ÀS MARGENS DO ESQUECIMENTO: RETRATAÇÃO DOS AFRICANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÀS MARGENS DO ESQUECIMENTO: RETRATAÇÃO DOS AFRICANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA 1"

Transcrição

1 ÀS MARGENS DO ESQUECIMENTO: RETRATAÇÃO DOS AFRICANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA 1 Geferson Santana 2 Resumo: O presente intuito é refletir sobre os silêncios nos livros didáticos de História do terceiro ano do Ensino Médio referente à participação dos africanos na Segunda Guerra Mundial, em especial os africanos do chifre da África e da África setentrional. A escolha se baseou pelo fato desses territórios terem sido privilegiados nas discussões dos capítulos dos materiais didáticos e por terem sido pontos estratégicos usados pelos Aliados (Inglaterra, França, EUA) para atacar e defender-se das investidas bélicas do Eixo (Japão, Alemanha, Itália), assim como invadir outras regiões circunvizinhas sob dominação nazifascista. Ao longo da discussão traçada falaremos da importância dos povos africanos na libertação de nações europeias a partir da historiografia utilizada. Palavras-chave: II Guerra Mundial; África; Ensino de História. Abstract: The present intention is to reflect upon the silences in the history schoolbooks from the third year of high school on the involvement of Africans in the Second World War, particularly the Africans from Horn of Africa and North Africa. The choice relied on the fact that these territories have been privileged in the discussions of the chapters of didactic materials and they were strategic spots used by the Allies (Britain, France, USA) to attack and defend themselves from armed investees of the axis (Japan, Germany, Italy), as well as invading other surrounding regions under nazifascista domination. Throughout the discussion traced we will talk of the importance of African people in the liberation of European nations from historiography used. Keywords: Second World War; Africa; Teaching of History. Parto de uma inquietação sobre a ausência nos livros didáticos do terceiro ano do Ensino Médio referente à participação dos africanos do chifre da África e da 1 Recebido em 15/09/2013. Aprovado em 17/11/ Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Editor-Gerente da Revista Eletrônica Discente História.com. Celular: (75) Correio eletrônico: gefsdj@hotmail.com. Agradeço as contribuições do Prof. Juvenal de Carvalho.

2 Às margens do esquecimento África Setentrional na guerra datada pelo historiador africano Ali A. Mazrui de 1935, quando Benito Mussolini começa a invasão da Etiópia, mas na Europa dar-se em 1939 com a invasão da Polônia pelos alemães em aliança com os soviéticos. Registrei na pesquisa que, no Brasil, poucos são os estudos sobre a atuação da África nas guerras mundiais. As iniciativas de estudos sobre o continente africano na guerra ainda são tímidas na História, e menos ainda no ramo cinematográfico. A investida mais importante no ramo deste tipo de produção para a compreensão dos povos africanos na guerra é o filme Dias de glória (2006), que tem como foco a arregimentação dos africanos na luta em territórios africanos e europeus. Inclusive esses homens foram basilares na libertação de Estados africanos (colônias ou protetorados) e europeus da dominação nazifascista. Usei como fonte para esta investigação o terceiro volume de História: das cavernas ao terceiro milênio de Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos que denominei de livro A, e o terceiro volume de História: o mundo por um fio de Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos que denominei de livro B. Ambos foram coletados em uma escola estadual de um dos municípios do Recôncavo baiano. O intuito maior é refletir sobre os capítulos que tratam da Segunda Guerra Mundial, analisando as informações que constam sobre a participação dos africanos do chifre da África e da África setentrional. As fontes analisadas são posteriores as publicações historiográficas que relacionam guerra e África, em especial o volume VIII da coleção História Geral da África publicado em português no ano de 2010 pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A mesma instituição já havia publicado dez volumes (10) em francês, e o volume dez publicado em 1985 Histoire Générale del Afrique: études e documents e que tem como subtítulo L Afrique et la seconde guerre mundiale, resultou de estudos apresentados em um colóquio organizado entre os dias 10 e 13 de novembro em 1980 pela mesma instituição. Posteriormente, a primeira edição da coleção em inglês foi publicada em 1993, permitindo-nos afirmar que os autores dos livros didáticos desconsideraram todo material descrito e largamente divulgado na internet.

