel seja armazenado à temperatura máxima de 38ºC, 65% de UR, sem exposição

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

(11) 4446-1444 H227 H364 H676 H684 H025A H214 H057 H214A H144 H143 H262 H329 H384 H396 H397 H432 H457 H455. lider em peças gráficas

(11) 4446-1444 H227 H364 H676 H684 H025A H214 H057 H214A H144 H143 H262 H329 H384 H396 H397 H432 H457 H455. lider em peças gráficas lider em peças gráficas Desde 1990 produz peças de manutenção e reposição para máquinas off set C A T Á L O G O MARÇO 2010 MO, SORD,SORKZ,SORS, QM, SORMZ, HOHNER, STAHL, TOK E ROTATIVA PINÇA DO CILINDRO

Leia mais