Rua Afonso Cavalcanti, nº. 455 Bloco I Sala 615 Cidade Nova RJ CEP: Telefone: (0xx21) / FAX: (0xx21)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rua Afonso Cavalcanti, nº. 455 Bloco I Sala 615 Cidade Nova RJ CEP: 20.211-901 Telefone: (0xx21) 2504-2952 / 2503-2025 FAX: (0xx21) 2293-9437"

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO Este documento tem como finalidade orientar os Serviços de Protocolos Locais e Órgãos Locais de Recursos Humanos na tarefa de formalizar, instruir e dar prosseguimento aos requerimentos de servidores por meio de abertura de processos administrativos. Sem o intuito de esgotar os assuntos, este material deve possibilitar a localização rápida, organizada e eficaz das referências sobre cada tema e, respectivamente, de suas informações básicas, buscando dirimir dúvidas e padronizar procedimentos. CERTIDÃO CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO Resumo: A Certidão é o documento fornecido somente ao servidor exonerado do cargo efetivo para fins de averbação. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: cópia da carteira de identidade, comprovante de residência atualizado, Certidão Declaratória de Situação expedida pelo Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro Previ- Rio (11º andar do Anexo), Declaração da Superintendência das Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo - (8º andar do Anexo), Declaração da devolução de uniforme e materiais assinado pela chefia, para o cargo de Auxiliar de Controle de Endemias, cópia da carteira de identidade do procurador (nos casos de exoneração com procuração), original do Instrumento Particular de Procuração (com firma reconhecida) ou Instrumento Público de Procuração. Onde requerer: Protocolo do PREVI-RIO (Rua Afonso Cavalcanti, nº. 455, Térreo Prédio Anexo, Cidade Nova). Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo I) Observação: O servidor deverá citar em seu requerimento a destinação da Certidão (Certidão para fins de prova à (...) ) objetivando a averbação, junto ao Regime Geral de Previdência Social (INSS) ou outro órgão público. O Cartão de Ponto não deve ser assinado no dia da exoneração. AVERBAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO / SERVIÇO Fundamentação legal: artigo 65 e seus incisos da Lei nº. 94 de 14/03/1979, artigo 212 da LOMRJ, e artigo 9º da Lei nº. 315/82.

3 Resumo: É prerrogativa que o servidor tem de averbar o tempo de contribuição/serviço prestado anteriormente ao seu ingresso na condição de servidor estatutário do Município do Rio de Janeiro, para fins de aposentadoria, fixação de triênio e posicionamento automático, conforme o caso. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Certidão de Tempo de Contribuição/Serviço (original, expedida pelo órgão competente) e demais documentos descritos no quadro abaixo, conforme a modalidade de averbação. MODALIDADE Médico Residente Acadêmico Bolsista Internato Estágio Militar Órgãos Públicos Empregado do setor privado Contratado e Estranho aos Quadros do Município do Rio de Janeiro DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA - Certificado original para fins de apostilamento ou cópia autenticada acompanhada de Declaração de freqüência em dias trabalhados; - Certidão de tempo de serviço ou certificado militar autenticado. - Para Estatutário: Certidão original do respectivo órgão público; ou - Para celetista: Certidão original expedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social acompanhada de Declaração de freqüência expedida pelo órgão no qual trabalhou, com o total de dias apurados, discriminando dias, meses e anos e eventuais ocorrências para análise quanto à concessão de triênio, conforme o caso; - Original da Certidão de Tempo de Contribuição expedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social; OBS: Caso conste da Certidão de Tempo de Contribuição tempo público deverá ser inserida Declaração de Frequência (emitida pelo órgão que consta da CTC) com o total de dias apurados, discriminando dias, meses e anos e eventuais ocorrências. _ Certidão de Tempo de Contribuição expedida pelo INSS, tendo em vista o contido na Resolução SMA nº 1141 de ; - Cópia das folhas da CTPS relativas à identificação do empregado, bem como aquelas referentes ao contrato firmado com o Município do Rio de Janeiro. OBS: Deverá ser apenso o processo de triênio para subsidiar à análise.

4 IMPORTANTE: Para todos os tipos de averbações o servidor deverá declarar se detém ou deteve outro vínculo na Administração Pública Direta ou Indireta das esferas Municipal, Estadual e Federal. Em caso de acumulação positiva deverá juntar Declaração Original do órgão que acumula (com fins de prova junto à PCRJ), informando a existência ou não de averbação de tempo de serviço, em cumprimento ao contido no artigo 67 da Lei nº. 94, de 14/03/1979. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campos F ou G, conforme o caso (Anexo II) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: Será concedida validade à averbação de acordo com a data de solicitação do servidor ou data de cumprimento de exigência, conforme o caso. LICENÇA PARA O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO Fundamentação legal: artigo 102, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Resumo: Ao servidor convocado para o serviço militar, será concedida a licença remunerada, salvo se optar pela outra remuneração. Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias, sem perda do vencimento, para reassumir o exercício do cargo. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Requisição para o Serviço Militar, Nada Consta do PREVI-RIO, Declaração das Comissões Permanentes de Inquérito e opção expressa pela remuneração militar ou pelo vencimento municipal. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo J, conforme o caso (Anexo II) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: LICENÇA SEM VENCIMENTOS PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE Fundamentação legal: artigo 104, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Resumo: O funcionário casado terá direito a licença sem vencimento quando o seu cônjuge, militar ou servidor da Administração direta ou indireta, for servir, ex-officio ou for exercer mandato eletivo municipal, estadual ou federal, fora do Município.

5 Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Declaração de Freqüência constando os últimos 03 meses, cópia da Certidão de Casamento, Termo de União Estável ou declaração de convivência marital assinada por duas testemunhas, com seus respectivos endereços e reconhecimento de firmas, neste último caso acompanhada de pelo menos 03 (três) itens da relação que consta do campo de observações, Nada Consta do PREVI-RIO, Declaração das Comissões Permanentes de Inquérito, Declaração do órgão ao qual o cônjuge é vinculado, constando que é servidor público e que foi servir ex-officio. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo D, conforme o caso (Anexo II) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: Quando se tratar de servidor que não se encontra legalmente casado, a união estável deverá ser comprovada por meio da apresentação de, pelo menos, 3 (três) dos documentos da lista abaixo discriminada, conforme exigência da Resolução SMA nº de 31/03/2004: 1. Certidão de nascimento de filho em comum; 2. Certidão de casamento religioso; 3. Cópia da declaração do imposto de renda do servidor, processada e emitida pela Receita Federal, em que conste o interessado como seu dependente; 4. Declaração especial feita perante tabelião (escritura lavrada conforme modelo constante no cartório); 5. Prova de conta bancária conjunta; 6. Prova de mesmo domicílio; 7. Declaração de vizinhos (incluindo documentos que comprovem a residência do vizinho, tais como, correspondências, contas de água, energia elétrica, telefone. Declarações de síndicos também são válidas); 8. Registro em associação de qualquer natureza, onde conste o interessado como dependente do servidor (Planos de Saúde, cotas de clube, dentre outros); 9. Anotação nos registros funcionais do servidor, em que conste o interessado como seu dependente; 10. Apólice de seguro da qual conste o servidor como instituidor do seguro e pessoa interessada como sua beneficiária; 11. Escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome de dependente ou outros documentos que levem a convicção do fato a comprovar.

6 LICENÇA SEM VENCIMENTOS PARA TRATO DE INTERESSE PARTICULAR Fundamentação legal: artigo 107, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Resumo: Depois de estável (após conclusão do Estágio Probatório) o servidor poderá obter licença para trato de interesses particulares. O interessado deverá aguardar em exercício a conclusão do processo administrativo em que solicita Licença sem Vencimentos, sendo certo que o início do afastamento será a data da publicação da concessão em Diário Oficial, conforme Ofício Circular nº 09/2009/S/SUBG/CRH/CAP de 15/06/2009. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Declaração de Freqüência constando os últimos três meses, Nada Consta do PREVI-RIO, Declaração das Comissões Permanentes de Inquérito. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo E, conforme o caso (Anexo II) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observação: Compete ao órgão de lotação do servidor preencher Quadro Demonstrativo de Afastamentos objetivando cumprimento as determinações do Decreto nº de 02 de janeiro de LICENÇA ESPECIAL EM DOBRO PARA FINS DE APOSENTADORIA Fundamentação legal: inciso VII, do artigo 65, da Lei nº 94, de 14/03/1979 e artigo 1º do Decreto N nº , de 17/11/2000. Resumo: Os períodos de Licença Especial adquiridos até 15/12/1998 e não gozados poderão ser computados em dobro, a qualquer tempo, para fins de aposentadoria. Como requerer: O servidor deverá formular requerimento em seu próprio processo de Licença Especial. Portando, via de regra, é descabida a autuação de processo administrativo com esta finalidade específica. Código de Cadastramento de Assunto SICOP: LICENÇA PARA ESTUDO Resumo: É a prerrogativa que os servidores efetivos e estáveis ou celetistas cujo contrato de trabalho esteja vigorando há mais de 03 (três) anos, tem de pleitear Afastamento para

7 Estudo no Exterior ou em qualquer parte do Território Nacional, podendo ser concedido nas seguintes hipóteses: 1. Com vencimentos e demais vantagens, desde que seja reconhecido pelo Prefeito o interesse para a Administração e que a licença não ultrapasse 12 (doze) meses; 2. Sem direito à percepção de vencimentos e quaisquer vantagens do cargo e com a interrupção da contagem de serviço, quando: a. O afastamento ultrapassar 12 (doze) meses; b. Em qualquer prazo, no interesse exclusivo do servidor, ainda que sem prejuízo para a Administração. Fundamentação Legal: artigo 64, inciso XI, da Lei nº 94 de 14/03/1979, regulamentado pelo Decreto nº de 18/12/2009. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Termo de Compromisso, Programa de Estudo, local e entidade onde será realizado, data de início e término do afastamento, exposição da aplicabilidade do curso para a Administração, Declaração sobre a situação de acumulação do servidor, Declaração quanto à compatibilidade da carga horária com a jornada do curso. Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo III) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Com vencimentos: Sem vencimentos: Observações: 1. Em nenhuma hipótese o afastamento poderá exceder a 4 (quatro) anos consecutivos. 2. O afastamento com vencimentos será precedido de assinatura pelo servidor, juntamente com duas testemunhas, de Termo de Compromisso, pelo qual se obriga a restituir a importância recebida dos cofres municipais durante o afastamento, corrigida na forma da legislação pertinente, caso venha ocorrer sua demissão, exoneração ou concessão de licença para trato de interesses particulares, nos 5 (cinco) anos subseqüentes à conclusão do curso, sob pena de cobrança administrativa ou judicial. 3. Findo o prazo de afastamento ou ocorrendo sua interrupção, o funcionário reassumirá o exercício dentro de 30 (trinta) dias, na S/SUBG/CGP/CAP/GP.

8 INCORPORAÇÃO DE CHEFIA Fundamentação legal: artigo 129, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Requerimento, Cópia de todos os Atos de nomeação/designação e exoneração/dispensa exercidas no Município do Rio de Janeiro, podendo se fazer substituir por cópias do Diário Oficial e Ato de Investidura original para direito pessoal (incorporação integral ou revisão de incorporação). Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo I, conforme o caso (Anexo II) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: 1. Quando se tratar de incorporação integral o Ato de Investidura deve constar do Anexo sem qualquer tipo de autuação ou anotação feita pelo órgão de lotação do servidor. 2. A revisão de incorporação deverá ser solicitada no processo de incorporação, sendo desnecessário a autuação de novo processo. 3. De acordo com a Orientação Normativa nº 37/EPL/96 o efeito patrimonial da incorporação se dará a partir da data de autuação do processo ou do cumprimento de exigência, conforme o caso. Portanto, os servidores devem ser bem instruídos quanto à apresentação de documentação para abertura do processo. CLASSIFICAÇÃO POR FORMAÇÃO Resumo: Os integrantes da categoria funcional Auxiliar de Enfermagem que tenham formação de Nível Médio serão Classificados por Formação até à segunda categoria do Nível Médio de Segundo Grau Especializado. Fundamentação legal: Decreto nº , de 09 de abril de 2007, alterado pelo Decreto nº , de 28 de novembro de 2008 Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Diploma correspondente ao curso concluído, certificado do curso concluído, certidão expedida pela instituição de ensino da qual conste a data de conclusão do curso. Cópia autenticada da publicação em Diário Oficial notificando a conclusão do curso. Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo IV)

9 Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: O Ato de Investidura deve constar do Anexo sem qualquer tipo de autuação ou anotação feita pelo órgão de lotação do servidor. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO/SERVIÇO Resumo: Trata-se de hipótese de aposentadoria voluntária provocada por iniciativa do servidor podendo se operar com a fixação de proventos integrais ou proporcionais, conforme o caso. Fundamentação legal: artigo 40, 1º, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal - Emendas Constitucionais nºs. 20/98, 41/03 e 47/05. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Deve ser preenchido requerimento próprio para fins de aposentadoria seguindo as orientações emanadas pela Resolução SMA nº 892 de 06 de agosto de 1998, publicada no D.O. Rio de 07 de agosto de 1998, Declaração Positiva e/ou Negativa de Acumulação de Cargos/Proventos, cópia da carteira de identidade com foto, cópia do contracheque, cópia de comprovante de residência, Ato de Investidura original e Certidão Declaratória de Situação expedida pelo PREVI-RIO. Processos que deverão ser apensados: Serão apensados ao processo de aposentadoria todo e qualquer administrativo aberto em nome do servidor durante sua trajetória funcional, como por exemplo, Triênio, Licença Especial, Averbação, Incorporação, Posicionamento, Produtividade por Média, Adicional Noturno. Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo V). Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: O Ato de Investidura deve constar do Anexo sem qualquer tipo de autuação ou anotação feita pelo órgão de lotação do servidor. A apensação dos processos do servidor ao de aposentadoria deve ser registrada por escrito, tanto no processo principal quanto nos apensos, sendo a omissão geradora de exigência com retorno do processo à CAP/Unidade. Rasuras de qualquer tipo no requerimento inicial, omissão de data e/ou assinatura nos formulários, preenchimento de formulário que não seja em caneta azul/preta, bem

10 como ausência de qualquer documento a ser apresentado pelo requerente gerarão o retorno do processo à CAP/Unidade de lotação para cumprimento da exigência. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Resumo: É hipótese de aposentadoria decorrente da incapacidade permanente para o serviço público em razão de doença, acidente de serviço ou moléstia profissional atestada pela Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal de Administração. Fundamentação legal: inciso I, do 1º, do artigo 40, da Constituição Federal, combinado com artigos 72 e 92 da Lei nº 94, de 14/03/1979. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: A Gerência de Direitos e Vantagens, da Coordenação de Administração de Pessoal (S/SUBG/CGP/CAP/GDV) comunicará ao servidor, via telegrama, a autuação da aposentadoria por invalidez, convocando-o a comparecer ao Nível Central com Ato de Investidura, original e cópia da Identidade, contracheque mais recente e comprovante de residência. Caso o servidor possua outro vínculo público (acumulação de cargos ou proventos), deverá levar original e cópia do contracheque mais recente do órgão público com o qual acumula. Processos que deverão ser apensados: Serão apensados ao processo de aposentadoria todo e qualquer administrativo aberto em nome do servidor durante sua trajetória funcional, como por exemplo, Triênio, Licença Especial, Averbação, Incorporação, Posicionamento, Produtividade por Média, Adicional Noturno. Onde requerer: Não há requerimento a ser formulado pelo servidor. O processo de aposentadoria por Laudo Médico se inicia por meio de Ofício expedido pela Gerência de Perícias Médicas, da Secretaria Municipal de Administração A/CSRH/CVS/GPM, encaminhado à Gerência de Direitos e Vantagens, da Coordenação de Administração de Pessoal (S/SUBG/CGP/CAP/GDV), apresentando o respectivo enquadramento legal, determinando se a concessão se dará com proventos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição. Código de Cadastramento de Assunto SICOP: Observações: 1. Os processos de APOSENTADORIA POR INVALIDEZ serão autuados pelo Protocolo Central S/SUBG/CIL/GI, mesmo local em que serão apensados os demais processos autuados em nome do servidor.

11 2. Em conformidade com a Resolução SMA nº de 24/10/2002, publicada no D.O. Rio de 25/10/2002, os processos de aposentadoria por invalidez deverão ser concluídos, com a publicação, no prazo de 30 (trinta) dias contados da autuação. Neste sentido, quando requisitado, os órgãos de lotação terão prazo máximo de 05 (cinco) dias para o envio, para a Gerência de Direitos e Vantagens S/SUBG/CGP/CAP/GDV, de todos os processos administrativos autuados em nome do servidor. APOSENTADORIA COMPULSÒRIA Resumo: É hipótese de aposentadoria ex-offício com eficácia a contar do dia que o servidor completar 70 (setenta) anos de idade. Fundamentação legal: Inciso II, 1º, do artigo 40 da Constituição Federal. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Declaração Positiva e/ou Negativa de Acumulação de Cargos/Proventos, Certidão Declaratória de Situação expedida pelo PREVI-RIO, cópia da carteira de identidade com foto, cópia do contracheque, cópia de comprovante de residência, Ato de Investidura original. Processos que deverão ser apensados: Serão apensados ao processo de aposentadoria todo e qualquer administrativo aberto em nome do servidor durante sua trajetória funcional, como por exemplo, Triênio, Licença Especial, Averbação, Incorporação, Posicionamento, Produtividade por Média, Adicional Noturno. Onde requerer: O Órgão Local de RH do servidor tem por dever preencher e encaminhar o Ofício-formulário de aposentadoria compulsória em até DOIS MESES antes do aniversário de 70 anos de idade do servidor. A autuação de processo será nas Unidades Orçamentárias ou Coordenadorias de Saúde (CAPs e Requerimento: Formulário de Aposentadoria Compulsória (Anexo VI) Código de Cadastramento de Assunto SICOP: EXONERAÇÃO DO CARGO EFETIVO Resumo: Ocorre quando o servidor efetivo pretende desligar-se do Quadro Efetivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Documentos a ser anexados ao processo: Nada Consta do PREVI-RIO e Declaração das Comissões Permanentes de Inquérito.

12 Onde requerer: Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração A/CSRH/CAD Rua Afonso Cavalcanti, nº. 455, 10º andar, Ala A, Prédio Anexo. Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo VII). Observações: De acordo com o Parecer PG/PPE/21/93/FMC, o advento da nova ordem constitucional, preconizado pelo inciso II, do artigo 37 da Constituição Federal, excluiu o instituto da readmissão nos moldes preconizados pela Lei Municipal nº. 94, de 14/03/79, como conseqüência direta do princípio da obrigatoriedade da prévia aprovação em concurso público para toda e qualquer investidura em cargo público de provimento efetivo, sendo esta a hipótese vertente. GRATIFICAÇÃO POR DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE - GDP Resumo: É a gratificação concedida aos servidores em efetivo exercício lotados nesta SMSDC, integrantes do Sistema Municipal de Saúde. Documentos a serem inseridos ao processo: 1) Por frequência Declaração assinada pela Direção da Unidade com a(s )devida(s) justificativa(s) constando nome, matrícula, cargo e a frequência do(s) mês (es) anterior(s) ao(s) solicitados. 2) Por Média (servidor afastado por mais de 90 dias consecutivos de licença tratamento de saúde art. 88) Declaração assinada pela Direção da Unidade com a(s) devida(s) justificativa(s) constando nome, matrícula, cargo, frequência do(s) mês (es) anterior(s) ao(s) solicitado(s) e cópia dos Recibos de Afastamentos Concedidos (RAC s). Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo J (Anexo II). Observações: Antes da abertura do processo, verificar se o servidor já possui um outro que trate do mesmo assunto. Caso afirmativo, localizá-lo e inserir a solicitação no mesmo. Nestes casos não são necessárias cópias dos contracheques. GRATIFICAÇÃO DE ADICIONAL NOTURNO Resumo: É a gratificação concedida aos servidores desta SMSDC que executem seus serviços no período compreendido entre as 22 horas de um dia até as 05 horas do dia seguinte.

13 Documentos a serem inseridos ao processo de Pagamento de Retroativos (anos anteriores ao corrente): Cópia(s) da(s) Escala de plantões do período a que se refere o pedido devidamente assinadas pela Direção da Unidade; Cópia(s) do(s) contracheque(s) do período a que se refere o pedido; Declaração assinada pela Direção da Unidade com a(s) devida(s) justificativa(s) constando nome, matrícula, cargo e períodos se refere o pedido, bem como os plantões efetivamente trabalhados. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo J (Anexo II). Observações: Para as solicitações do ano corrente, solicitamos não autuar processo, pois as mesmas são tratadas através de Ofício devidamente cadastrado no SICOP. GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO EM EMERGÊNCIA (GEDE) Resumo: É a gratificação concedida aos servidores desta SMSDC que executem seus serviços nos Setores de Emergência das seguintes Unidades de Saúde: Hospital Municipal Souza Aguiar, Hospital Municipal Miguel Couto, Hospital Municipal Paulino Werneck, Hospital Municipal Lourenço Jorge, Hospital Municipal Jesus, Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, Hospital Maternidade Carmela Dutra, Hospital Maternidade Alexander Fleming, Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, UIS Manoel Arthur Villaboim, Hospital Municipal Rocha Maia, Hospital Maternidade Fernando Magalhães, Policlínica Rodolpho Rocco, Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, Policlínica Cesar Pernetta, Policlínica José Paranhos Fontenelle, Policlínica Augusto Amaral Peixoto e Coordenação Materno- Infantil Leila Diniz. Documentos a serem inseridos ao processo de Pagamento de Retroativos (anos anteriores ao corrente): Cópia(s) da(s) Escala(s) de plantão(ões) e das listagens de pagamento da GEDE do período a que se refere o pedido devidamente assinadas pela Direção da Unidade; Cópia(s) do(s) contracheque(s) do período a que se refere o pedido; Declaração assinada pela Direção da Unidade com a(s) devida(s) justificativa(s) constando nome, matrícula, cargo e períodos se refere o pedido.

14 Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo J (Anexo II). Observação Importante: Para as solicitações do ano corrente, solicitamos não autuar processo, pois as mesmas são tratadas através de Ofício devidamente cadastrado no SICOP. BENEFÍCIO-ALIMENTAÇÃO (CARTÕES ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO) Resumo: É o benefício concedido aos servidores desta SMSDC que possuem carga horária semanal de 40 horas, que recebam até 07 salários mínimos de remuneração e que não executem seus serviços em Unidades de Saúde que forneçam alimentação (requisitos cumulativos). Documentos a serem inseridos ao processo de Pagamento de Retroativos (anos anteriores ao corrente): Declaração assinada pela Direção da Unidade constando nome, matrícula e cargo do servidor com os seguintes elementos: I. Ratificação do cumprimento das 40 horas semanais pelo(a) interessado(a); II. A razão pela qual o(a) servidor(a) não foi incluído(a) nas planilhas mensais de créditos na época em que o(a) mesmo(a) passou a ter direito ao aludido benefício. Onde requerer: 1) Nas Coordenadorias de Saúde Para as Unidades diretamente subordinadas a elas. Requerimento: Formulário de Requerimento Diversos, campo J (Anexo II). Observações: Para as solicitações do ano corrente, solicitamos não autuar processo, pois as mesmas são tratadas através de Ofício devidamente cadastrado no SICOP elaborados pelas Coordenadorias de Saúde. READAPTAÇÃO Resumo: É o benefício concedido ao funcionário, quando através de resultado de Inspeção Médica pela A/CSRH/CVS/GPM verificar redução da capacidade física ou estado de saúde que impossibilite ou desaconselhe o exercício das funções inerentes ao seu cargo, poderá o funcionário ser readaptado em funções diferentes das que lhe cabem, sem que essa readaptação lhe acarrete qualquer prejuízo. Fundamentação Legal: artigo 86, da Lei nº 94, de 14/03/1979.

15 Cabe ressaltar, todavia, que não é incomum a própria Gerência de Perícias Médicas autuar o processo de Readaptação. Requerimento: Formulário de Requerimentos diversos, campo C (Anexo II). Observações: Para autuação do processo é necessário anexar laudo médico atualizado (com firma reconhecida do médico atestante quando não pertencer aos quadros do Município do RJ). Sendo concedida a readaptação, deve ser observado o prazo de 30 (trinta) dias antes do término da anterior, para renovação do benefício, a partir da solicitação do próprio servidor. Código de Cadastramento de assunto no SICOP: REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA Resumo: É o benefício concedido aos servidores municipais efetivos que detenham responsabilidade decorrente da lei (pai ou mãe), no caso de descendentes, ou de decisão judicial atribuidora de curatela, tutela e guardas, de indivíduos portadores de deficiências ou patologias incapacitantes, que justifiquem sua assistência direta e pessoal. O benefício consiste na redução de 50% da carga horária, sendo concedida pelo prazo de 1(um) ano. Fundamentação Legal: artigo 177, inciso XXVIII, da LOMRJ; Resolução SMA nº 886, de 06/04/1998 e Resolução SMA nº 1.552, de 06/07/2009. Observações: Para autuação do processo é necessário anexar os seguintes documentos: Laudo médico (com firma reconhecida do médico atestante se não pertencer aos quadros do Município do RJ); Cópia autenticada do respectivo documento (Certidão de Nascimento, ou Certidão de Curatela, Tutela ou Guarda). Cabe ressaltar que não será autorizada a redução de carga horária para os servidores que se encontrem cumprindo estágio probatório. Nos casos de solicitação de prorrogação, o pedido deve ser feito 15 (quinze) dias antes do término do benefício. O laudo médico deverá ser emitido até no máximo 15 (quinze) dias

16 antes do término do benefício anterior, isto significa que a validade máxima do laudo é de 1(um) mês (15 dias de antecedência para o pedido + 15 dias de validade do laudo). Requerimento: Formulário de Requerimento próprio para esta finalidade (Anexo VIII). Código de Cadastramento de assunto no SICOP: SALÁRIO FAMÍLIA TRÍPLICE Resumo: O salário família é o auxílio pecuniário especial concedido pelo Município ao funcionário, como contribuição ao custeio das despesas de manutenção de sua família. A cada dependente corresponderá uma cota de salário família, sendo que ao filho inválido corresponderão 3 (três) cotas do salário família, denominado SALÁRIO FAMÍLIA TRÍPLICE. Fundamentação Legal: artigo 140, parágrafo único, da Lei nº 94, de 14/03/1979; Resolução SMA nº 886, de 06/04/1998 e Resolução SMA nº 900, de 11/11/1998. Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: Certidão de Nascimento, Laudo médico (com firma reconhecida do atestante se não pertencer aos quadros da PCRJ) e Certidão de Curatela para filhos maiores de 21 anos (cópia autenticada). Atenção: A validade do laudo será sempre de 15 (quinze) dias a contar da data de sua emissão. O prazo de concessão do benefício é de 1 (um) ano e deverá ser renovado anualmente, mediante apresentação de novo laudo médico. Requerimento: Formulário de Requerimentos diversos, campo J (Anexo II). Observações: Verificar no Deferimento da Perícia se a concessão do benefício foi de Patologia Permanente ou não. Para renovação do benefício de Patologia Permanente, o servidor deverá apresentar novo laudo médico na Gerência de Pessoal. Para renovação do benefício de Patologia Não permanente, o laudo médico deverá ser anexado ao processo, com solicitação do servidor para renovação do benefício, com posterior encaminhamento à S/SUBG/CGP/CAP/GP. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (P.P.P.) Resumo: Documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre atividades do trabalhador,

17 exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo. É o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial. Requerimento: Formulário de Requerimentos diversos, campo J (Anexo II). Documentos que deverão ser juntados para abertura do processo: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) folha de rosto, contrato com a PCRJ e alterações (se houver), cópia do PIS/PASEP, cópia do CPF e cópia da identidade. Observações: O PPP somente é concedido a servidores CELETISTAS (20/). O processo deve ser encaminhado para a S/SUBG/CGP/CAP/GP, onde é realizada pesquisa de todas as Unidades de Saúde em que o servidor exerceu suas atividades laborativas. Em seguida, cada Unidade fornece as informações necessárias para que a Gerência de Perícias Médicas elabore o PPP. COMUNICAÇÃO DE 30 FALTAS (servidor efetivo) Fundamentação legal: 1º, do artigo 179, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Resumo: O Órgão local de RH deverá comunicar à S/SUBG/CGP/CAP/GP, no prazo de máximo de 2(dois) dias úteis, a ocorrência de 30 (trinta) faltas consecutivas do servidor, não justificadas. Documentos a ser anexados ao processo: Ofício inicial de Comunicação de Faltas, Memorando nos moldes da Resolução SMA nº 774, de 05/05/1993 publicada no D.O RIO de 07/05/1993, cópia do cartão de ponto, boletim de freqüência com a descriminação das 30 faltas, boletim de afastamento que deverá constar a data do abandono (31º dia de falta). COMUNICAÇÃO DE 60 FALTAS INTERPOLADAS (servidor efetivo) Fundamentação legal: 2º, do artigo 179, da Lei nº. 94, de 14/03/1979. Resumo: O Órgão local de RH deverá comunicar à S/SUBG/CGP/CAP/GP, no prazo máximo de 2(dois) dias úteis, a ocorrência de 60 faltas interpoladas no período de 12(doze) meses. Documentos a serem anexados ao processo: Ofício inicial de Comunicação de Faltas, Memorando de 60 faltas interpoladas, cópia do cartão de ponto e boletim de freqüência.

18 Observações: Não há a necessidade de anexar boletim de licença/afastamento, visto que não gera abandono nem bloqueio de pagamento. COMUNICAÇÃO DE 30 FALTAS (servidor celetista) Fundamentação legal: 1º, do art. 179, da Lei nº. 94 de 14/03/1979. Resumo: O Órgão local de RH deverá comunicar ao respectivo Órgão de Pessoal, no prazo de máximo de 2(dois) dias úteis, a ocorrência de 30 (trinta) faltas consecutivas do servidor, não justificadas. Documentos a ser anexados ao processo: Ofício inicial de Comunicação de Faltas, Memorando nos moldes da Resolução SMA nº 774, de 05/05/1993 publicada no D.O Rio de 07/05/1993, cópia do Cartão de Ponto, boletim de freqüência com a descriminação das 30 faltas, boletim de afastamento que deverá constar a data do abandono (31º dia de falta). RESOLUÇÃO SMA Nº 774 COMUNICAÇÃO DE 30 FALTAS (servidor efetivo) Memorando nº Rio, / / Do: Setor Contolador Para: S/SUBG/CGP/CAP/GP Senhor Diretor, Levo ao conhecimento de Vossa Senhoria que o servidor,cargo, matrícula, está incurso nas penalidades previstas no art. 179, inciso VI, da Lei nº 94, de 14/03/1979, pois completou 30 (trinta) faltas injustificadas, consecutivamente, no período de / / a / /. Atenciosamente,

19 RESOLUÇÃO SMA Nº 774 COMUNICAÇÃO DE 60 FALTAS INTERPOLADAS (servidor efetivo) Memorando nº Rio, / / Do: Setor Contolador Para: S/SUBG/CGP/CAP/GP Senhor Diretor, Levo ao conhecimento de Vossa Senhoria que o servidor, cargo, matrícula. está incurso nas penalidades previstas no art. 179, parágrafo 2º, da Lei nº 94/79, pois, no período 12 meses faltou ao serviço 60 dias interpoladamente sem justa causa de / / a / /. Atenciosamente, RESOLUÇÃO SMA Nº 774 COMUNICAÇÃO DE 30 FALTAS (servidor celetista) Memorando nº Rio, / / Do: Setor Contolador Para: S/SUBG/CGP/CAP/GP Senhor Diretor, Levo ao conhecimento de Vossa Senhoria que o servidor, cargo, matrícula, está incurso nas penalidades previstas no art. 482, alínea i, da CLT, pois completou 30 (trinta) faltas injustificadas, consecutivamente, no período de / / a / /. Atenciosamente,

20 ORIENTAÇÕES GERAIS E IMPORTANTES Folha de continuação: todo processo tem que ter pelo menos uma folha em branco, com carimbo de autuação; Autuação: todas as folhas tem que estar autuadas com o número do processo, data de abertura e número da folha em ordem crescente (inclusive contracheque, atestado de freqüência, requerimento, escala de Licença Especial, atestado médico). Documentos autuados só poderão ser retirados do processo mediante registro e inserção de cópia grafada confere com o original ; Observar se o processo está devidamente grampeado ou com colchetes (não pode ter folhas soltas); cada solicitação; Verificar, no verso do requerimento, a documentação necessária para Somente autuar um processo após verificar a não existência de outro em nome do mesmo servidor, matrícula e assunto; anterior; Ao realizar os despachos, observar a cronológica dos autos; Em casos de JUNTADA de processos, não se deve apagar o registro Os requerimentos deverão ser preenchidos em sua integralidade e sem rasuras, em especial no que se refere ao órgão de lotação; O Ato de Investidura do servidor, quando necessário à instrução do processo, deverá ser colocado junto aos ANEXOS, sem qualquer tipo de anotação ou registro; JUNTADA e APENSAÇÃO são atos distintos e que não se confundem. Ver Decreto nº /80.

MANUAL DO SERVIDOR APOSENTÁVEL. Servidor, este manual tem o objetivo de orientá-lo, por ocasião da aposentadoria.

MANUAL DO SERVIDOR APOSENTÁVEL. Servidor, este manual tem o objetivo de orientá-lo, por ocasião da aposentadoria. MANUAL DO SERVIDOR APOSENTÁVEL Servidor, este manual tem o objetivo de orientá-lo, por ocasião da aposentadoria. Onde requerer sua aposentadoria? Dirigir-se ao Órgão de Pessoal da Secretaria em que estiver

Leia mais

Orientações sobre Benefícios do INSS

Orientações sobre Benefícios do INSS Orientações sobre Benefícios do INSS A PREFEITURA DE GUARULHOS MANTÉM UM CONVÊNIO COM O INSS AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GUARULHOS PARA REQUERIMENTO DOS SEGUINTES BENEFÍCIOS: AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO,

Leia mais

RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01

RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01 RH EM AÇÃO INFORMATIVO Nº 01 A Superintendência de Administração de Recursos Humanos/SEDUC, em consonância com a política de gestão e valorização de pessoas, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação,

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS DO SERVIDOR PÚBLICO O RPPS é estabelecido por lei elaborada em cada um dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, e se destina exclusivamente aos servidores públicos titulares

Leia mais

DECLARAÇÃO DE VENCIMENTOS E VANTAGENS COM FUNDAMENTAÇÃO BASE LEGAL, EMITIDA PELO ÓRGÃO (ORIGINAL);

DECLARAÇÃO DE VENCIMENTOS E VANTAGENS COM FUNDAMENTAÇÃO BASE LEGAL, EMITIDA PELO ÓRGÃO (ORIGINAL); PROTOCOLO GERAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÕES: 1. APOSENTADORIA REQUERIMENTO ASSINADO PELO SERVIDOR E COM VISTO DO CHEFE IMEDIATO (ORIGINAL); OBS.: APOSENTADORIA COMPULSÓRIA - NÃO É NECESSÁRIO

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Data 1 BIM Boletim de Inspeção Médica Nome JOÃO DA SILVA Matrícula 10/012.345-6 Diretoria SMSDC Faltando ao serviço? SIM Cargo Agente de Administração Divisão S/SUBPAV,

Leia mais

PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009.

PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009. PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009. ALTERA O MODELO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - CTC, DISCIPLINA PROCEDIMENTOS QUANTO À SUA EXPEDIÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PRESIDENTE

Leia mais

Assunto: Emissão de Tempo de Contribuição/Serviço e Averbação de Tempo de Contribuição/Serviço

Assunto: Emissão de Tempo de Contribuição/Serviço e Averbação de Tempo de Contribuição/Serviço OFÍCIO CIRCULAR N.º 017/2009/S/SUBG/CRH/CAP Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2009. Assunto: Emissão de Tempo de Contribuição/Serviço e Averbação de Tempo de Contribuição/Serviço INTRODUÇÃO: Este trabalho

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE - ES

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE - ES DECRETO Nº 6.106/2013 REGULAMENTA AS LICENÇAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, DE QUE TRATAM OS ARTS. 80, I; 82 A 100, DA LEI MUNICIPAL Nº 1.132, DE 02 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

Leia mais

Orientação de Serviço SEPLAG/DCCTA e SEE/SNP nº001/2015

Orientação de Serviço SEPLAG/DCCTA e SEE/SNP nº001/2015 Orientação de Serviço SEPLAG/DCCTA e SEE/SNP nº001/2015 Assunto: Situação previdenciária dos servidores públicos estaduais efetivados pela Lei Complementar Estadual nº100, de 2007, à vista da decisão proferida

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL

CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL 7PENSÃO CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL CARTA DE SERVIÇOS A Carta de Serviços é uma ferramenta de gestão criada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública. A

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e, DECRETO N.º 2297 R, DE 15 DE JULHO DE 2009. (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 16/07/2009) Dispõe sobre procedimentos para concessão de licenças médicas para os servidores públicos

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Gestão Coordenadoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Administração de Pessoas

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Gestão Coordenadoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Administração de Pessoas PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Gestão Coordenadoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Administração de Pessoas Cartão de Ponto O

Leia mais

ANEXO I GRAUS DE DEPENDÊNCIA

ANEXO I GRAUS DE DEPENDÊNCIA ANEXO I GRAUS DE DEPENDÊNCIA Código Descrição 1 Cônjuge Feminino 34 Cônjuge Masculino 7 Companheiro(a)/ Convivente 30 Ex-Cônjuge Feminino com Pensão Alimentícia 3 Filho(a) Solteiro(a) 17 Enteado(a) Solteiro(a)

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS Palestra Tema: Formalização de Processo Administrativo na Gestão de Pessoas Aposentadoria é a contraprestação assistencial por serviços prestados, nos termos da

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2015 SEMED (Prazo: 30 dias) Processo Seletivo para a concessão de licença para qualificação profissional

Leia mais

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões):

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões): Nome do(a) Participante DADOS DO(A) PARTICIPANTE Matrícula Data de Nascimento CPF Telefone ( ) Conta bancária para recebimento do benefício Nº da Agência Código de Operação Nº da Conta - DV Endereço do(a)

Leia mais

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Onde obtenho informações sobre aposentadoria? Resposta: No site da Secretaria Municipal de Administração (www.rio.rj.gov.br/sma), na parte destina a Serviços, há uma seção chamada Aposentadoria: Quanto

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO 14º EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO 001/2013

RETIFICAÇÃO DO 14º EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO 001/2013 RETIFICAÇÃO DO 14º EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO 001/2013 1. DA CONVOCAÇÃO E NOMEAÇÃO 1.1. O Prefeito Municipal de Cametá no uso de suas atribuições legais, e em cumprimento ao disposto no item

Leia mais

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto;

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto; CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2014 QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE O Município de Fontoura Xavier, Estado do Rio Grande do Sul, pessoa jurídica

Leia mais

Art.3º O Recadastramento deverá ser feito na sede do IPASBO, situada à Avenida Maria Clara de Jesus nº 295 Centro.

Art.3º O Recadastramento deverá ser feito na sede do IPASBO, situada à Avenida Maria Clara de Jesus nº 295 Centro. PORTARIA Nº 03, DE 29 DE MAIO DE 2015. Estabelece normas e procedimentos para o recadastramento previdenciário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência

Leia mais

FUNERAL CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL

FUNERAL CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL 8AUXÍLIO FUNERAL CARTA DE SERVIÇOS AO SERVIDOR POLÍCIA FEDERAL CARTA DE SERVIÇOS A Carta de Serviços é uma ferramenta de gestão criada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ORIENTAÇÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL Apresentação A Prefeitura Municipal de Goiânia realizará a atualização cadastral dos Servidores

Leia mais

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015 Abono de permanência se aplica A partir do dia seguinte ao do cumprimento de TODOS os requisitos necessários para aposentadoria Acidente de Trabalho 24 horas 5 dias corridos Atestado Médico Adicional de

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 Publicada no DOE de 02/04/2011 PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 A PRESIDENTE da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA-SP, no uso de sua competência, e Considerando

Leia mais

COGESP/SEPOG/PMF III REUNIÃO

COGESP/SEPOG/PMF III REUNIÃO COGESP/SEPOG/PMF III REUNIÃO Agenda Horário Assunto Palestrante 8:00h às 8:30h Abertura da Reunião pelo Secretário da SEPOG Philipe Nottingham 8:30h às 9:30h Apresentação do Processo de Aposentadoria nova

Leia mais

APOSENTADORIAS. Aposentadoria por invalidez permanente;

APOSENTADORIAS. Aposentadoria por invalidez permanente; APOSENTADORIAS Aposentadoria é o direito que o servidor tem à inatividade remunerada, em decorrência de invalidez, da idade, ou oriunda da conjugação de vários requisitos, quais sejam: tempo de exercício

Leia mais

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV Universidade Estadual de Feira de Santana Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86 de 19/12/86 INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Adicional de Pós-Graduação. Conceito

Adicional de Pós-Graduação. Conceito Adicional de Pós-Graduação Conceito A concessão do APG está condicionada à realização de curso de pós-graduação nos níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado, que se enquadrem nas normas dos Conselhos

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E MODERNIZAÇÃO ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E MODERNIZAÇÃO ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ABERTURA DE PROCESSOS A formalização do processo torna-se procedimento indispensável para solicitação de quaisquer serviços ou benefícios. Desta forma, é necessário fazer juntada

Leia mais

PAUTA NOVO REGULAMENTO LEGISLAÇÃO CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA NOVOS FLUXOS

PAUTA NOVO REGULAMENTO LEGISLAÇÃO CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA NOVOS FLUXOS PERÍCIA MÉDICA PAUTA NOVO REGULAMENTO LEGISLAÇÃO CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA NOVOS FLUXOS PERÍCIA MÉDICA ADMINISTRATIVA Responsável pelas atividades médico- -periciais inerentes ao sistema

Leia mais

CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO

CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 3º Encontro de Integração dos Servidores da Educação CARREIRA DOS SERVIDORES DO QUADRO DO MAGISTÉRIO 29 de junho de 2011 Para mais informações consulte http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Leia mais

DECRETO Nº 1040, DE 28 DE ABRIL DE 2015

DECRETO Nº 1040, DE 28 DE ABRIL DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 1040, DE 28 DE ABRIL DE 2015 Regulamenta as Atividades de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e o Adicional de Incentivo à Profissionalização. O PREFEITO DE GOIÂNIA,

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002 Rev./ VALEC INDICAR NESTE QUADRO EM QUE REVISÃO ESTÁ CADA FOLHA Rev. / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1-1 1 1 1 0 0 0 16 2 17 3 18 4 19 5 20 6 21 7 22 8 23 9 24 10 25 11 26 12 27 13 28 14 29

Leia mais

Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07

Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07 Acordo de Previdência Social entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07 1

Leia mais

EDITAL Nº 004, DE 14 DE MARÇO DE 2011

EDITAL Nº 004, DE 14 DE MARÇO DE 2011 EDITAL Nº 004, DE 14 DE MARÇO DE 2011 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na alínea c do inciso III do Art.

Leia mais

ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR

ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É um benefício concedido ao servidor, ativo ou inativo,

Leia mais

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, CONCESSÃO E PAGAMENTO DE FÉRIAS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 023, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 04/02/2013 NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 1/12

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM 50.05.002 1/12 1 FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a prestação de serviços voluntários na UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO Todos os órgãos da

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial TITULARES Co-patrocinado - Ativo, Inativo ou no exercício de função comissionada. Autopatrocinado - Aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (CLT)

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ GABINETE DO PREFEITO LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2014 Dispõe sobre a instituição do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Efetivos do Município de Imperatriz, e dá outras providências. SEBASTIÃO TORRES MADEIRA, PREFEITO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 005, DE 27 DE MAIO DE 2002, DO DIRETOR DA FMTM. Institui no âmbito da FMTM, o serviço voluntário não remunerado. O DIRETOR

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.166/09 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR MPR-003/SGP Revisão 00 Assunto: Aprovada por: AUXÍLIO MORADIA Portaria nº 2526, de 19 de novembro de 2012, publicada no Boletim de Pessoal e Serviço BPS, v.7, nº 47, de 23 de

Leia mais

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA A Ficha Socioeconômica deve ser preenchida, sem rasuras, assinada pelo (a) candidato(a) ou pelo(a) pai, mãe e/ou responsável legal e, apresentada

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei No. 10.435 de 24 de abril de 2002 Pró-Reitoria de Administração

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei No. 10.435 de 24 de abril de 2002 Pró-Reitoria de Administração EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM INTERESSE EM PARTICIPAR DE TREINAMENTO REGULARMENTE INSTITUÍDO EM NÍVEL DE EDUCAÇÃO FORMAL - QUALIFICAÇÃO A PRAD e o Departamento de Pessoal

Leia mais

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Administração de Pessoal Divisão de Benefícios

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Administração de Pessoal Divisão de Benefícios Ministério da Educação APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Matrícula UFPR: Matrícula SIAPE: Data de nascimento: Telefone: Declaro que: ( ) não possuo saldo de férias; ( ) possuo saldo de férias, conforme abaixo discriminado:

Leia mais

Serviços Relacionados à Pessoa Jurídica

Serviços Relacionados à Pessoa Jurídica Serviços Relacionados à Pessoa Jurídica Atenção: Documentos apresentados em fotocópia devem ser autenticados em Cartório ou acompanhados dos originais para receberem autenticação do CREA. Documentos obrigatórios

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015 Publicada no DJE/STF, n. 122, p. 1-2 em 24/6/2015. RESOLUÇÃO Nº 555, DE 19 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre as férias dos servidores do Supremo Tribunal Federal. O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

O seu futuro em boas mãos

O seu futuro em boas mãos O seu futuro em boas mãos Previdência Social de Campina Grande do Sul Paraná Previdência Social de Campina Grande do Sul Paraná Março 1994 Aposentadoria por Tempo de Contribuição Os Servidores Públicos

Leia mais

MANUAL DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

MANUAL DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 11 MANUAL DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará MANUAL DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 1 Secretária do Planejamento e Gestão Desirée Custódio

Leia mais

Colaboração: Antonieta do Carmo Pereira Carlos Eduardo Teixeira Moura

Colaboração: Antonieta do Carmo Pereira Carlos Eduardo Teixeira Moura 1 COORDENADORIA GERAL DO SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Coordenação Geral: Eliane Bastos Martins Realização: Maria do Carmo Santana Colaboração: Antonieta

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 31/2012

RESOLUÇÃO Nº 31/2012 RESOLUÇÃO Nº 31/2012 Fixa normas e condições de afastamento de docentes da UFES para aperfeiçoamento em instituições nacionais ou estrangeiras em nível de pósgraduação de natureza presencial. O CONSELHO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina o afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÂO DEL REI Secretaria Municipal de ADMINISTRAÇÃO Departamento de Recursos Humanos

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÂO DEL REI Secretaria Municipal de ADMINISTRAÇÃO Departamento de Recursos Humanos PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÂO DEL REI Secretaria Municipal de ADMINISTRAÇÃO Departamento de Recursos Humanos COMITÊ GERAL DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO Assegurado pelo Decreto

Leia mais

AUXÍLIO FUNERAL E RESTOS DEIXADOS DE RECEBER

AUXÍLIO FUNERAL E RESTOS DEIXADOS DE RECEBER INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 16/2012 AUXÍLIO FUNERAL E RESTOS DEIXADOS DE RECEBER A GERENTE GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, no uso de suas atribuições deliberadas pela Portaria SE Nº 1495, de 01/03/2011,

Leia mais

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV 1. O QUE É A RADIODIFUSÃO EDUCATIVA? É o serviço de radiodifusão, tanto em frequência modulada (FM) quanto de sons e imagens (TV), que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Regulamenta o processo de remoção de Servidores Técnico-Administrativos,

Leia mais

DECRETO Nº 2.108/2009

DECRETO Nº 2.108/2009 DECRETO Nº 2.108/2009 Súmula: Estabelece Procedimentos e critérios para os atestados médicos dos Servidores Públicos Municipais. O Prefeito Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições que lhe são

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 REVOGADA PELA IN SEAP N 03/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS

RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS RESOLUÇÃO N o 38 de 30/12/2011 - CAS O Conselho Acadêmico Superior (CAS), no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto da Universidade Positivo (UP), dispõe sobre as normas acadêmicas dos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

Regulamento. Setor de Processos

Regulamento. Setor de Processos Regulamento Setor de Processos Sumá rio 1. OBJETIVO... 2 2. SOLICITAÇÃO... 2 2.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA... 2 3. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO UNIMAIS... 4 4. LIMITE DE VAGAS... 4 5. COMUNICAÇÃO DO RESULTADO...

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIVRH CI Circular DIVRH(DAD) nº 002/12 - McA, RJ.27.07.2012 Diretoria Administrativa Para: Unidades de Ensino e Administrativas Da: Diretoria de Recursos Humanos DIVRH

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.736, DE 15 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO Nº 3.736, DE 15 DE SETEMBRO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO RESOLUÇÃO Nº 3.736, DE 15 DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o afastamento do país e concessão de passagens para servidores da UNIRIO. O Conselho de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) Cria o Programa Institucional de Serviços Voluntários da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, e dá outras providências.

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA POSSE NO CARGO PÚBLICO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA POSSE NO CARGO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D ÁGUA DAS FLORES CNPJ: nº 12.251.468/0001-38 Avenida 02 de Dezembro, nº 426 - Centro. Fone/Fax: (82) 3623.1280 e-mail: prefeituraoaflores@ig.com.br DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes 01. Quando começo a pagar o condomínio? Caso adquira o imóvel durante a construção, o pagamento do condomínio começa após a primeira reunião de instalação do condomínio, que é

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013 Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos Órgãos Setoriais

Leia mais

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2008 A HOSPITAL PSIQUIATRICO PINEL, da Coordenadoria de Serviços de Saúde da

Leia mais

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC. Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC. Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários APRESENTAÇÃO DE ATESTADO À CHEFIA IMEDIATA As licenças

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 14/2012 ATUALIZADA EM JANEIRO/2014 APOSENTADORIA

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 14/2012 ATUALIZADA EM JANEIRO/2014 APOSENTADORIA GERÊNCIA GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 14/2012 ATUALIZADA EM JANEIRO/2014 APOSENTADORIA

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO CANDIDATOS AO PROUNI

DOCUMENTAÇÃO CANDIDATOS AO PROUNI DOCUMENTAÇÃO CANDIDATOS AO PROUNI * Organizar os documentos em blocos de cada membro do grupo familiar. A decisão quanto ao(s) documento(s) a ser(em) apresentado(s) cabe ao coordenador do Prouni, o qual

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012. Normatiza, no âmbito da Pró- Reitoria de Graduação, o aproveitamento de estudos para os Cursos de Graduação da Unitins. O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas

DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. O Prefeito Municipal de Querência - MT, no uso de suas DECRETO Nº. 1.370/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe acerca da Política de uso do ponto eletrônico e da jornada de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo município de Querência - MT. atribuições,

Leia mais

FORMULÁRIOS PARA REGISTRO DE AJUDANTE DE DESPACHANTE ADUANEIRO

FORMULÁRIOS PARA REGISTRO DE AJUDANTE DE DESPACHANTE ADUANEIRO FORMULÁRIOS PARA REGISTRO DE AJUDANTE DE DESPACHANTE ADUANEIRO D.O.U. de 05/10/1992 INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992 O Diretor do Departamento da Receita Federal, no uso de suas

Leia mais

Coordenação Geral: Eliane Bastos Martins. Realização: José Hamilton Maldonado

Coordenação Geral: Eliane Bastos Martins. Realização: José Hamilton Maldonado 1 COORDENADORIA GERAL DO SUBSISTEMA DE RECURSOS HUMANOS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Coordenação Geral: Eliane Bastos Martins Realização: José Hamilton Maldonado Colaboração: Alexandre

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG RESOLUÇÃO N 4 DE 29 DE JUNHO DE 2015, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFTM Estabelece normas para realização de Estágio Pós- Doutoral

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre DECRETO Nº 14.330, de 28 de outubro de 2003. Regulamenta o inc. VIII do art. 17, os arts. 107, 108, 109 e 110, da Lei Complementar nº 478, de 26 de setembro de 2002,

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO ASSESSORIA INTERNACIONAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO ASSESSORIA INTERNACIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO ASSESSORIA INTERNACIONAL REGULAMENTO GERAL PARA AFASTAMENTO DE SERVIDOR DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO PARA

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO. Pode-se dizer que são três as categorias de servidor público:

SERVIDOR PÚBLICO. Pode-se dizer que são três as categorias de servidor público: SERVIDOR PÚBLICO São servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que têm vínculo de trabalho com a Administração Municipal, seja direta ou indireta, mediante remuneração paga pelos cofres

Leia mais

NORMA DE CONCESSÃO DE LICENÇA NOR 305

NORMA DE CONCESSÃO DE LICENÇA NOR 305 Empresa Brasileira de Comunicação S. A. MANUAL DE PESSOAL COD. 300 ASSUNTO: NORMA DE CONCESSÃO DE LICENÇA COD: NOR- 305 APROVAÇÃO: Res. Nº 108/12, de 12/07/95 Res. Nº 013/00, de 01/08/00 Res. Nº 005/04,

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO, ESTADO DO PARANÁ decretou e eu PREFEITO MUNICIPAL sanciono a presente LEI: SEÇÃO I.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO, ESTADO DO PARANÁ decretou e eu PREFEITO MUNICIPAL sanciono a presente LEI: SEÇÃO I. LEI Nº 2927/2014 Estabelece o Regime de Diárias e Adiantamentos do Poder Legislativo, normas para o pagamento de despesas e revoga a Lei nº. 2.887/2014. A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO, ESTADO DO PARANÁ decretou

Leia mais

Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada.

Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada. RESOLUÇÃO IBA N 05/2013 Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada. O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, por decisão de

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima- UERR. Normas e Procedimentos para Requerimentos

Universidade Estadual de Roraima- UERR. Normas e Procedimentos para Requerimentos Universidade Estadual de Roraima- UERR Normas e Procedimentos para Requerimentos Boa Vista PRODES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA AUXÍLIO NATALIDADE Definição: Benefício que é devido ao servidor (a) por

Leia mais