ANTIHELMÍNTICOS ANTI-COLINESTERÁSICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANTIHELMÍNTICOS ANTI-COLINESTERÁSICOS"

Transcrição

1 MATERIAL DIDÁTICO PROFESSOR ARGEMIRO SANAVRIA ANTIHELMÍNTICOS ANTI-COLINESTERÁSICOS Introdução As helmintoses constituem um problema grave sócio-econômico, pela alta prevalência entre os animais domésticos e silvestres e por algumas delas serem classificadas como zoonoses. O controle dos helmintos baseia-se basicamente na utilização de anti-helmínticos. A finalidade é limitar a eliminação de ovos e larvas nas fezes, e com isto, diminuir o número de estágios infectantes no meio onde vivem os hospedeiros. Os medicamentos classificados como anti-helmínticos são usados no controle de endoparasitos nematódeos (vermes cilíndricos), cestódeos (vermes de corpo achatado e segmentado) e trematódeos (vermes cilíndricos e não segmentados) que estão localizados nos órgãos e tecidos do animal parasitado. O anti-helmíntico ideal caracteriza-se por: apresentar composição química estável; ação sobre os estágios adultos e imaturos em desenvolvimento ou inibidos; ação sobre diversas classes de helmintos; eficácia contra cepas resistentes; não interferir na imunidade; ter fácil administração e dose única ou de curta duração; boa tolerância pelo hospedeiro com alta margem de segurança; boa palatabilidade; compatibilidade com outros compostos; ausência de resíduos no leite e tecidos; favorável custo benefício. A dose ótima é aquela que vai eliminar 95% de parasitos adultos. As bases farmacológicas empregadas no tratamento dos helmintos interferem, principalmente, na produção de energia, na coordenação muscular e na dinâmica microtubular, causando destruição dos parasitos por inanição, quando são esgotadas suas reservas energéticas ou a sua expulsão, decorrente de paralisia.

2 Este trabalho vai ressaltar os anti-helmínticos que atuam como inibidores da acetilcolinesterase (anti-colinesterásicos) causando paralisia espástica nos helmintos. Entre eles destacam-se os organofosforados Triclorfom, Diclorvos, Coumafós, Haloxom, Naftalós e Crufomato. 1. ORGANOFOSFORADOS 1.1. Modo de Ação São anti-helmínticos que atuam sobre os nematódeos (os maiores causadores de doenças entre os animais). Atuam através do bloqueio da ação da acetilcolinesterase sobre a acetilcolina, evitando a hidrólise deste neurotransmissor. Estes anti-colinesterásicos interagem com o sítio esterásico da enzima, impedindo que esta exerça sua função de neurotransmissão sináptica, resultando em paralisia espástica e eliminação do parasito.pelo seu destacamento da parede e expulsão do sistema digestivo, através dos movimentos peristálticos do hospedeiro. Os organofosforados levam à interferência com a transmissão neuromuscular e conseqüente toxicidade para o parasita. Sabe-se que a Acetilcolina (Ach) está envolvida na transmissão neuromuscular dos nematódeos e que a Acetilcolinesterase (AchE) destrói este neurotransmissor. A AchE não vai cumprir o seu papel se estiver conjugada a drogas organofosforadas em quantidades muito diluídas. E, na ausência de AchE, a Ach não controlada do parasita se acumula em quantidades anormais resultando em mau funcionamento dos sistemas neuromusculares do parasita. A AchE do hospedeiro e das diferentes espécies de parasitas variam em suscetibilidade aos organofosforados. Assim, o anti-helmíntico pode se ligar à enzima AchE de forma reversível ou irreversível. O grau de segurança dos Organofosforados para o hospedeiro está relacionado à falta de suscetibilidade da AchE do hospedeiro em relação à droga. É bom ressaltar que a toxicidade da ligação Organofosforado com AchE do hospedeiro varia de acordo com a AchE da espécie considerada. Por exemplo, no ganso é tóxico pois se liga de modo irreversível na AchE cerebral, levando à morte; já nos ovinos se liga de maneira reversível nas hemácias não lhes causando toxicidade Eficácia Geral É eficiente contra nematódeos de eqüinos, suínos e cães.

3 É restrita contra nematódeos de ruminantes. São eficazes contra os nematódeos do abomaso (Haemonchus) e intestino delgado, e pouco eficientes contra parasitos do intestino grosso (Oesophagostomun, Chabertia). Apesar disto são amplamente usados em bovinos e ovinos devido ao baixo custo Farmacocinética São absorvidos no trato intestinal, porém possuem um grau de instabilidade variável em meio alcalino, de modo que podem ser parcialmente hidrolisados nas áreas alcalinas do intestino delgado. São lipossolúveis e facilmente absorvidos pela pele. São rapidamente oxidados e inativados no fígado e eliminados pela urina. Após a administração de anti-helmínticos a animais de produção é preciso esperar um período de carência, que é o tempo necessário para que não haja mais resíduos nem leite nem na carne (Ver tabela 1) Segurança e Toxicidade Conforme tabela 1, o índice de segurança é geralmente pequeno e por este motivo, maior atenção deve ser dada ao uso correto da dose. Isto é importante, não apenas para a segurança do animal, mas também do ponto de vista de que dosagens maiores do que as normais podem resultar em resíduos ilegais da droga nos tecidos e no leite do animal. Por causa dos resíduos, as drogas organofosforadas (exceto o Coumafós) não são normalmente aprovadas para o uso em animais leiteiros em lactação. Um período de suspensão da droga de pelo menos 7 dias é necessário antes do abate. O uso de organofosforados dentro de 30 dias antes do parto não é recomendado, especialmente em eqüinos. Os principais efeitos colaterais nos animais são letargia, anorexia, diarréia e defecação freqüente, poliúria, vômitos, salivação, lacrimejamento dos olhos, fraqueza e tremores musculares, estando relacionados com a atividade prolongada da acetilcolina junto aos seus receptores muscarínicos e nicotínicos. O uso de anti-helmínticos organofosforados em geral é contra-indicado em animais doentes ou que passaram por algum tipo de stress (como transporte, descorna, castração, desmame). O sulfato de atropina reduz parcialmente estes efeitos tóxicos, pois atua apenas como antagonista de receptores muscarínicos. Também o 2-PAM (Piridoxina-2-Aldoxina) costumam ser antídotos Posologia, formulação e administração: Os organofosforados são administrados via oral, em formas de pasta, bollus e pellets (incorporado à ração), ou por via cutânea (na forma de solução) aplicados no dorso do animal (tabela 1). A posologia nas diferentes espécies animais consta na tabela 2.

4 Demais dados são fornecidos nas descrições dos medicamentos que seguem. 2. Medicamentos 2.1. Diclorvos: Possui atividade sobre os nematódeos das famílias Ascaridade, Ancylostomatidae, Trichuridae e Oxyuridae de cães, eqüinos, suínos e aves. Devido à sua alta volatilidade é o único que pode ser incorporado em pellets de resina de cloreto de polivinil para liberação lenta no intestino, diminuindo sua toxicidade para o animal, uma vez que o hospedeiro normal pode detoxificar a droga à medida que ela vai sendo absorvida por um período de dois a três dias. Os pellets também são eficientes pois permitem concentrações terapêuticas contra os parasitos por toda a extensão do tubo digestivo. É usado em cães, gatos, suínos e eqüinos. Tem a vantagem de agir contra Tricurídeos. Quando ingeridos pelo animal, a difusão de Diclorvos a partir dos pellets cria um gradiente de concentração fazendo com que a droga entre em contato com os helmintos localizados por todo o sistema digestivo e à medida que diminui a concentração de Diclorvos no trato gastrintestinal vai sendo liberada cada vez mais droga pelos pellets. Um fato curioso é que os pellets são eliminados nas fezes com 45 a 50% de Diclorvos e isto é suficiente para atuar como inseticida eficaz contra larvas fecais de moscas. Os pellets formulados para cães são de menor tamanho, para permitir uma liberação mais rápida da droga no sistema digestivo curto dos caninos, quando comparados com os pellets maiores, cuja taxa de liberação é moderada no sistema digestivo mais longo dos suínos. O Diclorvos em resina é lentamente absorvido pelo sistema digestivo do hospedeiro e será destoxificado no fígado. Se o animal estiver em lactação vão ser encontrados resíduos no leite. A excreção se faz pela urina, fezes e pelo ar expirado como CO2. O principal efeito da absorção do Diclorvos pela circulação sistêmica é a inibição reversível das enzimas AchE do Sistema Nervoso do hospedeiro e provoca leve depressão dos níveis de Acetilcolinesterase eritrocitária e sérica que retornam ao normal após 5-10 dias. A incidência de efeitos colaterais após o uso terapêutico de Diclorvos formulado (ou seja, em pellets) é baixa e em geral, de curta duração. Em doses altas é tóxico e interfere na transmissão do impulso nervoso inibindo a AchE da junção neuromuscular levando ao acúmulo de Ach nas junções neuronais que

5 resulta em superestimulação resultante das fibras motoras e parassimpáticas. Os sintomas se relacionam à estimulação excessiva do Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático. È indicado para: a) cães e gatos: causa expulsão dos ancilostomídeos (Ancylostoma caninum, A. braziliensis, A. tubaeforme,uncinaria stenocephala), ascarídeos (Toxocara canis, T. cati, Toxascaris leonina) e tricurídeos (Trichuris vulpis). Tem pouca atividade contra as formas larvares migratórias dos ascarídeos e ancilostomídeos; b) Suínos: Eficiente na remoção de Ascaris suum, do verme nodular suíno (Oesophagostomun), do tricurídeo (Trichuris suis) e as formas adultas dos vermes estomacais Hyostrongylus rubidus, Ascarops strongylina, eficaz contra Strongyloides ransomi e observa-se pouca ou nenhuma ação sobre as formas larvais em migração ou fixadas na mucosa intestinal; c)eqüinos: Usado contra helmintos e larvas de gasterófilos, contra os grandes estrôngilos Strongylus vulgaris, S. equinum, pequenos estrôngilos, ascarídeos de eqüinos (Parascaris equorum), oxiúros (Oxyuris equi, Probstmayria vivipara), gasterófilos migratórios (Gasterophilus intestinalis, G. nasalis) e contra S. edentatus. O Diclorvos não deve ser administrado dentro de poucos dias após o tratamento ou exposição a outros compostos inibidores da colinesterase, nem deve ser dado em conjunto com outros anti-helmínticos, tranqüilizantes, relaxantes musculares ou vacinas de vírus vivo modificado; não deve ser fornecida aos animais que sofrem de diarréia ou constipação grave, cavalos com cólica ou cães com bloqueio mecânico intestinal; é contra-indicado durante a reprodução, gestação e lactação. Os pellets são administrados na ração de suínos, cães, eqüinos e ruminantes. Normalmente, a dose necessária é misturada à cerca de um terço da refeição regular, para garantir o consumo completo. Para o tratamento de cães, os pellets são misturados com o alimento enlatado para cães e para outros animais, com os grãos, farináceos ou alimento triturado. O Diclorvos é disponível na forma de comprimidos para o tratamento de filhotes de cães e gatos. Cápsulas de gelatina são disponíveis a cães e ruminantes. Também há a forma de gel dada a potros jovens através da aplicação com seringa na língua do animal que terá ação contra ascarídeos e vermes estomacais. O Diclorvos normalmente é administrado a suínos com 5 ou 6 semanas de idade (isto é, logo antes da maturidade sexual dos vermes contra os quais a droga é eficaz), a cães de qualquer idade (exceto cães com menos de 10 dias). Os nomes comerciais são: Atgard V (Pellets para suínos), Equigard, Equigel (Gel para potros), Task (pellets para cães), Task Tabs (comprimidos), Worm-a-Cide. Dosagens: *Eqüinos: Formulação alimentar, mg?kg.

6 *Potros: Formulação em gel, 20 mg/kg para tratamento contra vermes estomacais e ascarídeos; 10 mg/kg a intervalos de 3 a 4 semanas durante a estação das moscas, para o controle de vermes estomacais. *Suínos: 11,2 a 21,6 mg/kg. *Cães: mg/kg. *Filhotes de cães e gatos: 11 mg/kg Triclorfom: Também chamado Metrifonato, é preferencialmente utilizado no controle de formas adultas de nematódeos gastrintestinais de ruminantes e eqüinos. É mais utilizado para eqüinos. É hidrossolúvel e após a absorção é biotransformado em Diclorvos. Em meio alcalino, o Triclorfom é parcialmente hidrolisado e inativado, e por este motivo, quando administrados por via oral em bovinos, requer 4,5 vezes a dose indicada para aplicação subcutânea. Nos eqüinos é administrado como bolo ou pasta ou como pó misturado na ração de um dia. É eficaz contra ascarídeos (Parascaris equorum) e oxiúros (Oxyuris equi), larvas estomacais de eqüinos (Gasterophilus nasalis, G. intestinalis) e é eficiente contra habronemose cutânea. Nos cães é utilizado por via sistêmica. É eficaz contra nematódeos comuns dos caninos (Toxocara canis, Ancylostoma caninum, Trichuris vulpis). É administrado por via oral na forma de comprimido. Nos bovinos e ovinos, embora não muito indicado, pode ser utilizado contra infecções com Haemonchus e Oesophagostomun radiatum, Ostertagia ostertagia, Trichostrongylus axei e Neoascaris adultos. Tem eficiência fraca contra Cooperia, a menos que seja fechado a goteira esofágica. É pouco usado em ovinos por ser-lhes muito tóxico. O Triclorfom é um organofosforado relativamente seguro quando usado em eqüinos. Costuma ser seguro para bovinos, mas podem ocorrer mortes ocasionais. Sua margem de segurança para ovinos é fraca. Nos eqüinos causa amolecimento das fezes e devido ao potencial de induzir o parto prematuro, o Triclorfom não deve ser usado em éguas durante o último mês de gestação. Nos suínos esta droga demonstrou toxicose congênita. Nos suínos é administrada via oral para tratar infecções por ascarídeos. Mas o uso de Triclorfom em porcas durante o meio do período de gestação pode resultar em distúrbios nervosos graves nos leitões (ataxia, tremores e morte por incapacidade de mamar). A atropina é um antídoto eficaz para toxicose aguda por Triclorfom. Nomes comerciais:

7 *Para suínos: Triclorvet e Tecplus *Para eqüídeos: Bevermex, Puriequi *Para ruminantes: Bevermex, Neguvon, Triclorvet, Trifon, Trivermex *Outros: Anthon, Cobot, Dyrex, Freed, Masoten Dosagem e Administração: *eqüinos: mg/kg por via oral. *Cães: 75 mg/kg por via oral em cada um dos 3 tratamentos, com 3-4 dias de intervalo Coumafós: Possui uma grande vantagem: Pode ser administrada nos animais lactentes sem necessidade de descartar o leite após o tratamento. Em bovinos e ovinos é eficaz conta as formas adultas de vária espécies de parasitas, como o Haemonchus, Ostertagia, Trichostrongylus, Cooperia e Trichuris. Em frangos e galinhas é eficaz contra as infecções por Capillaria obsignata, reduzindo os números de ascarídeos e vermes cecais. Está designado para uso em frangas de reposição com mais de oito semanas e em plantéis de postura. O coumafós possui um margem de segurança estreita, especialmente quando administrado como beberagem única, ao invés de ser adicionado na ração. Pode causar toxicidade e morte de bovinos e ovinos. As raças coloridas de aves de postura comerciais são mais sensíveis ao tratamento com o coumafós do que as raças brancas. Nomes Comerciais: Assuntol, Baymix, Meldame, Meldane2. Dosagens: *Para bovinos de corte e de leite: O Coumafós é utilizado como suplemento alimentar ou como pré-mistura na dose de 2 mg/kg/dia, durante 6 dias consecutivos. A beberagem é o meio mais comum de administração a bovinos de corte na dose de 15 mg/kg, mas a goteira esofágica deve ser fechada pois o anti-helmíntico passando diretamente para o abomaso tem maior atividade anti-helmíntica. *Ovinos: Após fechar a goteira esofágica administrar 8 mg/kg em uma única beberagem.

8 *Frangos: Pré-mistura na ração. São utilizados 0,004% de Coumafós para tratamento durante dias para frangas de reposição ou 0,003% para tratamento de plantéis de postura durante 14 dias Haloxom: É o anti-helmíntico mais seguro para uso em ruminantes. Sua eficácia primária é contra os parasitas do abomaso e intestino delgado; possui apenas atividade limitada contra os parasitas do intestino grosso. Tem uso em bovinos, ovinos e caprinos e uso restrito e não muito indicado para eqüinos, suínos e aves. Nos ovinos é eficaz contra Haemonchus, Trichostrongylus, Cooperia e Strongyloides. Sua atividade é um pouco menor, porém ainda boa, contra Ostertagia, Bunostomun e o verme do intestino grosso (Oesophagostomun venulosum). A atividade contra o Nematodirus é variável. Em bovinos a atividade do Haloxom é contra Haemonchus, Cooperia e o ascarídeo Neoascaris. Tem eficácia boa contra Ostertagia e Oesophagostomum radiatum. A atividade contra Nematodirus é variável. Nos outros hospedeiros (suínos, eqüinos e aves) não é muito indicada. Tem ação contra Ascaris suum e Oesophagostomum de suínos. Uma dose mais alta é eficiente contra Hyostrongylus. Nos eqüinos, tem eficácia contra os ascarídeos, oxiúros, vermes estomacais (Habronema), Trichostrongylus axei, várias espécies de pequenos estrôngilos e o grande estrôngilo Strongylus vulgaris. É menos eficaz contra S. edentatus e S. equinus. Nas aves domésticas, perus, codornas e pombos atua contra as infecções por Capillaria obsignata e C. contorta. É letal para gansos. O Haloxom é rapidamente absorvido no intestino, metabolizado de modo relativamente rápido e excretado na urina. É hidrolisado no fígado e na plasma. Os ovinos variam quanto a velocidade de hidrólise de acordo com um fator genético. Em alguns a taxa de hidrólise é mais alta (e não causa toxidez) e em outros a taxa de hidrólise é mais baixa (sendo que nestes há alta toxicidade). O Haloxom é o mais seguro dos anti-helmínticos organofosforados pois há inexistência relativa de efeitos tóxicos para o hospedeiro provavelmente porque os mamíferos possuem AchE que forma complexos estáveis com o Haloxom. Causa apenas uma discreta depressão da AchE eritrocitária nos mamíferos. Doses muito altas podem resultar em neurotoxicidade com ataxia dos membros posteriores ou até paralisia bilateral em alguns ovinos, ou então um quadro de anorexia, diarréia e morte. Os gansos são extremamente sensíveis ao Haloxom e isto está relacionado ao complexo altamente estável que o Haloxom forma com a Colinesterase no sistema nervoso dos gansos.

9 A atropina não é um antídoto eficaz contra os efeitos tóxicos do Haloxom. O 2- PAM serve como antídoto eficaz em gansos apenas. Existe contra-indicação do Haloxom no tratamento simultâneo com outras drogas inibidoras da AchE, pesticidas, ou compostos químicos. O Haloxom é destinado ao uso em animais produtores de carne e lã e não deve ser usada para o tratamento de bovinos ou caprinos leiteiros em idade reprodutiva ou mais velhos, devido aos resíduos no leite. A administração a ovelhas e vacas de corte durante a gestação e o aleitamento do recém-nascido não produz efeitos adversos sobre o parto ou o recém-nascido. É necessário um período de 7 dias de suspensão da droga antes do abate do animal. Nomes Comerciais: Halox, Loxon Dosagens e Administração: *Para bovinos: É administrado por via oral sob a forma de bolo, beberagem ou pasta, na dose de 44 mg de ingrediente ativo/kg *Para ovinos e caprinos: mg/kg via oral nas mesmas formas que os bovinos. É insolúvel em água e pouco solúvel em lipídeos. O complexo formado entre Haloxom e a enzima acetilcolinesterase nos eritrócitos de ovinos pode ser dissociado, reduzindo a toxicidade deste medicamento. Por outro lado, a Acetilcolinesterase do Haemonchus contortus se liga de forma irreversível com o Haloxom, o que resulta em toxicidade para o parasita e sua eventual expulsão do bovino tratado. Já a AchE dos ascarídeos não é tão suscetível ao Haloxom pois se liga de modo irreversível, sendo que o parasito retorna ao normal após 32 horas. Todavia, este período de atordoamento é suficiente para expulsar os parasitos do intestino do hospedeiro. A eficácia de Haloxom é fraca para Nematodirus e Oesophagostomum colombianum pois o tempo de atordoamento é muito curto Naftalós É um organofosforado de médio espectro utilizado em bovinos e ovinos contra parasitos do abomaso e do intestino delgado. Está disponível sob a forma de bolos, beberagem ou aditivo alimentar.

10 Para ovinos, o Naftalós é eficaz contra Haemonchus contortus, Ostertagia circumcicta, Trichostrongylus colubriformis e Cooperia pectinata. Atua contra Strongylus papillosus. Tem ótima eficiência sobre Haemonchus de ovinos e caprinos. Para bovinos, é eficiente contra Haemonchus, Cooperia, Trichostrongylus colubriformis e Trichuris. Atua variavelmente sobre T. axei, Ostertagia ostertagia e Oesophagostomum radiatum. Em eqüinos é útil contra Parascaris e nas aves atua contra Capillaria contorta ou C. obsignata e Heterakis gallinarium (de forma variável). Possui margem de segurança relativamente estreita. A dose terapêutica para ovinos não causa mortes, embora possa causar lassidão, inapetência e aumento da salivação que desaparecem normalmente após 2 a 5 dias e a diarréia é freqüente. Nos bovinos o envenenamento pode levar à morte. Nomes Comerciais: Maretin, Rametin Dosagem: *Para ovinos e bovinos a dose oral é de 50 mg/kg Crufomato: A administração de Crufomato via oral para bovinos produz eficácia contra Haemonchus, Cooperia e Bunostomun, Ostertagia, Trichuris, Trichostrongylus axei e Strongylus papillosus. Pequena eficácia contra Nematodirus, Oesophagostomum, espécies intestinais de Trichostrongylus, nematódeos gastrintestinais imaturos, Capillaria e vermes pulmonares. Nome Comercial: Ruelene. Dosagem: *Para bovinos: 40 mg/kg em dose única ou 17 mg/kg por 3 dias consecutivos pela via oral. Conclusão Os helmintos causam sérios problemas aos diversos animais. Os anti-helmínticos vão tentar eliminar estes parasitos através de sua ação direta sobre eles. Uma das ações é sobre a enzima acetilcolinesterase. Esta enzima vai colaborar na transmissão nervosa do helminto através da lise da acetilcolina.

11 O anti-helmíntico vai atuar bloqueando a ação da acetilcolinesterase e com isto vai matar o helminto por paralisia espástica e depois, o organismo do hospedeiro se encarrega por eliminá-lo. Os organofosforados tem ação anti-colinesterásica. Atuam destruindo nematódeos. São organofosforados: Diclorvos Coumafós Haloxom Triclorfom Naftalós Crufomato É grande a toxicidade destes medicamentos e por isto o veterinário e o tratador devem estar atentos quanto à dosagem correta, à via de administração mais adequada e à administração do fármaco adequado. Isto deve ser de acordo com o parasito ao qual ele quer atingir e de acordo com a espécie do hospedeiro. Bibliografia BOOTH, Nicholas H. & McDONALD, Leslie E. Farmacologia e Terapêutica em Veterinária. 6.ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, pp SPINOSA, H. S.; GÓRNIAK, S. L.; BERNARDI, M. M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 2.ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, pp , Ir para o topo

PANORAMA DE PARASITOSES EM OVINOS NO BRASIL.

PANORAMA DE PARASITOSES EM OVINOS NO BRASIL. PANORAMA DE PARASITOSES EM OVINOS NO BRASIL. Sérgio Tosi Cardim Médico Veterinário Mestrando em Ciência Animal CCA DMVP UEL Victor Bittencourt Dutra Tabacow Médico Veterinário Residente em Parasitologia

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [VERMINOSES]

www.drapriscilaalves.com.br [VERMINOSES] [VERMINOSES] 2 Os cães e gatos podem albergar uma grande variedade de vermes (helmintos) que causam danos como perda de peso, crescimento tardio, predisposição a outras doenças, menor absorção e digestão

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Panacur PetPasta 187,5 mg/g de pasta oral para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 g de pasta para administração

Leia mais

Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais

Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais 1- Ascaridíase gênero Ascaris 2- Ancilostomíase gênero Ancylostoma 3- Oxiuríase gênero Enterobius 4- Filaríase gênero Wuchereria Ascaris O gênero Ascaris

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Panacur AquaSol 200 mg/ml suspensão oral para água de bebida para suínos e galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO

REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO MERCOSUL/GMC/RES. Nº 3/97 REGULAMENTO TÉCNICO PARA REGISTRO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 11/93 e 91/93 do Grupo

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR ATROPINA EM CÃO Relato de Caso

INTOXICAÇÃO POR ATROPINA EM CÃO Relato de Caso ANAIS DA III SEPAVET SEMANA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA E DO II SIMPÓSIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA DO CENTRO OESTE PAULISTA FAMED FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FAEF ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 8

7.012 Conjunto de Problemas 8 7.012 Conjunto de Problemas 8 Questão 1 a) A figura abaixo é um esquema generalizado de um neurônio. Identifique suas partes. 1 Dendritos, 2 corpo da célula e 3 axônio. b) Qual é a função de um axônio?

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA NÃO REPRODUZIR

CÓPIA CONTROLADA NÃO REPRODUZIR Hipermec Hipermec é um endectocida a base de Ivermectina para bovinos. Atua contra vermes gastrintestinais e pulmonares, bernes, bicheiras, piolhos e sarnas. Auxilia no controle do carrapato (Boophilus

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR PERMETRINA NO CÃO E GATO

INTOXICAÇÃO POR PERMETRINA NO CÃO E GATO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira INTOXICAÇÃO POR PERMETRINA NO CÃO E GATO Os parasitas externos como as pulgas e as carraças podem causar um grande incómodo para

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br EXEMPLOS DE ESQUEMAS COMPARTIMENTAIS DO CORPO TGI COMPARTIMENTO CENTRAL CÉREBRO FÍGADO ELIMINAÇÃO METABÓLICA EXCREÇÃO RENAL OUTROS

Leia mais

Questões. Biologia Professor: Rubens Oda 24/11/2014. #VaiTerEspecífica. 1 (UEMG 2014) Considere, a seguir, a recorrência de uma heredopatia.

Questões. Biologia Professor: Rubens Oda 24/11/2014. #VaiTerEspecífica. 1 (UEMG 2014) Considere, a seguir, a recorrência de uma heredopatia. Questões 1 (UEMG 2014) Considere, a seguir, a recorrência de uma heredopatia. De acordo com o heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a) normalidade ocorre na ausência

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Fertagyl, 0,1 mg/ml solução injetável para bovinos e coelhos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml

Leia mais

Principais parasitas em cães e gatos:

Principais parasitas em cães e gatos: Principais parasitas em cães e gatos: Nematódeos: Ancylostoma caninum Ancylostoma caninum nenhum Comum em zonas tropicais e subtropicais Maior patogenicidade em filhotes Filhotes: anemia, perda de peso,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22 Animais de companhia: O verme do coração do cão Quando se fala em vermes, as primeiras imagens que vêm à mente das pessoas são: "lombrigas"

Leia mais

Informação para o paciente

Informação para o paciente Informação para o paciente Viramune - nevirapina 18355 BI Viramune brochure POR_V2.indd 1 14-12-11 14:19 Introdução Viramune é um medicamento para o tratamento do HIV. Este prospecto contém informação

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II

ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II NESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP ESTUDO DA FARMACOLOGIA Introdução - Parte II A Terapêutica é um torrencial de Drogas das quais não se sabe nada em um paciente de que

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais São vermes achatados; Ausência de sistema respiratório/circulatório Outros sistemas muito simples; Apresentam simetria bilateral; São parasitas; Características Gerais Platelminto

Leia mais

Sistema tampão. Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H +

Sistema tampão. Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H + Sistema tampão Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada HA A - + H + Quando se adiciona um ácido forte na solução de ácido fraco HX X - + H + HA A - H + X - H + H + HA A

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Data: Agosto/2003 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras são constituintes naturais dos ingredientes grãos usados nas formulações de rações para animais. Podem

Leia mais

Considerações relativas às questões envolvendo TOXICOLOGIA e FARMACOGNOSIA da prova de Perito-PCDF-tipo 6

Considerações relativas às questões envolvendo TOXICOLOGIA e FARMACOGNOSIA da prova de Perito-PCDF-tipo 6 Considerações relativas às questões envolvendo TOXICOLOGIA e FARMACOGNOSIA da prova de Perito-PCDF-tipo 6 Prof. Alessandro Observações: Considerando que a farmacocinética avalia o trânsito do fármaco no

Leia mais

As proteínas transportadoras

As proteínas transportadoras As proteínas transportadoras 10 A U L A objetivos Ao final desta aula, você deverá compreender o que são: Proteínas transportadoras: carreadores e canais. Aquaporinas. Biologia Celular As proteínas transportadoras

Leia mais

THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina

THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina Creme - Uso tópico APRESENTAÇÃO THIABENA CREME: caixa contendo bisnaga com 15 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Tiabendazol... 10 mg Sulfato de neomicina...

Leia mais

APRESENTAÇÃO Comprimidos de 500 mg de mebendazol em embalagem com 1 comprimido ou 50 comprimidos.

APRESENTAÇÃO Comprimidos de 500 mg de mebendazol em embalagem com 1 comprimido ou 50 comprimidos. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Pantelmin mebendazol comprimidos Anti-helmíntico de amplo espectro APRESENTAÇÃO Comprimidos de 500 mg de mebendazol em embalagem com 1 comprimido ou 50 comprimidos. USO ORAL

Leia mais

INDICAÇÕES BIOEASY. Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária

INDICAÇÕES BIOEASY. Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária INDICAÇÕES BIOEASY Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária 1- ANIGEN RAPID CPV AG TEST BIOEASY PARVOVIROSE Vendas de Filhotes:

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

BIOQUÍMICA DA ÁGUA. Disciplina: Bioquímica, Prof. Dr. Vagne Oliveira E-mail: vagne_melo_oliveira@outlook.com

BIOQUÍMICA DA ÁGUA. Disciplina: Bioquímica, Prof. Dr. Vagne Oliveira E-mail: vagne_melo_oliveira@outlook.com BIOQUÍMICA DA ÁGUA Disciplina: Bioquímica, Prof. Dr. Vagne Oliveira E-mail: vagne_melo_oliveira@outlook.com ÁGUA Substância mais abundante nos seres vivos; É uma substância líquida, incolor, inodora e

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

Como controlar a mastite por Prototheca spp.?

Como controlar a mastite por Prototheca spp.? novembro 2013 QUALIDADE DO LEITE marcos veiga dos santos Professor Associado Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP www.marcosveiga.net O diagnóstico da mastite causada por Prototheca spp.

Leia mais

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral ANCILOSTOMÍASE. OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral ANCILOSTOMÍASE. OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel ANCILOSTOMÍASE OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça FAMED NEVES, Maria Francisca Docente da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

Anexo A THIANAX CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 50 mg

Anexo A THIANAX CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 50 mg Anexo A THIANAX CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Pomada 50 mg THIANAX tiabendazol Pomada IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Pomada 50mg/g: bisnaga com 45 g. USO TÓPICO

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

OS ALIMENTOS COMO VEÍCULO DE NUTRIENTES

OS ALIMENTOS COMO VEÍCULO DE NUTRIENTES Página1 OS ALIMENTOS COMO VEÍCULO DE NUTRIENTES Importância dos alimentos Todos os animais, incluindo o homem, precisam de se alimentar para sobreviver. Porque são tão importantes os alimentos? Os alimentos

Leia mais

Cláudia Herrera Tambeli

Cláudia Herrera Tambeli Motilidade Gastrointestinal Cláudia Herrera Tambeli Sistema Digestório Função: Fornecer água, eletrólitos e nutrientes ao organismo Atividades Principais: 1- Motilidade 2- Secreções 3- Digestão 4- Absorção

Leia mais

Parasitoses - Ve V rminoses Prof. Tiago

Parasitoses - Ve V rminoses Prof. Tiago Parasitoses - Verminoses Prof. Tiago INTRODUÇÃO PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS: RESPONSÁVEIS POR ALGUMAS PARASITOSES CONHECIDAS COMO VERMINOSES. TENÍASE E ESQUISTOSSOMOSE SÃO CAUSADAS POR PLATELMINTOS; ASCARIDÍASE

Leia mais

Agita : as moscas podem até voar, mas não vão escapar...

Agita : as moscas podem até voar, mas não vão escapar... http://www.milkpoint.com.br/anuncie/novidades-dos-parceiros/agita-as-moscas-podem-ate-voar-mas-nao-vao-escapar-69463n.aspx Agita : as moscas podem até voar, mas não vão escapar... 07/02/2011 Muitas pessoas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop PARASITOLOGIA ZOOTÉCNICA Introdução a Helmintologia Zootécnica (Nematóides bursados) Profº. Evaldo Martins Pires SINOP - MT Aula de hoje:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SOMA. Ficha de trabalho Sistema digestivo

CENTRO DE ESTUDOS SOMA. Ficha de trabalho Sistema digestivo Ficha de trabalho Sistema digestivo Grupo I 1- Faz a legenda da figura. 1-2- 3-4- 5-6- 7-8- 9-10- 11-12- 1.1. Diz o que entendes por Digestão. 1.2. Dos órgãos que legendaste indica: a. Os que fazem parte

Leia mais

Medicamento O que é? Para que serve?

Medicamento O que é? Para que serve? Medicamento O que é? Para que serve? Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº

Leia mais

Colégio São Paulo. Disciplina: Ciências Profª. Marana Vargas 7º ano

Colégio São Paulo. Disciplina: Ciências Profª. Marana Vargas 7º ano Colégio São Paulo Disciplina: Ciências Profª. Marana Vargas 7º ano Características principais do Reino Animalia Reúne organismos eucariotos, pluricelulares e com nutrição heterotrófica. O reino apresenta

Leia mais

QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ?

QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ? QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ? Para lactentes ou Leites 1 (0-4/6 meses) Bebé Saudável De transição ou Leites 2 (4-12 meses) De crescimento ou Leites 3 (12-36 meses) Anti obstipantes Bebé com Desconforto Digestivo

Leia mais

Digestão extra-celular

Digestão extra-celular Digestão extra-celular Na maioria dos seres heterotróficos multicelulares a digestão realiza-se fora das células, digestão extracelular, podendo ocorrer fora do corpo, digestão extracorporal, como nos

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

Rivastigmina (Port.344/98 -C1)

Rivastigmina (Port.344/98 -C1) Rivastigmina (Port.344/98 -C1) Alzheimer DCB: 09456 CAS: 129101-54-8 Fórmula molecular: C 14 H 22 N 2 O 2.C 4 H 6 O 6 Nome químico: (S)-N-Ethyl-3-[(1-dimethylamino)ethyl]-N-methylphenylcarbamate hydrogen

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS CÃES E GATOS

IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS CÃES E GATOS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Veterinária Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS CÃES E GATOS Adivaldo Henrique da Fonseca

Leia mais

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar A displasia coxofemoral (DCF) canina é uma doença ortopédica caracterizada pelo desenvolvimento inadequado da articulação coxofemoral.

Leia mais

Fazendo a digestão. A voz do professor. A voz do professor. De onde provém a energia necessária para o movimento dos automóveis?...

Fazendo a digestão. A voz do professor. A voz do professor. De onde provém a energia necessária para o movimento dos automóveis?... A U A UL LA Fazendo a digestão Atenção De onde provém a energia necessária para o movimento dos automóveis? Nosso corpo é semelhante a um carro. Como você acha que conseguimos energia para viver? Um corpo

Leia mais

Você tem ninho de ovos de ouro?

Você tem ninho de ovos de ouro? Você tem ninho de ovos de ouro? Promotor L, o reforço que suas aves precisam... E seu bolso também! Benefícios com o uso do Promotor L : Diminui efeitos do estresse (calor, debicagem, etc.); Aumenta a

Leia mais

Você não é o que come. Você é o que absorve!

Você não é o que come. Você é o que absorve! Você não é o que come. Você é o que absorve! Sabe-se que o consumo de suplementos alimentares com finalidades específicas, como incremento de massa muscular,vem crescendo constantemente no Brasil e no

Leia mais

2 - Biodisponibilidade. Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração

2 - Biodisponibilidade. Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração 2 - Biodisponibilidade TOXICOCINÉTICA Biodisponibilidade Velocidade e extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração Fator de Biodisponibilidade (F) Fração da dose administrada

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EVOLUÇÃO CLÍNICA E PARASITOLÓGICA DE ANCILOSTOMOSE CANINA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

9/9/2008 CONSIDERAÇÕES GERAIS. Toxicidade. Faixa terapêutica. Concentrações sub-terapêuticas. - Não sofre efeito de primeira passagem

9/9/2008 CONSIDERAÇÕES GERAIS. Toxicidade. Faixa terapêutica. Concentrações sub-terapêuticas. - Não sofre efeito de primeira passagem CONSIDERAÇÕES GERAIS Princípios de Farmacologia: Farmacocinética Farmacodinâmica Concentração plasmática Toxicidade Faixa terapêutica Concentrações sub-terapêuticas Tempo VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Leia mais

estimação tem diabetes?

estimação tem diabetes? Será que o seu animal de estimação tem diabetes? Informação acerca dos sinais mais comuns e dos factores de risco. O que é a diabetes? Diabetes mellitus, o termo médico para a diabetes, é uma doença causada

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO DOX 100 mg/g pó oral para bovinos, suínos e aves (frangos e perus) 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Equilis Prequenza Te, suspensão injetável para equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 1 ml:

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Características dos Nematoides

Características dos Nematoides Nematoides Características dos Nematoides Possuem o corpo cilíndrico e alongado, com pontas afiladas e musculatura desenvolvida. Apresentam tamanhos variados. Tubo digestório completo (boca e ânus). Podem

Leia mais

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO PROFESSORES DO POSITIVO COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova da segunda fase da UFPR foi muito bem distribuída em termos de conteúdo. As questões, de forma geral, foram bem elaboradas e se caracterizaram

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR Carolina REMLINGER 1, karorem@hotmail.com, Raphaéli Siqueira BAHLS Raphabahls@hotmail.com 1 Felipe Lopes CAMPOS², campos.79@gmail.com

Leia mais

[PARVOVIROSE CANINA]

[PARVOVIROSE CANINA] [PARVOVIROSE CANINA] 2 Parvovirose Canina A Parvovirose é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus da família Parvoviridae. Acomete mais comumente animais jovens, geralmente com menos de 1 ano

Leia mais

5-HT 1A Núcleos da rafe, hipocampo Gi, AMPc. 5-HT 1B Substância negra, globo pálido, gânglios da base Gi, AMPc. 5-HT 1D Cérebro Gi, AMPc

5-HT 1A Núcleos da rafe, hipocampo Gi, AMPc. 5-HT 1B Substância negra, globo pálido, gânglios da base Gi, AMPc. 5-HT 1D Cérebro Gi, AMPc UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA SEROTONINA Serotonina: funções e distribuição Receptores centrais e periféricos Neurotransmissor: neurônios

Leia mais

Cuidados e recomendações TOP WESTIES

Cuidados e recomendações TOP WESTIES w w w.. c o m ÍNDICE Introdução... 3 Vermifugação... 4 Vacinas... 5 Doenças... 6 Alimentação... 7 Pulgas e carrapatos... 8 INTRODUÇÃO Este documento serve para mostrar e orientar os donos e futuros donos

Leia mais

Saúde Integral na Produção de Bovinos de Corte

Saúde Integral na Produção de Bovinos de Corte Saúde Integral na Produção de Bovinos de Corte Prof. Adil Knackfuss Vaz PhD CEDIMA - Centro de Diagnóstico Microbiológico Animal Departamento de Medicina Veterinária CAV/UDESC - Av. Luiz de Camões 2090,

Leia mais

Agente Infectante. Vetor / Transmissão. Doença. Sinais e Sintomas Hemorragias na pele, no nariz e em outros locais. Febre, fraqueza, dores musculares.

Agente Infectante. Vetor / Transmissão. Doença. Sinais e Sintomas Hemorragias na pele, no nariz e em outros locais. Febre, fraqueza, dores musculares. Dengue Dengue Agente Infectante Arbovirus Vetor / Transmissão Picada do mosquito Aedes Aegypti Sinais e Sintomas Hemorragias na pele, no nariz e em outros locais. Febre, fraqueza, dores musculares. Profilaxia

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA RELESTAT ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de epinastina 0,05% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo

Leia mais

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Post 02 Fevereiro 2014 By UNIAD Revista Veja - Álcool Estudo concluiu que risco de morte entre homens russos com menos de 55 anos pode

Leia mais

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução

Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução Fisiologia: Digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação e reprodução 1. No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30

Leia mais

LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DO ÓLEO DIESEL NO RIO SESMARIA NOS MUNICÍPIOS

LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DO ÓLEO DIESEL NO RIO SESMARIA NOS MUNICÍPIOS LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DO ÓLEO DIESEL NO RIO SESMARIA NOS MUNICÍPIOS DE RESENDE RIO DE JANEIRO E SÃO JOSÉ DO BARREIRO SP

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO NOBILIS MG 6/85 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Por dose de vacina reconstituída:

Leia mais

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas Instituto Biomédico Departamento de Fisiologia e Farmacologia Disciplina: Fisiologia II Curso: Medicina Veterinária Pâncreas Endócrino Prof. Guilherme Soares Ilhotas Células A (25%) Glucagon Células B

Leia mais

Trato Digestivo do Suíno

Trato Digestivo do Suíno Trato Digestivo do Suíno Monogástrico onívoro com limitada fermentação pós-gástrica Estômago simples, incapaz de utilizar dietas ricas em forragem Incapaz de digerir algumas substâncias presentes em grãos,

Leia mais

Diferimento de pastagens para animais desmamados

Diferimento de pastagens para animais desmamados Diferimento de pastagens para animais desmamados Marco Antonio Alvares Balsalobre Eng. Agrônomo doutor em Ciência Animal e Pastagens Diretor de Produto da Bellman Nutrição Animal LTDA Mirella Colombo Moscardini

Leia mais

MANUAL MASTITE BOVINA INFORMATIVO BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL MASTITE BOVINA INFORMATIVO BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

FINASTIL (finasterida)

FINASTIL (finasterida) FINASTIL (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FINASTIL finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida acondicionados em embalagem

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação o Relacionar alimento

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais