FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA BRUNA BASEGGIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA BRUNA BASEGGIO"

Transcrição

1 FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA BRUNA BASEGGIO TRANSPORTE APICAL PROMOVIDO POR DIFERENTES INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS DE NÍQUEL-TITÂNIO PASSO FUNDO 2012

2 BRUNA BASEGGIO TRANSPORTE APICAL PROMOVIDO POR DIFERENTES INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS DE NÍQUEL-TITÂNIO Monografia apresentada ao curso de Pósgraduação da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo-RS como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodontia. Orientador: Prof. Ms. Vomir Fornari PASSO FUNDO 2012

3 BRUNA BASEGGIO TRANSPORTE APICAL E SUCESSO POR DIFERENTES INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS DE NÍQUEL-TITÂNIO Monografia apresentada ao curso de Pósgraduação da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo-RS como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodontia. Aprovada em / /. BANCA EXAMINADORA: Prof. Ms. Volmir Fornari Prof. Prof.

4 À minha família, em especial à minha mãe Jovania. Ao meu namorado Felipe. A todos que passaram pela minha vida e de alguma maneira, direta ou indiretamente, contribuíram para esta conquista e construção da pessoa que sou hoje. A vocês, dedico esse trabalho!

5 AGRADECIMENTOS A Deus, por estar sempre presente em minha vida, dando-me força, paz e iluminando meu caminho. A todos os professores da especialização em Endodontia, por todo ensinamento transmitido. Ao Professor Volmir Fornari, pela orientação, ajuda, paciência, incentivo e correções do trabalho. A construção de um estudo está atrelada à participação de uma série de personagens com o mesmo intuito: a busca pela sabedoria. Obrigada pela orientação! A minha família, pela força que sempre me deram. Em especial a minha mãe Jovania, por todo esforço que sempre teve, por me apoiar nos momentos difíceis, por ter me transmitido amor, carinho, educação, por ter contribuído para meu sucesso e crescimento como pessoa, deixando muitas vezes de lado seus sonhos para acreditar nos meus. Obrigada pela confiança e pelo amor em mim depositados! Aos meus avós, Nelson e Decia, pelo carinho, amor, pela presença. Ao meu namorado Felipe, por todo amor, companheirismo, apoio, pela compreensão, pelos momentos de estresse e pela alegria com as minhas conquistas. Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a línguas dos anjos, sem amor eu nada seria. Obrigada por fazer parte da minha vida! Aos colegas de especialização Gisele Gigghi, Angela Limberger, Taís Pelisser, Andressa Lago Fior, Eduardo Berwanger, Milene Gusi e Cláudio Steinhorst, que foram companheiros em todas as horas. Em especial a minha colega Marisa Parisenti Badalotti, por estar novamente ao meu lado como dupla na clínica. Também aos colegas Aline Licks e Marco Vinícius Baccin que estiveram presentes na elaboração dos seminários e realização de cirurgias.

6 Aos amigos que compreenderam a minha ausência muitas vezes durante o decorrer do curso. Também àqueles que seguiram rumos diferentes, mas que sempre serão lembrados. À Bernardete Baseggio Mattei por ser a segunda família durante o período de especialização.

7 A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado. Steve Jobs

8 RESUMO A instrumentação do canal radicular é um desafio para o cirurgião-dentista, pois há pouca visão do campo operatório, reduzido sentido tátil e liberdade limitada do movimento do instrumento. Além disso, a anatomia com as curvaturas acentuadas de algumas raízes, torna-se um ponto crítico para o sucesso da terapia endodôntica. Na literatura, um dos acidentes mais citados durante o preparo do canal radicular é o transporte apical. Este faz com que a limpeza seja inadequada e, muitas vezes, torna as paredes do canal radicular mais finas, podendo levar a fraturas e perfurações. Para diminuir esse acidente, cada vez mais utiliza-se instrumentos de níquel-titânio, os quais são mais flexíveis e desviam menos a trajetória do canal original. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o transporte apical causado por diferentes instrumentos de níquel-titânio. Após análise, concluiu-se que os instrumentos de conicidade constante desviam menos que os instrumentos de conicidade progressiva, os instrumentos de conicidade.02 e.04 desviam menos que instrumentos de conicidades maiores e os instrumentos de níquel-titânio quando comparados aos de aço inox promovem um menor transporte apical. Palavras-chave: Endodontia. Instrumentos odontológicos. Preparo do canal radicular.

9 ABSTRACT The instrumentation of the root canal is a challenge for the dentist, because there is little vision of the surgical field, reduced tactile sense and limited freedom of movement of the instrument. Furthermore, the anatomy with the sharp bends some roots becomes critical to the success of the endodontic therapy. In the literature, one of the most cited accidents during root canal preparation is apical transportation. This causes the cleanup to be inadequate and often makes the root canal walls thinner, leading to fractures and perforations. In order to minimize this accident, nickeltitanium instruments are used increasingly, which are more flexible and have less deviation from the original root canal. The objective of this study was a bibliographical survey on the apical transport caused by different nickel-titanium instruments. After analysis it was concluded that the constant taper instruments deviate less than the progressive taper instruments, taper instruments of.02 and.04 deviate less than larger taper instruments and nickel-titanium instruments compared with stainless steel promote a reduced apical transport. Key Words: Endodontic. Dental instruments. Root canal preparation.

10 LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS CRT Comprimento real de trabalho CBCT Tomografia computadorizada Cone Bean EDTA Ácido etilenodiaminotetracético et al. E outros ou e colaboradores min - Minuto ml Mililitro mm Milímetro NaOCl Hipoclorito de sódio NiTi Níquel titânio n Número TC Tomografia computadorizada % - Por cento # - Diâmetro

11 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA... CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE... 29

12 11 1 INTRODUÇÃO O objetivo do tratamento dos canais radiculares é prevenir doenças pulpares, tais como as periapicopatias e minimizar o desconforto do paciente (HIZATUGU et al., 2002). Para isso, os canais radiculares devem ser livres de microorganismos após a instrumentação biomecânica e, em seguida, hermeticamente fechados para evitar a reinfecção (SETZER; KWON; KARABUCAK, 2010). Conforme Kunert et al. (2010), vários estudos têm demonstrado que para se obter uma desinfecção eficaz durante o preparo biomecânico e químico, é necessário um aumento do diâmetro do terço apical do canal radicular. É difícil, porém, encontrar um equilíbrio adequado entre a preservação da anatomia do canal radicular e a desinfecção apical. A instrumentação do canal radicular é um procedimento exigente, devido, entre outros fatores, a pouca visão do campo operatório, reduzido sentido tátil e liberdade limitada do movimento do instrumento. Além disso, manter a curvatura do canal original é um fator crítico para alcançar o sucesso terapêutico no tratamento (IQBAL et al., 2010). Entre os erros que ocorrem durante o preparo do canal radicular, o transporte é o mais citado. O transporte apical pode resultar na limpeza inadequada, causando o acúmulo de detritos e microorganismos. Com isso, pode ocorrer a persistência de lesões quando presentes, como também deixar as paredes do canal radicular mais finas, levando ao risco de fraturas e perfurações (LANG, 2010; OZER; TURKEY, 2011). A utilização dos instrumentos de níquel-titânio está aumentando cada vez mais, pois eles permitem uma melhora no preparo apical devido ao aumento do diâmetro cirúrgico. Com instrumentos mais calibrosos, há uma limpeza mecânica mais eficiente da região apical e uma maior facilidade da solução irrigadora penetrar, resultando em um aumento da ação química. Além disso, eles possuem uma capacidade de corte excelente e uma grande flexibilidade, mantendo o trajeto do canal radicular na posição original e reduzindo assim a possibilidade de transporte apical (BRUNSON et al., 2010; KUNERT et al., 2010; IQBAL et al., 2010; OZER; TURKEY, 2011).

13 12 Setzer, Kwon e Karabucak (2010), relatam que a escolha do sistema utilizado influencia na permanência do canal original, principalmente em canais curvos. Peters (2004), relata que alguns fatores podem influenciar no transporte apical, como: tipo do instrumento, secção transversal, tipo do desenho e conicidade do instrumento. A conicidade ou taper é um dos principais fatores que promovem o transporte do canal radicular, pois a cada aumento do diâmetro do instrumento a sua flexibilidade é reduzida. Com a rigidez do instrumento aumentada, o mesmo não acompanha a trajetória do canal radicular (LANG, 2010; SETZER; KWON; KARABUCAK, 2010). Portanto, o cirurgião-dentista deve avaliar criteriosamente cada caso para saber qual instrumento deve ser utilizado. O objetivo deste estudo foi avaliar o transporte apical causado por diferentes sistemas de instrumentos rotatórios de níquel-titânio.

14 13 2 REVISÃO DE LITERATURA Iqbal et al. (2004) compararam o transporte apical e a perda de comprimento de trabalho entre instrumentos rotatórios de NiTi ProFile Séries 29% e ProTaper, no preparo de 40 mésio-vestibulares de molares inferiores, com graus de curvaturas variadas. No grupo 1, foi realizada a instrumentação com o sistema ProFile Series até o instrumento conicidade 06 no comprimento de trabalho. No grupo 2, foi utilizado o sistema ProTaper até o instrumento F3 no comprimento de trabalho. Em ambos os grupos foram seguidas as instruções dos fabricantes e realizada irrigação com 10 ml de NaOCl 2,5%. Foram feitas radiografias pré e pós operatórias e medido o transporte nos níves 0, 1, 2 e 4 mm do comprimento de trabalho. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas somente no nível D4, onde o sistema ProTaper apresentou maior transporte. Vanni et al. (2004) avaliaram o deslocamento apical produzido por diferentes instrumentos de NiTi acionados a motor. Foram utilizadas as raízes mésio vestibulares de 100 primeiros molares, divididas em cinco grupos. Grupo 1: sistema Quantec 2000 até o instrumento #9. Grupo 2: ProFile taper 04 até #35. Grupo 3: ProFile Series 29 concidade 04 até o instrumento #6. Grupo 4: Pow-R taper 02 até #35. Grupo 5: instrumento manual FlexoFile até #35. A irrigação foi realizada com 10ml de NaOCl 1%. Os autores concluíram que os sistemas rotatórios de NiTi produziram menores valores médios de deslocamento apical em relação aos instrumentos manuais. Jodway e Hulsmann (2006) avaliaram e compararam o preparo dos canais radiculares de 50 inferiores, com curvaturas entre 20 e 40, utilizando dois diferentes sistemas de NiTi. Grupo 1 foi instrumentado com o sistema NiTi TEE até o instrumento #30/.04 e no grupo 2 foi utilizado o instrumento K3 até #45/.02. Em ambos os grupos o preparo foi realizado de forma crown-down, com irrigação de 2ml de NaOCl 3%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Schafer, Erler e Dammaschke (2006) compararam a capacidade de modelagem dos instrumentos Mtwo, K3 e RaCe em 120 canais radiculares simulados, com curvatura variando entre 28 e 35 e comprimento de 13mm. Os canais radiculares foram divididos em 3 grupos, com vinte canais de 28 e 20 canais

15 14 com 35 de curvatura em cada grupo. Os grupos foram : A - Mtwo no comprimento total do canal até o instrumento #35/.04, B - K3 de forma crown down até o instrumento #35/.02, C - RaCe de forma crown down até #35/.02. Entre os instrumentos foi realizada irrigação abundante com água. Os autores concluíram que o sistema Mtwo respeitou melhor a curvatura original do canal, mas sem diferença estatisticamente significativa. Os mesmos autores, em 2006, compararam a limpeza e modelagem de três instrumentos rotatórios de NiTi durante o preparo de 60 canais de dentes extraídos, com curvaturas entre 25 e 35. Os dentes foram divi didos em três grupos de vinte dentes cada. Grupo A: Mtwo até o instrumento #35/.04. Grupo B: sistema K3 de forma crown down até o instrumento #35/.02. Grupo C: RaCe de forma crown down até #35/.02. Todos os instrumentos foram utilizados de acordo com as instruções do fabricante e com irrigação de 5ml de NaOCl 2,5%. O sistema Mtwo manteve a curvatura original do canal radicular significativamente melhor do que os outros dois sistemas. Yang et al. (2006) compararam a capacidade de modelagem dos instrumentos de conicidade progressiva em relação aos de conicidade constante em 40 canais simulados em forma de L e S. Os canais em forma de L tinham um comprimento de 17mm e curvatura de 40 e, os em forma de S, 18mm d e comprimento e curvatura de 36. No grupo ProTaper, os canais radiculares em forma de L foram instrumentados até F3 e, os em forma de S, até F2. No grupo Hero, os canais em forma de L foram instrumentados até #30/.02 e, os em forma de S, até #25/.02. A irrigação foi realizada com 5ml de NaOCl 2,5%. Em ambos os tipos de canais os instrumentos Hero mantiveram melhor a curvatura do canal original. Hartmann et al. (2007) compararam a ocorrência de transporte apical em canais mésio vestibulares de 60 molares superiores, com 19 a 22mm de comprimento e 20 a 40 de curvatura. Os dentes fora m divididos em três grupos (n=20): grupo 1 (técnica manual) - instrumentos de aço inox K-file, com a técnica crown down até o instrumento #30, grupo 2 (técnica oscilatória) - limas K-file acopladas a um sistema oscilatório, com preparo até o instrumento #30, grupo 3 (técnica rotatória) - sistema ProTaper até o instrumento F3. A irrigação foi realizada com 2 ml de NaOCl 2,5% alternado com 2ml de EDTA 17%. Foram obtidas imagens pré e pós operatórias com tomografia computadorizada, na secção a 3mm do forame

16 15 apical. A técnica manual produziu significativamente menos transporte do canal em comparação com as técnicas oscilatória e rotatória. Javaheri e Javaheri (2007) compararam o transporte apical e as mudanças na curvatura de 60 canais mésio-vestibulares de primeiros molares superiores, com curvaturas de 25 a 35, utilizando três tipos de in strumentos de NiTi: Hero 642, RaCe e ProTaper. Os dentes foram divididos aleatoriamente em três grupos e instrumentados em uma técnica coroa ápice, utilizando irrigação abundante com água. O grupo Hero 642 foi instrumentado até o instrumento #30/.06. No grupo RaCe foi realizada instrumentação até #25/.04 e, no grupo ProTaper, até o instrumento F3. Foram realizadas radiografias pré e pós operatórias e os autores concluíram que o grupo ProTaper apresentou uma diferença estatisticamente significativa, obtendo um maior transporte apical. Loizides et al. (2007) avaliaram e compararam os efeitos dos instrumentos rotatórios de Niti New Hero e ProTaper, em 22 canais mesiais de primeiros molares inferiores, com curvaturas em torno de 22,68, util izando microtomografia computadorizada. O grupo I foi instrumentado com o sistema New Hero até o instrumento Hero Apical conicidade 6 no comprimento de trabalho. No grupo II, foi utilizado o sistema ProTaper até o instrumento F3 no comprimento de trabalho. Em ambos os grupos foi utilizada irrigação com 2 ml de água destilada após cada instrumento. Após avaliar as imagens pré e pós operatórios, os autores observaram que o sistema ProTaper tem uma maior tendência para o transporte apical. Rodig, Hulsmann e Kahlmeier (2007) compararam o preparo do canal radicular mesial de 50 molares inferiores, com curvaturas entre 20 e 40, e comprimento de 19mm, utilizando instrumentos de NiTi ProFile 0,04 e GT rotatório. Os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos e ambos foram instrumentados até #45/.04, sempre seguindo as instruções do fabricante e com irrigação de 2ml de NaOCl 3%. Foram realizadas radiografias pré e pós operatórias e fotografias das secções transversais a 3, 6 e 9mm do ápice. Os autores concluíram que os dois sistemas respeitaram a curvatura do canal radicular original. Sontag et al. (2007) analisaram o resultado do preparo de cento e cinquenta canais curvos artificiais e 60 canais radiculares mesiais de molares inferiores humanos, utilizando três sistemas rotatórios de NiTi. Os canais artificiais e humanos foram divididos em três grupos: grupo I (instrumentos K3 até #35/.04 alcançar o

17 16 CRT), grupo II (sistema Mtwo até #25/.07 atingir o CRT) e grupo III (Sistema ProTaper até F3 e em seguida ProFile #35/.04 no comprimento de trabalho). Nos canais artificiais foram realizadas imagens fotográficas e nos canais humanos radiografias digitais pré e pós operatórias para analisar os resultados. Os autores concluíram que nos canais artificiais os sistemas K3 e Mtwo apresentaram um transporte menor do canal. Enquanto no grupo dos molares humanos não houve diferenças estatísticas entre os instrumentos K3, Mtwo e ProTaper. Yang et al. (2007) compararam a capacidade de modelagem dos instrumentos de NiTi de conicidade progressiva em relação aos de conicidade constante, em 40 canais radiculares de molares inferiores, com curvaturas variando entre 30 e 40, com comprimento de 17mm. Os canais foram divididos em dois grupos: grupo A (instrumentado com sistema ProTaper até F3) e grupo B (Hero Shaper até o instrumento #30/.04). Ambos os grupos foram utilizados de forma crown down, seguindo as orientações dos fabricantes e com irrigação de 2ml de NaOCl 5,25%, seguido de 2ml de EDTA 17% e irrigação final com 2ml de soro fisiológico. Na região apical o sistema ProTaper teve um valor significativamente maior para o transporte apical. López et al. (2008) analisaram o nível do transporte apical em raízes mesiais de 60 molares superiores, com curvatura de 15 a 40. Os dentes foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: grupo 1 - técnica crown down com instrumentos manuais Triple Flex até #40, grupo 2 - sistema rotatório K3 até o instrumento #40/.02 grupo 3 - sistema oscilatório com limas Triple Flex até o instrumento #40. A irrigação foi realizada com 2ml de NaOCl 1% e EDTA 17%. Os autores concluíram que os instrumentos de aço inox #35 e #40 causaram transporte apical significativo e o sistema K3 foi seguro, apresentando pouco desvio. Bonaccorso et al. (2009) compararam a capacidade de modelagem dos instrumentos ProTaper, Mtwo, BioRaCe e BioRaCe + S-Apex, em 40 canais simulados, com curvaturas em forma de S. No grupo A foi utilizado o sistema ProTaper até o instrumento F4; grupo B: Mtwo até o instrumento #40/.04; grupo C: sistema BioRaCe até #40/.04 e grupo D: S-Apex dos instrumentos #15 a #30, seguido por BioRaCe até #25/.06 e S-Apex # Para os grupos A, C e D foi utilizada a técnica crown down e para o grupo B a técnica do único comprimento. A irrigação foi realizada com água e foram feitas imagens de microscopia antes e após

18 17 a instrumentação. Os autores concluíram que os instrumentos ProTaper causaram transporte mais pronunciado do canal em comparação com os outros instrumentos. Pasternark Junior, Souza Neto e Silva (2009) avaliaram, por meio de tomografia computadorizada, o transporte do canal e a capacidade de centralização de instrumentos rotatórios RaCe, após o preparo de 27 raízes mésio vestibulares de primeiros molares superiores, com curvaturas entre 32 e 49. A primeira fase do preparo foi realizada até o instrumento #35/.02 no comprimento de trabalho. Em seguida, foram realizadas três tomografias: terço apical, médio e cervical. Após, foi realizado o preparo até o instrumento #50/.02 e realizadas novamente as tomografias. A irrigação foi realizada com NaOCl 1%. Após análise, os autores verificaram que não houve diferenças estatisticamente significativas no transporte apical e na centralização dos instrumentos. Unal et al. (2009) avaliaram se as mudanças no projeto dos instrumentos ProTaper interferiram na capacidade de modelagem de canais radiculares curvos. Foram selecionados dez dentes com curvaturas variando entre 25 e 41. Em cinco dos dez dentes, os canais mésio vestibulares foram instrumentados com ProTaper e os mésio linguais com ProTaper Universal. Nos cinco dentes restantes, os canais mésio vestibulares foram instrumentados com ProTaper Universal e os mésio linguais com ProTaper. Os preparos foram realizados de acordo com as instruções do fabricante até o instrumento F3 e com irrigação constante de NaOCl 5%. Foram realizadas imagens digitais pré e pós operatórias. Os autores concluíram que não houve diferença estatisticamente significativa no transporte entre os grupos. Vahid, Roohi e Zayeri (2009) compararam o tempo de trabalho, perda de comprimento de trabalho e efeitos do preparo em 96 primeiros molares superiores, com curvaturas das raízes mésio-vetibulares entre 15 e 45 e comprimento entre 9 e 12mm. Os dentes foram divididos em quatro grupos e a instrumentação foi realizada seguindo as instruções dos fabricantes e com irrigação de NaOCl 2,5%. O grupo 1 foi instrumentado com o sistema ProTaper até o instrumento F3. No grupo 2, foi utilizado o sistema ProFile até o instrumento #20/.06. No grupo 3, utilizaram o sistema FlexMaster até #25/.02 e, no grupo 4, os canais radiculares foram instrumentados com Mtwo até #25/.06. Os sistemas ProTaper e Mtwo tiveram uma diminuição significativamente maior da curvatura do canal em comparação com FlexMaster e ProFile.

19 18 Vaudt et al. (2009) investigaram o tempo e a capacidade de instrumentação de dois sistemas rotatórios de NiTi (Alpha System e ProTaper Universal) em comparação com instrumentos manuais de aço inoxidável, no preparo de 45 canais radiculares mesiais de molares inferiores com curvaturas variadas. Os canais radiculares foram divididos em três grupos: grupo 1, instrumentos manuais K e Hedstroem até #30/.02; grupo 2, instrumentado com Alpha System até o instrumento #30/.02; e grupo 3, sistema ProTaper até o instrumento F3. Foi realizada irrigação com 2ml de NaOCl 1% e realizadas fotografias pré e pós operatórias das secções coronal, média e apical. Os autores concluíram que o uso do sistema ProTaper e dos instrumentos manuais resultaram em um aumento do transporte do canal em comparação com o sistema Alpha, porém sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Ersev et al. (2010) compararam a eficácia de instrumentação de cinco sistemas rotatórios de NiTi: ProFile, K3, NiTi-TEE, Endo Wave e Hero Shaper. Foram utilizados cem canais simulados em forma de S, com comprimento de 12mm. Os espécimes foram divididos aleatoriamente entre os grupos e a instrumentação foi realizada com a técnica crown-down, sendo o preparo apical padronizado para o instrumento #25/.04. A irrigação foi realizada com 2ml de água destilada e final com 5ml. Após analisar as imagens digitais pré e pós operatórias, os autores concluíram que o sistema K3 apresentou melhores resultados. Gergi et al. (2010) compararam o transporte do canal radicular e a capacidade de centralização de dois instrumentos de NiTi com instrumentos convencionais de aço inoxidável, utilizando noventa canais com curvaturas severas (25-35 ). Todos os dentes foram examinados antes e após o preparo, através de tomografia computadorizada. No grupo 1, foi utilizado o sistema Twisted Files: até o instrumento #25/.08 até o comprimento real de trabalho (CRT). No grupo 2, utilizaram o instrumento Pathfile #1, #2 e #3 até o comprimento de trabalho. Em seguida, foi utilizado o sistema ProTaper até o instrumento F2 no comprimento de trabalho. O grupo controle foi preparado com instrumentos manuais pré-curvados K-Flexofile até o instrumento #25/.02. Realizaram irrigação constante de 3ml de NaOCl 5,25%, alternada com EDTA 17% ao fim do preparo. O sistema Twisted Files apresentou o menor transporte e a melhor capacidade de centralização.

20 19 Iqbal et al. (2010) avaliaram e compararam os instrumentos rotatórios de níquel-titânio GTX com seu antecessor Perfil GT, em relação ao transporte apical e comprimento de trabalho durante o preparo de quarenta canais mésio-vestibulares de molares inferiores extraídos. O grupo 1 foi instrumentado com limas ProFile GT, utilizando a técnica coroa- ápice até o instrumento #30/.04 atingir o comprimento de trabalho. No grupo 2, foram utilizados os instrumentos GTX, até o instrumento #30/.04 alcançar o comprimento de trabalho e a irrigação nos dois grupos foi realizada com NaOCl a 2,5%. Foram realizadas radiografias pré e pós operatórias e os autores verificaram que em relação ao transporte apical, não houve diferença entre os grupos. Karabucak et al. (2010) avaliaram o transporte apical e as mudanças no comprimento de trabalho após a instrumentação de 44 canais mesiais de trinta primeiros e segundos molares inferiores. No grupo 1, foram utilizados os instrumentos rotatórios EndoSequence até #25/.06 alcançar o comprimento de trabalho. No grupo 2, utilizaram os instrumentos Guidance até #25/.08 atingir o comprimento de trabalho. Em ambos os grupos foram seguidas as instruções dos fabricantes e utilizados os métodos coroa ápice, com irrigação de NaOCl 3%. Em seguida, foi realizada a dupla radiografia digital e verificaram que nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada na quantidade de transporte do canal e no comprimento de trabalho. Kunert et al. (2010) avaliaram a ocorrência de transporte apical nas raízes mésio-vestibulares de vinte e cinco primeiros molares superiores com ângulo de curvatura variando entre 23 e 31, preparados com i nstrumentos ProTaper Universal até o diâmetro cirúrgico F3 e F4 e irrigados alternadamente com 2 ml de NaOCl a 1% e EDTA a 17%. Foram realizadas imagens do canal radicular pré e pós operatórias. Das vinte e cinco raízes mésio-vestibulares avaliadas, onze apresentaram transporte apical em projeções vestíbulo lingual e treze em projeções mesio distal, após o uso do instrumento F3. Após a utilização do instrumento F4, vinte e duas raízes apresentaram transporte apical em projeções vestíbulo lingual e dezoito em projeções mesio distais. Com isso, os autores concluíram que os instrumentos F3 devem ser usados com cuidado em canais curvos e os instrumentos F4 devem ser evitados no terço apical.

21 20 Lang (2010) avaliou o transporte apical em canais radiculares curvo s de 20primeiros molares superiores, com tomografia computadorizada Cone Beam, após o preparo biomecânico com instrumentos de níquel-titânio de diferentes conicidades. As raízes mésio-vestibulares do grupo 1 foram instrumentadas com o sistema rotatório de NiTi Hero 642 conicidade.02. No grupo 2, utilizaram o sistema ProDesign, com múltiplas conicidades. Durante a instrumentação foi realizada a irrigação alternando NaOCl a 2,5% e EDTA a 17%. Para comparar o transporte apical produzido pelos diferentes sistemas rotatórios de NiTi, imagens de TC foram obtidas de secções transversais radiculares da região localizada a 1mm do forame apical, antes do preparo e após o diâmetro cirúrgico correspondente aos instrumentos #35/.02 e #45/.02 (grupo 1), #30/.04 e #40/.04 (grupo 2). A presença de desvio apical foi medida do desvio do centro do canal cirúrgico, a partir do canal anatômico. Após análise, o autor observou que não houve diferença estatisticamente significante no transporte apical entre os grupos. Moreira (2010) avaliou in vitro o transporte do forame apical de raízes mésiovestibulares de vinte molares superiores. O grupo 1 foi instrumentado com o sistema rotatório Hero 642 de conicidade constante e única até o instrumento #45/.02 e, no grupo 2, com o sistema ProDesign de conicidade constante e múltipla até o instrumento #40/.04. Foi realizada irrigação alternada com NaOCl a 2,5% e com EDTA 17%. Para avaliar a ocorrência de transporte apical e comparar a magnitude entre os diferentes grupos, foram feitas fotografias através de uma máquina acoplada em um microscópio óptico. Em seguida, as fotografias foram sobrepostas para avaliar o deslocamento. Ocorreu transporte do forame apical, porém sem diferença estatisticamente significante entre os sistemas. O aumento do diâmetro do preparo do forame apical e o aumento da conicidade do instrumento não influenciaram no transporte. Setzer, Know e Karabucak (2010) avaliaram o transporte apical de dois sistemas de instrumentos rotatórios e duas sequências de instrumentação rotatória híbrida em canais mésio-vestibulares de cento vinte e oito primeiros e segundos molares extraídos, com curvaturas de 30 a 60. Os d entes foram irrigados com NaOCl a 3%. O grupo PF foi instrumentado com ProFile Series 29%, utilizando a técnica coroa ápice com instrumentos de 6 a 2, até o instrumento 06 atingir o comprimento de trabalho. No grupo ES, os canais foram instrumentados com

22 21 EndoSequence até que o instrumento #35/.06 atingiu o comprimento de trabalho, utilizando o método coroa ápice. Já no grupo PFLS foi utilizada uma combinação híbrida de dois sistemas: ProFile Series (como descrito para o grupo PF) e após aumento apical com LightSpeed. Foram utilizados os instrumentos #35 e #50 até o comprimento de trabalho ser alcançado. O grupo PTLS foi instrumentado com ProTaper até que F3 alcançou o comprimento de trabalho e, em seguida, foi utilizado o instrumento LightSpeed. Os instrumentos foram descartados após o preparo de três canais. A técnica da dupla radiografia foi utilizada para medir o transporte apical. Os autores verificaram que não houve diferença estatisticamente significativa para o transporte apical entre os grupos em qualquer nível do comprimento de trabalho. Batouty e Elmallab (2011) compararam o transporte e as alterações na curvatura de 40 canais radiculares, com curvaturas variando entre 25 e 35. Os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: K3 e Twisted File (ambos foram instrumentados até #30/.06). Foi realizada irrigação abundante com água após cada instrumento e foram realizadas radiografias pré e pós operatórias. Ao fim do estudo, os autores concluíram que o sistema Twisted File produziu transporte significativamente menor e preservou melhor o canal original. Freire et al. (2011) avaliaram o transporte de 30 canais radiculares de molares inferiores, com curvaturas entre 25 e 35, com comp rimento de 18mm, utilizando os instrumentos rotatórios de NiTi Twisted File e EndoSequence. Nos dois grupos a instrumentação foi realizada através da técnica crown-down (#30/.06, #25/.06 e #25/.04). A irrigação entre os instrumentos foi realizada com 3ml de NaOCl 1%, seguida por irrigação final com 5ml de EDTA 17% e 5ml de NaOCl 1%. A avaliação foi realizada através de imagens de microtomografia computadorizada pré e pós operatórias. Os autores concluíram que os dois sistemas apresentaram resultados semelhantes, sendo opções adequadas devido ao mínimo transporte do canal. Nordmeyer, Schmell e Hulsmann (2011), compararam o preparo de 50canais radiculares com curvaturas entre 20 e 40 e comprim ento de 19mm, utilizando instrumentos rotatórios de NiTi Flex Master e instrumentos de aço inoxidável Endo Eze AET em um motor oscilatório. Os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos e realizada a instrumentação seguindo as orientações dos fabricantes, até o instrumento #45/0.2, com irrigação de 2ml de NaOCl 3%. Foram realizadas

23 22 radiografias pré e pós operatórias e os autores concluíram que o sistema Flex Master é mais seguro para a instrumentação de canais radiculares curvos. Ozer e Turkey (2011) compararam a ocorrência de transporte apical de canais mésio-vestibulares da raiz de 60 molares superiores, com curvaturas variando de 25 a 47, instrumentados com três sistemas rotatórios de níquel-titânio (NiTi), utilizando a tomografia computadorizada cone-beam (CBCT). Os dentes foram divididos em três grupos: ProTaper Universal (até o instrumento F3), Hero Apical 642 (até #30/.06) e FlexMaster (até #30/.06). Todos os canais radiculares foram instrumentados pelo mesmo operador. A irrigação foi realizada com NaOCl a 2,5%. Para os grupos Hero 642 e ProTaper Universal foram utilizados um instrumento para cada cinco canais radiculares. Já no Grupo FlexMaster foram utilizados um instrumento para cada canal radicular. Após análise, os autores observaram transporte em todos os grupos. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os instrumentos. Schafer et al (2011) compararam o transporte apical de instrumentos rotatórios de NiTi Mwto e EasyShape revestidos e não revestidos no preparo de 60canais radiculares de molares inferiores e superiores com curvaturas entre 25 e 35. Os dentes foram divididos em três grupos e ins trumentados de acordo com os fabricantes, até o instrumento #35/.04, sempre com irrigação de 5ml de NaOCl 2,5%. Foram realizadas radiografias pré e pós operatórias e os autores concluíram que todos os instrumentos mantiveram a curvatura do canal original. Yang et al. (2011) compararam os efeitos dos sistemas Mtwo e ProTaper Universal na geometria de dez molares inferiores, utilizando microtomografia computadorizada. O sistema Mtwo foi utilizado até o instrumento #30/.06 e o sistema ProTaper Universal até F3, sempre com irrigação de NaOCl 5,25% após cada instrumento. Os canais radiculares preparados com o sistema ProTaper Universal apresentaram valores significativamente maiores de transporte em comparação ao grupo Mtwo no terço apical. Nos terços coronal e médio não houveram diferenças. Alves et al. (2012) avaliaram as ocorrências de transporte apical e as alterações no canal radicular de 45 primeiros e segundos molares com curvaturas entre 25 e 35, produzidas por diferentes instrumen tos. Os dentes foram divididos em três grupos. No grupo M foi realizada instrumentação com limas manuais de aço inox tipo K até o instrumento #20, grupo MT foi instrumentado com o sistema Mtwo

24 23 até #20/.06 e no grupo PF utilizaram o sistema PathFile até o instrumento 3. A irrigação foi realizada após cada instrumento com 5ml de NaOCl 2,5%. Ao fim da instrumentação foi aplicado 1ml de EDTA 17% durante 3 min, seguido de irrigação final com 3ml de NaOCl 2,5%. Foram realizadas radiografias pré e pós operatórias e os autores observaram que não houve ocorrência de transporte do canal. Berutti et al. (2012) compararam a curvatura do canal após a instrumentação utilizando o sistema WaveOne de instrumento único e ProTaper. Foram utilizados 30 simulados e as amostras foram divididas em dois grupos (n=15). Nos dois grupos foi utilizado o sistema PathFile 1, 2 e 3 no comprimento de trabalho. Em seguida, no grupo um foi realizada a instrumentação com o sistema WaveOne de instrumento único no CT e no grupo dois com o sistema ProTaper (S1, S2, F1 e F2 no CT). Foram obtidas imagens digitais pré e pós operatórias e os autores concluíram que o sistema WaveOne manteve melhor a curvatura do canal original.

25 24 3 CONCLUSÃO Instrumentos de conicidade constante desviam menos que instrumentos de conicidades progressivas. Instrumentos de conicidades.02 e.04 desviam menos que instrumentos de conicidades maiores. Os instrumentos de níquel-titânio, de conicidades menores, quando comparados aos de aço inoxidável, promovem um menor transporte apical.

26 25 REFERÊNCIAS ALVES, V. O., et al. Comparison among manual instruments and PathFile and Mtwo rotary instruments to create a glide path in the root canal preparation of curved canals. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 38, n. 1, p , Jan BATOUTY, K. M. E., ELMALLAB, W. E. Comparison of canal transportation and changes in canal curvature of two nickel-titanium rotary instruments. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 37, n. 9, p , Sept BERUTTI, E. et al. Canal shaping with WaveOne primary reciprocating files and ProTaper system: a comparative study. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 38, n. 4, p , Apr BONACCORSO, A. et al. Shaping ability of four nickel-titanium rotary instruments in simulated s-shaped canals. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 35, n. 6, p , Jun BRUNSON, M. et al. Effect Apical Preparation Size and Preparation Taper on Irrigant Volume Delivered by Using Negative Pressure Irrigation System. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 36, n. 4, p , Apr ERSEV, H. et al., A comparison of the shaping effects of 5 nickel-titanium Rotary instruments in simulated S-shaped canals. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, St Louis, v. 109, n. 5, p May, FREIRE, L. G. et al. Microscopic computerized tomographic evaluation of root canal transportation prepared with twisted or grund nickel-titanium Rotary instruments. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, St Louis, v. 112, n. 6, p , Dec GERGI, R.et a. Comparison of canal transportation and centering ability of Twisted Files, Pathfile-ProTaper system, and stainless steel hand K-Files by using computed tomography. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 36, n. 5, p , May HARTMANN, M. S. M. et al. Canal transportation after root canal instrumentation: a comparative study with computed tomography. Journal of Endodontics. Baltimore, v. 33, n. 8, p , Aug HIZATUGU, R. et al. Endodontia em sessão única Mito ou realidade? V. 2. São Paulo: Atheneu, 2002, 200 p. IQBAL, M. K. et al. Comparison of apical transportation between ProFile and ProTaper NiTi rotary instruments. International Endodontic Journal, Oxford, v.37, p , 2004.

27 26. An in vitro comparison of Profile GT and GTX nickel- titanium rotary instruments in apical transportation an length control in mandibular molar. Journal of Endodontics. Baltimore, n. 36, n. 2, p , Feb JODWAY, B., HULSMANN, M. A comparative study of root canal preparation with NiTi-TEE and K3 rotary NiTi instruments. International Endodontic Journal, Oxford, v.39, p , JAVAHERI, H. H.; JAVAHERI, G. H. A comparison of three NiTi rotary instruments in apical transportation. Journal of Endodontics. Baltimore, v. 33, n. 3, p , Mar KARABUCAK, B. et al. A comparison of apical transportation and length control between EndoSequence and Guidance rotary instruments. Journal of Endodontics. Baltimore, v. 36, n. 1, p , Jan KUNERT, G.G. et al. Analysis of apical root transportation associated with Protaper Universal F3 and F4 instruments by using digital subtraction radiography. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 36, n.6 p , June LANG, P. M. Avaliação do transporte apical com tomografia computadorizada após o preparo com instrumentos de níqule-titânio. Passo Fundo: UNINGÁ, Monografia (especialização), Unidade de Ensino Superior Ingá, Passo Fundo, LOIZIDES, A. L. et al. A comparative study of the effects of two nickel-titanium preparation techniques on root canal geometry assessed by microcomputed tomography. Journal of Endodontics. Baltimore, n. 33, n. 12, p , Dec LÓPEZ, F. U. et al. Apica transportation : a comparative evaluation of three root canal instrumentation techniques with three differente apical diameters. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 34, n. 12, p , Dec MOREIRA, S. M. B. Avaliação in vitro do transporte do forame apical provocado por instrumentos rotatórios de níquel-titânio. Passo Fundo: UNINGÁ, Monografia (especialização), Unidade de Ensino Superior Ingá, Passo Fundo, NORDMEYER, S., SCHNELL, V., HULSMANN, M. Comparison of root canal preparation using Flex Master Ni-Ti and Endo-Eze AET stainless stell instruments. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, St Louis, v. 111, n. 2, p , Feb OZER, S. Y., TURKEY, D. Comparison of root canal transportation induced by three rotary systems with noncutting tips using computed tomography. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, St Louis, v. 111, n. 2, p , Feb

28 27 PASTERNARK JUNIOR, B. SOUZA NETO, M. D., SILVA, R.G. Canal transportation and centring ability of RaCe rotary instruments. International Endodontic Journal, Oxford, v. 42, p , PETERS, O.A. Current challenges and concepts in the preparation of root canal systems: A review. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 30, n. 8, p , Aug RODIG, J. HULSMANN, M. KAHLMEIER, C. Comparison of root canal preparation with two rotary NiTi instruments: ProFile.04 and GT rotary. International Endodontic Journal, Oxford, v. 40, p , SCHAFER, E., ERLER, M., DAMMASCHKE, J. Comparative study on the shaping ability and cleaning efficiency of rotary Mtwo instruments. Part 1. Shaping ability in simulated curved canals. International Endodontics Journal, Oxford, v. 39, p , Comparative study on the shaping ability and cleaning efficiency of rotary Mtwo instruments. Part 2. Cleaning effectiveness and shaping ability in severely curved root canals of extracted teeth. International Endodontic Journal, Oxford, v. 39, p , Shaping ability and cleaning effectiveness of Mtwo versus coated and uncoated EasyShape instruments in severaly curved root canals of extracted teeth. International Endodontic Journal, Oxford, v. 44, p , SEMAAN, F. S. et al. Endodontia mecanizada : a evolução dos sistemas rotatórios contínuos. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, Curitiba, v. 6, n. 3, p , SETZER, F. C., KWON, T. K., KARABUCAK, B. Comparison of apical transportation between two rotary file systems and two hybrid rotary instrumentation sequences. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 36, n. 7, p , July SONNTAG, D. et al. Root canal preparation with the NiTi systems K3, Mtwo and ProTaper. Australian Endodontic Journal, Melbourne, v. 33, p , UNAL, G. C. et al. Comparative investigation of 2 rotary nickel-titanium instruments : protaper universal versus protaper. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, St. Louis, v. 107, n. 6, p , Jun VAHID, A., ROOHI, N., ZAYERI, F. A comparative study of four rotary NiTi instruments in preserving canal curvature, preparation time and change of working length. Australian Endodontic Journal, Melbourne, v. 35, p , VANNI, J. R. et al. Apical displacement produced by rotary nickel-titanium instruments and stainless steel files. Journal of Applied Oral Science, Bauru, v. 12, n. 1, p , 2004.

29 28 VAUDT, J. et al. Ex vivo study on root canal instrumentation of two rotary nickeltitanium systems in comparison to stainless steel hand instruments. International Endodontic Journal, Oxford, v. 42, p , YANG, G. B. et al. Shaping ability of progressive versus constant taper instruments in curved root canals of extracted teeth. International Endodontic Journal, Oxford, v. 40, n , Shaping ability of progressive versus constant taper instruments in simulated root canals. International Endodontic Journal, Oxford, v. 39, p , Effects of two nickel-titanium instruments systems, Mtwo versus ProTaper Universal, on root canal geometry assessed by micro-computed tomography. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 37, n. 10, p , Oct

30 29 APÊNDICE Tabela 1- Estudos sobre transporte apical. Referência Tipo de estudo Amostra (n) Sistema Sequência Avaliação Conclusão Iqbal et al., 2004 Vanni et al., 2004 Jodway e Hulsmann, 2006 Schafer, Erler e Dammaschke, 2006 Schafer, Erler e Dammaschke, 2006 Yang et al., 2006 In vitro 40 dentes ProFile Series; ProTaper In vitro 100 Quantec 2000; dentes ProFile T0.04; ProFile Series 29 taper 0.04; Pow-R taper Até o instrumento taper.06; até F3 Até instrumento #9; até #35; até #6; até # In vitro 50 dentes NiTi TEE; K3 Até #30/.04; até #45/.02 In vitro 120 canais simulados Mtwo; K3; RaCe In vitro 60 dentes Mtwo; K3; RaCe In vitro 40 canais simulados ProTaper; Hero Até #35/.04; #35/.02; #35/.02 Mtwo; K3; RaCe Canais em L até F3 e em S até F2; em L até #30/.02 e em S até #25/.02 Radiografias pré e pós operatórias. Radiografias pré e pós operatórias. Radiografias pré e pós operatórias e fotografias transversais. Fotografias pré e pós operatórias. Radiografias pré e pós operatórias. Estereomicroscópio acoplado a uma camera. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no nível D4. Os sistemas rotatórios de NiTi produziram os menores valores médios de deslocamento apical do que as limas de aço inox. Ambos os sistemas mantiveram bem a curvatura do canal. O sistema Mtwo respeitou a curvatura original do canal. Mtwo manteve a curvatura do canal original significativamente melhor do que os outros dois sistemas. Em ambos os tipos de canais os instrumentos Hero mantiveram melhor a curvature do canal original.

31 30 Hartmann et al., 2007 In vitro 60 dentes Aço inox K-file; Limas K-file acopladas a um sistema oscilatório; ProTaper Até #30; até #30; até F3 Tomografia computadorizada. A técnica manual produziu menos transporte do canal do que as técnicas oscilatória e rotatória. Javaheri e Javaheri, 2007 Loizides et al., 2007 Rodig, Huslmann, Kahlmeier, 2007 Sontag et al., 2007 Yang et al., 2007 López et al., 2008 In vitro 60 dentes Hero 632; RaCe; ProTaper In vitro 22 dentes Hero; Hero apical; ProTaper In vitro 50 dentes ProFile 0.04; GT rotatório In vitro 150 canais artificiais e 60 dentes K3; Mtwo; ProTaper In vitro 40 dentes ProTaper, Hero Shaper In vitro 60 dentes Instrumentos manuais Triple Flex; K3; sistema oscilatório com limas Triple Flex Todos os sistemas foram utilizados até o instrumento #30 Até #30/.04; até taper 6; até F3 Até #45/.04 nos dois grupos Até #35/.04; até #25/.07; até F3 Até F3; até #30/.04 Até instrumento #40 em todos os grupos Radiografias pré e pós operatórias. Microtomografia computadorizada. Radiografias pré e pós operatórias e fotografias das secções tranversais. Radiografias digitais pré e pós operatórias. Radiografias digitais pré e pós operatórias e fotografias transversais. Radiografias digitais pré e pós operatórias. ProTaper apresentou uma diferença estatisticamente significativa no transporte apical. ProTaper mostrou uma tendência maior para o transporte apical. Ambos os sistemas respeitaram a curvature do canal original. Nos canais artificiais, os sistemas K3 e Mtwo apresentaram um percentual menor de transporte do canal. Nos molares humanos não houveram diferenças significativas. O sistema Hero teve um transporte significativamente menor. Os instrumentos de aço inox causaram transporte apical significativo, enquanto o sistema K3 foi seguro.

32 31 Bonaccorso et al., 2009 Pasternark, Souza Neto, Silva, 2009 In vitro 40 canais simulados ProTaper; Mtwo; Bio Race; S-Apex seguido por Bio Race Até F4; até #40/.04 no segundo e terceiro grupo, até #25/.06 e S-Apex (35-40) Imagens de microscopia pré e pós operatórias. In vitro 27 dentes RaCe Até #50/.02 Tomografia após o preparo até #35/.02 e após #50/.02. ProTaper causou um transporte mais pronunciado do canal em comparação com os outros instrumentos. Não houveram diferenças estatisticamente significativas. Unal et al., 2009 Vahid, Roohi, Zayeri, 2009 Vaudt et al., 2009 Ersev et al., 2010 Gergi et al., 2010 Iqbal et al., 2010 Karabucak et al., 2010 In vitro 10 dentes ProTaper e ProTaper Universal In vitro 96 dentes ProTaper; ProFile; Flex Master In vitro 45 dentes Alpha System; ProTaper e instrumentos manuais de aço inox In vitro 100 canais simulados ProFile; K3; NiTi-TEE; Endo Wave; Hero Shaper In vitro 90 dentes Twisted Files; PathFile ProTaper; instrumentos manuais K- Flexofile Até F3 nos dois grupos Até F3; até #20/.06; até #25/.06 Todos os sistemas foram utilizados até o instrumento #30 Todos os instrumentos foram utilizados até #25/.04 Até #25/.08; até S2; até lima #60 In vitro 40 dentes GT; GTX Até #30/.04 nos dois grupos In vitro 30 dentes Endo Sequence; Guidance Até #25/.06, até #25/.08 Radiografias digitais pré e pós operatórias. Radiografias pré e pós operatórias. Fotografias pré e pós operatórias das secções coronal, media e apical. Imagens digitais pré e pós operatórias. Tomografia computadorizada. Radiografias digitais pré e pós operatórias. Radiografias digitais pré e pós operatórias. Não houve diferença estatisticamente significativa. ProTaper e Mtwo diminuíram significativamente a curvature do canal em comparação com os outros sistemas. O sistema ProTaper e os instrumentos manuais resultaram em um aumento do transporte do canal, porém não há diferença estatisticamente significativa. O sistema K3 apresentou melhores resultados. O sistema Twistes Files apresentou o menor transporte. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Não foi encontrada nenhuma diferença estatisticamente significativa.

33 32 Kunert et al., 2010 In vitro 25 dentes ProTaper Universal Até F4 Radiografias digitais pré e pós operatórias, após o uso do instrument F3 e após o F4. Instrumentos F3 devem ser usados com cuidado em canais curvos e os F4 devem ser evitados no terço apical. Lang, 2010 In vitro 20 dentes Hero 642 conicidade.02; Prodesign múltipla conicidade Moreira, 2010 In vitro 20 dentes Hero 642 conicidade.02; Prodesign múltipla Batouty e Elmallab, 2011 Freire et al., 2011 Nordmeyer, Schmell e Hulsmann (2011) Ozer, Turkey, 2011 conicidade In vitro 40 dentes K3; Twisted File In vitro 30 canais Twisted File; EndoSequence Flex Master; Endo Eze AET In vitro 60 dentes ProTaper Universal; Hero Apical 642; Flex Master Até #45/.02 e #40/.04 Até #45/.02 e #40/.04 Até #30/.06 nos dois grupos #30/.06, #25/.06 e #25/.04 nos dois grupos Até #45/.02; #45/.025 Até F3; #30/.06; #30/.06 Tomografia computadorizada. Fotografias através de uma câmera acoplada em um microscópio óptico. Radiografias pré e pós operatórias. Micro tomografia computadorizada. Radiografia pré e pós operatória. Tomografia computadorizada. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. O sistema TF produziu transporte significativamente menor e preservou melhor o canal original. Os dois sistemas apresentaram transporte mínimo. O sistema Flex Master é mais seguro. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.

ANÁLISE DE ERROS OPERATÓRIOS NO PREPARO DE CANAIS RADICULARES CURVOS REALIZADO POR ACADÊMICOS COM INSTRUMENTOS MANUAIS E ROTATÓRIOS DE

ANÁLISE DE ERROS OPERATÓRIOS NO PREPARO DE CANAIS RADICULARES CURVOS REALIZADO POR ACADÊMICOS COM INSTRUMENTOS MANUAIS E ROTATÓRIOS DE ANÁLISE DE ERROS OPERATÓRIOS NO PREPARO DE CANAIS RADICULARES CURVOS REALIZADO POR ACADÊMICOS COM INSTRUMENTOS MANUAIS E ROTATÓRIOS DE NiTi POR MEIO DE DOIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO POR IMAGEM Regis Augusto

Leia mais

Resumo. Erica Lopes FERREIRA* Flares BARATTO FILHO** Luiz Fernando FARINIUK***

Resumo. Erica Lopes FERREIRA* Flares BARATTO FILHO** Luiz Fernando FARINIUK*** ISSN 1806-7727 Descrição dos instrumentos endodônticos NRT Files tipo II: análise da forma alcançada em canais artificiais NRT Files type II endodontic instruments description: analysis of the reached

Leia mais

O choque de paradigmas na instrumentação de canais radiculares curvos

O choque de paradigmas na instrumentação de canais radiculares curvos O choque de paradigmas na instrumentação de canais radiculares curvos Jesus Djalma Pécora Professor Titular de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto FORP-USP Alexandre Capelli Cirurgião-Dentista,

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA MARISA PARISENTI BADALOTTI

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA MARISA PARISENTI BADALOTTI FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA MARISA PARISENTI BADALOTTI CAPACIDADE DE LIMPEZA PROMOVIDA POR INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS DE

Leia mais

SISTEMA PRO TAPER: ANÁLISE TÉCNICA E CIENTÍFICA

SISTEMA PRO TAPER: ANÁLISE TÉCNICA E CIENTÍFICA SISTEMA PRO TAPER: ANÁLISE TÉCNICA E CIENTÍFICA Marco Antonio Hungaro Duarte 1 Emílio Alexandre Carfane Zocal 2 Adilso Borges de Oliveira e Silva 2 Milton Carlos Kuga 3 Guilherme Hiroshi Yamanary 3 Rodrigo

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA DO DESEMPENHO DO SISTEMA ROTATÓRIO RACE

AVALIAÇÃO CLÍNICA DO DESEMPENHO DO SISTEMA ROTATÓRIO RACE AVALIAÇÃO CLÍNICA DO DESEMPENHO DO SISTEMA ROTATÓRIO RACE Valéria Cysne Rodrigues 1 José Carlos Yamashita 2 Marco Antonio Hungaro Duarte 2 Milton Carlos Kuga 2 Sylvio de Campos Fraga 2 Eliane Cristina

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL -CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL -CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL -CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA FABIANA BORELLA CAMARA INSTRUMENTAÇÃO AUTOMATIZADA DE MOVIMENTO OSCILATÓRIO NO PREPARO BIOMECÂNICO

Leia mais

Análise do tempo de trabalho da instrumentação recíproca com lima única: WaveOne e Reciproc

Análise do tempo de trabalho da instrumentação recíproca com lima única: WaveOne e Reciproc Artigo original MACHADO MEL; NABESHIMA CK; LEONARDO MFP; CARDENAS JEV Análise do tempo de trabalho da instrumentação recíproca com lima única: WaveOne e Reciproc Recebido em: jan/2012 Aprovado em: fev/2012

Leia mais

Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais

Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais FÁBIO DUARTE DA COSTA AZNAR(UNINGÁ/BAURU-SP)¹ CELSO KENJI NISHIYAMA(UNINGÁ/BAURU-SP) 2 JOSÉ

Leia mais

Charles Stefani Moreira de Alencar

Charles Stefani Moreira de Alencar Charles Stefani Moreira de Alencar Avaliação do transporte apical em canais radiculares curvos preparados com diferentes técnicas de instrumentação, por meio de tomografia computadorizada Dissertação apresentada

Leia mais

Instrumentos Auxiliares. Instrumentos Auxiliares. Instrumentos. Instrumentos Especializados. Manuais. Curso de Especialização em Endodontia UEL

Instrumentos Auxiliares. Instrumentos Auxiliares. Instrumentos. Instrumentos Especializados. Manuais. Curso de Especialização em Endodontia UEL Curso de Especialização em Endodontia Integrale - Unicsul Instrumentos Auxiliares Instrumentos Especializados Instrumentos Instrumentos Auxiliares Curso de Especialização em Endodontia UEL Classificação

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

irace Rápido, eficaz e seguro

irace Rápido, eficaz e seguro irace Rápido, eficaz e seguro Características exclusivas Nova haste Fácil identificação dos instrumentos Diâmetro - anel largo, código de cores ISO Conicidade - anel estreito: amarelo: 2%, vermelho: 4%,

Leia mais

Unicone: um novo sistema reciprocante para preparo dos canais radiculares

Unicone: um novo sistema reciprocante para preparo dos canais radiculares ISSN 1981-3708 Unicone: um novo sistema reciprocante para preparo dos canais radiculares Unicone: a new reciprocating system for root canal shaping Murilo P. ALCALDE 1 ; Bruno M. GUIMARÃES 2 ; Samuel L.

Leia mais

ANATOMIA DENTAL INTERNA

ANATOMIA DENTAL INTERNA ANATOMIA DENTAL INTERNA VERSIANI, 2014 Anatomia Dental Interna Características Gerais Grupo dos incisivos Grupo dos caninos Grupo dos pré-molares Grupo dos molares VERSIANI, 2014 Anatomia Dental Interna

Leia mais

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA CENTRALIZAÇÃO DO PREPARO BIOMECÂNICO EM CANAIS INSTRUMENTADOS PELOS SISTEMAS RECIPROC E MTWO.

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA CENTRALIZAÇÃO DO PREPARO BIOMECÂNICO EM CANAIS INSTRUMENTADOS PELOS SISTEMAS RECIPROC E MTWO. AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA CENTRALIZAÇÃO DO PREPARO BIOMECÂNICO EM CANAIS INSTRUMENTADOS PELOS SISTEMAS RECIPROC E MTWO. Millena Bezerra de Aquino; Dione Albuquerque Melo de Lima; Andréa Cruz Câmara; Carlos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTUDO SOBRE O TRANSPORTE APICAL E CAPACIDADE DE LIMPEZA DE SISTEMA DE INSTRUMENTO ÚNICO ASSOCIADO A DIFERENTES

Leia mais

Avaliação clínica do sistema ProTaper na instrumentação de canais de dentes posteriores

Avaliação clínica do sistema ProTaper na instrumentação de canais de dentes posteriores Rev Inst Ciênc Saúde 2006; 24(1):53-7 Avaliação clínica do sistema ProTaper na instrumentação de canais de dentes posteriores Clinical evaluation of the ProTaper in root canal preparation of posterior

Leia mais

ANATOMIA INTERNA DENTAL

ANATOMIA INTERNA DENTAL ANATOMIA INTERNA DENTAL Cavidade Pulpar: Espaço no interior dos dentes onde se aloja a polpa. Esta cavidade reproduz a morfologia externa do dente,podendo se distinguir duas porções: uma coronária e outra

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA KELLIN PIVATTO ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IMPLANTES CÔNICOS E IMPLANTES CILÍNDRICOS PASSO FUNDO 2008 KELLIN

Leia mais

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Vamos descrever a seguir as principais imagens das alterações da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas patológicas. FORMA

Leia mais

Cesar Augusto Pereira Oliveira. Análise tomográfica do terço apical de canais curvos após preparo endodôntico com diferentes sistemas automatizados

Cesar Augusto Pereira Oliveira. Análise tomográfica do terço apical de canais curvos após preparo endodôntico com diferentes sistemas automatizados Cesar Augusto Pereira Oliveira Análise tomográfica do terço apical de canais curvos após preparo endodôntico com diferentes sistemas automatizados Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação

Leia mais

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas ODONTOLOGIA ENDODONTIA I 5º Período / Carga Horária: 90 horas 1. PRÉ-REQUISITOS: Diagnóstico por Imagem; Patologia Buco-Dental. 2. EMENTA: Durante o curso de Endodontia Pré-Clínica os alunos irão adquirir

Leia mais

Comparação da flexibilidade e da resistência torsional de instrumentos automatizados de níquel-titânio

Comparação da flexibilidade e da resistência torsional de instrumentos automatizados de níquel-titânio artigo original Comparação da flexibilidade e da resistência torsional de automatizados de níquel-titânio Weber Schmidt Pereira Lopes 1 Hélio Pereira Lopes 2 Carlos Nelson Elias 3 Marcelo Mangelli 4 Márcia

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA FREQUÊNCIA DA FUSÃO DE CANAIS MESIAIS EM MOLARES INFERIORES HUMANOS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Felipe Jost Clavé

Leia mais

PREPARO DO CANAL. - Indicação. 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K. - Pulpectomias e Desobturações. Flexofile ou Flex-R.

PREPARO DO CANAL. - Indicação. 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K. - Pulpectomias e Desobturações. Flexofile ou Flex-R. PREPARO DO CANAL 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K - Pulpectomias e Desobturações Flexofile ou Flex-R (FIG.1) (FIG.5) (FIG.2) - núcleo quadrangular (FIG.2) - pouco flexível - bom corte

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

BIOMECÂNICA ROTATÓRIA: REALIDADE OU FUTURO?

BIOMECÂNICA ROTATÓRIA: REALIDADE OU FUTURO? BIOMECÂNICA ROTATÓRIA: REALIDADE OU FUTURO? Jesus Djalma Pécora; Alexandre Capelli*; Fábio Heredia Seixas*; Melissa Andréia Marchesan**; Danilo Mathias Zanello Guerisoli**; * Mestrando do Departamento

Leia mais

ANÁLISE IN VITRO DA LIMPEZA PROMOVIDA POR DUAS TÉCNICAS DE INSTRUMENTAÇÃO

ANÁLISE IN VITRO DA LIMPEZA PROMOVIDA POR DUAS TÉCNICAS DE INSTRUMENTAÇÃO ANÁLISE IN VITRO DA LIMPEZA PROMOVIDA POR DUAS TÉCNICAS DE INSTRUMENTAÇÃO Kalena de Melo MARANHÃO¹ Roberta D Almeida Couto SANTIAGO¹ Mônica Souza Ferreira CONDE¹ Suely Maria Santos LAMARÃO² ¹ Aluna do

Leia mais

RAQUEL ARAUJO RUPP VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

RAQUEL ARAUJO RUPP VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA RAQUEL ARAUJO RUPP ESTUDO COMPARATIVO DO DESVIO APICAL DE CANAIS CURVOS CAUSADO POR TRÊS DIFERENTES SISTEMAS DE INSTRUMENTAÇÃO ACIONADOS A MOTOR: PROFILE, PROTAPER E K3 2007 VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico 5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico de Jesus Djalma Pécora com a colaboração de Eduardo Luiz Barbin; Júlio César Emboava Spanó; Luis Pascoal Vansan e Ricardo Novak Savioli

Leia mais

Aspectos de interesse à endodontia

Aspectos de interesse à endodontia SISTEMA DE CANAIS RADICULARES Anatomia das cavidades pulpares Aspectos de interesse à endodontia CAVIDADE PULPAR CAVIDADE PULPAR CAVIDADE ANATÔMICA CONTIDA NO INTERIOR DO DENTE, CIRCUNDADA POR DENTINA,

Leia mais

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Maio/Junho 2010 Caso Clínico Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Di Alberti L, Donnini F, Camerino M, Di Alberti C, Rossi G, Perfetti G, Dolci M, Trisi P do Department of

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Assessoria ao Cirurgião Dentista. Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014 11 3894 3030 papaizassociados.com.br 11 3894 3030 papaizassociados.com.br IMPORTÂNCIA DOS EXAMES RADIOGRÁFICOS

Leia mais

LEANDRO CÉSAR FERREIRA FORMAÇÃO DE DEFEITOS DENTINÁRIOS APÓS INSTRUMENTAÇÃO DE CANAIS RADICULARES COM O SISTEMA RECIPROC

LEANDRO CÉSAR FERREIRA FORMAÇÃO DE DEFEITOS DENTINÁRIOS APÓS INSTRUMENTAÇÃO DE CANAIS RADICULARES COM O SISTEMA RECIPROC LEANDRO CÉSAR FERREIRA FORMAÇÃO DE DEFEITOS DENTINÁRIOS APÓS INSTRUMENTAÇÃO DE CANAIS RADICULARES COM O SISTEMA RECIPROC CAMPO GRANDE 2013 1 LEANDRO CÉSAR FERREIRA FORMAÇÃO DE DEFEITOS DENTINÁRIOS APÓS

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DOUTORADO Tomografia Computadorizada Volumétrica: Mensuração de tecidos gengivais, da mucosa mastigatória do palato e aplicações

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los. A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de

Leia mais

DESVIO APICAL: COMPARAÇÃO IN VITRO DE TRÊS TÉCNICAS DE PREPARO DOS CANAIS RADICULARES

DESVIO APICAL: COMPARAÇÃO IN VITRO DE TRÊS TÉCNICAS DE PREPARO DOS CANAIS RADICULARES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ÊNFASE EM ENDODONTIA DESVIO APICAL: COMPARAÇÃO IN VITRO DE TRÊS TÉCNICAS

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - IMED CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ALINE LICKS

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - IMED CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ALINE LICKS 0 FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - IMED CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ALINE LICKS O USO DA IRRIGAÇÃO ULTRASSÔNICA PASSIVA NA LIMPEZA DOS CANAIS RADICULARES

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS REGIONAL DE SANTO ANDRÉ

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS REGIONAL DE SANTO ANDRÉ ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS REGIONAL DE SANTO ANDRÉ Escola de Aperfeiçoamento Profissional Simplificando a instrumentação com K3 Endo uma comparação entre técnicas Milena Penazzi Fili Monografia

Leia mais

Faculdade Redentor SISTEMA BIORACE

Faculdade Redentor SISTEMA BIORACE Faculdade Redentor Departamento de Pós-Graduação em Endodontia SISTEMA BIORACE LARISSA FERREIRA MARTINS BELEM LARISSA FERREIRA MARTINS BELEM SISTEMA BIORACE Monografia apresentada ao Curso de Especialização

Leia mais

UNINGÁ Review. 2013 Abr. No 14(1). p. 79-84 TRATAMENTO DE CANAIS COM INSTRUMENTOS FRATURADOS: RELATO DE CASOS

UNINGÁ Review. 2013 Abr. No 14(1). p. 79-84 TRATAMENTO DE CANAIS COM INSTRUMENTOS FRATURADOS: RELATO DE CASOS UNINGÁ Review. 2013 Abr. No 14(1). p. 79-84 recebido em 16 de fevereiro de 2013 Aceito para publicação em 23 de março de 2012 TRATAMENTO DE CANAIS COM INSTRUMENTOS FRATURADOS: RELATO DE CASOS TREATMENT

Leia mais

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário IMPLANTE Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2 Sumário Introdução...03 Entenda como funciona o implante...04 Qual o melhor modelo de implante...06 O que é carga imediata...07 O que

Leia mais

JANSEN ALVES MOREIRA FILHO

JANSEN ALVES MOREIRA FILHO JANSEN ALVES MOREIRA FILHO INFLUENCIA DO ACIONAMENTO A MOTOR OU MANUAL DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS DE NÍQUEL-TITÂNIO NO DESLOCAMENTO DO PREPARO APICAL DE CANAIS ARTIFICIAIS CURVOS 2006 Vice-Reitoria de

Leia mais

PATRÍCIA DALLA MARTA MOTTI NOVO SISTEMA DE PREPARO BIOMECÂNICO AUTOMATIZADO ENDODÔNTICO: RECIPROC

PATRÍCIA DALLA MARTA MOTTI NOVO SISTEMA DE PREPARO BIOMECÂNICO AUTOMATIZADO ENDODÔNTICO: RECIPROC PATRÍCIA DALLA MARTA MOTTI NOVO SISTEMA DE PREPARO BIOMECÂNICO AUTOMATIZADO ENDODÔNTICO: RECIPROC Londrina 2012 PATRÍCIA DALLA MARTA MOTTI NOVO SISTEMA DE PREPARO BIOMECÂNICO AUTOMATIZADO ENDODÔNTICO:

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ISABEL KAWSKI PORCIUNCULA

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ISABEL KAWSKI PORCIUNCULA 0 FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ISABEL KAWSKI PORCIUNCULA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS NA REMOÇÃO DO MATERIAL OBTURADOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM ODONTOLOGIA AVALIAÇÃO DA DOR PÓS-OPERATÓRIA APÓS A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICA DE INSTRUMENTAÇÃO RECIPROC : UM ESTUDO CLÍNICO

Leia mais

Edi Wagner Sasaki. Ribeirão Preto 2006 Edi Wagner Sasaki. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gariba Silva Co-orientador: Prof. Dr. Manoel D.

Edi Wagner Sasaki. Ribeirão Preto 2006 Edi Wagner Sasaki. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gariba Silva Co-orientador: Prof. Dr. Manoel D. Edi Wagner Sasaki Análise ex vivo dos debris após o preparo dos canais radiculares achatados com instrumentos rotatórios em dentes com e sem vitalidade pulpar Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gariba Silva

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

ANTONIO HENRIQUE BRAITT SANTOS

ANTONIO HENRIQUE BRAITT SANTOS ANTONIO HENRIQUE BRAITT SANTOS AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LIMPEZA DE UM SISTEMA ROTATÓRIO DE NITI, ASSOCIADO OU NÃO À AGITAÇÃO PASSIVA DO EDTA 17% COM ULTRASSOM. ESTUDO EM MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA

Leia mais

RETRATAMENTO ENDODÔNTICO

RETRATAMENTO ENDODÔNTICO RETRATAMENTO ENDODÔNTICO Profa. Flávia Sens Fagundes Tomazinho Prof. Flares Baratto Filho Atualmente o índice de sucesso dos tratamentos endodônticos é muito alto, devido às evoluções que as técnicas e

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Centro do Trabalho: Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-faciais (HRAC); Universidade de São Paulo (USP), Bauru / São Paulo / Brasil.

Centro do Trabalho: Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-faciais (HRAC); Universidade de São Paulo (USP), Bauru / São Paulo / Brasil. AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DO DESVIO APICAL APÓS O PREPARO RADICULAR UTILIZANDO O SISTEMA PROTAPER Radiographic evaluation of apical deviation after root canal preparation using system ProTaper Fábio Duarte

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO: TRATAMENTO DE INFECÇÕES DENTÁRIAS / PROEC

PROJETO DE EXTENSÃO: TRATAMENTO DE INFECÇÕES DENTÁRIAS / PROEC PROJETO DE EXTENSÃO: TRATAMENTO DE INFECÇÕES DENTÁRIAS / PROEC FERREIRA, Jean Carlos Barbosa.*¹; MARQUES, Aline Silva¹; SILVA, Julio. Almeida² DECURCIO, Daniel Almeida²; ALENCAR, Ana Helena Gonçalves³;

Leia mais

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA.

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. KAIHATU, Rodrigo. Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG E-mail: rodrigo.hiroshi@hotmail.com

Leia mais

m.cruz@posgraduacao.eu

m.cruz@posgraduacao.eu Curso de Endodontia Prof. Dr. Miguel Albuquerque Matos Director Científico Prof. Dr.Luís França Martins 4 Módulos - Início em. de 2013 www.posgraduacao.eu Informações e inscrições: m.cruz@posgraduacao.eu

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Políticas Públicas para a Educação: uma descrição do Prouni e seu Policy Cycle

Políticas Públicas para a Educação: uma descrição do Prouni e seu Policy Cycle Políticas Públicas para a Educação: uma descrição do Prouni e seu Policy Cycle Joeslaine da Cruz Malko; Antônio Gonçalves de Oliveira PET Políticas Públicas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO A pesquisa revela que a inflação está alterando o consumo das pessoas. A maioria dos entrevistados vem percebendo grandes aumentos de preços

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PÓS GRADUADOS E PÓS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA RAFAELA LOPES BALDI

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PÓS GRADUADOS E PÓS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA RAFAELA LOPES BALDI ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PÓS GRADUADOS E PÓS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA RAFAELA LOPES BALDI O EMPREGO DOS INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS DE NÍQUEL-TITANIO NO RETRATAMENTO DOS CANAIS RADICULARES: REVISÃO DA LITERATURA

Leia mais

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA.

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA. LABORATÓRIO Joaquín Madrueño Arranz Direção Técnica em laboratório de prótese dental próprio Formação e Peritagem em próteses dentais (Fotografias clínicas cedidas pelo Dr. Villar) REABILITAÇÃO ATRAVÉS

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros O IRIS é um software poderoso para o processamento de imagens astronômicas. Ele possui métodos avançados para realizar uma grande quantidade

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA CIBELE REGINA LONDERO RETRATAMENTO ENDODÔNTICO:

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA CIBELE REGINA LONDERO RETRATAMENTO ENDODÔNTICO: UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA CIBELE REGINA LONDERO RETRATAMENTO ENDODÔNTICO: ANÁLISE CRÍTICA DAS TÉCNICAS UTILIZADAS PASSO FUNDO 2009 1 CIBELE

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Rafael Milani do Nascimento, Claudete Werner Universidade Paranaense (Unipar)

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 21º Encontro - 07/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - LAYOUTS DE EMPRESAS INDIVIDUAIS 02 ABERTURA

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em junho de 2011, no Campus

Leia mais

Avaliação da segurança de três sistemas de instrumentação no preparo de canais curvos

Avaliação da segurança de três sistemas de instrumentação no preparo de canais curvos curvos Marco Antonio Hungaro Duarte 1 Maira Giampietro de Almeida 2 Fernanda Ferreira Oliveira Sakamoto 3 José Carlos Yamashita 4 Milton Carlos Kuga 5 Sylvio de Campos Fraga 6 Recebido em 28/2/00 Aprovado

Leia mais

RENATO SOARES DE AGUILAR ADEQUAÇÃO DE UM SISTEMA DE PICKING NO ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS ELÉTRICOS

RENATO SOARES DE AGUILAR ADEQUAÇÃO DE UM SISTEMA DE PICKING NO ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS ELÉTRICOS RENATO SOARES DE AGUILAR ADEQUAÇÃO DE UM SISTEMA DE PICKING NO ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS ELÉTRICOS Escola de Engenharia Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de

Leia mais

Microsoft Project 2003

Microsoft Project 2003 Microsoft Project 2003 1 [Módulo 4] Microsoft Project 2003 2 Definindo durações Inter-relacionamentorelacionamento Caminho crítico Microsoft Project 2003 3 1 Duração das Atividades Microsoft Project 2003

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA ANTONIO BATISTA ALVES NETO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA ANTONIO BATISTA ALVES NETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA ANTONIO BATISTA ALVES NETO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO BRASIL: limites e perspectivas

Leia mais

O uso das tic s no processo de ensino aprendizagem: o blog como ferramenta pedagógica

O uso das tic s no processo de ensino aprendizagem: o blog como ferramenta pedagógica UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEH CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FFP SG FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO O uso das tic s no processo de ensino aprendizagem: o

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ELIDIANE ZANATTA

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ELIDIANE ZANATTA FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA ELIDIANE ZANATTA SMEAR LAYER: TÉCNICAS E SOLUÇÕES UTILIZADAS EM SUA REMOÇÃO PASSO FUNDO

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL

Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL Técnicas Radiográficas Periapical Exame do dente e osso alveolar que o rodeia; Interproximal Diagnóstico de cáries proximais, excessos marginais de restaurações;

Leia mais

Cirurgiã-dentista, UFES, Vitória, Brasil. 2. Mestre em Saúde Coletiva, EMESCAM, Vitória, Brasil. 5

Cirurgiã-dentista, UFES, Vitória, Brasil. 2. Mestre em Saúde Coletiva, EMESCAM, Vitória, Brasil. 5 Melina Zani 1 Francisco Carlos Ribeiro 2 Rogério Albuquerque Azeredo 3 Márcia Gabriela Nino de Barros 4 Cristina Musso Schneider 5 Juliana Machado Barroso 6 In vitro analysis of the canal treated teeth

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA DE ENDODONTIA FORP - USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA DE ENDODONTIA FORP - USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA DE ENDODONTIA FORP - USP Prof. Dr. ANTONIO MIRANDA DA CRUZ FILHO Cruz Filho, A M INSTRUMENTOS MANUAIS Geralmente aço inox

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ANA PAULA ALVES MACHADO DE LIMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ANA PAULA ALVES MACHADO DE LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ANA PAULA ALVES MACHADO DE LIMA A HISTÓRIA DA CRIPTOGRAFIA E A APLICAÇÃO DE TEORIA DOS NÚMEROS EM CRIPTOGRAFIA

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO:

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO: Esse anexo é um complemento do material didático exclusivo do Curso de Fotografia Digital - A fotografia sob uma nova óptica e função, com Célio Ricardo, constituindo uma parte que completa o total de

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

Aluna: Lucy Shiratori. Dissertação apresentada à Faculdade de. obtenção do título de Mestre, pelo Programa de Pós-

Aluna: Lucy Shiratori. Dissertação apresentada à Faculdade de. obtenção do título de Mestre, pelo Programa de Pós- FOUSP Avaliação da precisão da tomografia computadorizada por feixe cônico (cone beam) como método de medição do volume ósseo vestibular em implantes dentários Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV

LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV LB Marketing O verdadeiro foco no cliente PROPOSTA DE PROJETO DE AUDITORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NO PDV Santa Maria-RS, Março de 2012 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. MÉTODO DE PESQUISA CLIENTE OCULTO...

Leia mais