Mudanças na diretoria do Incaper

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mudanças na diretoria do Incaper"

Transcrição

1 Mudanças na diretoria do Incaper Lúcio De Muner é o novo diretortécnico A diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Letícia Toniato Simões, está deixando o cargo e voltará para o comando da Gerência de Atendimento ao Agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Procuradoria Geral do Estado vinha analisando as questões formais para a cessão de Letícia Simões - funcionária de carreira do Sebrae - ao Incaper, mas concluiu, em parecer, que não há amparo legal que sustente a transferência. Lamentavelmente, não poderei continuar nesse time, que possui excelentes profissionais e um corpo técnico de primeira linha. Agradeço a oportunidade que tive e reconheço o esforço feito no sentido de encontrar uma forma legal para que eu pudesse continuar à frente dessa instituição, que desempenha importante papel para a sociedade capixaba, afirma Letícia. Novo Diretor-Técnico Quem assume interinamente a presidência do Incaper é o engenheiro agrônomo e funcionário de carreira do órgão há 33 anos, Lúcio Herzog De Muner, que foi nomeado novo diretor-técnico da entidade. Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Universidade de Córdoba, na Espanha, ele assume com o compromisso de apoiar um modelo de gestão compartilhada, pautado pelo planejamento, pela eficiência e pela melhoria dos resultados do Instituto para a sociedade. O secretário Octaciano Neto vem reafirmando constantemente que uma das marcas do governo de Paulo Hartung será a profissionalização do setor público. Espero contribuir para essa construção coletiva. Vamos valorizar a pesquisa e a assistência técnica e extensão rural, a partir de um modelo integrado de ações. Precisamos ter comprometimento, competência e velocidade em nossas ações e faremos isso com o planejamento estratégico e a adoção de ferramentas eficientes de gestão, ressalta o diretor-técnico. Experiência e resultados Lúcio De Muner ingressou na então Emater-ES em 1982, tendo sido chefe de Escritório Local, supervisor regional no Norte do Estado e gerente do Programa de Apoio à Agricultura Familiar. Foi coordenador estadual do Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura no Estado do Espírito Santo, atuando na coordenação de projetos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Exerceu a chefia do Departamento de Operações Técnicas do Incaper de 2005 a Professor colaborador na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no programa de Pós-Graduação em Gestão da Cadeia Produtiva do Café com Ênfase em Sustentabilidade, De Muner é coordenador e líder do projeto Transferência de Tecnologias para a Sustentabilidade da Cafeicultura do Estado do Espírito Santo, Sul e Sudoeste da Bahia, realizado pelo Incaper em parceria com cooperativas, CETCAF, prefeituras, Ifes, EBDA e Uesb. Participou da publicação e organização de diversos livros e capítulos

2 de livros, publicações técnicas relevantes, artigos e trabalhos apresentados em congressos. Atualmente, o novo diretor-técnico do Incaper é gestor dos Programas Renovar Café Arábica, Renova Sul Conilon e Calcário Correto. Reforço na Seag Já o ex-diretor-técnico do Incaper Aureliano Nogueira da Costa, que também é funcionário de carreira da instituição, aceitou o convite do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e passa a reforçar a assessoria técnica da Secretaria. A proposta feita pelo secretário para compor a assessoria técnica da Seag reafirma a meritocracia e reconhecimento pela minha trajetória profissional técnica construída por 30 anos, aliada à experiência de gestão adquirida ao longo da carreira. Essa proposta nos projeta a assumir novos compromissos e desafios para fortalecer e ampliar as ações estratégicas do Sistema Seag e do Governo, disse Aureliano. dicas de sustentabilidade Coleta seletiva tem início na Sede A coleta seletiva já está implantada na Sede. No dia 11 de março, foi realizada uma palestra com integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamares). Na ocasião, os servidores do Incaper tiraram dúvidas sobre que materiais poderiam descartar no lixo reciclável. A partir de agora, todas as salas terão duas lixeiras. Uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável. O papel será descartado em uma caixa separada, em cada sala, explicou a integrante da Comissão de Sustentabilidade Cristiane Silveira. Próximo a cada lixeira, haverá um pequeno cartaz explicando quais materiais podem ser reciclados. A proposta é que, futuramente, cada município verifique se há associações de catadores para também implementar a coleta seletiva.

3 por dentro das unidades Por dentro do ELDR de São Roque do Canaã Da esquerda para a direita, estão Adriano, Neto, Aliamar e Gilson dos de projeto-piloto estadual de Adequação de Estradas Rurais, com 10 km de extensão, totalizando a construção de 540 caixassecas. Esse projeto foi visitado por mais de pessoas, como produtores rurais, secretários municipais e estaduais de agricultura, técnicos de 12 estados, além de autoridades de quatro países latino-americanos. Quais os desafios e perspectivas do ELDR? Consideramos que os agricultores familiares evoluíram muito na área de recursos hídricos, principalmente na conscientização em relação à política de gestão das águas entendendo que conflitos pessoais não levam à solução do problema de escassez desse recurso. A conscientização política de gestão de projetos prioritários para a agricultura familiar deve ser revista para termos boas perspectivas e O Por dentro do Incaper apresenta, nesta edição, os principais trabalhos e atividades do Escritório Local de São Roque do Canaã. Veja: Quais as principais atividades desenvolvidas? Atuamos na área de recursos hídricos e meio ambiente. Em todos os diagnósticos participativos realizados nas comunidades rurais do município, dois problemas sempre apareceram em primeiro lugar: falta de mão de obra e disponibilidade insuficiente e de baixa qualidade de água. Diante dessa realidade, sempre direcionamos nossos trabalhos para a área de recursos hídricos. Elaboramos e acompanhamos a execução de 105 projetos de barragens de terra totalizando 78 hectares de área alagada com um volume de acumulação de água de, aproximadamente m³. Elaboramos, executamos e monitoramos os resultaavanços substanciais na economia e no bem-estar da família rural. O ELDR já foi homenageado? O servidor Aliamar Comério foi o vencedor da 1ª Edição do Prêmio COMARH-FAES de Meio Ambiente com o projeto Mobilização Social para Produção de Água e Conservação de Solo na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce, Ele também foi participante do Prêmio Inovação da Gestão Pública do ES-Inoves Ciclo 2009 com o projeto Mobilização Social - Avaliação dos Resultados. Ele também foi premiado com as menções especiais Prática Sustentável e Atitude Empreendedora. Quem é a equipe do ELDR? Aliamar Comério é agente de extensão em desenvolvimento rural, engenheiro agrônomo e chefe do ELDR. Adriano Correa de Jesus é técnico de desenvolvimento rural, técnico agrícola com habilitação em zootecnia. Gilson Carlos Belumat é assistente de suporte, bacharel em Ciências Contábeis; e Jocinete Maria Schneider, assistente administrativa, bacharel em Administração de Empresas e Meio Ambiente.

4 fique por dentro Sistema de Chamados e Suporte de Tecnologia de Informação é implantado no Incaper O novo sistema registra todas as demandas de usuários e o atendimento é feito de acordo com a ordem de chegada Já está em funcionamento, no Incaper, o Sistema de Chamados e Suporte de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A partir de agora, todo usuário que tiver algum problema com seu computador pode abrir um chamado pelo Quando a mensagem é recebida pelo sistema, um número de registro do chamado é encaminhado ao usuário automaticamente. A demanda será atendida conforme a ordem em que as solicitações chegarem ao setor de informática. Esse método é muito interessante, pois o usuário é informado a cada passo do atendimento. Ainda, uma visita técnica em uma unidade do interior poderia ser justificada com base no número de chamados pendentes na unidade, por exemplo, explicou o técnico de suporte Fabrício Victor. Para que o atendimento seja melhor efetivado, é preciso que o servidor envie a solicitação pelo institucional/pessoal, como, por exemplo, incaper.es.gov.br, e não pelo geral da unidade ou departamento. Esse procedimento é importante para especificar o usuário. Além disso, é importante detalhar ao máximo o problema no e colocar o número patrimonial do equipamento que apresenta algum tipo de mau funcionamento ou defeito. A partir de agora, será possível gerar relatórios com a quantidade e o tipo de chamados de cada unidade, justificando a contratação de novas soluções de TIC específicas para cada região. É uma medida feita a partir do redesenho do processo em conjunto com o Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP), falou o analista de suporte Salim Mussi. Para ter acesso ao fluxo desse processo, clique em es.gov.br/admin_site/acesso_restrito/egpp/suporte_tic/index.html#diagram/ ec18f413-2bf4-4dd0-b5dac44e8f3efb21.

5 FIQUE POR DENTRO Pesquisa de opinião sobre horário de desligamento do ar-condicionado na Sede Desde que foi publicado o decreto do Governo sobre contenção de gastos, foram estabelecidas diversas medidas de redução de custos no Incaper. Uma delas foi diminuir o tempo de uso do arcondicionado. Em um primeiro momento, estabeleceu-se o horário das 8h às 9h e das 16h30 às 17h, além do horário de almoço, para desligar o aparelho. Entretanto, surgiram diversas sugestões de mudanças nesse horário e, com o objetivo de consultar os servidores a respeito do melhor horário, o Comitê de Redução de Custos do Incaper elaborou uma pesquisa de opinião para saber qual o melhor horário para desligar o ar na Sede. Participe, dê a sua opinião clicando no link https:// docs.google.com/forms/d/1 xossxmd8iudgngwjzhygzk W0t8R1ez03gxtphKHO2SU/ viewform?usp=send_form. Encontro de mulheres proporciona reflexão e integração na Sede No Encontro da Sede, as servidoras participaram de um bate-papo com as duas mulheres que estiveram na presidência do Incaper O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Sede com o Encontro de Mulheres. Na ocasião, houve um batepapo com as duas mulheres que já ocuparam a presidência do Incaper, Margareth Saraiva, na época da Emcapa, e Letícia Toniato Simões. Elas relataram os desafios, como mulheres, de estar à frente da gestão do Instituto. Além disso, houve uma oficina sobre mitos e verdades do feminino, na qual foram apresentadas crenças equivocadas em relação às mulheres, como, por exemplo, mulher dirige mal, para serem desconstruídas pelas participantes. Foi um encontro engrandecedor. Pudemos conhecer mais o histórico do Instituto pela visão das mulheres, além da origem do 8 de março. Também conhecemos a raiz de vários preconceitos contra o gênero feminino. Gostei muito, falou a técnica de suporte do DPC Nicileia Araújo de Oliveira. Encontros nos regionais Nesta semana, ocorrerá o Encontro de Mulheres no Centro Serrano e no Centro Norte, nos dias 16 e 23, respectivamente.

6 talentos do incaper Rita Zanúncio: dicas de culinária no rádio e na internet Rita Zanúncio demonstra seu talento na Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante A fama dela cheira longe. As delícias culinárias da colega Rita de Cássia Zanúncio, economista doméstico do escritório do Incaper de Venda Nova do Imigrante, são bastante conhecidas em toda a Região Serrana do Estado e agora também estão disponíveis para o público em geral, na internet. Há oito anos, pelo Incaper, apresento a Receita do Dia no Programa Manhã Você, da Rádio FMZ, de Venda Nova do Imigrante. O público pode consultar minhas receitas no site da Rádio, falou a servidora. Ela acrescentou que algumas receitas também estão na página do Facebook Rita Zanúncio - Chefe de Cozinha, inseridas pela sua filha. Acesse: (clique na aba Receitas) Curta a página: BIBLIOTECA RUI TENDINHA Soluções tecnológicas para a agricultura familiar A Embrapa lançou em 2014 o livro Soluções tecnológicas e inovação: a Embrapa no ano internacional da agricultura familiar. Na publicação, podem ser conferidas diversas tecnologias desenvolvidas pela instituição para a agricultura familiar nas diversas regiões do país. Também são apresentadas experiências de transferência de tecnologia, com destaque para as cartilhas voltadas ao agricultor familiar conforme o letramento feito pela Embrapa Gado de Leite. Veja também o pdf do livro em embrapa.br/digital/bitstre- am/item/103972/1/anuario- Separata-Embrapa WEB.pdf.

7 BIBLIOTECA RUI TENDINHA Artigos sobre cafeicultura e fitopatologia A biblioteca disponibiliza artigos sobre cafeicultura e fitopatologia. O primeiro objetiva estimar parâmetros genéticos e avaliar a produtividade de grãos de clones de café conilon de três grupos de maturação pelo procedimento REML/BLUP. Foram estudados 20 clones de café conilon de maturação precoce, 20 de maturação intermediária e 20 de maturação tardia para a característica produtividade de grãos. Confira o trabalho: CARIAS, C. M. de O. M; TOMAZ, M. A.; FERRÃO, M. A. G.; FONSECA, A. F. A. da; FERRÃO, R. G.; GONÇALVES, L. S. A. Produtividade de grãos de cafeeiro conilon de diferentes grupos de maturação pelo procedimento REML/BLUP. Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 2, p , mar./abr Link: Já o segundo aborda metodologias de diagnóstico de agentes que causam doenças nas plantas do abacaxi. Veja: CARNIELLI, L.; AMORIM, W. A.; VAZ, A.; FERNANDES, P. M. B.; VENTURA. J. A. Molecular diagnosis of Fusarium guttiforme and Pineapple mealybug wilt-associated virus. BMC Proceedings (Suppl 4):P121. This article is part of the supplement: The 5th Congress of the Brazilian Biotechnology Society (SBBIOTEC): Meeting abstracts. Link: incaper.es.gov.br/digital/ b i t s t r e a m / i t e m /4 0 0 / 1/ 2912aires.pdf Do fundo do baú Você sabe que atividade aparece nesta foto? Caso saiba, envie a identificação para Foto já identificada Edição 89: A foto dessa edição apresenta a pesquisadora aposentada Eugênia Maria Gama Marques, que trabalhou na sede da Emcapa e depois na Estação Experimental Bananal do Norte. Natural de Alegre, ela é agrônoma formada no CCA-Ufes. As contribuições para a identificação foram feitas por Cesar Fanton e Jane Maria Bertholi.

8 movimentação de servidores Mudança de localização: DAD: O servidor Renan Neves de Souza Silva foi localizado no Departamento de Administração. CRDR Centro Serrano: A servidora Viviane Starling Schwanz foi localizada no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano. Comissão de licitação: A composição da Comissão Permanente de Licitação e Pregão foi alterada e passa a ser composta pelos seguintes servidores: Membros Titulares: Thalma Santos Alencastre (Presidente/Pregoeira); Felipe Vieira Spalenza; Monique Nunes Prado. Membros Suplentes: Tárcio de Aquino Neves; Patricia Salazar Silveira. Aposentadorias na Sede Entre o fim do ano passado e início deste ano, quatro colegas da Sede do Incaper aposentaram-se. Todos do Departamento de Administração (DAD). São eles Dilmedes Mariani, Felício Mantoan Brito, Luiz Carlos da Silva e Nilson Ribeiro França. Os três primeiros eram assistentes de suporte e tra- balhavam na área de transportes e serviços gerais. Já Nilson, era da área de almoxarifado e patrimônio. O Incaper agradece os anos de dedicação desses profissionais que, nas horas vagas, se consagraram como a turma do baralho. Da esquerda para a direita estão Dilmedes, Luiz Carlos, Felício e Nilson Aniversariantes 17/03: Fabio Morandi de Morais (ELDR de Guaçuí). 18/03: Juliana Raymundi Esteves (DCM)/ Rosana Cardoso Fabris (DEF)/ Elio Wilson de Souza (FEBN). 19/03: Fabiana Gomes Ruas (DOT)/ José Carlos Grobério (DOT)/ Rafael Jordano Biazi de Abreu (ELDR de São Mateus)/ Vanusa Favalessa Ribeiro Dadalto (ELDR de São Mateus)/Walter de Oliveira Filho (FEMF). 20/03: Jonas Coutinho Lisboa (EGPP)/ Clésio Lisboa do Carmo (DAD)/ Flavio Neves Celestino (CRDR Centro Norte)/ José Clezer de Oliveira (ELDR de Guarapari)/ Santa Claudia de Abreu (ELDR de São Mateus). 21/03: Leandro Reis Novak (CRDR Centro Norte)/ Pedro Afonso Tofano (FEBN)/ Samuel Gonçalves Pacheco (FEL). Expediente Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação interna Rua Afonso Sarlo, Bento Ferreira Vitória-ES - CEP Tel / Fax: (27) Departamento de Comunicação e Marketing / Facebook: Incaper Diretor-Presidente: Lúcio Herzog De Muner (interino) Diretor-Técnico: Lúcio Herzog De Muner Chefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim Ferrão Assessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Revisão: Marcos Roberto da Costa Diagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária) Periodicidade: Semanal Versão eletrônica desenvolvida por: CPD/Incaper Suporte online: Aliana Simões

Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper

Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper Novo Siater possibilita qualificação das informações do público-alvo do Incaper e maior utilização da ferramenta pelos

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper

Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper Desde agosto de 2014, a equipe de Tecnologia da Informação do Incaper tem desenvolvido a Intranet, espaço no site institucional que

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TRATAMENTO DIFERENCIADO

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TRATAMENTO DIFERENCIADO Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Tratamento diferenciado CATEGORIA: TRATAMENTO DIFERENCIADO Município de Itapecuru Mirim MA Vencedores do 4º Prêmio

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Promoção do turismo de excelência CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Município de Nova Friburgo RJ Vencedores do 4º

Leia mais

Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade

Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade Os servidores do Incaper que foram nomeados até 31/5/2013 devem ficar atentos para o Ciclo 2014 da Promoção Transitória. Por essa modalidade,

Leia mais

PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA ADMINISTRATIVA DO INSTITUTO EMATER - REGIÃO DE CORNÉLIO PROCÓPIO

PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA ADMINISTRATIVA DO INSTITUTO EMATER - REGIÃO DE CORNÉLIO PROCÓPIO CONCURSO: PRÊMIO DE EXTENSÃO RURAL EXTENSIONISTA GESTÃO PARA RESULTADOS. RECONHECIMENTO CATEGORIA: INOVAÇÃO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS AUTOR: VALDIMIR DE JESUS PASSOS CO-AUTOR PRINCIPAL: WANDER ADRIANO

Leia mais

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras Eduarda Ramires Silveira Evelyn Victória Cardoso Lopes Mel Suzane Santos Marques Voluntários Joyce Thaís Mendes Alves Sílvia Rocha Pena Rodrigues Luíza Almeida Dias de Carvalho

Leia mais

NORMAS REGULADORAS DO PROCESSO SELETIVO Edital Nº 17/2014-SEDIS

NORMAS REGULADORAS DO PROCESSO SELETIVO Edital Nº 17/2014-SEDIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTOS DOS CONSELHOS ESCOLARES PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR 1. Como são os cursos ofertados pela plataforma freire e quais os benefícios para os professores que forem selecionados? O professor sem formação poderá estudar nos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Colocar foto de autor AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Autoras: Queiroz, Helena Maria Gomes Coelho, Michelle Queiroz Introdução Objetivo Geral:

Leia mais

Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade

Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade Avaliação do Fórum é apresentada aos coordenadores de programa do DOT, em reunião mensal deste departamento. O vencedor

Leia mais

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ Acordo de Doação Nº TF016192 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL DE LONGO

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

com parceiros na produção de informações e conhecimento, compartilhamento de trabalhos com vistas a alavancar os resultados e abolir duplicidades.

com parceiros na produção de informações e conhecimento, compartilhamento de trabalhos com vistas a alavancar os resultados e abolir duplicidades. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de consultoria especializada para desenvolvimento dos serviços técnicos necessários à elaboração da metodologia para a estruturação da Rede de Parceiros para o

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL O Seminário Sul Brasileiro vem sendo organizado desde 2005, como um evento paralelo a Suinofest, festa gastronômica de derivados da carne suína, por um grupo formado pela UERGS, ACI-E, EMATER e Secretaria

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: PLANEJAMENTO

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: PLANEJAMENTO Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria PLANEJAMENTO CATEGORIA: PLANEJAMENTO Município de Santana AP Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Leia mais

COOPEAVI REALIZA A II SEMANA TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO

COOPEAVI REALIZA A II SEMANA TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO COOPEAVI REALIZA A II SEMANA TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO Santa Maria de Jetibá, 02 de setembro de 2013 - Na quarta-feira dia 4 de setembro, a partir das 8 horas, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana

Leia mais

PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS

PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE MINAS GERAIS Tertuliano de Andrade Silveira; Renato José de Melo; Eduardo Carvalho Dias; Priscila Magalhães de Carli

Leia mais

Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR

Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR Projeto PODEMOS MAIS E MELHOR Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013. Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2 e 3

Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013. Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2 e 3 Por dentro Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013 do Por dentro da Área de Transportes e Serviços Gerais Páginas 4 e 5 Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2

Leia mais

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos.

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. Q A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. É uma alusão à essência e ao compromisso da Secretaria

Leia mais

1. DOTPROJECT. 1.2. Tela Inicial

1. DOTPROJECT. 1.2. Tela Inicial 1 1. DOTPROJECT O dotproject é um software livre de gerenciamento de projetos, que com um conjunto simples de funcionalidades e características, o tornam um software indicado para implementação da Gestão

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP

ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAÚ -SP INTRODUÇÃO A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade

Leia mais

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina 7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio As atividades do projeto abaixo indicadas são financiadas exclusivamente pelo TFCA/Funbio, sendo que aquelas referentes ao planejamento

Leia mais

MANUAL DE SOLUÇÕES SEBRAE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL

MANUAL DE SOLUÇÕES SEBRAE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL MANUAL DE SOLUÇÕES SEBRAE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL 1 MANUAL DE SOLUÇÕES SEBRAE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL 2013. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Presidente do Conselho

Leia mais

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família Desde o dia 01 de dezembro, o novo sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está disponível para os

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Grandes Cidades CATEGORIA: GRANDES CIDADES Município de BOA VISTA RR Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: PLANEJAMENTO

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: PLANEJAMENTO Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria PLANEJAMENTO CATEGORIA: PLANEJAMENTO Município de Florânia RN Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Leia mais

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância A Escola A ENAP pode contribuir bastante para enfrentar a agenda de desafios brasileiros, em que se destacam a questão da inclusão e a da consolidação da democracia. Profissionalizando servidores públicos

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Pauta do Grito da Terra Brasil GTB Estadual 2014 APRESENTAÇÃO

Pauta do Grito da Terra Brasil GTB Estadual 2014 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O ano de 2014 foi eleito oficialmente pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) como o Ano Internacional da Agricultura familiar. Tendo como objetivo aumentar

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Informativo www.unicred.com.br

Informativo www.unicred.com.br Informativo www.unicred.com.br ano 5 nº 40 2011 Editorial Unicred do Brasil Definido o tema da IX Convenção Nacional Unicred A Comissão Organizadora da Convenção Nacional Unicred, que se realizará na cidade

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração.

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração. . Quem somos //Sobre A Oficina1 é uma consultoria direcionada à tecnologia da informação, com foco na implementação dos ERPs Protheus e OpenBravo, além do aplicativo de Service Desk SysAid, abrangendo

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

ações de cidadania ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará

ações de cidadania ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará ações de cidadania Onde o sol nasce ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará O triste cenário já é um velho conhecido por

Leia mais

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO Este manual foi criado especialmente para você e sua família conhecerem a ampla rede de vantagens oferecidas pela ASSECOR. Convênios diretos com as fábricas,

Leia mais

Quais são os objetivos dessa Política?

Quais são os objetivos dessa Política? A Conab possui uma Política de Gestão de Desempenho que define procedimentos e regulamenta a prática de avaliação de desempenho dos seus empregados, baseada num Sistema de Gestão de Competências. Esse

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009 Transição de marca O Centro de Ação Voluntária de Curitiba completou 10 anos em março de 2008 e depois de ver consolidada uma etapa de vida da organização, iniciou um processo

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional ROTEIRO PPT DICA: TREINE ANTES O DISCURSO E AS PASSAGENS PARA QUE A APRESENTAÇÃO FIQUE BEM FLUIDA E VOCÊ, SEGURO COM O TEMA E COM A FERRAMENTA. Para acessar cada uma das telas,

Leia mais

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA O órgão público federal que aderiu ao Projeto Esplanada Sustentável PES, será considerado sustentável no tema Coleta Seletiva Solidária (Decreto 5.940/06), se alcançar 90% das

Leia mais

e- SIC Manual do Cidadão

e- SIC Manual do Cidadão e- SIC Manual do Cidadão Sumário Introdução 3 O e-sic 4 Primeiro acesso 5 Cadastrando-se no e-sic 6 Acessando o e-sic 7 Funções do e-sic 8 Envio de avisos por e-mail pelo e-sic 9 Como fazer um pedido de

Leia mais

MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA

MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA Patrícia Cristina de Lima Moreira (1) Assistente Social (UNIT), Assistente Social do Serviço

Leia mais

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade?

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? CAMPANHA DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Início da Campanha outubro de 2009 Objetivo: Implementar a A3P e incentivar os servidores para adoção

Leia mais

Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal

Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal Mapa de obras contratadas pela CEF, em andamento com recursos do Governo Federal 5.048

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Relatório Final Aprovado ad referendum da Comissão Organizadora Municipal (COM)

Relatório Final Aprovado ad referendum da Comissão Organizadora Municipal (COM) Relatório Final Aprovado ad referendum da Piancó - PB Agosto de 2013 Relatório Final 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Piancó Por um futuro melhor, vamos cuidar de Piancó. (José Willame Vitor

Leia mais

Unidade de Coordenação do PROFAZ/ES

Unidade de Coordenação do PROFAZ/ES Governo do Estado do Espírito Santo Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretária do Tesouro Estadual Subsecretário de Estado para Assuntos Administrativos

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC. nos meses de maio e junho/2015

Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC. nos meses de maio e junho/2015 Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC nos meses de maio e junho/2015 Considerações Em maio e junho de 2015, a Ouvidoria da UNISC recebeu 102 solicitações. Das solicitações dos dois meses, 59%

Leia mais

Organização, Processos e Tomada de Decisão

Organização, Processos e Tomada de Decisão Organização, Processos e Tomada de Decisão Planejamento e Programação na Administração Pública Administração Estratégica Elaboração e Gestão de Projetos 59 Empreendedorismo Governamental Um plano de gestão

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social DISCURSO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, HENRIQUE PAIM Brasília, 3 de fevereiro de 2014 Hoje é um dia muito especial para mim. É um dia marcante em uma trajetória dedicada à gestão pública ao longo de vários

Leia mais

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa Viver é Melhor Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV) Cidade: Londrina/PR

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil.

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil. A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas

Leia mais

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: www.cnm.org.br.

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: www.cnm.org.br. 2015 Confederação Nacional de Municípios CNM. Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons: Atribuição Uso não comercial Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional. É permitida

Leia mais

PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO

PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO Maria do Socorro dos Santos EEEFM José Soares de Carvalho socorrosantosgba@gmail.com Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

PROJETO ESCOLA PARA PAIS

PROJETO ESCOLA PARA PAIS PROJETO ESCOLA PARA PAIS Escola Estadual Professor Bento da Silva Cesar São Carlos São Paulo Telma Pileggi Vinha Maria Suzana De Stefano Menin coordenadora da pesquisa Relator da escola: Elizabeth Silva

Leia mais

E-SUS ATENÇÃO BÁSICA. Julho / 2013

E-SUS ATENÇÃO BÁSICA. Julho / 2013 E-SUS ATENÇÃO BÁSICA Julho / 2013 Estratégia de Qualificação da AB Saúde Bucal PMAQ Requalifica UBS PSE Telessaúde Brasil Redes Academia da Saúde Atenção Básica Financiamento Consultório na Rua Provimento

Leia mais

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Eu, ( ) (sigla do partido) me comprometo a promover os itens selecionados abaixo

Leia mais

PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO 2010 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES

PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO 2010 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO 2010 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Organizador Patrocínio Apoio PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO 2010 O Turismo é uma das maiores fontes de

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Diretor Administrativo Alexandre Bayer Botelho MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Graduação: Academia da Força Aérea - Logística. MBA em Estratégia de Negócios. Cursos de curta duração na área de Administração

Leia mais

Ata de Reunião. Aprovado por: Mara Januário Queiroz Cabral

Ata de Reunião. Aprovado por: Mara Januário Queiroz Cabral Título: Reunião Extraordinária do Colegiado Gestor Data: 06/05/2014 Página: 1 de 6 Pauta: 1. Apresentação das duas candidatas a direção da EEUFMG; 2. Medicamentos trazidos de casa para o HC pelo paciente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA DE CRIAÇÃO: 29/07/2013

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA DE CRIAÇÃO: 29/07/2013 Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 07/08/2013-18:06:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2517 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO DATA

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução

1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução 1. Introdução ao Campus Virtual 1.1. Introdução Este tutorial tem a finalidade de guiar o aluno, dando orientações necessárias para o acesso, navegação e utilização das ferramentas principais. Um ambiente

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher TERMO DE REFERENCIA Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Supervisão Geral No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial

Leia mais

Facebook/Cearpa Sorriso

Facebook/Cearpa Sorriso Facebook/Cearpa Sorriso Facebook/Weider Santana @joelmaqueirozz Facebook/Cila Vilela Facebook/Gorette Rocha @inpev ENGAJAMENTO 29 ENGAJAMENTO G4-26 e DMA @eliandersonzte O inpev articula os elos da cadeia

Leia mais

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste De microcrédito, o Banco do Nordeste entende. Primeiro Banco público do Brasil a ter um modelo de atuação voltado para o setor, o Banco

Leia mais

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável MicrobaciasII OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS Período: 11/09 a 12/09/12 Local: Auditório da Intercement (Fábrica de Cimento Cauê - Santana do Paraíso- Minas

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Perfil O Decreto nº 32.716/2011 fixou a nova estrutura do Poder

Leia mais

POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PPNFES

POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PPNFES SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA MTE/SENAES FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM

Leia mais

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional SOU UVV O Serviço é um projeto que a UVV-ES oferece aos alunos O Serviço de Orientação ao Universitário

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola

PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: Sustentabilidade e mudanças de hábitos no ambiente escolar e na escola MARECHAL CÂNDIDO RONDON, JULHO DE 2011. RESUMO: O presente

Leia mais

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Início das inscrições: 22 de fevereiro de 2013 Final das inscrições: 20 de março de

Leia mais

2. A proposta será avaliada pelo Subcomitê Virtual de Revisão (SVR) e examinada pelo Comitê de Projetos em março de 2013.

2. A proposta será avaliada pelo Subcomitê Virtual de Revisão (SVR) e examinada pelo Comitê de Projetos em março de 2013. PJ 45/13 9 janeiro 2013 Original: inglês Disponível em inglês e português P Comitê de Projetos 5. a reunião 7 março 2013 Londres, Reino Unido Empoderamento das mulheres nas cooperativas de café brasileiras

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais