Seminários Enade 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminários Enade 2015"

Transcrição

1 Seminários Enade 2015 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES

2 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) é responsável por propor, planejar, programar e coordenar ações voltadas à avaliação dos cursos e instituições de educação superior. A DAES Realiza as avaliações in loco de cursos e Instituições de Ensino Superior (IES) e é responsável pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

3 Organograma da DAES DAES Diretoria de Avaliação da Educação Superior CGACGIES Coordenação-Geral dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior Atual responsável pelo BNI CGENADE Coordenação-Geral do Enade Atual responsável pelo Enade CGCQES Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior

4 Entendendo a CGCQES CGCQES Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Comissões Assessoras de Área Gestão de Exames Indicadores

5 Legislação Lei nº , de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007, republicada em 29 de dezembro de 2010 dentre outras instruções, consolida disposições sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e define o Inep como responsável por sua operacionalização sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES Portaria nº 3, de 6 de março de 2015 regulamenta o Enade Portarias das diretrizes de áreas (serão disponibilizadas no site do Inep a partir do dia 12 de junho de 2015).

6 Legislação A obrigatoriedade do Enade é estabelecida na Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação. Art. 33-G O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova. No Histórico escolar do estudante deve constar: Data da realização da prova; ou Dispensa oficial do Exame conferida pelo Ministério da Educação.

7 Áreas Avaliadas no Enade 2015 Conforme estabelecido na Lei do SINAES e ratificado na Portaria nº 40/2007 (em sua atual redação), o Enade faz avaliações trienais das seguintes áreas e eixos tecnológicos: Ano I: áreas da Saúde, Ciências Agrárias e afins; eixos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança; Ano II: áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e afins; eixos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Ano III: áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e afins; eixos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

8 Áreas Avaliadas no Enade 2015 A Portaria nº 03/2015 determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que: Conferem diploma de bacharel em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo. Conferem diploma de tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

9 Devem ser inscritos no Sistema Enade: I - estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015; (Estarão dispensados da realização do Exame) II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015; e III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015, término do período previsto no art. 11 desta Portaria Normativa.

10 Estudantes dispensados da inscrição no ENADE 2015: I - os estudantes dos cursos descritos no art. 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015; e II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante. Observação: Os estudantes que não preencherem o Questionário do Estudante serão considerados irregulares junto ao Enade.

11 Cronograma Enade 2015 Data Assunto Competência 22/05/2015 Divulgação das instruções técnicas para organização do Enade 2015 Manual do Enade Inep 09/06/2015 a Realização dos Seminários Enade, em Brasília, para informação e 11/06/2015 orientação das IES sobre o Exame em Inep 12/06/2015 Divulgação das diretrizes para as provas do Enade Inep Abertura do período de enquadramento dos cursos descritos no artigo 1º 15/06/2015 da Portaria Normativa nº 03 de 06/03/2015, nas respectivas áreas de IES abrangência do Enade /06/2015 a 26/06/ /07/2015 a 07/08/ /08/2015 a 21/08/ /08/2015 a 31/08/2015 Período de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores (art. 8º da Portaria Normativa nº 03, de 06/03/2015, para regularização da situação do componente curricular. Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2015 (art. 9º da Portaria Normativa nº 03, de 06/03/2015). Período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES Período para retificação de inscrições ou inscrição intempestiva de estudantes no Enade 2015 (art. 11º da Portaria Normativa nº 03 de 06/03/2015). IES IES Inep Estudante/IES

12 Cronograma Enade 2015 Data Assunto Competência 12/08/2015 a 31/08/ /09/ /10/2015 a 22/11/2015 Período para alteração de localidade de prova para estudantes amparados pelo artigo 13º da Portaria Normativa nº 03, de 06/03/2015 Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova. IES Inep Estudante 22/11/2015 Aplicação das provas do Enade Inep 23/11/2015 a 06/12/2015 Dezembro de 2015 Período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador de Curso. Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade IES Inep

13 Comissões Assessoras de Avaliação As Comissões Assessoras de Áreas são constituídas por especialistas representantes das áreas que são avaliadas pelo ENADE. Na composição dessas comissões são utilizados indicadores de qualidade que, por meio de metodologia específica para este fim, consideram o bom desempenho dos cursos, além da representatividade de instituições públicas e privadas e o respeito ao equilíbrio regional e à análise do currículo. Para o ENADE 2015 foram nomeadas 27 comissões, incluindo a de formação geral, tendo como alguns dos critérios preferencialmente titulação mínima de doutor, admitida a possibilidade de mestres e especialistas em casos específicos (em especial nos Cursos Superiores de Tecnologia).

14 Comissões Assessoras de Avaliação ÁREAS 2012 ÁREAS 2015 ADMINISTRACAO ADMINISTRAÇÃO TEC. EM COMÉRCIO EXTERIOR CIENCIAS CONTABEIS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEC. EM DESIGN DE INTERIORES CIENCIAS ECONOMICAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS TEC. EM DESIGN DE MODA COMUNICACAO SOCIAL CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEC. EM DESIGN GRÁFICO DESIGN COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO TEC. EM GASTRONOMIA DIREITO COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA TEC. EM GESTÃO COMERCIAL PSICOLOGIA DESIGN TEC. EM GESTÃO DA QUALIDADE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DIREITO TEC. EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIADO EXECUTIVO PSICOLOGIA TEC. EM GESTÃO FINANCEIRA TURISMO RELAÇÕES INTERNACIONAIS TEC. EM GESTÃO PÚBLICA TEC. EM GESTÃO COMERCIAL SECRETARIADO EXECUTIVO TEC. EM LOGÍSTICA TEC. EM GESTÃO DE RH TEOLOGIA TEC. EM MARKETING TEC. EM GESTÃO FINANCEIRA TURISMO TEC. EM PROCESSOS GERENCIAIS TEC. EM LOGÍSTICA FORMAÇÃO GERAL TEC. EM MARKETING TEC. EM PROC. GERENCIAIS FORMAÇÃO GERAL

15 Comissões Assessoras de Avaliação As Comissões Assessoras de Áreas são responsáveis pela definição das diretrizes do ENADE, as habilidades, competências e conteúdos das provas, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Durante o mês de maio, as 27 comissões estiveram reunidas no INEP para a definição das diretrizes, que serão publicadas até o dia 12 de junho e estarão disponíveis no portal do INEP. As diretrizes da avaliação das áreas são os referenciais para a decisão quanto à participação no exame (enquadramento).

16 Indicadores de Qualidade da Educação Superior São indicadores de qualidade (Art. 33-B da Portaria Normativa MEC Nº 40/2007): Conceito Enade Conceito Preliminar de Curso (CPC) Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

17 Conceito Enade A Nota Enade é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral (25%) e no Componente Específico (75%). Cálculo por Unidade de Observação, que consiste no conjunto de cursos de uma IES que compõem uma área de abrangência (enquadramento) em um mesmo município. As unidades de observação com menos de 2 (dois) concluintes participantes não obtêm Conceito Enade.

18 Conceito Preliminar de Curso (CPC) O CPC é calculado com base na avaliação de: As unidades de observação com menos de 2 ingressantes inscritos e menos de 2 concluintes participantes não obtêm CPC.

19 Índice Geral de Cursos Avaliados da Calculado, por IES, considerando: Instituição (IGC) - Média dos CPCs dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas. - Média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pósgraduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPCs dos cursos de graduação. Para maiores detalhes consultar as notas técnicas de cálculo dos indicadores:

20 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Componentes do Cálculo Conceito ENADE Concluintes Ingressantes Questionário do Estudante IDD Conceito Preliminar de Curso (CPC) Índice Geral de Cursos (IGC) Corpo Docente Pós-Graduação

21 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Divulgação O procedimento de divulgação dos indicadores de qualidade às instituições e ao público observará o disposto no Art. 34 da Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Período Previsto Assunto Competência Outubro/2016 Entre Outubro e Novembro/2016 Publicação da Portaria que estabelece os procedimentos de divulgação do CPC. Período de manifestação sobre os insumos dos indicadores. Publicação das notas técnicas de cálculo dos indicadores. Inep IES/Inep Dezembro/2016 Divulgação dos indicadores no DOU, no Portal do Inep e no sistema e-mec. Inep Janeiro/2017 Divulgação dos relatórios de curso, de IES, Síntese de Área e microdados do Enade. Inep

22

23 Sistema Enade

24 Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema e-mec são incorporadas ao Sistema Enade com atraso de um dia. e-mec d-1 Sistema Enade

25 Como acessar o Sistema

26 Educação Superior Enade - Inscrições

27 Ambiente das IES

28 Tela de Acesso ao Sistema

29 Funcionalidades do Ambiente do PI Enquadrar Curso Listar Enquadramentos Histórico de Inscrições Relatório de Presença Relatório de Regularidade

30 Tela Inicial do Ambiente do PI

31 Enquadrar Curso

32 Enquadrar Curso - selecionar a área de abrangência

33 Confirmar a área selecionada

34 Mensagem de Confirmação

35 Comunicação eletrônica enviada automaticamente ao coordenador do curso

36 Listar Enquadramentos Realizados

37 Ver detalhe do enquadramento Nesta tela, é possível observar o status da autenticação do coordenador do curso.

38 Status de Autenticação Coordenador não solicitou acesso ao Enade é exibido quando o coordenador ainda não solicitou acesso ao sistema. Coordenador solicitou acesso, mas não cadastrou senha coordenador solicitou o acesso, mas ainda não cadastrou senha. Neste caso, o sistema disponibiliza um código de ativação, que deve ser enviado ao coordenador de curso, caso este não receba a comunicação eletrônica enviada automaticamente pelo sistema Enade. Coordenador com senha cadastrada coordenador já tem acesso ao sistema.

39 Histórico de Inscrições Exibe a lista dos alunos inscritos, por curso, num determinado ano.

40 Modelo de Histórico de Inscrições O relatório é gerado em formato de planilha do Excel.

41 Relatório de Presença Gera relatório listando os alunos em situação regular junto ao Enade num determinado ano.

42 Modelo do Relatório de Presença O relatório é gerado em formato de planilha do Excel.

43 Relatório de Regularidade Gera relatório listando os alunos em situação regular junto ao Enade num determinado ano.

44 Modelo do Relatório de Regularidade O relatório é gerado em formato PDF.

45 Sair Encerra as atividades do PI no Sistema Enade.

46 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso Primeiro Acesso Alterar Senha Inscrição Inscrição em Lote Solicitar Inscrição de Estrangeiros Estudantes Inscritos Estudantes Selecionados Estudantes Não Selecionados Alteração Localidade de Prova Local de Prova

47 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso (cont.) Questionário do Estudante Questionário do Coordenador Encerrar Inscrições Reabrir Inscrições Relatório de Regularidade Dispensa de Estudantes Estudantes Dispensados

48 Tela de Acesso ao Sistema - coordenador

49 Primeiro Acesso Permite a criação de senha de acesso, viabilizando o acesso a todos os cursos do mesmo coordenador já enquadrados pelo PI.

50 Primeiro Acesso Remete mensagem eletrônica ao Coordenador informando o código de ativação para criação da senha de acesso.

51 Problemas no Primeiro Acesso

52 Esqueci minha senha Executa procedimentos análogos à opção primeiro acesso, permitindo ao Coordenador de Curso criar uma nova senha de acesso ao Sistema Enade.

53 Tela Inicial do Ambiente do Coordenador

54 Alterar Senha Permite ao Coordenador de Curso a alteração da própria senha de acesso ao Sistema Enade. A senha de acesso é vinculada ao CPF do Coordenador de Curso. Um coordenador que acumula a função em mais de um curso terá apenas uma senha de acesso ao Sistema Enade.

55 Alterar Senha mensagem de sucesso

56 Inscrição A inscrição de estudantes irregulares e regulares é feita em períodos distintos. 15/06/2015 a 26/06/2015 Período de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores (art. 8º da Portaria Normativa nº 03, de 06/03/2015) para regularização da situação do componente curricular. IES 06/07/2015 a 07/08/2015 Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2015 (art. 9º da Portaria Normativa nº 03, de 06/03/2015). IES

57 Inscrição Permite a inscrição individualizada de ingressante ou concluinte para cada curso enquadrado no Enade.

58 Inscrição cont. A partir do CPF informado, o Sistema Enade consulta os dados da Receita Federal e emite mensagens de alerta para a continuidade do procedimento de inscrição do estudante.

59 Inscrição cont.

60 Inscrição Dados Cadastrais O campo CI (carteira de identidade) é de preenchimento obrigatório e o telefone opcional.

61 Inscrição Atendimento especial

62 Atendimento Especial Inscrição Individualizada - é possível escolher mais de uma opção dentro de um tipo de atendimento. Por exemplo: Na inscrição individualizada de um determinado aluno será possível escolher as opções de Cegueira e Surdez. Inscrição em Lote é possível escolher apenas uma opção dentro de um tipo de atendimento. Por exemplo: No exemplo anterior, na inscrição em lote será possível a escolha de uma única opção (Cegueira ou Surdez). Neste caso recomenda-se a inscrição individualizada do aluno.

63 Inscrição Endereço A partir do CEP informado, o Sistema Enade consulta os dados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e preenche os campos UF, Município e Logradouro. O campo Logradouro pode ser editado.

64 Inscrição Dados escolares - Ingressante A situação da inscrição (regular ou irregular) é preenchida automaticamente pelo sistema, conforme o período de inscrição e não permite alterações. Se o tipo de inscrição for ingressante, o ano de conclusão do ensino médio é de preenchimento obrigatório.

65 Inscrição Dados escolares - Concluinte Se o tipo de inscrição for concluinte, o ano de conclusão do ensino médio e o ano letivo em que iniciou o curso de graduação são de preenchimento obrigatório. O ano de conclusão do ensino médio deve ser anterior ao ano de início do curso de graduação.

66 Inscrição Dados escolares Polo EaD No caso de cursos EaD, é necessário informar o polo do curso para cada estudante. Esta escolha definirá o local de aplicação da prova.

67 Inscrição Mensagem de confirmação

68 Inscrição em Lote Permite a inscrição de dois ou mais estudantes do mesmo curso, num mesmo lote. É indispensável a preparação de arquivo texto, segundo as orientações do Manual do Enade 2015.

69 Inscrição em Lote mensagem de alerta

70 Importante: alterações no arquivo de importação de dados

71 Inclusão da coluna Situação da Inscrição, de caráter obrigatório, a ser preenchida com os valores: R Regular I Irregular

72 Inscrição em Lote selecionar arquivo O arquivo pode ter os formatos txt ou csv.

73 Inscrição em Lote validar dados Esta opção verifica se o arquivo atendeu ao número máximo de linhas.

74 Inscrição em Lote carregar dados Como o sistema consulta as bases da Receita Federal e da EBCT, esta operação pode levar alguns minutos. Recomenda-se que o arquivo tenha no máximo 2000 linhas.

75 Inscrição em Lote mensagem de sucesso

76 Inscrição em Lote mensagem de erros

77 Inscrição em Lote gerar arquivo texto com os erros das inscrições não realizadas

78 Inscrição em Lote relatório de erros

79 Solicitar Inscrição de Estrangeiros Permite a inscrição de estudantes estrangeiros que não possuem CPF. Anexar cópia do passaporte ou documento de identidade do estudante estrangeiro, emitido nos termos da Lei nº /1980.

80 Solicitar Inscrição de Estrangeiros

81 Solicitar Inscrição de Estrangeiros mensagem de confirmação

82

83 Estudantes Inscritos Exibe a lista completa de todos os estudantes inscritos no curso, sejam irregulares de anos anteriores ou estudantes habilitados ao Enade Para cada estudante, disponibiliza as opções de alteração, exclusão ou visualização dos dados. As opções de alteração e exclusão dependem do período de inscrição (irregulares, regulares ou retificação).

84 Estudantes Inscritos

85 Estudantes Selecionados Exibe a lista dos estudantes convocados a participar do Enade A partir de 2011, todos os estudantes concluintes inscritos. É responsabilidade da IES, nos termos da legislação vigente, a ampla divulgação da lista de estudantes selecionados para o Enade 2015.

86 Estudantes Selecionados

87 Estudantes Não Selecionados Permite à IES conhecer a lista dos estudantes não selecionados (ingressantes e irregulares de anos anteriores) para o Enade 2015.

88 Alteração de Localidade de Prova Aplica-se a estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e a estudantes da modalidade de educação a distância. A IES poderá alterar o local de prova do estudante durante o período de 12 a 31 de agosto de 2015, de acordo com as opções previstas para a respectiva área de abrangência no Enade 2015.

89 Alteração de Localidade de Prova

90 Alteração de Localidade de Prova Mensagem de sucesso

91 Local de Prova Informa ao Coordenador de Curso se o estudante consultou o local de prova. A consulta ao local de prova é procedida do preenchimento do Questionário do Estudante. O município de funcionamento do curso (ou a informação de localidade de prova alterada) é determinante à alocação dos estudantes.

92 Local de Prova

93 Questionário do Estudante A partir do dia 21 de outubro de 2015 (início do período para resposta ao Questionário), serão apresentadas informações quantitativas acerca do preenchimento do Questionário do Estudante.

94 Questionário do Coordenador Disponibiliza o Questionário do Coordenador para preenchimento durante o período de 23 de novembro a 06 de dezembro de 2015.

95 Encerrar Inscrições Permite ao Coordenador de Curso informar ao Inep o encerramento das atividades de inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2015.

96 Encerrar Inscrições Gera um protocolo de encerramento, que é o documento oficial de conclusão das atividades de inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2015.

97 Encerrar Inscrições Mensagem de erro Caso não haja ingressantes ou concluintes inscritos, é necessário declarar na página inicial do sistema.

98 Reabrir Inscrições Permite a reabertura do processo de inscrição pelo Coordenador de Curso, viabilizando novas inscrições, alterações e/ou exclusões de estudantes, respeitados os períodos específicos de inscrição.

99 Reabrir Inscrições Após a reabertura das inscrições, o protocolo de encerramento gerado anteriormente torna-se inválido. Novo protocolo deve ser gerado.

100 Relatório de Regularidade Gera relatório listando os alunos em situação regular junto ao Enade num determinado ano.

101 Modelo do Relatório de Regularidade O relatório é gerado em formato PDF.

102 Dispensa de Estudantes Art. 33-G da MEC nº 40/ O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova, nos termos desta Portaria Normativa.

103 Dispensa de Estudantes conforme art. 33-G, 4º Caso o estudante dispensado tenha sido inscrito no Enade 2015: 4º O estudante que não tenha participado do ENADE por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal".

104 Dispensa de Estudantes O sistema atribui o motivo e solicita uma justificativa para a dispensa.

105 Dispensa de Estudantes conforme art. 33-G, 5º Caso o estudante dispensado NÃO tenha sido inscrito no Enade 2015: 5º O estudante que não tiver sido inscrito no ENADE por ato de responsabilidade da instituição terá inscrito no histórico escolar a menção "estudante não participante do ENADE, por ato da instituição de ensino." Permite conferir os dados do estudante a ser dispensado. Solicita confirmação, antes de prosseguir.

106 Dispensa de Estudantes O sistema abre o formulário de inscrição do estudante para dispensa. É necessário preencher pelo menos os campos obrigatórios e informar a justificativa da dispensa.

107 Dispensa de Estudantes Mensagem de sucesso

108 Estudantes Dispensados Apresenta a lista dos estudantes dispensados, explicitando os motivos da dispensa. Permite editar as informações preenchidas.

109 Sair Encerra as atividades do Coordenador de Curso no Sistema Enade.

110 Contatos Sobre o Enade enade@inep.gov.br Sobre os Indicadores de Qualidade daes.indicadores@inep.gov.br Atualizações no sistema e-mec Regulação - (61)

111 OBRIGADO!!! Coordenação de Controle de Qualidade da Educação Superior - CGCQES

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

Seminários Enade 2014. Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Seminários Enade 2014. Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior 1 Organograma da DAES DAES Diretoria de Avaliação da Educação Superior CGACGIES Coordenação-Geral

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE 2015. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE 2015. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE 2015 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

ENADE 2014 CRONOGRAMA UNEB (Com fulcro na LEI Nº 10.861/ 2004 / PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 / PORTARIA NORMATIVA Nº 08/ 2014)

ENADE 2014 CRONOGRAMA UNEB (Com fulcro na LEI Nº 10.861/ 2004 / PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 / PORTARIA NORMATIVA Nº 08/ 2014) Site para os acessos: http://enade.inep.gov.br 04 a 10/06/2014 ENADE 2014 CRONOGRAMA UNEB (Com fulcro na LEI Nº 10.861/ 2004 / PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 / PORTARIA NORMATIVA Nº 08/ 2014) Data Assunto

Leia mais

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 ROTEIRO SINAES Princípios e concepções Os Ciclos Avaliativos do Enade e os Indicadores de Qualidade Enade 2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SINAES Responsabilidade : responsabilidade

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE

PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

ENADE 2014 TIRA DÚVIDAS:

ENADE 2014 TIRA DÚVIDAS: ENADE 2014 TIRA DÚVIDAS: 1) O quantitativo mínimo de participantes para que um curso obtenha CPC é de pelo menos dois estudantes inscritos como ingressantes e dois estudantes inscritos e participantes

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA No- 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

PORTARIA NORMATIVA No- 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 PORTARIA NORMATIVA No- 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II da Constituição, e pelo art. 5º,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 6, DE 1 4 DE MARÇO DE 201 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 6, DE 1 4 DE MARÇO DE 201 2 Em circulação desde 1º de outubro de 1862 Ano CXLIX nº. 52 Brasília DF, quita-feira, 15 de março 20 1 2 P á g i n a 5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 6, DE 1 4 DE MARÇO

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional 2011 SISTEMA ENADE ENTRADA DE DADOS A entrada de dados no Sistema Enadeserá realizada

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/UEPG Mary Ângela Teixeira Brandalise Cursos da UEPG avaliados em 2014 Bacharelado em Biologia Licenciatura em Biologia

Leia mais

Perguntas frequentes:

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes: 1. Enade 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Coordenadoria de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA ENADE 2011

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Coordenadoria de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA ENADE 2011 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE Coordenadoria de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA ENADE 2011 SOBRE O ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -

Leia mais

ENADE 2004/2013. Guia para o registro da situação do aluno no histórico escolar. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2013. Guia para o registro da situação do aluno no histórico escolar. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para o registro da situação do aluno no histórico escolar Pró-Reitoria de Ensino 2004/2013 Paulo César Pereira Reitor Diretoria Executiva José Sérgio Sarmento Garcia Pró-Reitoria de Administração

Leia mais

ENADE: Perguntas e respostas

ENADE: Perguntas e respostas ENADE: Perguntas e respostas O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), Instituído pela Lei 10.861/2004 Lei do SINAES, sua realização é efetuada pelo INEP anualmente a estudantes das áreas selecionadas,

Leia mais

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se:

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se: As IES cujos cursos serão avaliados pelo Enade 2014 deverão encaminhar ao Inep, nos termos da legislação vigente, o cadastro de todos os estudantes habilitados (concluintes e ingressantes), assim como

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria nº 2.051, de 9 de

Leia mais

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 1. Quais são os tipos de instituições de ensino superior? De acordo com sua organização acadêmica, as instituições de ensino

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2014 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2014 o ENADE será realizado no dia 24 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação,

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE

PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE Ministério da Educação PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

Perguntas Freqüentes

Perguntas Freqüentes 1. ENADE Perguntas Freqüentes 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

PREPARANDO O ENADE (PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES) Gustavo Monteiro Fagundes

PREPARANDO O ENADE (PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES) Gustavo Monteiro Fagundes PREPARANDO O ENADE (PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES) Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Ø Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECR ETARIA D E AVALIA ÇÃO INSTITUCIONAL FAQ ENADE 2013 QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECR ETARIA D E AVALIA ÇÃO INSTITUCIONAL FAQ ENADE 2013 QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ ENADE 2013 QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Perguntas frequentes 1. ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao ENADE? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

Perguntas frequentes. 1. Enade. 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? 1.2. O Enade é obrigatório? 1.3. Qual o objetivo do Enade?

Perguntas frequentes. 1. Enade. 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? 1.2. O Enade é obrigatório? 1.3. Qual o objetivo do Enade? Perguntas frequentes 1. Enade 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

12-13/03/200913/03/2009

12-13/03/200913/03/2009 Ministério da Educação - MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

ENADE 2011. Segue a lista dos cursos da UFPE cujos estudantes serão avaliados:

ENADE 2011. Segue a lista dos cursos da UFPE cujos estudantes serão avaliados: ENADE 2011 1. Introdução O Ministério da Educação definiu as regras para a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2011. Conforme estabelece a Portaria Normativa nº 8, publicada

Leia mais

A prova; O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; O questionário do estudante; e O questionário do coordenador(a) do curso.

A prova; O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; O questionário do estudante; e O questionário do coordenador(a) do curso. aumentar fonte diminuir fonte Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Educação Superior Enade Perguntas Frequentes Página Inicial Enade Perguntas Frequentes Manual do

Leia mais

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES Principais aspectos XIX SEMINÁRIO

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES IRREGULARES

INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES IRREGULARES 2013 INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES IRREGULARES Este documento visa orientar as ações para a inscrição de estudantes irregulares no de anos anteriores e esclarecer as dúvidas que possam aparecer durante o processo

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 1. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. Cartilha do ENADE. Caro estudante,

1. APRESENTAÇÃO. Cartilha do ENADE. Caro estudante, Cartilha do ENADE Caro estudante, Pensando em você e com o objetivo de esclarecer e informar sobre todos os procedimentos para a realização do ENADE, a Universidade Potiguar, elaborou essa cartilha que

Leia mais

ENADE 2014. 7 - ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DA PROVA...Pag. 07 8 - PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE...Pag. 07

ENADE 2014. 7 - ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DA PROVA...Pag. 07 8 - PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE...Pag. 07 ENADE 2014 SUMÁRIO 1 - APRESENTAÇÃO...Pag. 02 2 - PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ALUNOS INGRESSANTES... Pag. 02 3 - PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ALUNOS CONCLUINTES... Pag. 03 4 - OFICIALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você!

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você! Faculdade Senac Minas Enade 2012 Faça também por você! Prezado(a) aluno(a), Brevemente você será convocado para a realização de mais uma prova: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -ENADE. Desenvolvido

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Conhecendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Conhecendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Conhecendo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES 1- ENADE INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 1- Desempenho de estudantes:

Leia mais

Seminários do Enade Enade 2011 Questões Operacionais

Seminários do Enade Enade 2011 Questões Operacionais Seminários do Enade Enade 2011 Questões Operacionais Histórico no Enade ANA PAULA BATISTA 13 MEC INEP DAES CGENADE Enade 2011 Questões Operacionais ENADE INSCRIÇÃO O processo de inscrição de estudantes

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 1. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CENECT Centro Integrado de Educação, Ciência e UF: PR Tecnologia S/C Ltda. ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.684 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, por meio da Diretoria Executiva, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

MANUAL ENADE 2015 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES

MANUAL ENADE 2015 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES MANUAL ENADE 2015 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAES Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2015 Brasília-DF 22/05/2015

Leia mais

PROCESSOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Procuradoria Educacional Institucional (PEI) Faz a interlocução entre

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA I. NOVO ENEM. POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA SELEÇÃO DE INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi. Sociólogo / Doutor em Economia. Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi. Sociólogo / Doutor em Economia. Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo / Doutor em Economia Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 Art. 8 A União, os Estados

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP,

Leia mais

2. Comprovante de recolhimento da taxa de avaliação in loco, ressalvadas as hipóteses legais de isenção.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de avaliação in loco, ressalvadas as hipóteses legais de isenção. SIC 19/2011* Belo Horizonte, 09 de fevereiro de 2011. AVALIAÇÃO EXTERNA. RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSO. RECREDENCIAMENTO DE IES. SINAES. NOTA TÉCNICA S/Nº, DE 18 DE JANEIRO DE 2011. SINAES DAES/INEP/MEC.

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.1, como segue: 1 INSCRIÇÃO 1.1. O período, procedimento e local das inscrições:

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Edição Número 18 de 27/01/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado

Leia mais

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS 1. e A definição das áreas avaliadas pelo segue o estabelecido na Portaria Normativa 40//2007, republicada em 2010, Art. 33 E: O será realizado todos os anos, aplicando-se

Leia mais

Censo da Educação Superior 2010: análise crítica dos resultados para a tomada de decisões estratégicas

Censo da Educação Superior 2010: análise crítica dos resultados para a tomada de decisões estratégicas Censo da Educação Superior 2010: análise crítica dos resultados para a tomada de decisões estratégicas 6 de dezembro de 2011 Sumário Apresentação Coleta Principais conceitos CICQES Apresentação Disposição:

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão SisFies FIES Pós-graduação Manual de Adesão Página1 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso ao sistema... 4 3.1. Acessar com certificado digital 5 3.2. Acessar com CPF/CNPJ

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2014

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2014 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2014 Brasília-DF 23/05/2014 Presidência do Inep José Francisco Soares Diretoria de Avaliação

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 TUTORIAL SIEX ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 1. Como acessar ao formulário de inscrição de proposta... 3 2. Quais os passos de preenchimento

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 033, DE 15 DE MAIO DE 2015.

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Índice Objetivo do Manual...3 Siglas e Abreviações...3 Papel do Coordenador Institucional...3 Cadastramento e Substituição de Homologadores...

Índice Objetivo do Manual...3 Siglas e Abreviações...3 Papel do Coordenador Institucional...3 Cadastramento e Substituição de Homologadores... Índice 1. Objetivo do Manual...3 2. Siglas e Abreviações...3 3. Papel do Coordenador Institucional...3 4. Cadastramento e Substituição de Homologadores...4 4.1 Passo-a-passo para Acessar o Acordo de Adesão...6

Leia mais

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec 2014 Ministério da Educação Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos para Habilitação Pronatec... 2 3. Registro

Leia mais

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida. Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente

Leia mais

O Enade. é realizado. estudante. Lei nº. 10.861, de. é obrigatório: O Enade. O Enade. Objetivo. nível de. atualização. A prova. será trienal.

O Enade. é realizado. estudante. Lei nº. 10.861, de. é obrigatório: O Enade. O Enade. Objetivo. nível de. atualização. A prova. será trienal. ENADE Exame Nacional de Desempenh ho de Estudantes O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir

Leia mais

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA, DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA COM REOPÇÃO, ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS REGULARES PARA CURSOS AFINS, REOPÇÃO DE CURSO, OBTENÇÃO DE NOVO

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2/2015. EDITAL Nº 013/2015 de 05 de junho de 2015.

PROCESSO SELETIVO 2/2015. EDITAL Nº 013/2015 de 05 de junho de 2015. PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL Nº 013/2015 de 05 de junho de 2015. O Pró-Reitor de Graduação, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, torna público que a seleção

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos.

Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos. Sistema de Educación Superior en Brasil: Panorama, perspectivas y desafíos. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI Directora de Evaluación del INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquizas Educacionais Ainísio Teixeria

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Acessos: TUTORIAL Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Via site do CRCMG: http://www.crcmg.org.br Link direto: http://cadastro.crcmg.org.br/curso_presencial ACESSO AO SISTEMA No primeiro

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública as

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDOS S DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU NA FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR

REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDOS S DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU NA FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDOS S DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU NA FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo seletivo para concessão de dez (10) bolsas de estudos

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação

Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação Lei 10.861 de 2004 - Instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Componentes

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

Curso Vagas Função. Executor (Perfis 1 e 2) 16 Orientador de TCC (Perfil 5) 20 Tutor Virtual. Administração Pública

Curso Vagas Função. Executor (Perfis 1 e 2) 16 Orientador de TCC (Perfil 5) 20 Tutor Virtual. Administração Pública EDITAL Nº 01/2014. Seleção Pública para Professores Executores, Orientadores de TCC e Tutores Virtuais do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Professores Executores do Curso de Licenciatura

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 CURSOS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 CURSOS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo Unificado

Leia mais

EDITAL Nº27/2012 PROE/UEMS, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012.

EDITAL Nº27/2012 PROE/UEMS, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. EDITAL Nº27/2012 PROE/UEMS, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E OCUPAÇÃO DAS VAGAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMS PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SiSU) PARA INGRESSO EM 2013 A

Leia mais

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/FUCAMP 2015/2016 Edital Nº 01/2015 - Convocação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica O Núcleo de

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º. O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento de horas destinadas as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

ENADE PESQUISA MANUAL DE OPERAÇÃO

ENADE PESQUISA MANUAL DE OPERAÇÃO ENADE PESQUISA MANUAL DE OPERAÇÃO 1) APRESENTAÇÃO O ENADE PESQUISA é uma planilha eletrônica, que condensa as principais informações sobre o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, e permite

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES

Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%) e 2.069

Leia mais