Cenário Macroeconômico 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cenário Macroeconômico 2019"

Transcrição

1 Cenário Macroeconômico 2019

2 CENÁRIO INTERNACIONAL A ECONOMIA GLOBAL SUGERE UM CRESCIMENTO MAIS FRACO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, COM PEQUENA CHANCE DE RECESSÃO.

3 A alta sustentável do PIB global depende da produtividade. A produtividade do trabalho recuou nas economias desenvolvidas e emergentes na última década. A manutenção da produtividade do trabalho em patamar baixo sugere que a sustentação do crescimento global por um período prolongado está ameaçada.

4 Desaceleração global Sinais de moderação de crescimento na Europa e na China, e indícios que o mesmo possa estar ocorrendo nos EUA, onde os dados para o quarto trimestre sugerem algum esfriamento. Embora o consumo norte-americano venha se mantendo robusto amparado no mercado de trabalho, os investimentos residencial e não residencial sinalizam desaceleração. Apreensão aos sinais de moderação do crescimento, no contexto em que o processo de normalização da política monetária já avançou substancialmente.

5 Política Monetária expansionista entre os principais Bancos Centrais contribuiu para um quadro de abundante liquidez. A moderação do crescimento mundial, num contexto de inflação controlada, tende a manter o processo de normalização monetária nas economias centrais em ritmo bastante gradual, sem causar movimentos bruscos e duradouros de repique da aversão global ao risco.

6 Aumentaram as preocupações com a sustentação de taxas expressivas de crescimento global, situação que se refletiu na correção moderada nos preços dos ativos mundiais, sobretudo de commodities e ações; e a taxa média de risco dos emergentes têm oscilado para cima, permanecendo em patamar claramente superior ao observado no começo do ano.

7 As autoridades monetárias mundiais tem revelado alguma apreensão com os recentes sinais de moderação do crescimento. Com isso, as taxas de juros praticadas nos mercados internacionais sofreram algum refluxo, contribuindo com a moderação de aversão global ao risco.

8 CENÁRIO DOMÉSTICO A FOTOGRAFIA DA SITUAÇÃO ATUAL É SABIDA, DEMANDA DOMÉSTICA AINDA FRACA, DESEMPREGO EM ALTA E RENDA REAL EM QUEDA, FATORES QUE AINDA CONTRIBUEM PARA A MANUTENÇÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA. A CONFIANÇA DAS FAMÍLIAS E DOS EMPRESÁRIOS, ACOMODOU-SE EM PATAMAR BAIXO, E CONTINUA MOSTRANDO-SE COMO UMA RESTRIÇÃO RELEVANTE AO CRESCIMENTO ECONÔMICO. A EVOLUÇÃO TAMBÉM FICA LIMITADA ÀS AÇÕES DO NOVO GOVERNO.

9 A lua-de-mel com Bolsonaro na reta final do 1º turno das eleições contribuiu com a melhora dos ativos domésticos. O diferencial favorável do risco-brasil em relação à taxa média de risco das economias emergentes aumentou; a moeda brasileira se apreciou; e a bolsa de valores local registrou relevante valorização, na contramão do comportamento negativo das principais bolsas internacionais.

10 O desfecho das eleições tem animado o mercado financeiro, mas resultados e expectativas favoráveis ainda não têm aparecido de maneira clara no setor real.

11 Os indicadores de confiança privada (empresarial e pessoal) parecem vir se estabilizando, mas ainda estão bem abaixo do "pico" observado no começo deste ano.

12 Um aceleração do crescimento doméstico tende a ser amparada pelas condições monetárias favoráveis, agora com a perspectiva de uma recuperação na confiança dos agentes após a eleição.

13 A expectativa de retomada da agenda de ajustes fiscais, tendem a reforçar a confiança privada, sobretudo dos empresários. A recuperação da economia foi muito lenta e a retomada do trabalho foi muito concentrada no trabalho informal. Um ambiente de melhora da confiança é compatível com um cenário de retomada mais consistente das contratações ao longo de 2019.

14 A lenta recuperação econômica contribuirá para uma inflação de preços livres controlada. Um fechamento lento do hiato do produto e a fraqueza do mercado de trabalho resultam num comportamento favorável da inflação de serviços e de bens industriais, além da menor inércia inflacionária.

15 Os preços administrados sofreram revisão baixista e a principal contribuição veio da estimativa para o preços da gasolina, seguindo a queda nos preços nas refinarias. Energia elétrica pode sofrer alteração da bandeira tarifária de amarela para verde em dezembro, permanecendo até abril de 2019.

16 O refluxo cambial e a acomodação das expectativas inflacionárias conferem ao Banco Central alguma liberdade para manter a política monetária no terreno estimulativo por mais tempo.

17 O Governo deve contar novamente com receitas extraordinárias para o cumprimento da meta. A moderação da recuperação da atividade econômica acaba sendo compensada pelo aumento de receitas discricionária.

18 Reforma nos gastos obrigatórios, uma vez que o espaço para reduzir gastos discricionários já está bem próximo de um nível que geraria um shutdown.

19

20 Importância da Reforma da Previdência

21 GANHO FISCAL DE DIFERENTES PONTOS DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA Ano Regra atual Idade mínima Regra 85/95 Desindex. SM. Acum. Benef. Após. Profs ,7% 7,7% 7,7% 7,7% 7,7% 7,7% ,1% 13,9% 9,8% 9,7% 8,9% 9,3% ,2% 11,6% 12,6% 12,3% 11,6% 12,4% ,8% 12,7% 13,9% 13,6% 13,0% 13,9% ,8% 14,1% 15,7% 15,7% 14,7% 15,8% ,0% 14,5% 16,6% 16,0% 15,8% 16,9% ,0% 14,7% 17,4% 16,6% 16,7% 17,8% ,2% 14,5% 17,4% 16,6% 16,9% 18,0% ,2% 14,2% 17,2% 16,4% 16,8% 18,0% ,8% 13,5% 16,7% 16,8% 17,3% 17,6% IMPACTO ESTIMADO -27,9% -11,3% -10,6% -8,1% -6,1% FONTE: INSTITUTO FISCAL INDEPENDENTE E PAULO TAFNER ELABORAÇÃO: INSTITUTO FISCAL INDEPENDENTE E PAULO TAFNER

22 Medidas que precisam engrenar : O poder Executivo tem de assumir o seu protagonismo e sugerir ao Congresso as mudanças estruturais necessárias: a. enfrentar o problema da Previdência; b. enfrentar o problema das vinculações dos gastos; c. enfrentar o problema das indexações ao salário mínimo; d. fim de alguns programas (abono salarial), a redução de renúncias tributárias e subsídios, em particular daquelas com custos nitidamente bem superiores aos benefícios para a sociedade. Mesmo que provisoriamente, o governo precisará pensar no aumento da carga tributária. Para um crescimento sustentável, o governo também precisará avançar na implementação de uma agenda microeconômica, visando elevar a produtividade da economia e, portanto, o crescimento potencial do País.

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA 1 Nível de atividade Econômica: Estamos saindo da recessão? Quais as perspectivas para os próximos

Leia mais

Cenários para a economia brasileira Set/2018

Cenários para a economia brasileira Set/2018 Cenários para a economia brasileira Set/2018 Alessandra Ribeiro Índice 2 1. Cenário internacional 2. Cenário Doméstico 3. Conclusões Cenário Internacional 3 Expansão consistente da economia global marca

Leia mais

Impactos da Crise Mundial sobre a Economia Brasileira

Impactos da Crise Mundial sobre a Economia Brasileira Impactos da Crise Mundial sobre a Economia Brasileira Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP Campinas (SP) 29 de julho de 2009 1 CIESP Campinas - 29/07/09 Crise de 2008 breve histórico Início:

Leia mais

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Setembro 2016 Roteiro Internacional Ambiente externo ainda favorável para os mercados emergentes O Fed, o banco central americano, deve voltar

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Em março e até meados de abril, o que avaliamos é que a economia brasileira está mostrando crescimento bastante moderado em 2018.

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA. Gustavo Loyola

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA. Gustavo Loyola PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola Cenário Internacional 3 Desaceleração suave nos próximos anos, mas ainda com crescimento em ritmo elevado Crescimento moderado, limitado pela necessidade

Leia mais

Carta ao Cotista novembro 2017

Carta ao Cotista novembro 2017 Carta ao Cotista novembro 2017 Palavra do Gestor: O descompasso do mercado local. Desde a última quinzena de outubro, os mercados locais sofreram fortemente com a precificação da não aprovação da reforma

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre de 2019 foi de alta volatilidade No primeiro trimestre de 2019 (1T19) observou-se o mercado financeiro eufórico em janeiro. Em fevereiro, viu-se uma realização de

Leia mais

INFORMATIVO AFINIDADE

INFORMATIVO AFINIDADE INFORMATIVO AFINIDADE Edição 59 Dezembro de 2018 EXISTE UMA NOVA MANEIRA DE VOCÊ SE RELACIONAR COM O SEU BANCO: COM AFINIDADE. AMBIENTE ECONÔMICO Por Diretoria Financeira Unidade Financeira GERAT - Estudos

Leia mais

S U M Á R I O. Após longo e intenso período de retração, a economia brasileira consolida o processo de recuperação gradual

S U M Á R I O. Após longo e intenso período de retração, a economia brasileira consolida o processo de recuperação gradual S U M Á R I O Após longo e intenso período de retração, a economia brasileira consolida o processo de recuperação gradual Perspectivas favoráveis para a inflação permitem com que a taxa Selic permaneça

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV Abril/2018 No Brasil, os indicadores de atividade sugerem recuperação mais lenta no primeiro trimestre. A economia teve desempenho modesto em fevereiro e cresceu ligeiramente

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV Fevereiro/2018 No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar os juros em 25p.b., conforme o esperado, levando a taxa Selic para 6,75% a.a. A decisão foi

Leia mais

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018 Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas Jun/2018 Desempenho recente da atividade econômica Avaliação da atividade econômica e expectativa para os próximos meses O ritmo de

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Avaliação da Economia no 3T17

COMENTÁRIO ECONÔMICO Avaliação da Economia no 3T17 COMENTÁRIO ECONÔMICO Avaliação da Economia no 3T17 No terceiro trimestre de 2017 (3T17) foram apresentados dados presentes e de expectativas mais positivos da economia brasileira do que nos trimestres

Leia mais

TERMÔMETRO DE VENDAS - BH

TERMÔMETRO DE VENDAS - BH SETOR DE ECONOMIA, PESQUISA E MERCADO Pesquisa com Empresários TERMÔMETRO DE VENDAS - BH Periodicidade mensal Dezembro/2018 COMPARAÇÃO MENSAL 4,44% Comparação mensal (Dez.18 Nov.18) 16,3% 15,5% 8,12% 9,24%

Leia mais

Balanço do ano. Presidente Marcelo de Souza e Silva

Balanço do ano. Presidente Marcelo de Souza e Silva Balanço do ano Presidente Marcelo de Souza e Silva ANÁLISE VENDAS MENSAL O mês de dezembro é uma base forte de comparação, pois conta com o período de Natal, que contribuiu para que as vendas apresentassem

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL Foz do Iguaçu (PR), abril de 2016 Estrutura 2 Cenário Internacional Cenário doméstico Conclusão Cenário

Leia mais

Ata sinaliza novo corte de 0,75 p.p. na Selic na próxima reunião do Copom

Ata sinaliza novo corte de 0,75 p.p. na Selic na próxima reunião do Copom 17/01/2017 12:34 por Redação Ata sinaliza novo corte de 0,75 p.p. na Selic na próxima reunião do Copom Fica mantida expectativa de ciclo longo de afrouxamento, que levará a taxa básica de juros para 9,50%

Leia mais

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22 Relatório Anual Ultraprev Resumo ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22 RELATÓRIO ULTRAPREV 2017 RESUMO PARTICIPANTES Patrocinadoras Quantidade de participantes

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3o. Trimestre 2012 Elaboração:VIFIN CAIXA Vice-Presidência de Finanças SUPLA CAIXA SN de Planejamento Financeiro 1 Relatório Conjuntura

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS Plano TAESA

NOTAS EXPLICATIVAS Plano TAESA Cenário Doméstico Janeiro começou literalmente com o pé na tábua. Quase todas as classes de ativos responderam positivamente a sinais de mais estímulos monetários nas economias desenvolvidas, após um mês

Leia mais

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto Resultado da atividade industrial paulista em agosto A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, registrou alta de 1,5% entre

Leia mais

A atividade industrial cai 0,7% em setembro

A atividade industrial cai 0,7% em setembro A atividade industrial cai 0,7% em setembro Resultado da atividade industrial paulista em setembro A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, recuou 0,7% em setembro com relação a agosto, descontada

Leia mais

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho jan/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho Resultado da atividade industrial

Leia mais

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Fernando Ferrari Filho Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq http://www.ppge.ufrgs.br/ferrari e ferrari@ufrgs.br e fernandoferrarifilho@gmail.com

Leia mais

Cenários para Doméstico - Político e Econômico Global EUA e China

Cenários para Doméstico - Político e Econômico Global EUA e China Cenários para 2017 2018 Doméstico - Político e Econômico Global EUA e China 1 O FIM DE UM CICLO... 2 ... O INÍCIO DE OUTRO 3 Cenário Doméstico Político e Econômico 4 Cenário AGENDA PESADA Principais TEMAS

Leia mais

Instituto de Economia - Gastão Vidigal. Boletim de Conjuntura

Instituto de Economia - Gastão Vidigal. Boletim de Conjuntura Instituto de Economia - Gastão Vidigal Boletim de Conjuntura Dezembro - 2018 Rua Boa Vista, 51 7º andar Cep: 01014-911 www.acsp.com.br ieconomia@acsp.com.br 1 Que Venha a Reforma da Previdência! Mais uma

Leia mais

Perspectivas Econômicas

Perspectivas Econômicas Perspectivas Econômicas Janeiro, 2012 Agenda Economia Global Cenário de baixo crescimento mundial, riscos de cauda diminuíram. Riscos (Debt Ceiling, eleições na Itália, crescimento na Europa). Brasil Atividade

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL. A recuperação da economia deve ser lenta e instável. Setembro de 2016 Publicado em Novembro de 2016

PANORAMA CONJUNTURAL. A recuperação da economia deve ser lenta e instável. Setembro de 2016 Publicado em Novembro de 2016 PANORAMA CONJUNTURAL Setembro de 2016 Publicado em Novembro de 2016 A recuperação da economia deve ser lenta e instável A reversão nas expectativas do mercado em relação a retração da economia em 2016,

Leia mais

Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas

Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Fevereiro 2017 Roteiro Internacional Dados globais apoiam os mercados emergentes em meio à incerteza política A dinâmica positiva

Leia mais

Crise fiscal: diagnóstico e desafios

Crise fiscal: diagnóstico e desafios Crise fiscal: diagnóstico e desafios Felipe Salto Diretor-Executivo da IFI São Paulo, 21 de setembro de 2017 FGV/EESP Sobre a IFI Comandada por Conselho Diretor, presidido por Diretor- Executivo Todos

Leia mais

Carta Mensal Fevereiro 2017

Carta Mensal Fevereiro 2017 Carta Mensal Fevereiro 2017 Estratégia Macro Os fundos dentro da estratégia macro da Mauá Capital tiveram um mês de fevereiro bastante positivo, principalmente nas seguintes estratégias: Juros-Brasil Play

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018 Mercado revê suas expectativas para o PIB em 2018 As expectativas quanto ao desempenho da economia brasileira no ano de 2018 foram sendo revistas

Leia mais

INFORMATIVO AFINIDADE

INFORMATIVO AFINIDADE INFORMATIVO AFINIDADE Edição 63 Abril de 2019 EXISTE UMA NOVA MANEIRA DE VOCÊ SE RELACIONAR COM O SEU BANCO: COM AFINIDADE. AMBIENTE ECONÔMICO Por Diretoria Financeira Unidade Financeira GERAT - Estudos

Leia mais

São Paulo, 31 de janeiro de 2017.

São Paulo, 31 de janeiro de 2017. São Paulo, 31 de janeiro de 2017. Apontamentos do Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, durante o evento 2017 Latin America Investment Conference, promovido pelo Banco Credit Suisse Anchoring expectations

Leia mais

Relatório Econômico. Resgatando a credibilidade. Junho de bigstock.com

Relatório Econômico. Resgatando a credibilidade. Junho de bigstock.com Resgatando a credibilidade bigstock.com Expansão Contração Relatório Econômico Ambiente Global Com os efeitos dissipados do inverno rigoroso e fortalecimento do dólar, os dados preliminares do mês de maio

Leia mais

Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas

Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas Pesquisa Econômica Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Janeiro 2017 Roteiro Internacional Forte crescimento global em meio a riscos políticos O crescimento do PIB global deverá

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Julho de Turim Family Office & Investment Management

Relatório Econômico Mensal Julho de Turim Family Office & Investment Management Relatório Econômico Mensal Julho de 2016 Turim Family Office & Investment Management ESTADOS UNIDOS TÓPICOS ECONOMIA GLOBAL Economia Global: EUA: Após maio fraco, geração de empregos volta a acelerar...

Leia mais

Economia e Mercado Imobiliário: análise de 2017 e projeções para 2018

Economia e Mercado Imobiliário: análise de 2017 e projeções para 2018 Economia e Mercado Imobiliário: análise de 2017 e projeções para 2018 1. Macroeconomia: Análise de 2017 e Perspectivas 1.1. Brasil Em 2017, viu-se que a economia brasileira seguiu com recuperação da atividade

Leia mais

Perspectivas para a Inflação

Perspectivas para a Inflação Perspectivas para a Inflação Carlos Hamilton Araújo Junho de 2013 Índice I. Introdução II. Ambiente Internacional III. Condições Financeiras IV. Atividade V. Evolução da Inflação VI. Boxes 2 I. Introdução

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos

Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos Atividade Econômica PIB - Crescimento anual (%) 4, 4,1 4,5 3,2 3,1 3,5 2,1 1,7 2, 4,8 3,6 2, 2 211 212 213 214 215 216 217* 218* * Projeções do FMI

Leia mais

Carta Mensal. Resumo. Janeiro 2019

Carta Mensal. Resumo. Janeiro 2019 Resumo Em 2018, todos os portfolios sob responsabilidade da Loyall tiveram performance acima de seus benchmarks. Tanto a seleção de gestores quanto as posições proprietárias contribuíram para o resultado

Leia mais

Economic São Paulo, Setembro de Lá vem o Brasil Subindo a Ladeira!

Economic São Paulo, Setembro de Lá vem o Brasil Subindo a Ladeira! Economic São Paulo, Setembro de 2016 Lá vem o Brasil Subindo a Ladeira! Pós Impeachment Diagnóstico Correto Políticas Monetária e Fiscal Vulnerabilidade Riscos de Implementação Dívida Pública e Liquidez

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV Março/2018 No Brasil, o Banco Central (BCB) cortou os juros em 25 p.b, levando a taxa Selic para 6,50% a.a., em linha com o consenso. No comunicado emitido após a reunião,

Leia mais

Global: Atividade fecha o ano em ritmo forte Inflação: Ainda sem sinais de pressão EUA: Corte de impostos aprovado

Global: Atividade fecha o ano em ritmo forte Inflação: Ainda sem sinais de pressão EUA: Corte de impostos aprovado Dezembro 2017 Global: Atividade fecha o ano em ritmo forte Inflação: Ainda sem sinais de pressão EUA: Corte de impostos aprovado 03 04 05 Fiscal: Surpresas positivas na arrecadação Política Monetária:

Leia mais

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2018 Abril de 2019 n o 23

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2018 Abril de 2019 n o 23 Relatório Anual Ultraprev Resumo ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2018 Abril de 2019 n o 23 RELATÓRIO ULTRAPREV 2018 PATRIMÔNIO Abaixo, informamos a evolução das reservas

Leia mais

Desconforto Inflacionário. 18 de Abril de 2013

Desconforto Inflacionário. 18 de Abril de 2013 Desconforto Inflacionário 18 de Abril de 2013 Índice Rigidez inflacionária; Perda da âncora nominal; Decomposição da inflação; Inflação de alimentos e bebidas; Inflação de serviços; Inflação dos bens não

Leia mais

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Setembro, 2015 Roteiro Internacional Brasil Desaceleração da China reduz crescimento global China: desaceleração chinesa reduz crescimento

Leia mais

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 Julho de 2017 Publicado em Setembro de 2017 A variação do PIB no segundo trimestre deste ano quando comparada ao primeiro trimestre foi de 0,2%,

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL Agosto de 2018 Publicado em Outubro de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL Agosto de 2018 Publicado em Outubro de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL Agosto de 2018 Publicado em Outubro de 2018 INDÚSTRIA BRASILEIRA MANTEM-SE EM MARCHA Nos primeiros oito meses de 2018 tanto a Indústria Geral como de Transformação apresentaram nítidos

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio PIB e Performance do Agronegócio 15 16 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 MESMO COM A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTANDO PARA OS EIXOS EM 2017, O AGRONEGÓCIO NOVAMENTE DEVERÁ SER O SETOR COM MAIOR

Leia mais

Brasília (DF), 28 de janeiro de 2016.

Brasília (DF), 28 de janeiro de 2016. Brasília (DF), 28 de janeiro de 2016. Pronunciamento do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central do Brasil, na 44ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Leia mais

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Maio, 2016 Roteiro Internacional Ambiente segue favorável para mercados emergentes A retomada da alta de juros nos EUA depende de uma aceleração

Leia mais

O SINAL E O RUÍDO Adriana Dupita

O SINAL E O RUÍDO Adriana Dupita O SINAL E O RUÍDO Adriana Dupita Economista Chefe do Santander INCERTEZAS POLÍTICAS HÁ VÁRIOS DESFECHOS POSSÍVEIS PARA A CRISE POLÍTICA APROVAÇÃO DE REFORMAS EXIGE 60% DOS VOTOS DECISÃO INDIVIDUAL CONTINUIDADE,

Leia mais

ÍNDICES DE CONFIANÇA ECONÔMICA

ÍNDICES DE CONFIANÇA ECONÔMICA jan/7 fev/7 mar/7 abr/7 mai/7 jun/7 jul/7 ago/7 set/7 out/7 nov/7 dez/7 jan/8 fev/8 mar/8 abr/8 mai/8 jun/8 jul/8 ago/8 set/8 out/8 nov/8 Economia Brasileira Análise Conjuntural A divulgação do PIB do

Leia mais

EUA: Sinais de reaceleração do consumo EUA: Mercado de trabalho segue forte Europa: Retorno do risco político

EUA: Sinais de reaceleração do consumo EUA: Mercado de trabalho segue forte Europa: Retorno do risco político Maio 2018 EUA: Sinais de reaceleração do consumo EUA: Mercado de trabalho segue forte Europa: Retorno do risco político 03 04 05 Atividade: Fortes revisões negativas nas projeções de PIB Câmbio: Banco

Leia mais

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Novembro, 2016 Roteiro Internacional Nova realidade global pressiona mercados emergentes Brasil O resultado das eleições presidenciais nos

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL. Previsão de cenários de investimentos para 2º semestre de EXEMPLO. MARCUS VINICIUS SILVA CEA - Especialista ANBIMA

RELATÓRIO SEMESTRAL. Previsão de cenários de investimentos para 2º semestre de EXEMPLO. MARCUS VINICIUS SILVA CEA - Especialista ANBIMA RELATÓRIO SEMESTRAL Previsão de cenários de investimentos para 2º semestre de 2012. EXEMPLO MARCUS VINICIUS SILVA CEA - Especialista ANBIMA 2012 www.investorbrasil.com Autor: Marcus Vinicius Silva 1 5.

Leia mais

Informativo de Mercado Mensal

Informativo de Mercado Mensal Informativo de Mercado Mensal Outubro/2015 DESTAQUES Passado setembro com forte volatilidade, o mês de outubro foi marcado pela cautela diante de incertezas com o ajuste fiscal, com desdobramentos no campo

Leia mais

ATIVIDADE ECONÔMICA. Junho de 2009

ATIVIDADE ECONÔMICA. Junho de 2009 Principais pontos Relatório de Inflação Banco Central ATIVIDADE ECONÔMICA As medidas anticíclicas vêm se traduzindo em melhoras recentes. A economia brasileira apresenta sinais de gradual recuperação.

Leia mais

Crédito e Inadimplência no Brasil Situação Atual e Perspectivas. Luiz Rabi Economista da Serasa Experian Palestra ABBC 14/06/2010

Crédito e Inadimplência no Brasil Situação Atual e Perspectivas. Luiz Rabi Economista da Serasa Experian Palestra ABBC 14/06/2010 Crédito e Inadimplência no Brasil Situação Atual e Perspectivas Luiz Rabi Economista da Serasa Experian Palestra ABBC 14/06/2010 1 Após estagnação do início da década, relação Crédito / PIB entrou em rota

Leia mais

Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de º. PLENAFUP

Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de º. PLENAFUP Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de 2015 5º. PLENAFUP Economia Brasileira I.54 - Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) Período Índice

Leia mais

RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS

RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS Copom reduz Selic em 100 pontos base e sinaliza ritmo menor na próxima reunião. Safra agrícola recorde impulsiona resultado do PIB referente ao 1º trimestre. Em razão dos

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola Apresentação para a UNIMED NOROESTE PAULISTA Ribeirão Preto (SP), Novembro de 2016 Índice 2 1. Cenário Internacional 2. Cenário Doméstico 3. Conclusões

Leia mais

Carta Macro Mensal Icatu Vanguarda

Carta Macro Mensal Icatu Vanguarda Cenário Icatu Econômico Vanguarda Carta Macro Mensal Icatu Vanguarda Fevereiro 2016 O mês de fevereiro foi marcado pelo abrandamento de alguns riscos importantes para o cenário global, tais como: (1) uma

Leia mais

Perspectivas para a economia nacional e a indústria da construção Amaryllis Romano

Perspectivas para a economia nacional e a indústria da construção Amaryllis Romano Perspectivas para a economia nacional e a indústria da construção Amaryllis Romano amaryllis@tendencias.com.br Julho/ 2016 Mariana Oliveira Moliveira@tendencias.com.br Conjuntura econômica externa e interna

Leia mais

O cenário econômico nacional, desempenho da Construção Civil e as perspectivas para o setor

O cenário econômico nacional, desempenho da Construção Civil e as perspectivas para o setor 1 Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018 O cenário econômico nacional, desempenho da Construção Civil e as perspectivas para o setor Econ. Daniel Furletti Econ.

Leia mais

RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS

RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS O Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre corrobora nosso cenário de aceleração do processo de afrouxamento monetário. O documento divulgado pelo Banco Central

Leia mais

A INDÚSTRIA BRASILEIRA EM 2018

A INDÚSTRIA BRASILEIRA EM 2018 PANORAMA CONJUNTURAL A INDÚSTRIA BRASILEIRA EM 2018 Dezembro de 2018 Publicado em Fevereiro de 2019 A indústria brasileira em 2018 apresentou pelo segundo ano consecutivo - após recessão iniciada no segundo

Leia mais

RELATÓRIO PREVI NOVARTIS. 1- Overview Macroeconômico. 18 de março de 2016

RELATÓRIO PREVI NOVARTIS. 1- Overview Macroeconômico. 18 de março de 2016 1- Overview Macroeconômico FED adota postura cautelosa diante das incertezas no cenário global. No Brasil, a recessão se aprofunda e, sem reformas, será difícil reverter o quadro. Internacional A presidente

Leia mais

A taxa de desemprego americana continuou surpreendendo positivamente, com nova queda em fevereiro para 8,9%, menor nível desde maio de 2009.

A taxa de desemprego americana continuou surpreendendo positivamente, com nova queda em fevereiro para 8,9%, menor nível desde maio de 2009. Caros Investidores, Nosso cenário base contempla a continuidade da expansão da economia global, assim como da alta dos preços de commodities. Esta combinação se traduz em crescentes preocupações inflacionárias,

Leia mais

Seminário na FGV/EPGE. Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto

Seminário na FGV/EPGE. Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto Seminário na FGV/EPGE Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto Rio de Janeiro, 21 de junho de 2018 Hiato do produto PIB no curto prazo o As estimativas de mercado para o PIB de 2018 obtidas

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL. A Economia Brasileira em Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL. A Economia Brasileira em Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL A Economia Brasileira em 2017 Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018 O ano de 2017 marcou o final da recessão iniciada no Brasil a partir do segundo trimestre de 2014. A expecta-tiva,

Leia mais

É o Fim do Novo Normal? Desafios para o Ambiente Econômico-Financeiro Global e as Implicações para o Brasil 2013/14

É o Fim do Novo Normal? Desafios para o Ambiente Econômico-Financeiro Global e as Implicações para o Brasil 2013/14 É o Fim do Novo Normal? Desafios para o Ambiente Econômico-Financeiro Global e as Implicações para o Brasil 2013/14 Apresentação - Conceituar o que é o Novo Normal - Balanço do atual ambiente externo -

Leia mais

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018 Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas Jun/2018 Desempenho recente da atividade econômica Avaliação da atividade econômica e expectativa para os próximos meses O ritmo de

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS Plano B

NOTAS EXPLICATIVAS Plano B Cenário Doméstico Janeiro começou literalmente com o pé na tábua. Quase todas as classes de ativos responderam positivamente a sinais de mais estímulos monetários nas economias desenvolvidas, após um mês

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Menor endividamento das empresas e das famílias Melhora no mercado de trabalho Aumento das exportações Recuperação da indústria Destaques Negativos Taxa de desemprego

Leia mais

Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios. Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011

Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios. Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011 Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011 1 Oportunidades para o Brasil Comércio e financiamento externo: aumento nos termos de troca puxado pela

Leia mais

2º Seminário de Análise Conjuntural

2º Seminário de Análise Conjuntural 2º Seminário de Análise Conjuntural José Júlio Senna 11 de junho de 2018 1 Questão Principal: Alta dos Juros de Política Monetária nos EUA Aspectos estruturais (juros neutros) e aspectos conjunturais (inflação,

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV

RELATÓRIO DE GESTÃO AVONPREV RELATÓRIO DE GESTÃO Maio/2018 No Brasil, resultado do PIB do primeiro trimestre confirma retomada lenta da economia doméstica. O IBGE mostrou que o PIB doméstico cresceu 0,4% no primeiro trimestre em comparação

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN SN de Planejamento Financeiro

Leia mais

Relatório Econômico Mensal AGOSTO/14

Relatório Econômico Mensal AGOSTO/14 Relatório Econômico Mensal AGOSTO/14 Índice INDICADORES FINANCEIROS 3 PROJEÇÕES 4 CENÁRIO EXTERNO 6 CENÁRIO DOMÉSTICO 7 RENDA FIXA 8 RENDA VARIÁVEL 8 3 Indicadores Financeiros BOLSA DE VALORES AMÉRICAS

Leia mais

Nota Informativa. Comparação entre as décadas de 1980 e Comparando o crescimento do PIB nas décadas de 1980 e atual

Nota Informativa. Comparação entre as décadas de 1980 e Comparando o crescimento do PIB nas décadas de 1980 e atual Em 2018, o PIB cresceu 1,1% em termos reais, repetindo a taxa observada no ano anterior. O ritmo de recuperação da atividade econômica após a profunda recessão de 2014-16 tem se revelado muito lento: ao

Leia mais

INFORMATIVO AFINIDADE

INFORMATIVO AFINIDADE INFORMATIVO AFINIDADE Edição 37 Agosto 2016 EXISTE UMA NOVA MANEIRA DE VOCÊ SE RELACIONAR COM O SEU BANCO: COM AFINIDADE. AMBIENTE ECONÔMICO Por Unidade Financeira GERAT - Estudos Econômicos macroeconomia@banrisul.com.br

Leia mais

CARTA MENSAL: abril/2016

CARTA MENSAL: abril/2016 Prezados Investidores, Em abril os Fundos Brasil Capital FIA e Brasil Capital Long Biased tiveram retornos de +8,75% e +7,91% respectivamente, e o Brasil Capital FIM obteve retorno de +3,83%, versus alta

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Ibovespa fecha novembro próximo aos 90 mil pontos

COMENTÁRIO ECONÔMICO Ibovespa fecha novembro próximo aos 90 mil pontos COMENTÁRIO ECONÔMICO Ibovespa fecha novembro próximo aos 90 mil pontos O Ibovespa subiu novamente em novembro, estabelecendo novo recorde de fechamento diário (89.709 pontos) em 29/11. No final do mês

Leia mais

Brasília (DF), 15 de agosto de Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Jantar Poder360 - ideias

Brasília (DF), 15 de agosto de Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Jantar Poder360 - ideias Brasília (DF), 15 de agosto de 2017. Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn Jantar Poder360 - ideias Introdução Boa noite a todos. Muito obrigado pelo convite e pela oportunidade de

Leia mais

INFORMATIVO AFINIDADE

INFORMATIVO AFINIDADE INFORMATIVO AFINIDADE Edição 64 Maio de 2019 EXISTE UMA NOVA MANEIRA DE VOCÊ SE RELACIONAR COM O SEU BANCO: COM AFINIDADE. AMBIENTE ECONÔMICO Por Diretoria Financeira Unidade Financeira GERAT - Estudos

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho PANORAMA CONJUNTURAL FIEA Abril de 2016 Publicado em Junho de 2016 PIB do 1º Trimestre de 2016: Fundo do Poço à Vista? A evolução do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2016, conforme dados publicados

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2016 Analistas consultados: 25 PROJEÇÕES E EXPECTATIVAS DE MERCADO FEBRABAN

Leia mais

O PIB BRASILEIRO EM 2018

O PIB BRASILEIRO EM 2018 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB BRASILEIRO EM 2018 Janeiro de 2019 Publicado em Março de 2019 A economia brasileira em 2018, como pode ser observado no gráfico n 1, manteve o ritmo lento de recuperação apresentado

Leia mais

A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTA A CRESCER EM 2015?

A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTA A CRESCER EM 2015? A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTA A CRESCER EM 2015? 13/11/2014 Relatório Mensal-Novembro Rua Laplace 74, conj. 51 São Paulo - SP CEP: 04622-000 Tel.: 11-4305-03-29 E-mail: comercial@fmdassset.com.br R E L A

Leia mais

Boletim Conjuntural Terceiro Trimestre ANO II

Boletim Conjuntural Terceiro Trimestre ANO II 2017 Boletim Conjuntural Terceiro Trimestre ANO II Economia Cearense em recuperação Allisson David de Oliveira Martins Os juros no Brasil: sua lenta queda e incertezas Ricardo Coimbra Ausência De Investimentos

Leia mais

Consultoria. Radar. Janeiro/2016

Consultoria. Radar. Janeiro/2016 Consultoria Radar Janeiro/2016 Cenário Internacional Crescimento moderado nos próximos anos Fed deve levar com cautela ciclo de alta dos Fed Funds Dúvidas quanto ao real ritmo de desaceleração da economia

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

A Crise Econômica e o Futuro do Mundo

A Crise Econômica e o Futuro do Mundo A Crise Econômica e o Futuro do Mundo Marcio Holland Secretário de Política Econômica Ministério da Fazenda Diálogos Capitais - Fórum de Economia Carta Capital 7 de Maio de 2013 2 Política Econômica nas

Leia mais

CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA

CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA GUSTAVO LOYOLA Apresentação para XXIX ENCONSEL Salvador (BA), dezembro de 2013 ECONOMIA MUNDIAL: FIM DA ZONA DE CONFORTO PARA OS PAÍSES EMERGENTES INÍCIO DO FIM DO CICLO

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL Setembro de 2018 Publicado em Novembro de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL Setembro de 2018 Publicado em Novembro de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL Setembro de 2018 Publicado em Novembro de 2018 CRESCEM OS SINAIS DE FRACA RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA EM 2018 A indústria em 2017 apresentou crescimento de 2,5%aa, após três anos de resultados

Leia mais

O PIB no 1º Trimestre de 2018

O PIB no 1º Trimestre de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB no 1º Trimestre de 2018 Abril de 2018 Publicado em Junho de 2018 Os números divulgados pelo IBGE para o PIB no primeiro trimestre de 2018 confirmam a lenta recuperação da economia

Leia mais