EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO PARÁ DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CATÁLOGO DE SERVIÇOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO PARÁ DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CATÁLOGO DE SERVIÇOS"

Transcrição

1 EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO PARÁ DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CATÁLOGO DE SERVIÇOS 1. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Consiste no conjunto de atividades descritas no PPDS Processo Prodepa de Desenvolvimento de Software, que visa a integração do cliente com a PRODEPA, em diversos momentos, de forma a entregar produtos e serviços que supram as expectativas e necessidades de seus clientes Sistemas Web A PRODEPA oferece soluções para integrar o Governo do Pará ao Mundo Digital. Com experiência em tecnologia e know-how de web marketing, desenvolve projetos com as mais modernas ferramentas, desde a concepção, criação e execução, através de portais dinâmicos, modernos e com padrões de acessibilidade. Acessibilidade na internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas portadoras de necessidades especiais. A acessibilidade na web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistiva e de acesso móvel. O desenvolvimento de portais web também segue um padrão de qualidade que garante um alto grau de satisfação do cliente e a apresentação de uma solução eficiente, segura e funcionalmente adaptada Detalhamento do Serviço A PRODEPA utiliza uma metodologia própria de trabalho chamada PPDS Processo PROPEPA de Desenvolvimento de Software. O ciclo de vida dos projetos são divididos em 3 fases, conforme detalhada a seguir: Fase 1 Levantamento Inicial do Projeto Fase 2 Especificação de Requisitos Fase 3 Projeto, Construção e Testes

2 Fluxo de Execução do Serviço Etapas do Desenvolvimento de Software PPDS Fase 1 - Levantamento Inicial do Projeto O objetivo do Levantamento Inicial do Projeto é definir o que será feito no projeto de desenvolvimento de sistema. Na primeira atividade, faz-se a abertura do projeto e, em seguida, a preparação do ambiente de trabalho do projeto. Após a criação do ambiente do projeto, é elaborada a proposta técnica que será avaliada e aprovada pelo cliente. Caso a proposta seja aprovada, inicia-se o planejamento de como será o ciclo de vida do projeto. Principal produto produzido: Proposta Técnica A proposta técnica deverá ser enviada a gerencia comercial GC para a elaboração da proposta comercial que deverá ser aprovada pelo cliente para a continuidade do projeto.

3 Fase 2 - Especificação de Requisitos O objetivo da Especificação de Requisitos é identificar, junto ao cliente, as necessidades (requisitos do cliente), fluxos de trabalho, regras de negócios e informações relevantes para é o desenvolvimento do produto a ser entregue. Principal produto produzido: Especificação de Requisitos (Requisitos funcionais, não funcionais, casos de uso e protótipo de tela) Com base nas informações fornecidas, é elaborada a especificação de requisitos que deve ser avaliada pelo cliente, a fim de garantir a entrega do produto solicitado. Fase 3 - Projeto, Construção e Testes Nesta fase será dada a solução para o sistema, com base nas informações contidas na especificação de requisitos. A partir de então, serão codificados e testes de verificação serão realizados. Para certificar que tudo foi realizado conforme solicitação do cliente, este homologa e aceita o produto.

4 Principal produto produzido: Código Fonte O sistema é testado e preparado para a homologação do cliente. Após o seu posicionamento, com o aceite do produto, o sistema é disponibilizado em ambiente de produção para a utilização. Todos os projetos seguem um ciclo de desenvolvimento por iteração, onde cada entrega e monitorada e controlada através da garantia da qualidade e gerenciamento de configuração que são processos executados paralelamente ao PPDS Local de Prestação do Serviço Nas instalações da PRODEPA em Belém/PA e nas dependências do cliente dependendo do contrato de prestação de serviço. As fases de levantamento inicial do projeto e especificação de requisitos, poderão ocorrer nas dependências do cliente. O treinamento e a homologação do sistema poderão ser realizados na PRODEPA ou nas dependências do cliente Elementos que Compõem o Serviço Equipe técnica capacitada e especializada; Infraestrutura de software e hardware para o desenvolvimento; Ferramentas de apoio a desenvolvimento; Ambientes específicos de desenvolvimento, homologação e produção Tecnologias Aplicadas no Desenvolvimento de Produto Documentação técnica: Enterprise Architect Gerenciamento de Projetos: DotProject Bando de Dados: MySql, PostgreSQL, SQLServer ou Oracle Linguagem de Programação: JAVA ou PHP Ferramenta de gestão de defeitos: Bugzilla Ferramenta de gestão de chamados: Ocomon Protótipo de inteface: Evolus Pencil As tecnologias poderão variar conforme solicitação do cliente e necessidade do Projeto.

5 Período da Disponibilização A PRODEPA atende seu cliente nos dias úteis de 08h às 12h e das 13h às 17h ou conforme combinado com o cliente Responsável pela Execução Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas DDS O que não está no Escopo Na fase 1 levantamento inicial do projeto, no artefato Proposta Técnica, a PRODEPA e o cliente definem os itens que não compõe o escopo de trabalho de cada projeto; Manutenção corretiva após o período de garantia Atendimento e Suporte O atendimento ao cliente durante a execução do projeto será realizado através de reuniões agendadas com o líder de projeto Indicadores de nível de serviço O indicador negociado é a entrega do produto ao cliente dentro do prazo acordado na proposta técnica e no plano de projeto Medição A PRODEPA adota a medição dos requisitos funcionais pela Técnica APF Análise por ponto de função Arquitetura de Software A arquitetura das soluções segue um padrão de desenvolvimento que agrega produtividade à fabrica de software e qualidade aos sistemas desenvolvidos pela empresa. As soluções são desenvolvidas tendo por base os conceitos de alta coesão e baixo acoplamento provendo maior flexibilidade e manutenibilidade dos sistemas. A PRODEPA utiliza um framework de desenvolvimento, denominado Framework Muiraquitã, que foi desenvolvido pela própria empresa e que propicia a reutilização de componentes e de utilitários.

6 Responsabilidade do Cliente Estabelecer contrato assinado entre as partes, através do aceite da proposta técnica e comercial; Participar das fases do processo em que for necessária sua participação, principalmente no fornecimento e avaliação dos requisitos; Formalizar as solicitações de mudança de escopo, observando que esta pode ocasionar alteração no prazo e custo; Esclarecer processo e regras de negócio necessárias para o desenvolvimento de sistema; Comprometer-se com a avaliação do que está sendo produzido, a fim de receber um produto que supra suas expectativas; Homologar as entregas dos produtos de trabalho por fase do processo, de acordo com o cronograma do projeto; Homologar o sistema ao final do seu desenvolvimento, mediante assinatura de aceite do produto, para que este seja disponibilizado nos servidores de produção; Comunicar eventuais paralisações do projeto à PRODEPA e assumir as consequências decorrentes desta paralisação Responsabilidade da PRODEPA Estabelecer contrato assinado entre as partes, através do aceite da proposta técnica e comercial, antes do início da prestação de serviços; Manter a prestação de serviço, conforme estabelecido em contrato; Informar o impacto no projeto de custo e prazo em decorrência de solicitações de mudanças; Disponibilizar documentação para conhecimento do cliente; Corrigir erros encontrados durante a homologação do site e no período de garantia Desenvolvimento de sites e portais Consiste no conjunto de atividades descritas no PPDS-Sites Processo Prodepa de Desenvolvimento de Sites, que visa a integração do cliente com a PRODEPA, em diversos momentos, de forma a entregar produtos e serviços que supram as expectativas e necessidades de seus clientes.

7 Detalhamento do Serviço A PRODEPA provê a utilização de metodologia própria de desenvolvimento de sites e em todas as fases do ciclo de vida dos novos projetos, busca garantir a produção com qualidade e que atenda às necessidades de seus clientes. O ciclo de vida dos projetos são divididos em 3 fases, conforme detalhada a seguir: Fase 1 Levantamento Inicial do Projeto Fase 2 Especificação de Requisitos Fase 3 Projeto, Construção e Testes Fluxo de Execução do Serviço Etapas do Desenvolvimento de Software PPDS Fase 1 - Levantamento Inicial do Projeto

8 O objetivo do Levantamento Inicial do Projeto é definir o que será feito no projeto de desenvolvimento de site. Na primeira atividade, faz-se a abertura do projeto e, em seguida, a preparação do ambiente de trabalho do projeto. Após a criação do ambiente do projeto, é elaborada a proposta técnica que será avaliada e aprovada pelo cliente. Caso a proposta seja aprovada, inicia-se o planejamento de como será o ciclo de vida do projeto. Principal produto produzido: Proposta Técnica A proposta técnica deverá ser enviada a gerencia comercial GC para a elaboração da proposta comercial que deverá ser aprovada pelo cliente para a continuidade do projeto. Fase 2 - Especificação de Requisitos O objetivo é montar o esqueleto do site/portal que retrate o que o cliente deseja quanto a arquitetura de informação e usabilidade que sirva como ponto de partida para o desenvolvedor entender e a partir daí elaborar os layout com cores e imagens. Principal produto produzido: Wireframes Com base nas informações fornecidas, é elaborado o wireframe que deve ser avaliada pelo cliente, a fim de garantir a entrega do produto solicitado. Fase 3 - Projeto, Construção e Testes

9 Nesta fase será construído o site/portal, com base nas informações contidas na proposta técnica e nos wireframes. Testes de verificação são realizados para garantir da qualidade e da acessibilidade. Para certificar que tudo foi realizado conforme solicitação do cliente, este homologa e aceita o produto. Principal produto produzido: Código Fonte O site é testado e preparado para a homologação do cliente. Após o seu posicionamento, com o aceite do produto, o sistema é disponibilizado em ambiente de produção para a utilização. Todos os projetos são monitorados e controlados através da garantia da qualidade e gerenciamento de configuração que são processo executados paralelamente ao PPDS- Site Local de Prestação do Serviço Nas instalações da PRODEPA em Belém/PA e nas dependências do cliente dependendo do contrato de prestação de serviço. As fases de levantamento inicial do projeto e especificação de requisitos, poderão ocorrer nas dependências do cliente. O treinamento e a homologação do sistema poderão ser realizados na PRODEPA ou nas dependências do cliente Elementos que Compõem o Serviço Equipe técnica capacitada e especializada; Infraestrutura de software e hardware para o desenvolvimento; Ferramentas de apoio a desenvolvimento; Ambientes específicos de desenvolvimento, homologação e produção Tecnologias Aplicadas no Desenvolvimento de Produto Protótipo de interface: Evolus Pencil Gerenciamento de Projetos: DotProject Bando de Dados: MySql Linguagem de Programação: PHP Ferramenta de gestão de defeitos: Bugzilla

10 Ferramenta de gestão de chamados: Ocomon Gerenciador de Conteúdo: Drupal Período da Disponibilização A PRODEPA atende seu cliente nos dias úteis de 08h às 12h e das 13h às 17h ou conforme combinado com o cliente Responsável pela Execução Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas DDS O que não está no Escopo Na fase 1 levantamento inicial do projeto, no artefato Proposta Técnica, a PRODEPA e o cliente definem os itens que não compõe o escopo de trabalho de cada projeto; Manutenção corretiva após o período de garantia Atendimento e Suporte O atendimento ao cliente durante a execução do projeto será realizado através de reuniões agendadas com o líder de projeto Indicadores de nível de serviço O indicador negociado é a entrega do produto ao cliente dentro do prazo acordado na proposta técnica e no plano de projeto Responsabilidade do Cliente Estabelecer contrato assinado entre as partes, através do aceite da proposta técnica e comercial; Participar das fases do processo em que for necessária sua participação, principalmente no fornecimento e avaliação dos requisitos; Formalizar as solicitações de mudança de escopo, observando que esta pode ocasionar alteração no prazo e custo; Comprometer-se com a avaliação do que está sendo produzido, a fim de receber um produto que supra suas expectativas; Homologar as entregas dos produtos de trabalho por fase do processo, de acordo com o cronograma do projeto;

11 Homologar o sistema ao final do seu desenvolvimento, mediante assinatura de aceite do produto, para que este seja disponibilizado nos servidores de produção; Comunicar eventuais paralisações do projeto à PRODEPA e assumir as conseqüências decorrentes desta paralisação; Manter o site/portal acessível, conforme entregue pela PRODEPA e estabelecido em lei em vigor; Inserir o conteúdo para a publicação do site na internet Responsabilidade da PRODEPA Estabelecer contrato assinado entre as partes, através do aceite da proposta técnica e comercial, antes do início da prestação de serviços; Manter a prestação de serviço, conforme estabelecido em contrato; Informar o impacto no projeto de custo e prazo em decorrência de solicitações de mudanças; Disponibilizar documentação para conhecimento do cliente; Corrigir erros encontrados durante a homologação do site e no período de garantia; Disponibilizar, para o cliente, o site/portal para a inclusão do conteúdo Manutenção de Sistemas de Informação Consiste no conjunto de atividades praticadas em conformidade com o modelo do Processo Prodepa de Desenvolvimento de Software PPDS para modificar ou criar novas funcionalidades e manter em operação as funcionalidades já existentes em seus produtos e serviços Detalhamento do serviço A Prodepa disponibiliza o serviço de manutenção de sistemas e sites de seus clientes. Esse serviço está disponível para sistemas e sites que tiveram seu desenvolvimento efetuado através de equipe da companhia e para sistemas desenvolvidos por terceiros, que estejam sob gestão da Prodepa. Entende-se por manutenção de sistemas o processo de desenvolvimento de software que altera ou cria novas funcionalidades, configurações, parâmetros, códigos fontes, base de dados ou condição de instalação, em um sistema aplicativo existente e previamente homologado para produção.

12 Tipos de Manutenção Manutenção Evolutiva de Sistemas: Esta manutenção tem como objetivo atender a novos requisitos para o sistema/site existente. Pode implicar tanto na modificação de funcionalidades existentes, quanto na criação de novas funcionalidades Manutenção Corretiva de Sistemas: Esta manutenção tem como objetivo a restauração ou adequação do sistema/site aos padrões previamente especificados, sem contemplar novas funcionalidades ou produtos não definidos quando do desenvolvimento e especificações iniciais. A PRODEPA utiliza as fases do processo de desenvolvimento detalhado no item para atender as manutenções evolutivas de sistema. 2. Estruturação e administração de ambiente de Business Intelligence A PRODEPA oferece soluções de data warehouse (DW) para órgãos que necessitam utilizar o seu banco de dados como base para decisões estratégicas da alta gestão. Um DW é uma tecnologia que os órgãos do Estado, por meio de seus gestores, vêm adotando para suprir suas necessidades de informações e utilizado, principalmente, para armazenar informações em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão e os dados são não voláteis, ou seja, séries históricas podem ser bem delimitadas aumentando o poder de tomada de decisões estratégicas. A utilização do data warehouse torna a empresa mais competitiva e segura, através de suas ferramentas e técnicas que dão suporte ao usuário. Os dados introduzidos no DW da PRODEPA passam por uma área, aqui denominada como área de stage. O stage de dados ocorre quando existem processos periódicos de leitura de dados de fontes, geralmente uma vez por dia, durante a noite. Os dados podem passar então por um processo de qualidade, de normalização e gravação no data warehouse.

13 Para a estruturação e administração de DW são oferecidos serviços como: definição de estratégias e padrões, desenvolvimento de modelos de dados, estruturação de Data Marts (DW departamentais), administração de dados, definição de universos de assuntos estratégicos, entre outros. 3. Suporte em Natural/Adabas A PRODEPA fornece serviços de suporte a sistemas globais, que são legados desenvolvidos na plataforma Natural/Adabas. Tal suporte consiste em manter sistemas escritos em linguagem natural e que armazenam os dados em banco Adabas de acordo com quaisquer necessidades do cliente, como por exemplo, em modernizações legais que impactem diretamente na utilização do sistema ou ainda a simples evolução, a pedido do cliente, de sistemas. Este suporte agregou à PRODEPA conhecimento nestas tecnologias(natural e Adabas), possibilitando hoje em dia, serviço de análise, projeto, desenvolvimento e teste usando esta linguagem e banco de dados, de acordo com a necessidade apontada. Um serviço cada vez mais escasso no mercado, mesmo com toda a segurança e estabilidade destas tecnologias. 4. Geoprocessamento Os sistemas de geoprocessamento são utilizados para fornecer informações gerenciais para subsidiar a tomada de decisões nas mais variadas áreas do conhecimento (segurança pública, saúde, meio ambiente e outros). As informações são relativas às atividades de uma ou mais instituições, armazenadas em bancos de dados geográficos de forma consolidada, favorecendo a análise de grandes volumes de dados apresentados de forma fácil e de rápida compreensão, em relatórios com gráficos, tabelas e mapas. Dessa forma, viabiliza-se a inteligência de negócios e apóia-se o processo de tomada de decisão nos níveis operacional, tático e estratégico das organizações do Estado do Pará Desenvolvimento de Sistemas de Geoprocessamento Desenvolvimento de Sistemas de Geoprocessamento para extrair dados georreferenciados, e transformá-los em informações gerenciais, e estratégicas para auxiliar a tomada de decisão criando com isso soluções de inteligência geográfica para o Estado do Pará.

14 Mapeamento Web Desenvolvimento de sistemas de geoprocessamento para consulta, análise, edição, geração de relatórios georreferenciados na WEB. Os WebGIS desenvolvidos pela PRODEPA (Figura 1), são baseados em ferramentas livres e corporativas atendendo as mais diversas aplicações (segurança pública, saúde, meio ambiente e outros). Figura 1: Exemplo de aplicação WebGIS desenvolvido pela PRODEPA Mapeamento Desktop Geração de produtos cartográficos (Figura22 e Figura33), tais como: mapas temáticos (aplicados à saúde, segurança pública, meio ambiente, educação dentre outros); OBS: Os mapas temáticos são obtidos por meio dos dados fornecidos pelo cliente.

15 Figura2: Exemplo de produto cartográfico Desktop gerado pela PRODEPA. Figura3: Mapa de fluxo gerado pela PRODEPA Treinamento e Capacitação Softwares livres em Geoprocessamento, tais como: QGIS e GVSIG; Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS): GPS e integrar com as ferramentas de geoprocessamento.

16 4.2. Tecnologias Aplicadas no Desenvolvimento dos Produtos e Serviços Bando de Dados: PostgreSQL/PostGis Framework: Pmapper e I3geo Softwares Desktop: ArcGIS, QGIS e GvSig Linguagem de Programação: JAVA ou PHP 5. Serviços WebTV 5.1. Transmissão de streaming: O serviço de transmissão de streaming oferece ao cliente o suporte computacional necessário para apresentar eventos ao vivo pela web com qualidade na transmissão de áudio e vídeo Detalhamento do Serviço: O serviço de transmissão de streaming é uma solução composta por: Encoder software transmissor entre o local do evento e o servidor de streaming; KTL (Kit de Transmissão Local) Notebook + Placa de captura USB; Streaming Server Abobe Flash Media Streaming Server (PRODEPA); Site padrão para transmissão com os serviços: Compartilhamento com mídias sociais, traduções, multi-câmeras e interação, área de descrição do evento e player formato FLV (Flash); Suporte técnico durante a realização dos eventos Modalidade do serviço: Transmissão de streaming de áudio e/ou vídeo: Nesta modalidade, a PRODEPA transmite eventos e afins, de acordo com a solicitação do cliente e com a infraestrutura de rede aprovada para o local, preferencialmente por redes do Navegapará; Site padrão: Nesta modalidade, toda e qualquer transmissão é realizada utilizando o site padrão da WebTV. O serviço é transmitido para a internet visando a publicidade e divulgação do evento.

17 Fluxo de Execução do Serviço: O cliente formaliza o pedido de serviços da webtv para seu evento e o encaminha para a Gerência Comercial; A Gerência Comercial comunica a todos os envolvidos e solicita estudo de viabilidade técnica para a Gerência de Tecnologia e Inovação, seguido de proposta técnica para enviá-la ao cliente; A Gerência de Marketing entra em contato com a Gerência de Tecnologia e Inovação para garantir o suporte logístico necessário para viabilizar a transmissão do evento e divulgação da marca; A Gerência de Tecnologia e Inovação entra em contato com a equipe de infraestrutura para garantir a disponibilidade da rede através de testes de link. Esta gerência entra também em contato com o cliente para obter informações técnicas para a garantia de compatibilidade dos equipamentos; A equipe de infraestrutura de rede realiza testes de link de conexão, sendo que para eventos a serem transmitidos é idealizado um link de 1 MB e o mínimo de 512 KB. Após os testes de link, a equipe de Gerência de Tecnologia e Inovação vai até o local do evento apoiada pela equipe de infraestrutura, para realizar os testes e garantir a transmissão no dia programado para o evento Local de Prestação do Serviço: Deverá ser comunicado à PRODEPA para que haja a realização prévia de testes e a preparação do ambiente Tecnologias Aplicadas na Prestação do Serviço: O kit de transmissão utiliza o servidor de streaming PRODEPA Período de Disponibilização: O suporte técnico dependerá do horário do evento, iniciando geralmente uma hora antes e encerrando meia hora depois.

18 Responsável pela Execução: Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas DDS O que não está no escopo: Captura de imagem profissional; Eventos que requeiram privacidade (eventos locais de empresas, apresentações isoladas, etc.) 5.2. Prospecção de Tecnologia e Sistemas 5.3. Pesquisas Aplicadas: A pesquisa aplicada é proposta quando necessita atender soluções inexistentes que fogem do escopo de serviços padrões da empresa na linha de desenvolvimento de software Detalhamento do Serviço: As pesquisas são pontuais realizadas a partir do assunto tratado em conjunto com o estudo de viabilidade técnica para sua implementação Modalidade do Serviço: Prospecção de tecnologia e sistemas: Nesta modalidade, os serviços solicitados por clientes internos ou externos não seguem a linha padrão de desenvolvimento da empresa por questões relacionadas a recursos tecnológicos (linguagem de programação, arquitetura Prodepa, etc.). Nesta categoria também se encontram solicitações de funcionalidades inexistentes no quadro de desenvolvimento de aplicações; Pesquisa Aplicada: Nesta modalidade, realiza-se o estudo de customização de sistemas e/ou de novos componentes para aplicações.

19 5.6. Fluxo de Execução do Serviço: O cliente formaliza o pedido de serviços desta categoria e o encaminha para a Gerência Comercial; A Gerência Comercial comunica a todos os envolvidos e solicita estudo de viabilidade técnica para a Gerência de Tecnologia e Inovação, seguido de proposta técnica para enviá-la ao cliente; A Gerência de Tecnologia e Inovação entra em contato com o cliente para obter informações técnicas sobre o serviço desejado, analisa sua viabilidade, e, se for o caso, propõe a solução que, se aceita pelo cliente, é elaborada pela equipe; 5.7. Local de Prestação do Serviço: cliente. Nas instalações da PRODEPA em Belém e em eventuais visitas agendadas com o 5.8. Tecnologias Aplicadas na Prestação do Serviço: Dependente da demanda Período de Disponibilização: De acordo com prazo definido junto ao cliente Responsável pela Execução: Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas DDS O que não está no escopo: Estudo de sistemas, sites, componentes ou mesmo manutenção de sistemas que sigam os padrões de desenvolvimento da Gerência de Engenharia de Sistemas.

20 6. Implantação de Sistemas: A implantação de sistemas corresponde a um conjunto de atividades e metodologias relacionadas à configuração de ambiente para disponibilizar aplicações aos clientes Detalhamento do Serviço: A implantação de sistemas surge a partir do envio de solicitações para uso de sistemas que não necessariamente tenham sido produzidos pela empresa. Nesta categoria se enquadram sistemas produzidos internamente e que não utilizam a arquitetura padrão da empresa. Esses sistemas, por sua natureza, deverão posteriormente ser mantidos pela Gerência de Tecnologia e Inovação Modalidade do Serviço: Implantação de sistemas: Nesta modalidade, os sistemas solicitados por clientes internos ou externos não foram desenvolvidos pela empresa e necessitam ser implantados para uso. Fluxo de Execução do Serviço: O cliente formaliza o pedido de uso de um dado sistema e o encaminha para a Gerência Comercial; A Gerência Comercial comunica a todos os envolvidos e solicita estudo de viabilidade técnica para a Gerência de Tecnologia e Inovação, seguido de proposta técnica para enviá-la ao cliente (quando couber); A Gerência de Tecnologia e Inovação entra em contato com o cliente para obter informações técnicas sobre o sistema desejado, analisa sua viabilidade, e, se for o caso, propõe a solução que, se aceita pelo cliente, é elaborada pela equipe; A Gerência de Tecnologia e Inovação implanta o sistema em um ambiente de homologação para validar suas funcionalidades e posteriormente disponibilizá-lo para uso em um ambiente de produção;

21 6.3. Local de Prestação do Serviço: cliente. Nas instalações da PRODEPA em Belém e em eventuais visitas agendadas com o 6.4. Tecnologias Aplicadas na Prestação do Serviço: Dependente da demanda Período de Disponibilização: De acordo com prazo definido junto ao cliente Responsável pela Execução: Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas DDS 6.7. O que não está no escopo: Implantação de sistemas que não correspondam às atividades da Gerência de Tecnologia e Inovação e que sigam os padrões de desenvolvimento da Gerência de Engenharia de Sistemas.

AGENDA. O Portal Corporativo. Arquitetura da Informação. Metodologia de Levantamento. Instrumentos Utilizados. Ferramentas

AGENDA. O Portal Corporativo. Arquitetura da Informação. Metodologia de Levantamento. Instrumentos Utilizados. Ferramentas AGENDA O Portal Corporativo Arquitetura da Informação Metodologia de Levantamento Instrumentos Utilizados Ferramentas PORTAL CORPORATIVO Na sociedade da informação é cada vez mais presente a necessidade

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NORMA TÉCNICA DE SISTEMAS I. CONTROLE DA NORMA Data de elaboração da Norma: Janeiro/2012 Versão da Norma: Versão 1.0 Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação: Alberto Cezar de Carvalho Número: 001/2012

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

Documento de Arquitetura

Documento de Arquitetura Documento de Arquitetura A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO #1 Pág. 1 de 11 HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 28/10/2010 1 Elaboração do documento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec

PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec ÁREA DE NORMAS, QUALIDADE E PROCESSOS. I - NORMA ISO/IEC 29110 Micro e Pequenas Empresas focadas no desenvolvimento de software. 2) Ambiente É possível constatar,

Leia mais

Módulo Imobiliária. Proposta comercial

Módulo Imobiliária. Proposta comercial Módulo Imobiliária Proposta comercial Data: 24/10/2012 Página 1/6 Índice 1 Apresentação... 3 2 O Projeto... 3 3 Desenvolvimento do projeto... 4 4 Âmbito de intervenção do cliente... 4 5 Compromissos da

Leia mais

Anexo I Formulário para Proposta

Anexo I Formulário para Proposta PLATAFORMA CGI.br Solicitação de Propostas SP Anexo I Formulário para Proposta Data: 05/07/2013 Versão: 1.1 Plataforma CGI.br Solicitação de Propostas - SP Anexo I Formulário para Proposta 1. Estrutura

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO 1 - Descrição do Plano de Gerenciamento detempo (PMBOK) O gerenciamento de tempo do projeto inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo.

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1

PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1 PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 13 Índice 1. FLUXO DO PPS - PROCESSO DE PROPOSTA DE SOLUÇÃO... 3 2. SOBRE ESTE DOCUMENTO... 4 2.1 GUIA DE UTILIZAÇÃO...

Leia mais

Manual dos Serviços de Interoperabilidade

Manual dos Serviços de Interoperabilidade MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Manual dos Serviços de Interoperabilidade Sumário Lista de Figuras...3 Lista de Tabelas...4 Introdução...5

Leia mais

PLANO DE GERANCIAMENTO DO RELEASE Release: 515.05

PLANO DE GERANCIAMENTO DO RELEASE Release: 515.05 Release: 515.05 Versão Data Descrição da Versão Autor 1.0 28/02/15 Versão inicial dos Produtos PRONIM Roberto Bonanomi 1.1 18/03/15 Atualizado Riscos, texto abaixo das entregas do GP e Correção data de

Leia mais

Proposta de Especificação do Software. Codificar Sistemas Tecnológicos. Site Institucional GRUPO POLYMAC-DINOX. Autor: Equipe Codificar

Proposta de Especificação do Software. Codificar Sistemas Tecnológicos. Site Institucional GRUPO POLYMAC-DINOX. Autor: Equipe Codificar Site Institucional GRUPO POLYMAC-DINOX Autor: Equipe Codificar Belo Horizonte MG Junho de 2008 Proposta de Especificação do Software Sumário Proposta de Especificação do Software...2 1. Objetivo...3 2.

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Versão do Documento: 1.1 Histórico de Revisão Data Versão do Documento Descrição Autor 18/03/2011 1.0 Montar o Termo de Abertura.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Dicionário da EAP - Software FarmaInfor

Dicionário da EAP - Software FarmaInfor Software FarmaInfor 1.Gerenciamento 2.Iniciação 3.Elaboração 4. Desenvolvimento 5.Trenferência 6. Finalização 6.1 Assinatura 1.1 Montar Equipe 2.1 Levantar Requisitos 3.1 Definir Módulos 4.1 Codificar

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Fundada em 2005, a Cedro tem como objetivo transformar o mundo através de pessoas e tecnologias, com atuação global e sustentável.

Fundada em 2005, a Cedro tem como objetivo transformar o mundo através de pessoas e tecnologias, com atuação global e sustentável. Resumo Executivo Fundada em 2005, a Cedro tem como objetivo transformar o mundo através de pessoas e tecnologias, com atuação global e sustentável. Hoje a Cedro conta com mais de 100 Cedrenses (como são

Leia mais

Cargo Função Superior CBO. Tarefas / Responsabilidades T/R Como Faz

Cargo Função Superior CBO. Tarefas / Responsabilidades T/R Como Faz Especificação de FUNÇÃO Função: Analista Desenvolvedor Código: Cargo Função Superior CBO Analista de Informática Gerente de Projeto Missão da Função - Levantar e prover soluções para atender as necessidades

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0>

Nome da Empresa. <Nome do Projeto> Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0> Nome da Empresa Plano de Desenvolvimento de Software Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 2/7 Índice Analítico 1. Objetivo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

Palavras-chave: i3geo, gvsig, Mapserver, integração, plugin. Contato: edmar.moretti@terra.com.br ou edmar.moretti@gmail.com

Palavras-chave: i3geo, gvsig, Mapserver, integração, plugin. Contato: edmar.moretti@terra.com.br ou edmar.moretti@gmail.com III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvsig Artigo: Integração do software i3geo com o gvsig Autor: Edmar Moretti Resumo: O i3geo é um software para a criação de mapas interativos para internet qu

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ MPCM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO 1 / 5 ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS 1. CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Cargo 01 Técnico em Administração Realizar atividades que envolvam a aplicação das

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 2011 1 1. APRESENTAÇÃO No momento de sua concepção não haviam informações detalhadas e organizadas sobre os serviços de Tecnologia da

Leia mais

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo de Parceria GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo Proposto Fábrica Código Fonte (correção / Evolução) Documentação, casos de uso e testes Treinamento / Capacitação ao

Leia mais

Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009. termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO:

Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009. termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO: Ref: Edital da Concorrência nº. 01/2009 Empresa interessada no certame solicitou PEDIDO DE ESCLLARECI IMENTTO,, aos termos do edital, pelas razões a seguir: 1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO: 1) Com relação

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres

Tópicos de Ambiente Web. Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Tópicos de Ambiente Web Modulo 2 Processo de desenvolvimento de um site Professora: Sheila Cáceres Roteiro Motivação Desenvolvimento de um site Etapas no desenvolvimento de software (software:site) Analise

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Proposta Técnica. Desenvolvimento de software QUICKSITE

Proposta Técnica. Desenvolvimento de software QUICKSITE Proposta Técnica Desenvolvimento de software CONTEÚDO Resumo Executivo...3 1.1 Duração e Datas Especiais... 3 1.2 Fatores Críticos de Sucesso... 3 A Hi Level...3 Solução Proposta...4 1.3 Escopo... 4 1.4

Leia mais

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura OEI/TOR/MEC/DTI nº 003/2009 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Projeto: OEI/BRA/09/004

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS)

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Definição Geral: Disciplina de Compiladores Prof. Jorge Bidarra (UNIOESTE) A especificação de requisitos tem como objetivo

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Institui a Política de Gerenciamento de Serviços de TI no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. Região. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº xxxxxxx Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA Nº xxxxxxx Contrato por Produto Nacional Os presentes TERMOS são objetos do edital 002/2012 código: 002/2012/11. O consultor selecionado para o código desejado, será associado a um dos termos de referência conforme as necessidades da Agência

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC

Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC O CTIC/UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará define neste documento sua Política Organizacional

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 052/2010 Data: 19/11/2010 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de tecnologia

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado;

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado; ANEXO 11 O CMS PROCERGS Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará uma ferramenta CMS (Content Management Systems ou Sistema de Gestão de Conteúdo)

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

URL amigável e otimização mínima para os mecanismos de busca. O sistema é integrado ao Google Analytics para auxiliar a medição do número de acessos.

URL amigável e otimização mínima para os mecanismos de busca. O sistema é integrado ao Google Analytics para auxiliar a medição do número de acessos. 1 - A AGÊNCIA Fundada em 1999, a Link e Cérebro é uma empresa 100% nacional sediada em São Paulo SP. Nossa missão é aproximar nossos clientes do seu público alvo através da internet. O corpo técnico conta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA Art. 1º. A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação SETIC é um Órgão Suplementar Superior

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA 1. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA 1. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR DA CONTRATAÇÃO 1. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aquisição de sistema de monitoramento por câmeras para todo o IFRO 2. DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Plano de Gerenciamento do Projeto. Coletando Requisitos. Declarando

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS CICLO DE VIDA DE PROJETOS (viabilidade até a entrega / iniciação ao encerramento) RELEVÂNCIA SOBRE AS AREAS DE CONHECIMENTO FATORES IMPACTANTES EM PROJETOS

Leia mais

Atendimento de Demandas CTIC

Atendimento de Demandas CTIC Fluxo de Atendimento de Demandas - CTIC Atendimento de Demandas CTIC Coordenação de Sistemas Fluxo de Atendimento de Demandas - CTIC Público Alvo: Áreas Usuárias dos Sistemas da UFOPA e Equipe de Coordenação

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL FELIPPE COUTINHO À INTERUNESP Rodholfo Bottuta / Murilo Araraquara, 19 de agosto de 2009 Prosseguindo nossos entendimentos estou formalizando a proposta de

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 CENTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 Anexo II 1 DO OBJETO 1.1 - Prestação de serviços de suporte técnico assistido

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Gerenciando Projeto de Website: Caso PMI AM

Gerenciando Projeto de Website: Caso PMI AM Gerenciando Projeto de Website: Caso PMI AM Diretor Comunicação PMI AM @rnatoborges WhatsApp 8271-3227 Maio/2015 OBJETIVO Apresentar o processo de realização do projeto de implementação de Website Informar

Leia mais

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola Questionamento 3 Pergunta 1: Conforme página 3 do TR existe a necessidade de cadastro em sistema de gestão documental informatizado, conforme requisitos abaixo listados: Ano Série Nome do Aluno Escola

Leia mais

Implantação NG ADM. Setor Implantação

Implantação NG ADM. Setor Implantação Implantação NG ADM Setor Implantação Este treinamento faz parte da Metodologia Geral de implantação ( Manual de serviços ) Tem o foco teórico É flexível e pode ser adaptada Ainda está em evolução Orientações

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Declaração de Escopo. Projeto PDTI Informações Gerenciais

Declaração de Escopo. Projeto PDTI Informações Gerenciais Declaração de Escopo Projeto PDTI Informações Gerenciais Maio/2008 PRESIDÊNCIA Belo Horizonte, MG 3 3 Revisão 2 após replanejamento do projeto Fátima Freiria 05/05/2008 2 2 Revisão 1 após contratação Consist

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

ATO Nº 91/2015/GP/TRT 19ª, DE 1º DE JUNHO DE 2015

ATO Nº 91/2015/GP/TRT 19ª, DE 1º DE JUNHO DE 2015 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA NONA REGIÃO ATO Nº 91/2015/GP/TRT 19ª, DE 1º DE JUNHO DE 2015 O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA

Leia mais

Orientações sobre o Novo Produto SACR Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Versão 1.0, 30/11/2009

Orientações sobre o Novo Produto SACR Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Versão 1.0, 30/11/2009 Orientações sobre o Novo Produto SACR Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco Versão 1.0, 30/11/2009 Sumário Objetivo Introdução Características do SACR Organização Questões Funcionais Infraestrutura

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Objetivo O objetivo do projeto é especificar o desenvolvimento de um software livre com a finalidade de automatizar a criação de WEBSITES através do armazenamento

Leia mais