MANTENEDORES DE ESPAÇOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANTENEDORES DE ESPAÇOS"

Transcrição

1 1 Etec Philadelpho Gouvêa Netto Sara da Silva Modesto MANTENEDORES DE ESPAÇOS São José do Rio Preto 2010

2 2 Etec Philadelpho Gouvêa Netto Sara da Silva Modesto MANTENEDORES DE ESPAÇOS Trabalho apresentado a Etec Philadelfo Gouvêa Netto como exigência para conclusão do curso de Habilitação Profissional Técnica de nível médio de Prótese Dentária sob orientação do professor Gustavo Cosenza Botelho Nogueira. São José do Rio Preto 2010

3 3 Dedico este trabalho a minha família que sempre me incentivou e aos meus colegas de classe que compartilharam todos os dias deste curso comigo.

4 4 Agradeço a Deus e a minha família que juntos estavam sempre ao meu lado me ajudando e dando forças para concluir este curso.

5 5 O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." José de Alencar.

6 6 RESUMO O objetivo deste trabalho é pesquisar, conhecer e avaliar os tipos de mantenedores de espaço, e a importância da sua utilização quando necessário. Com base na pesquisa constatamos a perda precoce dos dentes decíduos, seja por trauma ou pela doença cárie dentária, necessita de reabilitação estética e funcional até que ocorra a erupção dos dentes sucessores permanentes. Uma opção prática para obter-se essa reabilitação é através da instalação dos mantenedores de espaço funcional; os aparelhos removíveis que visam substituir um ou mais dentes ausentes da arcada. Estes podem ser confeccionados com dentes naturais ou artificiais. O aparelho fixo tipo banda alça é indicado para manter o espaço dos dentes posteriores do arco, suas vantagens são a facilidade de confecção, sessões clínicas curtas e baixo custo do material, entretanto, não devolve a função mastigatória nem previne a extrusão do antagonista. Existe também uma variação deste aparelho chamado de coroa alça. Com conseqüência dessa ausência dentária prematura, pode-se observar: dificuldades de mastigação, prejuízo na fonação e na erupção dos dentes permanentes, e também no aspecto emocional relacionado a estética. É importante ressaltar a necessidade de acompanhamento do pacientes portadores mantenedores de espaço removível por parte do odontopediatra para devidas orientações. Palavras chaves: dentes decíduos, mantenedor de espaço, reabilitação.

7 7 ABSTRACT The aim of this study is to research, understand and evaluate the types of space maintainers, and the importance of its use when needed. Based on the research found the early loss of deciduous teeth, either by trauma or dental caries, it needs to aesthetic and functional rehabilitation to occur until the eruption of the permanent successor teeth. A practical option to obtain this healing is through the installation of the maintainers of function space, removable appliances which replace one or more teeth missing from the arcade. These can be made with natural or artificial teeth. The fixed appliance type band loop is indicated to maintain the arch of the back teeth, its advantages are ease of manufacturing, clinical sessions short and low cost of material, however, does not return chewing nor prevents extrusion of the antagonist. There is also a variation of this device called the crown handle. As a consequence of premature tooth absence, one can observe: chewing difficulties, impaired speech and the eruption of permanent teeth, and also the emotional aspects related to aesthetics. The fixed appliance It is important to emphasize the need for monitoring of patients with removable space maintainers by the dentist for proper orientation. Key words: deciduous teeth, space maintainer, rehabilitation.

8 8 LISTA DE FIGURAS: Fig. 1: Mantenedor de Espaço Removível Funcional na fase de enceramento. Fig. 2 Arcada Dentária antes do Mantenedor de Espaço e depois do Mantenedor de Espaço. Fig. 3: Mantenedor de Espaço Banda Alça. Fig. 4: Arcada dentária com Mantenedor de Espaço vista vestibular, vista palatina. Fig. 5: Mantenedor de Espaço Arco Lingual de Nance. Fig. 6: Mantenedor de Espaço Botão de Nance. Fig. 7: Mantenedor de Espaço Barra Palatina. Todas as figuras disponíveis em:

9 9 LISTA DE ABREVIAÇÕES: NASA: National Aeronautics and Space Administration. Em português seria Administração Aeronáutica e Espacial Nacional.

10 10 INDICE: Resumo...6 Abstract...7 Lista de Figuras...8 Lista de Abreviações...9 Introdução...11 Revisão da Literatura...12 Materiais e Métodos...14 Tipos de Mantenedores...15 Mantenedor de Espaço Removível Funcional...15 Mantenedor de Espaço Removível Estético Funcional...16 Mantenedor de Espaço Fixo Banda Alça...17 Mantenedor de Espaço Fixo Estético Funcional...18 Mantenedor de Espaço Fixo Arco Lingual de Nance...19 Mantenedor de Espaço Fixo Botão de Nance...19 Mantenedor de Espaço Fixo Barra Palatina...20 Discussão...21 Conclusão...23 Referências Bibliográficas...24

11 11 INTRODUÇÃO A realização deste trabalho visa buscar conhecimentos técnicos e gerais para esclarecer sobre a importância do uso dos mantenedores de espaço funcional em pacientes com perda precoce de dentes decíduos, seja por trauma ou pela cárie dentária. A reabilitação estética funcional faz-se necessária até que o ocorra a erupção dos dentes sucessores permanentes. Uma opção prática para obter-se essa reabilitação, é através da instalação dos mantenedores de espaço estéticos funcionais, aparelho removível que visa substituir um ou mais dentes ausentes na arcada. O aparelho mantenedor de espaço fixo, banda alça é indicado para manter espaços dos dentes posteriores do arco, suas vantagens são a facilidade de confecção, sessões curtas e baixo custo do material. É importante ressaltar a necessidade de acompanhamento dos pacientes portadores de mantenedores de espaço por parte de um odontopediatra para devidas orientações. Com conseqüências dessa ausência dentária prematura pode-se observar: dificuldades de mastigação, prejuízo a fonação e a erupção dos dentes permanentes, etc. Objetivo do trabalho é conhecer os avanços no âmbito da ortodontia, assim como apresentar os tipos de mantenedores de espaço existente, a situação que o seu uso se faz necessário, e também o quanto a reabilitação favorece nos aspectos funcionais, estéticos e psicológicos do paciente.

12 12 REVISÃO DA LITERATURA O desejo de alinhar os dentes remontam de épocas de anos a.c Arqueologistas descobriram múmias antigas com bandas rudimentares de metal amarradas ao redor de dentes individuais. Para que os espaços fossem fechados eram utilizados cordões que faziam o trabalho que fazem os fios ortodônticos de hoje. Relatos romanos de 25a.c diziam que os dentes podiam ser movimentados pela pressão digital: Caso um segundo dente esteja irrompendo numa criança antes que o primeiro tenha esfoliado, o que deve ser feito é extrair e empurrar diariamente o novo dente com o dedo até que ele alcance sua posição correta. Entre 400 e 500a.c Hipócrates e Aristóteles fizeram comentários sobre as maneiras de alinhar e consertar a condição de vários dentes. Existem relatos na Grécia Antiga sobre aparelhos para manter espaços e prevenir o colapso da dentição durante a vida. Apesar de vários relatos e evidências sobre o desejo de alinhar dentes datarem de bem antes de Cristo, somente por volta de 1700 ocorreram eventos realmente significantes para a ortodontia. Em 1728, o dentista francês Pierre Fauchard publicou um livro chamado O Cirurgião Dentista, com um capítulo inteiro sobre como alinhar dentes. Fauchard usava um equipamento chamado de Bandeau, uma peça em forma de ferradura e feita de metal precioso que ajudava a expandir o arco e alinhar os dentes. O termo ortodontia só surgiu em 1841, com Joachim Lefoulon. Os primeiros livros sobre ortodontia foram publicados por volta de O primeiro deles Tratado de deformidades orais foi escrito por Norman Kingsley, um dentista, escritor, escultor e artista. No início do século XX surgiu o primeiro sistema simplificado de classificação das más oclusões (Classe I, Classe II e Classe III), e que se utiliza até hoje, este sistema foi criado por Edward H. Angle, talvez o mais famoso personagem da história da ortodontia e considerado por muitos como o pai da ortodontia moderna. Angle contribuiu muito com a ortodontia através de aperfeiçoamentos de designs de aparelhos ortodônticos e muitas outras simplificações. Ele fundou a primeira escola de ortodontia e organizou a Sociedade Americana de Ortodontia em 1901, que veio a se tornar a famosa AAO (Associação Americana de Ortodontia) em Angle fundou o primeiro jornal de ortodontia em Foi a partir de Angle que a ortodontia passou a ser uma respeitável

13 13 especialidade da odontologia. Angle deixou ainda famosos discípulos como Charles H. Tweed, Cecil Steiner e outros. Nos anos 50 os bráquetes começaram a ser feitos de aço e surgiram os primeiros fios de aço. Nessa época os exames de raio-x começaram a ser usados como rotina para diagnóstico e planejamento ortodôntico. Em meados dos anos 70 surgiram os primeiros bráquetes para colagem direta nos dentes, até então todos os dentes tinham que ser anelados (fitas metálicas que rodeiam os dentes), facilitando a montagem do aparelho, melhorando a estética e facilitando a escovação. Nos anos 90 a NASA desenvolveu materiais utilizados em fios ortodônticos. Os mais recentes são os fios de níquel-titânio termicamente ativado, que são extremamente flexíveis. Por causa da alta tecnologia conseguem movimentar os dentes durante muito mais tempo que os fios convencionais. Mas os avanços não param por aí. As companhias desenvolvem a cada dia novos materiais e sistemas de alta tecnologia no intuito de tornar o tratamento ortodôntico mais confortável, menos visível, mais rápido e com um belo resultado. Diante destas evoluções focaremos os mantenedores de espaço e a importância da sua utilização, quando a principal causa da perda precoce dos dentes decíduos é a doença cárie e o traumatismo. Segundo Korytnichi et al (1994), a perda precoce do segundo molares decíduos superiores ou inferiores após a erupção dos primeiros molares permanentes acarretam fechamento de espaço, especialmente quando o sucessore permanente demorar para erupcionar. Barber (1982) alem disso, mesmo que os molares permanentes estejam em oclusão, esse fato não evitará a inclinação dos permanentes, entretanto a perda do espaço será menos severa do que a observada durante os movimentos ativos da erupção. Hinrichsen (1982) assim a instalação de um mantenedor faz-se necessário a fim de evitar repercussões danosas ao desenvolvimento normal da oclusão que pode acarretar em problemas futuros de maloclusão como: encurtamento do arco, inclinação mesial do primeiro molar permanente e a impacção do segundo prémolar que mesmo conseguindo irromper, se direcionar por lingual ou palatal acompanhado de giroversões, supra-erupção dos dentes antagonista e comprometimento do futuro suporte periodontal.

14 14 Boucher (1994) o emprego de dentes humanos naturais com o fim de substituir dentes perdidos foi implantado a muito tempo 1600 a 687 a.c sendo utilizados na elaboração de prótese dentais durante a primeira metade do século dezenove. MATERIAS E MÉTODOS A base para a elaboração desse trabalho foi pesquisar através de levantamento bibliográfico, sobre a importância de mantenedores de espaços e os vários tipos existentes no mercado. Para complementar a realização da pesquisa também foi utilizada a internet; assim como fotos que registrem os vários tipos de mantenedores, e as causas onde este aparelho se faz necessário.

15 15 TIPOS DE MANTENEDORES DE ESPAÇO 1. removíveis 2. fixos 1. Removíveis São aparelhos passivos que se estendem as regiões onde ocorreram perdas precoces de dentes. -Tipo Funcional Fig. 1: Mantenedor de Espaço Removível Funcional na fase de enceramento. Aparelho mantenedor de espaço funcional removível, indicado para perdas dentárias bilaterais e múltiplas extrações, são utilizados para sua confecção dentes pré-fabricados em resina acrílica ou dentes naturais do próprio paciente.

16 16 - Estéticos Funcionais Vantagens: 1. preservam o espaço e mantêm os dentes vizinhos adjacentes nas suas posições 2. impedem a extrusão dos dentes antagonistas 3. são estéticos 4. funcionais 5. fácil higienização 6. fácil construção Fig. 2 Arcada Dentária antes do Mantenedor de Espaço e depois do Mantenedor de Espaço. Indicado sempre que se perde um dente decíduo antes do período que ocorreria em condições normais, predispondo a uma maloclusão.

17 17 2. Fixos -Banda Alça Fig. 3: Mantenedor de Espaço Banda Alça. Aparelho fixo, indicado para manter o espaço dos dentes posteriores do arco. A alça deve ser satisfatoriamente larga para permitir a erupção do dente permanente sem que haja a necessidade da remoção do aparelho, devendo também estar próxima à mucosa sem pressioná-la. As vantagens da banda-alça é a facilidade de confecção, sessões clínicas curtas, e o baixo custo do material, entretanto, não devolvem a função mastigatória nem previne a extrusão do antagonista. Existe também uma variação deste aparelho chamado de coroa-alça onde a alça é soldada em uma coroa de aço cromado que são usadas em casos de lesões extensas de cárie necessitando de restauração da coroa dental. Quando não houver mais necessidade do aparelho a alça é removida, permanecendo a coroa como restauração do dente.

18 18 -Estético Funcional Fixo Fig. 4: Arcada dentária com Mantenedor de Espaço vista vestibular, vista palatina. Indicado quando há perde de um dente decíduo antes do período correto em condições normais, ocorrendo a maloclusão.

19 19 -Arco Lingual de Nance Fig. 5: Mantenedor de Espaço Arco Lingual de Nance. Aparelho mantenedor de espaço fixo, constituído de um arco que tangencia a face lingual dos incisivos mandibulares na altura dos terços cervicais, sendo soldadas as suas extremidades nas bandas instaladas nos primeiros molares permanentes mandibulares. Indicado para em casos de exodontias múltiplas bilaterais de dentes decíduos. -Botão de Nance Fig. 6: Mantenedor de Espaço Botão de Nance.

20 20 Aparelho ortodôntico fixo dento-muco suportado, indicados para perdas múltiplas e bilaterais de molares decíduos superiores, e serve como mecanismo de ancoragem intrabucal como: estabilização dos molares distalizados por forças ortodônticas acopladas ou não ao próprio Botão de Nance, ancoragem do arco superior durante a fase de alinhamento e ancoragem para retratação de pré-molares e caninos, alem de permitir várias modificações no aparelho original. O Botão de Nance pode ser soldado na banda molar ou encaixado no tubo lingual colocado na face palatina das bandas, permitindo a remoção. -Barra Palatina Fig. 7: Mantenedor de Espaço Barra Palatina. Geralmente serve como ancoragem, segura os dentes molares no lugar para não perder o espaço na arcada dentária, ou pra não sofrer giroverssão. A Barra Palatina também pode ser soldada nas bandas dos molares, ou encaixada no tubo lingual na face palatina das bandas permitindo a remoção e ativação com maior facilidade.

21 21 DISCUSSÃO A conservação dos dentes decíduos com alterações provocadas por lesões de cárie e traumatismo é um dos grandes objetivos na odontopediatria. A perda prematura desses dentes pode deixar muitas sequelas, entre as quais a perda de espaço necessária aos permanentes substitutos. As lesões traumáticas dos dentes anteriores atingem nas crianças, uma porcentagem elevada de difícil prevenção. As quedas aparecem sempre como o principal fator, pois ocorrem nos esportes, jogos e brinquedos com muita freqüência, geralmente com meninos. Entretanto, são também comuns os relatos de traumas produzidos por algum objeto ou por acidente automobilístico. Existem numerosas informações sobre o traumatismo nos dentes anteriores das crianças. Jacobsen relata que, na Dinamarca, 30% sofrem injurias traumáticas nos dentes decíduos, e 22% nos dentes permanentes. No Brasil, Bijella encontrou também em escolares com idade entre 7 e 15 anos uma prevalência de 6%. Os maiores números injúrias traumáticas em dentes decíduos, ocorrem entre um ano e meio e três anos de idade e em dentes permanentes entre 7 a 10 anos, sendo que os meninos estão mais sujeitos aos traumatismos dentários do que as meninas. Seja qual for o tipo da perda precoce dos dentes ocasionara movimentos indesejáveis que podem comprometer a oclusão dentária do paciente. Portanto o diagnóstico correto previne para não ocorrer um planejamento inadequado da manutenção de espaço. O exame clínico e o radiológico são basicamente corretos e seguros para se fazer o diagnóstico. Na radiografia pode-se verificar o estagio de desenvolvimento do germe e as tabelas de cronologia de erupção que serão úteis para um bom diagnóstico da perda precoce, e também como as sequelas sofridas no trauma. Manter o espaço para a erupção dos dentes sucessores permanentes durante as fases de dentição decídua e mista, é importante para o desenvolvimento normal da oclusão, mas também outros requisitos devem ser observados e analisados, pois as perdas dos dentes acarretam problemas de fonação, deglutição, mastigação, interposição da língua, estética etc.

22 22 Devido a estes fatos, tem sido recomenda a instalação do aparelho mantenedor de espaço, pois a sua finalidade é evitar ou mesmo reduzir irregularidades que venham cometer a dentição permanente como o apinhamento e desvios dentários. Os tipos de mantenedores de espaço devem ser indicados aos pacientes levando em consideração a idade e o fator de cooperação, geralmente crianças com pouca idade são recomendadas os dispositivos fixos, e os removíveis para crianças com maior conscientização quanto ao uso e higienização.

23 23 CONCLUSÃO Através desse estudo, conclui-se que a perda precoce dos dentes decíduos é um fato que segundo dados observados ocorrem entre 7% a 10% na infância, seja por trauma. Recursos radiográficos, do tipo panorâmica e exames clínicos, favorecem um diagnóstico que permite ao profissional aplicar os procedimentos cabíveis em cada caso, quanto ao uso ou não dos mantenedores. Os mantenedores de espaços têm por finalidade manter o espaço para erupção do dente permanente no lugar certo, eles podem ser fixos ou removíveis e após a sua instalação é necessário o acompanhamento do odontopediatra, para observações e orientações pertinentes em cada caso. Os benefícios que estes tipos de aparelhos proporcionam vão desde aspectos funcionais, estéticos e psicológicos, além de contribuir para melhores condições bucais, proporcionando um grande número de contatos oclusais e recuperando a força muscular. Concluindo que o uso dos mantenedores de espaço é um dispositivo muito importante para evitar vários danos futuros em crianças. A partir desse estudo, acredito que outras questões relacionadas nesta área de atuação possam ser questionadas e exploradas em uma pesquisa futura.

24 24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 1. História da Ortodontia (1.000 anos a.c à 1.900). Disponível em Acesso em 14/06/ Jacinto-Gonçalves, Suzane Rodrigues e Duarte Gavião Maria Beatriz. Força de Mordida em crianças com mantenedor de espaço funcional na fase da dentadura mista inicial. Ver Dental Press Ortodon Ortop Facial Vol. 4 p Maringá Mantenedores de Espaço. Disponível em Acesso em 14/06/ Ramires-Romito, Ana Claudia Durante. et al. Odontopedriatria Resoluções Clínicas. Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Mestrado Odontopediatria. cap. VI. p Saiba se o seu filho precisa usar mantenedor de espaço. Colgate-Palmolive Disponível em: Acesso em: 14/06/ Sasaki, Juliana Nogueira. et al. Mantenedor de Espaço Fixo em Odontopediatria. Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP. Revista de Odontologia da UNESP 2007 Disponível em 7. Silva, Francisco Wanderley Garcia Paula; Sruani, Adriana Sasso; Queiroz, Alexandra Mussolino. Importância da manutenção de espaço em odontopediatria. Odontologia Clinica e Científica. a 6. v 4. p Recife Toledo, Orlando Ayrton. Odontopediatria Fundamentos para a Prática Clínica. cap p

MANTENEDORES DE ESPAÇO

MANTENEDORES DE ESPAÇO MANTENEDORES DE ESPAÇO Conceito São aparelhos ortodônticos usados para manter o espaço nas arcadas dentárias, por perda precoce de dentes decíduos. Classificação Quanto ao uso: fixos semifixos removíveis

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

MÁ-OCLUSÃO. Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal

MÁ-OCLUSÃO. Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal MÁ-OCLUSÃO Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal Sanitarista: Inconveniente estético ou funcional de grande magnitude que possa interferir no relacionamento do indivíduo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3 Série Aparelhos Ortodônticos EXTRABUCAL INTRODUÇÃO A ancoragem extrabucal ainda é um dos recursos mais utilizados e recomendados no tratamento da má oclusão de Classe II, primeira divisão, caracterizada

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente).

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). Consiste na regularização do alvéolo (local onde está inserido o dente), geralmente após a

Leia mais

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário IMPLANTE Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2 Sumário Introdução...03 Entenda como funciona o implante...04 Qual o melhor modelo de implante...06 O que é carga imediata...07 O que

Leia mais

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico.

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico. Introdução CONTENÇÕES EM ORTODONTIA em ortodontia é o procedimento para manter um dente recém- movimentado em posição por um período suficientemente prolongado para assegurar a manutenção da correção ortodôntica

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical Mordida Profunda Definição Trespasse vertical Mordida Profunda Diagnóstico Os fatores que contribuem variam de acordo com a oclusão: u Em boas oclusões é determinda por fatores dentários: t Comprimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO FLÁVIA PEDREIRA CIRURGIÃ DENTISTA DO HOSPITAL E MATERNIDADE PÚBLICA DONA REGINA 20 DE FEVEREIRO DE 2014 Se pretendermos que as crianças tenham uma qualidade

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Verticalização de Molares

Verticalização de Molares Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Verticalização de Molares Prof.: Paulo César Principais causas 1. Perdas precoce de molares decíduos Principais causas 2. Anodontia de 2 pré-molares !"#$"$%&'()*(+,($%-"%.+/0.+"123!

Leia mais

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo çã APARELHO DE HERBST COM CANTILEVER (CBJ) MAYES, 1994 Utiliza quatro coroas de açoa o nos primeiros molares e um cantilever,, a partir dos primeiros

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

2. Quando o implante dental é indicado?

2. Quando o implante dental é indicado? Dúvidas sobre implantodontia: 1. O que são implantes? São cilindros metálicos (titânio) com rosca semelhante a um parafuso que são introduzidos no osso da mandíbula (arco inferior) ou da maxila (arco superior),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA 1. ODONTOPEDIATRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

Reginaldo César Zanelato

Reginaldo César Zanelato Reginaldo César Zanelato Nos pacientes portadores da má oclusão de Classe II dentária, além das opções tradicionais de tratamento, como as extrações de pré-molares superiores e a distalização dos primeiros

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS. Informação ao paciente. Degussa Dental

Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS. Informação ao paciente. Degussa Dental Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS Informação ao paciente Degussa Dental Fornecido pelo seu cirurgião-dentista: Prezado(a) paciente, Mais cedo ou mais tarde acontece com cada um de nós: os primeiros

Leia mais

Programa Laboratorial (hands on em Manequim)

Programa Laboratorial (hands on em Manequim) PROGRAMA DE CURSO DE EXCELÊNCIA EM ORTODONTIA COM 8 MÓDULOS DE 2 DIAS MENSAIS Prof. ROQUE JOSÉ MUELLER - Tratamento Ortodôntico de alta complexidade em adultos : diagnóstico, planejamento e plano de tratamento.

Leia mais

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Empresarial. A solução definitiva em odontologia

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Empresarial. A solução definitiva em odontologia MANUAL DO ASSOCIADO Plano Empresarial A solução definitiva em odontologia MISSÃO DA EMPRESA O nosso compromisso é atingir e superar as expectativas dos clientes, garantindo sua total satisfação, fazendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA?

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? 1 O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? A descoberta da Osseointegração pelo professor Brånemark, na década de 50, revolucionou a reabilitação dos pacientes com ausências dentárias, com a utilização dos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO 474 UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO Fábio André Werlang 1 Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica;

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica; Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

Extração Seriada, uma Alternativa

Extração Seriada, uma Alternativa Artigo de Divulgação Extração Seriada, uma Alternativa Serial Extraction, an Alternative Procedure Evandro Bronzi Resumo A extração seriada é um procedimento ortodôntico que visa harmonizar

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Elásticos TIPOS DE ELÁSTICOS Borracha Natural - conservação amônia sensível ao ozônio vulcanizado Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais Elasticidade é a propriedade

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral.

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral. Instrução de Uso Tubos Os Tubos tem por finalidade transferir os esforços de: Arcos Intra e extra orais; Molas e Elásticos; Distalizadores; Barras transpalatinas e Quad Helix ; Placas Lábioativas. Promovem

Leia mais

RECUPERADORES DE ESPAÇO E SUA APLICAÇÃO CLÍNICA

RECUPERADORES DE ESPAÇO E SUA APLICAÇÃO CLÍNICA FOL Faculdade de Odontologia de Lins / UNIMEP RECUPERADORES DE ESPAÇO E SUA APLICAÇÃO CLÍNICA GUIDELINES ON THE USE OF SPACE REGAIN RENATO RODRIGUES DE ALMEIDA Professor assistente doutor do Departamento

Leia mais

A Importância do diagnóstico e intervenção precoce no tratamento das maloclusões em odontopediatria

A Importância do diagnóstico e intervenção precoce no tratamento das maloclusões em odontopediatria A Importância do diagnóstico e intervenção precoce no tratamento das maloclusões em odontopediatria The importance of early diagnosis and intervention in the treatment of malocclusion in pediatric dentistry

Leia mais

PORTFÓLIO. Produto: Software Odontológico

PORTFÓLIO. Produto: Software Odontológico PORTFÓLIO Produto: Software Odontológico Institucional A empresa LABDENT foi criada para desenvolver uma ferramenta/sistema/software odontológico a partir da carência do mercado em proporcionar para o

Leia mais

ODONTO IDÉIAS Nº 07. As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL

ODONTO IDÉIAS Nº 07. As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL ODONTO IDÉIAS Nº 07 As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL Nossa intenção com esta coluna é reconhecer o espírito criativo do Cirurgião Dentista brasileiro, divulgando

Leia mais

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS Dr. Alex Antônio Maciel de Oliveira Especialista em Implantodontia Consultor científico do Sistema Friccional de Implantes Kopp Contato: alexamaciel@hotmail.com Nos

Leia mais

RECUPERADORES DE ESPAÇO

RECUPERADORES DE ESPAÇO RECUPERADORES DE ESPAÇO Conceito Recuperadores de espaço são usados para recuperar o espaço perdido nas arcadas dentárias. Eles verticalizam os dentes que inclinaram, depois que outros foram perdidos.

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA Prémio Ortodontia 2015 TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA ARTIGO VENCEDOR RESUMO Os traumatismos em dentição decídua poderão afetar a dentição permanente, afetando

Leia mais

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES 21/06/2014 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde

Leia mais

Transplante Dental* Coordenador: MACEDO, Sérgio Bruzadelli

Transplante Dental* Coordenador: MACEDO, Sérgio Bruzadelli Transplante Dental* Coordenador: MACEDO, Sérgio Bruzadelli LIMA, Richard Presley 1 ; DOS SANTOS, Mateus Veppo 2 ; DE MOURA, Cariacy Silva 3 ; GUILLEN, Gabriel Albuquerque 4 ; MELLO, Thais Samarina Sousa

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA.

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA. LABORATÓRIO Joaquín Madrueño Arranz Direção Técnica em laboratório de prótese dental próprio Formação e Peritagem em próteses dentais (Fotografias clínicas cedidas pelo Dr. Villar) REABILITAÇÃO ATRAVÉS

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE SAÚDE DA MARINHA CENTRO MÉDICO ASSISTENCIAL DA MARINHA ODONTOCLÍNICA CENTRAL DA MARINHA

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE SAÚDE DA MARINHA CENTRO MÉDICO ASSISTENCIAL DA MARINHA ODONTOCLÍNICA CENTRAL DA MARINHA MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE SAÚDE DA MARINHA CENTRO MÉDICO ASSISTENCIAL DA MARINHA ODONTOCLÍNICA CENTRAL DA MARINHA PROGRAMA PARA A PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA E DA DOENÇA PERIODONTAL Serviço de Odontologia

Leia mais

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais,

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, 138 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, são sistemas de alimentação de catálogos

Leia mais

ELEMENTOS ESSENCIAIS DIAGNÓSTICO. Prof. Hélio Almeida de Moraes.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DIAGNÓSTICO. Prof. Hélio Almeida de Moraes. ELEMENTOS ESSENCIAIS DE DIAGNÓSTICO Prof. Hélio Almeida de Moraes. ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 Documentação do Paciente: 2 1- Ficha Clínica:- 2 A- Identificação: 2 B- Anamnese: 3 História da Família 3 História

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura Implantes dentários A solução mais natural, estética e segura Sorria naturalmente Os implantes dentários são tão reais como um dente: fiáveis, duradouros, estéticos e funcionais Os implantes: Em que consistem?

Leia mais

(VTO dentário) Resumo Este presente artigo teve por finalidade demonstrar, simplificadamente, o manejo

(VTO dentário) Resumo Este presente artigo teve por finalidade demonstrar, simplificadamente, o manejo iagnóstico Análise da Movimentação entária (VTO dentário) Adriano César Trevisi Zanelato*, Hugo José Trevisi**, Reginaldo César Trevisi Zanelato***, André César Trevisi Zanelato*, Renata Chicarelli Trevisi****

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

TÁGIDES Saúde e Bem-Estar

TÁGIDES Saúde e Bem-Estar TÁGIDES Saúde e Bem-Estar Estrada Nacional 1,Urbanização Quinta do Cabo, lojas 8 e 9, Povos 2600-009, Vila Franca de Xira Tel; 263209176 914376214 924376162 Email: tagides.sbe@gmail.com Ortodontia- Bases

Leia mais

AVULSÃO DE DENTES DECÍDUOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE

AVULSÃO DE DENTES DECÍDUOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE AVULSÃO DE DENTES DECÍDUOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE Denise Divina Américo Silva Vanessa Rodriguez Saroza Orientadora: Professora Dr a. Maria Librada Godoy Silveira E-mail: saroza25@hotmail.com

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA REDE DE SERVIÇOS DA SMSA DOCUMENTO AUXILIAR

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA REDE DE SERVIÇOS DA SMSA DOCUMENTO AUXILIAR PREFEITURA DE BELO HORIZONTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA REDE DE SERVIÇOS DA SMSA DOCUMENTO AUXILIAR COORDENAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL

Leia mais

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações Amarildo Aparecido Ferreira Junior¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹, Jaime Willian Dias¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Orientação para interessados em tratamento ortodôntico

Orientação para interessados em tratamento ortodôntico 1 Orientação para interessados em tratamento ortodôntico Dras. Rosana Gerab Tramontina e Ana Carolina Muzete de Paula Ortodontia é a ciência que estuda o crescimento e o desenvolvimento da face e das dentições

Leia mais

Diretrizes Assistenciais

Diretrizes Assistenciais Diretrizes Assistenciais Protocolo de Tratamento Odontológico Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2009 A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA UTMO Fernanda de Paula Eduardo Letícia Mello Bezinelli Pacientes que

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Assessoria ao Cirurgião Dentista. Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição 1I maio de 2014 11 3894 3030 papaizassociados.com.br 11 3894 3030 papaizassociados.com.br IMPORTÂNCIA DOS EXAMES RADIOGRÁFICOS

Leia mais

Classificação dos Núcleos

Classificação dos Núcleos OBJETIVO Núcleos Permitir que o dente obtenha características biomecânicas suficientes para ser retentor de uma prótese parcial fixa. Classificação dos Núcleos Núcleos de Preenchimento Núcleos Fundidos

Leia mais

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo!

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! É uma honra para a OdontoGroup tê-lo como cliente. Afinal, são mais de 18 anos trabalhando para levar a você e à sua família uma das melhores e mais seguras coberturas

Leia mais

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Quais são as causas da acne? Pele Sadia Pele com Acne Os poros obstruídos retêm oleosidade Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Inter-relação ortoimplante na. reabilitação oral.

Inter-relação ortoimplante na. reabilitação oral. Paulo Adriano Ferreira de Mendonça Inter-relação ortoimplante na reabilitação oral. Relato de caso Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Implantodontia, junto a Faculdades Unidas

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina Série Aparelhos Ortodônticos barra transpalatina INTRODUÇÃO A barra transpalatina (BTP) tem sido aplicada na mecânica ortodôntica de forma crescente e em muitas situações clínicas. Isto pela característica

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÃO 01 - Analise as seguintes afirmações relativas a cópias de segurança. I. No Windows é possível fazer automaticamente um backup, em um servidor de rede, dos arquivos que estão

Leia mais

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato ... vedar... obliterar... isolar do meio externo SELANTE É: Barreira Física Os selantes oclusais são reconhecidos como uma medida efetiva na PREVENÇÃO

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO USO E MANUTENÇÃO DO AASI E À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERDA AUDITIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva

Leia mais

Tracionamento ortodôntico de incisivos central e lateral superiores impactados: caso clínico

Tracionamento ortodôntico de incisivos central e lateral superiores impactados: caso clínico Caso Clínico Tracionamento ortodôntico de incisivos central e lateral superiores impactados: caso clínico Plínio Coutinho Vilas Boas*, Luís Antônio Alves Bernardes**, Matheus Melo Pithon***, Diogo Piacentini

Leia mais

IGC - Índice do Grau de Complexidade

IGC - Índice do Grau de Complexidade IGC - Índice do Grau de Complexidade Uma medida da complexidade do caso DI -American Board of Orthodontics Autorização American Board of Orthodon1cs- ABO Atualização: 13.05.2013 12. Outros Itens pontuados

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

Qualidade de vida com implantes dentários 1

Qualidade de vida com implantes dentários 1 DENTES BONITOS Qualidade de vida com implantes dentários 1 VOCÊ PODE REALMENTE IMPLANTAR ALEGRIA? Algumas vezes uma pequena peça de titânio pode revitalizar o seu sorriso e estimular a sua autoconfiança.

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Obrigações de meio e de resultado Publicado desde 8/8/2005 Érica Novas Da formação do contrato odontológico é que derivam obrigações para as partes contratantes. Todavia, apenas

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

APARELHOS ORTODÔNTICOS. e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES. Ortodontia & Ortopedia Facial. Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117

APARELHOS ORTODÔNTICOS. e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES. Ortodontia & Ortopedia Facial. Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117 APARELHOS ORTODÔNTICOS e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117 Ortodontia & Ortopedia Facial ORTODONTIA E Ortopedia Facial CUI CURI DADOS & OSIDADES Dr. Guilherme Thiesen

Leia mais