(para o dia à escolha pelos Talentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(para o dia à escolha pelos Talentos"

Transcrição

1

2 Caro Mindsourceano, Queremos continuar a alimentar a vontade de mudança. Elege as melhores ideias e sê parte da mudança que queres ver acontecer em Em conjunto, vamos desenhar um futuro, a caminhar para uma Mind Source mais Out of the Box, líder no campo das best practices e com um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Como peça fundamental, és parte do todo que está em constante mutação e evolução. Juntos rumo a #1! Participa nesta mudança, votando aqui até dia 8 de Março.

3 As ideias fazem girar o mundo. Porque acreditamos no valor de uma boa ideia, a ideia eleita como vencedora em cada uma das 3 categorias será premiada com um bilhete para o NOS Alive 2015 (para o dia à escolha pelos Talentos vencedores).

4

5 #1 Plano de Carreira: Métricas com peso diferenciado para quem está em Cliente ou acrescentar métricas de Cliente. #2 Incentivar a implementação do dia Vegano. Um dia por semana (fixo) o mindsourceano terá que efectuar uma refeição sem produtos de origem animal. Seria não só bom para os animais, mas também para o planeta e o próprio mindsourceano. #3 Poder trabalhar um ou dois dias a partir de casa em troca de regalias para colaboradores e para clientes #4 Organizar uma semana Temática, por exemplo, semana da saúde onde se organizariam vários workshops relacionados com o tema. #5 "1 dia com..." --> Os 'Talentos' passarem um dia junto de um BM, PM ou outra função à escolha para terem ideia do que é o dia a dia nesse papel. Desta forma é possível os 'Talentos' ficarem com uma imagem da realidade de cada papel podendo assim abrir horizontes nos objectivos pessoais de cada um. #6 Promover junto dos Clientes o compromisso de resposta em 48h. Somos capazes de nos desafiar enquanto Talentos Mind Source ou não? Criemos o conceito de responder a uma necessidade de um cliente com uma proposta criativa à sua necessidade em 48h. Defina-se em que pilares assentaremos estes serviços (p.e. Consultor externo; Outsourcing Brainstorming; Technology Approach; etc) e promovamos a nossa criatividade, assertividade e best-practices "praticadas" in house para gerar impacto, melhor conhecimento do Cliente e negócio.

6 #7 Um dos elementos básicos para se criar um local de trabalho "Great Place to Work" é o interesse por se trabalhar para essa organização, e todos nós partilhamos esse interesse através do ADN Mind Source. Existem diversos elementos que se podem estruturar para criar atmosfera de confiança e uma visão partilhada do foco a seguir e fazer com que a Mind Source se torne num sítio que se faça o que se gosta e intrinsecamente recompensador por aquilo que fazemos. Neste contexto, uma das visões que tenho sobre o mundo empresarial é que todos os talentos da Mind Source devem ser capazes não só de ler mas de interpretar um relatório financeiro. Se qualquer um dos talentos for capaz de interpretar e retirar conclusões de um relatório financeiro, será muito mais fácil focar todos os talentos em formas de ter mais fontes de receita bem como pensar em formas de poupar dinheiro. Se pensarmos que só os altos cargos de chefia conseguem analisar e tirar conclusões sobre a viabilidade financeira da organização, rapidamente percebemos que este caminho pode ser sinuoso e cansativo. Neste sentido, as minha "Out of the box Idea" é que regularmente se comunique e se coloque à disposição os mais variados temas, como por exemplo, o nosso modelo de negócio ou seja a nossa forma de ganhar dinheiro, a nossa estratégia onde se foquem os pontos onde estamos, para onde queremos ir e como é que vamos fazer para lá chegar. Por outro lado podemos tentar definir a nível organizacional os 3 mais importantes objectivos a cumprir nos próximos 6 a 12 meses, mostrando para isso os resultados dos últimos 6 meses em comparativo com os resultados dos nossos mais directos competidores, conseguindo desta forma expressar os indicadores de performance do nosso ADN. A minha visão é que quanto mais se sabe mais nos preocupamos, sentindo que fazemos parte do crescimento.

7 #8 No âmbito do desenvolvimento de novos serviços, era interessante promover temas associados aos mesmos na escrita de artigos de opinião. Com isto, podíamos dar a conhecer ao mercado serviços onde efectivamente estamos a trabalhar. Por outro lado, iríamos incentivar esta prática junto dos nossos talentos que muitas vezes não sabem que tema hão-de abordar nos artigos de opinião e suscitar o interesse dos mesmos em serviços que estão a ser trabalhados. #9 Achava interessante a Mind Source estar associada a uma Instituição onde os Consultores pudessem fazer voluntariado durante o ano. Este site é muito interessante pois tem todo o tipo de voluntariado que pode ser feito: #10 Agora uma ideia mais virada para as Tecnologias de Informação, uma vez que a MS é uma empresa que está a crescer de dia para dia é natural que o números de CV's que recebe para uma oportunidade seja bem maior agora que há 3 ou 4 anos atrás. Posto isto seria interessante e útil também, de forma a optimizar o tempo dos BM's e PM's que analisam os CV's e que depois realizam as entrevistas aos potenciais candidatos, ter uma ferramenta que analisasse os CV's por eles e lhes atribuísse uma classificação de acordo com o que é pretendido. Isto pouparia muito tempo aos PM' e BM's no que toca a analise de CV's e faria com que houvesse uma melhor gestão dos candidatos sabendo quais os que se encontram mais aptos para a oportunidade em especifico e que devem então seguir para a próximo passo do recrutamento, a entrevista. #11 Atribuição de um plafond para aquisição de equipamentos móveis. Os Consultores teriam um plafond equivalente ao valor actual dos equipamentos móveis que lhe estão atribuídos, podendo renovar os mesmos de 2 em 2 anos e podendo optar por pagar um valor extra para adquirir um equipamento melhor.

8 #12 #13 Promover hábitos de vida saudável: Oferecer inscrições e disponibilizar ocasionalmente massagens e mensalidades em ginásios de meditação no local de trabalho, forma a que os colaboradores actividades aos ar livre, e workshops desenvolvam um estilo de vida relacionados com o tema. Penso que mais saudável (e promover o equilíbrio é fundamental para consequentemente serem mais que o colaborador desempenhe de forma produtivos). eficaz e eficiente as suas tarefas. #14 Organizar momentos de descontração durante o dia de trabalho. #15 "Incentivo" - pagamento de um bonus em cheques prenda tipo "creche","lar","carro",..., onde os talentos recebem mais liquido pois estes incentivos não pagam IRS. #16 Criação de equipas (2/3 pessoas) por area para apoio aos PM's. Os Elementos equipas seriam avaliados no final do seu período de colaboração. Com esta iniciativa, poderíamos: 1º Identificar mais-valias nos talentos nas áreas de gestão e/ou liderança 2º Preparar os talentos para eventuais picos de trabalho (elaboração de propostas, coordenação de equipas, etc...) #17 Os desenvolvimentos /implementações que fazemos centram-se principalmente na venda de serviços, devia de existir tambem uma oferta de produtos feitos in-house. Os mesmos permitem criar uma maior dependencia nos clientes.

9 #18 "Share the word" - A ideia, como o nome sugere remete para a divulgação da Empresa, divulgação do nome MindSource. - A MindSource, a meu ver, destaca-se por ser uma empresa "livre", uma empresa que aposta no futuro, que abraça ideias e que se mantém actualizada. Nos dias que correm existe cada vez mais a preocupação com a saúde, com o corpo, com a alimentação. Como consequência da mudança dos tempos, as pessoas praticam mais desporto, vão para a rua, para os ginásios, para locais públicos, todos estes locais com uma grande afluente de pessoas. A ideia passa por desenhar algumas t-shirts, camisolas, licras, que possam ser utilizadas no desporto, permitindo assim, os colaboradores divulgarem a empresa de uma forma descontraída e natural. A implementação desta ideia, não tem um retorno financeiro directo, implica um investimento inicial, no entanto, trata-se de uma acção de marketing mostrando que somos uma empresa de mente aberta e actual. Por forma a obter algum retorno deste investimento, poder-se-ia criar uma "loja virtual" interna onde os colaboradores pudessem adquirir estes equipamentos a um custo simbólico e competitivo face às alternativas no mercado. Notas: - o "design" teria que ser algo apelativo, para que não seja mais uma t-shirt com um logo; - o preço, caso se pretenda vender, terá de ser apelativo perante as ofertas que já existem no mercado; - Esta ideia não tem como objectivo gerar receita financeira directamente para a empresa, mas sim espalhar o conceito MindSource e aumentar o interesse das pessoas pela marca MindSource, quer numa vertente de atracção de talentos quer para potenciais clientes.

10 #19 Criação do Dia do Escritório Todos os consultores teriam o direito e dever de acompanhar, durante um dia, de forma ativa e participativa as atividades desenvolvidas no escritório. Poderá passar por visitar um Cliente com um Business Manager, participar num Comité, gerir o processo diário de recrutamento, etc. A participação nas atividades diárias de Escritório poderá contribuir para uma maior compreensão do funcionamento da Empresa e dos desafios inerentes ao negócio da Consultoria, especialmente por parte dos Consultores alocados em Cliente. #20 Criar um grupo no yammer onde se divulgue as parcerias e vantagens exclusivas de que os Colabores da Mind Source podem usufruir. #21 No meio da consultoria em Portugal a Mind Source é uma marca conhecida, no entanto porque não dar a conhecer a Mind Source a outras pessoas? Desta forma acho que ser uma boa ideia a criação de equipas "Mind Source" para prática desportiva, assim como o apoio na participação em provas (ex. atletismo, BTT), tal como existem muitas empresas a fazer o mesmo na área da consultoria. Com esta ideia, promovíamos a empresa, um estilo de vida saudável e é uma ideia green :) #22 Complementando a best pratice idea, e inserido na cultura da Mindsource de servir de inspiração, o cargo de assessoria RH deveria ser atribuido a alguém portador de algum tipo de deficiência, institucionalizado, com história de vida complicada. Esta ideia partilharia dos valores de servirmos de inspiração e responsabilidade social.

11

12 #1 Entrevistas: Sem o Uso de Papel. #2 #3 Substituição da tela Analise de motivação de projecção da sala Mind Source vs. Clima 'Autonomia' por um empresarial através de quadro branco. Com app mobile que mede isto ganha-se espaço e satisfação de projecto, poupa-se papel cliente, remuneração, eliminando o cavalete formação, etc e as respectivas folhas. #4 Substituir no kit de boas vindas o caderno por um EcoNoteBook (www.ecobook.pt ) mais amigo do ambiente. #5 Aula mensal de redução de stress. Promover mensalmente na Fun Room uma aula de redução de stress para todos os Talentos Mind Source. #6 #7 Seria útil existir uma Criação de um forma de os consultores grupo interno de poderem consultar as Toastmasters de despesas discriminadas modo a melhorar (km, prémios, horas extra, as competências etc.) que são liquidas dos nossos mensalmente, uma vez talentos em falar que estas não se em público. encontram no recibo de vencimento. #8 "Friday in the office" - uma sexta-feira a tarde (ou outro dia qualquer)/por mês, reunir os consultores na sede.

13 #9 Um dos maiores desafios que encontrei quando aceitei o desafio Mind Source foi o ter acesso a comunicações com todos os talentos. Hoje em dia, quando um talento chega à Mind Source tem que ter um valor acrescentado em conseguir ter acesso aos contactos de cada um dos talentos. Para colmatar este degrau eu propunha à Mind Source a criação/actualização constante de uma lista de todos os contactos uteis e dos talentos através do servidor Exchange. Seria bastante interessante quando um talento chega à Mind Source ser incluído no Kit de Iniciação um telefone com acesso ao Exchange que permitisse ter acesso a todos os contactos com fotografia para se tornar mais rápido o conhecimento entre os talentos - e assim também teria acesso ao com as mais variadas notícias. Mesmo hoje em dia, para se conseguir obter o telefone de trabalho de alguns dos talentos temos que passar por um processo de envio de ou sms a outros talentos para obter o número de quem precisamos. Comprendo que este tipo de partilha fortaleça a realção pessoal entre alguns talentos, mas também se pode tornar uma entropia quando queremos ser céleres na resolução de questões. #10 Uma vez que a MS ainda utiliza bastante os Business Cards porque não dar mais vida a estes cartões que têm apenas o nome e número de telefone da pessoa que os distribui? Podemos utilizar o Business Card como um "Resumo" do que é a nossa empresa e que tipo de serviços pode oferecer. Desta forma possa ser que tenham mais importância junto das pessoas a quem os distribuímos :) Ideias podem ser retiradas daqui :

14 #11 Premiar a criatividade, responsabilidade, e antiguidade na empresa assim como a produtividade e compromisso (de varias formas: uma tarde livre para passar com a família, cabazes gourmet, bilhetes de cinema, vouchers spa s por ex.) Penso que é de extrema importância manter os colaboradores motivados e recompensados. #12 Ter um estafeta que trate dos assuntos dos Colaboradores das finanças ou outros, de forma a libertá-los e não desperdiçarem tempo valioso em filas de espera. #13 Frameworks: Toda e qualquer framework, desde que seja pensada com cuidado para não criar "monstros indecifráveis", é uma ajuda precisosa a qualquer atividade dentro da empresa. Por um lado ajuda a aumentar a produtividade e por outro uniformiza o método. Tornar-se-á menos custoso realocar talentos, uma vez que existe uma componente comum ao ADN de toda a MindSource. Estas frameworks não se devem circunscrever apenas às àreas de desenvolvimento, onde será mais simples ver a sua aplicabilidade, mas a outras...por exemplo: Para um determinado projeto é necessário produzir documentação CMMI Nivel 3. Qual a documentação necessária para que o projeto seja pelo menos 70%,80% ou 90% compativel com a metodologia. Visto que nesta tecnologia, estima-se 30% do esforço de um projeto para documentação, podemos ajustar o valor final do projeto a ajudicar, com o nível de compatibilização esperado pelo cliente. Esta framework podia começar por ser apenas um excel que mediante o tipo de projeto e a percentagem de compatibilização, gerasse toda uma estrutura de diretórios com os templates a preencher.

15 #14 Depois de termos assistido à apresentação dos "TOASTMASTERS", seria interessante se tivéssemos um grupo de trabalho sobre o tema com uma cadência mensal. Poderiam ser os próprios TOASTMASTERS, ou um grupo interno com o objectivo de preparar os talentos a apresentações/discursos em publico. #15 Na mesma ordem de ideias, e pegando na apresentação promovida pelo Vasco Gaspar, seria interessante constituir uma formação/workshop de mindfulness também com cadência mensal. #16 Quantidade vs. Qualidade Temos verificado uma proliferação de iniciativas internas, muitas delas resultantes dos vários desafios lançados aos Colaboradores. Algumas delas acabaram por não ser exploradas em todo o seu potencial, pelo que sugiro que se faça uma avaliação às iniciativas que decorrem, no sentido de identificar as que valem a pena continuar a investir, redirecionando foco para elas. #17 #19 Criar um repositório de software para que possa ser utilizado pelos consultores na execução de propostas ou provas de conceito. #18 Criação de departamento de Customer Care em que estivesse em contacto para saber as necessidades do cliente regularmente. Havendo uma posterior coordenação com o business manager. Criação de posto de assessoria de RH que aquando da indisponibilidade do colaborador em entrar em contacto presencial com a empresa pudesse estabelecer esse elo de ligação.seria também facilitador da vida pessoal dos colaboradores principalmente os que estão na empresa ao poder efectuar certas atividades ( tratar de certas burocracias, envio de cartas, idas a farmácias, etc).

16

17 #1 #3 Reuniões remotas mesmo para quem mora em Lisboa, e normalmente depois das 22, para se poder estar e jantar com a Família no seu tempo próprio. Reuniões mais precisas, o tempo para falar deve ser controlado. Oferta do dia de Aniversário. #2 Identificar dias em que o trabalhador pode ter isenção de horário durante o ano, deixando alguns à sua escolha, reflectindo a vontade da Mind Source proporcionar um excelente equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, devolvendo assim os dias adicionais de férias por assiduidade que foram retirados por normas legislativas até um total de 3 dias por ano. "Quem não faltar (ou só tiver faltas justificadas) no ano anterior, ganha direito ao total de 25 dias úteis de férias; se tiver duas faltas, fica com 24 dias de férias; se faltar três dias, ganha apenas mais um dia. Por exemplo: Sendo um na véspera de natal, outro no dia de aniversário, e o outro podendo ser escolhido entre o dia de carnaval ou na véspera de ano novo ou dia anterior à sexta-feira santa (5ª-feira santa que em 2015 será a 2 de Abril). #4 Promoção do dia de Aniversário do Talento Mind Source com tolerância de ponto! Vastas são as horas que o talento Mind Source já dá à empresa e ao projecto/cliente onde se encontra durante o ano. Não se diz que "o Natal é quando um homem quiser"? Pois a tolerância de ponto no Aniversário do Talento pode ser uma realidade se a Mind Source quiser! (Alternativamente e desmistificando já a questão de nem todos fazemos anos num dia útil, poderia ser facultado o dia útil seguinte ao dia de aniversário do Talento, ou poderia ser considerado um dia comum para todos, o dia de aniversário da Mind Source!)

18 #5 Encontrei à uns tempos esta frase que ilustra perfeitamente a minha visão: "The forest shapes the tree. The environment shapes the person. The family shapes the child. The workplace shapes the performance." Com esta inspiração a minha Work-life balance idea é a possibilidade de assistir às reuniões a partir de casa. Todos os consultores deveriam ter aquando da chegada o material necessário para poder efectuar o seu trabalho, quer no cliente quer em casa se necessário. Para isso a atribuição de um portátil empresarial era importante para se poder ter uma rede segura e uniforme entre todos os talentos a fim de se poder agendar, assistir e/ ou participar em reuniões em casa ou em outro local com acesso a internet, ganhando desta forma uma maior flexibilidade de horários visto que cada um dos talentos poderia organizar/gerir o seu tempo e a sua disponibilidade em casa (se essa fosse a vontade), em viagem ou com a sua família. Não quero com isto dizer que as deslocações ao escritório não sejam uma mais-valia, até porque a interação pessoal é positiva em detrimento da interação virtual, mas se analisarmos em termos de tempo útil para as nossas vidas privadas, seria bem mais positivo as diversas possibilidades para cada um dos talentos poder decidir a melhor forma de organizar a sua agenda. Quando temos diversas opções para conciliar a nossa vida profissional com a nossa vida pessoal temos a oporturnidade de gostar cada vez mais do que fazemos não sentindo a tanto a pressão diária. #6 Sei que não é uma questão fácil de gerir mas seria interessante o Consultor no seu dia de anos puder ter a tarde de folga para puder fazer aquilo que mais gosta e ter um pouco de tempo só para si :).

19 #7 Aumentar a flexibilidade do plano de férias, permitindo que os Consultores possam distribuir os dias como preferirem, desde que o Cliente esteja de acordo. #8 As reuniões, formações e outras actividades semelhantes devem ser pensadas e agendadas de forma a terminarem antes das 20:30h, para permitir aos Consultores estarem com a sua família a partir dessa hora. #9 Instituir o Family day, um dia para passar com a família, que poderá envolver actividades com os familiares na empresa. #10 #11 "Take your day" - Uma vez que a MindSource já promove muitas actividades para Para o Grupo de interacção entre os colaboradores e que o ambiente na empresa é óptimo, a meu parcerias arranjar ver, o conceito "Work-life Balance" está relacionado com tempo dedicado à família e acordos com várias dedicado a concretizações pessoais. creches para que não Sugiro uma regra muito simples, permitir aos colaboradores passar o seu dia de sejam cobradas horas aniversário em casa, tendo assim a liberdade de decidirem o que pretendem fazer extras nestas aos nesse dia. Pior caso, o colaborador festejar o seu aniversário num fim-de-semana talentos MindSource (todos os colaboradores passarão por esse caso), penso que não deveria ser que tenham lá filhos. atribuído o dia livre. Pessoas que festejam o aniversário num dia feriado (ex. 25 de Abril) deveria ser atribuído o dia anterior, não atribuindo o dia a cada 2 anos.

20 #12 Tentar ao máximo que as reuniões sejam realizadas o mais proximo do hórario de trabalho e sempre que possivel via web. #13 #15 Criação de um mindsource day mensal, em que os Dia da Família 15 de Maio colaboradores se desloquem á Oferta de 2h no dia da Família. empresa e nesse dia realizem A possibilidade de trabalhar formações, reuniões e tratar de apenas 6h nesse dia para poder outros aspectos que agora são celebrar, em Família, o nosso efectuados em pós laboral bem mais precioso, a Família. equilibrando assim a vida pessoal. #14 Disponibilização de telemóvel com acesso a para todos os colaboradores.

21

22 Premiar consultores que participam em propostas, caso estas sejam vencedoras. Esta premiação poderá ser um presente simbólico, como um voucher ou uma experiência odisseia. Deveriam ser criados grupos de trabalho internos para permitir aos Consultores desenvolverem aplicações em OutSystems e em tecnologias para plataformas móveis, de forma a preparar os Consultores e a Mind Source para as tendências do mercado. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já se encontra implementada. Ver Benefícios Mind Source (pág. 17). Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já se encontra implementada. Deverás mostrar a tua disponibilidade para Projecto Interno, ou formalizar Ideia de Inovação (Working Mindz). Ou então, ter por exemplo iniciativas de doação de Sangue onde os Consultores só têm de se dirigir à MS pois a colheita é realizada lá. Projecto Empresa Solidária: jeto-empresasolidariahttp://www.hemosc.o rg.br/projeto-empresa-solidaria Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já foi implementada no passado. Faremos no futuro novas iniciativas deste género.

23 Estender a rede social da MindSource para o exterior. Ou seja, abrir as portas das comunicações institucionais feitas no Yammer para todos os clientes da MindSource, permitindo uma maior proximidade com o cliente. Por outro lado, se conseguirmos ver quais as àreas de interesse que cada cliente vê dentro da nossa rede social, podemos avaliar esse rasto digital para complementar possiveis propostas ou mesmo iniciar novas leads para novos projetos. O Yammer é uma rede social especifica para Talentos Mind Source. Para comunicações cujo público alvo sejam Clientes a Mind Source dispõe das seguintes ferramentas: Facebook, LinkedIn e Newsletter Externa.

24

25 Correcção dos problemas de registo de dias de trabalho no portal MMN, no que refere aos dias que transitam de ano e possíveis ajustes que ocorram. Tornar o portal menos restritivo, actuando nas excepções de forma a gerar alertas que irão ser alvo de análise do departamento respectivo. Desta forma possibilita uma inserção de horas mais realista e evita possíveis erros nas facturações enviadas a clientes. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já se encontra devidamente reportada nos feedbacks da plataforma MMN fazendo parte do Plano de evolução da mesma. Inclusão do link do webmail da Mind Source como excepção ao possível conteúdo bloqueado em empresas clientes. Deveria existir um esforço por parte da Mind Source para garantir que as formações aprovadas no plano de formação são realizadas num curto prazo. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já se encontra implementada. Por favor articula com o teu BM a execução da mesma. Embora seja uma boa prática, não foi considerada uma ideia, mas sim uma recomendação, pois é uma preocupação empresarial actual.

26 Seria prático tentar agilizar o processo de marcação de férias, visto que uma vez submetidas as férias, não é possível efectuar alterações às mesmas enquanto estas não forem aprovadas pelo responsável. Uma vez que por lei as férias anuais têm de ser marcadas até 30 de Abril e que até essa data é por vezes difícil prever as necessidades dos projectos, a alteração das férias pelo consultor deveria ser possível, desde que seja antes de serem aprovadas pelo responsável e sejam posteriores ao mês corrente, para não afectar a gestão e o processamento de salários. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, já se encontra devidamente reportada nos feedbacks da plataforma MMN fazendo parte do Plano de evolução da mesma. Devia de existir acompanhamento da gestão feita por quem gere pessoas e projetos, para de seguida serem feitas acções para uma maior eficacia na mesma. Continua a ser muito importante desenvolver ou incorporar uma ferramenta que permita ter toda a documentação importante num repositório único, de forma a garantir que todos têm acesso à sua versão mais actual mais actual de cada de cada documento, template, documento, etc. template, etc. Esta ideia, necessita de ser materializada de forma mais consistente para que seja perceptível a forma de ser concretizável. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, encontra-se em implementação.

27 "A piece of heaven" - A ideia é a criação de uma Cloud MindSource, onde se possa guardar documentação relativa à actividade profissional MindSource. Não se trata de um repositório de documentos, mas sim um substituto aos sistemas públicos de Cloud, entenda-se DropBox, Drive, Mega, etc. A documentação que utilizamos faz parte da propriedade intelectual da empresa e por isso a sua colocação em servidores internos, permite a partilha desta informação entre colaboradores. A ideia tem como objectivo minimizar a colocação de informação confidencial em locais passíveis de acesso por terceiros, minimizando aspectos de segurança. Por forma a controlar o espaço utilizado, seria atribuída uma cota de espaço a cada colaborador que a poderia gerir de forma autónoma (podendo expandir proporcionalmente ao espaço total disponível). Actualmente, é cada vez mais importante manter a confidencialidade de informação e cada vez mais existem problems de fuga de informação e ataques informáticos a estes serviços que todos usamos a um nível pessoal, a diferença é que a nível pessoal apenas nos prejudicamos a nós proprios, enquanto a nível empresarial, colocamos em risco a própria empresa e o seu negócio. Esta ideia, embora seja viável e sustentável, encontra-se em implementação.

28 Não deixar os consultores sem feedback, seja de s ou documentação enviada. Informar sempre, mesmo que não seja uma resposta final. Não ultrapassar o tempo de uma reunião, se a reunião está marcada para as 18h e tem a duração de 1h tem de ser respeitada. Os Projectos internos deveriam ter um melhor planeamento e gestão. De maneira a não se prolongarem mais do que necessário. As reuniões terem uma agenda pré definida para que cada participante saiba quais os assuntos que serão abordados nas reuniões. Embora sejam boas práticas, não foram consideradas ideias, mas sim recomendações, pois são preocupações empresariais actuais. Aumentar a licença de maternidade/paternidade. Permitir aos novos pais trabalharem em horário ainda mais flexível ou até part-time durante os primeiros anos do/s filho/s.. Legalmente existem estas possibilidades.

29

30 Existir a oportunidade de trabalhar 1 hora a mais por dia para poder usufruir de férias extra. De acordo com a IHT, desde que validada previamente com o Cliente e Mind Source, esta já é uma possibilidade. Substituir as horas realizadas em sobre-alocação por uma manhã ou tarde mensal para tratar de assuntos pessoais De acordo com a IHT, desde que validada previamente com o Cliente e Mind Source, esta já é uma possibilidade. Na alocação de talentos a projectos em cliente haver um maior cuidado no seguinte binómio: Localização do projecto vs. Local de residência do talento. Embora seja uma boa prática, não foi considerada uma ideia, mas sim uma recomendação, pois é uma preocupação empresarial actual. Fazer outro uso do microondas da MindSource e fazer um concurso de cupcakes. Cada pessoa inscrita, podia apenas utilizar o micro-ondas durante 10 minutos. Embora seja uma boa ideia, já existe uma iniciativa para Dinamizar os Talentos. Submete a tua motivação junto do Dep. Marketing para que o Grupo de Eventos organize este concurso.

31 O plano de carreira deve ser revisto, de forma a reduzir a carga horária necessária para o atingir. Os Consultores estão 8 ou 9 horas a trabalhar no Cliente e quando chegam a casa têm de optar por estar com a família ou dedicar esse tempo ao plano de carreira. Em vez do prémio financeiro, o plano de carreira devia estar focado na evolução da carreira e na progressão de categoria, podendo ser pensado a 2 ou 3 anos em vez de 1 como é actualmente. A sugestão não foi considerada uma ideia, mas sim uma recomendação, que será avaliada pelo Grupo de Trabalho do Plano de Carreira (na próxima edição). Acesso remoto às maquinas MS, acabado o projecto esse acesso seria retirado. Os projectos internos não deveriam ser feitos por consultores alocados a clientes e fora de horas. Sempre que possível, este é o procedimento. Existem projectos onde foi/é aplicado. A sugestão não foi considerada uma ideia, mas sim uma recomendação, que será avaliada pelo Grupo de Trabalho do Plano de Carreira (na próxima edição).

32 Horário flexível: Contabilização das horas de trabalho semanais em vez de diárias, de forma a que se o consultor quiser trabalhar mais 1 hora por dia durante a semana, pode tirar a tarde de sexta-feira. De acordo com a IHT, desde que validada previamente com o Cliente e Mind Source, esta já é uma possibilidade. Criar uma VPN que permita aos consultores aceder a partir de casa ou outro local à rede da Mind Source. O acesso remoto à rede Mind Source, terá se ser gerido consoante o âmbito da aplicação ou projecto. Garantir o trabalho durante as férias dos Colaboradores de forma a permitir aos Colaboradores desfrutarem das férias sem interrupções. Garantir que os departamentos estão com o número de Colaboradores adequado, de forma a evitar sobrecarga de trabalho. Antes de pedir algum trabalho em cima da hora fora do horário laboral, perguntar primeiro se o Colaborador já tinha planos, em vez de assumir que os Colaboradores têm de estar disponíveis 24 horas por dia. Embora sejam boas práticas, não foram consideradas ideias, mas sim recomendações, pois são preocupações empresariais actuais.

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais conteúdos: Programa de formação avançada centrado nas competências e necessidades dos profissionais. PÁGINA 2 Cinco motivos para prefirir a INOVE RH como o seu parceiro, numa ligação baseada na igualdade

Leia mais

PHC TeamControl CS. A gestão de equipas e de departamentos

PHC TeamControl CS. A gestão de equipas e de departamentos PHC TeamControl CS A gestão de equipas e de departamentos A solução que permite concretizar projectos no tempo previsto e nos valores orçamentados contemplando: planeamento; gestão; coordenação; colaboração

Leia mais

E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%?

E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%? E se conseguisse reduzir os seus custos de energia até 20%? Uma solução eficaz de Gestão Energética para o Retalho Eficiência Energética no Retalho Será que está a gastar mais em energia do que necessita?

Leia mais

Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC

Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC PHC Mensagens SMS CS DESCRITIVO O módulo PHC Mensagens SMS CS permite o envio de mensagens a múltiplos destinatários em simultâneo, sem ser necessário criar e enviar uma a uma. Comunique com mais sucesso:

Leia mais

PHC dintranet. A gestão eficiente dos colaboradores da empresa

PHC dintranet. A gestão eficiente dos colaboradores da empresa PHC dintranet A gestão eficiente dos colaboradores da empresa A solução ideal para a empresa do futuro, que necessita de comunicar de modo eficaz com os seus colaboradores, por forma a aumentar a sua produtividade.

Leia mais

PHC Mensagens SMS CS

PHC Mensagens SMS CS PHC Mensagens SMS CS O potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC O envio de mensagens a múltiplos destinatários em simultâneo. Uma comunicação com sucesso: ganhos de tempo e de dinheiro

Leia mais

A gestão completa dos seus recursos humanos

A gestão completa dos seus recursos humanos PHC Recursos Humanos CS DESCRITIVO Optimize a selecção e recrutamento, proceda à correcta descrição de funções, execute as avaliações de desempenho e avalie as acções de formação. PHC Recursos Humanos

Leia mais

WePeopleValueYourPeople

WePeopleValueYourPeople WePeopleValueYourPeople e info@peoplevalue.com.pt w www.peoplevalue.com.pt Actualizado em 2010Jan14 quem somos? Somos a consultora sua parceira focada nas Pessoas e na sua valorização. Através da especialização

Leia mais

7ª Edição da Semana da Responsabilidade Social

7ª Edição da Semana da Responsabilidade Social 7ª Edição da Semana da Responsabilidade Social Mudança e inovação para novos estilos de vida Exemplos da aplicação dos 10 princípios pelos membros do GCNP - O caso do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa - Menú

Leia mais

PHC Mensagens SMS. Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC

PHC Mensagens SMS. Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC PHCMensagens SMS DESCRITIVO O módulo PHC Mensagens SMS permite o envio de mensagens a múltiplos destinatários em simultâneo, sem ser necessário criar e enviar uma a uma. Comunique com mais sucesso: ganhe

Leia mais

PHC TeamControl CS. A gestão de equipas e de departamentos

PHC TeamControl CS. A gestão de equipas e de departamentos PHC TeamControl CS A gestão de equipas e de departamentos A solução que permite concretizar projetos no tempo previsto e nos valores orçamentados contemplando: planeamento; gestão; coordenação; colaboração

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno PHC dteamcontrol Interno A gestão remota de projectos em aberto A solução via Internet que permite acompanhar os projectos em aberto em que o utilizador se encontra envolvido, gerir eficazmente o seu tempo

Leia mais

Águas de Gondomar considerada novamente uma das Melhores Empresas para Trabalhar. A Águas de Gondomar, de acordo com os resultados publicados na

Águas de Gondomar considerada novamente uma das Melhores Empresas para Trabalhar. A Águas de Gondomar, de acordo com os resultados publicados na info Gondomar Newsletter N.º14 Julho 2012 Semestral Águas de Gondomar considerada novamente uma das Melhores Empresas para Trabalhar A Águas de Gondomar, de acordo com os resultados publicados na revista

Leia mais

1 Serviços de Planeamento e Transformação Empresarial Os Serviços de Planeamento e Transformação Empresarial da SAP incluem:

1 Serviços de Planeamento e Transformação Empresarial Os Serviços de Planeamento e Transformação Empresarial da SAP incluem: Descrição de Serviços Serviços de Planeamento e Empresarial Os Serviços de Planeamento e Empresarial fornecem serviços de consultoria e prototipagem para facilitar a agenda do Licenciado relativa à inovação

Leia mais

Secretaria-Geral do MAOT

Secretaria-Geral do MAOT Secretaria-Geral do MAOT Paula Vieira 8 Outubro 2010 SIAP 2010 1 IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTRANET SIAP 2010 2 AGENDA Objectivos do projecto Arranque do projecto Implementação do projecto Resultados: - Conteúdos

Leia mais

Estudo de Remuneração 2015

Estudo de Remuneração 2015 2015 SECRETARIAL & MANAGEMENT SUPPORT Temporary & permanent recruitment www.pagepersonnel.pt Editorial Page Personnel ir ao encontro do talento A Page Personnel recruta para os seus clientes os melhores

Leia mais

PHC Recursos Humanos CS

PHC Recursos Humanos CS PHC Recursos Humanos CS A gestão total dos Recursos Humanos A solução que permite a optimização da selecção e recrutamento, a correcta descrição de funções, a execução das avaliações de desempenho e a

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno O módulo PHC dteamcontrol Interno permite acompanhar a gestão de todos os projectos abertos em que um utilizador se encontra envolvido. PHC dteamcontrol Interno A solução via Internet que permite acompanhar

Leia mais

PHC dteamcontrol Externo

PHC dteamcontrol Externo PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projectos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projectos em que estão envolvidos, interagindo na optimização

Leia mais

Seminário de apresentação da Rede Gestus

Seminário de apresentação da Rede Gestus Seminário de apresentação da Rede Gestus Rede Gestus O LOGOTIPO Rede Gestus Internacionalização Zona 4 Gestus Compras Cartão ECOTUR Portal Gestus Cartão Gestus Contact Center CRM Zona 4 O LOGOTIPO Características:

Leia mais

Introdução. O Júri seleccionará cinco organizações para cada uma das seguintes categorias:

Introdução. O Júri seleccionará cinco organizações para cada uma das seguintes categorias: REGULAMENTO Introdução O Prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis pretende reconhecer e distinguir as organizações portuguesas com contributos notáveis e inovadores para a segurança, o

Leia mais

SMARTCALL. Apresentação

SMARTCALL. Apresentação SOBRE A SMARTCALL SMARTCALL Apresentação A SmartCall desenvolve serviços inovadores direccionados para a dinamização do relacionamento das empresas com os seus clientes e a criação de novas oportunidades

Leia mais

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Definir o conceito de Help Desk; Identificar os diferentes tipos de Help Desk; Diagnosticar

Leia mais

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida Flagsoft, Lda 2015 Índice 1. Introdução...3 2. Integrador - Interface com o utilizador...4 3. Registo de actividade - Folha de horas...5 4. Agenda e colaboração...7

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas -

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas - Vários estudos provam que a Gestão de Recursos Humanos é a área mais problemática nas organizações e a que consome grande parte do tempo do empresário. Por outro lado, a área da inovação e do Marketing

Leia mais

PHC Mensagens SMS CS. Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC

PHC Mensagens SMS CS. Desenvolva o potencial das comunicações imediatas com mensagens SMS PHC PHCMensagens SMS CS DESCRITIVO O módulo PHC Mensagens SMS permite o envio de mensagens a múltiplos destinatários em simultâneo, sem ser necessário criar e enviar uma a uma. Comunique com mais sucesso:

Leia mais

EDIÇÃO 2011/2012. Introdução:

EDIÇÃO 2011/2012. Introdução: EDIÇÃO 2011/2012 Introdução: O Programa Formação PME é um programa financiado pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano) tendo a AEP - Associação Empresarial de Portugal, como Organismo Intermédio,

Leia mais

MICROSOFT ONENOTE E TOSHIBA CASE STUDY SOLUÇÃO DE CLIENTE

MICROSOFT ONENOTE E TOSHIBA CASE STUDY SOLUÇÃO DE CLIENTE CASE STUDY MICROSOFT ONENOTE E TOSHIBA CASE STUDY SOLUÇÃO DE CLIENTE AGENTE DA WEB AUMENTA A PRODUTIVIDADE E TIRA PARTIDO DE TRABALHO EM EQUIPA MAIS EFICAZ COM PORTÁTEIS TOSHIBA E ONENOTE O acesso partilhado

Leia mais

Conceito O2. O futuro tem muitos nomes. Para a Conceito O2 é Coaching. Sinta uma lufada de ar fresco. :!:!: em foco

Conceito O2. O futuro tem muitos nomes. Para a Conceito O2 é Coaching. Sinta uma lufada de ar fresco. :!:!: em foco :!:!: em foco Conceito O2 Sinta uma lufada de ar fresco Executive Coaching Através do processo de Executive Coaching a Conceito O2 realiza um acompanhamento personalizado dos seus Clientes com objectivo

Leia mais

O Franchising City School

O Franchising City School O Franchising City School O negócio da City School é a formação Profissional. A formação de línguas e informática na óptica do utilizador são uma componente essencial dos produtos City School. A formação

Leia mais

27% das empresas prevê aumento dos postos de trabalho

27% das empresas prevê aumento dos postos de trabalho Análise da Michael Page sobre Recursos Humanos 27% das empresas prevê aumento dos postos de trabalho Manter a motivação das equipas é o principal desafio das empresas portuguesas, sendo apontado por 42%

Leia mais

Diagnóstico de Competências para a Exportação

Diagnóstico de Competências para a Exportação Diagnóstico de Competências para a Exportação em Pequenas e Médias Empresas (PME) Guia de Utilização DIRECÇÃO DE ASSISTÊNCIA EMPRESARIAL Departamento de Promoção de Competências Empresariais Índice ENQUADRAMENTO...

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Jornal de Brasília Data: 22/08/2009 Seção: Sociedade Pág.: 49 Assunto: Great Place to Work Veículo: Site Revista Making Of Data: 20/08/2009 Seção: Marketing Pág.: www.revistamakingof.com.br Assunto:

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO AVANÇADA E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO AVANÇADA E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO AVANÇADA E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS A formação avançada e a qualificação de recursos humanos é uma prioridade da política científica e tecnológica nacional que visa promover

Leia mais

Política Corporativa Setembro 2012. Política de Recursos Humanos da Nestlé

Política Corporativa Setembro 2012. Política de Recursos Humanos da Nestlé Política Corporativa Setembro 2012 Política de Recursos Humanos da Nestlé Autoria/Departamento Emissor Recursos Humanos Público-Alvo Todos os Colaboradores Aprovação Concelho Executivo, Nestlé S.A. Repositório

Leia mais

O PERCURSO ACADÉMICO NA FBAUL E AS PERSPECTIVAS FUTURAS

O PERCURSO ACADÉMICO NA FBAUL E AS PERSPECTIVAS FUTURAS O PERCURSO ACADÉMICO NA FBAUL E AS PERSPECTIVAS FUTURAS QUE OPORTUNIDADES PÓS-LICENCIATURA ESPERAM? EXPECTATIVAS QUE INQUIETAÇÕES TÊM OS ALUNOS DE DC? MADALENA : M QUAL É A TUA PERSPECTIVA DO MERCADO

Leia mais

ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY

ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY ILIMITADOS THE MARKETING COMPANY _ CURRICULUM Composta por uma equipa multidisciplinar, dinâmica e sólida, Sobre Nós A ilimitados - the marketing company é uma empresa de serviços na área do Marketing,

Leia mais

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio!

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio! Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP Otimize a Gestão do Seu Negócio! Universo da Solução de Gestão SENDYS ERP Financeira Recursos Humanos Operações & Logística Comercial & CRM Analytics & Reporting

Leia mais

Nas redes sociais existem pessoas. E é nelas que temos que alicerçar qualquer estratégia que se pretenda bem sucedida no âmbito das redes sociais.

Nas redes sociais existem pessoas. E é nelas que temos que alicerçar qualquer estratégia que se pretenda bem sucedida no âmbito das redes sociais. Enquadramento Este estudo compila a análise pré e pós projecto de lançamento da aplicação REMAX Socializer e consolida o racional de aplicação do modelo Socializer ao negócio da REMAX e à sua instanciação

Leia mais

21º Congresso Quantificar o Futuro. Venture Lounge 23 e 24 de Novembro - CCL

21º Congresso Quantificar o Futuro. Venture Lounge 23 e 24 de Novembro - CCL 21º Congresso Quantificar o Futuro Venture Lounge 23 e 24 de Novembro - CCL Programa Data Hora Actividade 23/Nov. 11:30 Inauguração Oficial Innovation Lounge Visita efectuada ao Venture Lounge por Sua

Leia mais

Agência certa. Guia de boas práticas para concursos de agências de publicidade e comunicação.

Agência certa. Guia de boas práticas para concursos de agências de publicidade e comunicação. Agência certa. Guia de boas práticas para concursos de agências de publicidade e comunicação. Introdução. Os profissionais de marketing têm que trabalhar em parcerias mutuamente benéficas com as suas agências

Leia mais

CONSULTORIA POSITIVA

CONSULTORIA POSITIVA O consultor é uma pessoa que, pela sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influenciar as pessoas, grupos e organizações, mas não tem o poder directo para produzir mudanças ou programas de implementação.

Leia mais

Estratégia de Marketing na Comunicação Interna. O caso épt! Miguel Horta e Costa Presidente Executivo

Estratégia de Marketing na Comunicação Interna. O caso épt! Miguel Horta e Costa Presidente Executivo Estratégia de Marketing na Comunicação Interna O caso épt! Miguel Horta e Costa Presidente Executivo Conferência Mercator XXI Lisboa, 7 de Outubro 2004 O papel da comunicação no desenvolvimento dos negócios

Leia mais

A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP

A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP Conteúdos A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP... 3 PREPARA-SE PARA UMA MAIOR MOBILIDADE... 4 O IMPACTO DOS ERP NO MOBILE... 5 CONCLUSÕES...

Leia mais

A solução de mobilidade que lhe permite executar e controlar, de forma eficaz, a Gestão Comercial e a Tesouraria da sua empresa, através da Internet

A solução de mobilidade que lhe permite executar e controlar, de forma eficaz, a Gestão Comercial e a Tesouraria da sua empresa, através da Internet PHC dgestão DESCRITIVO A qualquer momento e onde quer que esteja, o PHC dgestão permite introduzir e consultar clientes, fornecedores, artigos e documentos de facturação, encomendas e compras, guias de

Leia mais

90,5% dos perfis de TI disponível para mobilidade profissional

90,5% dos perfis de TI disponível para mobilidade profissional Michael Page lança Barómetro de TI 90,5% dos perfis de TI disponível para mobilidade profissional Lisboa, 21 de Julho de 2015 A Michael Page, empresa líder em recrutamento de quadros médios e superiores,

Leia mais

O que é a Rede Gestus?

O que é a Rede Gestus? O que é a Rede Gestus? A Rede Gestus é uma união estratégica que tem em vista a revitalização e dinamização do comércio local das zonas de Bragança, Chaves e Viseu. A Rede destina-se às Pequenas e Médias

Leia mais

Regulamento do EDP University Challenge 2011. EDP como empresa global de energia, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade.

Regulamento do EDP University Challenge 2011. EDP como empresa global de energia, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. Regulamento do EDP University Challenge 2011 EDP como empresa global de energia, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade 2ª Edição Artigo 1º Objectivo do prémio 1. O EDP University Challenge

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

Portal Web de Apoio às Filiadas

Portal Web de Apoio às Filiadas Portal Web de Apoio às Filiadas Manual de Utilizador Externo Titularidade: FCMP Data: 2014-02-03 Versão: 1 1 1. Introdução 3 2. Descrição das Funcionalidades 4 2.1. Entrada no sistema e credenciação de

Leia mais

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO Aviso para apresentação de candidaturas Nº 04/SI/2012 Índice Condições de Elegibilidade do Promotor... 3 Condições

Leia mais

Imagine se pudesse reduzir os inconvenientes e os custos de tornar os seus colaboradores mais acessíveis...

Imagine se pudesse reduzir os inconvenientes e os custos de tornar os seus colaboradores mais acessíveis... Imagine se pudesse reduzir os inconvenientes e os custos de tornar os seus colaboradores mais acessíveis... Como este serviço pode ajudá-lo Faça The uma chances gestão are you ve eficiente invested das

Leia mais

GUIA DO VOLUNTÁRIO. Sociedade Central de Cervejas

GUIA DO VOLUNTÁRIO. Sociedade Central de Cervejas GUIA DO VOLUNTÁRIO Sociedade Central de Cervejas ÍNDICE 1. A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA SCC: O NOSSO COMPROMISSO... 3 2. O NOSSO COMPROMISSO COM O VOLUNTARIADO... 4 2.1 A ESTRUTURAÇÃO DO VOLUNTARIADO EMPRESARIAL...

Leia mais

ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2015. Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt

ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2015. Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2015 Healthcare Human Resources & Life Sciences Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt Human Resources Estudo de Remuneração 2015 Apresentamos-lhe os Estudos

Leia mais

Programas Operacionais e Sistemas de Incentivos às Empresas

Programas Operacionais e Sistemas de Incentivos às Empresas Programas Operacionais e Sistemas de Incentivos às Empresas Da União Europeia vão chegar até 2020 mais de 20 mil milhões de euros a Portugal. Uma pipa de massa, nas palavras do ex-presidente da Comissão

Leia mais

A gestão comercial e financeira através da Internet

A gestão comercial e financeira através da Internet PHC dgestão A gestão comercial e financeira através da Internet A solução de mobilidade que permite introduzir e consultar clientes, fornecedores, artigos, documentos de facturação, encomendas, compras,

Leia mais

Gestão de Activos Humanos na Saúde Pessoas ou Pessoal

Gestão de Activos Humanos na Saúde Pessoas ou Pessoal Gestão de Activos Humanos na Saúde Pessoas ou Pessoal Itinerário 15 m Gerir em Tempos difíceis Gerir Investimento Pessoas vs Pessoal O m Importância do Capital Humano 2 Não há gestão de Recursos Humanos.......

Leia mais

Coisas ENTRADA. O que é? Requer um a acção? SSim. Qual é a. Próxim a Acção? Fazer já. Delegar

Coisas ENTRADA. O que é? Requer um a acção? SSim. Qual é a. Próxim a Acção? Fazer já. Delegar GTD em relance Coisas Elim inar Lixo ENTRADA O que é? Requer um a acção? NÃO Incubar Um dia / Talvez Project os Se tiver vários passos qual é o result ado que querem os? S IM Qual é a Próxim a Acção? Arquivar

Leia mais

www.spicaros.org Linking Dreams

www.spicaros.org Linking Dreams www.spicaros.org Linking Dreams Spicaros.org é o resultado de 30 anos de trabalho de uma equipa internacional, constituída por profissionais altamente qualificados em distintos sectores de negócio. Aliando

Leia mais

Big enough to do the job small enough to do it better!

Big enough to do the job small enough to do it better! Big enough to do the job small enough to do it better! Conteúdos 1 Competências 2 Case studies 3 Quero mais Competências > Assistência Informática > Outsourcing > Web ' ' Webdesign Hosting Email ' Webmarketing

Leia mais

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo)

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) Duração: 5 Sessões (45 minutos) Público-Alvo: 6 a 7 anos (1º Ano) Descrição: O programa A Família é constituído por uma série de cinco actividades. Identifica o

Leia mais

Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos

Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos Discurso de Sua Excelência o Governador do Banco de Cabo Verde, no acto de abertura do XIII Encontro de Recursos Humanos dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa 24 e 25 de Março de 2011 1 Senhor

Leia mais

Software para Controlo de Assiduidade

Software para Controlo de Assiduidade Innux Time O cenário de constante mudança que caracteriza o mercado globalizado tem um impacto profundo na forma como as empresas gerem os seus recursos humanos. Reduzir custos, aumentar os níveis de desempenho,

Leia mais

Cursos de Formação Financiados

Cursos de Formação Financiados Cursos de Financiados Modular - Nível III Pós-Laboral Porto Área 213 - Audiovisuais e Produção dos Média Bem-Vindo/a à FLAG! A FLAG é uma empresa prestadora de serviços de formação profissional, especializada

Leia mais

Estudo de Remuneração 2015

Estudo de Remuneração 2015 2015 COMMERCIAL & MARKETING Temporary & permanent recruitment www.pagepersonnel.pt Editorial Page Personnel ir ao encontro do talento A Page Personnel recruta para os seus clientes os melhores perfis qualificados,

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO 1 Sumário: Conceito e Objectivos Estrutura do PN o Apresentação da Empresa o Análise do Produto / Serviço o Análise de Mercado o Estratégia de Marketing o

Leia mais

A Importância dos Recursos Humanos (Gestão de

A Importância dos Recursos Humanos (Gestão de A Importância dos Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) na Gestão Empresarial Marketing Interno Licenciatura de Comunicação Empresarial 3º Ano Docente: Dr. Jorge Remondes / Discente: Ana Teresa Cardoso

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH. 12 de Março de 2014 Centro de Congressos do Estoril REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

Leia mais

Comunicado de Imprensa PRÉMIOS RH 2009

Comunicado de Imprensa PRÉMIOS RH 2009 Comunicado de Imprensa PRÉMIOS RH 2009 Os Prémios RH são o reconhecimento público do mérito dos profissionais da Gestão de Recursos Humanos que se distinguem nas suas várias dimensões. É crescente o prestígio

Leia mais

Human Resources Human Resources. Estudos de Remuneração 2012

Human Resources Human Resources. Estudos de Remuneração 2012 Human Resources Human Resources Estudos de Remuneração 2012 3 Michael Page Page 4 Apresentamos-lhe os Estudos de Remuneração 2012, realizados pela Michael Page. O objectivo dos nossos Estudos de Remuneração

Leia mais

Premier. Quando os últimos são os Primeiros

Premier. Quando os últimos são os Primeiros Premier Quando os últimos são os Primeiros Fundada em 1997 Especializada no desenvolvimento de soluções informáticas de apoio à Gestão e consultoria em Tecnologias de Informação. C3im tem como principais

Leia mais

Criamos. valor à sua empresa

Criamos. valor à sua empresa Criamos valor à sua empresa ORGANIZAÇÃO Somos o que fazemos repetidamente. Então, a excelência não é um acto isolado, mas sim um hábito. Aristóteles Compromisso A FISCOSEGUR é uma organização que presta

Leia mais

Uma plataforma estratégica

Uma plataforma estratégica Publicado: Fevereiro 2007 Autor: Rui Loureiro Sénior Partner Implementar o Help Desk Quando simplesmente pensamos em implementar um Help Desk, isso pode significar uma solução fácil de realizar ou algo

Leia mais

A solução ideal para a empresa do futuro, que necessita de comunicar de modo eficaz com os seus colaboradores.

A solução ideal para a empresa do futuro, que necessita de comunicar de modo eficaz com os seus colaboradores. Descritivo completo dintranet 3 A solução ideal para a empresa do futuro, que necessita de comunicar de modo eficaz com os seus colaboradores. Benefícios Aumento da produtividade dos colaboradores da empresa;

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação e I&DT (Sector Automóvel) Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN]

Sistema de Incentivos à Inovação e I&DT (Sector Automóvel) Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN] Sistema de Incentivos à Inovação e I&DT (Sector Automóvel) Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN] Frederico Mendes & Associados Sociedade de Consultores Lda. Frederico Mendes & Associados é uma

Leia mais

JOIN SOMETHING NEW. Recomendações de um projeto criado para colocação no mercado de um novo serviço tecnológico www.joinsomethingnew.

JOIN SOMETHING NEW. Recomendações de um projeto criado para colocação no mercado de um novo serviço tecnológico www.joinsomethingnew. JOIN SOMETHING NEW Recomendações de um projeto criado para colocação no mercado de um novo serviço tecnológico www.joinsomethingnew.com Resumo Existe um novo serviço tecnológico que irá ajudar milhões

Leia mais

Entrevista ao Engº José Carlos Ramos, Director de Franchising da Explicolândia Centros de Estudo

Entrevista ao Engº José Carlos Ramos, Director de Franchising da Explicolândia Centros de Estudo Entrevista ao Engº José Carlos Ramos, Director de Franchising da Explicolândia Centros de Estudo Criada em Setembro de 2005 em Sacavém, a Explicolândia Centros de Estudo tem sido ao longo dos anos, uma

Leia mais

Especificações de oferta Monitorização da infra-estrutura remota

Especificações de oferta Monitorização da infra-estrutura remota Descrição dos serviços Especificações de oferta Monitorização da infra-estrutura remota Este serviço oferece serviços de Monitorização da infra-estrutura remota Dell (RIM, o Serviço ou Serviços ) conforme

Leia mais

Vantagem Garantida PHC

Vantagem Garantida PHC Vantagem Garantida PHC O Vantagem Garantida PHC é um aliado para tirar maior partido das aplicações PHC A solução que permite à empresa rentabilizar o seu investimento, obtendo software actualizado, formação

Leia mais

CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DO PANDA MANAGED OFFICE PROTECTION. 1. Resumo Executivo

CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DO PANDA MANAGED OFFICE PROTECTION. 1. Resumo Executivo 1. Resumo Executivo As empresas de todas as dimensões estão cada vez mais dependentes dos seus sistemas de TI para fazerem o seu trabalho. Consequentemente, são também mais sensíveis às vulnerabilidades

Leia mais

FRANCHISING WWW.BITCANAL.COM

FRANCHISING WWW.BITCANAL.COM FRANCHISING WWW.BITCANAL.COM Com mais de 10 anos de esperiência no mercado, a Bitcanal é integradora de TI especializada em projetos e serviços voltados para a optimização de performance, gestão de infraestrutura,

Leia mais

T&E Tendências & Estratégia

T&E Tendências & Estratégia FUTURE TRENDS T&E Tendências & Estratégia Newsletter número 1 Março 2003 TEMA deste número: Desenvolvimento e Gestão de Competências EDITORIAL A newsletter Tendências & Estratégia pretende ser um veículo

Leia mais

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga.

10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. 10 pontos importantes a saber antes de iniciares e teu curso de instrutor de yoga. Este documento é para praticantes de yoga que considerem a possibilidade de se tornarem instrutores ou professores de

Leia mais

Plano de Formação 2015 Calendário Inter-Empresas. 2º Semestre Luanda

Plano de Formação 2015 Calendário Inter-Empresas. 2º Semestre Luanda Plano de Formação 2015 Calendário Inter-Empresas. Rua Nossa Senhora da Muxima 59-4º Andar T: +244 222 441 040 M:+244 932 398 020 M: +244 912 398 020 E: mersadev@mersagroup.co.ao S: www.mersagroup.co.ao

Leia mais

PONTDOC. Sistema de Gestão Documental. Dossier de Produto 02.01.2009 DP10.02. www.pontual.pt UGD 1 de 13

PONTDOC. Sistema de Gestão Documental. Dossier de Produto 02.01.2009 DP10.02. www.pontual.pt UGD 1 de 13 PONTDOC Sistema de Gestão Documental Dossier de Produto DP10.02 02.01.2009 www.pontual.pt UGD 1 de 13 PONTDoc Sistema de Gestão Documental A Pontual A Pontual é uma empresa de capitais 100% nacionais,

Leia mais

CONCURSO INOVAÇÃO HOTSPOT DESIGN. Desenvolvimento Novo Aquecedor de Esplanada a Gás

CONCURSO INOVAÇÃO HOTSPOT DESIGN. Desenvolvimento Novo Aquecedor de Esplanada a Gás CONCURSO INOVAÇÃO HOTSPOT DESIGN Desenvolvimento Novo Aquecedor de Esplanada a Gás Outubro 2009 CONDIÇÕES GERAIS DO CONCURSO ASPECTOS GENÉRICOS DO CONCURSO Objectivo: Desenvolvimento de um novo aquecedor

Leia mais

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME CONDIÇÕES DE ENQUADRAMENTO Aviso para apresentação de candidaturas Nº 07/SI/2010 1 Índice Condições de Elegibilidade do Promotor... 3 Condições

Leia mais

incorporação de um novo colaborador

incorporação de um novo colaborador incorporação de um novo colaborador Manual de Excelência no Serviço 21 4. A Incorporação de um Novo Colaborador Recrutamento e Selecção Antes da incorporação de um novo colaborador no Hotel será obrigatório

Leia mais

ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170

ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170 ESCOLA DE PROTOCOLO COMUNICAÇÃO E ARTES www.epcamadeira.com geral@epcamadeira.com Tel: 291 098 305 Tm: 966 389 170 A Escola de Protocolo, Comunicação e Artes da Madeira (EPCA) surgiu para ir ao encontro

Leia mais

CARTÕES UNIBANCO APRESENTAÇÃO

CARTÕES UNIBANCO APRESENTAÇÃO CARTÕES UNIBANCO APRESENTAÇÃO A UNICRE UNICRE Instituição Financeira de Crédito, S.A Especialista em cartões de pagamento desde 1974 Sede: Av. António Augusto de Aguiar, 122 Lisboa www.unicre.pt Emissora

Leia mais

SPLA e a disponibilização de serviços empresariais. filipe.pais@microsoft.com

SPLA e a disponibilização de serviços empresariais. filipe.pais@microsoft.com SPLA e a disponibilização de serviços empresariais filipe.pais@microsoft.com 2/9/2009 2 O que está a acontecer com os nossos clientes... No actual cenário macro-económico caracterizado pela instabilidade

Leia mais

Departamento Comercial e Marketing. Escola Secundaria de Paços de Ferreira 2009/2010. Técnicas de Secretariado

Departamento Comercial e Marketing. Escola Secundaria de Paços de Ferreira 2009/2010. Técnicas de Secretariado Escola Secundaria de Paços de Ferreira 2009/2010 Técnicas de Secretariado Departamento Comercial e Marketing Módulo 23- Departamento Comercial e Marketing Trabalho realizado por: Tânia Leão Departamento

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

HP Hardware Support Exchange Service HP Customer Support Contractual Services

HP Hardware Support Exchange Service HP Customer Support Contractual Services HP Hardware Support Exchange Service HP Customer Support Contractual Services Um serviço fiável e rápido de substituição de hardware que é uma alternativa rentável e conveniente à reparação no local de

Leia mais

A Nossa Oferta Formativa para a Administração Pública

A Nossa Oferta Formativa para a Administração Pública A Nossa Oferta Formativa para a Administração Pública 2011 DESIGNAÇÃO A inscrição poderá DO CURSO ser efectuada Nº através DE do PREÇO site POR www.significado.pt Para mais informações, por favor contacte

Leia mais

Software de gestão em tecnologia Web

Software de gestão em tecnologia Web Software de gestão em tecnologia Web As Aplicações de Gestão desenvolvidas em Tecnologia Web pela Mr.Net garantem elevados níveis de desempenho, disponibilidade, segurança e redução de custos. A Mr.Net

Leia mais

Banco Local de Voluntariado de Gondomar

Banco Local de Voluntariado de Gondomar Regulamento Interno do Banco Local de Voluntariado de Gondomar (Aprovado em reunião de Câmara de 12 de Fevereiro e Assembleia Municipal de 18 de Fevereiro de 2009) Preâmbulo Entende-se por voluntariado

Leia mais

Manual de Access 2007

Manual de Access 2007 Manual de Access 2007 Índice Introdução... 4 Melhor que um conjunto de listas... 5 Amizades com relações... 6 A Estrutura de uma Base de Dados... 8 Ambiente do Microsoft Access 2007... 9 Separadores do

Leia mais