Segurança na Internet. Nuno Coelho

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança na Internet. Nuno Coelho"

Transcrição

1 Nuno Coelho

2 Como Navegar em Segurança Quando navegas na Internet são poucos os salva-vidas e podem estar longe. É por isso que queremos que te tornes o teu próprio "salva-vidas" e fiques atento à tua própria segurança e privacidade quando estiveres a surfar "online". Neste documento podes encontrar um conjunto de dicas que te ajudam a proteger.

3 Como Navegar em Segurança: 1: Principais Regras de Segurança 2: Salvaguardar a Informação Pessoal 3: O Que os Pais devem Saber 4: Dicas para o "Username"/Utilizador 5: Dicas para a "Password" ( Código de acesso/palavra-chave) 6: O que significa "Amigo" Online? 7: Evitar Provocadores ("Bullies") 8: Evitar Lixo ("Spam") 9: Evitar Vírus

4 Principais Regras de Segurança Número Um Não partilhes informação pessoal como qualquer um que esteja também na Internet. Informação pessoal é tudo que qualquer pessoa pode usar para te identificar na vida real. A não ser que saibas exactamente quando o podes fazer, procura nunca dar essa informação. Número Dois Não acredites em tudo o que vês na internet. Fica sempre de pé atrás quando uma pessoa na net - ou mesmo o sítio de uma empresa - te dizem alguma coisa. Tu nunca sabes na verdade com quem estás a falar "online", por isso tem atenção que qualquer comentário do tipo ( Ei, os Morangos Com Açucar são meus amigos! Queres conhecê-los?"), é mais provável que seja mentira do que verdade. Número Três Nunca concordes em encontrar-te com alguém na vida real que conheces-te na Internet. São muitas as possibilidades de isso correr mal pelo que é melhor riscares isso da tua lista "O que vou fazer hoje".

5 Salvaguardar Informação Pessoal Dar este tipo de informação sobre ti ajuda as pessoas más como os provocadores e os predadores a encontrarem-te na Internet e a encontrar-te no mundo real: O teu nome completo O teu endereço A cidade onde moras O teu número de telefone A escola que frequentas O nome do clube onde jogas e o número que usas O teu de casa Um endereço ICQ

6 O que os pais devem saber Encontrar um ambiente de segurança online é apenas o Primeiro Passo para proteger os seus filhos na internet. Assim como você não deixaria o seu filho numa parte desconhecida da cidade para que ele efectuasse o regresso a casa, também não deve deixá-lo na Internet sem orientação, supervisão e treino. Recomendamos que leia esta secção de segurança juntamente com os seus filhos, a qual pretende contribuir para o ajudar a envolver-se mais com a segurança online dos seus miúdos: Mantenha o computador da família num local público da casa. O constante tráfego de passos atrás dos jovens utilizadores garante que eles não andem a navegar por sítios menos próprios para a sua idade. Leia as declarações de privacidade, termos do serviço e páginas de registro dos sites que o seu filho pretende frequentar. O registro nestas páginas deve requerer o mínimo de informação, se alguma e o sítio deve prometer que nenhuma terceira parte irá ver essa informação ou irá tentar fazer negócio com a sua criança.

7 O que os pais devem saber (continuação) Converse com os seus filhos sobre o tempo que eles passam na net e os amigos que lá têm. Você de certeza sabe os nomes dos amigos mais próximos do seu filho mas sabe também os nomes dos amigos dele online? Considere utilizar um dos muitos programas de software de filtragem que bloqueiam sítios inapropriados no seu computador. Sozinhas, estas ferramentas de monitorização não conseguem proteger o seu filho completamente mas são um instrumento que o pode ajudar nos seus esforços para guardar os seus filhos. Basta digitar "bloquear páginas" ou "filtragem" num motor de busca para encontrar algumas opções. Se não partilha um endereço de correio electrónico com o seu filho, procure monitorizar a sua conta de correio regularmente, para que saiba com quem ele se está a comunicar.

8 Dicas para o "Username"/Utilizador Mesmo uma coisa tão simples como escolher um nome de utilizador ou de ecrã é um exercício de segurança, porque é mais um sítio onde as pessoas podem obter informação sobre ti. Aqui estão mais algumas excelentes ideias que deves ter em conta: Quando escolheres um nome, utiliza o mínimo possível de informação sobre ti próprio. Não utilizes o teu último nome ou as tuas iniciais. Por exemplo, se o teu nome é Quim Alerta, não utilizes "quimalerta", "QEALERTA" ou "quima". Pela tua segurança, inventa qualquer coisa nova!

9 Dicas para o "Username"/Utilizador (continuação) Não utilizes o teu nome de utilizador da tua conta Sapo, Mail, Hotmail ou Yahoo,etc. Dessa maneira é muito fácil para os outros adivinharem o teu e tu não queres correio na tua caixa de correio vindo de estranhos. Não utilizes o nome da tua cidade, escola ou clube como teu nome de utilizador. Tem cuidado como te descreves a ti próprio no nome de utilizador. Nomes como "RapazSuperSexy" ou "GatinhaLoura" pode atrair mais atenções do que as que desejas. Pode ter piada no início, mas quanto mais provocares pessoas online, mais problemas podes vir a ter.

10 Dicas para a "Password" Qual a razão para as palavras-chave serem bastante importantes? Se alguém souber ou adivinhar a tua password, essa pessoa pode ligar-se com o teu nome de utilizador e fazer coisas embaraçantes online ou a tua informação pessoal pode ser espalhada pela Internet. Por isso segue estas dicas: Nunca, mas nunca dês a tua password a alguém. Mesmo os melhores amigos deixam escapar segredos por isso não a partilhes com eles. Não deixes a tua palavra-chave num papel colado no teu computador. Se a tiveres de escrever, coloca-a num sítio seguro e longe do computador. Não escolhas uma password fácil de adivinhar, como o nome de um animal de estimação ou um aniversário.

11 Dicas para a "Password (continuação) Utiliza uma combinação de números, letras minúsculas e maiúsculas para tornares a password difícil de adivinhar. Tenta também trocar algumas letras com coisas parecidas, tal como utilizar o 0 (zero) pela letra maiúscula O, por A, o # pelo H e por aí fora. A palavra-chave perfeita pode ser digitada tão rapidamente que mesmo que estejam a olhar por cima do teu ombro não conseguem ver quais as teclas que estás a carregar. Muda as tuas passwords de 2 em 2 meses. Se pensas que alguém conhece a tua password, muda-a rapidamente.

12 O que significa Amigo Online? Tu nunca sabes com quem é que estás realmente a falar na internet, pelo que mesmo um amigo que pensas conhecer bem, pode tornar-se muito e muito diferente do que tu pensavas. Por isso presta atenção a algumas regras importantes: Só porque alguém diz que é uma modelo de 14 anos isso não significa que seja mesmo. Essa pessoa pode nem ser uma rapariga. Faz por não levar muito a sério os "namoros" na internet. Se começares (do tipo, pedir alguém para ser o teu/tua "ciber-namorado/a), lembrate que este tipo de relacionamentos são fáceis de iniciar... e ainda mais fáceis de acabar. O teu ciber-nemorado pode deixar-te num ápice por alguém que ele acabou de conhecer num chat. Ou a tua ciber-namorada pode ter um namorado na vida real sobre quem nada sabes. Por isso é melhor não deixares o teu coração ficar muito ligado a uma paixão online.

13 O que significa Amigo Online? (continuação) Numa sala de chat sem monitorização, fica em alerta com pessoas que fazem perguntas impróprias. Estas perguntas podem não parecer impróprias no princípio, mas podem levar a lugares assustadores. Alguma destas perguntas, ou perguntas deste tipo, devem fazer soar os teus sinos de alarme: "És a única pessoa que utiliza o teu computador?" "Onde fica o computador na tua casa?" " Partilhas uma caixa de correio com os teus pais?" "Os teus pais verificam o teu ?" "Que tipo de roupa é que trazes vestido?" "Por que não me podes contar? Não confias em mim?

14 Evitar os provocadores ( Bullies ) O Bullying (Provocações) é um problema tão real na Internet como o é na vida real. Na verdade, a Internet faz sobressair o pior em algumas pessoas porque sabem que ninguém sabe como elas são, como se chamam e (por vezes) são incontactáveis. As salas de chat (conversação) e o são todos usados e abusados todos os dias pelos provocadores da Internet. Como é que te podes proteger a ti próprio? A maior parte dos programas de correio electrónico, de mensagens instantâneas (ex: o Messenger) e as salas de chat têm funções de "ignorar". Se utilizares essa função em utilizadores incomodativos, deixarás de ver qualquer coisa que escrevam. Nos programas de , procura pela expressão "bloqueie este utilizador" e seleccionaa. Em salas de conversação e programas de mensagens instantâneas, procura as palavras "ignora" ou "bloqueia" e já não vais ter de te preocupar mais com um qualquer palhaço zangado.

15 Evitar os provocadores (continuação) Numa sala de chat, ignorar às vezes não é suficiente, porque o utilizador incomodativo pode ainda continuar a abusar com outros utilizadores e pode tornar o ambiente da sala de chat irrespirável. É por isso que é importante utilizar salas de chat monitorizadas (vigiadas). Se alguém te estiver a provocar numa sala de conversação monitorizada, o adulto monitor deve resolver o problema. Se o monitor parecer que não está a fazer nada, chama-lhe a atenção e certifica-te que o assunto fica resolvido. Ninguém quer estar no chat com uma sala cheia de "chateadores" provocadores.

16 Evita o Spam (Lixo) não desejados podem ser no início bastante irritantes mas não demora muito a serem um gorila de 100 quilos a encher a tua caixa de correio. Utiliza estas dicas para ajudares a emagrecer esse gorila: Pede aos teus pais para criarem um endereço de correio electrónico para "descartável/deitar fora" para que o possas usar quando tiveres de te registar em sítios ou para fazer compras online. Deixa o spam ir todo para esse endereço, para que o teu principal endereço possa ser reservado para os amigos e a família. Não respondas à pessoa que envia o spam. Muito frequentemente, as mensagens de spam fazem convites tipo "Para deixar de receber estas mensagens, responda para:" seguidos de um endereço de . Frequentemente, isto só confirma que o teu endereço de está activo, dando a essas pessoas precisamente o que elas queriam. Utiliza programas de para filtrar endereços que não reconheças. Lê a secção de ajuda do programa para descobrires como enviar correio não desejado directamente para o lixo.

17 Evitar Vírus Os vírus de computadores são um dos principais riscos quando vais à Internet. Hoje em dia, mesmo só ver a página web ou mensagem de correio erradas pode ser o suficiente para o teu computador apanhar vírus. Aqui estão os dois truques mais conhecidos para apanhar esses bichos no seu próprio jogo.: Certifica-te que tens programas de protecção de vírus actualizados. Faz uma pesquisa usando as palavras "protecção de vírus" para teres uma lista de empresas que oferecem estes programas, bem como explicações. Antes de escolheres o teu programa de protecção (ou os teus pais), procura saber se a empresa fornece actualizações regulares, para que o teu computador possa estar preparado para lidar com as ameaças mais recentes. Tu podes ter de descarregar essas actualizações a partir do sítio da empresa e instalá-las tu próprio. Quando receberes um ou uma mensagem instantânea com anexos, de uma pessoa que não conheces, não cliques nesses documentos. E mesmo que seja de alguém que conheças, faz sempre um exame com o teu programa de protecção de vírus, antes de os abrir.

18 Adaptado de 26 de Junho de 2008

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS

Navegar NA NET SEM PROBLEMAS r Navegar NA NET a SEM PROBLEMAS rr r rrr r rr r REDES SOCIAIS Atualmente a Internet faz parte das nossas vidas e todos utilizamos ou conhecemos alguém que utiliza uma ou várias Redes Sociais, que são

Leia mais

Conhece os teus Direitos. A caminho da tua Casa de Acolhimento. Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos

Conhece os teus Direitos. A caminho da tua Casa de Acolhimento. Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos Conhece os teus Direitos A caminho da tua Casa de Acolhimento Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos Dados Pessoais Nome: Apelido: Morada: Localidade: Código Postal - Telefone: Telemóvel: E

Leia mais

Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar?

Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar? Concurso 1 Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar? 1. Nome, morada, telefone, password 2. Nick, e-mail, clube de futebol preferido 3. Escola, piscina, local de férias

Leia mais

Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows

Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows 2013-05-20 19:43:57 Olá meus caros pequenos génios informáticos. Hoje vamos continuar a ajudar-vos na protecção do vosso computador. Já falámos em melhorar o arranque do Windows, libertando-o de processos

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Dia Europeu da Internet Segura (9 de Fevereiro)

Dia Europeu da Internet Segura (9 de Fevereiro) Dia Europeu da Internet Segura (9 de Fevereiro) Para celebrar o Dia Europeu da Internet Segura, dia 9 de Fevereiro, o SeguraNet propõe que os professores desenvolvam com os seus alunos actividades em sala

Leia mais

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário)

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) ANEXOS Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) 153 A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (ESCOLA E.B. 2,3 DE SOURE 7.º Ano de Escolaridade) QUESTIONÁRIO A tua colaboração no preenchimento

Leia mais

Guião para as ferramentas etwinning

Guião para as ferramentas etwinning Guião para as ferramentas etwinning Registo em etwinning Primeiro passo: Dados de quem regista Segundo passo: Preferências de geminação Terceiro passo: Dados da escola Quarto passo: Perfil da escola Ferramenta

Leia mais

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero!

Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! Eu sei o que quero! Eu compro o que quero! As pessoas com dificuldades de aprendizagem têm o poder para escolher os seus serviços de apoio. Este folheto está escrito em linguagem fácil. O que é um consumidor?

Leia mais

Hoje vou mostrar-te tudo o que precisas para rankear os teus vídeos no Google e no Youtube. Presta muita atenção. Se estas a ver este vídeo, já deves

Hoje vou mostrar-te tudo o que precisas para rankear os teus vídeos no Google e no Youtube. Presta muita atenção. Se estas a ver este vídeo, já deves Hoje vou mostrar-te tudo o que precisas para rankear os teus vídeos no Google e no Youtube. Presta muita atenção. Se estas a ver este vídeo, já deves saber da importância deste vídeo para o teu negócio!

Leia mais

Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net.

Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net. Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net. Com este trabalho pretendemos ficar a saber mais e sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos da internet

Leia mais

Actividade: Criar um e-mail e trocar mensagens

Actividade: Criar um e-mail e trocar mensagens Apêndice 7 A Nota Explicativa Actividade: Criar um e-mail e trocar mensagens A aplicação desta actividade pretende dotar os alunos de competências básicas relacionadas com a utilização do e-mail como uma

Leia mais

Dia Regional da Segurança na

Dia Regional da Segurança na Dia Regional da Segurança na Internet - 19 de Março de 2010 Objectivos: - Sensibilizar a comunidade para uma utilização mais segura da Internet. - Dar a conhecer ferramentas/estratégias de protecção Partilhar

Leia mais

GMAIL - Criação de uma conta de correio electrónico

GMAIL - Criação de uma conta de correio electrónico COMO CRIAR UMA CONTA PESSOAL NO FACEBOOK Em primeiro lugar é necessário ter um endereço de correio electrónico (email) pessoal. Qualquer endereço de correio electrónico (email) serve perfeitamente. Pode

Leia mais

LIÇÃO Interacção na Internet - Web 2.0

LIÇÃO Interacção na Internet - Web 2.0 LIÇÃO Interacção na Internet - Web 2.0 Idade-alvo recomendada: 11 anos Guia da lição Os alunos irão desenvolver uma compreensão básica das considerações de segurança envolvidas na comunicação online. Objectivos

Leia mais

EU Kids Online II (31/3/2010) 9-10 ANOS

EU Kids Online II (31/3/2010) 9-10 ANOS OPIAR Nº DA FOLHA DE ONTATO RESUMO ÓDIGO PAÍS 1 8 Nº PONTO DE AMOSTRAGEM Nº DA MORADA NOME E Nº ENTREVISTADOR MORADA: ÓDIGO REGIÃO ÓDIGO POSTAL NÚMERO DE TELEFONE EU Kids Online II (31/3/2010) 9-10 ANOS

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 09-06-2010 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Password. Vê mais vídeos em comunicaremseguranca.sapo.pt

Password. Vê mais vídeos em comunicaremseguranca.sapo.pt 0 Password PASSWORD 1 Password Vê mais vídeos em comunicaremseguranca.sapo.pt 2 Password Como é que escolhem e criam as vossas passwords? Palavras curtas Palavras simples, sem carateres especiais Palavras

Leia mais

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens.

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens. Os Serviços de Saúde Amigos das Crianças Crianças e Jovens: digam-nos o que pensam! O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões

Leia mais

HÁ JÁ ALGUM TEMPO QUE A INTERNET TRANSFORMOU A FORMA COMO VIVEMOS.

HÁ JÁ ALGUM TEMPO QUE A INTERNET TRANSFORMOU A FORMA COMO VIVEMOS. Lay_FCCN-Broch_A5.indd 1 HÁ JÁ ALGUM TEMPO QUE A INTERNET TRANSFORMOU A FORMA COMO VIVEMOS. // No trabalho ou nos tempo livres, individualmente ou em comunidade, o mundo mudou no dia em que alguém teve

Leia mais

Livro Guia Ilustrado

Livro Guia Ilustrado Livro Guia Ilustrado 1 coordenação do projeto: Janja Kranjc (Center društvo za avtizem) elaboração do texto: Janja Kranjc, John Lawson, Marianne Kuzemtšenko, Liuba Iacoblev desígnio: Urška Alič za Zlata

Leia mais

Segurança no Computador

Segurança no Computador Segurança no Computador Segurança na Internet: Módulo 1 (CC Entre Mar E Serra), 2008 Segurança na Internet, CC Entre Mar E Serra 1 Segurança no Computador Um computador (ou sistema computacional) é dito

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 10-07-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

EU Kids Online II (31/03/2010) 11-16 ANOS

EU Kids Online II (31/03/2010) 11-16 ANOS OPIAR Nº DA FOLHA DE ONTATO RESUMO ÓDIGO PAÍS Nº PONTO DE AMOSTRAGEM Nº DA MORADA NOME E Nº ENTREVISTADOR MORADA: ÓDIGO REGIÃO ÓDIGO POSTAL NÚMERO DE TELEFONE EU Kids Online II (31/03/2010) 11-16 ANOS

Leia mais

Instruções - Experiência 2

Instruções - Experiência 2 Instruções - Experiência 2 Mecânica da Experiência Para participares nesta Experiência 2 do projeto Vconect, em primeiro lugar deves aderir ao grupo Vconect Trials 2 do espaço DeCA no SAPO Campus, em http://campus.sapo.pt/grupo/c896c73da1fdd075,

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Perfis de vítimas e agressores. Resultados do inquérito EU Kids Online 4 Fevereiro 2011 Ana Jorge

Perfis de vítimas e agressores. Resultados do inquérito EU Kids Online 4 Fevereiro 2011 Ana Jorge Perfis de vítimas e agressores Resultados do inquérito EU Kids Online 4 Fevereiro 2011 Ana Jorge Objectivo / Plano Caracterizar os perfis de vítimas e agressores online, para os riscos: Ver imagens de

Leia mais

Noções de Segurança na Internet. Seminário de Tecnologia da Informação Codevasf

Noções de Segurança na Internet. Seminário de Tecnologia da Informação Codevasf Noções de Segurança na Internet Conceitos de Segurança Precauções que devemos tomar contra riscos, perigos ou perdas; É um mal a evitar; Conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.

Leia mais

Evitar as armadilhas financeiras

Evitar as armadilhas financeiras Evitar AS armadilhas financeiras Os smartphones Os smartphones são uma grande invenção. Eles permitem-nos ficar em contacto com os nossos amigos e familiares, navegar na Internet pelo mundo inteiro e descarregar

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Instruções da Experiência

Instruções da Experiência Instruções da Experiência Duração A experiência terá a duração de 30 dias, com início no dia 4 de novembro de 2014 e podes dar-nos o teu contributo tanto quanto queiras, utilizando a funcionalidade de

Leia mais

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br AVISO LEGAL Todo esforço foi feito para que este e-book fosse disponibilizado da forma mais correta, inteligível, clara e didática possível, no entanto, apesar de todo empenho nesse sentido, ainda podem

Leia mais

1.1 - Como funciona a campanha? 1.2 - Nesta campanha queremos...

1.1 - Como funciona a campanha? 1.2 - Nesta campanha queremos... Guia de Campanha ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO À CAMPANHA 1.1 - Como funciona a campanha? 1.2 - Nesta campanha queremos... 2 - APENAS QUATRO PASSOS PARA REALIZAR UM TESTE 3 - A CAMPANHA 3.1 - Fase 1 - Oferta e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

Como criar um Utilizador no Windows

Como criar um Utilizador no Windows 2013-05-08 11:00:17 Olá, como estás? Hoje vamos falar de um assunto que te vai ajudar a organizar o teu computador, assim como o dos teus pais, se o utilizares para as tuas aventuras informáticas. Muitas

Leia mais

Learning by Ear Aprender de Ouvido Computadores e Internet Episódio 4

Learning by Ear Aprender de Ouvido Computadores e Internet Episódio 4 Learning by Ear Aprender de Ouvido Computadores e Internet Episódio 4 Texto: Richard Lough [pronuncia-se Loque] Redacção: Maja Dreyer Tradução: Madalena Sampaio PERSONAGENS: Beatriz (rapariga, adolescente)

Leia mais

O Facebook e a Internet

O Facebook e a Internet O Facebook e a Internet Coordenação do Projecto e Preparação do Texto: Janja Kranjc (Center za avtizem, Slovenia) Desenho: Agency Imelda Ogilvy Ljubljana Autor da Fotografia da Capa de Apresentação: Tomaž

Leia mais

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa A Universidade de Lisboa está a fazer um estudo que procura saber como é que as crianças e os jovens portugueses utilizam a internet e o que pensam

Leia mais

LIÇÃO Riscos do Spyware

LIÇÃO Riscos do Spyware LIÇÃO Riscos do Spyware Idade-alvo recomendada: 10-11 anos Guia da lição Esta lição concentra-se nos problemas do spyware e adware, incluindo definições e a análise dos riscos de transferir itens que podem

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

Guia de Campanha. A marca Nº1

Guia de Campanha. A marca Nº1 Guia de Campanha A marca Nº1 de colorações na Europa! ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO À CAMPANHA 1.1 - Como funciona a campanha? 1.2 - Nesta campanha queremos... 2 - SCHWARZKOPF PALETTE 3 - A CAMPANHA 3.1 - Fase

Leia mais

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO Gestão do tempo como gestão das energias Ninguém gere o tempo. Não conseguimos colocar as 17 horas antes das 15. 2004 só chega depois de 2003. Gerimos energias,

Leia mais

Apoio Passo-a-passo. Aprender a utilizar o seu Twinspace

Apoio Passo-a-passo. Aprender a utilizar o seu Twinspace Apoio Passo-a-passo Aprender a utilizar o seu Twinspace Como actualizar o seu perfil... 3 Como adicionar professores e visitantes ao seu Twinspace... 4 Como convidar alunos para o seu Twinspace... 7 Como

Leia mais

NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET DIREITOS E DEVERES

NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET DIREITOS E DEVERES ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA CURSO OPERADOR DE INFORMÁTICA (2) Educação e Formação de Adultos NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET DIREITOS E DEVERES 1º PERÍODO Sara Matias ICORLI 2008/2009 Sumário Fraudes

Leia mais

Procedimentos de Segurança

Procedimentos de Segurança Procedimentos de Segurança Proteger o seu computador Utilize um anti-vírus para proteger o seu sistema e os seus dados Mantenha-o constantemente ligado e actualizado, e sempre configurado com protecção

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Manual do Utilizador Publicado: 2014-01-09 SWD-20140109134740230 Conteúdos 1 Como começar... 7 Acerca dos planos de serviço de mensagens para o BlackBerry Internet

Leia mais

Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual.

Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual. Hi5 Antes de começar tens que saber o que é o hi5. O hi5 é um conjunto de páginas pessoais em que o utilizador se expõe a uma comunidade virtual. 1º Criar Conta 2º Editar as preferências 3º Carregar Imagens

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo Era uma vez a família Rebolo, muito simpática e feliz que vivia na Amadora. Essa família era constituída por quatro pessoas, os pais Miguel e Natália e os seus dois filhos Diana e Nuno. Estávamos nas férias

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

TIC 8º Ano Redes Sociais

TIC 8º Ano Redes Sociais Redes Sociais O que são? São redes de pessoas que procuram conhecer outras, para estar em contato com amigos, criar conteúdos e trocar ideias. O cibernauta apresenta-se aos restantes, mostrandose ao mundo

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Qual a importância da Segurança da Informação para nós? Quais são as características básicas de uma informação segura?

Qual a importância da Segurança da Informação para nós? Quais são as características básicas de uma informação segura? Qual a importância da Segurança da Informação para nós? No nosso dia-a-dia todos nós estamos vulneráveis a novas ameaças. Em contrapartida, procuramos sempre usar alguns recursos para diminuir essa vulnerabilidade,

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual de Utilização Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM Novembro de 2014 SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual

Leia mais

Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel

Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel Tipos de pragas virtuais 1 Vírus A mais simples e conhecida das ameaças. Esse programa malicioso pode ligar-se

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer.

Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer. CAPITULO 3 Ele não é o Homem que eu pensei que era. Ele é como é. Não se julga um Homem pela sua aparência.. Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer. Eu costumava saber como encontrar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING?

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? 1 2 É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? Por que algumas empresas vendem milhões utilizando estratégias de e-mail marketing, enquanto outras não conseguem alcançar suas metas em vendas? É sobre

Leia mais

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC TINA Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós Manual de TIC Abril 2010 Manual de Formação Básica em TIC Vitor Gonçalves Raquel Patrício Abril 2010 2 ÍNDICE Introdução... 2 Windows... 2 Word...

Leia mais

Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas.

Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas. Este manual dirige-se aos jovens que, vendo o futebol como muito mais do que um mero jogo, se voluntariam para ajudar a treinar os seus colegas. Manual elaborado pela equipa técnica do projeto MAIS JOVEM.

Leia mais

Informática Aplicada a Gastronomia

Informática Aplicada a Gastronomia Informática Aplicada a Gastronomia Aula 3.1 Prof. Carlos Henrique M. Ferreira chmferreira@hotmail.com Introdução Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e

Leia mais

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-buraco-fechado-stbl.html Como começo a jogar? Para começar a jogar Buraco STBL clique em "JOGAR AGORA!" na página de seu perfil

Leia mais

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet.

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet. MANUAL DE OPERAÇÃO DO NET MACHINE VOCÊ NÃO NECESSITA MAIS DE UM COMPUTADOR PARA CONVERSAR COM ALGUÉM QUE ESTA NO MIRC NET MACHINE É UM PLACA ELETRÔNICA DE BAIXO CUSTO A PLACA TAMBEM PODE MANDAR E LER E-MAILS

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners http://virtualmarketingpro.com/products/show_shop/paulocosta1. Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners

Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners http://virtualmarketingpro.com/products/show_shop/paulocosta1. Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners Dicas Para Gerar Mais Contatos e Aumentar As Suas Conversões De Venda Trazido Até Si Por Como Gerar Toneladas de Tráfego Com Banners Termos e Condições Aviso

Leia mais

E-mail Seguro - Guia do Destinatário

E-mail Seguro - Guia do Destinatário E-mail Seguro - Guia do Destinatário Índice Como abrir sua primeira Mensagem Criptografada... 3 Guia Passo-a-Passo para Abrir Seu Primeiro Envelope... 3 Primeiro Passo:... 3 Segundo Passo:... 3 Terceiro

Leia mais

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Use esta lista de verificação para ter certeza de que você está aproveitando todas as formas oferecidas pelo Windows para ajudar a manter o seu

Leia mais

Judith H. Katz e Frederick A. Miller. seja. grande

Judith H. Katz e Frederick A. Miller. seja. grande Judith H. Katz e Frederick A. Miller seja grande Com amor, para David, meu parceiro de vida, que mantém sua fé em meu desejo de ser GRANDE; para Fred, que me ensinou o que realmente significa ousar dar

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Internet

Tecnologias da Informação e Comunicação: Internet Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 3 Tecnologias da Informação e Comunicação: Internet Aula nº 2º Período Escola EB 2,3 de Taíde Ano lectivo 2009/2010 SUMÁRIO Serviços básicos da internet

Leia mais

O Livro de informática do Menino Maluquinho

O Livro de informática do Menino Maluquinho Coleção ABCD - Lição 1 Lição 1 O Livro de informática do Menino Maluquinho 1 2 3 4 5 6 7 8 Algumas dicas para escrever e-mails: 1. Aprender português. Não adianta fi car orgulhoso por mandar um e-mail

Leia mais

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente.

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente. Noções básicas sobre segurança e computação segura Se você se conecta à Internet, permite que outras pessoas usem seu computador ou compartilha arquivos com outros, deve tomar algumas medidas para proteger

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PREZADO ASSOCIADO Apresentamos, no texto que se segue uma, orientação quanto à utilização de nosso Ambiente WEB, criado para oferecer facilidade ao nosso associado,

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

Os Perigos na Internet

Os Perigos na Internet Os Perigos na Internet O fenómeno da Internet é, sem dúvida, algo de muito positivo, uma vez que nos abre as portas da informação global, de uma forma que não sonharíamos há alguns anos atrás. Poder ler

Leia mais

Introdução à Netiqueta. Como escrever na Internet

Introdução à Netiqueta. Como escrever na Internet Texto retirado do endereço: http://www.icmc.usp.br/manuals/bigdummy/netiqueta.html Introdução à Netiqueta Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

Instalando o AVG Depois de executar o arquivo de instalação do AVG, o primeiro passo é escolher o tipo de instalação para o programa.

Instalando o AVG Depois de executar o arquivo de instalação do AVG, o primeiro passo é escolher o tipo de instalação para o programa. Como usar o AVG Todos os usuários necessitam de uma ferramenta para proteger seus computadores contra vírus e todo o tipo de ameaça proveniente da internet. O AVG Anti-Virus Free é uma das melhores opções

Leia mais

Venda com Tráfego Gratuito

Venda com Tráfego Gratuito Venda com Tráfego Gratuito Depois de vários anos no marketing digital, acabei por aprender como fazer divulgação online de forma gratuita. Estou falando de algo totalmente novo, diferente de tudo o que

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais

VIRUS E SPAM. -Cuidados a ter

VIRUS E SPAM. -Cuidados a ter VIRUS E SPAM -Cuidados a ter Origem da palavra Spam PRESUNTO PICANTE? Originalmente, SPAM, foi o nome dado a uma marca de presunto picante (Spieced Ham) enlatado fabricado por uma empresa norte-americana

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Privacidade e Segurança

Privacidade e Segurança UM GUIA PARA SOBREVIVENTES DE ABUSO Privacidade e Segurança no Facebook índice Í D I C E S Introdução 1 A primeira linha de defesa: gerencie quem vê seu conteúdo 2 Recupere o controle: analise as suas

Leia mais

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos 1-Vais à Net copias a informação, colas num novo documento, imprimes e já está! 2-Pesquisas informação em fontes diversas, retiras

Leia mais

Declaração de utilização prevista. Exclusão de responsabilidade

Declaração de utilização prevista. Exclusão de responsabilidade Como posso permitir que um paciente partilhe dados comigo? Como posso ligar um convite de paciente a um registo de paciente na minha conta web? Como é que os dados partilhados de um paciente são transferidos

Leia mais

SPORTINGBET: PÁGINA DE JOGO RESPONSÁVEL

SPORTINGBET: PÁGINA DE JOGO RESPONSÁVEL OBSERVATÓRIO TRANSNACIONAL DE JOGO REMOTO Transparência Responsabilidade Social Corporativa A protecção dos consumidores exige a fixação de parâmetros rigorosos que garantam a idoneidade dos operadores.

Leia mais

Plano de aula SimSafety Cenário de jogo Quiz"

Plano de aula SimSafety Cenário de jogo Quiz Plano de aula SimSafety Cenário de jogo Quiz" 1. Título da Actividade: Quiz 2. Duração: cerca de 30 minutos 3. Idades público- alvo: 9+ anos 4. Língua utilizada: português ou inglês 5. Se estiveres a realizar

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

O QUE FARIAS? Destacável Noesis n.º 83. Concepção da Equipa da SeguraNet-ERTE/DGIDC Ilustração de Nelson Martins

O QUE FARIAS? Destacável Noesis n.º 83. Concepção da Equipa da SeguraNet-ERTE/DGIDC Ilustração de Nelson Martins O QUE FARIAS? Actividades sobre segurança na Internet destinadas aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário Destacável Noesis n.º 83 Concepção da Equipa da SeguraNet-ERTE/DGIDC Ilustração de Nelson

Leia mais