Ciências Biológicas Licenciatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências Biológicas Licenciatura"

Transcrição

1 Nome do(a) aluno(a): Matrícula: Conhecimentos Específicos Questões de múltipla escolha: 1 a 27. Questões discursivas: 28 a 30. Ciências Biológicas Licenciatura 1. Analise as seguintes asserções: Após debates intensos, a Lei de Biossegurança foi aprovada no Congresso em março de 2005, permitindo o uso de embriões humanos em pesquisas sobre células-tronco embrionárias, desde que congelados há mais de três anos e com consentimento dos casais doadores. Um pesquisador submeteu ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) a proposta de um projeto em que tentaria realizar a transferência de núcleos de células somáticas de um paciente tetraplégico para ovócitos sem núcleo, com a finalidade de estabelecer uma linhagem de células-tronco embrionárias geneticamente semelhantes às do paciente, para futuras terapias. O projeto está de acordo com a lei PORQUE a Lei da Biossegurança permite as pesquisas com clonagem terapêutica. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. d) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. e) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 2 - Os ovócitos liberados no momento da ovulação são capturados pelas tubas uterinas e conduzidos até o segmento deste órgão denominado ampola, onde serão alcançados pelos espermatozóides e se dará início ao processo de fecundação, que envolve uma série de etapas e culminará com a formação de uma célula diplóide chamada de zigoto. Durante este processo, algumas enzimas são liberadas pelo espermatozóide para que consigam vencer as barreiras que os impedem de alcançar o interior do ovócito. A liberação de hialuronidase tem como objetivo a) impedir a poliespermia. b) perfurar a corona radiata. c) perfurar a zona pelúcida. d) desfazer a corona radiata. e) degradar a zona pelúcida.

2 3 - Analise as seguintes asserções: Logo após a fecundação a célula formada passa por uma série de divisões celulares, o que faz com que a quantidade destas células aumente de forma exponencial. Ao final de aproximadamente sete dias o tamanho do embrião é o dobro do original PORQUE a zona pelúcida impede o crescimento dos novos blastômeros formados. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. b) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. e) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 4 - O heredograma de uma família que estava sendo investigada devido a uma possível doença monogênica revelou que tanto os homens como as mulheres eram afetados pela doença em iguais proporções, que em todas as gerações havia pelo menos um indivíduo afetado pela doença e este havia recebido o gene mutante de um dos seus pais, que é também acometido. Este tipo de padrão de herança é a) autossômica recessiva. b) ligada ao sexo. c) autossômica dominante. d) limitada ao sexo. e) influenciada pelo sexo. 5 - Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo microorganismo, vegetal ou animal. A respeito das duas modalidades de clonagem conhecidas: I A clonagem terapêutica tem como finalidade a produção de indivíduos que quando adultos poderão ser doadores de órgãos para transplante. II Na clonagem reprodutiva após o cultivo em laboratório os embriões são transferidos para um útero e espera-se que ocorra o desenvolvimento e nascimento de um novo indivíduo. III As células-tronco obtidas através da clonagem terapêutica poderão ser utilizadas para tratamento de doenças degenerativas. Das asserções apresentadas acima apenas está(ão) correta(s) a) I. b) II. c) I e II. d) II e III. e) I, II e III.