3 Geferson Santana O silêncio é marcante nas fontes considerando que os livros A e B citam História da Segunda Guerra Mundial de Marc Ferro, que faz rápida abordagem sobre o Magrebe no continente africano. Mesmo o citando como referência os autores preferem não aprofundar a questão. Ao menos caberia nos referidos materiais didáticos uma nota ou questionamento sobre como se deu efetivamente o envolvimento dos africanos, mas preferiu-se deixar a África no esquecimento ou na posição de passividade, apenas como mais um cenário de conflito entre Eixo e Aliados (Inglaterra, França, EUA). O sistema educacional brasileiro e as reflexões sobre a lei /2003 Uma curiosidade que atiça minha imaginação é como a temática africana e afro-brasileira vem sendo elaboradas, pensadas e divulgadas nos livros didáticos dos últimos dez anos. Creio que mudanças significativas tenham ocorrido no ensino de História nas instituições de educação. Diz Anderson Ribeiro Oliva (2003, p.425) que a partir dos anos 80 e 90 mudanças significativas foram sendo incluídas no ensino, principalmente com as contribuições da escola dos Annales e sua sugestão da história temática como perspectiva. No Brasil, a experiência com a temática africana no livro didático é traumática. São encontrados vários problemas de coerência e imprecisão no conteúdo dos livros. Mas cabe aqui uma pequena reflexão sobre o livro didático, instrumento pedagógico tão polêmico nas discussões atuais de pesquisadores que o tem como objeto de pesquisa, em especial aqueles que investigam no campo do ensino de História. A partir dos anos 1960, com a implantação da ditadura militar no país, os materiais didáticos teriam espaço nas preocupações mercadológicas dos empresários e do Estado que foi seu principal consumidor nos últimos 40 anos (FONSECA, 2003, p.54). Esse momento histórico que abrangeu quase toda segunda metade do século XX teve papel importante na consolidação do uso do livro didático nas escolas, e com isso foram criados vários mecanismos de estímulos às editoras brasileiras (FONSECA, 2003, p.49-57). 243

4 Às margens do esquecimento O consumo de livros didáticos esteve sob a influência do processo de massificação do ensino, ocorrido primeiramente pelas reivindicações dos movimentos sociais dos anos 50 e consolidados a partir da década de 60. Isso permitiu a investida das empresas editoriais na larga e intensa produção de materiais didáticos, sendo estes os instrumentos pelos quais os educadores centralizam suas mediações do processo de ensino-aprendizagem. Ruim com ele, pior sem ele, assim se refere Fonseca (2003, p.49) ao apego dos educadores ao material pedagógico, mas também aponta para a deficiência do ensino, porque em termos de estratégias educacionais alguns docentes ainda não perceberam a importância de pesquisarmos em outras fontes para estruturar as aulas. A ideia de que os textos da graduação só servem para obtermos o diploma ainda perdura no pensamento de alguns educadores, do contrário pensariam em usá-los em sala de aula, depois de fazer o que Ana Maria Monteiro (2007) denomina de transposição didática 3. Não quero travar uma discussão sobre o conceito de transição didática, mas gostaria de alertar aos educadores sobre a necessidade de pensarmos no processo, adotando a postura de tornar possível a compreensão do conteúdo curricular por meio também dos textos acadêmicos numa linguagem adequada ao nível dos estudantes. É preciso considerar que os estudantes possuem níveis diferentes de aprendizagem e que existem alguns perigos ao tomar o livro como verdade absoluta 4. O primeiro dos perigos é a própria concepção de África, africano e negro que alguns livros reproduzem 5. O ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira são conteúdos obrigatórios pela lei /2003 nas instituições de ensino. A lei foi aprovada em 2003, pelo então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (SOUZA, 2012, p.17; SERRANO, 2007, p.15-6; OLIVA, 2012, p.43, 2003, p.428), mas a lei por si 3 O professor tem papel importante na formação do estudante, pois a ele é dada a função de fazer a transposição didática do conteúdo, no sentido de aproximar o estudante do pensamento científico de forma adequada ao seu nível de aprendizagem. 4 Na concepção de Circe Maria Fernandes Bittencourt (2004, p.232) a sala de aula deve ser pensada numa perspectiva de desconstrução da ideia de verdade, partindo para análise das possibilidades e das interpretações. 5 Marina de Mello e Souza (2012, p.19-20), chama a atenção dos seus leitores para os erros grotescos presentes nos materiais didáticos, e alerta-nos para a necessidade do estudo e da pesquisa no campo da História da África.

5 Geferson Santana mesma não garante que o ensino da história dos africanos e dos afro-brasileiros seja aplicado em todas as escolas. No IV Seminário de Ensino de História: Ensino de História e Diversidade (2012) que é uma realização anual do curso de Licenciatura em História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) identifiquei que as pesquisas apresentadas pelos estudantes apontavam dificuldades na aplicação da lei nas escolas do Recôncavo. É visível a deficiência das instituições de nível superior na formação de professores habilitados a exercerem nas escolas a prática docente em História da África e Afro-brasileira, como também não existe um acompanhamento dos órgãos do governo referente à aplicação da lei 6. Sem contar que, conforme chama atenção Anderson Ribeiro Oliva (2003, p.428) muitos destes educadores em atuação não tiveram em seus currículos de graduação ou educação básica conteúdos sobre a história da África e cultura afro-brasileira. Marina de Mello e Souza (2012) socializa suas boas experiências, ao falar de suas visitas às diversas escolas do Brasil para apresentar o paradidático África e Brasil Africano em 2006, além da realização de palestras e reformulação do currículo da disciplina de História da África no curso de História na Universidade de São Paulo (USP). Souza (20012, p.18) expressou seus sentimentos de esperança ao falar das várias experiências de educadores da educação básica nos cursos de formação que são oferecidos pelo governo via as universidades, publicação de livros paradidáticos e publicação de literatura infanto-juvenil. As iniciativas apontadas por Souza e reforçadas por Carlos Serrano (2007) indicam aumentos nos índices de interesse e aceitação da temática nas instituições de ensino. Creio que deveríamos também nos atentar para os conteúdos e a qualidade das iniciativas. O aumento do salário de docente é um estímulo para ingressar nos cursos de formação e especialização sobre história africana e afrobrasileira, nos levando a ponderar a respeito da ideia de militância e interesse em 6 De fato, garantir a efetivação da lei nas instituições de educação é um grande desafio, principalmente porque não existe um sistema de vigilância nas escolas. Por outro lado, a vigilância poderia ser um veículo inibidor do desempenho acadêmico dos professores das escolas e universidades públicas e privadas do país. Então, temos que pensar em uma estratégia que possibilite o acompanhamento da aplicação da lei nas instituições de educação sem constrangimento para nenhuma das partes. 245

6 Às margens do esquecimento querer contribuir com a diminuição das imagens estereotipadas e preconceituosas dos africanos e dos negros. A lei /2003 por ser obrigatória gerou polêmica nas escolas e universidades. O argumento central é que ela ajuda na diminuição da exclusão e marginalização dos afro-brasileiros com um custo alto, a exclusão da outra etnia (SERRANO, 2007, p.17). As resistências ao estudo da história e das culturas africanas e afro-brasileiras são problemas que precisamos resolver democraticamente, expondo para os opositores que a lei tem uma função que vai para além de uma reparação histórica. Nos materiais didáticos e mesmo em algumas produções acadêmicas houve uma reprodução eurocêntrica da concepção de vida cultural e social das populações africanas. O continente africano é apresentado como hábitat de seres primitivos, menos evoluídos e monstruosos (SOUZA, 2012, p.23). Segundo Oliva (2003, p ), essas são as representações que foram construídas no imaginário do mundo. A partir de uma análise cuidadosa de diversos pontos de vistas de especialistas e pensadores do período da Antiguidade, do medievo e do contemporâneo, o autor demonstra o quanto as visões preconceituosas e estigmatizantes estão presentes nos escritos de vários pensadores, objetivando a estigmatização dos personagens em questão. Para Oliva (2003, p.429), silêncio, desconhecimento e representações eurocêntricas (...) são termos que resumem muito bem a utilização que os livros de história do Brasil fazem da história dos povos africanos, sendo esta, a meu ver, uma afirmação generalista para o momento recente considerando os progressos em termo de substância que podemos identificar em alguns materiais didáticos. Não podemos recusar, por outro lado, que a ideia de negro e de africano são construções europeias com valores discriminatórios e preconceituosos (OLIVA, 2003, p.433). Quando se fala de negro e africano, automaticamente alguns livros didáticos e paradidáticos remetem suas reflexões à fórmula errônea africano = negro = escravidão, como se o continente africano de resumisse apenas a escravidão (MATOS apud OLIVA, 2003, p.427). Mas, os PCNs são pontos inovadores no campo da educação básica demonstrando-se como instrumentos de debate a discriminação racial e como um dos principais veículos de

7 Geferson Santana aprimoramento do ensino de história da África e afro-brasileira (MATOS apud OLIVA, 2003, p.426). Chifre da África e África Setentrional: análise dos livros didáticos de História Mesmo com os avanços proporcionados pela lei , assim como, a ampliação dos grupos de estudo e pesquisa contemplados por ela objetivando a eliminação de equívocos, imprecisões e erros,as fontes analisadas não demonstram uma preocupação na introdução da relação da África com a Segunda Guerra Mundial conforme as novas leituras historiográficas. Não notamos com densidade nas referidas fontes a presença da África. Ela é colocada na condição de continente passivo no conflito entre os países integrantes do Eixo e Aliados. Geralmente trata-se de uma leitura pouco reflexiva sobre os africanos enquanto sujeitos históricos, e isso naturalmente tem influência sobre os estudantes da educação básica que foram e são acostumados a enxergar as populações africanas enquanto passivas a ação dos colonizadores. Existe perigo nas abordagens dos livros didáticos? Sim! As imagens que eles transmitem acabam gerando construções imagéticas conscientes e inconscientes nos estudantes, dificultando cada vez mais o processo de desmistificação de um continente africano monstruoso, cheio de primitivos despolitizados e a-históricos. As continuidades de tais incoerências só ajudam na permanência de um legado eurocêntrico, preconceituoso e estigmatizante por natureza. Ambos os livros (A e B) partem de uma antiga e oficial concepção historiográfica liderada por algumas especialistas clássicos do século XX, notadamente Ferro e Eric Hobsbawm. Para estes a guerra começa em 1º de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista de Adolf Hitler (HOBSBAWM, 1995; FERRO, 1995). A atitude alemã de invasão silenciosa do território polonês gera a declaração de guerra da Inglaterra e França à Alemanha, após uma tentativa de querer resolver diplomaticamente a invasão relâmpago (GONÇALVES, 2005, p.167; VISENTINI, 1989, p.10-34). E para a África, quando a guerra efetivamente começa? Mazrui (2010, p.2) estipulou que a guerra no continente africano começa quando Mussolini inicia o 247

8 Às margens do esquecimento procedimento de invasão da Etiópia em A proposta de inovação do autor nos permite pensar em novas possibilidades de datação do início do conflito mundial considerado por Ferro (2008) e Hobsbawm (1995) como o maior fenômeno do século XX 7. A ousadia historiográfica de Mazrui abre portas para pensarmos em outros critérios de datação do início da guerra, como território e outros. São vários os motivos elencados pelos especialistas para a gênese da guerra. Para Williams da Silva Gonçalves (2005, p.169), a crise de 1929 com seu enorme rastro de destruição, despertou ressentimentos e ativou a luta pelo poder ocupando o centro da causa 8. Gonçalves (2005, p.169) acredita que ela estremeceu as bases do sistema de produção dos países capitalistas, gerando o subconsumo, mexeu com a Bolsa de Valores de Nova York, e exacerbou os nacionalismos com a fracassada tentativa em junho de 1933, para pensar numa saída na Conferência Econômica Internacional de Londres, discutindo as possibilidades de entendimento e cooperação para driblar a crise geral. A versão de Hobsbawm (1995, p.44) para a origem do conflito mundial refere-se ao descontentamento dos beligerantes eixistas, que vinham desenvolvendo intenso movimento de dominação da Europa. Entretanto, para Ferro (2008, p.20), esta explicação é um grande equívoco, porque o conflito seria irrefutavelmente a vontade das forças alemãs de atacarem as cidades da Inglaterra, seguidas de represálias anglo-americanas. A África foi um dos motivos? Os livros A e B primaram por citarem o continente apenas para falarem dos conflitos bélicos em prol das conquistas de territórios, e consequentemente das riquezas, em especial na África do norte. Como na Primeira Guerra Mundial, na Segunda Guerra Mundial não seria diferente. Leila Leite Hernandes (2005, p.176) explica que o primeiro grande conflito aconteceu em parte na África devido à demanda ambiciosa de redistribuição dos territórios, mas ressalta o historiador africano Tayeb Chenntouf (2010, p.50)que a 7 Para Hobsbawm (1995, p.31-2) a Segunda Guerra Mundial foi global, praticamente todos os Estados independentes do mundo se envolveram, quisessem ou não, embora as repúblicas da América Latina só participassem de forma mais nominal (...) quase todo globo foi beligerante ou ocupado, ou as duas coisa juntas. 8 Hernandes (2005, p.178) chama atenção para os impactos da crise econômica de 1929 no continente africano, causando um processo de aumento das misérias e epidemias no continente. Afirma-nos a autora: O que se sucedeu essencialmente foi que a crise de 1929 aumentou a falta de alimentos, acarretando fomes e epidemias, em particular nas zonas assoladas pela seca.

9 Geferson Santana Primeira Guerra se desenrola entre europeus e na Europa. Não seria necessário recorrer a estudos mais especializados para defender a hipótese de que para ambos os conflitos mundiais a expansão territorial, o uso da mão-de-obra dos africanos e a exploração dos recursos naturais da África foram interesses vigentes nas metas expansionistas europeias. A Etiópia compõe o chifre da África, sendo o único Estado africano livre até Ela foi elencada como ponto de partida das ambições nazifascistas no continente africano, e não posso negar que os autores estão certos em suas afirmações (MOTA e RAMOS, 2005, p.97-8; FARIA; FERREIRA; SANTOS; VAINFAS, 2010, p.152.), mas, reitero a importância de entendermos que os africanos não devem ser colocados na condição de propriedades dos colonos e objeto de ambição dos beligerantes. Eles também ajudaram na construção de suas próprias histórias, foram e são sujeitos históricos. A guerra no deserto estava apenas começando. Diante do novo fracasso militar italiano, Hitler organizou o Afrika Korps (1941), empurrando os exércitos ingleses de volta à fronteira egípcia, em uma guerra que permaneceu em impasse até (FARIA; FERREIRA; SANTOS; VAINFAS, 2010, p.153) Há dois pontos que precisam ser pensados a partir deste fragmento. Primeiro que os livros didáticos nos remetem aos silêncios, principalmente da atuação dos africanos neste momento tão delicado da guerra no mundo. Não posso silenciar perante a relevância da informação, que pode ser constatada a partir das pesquisas já existentes. Houve o esquecimento nos livros de que os etíopes também tinham interesses ao se envolverem nas lutas sangrentas travadas ao lado dos Aliados. Explica Hernandes que a independência etíope e consolida em 1942, quando estes apoiados pelos anglo-americanos derrotaram os nazifascistas naquele território, que até então era ocupada pela Itália fascista (HERNANDES, 2005, p.184) 9. A vitória etíope sobre os soldados italianos representou muito no imaginário dos africanos (HERNANDES, 2005, p.185). As esperanças de dias 9 As forças britânicas junto com patriotas etíopes iniciam a Campanha da África Oriental com o objetivo de garantir a soberania do Estado africano em 1941, que cominou na soberania completa com a assinatura do Acordo Anglo-Etíope em Neste intervalo de o então imperador etíope Haile Selassie, exilado na Inglaterra, retoma seu império. 249

10 Às margens do esquecimento melhores e de independência após o sombrio período da guerra estavam sendo construídas. Eles acreditaram em dias melhores, uma vida de liberdade e sem os colonos opressores. Era evidente que a participação dos africanos nos esforços de guerra representou as esperanças na mudança, em sociedades marcadas pelo racismo dos colonizadores (HERNANDES, 2005, p.180). O segundo ponto é sobre o longo embate militar que Eixo e Aliados suportaram. São interessantes as considerações dos livros didáticos sobre a existência do projeto Afrika Korps criado pelo ditador nazista Hitler, e liderado pelo general Erwin Rommel 10 nas duas tentativas fracassadas de invadir e dominar o Egito. Em todas as tentativas os ingleses os impediram de realizarem a conquista e dominação do território egípcio forçando-os a fugir para a Líbia sob dominação italiana (RAMOS e MOTA, 2005, p.100). Reitero a relevância da informação, considerando que nas bibliografias pesquisadas este fato não foi registrado. Segundo os autores do livro B os italianos já tinham empurrado os ingleses até as fronteiras do Egito, contando, porém, dessa vez com contra-ataque dos britânicos. Mas, acrescentam os autores: Enquanto resistiam na Inglaterra, os exércitos britânicos eram fustigados no norte da África pelos italianos, que pretendiam marchar da Líbia até o Egito para conquistar o canal de Suez, de onde partiriam para o Iraque com objetivo de controlar as reservas petrolíferas. Depois de empurrados até o Egito, os britânicos reagiram, impondo derrotas fatais ao exército de Mussolini. (FARIA; FERREIRA; SANTOS; VAINFAS, 2010, p.153) No fragmento acima, é interessante refletir sobre a importância das vitórias dos britânicos sobre os alemães em Mas só os britânicos lutaram em prol da vitória? Os africanos foram arregimentados em prol do projeto de defesa da África e consequentemente dos interesses dos colonizadores. Realmente muitos africanos garantiram presença na guerra, pois como já mencionado, eles criaram em seus imaginários a esperança. 10 Embora muito doente e deprimido, Hitler mandou executar os conspiradores, provocando a morte de quase 5 mil pessoas. O marechal Erwin Rommell, ex-comandante do Afrika Korps, participou da conspiração, mas por ser muito popular na Alemanha recebeu a opção de suicídio. Aceitou para o bem de sua família, e foi enterrado com honras militares (FARIA; FERREIRA; SANTOS; VAINFAS, 2010, p.160). As cenas de morte dos envolvidos com a Operação Valquíria também podem ser vistas no filme Operação Valquíria, mas obviamente que mostra a execução apenas dos principais personagens do filme.

11 Geferson Santana Para além deste aspecto, fica uma crítica relevante ser atribuída essencialmente ao livro B. Primeiramente, que a imagem de uma Inglaterra heróica e salvadora dos seus domínios, inclusive da África, está muito evidente. Não nego que a atuação do governo britânico foi importante, mas que as devidas considerações a outros países dos vários continentes devem ser dadas, inclusive alguns países da América que muito colaboraram com os Aliados, a exemplo do Brasil que enviou soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para terras italianas, além das movimentações de guerra nos seus Estados. A imagem do estadista britânico Winston Leonard Spencer Churchill foi, a meu ver, a figura selecionada pelos autores do livro B como exemplo de atuação e heroísmo na guerra, sendo inclusive comentado por várias vezes. Outros personagens masculinos e europeus mais um asiático são também colocados como destaque ao longo do capítulo, a exemplo de Francisco Franco (Espanha), Léon Blum (França), Isoroku Yamamoto (Japão), e Joseph Mengele (Alemanha). A ausência de brasileiros, africanos etc., que atuaram no contexto da guerra é total, e os sujeitos selecionados pelo livro são exaltados pelos seus feitos independentemente de terem sido bons ou ruins. Os livros A e B não falam das iniciativas dos ingleses e tropas angloamericanas de invasão e tomada da Tunísia pela fronteira da Argélia. Esta é usada como ponto de partida das operações, iniciadas primeiramente pelos britânicos, assim como africanos, permitindo que finalmente a conquista e tomada do território tunisiano do controle nazifascista se concretize em maio de Para as fontes analisadas, estes conflitos militares compreendidos entre 1941 a 1943 são elencados apenas como fatores importantes dentro de um processo maior, que foi a derrocada do Eixo, denominada por Mota e Ramos (2005) como o refluxo da maré. Com o intuito de contribuir com a defesa de uma historiografia o mais fiel possível aos acontecimentos conflito mundial na África, trago uma citação com dados estatísticos do Chenntouf: 11 E ainda acrescenta Chenntouf (2010, p.52): Após uma série de operações, os Aliados passam à ofensiva generalizada em 22 de abril de Em maio, a entrada dos ingleses em Túnis e dos americanos em Bizerte marcam o fim da campanha da Tunísia. 251

12 Às margens do esquecimento Até junho de 1940, a África do Norte fornece sozinha homens, entre eles argelinos. De 1943 a 1945, homens originários da África do Norte (incluindo argelinos, tunisianos e marroquinos) participam da liberação da França. O exército africano intervém na liberação da Córsega (setembro outubro de 1943), na campanha da Itália (atingindo Roma em 15 de junho de 1944) e na campanha da Provence (em agosto de 1944), antes de se redirecionar rumo ao norte para se unir ao conjunto do exército francês. (CHENNTOUF, 2010, p.52) Chenntouf (2010) defende que o engajamento dos africanos nos esforços de guerra tem como plano de fundo a esperança de abertura democrática, o que acabou acontecendo em 1939 quando os Aliados declararam guerra ao Eixo nazifascista. Hernandes (2005, p.185), exemplifica que muitos outros africanos ligados às colônias de domínio fascista acabaram sendo recrutados forçadamente, estes em um número aproximado de 190 mil homens lutaram (...) em frentes de batalhas na Alemanha, Itália, Líbia, Normandia, no Oriente Médio, na Indochina e na Birmânia. Por outro, os dados da autora acabam corroborando para o entendimento de que muitos africanos foram necessários para a guerra em solos africanos e europeus. A Itália e a Alemanha representaram para os Aliados uma verdadeira dor de cabeça, considerando que a partir da Líbia ameaçavam a Tunísia. A reação britânica em alguns momentos fora retardada, porque o desembarque angloamericano acelera o desenvolvimento dos projetos alemães na Tunísia. Em 9 de novembro de 1942, uma centena de aviões alemães aterrissam na área de al - Awina, perto de Túnis, com um corpo de homens (CHENNTOUF, 2010, p.52). A iniciativa alemã de invasão de Túnis, capital da Tunísia, sem aviso prévio na noite do dia 13 para 14 de novembro do mesmo ano garante a ocupação dos grandes centros urbanos como Sfax, Sousse e Gabès, diz Tayeb Chenntouf (2010, p.52). Forças militares dos Aliados iniciaram uma contra ofensiva à invasão alemã. Afirma Chenntouf (2010) que os britânicos e estadunidenses alcançariam vitórias significativas cotando com a tomada da Tunísia pela fronteira da Argélia. Esta é usada como ponto de partida das operações, iniciadas primeiramente pelos britânicos, assim como africanos, permitindo que finalmente a conquista e tomada do território tunisiano do controle nazifascista se concretize em maio de 1943.

13 Geferson Santana Os alistamentos para o front de combate aos eixistas não aconteceram apenas militarmente, muitos partidos políticos nacionalistas se engajaram na luta contra a ideologia fascista propagada pela Alemanha e Itália e que teve algum eco no Egito. Mas, muitos outros foram, igualmente, censurados, postos na clandestinidade e, por consequência, fadados ao desaparecimento no cenário político. Foi isso que acometeu, explana Chenntouf (2010, p.56-7), ao Partido do Povo Argelino com seu líder MessaliHadj e membros que foram presos ou condenados a trabalhos forçados em 29 de abril de A apreciação dos materiais didáticos teve como meta demonstrar ao leitor o quanto os livros didáticos silenciaram e ainda silenciam sobre os povos africanos e suas atuações na guerra, mas os livros acabam centrando nos aspectos militares. A guerra na África não se resume ao confronto bélico. Faltou nas fontes uma discussão sobre as atuações dos africanos no processo de organização política nos partidos nacionalistas, nos esforços em prol da economia de guerra. Considerações finais A presente proposta de reflexão se dispôs a demonstrar por meio da análise dos livros didáticos destinados aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, que ainda tem muito a ser feito no campo da História da África na sala de aula, em especial no caso da Segunda Guerra Mundial. Pouco se percebe questionamentos sobre os silêncios da historiografia clássica e dos livros didáticos e paradidáticos no tocante a ausência de um conteúdo aprofundado da participação dos africanos. Todos os autores dos referidos materiais analisados citaram uma África passiva à ação dos beligerantes e ficaram presos ao caso da Etiópia, promovendo uma imagem equivocada e errônea do continente africano e esquecendo que África é uma diversidade de povos. A meu ver, faltou a preocupação em fazer um mapeamento mais detalhado das bibliografias existentes sobre a relação entre África e guerra. A análise meticulosa da bibliografia utilizada não aconteceu para tratar o problema em questão, mesmo usando o livro de Ferro. Ele foi citado pelos autores dos livros A e B, mas o Magrebe abordado por Ferro acaba sendo silenciado em suas narrativas. 253

14 Às margens do esquecimento Com isso, não é precipitado afirmar que falar de África nos capítulos analisados não foi uma das prioridades. Referências BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, CHENNTOUF, Tayeb. O chife da África e a África sententrional. In: História Geral da África, VIII: África desde Brasília: UNESCO, 2010, p FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo, Ática, O século XX explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, FONSENCA, Selva Guimarães. Livros didáticos e paradidáticos de História. In: Didática e prática de ensino de História. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003, p GONÇALVES, Williams da Silva. A Segunda Guerra Mundial. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O Século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, pp HOBBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX ( ). São Paulo: Companhias das Letras, MAZRUI, Ali. A. Introdução. In: História Geral da África, VIII: África desde Brasília: UNESCO, 2010, p MONTEIRO, Ana Maria. Os saberes que ensinam: o saber escolar. In: Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares. Representações e impressões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, nº3, p , Disponível em: Acesso em: 02 de jan. de Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, São Paulo, nº 1, v 1, p.29-44, SERRANO, Carlos. Apresentando a temática deste livro. In: Memória D África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007, p SOUZA, Marina de Mello e. Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de história da África. Revista História Hoje, São Paulo, n.1, v.1, p.17-28, 2012.

15 Geferson Santana VISENTINI, Paulo G. Fagundes. Segunda Guerra Mundial: história e relações internacionais / Porto Alegre: Ed. da UFRGS,

A HISTÓRIA DOS AFRICANOS NA II GUERRA

A HISTÓRIA DOS AFRICANOS NA II GUERRA LEHRB A HISTÓRIA DOS AFRICANOS NA II GUERRA A participação dos africanos na Segunda Guerra Mundial significou para países europeus como a França e colônias europeias na Africana como Etiópia a chance de

Leia mais

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético.

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. A operação Barbarossa A operação Barbarossa era a invasão da União

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio Cláudio Roberto Ribeiro Martins claudiorrmartins@gmail.com FCT/UNESP - Presidente Prudente Palavras-chave:

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA Andrew Stanley Raposo 1, Tayse Raquel dos Santos 2, Katemari Rosa 3 Unidade

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X DA INVISIBILIDADE AFROBRASILEIRA À VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA Natássia Contrera Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: natassiac@hotmail.com Giseli Bueno Berti Universidade

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância e necessidade do uso de tecnologias no trabalho escolar

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido.

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido. Confronto entre os aliados, vencedores da 2ª Guerra: Inglaterra, França, EUA e União Soviética. Acordo pós-guerra definiria a área de influência da URSS, onde estavam suas tropas (leste europeu). Conferência

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores)

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Relatoria do Ateneo 2: Pesquisa e produção de conhecimento em Política Educacional (pesquisa, publicações, integridade e ética na pesquisa)

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: FORTALECIMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA Assunção, Paraguay Abril 2015 POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Ana Paula Alves Baleeiro Orientadora, profª Ms. da Faculdade Alfredo Nasser apbaleeiro@yahoo.com.br Jonatas do Nascimento Sousa Graduando

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Fernanda de Paula Ramos Conte Lílian Santos Marques Severino RESUMO:

Fernanda de Paula Ramos Conte Lílian Santos Marques Severino RESUMO: O Brasil e suas políticas sociais: características e consequências para com o desenvolvimento do país e para os agrupamentos sociais de nível de renda mais baixo nas duas últimas décadas RESUMO: Fernanda

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL Projeto apresentado e desenvolvido na

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica Valores Educacionais Aula 1 Educação Olímpica Objetivos 1 Apresentar os objetivos da Educação Olímpica. 2 Indicar as possibilidades de trabalho com a temática Valores Educacionais integrada aos conteúdos

Leia mais

História B Aula 21. Os Agitados Anos da

História B Aula 21. Os Agitados Anos da História B Aula 21 Os Agitados Anos da Década de 1930 Salazarismo Português Monarquia portuguesa foi derrubada em 1910 por grupos liberais e republicanos. 1ª Guerra - participação modesta ao lado da ING

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental?

Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental? Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental? Educação Ambiental... Um caminho quem vem sendo construído. 1945, o Japão foi alvo da primeira Bomba atômica e a humanidade se deu conta da possibilidade

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

PÁTRIA EDUCADORA QUE DISCURSO É ESSE?

PÁTRIA EDUCADORA QUE DISCURSO É ESSE? PÁTRIA EDUCADORA QUE DISCURSO É ESSE? Autora: Adriane Matos de Araujo Universidade Estadual do Rio de Janeiro adrianematosaraujo@gmail.com Orientadora: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos Universidade Estadual

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 1 REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Cibeli Marzari Bertagnolli Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Resumo

Leia mais

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM CTS 1 Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 Ana Luiza Araujo COSTA anaepietro26@gmail.com Maria Simone

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

IMAGENS/PENSAMENTOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRODESCENDENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA PELO PIBID/GEOGRAFIA/UFGD

IMAGENS/PENSAMENTOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRODESCENDENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA PELO PIBID/GEOGRAFIA/UFGD IMAGENS/PENSAMENTOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRODESCENDENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA PELO PIBID/GEOGRAFIA/UFGD Lea Regina Nogueira 1 ; Cleiton Aguiar dos Santos Rodrigues 2 ; Fernanda Ramos da Silva

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO PROJETOS EDUCATIVOS E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: DIÁLOGOS ENTRE OS SABERES PRODUZIDOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO- FORMAIS E O SISTEMA DE ENSINO BÁSICO ESCOLAR INTRODUÇÃO Autor (1); S, M, R Universidade

Leia mais

Atividades CTS em uma abordagem argumentativa: a reflexão de um futuro professor

Atividades CTS em uma abordagem argumentativa: a reflexão de um futuro professor Atividades CTS em uma abordagem argumentativa: a reflexão de um futuro professor Ariane Baffa Lourenço 1, Maria Lúcia V. dos S. Abib 2 e Salete Linhares Queiroz 3 1 Programa de Pós-Graduação Interunidades

Leia mais

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA Luciene da Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) luciene283@hotmail.com Joelma Patez de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada Para Ana Maria Dietrich, professora da Federal do ABC, grupos que levantam bandeiras do ódio e do preconceito não possuem fundamento e são regidos pela elite brasileira São Bernardo do Campo Professora

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) China, Japão e Índia são três dos principais países asiáticos. Sobre sua História, cultura e relações com o Ocidente, analise as afirmações a seguir. l A China passou por um forte processo de modernização

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA DOLOROSA: O NAZISMO ALEMÃO A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha colocou em ação a política de expansão territorial do país e o preparou para a Segunda Guerra Mundial. O saldo

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID Liberato Epitacio de Sousa da Silva - PIBID/UEPB (Bolsista do PIBID de Geografia) Liberatotacio20@hotmail.com

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

O CONTO AFRICANO NA SALA DE AULA: PROPOSTA EDUCATIVA DOS SABERES AFRICANOS E LITERÁRIOS NA SALA DE AULA

O CONTO AFRICANO NA SALA DE AULA: PROPOSTA EDUCATIVA DOS SABERES AFRICANOS E LITERÁRIOS NA SALA DE AULA O CONTO AFRICANO NA SALA DE AULA: PROPOSTA EDUCATIVA DOS SABERES AFRICANOS E LITERÁRIOS NA SALA DE AULA INTRODUÇÃO Rafael Nóbrega Araújo, graduando em História (UEPB) 1 e-mail: rafaelnobreg@hotmail.com

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA Rouseleyne Mendonça de Souza NEVES Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG Órgão financiador: CAPES

Leia mais

Qualidade ambiental. Atividade de Aprendizagem 18. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente

Qualidade ambiental. Atividade de Aprendizagem 18. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Qualidade ambiental Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Uso dos recursos naturais / ocupação do espaço e suas consequências / desequilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável Conteúdos Lixo /

Leia mais

África. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 30. www1.folha.uol.com.br

África. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 30. www1.folha.uol.com.br África Acredita-se que a situação atual da África seja resultado da maneira em que foi colonizado pelos Europeus. Por meio de colônia de exploração de recursos mineiras, separação dos territórios tribais

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais