ABAS. Águas Minerais e Adicionada. de Sais: Diferenças e Similaridades. 17 de novembro de Geólogo Lucio Carramillo Caetano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABAS. Águas Minerais e Adicionada. de Sais: Diferenças e Similaridades. 17 de novembro de 2011. Geólogo Lucio Carramillo Caetano"

Transcrição

1 ABAS Águas Minerais e Adicionada Geólogo Lucio Carramillo Caetano de Sais: Diferenças e Similaridades 17 de novembro de 2011

2 Definições Água Mineral Água Potável de Mesa Água Natural Água Mineral Natural Água Adicionada de Sais Soda Será que a gente consegue definir esses termos? Será que a gente imaginava que existissem tantos termos para designar uma água de envase/ingestão no Brasil? Mineração e Captação, são a mesma coisa?

3 Definições (Decreto-Lei 7.841, de 08/08/1945 DNPM pertencia ao MA) Águas Minerais São aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa. Águas Potáveis de Mesa São as águas de composição normal, provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região.

4 Definições (MS RDC 274/2005) Água Mineral Natural: é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais. Água Natural: é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais.

5 Definições (MS e MA) Água Adicionada de Sais: é a água para consumo humano preparada e envasada, contendo um ou mais dos compostos previstos no item da RDC 274/2005. Não deve conter açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes. Soda: É a água potável gaseificada com dióxido de carbono, com uma pressão superior a duas atmosferas a 20ºC, podendo ser adicionada de sais.

6 ANVISA RDC 274/2005 Em 100 ml de água, no máximo: Cálcio: 25 mg Magnésio: 6,5 mg Potássio: 50 mg Sódio: 60 mg no mínimo 30 mg/l dos sais adicionados bicarbonato de cálcio, bicarbonato de magnésio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, carbonato de potássio, carbonato de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, sulfato de sódio, citrato de cálcio, citrato de magnésio, citrato de potássio e citrato de sódio.

7 Diferenças Será que o problema não está na forma como são definidos os termos? Vamos ver como se classificam as águas minerais Envasadas no Brasil, nos EUA e na CEE?

8 Classificação da água mineral (Brasil/1945) Composição Química (mg/l) OLIGOMINERAL quando apresentarem apenas uma ação medicamentosa RADÍFERAS quando tiverem radioatividade permanente ALCALINA bicarbonato de sódio = ou > 200 BICARBONATADA ALCALINO TERROSAS carbonato de cálcio = ou > 120 ALCALINO cálcio = ou > 48 sob a forma de TERROSAS bicarbonato de cálcio CÁLCICAS ALCALINO magnésio = ou > 30 sob a forma de TERROSAS bicarbonato de magnésio MAGNESIANAS SULFATADAS SO 4= = ou > 100 SULFUROSAS sulfeto = ou > 1 NITRATADAS NO 3= (de origem mineral) = ou > 100 CLORETADAS cloreto de sódio = ou > 500 FERRUGINOSAS ferro = ou > 5

9 Classificação da água mineral (Brasil/1945) Composição química (mg/l) RADIOATIVAS Que tiverem radônio em dissolução FRACAMENTE RADIOATIVAS Teor de radônio mínimo entre 5 e 10 unidades Mache por litro, a e de Hg de pressão RADIOATIVAS Teor de radônio entre 10 e 50 unidades Mache por litro, a e de Hg de pressão FORTEMENTE Teor de radônio acima de 50 unidades RADIOATIVAS Mache por litro, a e de Hg de pressão TORIATIVAS Que possuírem teor em torônio em dissolução equivalente em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache por litro, no mínimo CARBOGASOSAS gás carbônico livre dissolvido = ou > 200mg/L ELEMENTO RARO PREDOMINANTE (= ou > 0,01mg/L): Iodadas; Arseniadas; Litinadas, etc. (fluoretada, mais comum)

10 Conceitos Raro: de que há pouco; não abundante; pouco frequente (Mini Aurélio digital) Predominante: do verbo predominar ser o primeiro em domínio ou influência; dominar muito; prevalecer; sobressair (Mini Aurélio digital). No Brasil 48,2% das AM envasadas são classificadas como Fluoretadas (Queiroz, 2009). A concentração de fluoreto na água mineral brasileira varia, em média, de 0,01 a 0,08 mg/l. F - em 48,2% das AM, deixa de ser raro e Concentração de 0,01 a 0,08 nas AM, deixa de ser predominante.

11 Quanto aos gases FONTES RADIOATIVAS FRACAMENTE RADIOATIVAS Classificação na fonte (Brasil) as que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de por minuto com um teor em radônio compreendido entre 10 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a e de Hg de pressão. RADIOATIVAS as que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de por minuto com um teor em radônio compreendido entre 10 e 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a e de Hg de pressão. FORTEMENTE RADIOATIVAS as que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de por minuto com um teor em radônio superior a 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a e de Hg de pressão. FONTES TORIATIVAS As que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de por minuto, com um teor em torônio na emergência equivalente em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache por litro. FONTES SULFUROSAS As que possuírem na emergência desprendimentos definidos de gás sulfídrico.

12 O Termo Radioatividade Após a Segunda Guerra Mundial as nações no mundo não utilizam mais a terminologia Radioativa para classificar uma água mineral; A U.S. Environmental Protection Agency, está propondo uma nova especificação para os valores de radônio na água de beber, seja mineral ou apenas potável; Segundo a National Academy of Sciences, 168 norte americanos morrem por ano pela presença de radônio na água de beber. Dessas, 89% são provocadas por câncer de pulmão (inalação do gás radônio no ato da ingestão) e 11% de câncer de estômago, devido ao radônio contido na água que foi ingerida (U.S. EPA. Proposed Radon in Drinking Water Rule); Segundo Bertolo, 2006, a quase totalidade das águas captadas em terrenos granito-gnaíssicos e rochas alcalinas são minerais pelo critério da radioatividade temporária; No Brasil, 14,68% das águas minerais envasadas são classificadas como provenientes de fontes radioativas (Queiroz, 2009);

13 Classificação na fonte (Brasil) Quanto a Temperatura (ºC) FONTES FRIAS Quando sua temperatura for inferior a 25. FONTES HIPOTERMAIS FONTES MESOTERMAIS FONTES ISOTERMAIS FONTES HIPERTERMAIS Quando sua temperatura estiver compreendida entre 25 e 33. Quando sua temperatura estiver compreendida entre 33 e 36. Quando sua temperatura estiver compreendida entre 36 e 38. Quando sua temperatura for superior a 38.

14 Classificação com base na Temperatura Classificar uma água como mineral com base numa temperatura de 25º C num país cujo território ocupa áreas equatoriais e tropicais é extremamente fácil uma vez que de norte a sul do Brasil há regiões que chegam a alcançar 40º C de temperatura no verão; Além disso, o próprio CAM permite que se classifique águas como minerais com temperatura abaixo de 25º C, seriam as denominadas frias; Dessa forma, com base na temperatura, toda e qualquer água subterrânea seria considerada mineral; No Brasil 11,68% das AM com temperatura na fonte igual ou superior a 25º C envasadas são classificadas com base na temperatura da fonte (Queiroz, 2009).

15 Classificação como Potável de Mesa São as águas de composição normal, provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região; Essas águas, apesar de não alcançarem as condições necessárias para receberem o nome de água mineral só podem ser utilizadas para envase ou ingestão na fonte se receberem a Concessão de Lavra, ou seja, sua explotação é considerada, legalmente, uma mineração; No Brasil, 10,2% das águas envasadas são classificadas como Potáveis de Mesa (Queiroz, 2009). A maioria delas é encontrada na Região Centro-Oeste.

16 Classificação: Águas de Baixa Mineralização Temos então que as águas minerais envasadas classificadas no Brasil como Fluoretadas (48,2%), de fontes Termais (16,2%), de fontes Radioativas (14,68%) e Potáveis de Mesa (10,2%), somam 89,28% de todo o total envasado no Brasil; Já em relação ao Total de Sólidos Dissolvidos, Queiroz, 2009, informa que 72% das águas minerais brasileiras não chegam a possuir 100 mg/l de TSD e que 22% das águas minerais envasadas possuem de 101 a 250 mg/l.

17 E as Águas Adicionadas de Sais? Não devem exceder, em 100 ml, os limites máximos estabelecidos para : Cálcio: 25 mg Magnésio: 6,5 mg Potássio: 50 mg Sódio: 60 mg Devem conter, no mínimo, 30 mg/l dos sais adicionados Devem obedecer os padrões de Potabilidade estabelecidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde

18 E no Exterior como é isso? Nos EUA (valores em mg/l) Ground Water - poço jorrante Mineral Water STD =/> 250 Low Mineral Water STD<500 Hight Mineral Water STD>1.500 Purified Water/Drinking Water Sofre tratamento Sparkling Bottled Water água naturalmente gaseificada Spring Water água de surgência/nascente Sterile Water água esterelizada Well Water Água de poço (pode ser uma água de torneira desde que a água que saia na torneira seja proveniente de um poço From Municipal Source ou Community Water proveniente de sistemas de abastecimento. STD Sólidos Totais Dissolvidos

19 E no Exterior como é isso? Na Comunidade Européia (valores em mg/l) De Mineralização Muito Baixa STD<50 Oligometálicas ou de Mineralização Baixa STD<500 De Mineralização Média 500<STD<1.500 De Mineralização Elevada STD>1.500 Bicarbonatada Bicarbonato>600 Sulfurosa Sulfatos>200 Cloretada Cloreto>200 Cálcica Cálcio>150 Magnesiana Magnésio>50 Fluoretada Fluoreto>1 Ferruginosa Ferro ferroso>1 Acidulada CO 2 livre>250 Sódica Sódio>200

20 Classificação : AM brasileiras x AM americanas e européias APENAS, 6% das águas minerais envasadas no Brasil ultrapassam os 250 mg/l de TSD necessários para classificar uma água como mineral nos EUA; Na Comunidade Européia a grande maioria de nossas águas envasadas (94%) levaria a denominação de águas minerais de muito baixa mineralização ou de baixa mineralização. Mas não levariam no rótulo as denominações estabelecidas pelo Governo Brasileiro de 1945 (CAM). Nem nos EUA nem na CE as AM Fluoretadas brasileiras poderiam utilizar essa denominação no rótulo; As águas distribuídas pela CEDAE, FABESP e COPASA possuem uma concentração de F - maior do que a maioria das AM brasileiras.

21 LIMITES MÍNIMOS PARA CLASSIFICAR ÁGUA MINERAL (AM) ENVASADA FLUORETO (mg/l) TSD (mg/l) AM BRASIL AM EUA 0,01 NÃO CLASSIFI CA NÃO IMPÕE LIMITES RADIOATIVIDADE > 10 unidades Mache AM CE CEDAE FABESP COPASA ÁGUA ADICIO NADA DE SAIS 1 0,7 NÃO É UTILIZA DO 250 VARIÁVEL NÃO CLASSIFI CA TEMPERATURA 25º C NÃO CLASSIFI CA POTÁVEL DE MESA PADRÃO DE POTABILI DADE É SEMPRE POTÁVEL NÃO CLASSIFICA NÃO CLASSIFICA É SEMPRE POTÁVEL -- NÃO É UTILIZA DO -- NÃO É UTILIZA DO É SEMPRE POTÁVEL É SEMPRE POTÁVEL

22 Comparativo TSD: AM Brasileira x AM Européia TSD mg/l STD mg/l STD mg/l Bonafont (Danone) Minalba Levíssima (Nestlé) Indaiá (BA) Petrópolis (Nestlé) Crystal Coca-Cola Dias D Ávila Ouro Fino Lindóia Bioleve 18, Schin Evian Perrier Salvelat San Pellegrini Contrex Água de Côco K Na Cl Ca Mg STD > 210 mg/100 ml ,45

23 Comparativo TSD: AM Brasileira x AM Européia Bonafont Levíssima Petrópolis Adicionada Dias D Ávila Lindoia Bioleve Minalba Indaiá Crystal Ouro Fino Adicionada Schin Evian Perrier Salvelat San Pellegrino Contrex

24 Definições - Classificações Brasil x Exterior Já não entendo mais nada! Afinal o que é uma água mineral? E Adicionada de sais? Por que tantos termos? Afinal, qual a água que escolho? Qual a melhor água?

25 Definições - Classificações Brasil - Exterior A grande diferença está em que a legislação Norte Americana, da Comunidade Européia e do MS brasileiro sofrem alterações que acompanham o desenvolvimento técnico científico e os cuidados com a saúde da sociedade; A Brasileira (CAM-MME) ficou estagnada aos conceitos bem anteriores a Na verdade ele foi elaborado antes de 1934 quando consumir água mineral significava procurar a cura e não, simplesmente, matar a sede. O CAM foi totalmente baseado na Legislação Francesa daquela época, cujas águas possuem STD muito elevados. Vamos esclarecer isso?

26 Definições - Classificações Brasil - Exterior Bem, até 1934/1945 o Mundo vivia uma realidade totalmente diferente da atual, não é verdade? Tá certo, mas ainda não entendi muito bem porque definições e classificações tão diferentes! Então, é por isso que nem na América do Norte nem na Comunidade Européia, nem mesmo aqui no Brasil pelo MS, a água mineral envasada recebe, HOJE, por definição, a denominação de MEDICAMENTOSA, e nem é ROTULADA como: Radífera, Nitratada, Radioativa, Toriativa, nem por causa de um elemento predominante que contenha apenas um valor igual ou > a 0,01 mg/l (a água distribuída pela CEDAE, SABESP e pela COPASA possui concentração mínima de 0,7 mg/l de F - ) e nem pela Temperatura que não é mantida na embalagem, apenas na fonte.

27 Definições - Classificações Brasil - Exterior Vamos lá... As águas minerais Ainda estou confuso... brasileiras são, em quase sua Não dá prá ser mais claro? totalidade (94%) de baixa concentração de STD o que as tornam muito leves e de sabor agradável para o consumo. Assim, nem todas poderiam receber o título de MEDICAMENTOSA, não é verdade? Além disso, os 6% que restaram, como todo medicamento, possuem suas indicações e contra indicações. Portanto, precisamos, no momento do consumo e tratamento, saber das nossas necessidades e das qualidades da água mineral que vamos fazer uso. Para ajudar a população no uso correto da água mineral o Código de Águas Minerais deveria ser alterado com base no conhecimento técnico-científico atual. Talvez com a História a gente consiga entender...

28 Um Pouco da História Desde a pré-história o Homem já utilizava a água para lavagem das feridas e alívio da dor; Heródoto, 450 anos ac, o Pai do Termalismo, estabeleceu os princípios fundamentais da Crenologia, utilizados até hoje (21 dias para tratamento); Hipócrates, o Pai da Climatologia, estabelece tratados para um existência sadia do Homem, através da integração: Homem, água, ares e lugares; Os romanos foram os grandes responsáveis pela implantação de balneários em vários países da Europa; Final do século XIX e início do XX, diversas pesquisas indicavam o uso terapêutico, controlado, da água (suas indicações e contra-indicações).

29 Um Pouco da História Com o surgimento do antibiótico, meados do século XX, inicia-se uma fase de declínio na Crenoterapia; Ainda durante o século XX pesquisas mais avançadas indicam algumas preocupações em relação a gases, íons e substâncias contidas na água; A Comunidade Européia já admite tratamento para retirada do excesso de ferro, manganês, enxofre, arsênio, flúor e de níquel nas águas minerais; Nos EUA, estão sendo realizados estudos para estabelecimento de limites máximos de gases radioativos na água de consumo humano. Mas, se o aproveitamento de água mineral no Brasil é considerado uma mineração...como fica isso, então? Sempre foi assim?

30 Quando nasceu o status de Mineração à AM? 1915 Lei Calógeras, considerado o primeiro Código de Minas a água mineral não era considerada um bem mineral; 1921 Lei Simões Lopes, primeira Lei das Minas regulamentada no Brasil a água mineral ainda não era considerada um bem mineral; Criado o DNPM. Pertencia ao Ministério da Agricultura e é oriundo do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil; 1934 Publicado o Código de Minas. Água Mineral passa a ser um bem mineral. (a partir de 1940, inclui a água subterrânea).

31 A Política Mineral no Brasil República Até a promulgação da Constituição de 1934: A Constituição de cada Estado estabelecia a forma de aproveitamento das minas e As minas pertenciam aos proprietários do solo; Água Mineral não era considerada um bem mineral. Período de Vargas (Cf de 1934 e de 1937): Vamos discutir o termo Mineração? Competência privativa da União para legislar, autorizar ou conceder a exploração das riquezas do subsolo, mineração (água mineral torna-se uma mineração), metalurgia, águas e energia elétrica e O proprietário detém a preferência na exploração ou co-participação nos lucros; A partir de 1937 começam a ser caçados os direitos dos Estados.

32 O que caracteriza uma Mineração? O que se entende por minério? O minério encontra-se em qualquer lugar? O que é mineração e frente de lavra? O que é beneficiamento de minério? Vamos pensar? O que é uma captação de água subterrânea? Você consideraria a água subterrânea e a água mineral como um minério? Captação e frente de lavra são semelhantes? A forma de condução, reservação e introdução da água em embalagens pode ser considerada como o beneficiamento de um minério? E o trabalho de purificação da água executado pelas empresas de abastecimento de água é um beneficiamento?

33 A Política Mineral no Brasil Período Pós Vargas (Constituição de 1940): Legislar sobre mineração e água é competência da União; As minas e riquezas do subsolo e as quedas d água constituem propriedade distinta do solo; Assegura ao proprietário a preferência para a exploração; Os Estados passarão a exercer as atribuições da União. Até 1942 a água mineral era classificada pelo Departamento Nacional de Saúde Pública. Após 1942, passa a ser pelo DNPM (Min. da Agricultura) Período Ditatorial Militar (Constituição de 1967): Compete a União legislar sobre jazidas, minas, outros recursos minerais, metalurgia, águas e energia elétrica (não há mais a possibilidade de passagem do poder para os Estados) e As jazidas, minas e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituíam propriedade distinta da do solo.

34 A Política Mineral no Brasil Nova República (Constituição de 1988): São bens da União: Recursos minerais, inclusive os do subsolo. São bens dos Estados: Águas superficiais e subterrâneas. Competência privativa da União: A gestão da Água Subterrânea não é mais do Governo Federal (DNPM) A Água Mineral ainda é. Legislar sobre as águas, sobre as jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia. Competência comum da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios: Registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios. Competência concorrente da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios: Conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Competência Municipal: Promover ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo.

35 A Água Mineral - Um Recurso Mineral Em 1945 Código de Águas Minerais define água mineral (ação medicamentosa), água potável de mesa (condições de potabilidade da região) e introduz a figura da solução salina artificial (águas purificadas e adicionadas de sais ou águas mineralizadas) cria a Comissão de Crenologia e estabelece os padrões para classificação da água mineral; Em 1967 Código de Mineração acelerar o desenvolvimento econômico e social, mediante o aproveitamento intenso dos recursos minerais conhecidos entra em vigor a prioridade protocolar, ampliando, substancialmente, a titularidade mineral; DNPM FOMENTO da produção mineral; Hoje um Órgão de Outorga, fiscalização e de arrecadação

36 Quais os países que consideram o Envase de Água Mineral como Mineração País Brasil EUA França Alemanha Espanha Portugal Argentina Colômbia Mineração Sim Não Não Não Sim Sim Não Não

37 A Água Mineral Um Alimento Até 1942 a participação das entidades municipais, estaduais e federais de saúde, no controle higiênico e de qualidade da água mineral era efetiva; O Decreto 4.147/1942, passa para o DNPM mas não retira a autoridade da Saúde estadual e municipal; Em 1969 o Decreto-Lei 986 estabelece: Art. 3º, 48 e 55 - que todo alimento só poderá ser exposto a venda após registro no MS; Art. 11 dispõe sobre rotulagem; Art. 28 dispõe sobre os padrões de identidade e qualidade; Inciso II do art. 29 e art. 30 dispõe sobre a ação fiscalizadora que cabe à autoridade estadual e municipal; Ar. 33 dispõe sobre o processo administrativo para interdição e apreensão do alimento; Arts. 45 e 46 dispõe sobre a licença prévia fornecida pela autoridade estadual ou municipal (hoje denominado BOF)

38 A Água ualidade. Mineral Um Alimento Em 1976 (Decreto ) estabelece diferença de competência entre MS e MME (DNPM); (POR QUE SAIU ESSE DECRETO?) Art 1º O controle sanitário da qualidade das águas minerais destinadas ao consumo humano bem como a fiscalização sanitária dos locais e equipamentos relacionados com a industrialização e comercialização do produto são da competência do Ministério da Saúde e das Secretárias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Art 2º Caberá ao órgão competente do Ministério da Saúde a análise prévia para verificação de padrões de identidade e qualidade, e o estabelecimento de métodos de análises e de técnicas para exercício da ação sanitária controladora e fiscalizadora das águas minerais. 1º A aprovação do relatório final dos trabalhos de pesquisa a que se refere o Código de Mineração e seu Regulamento fica condicionada à análise prévia prevista neste artigo. 2º O Ministério da Saúde poderá firmar convênio com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais para a execução da análise prévia em seus laboratórios.

39 A Água Mineral Um Alimento Ainda no Decreto /1976: Art 3º As Secretárias de Saúde compete a fiscalização sanitária dos locais onde são produzidas industrializadas e comercializadas as águas minerais, bem como as análises fiscais das mesmas. Art 4º Ao Ministério das Minas e Energia compete o exame e o processamento das autorizações de pesquisa e das concessões de lavra de águas minerais nos termos da legislação específica bem como o controle dos sistemas de captação dessas águas e as análises físico-químicas para determinação de sua qualidade. Com base nesse Decreto o MS e, mais recentemente, a ANVISA baixam Portarias e Resoluções relacionadas a indústria e comercialização da água mineral. As mais atuais são: Portaria 326/1997 Aprova Regulamento Técnico sobre Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação;

40 A Água Mineral Um Alimento Resolução RDC 275/2003 (baseada no CODEX ALIMENTARIUS e no US FOOD AND DRUG ADMINSITRATION, para epidemiologia e Saúde) determina que testes macroscópicos e microscópicos nas embalagens de água envasada (mineral, potável de mesa e adicionada de sais) sejam executados para que possam acondicionar a água de envase; Resolução RDC 274/2005 Aprova Regulamento Técnico para Águas Envasadas e Gelo; Resolução RDC 275/2005 Aprova o Regulamento Técnico de Características Microbiológicas para Água Mineral Natural e Água Natural; Resolução RDC 173/2006 Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e Água Natural e a Lista de Verificação das Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e Água Natural e Resolução RDC 27/ Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as categorias de alimentos e embalagens isentos de registro sanitário (águas minerais, adicionadas de sais e gelo) e as categorias de alimentos e embalagens com obrigatoriedade de registro sanitário. ÁGUA ENVASADA SEM REGISTRO, DEIXA DE SER FISCALIZADA? NÃO

41 A Água Mineral Um Alimento Mesmo com toda essa legislação (Decretos, Portarias e Resoluções) voltados para a indústria de alimentos (água envasada: mineral ou não) o DNPM mantém, por força do Código de Águas Minerais (1945), a executar fiscalização e baixar portarias voltadas à área sanitária dessa indústria. Portaria 387/2008 Disciplina o uso das embalagens plástico garrafão retornável, destinadas ao envasamento e comercialização de água mineral e potável de mesa; Portaria 388/2008 Disciplina a utilização das águas minerais e potáveis de mesa regidas pelo Código de Águas Minerais como ingrediente no preparo de bebidas em geral; Portaria 389/ Permite o uso de embalagens cartonadas com revestimento plástico ou celulósico e aquela com revestimento em filme transparente multicamada;

42 A Água Mineral Um Alimento Portaria 358/2009 Altera a Portaria 387/2008. Estipula prazos diferenciados para a saída de mercado de garrafões em função de sua data de fabricação. Mantém os 3 anos de validade do garrafão; Portaria 374/ (revoga a Portaria 222/1997) Aprova a Norma Técnica que dispõe sobre as Especificações Técnicas para o Aproveitamento de água mineral, termal, gasosa, potável de mesa, destinadas ao envase, ou como ingrediente para o preparo de bebidas em geral ou ainda destinada para fins balneários em todo o território nacional. Vamos conversar sobre Crenoterapia, agora?

43 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) CAM, Art. 1 (definição de Água Mineral) 3 o A ação medicamentosa referida no parágrafo anterior das águas, que não atinjam os limites da classificação estabelecida nos Capítulos VII e VIII, deverá ser comprovada no local, mediante observações repetidas, estatísticas completas, documentos de ordem clínica e de laboratório, a cargo de médicos crenologistas, sujeitas as observações à fiscalização e aprovação da Comissão Permanente de Crenologia, definida no art. 2 o desta lei. Art. 2 o Para colaborar no fiel cumprimento desta lei, fica criada a Comissão Permanente de Crenologia, diretamente subordinada ao Ministro da Agricultura. 1 o A Comissão Permanente de Crenologia terá a Presidência do Diretor Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral e se comporá de 4 especialistas no assunto, de livre escolha do Presidente da República; um dos membros será escolhido entre o pessoal do órgão técnico especializado do D.N.P.M. 2 o O regimento da Comissão Permanente de Crenologia, as atribuições e direitos de seus membros serão fixados posteriormente por portaria do Ministro da Agricultura e leis subseqüentes.

44 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) A CPC iniciou suas atividades no 2º Semestre de Presidida pelo então Diretor Geral do DNPM (MA), Mário da Silva Pinto, cuja idéia principal era promover publicação de trabalhos técnicos e científicos sobre água mineral. A CPC, contava com o médico e professor Renato Souza Lopes, responsável pela 2ª publicação da CPC; Durante esse período foram editadas duas publicações: Publicação 1 (1949) -Aspectos da Crenoterapia na Europa e no Brasil (272p.) de autoria do Médico Antônio de Oliveira Fabrino, da International Sociaty fo Medical Hydrology; da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Poços de Caldas

45 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Publicação 2 (1956) Águas Minerais do Brasil (148p.) de autoria do Médico Prof. Renato Souza Lopes, Catedrático da Faculdade Nacional de Medicina e Membro da CPC. Essa publicação foi, na verdade uma segunda edição desse livro que foi lançado em 1931; Por falta de Crenólogos, encerrou suas atividades em 1959; Já, nessa época, (1948 a 1959) poucos médicos brasileiros interessavam-se por Crenologia, criando grandes dificuldades para a manutenção da CPC.

46 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Segunda tentativa: Em 1993 através de Portaria do Ministro de Minas e Energia, a CPC foi reinstalada; Essa nova CPC contava com 2 médicos Crenólogos: Dr. Benedicto Mário Mourão e Dr. Waldemar Junqueira (ambos falecidos), 1 Engenheiro, o Presidente da Sociedade Brasileira de Termalismo, René Simões (já falecido) e a 1 Química do DNPM de São Paulo, Sonja Dumas; Como principal trabalho dessa CPC, pode-se destacar os diversos cursos de pequena duração ligados a Crenologia, Crenoterapia e Hidrogeologia;

47 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Durante a existência da CPC nenhuma solicitação de comprovação das ações terapêuticas das águas pode ser constatada; Para uma avaliação das características medicamentosas das águas minerais são necessários médicos especializados e um longo período de testes e estudos o que não ocorreu uma vez que a CPC foi desativa em 1999; Essa segunda CPC durou apenas 7 anos.

48 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Distribuição por profissão dos Membros da CPC ( ) 2,5 2 1,5 1 0,5 0 Engenheiros Químicos Mèdicos A quantidade de Membros dessa CPC está de acordo com o que determina o CAM 4 Membros

49 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Terceira Tentativa: Fevereiro de 2005 Art. 1 o Designar para compor a Comissão Permanente de Crenologia, instituída pelo art. 2 o do Decreto-lei n o 7.841, de 8 de agosto de 1945, os seguintes membros: I - Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM: Carlos Magno Bezerra Cortez (Titular); Gilberto Ruy Derze (Suplente); II - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA: Cleber Ferreira dos Santos (Titular); Ana Virgínia de Almeida Figueiredo (Suplente); III - Sociedade Brasileira de Termalismo - SBT: Marcos Untura Filho (Titular) ÚNICO MÉDICO DA CPC Enzo Luiz Nico Junior (Suplente); IV - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais - ABINAM: Carlos Alberto Lancia (Titular); e Petra Sanchez Sanchez (Suplente).

50 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) A nova CPC inova ao: Indicar membros e suplentes, totalizando 8 representantes (o CAM faz referência a apenas 4); Indicar como membro, pela primeira vez desde que a CPC foi criada, em 1948, representantes do setor industrial. 2 membros da Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais (ABINAM) participam das reuniões da CPC como membro e suplente; Permitir que inúmeros técnicos, advogados e industriais participem das reuniões e Negue a participação da AFREBRAS, entidade nacional representativa do setor industrial de envase de água mineral, já que convidou representantes de outra entidade industrial para membro e suplente.

51 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) DA COMPETÊNCIA Art. 4 o À Comissão Permanente de Crenologia compete: I - examinar, quando necessário os relatórios de pesquisa e os planos de aproveitamento econômico de fontes de Águas Minerais Naturais, a fim de emitir parecer sobre suas potencialidades e indicadores que possam comprovar a caracterização de suas águas como coadjuvantes terapêuticos;... IV - estabelecer as condições básicas, sob o ponto de vista médico, para os regulamentos das atividades crenoterapêuticas; É importante alertar para o fato de que no CAM a CPC só participaria na etapa da lavra

52 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Participação de Médicos na CPC (2005 A 2010) MÉDICOS OUTROS PROFISSIONAIS O ÚNICO MÉDICO DA CPC PARTICIPOU APENAS DE 65% DAS REUNIÕES.

53 Comissão Permanente de Crenologia (CPC) Necessidade Informar aos Conselhos Regionais de Medicina a retomada da Comissão Permanente de Crenologia esclarecendo a competência principal da CPC que é o estabelecimento de condições básicas, sob o ponto de vista médico, para os regulamentos das atividades crenológicas, implantando e coordenando a aplicação da doutrina crenológica em todo o território nacional (Portaria MME nº 52/2005), solicitando a participação de representantes desses Conselhos na CPC

54 Órgão Gestor da Água Mineral: DNPM e Entidades Coparticipativas FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DNPM CREA CRQ VIGILANCIA SANITARIA VIGILANCIA SANITARIA ANVISA IBAMA ÓRGÃO AMBIENTAL ÓRGÃO DE MINERAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS SECRETARIA DE OBRAS MINERAÇÃO/ALIMENTO EMPRESA PRONTA PARA ENTRAR EM FUNCIONAMENTO

55 Órgão Gestor da Água Adicionada de Sais: INEA e Vigilância Sanitária e Entidades Coparticipativas FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL ANVISA INEA VIGILANCIA SANITARIA VIGILANCIA SANITARIA CORPO DE BOMBEIROS CRQ SECRETARIA DE OBRAS RECURSOS HÍDRICOS/ALIMENTO EMPRESA PRONTA PARA ENTRAR EM FUNCIONAMENTO

56 Conclusão As águas minerais brasileiras são de excelente qualidade e são alvo do interesse dos grupos empresariais multinacionais que procuram águas mais leves para envasar; As águas adicionadas de sais são de excelente qualidade pois possuem quantidades de sais adicionados na quantidade ideal para cobrir as necessidade de nosso organismo; Equivocada está a legislação que ao em vez de esclarecer a sociedade em relação aos benefícios de ambas as águas, confunde o consumidor. A água mineral não pode, por definição ser considerada como medicamentosa.

57 Não existe nada mais difícil de se executar, nem de sucesso mais duvidoso ou mais perigoso, que dar início a uma nova ordem das coisas. Pois o reformador tem como inimigos todos os que ganham com a ordem antiga e conta apenas com defensores tímidos entre aqueles que ganham com a nova ordem. Parte dessa timidez vem do medo dos adversários, que têm a lei a seu favor, e parte vem da incredibilidade da humanidade que não tem muita fé em qualquer coisa nova, até que a experimente (O Príncipe - Maquiavel, 1513)

58 Calógeras, J. P., 1905: As Minas do Brasil e sua Legislação, Caetano, L.C. A Política da Água Mineral, Cunha, A. S. Todas as Constituições Brasileiras de 1824 a 1988, Pinto, U. R. Consolidação da Legislação Mineral e Ambiental, Serra, S. H. Águas Minerais do Brasil, Atas das Reuniões da CPC, vários anos. Referências Bibliográficas br/corre09_a.htm

Regulamentação das águas no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Regulamentação das águas no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Regulamentação das águas no Brasil (ANVISA) Elisabete Gonçalves Dutra Gerencia Geral de Alimentos LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 7841 - de 8 de agosto 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS 2,3

DECRETO-LEI Nº 7841 - de 8 de agosto 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS 2,3 DECRETO-LEI Nº 7841 - de 8 de agosto 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS 2,3 Acimarney Correia Silva Freitas¹, Alex da Mata Ferreira², Evaldo Lima Gomes 3,Luara Santana 4, Meline Figueiredo 5 Samile Monteiro

Leia mais

Regulamentação da água mineral no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Regulamentação da água mineral no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Regulamentação da água mineral no Brasil (ANVISA) Paula Bernadete de Moura Ferreira Gerencia de Inspeção e Controle de Riscos em Alimentos Gerencia Geral de Alimentos Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

ÁGUA QUE BEBEMOS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ÁGUA MINERAL EM SERGIPE, BRASIL.

ÁGUA QUE BEBEMOS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ÁGUA MINERAL EM SERGIPE, BRASIL. ÁGUA QUE BEBEMOS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ÁGUA MINERAL EM SERGIPE, BRASIL. Camilla Santos Almeida(*), Luana Gila Andrade, Nayara Gomes Cruz, Rafaella Santana Santos,

Leia mais

RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009. RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de Análises Físico-químicas e Bacteriológicas com parâmetros físico-químicos e bacteriológicos específicos,

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO PARA ÁGUAS ENVASADAS E GELO 1. ALCANCE Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer a

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO PARA ÁGUAS ENVASADAS E GELO 1. ALCANCE Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer a AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA Resolução nº. 274, de 22 de setembro de 2005. Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA ÁGUAS ENVASADAS E GELO" A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 7.841 DE 8 DE AGOSTO DE 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS

DECRETO-LEI Nº 7.841 DE 8 DE AGOSTO DE 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS DECRETO-LEI Nº 7.841 DE 8 DE AGOSTO DE 1945 CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente

Leia mais

ESTADUAL ÓRGÃO AMBIENTAL. Lic. Previa. Lic. Istalação. Lic. Operação

ESTADUAL ÓRGÃO AMBIENTAL. Lic. Previa. Lic. Istalação. Lic. Operação O Processo Burocrático (RJ) Instituições: i Instituições: i DNPM; Prefeitura Municipal; DRM; INEA : Ambiental (ex-feema); Recursos Hídricos (ex-serla): Flora e Fauna (ex-ief) IBAMA; Corpo de Bombeiros;

Leia mais

RESOLUÇÃO ANVISA RDC nº. 274, de 22 de setembro de 2005. (Publicada no D.O.U. - Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005)

RESOLUÇÃO ANVISA RDC nº. 274, de 22 de setembro de 2005. (Publicada no D.O.U. - Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005) RESOLUÇÃO ANVISA RDC nº. 274, de 22 de setembro de 2005. (Publicada no D.O.U. - Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005) ** Revoga a Resolução CNNPA (Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos)

Leia mais

b) preparado contendo laranja (fruta) e banana (fruta) corresponde a um ingrediente característico;

b) preparado contendo laranja (fruta) e banana (fruta) corresponde a um ingrediente característico; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

A Política Mineral no

A Política Mineral no Legislação Mineral A Política Mineral no Brasil 2ª aula - UERJ, 23 de setembro de 2009 Prof. Lucio carramillo@gmail.com - Tel.: (21) 9456-3609 Bibliografia básica PINTO, U. R. Consolidação da Legislação

Leia mais

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos Atualizado: 10 / 05 / 2013 FAQ AI 1. Controle de medicamentos antimicrobianos (antibióticos) 1.1. Informações gerais 1.2. Uso contínuo (tratamento prolongado) 1.3. Retenção da segunda via da receita médica

Leia mais

BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48

BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48 BIBLIOTECA ARTIGO Nº 48 MUITO BARULHO POR NADA - COMO COMPLICAR A EXPLICAÇÃO Autores - Marcos Lobo De Freitas Levy e Silvia V. Fridman A ANVISA prevê a elaboração de uma nova resolução para permitir a

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 273, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 273, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 273, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 26/06 CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 20/02 do Conselho

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira)

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) Regulamenta a Profissão de Técnico de Meio Ambiente. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º - Considera-se Técnico em Meio Ambiente aquele que se dedica

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossári

Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossári Legislação em Vigilância Sanitária Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossári título: Resolução RDC nº 274, de 22 de setembro de 2005 ementa

Leia mais

Resolução RDC nº 273, de 22 de setembro de 2005

Resolução RDC nº 273, de 22 de setembro de 2005 Resolução RDC nº 273, de 22 de setembro de 2005 Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA MISTURAS PARA O PREPARO DE ALIMENTOS E ALIMENTOS PRONTOS PARA O CONSUMO". D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo,

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Legislação Federal LEI N 7.804, de 18 de julho de 1989 Altera a Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 117, de 2006, que regula o exercício profissional de Geofísico e altera

Leia mais

Controlo da Qualidade da Água de Abastecimento Público Concelho de Oliveira de Azeméis

Controlo da Qualidade da Água de Abastecimento Público Concelho de Oliveira de Azeméis Gestão da Qualidade Controlo da Qualidade da Água de Abastecimento Público Concelho de Oliveira de Azeméis Cláudia Silva Ferreira n.º 3294 - LEAL Objectivos Assegurar a qualidade da água para consumo humano

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento disciplina o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Estágio

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Capítulo 9 INDÚSTRIA DA ÁGUA MINERAL

Capítulo 9 INDÚSTRIA DA ÁGUA MINERAL Capítulo 9 INDÚSTRIA DA ÁGUA MINERAL Água Mineral 1. Introdução 1.1 Conceito do Bem Mineral David Siqueira Fonseca david.fonseca@dnpm.gov.br DNPM/Sede (61) 3312-6839 Águas minerais, segundo o art. 1º

Leia mais

Farmácia Universitária

Farmácia Universitária Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG Faculdade de Ciências Farmacêuticas Farmácia Universitária Regimento Interno Título I Da Farmácia Universitária Art. 1o A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG,

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc.

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. LEI N. 084/91 Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. Faço saber que a Câmara

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do Programa de Cooperação Internacional - PROCIN do Instituto de Pesquisa

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 5 Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007 DOU de 20.11.2007 Dispõe sobre a exclusão do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA PA

DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA PA DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA PA Paula Cristina Mendes Nogueira MARQUES (1) ; Emerson Renato Maciel

Leia mais

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA 14/05/2010 Niro Afonso Pieper Diretor Geral - SEMA 1 O Sistema Integrado de Gestão Ambiental no Rio Grande do Sul Concepção e Histórico Requisitos para a Habilitação Princípio da Melhoria Contínua Enfoque

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador SÉRGIO SOUZA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador SÉRGIO SOUZA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 398, de 2012, do Senador Pedro Taques, que

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇOES INICIAIS. Art. 3º O projeto mencionado nos artigos 1º e 2º desta Lei é destinado, prioritariamente, nesta ordem:

TÍTULO I DAS DISPOSIÇOES INICIAIS. Art. 3º O projeto mencionado nos artigos 1º e 2º desta Lei é destinado, prioritariamente, nesta ordem: LEI Nº 2.511, de 17 de setembro de 2015. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS DO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS/SC QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Gisa Aparecida

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 264, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 264, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. título: Resolução RDC nº 264, de 22 de setembro de 2005 ementa não oficial: Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA CHOCOLATE E PRODUTOS DE CACAU". publicação: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo,

Leia mais

REGISTRO DE PRODUTOS NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS

REGISTRO DE PRODUTOS NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação REGISTRO DE PRODUTOS NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS I Reunião Anual da Vigilância Sanitária de Alimentos 15 a 17 de maio/2007 João Pessoa Amanda Poldi

Leia mais

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS MERCOSUL/GMC/RES Nº 25/98 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

L E I LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007

L E I LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007 LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007 SUMULA: DISPOE SOBRE PROCESSO SELETIVO PUBLICO E A CRIAÇÃO DE EMPREGO OU CARGO PUBLICO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL O Senhor LUIZ CARLOS ZATTA,

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006.

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. Aprova o Regulamento Técnico Contratação de Terceirização para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA 4 11N1 CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA www.camaraindaiatuba.sp.gov.br PROJETO DE LEI N /2012 "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais CMPDA, e dá outras providências."

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI N. 1.022, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Institui o Sistema Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e o Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e dá outras providências." O GOVERNADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO CFO-156/2015

RESOLUÇÃO CFO-156/2015 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO SEÇÃO 1, DE 23/03/2015 PÁGINAS: 79 e 80 RESOLUÇÃO CFO-156/2015 Estabelece novos procedimentos para o prêmio Brasil Sorridente, em consonância com a atual conjuntura sanitária nacional.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais Lei nº 2677 BENEDITO PEREIRA DOS SANTOS, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Avaliação e Mensuração de Bens Patrimoniais em Entidades do Setor Público 1. DEFINIÇÕES Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011 PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011 Altera o Regimento Interno para dispor sobre o Procon-Assembléia e atribuir à Comissão de Defesa do Consumidor a defesa da Livre Concorrência, da Economia Popular e do Contribuinte.

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC Nº 59, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre os nomes dos medicamentos, seus complementos e a formação de famílias de medicamentos.

RESOLUÇÃO RDC Nº 59, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre os nomes dos medicamentos, seus complementos e a formação de famílias de medicamentos. RESOLUÇÃO RDC Nº 59, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre os nomes dos medicamentos, seus complementos e a formação de famílias de medicamentos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE LEI 2510 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE DO MUNICÍPIO NOS TERMOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 1979-19, DE 02 DE JUNHO DE. DOWNLOAD PARA IMPRESSÃO Lei 2510 ***** TEXTO COMPLETO *****

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE PROJETO DE LEI Nº /2013, de 23 de abril de 2013 DISPOE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO A CULTURA CINEMA POPULAR EM DISTRITOS, COMUNIDADES E PRAÇAS DO MUNICÍPIO.

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CHUVEIROS DAS PRAIAS DE IPANEMA E LEBLON

RELATÓRIO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CHUVEIROS DAS PRAIAS DE IPANEMA E LEBLON RELATÓRIO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CHUVEIROS DAS PRAIAS DE IPANEMA E LEBLON GABRIELA BAKER DE MACEDO FERREIRA ORIENTADOR: JOSE MARCUS DE OLIVEIRA GODOY

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

PORTARIA CRN-3 N. 262/2012

PORTARIA CRN-3 N. 262/2012 PORTARIA CRN-3 N. 262/2012 Dispõe sobre critérios a serem analisados e fixados, para que o TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA assuma RESPONSABILIDADE TÉCNICA e dá outras providências; A Presidente do Conselho

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010 LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO: ASPECTOS LEGAIS E TÉCNICOS GEÓLOGO NILO SÉRGIO FERNANDES BARBOSA Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento

Leia mais

Regulamento das comissões internas de prevenção de acidentes - CIPAs

Regulamento das comissões internas de prevenção de acidentes - CIPAs Pág.: 1/5 1 Objetivo 1.1 Esta Norma estabelece os procedimentos relativos ao funcionamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPAs na COPASA MG. 1.2 Aplica-se a todos os empregados e Unidades

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Coordenação do Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos SNCM Portaria nº 176, de 10/02/2014 NOTA TÉCNICA Nº 01/2015 Considerando

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 118 DOE de 24/06/06. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 118 DOE de 24/06/06. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 118 DOE de 24/06/06 Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução

Leia mais

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015.

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Assunto: Orientações sobre os procedimentos para solicitação de alterações na lista de alimentos alergênicos. I. Introdução. A Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

Seminário Novo Marco Regulatório do Setor Mineral

Seminário Novo Marco Regulatório do Setor Mineral Instituto Brasileiro de Mineração IBRAM na Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Seminário Novo Marco Regulatório do Setor Mineral Painel 2: As possíveis alterações na Compensação Financeira

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Trav. Olindina Alves Pereira, 35 - Caixa Postal 472-88020-095 Fone/Fax (48) 222-4702 - Florianópolis - SC. url:

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal, e os Municípios, todos autônomos, nos termos

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos LEI Nº 358/2011 Faço saber a todos os habitantes que a Câmara Municipal de Cafeara, Estado do Paraná aprovou e eu sanciono a presente Lei, que revoga a Lei nº. 084/92 de 17/09/1992. Súmula: Institui o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

revoga: Resolução nº 14 de junho de 1978 Resolução nº 15 de abril de 1978 RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 268, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

revoga: Resolução nº 14 de junho de 1978 Resolução nº 15 de abril de 1978 RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 268, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. título: Resolução RDC nº 268, de 22 de setembro de 2005 ementa não oficial: Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA PRODUTOS PROTÉICOS DE ORIGEM VEGETAL". publicação: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder

Leia mais

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1. Capacidade para o exercício da empresa Atualmente, existe a possibilidade de a atividade empresarial ser desenvolvida pelo empresário individual, pessoa física, o qual deverá contar com capacidade para

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Priscila Andrade Coordenação de Registro medicamento.genérico@anvisa.gov.br São Paulo, 25 de agosto de 2010 Autorização de funcionamento Licença sanitária Atividades regularmente inspecionadas pelas Autoridades

Leia mais

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais;

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas MG. CEP 37130-000 Fone (35)3299-1350 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2004R0639 PT 05.12.2008 002.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B REGULAMENTO (CE) N. o 639/2004 DO CONSELHO de30 de Março de 2004 relativo à gestão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO REDONDO CNPJ 83.102.681/0001-26 Rua Antonio Carlos Thiesen, 74 89.172-000 Pouso Redondo Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO REDONDO CNPJ 83.102.681/0001-26 Rua Antonio Carlos Thiesen, 74 89.172-000 Pouso Redondo Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO REDONDO CNPJ 83.102.681/0001-26 Rua Antonio Carlos Thiesen, 74 89.172-000 Pouso Redondo Santa Catarina LEI N. 1925/06 de 25.07.2006. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal

Leia mais

Lei nº 17773 DE 29/11/2013

Lei nº 17773 DE 29/11/2013 Lei nº 17773 DE 29/11/2013 Norma Estadual - Paraná Publicado no DOE em 02 dez 2013 Dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF-PR.

Leia mais

Workshop: Marco Regulatório da Mineração. Celebração do dia do Geólogo (30/maio) Evento: 07jun13

Workshop: Marco Regulatório da Mineração. Celebração do dia do Geólogo (30/maio) Evento: 07jun13 Workshop: Marco Regulatório da Mineração Celebração do dia do Geólogo (30/maio) Evento: 07jun13 Cenário Instável - Principais Dificuldades Anteprojeto ainda não divulgado. Debate teórico, sem a apresentação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. SARNEY FILHO) Dispõe sobre a criação de Zona Franca no Município de São Luís, Estado do Maranhão. O Congresso Nacional decreta: Estado do Maranhão. Art. 1º Esta Lei cria

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES Tiago Cavalcante dos Santos Graduando em Química Industrial / DQ / CCT / UEPB Rene Pinto da Silva Graduado em Química Industrial / DQ / CCT

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais