A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA"

Transcrição

1 A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIRETORIA ADJUNTA DE AVALIAÇÃO EXTERNA - DAEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PRE SETEMBRO/2017

2 OBJETIVOS Apresentar o funcionamento da avaliação externa e os processos de Regulação e Supervisão do Ensino Superior e como tem sido a participação da CPA nestes processos; Indicar nas legislações e instrumentos de Avaliação do INEP/MEC o papel da CPA, na Avaliação de Cursos e na Avaliação Institucional; Dar retorno às CPAs de como foi a última Avaliação Institucional e como a mesma foi avaliada;

3 O QUE É AVALIAÇÃO EXTERNA? Quando falamos em Avaliação Externa, estamos nos referindo a Avaliação realizada pelo SINAES. Decreto 5773/2006 Art.1 3o A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES constituirá referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.

4 CRIAÇÃO DAS CPAS PELA LEI DO SINAES: Lei do Sinaes: /2004 "Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes: I constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;" II atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

5 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A Avaliação das Instituições de Educação Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

6 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES. Avaliação Externa Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades. Fonte: site do INEP

7 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Conforme Lei do Sinaes: /2004, que normatiza o processo de avaliação da educação superior: Art. 3 - A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes (...). 2 - Para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco.

8 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INEP VERSÃO JANEIRO DE 2014 EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL No Eixo 1, considera-se a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. O foco desse Eixo é a descrição e a identificação, por intermédio do documento Relato Institucional, dos principais elementos do processo avaliativo da IES em relação ao seu PDI, aos relatórios elaborados pela CPA e aos demais documentos institucionais avaliativos do período que constituiu o objeto de avaliação. O Relato Institucional deve ter como foco a evolução acadêmica da IES, e sua concepção e descrição encontram-se na página 2, item 4 desse instrumento.

9 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INEP VERSÃO JANEIRO DE 2014 Item 1.1 Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional. Nota 5 Quando a demonstração de evolução institucional contida no Relato Institucional é caracterizada como excelente em relação aos processos de Planejamento e Avaliação Institucional. Item 1.2. Projeto/processo de autoavaliação institucional: Nota 5 Quando o projeto/processo de autoavaliação institucional está previsto/implantado e atende de maneira excelente às necessidades institucionais, como instrumento de gestão e de ações acadêmico administrativas de melhoria institucional. Item 1.3 Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica Nota 5 Quando o processo de autoavaliação está previsto/implantado, com participação excelente da comunidade acadêmica.

10 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INEP VERSÃO JANEIRO DE 2014 Item 1.4 Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados Nota 5 Quando a divulgação das análises dos resultados do processo de autoavaliação institucional e das avaliações externas previstas/implantadas ocorre, de maneira excelente, para a comunidade acadêmica. Item 1.5 Elaboração do relatório de autoavaliação. Nota 5 Quando o relatório de autoavaliação apresenta resultados, análises, reflexões e proposições de forma excelente para subsidiar planejamento e ações.

11 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INEP VERSÃO JANEIRO DE 2014 Eixo 5 Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes. Item 5.6 Infraestrutura para CPA. Nota 5 Quando a infraestrutura destinada à CPA atende de maneira excelente às necessidades institucionais. Requisitos Legais e Normativos: 11. Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme o disposto na Lei N /2004, art. 11. A IES possui CPA prevista/implantada?

12 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO INEP VERSÃO AGOSTO DE 2015 "As ações decorrentes dos processos de avaliação, no âmbito do curso, deverão considerar o relatório de autoavaliação institucional elaborado pela CPA, além dos documentos supramencionados. É recomendável que a avaliação interna promovida pela CPA tenha integração com os cursos de graduação, no intuito de promover o aperfeiçoamento acadêmico."

13 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO INEP VERSÃO AGOSTO DE 2015 Conforme consta no formulário eletrônico de avaliação de curso: Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Item Ações decorrentes dos processos de avaliação do curso A comissão julgará: "Quando as ações acadêmico-administrativas, em decorrência das autoavaliações e das avaliações externas (avaliação de curso, ENADE, CPC e outras), no âmbito do curso, estão previstas/implantadas de maneira (3) suficiente, (4) muito bem ou (5) excelente." A CPA deverá estar bem articulada com o curso por meio de documentos que apresentem os instrumentos e dados obtidos nas autoavaliações, assim como as ações acadêmico-administrativas derivadas da análise dos resultados.

14 REUNIÃO COM AVALIADORES DO INEP/MEC A Reunião com a Comissão de Avaliação do INEP/MEC, ocorre em todas as Visitas in Loco do INEP/MEC de Atos Regulatórios, conforme as agendas encaminhadas pelos avaliadores: Reconhecimento de Curso, Renovação de Reconhecimento de Curso, Credenciamento EAD e Presencial da IES, Recredenciamento da IES.

15 REUNIÃO COM AVALIADORES DO INEP/MEC Por exemplo, na Portaria MEC 40/2007 está descrito que é a CPA que acompanha, investiga, se envolve nas ações necessárias e se responsabiliza quando: Art. 35-C Os cursos com CPC insatisfatório e as instituições com IGC insatisfatório em qualquer dos anos do ciclo deverão requerer renovação de reconhecimento ou recredenciamento, respectivamente, no prazo de até 30 (trinta) dias da publicação do indicador, na forma do art. 34, instruído com os seguintes documentos: plano de melhorias acadêmicas, contendo justificativa sobre eventuais deficiências que tenham dado causa ao indicador insatisfatório, bem como medidas capazes de produzir melhora efetiva do curso ou instituição, em prazo não superior a um ano, aprovado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, prevista no art. 11 da Lei n , de 14 de abril de 2004;

16 REUNIÃO COM AVALIADORES DO INEP/MEC No ato da avaliação in loco, os avaliadores deverão, via de regra, fazer perguntas cujas respostas lhes possibilitem responder alguns indicadores do instrumento e-mec. As perguntas variam conforme o rigor adotado pela comissão de avaliadores e conforme o ato regulatório do momento. Se for uma renovação de reconhecimento ou um protocolo de compromisso, o rigor é maior, dado que os avaliadores buscam avaliar os motivos pelos quais o curso se encontra com problemas. Assim, a CPA deverá se envolver sistematicamente no processo de recuperação do curso, por meio de diagnóstico que deverão ir além das ações da pesquisa periódica orientada pelo SINAES.

17 REUNIÃO COM AVALIADORES DO INEP/MEC Nesse sentido, os avaliadores, em reunião com os representantes da CPA, perguntarão: Periodicidade de submissão da avaliação à comunidade acadêmica; Se os alunos conhecem a CPA Porcentagem de adesão de alunos e docentes à avaliação Estratégias de sensibilização e adesão à avaliação institucional Formas de submissão e processamento dos dados Formas de divulgação dos resultados E, no âmbito do curso avaliado, perguntarão: A quem e como são repassados os resultados da avaliação pertinentes ao curso (É esperado que o coordenador do curso e o NDE os recebam, bem como se reúnam para discutir as fragilidades didáticopedagógicas diagnosticadas na avaliação interna verificadas nas atas) Planos de ação para melhoria do curso e contenção das fragilidades Resultados obtidos Percepções gerais

18 REUNIÃO COM AVALIADORES DO INEP/MEC Tudo o que for dito pela CPA serão verificadas em reunião com o NDE, colegiado de curso e com os alunos. Significa dizer que, se houver inconsistências entre a documentação apresentada pela CPA e as ações realizadas no âmbito do curso, ou ainda, se os avaliadores julgarem insuficientes as atividades da CPA em relação ao curso, farão o relato no instrumento e-mec. A comissão julgará os indicadores do formulário eletrônico com base nas percepções que fizer das reuniões realizadas no primeiro dia da avaliação.

19 PROTOCOLO DE COMPROMISSO: Previsto pelo Decreto 5.733/2004 e normatizado pelo Portaria MEC 40/2007, o Protocolo de Compromisso é uma medida para sanar as fragilidades do curso/ies detectadas pelos Avaliadores do INEP/MEC durante a Visita in Loco, que consideraram o curso com conceito insatisfatório. Portaria MEC 40/2007 Art. 36. Na hipótese de CC ou CI insatisfatório, exaurido o recurso cabível, em até 30 (trinta) dias da notificação deverá ser apresentado à Secretaria competente protocolo de compromisso, aprovado pela CPA da instituição, cuja execução deverá ter início imediatamente.

20 PROTOCOLO DE COMPROMISSO: Decreto 5773/2004 Art. 61. O protocolo de compromisso deverá conter: I - o diagnóstico objetivo das condições da instituição; II - os encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição com vistas à superação das dificuldades detectadas; III - a indicação expressa de metas a serem cumpridas e, quando couber, a caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes; IV - o prazo máximo para seu cumprimento; e V - a criação, por parte da instituição de educação superior, de comissão de acompanhamento do protocolo de compromisso.

21 PROTOCOLO DE COMPROMISSO: É obrigatória a participação de um membro da CPA na Comissão de Acompanhamento de Protocolo de Compromisso Art. 37. Ao final do prazo do protocolo de compromisso, deverá ser requerida reavaliação, acompanhada de relatório de cumprimento do protocolo de compromisso até o momento, ainda que parcial, aprovado pela CPA da instituição e do recolhimento da taxa respectiva (este último não se aplica às instituições federais, como é o nosso caso).

22 RELATÓRIO ANUAL DA CPA: Quando falamos do artigo 61D da Portaria MEC 40/2007, transcrita a seguir, pelo fato de que a CPA insere no e-mec, periodicamente, o relatório de auto-avaliação, é esperado que os avaliadores verifiquem se o que foi apensado está realmente acontecendo, no âmbito do curso que está sendo avaliado. Art. 61-D Será mantido no cadastro e-mec, junto ao registro da instituição, campo para inserção de relatório de auto-avaliação, validado pela CPA, a ser apresentado até o final de março de cada ano, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo..

23 ATUALIZAÇÃO DA CPA NO SISTEMA E-MEC A composição da CPA deve estar atualizadas no Sistema e-mec - sistema de acompanhamento do processos regulatórios - portanto solicitamos as portarias de cada câmpus com a composição da CPA, para que a PI possa atualizar as informações na página. O envio deve ser realizado para daex@ifsp.edu.br, com cópia para pi@ifsp.edu.br e cpa@ifsp.edu.br até o dia 20/10/2017.

24 COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AS VISITAS IN LOCO: Como tem sido a avaliação da Comissão do INEP? Quais os documentos avaliados/solicitados? Sentiu falta de algum documento? Depois da visita in loco você teve acesso ao Relatório de avaliação do curso? Foram implementadas mudanças após a visita in loco?

25 REFERÊNCIAS BRASIL. Lei no , de 14 de abril de Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, BRASIL. Decreto no 5.773, de 09 de maio de Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Brasília. DF: Presidência da República, Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, teve nova redação, foi consolidada e publicada no D.O.U em 29 de dezembro de 2010.

26 CPA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA Agradecemos a atenção. daex@ifsp.edu.br e pi@ifsp.edu.br Contato telefone - (11) ou 4567

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior/DAES/INEP FACCAT outubro 15 O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

Leia mais

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DESTAQUE: MARCOS REGULATÓRIOS Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria nº40/2007, consolidada dez, 2010 MEC CNE Cons. Nac. de Educação

Leia mais

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/2004 - Regulamenta os procedimentos

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Secretária: Prof.ª Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária: Prof. ª Ana Karin Nunes Secretaria de Avaliação Institucional SAI Novembro

Leia mais

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de 2011 Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Introdução O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional Avaliação Institucional Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 AVALIES - Avaliação das Instituições de Educação Superior centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 10861 de 5 20/02/2016 21:28 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Conversão da MPv nº 147, de 2003 Institui o Sistema Nacional de

Leia mais

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Prof. Drª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski DAES / INEP FÓRUM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS Goiânia, GO, Out/2016

Leia mais

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da regulação nas IES {relato de experiência} Profa. Dra. Marion Creutzberg PI/PUCRS Pra início de conversa... Procurador Educacional Institucional x Comissão

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE Prof. Nandi Lages, fevereiro de 2017 INFORMAÇÕES DO CURSO Ciência da Computação IFSC - Campus Lages Bacharelado

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004.

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004. FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004. Regulamenta os procedimentos de auto-avaliação da FCARP, conforme Lei Federal n. º 10.861, de 14 de abril

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE ACULDADE ARAGUAIA - 2014 2014 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A comissão Própria de Avaliação (CPA),

Leia mais

Comissão de Revisão dos Instrumentos

Comissão de Revisão dos Instrumentos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Abertura. Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira Pró-Reitoria Acadêmica

Abertura. Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira Pró-Reitoria Acadêmica Universidade Salgado de Oliveira Curso de Capacitação: As Práticas Acadêmicas e Administrativas: os desafios da inovação e da qualidade na Educação Superior Abertura Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira

Leia mais

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017.

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. Coord.: Mílvio da Silva Ribeiro Rep. Doc.: Lílian Pereira da Cunha Araújo Rep. Soc. Civil: Ezequiel Sousa Silveira Rep. Disc.: Hugo Deleon

Leia mais

Avaliação dos ciclos do SINAES

Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação da Ed. Superior no INEP - Implementar o Sinaes -Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; - Divulgar os resultados; -Realizar estudos para a melhoria

Leia mais

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES Abril/2015 A Importância da CPA no Planejamento Estratégico das IES

Leia mais

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de , Seção 1, página 12)

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de , Seção 1, página 12) PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de 12.07.2004, Seção 1, página 12) Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),

Leia mais

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES Sérgio R. K. Franco Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 181/2017-CONSEPE, de 14 de novembro de 2017. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. O

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional

Secretaria de Avaliação Institucional Secretaria de Avaliação Institucional A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, com status de Pró-Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor. A Comissão

Leia mais

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC Capítulo: Apresentação Avaliação Docente nos Processos MEC Janeiro, 2015 1 Capítulo: Apresentação Sumário I. Apresentação... 3 II. Avaliação... 4 1. ENADE... 4 2. Conceito Preliminar de Curso (CPC)...

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 147, DE 15 DE DEZEMBRO 2003. Institui o Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior e dispõe

Leia mais

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas

Leia mais

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas Constituição Federal CF 88 O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO LDB Lei 9.394/96 Art. 45 Art. 46 A educação superior será ministrada

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR INSTITUCIONAL- PI SURGIMENTO DO PROFISSIONAL PORTARIA 2.517 DE 22/11/2001 Estabelece que as IES devem responder, anualmente,

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Maria Izabel Vieira de Almeida 2017

PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Maria Izabel Vieira de Almeida 2017 PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Maria Izabel Vieira de Almeida 2017 INSTRUÇÃO DOS PROCESSOS DE RECREDENCIAMENTO RELATO INSTITUCIONAL Avaliado no eixo 1 Planejamento e Avaliação (novo

Leia mais

Avaliações Externas de Cursos - UFSM

Avaliações Externas de Cursos - UFSM Avaliações Externas de Cursos - UFSM 2º semestre de 2015 e Ano 2016 Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional COPLAI / PROPLAN Equipe Técnica: Douglas F. de Almeida, Luise M. Cunha e Marcia

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO ALBUQUERQUE, Rosa 1 NEGREIROS, Gláucia 2 VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques 3 Introdução No ano de 2004 o Governo Federal

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 1 de 5 11/04/2012 11:16 Presidência da República Nº 1284 - Terça feira, 18 de janeiro de 2011 Casa Civil - Portarias de 17 de janeiro de 2011 - Secretaria de Educação Superior - Portarias de nºs 158 a

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior NOTA TÉCNICA APLICAÇÃO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (CPC)

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

Faculdade do Vale do Rio Arinos

Faculdade do Vale do Rio Arinos REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Comissão Própria de Avaliação, adiante apenas CPA, prevista no art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de Novembro

Leia mais

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA AVALIAÇÃO Externa da UFRN - 2011 Comissão Própria de Avaliação / CPA 1 RELATório de avaliação da comissão inep-mec Ato Regulatório: Recredenciamento da Instituição Documentos de Referência: 1. Relatório

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Autonomia das IES; Programas de atenção a diversidade; participação e representação dos segmentos da comunidade educativa na tomada

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco FCHPE. O CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

Leia mais

Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade

Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade 01/05/2017 - Em Artigos Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 293, de 1º de maio de 2017 Ensinar exige rigorosidade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO-CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO BELEM-

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA 2014

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA 2014 PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA 2014 Goiânia - GO 1. INTRODUÇÃO A Avaliação Institucional Global da Faculdade Araguaia será um processo de controle e acompanhamento

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação

Leia mais

PDI e a Avaliação Institucional

PDI e a Avaliação Institucional PDI e a Avaliação Institucional Fluxograma 1 - Introdução 2 - Plano de Desenvolvimento Institucional 3 - Avaliação Institucional 4 - Referências Prof. Dr. Carlos Joel Franco Chefe DEFIS/ICEB/UFOP cjoelfra@iceb.ufop.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA CAPÍTULO I Da Identificação Art. 1º A, doravante denominada CPA, é uma comissão de representação acadêmica

Leia mais

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação.

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação. SIC 02/07 Belo Horizonte, 11 de janeiro de 2007. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de 2007. Ministro da Educação. EAD. PROCEDIMENTOS DE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO

Leia mais

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: ASPECTOS NORTEADORES

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: ASPECTOS NORTEADORES APRESENTAÇÃO Considerando a iminência do início da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPA para vigência no período de 2019-2023, apresentamos este documento norteador para este

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO Este documento visa orientar os gestores (Direção de Instituto, Coordenação de Campus, Direção de Faculdade/Coordenação

Leia mais

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS Carmen Luiza da Silva* Celso da Costa Frauches** O projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a Função da CPA neste contexto Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da CPA / PUCRS Papel da CPA na avaliação de cursos de graduação

Leia mais

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA GABINETE DA REITORIA COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA REITORIA PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO Nota

Leia mais

Projeto de Avaliação Institucional

Projeto de Avaliação Institucional A Comissão Própria de Avaliação da FAEL, instituída pela portaria n. 021/2018, tem como membros: PRESIDENTE DA CPA: Elizane Andrade da Silva - Professora REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE Maristela Cristina

Leia mais

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13)

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13) PORTARIA GR N o 150/2010 Regulamento Interno da Comissão Própria de Avaliação CPA O Reitor da Universidade Católica de Santos, no uso de suas atribuições legais, estatutárias, e na qualidade de Presidente

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Bibliotecas Universitárias e a Avaliação pelo MEC. Mírian Rocha Bibliotecária / Assessoria Educacional mqrocha@gmail.com (17) 8135-7993 PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 033/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 033/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 033/2010 1 NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e

Leia mais

Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação

Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação Requisitos do Instrumento de Avaliação de Cursos UNIGRANRIO Sede, 23/07/2015. SINAES A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES

PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES CAPACITAÇÃO 2018 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG PROGRAMAÇÃO 10h00 Abertura 10h15 Processos Regulatórios: Reconhecimento

Leia mais

A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani

A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani A importância dos resultados da CPA para a gestão Rogério Massaro Suriani Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP CPA Comissão

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais