ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM USO QUIMIOTERAPIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM USO QUIMIOTERAPIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO"

Transcrição

1 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM USO QUIMIOTERAPIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO Ana Paula Perdiz 1 RESUMO O paciente com câncer traz várias apreensões pelo enfrentamento da doença. É caracterizado pelo medo, ansiedade, crenças e atitudes que necessitam de intervenções individualizadas para minimizar a ameaça à sua integridade física e psíquica, o que leva a equipe multiprofissional, propriamente o enfermeiro a confrontar-se com estes aspectos. Este artigo possui como objetivos analisar as produções cientificas sobre a atuação do enfermeiro nos cuidados prestados ao paciente oncológico em uso de quimioterapia; descrever as atribuições do enfermeiro na prestação dos cuidados ao paciente oncológico; destacar a importância dos cuidados paliativos para o paciente oncológico na minimização dos efeitos da quimioterapia e enfatizar os benefícios do apoio físico, psíquico, social e espiritual tanto ao paciente quanto para a família no processo de enfrentamento da doença. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e exploratório através da coleta de produções científicas nas bases de dados eletrônica da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Defifiu-se na coleta de dados como critérios de inclusão: estudos publicados na língua portuguesa, artigos publicados entre o período de 2006 a 2014 e publicações em revistas brasileiras de enfermagem. Concluiu-se que realizar o planejamento da assistência ao paciente com câncer em uso de quimioterapia vai além da prescrição de cuidados; envolve acompanhar sua tragetória, vivenciar a experiência da família desde o diagnóstico da patologia, início do tratamento, remissão, reabilitação e muitas vezes até na fase final da doença. O enfermeiro dentro desse contexto deverá estabelecer objetivos da assistência prestada, bem como determinar metas específicas e desenvolver estratégias adequadas a execução do processo terapêutico. Palavras-chave: Paciente oncológico. Quimioterapia. Enfermeiro. Planejamento da assistência ao paciente. 1 Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem Oncológica pela Atualiza Cursos, Salvador-Bahia. apperdiz@hotmail.com Artigo apresentado a Atualiza Cursos, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem Oncológica, sob a orientação do professor (a) Max. Salvador, 2014.

2 2 1 INTRODUÇÃO O câncer representa uma causa importante de morbidade e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas ao próprio paciente, mas se estende principalmente aos familiares, destacando-se de ordem emocional e social. Segundo Silva e Cruz (2011) a incidência do câncer vem crescendo no Brasil, em um ritmo que acompanha o envelhecimento populacional. Essa característica é resultado das transformações globais das últimas décadas, urbanização, estilo de vida, alimentação inadequada e a hereditariedade. Para Hercos et al. (2014) os avanços tecnológicos nos cuidados dos pacientes com câncer possibilitaram maior probabilidade de controle ou reversão da doença. Entretanto, os tratamentos mais agressivos como quimioterapia e cirurgia oncológica implicam diretamente na maior utilização de leitos nas unidades especializadas. Os agentes antineoplásicos, também denominados citotóxicos, são usados no tratamento de neoplasias quando a cirurgia ou a radioterapia não é possível ou é ineficaz, como coadjuvantes para cirurgia ou em leucemias, como tratamento inicial. A terapêutica com esses agentes é curativa em alguns casos, porém exercem uma ação paliativa sobre os sintomas ou prolonga a vida dos doentes. (MACHADO; PAIVA; JUNIOR, 2000). O paciente com câncer necessita de uma assistência diferenciada, principalmente pelas características que envolvem ele e a família. O planejamento dos cuidados quanto ao tratamento, caracteriza-se como a primeira etapa da atividade assistencial da enfermagem. Antes de mais nada é preciso estabelecer os objetivos da assistência, analisar as consequências que podem surgir de diferentes atuações, determinar metas específicas e a forma de como alcançá-las, e desenvolver estratégias adequadas à execução da terapêutica adequada (SILVA; CRUZ, 2011). O planejamento e a prática de enfermagem sofre a interferência dos sentimentos, atitudes, valores e crenças pelo envolvimento com o paciente oncológico e a família. É nesse contexto que o enfermeiro (a) e a equipe de enfermagem devem estar fundamentados no conhecimento teórico-prático-científico, como também oferecer a este paciente o maior apoio possível.

3 3 O principal papel da enfermagem é proporcionar o cuidado e educação para estes pacientes e familiares que representa um significante desafio. Sendo assim, o enfermeiro é o profissional mais habilitado e disponível para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação, afetando definitivamente a qualidade de vida do paciente (BARBOSA et al., 2012). Os profissionais de enfermagem que atuam em unidades especializadas devem possuir conhecimento técnico científico e ser capacitados para lidar com a perda, a dor, o sofrimento e todo estresse que o trabalho exige (HERCOS et al., 2014). Assim, diante do exposto acima, questiona-se: Como as produções científicas abordam a atuação do enfermeiro nos cuidados ao paciente oncológico em uso de quimioterapia? O câncer é uma patologia de grande incidência que provoca transtorno e dor ao paciente e familiares, pois traz alterações em dimensões fisicas, psiquicas, sociais e espirituais. Os cuidados de saúde prestados ao paciente requer atenção da equipe multiprofissional, principalmente quanto as habilidades clínicas específicas realizadas durante o processo terapêutico. O principal papel do enfermeiro é proporcionar o cuidado e orientações para estes pacientes e familiares, o que representa um significante desafio. Sendo assim, o enfermeiro é o profissional mais habilitado e disponível para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação, afetando definitivamente a qualidade de vida do paciente. Este trabalho justifica-se através da vivência profissional enquanto enfermeira de ums hospital especializado em oncologia, por observar como é necessário a presença do enfermeiro no cuidado ao paciente oncológico. Os pacientes que frequentam este tipo de serviço são envolvidos principalmente pelo fator emocional, por estarem frenquentemente lidando com o medo, a desesperança, acometidas por uma patologia crônica, das quais cerca de dois terços evoluem para óbito. Esses pacientes estão envolvidos no processo de diagnóstico, tratamento, cura e óbito, ou seja, eles necessitam de uma assistência especializada. Portanto, se faz relevante realizar pesquisas neste contexto visando identificar a importância da atuação do enfermeiro frente ao paciente em uso de quimioterapia, descrevendo também as características, medos, anseios, estado psicológico e o enfrentamento de uma das patologias mais preocupantes, o câncer. Estas informações poderão contribuir de

4 4 forma acadêmica enriquecendo o acervo da biblioteca da Atualiza, como também incentivar outros profissionais a realizar estudos que abordem a mesma linha de pesquisa. Este artigo tem como finalidade realizar um estudo bibliográfico de caráter descritivo e exploratório através da coleta e análise das produções científicas eletrônicas sobre a atuação do enfermeiro no cuidado ao paciente em uso de quimioterapia. Apresenta como objetivos analisar as produções cientificas sobre a atuação do enfermeiro nos cuidados prestados ao paciente oncológico em uso de quimioterapia; descrever as atribuições do enfermeiro na prestação dos cuidados ao paciente oncológico; destacar a importância dos cuidados paliativos para o paciente oncológico na minimização dos efeitos da quimioterapia e enfatizar os benefícios do apoio físico, psíquico, social e espiritual tanto ao paciente quanto para a família no processo de enfrentamento da doença. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico em livros encontrados nos acervos de bibliotecas que abordem a temática escolhida. De acordo com o projeto de pesquisa anteriormente apresentado, foi traçado como como critérios de inclusão: artigos indexados nas bases de dados do SciElo, artigos publicados em revistas científicas brasileiras de enfermagem, estudos publicados entre o período de 2006 a A coleta de dados foi realizada nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no portal Scientific Electronic Library Online (SciELO). A organização dos dados se deu da seguinte forma: leitura integral dos artigos coletados, a fim de conhecer as ideias centrais dos autores; seleção de parágrafos que sintetizassem as afirmações mais importantes; organização das ideias separando por ordem de relevância; conceitos e atualidades, onde foi eliminada toda contextualização desnecessária e podendo assim, destacar o essencial para a solução do problema proposto na pesquisa. Também foram utilizados livros didáticos, teses, dissertações disponíveis nas bibliotecas das Instituições de Ensino Superior e disponíveis na internet. Por fim, na seção análise e discussão dos resultados os mesmos foram discutidos através das afirmações dos autores das publicações selecionadas com o problema apresentado neste estudo, a fim de se alcançar os objetivos propostos.

5 5 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 O PACIENTE COM CÂNCER: O USO DE QUIMIOTERÁPICOS ANTINEOPLÁSICOS A quimioterapia consiste no tratamento que utiliza substâncias químicas, isoladas ou em combinação, com o objetivo de eliminar neoplasias malignas. Esse método terapêutico surgiu nas civilizações antigas do Egito e Grécia pela utilização de drogas quimioterápicas sob a forma de sais metálicos como o arsênico, cobre e o chumbo. No entanto, foi somente durante a 2ª guerra que a terapia antineoplásica passou a ser estudada. A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se crescente avanço da quimioterapia antineoplásica. (VIEIRA et al, 2012). Os agentes antineoplásicos também denominados citotóxicos são utilizados para o tratamento de neoplasias quando a cirurgia ou a radioterapia não é possível ou é ineficaz, como adjuvantes para a cirurgia ou em leucemias, como tratamento inicial. A terapêutica com esses agentes é curativa em poucos casos, porém exerce uma função paliativa sobre os sintomas ou prolonga a vida dos doentes. (FONSECA, 2000). Os avanços verificados nas últimas décadas têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas. Atualmente, os quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. (VIEIRA et al, 2012). A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada em: curativa - utilizada com o objetivo de se conseguir a eliminação completa do tumor; adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de destruir células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância; neoadjuvante ou prévia realizada antes do tratamento cirúrgico, quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia ou a radioterapia e paliativa - é utilizada apenas com a

6 6 finalidade de melhorar e aumentar a qualidade da sobrevida do paciente. (VIEIRA et al, 2012). Segundo Fonseca (2000) e Vieira (2012) os agentes antineoplásicos são classificados de acordo com a especificidade no ciclo celular e com a estrutura química e a função em nível celular: Espeficidade no ciclo celular: são incluídos os fármacos que podem atuar sobre a célula durante todo o seu ciclo (também chamados inespecíficos de fase) e os que atuam dando preferência a uma ou mais fases fora do repouso, conhecidos como específicos de fase. As fases do ciclo celular são a pré-sintética (G1), a síntese de ADN (S), a pós-sintética (G2) e a mitose (M). Estrutura química e a função em nível celular: nesta classificação, os agentes são subdivididos em aquilantes, antimetabólicos e produtos naturais. Agentes Aquilantes: se ligam ao DNA impedindo a separação dos dois filamentos de DNA na dupla hélice, fenômeno indispensável à replicação. Os agentes alquilantes afetam a célula em todas as fases do ciclo celular de modo inespecífico e provocam múltiplas lesões nas células em divisão ou não. O efeito final da interação entre os agentes aquilantes e o DNA seria alteração da informação codificada na molécula de DNA. Devido a esta interação, esses agentes não são específicos de fase, sendo que alguns deles são inespecíficos para o ciclo celular. Raramente produzem efeito clínico ótimo sem a combinação com outros agentes fase-específicos. São exemplos de agentes aquilantes: mostarda nitrogenada (clorambucil, ciclofosfamida, ifosfamida, estramustina, mecloretamina, melfalano), derivado etilamina (tiotepa), alquilsufonato (bulssulfano), nitrossuréias (camustina, lomustina, semustina, estreptozocina), triazina (dacarbazina), sais metálicos (cisplatina, carboplatina). Agentes Antimetabólicos: inibem enzimas envolvidas na síntese de nucleotídeos purina e pirimidina. Desta forma, afetam as células inibindo a formação de componentes essenciais do DNA e RNA, impedindo a multiplicação e função normais da célula. Os antimetabólicos são mais ativos nas células em crescimento, além de serem específico de fase, em sua grande maioria. Existem três sucategorias de antimetabólicos: análogos da purina (mercaptopurina, tioguanina, desoxicoformicina, 2-clorodesoxiadenosina, fludarabina), análogos da pirimidina (azacitidina, citarabina, fluxoridina, fluorouracil) e análogos do ácido fólico (o metotrexato).

7 7 Inibidores da mitose: interferem na polimerização e despolimerização das tubulinas celulares, paralisando a mitose na metáfase. A proteína tubulina forma os microtúbulos que constituem o fuso espiralar pelo qual migram os cromossomos. Desta forma, os cromossomos ficam impedidos de migrar, durante a metáfase, ocorrendo a interrupção da divisão celular. Exemplos: vincristina, vimblastina e um derivado semi-sintético, a vindesina. Antibióticos: constituem um grupo de agentes antimicrobianos produzidos pelo Streptomyces em cultura. Todos os antibióticos clinicamente úteis afetam a síntese e a função dos ácidos nucléicos. Bleomicina: age mediante quebra da cadeia do DNA. Acredita-se que a fragmentação resultante desse processo esteja ligada à atividade citotóxica do fármaco. Outros agentes: algumas drogas não podem ser classificadas em nenhuma classe de ação farmacológica, como é o caso da dacarbazina, indicada no tratamento do melanoma avançado e sarcomas de partes moles e da procarbazina, cujo mecanismo de ação ainda não foi completamente elucidado Os Efeitos dos Quimioterápicos Ao longo dos anos, a indústria farmacêutica, juntamente com os grandes centros de pesquisa, tem investigado uma grande quantidade de substâncias com ações antitumorais, uma vez que os fármacos usados atualmente também agem nas células normais e acarretam grandes prejuízos aos pacientes submetidos ao tratamento. Os agentes antineoplásicos mais potentes atingem células que estão em processo de divisão celular, e consequentemente os tecidos normais mais acometidos por estes medicamentos são os que têm maiores frações de crescimentos. As células da medula óssea, linfoblastos, mucosas, a pele e as gônadas são as mais acometidas pelo potencial tóxico dos fármacos. Como a produção de leucócitos mielógenos é mais rápida e sua fração de crescimento é maior do que a dos eritrócitos, a depressão da medula óssea pode causar neutropenia e trombocitopenia, em vez de anemia.

8 8 A supressão da proliferação de células mucosas produz mucosite (ulceração aftosa e gastrintestinal). A interrupção da proliferação de células epiteliais pode causar alopecia e às vezes, descamação da pele. As ações sobre os túbulos seminíferos podem produzir azoospermia e as ações sobre os ovários, amenorréia. As células do sistema imunológico proliferam rápido e são muito susceptíveis a certos agentes citotóxicos e a imunosupressão faz com que o paciente fique mais vulnerável às infecções. A droga quimioterápica ideal deveria erradicar as células tumorais sem danificar os tecidos normais. Entretanto, tal agente não existe e os medicamentos existentes afetam, de alguma forma, as células normais. O sucesso da quimioterapia se sustenta na maior sobrevida das células saudáveis com relação às tumorais. A toxicidade para o trato gastrintestinal impede a administração oral de muitos fármacos. Essa toxicidade inclui náuseas, vômitos, diarréia, cãimbras, constipação intestinal, alterações cutâneas, alterações da sexualidade e reprodução, cistite hemorrágica, alteração de fluidos e eletrólitos e toxicidades pulmonar, hepática e neurológica etc, que também são efeitos colaterais agudos de muitos antineoplásicos administrados por via endovenosa. Enfim, a toxicidade dos antineoplásicos muitas vezes é fator limitante de um tratamento quimioterápico. A produção de anticorpos monoclonais, contra proteínas específicas, encontradas nas paredes das células neoplásicas é um dos grandes avanços na terapia anticâncer. Estes anticorpos ajudariam o sistema imune a reconhecer as células neoplásicas como estranhas. Poderiam também, carregar consigo toxinas que atingiriam apenas as células com aquela proteína, no caso, as células do câncer. Os anticorpos monoclonais também podem ser desenvolvidos contra antígenos associados ao tumor e desempenham papel importante no diagnóstico e no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas (VIEIRA, 2012, p. 248). 2.2 A ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM CÂNCER O estado da doença não é somente um fator de acometimento físico, mas um problema que diz respeito ao indivíduo como um todo, o que inclui o corpo, as emoções e a mente. As alterações emocionais têm uma função importante no que diz respeito tanto à suscetibilidade, como à recuperação de qualquer doença.

9 9 A abordagem do tratamento ao paciente com câncer lida não só com os aspectos físicos, mas também com seus aspectos emocionais, suas crenças, a reabilitação e a capacidade de resolver os seus problemas emocionais. Cada indivíduo apresenta sua história de vida incluindo seus aspectos culturais, religiosos e sociais. (OLIVEIRA et al, 2011). Os profissionais da saúde devem fazer parte deste contexto, para que esses pacientes possam ser atendidos da forma mais integral possível. Desta forma, os profissionais que compõem a equipe são: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, psicoterapeuta, psicanalista, psiquiatra, líder religioso, assistente social e voluntários. (OLIVEIRA et al, 2011). Algumas instituições hospitalares incluem o voluntário nas atividades de visita da equipe multiprofissional a fim de promover companhia durante o período noturno, alívio da ansiedade. As atividades dos voluntários dependerão da aceitação dos pacientes e suas famílias. Para Oliveira et al. (2011, p. 58): o impacto na família está relacionado com longos períodos de hospitalização, reinternações frequentes, terapêutica agressiva, dificuldade de separação da família, limitações na compreensão do diagnóstico, angústia, dor e sofrimento. O enfermeiro deve prestar um cuidado que ofereça suporte, conforto, cuidado holístico, atenção humanizada, associados ao agressivo controle de dor e de outros sintomas; ensinar ao doente que uma morte tranquila e digna é seu direito; contribuir para que a sociedade perceba que é possível desassociar a morte e o morrer do medo e da dor. É dever dos profissionais de enfermagem preservar a autonomia do paciente, exercitando sua capacidade de se autocuidar, reforçando o valor e a importância do doente e seus familiares de participar ativamente nas decisões do tratamento, assim como nos cuidados. (FONSECA, 2000). É muito importante, devido a relação da equipe de enfermagem com o paciente, que ela tenha habilidade para perceber a comunicação não verbal do paciente, estando atento às suas expressões faciais e para saber silenciar no momento certo, ou seja, usar adequadamente o silêncio e tocar de forma afetiva e não apenas no momento técnico, quando realiza o exame físico. (OLIVEIRA, 2011).

10 10 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram identificadas um total de 30 publicações que abordavam o tema da pesquisa, entretanto, somente 05 foram selecionadas, nas quais 01 datam o período de 2014, 01 publicação de 2012, 01 publicação de 2011, 02 publicações de Os dados foram analisados qualitativamente, buscando-se evidenciar as a atuação do enfermeiro no cuidado ao doente oncológico. Os dados foram correlacionados com o objetivo de chegar a uma hipótese apresentada no estudo. O câncer é uma doença que impõe grande sofrimento biopsicossocial para os indivíduos que são acometidos por essa patologia, bem como às suas famílias. A doença traz consigo abruptamente a associação com a morte, embora se saiba que em muitos casos a cura é possível, dependendo principalmente, da localização do tumor e do seu estágio de desenvolvimento. Para Silva e Cruz (2011) perceber as necessidades do paciente com câncer traz significados diversos, mudanças de valores, crenças e atitudes que demandam intervenções apropriadas e individualizadas, para minimizar a ameaça à sua integridade física e psíquica, o que leva o profissional enfermeiro e toda equipe multiprofissional a ficarem susceptíveis. Assistir ao paciente com câncer vai além de uma prescrição de cuidados: envolve acompanhar sua história, início da doença, aceitação da família, desde os procedimentos diagnósticos, tratamento, remissão, reabilitação, possibilidade de recidiva e fase final da doença, ou seja, vivenciando situações do momento do diagnóstico à terminalidade. (SILVA; CRUZ, 2011). No contexto do cuidado, a equipe de enfermagem é totalmente coparticipativa nesse processo. Os profissionais devem ter excelente conhecimento técnico-científico e ser capacitados para lidar com a perda, a dor, o sofrimento e todo estresse que o trabalho requer. Situações como essas podem levar ao burnout que é uma resposta do organismo diante de um estado de estresse prolongado quando o enfretamento não foi utilizado, falhou ou foi insuficiente. Está vinculado ao trabalho, causado por repetitivas pressões emocionais, associados ao envolvimento com pessoas por longo período de tempo. (HERCOS et al, 2014). Hercos et al. (2014) afirma que a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem aos pacientes oncológicos requer um planejamento

11 11 assistencial pelo enfermeiro, muitas vezes tornando-se inviável sabendo que as atribuições do enfermeiro na rotina de trabalho são extensas. Realizar o planejamento de enfermagem, caracteriza-se como a primeira etapa de qualquer atividade assistencial. Implica em estabelecer objetivos, analisar as consequências que poderiam advir de diferentes atuações, optar entre alternativas e desenvolver estratégias adequadas à execução da terapêutica adequada. Para Barbosa et al. (2012) o principal papel da enfermagem é proporcionar o cuidado e educação para estes pacientes e familiares o que ainda é visto como um grande desafio. O enfermeiro é o profissional mais habilitado e disponível para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação, afetando definitivamente a qualidade de vida do paciente. Vale ressaltar a Portaria nº de 8 de dezembro de 2005, que institui a Política Nacional de Atenção Oncológica, onde ressalta que o atendimento ao paciente oncológico deve ser ampliado, garantindo-se a universalidade, a equidade,a integralidade, o controle social e o acesso à assistência oncológica. Os profissionais que atuam diretamente junto a esses pacientes, devem ter acesso à educação em saúde para qualificar a assistência prestada e assegurar a instituição dos principios do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo realizado por Fontes e Alvim (2008) relata que para oferecer um melhor planejamento da assistência de enfermagem é necessário utilizar o diálogo com o paciente oncológico. Eles afirmam que a perspectiva dialógica abre caminho para o estabelecimento de uma relação horizontal, cujos sujeitos interagem de forma ativa, refletindo sobre seu contexto de vida e agindo sobre ele. Esta prática facilita a interação com o cliente e colabora no enfrentamento da patologia. Hercos et al (2014) relata que para a melhoria da qualidade da assistência e das condições de trabalho dos profissionais, há que se considerar as características sociodemográficas, bem como a experiência profissional, afinidade pela área, educação permanente em aspectos específicos sobre Oncologia, que influenciam no desenvolvimento do cuidado e nas relações dos profissionais com os pacientes e familiares, e também entre os diferentes profissionais que atuam nessas unidades.

12 12 4 CONCLUSÃO A Oncologia é uma área de especialidade da saúde que é composta por vários desafios desde seus diagnósticos, intervenções, tratamentos e que requer dos profissionais que atuam nessa área constante capacitação e atualização. Observou-se nos artigos coletados e discutidos que o paciente oncológio traz consigo o medo, a ansiedade e denota na equipe de saúde a esperança e confiança da cura. Notou-se ainda que a atuação do enfermeiro frente ao paciente oncológico é imprescindível para o processo de enfrentamento da doença, principalmente pelo contato advindo do processo assistencial, pela rotina dos procedimentos, orientações e efeitos do tratamento e suporte psicológico que é oferecido a ele e a família. A presença do enfermeiro nas unidades que atendem pacientes oncológicos é essencial, sendo necessária a sua especialização, pois a fundamentação téóricocientífica, liderança, discernimento, responsabilidade e prática clínica oferece suporte para o planejamento da assistência aos clientes, no gerenciamento e coordenação da equipe. Vale ressaltar que a pesquisa bibliográfica incentiva o trabalho integrado a diversas áreas da saúde, principalmente no que se refere a atuação da equipe de enfermagem em suas diversas especialidades, em suma, a oncologia, tratando-se de uma área ainda em evolução de pesquisas científicas. Concluiu-se que realizar o planejamento da assistência ao paciente com câncer em uso de quimioterapia vai além da prescrição de cuidados, envolve acompanhar sua tragetória, vivenciar a experiência da família desde o diagnóstico da patologia, início do tratamento, remissão, reabilitação e muitas vezes até na fase final da doença. O enfermeiro dentro desse contexto deverá estabelecer objetivos da assistência prestada, bem como determinar metas específicas e desenvolver estratégias adequadas a execução do processo terapêutico.

13 13 ABSTRACT The cancer patient brings several arrests for fighting the disease. It is characterized by fear, anxiety, beliefs and attitudes that require individualized interventions to minimize the threat to their physical and psychological integrity, which leads the multidisciplinary team, properly nurses to confront these issues. This article has as objective to analyze the scientific production on Nursing interventions in the care provided to cancer patients on chemotherapy; describe the nurse's responsibilities in providing care to cancer patients; highlight the importance of palliative care for cancer patients in minimizing the effects of chemotherapy and emphasize the benefits of physical, psychological, social and spiritual support both the patient and family in coping with the disease process. This is a literature search through the collection of scientific works in the electronic databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO) in the period from November to December 2014, which were defined as inclusion criteria: studies published in Portuguese, articles published between the period and publications in Brazilian nursing journals. It was concluded that carry out the planning of patient care with cancer on chemotherapy goes beyond prescription care; involves follow its trajectory, experience the family's experience from diagnosis of the disease, early treatment, remission, rehabilitation and sometimes even in the final stage of the disease. The nurse in this context should establish goals of care, and to determine specific goals and develop appropriate strategies to implement the therapeutic process. Keywords: Cancer patient. Chemotherapy. Nurse. Planning of patient care.

14 14 REFERÊNCIAS BARBOSA, Camila Alves et al. Atuação da Enfermagem ao paciente com câncer de boca. Acta de Ciências e Saúde. nº 01, V. 02, FONSECA, Selma Montosa. Manual de quimioterapia antineoplásica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, HERCOS, Thaíse Machado et al. O Trabalho dos Profissionais de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva na Assistência ao Paciente Oncológico. Revista Brasileira de Cancerologia 2014; nº 60, v. 01, p MACHADO, Rita de Cássia Lula; PAIVA, Débora Resende dos Santos Paiva; JUNIOR, William Rotea. Manual de Quimioterapia antineoplásica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa em saúde. 3 ed. Rio de Janeiro: Hucite - Abrasco, OLIVEIRA, Solange de Carvalho et al. Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem. São Paulo: FUNDAP, SILVA, Rita de Cássia Velozo; CRUZ, Enêde Andrade. Planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer: reflexão teórica sobre as dimensões sociais. Esc Anna Nery (impr.) 2011 jan-mar; nº 15, v. 01, p VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 4 ed. São Paulo: Atlas, VIEIRA, Sabas Carlos et al. Oncologia Básica. 1 ed. Teresina, PI: Fundação Quixote, WOOD, G. L.; HABER, J. Pesquisa em Enfermagem. Métodos, avaliação e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

CUIDADOS PALIATIVOS DIRECIONADOS A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

CUIDADOS PALIATIVOS DIRECIONADOS A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CUIDADOS PALIATIVOS DIRECIONADOS A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Júlio César Coelho do Nascimento (Enfermeiro Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem

Leia mais

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R As fases do câncer ANTERIOR AO DIAGNÓSTICO RECUPERAÇÃO OU MORTE DIAGNÓSTICO A FASE

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MÓDULO: COMPONENTE CURRICULAR: C.H. SEMANAL: PROFESSOR:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru/SP Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Aline Paula

Leia mais

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão Hospital Universitário Walter Cantídio Diretoria de Ensino e Pesquisa Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão HOSPITAL

Leia mais

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos CARTA DE PRAGA Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos A Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), a Associação Internacional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação:Sem certificação técnica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação:Sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico:Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico de Enfermagem Qualificação:Sem

Leia mais

Tratamento do câncer no SUS

Tratamento do câncer no SUS 94 Tratamento do câncer no SUS A abordagem integrada das modalidades terapêuticas aumenta a possibilidade de cura e a de preservação dos órgãos. O passo fundamental para o tratamento adequado do câncer

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MÓDULO: COMPONENTE CURRICULAR: C.H. SEMANAL: PROFESSOR:

Leia mais

Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas

Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas CLEBER FEIJÓ SILVA DANIELA PATRICIA VAZ TAIS MAZZOTTI cleber.feijo@famesp.com.br danielavaz@famesp.combr tamazzotti@terra.com.br Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas

Leia mais

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO ASSISTENCIAL À FAMÍLIA DE RECÉM-NASCIDO DE RISCO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO ASSISTENCIAL À FAMÍLIA DE RECÉM-NASCIDO DE RISCO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO ASSISTENCIAL À FAMÍLIA DE RECÉM-NASCIDO DE RISCO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Diniz, Alice Teixeira 1 ; Medeiros, Rita de Cássia Noronha 1 ; Rolim, Karla Maria Carneiro

Leia mais

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Graziela Silva do Nascimento Discente do curso de Enfermagem da UFPB. E-mail: graziela_nascimento_@hotmail.com

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

FISCO. Saúde. Programa de Atenção. Domiciliar GUIA DE PROCEDIMENTOS ANS 41.766-1

FISCO. Saúde. Programa de Atenção. Domiciliar GUIA DE PROCEDIMENTOS ANS 41.766-1 FISCO Saúde ANS 41.766-1 Programa de Atenção Domiciliar GUIA DE PROCEDIMENTOS Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

PLANO DE CURSO. Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA. Pré-requisito:

PLANO DE CURSO. Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA. Pré-requisito: CURSO DE ENFERMAGEM R e c o n h e c i d o p e l a P o r t a r i a n º 2 7 0 d e 1 3 / 1 2 / 1 2 D O U N º 2 4 2 d e 1 7 / 1 2 / 1 2 S e ç ã o 1. P á g. 2 0 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

Leia mais

Uma área em expansão. Radiologia

Uma área em expansão. Radiologia Uma área em expansão Conhecimento especializado e treinamento em novas tecnologias abrem caminho para equipes de Enfermagem nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia A atuação da Enfermagem em

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO 1. A comunicação durante o processo de enfermagem nem sempre é efetiva como deveria ser para melhorar isto, o enfermeiro precisa desenvolver estratégias de

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde Valdir Reginato Espiritualidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1

A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1 A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana 5 RESUMO

Leia mais

Reportagem Gestão de Resíduos

Reportagem Gestão de Resíduos 22 Reportagem Gestão de Resíduos Conexão 32 Setembro/Outubro 2010 23 Enfermagem na gestão de resíduos Uma das etapas mais complexas da segurança e da limpeza hospitalar está relacionada à gestão dos Resíduos

Leia mais

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 RESUMO: Este artigo tem como objetivo, mostrar o papel do assistente social dentro de uma equipe

Leia mais

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de doenças (OMS, 1949) Antes de falar sobre os níveis de atenção à saúde

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral 2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus Enfª Érika Moreti Campitelli Antineoplásico oral: Atualmente

Leia mais

TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme

TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme NOTA TÉCNICA 2014 Solicitante Dr. Renato Martins Prates Juiz Federal da 8ª Vara Data: 19/02/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

Juliana S. Amaral Rocha Enfermeira de Práticas Assistenciais Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Junho/ 2015

Juliana S. Amaral Rocha Enfermeira de Práticas Assistenciais Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Junho/ 2015 Juliana S. Amaral Rocha Enfermeira de Práticas Assistenciais Hospital Alemão Oswaldo Cruz Junho/ 2015 MODELO ASSISTENCIAL - DEFINIÇÃO Forma como atribuições de tarefas, responsabilidade e autoridade são

Leia mais

Programa de Acreditação Internacional. Gestão da Qualidade e Segurança

Programa de Acreditação Internacional. Gestão da Qualidade e Segurança 2012 Programa de Acreditação Internacional Gestão da Qualidade e Segurança Responda rapidamente: Os serviços prestados pela sua instituição têm qualidade e segurança satisfatórias??? Por Quê???? QUALIDADE?

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Um outro objetivo ajudar os doentes a atingirem a aceitação da vida vivida e a aceitarem morte! Ter medo da morte é humano

Um outro objetivo ajudar os doentes a atingirem a aceitação da vida vivida e a aceitarem morte! Ter medo da morte é humano CUIDADOS PALIATIVOS A diversidade das necessidades da pessoa humana em sofrimento intenso e em fim de vida encerram, em si mesmo, uma complexidade de abordagens de cuidados de Saúde a que só uma equipa

Leia mais

O CUIDADO DA CRIANÇA COM CANCER FORA DE POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS: UM DESAFIO À ENFERMAGEM1

O CUIDADO DA CRIANÇA COM CANCER FORA DE POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS: UM DESAFIO À ENFERMAGEM1 O CUIDADO DA CRIANÇA COM CANCER FORA DE POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS: UM DESAFIO À ENFERMAGEM1 REIS, Thamiza Laureany da Rosa dos 2 ; BIN, Aline 3 1 Trabalho de Pesquisa 2 Curso de Graduação em Enfermagem

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1)

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Curso Lideres 2004 Salvador Bahia Brasil 29 de novembro a 10 de dezembro de 2004. PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Capítulo 1: Antecedentes e considerações gerais Considerando-se

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS PAPÉIS E COMPETÊNCIAS O SERVIÇO PSICOSSOCIAL NO CREAS... O atendimento psicossocial no serviço é efetuar e garantir o atendimento especializado (brasil,2006). Os profissionais envolvidos no atendimento

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 2-Violência e criança Nesta unidade, analisaremos os aspectos específicos referentes

Leia mais

Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família. Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA

Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família. Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) "Cuidados Paliativos consistem

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

Seminário de Residência Médica de Cancerologia Clínica Seminar of Residence in Clinical Oncology

Seminário de Residência Médica de Cancerologia Clínica Seminar of Residence in Clinical Oncology RESIDÊNCIA MÉDICA Seminário de Residência Médica de Cancerologia Clínica Seminar of Residence in Clinical Oncology José Luiz Miranda Guimarães* Neste número estamos divulgando o resultado parcial do Seminário

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

HUMANIZAÇÃO DO REAL PARA O IDEAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

HUMANIZAÇÃO DO REAL PARA O IDEAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA HUMANIZAÇÃO DO REAL PARA O IDEAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Francisco Junio do Nascimento 1, Sheron Maria Silva Santos 1, Jose Thiago Gois de Alencar 1, Ivanildo do Carmo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

ATUALIZAÇÕES EM CÂNCER: TRATAMENTO

ATUALIZAÇÕES EM CÂNCER: TRATAMENTO ATUALIZAÇÕES EM CÂNCER: TRATAMENTO Elaine Jacob da Silva Carmo 1 ; Cristiane Alves da Fonseca 2,3 Andréia Juliana Leite Rodrigues 2,3, 4. 1 Curso de Ciências Biológicas, Unidade Universitária de Ciências

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

PERFIL E COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO DE CENTRO CIRÚRGICO. Maria da Conceição Muniz Ribeiro

PERFIL E COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO DE CENTRO CIRÚRGICO. Maria da Conceição Muniz Ribeiro PERFIL E COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO DE CENTRO CIRÚRGICO Maria da Conceição Muniz Ribeiro I - CENTRO CIRÚRGICO CONJUNTO DE ELEMENTOS DESTINADOS AS ATIVIDADES CIRÚRGICAS, BEM COMO À RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA

Leia mais

Hospital de Clínicas Gaspar Viana

Hospital de Clínicas Gaspar Viana Hospital de Clínicas Gaspar Viana Atendimento de Enfermagem na Clínica Psiquiátrica Enf. Sofia Vasconcelos Alves ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM OBJETIVO:Promover ações terapêuticas voltadas para identificar

Leia mais

TEMA: 6 Mercaptopurina e 6 tioguanina para tratamento da Leucemia Linfóide Aguda (LLA)

TEMA: 6 Mercaptopurina e 6 tioguanina para tratamento da Leucemia Linfóide Aguda (LLA) NT 101/2013 Solicitante: Juiz de Direito NAPOLEÃO DA SILVA CHAVES Número do processo: 0119213-86.2013.8.13.0525 Data: 22/06/2013 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Impetrato: Estado de Minas

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DO USUÁRIO ONCOLÓGICO: OLHAR DA ENFERMAGEM

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DO USUÁRIO ONCOLÓGICO: OLHAR DA ENFERMAGEM TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DO USUÁRIO ONCOLÓGICO: OLHAR DA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

República de Angola DNME/MINSA/ ANGOLA

República de Angola DNME/MINSA/ ANGOLA DNME/MINSA/ ANGOLA 1 CONCEITO E ENQUADRAMENTO DA FARMÁCIA HOSPITALAR O Hospital é o local onde as intervenções mais diferenciadas, invasivas e salvadoras de vida devem ter lugar, constituindo-se, por isso

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org.

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org. PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org.br ÍNDICE FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO CUIDADOR... 01 a 03 CUIDADOR...

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL...

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL... Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL... Validade

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO

FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO PROCESSO DO HUMANIZAR FERNANDO BASTOS fernandobastosmoura@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DIAGNÓSTICO

Leia mais

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA DAL BEN: SUA PARCEIRA EM CUIDADOS ASSISTENCIAIS A saúde no Brasil continua em constante transformação. As altas taxas de ocupação dos hospitais brasileiros demandam dos profissionais

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM AVALIANDO O QUE ESTUDAMOS 1. A Supervisão de Enfermagem é fundamental para o desenvolvimento dos recursos humanos, através da educação

Leia mais

Politica Nacional de Humanizacao , ~ PNH. 1ª edição 1ª reimpressão. Brasília DF 2013

Politica Nacional de Humanizacao , ~ PNH. 1ª edição 1ª reimpressão. Brasília DF 2013 ,, ~ Politica Nacional de Humanizacao PNH 1ª edição 1ª reimpressão Brasília DF 2013 ,, O que e a Politica Nacional de ~ Humanizacao?, Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - CURITIBA Unidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO

A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO Roberta Oliveira Barbosa Ribeiro- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo. Ana Catarina

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas

Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Capítulo 50: centro de atenção psicossocial de álcool e drogas Fernanda Marques Paz 1 Dependência Química: prevenção, tratamento e politicas públicas (Artmed; 2011; 528 páginas) é o novo livro de Ronaldo

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais