Atualização das exigências de aminoácidos na nutrição de matrizes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atualização das exigências de aminoácidos na nutrição de matrizes"

Transcrição

1 Atualização das exigências de aminoácidos na nutrição de matrizes Gustavo Gattás 1, Cesar Augusto Pospissil Garbossa, Maíra Resende, Vinícius de Souza Cantarelli 2 1 AnimalNutri Ciência e Tecnologia 2 Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Lavras - UFLA 1. Introdução O conceito de que os animais necessitam de proteína, substâncias orgânicas indispensáveis para o desenvolvimento adequado e mantença, foi reconhecido há aproximadamente 200 anos atrás (Carpenter, 2003a; Munro, 1964). Desde então, o nosso entendimento das exigências de proteína/aminoácidos e a dinâmica do metabolismo proteico, incluindo a biossíntese e degradação, cresceu consideravelmente (Carpenter, 2003b; Munro, 1964). O melhoramento genético na suinocultura buscou animais de alta produção. Considerando as matrizes suínas, a maior produtividade foi direcionada para o maior número de leitões. No entanto, este incremento é associado a um menor peso ao nascimento e maior variabilidade entre estes. Somado a isto a produção de leite também foi melhorada, no entanto, as fêmeas não têm capacidade de consumo suficiente para suprir suas exigências, levando a maior mobilização dos tecidos corporais (Jones & Stahly, 1999). A mobilização excessiva durante a lactação leva ao aumento do intervalo desmame estro (geralmente não inferior a 10 dias), reduz a taxa de concepção e aumenta a taxa de mortalidade embrionária (Close & Mullan, 1996). Por isso, o programa nutricional de matrizes em gestação deve prezar pelo fornecimento de nutrientes de forma a atender à exigência adequada para formação e desenvolvimento dos conceptos, placenta, anexos embrionários e glândula mamária. Já na fase de lactação, o programa nutricional deve priorizar tanto a exigência para produção de leite bem como adequar-se de modo que a mobilização corporal não seja demasiada e assim, possibilite condição adequada para os partos subsequentes (Hauang et al., 2013). Dessa forma, a potencialização de utilização da porção proteica se faz importante para o sucesso do sistema produtivo, visto que esta tem alto impacto sobre o custo das dietas. Os aminoácidos, além da contribuição para deposição de tecido muscular, exercem funções metabólicas importantes, cabendo ao nutricionista adequar as dietas das matrizes de acordo com o mercado em que está inserido. Assim, o objetivo desta palestra é atualizar as exigências nutricionais de aminoácidos na nutrição de matrizes suínas.

2 2. Gestação 2.1 Dinâmica dos aminoácidos durante a gestação As exigências nutricionais de uma matriz suína em gestação podem ser divididas em diferentes componentes de acordo com a sua necessidade fisiológica: mantença, crescimento maternal (mais expressivo em marrãs) e reprodução (estruturas relacionadas [útero, placenta, glândula mamária], e crescimento fetal). A exigência de cada elemento depende das diferentes fases e dos fenômenos metabólicos que incidem sobre o período gestacional, bem como sobre a ordem de parto que a fêmea se encontra. Neste sentido, alimentar as fêmeas em gestação com um nível de aminoácidos fixos durante a gestação é incorreto, pois se assumiria que a exigência de nutrientes possui uma distribuição igual durante todo o período gestacional. Dessa forma, o foco metabólico de recuperação da condição da fêmea gestante pós desmame até a taxa de síntese fetal no final da gestação é alterado. O peso fetal, o conteúdo proteico fetal e mamário aumentam em 5, 18 e 27 vezes, respectivamente, nos últimos 45 dias de gestação (McPherson et al., 2004; Ji et al., 2006), assim, esse grande incremento no peso fetal e ganho proteico indicam que a exigência aminoacídica deve ser maior na fase final de gestação comparada a fase inicial. Apesar dos níveis de aminoácidos utilizados por pesquisadores e as formas de avaliação divergirem (modelagem ou experimentação animal), todos concordam que exigência aminoacídica possui incremento ao final da gestação (Moehn e Ball, 2013). Desta forma, propõe-se o fornecimento de nutrientes em uma forma em U, também conhecida como high-low-high durante a gestação. Este manejo pode ser realizado pelo aumento da quantidade de ração fornecida ou de uma forma mais adequada, pelo fornecimento de rações com diferentes concentrações nutricionais. Para ilustrar a importância deste fornecimento diferenciado durante a fase de gestação, na Figura 1 segue o exemplo de deposição proteica nos diferentes componentes das fêmeas durante a gestação através das equações propostas pelo NRC 2012.

3 Exigência de lisina digestível (g/dia) Deposição proteica (g/dia) 29ª Reunião do CBNA Congresso sobre Nutrição de Aves e Suínos Dias de gestação Deposição proteica total Deposição proteica mamária Deposição proteica fetal Deposição proteica placenta e fluídos Deposição proteica uterina Figura 1- Estimativas do conteúdo de proteína dos diversos componentes de ganho durante a gestação, estimadas através das equações propostas pelo NRC (2012). Na Figura 2 é demonstrado o efeito do tamanho da leitegada sobre a exigência de lisina digestível. Neste sentido, faz-se necessário reconhecer o histórico da granja para adaptar a dieta de acordo com a capacidade produtiva das matrizes suínas. 11,00 9,00 7,00 5,00 3,00 1, Dias de gestação Total de 16 leitões Total de 14 leitões Figura 2 - Estimativa da exigência de lisina digestível durante a gestação para fêmeas com leitegadas de 14 ou 12 leitões, estimadas através das equações propostas pelo NRC (2012).

4 Exigência de lisina digestível (g/dia) 29ª Reunião do CBNA Congresso sobre Nutrição de Aves e Suínos 2015 A Figura 3 ilustra o efeito da ordem de parto sobre a exigência de lisina digestível, estimado de acordo com as equações propostas pelo NRC (2012). 20,00 18,00 16,00 14,00 12,00 10,00 8,00 6,00 4,00 2,00 0, Dias de gestação Ordem de parto 1 Ordem de parto 4 Figura 3 - Estimativa da exigência de lisina digestível durante a gestação para fêmeas de ordem de parto um e quatro, estimadas através das equações propostas pelo NRC (2012). 2.2 Relação aminoacídica As exigências nutricionais dos outros aminoácidos são balizadas em relação aos níveis de lisina, para atender as premissas do conceito de proteína ideal. Dessa forma, Rostagno et al. (2011) sugerem relações constantes para os aminoácidos relacionados a lisina independentemente da fase gestacional ou ordem de parto. Porém como já discutido anteriormente, a característica de deposição proteica é alterada de acordo com a fase gestacional, ocorrendo aumento de deposição bem como alteração no tipo de tecido depositado (Kim e Easter, 2003; Kim et al., 2009). Dessa forma, o NRC (2012) sugere que as relações de aminoácidos com a lisina devem ser alteradas de acordo com o componente depositado durante a gestação (Tabela 1).

5 Tabela 1 Conteúdo de lisina e perfil aminoacídico da proteína dos diversos componentes durante a gestação da porca de acordo com o NRC (2012). Carcaça maternal Fetos Útero Placenta + fluidos - Lisina, g/100 de proteína - Glândula mamária Aminoácido 6,74 4,99 6,92 6,39 6,55 - g de aminoácido/100 g de lisina - Lisina Metionina Metionina + cistina Treonina Triptofano Arginina Valina Isoleucina Leucina Histidina Fenilalanina Fenilalanina + tirosina Aminoácidos funcionais Como descrito anteriormente, as exigências de proteína e aminoácidos aumentam progressivamente ao passar da gestação, pela maior retenção de nitrogênio nos fetos e estruturas relacionadas ao desenvolvimento da glândula mamária. Desta forma, a suplementação da ração gestação com aminoácidos funcionais pode levar a uma melhora de desempenho reprodutivo das fêmeas suínas, elevando a qualidade das leitegadas (número, peso e uniformidade). A arginina (Arg) é um aminoácido condicionalmente essencial produzido no organismo, porém em quantidade insuficiente para todas as necessidades (Flora Filho & Zilberstein, 2000). A Arg desempenha múltiplos papéis no metabolismo animal servindo de substrato para a síntese de proteína, como intermediária no ciclo da ureia e como precursora na síntese de vários compostos metabólicos importantes incluindo a prolina, ornitina, poliaminas e óxido nítrico, substratos essenciais para um bom desenvolvimento da placenta e de fetos suínos (Kim et al., 2007; Wu e Morris, 1998). O fluxo sanguíneo e a angiogênese são regulados pelo óxido nítrico derivado da Arg (Lacasse e Prosser, 2003; Meininger e Wu, 2002). O óxido nítrico (ON) é uma molécula gasosa simples, altamente

6 lipofílica e é o maior vasodilatador das células endoteliais (Wu e Meininger, 2000), desempenhando um papel importante na regulação do fluxo sanguíneo placentário e, portanto, na transferência de nutrientes e oxigênio da mãe para o feto (Bird et al., 2003). Além disso, o ON é um importante mensageiro intercelular nos mamíferos superiores. O mecanismo de sinalização intercelular é, em geral, realizado através de receptores de membrana celular na célula alvo e, habitualmente, são transmembranosos em contato com citoplasma e desencadeando uma cascata de sinais intracelulares que interfere no metabolismo celular. A ativação da produção de poliaminas pela Arg, tem papel importante, já que esta molécula regula o DNA e a síntese proteica, estando diretamente relacionadas à proliferação e diferenciação celular e ainda contribui através da via sinalizadora do mtor (Wu et al., 2011). São vários os benefícios relacionados a utilização de Arg para fêmeas em gestação, entre eles podese citar: 1) Aumento em 9,2% do número total de leitões nascidos (Wu et al., 2010; Gao et al., 2012); 2) Aumento do número de leitões nascidos vivos em 12,0% (Wu et al., 2010; Gao et al., 2012); 3) Diminuição de leitões natimortos em 59,8% (Mateo et al., 2007; Wu et al., 2010; Liu et al., 2012); 4) Aumento do peso ao nascer dos leitões desmamados em 3,9% (Liu et al., 2012; Garbossa et al., 2015); 5) Aumento do número de fetos viáveis em 30,4% (Bérard e Bee, 2010; Li et al., 2014). Já a glutamina (Glu) apresenta concentrações elevadas no tecido proteico dos fetos, sendo que a sua deficiência é o principal fator que contribui para o aparecimento de crescimento intrauterino retardado (CIUR) (Wu et al., 2011). Da mesma forma que a Arg, a Glu ativa a síntese proteica através da produção de poliaminas e ativação do mtor. Neste sentido, o fornecimento deste aminoácido na dieta de matrizes em gestação traz vantagens como aumento do peso do leitão ao nascimento e redução de CIUR. Wu et al. (2010) avaliando a associação de Arg e Glu para fêmeas suínas verificou o aumento do peso ao nascimento da leitegada em 9,6%, e diminuição da quantidade de leitões natimortos em 49,6% quando comparados ao grupo controle. Da mesma forma, Wu et al. (2011) fornecendo Glu para as fêmeas em gestação verificaram aumento do peso ao nascimento dos leitões em 6,0%. 3. Lactação 3.1 Dinâmica dos aminoácidos durante a lactação Para o período de lactação, a taxa de crescimento da leitegada é um fator determinante na escolha de programas nutricionais. O objetivo de minimizar possíveis impactos negativos nos ciclos reprodutivos seguintes também deve ser considerado. As fêmeas suínas contemporâneas foram selecionadas para uma

7 alta prolificidade e produção de leite, gerando assim uma alta exigência nutricional. Em contrapartida, possuem alta capacidade de deposição de tecido magro, baixas reservas lipídicas e baixo consumo voluntário (Fontes et al., 2014). As exigências nutricionais, e principalmente de aminoácidos, podem variar bastante entre as fêmeas e serem dependentes de fatores como peso corporal, composição corporal, genética, idade, capacidade de produção de leite, entre outros. Condições de ambiente e de alimentação também podem ser consideradas fontes de variação, sendo que estas, diferentemente dos fatores individuais, podem ser controladas (Strathe et al., 2015). Conhecer tais fatores é essencial para otimizar a produtividade e proporcionar longevidade a fêmea. Além disso, torna-se uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de estratégias nutricionais. A fêmea lactante moderna é incapaz de ingerir o suficiente para satisfazer sua alta necessidade nutricional (Bergsma et al., 2009; Quiniou, 2015) e este é o principal desafio do nutricionista em relação ao plantel reprodutivo. Menos de 18% das fêmeas apresentam o padrão ideal de consumo alimentar na lactação (Koketsu et al., 1996), afetando diretamente o crescimento da glândula mamária e a produção de leite (Kim et al, 1999; De Bettio et al., 2015). Além disso, uma mobilização proteica excessiva geralmente resulta em falhas reprodutivas subsequentes (Vinsky et al., 2006; De Bettio et al., 2015). Para pluríparas, esta perda pode ser de no máximo 9 a 12% da massa proteica, não comprometendo assim seu desempenho reprodutivo posterior (Clowes et al. 2003). Já em primíparas, a taxa de mobilização não deve chegar a 8% do seu peso corporal (Schenkel et al., 2010). A exigência de lisina em porcas lactantes pode ser estimada pelo modelo fatorial a partir da diferença entre as exigências para mantença e para produção de leite e a quantidade fornecida por meio da mobilização da proteína corporal. Para se determinar as exigências nutricionais de fêmeas suínas lactantes, Rostagno et al. (2011) utilizam como parâmetros o peso corporal, o ganho de peso da leitegada e a perda de peso da fêmea durante a lactação. Já o NRC (2012) utiliza o tamanho da leitegada, o ganho de peso dos leitões e a produção de leite. Para Dourmad et al. (2008), avaliar a eficiência de utilização de aminoácidos dietéticos para a produção de leite é difícil, já que a contribuição das reservas proteicas maternas não é conhecida com precisão. A quantidade e a composição das reservas corporais mobilizadas durante a lactação irão depender do déficit nutricional da fêmea. Os critérios utilizados para definir as exigências de aminoácidos são determinantes, já que as necessidades são diferentes para o crescimento da leitegada e para a mínima mobilização de tecido corporal materno. Alguns autores confirmam que a exigência diária de lisina, para fêmeas primíparas, objetivando minimizar a perda de peso corporal e não gerar falhas reprodutivas no ciclo seguinte é mais alta do que a exigência para produção de leite (Tokach et al, 1999; Kim et al., 2001; Paiva et al., 2005). As porcas multíparas não possuem necessidades nutricionais significativas de crescimento e têm uma capacidade

8 relativamente maior de consumo de ração, além das reservas proteica e lipídica mais elevadas, o que resulta em um estado catabólico menos dramático. Por isso, a porcentagem de lisina, em cada quilo de ração fornecida para marrãs, deve ser maior do que a de fêmeas multíparas (Yan et al., 2009). As diferenças nas recomendações para ingestão de lisina são comuns, seja entre tabelas nacionais e estrangeiras, como entre as próprias empresas de genética. A exigência de lisina para Rostagno et al. (2011) e NRC (2012) chega a diferenciar-se em 25% para classes de mesmo peso. Para as fêmeas mais pesadas essa disparidade diminui (Tabela 2). Tabela 2 Exigência de lisina, em gramas por dia, em função do peso de fêmeas lactantes*. Peso (kg) Rostagno et al. (2011) (g/dia) 57,23 57,49 NRC (201) (g/dia) 45,70 48,90 Variação (%) 25,23 17,56 *2,5 kg/dia de ganho de peso da leitegada e 0,5 kg de perda de peso da fêmea. Segundo Strathe et al. (2015), as exigências diárias de proteína e aminoácidos mudam ao longo da lactação, sendo mais baixas na primeira semana de lactação, intermediárias na segunda e mais altas na última semana. Mesmo com menor exigência aminoacídica na primeira semana, o ideal é trabalhar uma dieta com maior relação lisina/energia, já que o consumo neste período é reduzido. 3.2 Relação aminoacídica O conceito de proteína ideal significa a redução dos níveis de proteína bruta com o objetivo de atender à exigência de aminoácidos essenciais com exatidão, respeitando a relação destes com a lisina, reduzindo os custos e a excreção de proteína. A Tabela 3 demonstra as diferenças entre as recomendações, sendo que a arginina é o aminoácido que apresenta maior variação entre as fontes. Segundo Kim et al (2001), a relação ideal entre os aminoácidos pode variar caso a diferença entre os aminoácidos utilizados na produção de leite e os mobilizados pela fêmea se altere. O conceito de proteína ideal dinâmico permite uma estimativa mais precisa das necessidades de porcas lactantes. A lisina é o primeiro aminoácido limitante para fêmeas de variados consumos voluntários e taxas de mobilização. Já para porcas de baixo consumo voluntário e, consequentemente, alta mobilização, a ingestão de treonina torna-se cada vez mais importante.

9 Tabela 3 Padrões de proteína ideal para fêmeas suínas em lactação. Aminoácido Rostagno et al. (2011) NRC (2012) Dourmad et al. (2008) Lisina Metionina 27 26,6 30 Metionina + cistina 54 53,3 60 Treonina 64 64,4 66 Triptofano 19 19,5 19 Arginina 69 54,5 67 Valina 78 85,3 85 Isoleucina 59 55,7 60 Leucina ,7 115 Histidina 38 39,7 42 Fenilalanina 57 54,6 60 Fenilalanina + tirosina ,1 115 Tabela 4 - Padrões de proteína ideal para porcas lactantes segundo o nível de mobilização do tecido muscular. Perda de peso estimada (kg) 75 a a a 15 6 a 8 0 Nível de mobilização de tecido (%) * Padrão ideal de AA na proteína (% da lisina) Lisina Treonina Valina Leucina Isoleucina Arginina Ordem de limitação de aminoácidos Primeiro Tre Lis Lis Lis Lis Segundo Lis Tre Tre Val Val Terceiro Val Val Val Tre Tre *% de AA do leite que deriva do catabolismo proteico corporal. Fonte: Adaptado de Kim et al. (2009).

10 3.3 Aminoácidos funcionais O uso de aminoácidos funcionais já é uma realidade na produção suinícola e diversos trabalhos demonstram os benefícios gerados pela inclusão desses aminoácidos na dieta de lactação. O leite materno é deficiente em arginina (Wu et al., 2004), o que pode comprometer o desenvolvimento dos leitões lactentes. Estudos recentes demonstram que a suplementação com L-arginina na ração de lactação melhora o ganho de peso dos leitões, já que existem um enriquecimento na qualidade nutricional do leite (Mateo et al, 2008; Moreira, 2014). A arginina também parece aumentar a eficiência da utilização da proteína dietética para a síntese do leite, através da melhora no fluxo sanguíneo e no fornecimento de nutrientes para a glândula mamária (Mateo et al., 2008). Já a glutamina é o aminoácido livre mais abundante no leite materno. Mas, uma vez que este aminoácido é metabolizado pelas células epiteliais do intestino delgado, há pouca absorção líquida em níveis normais de consumo alimentar. Por isso, a suplementação de fêmeas com este aminoácido funcional se torna bastante interessante. Marrãs lactantes suplementadas com L-glutamina apresentam menor perda de massa corporal magra e maior concentração de glutamina no leite (Manso et al., 2012). Este aumento pode ser acompanhado pelo aumento no teor de gordura do leite, desde o colostro até o final da lactação (Santos de Aquino, 2014). Tal abordagem oferece um mecanismo muito atraente para aumentar a disponibilidade de glutamina para o leitão lactente, já que está relacionada não só com situações de extremo catabolismo, mas com a manutenção da saúde e maiores taxas de crescimento (Watford, 2015). 4. Conclusão A quantidade exata de nutrientes exigidos, fornecida de forma correta ao animal, é o principal objetivo da nutrição de precisão. Para o plantel reprodutivo, os ajustes individuais e dinâmicos são ainda mais importantes. Além disto, as matrizes suínas modernas são desafiadas a atingirem índices produtivos cada vez mais altos, gerando um grande desgaste metabólico e uma alta demanda nutricional. Desta maneira, modelos matemáticos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de entender e atender os requisitos de uma população de fêmeas que se diferem em peso, composição corporal, tamanho de leitegada e produção de leite. Os programas de alimentação para matrizes gestantes devem ser revistos no intuito de ofertar uma maior quantidade de aminoácidos na segunda metade da gestação, apoiando assim, o aumento da utilização de proteínas para o crescimento da glândula mamária e dos fetos. Se a estratégia é adotada e um padrão adequado de aminoácidos é fornecido, minimiza-se o ganho de gordura desnecessário durante este período gestacional. Por isso, duas dietas na gestação são cada vez mais usadas. Fêmeas lactantes requerem um ajuste preciso na dieta de acordo com o desempenho, mas também às condições de alojamento, o que pode afetar a utilização de nutrientes e a ingestão voluntária dos animais.

11 Condições ambientais também interferem diretamente na ingestão de ração e no direcionamento dos nutrientes. Sendo assim, ferramentas de individualização do arraçoamento serão cada vez mais úteis quando pensamos em uma nutrição precisa e com excelência. 5. Referências bibliográficas BÉRARD, J. E.; BEE, G. Effects of dietary l-arginine supplementation to gilts during early gestation on foetal survival, growth and myofiber formation. Animal, v. 4, p , BERGSMA, R. et al. Lactation efficiency as a result of body composition dynamics and feed intake in sows. Livestock Science, v. 125, p , BIRD, I. M.; ZHANG, L. B.; MAGNESS, R. R. Possible mechanisms underlying pregnancyinduced changes in uterine artery endothelial function. American Journal of Physiology, Baltimore, v. 284, p. R245-R258, CARPENTER, K. J. A short history of nutritional science: Part 1 ( ). Journal of Nutrition, v.133, p , 2003a. CARPENTER, K. J. A short history of nutritional science: Part 2 ( ). Journal of Nutrition, v.133, p , 2003b. CLOSE, W. H.; MULLAN, B. P. Nutrition and feeding of breeding stock. In: TAVORNER, M.R., DUNKIN, A.C., Pig Production, Elsevier, New York, CLOWES, E. J. et al. Parturition body size and body protein loss during lactation influence performance during lactation and ovarian function at weaning in first-parity sow. Journal of Animal Science, v. 81, p , DE BETTIO, S. et al. Impact of feed restriction on the performance of highly prolific lactating sows and its effect on the subsequent lactation. Animal, p. 1-7, DOURMAD, J. et al. InraPorc: A model and decision support tool for the nutrition of sows. Animal Feed Science and Tecnology, v. 143, p , FLORA FILHO, R.; ZILBERSTEIN, B. Óxido nítrico: o simples mensageiro percorrendo a complexidade. Metabolismo, síntese e funções. Revista da Associação Medica Brasileira, São Paulo, v. 46, n. 3, p , FONTES, D. O.; ABREU, M. L. T; NETA, C. S. S. Exigências nutricionais da fêmea suína lactante. In: Associação Brasileira de Criadores de Suínos. Produção de suínos: teoria e prática. Brasília: Associação Brasileira de Criadores de Suínos, 2014, p GAO, K. et al. Dietary L -arginine supplementation enhances placental growth and reproductive performance in sows. Amino Acids, v. 42, p , GARBOSSA. C. A. P. et al. Effects of ractopamine and arginine dietary supplementation for sows on growth performance and carcass quality of their progenies. Journal of Animal Science, v. 6, p , 2015.

12 HUANG, F. R. et al. Effects of lysine and protein intake over two consecutive lactations on lactation and subsequent reproductive performance in multiparous sows. Livestock Science, v.157, p , JI, F., HURLEY, W. L., KIM, S. W. Characterization of mammary gland development in pregnant gilts. Journal of Animal Science, v. 84, p , JONES, D. B.; STAHLY,T. S. Impact of amino acid nutrition during lactation on body nutrient mobilization and milk nutrient output in primiparous sows. Journal of Animal Science, v. 77, p , KIM, S.W. et al. Effect of nutrient intake on mammary gland growth in lactating sows. Journal of Animal Science, v. 77, p , KIM, S.W. BAKER, D. H.; EASTER, R. A. Dynamic ideal protein and limiting amino acids for lactating sows: The impact of amino acid mobilization. Journal of Animal Science, v. 79, p , KIM, S. W.; EASTER, R. A. Amino acid utilization for reproduction in sows. In: D MELLO, J. P. F. Amino acids in animal nutrition. 2nd ed. Edinburgh, UK: CAB Publishing, p KIM, S. W. et al. Ideal amino acid balance for sows during gestation and lactation. Journal of Animal Science, v. 87, p , KIM, S. W. et al. Functional amino acids and fatty acids for enhancing production performance of sows and piglets. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences, Seoul, v. 20, p , KOKETSU, Y. et al. Feed intake pattern during lactation and subsequent reproductive performance of sows. Journal of Animal Science, v. 74, n. 12, p , LACASSE, P.; PROSSER, C. G. Mammary blood flow does not limit milk yield in lactating goats. Journal of Dairy Science, Champaign, v. 86, p , LI, X. et al. Dietary supplementation with L-arginine between days 14 and 25 of gestation enhances embryonic development and survival in gilts. Amino Acids, v. 46, p , LIU, X. et al. Effects of dietary L-arginine or N-carbamylglutamate supplementation during late gestation of sows on the mir-15b/16, mir-221/222, VEGFA and enos expression in umbilical vein. Amino Acids, v. 42, p , MANSO, H. E. C. C. C. et al. Glutamine and glutamate supplementation raise milk glutamine concentrations in lactating gilts. Journal of Animal Science and Biotechnology, v. 3, p 1-7, MATEO, R. D. et al. Effects of dietary arginine supplementation during gestation and lactation on the performance of lactating primiparous sows and nursing piglets. Journal Animal Science, v.86, n.4, p , MATEO, R. D. et al. Dietary l-arginine supplementation enhances the reproductive performance of gilts. Journal of Nutrition, v. 137, p MCPHERSON, R. L. et al. Growth and compositional changes of fetal tissues in pigs. Journal of Animal Science, v. 82, p , MEININGER, C. J.; WU, G. Regulation of endothelial cell proliferation by nitric oxide. Methods in Enzymology, New York, v. 352, p , 2002.

13 MOEHN,S., BALL, R.O. London swine conference. Managing for Production p MOREIRA, R.H.R. Arginina na nutrição de matrizes suínas hiperprolíficas p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Universidade Federal de Lavras, Lavras, MUNRO, H.N., ALLISON, J.B., editors. Mammalian Protein Metabolism, Vol II. New York: Academic Press; NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient Requirements of Swine. 11. ed. Washington, D. C.: National Academy, p. PAIVA, F. P. et al. Lisina em rações para fêmeas suínas primíparas em lactação. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 34, n. 6, p , QUINIOU, N. Amino acid nutrition of the prolific sow. In: Congresso ABRAVES, 17., 2015, Campinas. Anais Campinas: Embrapa Aves e Suínos, p ROSTAGNO, H.S. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 3. ed. Viçosa: UFV, p. SANTOS DE AQUINO, R. et al. Glutamine and glutamate (AminoGut ) supplementation influences sow colostrum and mature milk composition. Livestock Science, v. 169, , SCHENKEL, A.C. et al. Body reserve mobilization during lactation in first parity sows and its effect on second litter size. Livestock Science, v. 132, p , STRATHE, A.V. et al. Determination of protein and amino acid requirements of lactating sows using a population-based factorial approach. Animal, v. 9, p , TOKACH, M. et al. Nutrition for optimal performance of the female pig. In: PIG FARMERS CONFERENCE, 1999, [S.l]. Proceddings... [Carlow, Ireland: Teagasc], Disponível em: < Acesso em: 22 apr. 2004; VINSKY, M.D. et al. Nutritional restriction in lactating primiparous sows selectively affects female embryo survival and overall litter development. Reproduction Fertility Development, v. 18, p , WATFORD, M. Glutamine and glutamate: Nonessential or essential amino acids? Animal Nutrition, 2015, WU, G. et al. Triennial growth symposium: Important roles for l-glutamine in swine nutrition and production. Journal of Animal Science, v. 89, p , WU, G.; KNABE, D.A.; KIM, S.W. Arginine nutrition in neonatal pigs. Journal of Nutrition, v. 134, n. 10, p , WU, G.; MEININGER, C. J. Arginine nutrition and cardiovascular function. Journal of Nutrition, v. 130, p , WU, G.; MORRIS JÚNIOR, S. M. Arginine metabolism: nitric oxide and beyond. Biochemical Journal, London, v. 336, p. 1-17, 1998.

14 WU, X. et al. Dietary supplementation with l-arginine or N-carbamylglutamate enhances intestinal growth and heat shock protein-70 expression in weanling pigs fed a corn- and soybean meal-based diet. Amino Acids, 39, , YAN, Y.X. et al. Effects of lysine intake during late gestation and lactation on blood metabolites, hormones, milk composition and reproductive performance in primiparous and multiparous sows. Animal Reproduction Science, v. 112, p , 2009.

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES Acadêmicas: Caroline Wrague e Luiza P. Nunes INTRODUÇÃO: A produção ovina ocorre predominantemente em sistemas de criação extensiva no Sul do Brasil. A quantidade e qualidade

Leia mais

Proteínas na alimentação de monogástricos

Proteínas na alimentação de monogástricos Proteína - Composição: C, H, O e N - Proteína Bruta: 16% FC: 6,25% - Composta de aminocácidos com grupamento amínico, carboxílico e outros. Professor Luciano Hauschild 1 Classificação nutricional dos aminoácidos

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terço final da gestação suína: utilizar ou não uma dieta diferenciada

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terço final da gestação suína: utilizar ou não uma dieta diferenciada PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terço final da gestação suína: utilizar ou não uma dieta diferenciada Leandro Ferreira Domiciano 1, Janio Correa Leite Junior 2, Túlio Medeiros

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS Ivan Pedro de O. Gomes, Med.Vet., D.Sc. Professor do Departamento de Zootecnia CAV/UDESC. e-mail: a2ipog@cav.udesc.br A alimentação constitui-se no principal componente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS Prof. Ricardo Alexandre Silva Pessoa MANEJO DE VACAS SECAS E PERÍODO DE TRANSIÇÃO ponto de vista tecnológico = alimentar

Leia mais

PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS. Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011

PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS. Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011 PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011 CONCEITO HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZES Quando se pensa em quilos

Leia mais

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II. Nutrição da matriz gestante

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II. Nutrição da matriz gestante Data: Agosto/2001 MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II Nutrição da matriz gestante O princípio geral para um programa nutricional de matrizes suínas bem sucedido, basea-se na premissa

Leia mais

Efeitos do melhoramento genético e técnicas de processamento na utilização do. farelo de soja por suínos

Efeitos do melhoramento genético e técnicas de processamento na utilização do. farelo de soja por suínos Efeitos do melhoramento genético e técnicas de processamento na utilização do farelo de soja por suínos Ferdinando N. Almeida e Hans H. Stein Department of Animal Sciences, University of Illinois, EUA

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto FCA-UNESP-FMVZ Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes NUTRIR Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal-DMNA Site: www.gruponutrir.com.br diretorianutrir@gmail.com Nutrição e Manejo de Vacas de leite

Leia mais

Você não é o que come. Você é o que absorve!

Você não é o que come. Você é o que absorve! Você não é o que come. Você é o que absorve! Sabe-se que o consumo de suplementos alimentares com finalidades específicas, como incremento de massa muscular,vem crescendo constantemente no Brasil e no

Leia mais

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal SISTEMA DE PRODUÇÃO X QUALIDADE DA CARNE OVINA Raquel Abdallah da Rocha

Leia mais

Você tem ninho de ovos de ouro?

Você tem ninho de ovos de ouro? Você tem ninho de ovos de ouro? Promotor L, o reforço que suas aves precisam... E seu bolso também! Benefícios com o uso do Promotor L : Diminui efeitos do estresse (calor, debicagem, etc.); Aumenta a

Leia mais

REVISÃO: SUPLEMENTAÇÃO DE ARGININA PARA MATRIZES SUÍNAS VISANDO UMA MELHOR NUTRIÇÃO PRÉ E PÓS-NATAL. Introdução

REVISÃO: SUPLEMENTAÇÃO DE ARGININA PARA MATRIZES SUÍNAS VISANDO UMA MELHOR NUTRIÇÃO PRÉ E PÓS-NATAL. Introdução ANAIS IX SIMPAC 511 REVISÃO: SUPLEMENTAÇÃO DE ARGININA PARA MATRIZES SUÍNAS VISANDO UMA MELHOR NUTRIÇÃO PRÉ E PÓS-NATAL Leonardo Teófilo Toledo 2, Laércio dos Anjos Benjamin 3, Bruno Damasceno Faria 4,

Leia mais

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. "Seu resultado é o nosso compromisso." EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com.

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. Seu resultado é o nosso compromisso. EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com. PROGRAMA NUTRICIONAL "Seu resultado é o nosso compromisso." PARA SUÍNOS EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL www.guabi.com.br 0800 16 90 90 s para as fases de Maternidade e Creche A linha Nutriserviços para nutrição

Leia mais

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 Nutrição e alimentação de ovinos Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS PARA OVINOS Tabelas de Exigências Nutricionais: NRC 1985 Primeira tabela de exigências nutricionais para

Leia mais

Leitões de baixo peso: o desafio de conciliar prolificidade e sobrevivência

Leitões de baixo peso: o desafio de conciliar prolificidade e sobrevivência Leitões de baixo peso: o desafio de conciliar prolificidade e sobrevivência Durante as ultimas duas décadas os avanços genéticos na espécie suína culminaram com o desenvolvimento de matrizes chamadas hiperprolíficas,

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO

UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO UM NOVO FOCO NA GESTÃO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO No inicio da inseminação artificial (IA) no Brasil, em meados da década de 1970, os principais argumentos gerenciais dos técnicos e produtores para a

Leia mais

ADIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS ÔMEGA 3 NA DIETA DE FÊMEAS SUÍNAS E SEU EFEITO NO TAMANHO DA LEITEGADA

ADIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS ÔMEGA 3 NA DIETA DE FÊMEAS SUÍNAS E SEU EFEITO NO TAMANHO DA LEITEGADA ADIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS ÔMEGA 3 NA DIETA DE FÊMEAS SUÍNAS E SEU EFEITO NO TAMANHO DA LEITEGADA Autores: Bárbara Barbi de FREITAS; Leopoldo Malcorra DE ALMEIDA; Fabiana MOREIRA; Juahil OLIVEIRA;

Leia mais

Proteína: digestibilidade e sua importância na produção. Fabrizio Oristanio (Biruleibe)

Proteína: digestibilidade e sua importância na produção. Fabrizio Oristanio (Biruleibe) Proteína: digestibilidade e sua importância na produção Fabrizio Oristanio (Biruleibe) Introdução Evolução das estimativas protéicas a partir da década de 80 Método fatorial Manutenção Produção Sistemas

Leia mais

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE 1 O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE Prof. Dr. Antonio Ferriani Branco PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes afbranco@uem.br O SISTEMA VACA-BEZERRO Os fatores que afetam mais significativamente

Leia mais

Nutrição de Aves e Suínos: Desafios para as Próximas Décadas

Nutrição de Aves e Suínos: Desafios para as Próximas Décadas Nutrição de Aves e Suínos: Desafios para as Próximas Décadas Exigência de Aminoácidos no Crescimento e Terminação de Suínos Hotel Fazenda Fonte Colina Verde 03 de Dezembro de 2015 Lucio Araújo, Cristiane

Leia mais

DESEMPENHO DE FÊMEAS SUÍNAS DE PRIMEIRO E SEGUNDO PARTOS EM FUNÇÃO DO FORNECIMENTO DE DIFERENTES NÍVEIS DE LISINA NA DIETA DE LACTAÇÃO

DESEMPENHO DE FÊMEAS SUÍNAS DE PRIMEIRO E SEGUNDO PARTOS EM FUNÇÃO DO FORNECIMENTO DE DIFERENTES NÍVEIS DE LISINA NA DIETA DE LACTAÇÃO DESEMPENHO DE FÊMEAS SUÍNAS DE PRIMEIRO E SEGUNDO PARTOS EM FUNÇÃO DO FORNECIMENTO DE DIFERENTES NÍVEIS DE LISINA NA DIETA DE LACTAÇÃO PERFORMANCE OF FIRST- AND SECOND-PARITY FEMALE SWINE ACCORDING TO

Leia mais

Artigo Número 53 PROTEÍNA IDEAL COMO ESTRATÉGIA NUTRICIONAL NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. Wagner Azis Garcia de ARAÚJO 1 & Gabriel Fonseca SOBREIRA 1

Artigo Número 53 PROTEÍNA IDEAL COMO ESTRATÉGIA NUTRICIONAL NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. Wagner Azis Garcia de ARAÚJO 1 & Gabriel Fonseca SOBREIRA 1 Artigo Número 53 PROTEÍNA IDEAL COMO ESTRATÉGIA NUTRICIONAL NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. Wagner Azis Garcia de ARAÚJO 1 & Gabriel Fonseca SOBREIRA 1 INTRODUÇÃO As proteínas são polímeros resultantes da desidratação

Leia mais

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ ALTERAÇÕES METABÓLICAS NA GRAVIDEZ CUSTO ENERGÉTICO DA GRAVIDEZ CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FETAL SÍNTESE DE TECIDO MATERNO 80.000 kcal ou 300 Kcal por dia 2/4 médios 390 Kcal depósito de gordura- fase

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=170>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=170>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Efeito da taurina sobre o desempenho de leitões na fase de creche Oliveira, E. F.¹,

Leia mais

Introdução. Material e Métodos

Introdução. Material e Métodos INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE ANIMAIS NA UNIDADE EXPERIMENTAL E O TIPO DE COMEDOURO SOBRE AS EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E COMPOSIÇÃO DE CARCAÇA DE SUÍNOS NA FASE DE TERMINAÇÃO Eriane de Paula (1), Francisco Carlos

Leia mais

PROTEÍNA BRUTA, LISINA E ENERGIA METABOLIZÁVEL PARA MATRIZES SUÍNAS EM REPRODUÇÃO

PROTEÍNA BRUTA, LISINA E ENERGIA METABOLIZÁVEL PARA MATRIZES SUÍNAS EM REPRODUÇÃO ROSA et al. 191 PROTEÍNA BRUTA, LISINA E ENERGIA METABOLIZÁVEL PARA MATRIZES SUÍNAS EM REPRODUÇÃO Lorena Silva da Rosa 1 Luiz Carlos Cesar da Costa Filho 2 Vanessa Lopes Dias Queiroz 1 Maria Inês Lenz

Leia mais

Gestão na Suinocultura Com Foco na Produtividade

Gestão na Suinocultura Com Foco na Produtividade Gestão na Suinocultura Com Foco na Produtividade Marco Lubas Cuiabá 05-05-2010 Produtividade 1. Quanto está produzindo? 2. Quanto é o potencial de sua produção? 3. Quais os Limitantes? PRODUTIVIDADE X

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS Júlio Henrique Emrich Pinto Diretor de Nutrição e Tecnologia Vaccinar Nutrição e Saúde Animal Introdução Roteiro da

Leia mais

CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS

CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS Prof. Roberto de Andrade Bordin DMV, M.Sc. Setor de Nutrição e Metabolismo Animal Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi São Paulo,

Leia mais

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Apresentação do Produto: Potes 2lbs, 5lbs e 10lbs Descrição do Produto: 100% Whey Protein é derivado do soro do leite (livre de lactose)

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso gobesso.fmvz@usp.br Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício VNP/FMVZ/USP

Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso gobesso.fmvz@usp.br Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício VNP/FMVZ/USP Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso gobesso.fmvz@usp.br Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício VNP/FMVZ/USP Campus de Pirassununga/SP Nutrição - Reprodução Exigência

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO Ricardo Dias Signoretti 1 Na prática, o período seco e transição (pré-parto) constituem-se num desafio aos técnicos e produtores de leite, que devem ficar atentos

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno COLESTEROL A n a L a u r a B u e n o Esteróides são álcoois de alto peso molecular. São compostos lipossolúveis muito importantes na fisiologia humana. Os esteróis possuem uma estrutura básica chamada

Leia mais

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca Comprometida com a busca constante por soluções e inovações tecnológicas em nutrição animal que melhorem produção e rentabilidade nas produções rurais, a Socil anuncia uma grande novidade. uma marca A

Leia mais

ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO

ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO Alves, Bruna 1 ; Fischer, Janaina 1 ; Fritz, Osman 1 ; Bako, Erica, Perez Marson 2 ; Bianchi, Ivan 2 ; Ferreira, Vagner 3 ; Oliveira Jr, Juahil 4.

Leia mais

DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO.

DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO. V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO. Izamara Maria Fachim Rauber 1 IZAMARA_MARIA_FACHIM_RAUBER.doc,

Leia mais

Diferimento de pastagens para animais desmamados

Diferimento de pastagens para animais desmamados Diferimento de pastagens para animais desmamados Marco Antonio Alvares Balsalobre Eng. Agrônomo doutor em Ciência Animal e Pastagens Diretor de Produto da Bellman Nutrição Animal LTDA Mirella Colombo Moscardini

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

Metabolismo de Aminoácidos. Degradação de Proteínas a Aminoácidos. Degradação de Proteínas e Aminoácidos. - glicemia = de glucagon e TNF

Metabolismo de Aminoácidos. Degradação de Proteínas a Aminoácidos. Degradação de Proteínas e Aminoácidos. - glicemia = de glucagon e TNF Metabolismo de Aminoácidos Degradação de Proteínas e Aminoácidos - Degradação de aminoácidos em excesso na alimentação - Absorção pelo fígado, retirada grupo amino - Degradação espontânea de proteínas

Leia mais

Em termos comparativos a chlorella possui proporcionalmente mais proteínas do que a soja, a carne bovina e o trigo.

Em termos comparativos a chlorella possui proporcionalmente mais proteínas do que a soja, a carne bovina e o trigo. O que é? A chlorella é uma alga unicelular de água doce existente na Terra há milhões de anos. A sua estrutura genética manteve-se intacta ao longo do tempo resultando numa grande concentração e variedade

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MANEJO ALIMENTAR DE CORDEIROS MARIANNA MIETTO MENDES 3 ZOOTECNIA INTRODUÇÃO Mercado; Período de aleitam

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ Avaliação Genética - Gado de Corte As avaliações genéticas das Raças Zebuínas de Corte são desenvolvidas pela ABCZ em convênio com a Embrapa. Com base

Leia mais

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon)

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon) As fibras alimentares estão presentes nos alimentos de origem vegetal, englobando um conjunto de compostos que não podem ser digeridos pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal, não sendo por isso

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas A bovinocultura de corte brasileira tem sua produção concentrada em sistemas de pastejo e, portanto, dependente

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Data: Agosto/2003 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras são constituintes naturais dos ingredientes grãos usados nas formulações de rações para animais. Podem

Leia mais

Introdução. Conceitos aplicados a alimentação animal. Produção animal. Marinaldo Divino Ribeiro. Nutrição. Alimento. Alimento. Nutriente.

Introdução. Conceitos aplicados a alimentação animal. Produção animal. Marinaldo Divino Ribeiro. Nutrição. Alimento. Alimento. Nutriente. Conceitos aplicados a alimentação animal Introdução Produção animal Marinaldo Divino Ribeiro EMV Depto de Produção ão Animal - UFBA Genética Sanidade Nutrição Alimento Susbstância que, consumida por um

Leia mais

Beta-alanina. GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO LTDA. Avenida Santa Catarina, 66 - Aeroporto- 04635-000 - São Paulo SP - Brasil

Beta-alanina. GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO LTDA. Avenida Santa Catarina, 66 - Aeroporto- 04635-000 - São Paulo SP - Brasil Beta-alanina Fórmula Estrutural: Fórmula Molecular: C3H7NO2 / NH 2 CH 2 CH 2 COOH Peso Molecular: 89.09 g/mol CAS: 107-95-9 Sinonímia: β-ala; AI3-18470; beta-aminopropionic acid; 3-Aminopropanoic acid;

Leia mais

Prescrição Dietética

Prescrição Dietética Prescrição Dietética Quantitativo Cálculo de Dietas Cálculo de dietas estimar as necessidades energéticas de um indivíduo (atividade física, estágio da vida e composição corporal) Necessidades energéticas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO 1 Ricardo Dias Signoretti A atual situação econômica da cadeia produtiva do leite exige que os produtores realizem todas as atividades

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Leite relatório de inteligência JANEIRO 2014 O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Na busca da eficiência nos processos produtivos na atividade leiteira este

Leia mais

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA. Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA. Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA Profª. Juliana Delatim Simonato Rocha Lab. de Ecofisiologia Animal LEFA - CIF/CCB 1 Fisiologia é... Literalmente... Conhecimento da natureza O estudo do funcionamento dos organismos

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

ESTRATÉGIAS DO MANEIO ALIMENTAR E REPRODUTIVO DO MERINO DA BEIRA BAIXA EXPLORADO NA SUA FUNÇÃO LEITEIRA

ESTRATÉGIAS DO MANEIO ALIMENTAR E REPRODUTIVO DO MERINO DA BEIRA BAIXA EXPLORADO NA SUA FUNÇÃO LEITEIRA PROVAS PÚBLICAS PARA PROF. ADJUNTO ESTRATÉGIAS DO MANEIO ALIMENTAR E REPRODUTIVO DO MERINO DA BEIRA BAIXA EXPLORADO NA SUA FUNÇÃO LEITEIRA Carlos S. C. Rebello de Andrade ESACB 1996 INTRODUÇÃO A alimentação

Leia mais

CUIDADO NA FORMULAÇÃO DE DIETAS VEGETAIS OU COM SUBPRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL.

CUIDADO NA FORMULAÇÃO DE DIETAS VEGETAIS OU COM SUBPRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Data: Junho/2005 CUIDADO NA FORMULAÇÃO DE DIETAS VEGETAIS OU COM SUBPRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 1. Introdução Milho e farelo de soja são os principais ingredientes utilizados na formulação de rações para

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

Características da Carne de Frango

Características da Carne de Frango Características da Carne de Frango Katiani Silva Venturini 1 (e-mail: katiani_sv@hotmail.com) Miryelle Freire Sarcinelli 1 (e-mail: miryelle@hotmail.com) Luís César da Silva 2 (website: www.agais.com)

Leia mais

Avaliação de desempenho de poedeiras Isa Brown criadas no IFMG campus Bambuí em comparação aos dados de desempenho descritos no Manual da Linhagem 1.

Avaliação de desempenho de poedeiras Isa Brown criadas no IFMG campus Bambuí em comparação aos dados de desempenho descritos no Manual da Linhagem 1. Avaliação de desempenho de poedeiras Isa Brown criadas no IFMG campus Bambuí em comparação aos dados de desempenho descritos no Manual da Linhagem 1. Tiago Antônio dos SANTOS 2 ; Adriano GERALDO 3 ; Karina

Leia mais

(NUTROESTE URÉIA PLUS)

(NUTROESTE URÉIA PLUS) O SEU BOI DÁ LUCRO? No Brasil, a atividade pecuária existe há centenas de anos, alternando períodos de lucratividade alta com outros de baixa rentabilidade. Há neste momento uma crise gerada por vários

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

RACTOPAMINA: Como ser lucrativo e produzir mais com menos. Vinícius Cantarelli

RACTOPAMINA: Como ser lucrativo e produzir mais com menos. Vinícius Cantarelli RACTOPAMINA: Como ser lucrativo e produzir mais com menos Vinícius Cantarelli Objetivo Apresentar informações e resultados econômicos, ambientais e sociais da RACTOPAMINA e seus efeitos sobre a SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

CreAMINO. Suplementação de CreAMINO (ácido guanidinoacético) em dietas gestação e lactação. Relatório Suínos Número 1

CreAMINO. Suplementação de CreAMINO (ácido guanidinoacético) em dietas gestação e lactação. Relatório Suínos Número 1 Relatório Suínos Número 1 CreAMINO Suplementação de CreAMINO (ácido guanidinoacético) em dietas gestação e lactação. Conclusões As conclusões deste experimento de campo são baseadas em resultados, incluindo

Leia mais

Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo

Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo 4º Workshop Precocidade Sexual. Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo José Luiz Moraes Vasconcelos DPA FMVZ UNESP Botucatu, SP vasconcelos@fca.unesp.br Precocidade em novilhas Nelore

Leia mais

primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil

primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil o índice para guiar suas melhores decisões! O QUE É O BCBI? Desenvolvido com o suporte técnico do Geneticista Senior da L`Alliance Boviteq,

Leia mais

ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM?

ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM? TM ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM? Permitem as células do corpo a sintetizar hormônios reprodutivos Aumentam a resposta inflamatória e anti-inflamatória em células e tecidos Participam do processo de contrações

Leia mais

As simpáticas focas da Antártida

As simpáticas focas da Antártida SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 06 / 05 / 203 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Uso de modelagem para a racionalização do manejo nutricional de fêmeas suínas gestantes e lactantes

Uso de modelagem para a racionalização do manejo nutricional de fêmeas suínas gestantes e lactantes Acta Scientiae Veterinariae. 38(Supl 1): s211-s220, 2010. ISSN 1678-0345 (Print) ISSN 1679-9216 (Online) Uso de modelagem para a racionalização do manejo nutricional de fêmeas suínas gestantes e lactantes

Leia mais

Nutrição completa para equinos. Linha Equinos. Rações Suplementos Minerais

Nutrição completa para equinos. Linha Equinos. Rações Suplementos Minerais Nutrição completa para equinos Linha Equinos Rações Suplementos Minerais Confiança, Tecnologia, Qualidade e Resultado Estes são os ingredientes que fazem a diferença dos produtos Fanton. Há mais de 25

Leia mais

Dia Mundial do ovo 11 de outubro

Dia Mundial do ovo 11 de outubro Importância do ovo na alimentação humana 7 de outubro de 2013 ULBRA Veterinária Zootecnia - Agronegócio Dia Mundial do ovo 11 de outubro Ovos aumentam o colesterol? Colesterol é ruim? Não é bem assim...

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

DIETAS SUPLEMENTADAS COM ARGININA PARA FÊMEAS SUÍNAS HIPERPROLÍFERAS NO PERÍODO FINAL DA GESTAÇÃO E NA LACTAÇÃO DANIELE DE LIMA

DIETAS SUPLEMENTADAS COM ARGININA PARA FÊMEAS SUÍNAS HIPERPROLÍFERAS NO PERÍODO FINAL DA GESTAÇÃO E NA LACTAÇÃO DANIELE DE LIMA DIETAS SUPLEMENTADAS COM ARGININA PARA FÊMEAS SUÍNAS HIPERPROLÍFERAS NO PERÍODO FINAL DA GESTAÇÃO E NA LACTAÇÃO DANIELE DE LIMA 2010 DANIELE DE LIMA DIETAS SUPLEMENTADAS COM ARGININA PARA FÊMEAS SUÍNAS

Leia mais

TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS

TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS SEMESTRE / ANO PLANO DE ENSINO 2º / 2010 Unidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) / EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA). Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P.

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. Luana Muriel Casarolli 1 Aneline Maria Ruedell Juliana Montijo Pinto Rosa Déborah

Leia mais

2. Metabolismo de Prótidos

2. Metabolismo de Prótidos 2. Metabolismo de Prótidos 2.1. Aminoácidos O transporte de aminoácidos é activo e faz-se juntamente com o sódio (Na + ), utilizando proteínas transportadoras. Os aminoácidos, são geralmente transportados

Leia mais

Recent Advances and Practical Implications of Industrial Use of Aminoacid Nutrition in Breeding Sows

Recent Advances and Practical Implications of Industrial Use of Aminoacid Nutrition in Breeding Sows DOI: http://dx.doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.v15n1p31-41 Recentes Avanços e Implicações Práticas do Uso de Aminoácidos Industriais na Nutrição de Porcas Reprodutoras M. L. T. Abreu 1, E. Lanferdini 2,

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

Calf Notes.com. Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia. Introdução

Calf Notes.com. Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia. Introdução Calf Notes.com Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia Introdução Durante anos observamos que partos difíceis têm um efeito dramático na saúde e sobrevivência de bezerros. Quando as vacas precisam

Leia mais

FORMULAÇÃO DE RAÇÕES UTILIZANDO CALCULADORAS

FORMULAÇÃO DE RAÇÕES UTILIZANDO CALCULADORAS FORMULAÇÃO DE RAÇÕES UTILIZANDO CALCULADORAS Benedito Marques da Costa 1, Maria do Carmo M. M. da Costa 2 RESUMO Formular rações não é difícil, porém gasta - se tempo nos cálculos. No método da tentativa

Leia mais

MEDIDAS DE GESTÃO QUE CONTRIBUEM PARA O RESULTADO OPERACIONAL DO NEGÓCIO SUÍNO MÁRIO FACCIN ¹

MEDIDAS DE GESTÃO QUE CONTRIBUEM PARA O RESULTADO OPERACIONAL DO NEGÓCIO SUÍNO MÁRIO FACCIN ¹ MEDIDAS DE GESTÃO QUE CONTRIBUEM PARA O RESULTADO OPERACIONAL DO NEGÓCIO SUÍNO MÁRIO FACCIN ¹ No ano de 98/99 a suinocultura americana viveu a sua pior crise que, culminou com a venda/compra de mais de

Leia mais

A Deficiência de Vitamina A

A Deficiência de Vitamina A Oficina de trabalho: Carências Nutricionais: Desafios para a Saúde Pública A Deficiência de Vitamina A O QUE É VITAMINA A A vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado no leite materno, alimentos

Leia mais

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro Perder Gordura e Preservar o Músculo Michelle Castro 25 de Novembro de 2012 Principais Tópicos 1. Processos catabólicos associados a dietas hipocalóricas. 2. Contextualização/compreensão do porquê da existências

Leia mais

Trato Digestivo do Suíno

Trato Digestivo do Suíno Trato Digestivo do Suíno Monogástrico onívoro com limitada fermentação pós-gástrica Estômago simples, incapaz de utilizar dietas ricas em forragem Incapaz de digerir algumas substâncias presentes em grãos,

Leia mais

METABOLISMO DAS PROTEÍNAS. Bioquímica Básica Ciências Biológicas 3º período Cátia Capeletto

METABOLISMO DAS PROTEÍNAS. Bioquímica Básica Ciências Biológicas 3º período Cátia Capeletto METABOLISMO DAS PROTEÍNAS Bioquímica Básica Ciências Biológicas 3º período Cátia Capeletto Aminoácido Os aminoácidos livres são obtidos da degradação da proteína da dieta, da renovação constante das proteínas

Leia mais