SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito."

Transcrição

1 SEST SENAT Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017 Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. Prevenção Política Corporativa de âmbito O Departamento Executivo do SEST e do Aprendizagem do Transporte SENAT, representado por sua Diretora Executiva Nacional, NICOLE GOULART, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ATO 110/15, PRE-CN/SEST/SENATIN. INSTRUI: 1 Quanto à aprovação da Política Corporativa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, a ser aplicada no âmbito do SEST SENAT. Art. 2 Quanto ao estabelecimento de regras e orientações para impedir e prevenir que os fornecedores, parceiros e colaboradores do SEST SENAT e das Unidades Operacionais que pratiquem o crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens de origem ilícita mantenham relacionamento ou exerçam atividades na Instituição. Art. Art. 3 Esta Instrução de Serviço entra em vigor nesta data, revogandose quaisquer disposições em contrário. Diretora Executiva Brasília, 07 de abril de SENAT à SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasília-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

2 S2SF SENAF Aprendizagem do Transporte POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO NO ÂMBITO DO SEST SENAT. Objetivos Esta Política tem como objetivos identificar, avaliar, monitorar, prevenir e combater os atos de lavagem de dinheiro e ocultação de bens dc origem ilícita, conforme as leis vigentes. Portanto, são estabelecidas regras e orientações para impedir e prevenir que os fornecedores, parceiros e colaboradores do SEST SENAT e das Unidades Operacionais que pratiquem crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens de origem ilícita mantenham relacionamento ou exerçam atividades na Instituição. Introdução O SEST SENAT defende a prática de negócios honestos e lícitos. Nesse sentido, a Instituição incentiva a cooperação entre seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e usuádos, para manter-se em conformidade com a legislação vigente. Os princípios da legalidade, moralidade, probidade, eficiência, economicidade, transparência e publicidade são condições para qualquer relação juridica, especialmente, quando relacionados ao objeto social do SEST SENAT. As diretrizes descritas neste documento buscam assegurar que as leis sejam observadas e cumpridas, traduzindo, assim, o compromisso de todos no sentido de que as ações não sejam objeto de práticas de lavagem de dinheiro e ocultação de bens de origem ilícita. Com a colaboração de todos, ao contrário de remediar, será possível aprimorar essas medidas preventivas, resguardando-se a Instituição e os seus colaboradores. Por esse motivo, o SEST SENAT se preocupa em tomar todas as medidas necessárias para prevenir a evolução patrimonial ilícita e a lavagem de dinheiro. Áreas envolvidas Departamento Executivo e Unidades Operacionais do SEST SENAT, bem como todos aqueles diretamente relacionados à Instituição. 2 ( SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do TransporteS Brasflia-DF - Tel.: (61) ax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT: do

3 SEST SENAT Aprendizagem do Transporte Descrição da Política A presente Política é a formalização do compromisso rigoroso do SEST SENAT em combater o crime de lavagem de dinheiro e a ocultação de bens de origem ilícita, e o estímulo para que todos os atos dos colaboradores estejam em conformidade com a legislação em vigor. É necessário conscientizar todos os colaboradores, usuários e parceiros a prevenir e identificar situações atípicas e suspeitas, não se expondo a elas, comunicando imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance do SEST SENAT. O SEST SENAT não tolera, não colabora, não facilita e não apoia, sob qualquer circunstância e em hipótese alguma, a prática condenável de crime de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens de origem ilícita, em qualquer de suas operações ou de seus colaboradores. 1. APLICABILIDADE Esta Política se aplica a todos os colaboradores do SEST SENAT. compreendendo tanto os do Departamento Executivo quanto os das Unidades Operacionais. Todos os colaboradores, em especial os gestores, são responsáveis por conhecer, disseminar e cumprir fielmente as regras estabelecidas nesta Política. 2. LAVAGEM DE DINHEIRO A prática do crime de lavagem de dinheiro consiste em ocultar, dissimular ou esconder bens provenientes de infração penal e, portanto, de origem ilícita, fazendo com que esses ativos ilícitos tenham uma aparência de origem lícita. A legislação vigente estabelece que a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal, bem como a conversão em ativos lícitos são crimes de lavagem de dinheiro. Assim, a ocultação de ativos provenientes de origem ilícita é considerada prática de crime de lavagem de dinheiro, tais como, mas limitado a estes, os provenientes do tráfico de drogas, tráfico de pessoas, comércio ilegal de armas e mercadorias, corrupção, suborno, peculato, fraude, roubo, sequestro, jogos ilegais, entre outros. f?t1c0f ouada. SAUS Ouadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - lei.: (61) F x: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

4 Aumento Fundações SESF Aprendizaqem do Transporte 3. INDÍCIOS DE CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO Os indícios identificados demandam o pré-julgamento do colaborador, que deverá interpretar, por meio de situações atípicas e comportamentos escusos, práticas que possam caracterizar possíveis casos previstos na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Os casos mencionados abaixo são exemplos de situações atípicas que podem caracterizar uma situação suspeita passível de reporte à área de Govemança Corporativa e Compliance do SEST SENAT. Por isso, a cautela na análise é imprescindível quanto aos seguintes critérios: Irregularidades Recusa Retirada Disposição Insistência do patrimônio pessoal do colaborador incompatível com os seus salários, como por exemplo, pela aquisição de bens valiosos, automóveis e lanchas de luxo. na formação de transferência de valores. do colaborador em fornecer informações, ou fornecer informações falsas, e demonstrar falta de integridade em suas operações. de intenção de venda por parte do fornecedor, quando esse identifica potencial indício de investigação. por parte do usuário para pagar um preço excessivo ou realizar transação economicamente inviável. por parte do prestador de serviço em fazer determinado negócio por meio da figura de um terceiro ( laranja ). Após identificar potencial suspeita de ilegalidade, o colaborador deve comunicar o fato imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance. 4. PESSOAS EXPOSTAS POLITICAMENTE (PEP) Consideram-se Pessoas Expostas Politicamente (PEP) os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou no exterior, empregos, cargos ou funções públicas, assim como seus representantes e familiares até o 1 grau. Em rol exemplificativo, são classificadas como PEP aquelas que exercem cargos e funções em (no/como): Públicas; Empresas Sociedades Conselho Supremo Públicas; de Economia Mista; Nacional de Justiça; Tribunal Federal; g.j 1c fls$to1w. SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do TransporteS BrasíIia-DF - Tel.: (61) Fa : (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

5 Presidentes SEST SENAT Aprendizeqem do Transporte Prefeitos das capitais; de Câmaras Municipais; Senadores; Vereadores; Deputados; Procuradores Gerais. Nos processos internos, os gestores são responsáveis por identificar uma pessoa exposta politicamente, quer sejam fornecedores, parceiros ou colaboradores, e manter um acompanhamento mais intenso sobre as atividades por eles desempenhadas e comunicar à área de Governança Corporativa e Compliance qualquer indicio ou suspeita de atividades relacionadas à lavagem de dinheiro. 5. COMUNICAÇÃO O SEST SENAT disponibiliza, na área de Governança Corporativa e Compliance, canais de comunicação para o recebimento de denúncias de atitudes (ou suspeitas) que violem ou que possam violar os princípios desta Política. Fatos, atos, eventos ou circunstâncias que possam indicar a transgressão das orientações aqui descritas e da legislação vigente não devem ser ignorados. Os colaboradores têm o dever de comunicá-los ao seu gestor e à área de Governança Corporativa e Compliance, através do e mail compliance2sestsenat.org.br ou do telefone Em caso de dúvidas referentes à transferência ou ao recebimento de valores de origem pouco clara, duvidosa ou desconhecida, o colaborador deverá comunicar imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance. O SEST SENAT garante o anonimato e o sigilo absoluto aos denunciantes que relatarem violações por meio dos canais de comunicação, desde que o denunciante o faça com responsabilidade e boa-fé, e não tolera qualquer retaliação ou intimidação contra qualquer pessoa pelas comunicações de violação. 6. MEDIDAS DISCIPLINARES Qualquer incidente informado será investigado por meio de processo de apuração. Após a investigação ou na hipótese de identificados indícios suficientes, caso constatada a existência de condutas proibidas e/ou ilícitas, serão tomadas medidas disciplinares imediatasgbíveis, de acordo com o Código de Ética e Conduta e a legislação aplicável. êo 5 SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do TransporteS Brasília-DF- Tel.: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT: ix: (61)

6 Constituição Govemança Lei Lei r S Serviço Social da Transporte Aprendízaqem da Transporte Referências Lei no 9.613/1988 de Lavagem de Dinheiro; Lei no /12 Lei que alterou a Lei de Lavagem de Dinheiro; Decreto-Lei n 2.848/40 - Código Penal Brasileiro; Lei no /2013 Lei Anticorrupçào; Lei n 8.666/90 de Licitações e Contratos; da República Federativa do Brasil de Área aprovadora Corporativa e Compliance Grupo Referência Assunto Título Criação Política Corporativa Govemança Corporativa e Compliance Conipliance Política Corporativa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro jlo/o4/2ol7 TAlteração - Versão SAUS Quadra 1, Bloco.J - Ed. Confederaçào Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENÁT:

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT.

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 013/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT,

Leia mais

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT.

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT. âmbito do SEST SENAT. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16 SENAT Brasília, 15 de setembro de 2016. qualquer disposição em contrário. Art. 30 - Esta

Leia mais

S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o

S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o S1SF SINAl 4rendizaqem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017 Dispõe sobre o de de e Conipliance no SEST SENAT. Manual Atuação da Área Corporativa Normas de Governança âmbito

Leia mais

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 , 4 SEST,flfly Serviço Sodal do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO VERSÃO NOV/2014 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. PÚBLICO-ALVO... 5 4. VEDAÇÕES... 5 5. ATOS PREVENTIVOS... 6 6. CANAL DE DENÚNCIAS... 7 7. PROTEÇÃO A DENUNCIANTES...

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável pelo assunto 1.1 Diretoria de Governança, Risco e Compliance. 2 Abrangência 2.1 Esta Política aplica-se à BB Seguridade Participações S.A. ( BB Seguridade ou Companhia ) e suas subsidiárias

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

Política de Prevenção à. Corrupção

Política de Prevenção à. Corrupção Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar

Leia mais

Política de Prevenção a Fraudes

Política de Prevenção a Fraudes Política de Prevenção a Fraudes Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo ser um dos pilares que visam assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do

Leia mais

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário INTRODUÇÃO... 3 LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 FERRAMENTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO... 4 KNOW YOUR CLIENT KYC... 5 MONITORAMENTO...

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR ÍNDICE PÁGINA A INTRODUÇÃO 02 B ABRANGÊNCIA 02 C OBJETIVO 02 D RESPONSABILIDADE 02 E POLÍTICA CONHEÇA SEU 03 F MONITORAMENTO DE ENDIVIDAMENTO 03 G VIOLAÇÃO OU DESCUMPRIMENTO 04 H VIGÊNCIA 05 I BASE NORMATIVA

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Esta Política é parte integrante do Código de Alinhamento de Conduta aprovado em 30/01/2015 pelo Conselho de Administração da Positivo Tecnologia S.A.. 1.

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Lavagem de dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 4 1.4. Ferramentas de Combate e Prevenção aos crimes de Lavagem de Dinheiro...

Leia mais

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Pág.: 1 / 5 POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA Nº DATA ALTERADAS RESPONSÁVEL DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO 01 21/09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Aprimoramento do monitoramento de operações

Leia mais

Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Esta política estabelece diretrizes para as empresas do Conglomerado Financeiro Votorantim (doravante O Conglomerado

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Objetivo Promover a adequação

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Financiamento ao Terrorismo e Ocultação de Bens, Direitos e Valores (PLD/FT)

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Financiamento ao Terrorismo e Ocultação de Bens, Direitos e Valores (PLD/FT) Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Financiamento ao Terrorismo e Ocultação de Bens, Direitos e Valores (PLD/FT) FOLHA DE CONTROLE Título Número de Referência Número da Versão Status Aprovador

Leia mais

ENGECOM ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA. ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

ENGECOM ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA. ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário: 1. OBJETIVO:... 2 2. EMBASAMENTO LEGAL:... 2 3. DEFINIÇÕES:... 2 4. COMITÊ DE COMPLIANCE:... 3 5.

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação

Leia mais

Políticas Institucionais. Política Conheça seu Cliente. 1 - Objetivo. 2 - Definições Conheça seu Cliente

Políticas Institucionais. Política Conheça seu Cliente. 1 - Objetivo. 2 - Definições Conheça seu Cliente 1 - Objetivo Divulgar as diretrizes de relacionamento e formalização de informações de clientes atuais e potenciais, da JSL Arrendamento Mercantil S/A (Companhia), que auxiliem na Prevenção à Lavagem de

Leia mais

Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Polı tica de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Objetivo Promover a adequação das atividades operacionais e controles internos da JOURNEY CAPITAL às normas pertinentes

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO Julho de 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CONCEITOS... 3 4. REGULAMENTAÇÃO... 4 5. RESPONSABILIDADES... 5 6. AÇÕES DE PREVENÇÃO...

Leia mais

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Anticorrupção Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso

Leia mais

DTVM Política de Denúncia

DTVM Política de Denúncia DTVM Política de Denúncia Uso Interno Março 2018 Data de Criação: Julho/2017 Data de Revisão: Março/2018 Versão: 2/2018 Página 1 de 5 1 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CANAIS DE DENÚNCIA...

Leia mais

Programa de Integridade

Programa de Integridade Pág.: 1/8 POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO Pág.: 2/8 Controle de alterações Revisã Local da Revisão Data o Descrição 0 - Emissão inicial Lista de Distribuição

Leia mais

Política de Relacionamento com o Poder Público

Política de Relacionamento com o Poder Público 01 Objetivo A visa estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores da Hepta quanto à conduta na interação com órgãos e instituições públicas, tendo como principal objetivo proteger

Leia mais

UBS Brasil: Procedimento de Denúncias Canal de Comunicação

UBS Brasil: Procedimento de Denúncias Canal de Comunicação UBS Brasil: Procedimento de Por que temos este procedimento? Este procedimento ( Procedimento ) tem por objetivo fornecer orientações acerca da tratativa de denúncias de indícios de ilicitude recebidas

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E FRAUDE 19 de julho de 2018.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E FRAUDE 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E FRAUDE 19 de julho de 2018. A corrupção e a fraude retardam o desenvolvimento econômico, enfraquecem a democracia e prejudicam a justiça social e o Estado de Direito, causando

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A.

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A. POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A. Lavagem de dinheiro é a prática criminosa que consiste em converter ou transformar bens ou dinheiro, obtidos com prática de atividades

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Unidades Gestoras: Diretoria de Gestão Estratégica e Controladoria - DIGEC Superintendência de Controladoria - SUCON Área de Controles Internos e Compliance - ARCIC Aprovado pela

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO CÓDIGO: MAPC-P-008 VERSÃO: 03 EMISSÃO: 03/2015 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 03/2018 INDICE OBJETIVO... 2 ALCANCE... 2 VIGÊNCIA... 2 ÁREA GESTORA... 2 ÁREAS INTERVENIENTES...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 1.OBJETIVO A Política Corporativa de Prevenção à Corrupção tem o objetivo de reforçar o compromisso da MULTILOG

Leia mais

POLITICA DE COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO

POLITICA DE COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO A AMB Consultores Associados possui regras e diretrizes que contribuem para a excelência na condução de seus negócios. Procura manter suas atividades dentro dos mais altos padrões de conformidade, devendo

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas:

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: Etapa 1 - Aplicação do Questionário de Due Diligence de Integridade (DDI) O Questionário

Leia mais

DTVM Política de Denúncia

DTVM Política de Denúncia DTVM Política de Denúncia Julho 2017 Data de Criação: Julho2017 Data de Revisão: ----------- Versão: 1/2017 Página 1 de 5 1 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CANAIS DE DENÚNCIA... 3 4. CONCEITOS

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Versão 03/2017 Compliance Grupo Alubar 2 1. OBJETIVO A Política Anticorrupção tem por objetivo afirmar que o Grupo Alubar não é conivente com atos de corrupção e definir regras e

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1 Sumário 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 2 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL... 2 3. DEFINIÇÕES... 3 4. VEDAÇÕES... 4 4.1 Sinais de alerta que merecem especial atenção, cautela e investigação...

Leia mais

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance "melhores práticas" Fevereiro/2019

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance melhores práticas Fevereiro/2019 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Fraude... 1 3.2 Corrupção... 1 3.3 Programa de Integridade... 2 4. PRINCÍPIOS... 2 4.1 Repúdio a ações de fraude e corrupção direta ou

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO: O objetivo principal é disseminar, no âmbito da ENGECOM, as diretrizes da Lei Anticorrupção brasileira, de modo a afastar e combater

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS. A vida é imprevisível e, acredite, isso é muito bom.

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS. A vida é imprevisível e, acredite, isso é muito bom. CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS A vida é imprevisível e, acredite, isso é muito bom. SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA DA SULAMÉRICA PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

Leia mais

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT.

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17 Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SESI e do representado por sua Diretora

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA Versão 03/2019 Compliance Grupo Alubar 2 1. INTRODUÇÃO A Política de Utilização do Canal de Ética do Grupo Alubar tem a finalidade de apresentar com simplicidade

Leia mais

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Maio/2018 1. Apresentação da Política Em cumprimento à Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção e às boas práticas de governança corporativa, a TAESA disponibiliza

Leia mais

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1 Sumário 1 Apresentação... 3 1.1 Introdução... 3 2 Objetivo da... 3 3 Referências... 4 4 - Comissão Analisadora da... 4 5 Abrangência... 4 5.1 Princípios da... 4 6 Definições... 5 6.1 Requisitos Básicos...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Em conformidade com as leis anticorrupção locais¹, assim como certas normas internacionais, como a Lei das Práticas Corruptas Estrangeiras ou FCPA e as obrigações estabelecidas

Leia mais

Data da última atualização

Data da última atualização Política Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo Data da última atualização 14.03.2017 1. Objetivo O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva do Banco Indusval

Leia mais

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019 Programa de Integridade Fevereiro de 2019 Índice 10. Canais de denúncia de irregularidades 13 1. Objetivo 3 11. Medidas disciplinares em caso de violação do Programa de Integridade 14 2. Introdução 3.

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

Programa de Integridade. Ações falam mais alto que palavras.

Programa de Integridade. Ações falam mais alto que palavras. Programa de Integridade Ações falam mais alto que palavras. Carta do Presidente O Programa de Integridade Novelis tem o objetivo de reforçar o nosso compromisso de fazer negócios de maneira correta, de

Leia mais

Canal de Denúncias. Elaboração: Compliance. Aprovação: Compliance/Diretoria Vigente Desde: 08/2017

Canal de Denúncias. Elaboração: Compliance. Aprovação: Compliance/Diretoria Vigente Desde: 08/2017 Canal de Denúncias Elaboração: Compliance Código: M022 Aprovação: Compliance/Diretoria Vigente Desde: 08/2017 Versão: 1 Última Versão: 08/2017 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. APLICABILIDADE... 2 3. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

MANUAL ANTICORRUPÇÃO

MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 1 MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1.Introdução... 3 2.Da abrangência... 3 3. Das condutas a serem observadas... 3 3.1 Vantagem indevida:... 3 3.2 Participação em

Leia mais

Política Anticorrupção e Suborno

Política Anticorrupção e Suborno Política Anticorrupção e Suborno Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política especifica a abordagem da TAESA para a prevenção de atos de corrupção e explicita os mecanismos pelos quais a empresa

Leia mais

POLÍTICA Anticorrupção

POLÍTICA Anticorrupção POLÍTICA Escritório de Projetos e Processos Política Código VV-GCO-RCI-PL-2 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes gerais sobre práticas anticorrupção contribuindo no atendimento

Leia mais

Compliance. Nosso Compromisso

Compliance. Nosso Compromisso Compliance Nosso Compromisso CARTA DO PRESIDENTE Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim. Para

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 13/5/2016 Informação Pública ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESCOPO... 3 3 APLICABILIDADE...

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 ORIENTAÇÕES GERAIS...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA IBRAV 1. OBJETIVO E HISTÓRICO Esta Política Anticorrupção estabelece os padrões básicos e uma estrutura para a prevenção e detecção de suborno e corrupção

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

MANUAL DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

MANUAL DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO VALOR CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. MANUAL DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E MANUAL DE COMPLIANCE Versão 1.0 Vigência Novembro / 2018 Atividade Elaboração Revisão Aprovação Área Consultor Externo Diretora

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Estabelecer as práticas que devem ser seguidas pelos Colaboradores e prestadores de serviços do Grupo MAPFRE Serviços Financeiros em suas atribuições e em especial com a

Leia mais

Manual de Ética e Compliance

Manual de Ética e Compliance Manual de Ética e Compliance Histórico O Grupo Sifra possui 25 anos de experiência no mercado de crédito corporativo, atuando com antecipação de recebíveis e atividades correlatas. Para tanto, o grupo

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 07/03/2017 1 1. OBJETIVO As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, não tolerando qualquer forma

Leia mais

Crime de Lavagem de Dinheiro

Crime de Lavagem de Dinheiro CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Crime de Lavagem de Dinheiro Prof. Nelson Guerra - Ano 2012 CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO CONCEITO Lavagem de dinheiro é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras

Leia mais

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI.

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16 Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT, representado por sua Diretora

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU CLIENTE

POLÍTICA CONHEÇA SEU CLIENTE ÍNDICE PÁGINA A SUA ORIGEM E IMPORTÂNCIA 02 B OBJETIVO 02 C ABRANGÊNCIA 02 D POLÍTICA CONHEÇA SEU 02 E CADASTRO DE 03 F APROVAÇÃO DO 03 G AVALIAÇÃO DE RISCO 05 H MANUTENÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO CADASTRAL 05

Leia mais

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Em vigor a partir de janeiro de 2017 Por que temos esta declaração? Incentivamos ativamente que os colaboradores denunciem

Leia mais

Política de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Fraudes

Política de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Fraudes Política de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Fraudes 1.0 Lavagem de Dinheiro Lavagem de dinheiro é o processo pelo qual agentes criminosos tentam disfarçar a verdadeira origem do capital proveniente de

Leia mais

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA Cadastrado Ação Avaliação de Elaborador Revisão Aprovação Barra de Responsáveis BARBARA SANTOS MIRAGAYA JANDREY GUSTAVO PLISSARI BARBARA SANTOS MIRAGAYA Responsável ANA CRISTINA FREIRE DOS SANTOS Dados

Leia mais

Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo

Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: - Sócio Representante Legal: Heron Schots - Sócio Presidente: José Tassini - Geofísico: Daniel Ferreira - Geofísico: Danilo

Leia mais

MANUAL INSTITUCIONAL CANAL DE DENÚNCIAS

MANUAL INSTITUCIONAL CANAL DE DENÚNCIAS CANAL DE DENÚNCIAS Versão n 00, de julho de 2018 HYGEA GESTÃO E SAÚDE LTDA. ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1 OBJETIVO... 3 2 QUEM PODE REPORTAR... 4 3 O QUE REPORTAR... 5 4 TRATAMENTO DADO AS DENÚNCIAS... 7 5

Leia mais

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PALESTRANTE: SÉRGIO SEABRA - SECRETÁRIO FEDERAL DE CONTROLE INTERNO-ADJUNTO Programa de Integridade: Conceito É um

Leia mais

Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa

Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa Lei anticorrupção Com a Lei Anticorrupção, todas as empresas brasileiras e seus dirigentes estão sujeitos a penalidades por práticas

Leia mais

Visão, Missão e Valores

Visão, Missão e Valores Visão, Missão e Valores Visão- Ser referência no mercado de abraçadeiras metálicas e reconhecido pela excelência na fabricação de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade; Missão- Oferecer ao mercado

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais