TRANSDISCIPLINARIDADE. Maria Cândida Moraes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSDISCIPLINARIDADE. Maria Cândida Moraes"

Transcrição

1 TRANSDISCIPLINARIDADE

2 Marco epistemológico da transdisciplinaridade 1. Novas bases ontológicas e epistemológicas (Toda mudança paradigmática precisa estar ancorada por uma mudança epistemológica); 2. Mutações no estatuto ontológico do sujeito e do observador científico e consequências nos processos de construção do conhecimento; 3. Complexidade como um dos eixos constitutivos da transdisciplinaridade; 4. O que é a transdisciplinaridade? 5. Diferentes abordagens da Transdisciplinaridade; 6. Implicações da transdisciplinaridade no currículo, na didática e na docência; 7. A Transdisciplinaridade no contexto da temática deste Congresso: O que a transdisciplinaridade favorece em termos de inovação, sustentabilidade e humanismo solidário?

3 A maneira como o ser humano constrói conhecimento sempre resulta de uma forma paradigmática de pensar.

4 É fruto de modelos, de padrões, inscritos em nossas mentes. Tais padrões concretizam uma maneira de operar o pensamento.

5 Nossa mente só vê o que está preparada para ver. Nossa maneira de ver, de observar, de construir algo é sempre condicionada por vários fatores.

6 Reforma do Pensamento? Está se referindo à mudanças nas estruturas do pensamento.

7 Um determinado tipo de conhecimento... Um certo tipo de racionalidade, de lógica..., de estruturação do pensamento.

8 Padrão de pensamento Paradigma

9

10 Sujeito Objeto objetividade DUALIDADE S/O Verdade científica Lógica binária Causalidade local e linear Determinismo Causa/efeito

11 PILARES DA CIÊNCIA MODERNA ORDEM SEPARATIVIDADE LÓGICA INDUTIVA-DEDUTIVA

12 Cosmovisão Tradicional Separação total entre sujeito cognitivo e a realidade Sujeito Objeto Trouxe consigo uma maneira de operar sob uma lógica simplificadora, linear, disjuntiva, redutora, fragmentadora.

13

14 Gerou uma ética insuficiente... Incapaz de promover a compaixão, a solidariedade, a paz, a responsabilidade e o bem-viver.

15 Consequências na maneira de pensar... Gaiolas epistemológicas... aprisionando nossas mentes e nossos corações.

16 .separando EDUCAÇÃO E VIDA!!.VIDA e aprendizagem.

17 Essa história está esgotada, mas não a capacidade criadora da humanidade. Edgar Morin

18 É preciso mudar de via É preciso uma metamorfose! Edgar Morin

19 ...com suas ferramentas intelectuais que nos ajudam a superar dicotomias, no sentido de evitar as fragmentações do ser, da realidade, do objeto... e a melhor compreender as relações de interdependências, as inter-relações Que nos ajudem a problematizar o real, a tecnologia, o mundo e a vida.

20 Reforma do pensamento Reforma paradigmática Reforma epistemológica Reforma metodológica

21 A educação tem um papel fundamental nesta cadeia recursiva.

22 NOVO PARADIGMA CIENTÍFICO NOVAS BASES ONTOLÓGICAS, EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS

23 Novas bases explicativas do SER, da REALIDADE, do CONHECER e novos modos de FAZER, VIVER/ CONVIVER.

24 Sujeito/objeto, ou sujeito/meio, são dois sistemas abertos em processos de interdependência.

25 Cada um tem sua identidade e funcionalidade própria, mas estão ligados mediante fluxos nutridores (energia, matéria ou informação).

26 Aspectos Ontológicos Ser e realidade em processo de interação, de interdependência...

27 Ser e realidade emergem juntos. Estão codeterminados em seus processos, estruturalmente acoplados, não existe realidade independente da natureza subjetiva.

28 . Processos de interpenetração sistêmica, geradores dos diferentes fluxos nutridores entre sujeito/objeto/realidade. Ontologia Complexa Refere-se à natureza dos fenômenos.

29 A transdisciplinaridade tem seus fundamentos baseados no realismo quântico e não no realismo clássico.

30 O mundo funciona de modo sistêmico-organizacional, constituído de totalidade/partes, cujo padrão funcional é em REDE

31 Na relação Sujeito/Objeto existe um dinamismo energético que passou a reger os fenômenos físicos, biológicos, psicológicos, sociais, culturais...

32 Heisenberg: Princípio da Incerteza Niels Bohr: Princípio da Complementaridade G. Bachelard: Palavra Complexidade Shannon:Ciência e complexidade Von Newmam: Teoria dos Autômatos Von Föerster: Teoria da auto-organização H.A. Simon: Architecture of complexity H. Atlan: Entre o cristal e fumaça (auto-organização) N.Wiener: Cibernética Mandelbrot: Teoria dos Fractais R. Thöm: Teoria das Catástrofes Maturana e Varela: Teoria da Autopoiese Ilya Prigogine: Teoria das Estruturas Dissipativas... Bricolagem teórica

33 Heisenberg: Princípio da Incerteza Niels Bohr: Princípio da Complementaridade G. Bachelard: Palavra Complexidade Shannon:Ciência e complexidade Von Newmam: Teoria dos Autômatos Von Föerster: Teoria da auto-organização H.A. Simon: Architecture of complexity H. Atlan: Entre o cristal e fumaça (autoorganização) N.Wiener: Cibernética Mandelbrot: Teoria dos Fractais R. Thöm: Teoria das Catástrofes Maturana e Varela: Teoria da Autopoiese Ilya Prigogine: Teoria das Estruturas Dissipativas...

34 Realidade não-linear, caótica, fractal e difusa inacabada, em um eterno vir-a-ser.

35

36

37 Como propriedade sistêmica está presente em todos os fenômenos sistêmico-organizacionais da vida, sejam de natureza física, biológica, social, política ou cultural.

38

39

40

41 Dimensão Lógica Como princípio regulador do pensamento e da ação; como uma maneira de pensar e compreender a realidade. Implica um olhar complexo sobre os fenômenos que não separa sujeito/objeto; sujeito/cultura e sociedade;

42 Ontológica PARADIGMA Metodológica Epistemológica (Nó górdio )

43

44 A complexidade exige novos olhares e novas ferramentas para conhecer esse universo complexo.

45 OPERADORES COGNITIVOS PARA UM PENSAR COMPLEXO PRINCÍPIOS 1. Principio sistêmico-organizacional (todo/partes) 2. Principio Hologramático; 3. Principio da retroatividade (rompe c/linearidade) 4. Principio da causalidade recursiva 5. Principio da auto-organização 6. Principio da Autonomia relativa 7. Principio Dialógico 8. Principio da Subjetividade (Resgate do S)

46 OPERADORES COGNITIVOS PARA UM PENSAR COMPLEXO 9. Princípio da Ecologia da Ação; 10.Princípio da Ética

47 São princípios que nos ajudam a compreender a realidade complexa, plural, multidimensional......a compreender a realidade educacional em sua dinâmica complexa..

48

49

50 Complexidade base ontoepistemológica

51

52 É o pano de fundo ontológico e epistemológico...

53

54 Dependendo do problema, selecionamos os quadrantes isolados. Mas os problemas do mundo tendem a articular diferentes informações e conhecimentos de outros quadrantes em busca de soluções.

55 Trabalho Multidisciplinar: objeto de estudo é abordado a partir de distintas perspectivas, mas sem integração entre métodos conteúdos etc. Objeto de estudo

56 Interdisciplinaridade Matemática Física biologia Biofísica... Bioquímica... Química Há TROCA, COOPERAÇÃO, INTERAÇÃO TRANSFERÊNCIA DE MÉTODOS, FERRAMENTAS, CONCEITOS, TEORIAS.. Ou a criação de novas disciplinas mistas. Busca-se o aprimoramento do saber que, entretanto, permanece DISCIPLINAR. Físico-química

57 Transferência de métodos de uma disciplina a outra. Exemplo: método da física nuclear transferido à medicina, à agronomia... Método de lógica formal transferido à área do direito. Método da física transferido para o mercado de ações... Interdisciplinaridade transpassa as disciplinas, mas seu objeto permanece no mesmo quadro de referência da investigação disciplinar.

58

59 Transdisciplinaridade. 04 dimensões de realidade/disciplinas Matemática biologia 01 domínio linguístico Física Química Resultado T objeto 01 texto único/ projeto etc.

60 Transdisciplinaridade (É, portanto, um princípio epistemológico, com implicações metodológicas.)

61 TRANS é o que permite Maria Cândida o religare Moraes do conhecimento. Basarab Nicolescu Envolve aquilo que está entre as disciplinas, através das disciplinas e além das disciplinas. Basarab Nicolescu Significa a descoberta do conhecimento que atravessa e ultrapassa as disciplinas. Implica transcender os limites disciplinares para inserir-se em um sistema mais amplo e profundo de visão epistemológica.

62

63

64 Transdisciplinaridade A problemática do sujeito se sobrepõe à da relação entre as disciplinas, sugerindo, portanto, o reconhecimento de novos diálogos e de novas pontes na relação com o objeto.

65 Prefixo que já reconhece a necessidade de pontes, diálogos entre as disciplinas. O sujeito implicado a partir de um diálogo convocado pelas disciplinas.

66 A METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR supõe, além das interações entre disciplinas, a introdução de uma epistemologia do SUJEITO. Demanda portanto, uma atitude, simultaneamente, no interior da disciplina ou do campo científico, questionando as disciplinas e suas interações, e exterior, a esse campo, levando em conta as interações das disciplinas e a complexidade do ser humano, da sociedade...

67 A epistemologia das interações disciplinares (objeto) necessita ser sobreposta pela epistemologia do Sujeito (Patrick Paul). Por sua capacidade de estabelecer relações e ligações ENTRE, ATRAVÉS E ALÉM.

68

69 Níveis de Realidade

70 Níveis de Realidade Exemplos Sistemas Naturais Áreas do conhecimento Física, química, biologia, matemática... Arte, filosofia... Implicam diferentes níveis de materialidade, portanto, diferentes Níveis de realidade. Cada nível tem as suas leis, sua lógica, seus conceitos... Nivel Quântico Macrofísico Ciberespaço Nível das supercordas. Sistemas Sociais Nível individual Nível comunitário (familia, nação..) Nível planetário...

71 NP n NR n NP 4 NR 4 NP 3 NR 3 NP 2 NR 2 NP 1 Sujeito Objeto NR 1

72 Áreas de conhecimento... Nível de percepção 02 Fluxo de informação Fluxo de consciência Dois níveis de realidade são diferentes quando ocorrem rupturas de leis e conceitos fundamentais. Ex: Causalidade linear e não-linear. Nível de percepção 01

73

74 O conhecimento transdisciplinar procura explorar aquilo que permeia os diferentes níveis de realidade (objeto) e de percepção do sujeito... Aquilo que está na ordem implicada, dobrada, dentro de cada um de nós e que a lógica binária, a racionalização pura não consegue abarcar.

75 Percebe aquilo que é subliminar e que habita a região em que os sentidos ou a racionalidade não consegue penetrar... Requer, portanto, a participação de outras dimensões humanas, como a intuição, a imaginação, a sensibilidade, a criatividade para sua melhor compreensão.

76

77 A metodologia transdisciplinar ajuda a estabelecer a correspondência entre o mundo exterior do objeto e o mundo interior do sujeito, ampliando sua percepção e sua consciência.

78 Diferentes linguagens...e formas de expressão e materialização do conhecimento.

79 Linguagens corporais, estéticas, musicais meditativas, poéticas... que levem em conta a multidimensionalidade humana.

80 Epistemologia da complexidade Epistemologia da transdisciplinaridade Operadores Cognitivos... Complexidade, níveis de Realidade e a lógica do 3 Incluído... Como expressão de uma fenomenologia complexa e transdisciplinar.

81

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica V CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma visão inter

Leia mais

Ludicidade e transdisciplinaridade

Ludicidade e transdisciplinaridade Ludicidade e transdisciplinaridade Resumo: Neste ensaio, reconhecemos a ludicidade como expressão de uma fenomenologia complexa e transdisciplinar, gerada por uma dinâmica integradora, na qual estão entrelaçadas

Leia mais

DA ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA COMPLEXA À METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR DE LA ONTOLOGÍA Y LA EPISTEMOLOGÍA COMPLEJA HACIA LA METODOLOGÍA TRANSDISCIPLINAR

DA ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA COMPLEXA À METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR DE LA ONTOLOGÍA Y LA EPISTEMOLOGÍA COMPLEJA HACIA LA METODOLOGÍA TRANSDISCIPLINAR DA ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA COMPLEXA À METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR DE LA ONTOLOGÍA Y LA EPISTEMOLOGÍA COMPLEJA HACIA LA METODOLOGÍA TRANSDISCIPLINAR FROM ONTOLOGY AND COMPLEX EPISTEMOLOGY TO TRANSDISCIPLINARY

Leia mais

Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?

Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? ISSN 1518-3483 Licenciado sob uma Licença Creative Commons Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir

Leia mais

EDGAR MORIN: O PEDAGOGO CONTEMPORÂNEO DA COMPLEXIDADE 1

EDGAR MORIN: O PEDAGOGO CONTEMPORÂNEO DA COMPLEXIDADE 1 EDGAR MORIN: O PEDAGOGO CONTEMPORÂNEO DA COMPLEXIDADE 1 Celso Jose Martinazzo 2, Camila Daniela Erthal 3, Priscila De Fátima De Castro Lima 4. 1 Pesquisa de Iniciação Científica 2 Professor do DHE e do

Leia mais

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE...DISCIPLINARIDADE 1. Conceito Parte integrante de uma rede que contém diferentes formas de conhecimento da realidade.

Leia mais

TRANSDISCIPLINARIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR

TRANSDISCIPLINARIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR TRANSDISCIPLINARIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR Autora (1) Juliana Cavalcanti Macedo; Orientador (2) Paulo de Jesus (1) Universidade Federal Rural de Pernambuco, julianacmacedo@gmail.com;

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Professora: Nathália Bastos - GADOTTI ( 4 PILARES DA EDUCAÇÃO) - EDGAR MORIN (PENSAMENTO COMPLEXO) GADOTTI E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: 1. APRENDER A FAZER 2.

Leia mais

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos Disciplina: Portal P01070/2586 A - Teorias Avançadas na Aprendizagem em Ambientes Virtuais (TAAV) Nível: Mestrado e Doutorado Módulo 2 Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais Linha

Leia mais

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO Arlindo Philippi Jr cainter@capes.gov.br Novo Hamburgo,, 25 de setembro de 2009 CRISE COMO PROBLEMA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS EPISTEMOLÓGICAS

Leia mais

Disciplina: Política e Meio Ambiente

Disciplina: Política e Meio Ambiente MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá Mestrado em Políticas Públicas e Meio Ambiente Disciplina: Política e Meio Ambiente Ricardo Ângelo PEREIRA DE LIMA I A QUESTÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA. Antonio Pedro Alves de Carvalho

TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA. Antonio Pedro Alves de Carvalho TRANSDISCIPLINARIDADE E ARQUITETURA Antonio Pedro Alves de Carvalho Conhecimento Humano A transdisciplinaridade foi definida por Piaget, na década de 1970, como um sistema sem fronteiras entre disciplinas

Leia mais

Boletim Gaúcho de Geografia

Boletim Gaúcho de Geografia Boletim Gaúcho de Geografia http://seer.ufrgs.br/bgg Introdução ao pensamento complexo Theo Soares de Lima Boletim Gaúcho de Geografia, 39: 187-192, jul., 2012. Versão online disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/37332/24112

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões A interdisciplinaridade tem suas raízes na história da ciência moderna, produzida a partir do século XX. Foi

Leia mais

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação

Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Dimensões Epistemológicas e Pedagógicas na área de Ciência da Informação: em busca de novas perspectivas para o ensino da graduação Maria de Fátima G. M. Tálamo Londrina/PR 2001 1 Contexto Epistemológico

Leia mais

Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica

Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica Prof. Dr. José Carlos Libâneo I Simpósio sobre Ensino de Didática LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE OS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO E A ELETRICIDADE

REFLEXÃO SOBRE OS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO E A ELETRICIDADE REFLEXÃO SOBRE OS OPERADORES COGNITIVOS DO PENSAMENTO COMPLEXO E A ELETRICIDADE Fabíola ANDRADE(1); Anaxágoras GIRÃO(2); Carlos Vinícius Machado(3) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa

Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa Didática transdisciplinar como expressão de uma fenomenologia complexa Resumo Maria Cândida Moraes Brasília, UCB/DF. 2014 Neste ensaio se reconhece a didática transdisciplinar com expressão de uma fenomenologia

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOB A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NO PENSAMENTO COMPLEXO 1.

FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOB A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NO PENSAMENTO COMPLEXO 1. FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOB A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NO PENSAMENTO COMPLEXO 1. Orientadora: Ana Paula Cunha Fernandes Francisca Janice Silva, Josenilda Rita Texeira

Leia mais

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS XVI Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS PSICOPEDAGOGIA: DIFERENTES OLHARES PARA UM MESMO HORIZONTE PSICOPEDAGOGIA e TRANSDISCIPLINARIDADE BASARAB NICOLESCU

Leia mais

METODOLOGIA DE ATENDIMENTO SISTÊMICO

METODOLOGIA DE ATENDIMENTO SISTÊMICO METODOLOGIA DE ATENDIMENTO SISTÊMICO Buscando a solução de situação-problema, em contexto de autonomia, por meio da Metodologia de Atendimento Sistêmico II Workshop de Pensamento Sistêmico USP - Ribeirão

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS?

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? Juliana Gouvêa Mittitier IFSP Campus Araraquara julianamittitier@gmail.com Bárbara Negrini Lourençon IFSP Campus Araraquara barbara.negrini@ifsp.edu.br

Leia mais

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE PESQUISADOR:PROF DR MARCOS DILIGENTI

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE PESQUISADOR:PROF DR MARCOS DILIGENTI PARADIGMA DA COMPLEXIDADE PESQUISADOR:PROF DR MARCOS DILIGENTI Um paradigma é constituído por conceitos fundamentais e por categorias dominantes da inteligibilidade, ao mesmo tempo por relações lógicas

Leia mais

# Educação e complexidade:

# Educação e complexidade: resenha # Educação e complexidade: para entrar no século XXI Fagner Torres França - UFRN revista do programa de pós-graduação em ciências da ufrn resenhas 202 ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da

Leia mais

COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI COMPLEXITY AND TRANSDISCIPLINARITY: NEW WAYS FOR THE EDUCATION OF THE XXI CENTURY Maria José de Pinho 1 Thalita Melo de

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS E EMENTAS ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOECONÔMICA DO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Analisa as formas de gestão da velhice por parte da família, da sociedade civil e do Estado, verificando o modo

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

REVISTA INTER-LEGERE

REVISTA INTER-LEGERE DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA TRANSDISCIPLINARY DIDATICS AS AN EXPRESSION OF A COMPLEX PHENOMENOLOGY - Universidade Católica de Brasília RESUMO Neste ensaio, a

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS

POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS Profa. Phd. Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta Departamento de Enfermagem/FS/UnB Parte 1 CONCEPÇÕES, PREMISSAS TEÓRICAS E DIÁLOGOS

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

ISSN: Anais

ISSN: Anais ISSN: 357-7630 Anais ISSN: 357-7630 VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas ANAIS Goiânia 2015 ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES GILCLEDSON SIDINEY FERREIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES GILCLEDSON SIDINEY FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES GILCLEDSON SIDINEY FERREIRA PIBID-TEATRO 2014 NATAL/RN 2014 GILCLEDSON SIDINEY FERREIRA PIBID-TEATRO

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian 1

PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian 1 PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS Gasparian 1 Justificativa Inscrição na entrada do oráculo de Delfos atribuída aos Sete Sábios: Advirto, seja quem fores! Ó

Leia mais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais A escola da atualidade Temos alunos do século XXI, professores do século XX e metodologia do século XIX. Mário Sérgio Cortella Paradigmas

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Maribel Oliveira Barreto, PhD Dra. Nívea Maria Fraga Rocha Fundação Ocidemnte ISEO /Fundação Visconde de Cairu RESUMO O projeto

Leia mais

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) 01. Disciplinas e s DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROBLEMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS Origem, natureza e finalidade da formação pedagógica. Bases metafísico-teológicas

Leia mais

Ano Letivo 2016/2017 Código da Prova: 340

Ano Letivo 2016/2017 Código da Prova: 340 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Psicologia B Ano Letivo 2016/2017 Código da Prova: 340 Ensino Secundário Tipo de Prova: Escrita 1. Objeto de avaliação A prova a que esta informação se refere

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES 10/2011 Interdisciplinaridade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DISCIPLINA: Educação Ambiental no Ensino de Ciências PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Educação Ambiental Mas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1 Prof. Fábio Arruda O Paralelo das Ciências As ciências sempre guardaram um íntimo relacionamento entre

Leia mais

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA CTSA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TURMA MULTIDISCIPLINAR

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA CTSA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TURMA MULTIDISCIPLINAR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA CTSA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TURMA MULTIDISCIPLINAR Antonio Donizetti Sgarbi Introdução Um dos primeiros debates dos estudantes do

Leia mais

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Profª. Drª. Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita, Universidade

Leia mais

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa www.cursoeduambientalifbaiano.wordpress.com Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade Aula 2 Jaqueline Figuerêdo Rosa Mas, o que é Educação

Leia mais

Interdisciplinaridade em Economia. Alguns apontamentos introdutórios

Interdisciplinaridade em Economia. Alguns apontamentos introdutórios Interdisciplinaridade em Economia Alguns apontamentos introdutórios Considerações Introdutórias Prazer em participar nestes seminários... Quando me solicitaram orientar uma tese de doutoramento sobre Interdisciplinaridade...

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód.

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód. Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da (cód. 681) 1. o Ano - 1. o Semestre Seminário de Acompanhamento do Projeto de Ciências

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Educação Física 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Aspectos Filosóficos da Educação Física 60h Análise da contribuição da Filosofia enquanto referências para o processo de construção

Leia mais

1.3 Rompendo com o mecanicismo cartesiano

1.3 Rompendo com o mecanicismo cartesiano 26 1.3 Rompendo com o mecanicismo cartesiano Na década de 60 do século passado, alguns autores incomodados com o mecanicismo cartesiano procuram um rompimento com esse método científico através da publicação

Leia mais

Transdisciplinaridade e Ecoformação - Um novo olhar sobre a educação

Transdisciplinaridade e Ecoformação - Um novo olhar sobre a educação Transdisciplinaridade e Ecoformação - Um novo olhar sobre a educação DIREÇÃO: Saturnino de la Torre COORDENAÇÃO: Maria Antonia Pujol, M. Cândida Moraes AUTORES: Teresa Anguera Josep Bonil Genina Calafell

Leia mais

A inteligência da complexidade

A inteligência da complexidade Edgar Morin Jean-Louis Le Moigne A inteligência da complexidade Laryssa Tarachucky Capítulo 1 Ciência e consciência da complexidade Capítulo 2 A epistemologia da complexidade Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo

Leia mais

Plataforma neuroespiritual e ativação de chaves neurais Adriana Mangabeira Multidimensional Físico Mental Emocional Energético. Sistema de crenças e autoimagem Matriz Primeira Infância Paradigma individual

Leia mais

Palavras-chave: Didática. Transdisciplinaridade. Complexidade.

Palavras-chave: Didática. Transdisciplinaridade. Complexidade. 01571 Didática Transdisciplinar Marilza Vanessa Rosa Suanno - UFG/UEG 1 Resumo Esta comunicação tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa Trabalho docente e pedagogia universitária sob

Leia mais

CAOS, COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

CAOS, COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE CAOS, COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE O Novo Paradigma Científico Américo Sommerman 1 A Ciência Moderna (século XVII ao século XIX) nasceu de rupturas profundas (cosmológicas, antropológicas e epistemológicas)

Leia mais

O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES

O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES Fabíola Santini Takayama Aluna do Mestrado em Educação da PUC-GO e Técnica em Assuntos Educacionais do IFGO - Campus de Inhumas RESUMO O presente trabalho

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Concepções de ciência e interdisciplinaridade

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Concepções de ciência e interdisciplinaridade METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Concepções de ciência e interdisciplinaridade Prof. Benedito Silva Neto PPGDPP - Mestrado Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Introdução Desenvolvimento,

Leia mais

PENSAMENTO COMPLEXO: Uma introdução

PENSAMENTO COMPLEXO: Uma introdução PENSAMENTO COMPLEXO: Uma introdução PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (IFRN/UERN/UFERSA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO Prof. Francisco das Chagas S. Souza Os sete saberes necessários à educação do

Leia mais

IX SEMANA ACADÊMICA DE

IX SEMANA ACADÊMICA DE PROBLEMAS FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE Edgar Morin: Pensamento complexo e educação Darlan Faccin Weide - UNICENTRO Diversos autores nos últimos tempos tem feito uma revisão do pensamento científico

Leia mais

Atividade de formação. E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014

Atividade de formação. E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014 Atividade de formação E.T.E.S. Ernesto Dornelles 14/10/2014 Eixos interdisciplinares: exemplos Responsáveis: Gisele Dalva Secco (PIBID Interdisciplinar UFRGS Campus do Vale) Priscilla Tesch Spinelli (PIBID

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS

UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86) o instrumento de análise, a lógica da investigação,

Leia mais

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Ciência com Consciência Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Primeira Parte: Ciência com consciência A ciência tem

Leia mais

ITINERÂNCIA E PERTINÊNCIA: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO

ITINERÂNCIA E PERTINÊNCIA: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO 1 ITINERÂNCIA E PERTINÊNCIA: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO SILVA, R. G. Secretaria de Educação do Distrito Federal. CATALÃO, V. M. L. Universidade de Brasília. Resumo Neste

Leia mais

Metodologia para o Ensino de Ciências

Metodologia para o Ensino de Ciências LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Prof. Nelson Luiz Reyes Marques LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MULTI, PLURI, INTER OU TRANSDISCIPLINARIDADE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 02/2014 COMPOSIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 02/2014 COMPOSIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 02/2014 COMPOSIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS ÁREA DE CONHECIMENTO Tema sorteado 161 Prática Teatral Tema 4 O corpo: concentração, tensão, relaxamento e sensibilização

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática transdisciplinar, Formação e Arte VII Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE

Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE Flexibilização curricular no Chile VERÓNICA SALGADO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CHILE Contexto Prescrição curricular centralizada As definições curriculares são desenvolvidas de forma centralizada. Existe

Leia mais

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum 1º. Semestre Inserção à Vida Universitária 40h Inserção à Vida Universitária 15h Iniciação ao Pensamento Científico

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio TEMA CADERNO 3 : O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Moderadora: Monica Ribeiro da Silva Produção: Rodrigo

Leia mais

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.

Leia mais

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CURRÍCULO PROJETO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA A NAÇÃO. QUEM DOMINA O CURRÍCULO ESCOLAR, DOMINA A NAÇÃO (FOUCAULT) PROCESSO DE CONTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática Transdisciplinar, Formação e Arte VI Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

CAPÍTULO 1. Introdução

CAPÍTULO 1. Introdução CAPÍTULO 1 Introdução 6 NÃO HÁ COMO PENSAR O CURRÍCULO SEM OS SEUS SUJEITOS Ele é um instrumento social de responsabilidade coletiva, que supõe a participação de cada um e visa: à autonomia do indivíduo

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 10 DE ABRIL DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 06 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

Palavras-chave: Complexidade; Transdisciplinaridade; Ensino; língua portuguesa;

Palavras-chave: Complexidade; Transdisciplinaridade; Ensino; língua portuguesa; 1 OS PRINCÍPIOS DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA Maurício Viana de ARAÚJO Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1º Semestre

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1º Semestre FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º Semestre Disciplina Carga Horária (hs) Período da Oferta Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos

Leia mais

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP C I Ê N C I A Y X falar por dados MÉTODOS caminhos abstrato teórico e TÉCNICAS real /caso vivência

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE

INTERDISCIPLINARIDADE INTERDISCIPLINARIDADE O Que É? Consenso educacional? Superação das disciplinas? As subs8tui? Vem cri8car o quê? Fragmentação crescente dos objetos do conhecimento nas diversas áreas. Falta de relação com

Leia mais

Qual a relação entre a Teoria e o Método?

Qual a relação entre a Teoria e o Método? Jesus Maria Sousa Qual a relação entre a Teoria e o Método? Método Dedutivo Método Indutivo Integração dos dois Métodos: substituição da afirmação (premissa maior) pela hipótese O método depende da teoria?

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Artigo 20 da resolução

Leia mais

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA Conhecimento, relacionamento e ação Conhecimento, relacionamento e ação A mente realiza-se através dos processos mentais, dos processos cognitivos, emocionais

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula C ELI ESPA SANDIN LOPES U N I V E R S I D AD E C R U Z E I R O D O S U L S O C I E D AD E B R AS I L

Leia mais

Profa Dra Rosângela Corrêa Faculdade de Educação - UnB

Profa Dra Rosângela Corrêa Faculdade de Educação - UnB Profa Dra Rosângela Corrêa Faculdade de Educação - UnB Mais do que nunca a natureza não pode ser separada da cultura e precisamos aprender a pensar "transversalmente" as intenções entre ecossistemas,

Leia mais

A AULA COMO EXPRESSÃO DE CONVIVÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO

A AULA COMO EXPRESSÃO DE CONVIVÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO 1 A AULA COMO EXPRESSÃO DE CONVIVÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO Texto de la conferencia pronunciada por la doctora Maria Cândida Moraes en la V Sesión del Ciclo, celebrada el 17 de octubre de 20008. Introdução

Leia mais

Educação Especial na Perspectiva da Diferença Humana: o Atendimento Educacional Especializado.

Educação Especial na Perspectiva da Diferença Humana: o Atendimento Educacional Especializado. Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica V CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Educação Especial na Perspectiva da Diferença

Leia mais