PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS"

Transcrição

1 PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS Acessando Global -> Configuração Básica, temos: Assistente de Configuração A funcionalidade principal do Assistente é configurar as informações básicas para o bom desempenho do sistema, essas configurações são fundamentais para que a Central possa controlar financeiramente as lojas e para que seja possível unificar o processo de controle. O assistente de configuração do Practico Live! Gestor de Fluxo Financeiro possibilita a configuração e parametrização do sistema como: Conferência da estrutura das lojas do Grupo; Configuração das Administradoras e Produtos Eletrônicos; Configuração de taxas e prazos dos cartões de débito e crédito; Vinculação e Conferência das formas de pagamento utilizadas pelo Grupo. Siga passo a passo todas as orientações lendo e preenchendo todos os campos solicitados. O Assistente de Configuração é muito importante para a execução do Practico Live! Gestor de Fluxo Financeiro. O mesmo deverá ser configurado antes do primeiro acesso ao sistema.

2 Acessando o caminho para o Assistente de Configuração, clique no botão <Avançar>. O sistema irá processar todas as informações, e em seguida passa para o próximo passo. Validação das Lojas do Grupo Nesse campo será possível visualizar todas as lojas pertencentes ao grupo. Essa estrutura é importante para que o usuário possa confirmar se todas as lojas descritas na tela pertencem

3 ou não ao seu grupo. Se houver algum erro referente à estrutura entrar em contato com o Bematech antes de prosseguir. Cada loja da estrutura já citada receberá uma classificação conforme legenda. Nessa classificação podemos verificar se existe ou não alguma inconsistência. (*) Segue explicação dos campos da Legenda. Branco - Essa classificação será exibida quando a loja ainda não foi configurada no Assistente de Configuração do Practico Live! Gestor de Fluxo Financeiro. Laranja - Essa classificação será exibida quando a loja já está configurada no Assistente de Configuração do Practico Live! Gestor de Fluxo Financeiro. Vermelho - Essa classificação será exibida quando a loja não está configurada corretamente no Assistente de Configuração do Practico Live! Gestor de Fluxo Financeiro. Atenção: Caso seja identificada essa opção, entrar em contato com o Bematech. Para confirmar a estrutura do grupo, Clique na caixa de seleção: CONCORDO COM A ESTRUTURA DE LOJAS DO MEU GRUPO e clique em <Avançar>.

4 Configuração das Condições de Cartão Nesta tela temos três opções de configuração: Administradora e Produto eletrônico; Cartão de Crédito; Cartão de Débito. Depois de configurada a 1º opção serão habilitadas às próximas, conforme a seguir. Selecione a opção Configurar <Produtos Eletrônicos>.

5 Seleção de Cartões de Crédito e Débito Na tela abaixo podemos selecionar as Administradoras e Produtos Eletrônicos que serão disponibilizados para as lojas do grupo, Veja as explicações: Administradora: Nesta coluna temos as descrições de todas as administradoras que podem ser utilizadas pelo grupo de lojas. As Administradoras são empresas que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros, mas não concedem crédito direto aos seus clientes. Exemplo: Visanet, Redecard, American Express entre outros. Produto Eletrônico é o tipo de cartão que leva a marca da administradora, disponibilizando para os estabelecimentos a utilização do mesmo. Exemplo: Visa (cartão de crédito), Visa Electron (cartão de débito). O campo Todas possibilita escolher o produto eletrônico para todas as lojas do grupo.

6

7 Configuração de Cartões de Crédito e Débito Para configurar os cartões de crédito e débito que as lojas utilizam, basta clicar na linha correspondente a administradora e produto eletrônico para ativar a flag. Clique sobre as células para marcar as opções de Crédito utilizadas, por exemplo: - Administradora Visanet/Produto Eletrônico Visa; - Administradora: Amex/ Produto eletrônico: Sollo; Repita a operação para selecionar as opções de Débit, por exemplo: Administradora: Visanet/ Produto eletrônico: Visa Electron; Administradora: Redecard/ Produto eletrônico: Redeshop; As opções de crédito e débito selecionadas devem acordar com as bandeiras utilizadas pelo estabelecimento.

8 Após definir todos os produtos eletrônicos que as lojas irão utilizar, clique no botão <Ok>. A tela a seguir será exibida, já habilitando o próximo item a ser

9 configurado. Selecione a opção <Configurar Condições de Cartão de Crédito>. Configuração de parcelas e taxas para Cartões de Crédito Nesta tela é possível visualizar todos os cartões de créditos selecionados anteriormente de acordo com as lojas. É de extrema importância o preenchimento correto das taxas e prazos praticados pelas Administradoras de cartão, pois esta configuração influenciará no momento da conferência dos recebimentos de vendas, ou seja, o valor de venda recebido é sempre o valor líquido creditado em conta corrente do estabelecimento. Abaixo temos a tela de Configuração de Cartões com todas as opções a serem preenchidas:

10 O tipo de cartão (Débito ou Crédito), sua Administradora e a Unidade de Negócio que o pratica serão exibidos. Para inserir informações e qualquer uma das células abaixo clique sobre o campo desejado e digite a informação que deseja incluir. Número Máximo de Parcelas - É a quantidade máxima de parcelas que a loja poderá praticar para cada produto eletrônico, ou seja, é a quantidade máxima que o estabelecimento deseja autorizar. Neste campo, informaremos a quantidade de 2 parcelas para o cartão Amex. Digite a quantidade de parcelas 2 e tecle <Enter>>. O sistema solicitará a quantidade de dias entre cada uma das parcelas informadas. Informe o Intervalo de Dias entre as parcelas, ou seja, de quanto em quanto tempo ocorre o vencimento e clique no botão <Ok>. Exemplo: Se for realizada uma venda em duas parcelas: O intervalo de dias para receber o crédito da primeira seria em 30 dias e a segunda depois de 60 dias, neste caso o intervalo é de 30 em 30 dias. Clique no botão <Ok> para inserir a informação.

11 Taxa de Pagamento à Vista é o percentual acordado com a Administradora do cartão, que desconta sobre uma única parcela o valor correspondente. O vencimento dessa parcela se dá, normalmente, no prazo de 30 dias. Como exemplo digite o valor da taxa 2.50 ou utilize as setas da célula para selecionar o valor. Pressione a tecla <TAB> para passar ao campo seguinte: Taxa Pagto Parcelado (Administradora) é o percentual acordado com a Administradora do cartão, que desconta sobre cada parcela o valor correspondente e os vencimentos dessas parcelas ocorrem, normalmente, no intervalo de 30 em 30 dias. Atenção: O financiamento é feito pelo banco ou pela Administradora que emite o cartão. O portador pode pagar suas compras em prestações com juros, que são revertidos ao banco e a Administradora. Digite o valor da taxa 2.50 Pressione a tecla <TAB> para passar ao campo seguinte: Taxa Pagto Parcelado Lojista é o percentual acordado com a Administradora do cartão, que desconta sobre cada parcela o valor correspondente e os vencimentos dessas parcelas ocorrem, normalmente, no intervalo de 30 em 30 dias. Atenção: O Parcelamento Lojista é sem juros e pode ser oferecido pelo estabelecimento. É possível aplicar as mesmas configurações de Taxas e Parcelas de um cartão para

12 todos os outros sem inserir as informações novamente. Para isso, é necessário selecionar a linha do cartão cujas configurações serão distribuídas e utilizar o atalho no teclado, pressionando as teclas CRTL+P para realizar a operação de cópia. A tela acima de confirmação do Preenchimento Automático será exibida, clique no botão Sim para copiar as configurações da linha selecionada para as demais lojas. Através das opções: Expandir Todos e Contrair Todos é possível uma melhor visualização da tela. Ao iniciar a operação de configuração, as linhas estarão expandidas. Essa opção ainda auxilia na edição das informações de quantidade de parcelas e intervalo entre as mesmas. Selecionando uma das linhas referente a algum cartão e clicando em <Expandir Todos> as parcelas inseridas para o cartão em questão serão exibidas como mostramos abaixo: As linhas estarão abertas a edição e será possível alterar o número de dias entre cada parcela ou a quantidade das mesmas. Configuração de Cartão de Débito Após a configuração de todos os cartões de crédito, vamos visualizar como

13 configurar as condições de cartão de débito. Selecione a opção <Configurar Condições de Cartão de Débito>. Nesta tela é possível visualizar todos os cartões de débito selecionados anteriormente de acordo com as lojas. OBSERVAÇÃO: Quando o campo Configurar Taxas for exibido em azul significa que, para essa loja ainda não existe configuração de um determinado cartão. Quando o mesmo campo for exibido em vermelho significa que, para essa loja já existe uma configuração de cartão. Essa configuração poderá ser alterada no momento em que desejar. Selecione a opção <Configurar Taxas> da administradora Redecard/Produto eletrônico Maestro.

14 Nesta tela é possível definir regras para as taxas aplicadas pela Administradora do cartão de débito. - Intervalo de Dias - à vista (por exemplo: após 0 dias a administradora do cartão de débito descontará o valor e a taxa informadas). -valor (valor cobrado pela administradora por transação de vendas). -taxa (percentual praticado pela administradora do cartão de débito). Utilize as caixas de seleção para incluir valores nos campos. Como exemplo digite o Valor de 0,20 e em seguida clique no próximo campo. Intervalo de Dias - Pré-datado (por exemplo: após 30 dias a administradora do cartão de débito descontará o valor e as taxas informadas. Neste caso não serão mais válidas as taxas cobradas do valor á vista). Atenção: No caso do cartão de débito ser pré-datado e a administradora cobrar taxas diferentes, os campos: após dias, Valor e Taxa devem ser preenchidos corretamente. Se não houver mudança nas taxas, basta apenas preencher o campo: após dias, no caso do pré-datado.

15 Como exemplo, digite a Taxa de 2,00 e em seguida clique no botão <Ok> e clique no botão <Ok>. Repita a operação para todos os produtos eletrônicos de acordo com as taxas e valores praticados pelo estabelecimento. Após as configurações o link de Configurar Taxas passará de azul para vermelho. Ao terminar a configuração do primeiro produto eletrônico podemos copiar a configuração realizada e aplicála para todas as lojas, basta selecionar a linha configurada e utilizar a função CRTL+P já citada anteriormente. Mais uma vez será pedida confirmação do Preenchimento Automático. Clique em <Sim>.

16 As linhas restantes receberão as configurações. Clique em <OK> para finalizar o processo e confirmar as informações inseridas.

17 Após configurar as três opções, as mesmas devem estar marcadas com. Caso uma das opções esteja com, deve-se configurar corretamente para que seja possível continuar. Clique no botão <Avançar> para continuar. Vincular Produtos Eletrônicos Nesta etapa é feito o vínculo entre os produtos eletrônicos escolhidos

18 anteriormente e os finalizadores existentes no Practico. A seleção interfere no modo como as vendas são identificadas, daí a necessidade da atenção neste processo. Estas formas de pagamento serão utilizadas para a extração de relatórios e fechamentos de caixa no Practico, é essa ligação que permite a identificação das operações como Cartão de Crédito e Cartão de Débito. Para identificar esses tipos de operações, deixando-as mais específicas, através do Produto Eletrônico e não apenas pelo Tipo de Operação, podemos alterá-las e criar um vínculo com uma forma de pagamento específica. Assim, o cartão Visanet-Visa pode ser vinculado ao finalizador 18-Visa, para facilitar a conferência do Fechamento de caixa pelo Practico, e os cartões da administradora Redecard podem ser identificados individualmente em Dinners, Maestro etc. Esses vínculos são realizados através da tele abaixo. Clique sobre o produto eletrônico que deseja vincular. Como exemplo foi selecionado o cartão Visa. Em seguida selecione o finalizador que deseja vincular a este produto eletrônico clicando na coluna Finalizador Utilizado. Selecionamos o finalizador 06 -Visa Novo. Assim, todas as vendas a crédito com Visa serão identificadas dessa maneira.

19 Neste segundo exemplo selecionamos o produto eletrônico Redecard. Desta vez selecionaremos a opção CRIAR FINALIZADOR PROPRIO PARA ESTE CARTÃO.

20 Clique em <Avançar> e veremos como esta opção permite a criação de um novo finalizador. Categorização e Manutenção dos Finalizadores Criando um Finalizador Próprio para Cartão Ao selecionar a opção Criar Finalizador Próprio para Este Cartão realiza-se a configuração de um novo finalizador, específico para o produto eletrônico selecionado na tela anterior. As opções de configuração são as mesmas do Cadastro de Finalizadores da antiga retaguarda do Practico, e, a partir da atualização do software, será também o caminho para parametrizar os Finalizadores no Practico Live! Nesta Lista constam os finalizadores (1 Dinheiro, 2 Cheque, 3 Cheque Pré, etc.) que serão disponibilizados para todas as lojas, unificando o Cadastro de Finalizadores. Atenção: Antes de prosseguir, faça a conferência de todos os finalizadores apresentados.

21 O campo Ativo deverá estar habilitado para que a forma de pagamento selecionada seja exibida no PDV. Obs.: somente é possível inativar os finalizadores existentes na tecla F4. Exemplo: promissória, boleto, etc. Caso seja necessário criar outro finalizador, que não se encontre na lista já citada temos a opção de clicar no botão Novo e realizar essa operação. Continuando nosso exemplo, criaremos um finalizador específico para o Produto Eletrônico Credicard, da Administradora Redecard. Para isso, devemos selecioná-lo junto aos finalizadores no campo sinalizado em vermelho.

22 No campo Texto para a ECF informe o texto que identificará esse finalizador na impressora fiscal, é o mesmo que será utilizado para impressão do cupom, ou seja, é o texto que está registrado na memória da Impressora Fiscal, dizendo que a venda foi finalizada com o cartão de crédito Credicard da Administradora Redecard. Nos campos Opções Gerais definimos algumas características sobre o finalizador, por exemplo, se ele será visível no menu do PDV, se será solicitado o valor que será pago com o mesmo, se envolve transação com T.E. F, se permite troco, etc. Para finalizar a categorização de um novo finalizador com cartão de crédito, basta configurar as opções

23 Categorização e Manutenção dos Finalizadores Dinheiro Para configurar o finalizador 1 Dinheiro, selecionado na lista abaixo, basta indicar sua identificação na impressora fiscal no campo <Texto para ECF> como sendo DINHEIRO e repetir o mesmo texto no campo <Descrição>>. As Opções Gerais variam de acordo com o finalizador configurado. Para dinheiro utilizamos as opções abaixo:

24 Categorização e Manutenção dos Finalizadores Cheque Para categorização dos pagamentos com cheques, segue-se o mesmo procedimento, começando com a seleção do finalizador, neste caso 2 CHEQUE, preenchendo em seguida o texto do mesmo para a impressora fiscal e inserindo a Descrição que identificará o pagamento das compras como Cheque. As Opções Gerais empregadas no pagamento com Cheque são: Para este finalizador será necessário preencher as guias seguintes: Na guia Cheque os Finalizadores Cheque ou Cheque - pré podem ser

25 configurados, determinando se no PDV serão solicitadas informações sobre o cheque e se é permitido realizar pagamento com múltiplos cheques. Selecionando a opção: Planos Múltiplos Cheques e clicando em <Planos> podemos configurar a quantidade de parcelas em que a compra pode ser dividida e quanto da compra será paga em cada parcela. Por exemplo, uma compra de R$100,00 que poderá ser divida em 2 vezes, tendo 50% de seu valor total pago em cada parcela. Indique quantas parcelas serão aceitas e clique em <Recalcular Parcelas> para distribuir a fração para em cada parcela. A distribuição da porcentagem paga será feita de acordo com a quantidade de parcelas inseridas.

26 Clique em <OK>. Na guia Limites- Comissão Desconto, podemos especificar se a forma de pagamento em questão permite algum desconto, se ela afeta a comissão dos vendedores com algum tipo de redução e também se existe limite para sua utilização. Por exemplo: Pagamentos com cheque poderão ser feitos apenas para compras com valor acima de R$150,00, sem direito a troco e com um abatimento de 0,5% na comissão da vendedora, a fim de não incentivar o pagamento com cheques. Categorização e Manutenção dos Finalizadores Novo Finalizador Para criar novos finalizadores que diferem de todos os cartões e opções de forma de pagamento cadastradas até então, clique em <Novo>.

27 Depois de clicar em <Novo> deve-se informar um código que será atribuído ao novo finalizador cadastrado. Com exemplo foi usado o código de número 12. Clique em <OK>. O novo finalizador será incluso na lista de acordo com a posição numérica de seu código, no entanto, ainda não terá um nome definido.

28 Preencha o campo <Descrição>. Como exemplo foi utilizado o nome CHEQUE 30/60. Em seguida selecione o Texto para ECF deste finalizador. Como exemplo foi selecionado o texto CHEQUE PRE. A identificação dada ao finalizador será atualizada na lista. Para pagamentos com cheque pré preencha as Opções Gerais indicadas abaixo:

29 Como deve ser feito para finalizadores com Cheques, aqui também foi preenchida a guia Cheque onde foi classificado um Plano com Múltiplos Cheques, cujas parcelas tem 30 dias de intervalo entre si e em cada parcela é pago metade do valor total da venda. A fração das parcelas é calculada automaticamente através do botão. Caso esta forma de pagamento interfira na comissão dos vendedores, ou envolva descontos e possua limites, preencha a guia <Limite-Comissão-Desconto> conforme explicado anteriormente.

30 Para todas as configurações de finalizadores exemplificadas até então, processo de finalização é o mesmo. Após o preenchimento da guias (Opções Gerais, Cheque, Limites-Comissão-Desconto) pertinentes a forma de pagamento criada, clique em <Avançar>. Clique em <Concluir>.

31 Uma mensagem será exibida indicando o sucesso nas configurações e aplicação das mesmas no sistema. Clique em <OK> para finalizar.

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa O que é o Fechamento de Caixa? O Fechamento de Caixa consiste, basicamente, em separar e conferir todos os recebimentos que há nos caixas. Essa tarefa

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br FINANCEIRO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 14 ÍNDICE Receitas e Despesas... 3 Como Acessar... 3 Como

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op...

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op... Sumário PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6 Teclado Alfanumérico... 6 Status... 6 Link... 6 Pdv... 6 Op... 7 Visor... 7 Opções... 7 OS PRINCIPAIS BOTÕES PRESENTES

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Objetivo. Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado).

Objetivo. Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado). Sitef - Instalação Objetivo Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado). O que é Sitef? O SiTef (ou tef dedicado) é um conjunto

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Procedimentos para Utilização do SAVI

Procedimentos para Utilização do SAVI Procedimentos para Utilização do SAVI 1. Acessando o sistema Para acessar o sistema é necessário ter instalado em seu sistema o navegador Firefox. Uma vez que ele esteja disponível acesse o link: HTTP://

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

COMO EFETUAR UMA VENDA.

COMO EFETUAR UMA VENDA. COMO EFETUAR UMA VENDA. Há duas formas de iniciar o processo para efetuar uma venda: 1. Menu ESTOQUE > SAÍDA MERC/SERVIÇOS ou 2. Clicar no ícone: A seguinte tela será apresentada: Obs.: Por via de regra

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS LOJISTA ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando o Nome

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS CONTATO COMERCIAL ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Perfil - selecione o perfil de quem será o dono da festa. Categoria - descreva o tipo de festa. Exemplo: Casamento/Bodas

Perfil - selecione o perfil de quem será o dono da festa. Categoria - descreva o tipo de festa. Exemplo: Casamento/Bodas Passo a Passo - Minhas festas 1- Minhas Festas (1) 1.1. Criar Festas Clique no botão criar festa (2) 1.2. Cadastrar festa Preencha os campos abaixo (1): Perfil - selecione o perfil de quem será o dono

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Geração de movimento de Vale transporte Para que o sistema calcule o valor do vale transporte para o mês de referência é necessário

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

Objetivos. Página - 2

Objetivos. Página - 2 Índice Índice... 1 Objetivos... 2 Configurações... 3 Cadastro de Bancos... 3 Plano de Contas... 3 Conta Corrente... 4 Instruções Bancárias... 6 Portadores Bancários... 7 Cadastro de Clientes... 8 Boletos...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA PEDIDO DE COMPRAS Este manual tem como objetivo apresentar os passos necessários para inserir um pedido de compras no ERP-FURB. Com a implantação

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD Índice 1. EQUIPAMENTOS 3 2. INTRODUÇÃO AO SISTEMA TEF DEDICADO DIREÇÃO 5 3. REALIZANDO VENDAS 7 4. REALIZANDO VENDA COM REDES 5 9 5. VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS

Leia mais

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema Voxis... 4 3. Digitação de guia de SP/SADT... 5 3.1 Guia em Construção... 10 3.2 Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta.

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta. 1 Tutorial Tefmatic. Index: Cadastro de usuário no site Pag. 02 Cadastro de empresa parceira Pag. 04 Cadastro de clientes Pag. 05 Abertura de chamado técnico - Pag. 06 Impressão de boletos segunda via.

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS BRADESCO NO FINANCE 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pelo Bradesco... 3 Como gerar os arquivos de Remessa para o Banco pelo Finance... 14 Como enviar

Leia mais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Cadastros Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Cadastro de Grupos de Usuário... 3 Cadastro de Usuários... 4 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Empresas...

Leia mais

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/24 ÍNDICE Instruções

Leia mais

CERTIFICAÇÃO VISANET

CERTIFICAÇÃO VISANET CERTIFICAÇÃO VISANET PONTOS CRITICOS DE TRATAMENTO DE MENSAGENS E CAMPOS 1-Teste de comunicação: Verificar se o server está com as configurações corretas e se o client atende as especificações definidas

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Cadastro de solicitações com anexos

Cadastro de solicitações com anexos Cadastro de solicitações com O prestador poderá cadastrar as solicitações e incluir nas mesmas. Segue demonstrativo de cadastro de solicitações com anexo. Cadastro de solicitações com Acessar o site do

Leia mais

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço)

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) SuperStore Sistema para Gestão de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) REQUISITOS Requisitos são tópicos anteriores a serem observados antes de iniciar a utilização do módulo de Ordem de Serviço.

Leia mais

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Cartão Fidelidade Configuração Sistema (VOLPE)

Cartão Fidelidade Configuração Sistema (VOLPE) Cartão Fidelidade Configuração Sistema (VOLPE) Para configurar o sistema e utilizar a função Cartão Fidelidade, siga os passos abaixo, pois a falta de algum destes passos o sistema não utilizará de forma

Leia mais

DAP. 1. Pré-Faturamento automático...2 1.1 Filtros...4 1.2 Configurações...7 1.3 Finalizar...27

DAP. 1. Pré-Faturamento automático...2 1.1 Filtros...4 1.2 Configurações...7 1.3 Finalizar...27 DAP 1. Pré-Faturamento automático...2 1.1 Filtros...4 1.2 Configurações...7 1.3 Finalizar...27 1 1. Pré-Faturamento automático Pré-Faturamento automático: este recurso permite selecionar vários pedidos

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br GARANTIA ESTENDIDA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Sage Finanças Títulos a Receber e a Pagar

Sage Finanças Títulos a Receber e a Pagar Sage Finanças Títulos a Receber e a Pagar OBJETIVO As funcionalidades de inclusão títulos, baixa de parcelas, cancelamento, autorização de pagamentos e renegociação de títulos, foram reestruturadas para

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Baixa Automática de Débitos de Cartão. Formiga MG 2012

Baixa Automática de Débitos de Cartão. Formiga MG 2012 Baixa Automática de Débitos de Cartão Formiga MG 2012 1 Cadastrando as bandeiras de cartão Acesse o sistema de cupom fiscal, clique no menu Rotinas da ECF, e em Cadastro de Bandeiras como indica a figura

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3 PDV PAF F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar Vendas Concluídas 23 Cancelamento de

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Você representante já deve conhecer o Off-line, caso contrário, saiba que possuí uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo na Digitação dos

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Guia Rápido Vendas Assistidas Caixa - VATCAIXA

Guia Rápido Vendas Assistidas Caixa - VATCAIXA Guia Rápido Vendas Assistidas Caixa - VATCAIXA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

procedimentos para vendas no Gestão orçamento

procedimentos para vendas no Gestão orçamento GESTÃO ORÇAMENTO LOJA procedimentos para vendas no Gestão orçamento 1 ÍNDICE Pag 1 - Gravação De Orçamento Em DINHEIRO 3 1.1 - Desconto De Verba 4 1.2 - Semaforo De Lucratividade 6 2 - Gravação De Orçamento

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital Página 1 de 15 Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital O cadastro de produtos permite organizar as informações relativas a produtos e serviços, como grupo, marca, peso, unidades e outros, que

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais