Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO"

Transcrição

1 Sou Tetra no Enem! Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO

2 A MELHOR OPÇÃO DE ENSINO Diferenciais importantes fazem do Colégio Universitário referência em qualidade de ensino, a melhor opção para a formação integral do aluno. O Colégio Universitário está localizado numa região privilegiada, cercado pelo Bosque Professor Water Okano, próximo ao Lago Igapó e longe do trânsito de ruas e avenidas movimentadas. O acesso é rápido e fácil. Mais comodidade ao levar e buscar seus filhos. Muito ar puro e silêncio! Instalações projetadas e construídas de acordo com as mais modernas especificações pedagógicas e ergonométricas. Equipe de professores experientes, capacitados e qualificados em todas as áreas de conhecimento. Material didático do Sistema Anglo de Ensino. Projeto Educacional da Pedagogia Empreendedora. Estimula a capacidade de escolha do aluno. Idioma Inglês: trabalhado nas suas quatro habilidades (falar, escrever, ouvir e ler) da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, com carga horária diferenciada. Espanhol: Para alunos do Ensino Médio oferecemos também a língua espanhola.

3 Espaço amplo, projetado para receber bem todos os alunos escritório, banco e espaços de uma casa: cozinha, quarto e sala. Parque com caixa de areia azul especial. Banheiro individual e fraldário. Pátio coberto. Cantina e cozinha. Ginásios poliesportivos. Sala de aula a céu aberto (Fazendinha). Salas de Dança, Música, Artes e Taekwondo. Salas com recursos interativos. Biblioteca, videoteca, DVDteca e acesso monitorado à internet. Laboratórios de Biologia, Ciências, Física, Informática, Química, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática Básica. Espaços integrados Todos estes recursos trazem em si a preocupação do grupo Universitário em investir em ferramentas para um Ensino de excelência Salas devidamente projetadas e com piso térmico. Ar condicionado (salas do 8º e 9º anos, Ensino Médio e Cursinho). Espaço Gourmet Kids. Mundo da Criança - sala multidisciplinar com biblioteca, sala de expressões, ludoteca, conto e vídeo. Brinquedoteca com minimercado, consultório, Uniprojetos O Colégio Universitário desenvolve diversos projetos voltados para: meio ambiente, família, educação, entre outros, a fim de atender às exigências de uma Proposta Pedagógica que considera as diferentes linguagens. Conheça um pouco mais de cada um deles: UniFamília: espaço de debate e reflexão sobre questões que envolvem os desafios da família. UniTour: projeto de estudo do meio, em que o aluno desenvolve estudos em Londrina, no Brasil e no Mundo. UniAmbiente: projeto que trata de forma interdisciplinar a questão do meio ambiente. Unifazendinha: projetos voltados à agricultura e aos cuidados com os animais.

4 A EDUCAÇÃO QUE SEU FILHO MERECE PROPOSTA PEDAGÓGICA O Colégio Universitário, ao escolher os pilares que sustentam seu trabalho educativo, destaca valores fundamentais: Declaração de Missão Desenvolver o potencial dos nossos educandos a fim de torná-los cidadãos comprometidos, éticos e competentes. VALORES ORGANIZACIONAIS Amor e respeito às pessoas Acreditamos que todo ser humano merece ser tratado com dignidade, atenção e cordialidade. Neste sentido, nossos educandos são acolhidos com afeto e respeito em toda e qualquer situação. Tradição Estamos abertos às várias transformações que se encontram em curso na educação brasileira; sem perder de vista os pilares que construíram a excelência desta instituição de ensino. Competência Potencializarmos em nossos educandos habilidades que sejam úteis ao longo da vida e inspirá-los a darem sempre o seu melhor em tudo o que fazem. Comportamento ético Acreditamos que as relações que mantemos com nossos clientes, colaboradores e demais públicos de interesse devem ser pautadas pela conduta moral e ética transparente. Autonomia Cremos que as pessoas são capazes de exercer o livre arbítrio e fazer escolhas responsáveis, quando bem orientadas e conscientes das consequências de suas decisões.

5 PEDAGOGIA EMPREENDEDORA Primeiro a adotar em Londrina a pedagogia empreendedora. Alunos são estimulados a elaborar o seu plano de vida de forma lúdica, criativa, investigativa, social, econômica e cultural. São capacitados para ser empreendedores em qualquer atividade que escolherem: artista, médico, pesquisador, educador, empresário, executivo, funcionário do governo, voluntário, entre outras. Lanches e refeições São preparados pela cantina do Colégio Universitário com supervisão de nutricionista. Para alunos da Unikids (Educação Infantil) está incluso no valor da mensalidade. Já os demais alunos podem trazer o lanche de casa ou adquirir na cantina, que oferece opções saudáveis como salgados assados e sucos, de acordo com a legislação em vigor. O Colégio Universitário se preocupa em oferecer uma alimentação saudável para uma vida com qualidade. Uniforme O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com exceção do 9º ano. Para maior comodidade, o uniforme é vendido no colégio o ano todo. O Ensino Médio não usa uniforme. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA: Alunos novos Educação Infantil e 1º ano: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), atestado de vacinação, comprovante de residência. Do 2º ao 5º ano: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), transferência, histórico escolar (via original), atestado de vacinação, comprovante de residência, fotocópia da carteira de identidade. Do 6º ao 9º ano do Fundamental: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), transferência com histórico escolar (via original), atestado de vacinação, comprovante de residência, fotocópia da carteira de identidade. Alunos novos da 1ª.Série do Ensino Médio: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), histórico escolar completo do fundamental (uma via original), fotocópia da carteira de identidade, comprovante de residência. Alunos novatos da 2ª. e 3ª.Séries do Ensino Médio: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), transferência escolar do Ensino Médio (original ou cópia autenticada), histórico escolar completo do Fundamental (uma via original), fotocópia da carteira de identidade, comprovante de residência. Prazo de entrega: até 30 dias após o respectivo início das aulas. Importante: após o prazo máximo (30 dias) de entrega dos documentos, a matrícula poderá ser cancelada por falta de documentação, conforme previsto na Deliberação nº 09/01 do Conselho Estadual de Educação.

6 UNIKIDS EDUCAÇÃO INFANTIL Nível I, II, III e IV (Ensino Fundamental de 9 anos) A infância é um período mágico, no qual tudo é possível, pois a imaginação tem o poder de ir e vir, transformar desejos em realidade e movimentar a alegria que impulsiona a força da vida. Na educação infantil, Unikids, proporcionamos um ambiente desafiador e estimulador, pensado para atender a criança de forma integral nas dimensões físicas, sociais, cognitivas e emocionais. Horário dos turnos Matutino - de segunda a sexta, das 7h30min às 11h45min. Vespertino - de segunda a sexta, das 13h30min às 17h45min. Atividades integradas no próprio turno inclusas na proposta pedagógica: Inglês todos os dias (Níveis I, II, III, IV 45 minutos / dia) Musicalização Informática Culinária Educação Física Empreendedorismo Alfabetização Financeira Contação de histórias em inglês e português

7 Aqui também tem espaço para diversão Atividades lúdicas são realizadas na mesa de areia

8 ENSINO FUNDAMENTAL Anos Iniciais do 1º ao 5º ano A cultura consiste em recriar e não em repetir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência de captar o mundo e transformá-lo. (Freire, 1979) No Ensino Fundamental assumimos a tarefa de contribuir para a educação que integra a prática pedagógica à pluralidade de linguagem, por isso, a relevância do ensino da autonomia, da reflexão, da intervenção social e do uso dos saberes historicamente construídos. Horário dos turnos Matutino - de segunda a sexta, das 7h30min às 12 horas. Vespertino - de segunda a sexta, das 13h30min às 18 horas. Atividades integradas no próprio turno Inglês: 1º ano cinco aulas semanais. Para as demais séries, quatro aulas por semana Tecnologia da Informação Filosofia / Educação para o Pensar Música Artes Educação Física Suporte pedagógico O Colégio Universitário oferece aulas de apoio pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, uma vez por semana. Projetos Meio Ambiente Paz Qualidade de Vida Empreendedorismo Atividades culturais Estudos de meio, momentos cívicos, momentos comemorativos, gincana e acantonamentos.

9

10 ENSINO FUNDAMENTAL do 6º ao 9º ano O futuro nunca está determinado, ao contrário, abre-se em cada momento com a possibilidade entre alternativas que o presente oferece. (Sacristán, 2002) Horário dos turnos Matutino de segunda a sexta, das 7h30min às 12h05min. 9º ano das 7h20min às 12h30min, exceto quarta-feira. Às quartas-feiras das 14h30min às 18h30min provas do 6º ao 9º ano. Atividades integradas no próprio turno Laboratório de Física e Química para o 9º ano Laboratório de ciências para 6º e 7º ano Laboratório de biologia para 8º ano Pirafilopoka: projeto Cinema e Filosofia com alunos do 9º ano Interpretação de texto Empreendedorismo Inglês O inglês é trabalhado nas quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever. Suporte pedagógico O Colégio Universitário oferece aulas de apoio pedagógico de Língua Portuguesa e de Matemática no contraturno, uma vez por semana (6º ano a 9º ano). No 8º e 9º ano são oferecidos os grupos G.E.O e G.E.A. G.E.O - Grupo de Estudo Orientado em atividades que são realizadas no contraturno, com

11 professores para potencializar e organizar os momentos de estudos, criando melhores hábitos em todas as disciplinas. G.E.A - Grupo de Estudos Avançados, no qual se trabalha o aprofundamento e metodologia de pesquisas. Atividades culturais, comemorativas e esportivas Maratonas, Olimpíadas de Matemática e Feiras Iniciação Científica UniFamília Gincana Universitário Concerto de Leitura Concursos de Produção de Texto Momentos Cívicos Eventos comemorativos (Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Formatura, Festa a Fantasia etc.) Projeto UniPaz Projeto UniAção Projeto UniTour Empreendedorismo Projeto UniAmbiente - Embaixadores do Meio Ambiente 6º ANO VESPERTINO A partir de 2014 teremos turmas de 6º ano também no período vespertino.

12 ENSINO MÉDIO Nós rejeitamos a ideia comum de que a adolescência é exclusivamente uma preparação para a vida adulta... os adolescentes são pessoas com qualidades e características específicas, que têm um papel interventivo e responsável a desempenhar, tarefas a realizar e capacidades a desenvolver, num momento particular da vida. (Konopka, G., citada por Sprinthall e Collins, op. Cit., 93) O Ensino Médio tem como objetivo propiciar o aprofundamento de conhecimento sólido que dê suporte ao aluno e possibilite seu ingresso nas universidades mais conceituadas, dentro e fora do país, oferecendo aulas teóricas, práticas e atividades interdisciplinares. Diferenciais do Ensino Médio De acordo com o último relatório do Ministério da Educação (MEC), o Colégio Universitário é primeiro lugar no Enem em Londrina e segundo no Paraná, entre as escolas particulares. Essa é a quarta vez que a instituição conquista o topo da lista no munícipio. Nossos alunos também se destacam nas Olimpíadas Nacionais de Química, Física e Matemática. O Índice de aprovação dos alunos é excelente, o que se torna um diferencial importante para quem busca os principais vestibulares do país. O índice de aprovação nas provas de Avaliação Seriada de algumas universidades gira em torno de 100%. Horário dos turnos 1º e 2º Ano do Ensino Médio: Matutino - de segunda a sexta, das 7h15min às 12h30min.

13 Vespertino - segunda-feira, das 14h15min às 17h30min. Sexta-feira - Prova das 14h30min às 18h30min. 3º Ano do Ensino Médio: Matutino - de segunda a sexta, das 7h15min às 12h30min. Vespertino - segunda e terça-feira, das 14h15min às 17h30min. Sexta-feira - Prova das 14h30min às 18h30min. Às quartas-feiras e aos sábados das 7h15min às 12h30min - Aulas específicas e direcionadas para os grandes vestibulares ou aulas complementares. Aulas diferenciadas Idioma: inglês e espanhol Arte e Cultura Aulas práticas nos laboratórios de Química, Física e Biologia. Redação Integrada com atualidades Laboratório de Língua Portuguesa e Matemática Empreendedorismo Aulas Interdisciplinares Aulas Específicas para vestibulares Preparação e Avaliação para provas escritas Avaliação Contextualizada As avaliações seguem os modelos mais atuais da educação, com questões interdisciplinares, contextualizadas, objetivas e subjetivas. Provas e simulados locais Avaliações nacionais do Sistema Anglo Auto-avaliação entre escola e aluno após cada prova Para o 3º ano, além do conhecimento de seu rendimento, o aluno visualiza seu ranking, o que lhe possibilita uma visão de seu desempenho em relação aos demais candidatos do seu curso. Suporte Pedagógico Nas monitorias, os professores ficam à disposição dos alunos em horários fixos para tirar dúvidas. Suporte Psicopedagógico Orientação psicopedagógico e orientação psicológica visando à escolha profissional, preparação para os vestibulares e orientação de estudos permanente. Atividades Complementares Aula de Desenho para habilidades específicas*- Estilismo em Moda, Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística e Desenho Industrial. G.E.O - Grupo de Estudo Orientado em atividades que são realizadas no contraturno, com professores para potencializar e organizar os momentos de estudos, criando melhores hábitos em todas as disciplinas. G.E.A - Grupo de Estudos Avançados, em que se trabalha o aprofundamento e metodologia de pesquisas. Preparação para as principais olimpíadas, como a de Matemática, Química e Física. Aulões temáticos a partir do 2º ano. Atividades culturais, comemorativas e esportivas Palestras informativas sobre profissões Maratonas e Olimpíadas de Matemática, Física, Química e História Femuni- Festival de Música Gincana Universitário Eventos Comemorativos (Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Formatura etc.) Projeto Unitour- Intercâmbio Cultural Intercâmbio na Inglaterra: aperfeiçoamento do inglês e aquisição de conhecimento para a vida toda A cultura é estimulada por meio da realização de saraus

14 EXTENSIVO SEMI INTEGRAL 2014 Turmas: Tradicional e Medicina O Colégio Universitário tem tradição em aprovar seus alunos nos mais concorridos cursos de Universidades conceituadas de todo o país. Equipe de professores e coordenadores experientes. Material Anglo série Alfa Verde com livros didáticos e caderno de exercícios. Aulas específicas com número reduzido de alunos. Turma Tradicional: voltada para os principais vestibulares do país e específica para os cursos escolhidos. O aluno matriculado na Turma Tradicional assistirá aulas em comum com toda a sala, mas também terá a opção de escolher aulas específicas de Exatas ou de Humanas. Turma de Medicina: voltada para a prova da UEL e de grandes vestibulares do país. Carga horária diferenciada para química, biologia e oficina de inglês.

15 Assessoria pedagógica individualizada: Plantões de dúvidas com atendimento personalizado. Simulados de questões escritas com devolutivas e comentários sobre as questões para cada aluno. Simulados Universitário e Simulados Nacionais ANGLO (grandes vestibulares e ENEM), com boletim individual de desempenho, ranking geral e do curso pretendido. Aulões temáticos. Oficinas de Redação com acompanhamento semanal. Preparação vocacionada: aprofundamento de conteúdos e de resoluções de questões. Atendimento Psicopedagógico. Plantões Específicos para grandes vestibulares. Preparações Especiais para a primeira Fase da Uel e Enem. Atendimento para a segunda fase dos grandes vestibulares por meio de aulas geminadas com exposição de conteúdo, resolução de questões escritas e comentários, com ênfase na dissertação. Disciplinas específicas para: ITA, USP, FVG, prévia para arquitetura e design. Aulas diferenciadas de Artes, Filosofia, Sociologia, Geopolítica e Redação.

16 Rua Anna Morena de Mello Menezes,250 Fone Londrina-PR cursouniversitario.com.br facebook.com/colegiouniversitariodelondrina

Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO

Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO Bem-vindo ao UNIVERSITÁRIO A MELHOR OPÇÃO DE ENSINO Diferenciais importantes fazem do Colégio Universitário referência em qualidade de ensino, a melhor opção para a formação integral do aluno. O Colégio

Leia mais

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 1 JUSTIFICATIVA 1. SUPEN/SEDUC.PI mediação tecnológica do Programa Mais Saber; 2. PI quarto lugar: índice de 35,9 matriculadas

Leia mais

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade!

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! CaLL. Prepara você pra qualquer prova. O mundo não tem mais fronteiras para quem está preparado. O conhecimento é a bagagem. A língua, o passaporte

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Reunião 3º ano Ensino Médio

Reunião 3º ano Ensino Médio Reunião 3º ano Ensino Médio ENSINO MÉDIO Aprofundamento da aprendizagem; Questionamentos sobre a vida pessoal; Apoio à escolha profissional; Autonomia para resolver problemas, buscando soluções próprias.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio ENSINO FUNDAMENTAL www.dombosco.sebsa.com.br/colegio Sala de aula 1º ao 5ª ano Os alunos do Colégio Dom Bosco desfrutam de uma ampla estrutura física, totalmente projetada para atender todas as necessidades

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Ensino. Fundamental II. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental II. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental II Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 CURSOS PARA O SERIADO DA UPE (SSA): São cursos exclusivamente voltados para alunos do PRIMEIRO ou do SEGUNDO anos do ensino médio. Nestes cursos vemos todo o programa do Seriado

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Seja bem-vindo ao Oficina.

Seja bem-vindo ao Oficina. Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes, atendimento eficiente

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1 MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1 Prezado Candidato, O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2016/1. Aqui você vai encontrar informações

Leia mais

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO O GRUPO DOM BOSCO Este é o momento de dar espaço à curiosidade, de fazer novas descobertas e formar suas próprias ideias. SEDE HORTO - Berçário - Educação Infantil - 1º Ano

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO

REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO Prezado Candidato, O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2015/1. Aqui você vai encontrar

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Prezado Candidato,

MANUAL DO CANDIDATO. Prezado Candidato, Prezado Candidato, MANUAL DO CANDIDATO O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2015/2. Aqui você vai encontrar informações básicas e ressaltamos

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES O GRUPO EDUCACIONAL ALUB Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular TORNA PÚBLICO O EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2015

PRÉ - VESTIBULAR 2015 CURSO E COLÉGIO MASTER PRÉ - VESTIBULAR 2015 Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 02/02/2015 TÉRMINO: 30/10/2015 - Extensivo Especial 30/06/2015 - Semi Extensivo CONCURSO

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2014

PRÉ - VESTIBULAR 2014 COLÉGIO MASTER PRÉ - VESTIBULAR 2014 Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 03/02/2014 TÉRMINO: 31/10/2014 - Extensivo Especial 11/06/2014 - Semi Extensivo CONCURSO

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I. Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I

Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I. Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I SEGMENTO I Quem é quem. Eloiza Helena Coordenadora Pedagógica Segmento I Andréa Cristiani Orientadora Educacional e psicopedagoga Segmento I ORGANIZAÇÃO DOS SEGMENTOS O Colégio São Geraldo é organizado

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado.

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado. Todos os anos, o Colégio Monteiro Lobato se prepara para receber seus alunos com muitas novidades. Aqueles que estão retornando vão poder rever os amigos, os professores queridos e aprender novidades.

Leia mais

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti EQUIPE GESTORA DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti DIREÇÃO DE ENSINO Profª Valentina Albanez de Mello COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Educação

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Administração Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP 35930-032 Telefone: 3851-3030

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP 35930-032 Telefone: 3851-3030 Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA - 2014

INFORMATIVO DE MATRÍCULA - 2014 Ciclo: Educação Infantil I e II Mensalidade: R$ 332,64 Até o vencimento: R$ 315,47 Matrícula: R$ 342,64 Horário: Manhã: 7h50 às 12h20 (Ed. Infantil I-3/4 anos) Tarde: 13h10 às17h40(ed Infantil II-5 anos)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

3 a 5. 6 a 10. 11 a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos.

3 a 5. 6 a 10. 11 a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos. Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Educação Infantil 3 a 5 anos Ensino Fundamental: Anos Iniciais 6 a 10 anos 5 anos Ensino Fundamental: Anos Finais 11 a 14 anos 4 anos EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Prepare-se para Faculdade Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade Passos para Faculdade 1- Conhecer você mesmo. 2- Características da faculdade.

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) EM MONTES CLAROS, NOVO CRUZEIRO, PIRAPORA,

Leia mais

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INTERESSADO EMENTA ORIGINAL : Conselho Estadual de Educação : Orientação ao Sistema Estadual de

Leia mais

Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você. aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores

Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você. aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores 1 Pré-Vestibular Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes,

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso: Sistemas de Informação NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso: Sistemas de Informação NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso: Sistemas de Informação NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aprovadas pela Comissão Coordenadora em 06/12/2012 Aprovadas

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES HORÁRIO MATUTINO Aulas 1ª aula 7:00-7:50 2ª aula 7:50 8:40 Intervalo 3ª aula 9:00 9:50 4ª aula 9:50 10:40 Intervalo 5ª aula 11:00 11:50 6ª aula 11:50 12:40 HORÁRIO VESPERTINO

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Apresentação Objetivos Equipe Metodologia Experiências Animadas Guia do Animador Iniciante Meu Primeiro Curta-metragem

Leia mais

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

JK INTEGRAL. Educação Infantil e Ensino Fundamental I JK INTEGRAL Educação Infantil e Ensino Fundamental I 1- APRESENTAÇÃO O JK INTEGRAL foi pensado para atender os pais que precisam deixar seus filhos na escola o dia todo, pela necessidade de desempenhar

Leia mais

O Instituto Social Maria Telles

O Instituto Social Maria Telles O Instituto Social Maria Telles Criado em 1999, o ISMART tem como principal objetivo o desenvolvimento integral de talentos de baixa renda, garantindo aos seus beneficiados acesso a ensino formal de alta

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Centro Educacional Pró-Hope

Centro Educacional Pró-Hope Centro Educacional Pró-Hope A escola da Casa Hope As pessoas que são atendidas pela Instituição sofrem com a carência financeira, a doença e o afastamento da rede familiar e social de apoio. Tudo isso

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE

PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE Data: 08/05/2014 Sumário 1. CONTEXTUALIZAÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO CARGO... 4 3. QUALIFICAÇÃO... 5 3.1. FORMAÇÃO ACADÊMICA:... 5 3.2. EXPERIÊNCIA

Leia mais

INÉDITO! COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

INÉDITO! COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO GRUPO SANTA RITA INSCRIÇÕES ABERTAS! PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MENSALIDADE R e R$ MEC CURSOS AUTORIZADOS s o lu ç ã o C N E /C n ES 1, º. 7 149, /2 6 / 8 FACULDADES EDUCAÇÃO COM ÁREAS DE

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade que complemente a formação acadêmica oferecida pelas disciplinas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN

C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NATAL/RN RESOLUÇÃO Nº 06/2009 - CME Estabelece a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Natal/RN. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Serviço de Família acolhedora definição Serviço que organiza o acolhimento de crianças

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR SIMULADO INTERNO IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA

Leia mais

ANGLO: A GENTE SABE O QUE FAZ. INFANTIL E FUNDAMENTAL

ANGLO: A GENTE SABE O QUE FAZ. INFANTIL E FUNDAMENTAL ANGLO: A GENTE SABE O QUE FAZ. INFANTIL E FUNDAMENTAL Qualidade Cassiano Ricardo 02 ANGLO SÃO JOSÉ EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NOTAS SOBRE O ANGLO. NO ANGLO... 1 2 3 4 5 6 A experiência e a

Leia mais

RESPONSÁVEIS E MESTRES

RESPONSÁVEIS E MESTRES 1ª REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS E MESTRES ABERTURA COMANDANTE E DIRETOR DE ENSINO Cel JOÃO DENISON MAIA CORREIA Comandante do CMB Recursos e Infraestrutura. Família-Aluno-Escola / festa da família na escola.

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010 Formando o aluno para a responsabilidade social Esther Carvalho Março 2010 Missão "Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes" Visão "Ser referência

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

Dra. Cristina Maria Carvalho Delou Psicóloga Coordenadora do PAAAH/SD

Dra. Cristina Maria Carvalho Delou Psicóloga Coordenadora do PAAAH/SD Dra. Cristina Maria Carvalho Delou Psicóloga Coordenadora do PAAAH/SD 1992 PROJETO NÃO-FORMAL oferecia apenas orientação psicopedagógica gratuita para alunos com AH/SD, com base na Lei 4119/62, Art. 13

Leia mais

Proposta Pedagógica do ENSINO MÉDIO IEJK

Proposta Pedagógica do ENSINO MÉDIO IEJK Proposta Pedagógica do ENSINO MÉDIO IEJK Nossa filosofia está fundamentada em princípios e valores cristãos. Vemos o aluno como ser integral composto por corpo, alma e espírito. Ÿ Ÿ A função da escola

Leia mais