Período: 1º Curso: Serviço Social Disciplina: FILOSOFIA (5279) Carga Horária: 60h EMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Período: 1º Curso: Serviço Social Disciplina: FILOSOFIA (5279) Carga Horária: 60h EMENTA"

Transcrição

1 1 Período: 1º Disciplina: FILOSOFIA (5279) Filosofia: origem e conceito. Noções introdutórias: problema, reflexão, crítica, ideologia, teoria e práxis. Homem e sociedade: dimensão antropológica, social e política. Compreender a importância e a necessidade da reflexão e do questionamento constante como pilares da compreensão e exercício da liberdade humana. Para tal, reconhecer a relevância da configuração do pensamento filosófico através dos tempos, buscando-se destacar questões tais como: o conhecimento, a verdade; a fundamentação dos argumentos lógicos; a reflexão sobre o poder, o Estado, as instituições sociais e as relações humanas.

2 2 Período: 1º Disciplina: FORMAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA (5467) Carga Horária: 30h As origens da República no Brasil e os aspectos da política, da economia e da sociedade republicana. Questões cruciais das relações entre capital e trabalho. A importância dos movimentos sociais e os aspectos da cultura no Brasil. Desafios para a sociedade brasileira no contexto de uma sociedade globalizada. Compreender o processo histórico de formação da sociedade brasileira, procurando entender a atual realidade sócio-econômica e política do Brasil, no contexto da globalização.

3 3 Período: 1º Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I () Introdução ao Serviço Social. O Serviço Social e seus espaços sociocupacionais. As entidades representativas da profissão (Conjunto CFESS/CRESS/ABEPSS/ENESSO). Os espaços de participação e deliberação da categoria (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e outros Fóruns/Encontros/Movimentos. Apresentação dos instrumentos normativos da profissão. Propiciar o conhecimento e aproximação da realidade profissional do Assistente Social na contemporaneidade.

4 4 Período: 1º Disciplina: TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA (6682) A documentação como método de estudo pessoal. Diretrizes para leitura e análise de textos científicos. Diretrizes para elaboração de seminários. Diretrizes para elaboração de monografia científica. Aplicar as técnicas e leitura de textos teóricos. Organizar os estudos de maneira eficiente, conferindo um padrão científico aos trabalhos acadêmicos.

5 5 Período: 1º Disciplina: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (7209) Aprimoramento das habilidades de leitura, oralidade e escrita. Ampliação do universo de leitura e escrita através do domínio dos diversos gêneros textuais. Aperfeiçoamento do domínio escrito e falado da língua portuguesa. Reconhecimento das intenções dos diversos textos e dos recursos utilizados pelos autores dos mesmos, bem como as relações entre língua, cultura e sociedade.

6 6 Período: 1º Disciplina: SEMINÁRIO TEMÁTICO I: QUESTÃO SOCIAL, URBANA E AGRÁRIA (7212) Carga Horária: 30h O processo de produção e reprodução das relações sociais capitalistas. Relações e contradições entre urbano e rural na sociedade capitalista. Questão urbana, questão agrária e Serviço Social: o debate profissional. Elucidar a relação contígua e dialética entre urbano e rural na sociedade capitalista. Possibilitar o conhecimento acerca das denominadas questão urbana e questão agrária na atualidade e o debate profissional do Serviço Social nesse âmbito.

7 7 Período: 2º Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II (3935) O desenvolvimento e ascensão do modo de produção capitalista e as particularidades da constituição e desenvolvimento da profissão na divisão social e técnica do trabalho. As condições sociais e históricas de desenvolvimento do Serviço Social como profissão, bem como suas bases teóricas e metodológicas. Pensamento conservador, questão social e Serviço Social. A influência européia de matriz confessional e a norte-americana no Serviço Social de caso e grupo. Compreender o surgimento do Serviço Social a partir do desenvolvimento do modo de produção capitalista na exponenciação da questão social. Refletir sobre as elaborações teórico-metodológicas que influenciaram o Serviço Social nas primeiras décadas do século XX.

8 8 Período: 2º Disciplina: SEMINÁRIO TEMÁTICO II (SERVIÇO SOCIAL) As diferentes interpretações sobre a economia capitalista. As fontes do pensamento de Marx e as principais categorias constitutivas da teoria crítica. Referencial teóricometodológico e trato da realidade social capitalista a partir de Marx. A aproximação do Serviço Social à tradição marxista. Compreender as diferentes interpretações da economia burguesa a partir das principais teorias econômicas. Evidenciar o antagonismo inerente ao processo de acumulação de capital, baseado na produção de mais-valia, no dinheiro e na mercadoria. Refletir sobre o método crítico-dialético e sua apropriação pelo Serviço Social. Apontar o antagonismo e a relação comum entre Serviço Social e a Teoria Social de Marx.

9 9 Período: 2º Disciplina: SOCIOLOGIA APLICADA (4957) Contexto histórico do surgimento da sociologia. A sociologia como ciência. Teorias sociológicas. As três matrizes da sociologia. Principais categorias de análise sociológica. Conhecimentos sociológicos enquanto instrumento de desvelamento da realidade social. A realidade brasileira e o exercício da cidadania. Identificar a contribuição dos clássicos da sociologia na constituição de um suporte teórico sobre a sociedade e no serviço social. Refletir sobre as características da sociedade, identificar estrutura e sujeito em Marx, Weber e Durkheim.

10 10 Período: 2º Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL (6168) Histórico da Psicologia Social. Bases epistemológicas e ideológicas das suas concepções. Recortes teórico-metodológicos críticos enfocando a construção social dos indivíduos. Categorias psicossociais e representações sociais, consciência e identidade. O comportamento social e interpessoal. Os processos de influenciação social.temáticas de interesse atual: influência social, relações íntimas, processos organizacionais. A psicologia social da mudança. Apresentar ao aluno os conteúdos básicos da psicologia social e problematizar temáticas relevantes no cotidiano profissional do serviço social fundamentadas nesses conhecimentos (construção social dos indivíduos, categorias psicossociais, representações sociais, consciência, identidade, comportamento social e interpessoal, influência social, psicologia social da mudança).

11 11 Período: 2º Disciplina: TEORIA POLÍTICA (7213) Carga Horária: 30h A Ciência Política: conceito e relação com outras disciplinas. Doutrinas Políticas e teorias justificativas do poder do Estado moderno: absolutismo, liberalismo, democracia e separação de poderes. Teóricos trabalhados: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. Compreender o processo de evolução das idéias e conceitos políticos ao longo da história, principalmente aqueles que fundamentam a modernidade. Analisar e compreender o conceito de Política a partir de sua origem grego-romana. Estudar a Política na Idade Média e a transição para a Idade Moderna. Analisar o contexto de formação e consolidação do Estado Moderno e do Absolutismo.

12 12 Período: 2º Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (7215) Características da economia brasileira contemporânea e sua relação com o sistema capitalista. As crises dos anos 80: recessão econômica e hiperinflação. Os diversos e efêmeros Planos Econômicos dos anos 80e início dos anos 90: Plano Cruzado (1986), Plano Bresser (1987), Plano Verão (1989) e Plano Collor (1990). O Plano Real e a estabilização da economia. As políticas socioeconômicas dos governos FHC ( ), Lula ( ) e Dilma (2011 até os dias atuais). Conjuntura econômica brasileira e internacional e suas implicações para o Serviço Social. Oferecer uma sinopse da economia brasileira a partir dos anos 80 até os dias atuais e da inserção desta no processo de globalização do capital, com suas implicações para o Serviço Social.

13 13 Período: 3º Disciplina: SEMINÁRIO TEMÁTICO III (SERVIÇO SOCIAL) (4187) Carga Horária: 30h Ementa: Apontar reflexões acerca das tradições intelectual, cultural, social, econômica e política no Brasil. Subsidiar reflexões acerca da construção da nação e do desenvolvimento do povo brasileiro. Propiciar um debate sobre alguns importantes intelectuais brasileiros que podem ser considerados clássicos em sua interpretação sobre o Brasil. Subsidiar a compreensão acerca da formação histórica, social, cultural, étnica, política e econômica no Brasil a partir dos principais intelectuais intérpretes do Brasil.

14 14 Período: 3º Disciplina: ANTROPOLOGIA CULTURAL (4187) Carga Horária: 30h A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da subjetividade. Imaginário, representações sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais com ênfase na realidade brasileira e suas particularidades regionais. Compreender o Imaginário, as representações sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais, com ênfase na realidade brasileira e suas particularidades regionais e locais. Questionar a atuação do Serviço Social frente às questões sociais destas particularidades.

15 15 Período: 3º Disciplina: INFORMÁTICA APLICADA (6593) Carga Horária: 45h Software aplicativo: sua utilização. Editor de textos e sua aplicação. Uso de planilha eletrônica na manipulação de dados estatísticos. Geração de apresentações eletrônicas. Tecnologia da informação: a informática e suas derivações do conhecimento. Possibilitar aos alunos no final do curso, serem capazes de manipular as ferramentas de software para a produção de textos e planilhas aplicadas a contextos estatísticos apresentações, bem como identificar a dimensão político-social das tecnologias da inteligência para a profissão de Serviço Social e contextualização no mundo do trabalho contemporâneo.

16 16 Período: 3º Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III (7216) O Serviço Social na América Latina e a influência norte-americana. O contexto de modernização e o desenvolvimento de comunidade. Introdução ao movimento de renovação do Serviço Social na América Latina. Oferecer uma análise e reflexão do processo de construção e desenvolvimento profissional na América Latina no contexto dos anos de 1940 a 1960.

17 17 Período: 3º Disciplina: ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL (7218) Particularidades do processo de desenvolvimento da acumulação capitalista, seus conceitos e os desdobramentos no processo de desigualdade social. O movimento do capital. A origem da questão social e seus rebatimentos na vida social dos sujeitos sociais. A particularidade do desenvolvimento capitalista na América Latina e no Brasil. A questão social na realidade brasileira. As manifestações da questão social em âmbito regional. Subsidiar a reflexão acerca do processo histórico e econômico decorrente dos padrões de dominação externa na América Latina e no Brasil. Apreender este processo de dominação a partir da acumulação do capital, enquanto exploração da classe trabalhadora e emersão da questão social, reconhecendo a particularidade brasileira.

18 18 Período: 3º Disciplina: DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL (7219) Carga Horária: 30h A cidadania como expressão dos direitos e garantias fundamentais no Brasil. A Constituição Federal, Legislação Previdenciária, LOAS Lei Orgânica da Assistência Social, Estatuto do Idoso; as legislações pertinentes de amparo ao portador de necessidades especiais, aos presos, à mulher, ao trabalhador. Proporcionar ao aluno os fundamentos jurídicos básicos para o exercício da profissão social, oferecendo-lhe noções teóricas de fundo constitucional, previdenciário, trabalhista e demais legislações de cunho assistencial.

19 19 Período: 3º Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA (7220) Estudo dos aspectos teóricos da estatística e a sua aplicabilidade no Serviço Social, favorecendo a gestão administrativa no campo social através da apuração, organização e apresentação dos dados; estudo das séries estatísticas e tipos de freqüência. Possibilitar que os alunos, ao final do curso, sejam capazes de compreender a estatística aplicada ao Serviço Social, favorecendo as organizações públicas e privadas em suas múltiplas ações de controle e acompanhamento social.

20 20 Período: 3º Disciplina: TRABALHO E SOCIABILIDADE (7222) A centralidade do trabalho na compreensão da vida em sociedade e a constituição do ser social. A categoria processo de trabalho e seus elementos constitutivos. A relação capital/trabalho. Transformações no mundo do trabalho e o controle da força de trabalho na sociedade capitalista. Trabalho assalariado e alienação. Práxis social. Resgate da discussão Luckacsiana em torno da ontologia do ser social. O trabalho no capitalismo contemporâneo. Discutir a centralidade do trabalho na constituição do ser social. Problematizar a análise marxista da sociedade e do processo produtivo. Introduzir o debate sobre o processo de trabalho. Fornecer elementos para a reflexão sobre as transformações no mundo do trabalho que conformam a sociedade burguesa.

21 21 Período: 4º Disciplina: FUNDAMENTOS DA POLÍTICA SOCIAL (4256) A constituição e desenvolvimento das políticas sociais na sociedade burguesa. Política Social e Estado Capitalista. Questão Social e política social. A realidade das políticas sociais nos países capitalistas centrais e periféricos. A particularidade da política social brasileira. As políticas sociais em contexto de retomada dos preceitos liberais: neoliberalismo. Efetuar o debate teórico sobre as políticas sociais no capitalismo tardio. Apreender o processo de constituição das políticas sociais na sociedade burguesa. Identificar a particularidade e o processo de constituição das políticas sociais no Brasil.

22 22 Período: 4º Disciplina: CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS (7208) Carga Horária: 30h Os Movimentos Sociais: sujeitos, projetos e espaços das lutas sociais. Movimentos de classe (sindical) e movimentos de libertação nacional. Os chamados Novos Movimentos Sociais (NMS): emergência, presença na América Latina e o projeto do Terceiro Setor no contexto neoliberal. O debate teórico dos NMS: o debate europeu e brasileiro. Conhecer e analisar criticamente as demandas sociais na contemporaneidade, enfatizando, numa interconexão com o debate do Estado e Classes Sociais, os Movimentos Sociais, suas trajetórias e transformações, considerando a articulação com a totalidade social e histórica.

23 23 Período: 4º Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV (7217) Análise crítica do Movimento de Reconceituação Brasileiro no contexto de gênese e crise da Autocracia Burguesa. As três direções constituintes da Reconceituação do Serviço Social brasileiro: Modernização Conservadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura. Gênese e principais conquistas da Reconceituação, influências teóricas, traços de continuidade e ruptura. A constituição da vertente crítica e contemporânea do Serviço Social. Propor o conhecimento e reflexão críticos acerca dos diversos elementos que constituem o Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, destacando: a) a crítica ao Serviço Social tradicional e à importação acrítica de modelos de intervenção, ao reformismo dos anos 1960; b) a emergência de um novo posicionamento da profissão frente à particular conjuntura da referida década e às bases teórico-metodológicas e ídeo-políticas que sustentavam a profissão, revelando a constituição da vertente crítica e contemporânea do Serviço Social e de seu atual Projeto Ético-Político.

24 24 Período: 4º Disciplina: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I (7224) Natureza, método e processo de construção de conhecimento: o debate teóricometodológico. A investigação como dimensão constitutiva do trabalho do Assistente Social e como subsídio para a produção do conhecimento. O planejamento de pesquisa no contexto da ação profissional. Compreender o processo de construção do conhecimento e a pesquisa como instrumento de análise da realidade social, identificando seus métodos e técnicas como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social.

25 25 Período: 4º Disciplina: ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL (7226) Ética: fundamentos sócio-históricos. O ser social, a ética capitalista e a ética emancipatória. Ética profissional e Serviço Social: a natureza da ética profissional e a trajetória ético-política do Serviço Social brasileiro. Os códigos de ética do Serviço Social e o conservadorismo na profissão. O projeto ético-político profissional: o Código de Ética profissional de 1993, a Lei de Regulamentação da Profissão e seus desdobramentos na ação profissional. Debate ético e desafios contemporâneos. Apresentar o debate histórico da ética. Refletir sobre a dimensão ética vinculada à sociabilidade oferecendo elementos para o debate da ética no serviço social e seus desdobramentos no exercício da profissão na contemporaneidade. Compreender o Código de Ética Profissional de 1993 e o projeto ético-político que orienta a profissão.

26 26 Período: 4º Disciplina: ESTADO E CLASSES SOCIAIS () Carga Horária: 45h A concepção de Estado e suas divergências conceituais. O Estado no quadro da mundialização do capital: funções e transformações. O debate sobre as classes sociais: apreensões teóricas. A relação Estado e sociedade e o processo de luta de classes. Estado e classes sociais na contemporaneidade. Oferecer subsídios à compreensão de Estado e classes sociais, direcionado à uma análise contemporânea, pertinente ao Serviço Social e ao Brasil, desses constitutivos da realidade social.

27 27 Período: 5º Disciplina: PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL I (5692) Concepção de Gestão Social enquanto gestão pública democrática de políticas sociais. Estado e Burocracia na dinâmica da gestão. Origem e desenvolvimento da administração pública brasileira. O projeto gerencialista para a gestão social: crítica e alternativas. As funções de direção e organização numa perspectiva democrática. Gestão pública e as organizações da sociedade civil: tendências e contra-tendências na formulação e execução de políticas sociais. Trabalhar a concepção de Gestão Social enquanto gestão pública democrática de políticas sociais, revelando o contexto de seus limites e possibilidades no marco do capitalismo, incluindo os elementos históricos que conformam a administração pública no caso brasileiro.

28 28 Período: 5º Disciplina: RELAÇÕES DE GÊNERO, GRUPOS SOCIAIS E RELAÇÕES DE CONVÍVIO (7221) Carga Horária: 30h A história do patriarcado e a constituição do poder masculino. As teorias sobre gênero. Relações de gênero no Brasil atual e expressões da questão social. O debate francês e sua influência nos estudos contemporâneos. As relações sociais de sexo. As implicações do debate ao Serviço Social. Desenvolver reflexões acerca da construção histórica das identidades de gênero e subsidiar uma análise contemporânea acerca das relações sociais de sexo, compreendendo-as no quadro das expressões da questão social.

29 29 Período: 5º Disciplina: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II (7225) Desenvolvimento da investigação em Serviço Social, trabalhando questões básicas da ação profissional: planejamento, execução e avaliação de projetos com enfoque em nível local e regional. Metodologias de pesquisa: instrumentos e técnicas de pesquisa social. A capacidade investigativa através da reflexão teórico prática do processo de pesquisa em Serviço Social, analisando criticamente as questões locais e regionais sem perder de vista a totalidade destas questões.

30 30 Período: 5º Disciplina: POLÍTICA DE SEGURIDADE I: SAÚDE (7228) A trajetória sócio-histórica da política de saúde no Brasil, ao longo do século XX. Reforma Sanitária e as conquistas da Seguridade Social. Sistema Único de Saúde (SUS): operacionalização e legislações específicas. A política de saúde no Brasil, pós Constituição de 1988: os novos projetos políticos em disputa, no contexto do receituário neoliberal. Possibilidades interventivas do Serviço Social, no âmbito da saúde. Apreender o processo de constituição da política de saúde no Brasil. Problematizar os desafios colocados ao processo de consolidação do Sistema Único de Saúde, no contexto das reformas neoliberais. Analisar as possibilidades de intervenção do assistente social no âmbito da saúde.

31 31 Período: 5º Disciplina: SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE (7229) O debate profissional nos anos 1980; a produção do conhecimento no serviço social na contemporaneidade; transformações societárias no contexto do capitalismo maduro e os impactos no serviço social; a Questão Social, suas novas expressões e seus impactos no trabalho do assistente social. A inserção do assistente social nos processos de trabalho: assalariamento, autonomia relativa, condições e meios de trabalho, demandas societárias e possibilidades de respostas profissionais. Compreender as transformações societárias e seus impactos na questão social bem como na organização dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social na contemporaneidade. Compreender a inserção do assistente social em processos de trabalho nos dias atuais, as demandas apresentadas à profissão e as possibilidades de respostas profissionais.

32 32 Período: 5º Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO- POLÍTICA SETORIAL I: FAMÍLIA (7230) A constituição histórica da família e o perfil contemporâneo. A intervenção do Estado junto à família a partir das políticas públicas: perspectivas históricas. A família como eixo das políticas sociais na atualidade. O trabalho do Assistente Social com famílias. Compreender e analisar a complexidade do campo da família, com vistas a intervenção por meio das políticas de proteção à família. Propiciar atividades extensionistas que abarquem a temática da família.

33 33 Período: 5º Disciplina: CONFLITOS ÉTNICOS E CULTURAIS (7246) Carga Horária: 30h Serviço Social e cultura. A questão da identidade e diversidade cultural. O mito da democracia racial. A formação étnica e cultural brasileira. Identidade cultural, mudanças sociais e tradição. Subjetividade e identidade cultural. A questão do negro no Brasil. O debate indígena na atualidade. Oferecer um quadro analítico das identidades culturais configuradas na sociedade brasileira e das condicionantes que põem ao exercício profissional.

34 34 Período: 6º Disciplina: PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL II (5971) Estratégias de planejamento e intervenção profissional. Gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais: orçamento, planejamento participativo e alternativas de gestão. Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais na área de políticas sociais. Assessoria, consultoria e supervisão de políticas, programas e projetos sociais. Apreender o processo de formulação, gestão, execução e avaliação de políticas, programas e projetos sociais nas esferas pública e privada.

35 35 Período: 6º Disciplina: INSTRUMENTALIDADE E SERVIÇO SOCIAL (6136) Teoria e prática no Materialismo Histórico-Dialético: a relação dialética entre Teoria e Prática e a práxis como categoria central. As dimensões teórico-metodológica, éticopolítica e técnico-operativa da prática profissional. Relação Teoria-Fim-Meio- Efetivação da prática. A posição dos fins e a busca dos meios na prática profissional do assistente social. Instrumentos e racionalidade emancipatória. Discutir a relação entre direção social, projeto profissional e aspectos interventivos do Serviço Social, com ênfase na unidade presente entre as dimensões teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa.

36 36 Período: 6º Disciplina: SERVIÇO SOCIAL E TERRITÓRIO (7231) Elos teóricos e históricos entre território e sociedade. A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Problemática da apropriação territorial e da sua relação profunda com a questão social contemporânea. Questão social e segregação espacial. Estimular a compreensão acerca dos complexos processos de territorialização, a conotação material e simbólica dos territórios e sua associação com as noções de poder e dominação, culminando na observação das diferentes formas de segregação espacial.

37 37 Período: 6º Disciplina: POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL II: ASSISTÊNCIA SOCIAL (7232) Histórico da Assistência Social no Brasil. A configuração da política de assistência social no Brasil e sua trajetória até os dias atuais. A operacionalização da política e suas orientações normativas. Os desafios postos pela política econômica atual na garantia do direito à assistência social. A inserção profissional do assistente social na política de assistência social. Compreender a trajetória histórica da assistência social no Brasil. Apreender a construção da política de assistência social no país e os desafios para a efetivação do direito à assistência social. Problematizar a inserção profissional na rede sócioassistencial.

38 38 Período: 6º Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO: POLÍTICA SETORIAL II: CRIANÇA E ADOLESCENTE (7234) Infância e juventude no Brasil. Histórico da política de atendimento à infância e juventude. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a doutrina da proteção integral. A política pública e os direitos da criança e do adolescente: limites, desafios e potencialidades. O Trabalho do assistente social na área da infância e juventude. Apresentar o histórico da política de atendimento à infância e juventude no Brasil. Conhecer e problematizar as principais questões relacionadas à situação da infância e juventude brasileira na contemporaneidade, com enfoque na garantia dos direitos fundamentais. Problematizar o trabalho do assistente social na área da infância e juventudade. Propiciar atividades extensionistas que abarquem a temática da infância e juventude.

39 39 Período: 6º Disciplina: VIOLÊNCIA, DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL (7238) Carga Horária: 30h Concepções de Direitos Humanos: Aspectos teóricos; Os impasses para sua garantia no Brasil. O debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos: Avanços e retrocessos. A questão da violência urbana na atualidade e o processo de agudização da luta de classes. O Serviço Social e a defesa dos Direitos Humanos em tempos de barbárie. Propiciar o conhecimento da problemática dos direitos humanos no Brasil contemporâneo e fomentar o debate acerca da agudização das formas de violência na atualidade.

40 40 Período: 6º Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (7250) Carga Horária: 150h Introdução aos elementos que constituem o exercício profissional. O processo de supervisão de estágio em Serviço Social e a compreensão dos instrumentos normativos que regem o estágio em Serviço Social. Desenvolvimento de atividade teórico-prática de estágio supervisionado nos espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social. Desenvolvimento de habilidades voltadas a análise institucional, caracterização da população usuária, compreensão das formas de organização da política social no enfrentamento das expressões cotidianas da questão social. Compreensão das demandas postas a profissão e as respostas apresentadas a estas. Analisar criticamente a inserção do Serviço Social nos espaços sócio-institucionais, compreendendo, como as requisições apresentadas a profissão são respondidas. Construir reflexões críticas sobre a experiência no campo de estágio e seus rebatimentos na formação profissional.

41 41 Período: 7º Disciplina: POLÍTICA DE SEGURIDADE III: PREVIDÊNCIA SOCIAL (7233) A trajetória da política previdenciária no Brasil. A Seguridade Social e a previdência social pós-constituição Federal de Os processos de contra-reforma do Estado brasileiro e os impactos na configuração da Previdência Social. no contexto de crise do capital. A inserção histórica do assistente social na política de previdência social e os desafios relacionados ao exercício profissional neste espaço de intervenção. Compreender a trajetória da política de previdência social no Brasil. Refletir sobre os impactos da contra-reforma do Estado brasileiro na política previdenciária. Problematizar a inserção do assistente social na política de previdência social ao longo da história e os desafios contemporâneos para a intervenção profissional.

42 42 Período: 7º Disciplina: GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS (7239) Carga Horária: h Estratégias de planejamento social na ação profissional do assistente social. Os elementos constitutivos do projeto de intervenção. Elaboração do projeto de intervenção profissional.

43 43 Período: 7º Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (7240) O trabalho de conclusão de curso como expressão do acúmulo teórico-investigativo propiciado pela investigação acadêmica. Elaborar o projeto de TCC a partir do método de investigação científica que possibilita a produção de conhecimentos e desvendamento da realidade social.

44 44 Período: 7º Disciplina: CONSELHOS: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL (7242) Os mecanismos de participação e controle na democracia representativa e na democracia participativa pós Constituição Federal de Os Conselhos de Direitos e de Políticas Setoriais, novo locus de exercício político. A inserção profissional do assistente social nos espaços conselhistas. Contextualizar os Conselhos de Direitos e Políticas no processo de descentralização das Políticas Setoriais, compreendendo-os como espaço para o exercício da gestão democrática e enquanto mecanismo de controle e participação social. O trabalho dos assistentes sociais nos conselhos de direitos e políticas públicas.

45 45 Período: 7º Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO: ANÁLISE INSTITUCIONAL (7243) O espaço institucional. Relações de poder e hegemonia nas instituições e suas relações com os usuários dos serviços, considerando a cultura política brasileira e as condições de vida e trabalho das classes subalternas. O Serviço Social no âmbito institucional, a correlação de forças e o impacto dessas no trabalho do assistente social. Problematizar as condições institucionais de intervenção do profissional de Serviço Social: Desafios e estratégias de enfrentamento.

46 46 Período: 7º Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (7252) Carga Horária: 150h Desenvolvimento de atitude investigativa do acadêmico de Serviço Social e de sua capacidade de compreensão da intervenção compatível com os diversos campos de atuação profissional, reconhecendo as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa que compõe a ação profissional. Compreensão das estratégias de aperfeiçoamento do exercício profissional com vistas a elaboração de um projeto de intervenção. Possibilitar a articulação das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnicooperativa a partir da experiência de estágio. Construir reflexões críticas a partir da aproximação com a intervenção profissional.

47 47 Período: 7º Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (7241) Carga Horária: 150h Desenvolvimento da pesquisa objetivando a produção de conhecimento a partir de temáticas que dialogam com o Serviço Social. Apresentação dos resultados da pesquisa em banca examinadora como instrumento de avaliação do trabalho. Desenvolver a pesquisa e produzir conhecimento de notória relevância para a formação em Serviço Social, tendo por lócus de avaliação o espaço da banca avaliadora.

48 48 Período: 8º Disciplina: SAÚDE MENTAL E SERVIÇO SOCIAL (7244) Histórico da Loucura no âmbito internacional e no Brasil. Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica Brasileira. A Política Nacional de Saúde Mental e a importância dos serviços substitutivos. O processo de trabalho do assistente social na Saúde Mental. Problematizar a assistência em Saúde Mental no âmbito internacional e no Brasil a partir de uma visão histórica. Conhecer o processo denominado de Reforma Psiquiátrica e o Movimento da Luta Antimanicomial. Problematizar a Política Nacional de Saúde Mental e o trabalho do assistente social neste espaço sócio-ocupacional.

49 49 Período: 8º Disciplina: MEIO - AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (7245) Carga Horária: 45h Capitalismo e destrutividade: produção e reprodução da questão ambiental. A propriedade privada e os fundamentos da Questão Ambiental. Capitalismo do século XXI: contradições sociais e ambientais. Questão Ambiental: principais alternativas adotadas pelo Estado e pelas classes sociais. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável: o estado da arte do debate sobre desenvolvimento sustentável relação desenvolvimento e crescimento, meio ambiente e sustentabilidade econômica. Pobreza e meio ambiente: a sustentabilidade social. Estimular a reflexão e o debate acerca da denominada questão ambiental no capitalismo, sua relação com as questões urbana e agrária, explorando as noções de sustentabilidade, crescimento, desenvolvimento e destrutividade. Introduzir as noções de sustentabilidade social e justiça ambiental como desafios na constituição de nova ordem social.

50 50 Período: 8º Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (7251) Carga Horária: 150h Desenvolvimento das habilidades concernentes ao exercício profissional e ao aprimoramento da capacidade crítica e propositiva do futuro profissional. Identificação das possibilidades de execução do projeto de intervenção e subsídios para avaliação do processo de estágio. Desenvolver as habilidades concernentes ao exercício profissional e o aprimoramento da capacidade crítica e propositiva do discente. Identificar possibilidades de execução do projeto de intervenção.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL EMENTA: A ação profissional do Serviço Social na atualidade, o espaço sócioocupacional e o reconhecimento dos elementos

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL. Disciplina: Metodologia Científica. Número de créditos: 04. Carga horária: 80

SERVIÇO SOCIAL. Disciplina: Metodologia Científica. Número de créditos: 04. Carga horária: 80 Disciplina: Metodologia Científica SERVIÇO SOCIAL Ementa: Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia Número âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O conhecimento e suas formas.

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL ÍNDICE Pensamento Social...2 Movimentos Sociais e Serviço Social...2 Fundamentos do Serviço Social I...2 Leitura e Interpretação de Textos...3 Metodologia Científica...3

Leia mais

Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007).

Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007). Anexo 1. Ementários de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social (2007). I. Disciplinas Obrigatórias SOCIOLOGIA CLÁSSICA Os paradigmas sociológicos clássicos (Marx, Weber, Durkheim).

Leia mais

Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22

Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22 Portaria Inep nº 249 de 10 de maio de 2013 Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, págs. 21 e 22 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O Nº 118/2012 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 14/08/2012. João Carlos Zanin, Secretário Aprova Alterações no Projeto

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DIRETRIZES CURRICULARES CURSO: SERVIÇO SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO Secretaria de Educação Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Superior Comissão de Especialistas de Ensino em Serviço Social DIRETRIZES CURRICULARES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 18/2006 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, Bacharelado,

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 Matriz Curricular SERVIÇO SOCIAL MATRIZ CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:27

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:27 7//1 19:7 Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Curso: 19 Serviço Social Currículo: 9/1 1 FIL.1.-9 Filosofia e Teoria do Conhecimento II Ementa: Correntes filosóficas que subsidiam as Ciências Sociais:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do Curso de Serviço Social O Projeto pedagógico do Curso de Serviço Social do Pólo Universitário de Rio das Ostras sua direção social, seus objetivos, suas diretrizes, princípios,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º A nova matriz será implantada a partir do 1 semestre do ano letivo de 2011.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º A nova matriz será implantada a partir do 1 semestre do ano letivo de 2011. RESOLUÇÃO CONSEPE 64/2010 ALTERA A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO, CAMPUS SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AM076- ANTROPOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CS013 CS013- ANTROPOLOGIA CAMPOS DA ANTROPOLOGIA. PROBLEMAS E CONCEITOS BÁSICOS: CULTURA, ETNOCENTRISMO, ALTERIDADE E RELATIVISMO. NOÇÕES DE MÉTODOS/PRÁTICAS

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF ANEXO 01 CURSO: Tecnólogo em e Social UFF SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor RODRIGUES, Camila Moreira (estágio II), e-mail:camila.rodrigues91@hotmail.com KUSDRA, Rosiele Guimarães (supervisora), e-mail:

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.264, DE 24 DE ABRIL DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.264, DE 24 DE ABRIL DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.264, DE 24 DE ABRIL DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Serviço

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

Serviço Social na Previdência Social INSS

Serviço Social na Previdência Social INSS Gerência Executiva do INSS em Cuiabá Seção de Saúde do Trabalhador SERVIÇO SOCIAL Serviço Social na Previdência Social INSS Maio/2015 1 Introdução O Serviço Social do INSS é um serviço previdenciário,

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL. Campus Regional de Ivaiporã. 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

SERVIÇO SOCIAL. Campus Regional de Ivaiporã. 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos SERVIÇO SOCIAL Campus Regional de Ivaiporã 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Serviço Social PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015

Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015 Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015 Sobre o trabalho social O trabalho social nos programas de, exercido pelo (a) assistente

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Serviço Social/Londrina, PR Ciências Sociais Aplicadas Ética e Serviço Social

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Serviço Social/Londrina, PR Ciências Sociais Aplicadas Ética e Serviço Social O materialismo-histórico dialético e o projeto ético-político do Serviço Social: algumas aproximações Emelin Caroline Tarantini Cremasco (PIBIC/CNPq-UEL), Olegna Souza Guedes (Orientadora), e-mail: olegnasg@gmail.com

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: DIREITO MISSÃO DO CURSO Desenvolver um ensino que propicie sólida formação ao aluno, constante aprimoramento docente e atualização curricular periódica.

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Código Nome da Disciplina C.H. A.SEM Específico Introdução ao Serviço Social I 68 04

Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Código Nome da Disciplina C.H. A.SEM Específico Introdução ao Serviço Social I 68 04 Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Introdução ao Serviço Social I 68 04 Oficina de Atividades Desportivas, Sociais e Culturais I 34 02 Seminário Temático: a questão da criança e do adolescente

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N 49/2005*

RESOLUÇÃO CEPE N 49/2005* RESOLUÇÃO CEPE N 49/2005* Ratifica o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social, em implantação a partir do ano letivo de 2002. CONSIDERANDO a Lei n.º 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 19/A

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 19/A 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 19/A QUESTÃO 16 O Capítulo II das Entidades de Atendimento ao Idoso, da Lei nº 10.741, de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, coloca no Parágrafo Único

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP)

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) OBRIGATÓRIAS (6 disciplinas de 60 h cada = 360 h) Estado, Sociedade e Administração Pública O Estado, elementos constitutivos, características

Leia mais

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional.

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. JUSTIFICATIVA Esporte Educacional & Projetos Sociais Esporte como meio de inclusão

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 119-COU/UNICENTRO, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. ALTERADA A NOMENCLATURA DESSE CURSO PARA LICENCIATURA EM PSICOLOGIA COMPLEMENTAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO Nº 182/2014-GR/UNICENTRO. Aprova o Projeto

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 18/2011

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 18/2011 RESOLUÇÃO CAS Nº 18/2011 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Missão A principal missão do Curso de Relações Internacionais é formar, a partir de pesquisa e desenvolvimento pedagógico próprios, mediante

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 7.PROJETO PEDAGÓGICO 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA EMENTA: Conceitos Fundamentais; Principais Escolas do Pensamento; Sistema Econômico; Noções de Microeconomia; Noções de Macroeconomia;

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos) 1. Unidades temáticas, conteúdos e objetivos/competências I O que é a Sociologia Unidades temáticas/conteúdos* 1. Sociologia e conhecimento sobre a realidade social 1.1. Ciências Sociais e Sociologia 1.2.

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria.

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. Matemática: Luiz Paulo Tavares Disciplinas em que atua: Administração Financeira Contabilidade Estatística Estatística Aplicada Formação de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Nome da disciplina: Introdução Ao Serviço Social Descrição: A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. Caracteriza os usuários, seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, e revoga a

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIE BA 2012 - ENSINO MÉDIO D01 (H) - Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na produção historiográfica. D02 (H) - Reconhecer o ofício do historiador como produtor do conhecimento histórico.

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 64/2011 Altera a Resolução nº. 57/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO ESTÁGIO DOCENTE Ato educativo supervisionado realizado no contexto do trabalho docente que objetiva a formação de educandos que estejam regularmente frequentando cursos e/ou programas de formação de professores

Leia mais

Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS EXCLUÍDOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS PROFESSOR: MARCUS ORIONE GONÇALVES CORREIA

Leia mais

Nas revistas nas quais as publicações são distribuídas em sessões (informes, entrevistas, etc.) foi pesquisada somente a sessão artigos.

Nas revistas nas quais as publicações são distribuídas em sessões (informes, entrevistas, etc.) foi pesquisada somente a sessão artigos. PESQUISA SOBRE ARTIGOS ACERCA DA TEMÁTICA MOVIMENTOS SOCIAIS, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E/OU PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PUBLICADOS NA REVISTA SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE ENTRE 1994 E 2011 (EDIÇÕES 45 A 108) Autor:

Leia mais

IX Conferência Nacional de Assistência Social. Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social

IX Conferência Nacional de Assistência Social. Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social IX Conferência Nacional de Assistência Social Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social Programação da conferência poderá incluir: 1. Momento de Abertura, que contará

Leia mais

IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL CONSERVADORES NÃO PASSARÃO, NÓS PASSARINHOS! 1 CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL CONSERVADORES NÃO PASSARÃO, NÓS PASSARINHOS! 1 CURSO DE SERVIÇO SOCIAL IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL CONSERVADORES NÃO PASSARÃO, NÓS PASSARINHOS! 1 CURSO DE SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS DE RIO DAS OSTRAS CHAMADA PÚBLICA MINICURSOS E OFICINAS 1. Apresentação

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM TURISMO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM TURISMO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS História da Cultura CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM TURISMO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 1º PERÍODO Repassar ao alunado a compreensão do fenômeno da cultura e sua relevância para

Leia mais

Domínio Adicional Antropologia da Arte e Cultura

Domínio Adicional Antropologia da Arte e Cultura Domínio Adicional Antropologia da Arte e Cultura Justificativa: O domínio adicional Antropologia da Arte e Cultura pretende proporcionar aos estudantes da PUC-Rio uma oportunidade de refletir sobre as

Leia mais

A Introdução dos Domínios Adicionais no Departamento de Ciências Sociais

A Introdução dos Domínios Adicionais no Departamento de Ciências Sociais A Introdução dos Domínios Adicionais no A implantação de Domínios Adicionais em diversos cursos de graduação da PUC-Rio tem como objetivo estimular a formação interdisciplinar, capacitando os estudantes

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Serviço Social 2011-2 A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROGRAMA PROJOVEM URBANO Alunos: VARGAS,

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

HELENA NAVARRO GIMENEZ

HELENA NAVARRO GIMENEZ HELENA NAVARRO GIMENEZ O ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO ESTADUAL DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL NESSE ESPAÇO DE ATUAÇÃO O presente artigo tem por objetivo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais