PALESTRANTE: Ant n o t n o i n o o Car a l r os o Gui u do d n o i n Filho h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PALESTRANTE: Ant n o t n o i n o o Car a l r os o Gui u do d n o i n Filho h"

Transcrição

1 PALESTRANTE: Antonio Carlos Guidoni Filho TEMA: A redução do valor de crédito-indébito a restituir em processo de compensação, pela cobrança de crédito tributário sem lançamento, viola os artigos 142 e 170 do CTN?

2 ASPECTOS GERAIS DA COMPENSAÇÃO Abrangência: O sujeito passivo que apurar crédito, inclusive o reconhecido por decisão judicial transitada em julgado, relativo a tributo administrado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, passível de restituição ou de ressarcimento, poderá utilizá-lo na compensação de débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a quaisquer tributos e contribuições administrados pela RFB, ressalvadas as contribuições previdenciárias e as contribuições recolhidas para outras entidades ou fundos. CTN, art A lei pode, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda pública. Formalização: PER/DCOM. Subsidiariamente, em caso de impossibilidade de utilização da PER/DCOMP, é possível a utilização de Formulário de Declaração de Compensação.

3 COMPENSAÇÃO E LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO Principal Efeito: A Declaração de Compensação extingue o débito sob condição resolutória da ulterior homologação (Lei n , de 1996, art. 74, 2o). Semelhança entre as regras atuais sobre compensação e aquelas relativas ao lançamento por homologação. CTN, art O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. 1º O pagamento antecipado pelo obrigado nos termos deste artigo extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento.

4 COMPENSAÇÃO E LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO Após a entrega da Declaração de Compensação pelo contribuinte, tem o Fisco o prazo de 5 (cinco) anos para a homologação da compensação declarada (Lei n , de 1996, art. 74, 5o) CTN, 150, 4o - Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação. Homologação da compensação (ato do contribuinte de apuração do crédito tributário e do débito do Fisco) é atividade análoga à homologação do lançamento (ato tendente à verificação da ocorrência do fato gerador, determinação da matéria tributável e cálculo do tributo devido).

5 COMPENSAÇÃO E LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO Quanto ao lançamento por homologação, a atividade homologatória implica revisão da apuração do crédito tributário feita pelo sujeito passivo. Ou seja, caso concorde com fatos e critérios jurídicos adotados haverá homologação; caso discorde dos fatos ou critérios de apuração do crédito, procederá ao lançamento de ofício (CTN, art. 142 cc art. 149). Quanto à compensação, a atividade homologatória implica duas apurações (i) do crédito tributário; (ii) do débito do Fisco (indébito tributário). Paulo Cesar Conrado: diferentemente do que sugere o art. 156 do CTN, portanto, a compensação não pode ser encarada apenas como forma de extinção da obrigação tributária, sendo dotada, em rigor, de potência extintiva que se volta contra um outra relação jurídica, a relação de débito do Fisco. (...) A compensação tributária pode ser definida como forma de extinção da obrigação tributária (consoante faz o art. 156 do CTN, bem assim como forma de extinção da relação de débito do Fisco. (RDDT, vol. 94, p.106 e 108).

6 HOMOLOGAÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA Quais os limites da investigação do Fisco para apuração do crédito e do indébito tributário? Quanto ao crédito tributário compensado, não há maiores limitações, mas discussão não é relevante em vista da constituição do crédito pela confissão decorrente da declaração de compensação. Quanto ao indébito tributário, a investigação encontra limites na (i) existência ou não do recolhimento do tributo; e (ii) no autolançamento do débito levado a efeito pelo contribuinte e homologado (expressa ou tacitamente) pelo Fisco. E por que? CTN, art. 149, V cc art. 142 Obrigatoriedade de lançamento de ofício quando houver omissão ou inexatidão do sujeito passivo no ato de autolançamento ou lançamento por homologação.

7 HOMOLOGAÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA Decreto n , de 1972, art. 9o caput e 4o Art. 9º A exigência de crédito tributário, a retificação de prejuízo fiscal e a aplicação de penalidade isolada serão formalizadas em autos de infração ou notificação de lançamento, distintos para cada imposto, contribuição ou penalidade, os quais deverão estar instruídos com todos os termos, depoimentos, laudos e demais elementos de prova indispensáveis à comprovação do ilícito. Alterado pela MEDIDA PROVISÓRIA Nº 449, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2008 DOU DE 4/12/ Alterado pela LEI Nº , DE 27 DE MAIO DE DOU DE 28/5/2009 4º O disposto no caput deste artigo aplica-se também nas hipóteses em que, constatada infração à legislação tributária, dela não resulte exigência de crédito tributário. (Incluído pela LEI Nº , DE 27 DE MAIO DE DOU DE 28/5/2009)

8 HOMOLOGAÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA Redução do indébito pressupõe existência de crédito tributário constituído, seja por meio de autolançamento, seja por meio de lançamento de ofício. Entendimento em sentido contrário seria admitir compensação de ofício (espécie prevista para restituição e ressarcimento IN RFB 900, art. 49) de créditos tributários não constituídos. IN Art. 49. A autoridade competente da RFB, antes de proceder à restituição e ao ressarcimento de tributo, deverá verificar a existência de débito em nome do sujeito passivo no âmbito da RFB e da PGFN. 1º Verificada a existência de débito, ainda que consolidado em qualquer modalidade de parcelamento, inclusive de débito já encaminhado para inscrição em Dívida Ativa, de natureza tributária ou não, o valor da restituição ou do ressarcimento deverá ser utilizado para quitá-lo, mediante compensação em procedimento de ofício.

9 HOMOLOGAÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA Argumentos do Fisco para sustentar redução do indébito do contribuinte mediante nova apuração do tributo devido no respectivo período de apuração: Atividade de homologação pressupõe pesquisa ampla sobre a existência ou não do crédito do contribuinte. IN Art. 65. A autoridade da RFB competente para decidir sobre a restituição, o ressarcimento, o reembolso e a compensação poderá condicionar o reconhecimento do direito creditório à apresentação de documentos comprobatórios do referido direito, inclusive arquivos magnéticos, bem como determinar a realização de diligência fiscal nos estabelecimentos do sujeito passivo a fim de que seja verificada, mediante exame de sua escrituração contábil e fiscal, a exatidão das informações prestadas. Não haveria compensação de ofício, mas tão somente reconhecimento da inexistência do alegado indébito tributário.

10 HOMOLOGAÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA Em muitos casos não haveria possibilidade de lançamento por inexistência de crédito tributário após nova apuração ausência de interesse do Fisco na revisão do autolançamento do contribuinte nesses casos.

11 PRECEDENTE CARF ACÓRDÃO º Conselho de Contribuintes - 8a. Câmara (Data da Decisão: 20/03/2003 Data de Publicação: 22/05/2003) Processo nº : /98-89 Recurso nº : Matéria : CSL - Ex: 1996 Recorrente : CELULAR TELEFONIA E TELECOMUNICAÇÕES LTDA. Recorrida : 2ª TURMA/DRJ-BELO HORIZONTE/MG Sessão de : 19 de março de 2003 Acórdão nº : (...) PEDIDO DE COMPENSAÇÃO - PARTE INDEFERIDA -IRREGULARIDADE NA COMPENSAÇÃO DE OFÍCIO -RECONHECIMENTO DO DIREITO DE CRÉDITO - A compensação de ofício pressupõe a existência de débitos do contribuinte, que sempre correspondem a créditos da União, constituídos seja por confissão espontânea seja por lançamento de ofício. Na inexistência de débitos constituídos deve-se corrigir a compensação de ofício, reconhecendo ao contribuinte o direito de crédito correspondente. Recurso provido.

12 PRECEDENTE CARF ACÓRDÃO º Conselho de Contribuintes - 4a. Câmara (Data da Decisão: 08/04/2008 Data de Publicação: 31/10/2008) Ministério da Fazenda Segundo Conselho de Contribuintes 2 o CC-MF Fl. Processo nº : / Recurso nº : Acórdão nº : Recorrente : SCHMIDT IRMÃOS CALÇADOS LTDA. Recorrida : DRJ em Porto Alegre - RS PIS. NÃO CUMULATIVO. RESSARCIMENTO. TRANSFERÊNCIA DE CRÉDITOS DE ICMS. FATURAMENTO. BASE DE CÁLCULO. NECESSIDADE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO. Não cabe à autoridade fiscal, em pedido de ressarcimento do PIS recolhido sob o regime nãocumulativo, subtrair parcela relativa à transferência de créditos de ICMS, sob o fundamento de que esses valores integram o faturamento e compõem a base de cálculo da Contribuição devida. Nessa hipótese, seria imprescindível o lançamento de ofício. Recurso provido.

13 PRECEDENTE CARF Processo nº / Recurso nº Voluntário Acórdão nº Sessão de 08 de maio de 2008 Período de apuração: 01/07/2004 a 30/09/2004 NÃO CUMULATIVIDADE. RESSARCIMENTO DE SALDO CREDOR. ALTERAÇÃO NA PARCELA DO DÉBITO SEM LANÇAMENTO DE OFÍCIO. IMPOSSIBLIDADE. Não existe dispositivo legal na novel sistemática de ressarcimento do PIS/Pasep Não Cumulativo que desobrigue a autoridade fiscal de seguir a determinação do artigo 149 do Código Tributário Nacional, qual seja, a de proceder ao lançamento de oficio para constituir crédito tributário correspondente à diferença da contribuição devida ao PIS/Pasep quando depare com inconsistências na sua apuração. Assim, do valor da parcela do crédito reconhecido, não pode simplesmente ser deduzida escrituralmente a parcela de débito do PIS/Pasep correspondente a receitas que deixaram de ser consideradas na sua base de cálculo, no caso, receitas com a cessão de créditos de ICMS. (...). Recurso provido em parte.

14 MULTAS POR COMPENSAÇÃO INDEVIDA Compensação Não-homologada Compensação Compensação Não-homologada Não-declarada Multa Isolada 50% do crédito 75% do débito Agravamento por não atendimento de intimação Falsidade da declaração Agravamento por não atendimento de intimação 75% do débito 112,5% do débito 150% do débito 150% do débito 225% do débito 225% do débito Multa de Mora 20% do débito FUNDAMENTO LEGAL: Lei nº 9.430/96, arts. 74, 15 a 17 e 44; Lei nº /10, art. 62; MP nº 472/09, art. 27;eINRFB900/08, arts.38e38,comredaçãodada pela INRFBnº1.067/2010.

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Compensação Parte II Prof. Marcello Leal 1 Compensação de ofício Lei 9.430/96, Art. 73. A restituição e o ressarcimento de tributos administrados pela

Leia mais

Obrigatoriedade. Autonomia do Crédito Tributário. Origem:

Obrigatoriedade. Autonomia do Crédito Tributário. Origem: Direito Tributário Crédito tributário:conceito e constituição. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. Hipóteses de alteração do lançamento. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação)

PERDCOMP (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) (Pedido de Eletronico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação) contato@agmcontadores.com.br 2015 Atualizada em março-2015 2 PER/DCOMP - PEDIDO ELETRÔNICO DE RESSARCIMENTO OU RESTITUIÇÃO

Leia mais

RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, DE TRIBUTOS FEDERAIS. FIEMG, 24 de março de 2011

RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, DE TRIBUTOS FEDERAIS. FIEMG, 24 de março de 2011 RESTITUIÇÃO, RESSARCIMENTO, REEMBOLSO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS FIEMG, 24 de março de 2011 RESTITUIÇÃO Art. 165, CTN (1966) O sujeito passivo tem direito à restituição total ou parcial do tributo,

Leia mais

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda

RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS. Vanessa Miranda 1 RESTITUIÇÃO E COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS Vanessa Miranda 2 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Artigos 165 a 170-A do CTN (Lei nº 5.172/1966) Artigos 73 a 75 da Lei nº 9.430/1996 Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017

Leia mais

Esclarecimentos sobre o regime de apuração das variações cambiais e seus efeitos

Esclarecimentos sobre o regime de apuração das variações cambiais e seus efeitos 1 Esclarecimentos sobre o regime de apuração das variações cambiais e seus efeitos Otacílio Dantas Cartaxo 11/08/09 Secretário da Receita Federal do Brasil, Interino 2 OBJETIVO Prestar esclarecimentos

Leia mais

BRITCHAM ATUALIDADES DO CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO. Junho, 2018

BRITCHAM ATUALIDADES DO CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO. Junho, 2018 BRITCHAM ATUALIDADES DO CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO Junho, 2018 Plano da Apresentação 1. Sistemáticas de apuração do IRPJ 2. Compensação de débitos tributários no âmbito federal e alterações recentes (o caso

Leia mais

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada Decadência Pré-aula 07 Professor Ramiru Louzada Hipótese de Incidência Fato Gerador Obrigação Tributária Lançamento Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

(Afeal ) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA

(Afeal ) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA (Afeal 27.11.2007) COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA APRESENTAÇÃO Conceito e Fundamento Auto Compensação art. 66 da Lei n. 8.383/91 Compensação perante à SRF art. 74 da Lei n. 9.430/96 A criação do programa PER/DCOMP

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito Conceito CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário corresponde ao direito do Estado de exigir o tributo, ou melhor, de exigir o objeto da obrigação tributária principal do sujeito. Contribuição do crédito

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Prof. Gustavo Gonçalves Vettori + 1. Crédito tributário e lançamento 1 OT vs. CT Art. 139, CTN: O crédito tributário decorre

Leia mais

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 23 31/05/17 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento

Leia mais

PER/DCOMP - Práticas de Preenchimento - Atualização

PER/DCOMP - Práticas de Preenchimento - Atualização Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 237 - Data 16 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário INCLUSÃO DO ICMS E DAS PRÓPRIAS

Leia mais

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data:

Evento Presencial. Per/DComp. Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi. Data: Evento Presencial Per/DComp Apresentação: Danilo Marcelino, Indra C. Nardini e Priscila R. Debiazzi Data: 09.10.2015 Histórico O que é? Programa disponibilizado pela RFB para restituição e compensação

Leia mais

DISCIPLINA LEGAL DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA

DISCIPLINA LEGAL DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA DISCIPLINA LEGAL DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA JOSÉ AUGUSTO DELGADO Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Professor de Direito Público (Administrativo, Tributário e Processual Civil).

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Destacamos abaixo as informações consideradas por nós como as mais importantes relativas ao PERT: 1. INFORMAÇÕES GERAIS. 1.

TRIBUTÁRIO. Destacamos abaixo as informações consideradas por nós como as mais importantes relativas ao PERT: 1. INFORMAÇÕES GERAIS. 1. TRIBUTÁRIO 1/6/2017 Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) Informamos que ontem, dia 31 de maio de 2017, foi publicada na Edição Extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória nº 783

Leia mais

Programa Especial de Regularização Tributária. Medida Provisória nº 783/2017 IN RFB nº 1711/2017 Portaria PGFN nº 690/2017

Programa Especial de Regularização Tributária. Medida Provisória nº 783/2017 IN RFB nº 1711/2017 Portaria PGFN nº 690/2017 Programa Especial de Regularização Tributária Medida Provisória nº 783/2017 IN RFB nº 1711/2017 Portaria PGFN nº 690/2017 Contexto PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA (PERT) Crise econômica e

Leia mais

Instrução Normativa nº 432 de

Instrução Normativa nº 432 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 432 de 22.07.2004 Aprova o Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação, versão 1.4 (PER/DCOMP 1.4),

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O Í N D I C E A N A L Í T I C O I - REGRAS GERAIS... 15 I.1 - Introdução... 15 I.2 - Conceitos e definições... 15 I.2.1 - Restituição... 15 I.2.2 - Compensação... 16 I.2.3 - Ressarcimento... 16 I.2.4 - Reembolso...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 16/04/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 16/04/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Leticia Vogt 16/04/2019 E-mail: tributario8@legale.com.br AULA 49 PROCESSO ADMINISTRATIVO Processo: Sequência de atos coordenados

Leia mais

Ministério da Fazenda. RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*)

Ministério da Fazenda. RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*) Ministério da Fazenda RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 563, de 23 de agosto de 2005 (*) DOU de 2.9.2005 Altera a Instrução Normativa SRF nº 460, de 18 de outubro de 2004. O SECRETÁRIO-GERAL

Leia mais

Em resumo, dito ato trouxe as seguintes regras para os débitos administrados pela RFB:

Em resumo, dito ato trouxe as seguintes regras para os débitos administrados pela RFB: TRIBUTÁRIO E DO TERCEIRO SETOR 2/2/2017 PUBLICADA A REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA (PRT) Foi publicada hoje no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa RFB n.º 1.687 (IN),

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA

MINISTÉRIO DA FAZENDA 241 CC02/C01 Fls. MINISTÉRIO DA FAZENDA SEGUNDO CONSELHO DE CONTRIBUINTES PRIMEIRA CÂMARA Processo nº 13881.000145/2004-16 Recurso nº 134.801 Matéria PIS - Multa Isolada Acórdão nº 201-79.619 Sessão de

Leia mais

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO

CAPÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO CAPÍTULO V - DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO CAPÍTULO VI - DA REVISÃO DA CONSOLIDAÇÃO CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DAS INFORMAÇÕES E DO PRAZO PARA SUA PRESTAÇÃO CAPÍTULO III - DO PARCELAMENTO E DO PAGAMENTO À VISTA COM UTILIZAÇÃO DE CRÉDITOS CAPÍTULO IV - DAS

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2017 ANO XXVIII - 2017-2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2017 ASSUNTOS SOCIETÁRIOS CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO DO MEI NO ÂMBITO DO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTINS - REFLEXOS DO CANCELAMENTO...

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Modalidades de Lançamento Parte I Prof. Marcello Leal Modalidades de lançamento Lançamento Direto ou de ofício (originária ou supletiva) Lançamento por declaração Lançamento por homologação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1810, DE 13 DE JUNHO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 14/06/2018, seção 1, página 78) Altera a Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009, que

Leia mais

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) -Agosto de

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) -Agosto de Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) -Agosto de 2017-1 1. Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) 1.1. Dúvidas quanto aos Débitos Passíveis de Inclusão no PERT A - Tributos

Leia mais

PARCELAMENTO REFIS V

PARCELAMENTO REFIS V PARCELAMENTO REFIS V Lei n. 12.996, de 18 de junho de 2014 Medida Provisória n. 651, de 9 de julho de 2014 Portaria Conjunta PGFN/RFB n. 13, de 30 de julho de 2014 1 PRAZO: ATÉ 25 DE AGOSTO DE 2014 ADESÃO

Leia mais

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15

Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 Índice Analítico I REGRAS GERAIS... 15 I.1 Introdução... 15 I.2 Conceitos e de nições... 15 I.2.1 Restituição... 15 I.2.2 Compensação... 16 I.2.3 Ressarcimento... 16 I.2.4 Reembolso... 17 I.3 Legislação

Leia mais

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF Cruzamento das Informações: DACON DIRF SPED DCTF DIPJ DCOMP DARF Palestrante: Thamara Jardim CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais Acompanhamento Diferenciado: Art. 2º O acompanhamento diferenciado deverá

Leia mais

Curso Prático PER/DCOMP

Curso Prático PER/DCOMP Curso Prático PER/DCOMP CONCEITOS BÁSICOS I.N. 1.717 ARTIGO 1º * RESTITUIÇÃO - Devolução em dinheiro pelo governo de tributos por ele cobrado em caráter indevido. * RESSARCIMENTO - Embora devido o governo

Leia mais

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil Publicada em 18.07.2017-09:26 Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil A Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. Voluntário ª Câmara / 1ª Turma Ordinária Sessão de 21 de agosto de 2014

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. Voluntário ª Câmara / 1ª Turma Ordinária Sessão de 21 de agosto de 2014 Fl. 123 4 Fl. 5 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Processo nº 10855.902707/2008 11 Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3401 002.706 4ª Câmara /

Leia mais

CURSO PER/DCOMP LEGISLAÇÃO E PREENCHIMENTO

CURSO PER/DCOMP LEGISLAÇÃO E PREENCHIMENTO 1. Conceito O Pedido Eletrônico de Restituição, gerado a partir do Programa PER/DCOMP, constitui-se o documento a ser apresentado à RFB pelo contribuinte que apurar crédito relativo a tributo ou contribuição

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CO N TEXTUA LIZA ÇÃ O DO UTO R, PA PA I TIN HA A LG UM A S CA SA S EM SEU N O M E. NUN CA PAG O U IPTU E AG O RA ELE M O RREU.

Leia mais

PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013

PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013 PARECER PGFN/CRJ/N o 2182/2013 Procedimento a ser observado pela Administração Tributária Federal no ato de cessão de créditos em precatórios a terceiros (art. 100, 13 e 14, da Constituição Federal). I

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 14 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO - É somente

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº: / Recurso

PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº: / Recurso PRIMEIRO CONSELHO DE CONTRIBUINTES 3ª CÂMARA EMENTÁRIO DOS ACÓRDÃOS FORMALIZADOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 Processo nº:11522.000276/2005-38 Recurso nº:157838 Matéria:CSLL - Ex(s): 2004 Recorrente:ETENGE

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Compensação da CPRB

Orientações Consultoria De Segmentos Compensação da CPRB Compensação 23/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 7 6. Referências...

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 369 1 Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS Processo nº 10660.721740/2012 13 Recurso nº Acórdão nº Especial do Contribuinte 9202

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Programa de Regularização Tributária - PRT Instituído pela Medida Provisória nº 477/2017; Regulamentação: 1. Instrução Normativa RFB nº 1687/2017; 2. Portaria

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM PIRACICABA-SP

Coordenação-Geral de Tributação DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM PIRACICABA-SP Fl. 19 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 17 - Data 10 de novembro de 2015 Origem DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM PIRACICABA-SP ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO

Leia mais

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional:

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional: Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Hipóteses de Extinção 1)Pagamento 2)Compensação 3)Transação 4)Remissão 5)Prescrição

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA PERT MEDIDA PROVISÓRIA Nº 783/17

PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA PERT MEDIDA PROVISÓRIA Nº 783/17 PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA PERT MEDIDA PROVISÓRIA Nº 783/17 JULHO 2017 PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA - PERT Instituído pela Medida Provisória nº 783/17 Regulamentação:

Leia mais

Como nosso escritório impacta o mercado ajudando a resolver problemas e acelerar a tomada de decisão.

Como nosso escritório impacta o mercado ajudando a resolver problemas e acelerar a tomada de decisão. Como nosso escritório impacta o mercado ajudando a resolver problemas e acelerar a tomada de decisão. Programa de Regularização Tributária - PRT Instituído pela Medida Provisória nº 477/2017; Regulamentação:

Leia mais

A homologação das bases tributáveis pelo decurso do prazo decadencial nos tributos sujeitos ao lançamento por homologação. 1. Introdução.

A homologação das bases tributáveis pelo decurso do prazo decadencial nos tributos sujeitos ao lançamento por homologação. 1. Introdução. 1 A homologação das bases tributáveis pelo decurso do prazo decadencial nos tributos sujeitos ao lançamento por homologação. Donovan Mazza Lessa 1 Fernando Daniel de Moura Fonseca 2 1. Introdução. A atual

Leia mais

Tributos e Contribuições Federais - Instituído novo parcelamento especial

Tributos e Contribuições Federais - Instituído novo parcelamento especial Tributos e Contribuições Federais - Instituído novo parcelamento especial Tributos e Contribuições Federais/Previdenciária - Instituído novo parcelamento especial Publicada em 01.06.2017-10:21 O Governo

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Ementa Crédito Tributário e suas formas de lançamento constituição definitiva do crédito tributário, lançamento de ofício, declaração e homologação.

Leia mais

ÍNDICE. 1. Histórico Entrega do Pedido e da Declaração Retificação Tratamento dos Dados Informados... 3

ÍNDICE. 1. Histórico Entrega do Pedido e da Declaração Retificação Tratamento dos Dados Informados... 3 ÍNDICE 1. Histórico... 2 2. Entrega do Pedido e da Declaração... 2 3. Retificação... 2 4. Tratamento dos Dados Informados... 3 4.1 - Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso... 3 4.2

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tema: Obrigação Tributária Profª Ana Paula Rodrigues paula_frodrigues@hotmail.com Professora Ana Paula Rodrigues professoraanapaularodrigues

Leia mais

Pert - Programa Especial de Regularização Tributária. Informações Básicas e Esclarecimentos

Pert - Programa Especial de Regularização Tributária. Informações Básicas e Esclarecimentos Atendimento na RFB Pert - Programa Especial de Regularização Tributária Informações Básicas e Esclarecimentos 3 Pert Informações Básicas e Esclarecimentos Legislação Aplicada Medida Provisória nº 783,

Leia mais

ÍNDICE. 1. Histórico Entrega do pedido e da declaração Retificação Tratamento de dados informados...03

ÍNDICE. 1. Histórico Entrega do pedido e da declaração Retificação Tratamento de dados informados...03 ÍNDICE 1. Histórico...02 2. Entrega do pedido e da declaração...02 3. Retificação...02 4. Tratamento de dados informados...03 1 Exemplo: Compensação Saldo negativo do IRPJ...11 2 Exemplo: Compensação Saldo

Leia mais

PIS/PASEP e da COFINS - Ressarcimento e compensação de créditos - Roteiro de Procedimentos. Sumário. Publicado em nosso site 07/06/2011

PIS/PASEP e da COFINS - Ressarcimento e compensação de créditos - Roteiro de Procedimentos. Sumário. Publicado em nosso site 07/06/2011 Publicado em nosso site 07/06/2011 Roteiro ATUALIZADO Informativo FISCOSoft - PIS/PASEP e da COFINS - Ressarcimento e compensação de créditos - Roteiro de Procedimentos A partir da instituição do regime

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 569 568 Fl. 569 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS Recurso nº Acórdão nº Especial do Procurador 9303 006.011 3ª Turma Sessão de 29

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 88 - Data 24 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO COMPENSAÇÃO. DÉBITOS DE OUTRAS PESSOAS

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018

CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 CONSULTA PÚBLICA RFB Nº 07/2018 Brasília, 16 de novembro de 2018. Assunto: Instrução Normativa que dispõe sobre o procedimento de imputação de responsabilidade tributária no âmbito da Secretaria da Receita

Leia mais

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 18 Cosit Data 3 de agosto de 2012 Origem Fl. 19 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 18 Data 3 de agosto de 2012 Origem DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE JULGAMENTO EM PORTO ALEGRE RS ASSUNTO: NORMAS GERAIS

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

um dos temas mais e :

um dos temas mais e : um dos temas mais e : decorre do! e tem marcantes! Muitas incertezas! Confusões! decadência e prescrição - tratadas como se sinônimas fossem. foi nítida a evolução e modernização: - da ; - dos de fiscalização

Leia mais

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Recursos extraordinários repetitivos inconstitucionalidade - STF Recursos especiais repetitivos

Leia mais

Créditos e ônus probatórios. Solon Sehn Mestre e doutor PUC/SP

Créditos e ônus probatórios. Solon Sehn Mestre e doutor PUC/SP Créditos e ônus probatórios Solon Sehn Mestre e doutor PUC/SP Conceitos Introdutórios ônus e ônus da prova Origem da noção jurídica de ônus: Brunetti: Normas imperativas e não-imperativas; Dever livre

Leia mais

Tributos e Contribuições Federais/Previdenciária - Medida Provisória nº 783/2017, que instituiu o Pert, é convertida em lei, com emendas

Tributos e Contribuições Federais/Previdenciária - Medida Provisória nº 783/2017, que instituiu o Pert, é convertida em lei, com emendas Tributos e Contribuições Federais/Previdenciária - Medida Provisória nº 783/2017, que instituiu o Pert, é convertida em lei, com emendas Publicada em 25.10.2017-10:04 A Lei nº 13.496/2017, em referência,

Leia mais

Autuação e Contencioso no Simples Nacional Questões Controversas. Satie Kimura Escritório Regional do SN de São Paulo

Autuação e Contencioso no Simples Nacional Questões Controversas. Satie Kimura Escritório Regional do SN de São Paulo Autuação e Contencioso no Simples Nacional Questões Controversas Satie Kimura Escritório Regional do SN de São Paulo Autuação e Contencioso no SN Questões Controversas SEFISC => NOVOS TEMPOS NO SN CONTROVERSAS

Leia mais

Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.6. José Alves Fogaça Neto 1

Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.6. José Alves Fogaça Neto 1 Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.6 Apresentadores: Helen Mattenhauer José Alves Fogaça Neto 1 PER/DCOMP Versão 6.6 (IN 1.300/2012)

Leia mais

Assunto: Publicadas regras para consolidação de débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT)

Assunto: Publicadas regras para consolidação de débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT) Rio de Janeiro, 11 de junho de 2018. Of. Circ. Nº 118/18 Assunto: Publicadas regras para consolidação de débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT) Senhor(a) Presidente, Seguem para conhecimento

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRIBUTOS. Compensação e Restituição Âmbito da SRF - Normas

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRIBUTOS. Compensação e Restituição Âmbito da SRF - Normas TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRIBUTOS Orientador Empresarial Compensação e Restituição Âmbito da SRF - Normas INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF nº 600/2005 DOU: 30.12.2005 (Íntegra)

Leia mais

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17 Of. Circ. Nº 308/17 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2017. Assunto: Prestação das informações para fins de consolidação dos débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT), instituído pela Medida

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Especialização em Direito Tributário Aula 2

Especialização em Direito Tributário Aula 2 Curso: Graduação em Contabilidade Disciplina: Legislação Empresarial Prof.: Ana Cláudia Akie Utumi Especialização em Direito Tributário Aula 2 Ana Cláudia Akie Utumi autumi@tozzinifreire.com.br Raquel

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA - PERT Alternativas perante a RFB 03/08/2017

PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA - PERT Alternativas perante a RFB 03/08/2017 PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA - PERT Alternativas perante a RFB 03/08/2017 MODALIDADES DE PARCELAMENTO NO PERT Modalidade Débitos com a Receita Federal Procedimento Liquidação com Créditos

Leia mais

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Lançamento e Extinção do Crédito Tributário Analista Judiciário TRF Período: 2007-2016 1) FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Execução de Mandados/2007 O lançamento tributário

Leia mais

Autor DEPUTADO MANOEL JUNIOR- PMDB/PB. 3 Modificativa 4.X Aditiva 5. Substitutivo Global. Página Artigos Parágrafos Inciso Alínea

Autor DEPUTADO MANOEL JUNIOR- PMDB/PB. 3 Modificativa 4.X Aditiva 5. Substitutivo Global. Página Artigos Parágrafos Inciso Alínea MPV 675 00033 ETIQUETA CONGRESSO NACIONAL APRESENTAÇÃO DE EMENDAS 27/05/2015 Proposição Medida Provisória nº 675 / 2015 Autor DEPUTADO MANOEL JUNIOR- PMDB/PB 1 Supressiva 2. Substitutiva Nº Prontuário

Leia mais

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT)

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) Ref.: nº 23/2017 1. Programa Especial de De acordo com a Medida Provisória n 783/2017, fica aberto, até 31 de agosto de 2017, o prazo para adesão ao Programa de. O Programa tem por objetivo regularizar

Leia mais

PGFN regulamenta o PERT

PGFN regulamenta o PERT PGFN regulamenta o PERT Em 21 de junho de 2017, foi publicada a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil (RFB) nº 1.711, que regulamenta a inclusão de débitos no âmbito desse órgão no Programa

Leia mais

Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal do Brasil

Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal do Brasil A legalidade e a segurança jurídica na relação Fisco- Contribuinte. O que fazer em favor de uma relação harmoniosa e equilibrada entre o Fisco e o contribuinte? Paulo Ricardo de Souza Cardoso Receita Federal

Leia mais

PORTARIA Nº 27, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 27, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2012 Ministério da Fazenda Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Publicada no DOU de 27/11/2012, Seção 1, págs. 18/19 PORTARIA Nº 27, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2012 Convoca o Pleno e as Turmas da Câmara Superior

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 600 de

Instrução Normativa SRF nº 600 de Instrução Normativa SRF nº 600 de 28.12.2005 DOU 30.12.2005 Obs.: Ret. DOU de 12.01.2006 e Ret. DOU de 19.01.2006 Disciplina a restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA Assunto: Processo Curso: DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA Assunto: Processo Curso: DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Data: 25/05/2012 IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA Assunto: Processo Curso: DIREITO Administrativo Tributário Disciplina: ESTÁGIO II Valor: pontos Professora: ILZA MARIA DA SILVA

Leia mais

Como ocorrem os cruzamentos de informações?

Como ocorrem os cruzamentos de informações? Como ocorrem os cruzamentos de informações? A malha fina para as pessoas jurídicas, iniciada em fevereiro de 2015, é muito parecida com a que temos hoje para a pessoa física. A partir de sistemas informatizados

Leia mais

Débitos-PIS,COFINS-Parcelamento-Lei Disposições-Alterações na Portaria PGFN RFB 08 13

Débitos-PIS,COFINS-Parcelamento-Lei Disposições-Alterações na Portaria PGFN RFB 08 13 Débitos-PIS,COFINS-Parcelamento-Lei 12.865 13 -Disposições-Alterações na Portaria PGFN RFB 08 13 Portaria Conjunta PGFN RFB nº 11/2013-DOU: 26.11.2013 Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 8, de 18 de

Leia mais

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.491, DE 19 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre os débitos a

Leia mais

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário RESPONSABILIDADE POR INFRAÇÕES,

Leia mais

Troféu Transparência Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária

Troféu Transparência Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária Comunicação Março 2017 Visual Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50 anos de história integrando executivos Rede com mais 1600

Leia mais

Revisão de Procedimentos Fiscais FIEMG. Âmbito Federal

Revisão de Procedimentos Fiscais FIEMG. Âmbito Federal Revisão de Procedimentos Fiscais FIEMG Âmbito Federal Cenário Tributário Complexo 1.Grande número de tributos e contribuições 2. Variedade e complexidade das obrigações acessórias + multas de 75% ou até

Leia mais

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019 Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O ICMS-ST é o regime pelo qual a responsabilidade pelo recolhimento do imposto devido é transferida

Leia mais

Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.8. José Alves Fogaça Neto 1

Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.8. José Alves Fogaça Neto 1 Evento Especial da Área Fiscal PER/DCOMP - Pedido de Restituição, Ressarcimento e Compensação do IPI - versão 6.8 Apresentadores: Fernanda Silva José Alves Fogaça Neto 1 PER/DCOMP Versão 6.6 (IN 1.300/2012)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA Lei n o. 1154 de 22 de maio 2009. Concede Anistia, Remissão e Redução nos pagamentos de Débitos Fiscais nos prazos e condições que menciona. O PREFEITO MUNICIPAL DE PAULO AFONSO aprovou e ou sanciono a

Leia mais

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica.

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. DOE-ES de 09.06.15 LEI Nº 10.376 Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembleia Legislativa

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

ELUCIDANDO O PERT: PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

ELUCIDANDO O PERT: PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA ELUCIDANDO O PERT: PROGRAMA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA ELUCIDANDO O PERT: DÉBITOS NA PGFN Congestinamento Processual (CNJ, 2016) Execuções Fiscais 75% das execuções pendentes no Poder Judiciário

Leia mais