3 6 - O conhecimento sobre a anatomia, histologia e fisiologia do sistema reprodutivo masculino e feminino se torna importante para entender alguns aspectos importantes da reprodução. Como por exemplo: I Na parede dos túbulos seminíferos dos testículos são encontradas as células de Sertoli e as células germinativas, e estas últimas originam os espermatozóides, que são então conduzidos pela luz dos túbulos até os epidídimos. II A parede uterina é formada por três camadas, sendo o perimétrio a mais externa, o miométrio a camada mediana e o endométrio a camada mais interna. Esta última, quando ocorre a menstruação, é descamada e expelida através da vagina. III No interior dos epidídimos os espermatozóides passam pelo processo de capacitação espermática, pois serão removidas algumas proteínas que recobrem a região do acrossoma, fazendo com que a reação acrossômica possa ocorrer no momento da fecundação. Das asserções apresentadas, apenas está(ão) correta(s) a) II e III. b) I e II. c) I e III. d) I, II e III. e) II. 7 - A molécula do hormônio aldosterona, produzido pela glândula adrenal, está representada abaixo: Nesta molécula podemos identificar as seguintes funções químicas: a) aldeído, álcool e cetona. b) álcool, éter e cetona. c) álcool, aldeído e éter. d) aldeído, álcool e éster. e) álcool, éster e éter. 8 - A Engenharia Genética é uma área relativamente recente, mas com um impacto crescente na pesquisa médica e farmacêutica, produção agrícola e pesquisa fundamental. Atualmente, assiste-se a um grande desenvolvimento na produção e aplicação de uma vasta variedade de novos produtos biológicos, que não seria possível sem as técnicas da biologia molecular e, em particular, da Engenharia Genética. A Engenharia Genética permite a) a produção de organismos transgênicos, que consiste na introdução de um gene que o organismo já possuía, mas que funcionava incorretamente. b) a terapia gênica, que tem como objetivo estimular que o sistema imune do paciente produza anticorpos contra um determinado agente infeccioso por entrar em contato com parte do seu genoma. c) o diagnóstico molecular de doenças causadas por microorganismos, que tem como vantagem a alta especificidade e sensibilidade e maior rapidez na obtenção dos resultados e maior segurança para o examinador. d) a realização de um cariótipo utilizando as preparações moleculares, que pode diagnosticar anomalias cromossômicas, desde que as células estejam em divisão celular. e) determinar o tamanho do genoma e a organização dos genes de um organismo através da genômica funcional, pouco importando a função daquele gene no organismo estudado.

4 9 - O Tecido muscular apresenta três variedades: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Quanto às características dos tipos de tecido muscular, considere as afirmativas: I - O músculo liso tem este nome devido à ausência de estrias transversais em suas células. II - Os sarcômeros apenas estão presentes no músculo estriado esquelético, e são responsáveis pelo mecanismo de contração destes tipos musculares. III - São características do músculo estriado esquelético possuir células cilíndricas e alongadas, multinucleadas e com núcleos periféricos. Das asserções apresentadas, apenas está(ão) correta(s) a) II. b) II e III. c) I e II. d) I e III. e) I, II e III De acordo com as observações feitas por Mendel em seus experimentos, quando dois indivíduos heterozigotos são cruzados, por exemplo, Aa x Aa, observaremos que na descendência a) 25% serão heterozigotos (Aa) b) 75% serão homozigotos dominantes (AA) c) 50% serão heterozigotos (Aa) d) 50% serão homozigotos recessivos (aa) e) 75% serão heterozigotos (Aa) 11- Numa consulta o médico suspeita que seu paciente seja portador de uma doença que acomete o fígado como a cirrose hepática, que se caracteriza pela substituição dos hepatócitos (células funcionais do fígado) por tecido conjuntivo (afuncional). Para isto, é solicitado um exame histopatológico, para confirmar o diagnóstico. Quanto a este exame, é correto afirmar que a) o fragmento de fígado pode ser obtido através de uma necropsia. b) o fragmento obtido deve ser colocado imediatamente em um agente fixador, para evitar a sua degradação. c) uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é o método de diagnóstico mais eficiente neste caso. d) o fragmento de fígado obtido deve ser o maior possível, caso contrário o diagnóstico é impreciso. e) o fragmento de fígado obtido deve ser mantido em soro fisiológico, uma vez que manterá as células vivas, condição indispensável para este exame O organismo animal é formado pelo conjunto de diferentes tecidos. Quanto aos tecidos animais, é correto afirmar que a) o tecido epitelial de revestimento é encontrado revestindo apenas as superfícies corporais externas, como a pele. b) todas as glândulas do corpo humano são derivadas do tecido epitelial de revestimento, tanto as exócrinas como as endócrinas. c) existem quatro tipos básicos de tecido: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso e muscular. d) o tecido ósseo é um tipo especializado de tecido cartilaginoso. e) os tecidos são formados apenas por um conjunto de células iguais e com a mesma função.

5 13 - A doença de Parkinson é caracterizada pela morte progressiva de neurônios produtores de dopamina de uma região do mesencéfalo responsável pelo controle dos movimentos dos músculos do corpo. É conhecida como uma doença degenerativa tendo como umas das causas identificadas um problema na produção de energia das células. Possivelmente, este problema é acarretado por uma mutação no a) DNA mitocondrial das células nervosas b) Gene para produção de dopamina c) DNA das células musculares d) DNA nuclear das células nervosas e) Gene que controla a apoptose 14 - Os componentes do sistema imune envolvem, além de células, proteínas circulantes, sendo diversos deles utilizados para a identificação de tipos celulares e para a obtenção de informações genéticas. Considerando aspectos gerais da imunologia, é correto afirmar que a) apenas linfócitos e neutrófilos apresentam antígenos de superfície e, por esse motivo, são células capazes de produzir anticorpos. b) a tipagem sanguínea do sistema ABO envolve reações imunológicas e pode ser utilizada para a obtenção de informações genéticas sobre indivíduos. c) diferentes tipos celulares de um mesmo indivíduo não podem ser diferenciados por marcadores imunológicos, pois os marcadores de superfície dessas células ligam-se aos mesmos anticorpos. d) a região FV (fração variável) de cada anticorpo presente em um conjunto de anticorpos, obtidos do plasma de um único indivíduo, apresenta a mesma sequência de aminoácidos. e) a reação de fixação do complemento permite a análise de ligação das fitas complementares de DNA dos anticorpos Bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões de até mais de um milhão de quilômetros quadrados, que tem por característica a uniformidade de determinado macroclima definido, de determinada fitofisionomia ou formação vegetal, de determinada fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condições ambientais, como altitude, solo, alagamentos, fogo e salinidade. Essas características lhe conferem estrutura e funcionalidade peculiares e ecologia própria. O bioma é um tipo de ambiente bem mais uniforme em suas características gerais, em seus processos ecológicos, enquanto o domínio é muito mais heterogêneo. Bioma e domínio não são, pois, sinônimos. COUTINHO, L. M. O conceito de bioma. In: Acta Botanica Brasilica, v. 20, 2006, p (com adaptações). Acerca dos temas tratados no texto acima, assinale a opção correta. a) Os manguezais constituem um tipo de domínio de floresta tropical pluvial, paludosa, composto por um mosaico de biomas. b) As savanas constituem um único bioma, no qual devem ser incluídas as áreas de vegetação xeromorfa, com estacionalidade climática marcante. c) Aspectos abióticos são mais relevantes que as fisionomias em qualquer esforço de classificação de biomas. d) A Amazônia Legal é definida por critérios biogeográficos que se aproximam mais do conceito de domínio que do de bioma. e) A definição clara de termos como bioma e domínio é importante, pois tem implicações para a definição de políticas públicas de proteção à biodiversidade.

6 16 - Morfologicamente, na microscopia óptica, a necrose pode ser evidenciada por três estágios do núcleo da célula. O estágio em que ocorre uma intensa contração e condensação da cromatina nuclear, tornando o núcleo intensamente basófilo, de aspecto homogêneo e bem menor do que o normal é denominado a) Cariólise b) Cariorrexe c) Cariorrenólise d) Picnose e) Fagocitose 17 Leia o texto abaixo. Numa escola de ensino médio, grande parte dos alunos de uma classe noturna obteve notas baixas em Biologia. A psicóloga chamada para estudar o caso conversou com várias pessoas envolvidas e ouviu diferentes explicações para o fato. Professores Os que tiram notas baixas são desinteressados, não prestam atenção nas explicações, não estudam. Um dos alunos O professor não explica direito a matéria, a gente pergunta alguma coisa e ele manda prestar mais atenção e estudar. Outro aluno O problema é o seguinte: nós trabalhamos de dia e quando chegamos à escola não temos mais condições de aprender coisa alguma Diretor Esses alunos não querem nada com nada, estão aqui só para conseguir o diploma. Mãe de um aluno Olha, meu filho se esforça muito, estuda sábado e domingo e assim mesmo tira nota baixa. Acho que ele não tem capacidade para estudar. Fundamentado na teoria de base ambientalista/comportamental, que decisões você, professor, tomaria para resolver o problema da aprendizagem apresentado? a) Desenvolveria o sentimento de empatia, me colocando no lugar do aluno e aceitando o aluno incondicionalmente, segundo Carl Rogers. b) Encaminharia para o psicólogo de base psicanalítica, tendo em vista os problemas e motivações internas de cada aluno. c) Aplicaria o método da dialética, articulando os saberes científico e popular, conforme a visão de Paulo Freire. d) Trabalharia a zona de desenvolvimento real e proximal, na perspectiva Vygotskiana. e) Controlaria as reações dos alunos, oferecendo reforços positivos, seguindo a linha de pensamento de Skinner e Watson Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, ao respaldar sua prática em perspectivas progressistas da educação que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve a) recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base. b) incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula. c) impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas. d) desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis. e) evitar o diálogo entre as áreas do conhecimento para não causar inquietação nos alunos que já concluíram um aprendizado.

7 19 - Leia o texto a seguir. Na aula de ciências naturais, o professor apresenta mediante material gráfico o desenho do aparelho digestivo num cartaz grande e colorido. Cada uma de suas partes é identificada com um nome científico. O desenho permite a localização no espaço das partes que vão sendo nomeadas. Em seguida, lê-se uma informação sobre o aparelho digestivo na Enciclopédia. Esta é lida textualmente pelo professor e depois por uma aluna. O texto vai nomeando as partes do aparelho digestivo na sequência determinada pela passagem do bolo alimentar por tal aparelho. A informação transmitida atém-se estritamente ao texto. Não é modificada nem ampliada. Assume-se que a informação é verdadeira e que delimita o saber sobre aparelhos digestivos. O professor pergunta: P: Em linhas gerais, quem quer me dar o resumo disto (mostra a primeira parte do aparelho digestivo no cartaz). Comece você, Marcela. (a menina começa a fazer o resumo. O professor a interrompe para dizer com suas palavras). P.: (pergunta de novo à menina): E depois? Marcela: Depois passa pelo esôfago... P: O que é esôfago, Martin? P: O que mais, José Manuel? (o menino não responde corretamente, na opinião do professor, que o corrige): P: O bolo alimentar passa pela cárdia. O que é cárdia? (aponta a um menino para que responda). O menino responde algo que o professor não ouviu direito. O professor, fazendo caso omisso de sua resposta, continua): P: É o órgão que une o estômago ao esôfago. O que recebe no estômago o bolo alimentar? Vamos lá, Ana Luisa. (Ana Luisa não responde). P: O suco gástrico. Por meio de que está incomunicado o intestino delgado com o estômago? Alunos em coro: Pelo piloro! P: Qual é a segunda parte do intestino delgado, Beatriz? (Beatriz não responde de imediato, depois diz): Intestino grosso (hesitante). P: (aborrecido): O que está acontecendo Beatriz! Se estamos falando de intestino delgado, não podemos falar do grosso. P.: Anotem o resumo. (sentado em sua mesa dita aos alunos o resumo, eles copiam. O professor termina de ditar e começa de novo o resumo, agora oralmente, apontando as partes correspondentes no cartaz. Os alunos ficam entediados e cansados, olham ao redor, conversam, apoiam a cabeça na mesa, levantam, caminham pela sala de aula, etc. Em geral, aumenta o ruído. Com base no texto, é correto afirmar que o professor respalda sua prática a) no construtivismo. b) na pedagogia tradicional. c) no método da dialética. d) na dialogicidade. e) na problematização Os sujeitos da comunidade escolar se reuniram para elaborar o projeto pedagógico da escola, evidenciando como prioridade o combate ao preconceito e à exclusão de homossexuais na escola, denominando-o Diversidade Sexual. Delimitaram objetivos, pensaram nos procedimentos que deveriam adotar durante o ano letivo, distribuindo as tarefas entre os professores que deveriam trabalhar por meio de suas disciplinas esse tema gerador. Um projeto como esse trabalha na perspectiva de que I. cabe apenas ao MEC Ministério da Educação e Cultura estabelecer os parâmetros para os projetos sobre diversidade que serão desenvolvidos nas escolas. II. a construção da cidadania passa pelo reconhecimento da identidade sexual, seja ela qual for, como um direito. III. os professores precisam se apropriar dessa temática, buscando refletir sobre como suas práticas reforçam ou permitem superar comportamentos homofóbicos dentro da escola. IV. o tema relacionado à sexualidade deve ser tratado em sala de aula de forma clássica, conteudista e informativa principalmente pelo professor de biologia. É (são) correto (s), apenas,

8 a) II e III. b) I e II. c) I e IV. d) II. e) IV. 21- Leia o texto atentamente. A professora Joana, de ciências, para conseguir despertar o interesse dos alunos, permitiu que eles brincassem no parquinho cada vez que um deles acertasse a pergunta do questionário que ela elaborou com respostas para prova e o professor Renato, de Geografia, da mesma escola, ao se deparar, também, com o desânimo dos alunos, começou sua aula sobre clima tropical, equatorial, temperado e nada deles entrarem no clima, então, resolveu comentar com eles a notícia do Jornal Nacional de que estava nevando no sul do país. E aqui é esse inferno! Aluno: Podia esfriar, aqui, um pouquinho, não é professor, disse um deles. Era a dica que o professor queria, logo, ele engatou: pois é, o que será que eles têm que a gente não tem, né? Pois não é que fomos discutindo e ao final tínhamos visto todos os fatores que interferem no clima? Foi muito legal!!! E aí, o professor Renato perguntou a professora Joana: você acha que eles aprenderam? Joana: que nada, vão sair dizendo que você não dá aula, que fica comentando os programas de televisão. A partir do exposto, é correto afirmar que a prática a) da professora Joana é construtivista e a prática do professor Renato é tradicional. b) de ambos os professores é construtivista. c) da professora Joana tem um fim em si mesmo e está preocupada com resultados imediatos e a prática do professor Renato é significativa. d) da professora Joana é construtivista e a prática do professor Renato é tecnicista. e) da professora Joana é significativa e a prática do professor Renato é mecanicista As novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional. Diante dessa revolução, o professor respaldado em perspectivas críticas da educação deve a) se apropriar dessas tecnologias e fazer uso pedagógico delas na escola. b) ter uma atitude contida, precavida. c) buscar ações para neutralizar os efeitos do mundo moderno. d) deixar sua apropriação para especialistas que poderão oferecer curso de capacitação na escola. e) fazer uso da tecnologia como um fim em si mesmo A diversidade cultural se torna problema para o professor se ele a) utilizar essa diversidade para alcançar os objetivos. b) quiser ensinar tudo a todos da mesma forma. c) for capaz de conferir sentido ao diverso. d) estabelecer ritmos diferenciados de ensino. e) trabalhar dialeticamente Diante da realidade atual, muito se tem discutido sobre a importância de um novo papel para a escola, cuja função seja a construção de uma nova ordem social. Busca-se que ela seja um espaço a) formal, burocratizado, onde a transmissão do conhecimento se dê de forma eficaz. b) dinâmico, onde seja possível o encontro e o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. c) físico, tecnologicamente bem equipado, com materiais dispostos de modo ordenado. d) disciplinarizado, com uma estrutura funcional definida, com papéis bem definidos para todos os envolvidos. e) homogêneo e uniforme onde todos poderão aprender por métodos universais de ensino.

9 25 - Em sala de aula, o professor deve buscar o reconhecimento das diferenças e, a partir desse reconhecimento desenvolver estratégias que promovam o encontro e, estimular a curiosidade dos alunos para observação de outros modos de vida. Dessa forma, estamos falando de um professor a) comprometido com uma única verdade. b) especialista em evitar que os conflitos apareçam. c) que trabalha a diferença no sentido de uniformizar a turma. d) que desenvolve o olhar do aluno para a diversidade, buscando separar a melhor cultura. e) preparado para agir em contexto de diversidade A Pedagogia a partir da década de 60, com Paulo Freire, toma outros rumos e descaminhos em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Nessa pedagogia contemporânea, I. a educação é vista como instrumento de libertação do Homem e transformação da sociedade. II. a relação professor-aluno deve ser dialógica e democrática. III. a prática pedagógica é vista como indeterminística. IV. a prática pedagógica é desorganizada e sem objetivo Está(ão) correto(s), apenas, o que se afirma em a) II e IV. b) I, III e IV. c) I e II. d) I, II e III. e) III e IV A elaboração de planos de aula de Ciências decorre do planejamento curricular da disciplina, a qual deve articular-se com o projeto pedagógico da escola. Isso implica reconhecer o geral e o particular em cada ação do cotidiano escolar, desde os grandes valores abstratos até as atividades mais concretas, como atividades experimentais em sala de aula e correção de exercícios realizados em casa. De acordo com as idéias apresentadas no texto, os planos de aula de Ciências a) devem materializar, em termos práticos, ações de sala de aula em sintonia com grandes objetivos gerais que extrapolam a própria disciplina escolar. b) devem obrigatoriamente ser definidos no planejamento curricular, pois devem estar articulados com linhas gerais e específicas do projeto pedagógico. c) podem ser flexíveis, pois os valores abstratos admitem muitas traduções em termos de atividades mais concretas, como a correção de exercícios. d) podem ser variáveis em relação às atividades concretas, mesmo que entrem em conflito com os valores da instituição escolar. e) devem definir objetivos gerais e específicos para as atividades de sala de aula, desde a correção de exercícios até a discussão do projeto pedagógico.

10 28 - As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, as novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. Com o advento das tecnologias, surge um potencial de mensagem, o conhecimento se torna desterritorializado. A partir do enunciado, a) explique o que significa conhecimento desterritorializado. b) mostre duas ações que um professor de Biologia pode apresentar em sala de aula dentro desta concepção O que tem sido feito em termos de educação ambiental? São diferentes os modelos de educação ambiental praticados no mundo. Apesar das grandes possibilidades de ação, da diversidade temática e das peculiaridades de cada região, a prática, não raro, parece estar muito centralizada na figura do "educador", ator que tem um conhecimento a transmitir para os sujeitos (atores que necessitam mudar sua visão de mundo e adotar novas posturas). Esse tipo de prática ignora os diferentes olhares e interesses das pessoas envolvidas no processo. Por exemplo, toda comunidade necessita de um programa de reciclagem de lixo? Esta é uma questão importante e urgente na visão da comunidade? Uma realidade, para ser transformada sem imposições, necessita do comprometimento, da participação e do envolvimento de todos os atores sociais. Considerando as idéias centrais desenvolvidas no texto acima, responda: a) identifique duas ações que expliquem o papel dos diferentes atores sociais. b) apresente dois temas a serem trabalhados na educação ambiental e justifique a sua escolha.

11 30 - Um dos professores de uma escola informou a seus alunos que a malária é uma doença que atinge 500 milhões de pessoas anualmente, com 1 milhão de mortes, a maioria de crianças, e que, a cada 30 segundos, uma criança morre de malária no mundo. Após apresentar essas informações, o professor propôs aos alunos o tema da prevenção de malária para a feira de ciências na escola em que leciona. Entretanto, seus alunos argumentaram que não havia malária em sua cidade e que o tema não era importante para eles. Diante disso, o professor decidiu insistir na proposta, fundamentando-a com dois argumentos: (1) a malária é um problema de saúde pública de proporção planetária, e os estudantes devem ser despertados para questões socioambientais amplas; (2) as medidas de prevenção da malária podem trazer impacto para combater outras importantes endemias presentes no contexto urbano brasileiro da atualidade. Considerando que você seja o professor referido nesta situação hipotética, elabore um texto de orientação, com instruções, para que os alunos possam montar um trabalho expositivo sobre o tema da malária na feira de ciências, incluindo possibilidades de prevenção de outras endemias brasileiras, utilizando pelo menos cinco das seguintes palavras-chave: plasmódio (ou qualquer referência a protozoário/esporozoário); agente causador da doença; agente transmissor da doença; fase larval; hematófago; chuva / acúmulo de água / água parada; temperatura (ou referência à sazonalidade do ciclo de vida do vetor); febre cíclica (ou outra referência da sintomatologia da doença); Anopheles; dengue (incluindo a menção à dengue hemorrágica); Aedes aegypti; criatórios domésticos (ou outra expressão que denote locais no âmbito doméstico utilizados pelo mosquito); febre amarela. ENADE 2008 (adaptação)

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

As bactérias operárias

As bactérias operárias A U A UL LA As bactérias operárias Na Aula 47 você viu a importância da insulina no nosso corpo e, na Aula 48, aprendeu como as células de nosso organismo produzem insulina e outras proteínas. As pessoas

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2006 www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2006 www.planetabio.com 1-No processo evolutivo, centenas de espécies podem ser criadas em um tempo relativamente curto. Esse fenômeno é conhecido como radiação adaptativa. No grupo dos répteis, ocorreu uma grande radiação adaptativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015)

EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) EXERCÍCIOS PARA O 8 ANO (2015) 1- A Fábrica Celular Células de bactérias (procarióticas) e células animais (eucarióticas), apresentam semelhanças e diferenças. a) Qual a estrutura presente em ambas que

Leia mais

PLANO DE AULA Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert

PLANO DE AULA Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert PLANO DE AULA Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nível de Ensino: Ensino Médio Ano/Série: 3º ano Disciplina: Biologia Quantidade de aulas: 2 2. TEMA

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Curso de Capacitação em Biossegurança de OGMs Células-tronco Legislação de Biossegurança

Curso de Capacitação em Biossegurança de OGMs Células-tronco Legislação de Biossegurança Curso de Capacitação em Biossegurança de OGMs Células-tronco Legislação de Biossegurança Florianópolis, Agosto 2004 Células-tronco O que são células-tronco e o que podemos fazer com elas? Qual a relação

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

I. Os anticorpos são transferidos através da placenta.

I. Os anticorpos são transferidos através da placenta. Revisão para recuperação Questão 01) A descoberta dos sistemas sanguíneos ABO e Rh teve grande impacto na área médica, pois permitiu realizar transfusões de sangue apenas entre pessoas de grupos sanguíneos

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Instituto de Ciências Biológicas ICB Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Alunos: Bárbara Luiza Júlia Miranda Marina Amaral Priscilla

Leia mais

A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES. Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO

A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES. Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO PARTE 1 Determinação dos genótipos dos pais 1.1. Observar a aparência

Leia mais

O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário

O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que a mutação esteja em homozigose (doença autossômica

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO Mulher portadora Homem não afectado Gene normal Gene alterado Mulher portadora Mulher não afectada Homem não afectado Homem afectado Homem afectado

Leia mais

Genética Conceitos Básicos

Genética Conceitos Básicos Genética Conceitos Básicos O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: Genética Clássica Mendel (1856 1865) Genética Moderna Watson e Crick (1953).

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

PERSPECTIVA. ciências. Sugestão de avaliação. Coleção Perspectiva

PERSPECTIVA. ciências. Sugestão de avaliação. Coleção Perspectiva PERSPECTIVA Coleção Perspectiva ciências 8 Sugestão de avaliação Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Avaliação Ciências

Leia mais

Lista de Exercícios Herança Sexual

Lista de Exercícios Herança Sexual Meus queridos alunos, preparei para vocês uma lista de atividades abordando o conteúdo estudado por nós esta semana. Espero que vocês aproveitem o final de semana para resolver esses exercícios segundo

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

(baseado em 1 avaliações)

(baseado em 1 avaliações) Experimento cadastrado por Luara augusta batista em 01/08/2011 Classificação Total de exibições: 2029 (até 07/08/2012) (baseado em 1 avaliações) Palavras-chave: mendel, ervilhas, segunda lei de mendel,

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Lei da Segregação. Experimentos de Mendel

Lei da Segregação. Experimentos de Mendel Lei da Segregação Os trabalhos do monge Agostinho Gregor Mendel, realizados há mais de um século, estabeleceram os princípios básicos da herança, que, até hoje, são aplicados nos estudos da Genética. A

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1. Se você ler cada um dos quadros cuidadosamente, provavelmente cometerá muito poucos erros.

PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1. Se você ler cada um dos quadros cuidadosamente, provavelmente cometerá muito poucos erros. PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1 INSTRUÇÕES Existem diferenças entre um Curso Programado ou Programa em Instrução Programada e um livro - texto comum. A primeira diferença é que o material se apresenta

Leia mais

Ciências Biológicas - Bacharelado

Ciências Biológicas - Bacharelado Nome do(a) aluno(a): Matrícula: Conhecimentos Específicos Questões de múltipla escolha: 1 a 27. Questões discursivas: 28 a 30. Ciências Biológicas - Bacharelado 1 Analise as seguintes asserções: Embora

Leia mais

Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam

Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Primeira Lei de Mendel e Heredograma

Primeira Lei de Mendel e Heredograma Primeira Lei de Mendel e Heredograma 1. (UFC-2006) Leia o texto a seguir. A Doença de Alzheimer (D.A.) (...) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda de memória e

Leia mais

Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes

Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes Procariontes Eucariontes Localização Organização Forma Disperso no citoplasma

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

FERTILIDADE DE CAPRINOS MOCHOS. Prof. Adelmo Ferreira de Santana Caprinocultura e Ovinocultura

FERTILIDADE DE CAPRINOS MOCHOS. Prof. Adelmo Ferreira de Santana Caprinocultura e Ovinocultura FERTILIDADE DE CAPRINOS MOCHOS Prof. Adelmo Ferreira de Santana Caprinocultura e Ovinocultura E-mail afs@ufba.br Departamento de Produção Animal Escola de Medicina Veterinária Universidade Federal da Bahia

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras:

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras: Escola Secundária de Valongo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia As Professoras: Cláudia Rocha Fátima Garcia Tema Organizador: Viver Melhor na Terra 1º PERÍODO

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 02/2015 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos

Leia mais

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor

Leia mais

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Linkage e os Mapas Genéticos Humanos LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Os trabalhos de Gregor Mendel não foram

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.

Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Embriologia Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Fecundação Mitoses sucessivas; Crescimento celular: Zigoto:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

O ENSINO DE FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA PARÁ.

O ENSINO DE FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA PARÁ. O ENSINO DE FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA PARÁ. Alessandra da Costa Marques; Najara Siva; Lúcia Maria Assunção

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos Atividade de Aprendizagem 10 Dengue: aqui não! Eixo(s) temático(s) Ser humano e saúde / vida e ambiente Tema Água e vida / reprodução e ocupação de novos ambientes / saúde individual e coletiva Conteúdos

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Entendendo a herança genética. Capítulo 5 CSA 2015

Entendendo a herança genética. Capítulo 5 CSA 2015 Entendendo a herança genética Capítulo 5 CSA 2015 Como explicar as semelhanças entre gerações diferentes? Pai e filha Avó e neta Pai e filho Avó, mãe e filha Histórico Acreditava na produção, por todas

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular.

Módulo Núcleo. 2) O esquema a seguir apresenta um experimento realizado com uma alga unicelular. Módulo Núcleo Exercícios de Aula 1) O envelope nuclear encerra o DNA e define o compartimento nuclear. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o envelope nuclear. a) É formado por duas membranas concêntricas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

Refletindo sobre a digestão

Refletindo sobre a digestão Atividade de Aprendizagem 6 Refletindo sobre a digestão Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Ser humano e saúde Tema Obtenção, transformação e utilização de energia pelos seres vivos Conteúdos Sistema

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011 A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico Três Corações - MG Julho de 2011 PENSAR E FAZER ESCOLA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA TRADICIONAL? NO CONTEXTO DA ESCOLA

Leia mais

Considerando as informações básicas sobre as células e os tecidos envolvidos no processo de formação dos dentes, responda:

Considerando as informações básicas sobre as células e os tecidos envolvidos no processo de formação dos dentes, responda: 2º Processo Seletivo/2004 3º DIA BIOLOGIA 5 05. Cientistas do King s College, de Londres, receberam recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para ajudá-los a desenvolver dentes humanos a partir de células-tronco.

Leia mais

Módulo Intérfase. Tarefa de Fixação 1) Analise o esquema a seguir e depois RESPONDA as questões propostas.

Módulo Intérfase. Tarefa de Fixação 1) Analise o esquema a seguir e depois RESPONDA as questões propostas. Módulo Intérfase Exercícios de Aula 1) A interfase é a fase em que ocorre o repouso celular. A afirmativa está: a) correta, porque praticamente não há atividade metabólica celular. b) correta, pois ocorrem

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

Modelos BioMatemáticos

Modelos BioMatemáticos Modelos BioMatemáticos http://correio.fc.ul.pt/~mcg/aulas/biopop/ Pedro J.N. Silva Sala 4.1.16 Departamento de Biologia Vegetal Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Pedro.Silva@fc.ul.pt Genética

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: / /2013 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 90 pontos MATUTINO: Orientações

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais