UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA"

Transcrição

1 1 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1 SEM Disciplina: INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR C/Horária total: 76 Professor: SÉRGIO DIAS TEIXEIRA JUNIOR C/Horária sem.: 4 Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: JUSTIFICATIVA O processo de globalização comercial iniciado nos anos 70 promoveu um grande aumento na trocas de mercadorias entre todos os paises em diferentes graus de intensidade face ao seu estágio de desenvolvimento; desta forma o Brasil se viu obrigado a rever sua política de comércio exterior a partir do início da década de 90 com a criação do Mercosul e o ingresso definitivo no comércio internacional; para tanto as empresas brasileiras tiveram que desenvolver novas competências para enfrentar este desafio; a formação de profissionais qualificados para atuação imediata tornou-se um desafio educacional a exigir respostas eficientes de imediato. EMENTA Entender os princípios básicos do Comércio Exterior e dos Negócios Internacionais, o contexto em que o Brasil se insere e os mecanismos e instrumentos básicos de concorrência entre os países e entre as empresas. Introduzir os principais termos e conceitos do mercado internacional em um mundo de negócios globais em rápida transformação. OBJETIVOS Possibilitar que os alunos tenham uma visão geral do comércio exterior brasileiro e sua inserção no cenário internacional nas questões comerciais, aduaneiras, transportes e sistemática de controle. Promover o desenvolvimento de competências de análise nas questões do comércio exterior brasileiro. Facilitar aos alunos a aquisição dos conhecimentos básicos necessários ao seu desenvolvimento nas áreas específicas subseqüentes ao longo do curso. UNIDADES TEMÁTICAS Introdução ao Comércio Exterior Evolução do comércio internacional. A sistemática brasileira balança comercial Órgãos intervenientes Gestores e anuentes. Auxiliares e fontes de consulta. Jurisdição aduaneira Território aduaneiro e zona primária Zona secundária e Recintos alfandegados. Incoterms Origem, evolução e objetivos. Os grupos E, F, C e D. Pagamentos internacionais Pagamento antecipado e cobrança. A carta de crédito. Transporte e seguro internacional Transporte marítimo e aéreo. Transporte terrestre e multimodalidade. O seguro internacional Composição do seguro A contratação do seguro Documentos no comércio internacional Documentos do contrato Documentos da carga Sistemática de Exportações Tratamento administrativo Siscomex Benefícios e formação de preços de exportação Sistemática de importações Tratamento administrativo TEC O despacho aduaneiro e o cálculo de tributos.

2 2 METODOLOGIA Apresentação dos conceitos propostos através exercícios devidamente planejados com apoio dos textos indicados; Reflexão e discussão em grupo sobre exercícios planejados para generalização dos conceitos aprendidos; Desenvolvimento da generalização através da criação de modelos teóricos a serem utilizados em novas situações propostas; complementação do diário de aprendizagem. Painéis com especialistas; visitas técnicas, elaboração de glossário e manuais de informação. Seminários apresentados por grupos de alunos sobre temas previamente definidos. AVALIAÇÃO Nota 1 = Prova parcial (valor 100%) Nota 2 = Exame Final (60%) + trabalhos (40%) Média = (Nota 1 + Nota 2)/2 (média igual ou maior que 6,0 => aprovação; média menor que 6,0 maior ou igual a 2,0 => exame de 2ª. Época; média menor que 2,0 => reprovação). BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAVUSGIL, S.Tamer; KNIGHT, Gary ; RIESENBERGER, R. John - Negócios Internacionais - estratégia, gestão e novas realidades - São Paulo - Pearson Prentice Hall, 2010 GARCIA, Luiz Martins - Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preço 9ª edição- São Paulo - Aduaneiras, VIEIRA,.Aquiles - Importação: práticas, rotinas e procedimentos - 3ª edição - São Paulo - Aduaneiras, 2008 COMPLEMENTAR BIZELLI, J. S. e Barbosa, R. NOÇÕES BÁSICAS DE IMPORTAÇÃO Ed. Aduaneiras, São Paulo, BIZELLI, J. S. CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS Ed. Aduaneiras, São Paulo, CÀRPIO, R.F. CARTA DE CRÉDITO E UCP 600: comentada Ed. Aduaneiras, São Paulo, CASTRO, José Augusto de. Exportação aspectos práticos e operacionais. 7ª ed. Aduaneiras, São Paulo, DIAS, R; RODRIGUES, W. Comércio Exterior - Teoria e Gestão - 2ª Ed. São Paulo. Atlas, GARCIA, Luiz Martins. EXPORTAR: Procedimentos 9ª Ed. Aduaneira, São Paulo, KEEDI, S. Abc do Comércio Exterior Abrindo as Primeiras Páginas. 3ª ed. São Paulo: Aduaneiras, LOPEZ, José Manuel Cortinas. SISCOMEX EXPORTAÇÃO Ed. Aduaneira, São Paulo, MALUF, S.N. ADMINISTRANDO O COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL Aduaneiras: São Paulo, MINERVINI, Nicola - O exportador - Ferramentas para atuar com sucesso no mercado internacional - 5ª edição - São Paulo - Prentice Hall, 2008 RATTI, B. COMÉRCIO INTERNACIONAL E CÂMBIO 6ª Ed. Aduaneiras, São Paulo, TEC - TARIFA EXTERNA COMUM Ed. Aduaneiras, 2001.

3 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1º SEM Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA C/Horária total: 76 Professor: EAD C/Horária sem.: 04 Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: NOT JUSTIFICATIVA Uma vez que a área de Comércio Exterior requer o domínio e o constante uso da palavra oral e escrita, o curso de Português torna-se indispensável ao currículo, por priorizar o conhecimento do padrão culto da linguagem em suas produções textuais, sem deixar de dar conta das situações concretas de comunicação que exigem também que o futuro administrador seja, como diz Barthes, poliglota em sua própria língua. Além disso, propõe-se a disciplina a trabalhar com elementos que permitam um melhor desempenho comunicativo do aluno, ao propiciar-lhe o domínio de algumas estratégias de leitura crítica tanto do verbal quanto de aspectos da linguagem não-verbal. EMENTA O curso destaca a leitura, a interpretação e a produção de textos de várias naturezas: empresariais, científicos, literários. OBJETIVOS GERAIS Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a ler, a estudar, a buscar sentidos, a interpretar, a persuadir, a comunicar, a gerar novas idéias. Deverão conhecer a norma culta, a fim de se expressar com desembaraço na comunicação pessoal e profissional. UNIDADES TEMÁTICAS 1) Estudo conciso da comunicação humana homem, cultura e linguagem os signos lingüístico em Saussure e em Peirce a teoria da informação e as funções da linguagem a interação verbal e a competência modal e semântica dos sujeitos da comunicação 2)Língua escrita e língua falada 3) Principais dificuldades da Língua Portuguesa 4) Recepção, leitura, interpretação e produção de textos palavras-chave; idéias-chave e campo semântico associação, identidade e oposição relações tema-figura relações intertextuais operações metalingüísticas de construção e relações de construção intertextualidade crítica e crítico-criativa pesquisa lingüística e criação textual viés e ideologia desconstrução de falácias 5) Elementos de comunicação não-verbal aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos de algumas linguagens não-verbais como se lê criticamente uma notícia, uma propaganda, uma charge,um filme, etc. assimetrias e discordâncias entre o texto escrito e o texto não-verbal ou misto 6) Elementos de comunicação empresarial 3

4 4 METODOLOGIA A metodologia de ensino consistirá em: Aulas expositivas em ambiente de sala de aula. Exercícios de aplicação dos conceitos teóricos aprendidos, realizados individualmente ou em grupo, em ambiente de sala de aula e/ou extraclasse. Leituras críticas de textos (especializados, literários, técnicos e científicos) para exercícios de análise reflexiva, em ambiente de sala de aula e extraclasse. Atividades de (re)textualização, também mediante o uso de aplicativos processadores de texto, a serem realizados, individualmente, em sala de aula e em ambiente escolhido pelo aluno. Produção de trabalho escrito, em grupo ou individual, orientado e supervisionado, realizado em ambiente de sala de aula e extraclasse. AVALIAÇÃO De acordo com o regimento interno do Centro Universitário FIEO e normas estabelecidas pela coordenação do curso. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRADE,M.M.; MEDEIROS,J.B. Comunicação em Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas, GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 21ªed. FGV ªed. FGV MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, COMPLEMENTAR BERLO, D. K. O processo da comunicação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática (Série Princípios), CUNHA,C; CINTRA,L, Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FIORIN, L. C. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática (Série: Princípios), FIORIN, José Luis; PLATÃO, Francisco. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002 KAFKA., F. A metamorfose. 14ª ed KOCH, I. ; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, KOCH,I. A coesão textual. São Paulo: Contexto, MARTINS,D.S.; ZILBERKNOP,L.S. Português Instrumental, Porto Alegre: Sagra Luzzatto, MARQUESI, S. M. - A organização do texto descritivo em Língua Portuguesa 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004 MEDEIROS, J. B. Redação empresarial. São Paulo: Atlas, ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 3.ed. Campinas: Pontes, ORWELL, G ed. São Paulo: Nacional, PLATÃO, F.; FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, RICHERS, R. O que é empresa. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, (Coleção Primeiros Passos) VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. VIANA, A. C. (org.) Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, Z. N. - e Carta comercial -estudo contrastivo de gênero textual, Rio de Janeiro: Lucerna, 2005

5 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1º SEM Disciplina: MATEMÁTICA C/Horária total: 76 Professor: RODRIGO GABRIEL DA SILA C/Horária sem.: 04 Departamento: CIÊNCIAS ADMINSTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: NOT JUSTIFICATIVA Face a heterogeneidade dos alunos provenientes dos fracos cursos secundários oferecidos, a disciplina de Matemática procura inicialmente fazer uma revisão da parte elementar necessária para o entendimento do curso, em seguida, chegar a conceitos mais específicos que possibilitarão ao aluno o equacionamento de problemas empresarias. EMENTA Oferecer um referencial lógico e sistemático na qual as relações quantitativas podem ser estudadas nos diversos segmentos administrativos. Estimular a busca da precisão na definição das variáveis relevantes e estabelecer claramente as hipóteses feitas, de forma lógica ao desenvolver a análise econômica no setor. OBJETIVOS O curso é destinado a oferecer subsídios àqueles que têm propósito de adquirir conhecimentos de Matemática Geral como ferramenta eficaz. Familiarizar o aluno com o raciocínio e as formulas matemáticas. Atingir soluções matemáticas que serão utilizadas nas disciplinas que darão seguimento ao curso de Administração Geral e os curso de Administração com ênfases. UNIDADES TEMÁTICAS TEORIA DOS CONJUNTOS Simbologia lógica, Conceitos básicos e propriedades Operações com conjuntos: União, Intersecção Problemas práticos com conjuntos FUNÇÕES ELEMENTARES Função do 1 o grau Função quadrática LIMITE Definição Propriedades DERIVADAS Definição Regras de Derivação ESTUDO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS Pontos críticos Aplicações práticas NOÇÕES DE INTEGRAIS Integral indefinida Integral definida Cálculo de áreas METODOLOGIA Método indutivo - dedutivo Resolução de listas de exercícios AVALIAÇÃO A disciplina será avaliada por meio de uma Avaliação Parcial (AP) e uma Prova Escrita (PE). A Média Semestral (MS), será a média aritmética entre a AP e PE. Se MS for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado, se for inferior a 6,0 (seis), mas igual ou superior a 2,0 (dois), o aluno estará de 2 a época e se 5

6 6 MS for inferior a 2,0 (dois), o aluno estará automaticamente reprovado. A Média Final (MF), após o exame de 2 a época, será a média aritmética entre a nota de 2 a época e AP (avaliação parcial). A nota da PE (prova escrita), não entra nos cálculos da MF (média final). Estará aprovado o aluno que obtiver MF igual ou superior a 6,0 (seis), caso MF seja inferior a 6,0 (seis), estará reprovado. Todas as avaliações, a Avaliação Parcial (AP), a Prova Escrita (PE) e o Exame de 2 a época serão PROVAS ESCRITAS, valendo de 0 (zero) a 10 (dez). BIBLIOGRAFIA BÁSICA BIANCHINI, E. et PACCOLA, Herval. Curso de Matemática, 3 o edição, São Paulo, Ed. Moderna, 2003 IEZZI, G. & MURAKAMI,C. Fundamentos da Matemática Elementar ( conjuntos e funções) Volume 1, 8ed. São Paulo, Ed. Atual, 2004 SILVA, S. M. da,et all Matemática Básica para os Cursos Superiores; 6ª edição, São Paulo:Ed. Atlas, Vol. 1, 2002 COMPLEMENTAR GOLDSTEIN, L.J. et all, Matemática Aplicada à Economia, Administração e Contabilidade; São Paulo; 8 o edição, Ed. Bookman, MORETTIN, P.A.. et all, Cálculo - Funções de uma Variável - Métodos Quantitativos 3 o edição, São Paulo, Ed. Atual, 2001 TAN, S.T. Matemática Aplicada à Administração e Economia ;São Paulo: Thomson Heinle, 2007 VALLADARES, Renato J. Costa. Cálculo e Aplicações. São Paulo:LCM, VERAS, L. L. Matemática Aplicada à Economia 3ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1999 WEBER, J.E. Matemática para Economia e Administração; 2ed. São Paulo, Ed.Harbra, SP 2001

7 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1º SEM Disciplina: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO C/Horária total: 76 H Professor: HELENA TRAPP DE CASTRO C/Horária sem.: 04 Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: NOT JUSTIFICATIVA A disciplina de Teorias da Administração é de suma importância no curso de Comércio Exterior e Negócios Internacionais por tratar-se de disciplina básica, cujos conceitos ministrados proporcionarão a base necessária para atuar na organização. EMENTA A disciplina deve abordar os diversos pensamentos que compõem a base da Administração, a partir dos precursores da Administração Científica até os conceitos e filosofias atuais, situando-se no tempo e sempre destacando os principais conceitos, bem como relacionando-os com exemplificações práticas que ocorrem nas organizações. OBJETIVOS GERAIS A disciplina tem como objetivos prover o aluno dos conhecimentos fundamentais da Administração, bem como, orientá-lo para as novas tendências e conceitos que ocorrem mundialmente. Por outro lado, objetiva, também, transmitir conhecimento dos casos práticos que ocorrem nas organizações. ATIVIDADES COMPLEMENTARES Atividades voltadas ao curso, elaboradas fora da sala de aula com o objetivo de agregar conhecimento e experiência prática ao aluno. Acrescentando a isso a cultura adquirida ao longo das atividades, 7

8 8 UNIDADES TEMÁTICAS A) Os Primórdios da Administração. Desenvolvimento Histórico da Administração. As contribuições de Taylor, Fayol, Elton Mayo e outros. Teoria clássica e Teoria Científica. Escola das Relações Humanas. Behaviorismo (Teoria Comportamental). B) As funções do Administrador. Os Processos Básicos. Planejamento, Organização, Reunião de Recursos, Direção e Controle. Coordenação como elo das Funções Administrativas. C) O Planejamento Empresarial A Importância do Plano. Tipos de Planos. Os Planos Permanentes. Os Planos de Organização, Orientação e Execução. Os Planos Temporários. Os Requisitos do Planejamento. As Fases do Planejamento. O estabelecimento de controle do Plano. Planejamento Estratégico conceituação. D) Políticas Empresariais - Conceituação Determinação, divulgação e controle das políticas. Política como instrumento de mediação. E) Tomadas de Decisão Regras Envolvimento Racional e Emocional nas decisões. Métodos quantitativos na tomada de decisão. F) Estruturas Organizacionais - Estrutura Formal e Informal. Autoridades de linha, funcional e assessoria. Formas de atualização da estrutura. Desenho organizacional. Conceito de Reengenharia. G) Desenvolvimento Organizacional Origem. A organização e as mudanças. O foco da mudança organizacional. A utilização das unidades de serviços para fins de controle e assessoria. Terceirização: Vantagens e Desvantagens. H) Autoridade e Responsabilidade Princípios de delegação. O Processo de Delegação. O que delegar aos subordinados. Erros pela não delegação. Exercícios de delegação. I) Departamentalização Padrões e tipos. Departamentalizações por função, produto, processo, clientela e geográfica. J) Organograma Tipos. Vantagens. Pontos frágeis determinados pelos organogramas. Exercícios práticos. K) Unidades de Serviços Vantagens e Desvantagens de sua utilização. Posição na estrutura organizacional. A utilização das unidades de serviços para fins de controle e assessoria. Terceirização: Vantagens e Desvantagens. L) Amplitude de Supervisão Amplitude ideal. Modelos de definição. Teoria de Graicunas. Como facilitar o trabalho de supervisão. M) Comissões Características, Particularidades, Tipos. Princípios Básicos. Vantagens e Desvantagens. Exemplos. N) Assessoria Conceito. Necessidades. Modelos. Importância. Posição na estrutura. O) Centralização e Descentralização Significado. Descentralização limitada. Descentralização lucrativa. Administração de baixo para cima. Fatores determinantes na escolha. P) Liderança Conceito. A disciplina em liderança. Tipos de liderança. Modelos empresariais. Características do anti-lider. Q) Comunicação Definição. Emissor e codificador. Imagem e canal. Comunicações escrita e verbal. Mandamentos da boa comunicação. R) Motivação: Conceito. As teorias motivacionais. As teorias de Douglas M. Mcgregor, Abraham M. Mashow, Frederick Herzberg. Os incentivos motivacionais. S) Controle Conceito. Tipos. Princípios básicos do controle. Controle X Registro. Requisitos para um bom controle. Meios de controle. T) Administração por objetivos Definição, Ênfase, Aplicação. Exemplos práticos. U) Teorias Modernas de Gestão Administração Participativa. Administração Japonesa. Estratégias Emergentes de Gestão. METODOLOGIA Aulas expositivas Exercícios Práticos Filmes Estudos de Caso AVALIAÇÃO De acordo com o regimento interno do UNIFIEO e determinações da coordenação do curso.

9 BIBLIOGRAFIA 9 BÁSICA CHIAVENATTO, IDALBERTO. Administração nos novos tempos. São Paulo: Campus, LACOMBE, Francisco. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 6 ed COMPLEMENTAR CHIAVENATTO, IDALBERTO. Iniciação a Administração. São Paulo: Manole, DIAS, Reinaldo & CASSAR, Mauricio & RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior: História, Teoria e Prática. São Paulo, Alínea, GIBSON, James L. et IVANDEVICH, John M. et DONNELY, James H. São Paulo:Mc Graw Hill, FERREIRA, Ademir F. Reis, Ana Carla e PEREIRA, Maria Isabel Gestão Empresarial - De Taylor aos Nossos Dias Pioneira LACOMBE, Francisco et HEILBORN, Gilberto. Administração Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, LODI, João Bosco. História da Administração Pioneira 11ª ed MAXIMIANO, A. C. A. Introdução administração. São Paulo: Atlas, PRADO, Jonas. Aurélio, Edson. Galdi, Vanderlei A. Outros. Iniciação à Administração: Preceitos Básicos. 6ª ed. São Paulo: Global, VASCONCELLOS, E. & HEMSLEY, J.R. Estrutura das Organizações. 3ª ed. Pioneira, 2000.

10 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1º SEM Disciplina: INGLÊS TÉCNICO I C/Horária total: 38 Professores: LIGIA RAZERA GALLO C/Horária sem.: 2 INES TEIXEIRA BARRANCOS Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: NOT JUSTIFICATIVA A presença da disciplina no curso de Comércio Exterior é de suma importância, uma vez que a língua inglesa é a linguagem internacional do comércio. O domínio da língua inglesa como instrumento de trabalho neste campo tornou-se uma necessidade imperiosa e decisiva na carreira do futuro profissional, sobretudo pelo processo de globalização, dentro do qual estamos todos inseridos. EMENTA Estudo das estruturas gramaticais em nível básico e sua interação com o léxico, através de uma abordagem comunicativa, que objetiva o desenvolvimento das principais habilidades que envolvem o domínio de uma língua estrangeira. OBJETIVOS GERAIS A disciplina tem como objetivo geral possibilitar ao aluno adquirir os conhecimentos necessários que lhe garantam sua inserção no mercado de trabalho. Tais conhecimentos compreendem a capacidade de, principalmente, ler textos acadêmicos, fundamentais para a formação deste bacharel, bem como manter uma comunicação elementar com os seus pares. 10 UNIDADES TEMATICAS GRAMMAR/VOCABULARY Artigos Pronomes Tempos verbais Afixos Cognatos Conectivos Comparativos Preposições Grupos Nominais. LISTENING / SPEAKING Numbers, Spelling names, Phone numbers, Giving Directions, Timetables, Flight Reservations, job Interviews etc. READING Estudos e compreensão de textos pequenos e médios sobre negócios (skimming e scanning) METODOLOGIA Aulas expositivas Exercícios de compreensão auditiva (fitas cassetes e vídeos) Leituras diversas para prática das estratégias de leitura Pair work (atividades em pares para o desenvolvimento da habilidade oral) AVALIAÇÃO A Avaliação Parcial (AP) constará de trabalhos compostos por listas de exercícios, artigos e estudos de caso (3 o. semestre) valendo 40% e prova de verificação de aprendizado durante o semestre (60%). A média aritmética entre a Prova Escrita (PE) e a Avaliação Parcial será a média aritmética semestral (MS). A média final (MF), após exame de segunda época, será calculada pela média aritmética entre a nota do exame de segunda época (EX 2ª época) e a da avaliação parcial (AP). BIBLIOGRAFIA BÁSICA COTTON, David, FALVEY David, KENT, Simon. Market Leader Elementary New Edition. Harlow: Pearson Longman, 2002/2007. COTTON, David, FALVEY David, KENT, Simon. Market Leader Pre-Intermediate New Edition. Harlow: Pearson Longman, 2002/2007. WOOD, Neil. Business and Commerce Workshop. Oxford: OUP, 2003.

11 COMPLEMENTAR ABEGG, Birgit. Cartas Comerciais em Inglês: frases intercambiáveis. São Paulo: Martins Fontes, 1999 FLOWER, John. Build your Business Vocabulary. England: LTP Business. LOUGHEED, Lin. Business Correspondence. USA: Addison-Wesley Publishing Company, Inc., RILEY, David. Business Listening & Speaking Pre-Intermediate, SIGNER, Rena Vocabulário para Comércio Exterior, Série mil & um termos, São Paulo: SBS, 2005 SPINOLA, Vera. Let s Trade in English. São Paulo: Aduaneiras, DICIONÁRIOS MIGLIAVACCA. Business Dictionary Inglês- Português LONGMAN. Longman Dicionário Escolar: Português-Inglês, Inglês-Português. 2nd. Edition. Harlow: SLongman, TUCK, Allene. Oxford Dictionary of Business English. Oxford: OUP, 2000.TUCK, Allene. Oxford Dictionary of Business English. Oxford: OUP, 2000.

12 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1º SEM Disciplina: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL C/Horária total: 38 Professor: ANTONIO ROBERTO ESPINOSA C/Horária sem.: 02 Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS Período: NOT JUSTIFICATIVA Transmitir e construir conhecimentos sobre a análise da realidade social, das organizações e das instituições. Compreender a peculiaridade da formação da sociedade brasileira e sua repercussão no presente. Contribuir para a compreensão do homem, da cultura e das transformações nas relações internacionais. EMENTA Conhecimento sobre conceitos básicos da Sociologia e seu uso para o entendimento do desenvolvimento da sociedade capitalista. Entendimento do processo de globalização e seus impactos sociais, econômicos, políticos e culturais. Compreensão do papel da cultura e ideologia na formação da sociedade brasileira. OBJETIVOS GERAIS Propiciar a compreensão das relações e processos sociais vividos pelo aluno como indivíduo e como profissional. UNIDADES TEMÁTICAS 1. Cultura e humanização. 2. Origem e objeto da Sociologia. 3. Principais conceitos sociológicos. 4. Marx e as relações entre capital e trabalho. 5. Weber e a Burocracia 6. Globalização e neoliberalismo. 7. Aspectos sociológicos da nova ordem mundial. 8. O caráter autoritário do desenvolvimento do capitalismo no Brasil. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas. Leitura e preparação de trabalhos extraclasse. AVALIAÇÃO Atividades de escrita Provas individuais. Trabalhos. Pesquisas. BIBLIOGRAFIA 12 BÁSICA CHARON, J. Sociologia. São Paulo: Saraiva, LAKATOS, Eva Maria; ANDRADE MARCONI, Maria de. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, S.L. Sociologia das organizações: uma análise do homem e das empresas. Pioneira, S. Paulo: COMPLEMENTAR CARMO, Paulo Sérgio do. O Trabalho na economia global. S. Paulo: Moderna, CHARON, J. Sociologia. S. Paulo: Saraiva, CHIAVENATO, Júlio. Ética globalizada e sociedade de consumo. 2ªed. S. Paulo: Moderna, DUARTE, Fábio. Global e local no mundo contemporâneo. S. Paulo: Moderna, SILVER, Beverly J. Forças do trabalho Movimentos de trabalhadores e globalização desde São Paulo:Boitempo, 2005.

13 UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 2º SEM Disciplina: BLOCOS ECONÔMICOS E ORGANIZAÇÃO DO C/Horária total: 76 ESPAÇO MUNDIAL Professor: ARI MARCELO MACEDO COUTO C/Horária sem.: 04 Departamento: ADMINISTRAÇÃO Período: NOT JUSTIFICATIVA Tem por objetivo dar ao aluno os conhecimentos iniciais referentes aos recentes movimentos da economia mundial e a inserção do Brasil no contexto da Globalização, para que possa preparar-se para reunir as ferramentas disponíveis no âmbito das negociações internacionais para a competitividade mercantil, o crescimento da nação e a elevação de níveis de padrões de vida. EMENTA A disciplina procura contextualizar o aluno dentro do novo cenário imposto pela Globalização nos fluxos políticos e principalmente econômicos, gerando um ambiente de interdependência, e a formação das mais variadas formas de Integração Econômica. Servirá como instrumento para o aluno perceber o momento histórico em que toda a sociedade está inserida OBJETIVOS GERAIS Preparar os alunos de forma adequada e atualizada, mediante apresentação e discussão das principais interpretações sobre o fenômeno da globalização e seus impactos nos países. Da mesma maneira serão introduzidas ao aluno os conceitos elementares do regionalismo estudando os principais blocos econômicos existentes na atualidade. 13

14 UNIDADES TEMÁTICAS INTRODUÇÃO: A AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1 A política de relações internacionais 2 O Estado e o sistema de Estados 3 As superpotências mundiais 4 Os limites da hegemonia 14 B PROTECIONISMO MUNDIAL 1 O que é o protecionismo 2 Como as economias defendem seus setores produtivos 3 Organização Mundial do Comércio C - GLOBALIZAÇÃO 1 Globalização 2 Globalização e Política Internacional 3 Globalização e o Cenário Econômico 4 Brasil e a Globalização D - NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS 1 O que negociar no cenário internacional 2 As funções diplomáticas (governo e empresas) 3 Conflitos da negociação 4 Ambiente de negociação E - PROCESSO DE INTEGRAÇÃO 1 As formas de integração regional 2 Tipologias de Integração Zona de livre comércio; União aduaneira; Mercado comum; União monetária F - BLOCOS ECONÔMICOS 1. Mercosul Evolução histórica Desenvolvimento institucional A Consolidação do Mercosul As experiências da integração na América do Sul 2. ALCA Evolução histórica Desenvolvimento institucional ALCA- Mercosul Desafios de uma Integração Desigual O Brasil e a AlCA. Interesses e Alternativas 3. NAFTA Evolução histórica Desenvolvimento institucional 4. União Européia (EU) Do Tratado de Roma ao Tratado de Maastricht A União Monetária A balança de poder dentro da União As Relações comerciais da União Européia As relações da União Européia com América Latina Arranjos Locais e Capacidade Inovativa 5. Outros blocos econômicos

15 METODOLOGIA Aulas expositivas Pesquisas sobre blocos econômicos Debates sobre artigos de jornais 15 AVALIAÇÃO A Avaliação Parcial(AP) constará de trabalhos compostos por listas de exercícios, artigos e estudos de caso valendo 40% e prova de verificação de aprendizado durante o semestre (60%). A média aritmética entre a Prova Escrita (PE) e a Avaliação Parcial será a média aritmética semestral (MS). A média final (MF), após exame de segunda época, será calculada pela média aritmética entre a nota do exame de segunda época (EX 2ª época) e a da avaliação parcial(ap). BIBLIOGRAFIA BÁSICA GOMES, Eduardo Biacchi. Blocos Econômicos Solução de Controvérsias. 2ª ed. São Paulo: Juruá, MERCADANTE, Araminta de Azevedo et ARAUJO, Leandro R. de, Blocos Econômicos e Integração na América Latina. São Paulo: Juruá, MORAES JÚNIOR, Devani de. Comércio Internacional Blocos Econômicos. São Paulo: IBPEX, COMPLEMENTAR ALMEIDA, Paulo Roberto. Mercosul: fundamentos e perspectivas, São Paulo: Ltrd, BAPTISTA, Luiz Olavo. 10 anos de OMC. São Paulo: Aduaneiras, BARBOSA, Rubens. "A evolução do processo de integração da América do Sul", in América Latina em Perspectiva: a integração regional da retórica à realidade. São Paulo: Edições Aduaneiras, LAFER, Celso. A identidade internacional do Brasil e a política externa brasileira: passado, presente e futuro". São Paulo: Perspectiva, GRIECO, Francisco de Assis: O Brasil e a nova economia global. São Paulo: Aduaneiras, MARIANO, M. P. A Estrutura Institucional do Mercosul, São Paulo: Aduaneiras, THORSTENSEN, Vera. OMC - Organização Mundial do Comércio: as regras do comércio internacional e a nova rodada de negociações multilaterais, 2 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA UNIFIEO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANEJAMENTO ACADÊMICO Curso: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Série: 1 SEM Disciplina: INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR C/H total: 76 Departamento: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Economia I Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Conceitos de Economia. Papel do Governo. Fundamentos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Código: CTB - 140 CH Total: 60 Pré-requisito:

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Código: CTB - 140 CH Total: 60 Pré-requisito: Componente Curricular: Economia CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Código: CTB - 140 CH Total: 60 Pré-requisito: Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA. CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO SIS19 Introdução à Economia. 72 horas Sem Pré-Requisito PROFESSOR RESPONSÁVEL

PROGRAMA DA DISCIPLINA. CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO SIS19 Introdução à Economia. 72 horas Sem Pré-Requisito PROFESSOR RESPONSÁVEL PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO SIS19 Introdução à Economia OB 2014.1 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 horas Sem Pré-Requisito PROFESSOR RESPONSÁVEL Ms. Rolando Restany EMENTA Conceitos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Farmácia Disciplina: Economia e Administração Farmacêutica Professor(es): Renato Sebastião Saladino Carga horária:2h/a 34 semestral

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL Código: CTB 100 Pré-requisito: Não há Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnologia em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA:

PLANO DE CURSO 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Formação de Empreendedores Professor: Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: Código: Carga Horária: 40 horas

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR00 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: 1º Ano: 2015.1

PLANO DE CURSO. Código: DIR00 Carga Horária: 60 horas Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: 1º Ano: 2015.1 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Economia Política Professor: Arivaldo Ferreira de Jesus E-mail: arivaldo.jesus@fasete.edu.br Código: DIR00 Carga Horária:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: ENGP -

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec Paulino Botelho Extensão E.E. Arlindo BIttencourtt Código: 091-02 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Economia I ADM 047. 72h 2º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Economia I ADM 047. 72h 2º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração Financeira de

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Gestão de Processos ADM 069. 68 h 6º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Gestão de Processos ADM 069. 68 h 6º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo Código: CTB-251 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Código: ADM - 255 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.2 Professor:

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Administração dos canais

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 ETEC ANHANQUERA

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 ETEC ANHANQUERA Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Financeira Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos gerais e uso atual

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo SP Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Abordar assuntos voltados à Economia, seu objetivo e problemas econômicos básicos;

Abordar assuntos voltados à Economia, seu objetivo e problemas econômicos básicos; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA NOME DO CURSO: ECONOMIA 2. EMENTA Conceituação básica. Evolução

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas possibilita ao profissional compreender as diversas atividades envolvidas na gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Plano de Ensino TURMA: 1 /2013 EMENTA

Plano de Ensino TURMA: 1 /2013 EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas proporciona ao participante o conhecimento sobre liderança, motivação

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção Código: ENGP

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito Tributário Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução ao Direito Tributário

Leia mais

Relações Internacionais

Relações Internacionais Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais O curso de Relações Internacionais está enquadrado no campo da ciência Humana e social, onde estuda-se em profundidade as políticas Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: AUDITORIA SIGLA:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção Código: ENGP

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO)

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO) Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: ECONOMIA PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: ECONOMIA PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: ECONOMIA Código: DIR-141 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2015.2 Professor: Edilene de

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antonio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Informática Habilitação Profissional:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM-353 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais