Respeito. Princípio da Autonomia Pessoas respeitosas dão aos outros as informações de que necessitam para tomar decisões adequadas sobre suas vidas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Respeito. Princípio da Autonomia Pessoas respeitosas dão aos outros as informações de que necessitam para tomar decisões adequadas sobre suas vidas."

Transcrição

1 Exercitando o Caráter 11 a 13 anos Respeito Respeito! Todos nós queremos viver nossa própria vida e tomar nossas próprias decisões. Pessoas boas são respeitosas com os outros e o demonstram ao reconhecer e honrar o direito de cada pessoa ser autêntica e única, tomar suas decisões e assumir sua dignidade e privacidade. Pessoas éticas relacionam-se com os outros de acordo com os Princípios da Autonomia e da Aceitação. Princípio da Autonomia Pessoas respeitosas dão aos outros as informações de que necessitam para tomar decisões adequadas sobre suas vidas. Princípio da Aceitação Pessoas éticas aceitam diferenças individuais sem preconceitos. Cortesia, Civilidade e Decência Pessoas éticas demonstram consideração pelos outros. Elas concordam com as idéias geralmente aceitas do que é correto e educado no relacionamento com os outros. Não usam de violência e não magoam os outros. Respeito - Sim Trate a todos com respeito, sendo gentil e bem educado. Respeite a independência dos outros (levando em consideração sua idade e maturidade). Respeite o direito dos outros em desenvolverem suas habilidades para tomar decisões. Seja condescendente, receptivo e aceite as diferenças individuais das pessoas. Avalie as pessoas pelo que fazem, não por sua raça, religião, nacionalidade, idade, sexo, condição física ou mental, status social ou financeiro. Respeito - Não Não insulte, magoe, humilhe, maltrate ou importune os outros. Não faça comentários indelicados ou desnecessários sobre outras pessoas. Não use as pessoas para conseguir o que deseja para si. Não se aproveite das outras pessoas. O Caráter Conta! O Caráter Conta! O Caráter Conta!

2 Participantes: Até 28 crianças de 11 a 13 anos de idade. Tempo: 45 minutos. O que o você diz: 1. Construir! Nossa aula de hoje vai abordar esse assunto. Ao invés de construir músculos, vamos construir pessoas, demonstrando respeito por elas. É fácil humilhar os outros, mas é preciso muito força de caráter para elevar uma pessoa. Objetivo: As crianças vão comparar comportamentos respeitosos e desrespeitosos circulando o que está errado e colorindo o que está certo nas duas ilustrações. O que o instrutor irá providenciar: cópias dos desenhos e canetas suficientes para todos os participantes. O que você faz ou mostra: Se possível, mostre algum peso ou outro equipamento de ginástica para exploração como motivação da aula. O que fazem os participantes: Dicas para o instrutor: 2. Vamos praticar. Quais são algumas coisas que as pessoas dizem para humilhar os outros? Liste as respostas. Os adolescentes citam frases desrespeitosas. 3. Por que as pesoas dizem coisas humilhantes? Solicite comentários. Os jovens compartilham idéias. 4. Nunca é necessário usar a força, inteligência ou coragem para humilhar os outros. Mas às vezes é preciso ser forte para dizer uma frase que eleve alguém. Para cada uma dessas frases humilhantes, pensem em outra que eleve, ao invés de humilhar. Reescreva as frases com a ajuda do grupo, agora usando palavras positivas. Os jovens aprendem a ver o lado positivo de quem antes era humilhado. 5. Formem equipes com quatro integrantes. Cada equipe necessitará de um "jogo de cartas" e da folha de instruções. Vocês têm 20 minutos para acumular seus pesos até chegar a 600 kg, respondendo às perguntas relativas ao respeito com coragem, força e inteligência. Distribua os jogos de cartas (cortadas das folhas de atividade 1a, 1b e 1c), cópias das folhas de respostas (2a, 2b e 2c) e da folha de instruções (folha de atividade 3). Deixe-os jogando por 20 minutos. Os jovens formam grupos de 4, pegam as cartas e as instruções e jogam por 20 minutos, acumulando pesos.. Se o número de jovens não for múltiplo de 4, forme grupo ou grupos com três membros. 6. O tempo esgotou. Somem seus quilos para ver se atingiram 600 kg ou se chegaram perto disso. Os jovens calculam os seus pontos.

3 O que o você diz: O que você faz ou mostra: O que fazem os participantes: Dicas para o instrutor: 7. Como vocês se saíram com os pesos? O que foi mais difícil? O que foi fácil? O que foi novidade? O que vocês aprenderam? Por que é importante demonstrar respeito pelos outros? O que você fará diferentemente, daqui para a frente? Solicite respostas. Os jovens compartilham idéias. 8. Construir músculos, levantando pesos não ajudará tanto na vida quanto construir um caráter, demonstrando respeito aos outros. É fácil humilhar - use sua inteligência para elevar, que é muito melhor. O Caráter Conta!

4 Outras maneiras de ajudar jovens de 11 a 13 anos a serem respeitosos Promova uma "saudação de balões". Selecionem algumas pessoas e personalidades locais, nacionais, internacionais ou históricas que agiram de forma respeitosa. Falem sobre cada uma delas, brevemente, e depois solte um balão em sua homenagem. Estimule comportamentos respeitosos nos seus alunos. Não permita humilhações. Exercite-os na observação e reconhecimento das boas qualidades nos outros. Mande-nos também as suas idéias Organize um painel de moradores do bairro que já tiveram suas casas arrombadas ou vandalizadas. Debata o respeito às pessoas e à propriedade privada e coletiva. Exercitando o Caráter Planos de aulas e atividades: Peggy Adkins Editoração: Wes Hanson (e Joaquim Moura) Administração: Rosa Maulini Desenhos: Caroline Benfield Edição em português: Companheiros das Américas Edição em inglês: Josephson Institute of Ethics

5 Perguntas pesadas-a 20 kg 1. Você está com um amigo que às vezes é meio grosseiro. Uma garota com um corte de cabelo diferente se aproxima e pergunta onde fica uma rua. Seu amigo diz: "que cabelo esquisito, ninguém usa cabelo assim hoje em dia..." O que você faz? 2. Um colega carregando vários livros e cadernos tropeça e cai, espalhando os papéis. A turma ri dele. O que você faz? 3. Seus amigos estão rindo de uma colega pelas costas, dizendo coisas que nem sabem se é verdade. Você quer que eles gostem de você, mas não se sente bem com aquela conversa. O que você faz? 4. Um colega de aula comete um grande erro. Os outros o chamam de burro e de imbecil. Como você pode demonstrar o respeito que ninguém mais demonstra? 20 kg 5. Seus amigos estão jogando bola depois da aula. Um colega novo pergunta se pode jogar, mas todos dizem que ele é novato otário, e que não vai jogar. O que você faz? 6. Seu irmão menor pede para você escutar a música que ele aprendeu a tocar no piano. Está horrível. Ele comete muitos erros. O que você faz? 7. Alguns amigos estão jogando pedras nas vidraças de uma casa abandonada. O que você faz? 20 kg 8. Houve um surto de pichações nas paredes do bairro. Você descobre que foi obra de dois amigos, que chamam você para a próxima vez. O que você faz? 20 kg 9. Colegas seus estão atirando ovos nas casas dos vizinhos. O que você faz? 10. Um grupo de colegas está planejando pichar as portas e muros da escola. O que você faz? 13. Seu irmão mais velho lhe pediu para você ficar longe do quarto dele quando ele for trabalhar. Você quer muito mexer no computador dele. O que você faz? 11. A aula está meio complicada. O professor está preparando a turma para uma prova. Um grupo de colegas começa a fazer guerra de aviõezinhos de papel. O que você faz? 14. Você está precisando de papel quadriculado, e acha que sua irmã talvez tenha, no armário, ou nas gavetas, ou na mochila dela. Ela não está em casa. O que você faz? 12. Uma amiga mais velha de sua mãe chega para visitar sua família. Sua irmã continua vendo TV e nem se vira para cumprimentá-la. O que você faz? 15. Um amigo seu teve um problema com a namorada e está chorando, querendo ficar sozinho. O que você faz? Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 1a

6

7 Perguntas pesadas-b 16. A pessoa que veio fazer uma palestra na escola está tendo dificuldades com uma pilha de livros e caixas de transparências que trouxe. Os outros alunos passam perto dela, para entrar no auditório, mas não a ajudam. O que você faz? 15 kg 17. Sua mãe estava super ocupada mas mesmo assim tentou uma receita nova de lasanha. Seus irmãos todos fizeram caretas e vaiaram. O que você faz? 18. Você, sem querer, deu um arroto... O que você diz para as pessoas à sua volta? 19. Você interrompeu o seu irmão quando ele estava falando uma coisa que lhe aconteceu. O que você faz? 20. Seus amigos estão furando a fila para comprar ingressos para o cinema. Chamam você para furar junto com eles. O que você faz? 15 kg 21. Sua amiga deu uma festa em casa e a turma fez a maior bagunça. Depois foram todos embora deixando muitos pratos e copos para lavar e muito lixo para tirar. Como demonstrar respeito sendo cortês com ela? 22. Na hora do almoço, o colega que você convidou para estudar em sua casa fica falando com a boca cheia. O que você faz? 23. Sua irmã trouxe o namorado para almoçar com sua família. Ele estava com muito calor e por isso se sentou à mesa sem camisa. Por que isso não está certo? 15 kg 24. Seu amigo acha que vai ser o maior sucesso se for ao casamento de sua irmã usando um piercing no nariz. Ele lhe pergunta o que você acha. O que você responde? 15 kg 25. Sua irmã mais velha vai fazer uma entrevista para obter um emprego em um banco. Ela está vestindo uma calça jeans e miniblusa. Que conselho você dará a ela? 20 kg 28. As crianças mais novas de sua escola estão caçoando de um coleguinha porque sua mãe é extraordinariamente gorda. O que você faz? 26. Você e seu melhor amigo começam a rir descontroladamente na biblioteca. O bibliotecário lhes diz para respeitarem o silêncio. O que você faz? 25 kg 29. Um colega lhe ameaça bater se você não passar cola para ele na prova de matemática. O que você faz? 25 kg 27. Um amigo chega no grupo contando piadas depreciativas sobre os pertencentes à outras etnias. Como você pode responder e restabelecer o sentimento de respeito entre as pessoas? 25 kg 30. Você viu um vizinho cometer um furto, e ele diz que machucará alguém de sua família se você denunciá-lo. O que você fará? Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 1b

8 Perguntas pesadas-c 30 kg 31. Um colega de classe lhe chama de otário, de perdedor, de idiota. Como responder de modo a ajudálo a ser mais respeitoso? 20 kg 32. Seus amigos gostam de andar pelas ruas cuspindo no chão para parecerem durões. O que você faz? 33. O amigo de seu irmão mais velho sempre estaciona o carro embaixo da janela do quarto de seus pais com o som no volume máximo. Como você fará quando tiver seu próprio carro? 15 kg 34. Você está sentado na praia com um grupo de amigos. Você tem um saco de balinhas de chocolate, que você adora. O que você faz? 15 kg 35. Um amigo seu nunca lava as mãos depois que usa o banheiro de sua casa. Como você pode ajudálo a adotar um comportamento mais respeitoso? 30 kg 36. Um colega de sala não toma banho com a freqüência necessária. Como ajudá-lo a se comportar de modo mais respeitoso com os outros, sem ser desrespeitoso? Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 1c

9 Respostas de peso-a Essas são as respostas para as perguntas pesadas. Compare essas respostas com as dadas pelos jogadores para decidir se elas foram válidas para contar os pontos. Pergunta pesada Assunto Resposta de peso 1. Um amigo faz um comentário deselegante sobre o cabelo de uma colega. Contrabalance com um comentário do tipo: eu acho ótimo que você tenha seu próprio estilo. 2. O colega deixou cair livros e cadernos. Ajude-o a recolher os materiais. 3. Amigos fazem comentários maldosos sobre uma colega. Faça comentários positivos sobre o direito dela de ser quem ela é. 4. Os colegas chamam um colega de burro e idiota. Dê uma força comentando que todos comentem erros e que você sabe como ele se sente. 5. Os colegas não deixam o aluno novo jogar. Lembre-lhes que eles já foram novatos um dia; ou convide o novo colega para outra atividade. 6. Seu irmão está tendo dificuldade para evoluir no piano... Elogie o que há para ser elogiado (a persistência, o entusiasmo, o repertório etc.), em vez de menosprezá-lo. 7. Seus amigos estão quebrando vidraças. Encoraje-os a respeitarem os bens dos outros, a qualidade do meio ambiente, e as leis da nossa sociedade. 8. Alguns amigos seus andam pichando as paredes. Mostre-lhes que devem respeitar o trabalho alheio e evitar poluir visualmente a comunidade onde vivem. Encoraje-os a reparar os danos já feitos. 9. Colegas estão jogando ovos nos outros. 10. Grupo planeja pixar as portas e muros da escola. 11. Colegas fazem guerra de aviõezinhos de papel. 12. Uma amiga mais velha de sua mãe chega. Mostre-lhes que não devem fazer com os outros o que não gostaria que os outros lhes fizessem. Encoraje-os a respeitarem os espaços públicos e particulares e a fazerem algo positivo. Não participe. Preste atenção à aula e mostre respeito pelo professor. Levante-se, diga oi, como vai?. Fale algo cortês. Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 2a

10 Respostas de peso-b Essas são as respostas para as perguntas pesadas. Compare essas respostas com as dadas pelos jogadores para decidir se elas foram válidas para contar os pontos. Pergunta pesada 13. Seu irmão pediu para ficar longe do quarto dele. Resposta de peso Só entre no quarto quando ele o convidar. Respeite a privacidade de seu irmão. 14. Sua irmã tem materiais de que você precisa. Respeite o espaço de sua irmã. Não remexa suas coisas. Peça os materiais a ela. 15. Seu amigo está triste e quer ficar sozinho. Respeite sua privacidade 16. O palestrante está na porta do auditório atrapalhado com uma pilha de livros e transparências. Ajude-a dividindo os materiais ou pelo menos abrindo as portas pelo caminho. 17. A nova receita de lasanha de sua mãe não deu certo. Mostre que você apreciou sua tentativa de fazer algo diferente e ajude-a a arrumar a mesa e lavar pratos e utensílios. 18. Você arrotou sem querer. Diga: desculpem. 19. Você interrompeu seu irmão quando ele falava. Diga: desculpe-me, eu interrompi você. 20. Alguns amigos estão furando a fila do cinema. Não fure a fila. Respeite quem chegou antes e já está esperando. 21. A amiga deu uma festa e sobrou a maior bagunça. Ajude a limpar. Agradeça à amiga e à sua família por lhe terem convidado. 22. O colega mastiga com a boca aberta. 23. O amigo que sua irmão trouxe para almoçar sentou-se à mesa sem camisa. 24. Seu amigo está pensando em ir ao casamento da irmão usando um piercing no nariz. Discretamente, comente com ele que tal hábito não é bem visto pela maioria das pessoas. Discretamente, diga-lhe que em sua casa, o almoço é um momento especial. Lembre-lhe que sua irmã e seus pais poderão ficar desgostosos. Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 2b

11 Respostas de peso-c Essas são as respostas para as perguntas pesadas. Compare essas respostas com as dadas pelos jogadores para decidir se elas foram válidas para contar os pontos. Pergunta pesada Assunto Resposta de peso 25. Sua irmã vai para a entrevista de emprego usando jeans e miniblusa. Mencione que ela deve vestir-se mais profissionalmente, mostrando mais respeito pelo emprego, pelo empregador e por si mesma. 26. Você e seu amigo tiveram um ataque de riso na biblioteca.. Respeite a necessidade dos outros por silêncio. Seja educado: saia se quiser rir. 27. Seu grupo está gozando outras pessoas por sua origem étnica. Diga-lhes que você preferiria não ficar ouvindo piadas preconceituosas e racistas. 28. As crianças da escola estão ridicularizando um colega porque sua mãe é muito gorda. Procure proteger a criança e preservar seu senso de dignidade. Seja cortês e respeitoso. Comente as qualidade positivas da mãe dela. 29. Um colega ameaça lhe bater se você não lhe der cola na prova de matemática. Não se entregue. Diga-lhe que você sabe que ele é uma pessoa legal e incapaz de usar violência para fazer outras pessoas cometerem algo errado. 30. Um vizinho lhe ameaçou se você contar a alguém o furto que ele cometeu. Encoraje-o a ser uma pessoa mais evoluída e que respeite mais as outras pessoas. 31. Um colega lhe chamou de otário. Diga-lhe algo positivo que você já notou nele. 32. Seus amigos gostam de cuspir no chão. Você não faz tal coisa. Não é educado; não revela respeito pelas outras pessoas. 33. O amigo de seu irmão sempre deixa o rádio do carro ao máximo, em frente à janela de seus pais. Respeite o direito dos outros ao silêncio. Mostre respeito ao não chamar atenção para si mesmo. 34. Você está com seus amigos na praia. No bolso, um saquinho de chocolate Seu amigo não lava as mãos após ir ao banheiro. 36. Um colega de classe não toma banho regularmente.. Você demonstra respeito pelos amigos sendo educado e lhes oferecendo chocolates. Diga-lhe discretamente que é regra da casa lavar as mãos após usar o banheiro. Procure conhecer seu problema. Estimule-o a ser mais asseado, pois assim estará sendo mais respeitado e respeitoso. Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 2c

12 Musculação ética Instruções: Cada grupo (com dois a quatro jogadores) deve ter um conjunto completo das Perguntas Pesadas (36 fichas de papel, cortadas das cópias das folhas de atividades 1a, 1b e 1c), e também cópias das folhas Respostas de Peso (folhas de atividades 2a, 2b e 2c). O que você fará: 1. Embaralhe as cartas. Cada jogador pega três cartas. O jogador que tiver a carta com a situação mais pesada joga primeiro. Ele deverá apresentar uma reposta curta para essa sua pergunta mais pesada. Se a sua resposta coincidir (ou quase) com a resposta prevista na folha Resposta de Peso (o grupo decide), o jogador retém a carta; se não, a carta volta para baixo da pilha. 2. Depois, seguem-se os demais, pela ordem no sentido horário, cada um respondendo primeiro à sua pergunta mais pesada, submetendo sua resposta ao grupo, e retendo ou devolvendo a carta à pilha. O jogo prossegue enquanto houver cartas na pilha. 3. O peso das cartas varia conforme sua dificuldade. 4. O vencedor é o jogador que tiver acumulado maior número de kilos somados nas cartas cujas respostas acertou. Respeito - 11 a 13 anos - folha de atividade 3

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

Cidadania. Depois vamos considerar como o governo trabalha e pensar em maneiras de fazê-lo trabalhar melhor.

Cidadania. Depois vamos considerar como o governo trabalha e pensar em maneiras de fazê-lo trabalhar melhor. Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Cidadania Pessoas de caráter são bons cidadãos. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bemestar de sua vizinhança, cidade, estado, país e planeta. Não ignoram

Leia mais

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Cidadania O que é Cidadania? Pessoas éticas são bons cidadãos. Elas vão além de seus próprios interesses, demonstram preocupação com as necessidades dos outros e procuram

Leia mais

Responsabilidade. Responsabilidade - NÃO

Responsabilidade. Responsabilidade - NÃO Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Responsabilidade Caráter é o jeito que a gente realmente é. É o modo como agimos quando não há ninguém olhando... As pessoas boas fazem coisas boas, não para ganhar aprovação

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Zelo. A Regra de Ouro. Por que ser zeloso? Parceiros atingidos. Zelo - SIM. Zelo - NÃO

Zelo. A Regra de Ouro. Por que ser zeloso? Parceiros atingidos. Zelo - SIM. Zelo - NÃO Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Zelo O zelo, ou cuidado, é uma qualidade típica das pessoas de bom caráter. A pessoa zelosa tem cuidado para não prejudicar as outras pessoas e demais seres vivos, nem

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

Blog Cantinho do Saber

Blog Cantinho do Saber Blog Cantinho do Saber BRINCADEIRAS PARA A VOLTA ÀS AULAS 1) Onça Dorminhoca Educação infantil Formar com os alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Senso de justiça. Senso de justiça: SIM. Senso de justiça: NÃO

Senso de justiça. Senso de justiça: SIM. Senso de justiça: NÃO Exercitando o 11 a 13 anos Senso de justiça Desde que você era bem pequeno, provavelmente já tinha suas idéias sobre o é justo e o que não é. Todas as pessoas têm essa noção, embora muitas não liguem para

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Unidade 1: Em Treinamento

Unidade 1: Em Treinamento FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 1: Em Treinamento Pensar nos Outros x Só Pensar em Si LIÇÃO 1 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Datas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças participarão de um programa de auditório chamado

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Plano de Aula de Matemática. Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade.

Plano de Aula de Matemática. Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Plano de Aula de Matemática Competência 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Habilidade: H27. Resolver situações-problema de adição ou subtração envolvendo medidas ou

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina?

É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina? É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina? O que encontramos na literatura? Objetivos Discutir aspectos relacionados

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Metamorfose Transformação de vidas Lição 1 Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Conceito Chave Versículo Bíblico Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

A consciência no ato de educar

A consciência no ato de educar Família e escola: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br A consciência no ato de educar Não se educa entre uma novela e outra. Não se educa nos finais de semana! Não

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Batalha Naval Algoritmos de Busca. Correlações curriculares Matemática: Números: maior que, menor que, iguais a.

Batalha Naval Algoritmos de Busca. Correlações curriculares Matemática: Números: maior que, menor que, iguais a. Atividade 6 Batalha Naval Algoritmos de Busca Sumário Computadores são freqüentemente requisitados a encontrar informação em grandes coleções de dados. Estes precisam desenvolver métodos rápidos e eficientes

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Prioridades Falta de tempo é na Verdade Falta de Prioridades! Gerenciamento Pessoal Administrar bem o tempo no trabalho é essencial para garantir uma maior produtividade

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico "Seja forte e corajoso". Josué 1:7 (NVI)

Lição. Versículo Bíblico Seja forte e corajoso. Josué 1:7 (NVI) FRUTOS-1 Descoberta Lição 12 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 5: O Bom Samaritano Principio da lição: Deus deseja que demonstremos amor prático a todas as pessoas. Base bíblica:

Leia mais

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS 9-11 Anos UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL CONCEITO CHAVE A BÍBLIA ORIGINOU- SE COM DEUS E NÓS PODEMOS OLHAR PARA ELA COMO

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO Todo cuidado é pouco quando se esta nas redes sociais. A sensação que a

Leia mais

VII Mostra de Trabalhos ABC na Educação Científica - Mão na Massa OLHA A POMBA!!!

VII Mostra de Trabalhos ABC na Educação Científica - Mão na Massa OLHA A POMBA!!! OLHA A POMBA!!! Patrícia Pereira Resumo O trabalho descrito a seguir foi realizado com crianças de 2 a 3 anos de uma escola de educação infantil, tendo como objetivo identificar as características das

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai Histórias do Velho Testamento Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Table of Contents DIREITOS AUTORAIS PESQUISA DA VIABILIDADE FINANCEIRA DO SEU NICHO... DESENVOLVA SUA Habilidade!

Table of Contents DIREITOS AUTORAIS PESQUISA DA VIABILIDADE FINANCEIRA DO SEU NICHO... DESENVOLVA SUA Habilidade! Table of Contents DIREITOS AUTORAIS PESQUISA DA VIABILIDADE FINANCEIRA DO SEU NICHO... DESENVOLVA SUA Habilidade! 3 4 7 2 DIREITOS AUTORAIS Autora RITA PEREIRA Primeira edição: Abril de 2015 O conteúdo

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

O Jogo dos Espíritos

O Jogo dos Espíritos Atenção: Este livro não é recomendado para pessoas de mente fraca ou menores de 18 anos. Use-o por sua própria conta e risco. O Jogo dos Espíritos Este é um jogo de narrativa compartilhada (também chamado

Leia mais

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES OFICINA Nº: 02 BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes.

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido neste volume:

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido neste volume: Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido www.psicotecnicos.navig8.to www.psicotecnicos.prv.co.il www.psicotecnicos.ezdn.cc www.psicotecnicos.135.it www.psicotecnicos.has.it www.psicotecnicos.hit.to

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais