Produção de papel. Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produção de papel. Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA"

Transcrição

1 Produção de papel Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA

2 Matéria-prima Introdução O objectivo deste guia é proporcionar ao leitor uma perspectiva não só dos materiais utilizados na produção de papel, mas também dos processos utilizados numa moderna fábrica de papel que produz produtos de elevada qualidade tanto para impressão offset como para rotogravura. Matéria-prima Existem muitas espécies de árvores que podem ser utilizadas para a produção de produtos de papel. Contudo, neste guia, é principalmente a utilização de coníferas e de fibra recuperada de resíduos pós-consumo que será descrita nos processos de produção. Fibra fresca como material de origem A madeira proveniente de coníferas tem como benefício as fibras longas e fortes que ajudam a formar uma complexa malha entrecruzada na máquina de papel para produzir uma boa formação do papel. Na Europa e nos países nórdicos, são principalmente utilizados abetos e pinheiros uma vez que que as suas fibras têm inúmeras propriedades vantajosas par os processos de produção de papel. Fibra recuperada como material de origem Em áreas de elevada densidade populacional, como o Reino Unido e a Europa Central, faz sentido do ponto de vista económico e é simultaneamente uma boa prática ambiental, recorrer ao uso de fibra a partir de resíduos pós-consumo. O material recolhido é uma boa fonte de fibra e de minerais muito úteis. Estes materiais poderão ser exclusivamente usados para produzir novamente papel, ou para complementar fibra fresca na produção de papel de uma qualidade mais elevada. O Grupo SCA possui um bom equilíbrio na utilização de fibra recuperada e fresca. Todos os anos, utilizamos 4.4 milhões de toneladas de fibra reciclada e 4.2 milhões de toneladas de fibra fresca. Somos o maior transformador de fibra recuperada na Europa, com 1.6 milhões de toneladas de papel residual recolhido anualmente pela nossa organização.

3 Produção de celulose Produção de celulose a partir de fibra da floresta Os grandes toros na floresta são usados para madeira esquadriada. A indústria da celulose e do papel está a utilizar sobras de serrações, e ramos e partes superiores que sobram do desbaste. A madeira proveniente da floresta tem duas partes distintas. A parte interior, composta pela fibra de celulose útil, e a camada exterior de casca. A casca não tem qualidade para papel e é assim removida antes do processo de celulose ter lugar. A casca é um importante biocombustível. A madeira descascada poderá assim tomar uma variedade de caminhos para produzir celulose para a produção de papel. A produção mecânica de celulose poderá ser realizada a partir de diferentes métodos. Contudo, os métodos utilizam aproximadamente 98% do volume de madeira para produzir uma celulose com uma elevada opacidade. A produção química de celulose é realizada através da remoção de lignina da madeira. A lignina é o material que actua como agente de ligação das fibras na árvore em crescimento. Ao remover a lignina, a colheita do volume de madeira diminui para 50%, produzindo fibra com uma boa resistência mas com menor opacidade. Produção mecânica de celulose Colheita de 90-98% Os processos de produção de celulose Produção termo-mecânica de celulose Produção termo-química mecânica de celulose Colheita de 90-98% Colheita de 85-90% Produção química de celulose Processo pelo sulfato Colheita de 43-52% Um refinador PTMC produz cerca de 300 toneladas de celulose por dia. Produção mecânica de celulose pasta mecânica Trata-se do método de produção de celulose mais antigo, inventado por volta de Os toros descascados são pressionados contra uma mó rotativa que separa as fibras individuais por meio de uma acção de corte. É adicionada água para ajudar no processo e manter a mó fria sob uma intensa fricção dos toros pressionados contra a pedra. A celulose passa por finos crivos, e apenas as fibras individuais podem prosseguir. A celulose é igualmente limpa de materiais estranhos como areia e a brita fina. Pulp

4 Produção de celulose Produção mecânica de celulose: Produção termo-mecânica de celulose Neste método de produção, os toros são cortados em aparas. As aparas são lavadas para remover areias e brita fina que possam causar desgaste e rupturas no equipamento de processamento. As aparas são aquecidas a vapor para as amolecer e introduzidas no refinador por meio de água pressurizada. O refinador é composto por dois discos contra-rotativos, cada um com canais que radiam do ponto central para a extremidade exterior. Estes canais tornam-se mais estreitos à medida que se aproximam da extremidade exterior do disco. As aparas amolecidas são depois introduzidas no centro e por acção dos discos, partidas em fibras individuais assim que atingirem a extremidade dos discos. As fibras que não forem totalmente separadas são rejeitadas na fase da crivagem e enviadas para um refinador de rejeição para tratamento posterior. Refinador de disco singular. Produção química de celulose: também denominada de celulose Kraft Processo pelo sulfato Tal como na PTM, os toros descascados são cortados em aparas e lavados antes de passar para a fase de produção de celulose. As aparas são introduzidas num enorme tanque de cozedura, denominado de digestor. Os químicos são introduzidos que irão dissolver a lignina que liga as fibras, libertando-as umas das outras. O processo é apoiado por meio do aumento da temperatura no digestor cerca de ºC. A celulose é depois crivada para remover os feixes fibrosos que não foram separados, e posteriormente lavada para retirar quaisquer vestígios de químicos, areia e brita fina. Os químicos gastos são depois reciclados para posterior reutilização no processo. Um grande plano de um segmento. A SCA produz celulose kraft branqueada totalmente isenta de cloro (TCF) na fábrica de celulose de Östrand na Suécia. Cerca de metade da produção da fábrica é usada para produção própria da SCA de papel de publicação e produtos de higiene. A fábrica também produz celulose de forma termo-mecânica para produtos de higiene, embalagem e outros. Um digestor na fábrica de celulose da SCA em Östrand.

5 Branqueamento 1. Celulose após a cozedura. 2. Celulose após a crivagem. 3. Após a deslignificação de oxigénio. Branqueamento O branqueamento é um requisito absoluto para uma qualidade elevada. A celulose, produzida a partir de qualquer método de produção de celulose, apresenta de alguma forma uma certa aparência acastanhada. Toda a celulose poderá ser branqueada até atingir um brilho mais elevado. O branqueamento é um requisito absoluto para um papel de impressão de qualidade elevada, devido a uma melhor reprodução a cores. Embora o gás de cloro e o dióxido de cloro sejam extremamente eficazes no branqueamento de fibras de madeira, as preocupações ambientais corresponderam a uma remoção gradual destes químicos a partir do processo de branqueamento. Os compostos de cloro não poderão ser totalmente neutralizados por meio de uma unidade de tratamento de efluentes. Sendo assim, a água tratada descarregada nos rios ou no mar, contem ainda resíduos de compostos de cloro, por exemplo dioxina, que irá esgotar o oxigénio e destruir os habitats aquáticos. A celulose branqueada sem a utilização destes químicos é denominada de Totalmente Isenta de Cloro. Os químicos tipicamente utilizados no branqueamento são: Oxigénio (O 2 ), Ozono (O 3 ), Peróxido de Hidrogénio (H 2 O 2 ). Para a produção mecânica de celulose, o branqueamento por peróxido é o mais comum para níveis de brilho mais elevados. 4. Branqueamento com peróxido, passo 1. Todos os resíduos destes compostos poderão ser mais facilmente tratados na unidade de efluentes e a água da descarga final não tem efeitos nefastos na vida aquática. 5. Após branqueamento com ozono 6. Branqueamento com peróxido, passo 2. Na fábrica de celulose de Östrand, a produção tem sido isenta de cloro desde 1966 quando a antiga fábrica de branqueamento foi substituída por modernas infra-estruturas. Totalmente Isenta de Cloro (TCF) significa que não são utilizados químicos no branqueamento. Na SCA de Ortviken, o processo mecânico de produção de celulose é totalmente isento de cloro.

6 Fibras recuperadas Para produzir um produto de qualidade, os jornais e revistas recuperadas têm de ser frescas, limpas e secas. Produção de celulose a partir de fibra recuperada A recolha de jornais e revistas velhas, e as devoluções e excedentes de publicações formam a base da celulose produzida a partir de fibra recuperada. As recolhas exigem um significativo investimento para proporcionar pontos de recolha para reciclagem em localizações de fácil acesso para utilização pública. Estes localizam-se junto a recolhas comerciais dos editores e das empresas de impressão para proporcionar o volume de matéria-prima necessária para uma significativa contribuição para a produção de papel. A primeira fase da produção combina uma quantidade mensurável de jornais e revistas, uma solução detergente de ácido gordo, mais grandes volumes de água quente e rodá-los num grande tanque de produção de celulose. Esta acção anula as ligações entre as fibras e inicia o processo de remoção de tinta, libertando as ligações de tinta das fibras. Esta fase também separa a maior parte de material pesado indesejado que acompanha os jornais e as revistas. Estes incluem os agrafes de ligação, o material de publicidade que é colado em revistas, as caixas de CD, o plástico de embrulho e outros objectos estranhos. Outros objectos estranhos são retirados com materiais de limpeza centrífugos e por meio de crivagem da celulose. A Aylesford Newsprint no Reino Unido produz toneladas por ano de papel 100% reciclado, que corresponde a 1% da produção total mundial de cerca de 40 milhões de toneladas e 4% da produção Europeia de 9.2 milhões de toneladas por ano. No processo, são usadas todos os anos mais de toneladas de jornais e revistas recuperadas

7 Produção de papel Fábrica de destintagem em Aylesford. A celulose é agora limpa num processo de lavagem por fases, que remove de forma sistemática mais de 99% da tinta que adere às fibras. O sabonete de ácido gordo é introduzido num grande tanque contendo água quente e celulose suja. O detergente liberta a ligação de tinta das fibras. O ar comprimido passa da parte inferior do tanque para a superfície. Com isto, as bolhas de detergente produzidas atraem as partículas de tinta libertada. As bolhas, com a tinta agarrada, sobem para a superfície da água para formar uma espuma suja. Esta espuma é depois arrastada na água residual. Esta acção é repetida usando múltiplos tanques até que a celulose esteja completamente limpa. Poderá ser necessário proceder ao branqueamento da celulose para estabilizar o brilho até atingir um nível uniforme e consistente. Vida útil das fibras recuperadas A fibra fresca é constantemente solicitada para o processo de reciclagem uma vez que as fibras apenas podem ser recuperadas até ao limite máximo de sete vezes. Apenas cerca de 80% da fibra reciclada poderão ser recuperados no processo de destintagem. Uma reciclagem repetida gradualmente resulta em fibras mais pequenas e fracas que têm de eventualmente ser crivadas durante o processo de recuperação. Estas fibras gastas poderão posteriormente ser incineradas para produzir energia. A Aylesford Newsprint no Reino Unido produz publicações a partir de fibras 100% recuperadas.

8 Produção de papel A camada fibrosa Assim que a celulose atingir o brilho correcto, poderá ser adicionada tinta para estabilizar a sombra exacta. O olho humano é muito perspicaz no que diz respeito às diferenças de sombra. Dependendo do produto final, poderão ser introduzidos outros aditivos e materiais processuais na produção de papel. São adicionados grandes volumes de água antes de deslocar a camada fibrosa para o contentor. O contentor No contentor, a consistência da camada fibrosa é 99% de água e materiais processuais e 1% de fibra. Este volume de água é necessário para evitar a floculação. A floculação é a tendência das fibras para se ligarem. Se se permitir que isto aconteça, irá ocorrer uma fraca formação de folhas. Para ajudar a evitar a floculação, é criada uma turbulência no contentor. O contentor distribui um fluxo controlado mas inconsistente da camada fibrosa na próxima parte da máquina de papel para iniciar a formação de folhas de papel. O contentor da PM 1 da SCA em Ortviken. Fotografia da máquina de papel Fourdrinier, PM 1 SCA em Ortviken. Fourdrinier ou Máquina de Papel a Dois Fios A suspensão de celulose sai do contentor num fluxo controlado e consistente para o fio. O fio é uma matriz ou crivo com finos orifícios para permitir que a suspensão inicie o processo de drenagem e permita que as fibras sejam formadas num tapete entrecruzado. O fio corre aproximadamente na mesma velocidade quando o jacto flui na suspensão. É o chamado rácio jacto-fio, e determina a formação de fibras na camada entrecruzada e coesa, à medida que a água na suspensão começa a drenar. A maioria das fibras orienta-se na direcção da passagem no fio. O que produz papel com uma resistência maior na direcção da máquina, em comparação com a direcção transversal. Se o processo de drenagem for apenas apoiado na gravidade, a camada de papel resultante terá duas distintas superfícies. Para evitar a produção de papel com dois lados, um segundo fio atinge o topo da suspensão à medida que passa no fio inferior. O uso de lâminas de drenagem e de caixas de sucção permite a drenagem do lado superior da suspensão, igualando a distribuição de fibras finas e reduzindo o acabamento dupla-face. A secção de fio aumenta o conteúdo seco de 1% para 16-19%.

9 Produção de papel uoformer TQv Picture of a Gap-Former machine, PM 11 at SCA Graphic Laakirchen. Máquina de papel com formação de orifícios Um desenvolvimento mais moderno na tecnologia do papel abordou a produção de formadores de orifícios, utilizada em máquinas de papel de elevada velocidade. Esta tecnologia pega na suspensão da celulose a partir da caixa e injecta-a, por meio de bocais individuais na largura da máquina de papel, e directamente entre dois fios. O que permite que tenha lugar de forma simultânea a drenagem em ambos os sítios, produzindo uma estrutura mais uniforme na formação de folhas. DuoFormer TQv Num contentor formador de orifícios, a camada fibrosa é injectada entre os fios para iniciar a formação de folhas de papel. Num formador de orifícios, começa a formação de folhas e a drenagem, e imediatamente a camada fibrosa entra nos fios.

10 Produção de papel Fotografia da secção de pressão. Secção de Pressão Assim que a formação de folhas de papel estiver estabelecida, tem lugar mais uma remoção de água na secção de pressão da máquina de papel. A folha de papel, que ainda tem um elevado conteúdo de água, passa entre uma série de grandes rolos de aço que exercem uma compressão na folha para apertar outras quantidades de água. A rede de papel é segurada numa sanduíche de material absorvente à medida que passa entre os rolos de compressão em aço. O material de feltro, na forma de cintos contínuos, actua como papel mata-borrão para absorver a água, e as caixas de vácuo extraem a água dos feltros, antes de chegar à folha de papel na próxima rotação. No final da secção de pressão, o conteúdo seco aumentou para 40-50%. A folha de papel pode agora ser auto-apoiada. Uma pressão de sapato Voith consolida a formação da folha durante a drenagem.

11 Produção de papel Na secção de secagem, o papel é seco por cilindros em aço. Secção do Secador Para estabelecer o conteúdo final de humidade do papel, são removidas outras quantidades de água por meio de evaporação. A secção do secador é composta por uma série de cilindros aquecidos a vapor, nos quais a rede de papel passa. Os cilindros estão dispostos de forma a que a rede de papel entre em contacto primeiro com um lado do papel, e a outra assegure a drenagem. A rede de papel poderá ser apoiada durante esta fase ou poderá ser auto-apoiada, dependendo da concepção do equipamento. O apoio aumenta o contacto e a transferência de calor, bem como assegura um desempenho de elevada velocidade. O papel foi agora produzido para a correcta especificação e poderá enveredar por vários caminhos para posterior processamento. Para produtos para publicação, uma calandra poderá ser o que seja apenas necessário para produzir o produto final. Uma calandra é composta por vários rolos em aço que entram em contacto com cada lado do papel para amolecer as fibras superiores da superfície. Algumas calandras completam o processo com uma suave calandra. Uma calandra suave tem dois pares de rolos em aço. Um rolo em cada par é coberto com um plástico suave e cada par encontra-se disposto de forma a que ambos os lados do papel entrem em contacto com cada um dos rolos. O emparelhamento do rolo suave com um rolo rígido produz forças friccionais diferentes no papel e desenvolve um ligeiro efeito de brilho ao amolecer as fibras de papel. O papel que exige que mais processos para o produto final é enrolado numa bobina em aço para produzir bobinasmãe, também denominadas de tambores. Por fim, o conteúdo seco é de 90-95%, dependendo do tipo de produto produzido. A secção do secador atrás portas fechadas no PM 11 em Laakirchen.

12 Produção de papel Revestimento Para a produção de papel que exija uma elevada qualidade e brilho, bem como uma vida mais longa e uma superfície superior de impressão, poderá ser adicionada uma camada de revestimento ao papel base produzido na máquina de papel. A camada de revestimento é principalmente composta por caulino (Argila da China), carbonato de cálcio (CaCo 3 ). Os agentes de ligação são necessários para assegurar o material fino e em pó do caulino e o carbonato de cálcio adere ao papel base para formar uma camada coesa. Outros materiais, como abrilhantadores ópticos, podem também ser adicionados para aumentar a aparência do papel. Estes trabalhos por conversão de luz ultravioleta em espectro visível, adicionando uma aparência azul-branca ao papel. A aparência final do papel poderá ter um acabamento brilhante ou opaco, dependendo dos processos posteriores. Num revestidor com lâmina, a espessura de revestimento é regulada por meio de uma lâmina em aço que raspa o excesso de revestimento e a deposita. Máquina de Revestimento Na maior parte dos processos de produção de papel para publicação, o revestimento poderá ser aplicado numa de duas formas, ou numa combinação de dois métodos. O revestimento por filtro aplica uma espessura de volume regulado no papel base. A camada de revestimento segue os contornos do papel base, produzindo uma camada de espessura constante de revestimento. O revestimento por lâmina aplica uma espessura de revestimento do volume final pretendido. O revestimento em excesso é crivado do papel base por meio de uma lâmina, deixando uma camada suave de revestimento na superfície. Em ambos os métodos, primeiro um lado do papel é revestido e seco, e depois o segundo lado é trabalhado da mesma forma. A secagem é conseguida por meio de secadores por infravermelhos e por flutuação de ar, dependendo do fabricante do equipamento. Revestimento Revestimento Papel base Revestimento por filme. Papel base Revestimento por lâmina. A fábrica da SCA de Ortviken tem duas máquinas de papel LWC que produzem toneladas por ano de offset. Cerca de 25% do volume total é rotulado com uma certificação FSC. A marcação que corresponde a uma gestão responsável das florestas.

13 Laakirchen PM 11 - Janus Kalander Produção de papel Calandragem Para dar ao papel o seu acabamento final, o papel é calandrado. O trabalho de calandragem corresponde à correcção de quaisquer ligeiras anomalias na estrutura do papel e à adição de um acabamento final ao papel. Para o papel revestido, a calandragem procede a um polimento da superfície de revestimento para proporcionar uma suavidade e um acabamento brilhante à especificação exigida. Para papel SC (Supercalandrado), o mesmo caulino e carbonato de cálcio usados para o revestimento, são integrados com a celulose na fase de mistura (a camada fibrosa), antes da chegada ao contentor da máquina de papel. Durante a formação da folha de papel, estes minerais são distribuídos pela estrutura do papel, com uma maior quantidade a passar para as superfícies exteriores do papel. Estes minerais, com as fibras de papel na superfície do papel, são pasticidadas e orientadas para uma estrutura consolidada pela pressão e pelo calor. O resultado é uma superfície brilhante e uniforme, adequada para uma impressão offset e rotogravura. Na calandragem, a superfície brilhante é criada por meio de fricção entre os rolos suaves e rígidos. Calandras As calandras vêm em várias formas incluindo uma máquina de calandrar, conforme descrito anteriormente nesta brochura, calandras mais suaves e supercalandras. Em cada caso, elas executam tarefas como o acabamento da superfície do papel até à especificação final. As calandras são compostas por conjuntos de rolos em aço, entre os quais o papel passa. Os rolos aplicam calor e pressão no papel, que brilha ou procede ao polimento da superfície até ao nível de brilho exigido. Cada rolo alternado poderá ser coberto num material plástico mais suave que adiciona um efeito de polimento por meio de um diferencial de ligeira velocidade entre o rolo em aço e o rolo coberto por plástico. O calor por vapor que passou através do rolo em aço oco também ajuda no processo. O sistema de calandragem Janus na fábrica de SCA Graphic Laakirchen. A SCA Graphic em Laakirchen está a produzir toneladas de papel SC por ano, incluindo offset e rotogravura. A fábrica está situada no centro da Europa e poderá na maioria dos casos chegar aos seus clientes no espaço de 24 horas.

14 Produção de papel Corte em direcção longitudinal e enrolamento Após um controlo final do papel por meio de análises laboratoriais, o papel aceite passa no alvo até ao enrolador. Seja qual for o grau produzido, ainda se encontra na forma de uma bobina-mãe ou tambor. O papel agora tem de ser cortado e enrolado até atingir os requisitos do utilizador final. Programas de computador são usados para planear o corte da bobina-mãe, no sentido de maximizar o papel disponível, com perdas de papel mínimas a partir das extremidades da bobina. A bobina-mãe está localizada num lado do enrolador e os núcleos de cartão individuais do comprimento correcto encontram-se nos braços das estações receptoras. Quando as pontas do papel estão seguras aos núcleos de cartão, o papel é tensionado e as facas circulares cortam o papel quando a bobina-mãe desenrola e o papel se forma nos novos núcleos. Embrulhar & Rotular As bobinas têm agora o grau correcto de papel, em termos de largura, diâmetro e gramagem pretendida pelo cliente/utilizador final. Para proteger as bobinas na cadeia de transporte, estas são embrulhadas em papel à prova de humidade e rotuladas com a informação exigida para uma fácil identificação. As protecções finais interiores, o embrulho, as protecções finais exteriores e a rotulagem são efectuadas por meio de um sistema totalmente automatizado para completar as tarefas. As bobinas são agora movidas para uma estrutura de armazenamento ou directamente para o cliente. Controlo do Processo Em cada fase da produção de celulose e de papel, é levado a cabo um rígido controlo por meio de colaboradores altamente qualificados. Com conhecimento técnico, os sistemas de controlo informáticos e sofisticados monitorizam e ajustam os parâmetros críticos em cada fase dos processos de produção. Estes são apoiados por sistemas apoiados por laboratório como uma verificação dupla dos sistemas de controlo online nos processos de produção. Estes sistemas asseguram que o papel produzido cumpra de forma consistente as especificações técnicas em termos de grau e execute os mais elevados padrões em cada um dos processos de impressão designados no grau produzido.

15 Meio-ambiente Matéria-prima renovável - florestação Seja fresca ou recuperada, a fibra de madeira é a base para os produtos de papel. A fibra de madeira é um recurso renovável. É reciclável, e quando finalmente desgastada, poderá ser utilizada para a produção de energia. O produto residual, o dióxido de carbono, é reabsorvido pelas árvores em crescimento. Tratam-se de sistemas para a certificação de uma gestão florestal sustentável, como a PEFC e a FSC. A sua missão é conseguir uma florestação ambiental, socialmente benéfica e economicamente viável a nível mundial. The mark of responsible forestry Água e energia A água é utilizada para dissolver as matérias-primas utilizadas na produção de papel e os aditivos e químicos usados na produção. A água transporta as matérias-primas dissolvidas das fábricas nas quais foram produzidas para a máquina de papel A água é também utilizada para objectivos de arrefecimento ou sanitários. A água doce necessita de ser constantemente reduzida durante um longo período devido a razões de eficiência energética e a uma utilização mais cuidadosa. As águas residuais são tratadas em três passos; mecânico, biológico e químico. A utilização de energia é baseada, em grande escala, em biocombustíveis e é primeiramente uma combinação de produção de electricidade e calor. A mistura de fontes de energia varia de acordo com a localização de fábricas e dos produtos manufacturados. A electricidade é especialmente usada para produzir celulose mecânica e accionar motores/bombas. No processo TMP, cerca de 60% da energia eléctrica é recuperada como vapor de baixa pressão que é maioritariamente usado para secar o papel na máquina de papel. O calor é obtido a partir de várias fontes: a combustão de biocombustível, i.e. ramos e partes superiores de árvores, a combustão de gás natural por exemplo, muitas vezes em combinação de produção de electricidade e da recuperação de energia no processo mecânico de produção de celulose. A secção de secagem da máquina de papel é o maior consumidor de calor, na forma de vapor. Melhorando continuamente e desenvolvendo os processos de produção, a indústria de papel tem vindo a minimizar as emissões no ar e na água. A SCA é um dos maiores proprietários florestais privados da Europa com cerca de 2 milhões de hectares de floresta. No viveiro florestal da SCA na Suécia, 85 milhões de sementes são cultivados todos os anos para produzir novas florestas. Substituimos todas as árvores que cultivamos com três outras novas, ou por meio da regeneração ou plantação natural. As florestas suecas da SCA foram certificadas por meio do esquema FSC em Janeiro de Em cada árvore proveniente da floresta da SCA, é utilizado um total de 95%, tanto para produtos como para energia. Uma vez que a SCA detém serrações, fábricas de celulose e de papel, e produz biocombustível florestal, todos acabam por interagir no mesmo sistema eficaz. São usados não só todos os graus de madeira, como também todas as partes da árvore. Os processos de produção utilizados são eficazes. As perdas de madeira são mínimas. As aparas de madeira provenientes das serrações tornam-se matérias-primas para as fábricas de celulose, enquanto que os materiais lenhosos e as maravalhas são utilizados como combustível. Os produtos residuais das serrações, primeiramente os materiais lenhosos e as soluções líquidas, são igualmente transformados em combustível e responsáveis por uma elevada parte das exigências ao nível da energia da própria serração. A política ambiental da SCA é que a produção dos nossos produtos se processe de forma a que possa ocorrer a redução contínua do impacto ambiental. A conservação dos recursos irá ser o nosso princípio orientador. O nosso objectivo a longo prazo é ter processos fechados.

16 publicationpapers.sca.com Fotografia: Per-Anders Sjöquist. Ilustrações: Voith AG. Impressão: Tryckeribolaget, Abril FSC nr SGS-COC Tanto o papel como a impressora possuem certificação FSC.

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc.

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc. Ciclo de Vida Papel Há divergência quanto ao período de surgimento do papel, pois foi um processo que foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, porém há registros deste sendo utilizado primeiramente pelos

Leia mais

OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL

OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL FIBRAS PARA PAPEL INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL O que é polpação? O que é polpação? Polpação é o processo pelo qual a madeira é reduzida a uma massa fibrosa. Isto significa

Leia mais

Manuseamento de bobines

Manuseamento de bobines Manuseamento de bobines Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA Produtos de papel Produtos de papel As fábricas de papel de impressão da SCA produzem papel que contém madeira. Esta gama inclui papel

Leia mais

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA PORTUCEL SOPORCEL INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, o Grupo Portucel Soporcel é uma

Leia mais

Tork Papel de Remoção. benefício. propriedades do produto. descrição. Cor: Branco Formato: Rolo Alimentação Central Mini

Tork Papel de Remoção. benefício. propriedades do produto. descrição. Cor: Branco Formato: Rolo Alimentação Central Mini benefício Multiusos cobre a maioria das tarefas de remoção Ideal para remoção de vidro Adequado para remoção de mãos Certificado para contacto alimentar Tork Easy Handling, embalagem fácil de carregar,

Leia mais

THE SWEDISH DOCTOR BLADE

THE SWEDISH DOCTOR BLADE THE SWEDISH DOCTOR BLADE SOBRE A PRIMEBLADE A PrimeBlade Sweden AB é uma empresa fabricante e fornecedora global de lâminas doctorblade para impressoras flexográfica, rotogravura e offset. Juntamente com

Leia mais

Reciclagem do papel: como é feita e qual a sua importância?

Reciclagem do papel: como é feita e qual a sua importância? Reciclagem do papel: como é feita e qual a sua importância? Cristina Pereira Num anterior artigo falámos-lhe da história do papel. Hoje propomo-nos contar como é feito o aproveitamento de papel usado,

Leia mais

O PAPEL DE PORTUGAL NO MUNDO É MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINA.

O PAPEL DE PORTUGAL NO MUNDO É MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINA. O PAPEL DE PORTUGAL NO MUNDO É MAIS IMPORTANTE DO QUE IMAGINA. Mensagem da Administração Bem-vindos ao Complexo Industrial da Figueira da Foz do grupo Portucel Soporcel. É com muita satisfação que Vos

Leia mais

O FAN Press Screw Separator PSS

O FAN Press Screw Separator PSS O FAN Press Screw Separator PSS Os separadores PSS podem processar resíduos grossos com (20% de sólidos), bem como resíduos finos (abaixo de 0,1% de sólidos). A umidade dos sólidos separados pode ser ajustada

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

Produtos florestais certificados pela SCA

Produtos florestais certificados pela SCA Produtos florestais certificados pela SCA PE FC /05-33-132 Promoting Sustainable Forest Management www.pefc.org PORQUE QUE É QUE ME INTERESSA? A certificação florestal estabelece uma verdadeira ligação

Leia mais

O secador de mãos mais rápido e higiênico.

O secador de mãos mais rápido e higiênico. O secador de mãos mais rápido e higiênico. O problema com outros secadores de mãos O problema com toalhas de papel Eles são muito lentos. Isso é devido a seus motores. Eles não conseguem gerar fluxo de

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

Para que possam oferecer a protecção adequada os produtos deverão ser:

Para que possam oferecer a protecção adequada os produtos deverão ser: proteção facial Proteção Facial Porquê o uso de viseiras? As viseiras são concebidas para proteger os olhos e o rosto. A protecção pode ser conferida através de uma rede metálica de malha fina ou em material

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno

Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno A eficácia do processo de esterilização de um dispositivo médico é avaliada com base numa série de experiências e protocolos que

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais

Reviva & Brilhe. Acorde revitalizado e brilhe o dia todo com Restretto.

Reviva & Brilhe. Acorde revitalizado e brilhe o dia todo com Restretto. Reviva & Brilhe Restretto é o primeiro tecido ou malha para colchão de alta qualidade feito de S.Café, um fio especial feito a partir da borra de café*. A tecnologia S.Café P4DRY usa as características

Leia mais

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM 1 VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R S: consiste na aplicação dos seguintes princípios, por ordem de prioridade: REDUÇÃO da quantidade de resíduos produzidos e

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

CHAPA DE FIBRA. não é tudo igual. PROCURE O RINO.

CHAPA DE FIBRA. não é tudo igual. PROCURE O RINO. CHAPA DE FIBRA não é tudo igual. PROCURE O RINO. Madeira Ecológica Duratex O manejo ambiental é um diferencial para a Duratex, que adota as melhores práticas para alcançar alta produtividade com o mínimo

Leia mais

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido CLEARPOINT CLEARPOINT A Qualidade do Ar Comprimido CARACTERÍSTICAS Meio A filtração efetiva para ar e gases comprimidos e essencial para quase todas as aplicações industriais. A linha CLEARPOINT da BEKO

Leia mais

Sistemas de Lubrificação AutoJet

Sistemas de Lubrificação AutoJet Sistemas de Lubrificação AutoJet Sistemas de lubrificação AutoJet Sistemas de lubrificação oferece-lhe um método eficiente na aplicação de lubrificantes e líquidos anti-corrosivos. Em adição, moldes, estampagem,

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Eu, abaixo-assinado/a, declaro que a organização que represento solicita a sua admissão como Membro do Cluster Ambiental 2Bparks e

Leia mais

SKde. Papéis com carácter

SKde. Papéis com carácter SKde Papéis com carácter Líder Sustentável Natural Reciclagem Papel Inovação Espanha Europa Papéis com carácter Lde Líder Um grande grupo, líder nos seus mercados e orientado para a satisfação do cliente

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica.

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. GUILHOTINAS As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. Com um sistema de ferragens de elevado desempenho, a solução de janelas de guilhotina

Leia mais

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa)

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aymoré de Castro Alvim Filho Eng. Eletricista, Dr. Especialista em Regulação, SRG/ANEEL 10/02/2009 Cartagena de Indias, Colombia Caracterização

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A.

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. número de cuidado do cliente Como parte do programa de Cuidado do Cliente Rexair, cada Rainbow AquaMate recebe um

Leia mais

A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal

A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal Francisco Goes Aveiro, 20 de Março de 2014 CELPA, Associação da Indústria Papeleira Pomos o Futuro no Papel Índice 1. A CELPA 2. O eucaliptal nacional 3.

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais

USO DE BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA INDÚSTRIA DE CELULOSE

USO DE BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA INDÚSTRIA DE CELULOSE USO DE BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA INDÚSTRIA DE CELULOSE 1 Wanderlei David Pereira, 2 João Lages Neto 1 Gerente de Recuperação e Utilidades Fibria Unidade Aracruz. 2 Especialista de Meio

Leia mais

Extrusão de tubos, cabos e fios

Extrusão de tubos, cabos e fios Sistemas de marcação e codificação Extrusão de tubos, cabos e fios Conhecemos os desafios únicos que você enfrenta em suas linhas de produção Mais que qualquer outro setor, a produção de fios, cabos ou

Leia mais

Casas de Banho de Composto Orgânico

Casas de Banho de Composto Orgânico Casas de Banho de Composto Orgânico O que é uma casa de banho de composto orgânico e como construí-lo? Módulo para poupança de água e gestão descentralizada dos dejetos humanos Tamera, SolarVillage Valerio

Leia mais

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF Uma solução inovadora para as transmissões por correias É sabido

Leia mais

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Segunda 15 às 17h IC III sala 16 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Aula de hoje.. Tratamento Primário Coagulação/Floculação

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Pedro Miranda Soares Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Tal como todos os equipamentos mecânicos, o Ar Condicionado necessita da sua manutenção

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel. Cesar Leporini Filho

Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel. Cesar Leporini Filho Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel Cesar Leporini Filho 1. Sobre a Evonik Uso Eficiente de 2. Visão Geral do Setor de Celulose e Papel Recursos na Indústria 3. Avanços na base florestal

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO

DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO DESSO CARPETES EM PLACAS / EM ROLO LIMPEZA E MANUTENÇÃO 1. ANTES DA INSTALAÇÃO 1.1 Tratamento anti-manchas Um tratamento anti-manchas é um tratamento protetor resistente a manchas adicionado nas fibras

Leia mais

Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos.

Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos. 12.1 Objetivo Específico Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos. 12.2 Introdução A extração é uma técnica para purificação

Leia mais

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos

Bicos Automação Análise Técnica. Sistemas. Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Bicos Automação Análise Técnica Sistemas Guia de Tecnologia de Pulverização para Processos Farmacêuticos Revestimento de Comprimidos com Baixa Manutenção Os maiores desafios no revestimento de comprimidos

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

APRESENTAÇÃO HOUSE SHINE

APRESENTAÇÃO HOUSE SHINE APRESENTAÇÃO HOUSE SHINE É nosso objectivo prestar um serviço de exímia qualidade e satisfazer os nossos clientes, fazendoos desfrutar de uma casa limpa e cuidada por profissionais. Por isso as nossas

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

Construction. Sika Pyroplast HW-130. Com acabamento Sika Pyroplast HW-130 Top

Construction. Sika Pyroplast HW-130. Com acabamento Sika Pyroplast HW-130 Top Ficha de Produto Edição de julho de 2014 Nº de identificação: 06.315 Versão nº 1 Com acabamento Top Revestimento intumescente, dispersão aquosa, para madeira, para utilizações no interior Construction

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽 Regras Suplementares Grupos de Ensino Básico e Secundário Função operacional do dispositivo: Ser capaz de parar em posição pré-definida. Materiais: Não existe limitação a materiais excepto dispositivos

Leia mais

OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO do RAP e do RAM (*)

OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO do RAP e do RAM (*) 38 PARTE IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO do RAP e do RAM (*) 1. INTRODUÇÃO A reciclagem das camadas do pavimento pode ser executada na pista, ou em usina central ou fixa. Os processos de obtenção dos materiais

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE INDÍCE 1- Introdução/ Objectivos... 2- Análise Granulométrica... 2.1- Introdução e descrição dos ensaios... 2.2- Cálculos efectuados, resultados encontrados e observações... 2.3- Conclusão... 3- Ensaio

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL "PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, fundado em 1992, o CEMPRE se dedica à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

Leia mais

Limpeza de superfícies

Limpeza de superfícies Limpeza de superfícies Gama de produtos de limpeza neutros e potentes para uma limpeza profunda de casas de banho / instalações sanitárias e que proporcionam um acabamento com brilho. Uma empresa do GRUPO

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Introdução: Há 4 tipos básicos de impressoras utilizados normalmente em escritórios,

Leia mais

Peneira de Tambor Rotativo ROTAMAT Ro 2

Peneira de Tambor Rotativo ROTAMAT Ro 2 WASTE WATER Solutions Peneira de Tambor Rotativo ROTAMAT Ro 2 Peneira fina cilíndrica rotativa lavagem de resíduos integrada prensa de resíduos integrada proteção contra congelamentos (opcional) milhares

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXXI Trabalhos com segurança em telhados um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído

Leia mais

CDP. Desumidificação de ar para piscinas

CDP. Desumidificação de ar para piscinas CDP Desumidificação de ar para piscinas Desumidificação eficiente para ambientes agressivos Em piscinas, spas, zonas de chuveiros a ginásios onde a humidade relativa é elevada e as condensações podem reduzir

Leia mais

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos PROCESSOS VERDES Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos anteriormente, mas podemos iniciar o processo

Leia mais

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano Motores Térmicos 9º Semestre 5º ano 19 Sistema de Refrigeração - Tópicos Introdução Meios refrigerantes Tipos de Sistemas de Refrigeração Sistema de refrigeração a ar Sistema de refrigeração a água Anticongelantes

Leia mais

biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com

biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com A biomassa florestal As florestas portuguesas são constituídas por uma enorme variedade de espécies que apresentam poderes caloríficos

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Atlas Copco Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Uma gama de arrefecedores finais efectivos e de separadores de água em conformidade

Leia mais

www.nikkostirling.com

www.nikkostirling.com www.nikkostirling.com PT Anel de travamento Objectivo Ajuste de paralaxe Tubo da mira (luneta) Tampa do regulador Regulador de elevação Regulador da força do vento Ajuste da ampliação Iluminação Ocular

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS Material de estudo APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS 2010 Lívia F. Silva Mendes APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS Os robôs têm vindo a ser utilizados numa gama muito variada de aplicações industriais. As primeiras

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS NORMA EN 14351-1:2006 MANUAL LIMPEZA, UTILIZAÇÃO, MANUSEAMENTO E MANUTENÇÃO As janelas permitem iluminar e ventilar o interior dos espaços, protegendo

Leia mais

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo O principal objectivo do desenvolvimento dos compressores de parafuso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Relatório da Visita de Estudo à Central Termoeléctrica da CEM em Coloane Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Trabalho realizado por: António Sérgio Ribeiro, 10ºA, Nº3 Data: 19/03/2010

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

Lavagem e manutenção

Lavagem e manutenção Lavagem e manutenção Instruções: a. Recomenda-se, durante a lavagem, não friccionar fortemente e/ou escovar, a roupa sobre o tanque, essas práticas desgastam o tecido, afetando a uniformidade das cores.

Leia mais

Armário Outdoor com. Free Cooling ou Ar Condicionado. www.facemate.net

Armário Outdoor com. Free Cooling ou Ar Condicionado. www.facemate.net Armário Outdoor com Free Cooling ou Ar Condicionado NOTAS Os armários outdoor estão desenhados para instalação em ambientes de exterior sujeitos a condições de chuva, vento, calor ou radiação solar. O

Leia mais

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local.

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local. ANEXO I CONCEITOS E DEFINIÇÕES (A) Águas quentes sanitárias (AQS) é a água potável a temperatura superior a 35ºC utilizada para banhos, limpezas, cozinha e outros fins específicos, preparada em dispositivo

Leia mais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais A mais nova geração do 1919 siawood clássico estabelece novos padrões no lixamento

Leia mais

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Informação 8 de Fevereiro de 2011 Campanha institucional do grupo Portucel Soporcel arranca hoje O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Arranca hoje a nova campanha institucional

Leia mais

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos SECAGEM DE GRÃOS Disciplina: Armazenamento de Grãos 1. Introdução - grãos colhidos com teores elevados de umidade, para diminuir perdas:. permanecem menos tempo na lavoura;. ficam menos sujeitos ao ataque

Leia mais

Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais

Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais Introdução ao Tratamento de Resíduos Industriais Disciplina : Tratamento de Resíduos Professor : Jean Carlo Alanis Peneiras : Utilizadas para remoção de sólidos finos e/ou fibrosos; Possuem abertura de

Leia mais

Purificadores. Elite e Prestige. Purificadores Elite 200 I Elite 200 Elite 300 Prestige 120 Prestige 180. Elite 200 I.

Purificadores. Elite e Prestige. Purificadores Elite 200 I Elite 200 Elite 300 Prestige 120 Prestige 180. Elite 200 I. Elite e Prestige O problema da contaminação do ar em locais públicos como bares, restaurantes, cabeleireiros, salas de espera, etc. é cada vez mais preocupante. A resposta da MKC, é o seu filtro electrostático

Leia mais

Linha Amanco Biax. Amanco Biax. Linha. Soluções Amanco. Tripla Certificação. Soluções Amanco LINHA AMANCO BIAX. Soluções Amanco

Linha Amanco Biax. Amanco Biax. Linha. Soluções Amanco. Tripla Certificação. Soluções Amanco LINHA AMANCO BIAX. Soluções Amanco úde ualidade gurança 2007 :2008 LINHA AMANCO BIAX S O L U Ç Õ E S Tripla Certificação A Amanco Brasil é comprometida com a qualidade, sendo a única empresa fabricante de tubos e conexões do Brasil a ter

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Apresentação Este manual foi criado para fornecer importantes informações sobre o tratamento de piscinas e todos os processos envolvidos. Um guia que traz conceitos

Leia mais

Transporte e Armazenamento Bem Sucedido de Chapa de Aço Galvanizada

Transporte e Armazenamento Bem Sucedido de Chapa de Aço Galvanizada GalvInfo Center - Um programa do International Zinc Association 6. Uso de Chapa de Aço com Revestimento Metálico GalvInfoNote Transporte e Armazenamento Bem Sucedido de Chapa de Aço Galvanizada 6.1 Introdução

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração.

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração. Cartuchos de toner Suprimentos 1 Aviso: Não toque no rolo do cartucho de toner, localizado sob a tampa. Tampa Sua impressora utiliza quatro cartuchos de toner separados, um para cada cor: ciano, amarelo,

Leia mais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais Reciclagem das águas residuais ÁGUA A da água in situ (no local) oferece muitas oportunidades para racionalizar o consumo de água em nossas casas. Infelizmente, toda a água que utilizamos em casa e jardins

Leia mais

Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036

Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036 Dossier Técnico Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036 De acordo com a norma Ribeira de Eiras Edificio Golfinho Apartado 8178 3021-901 Coimbra PORTUGAL Tel.(s) +351 239 823 463 / 834 354 Fax +351 239 838

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais