Aerogerador. Água. Alterações climáticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aerogerador. Água. Alterações climáticas"

Transcrição

1

2

3 Aerogerador Grande turbina, em forma de cata-vento ou moinho, colocada em lugares de muito vento; capta a energia do vento transformando-a em energia eléctrica. Água Substância transparente, inodora e insípida composta por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio (H 2 O); única substância que existe na Terra nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso); regula a temperatura da Terra e ocupa cerca de dois terços da sua superfície; essencial à vida. Alterações climáticas Conjunto de mudanças que o clima, de uma determinada região ou do Planeta Terra, sofreu e se prevê vir a sofrer, a longo prazo. Esta variação é medida pelas alterações nos valores médios registados ao longo da História, tais como a temperatura, os padrões do vento, a precipitação e outros fenómenos climatéricos. A variação do clima pode acontecer de forma natural, causada por processos externos ao planeta que vão desde a variação da energia solar que chega à terra até à variação da própria órbita terrestre; por processos internos ao planeta, tais como a deriva dos continentes, arrefecimento global e glaciações e vulcanismo; ou, mais recentemente, pelo resultado da actividade humana através da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera.

4 Ambiente... é o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações e dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do Homem. (Lei de Bases do Ambiente, Lei n.º 11/87, de 7 de Abril) Em Biologia, o meio ambiente traduz-se no conjunto das condições exteriores nas quais se desenvolve a vida dos seres vivos. Essas condições englobam factores de ordem física, tais como a temperatura, humidade, pressão, movimentos de água e da atmosfera, etc; e factores de ordem biológica que contemplam as relações entre os seres vivos. Aquecimento global Refere-se ao factor térmico e descreve o aumento da temperatura média na superfície e na atmosfera do Planeta Terra. Aquífero Reserva de água subterrânea. A água fica retida em rochas porosas e permeáveis dando origem a reservatórios. Esses reservatórios podem abastecer rios e poços e podem ser utilizados pelo homem como fonte de água para consumo. Também designado lençol de água subterrâneo ou lençol freático. Ar Mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. É constituído maioritariamente por azoto (78.1%), por oxigénio (20.9%) e por gases considerados raros (1%).

5 Arrefecimento global Descreve a descida total da temperatura na superfície e na atmosfera do Planeta Terra podendo desencadear uma era glaciar. Aterro Local destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela actividade humana. Os resíduos sólidos são enterrados de forma a que não fiquem em contacto com o lençol de água subterrânea nem em contacto com o ar, de forma a minimizar os impactos sobre a saúde pública e o ambiente. Atmosfera terrestre Camada fina de gases sem cor, sem cheiro e sem sabor, que envolve a Terra e que se encontra retida devido à gravidade e à temperatura baixa da superfície terrestre. Átomo Átomo é uma palavra de origem grega que significa indivisível. Todas as substâncias são formadas por partículas extremamente pequenas designadas átomos. Azoto Elemento químico representado pela letra N. Gás simples, incolor, inodoro e insípido; não participa na combustão nem na respiração; componente maioritário do ar (78.1%); também designado nitrogénio.

6 Barragem Barreira artificial, construída num rio, que permite a retenção de grande volume de água, tanto através da chuva como pela captação da água caudal do rio existente. Serve para abastecer zonas residenciais, agrícolas ou industriais, para produzir energia eléctrica ou para regular os caudais. Também designado açude ou represa. Biocombustível Combustível liquido ou gasoso de origem biológica ou de matérias não-fosséis que, quando em combustão, possui a capacidade de gerar energia. Biodegradável Substância, material ou composto que, após o seu uso, pode ser decomposto por processos biológicos naturais. Biodiversidade [...] compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre espécies e dos ecossistemas" (Convenção da Diversidade Biológica). Variedade e variabilidade de seres vivos em diferentes ecossistemas. A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Também designada diversidade biológica. Biologia Ciência que estuda os seres vivos. Deriva do latim, das palavras bio e logos que significam vida e estudo, respectivamente.

7 Biomassa Matéria orgânica de origem biológica ou de materiais não-fosséis; é a parte biodegradável de produtos e excedentes provenientes da floresta, bem como de indústrias adjacentes a esta, da agricultura, jardinagem, entre outros. É utilizada como combustível para produção de calor ou geração de energia eléctrica. Biota Conjunto total de organismos vivos que habitam um determinado ecossistema ou biótopo - componente viva do ecossistema. Biótopo Área geográfica onde vive uma determinada comunidade biológica ou biota - componente não-viva do ecossistema. Calor Refere-se à energia térmica que transita entre dois corpos devido à diferença de temperatura existente entre eles. Carbono Elemento químico representado pela letra C; elemento básico na composição dos seres vivos, tornando-o indispensável para a vida no Planeta; está presente na atmosfera, nos oceanos, nos solos, nas rochas sedimentares e nos combustíveis fósseis. O grafite (carvão do lápis) e o diamante são constituídos por carbono.

8 Central eléctrica Instalação industrial onde se produz energia eléctrica. Pode referir-se a central eléctrica solar, central eólica, central hidroeléctrica, central geotérmica e central nuclear. Central solar Espaço terrestre onde estão concentrados vários painéis solares destinados a transformarem a energia solar em energia eléctrica. Central eólica Espaço terrestre ou marítimo onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformarem a energia eólica em energia eléctrica. Também designado parque eólico. Central geotérmica Instalação industrial que utiliza a energia geotérmica, o calor que provém do interior da Terra, para gerar energia eléctrica. Central hidroeléctrica Instalação industrial onde se produz energia eléctrica a partir de energia hidráulica. Localiza-se, normalmente, nos leitos dos rios ou em zonas onde as águas desaguam em superfícies naturais ou artificiais.

9 Central nuclear Instalação industrial onde se produz energia eléctrica a partir da energia libertada em forma de calor, por meio de uma reacção em cadeia de urânio. Central termoeléctrica Instalação industrial onde se produz energia eléctrica a partir da energia libertada em forma de calor, por meio de combustão de algum tipo de combustível renovável ou nãorenovável. Geralmente, funciona a partir da energia proveniente da queima dos combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo ou gás natural). Chuva Fenómeno meteorológico que consiste na queda (precipitação) de água no estado liquido sobre a superfície da Terra; forma-se nas nuvens. Ciclo da água Constante mudança do estado da água na natureza; decorre através da circulação contínua de água entre os oceanos, os continentes e a atmosfera. O grande motor deste ciclo é a energia solar e a gravidade. Também designado ciclo hidrológico. Clima Conjunto das condições atmosféricas que caracterizam um determinado lugar, região ou país. Os elementos do clima são a temperatura, a pressão atmosférica, o vento, a humidade, a chuva e a nebulosidade.

10 Comburente Elemento essencial à ocorrência de combustão. O mais comum dos comburentes é o oxigénio, embora existam outros exemplos, como o cloro e o enxofre. Combustão Processo de obtenção de energia que para ocorrer necessita de um combustível (o material a ser queimado), um comburente (geralmente, o oxigénio) e uma fonte ignição (ex: faísca ). Combustível Qualquer substância susceptível de combustão (ex: madeira, papel, etc.) através da qual liberta energia, na forma de calor, chamas e gases. Combustível fóssil Substância formada por compostos de carbono usada para alimentar a combustão; resultado de um processo muito lento de decomposição de matéria orgânica (plantas e animais); considerado não renovável. Existem três grandes tipos de combustível fóssil: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Também designado combustível mineral. Compostagem Processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica (ex: estrume, folhas, papel e restos de comida) num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

11 Desenvolvimento Sustentável Tipo de desenvolvimento sócio-económico no qual existe uma melhoria das condições de vida dos cidadãos a nível social e cultural sem colocar em risco o futuro estado dos recursos e dos processos naturais. O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. (Relatório Brundtland, 1987) Dióxido de carbono Gás atmosférico, inodoro, incolor e insípido constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono (CO 2 ); não é combustível nem alimenta a combustão; é um gás mais denso que o ar. Ecologia Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente físico e biológico em que vivem. A palavra Ecologia tem origem no grego oikos que significa casa, e logos que significa estudo, sendo que se entende por casa o nosso meio ambiente. Ecoponto Conjunto de contentores individuais para deposição selectiva de diferentes tipos de resíduos sólidos urbanos, para posterior reciclagem; existem quatro tipos de contentores, sendo que cada um deles apresenta cor e sinalética específicas, relativas ao tipo de material que nele pode ser depositado: contentor azul (papelão) serve para depositar embalagens de papel e cartão, jornais, revistas e papel de escrita; contentor amarelo (embalão/plasticão), destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; contentor verde (vidrão) é para o vidro; contentor vermelho (pilhão) serve

12 para as pilhas; contentor cor de laranja (oleão), serve para depositar o óleo alimentar usado. Ecossistema Conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interacções desses organismos com o meio e entre si. São exemplos de ecossistema, uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. Efeito de estufa Processo natural que ocorre quando uma parte da radiação solar, reflectida pela superfície terrestre, é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera (como o dióxido de carbono ou CO2). A energia do sol aquece a superfície da terra e, à medida que a temperatura aumenta, o calor é radiado novamente para a atmosfera sob a forma de energia infravermelha (calor). Este processo regula a temperatura da superfície terrestre, sendo portanto, não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção da vida sobre a Terra. Energia Termo que se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma acção"; tudo quanto é susceptível de produzir ou transformar-se em trabalho; apresenta-se sob várias formas na natureza. Uma forma de energia pode converter-se ou transformar-se noutra forma de energia. Para a utilização humana, podem-se dividir os tipos de energia em dois grupos principais: renováveis e não-renováveis.

13 Energia alternativa Energia usada em alternativa ao modelo energético tradicional para produzir energia eléctrica. É obtida a partir de fontes naturais, sendo menos poluidora e causando menos impactos ambientais. Os principais tipos de energia alternativa, também designada energia renovável, são: energia eólica, energia hidráulica, energia nuclear e energia solar. Energia da biomassa Energia proveniente da combustão de matéria orgânica. O milho, a cana-de-açúcar, a madeira, a palha, a casca de arroz, o estrume, algas e lixo biodegradável são exemplos de biomassa utilizados para a conversão de energia. Energia cinética Energia associada ao movimento dos corpos. Depende da massa e da velocidade de um corpo. Assim sendo, a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. E quanto maior for a massa de um corpo maior será a sua energia cinética. Energia eléctrica Forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente eléctrica entre ambos; é obtida, principalmente, através de centrais termoeléctricas, hidroeléctricas, eólicas e termonucleares. É uma das formas de energia mais utilizada pelo Homem graças à facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante conversões.

14 Energia eólica Energia proveniente do vento; fonte natural de energia, renovável e limpa. Utilizada para produzir energia eléctrica, entre outras, através de aerogeradores. Se for utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução da emissão de gases de efeito de estufa. Energia geotérmica Energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Geo significa terra e térmica significa calor, por isso energia geotérmica é a energia calorífica que vem da terra. Este calor pode ser usado para o aquecimento do ambiente e de águas e para a produção de energia eléctrica, através das centrais geotérmicas. Fonte natural de energia, renovável e limpa. Energia hidráulica Energia proveniente da força de uma massa de água. Manifesta-se na natureza através de fluxos de água, como os rios e lagos, e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Fonte natural de energia, renovável e limpa. Utilizada para produzir energia eléctrica, normalmente, através das barragens. Também designada hídrica. Energia hidroeléctrica Energia eléctrica produzida através do movimento da água. Normalmente, a energia hidroeléctrica é obtida através das barragens, contudo existem diques que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar pela turbina de forma a produzir energia eléctrica.

15 Energia mareomotriz Energia proveniente do movimento das águas do mar; fonte natural de energia, renovável e limpa. Produz energia eléctrica usando a energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Existem dois tipos de energia mareomotriz: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Energia não-renovável Energia cujas fontes se encontram na natureza em quantidades limitadas e que se extinguem com a sua utilização. Têm reservas finitas uma vez que é necessário muito tempo para as repor. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não-renováveis os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) e o urânio que é a matéria-prima necessária para obter a energia nuclear. Energia nuclear Energia obtida, quer a partir da fissão ou divisão de núcleos pesados, como o urânio, quer a partir da fusão ou junção de núcleos leves, como o hidrogénio. Pode ser utilizada para produzir energia eléctrica. Também designada energia atómica. Energia das ondas Energia proveniente das ondas oceânicas; fonte de energia natural, renovável e limpa. Pode ser utilizada para produzir energia eléctrica.

16 Energia potencial Energia que está armazenada num corpo material ou numa posição no espaço e que pode, a qualquer momento, manifestar-se, por exemplo sob a forma de movimento. Encontra-se num determinado sistema e pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. Energia renovável Energia obtida através de fontes naturais, capazes de se regenerarem (renovarem), isto é, não se esgotam; energia limpa uma vez que não polui o ambiente; é uma alternativa ao sistema energético tradicional. Como exemplos de energia renovável temos a energia solar (sol), energia eólica (vento), energia hidráulica (água), energia geotérmica (calor interno da terra) e mareomotriz (marés). Energia solar Energia proveniente do sol; fonte de energia natural, renovável e limpa. É utilizada para o aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica. Energia termoeléctrica Energia produzida através da combustão de materiais renováveis ou não-renováveis, geralmente a partir de carvão mineral, petróleo ou gás natural. Energia térmica Energia proveniente do constante movimento das partículas atómicas, que formam as diferentes substâncias; está directamente associada à temperatura de um sistema.

17 Estado do tempo Conjunto das condições meteorológicas que se verificam num determinado local, país ou região, num momento específico. Geralmente, pode ser descrito pelas condições de pluviosidade, nebulosidade, temperatura e vento. Gelo Estado sólido da água. Única substância na Terra em que a sua densidade no estado sólido é inferior à sua densidade no estado líquido. Frio Refere-se à reduzida temperatura de um corpo ou meio específico. Gases de efeito estufa Substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelha (calor) emitida, principalmente, pela superfície terrestre, mantendo o calor no interior da estufa; impedem que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço. Os gases de efeito de estufa mais importantes são o CO 2 (dióxido de carbono), CH 4 (metano), N 2 O (óxido nitroso), HFCs (hidrofluorcarbonetos), PFCs (perfluorcarbonetos), SF 6 (hexafluoreto de enxofre) e ozono (troposférico). Geologia Ciência que estuda a Terra e a sua composição, bem como a sua estrutura, propriedades físicas, história e processos que lhe dão forma.

18 Gravidade Força de atracção mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros; é responsável por manter a Terra e os outros planetas nas suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em torno da Terra. Todas as massas se atraem, e quanto maiores e mais próximas, maior é a força de atracção. Habitat Local físico onde todos os seres vivos vivem e crescem naturalmente, obtêm alimento, abrigo e condições de reprodução. Hidrogénio Elemento químico representado pela letra H; no seu estado livre e em condições de temperatura e pressão normais é inodoro e não tem cor. Um átomo de hidrogénio é composto por um protão e um electrão. É o elemento mais abundante no universo e a fonte de toda energia que nós recebemos do sol. Está presente na água e em todos os compostos orgânicos e seres vivos, podendo reagir quimicamente com muitos outros compostos. Hidrosfera Esfera de todas as formas de água existentes no Planeta que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Consiste principalmente nos oceanos, mas inclui todos os ambientes aquáticos, como os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo e vapor de água. A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta.

19 Humidade Descreve a quantidade de vapor de água que existe em suspensão na atmosfera, formando nuvens e precipitação; pode variar de um lugar para outro e até num mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano. Maré Alterações do nível das águas do mar causadas pela atracção gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, da atracção gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra. Meteorologia Ciência que estuda os fenómenos atmosféricos, com especial ênfase na previsão do estado do tempo. Natureza Envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção humana. Tem como característica fundamental o facto de ser natural. Nebulosidade Fracção do céu coberta por nuvens num dado momento.

20 Neve Fenómeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. Nevoeiro Suspensão de minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo numa camada de ar próxima à superfície da Terra. Quando a visibilidade horizontal no solo é inferior a 1 Km usa-se o termo nevoeiro; quando a visibilidade horizontal no solo é superior a 1 Km usa-se o termo neblina. Nuvem Conjunto visível de gotículas de água condensada, provenientes da evaporação da água na superfície da Terra ou de cristais de gelo que se formam em torno de núcleos microscópios, geralmente de poeira suspensa na atmosfera. Oceano Extensão incomensurável de água salgada que cobre, aproximadamente, 71% da superfície da Terra; separa as massas continentais; é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Onda oceânica Onda que ocorre nos oceanos. Provocada pelo vento que cria forças de pressão e fricção que agitam a superfície dos oceanos. O vento ao transferir parte da sua energia para a água faz com que as partículas à superfície tenham um movimento elíptico, isto é, uma

21 combinação de ondas longitudinais (para a frente e para trás) e transversais (para acima e para baixo). Oxigénio Elemento químico representado pela letra O; gás simples, incolor, inodoro, comburente, mas não combustível, muito pouco solúvel na água. Na sua forma O 2 (constituído por dois átomos de oxigénio na sua forma elementar) faz parte do ar (cerca de 20%) e sustenta a respiração e a combustão; é fundamental na atmosfera porque os animais e as plantas precisam dele para viver. Painel solar Dispositivo utilizado para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica, através de células fotovoltaicas ou solares. Planeta Terra Terceiro planeta do sistema solar, tendo em conta a ordem de afastamento do Sol; é o maior dos quatro planetas rochosos; mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectónicas e um forte campo magnético; tem uma forma esférica, contudo a sua rotação causa uma pequena deformação para a forma elipsoidal (achatada nos pólos). Pluviosidade Quantidade de chuva que cai numa determinada região, num determinado período de tempo.

22 Poluição Introdução pelo homem, directa ou indirectamente, no meio ambiente, de qualquer material ou energia que altere as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, podendo ser prejudicial tanto à vida humana como não humana. Precipitação Descreve a queda de água no estado liquido (chuva) ou sólido (neve e granizo). Resulta da condensação do vapor de água que existe na atmosfera. Pressão atmosférica Pressão exercida pelo peso da atmosfera sobre a superfície terrestre; depende da altitude do local, pois à medida que nos afastamos da superfície do planeta, o ar torna-se cada vez mais rarefeito, e, portanto, exerce uma pressão cada vez menor. Quente Refere-se à elevada temperatura de um corpo ou meio específico. Reciclagem Conjunto de técnicas através dos quais materiais, que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados em matéria-prima na criação de um novo produto. Os exemplos mais comuns de materiais reciclados são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não-renováveis e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final.

23 Reduzir Existem três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo no meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir significa diminuir os materiais que consumimos e que, mais tarde, se tornam lixo. Rio Corrente natural de água que flui continuamente; possui um caudal considerável e desagua no mar, num lago ou noutro rio. Resíduos sólidos Constituem aquilo que genericamente se chama lixo; materiais sólidos e semi-sólidos, gerados pela actividade humana, que são considerados inúteis para serem conservados, e que devem ser descartados ou eliminados. Reutilizar Existem três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo no meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. Reutilizar significa voltar a usar materiais usados, em vez de os colocarmos no lixo. Ser vivo Organismo de origem natural provido de vida própria. É constituído por células, cresce e desenvolve-se, responde a estímulos do meio e reproduz-se (há excepções, por exemplo a mula). As plantas, os fungos, os animais, as bactérias e os vírus são seres vivos.

24 Sol Estrela central do sistema solar, em volta do qual gravitam a Terra, planetas, asteróides, cometas e poeiras, e do qual vem o calor e a luz. Temperatura Medida de energia cinética associada ao movimento aleatório das partículas que compõem um dado sistema físico; é naturalmente afectada pelas condições meteorológicas. Vento Resulta da deslocação de massas de ar, originada pelos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas; é influenciado por efeitos locais como o relevo e a rugosidade do solo.

25

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento.

Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento. Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento. Ä A água é indispensável ao Homem, a sua falta ou o seu excesso, pode ser-lhe

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas Os combustíveis fósseis e as energias alternativas O que são combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível. São alguns exemplos

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Itens do capítulo 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5. A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5.1 O consumo

Leia mais

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo INTRODUÇÃO: Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso,

Leia mais

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes Disciplina: - 2014 A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no UNIVERSO FONTES DE ENERGIA FONTES

Leia mais

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo.

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo. Ciclo hidrológico Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície

Leia mais

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia.

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia. Apague velhos hábitos. Acenda uma grande idéia. Crise Energética Por que todos falam em crise energética? Porque a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

O MUNDO ONDE VIVEMOS!

O MUNDO ONDE VIVEMOS! O MUNDO ONDE VIVEMOS! PLANETA TERRA BIOSFERA (SERES VIVOS) ATMOSFERA (AR) HIDROSFERA (ÁGUA) LITOSFERA (TERRA) AMBIENTE NO SÉC. S XX A TEMPERATURA DA TERRA AUMENTOU MAIS OU MENOS DE 0,6ºC C A 2ºC. 2 AS

Leia mais

Energia e Meio Ambiente

Energia e Meio Ambiente INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Energia e Meio Ambiente Rodrigo Valle Cezar O que é Energia INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Tudo o que existe no mundo é energia. A luz O calor A matéria Os Átomos As estrelas A

Leia mais

rotulagem de energia eléctrica

rotulagem de energia eléctrica rotulagem de energia eléctrica ROTULAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA A produção e a distribuição de energia eléctrica são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. A rotulagem de energia eléctrica pretende

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP)

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) PROBLEMAS AMBIENTAIS Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) Liga-se com a hemoglobina impedindo o O2 de ser conduzido INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno

Leia mais

TEMA 4 VAPOR DE ÁGUA, NÚVENS, PRECIPITAÇÃO E O CICLO HIDROLÓGICO

TEMA 4 VAPOR DE ÁGUA, NÚVENS, PRECIPITAÇÃO E O CICLO HIDROLÓGICO TEMA 4 VAPOR DE ÁGUA, NÚVENS, PRECIPITAÇÃO E O CICLO HIDROLÓGICO 4.1 O Processo da Evaporação Para se entender como se processa a evaporação é interessante fazer um exercício mental, imaginando o processo

Leia mais

CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS

CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS CAPÍTULO 10 ENERGIAS RENOVÁVEIS FONTES ALTERNATIVAS. O Sol, o vento, os mares...fontes naturais de energia que não agridem o meio ambiente. Será viável utilizá-las? A Energia renovável é aquela que é obtida

Leia mais

5ª série / 6º ano 1º bimestre

5ª série / 6º ano 1º bimestre 5ª série / 6º ano 1º bimestre Água e o planeta Terra Hidrosfera Distribuição e importância Hidrosfera é o conjunto de toda a água da Terra. Ela cobre 2/3 da superfície terrestre e forma oceanos, mares,

Leia mais

Disciplina: Ciências Físico Químicas. Tema: Sustentabilidade na Terra. Realizado por: Alexandra Fernandes

Disciplina: Ciências Físico Químicas. Tema: Sustentabilidade na Terra. Realizado por: Alexandra Fernandes Disciplina: Ciências Físico Químicas Tema: Sustentabilidade na Terra Subtema: Os recursos naturais e a Realizado por: Alexandra Fernandes Mangualde, 16 de Junho de 2011 Índice Introdução A importância

Leia mais

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural Engenharia Florestal Desenvolvimento Rural 2/05/2010 Trabalho realizado por : Ruben Araújo Samuel Reis José Rocha Diogo Silva 1 Índice Introdução 3 Biomassa 4 Neutralidade do carbono da biomassa 8 Biomassa

Leia mais

1. A água. 1.1. A água e as atividades humanas

1. A água. 1.1. A água e as atividades humanas 1. A água 1.1. A água e as atividades humanas O homem utiliza a água para os mais determinados fins (Figura 1): consumo doméstico higiene pessoal e da casa, preparar os alimentos; agricultura; indústria;

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funções vitais. A energia necessária para a vida na Terra provém praticamente toda do sol. Contudo,

Leia mais

Problemas Ambientais

Problemas Ambientais Problemas Ambientais Deflorestação e perda da Biodiversidade Aquecimento Global Buraco na camada de ozono Aquecimento Global - Efeito de Estufa Certos gases ficam na atmosfera (Troposfera) e aumentam

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara PETRÓLEO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara CONCEITO E ORIGEM Petróleo: do latim petrus (pedra) + oleum (óleo) = óleo de pedra É uma substância de origem orgânica, oleosa, inflamável, geralmente menos densa

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24 Sumário Os planetas do Sistema Solar e as suas principais características. (BI dos Planetas do Sistema Solar). Atividade Prática de Sala de Aula Características dos planetas. Preenchimento de tabelas,

Leia mais

Jogo das Energias. 2 Colar as peças (em anexo) nas cartolinas, de acordo com as cores indicadas. Energia da biomassa

Jogo das Energias. 2 Colar as peças (em anexo) nas cartolinas, de acordo com as cores indicadas. Energia da biomassa Jogo das Energias Material: - Cartolinas (amarela, vermelha, azul e verde) - Canetas/lápis de cor - Tesouras - Cola - Bostik - Giz (amarelo, vermelho, azul e verde) Procedimento: 1 Recortar as cartolinas

Leia mais

A Questão da Energia no Mundo Atual

A Questão da Energia no Mundo Atual A Questão da Energia no Mundo Atual A ampliação do consumo energético Energia é a capacidade que algo tem de realizar ou produzir trabalho. O aumento do consumo e a diversificação das fontes responderam

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS

CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES DE FONTES ENERGÉTICAS CLASSIFICAÇÃO E VIABILIDADES 1 INTRODUÇÃO NA PRÉ HISTÓRIA O HOMEM UTILIZAVA SUA PRÓPRIA ENERGIA PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES TRANSFERÊNCIA DO ESFORÇO PARA OS ANIMAIS 2 APÓS A INVENSÃO DA RODA: UTILIZAÇÃO

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Fontes Alternativas de Energia CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: - Conhecer as diferentes formas

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear.

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Tipos de Energia Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Primaria fontes que quando empregadas diretamente num trabalho ou geração de calor. Lenha, para produzir

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS Laís Schiavon Da Rocha ¹ Rozanda Guedes Da Silva Costa ² O desenvolvimento econômico e os altos padrões de vida são processos complexos

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Azambuja Abril/2008. Recursos Naturais. Melissa Albuquerque 8º C. Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Azambuja Abril/2008. Recursos Naturais. Melissa Albuquerque 8º C. Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Azambuja Abril/2008 Recursos Naturais Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira Melissa Albuquerque 8º C INTRODUÇÃO Recursos Naturais, foi o tema escolhido por nós.

Leia mais

Geografia. Professor: Jonas Rocha

Geografia. Professor: Jonas Rocha Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos

Leia mais

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas As definições de clima e tempo frequentemente são confundidas. Como esses dois termos influenciam diretamente nossas vidas, é preciso entender precisamente o que cada um significa e como se diferenciam

Leia mais

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa)

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aymoré de Castro Alvim Filho Eng. Eletricista, Dr. Especialista em Regulação, SRG/ANEEL 10/02/2009 Cartagena de Indias, Colombia Caracterização

Leia mais

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Energia. Conceito. Origem e interação entre as fontes e formas de energia. Conversão de energia. Unidades de energia. Prof. Dr. Eduardo Di Mauro Departamento de Física,

Leia mais

A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ

A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ 8-6-2012 TEMA III A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ Ano Lectivo 2011/2012 Geologia Joana Pires nº15 12ºB Glaciares Os glaciares são massas de gelo que se originam á superfície terrestre devido à acumulação,

Leia mais

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos 1. Estrutura da atmosfera 1. Estrutura da atmosfera 2. Composição química Dióxido de carbono D i ó x i d o Árgon Outros gases Oxigénio

Leia mais

DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos.

DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. R O C H A DEFINIÇÃO: Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. O petróleo e seus derivados têm a maior participação na

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

Gabarito. Construindo no presente um futuro melhor. Unidade 2

Gabarito. Construindo no presente um futuro melhor. Unidade 2 Gabarito Construindo no presente um futuro melhor Unidade 2 Curso: Ensino Médio Disciplina: Física Capítulo Página 81 1. a) Petróleo, quase 0% da produção mundial. b) Hidoelétrica, quase %. c) Como o Brasil

Leia mais

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor. Encanador 1) Objetivos Gerais Aprofundar os conhecimentos sobre o profissional que tem como um dos focos de trabalho a água e o saneamento básico, assim como problemas que podem ocorrer quando houver sinistros

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior INTRODUÇÃO Durante milhões de anos a Terra passou por ciclos naturais de aquecimento

Leia mais

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS Meio Ambiente Tudo que está a nossa volta: todas as formas de vida e todos os elementos da natureza. Ecologia Ciência que estuda a relação dos seres vivos

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco

Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco Tempo (Precipitação, nuvens, ventos, humidade, temperatura ) A forma que a Natureza tem de equilibrar as

Leia mais

Sinais. O mundo está a mudar

Sinais. O mundo está a mudar Sinais O mundo está a mudar O nosso Planeta está a aquecer, do Pólo Norte ao Polo Sul. Os efeitos do aumento da temperatura estão a acontecer e os sinais estão por todo o lado. O aquecimento não só está

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

Interacção da Radiação com a Matéria

Interacção da Radiação com a Matéria Interacção da Radiação com a Matéria Já sabemos que: As radiações eletromagnéticas têm comportamento ondulatório e corpuscular. Cada radiação apresenta as suas características individuais; Os corpúsculos

Leia mais

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa

Leia mais

1. Evolução da atmosfera

1. Evolução da atmosfera 1. Evolução da atmosfera Breve história O nosso planeta está envolvido por uma camada gasosa atmosfera cuja espessura é de aproximadamente 1110 km (+- 1/5 do raio terrestre). Esta camada gasosa tem várias

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE A química é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades e as transformações da matéria. Ela é frequentemente

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

Conceito e Evolução da utilização da Energia

Conceito e Evolução da utilização da Energia Energia Limpa Agenda O que é energia limpa? Tipos de energia limpa Energia Hídrica Energia Eólica Energia Geotérmica Biomassa Energia Solar Energia do Mar O Brasil neste cenário Protocolo de Kyoto Conceito

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

Importância do ar para os seres vivos

Importância do ar para os seres vivos Importância do ar para os seres vivos A ATMOSFERA A atmosfera éconstituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA: Éa camada mais próxima da terra. Éconstituída por uma

Leia mais

NÚCLEO GERADOR: URBANISMO E MOBILIDADE. Tema: A Agricultura

NÚCLEO GERADOR: URBANISMO E MOBILIDADE. Tema: A Agricultura NÚCLEO GERADOR: URBANISMO E MOBILIDADE Tema: A Agricultura A agricultura Um dos principais problemas da humanidade é conseguir fornecer a todas as pessoas alimentação suficiente e adequada. Crescimento

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento

Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento O Sistema Terra Lua e o passado da Terra O Sistema Terra Lua A conquista da Lua pelo Homem (em 21 de Julho de 1969), tornou possível conhecer com

Leia mais

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos:

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Conceito são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Renováveis renovação em um curto período de tempo; Não renováveis

Leia mais

A água. Alexandra Daniela

A água. Alexandra Daniela A água Novembro de 2007 Alexandra Daniela Luciana 12 1 Essa água poluída pode matar peixes e outros animais que a bebem e provocar doenças nas pessoas. Também faz com que as reservas de água potável (que

Leia mais

in Revista Visão Júnior, nº78, novembro de 2010 (adaptação gráfica)

in Revista Visão Júnior, nº78, novembro de 2010 (adaptação gráfica) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO Língua Portuguesa Esta Visão Júnior é dedicada ao ambiente. ( ) vais descobrir muitas formas diferentes de contribuir para preservar a Terra. O estado do planeta

Leia mais

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre 1 O relevo terrestre é formado e modelado pela ação de diversos agentes internos (movimentos tectônicos, vulcanismo, terremoto) e externos (ação das águas, do vento e do próprio homem). Explique de que

Leia mais

Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global

Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global Alterações Climáticas e Energia Três pontos de vista: Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global Impactos ambientais dos sistemas de produção de Energia de origem

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

Padrões de produção e consumo

Padrões de produção e consumo INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 113 Padrões de produção e consumo Recicloteca da COMLURB - Gávea 114 INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ÁGUA ATMOSFERA SOLO BIODIVERSIDADE

Leia mais

Banco de questões n.º1

Banco de questões n.º1 Banco de questões n.º1 Tema Terra em transformação Energia Lê o texto seguinte 1 : Introdução A grande diferença entre a nossa civilização e as anteriores é a capacidade de transformar e utilizar energia

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de:

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Lição N o 3 Água como solvente Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Mencionar as propriedades físicas da água. Descrever a composição química da água. Material de apoio

Leia mais

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.:

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= TEMPO ATMOSFÉRICO

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais