Árbitro banana não vai trabalhar conosco. Ficha de avaliação será preenchida pelo Delegado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Árbitro banana não vai trabalhar conosco. Ficha de avaliação será preenchida pelo Delegado."

Transcrição

1

2 NÃO VAMOS TROCAR DE LUGAR COM QUEM TEM PROBLEMAS. Árbitro banana não vai trabalhar conosco. Ficha de avaliação será preenchida pelo Delegado.

3 MÉDICOS - ATUAÇÃO Os árbitros e mesários devem chamar imediatamente a atenção para situações emergenciais, que exijam o ingresso imediato do médico ou socorro no campo. Havendo atendimento em campo, é possível o ingresso de um massagista ou qualquer profissional da área portando os equipamentos necessários. Com exceção do goleiro, demais atletas devem ser substituídos obrigatoriamente.

4 LINGUAGEM UTILIZADA A Linguagem utilizada por árbitros e mesários deverão SEMPRE ser respeitosas. Quem cobra disciplina tem que dar o exemplo. Jogadore, dirigentes e torcedores não são nossos inimigos.

5 PLANO DE TRABALHO Realizar sempre, ainda que os integrantes da equipe de arbitragem estejam habituados a atuar juntos na(s) rodada(s) anterior(es). Além do planejamento técnico/tático, os integrantes da equipe de arbitragem devem elaborar uma relação de medidas que devem ser adotadas ao chegarem ao estádio, para que nada falte e não sejam surpreendidos.

6 O plano de trabalho deve ser realizado preferencialmente após ser anunciada a escala, envolvendo os itens abaixo, que são padrões INTERNACIONAL: EQUIPES ESCALAÇÕES PROVÁVEIS ESQUEMAS TÁTICOS ( ESTRATÉGICOS) ESTATÍSTICAS DO ELENCO (CA, CV, FALTAS) EXPERIÊNCIA DA ARBITRAGEM COM COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES DA EQUIPE.

7 ESTÁDIO: LOCAL DO JOGO CAPACIDADE DE PÚBLICO DIMENSÕES E CONDIÇÕES DO PISO LOCALIZAÇÃO VESTIÁRIO DA ARBITRAGEM TÚNEIS DE ACESSO AO CAMPO ÁREAS DE AQUECIMENTO ÁREAS TÉCNICAS SEGURANÇA DENTRO E FORA DO CAMPO

8 SOBRE A PARTIDA POSIÇÃO DAS EQUIPES NA TABELA CONSEQUÊNCIA DO RESULTADO DA PARTIDA RIVALIDADE ENTRE JOGADORES E EQUIPES HISTÓRICO DAS ÚLTIMAS PARTIDAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A PARTIDA, EQUIPES E ARBITRAGEM (LER)

9 TRABALHO EM EQUIPE O futebol 7 é um esporte coletivo tanto para os clubes como para a arbitragem. Ao aceitar uma escala, devemos sempre saber que os protagonistas do espetáculo, efetivamente são os jogadores. Nenhum árbitro deverá se colocar acima do jogo.

10 TRABALHO EM EQUIPE. TIROS (ARREMESSO) DE CANTO: COBRAR PROTOCOLO DA REGRA. ARREMESSO LATERAL: COBRAR PROTOCOLO DA REGRA- FIDELIDADE DO LOCAL.. TIRO/ARREMESSO DE META: PROTOCOLO QUANDO FOR AJUSTADO.. REPOSIÇÃO DE BOLA DO GOLEIRO COM A MÃO PRÓXIMA À MARGEM DA ÁREA PENAL.. CUMPRIMENTO DA DISTÂNCIA REGULAMENTAR NAS FALTAS.. ATENÇÃO A ATACANTES INFILTRADOS NAS BARREIRAS.. CONTROLE DA ÁREA TÉCNICA. SUBSTITUIÇÕES. INSPEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES. JÓIAS. CARTÕES E APITOS EXTRAS

11 TRABALHO EM EQUIPE. AMPLIAÇÃO DA VISÃO: PREPARAR-SE PARA A POSSIBILIDADE DA JOGADA SEGUINTE E AMPLIAÇAO DO FOCO NAS DISPUTAS DE BOLA (TODO O CORPO, NÃO APENAS A BOLA). INDICAÇÃO DOS ACRÉSCIMOS. PROTETORES DE CABEÇAS E TOCAS PARA EVITAR SANGRAMENTOS.. PROIBIDO TODO E QUALQUER USO DE TECNOLOGIA NAS ÁREAS TÉCNICAS.

12 PESSOAS ESTRANHAS É PROIBIDO LEVAR QUALQUER PESSOA QUE NÃO ESTEJA RELACIONADA NA ESCALA OFICIAL VESTIÁRIO E CAMPO DE JOGO CARTÃO AMARELO - ADVERTÊNCIA Algumas advertências com CA estão literalmente previstas nas regras do futebol. Logo, quando os fatos se enquadrarem nas hipóteses previstas, o árbitro é obrigado a aplicar o CA, independentemente de quantidade, pois o critério deve ser uniforme. (Poder e dever) Quando, todavia, o fato estiver dentro do poder de controle do jogo pelo árbitro, as advertências verbais têm efeito muito positivo, especialmente se feitas com moderação, autoridade e com o jogo paralisado. O efeito psicológico é geral e extremamente positivo. AO

13 CARTÃO VERMELHO - EXPULSÃO As sanções devem ser proporcionais à gravidade das faltas. É importante salientar, de outro lado, que há situações que possibilitam ao árbitro, antes de punir o jogador, se certificar das consequências da falta, ou seja, se o jogador atingido sofreu lesão grave. Todas as situações de aplicação de cartão vermelho se encontram previstas no livro de regras e não pode ser desconsideradas. Não esquecer de citar a parte do corpo que foi atingida, assim como o nome do atleta.

14 COMEMORAÇÃO DE GOLS As advertências com CA em razão de comemoração de gols devem ser mantidas mesmo quando os gols sejam anulados, pois a punição decorre da conduta antidesportiva adotada, que não se desfaz em razão da anulação do gol. Os árbitros devem observar se a comemoração tem objetivo de zombar do adversário ou, especialmente, da torcida contrária. Em caso positivo, o infrator deve ser punido, no mínimo, com cartão amarelo. Todos os integrantes da equipe de arbitragem devem ficar atentos. Nas arenas que tenham escadas de segurança ou cercas/ alambrados ou similares, os atletas devem ser orientados por seus clubes para não subir nelas para comemora gols, pois isso caracteriza conduta antidesportiva. Antes do início do jogo, o árbitro pode advertir ambas as equipes sobre essa situação. Todo e qualquer excesso deverá ser punido com CA.

15 AQUECIMENTO DE JOGADORES SUPLENTES: Atletas em aquecimento deverão postar-se em setores demarcados e com coletes de cores diferentes. Caso não possuam coletes no banco de reservas, os atletas deverão permanecer sentados durante a partida.

16 HORÁRIOS As equipes deverão entrar em campo no máximo com 4 minutos para o início da partida, e os árbitros com 6 minutos. Na volta para o segundo tempo as equipes com 2minutos para o reinício e os árbitros com 3 minutos. Os árbitros deverão chegar nas arenas no mínimo com uma hora de antecedência do horário previsto para início do jogo. Todo atraso ocorrido no início ou reinício deverá ser relatado, assim como as respectivas entradas em campo. O trabalho administrativo SEMPRE ( deverá ser acompanhado pelos árbitros, que juntos com os mesários (a), fiscalizarão as relações das equipes e as documentação. A identificação dos atletas será através de documento de identidade com foto, ou carteira expedida pelas autoridades que administram o campeonato. Xerox não deverão ser aceitas, mesmo autenticadas. Os árbitros serão observados pelos clubes e por pessoas da confiança do coordenador, que estarão presentes anotando todas as incorreções. Se for constatado o descumprimento de qualquer determinação o responsável será encaminhado á reciclagem.

17 PERDA DE TEMPO Os árbitros devem atuar preventivamente para coibir toda ação que vise a ganhar tempo ilicitamente. Alguns jogadores, antes de serem substituídos, muitas vezes por orientação de seus treinadores, simulam contusão. Havendo certeza de que se trata de simulação, os árbitros, além de não permitirem o atendimento e de darem seguimento ao jogo, sem processar, portanto, a substituição, como a regra lhe autoriza, podem punir os infratores por tentar ou por retardar o reinício do jogo. Os árbitros devem tomar medidas preventivas nesse sentido.

18 60 MINUTOS > CHEGADA DA EQUIPE DE ARBITRAGEM 50 MINUTOS > ENTREGA DA PRÉ-SÚMULA 40 MINUTOS > AQUECIMENTO DAS EQUIPES ATÉ 10 MINUTOS ANTES DO JOGO 30 MINUTOS ÁRBITROS: INSPEÇÃO GERAL (BOLAS, CAMISA DE GOLEIROS E ATLETAS, EQUIPAMENTOS EM GERAL) REPRESENTANTE: RECEBE PRÉ-SÚMULA E CONFECÇÃO DA SÚMULA/ VERIFICAR CRONOMETROS/ HOUVENDO CRONOMETRO PÚBLICO, MARCAR TEMPO RESTANTE PARA AQUECIMENTO AMBOS: ORIENTAÇÃO ACERCA DE QUEM FICARÁ NOS BANCOS DE RESERVAS 15 MINUTOS > SORTEIO 10 MINUTOS > FINAL DO AQUECIMENTO 7 MINUTOS > ENTRADA EM CAMPO > OFICIAIS NA FRENTE > ATLETAS EM ORDEM NUMÉRICA, CASO TENHA APRESENTAÇÃO DOS ATLETAS > CAPITÃO A FRENTE 6 MINUTOS > EXECUÇÃO HINO NACIONAL 5 MINUTOS > APRESENTAÇÃO DOS ATLETAS 2 MINUTOS > APENAS TITULARES EM CAMPO 00 MINUTO > INÍCIO DA PARTIDA

19 PERDA DE TEMPO Todo e qualquer tempo perdido, tanto em razão de lesão, como de artifícios (simulação de contusão, demora no reinicio do jogo, nestes casos, independentemente do cronometro estar parado a punição disciplinar deverá ser aplicada) Todo jogador que gesticular pedindo aplicação de cartão amarelo, deverá ser sancionado com o cartão amarelo. Todo jogador que correr em direção do árbitro ou dos mesário para reclamar ou gesticular, deverão receber o cartão amarelo. Todo treinador que for expulso, cumprirá suspensão automática, independente do julgamento.

20 FALTAS CARACTERIZAÇÃO E PERSISTENTES O futebol é esporte de contato. Tanto é assim que, para que algumas ações se caracterizem como faltosas, é necessário que sejam praticadas, no mínimo, com imprudência (ação que desconsidera o adversário e que, portanto, foge do limite de jogar puramente a bola). Contato físico e queda não são, necessariamente, indicativos de falta. o árbitro que marca faltas inexistentes fere a regra tanto quanto o que deixa de marcar as ocorridas. Todos os árbitros já têm conhecimento e orientações técnicas que lhes possibilitam cumprir as regras. o futebol com paralisações sem que haja falta perde o brilho e a não marcação de faltas existentes possibilita perda do controle do jogo e violência. Faltas persistentes prejudicam o desenvolvimento do jogo e, quando visam a impedir o talento de jogar, caracterizam injustiça, que termina por empobrecer o futebol tecnicamente. Tudo, portanto, dever ser coibido energicamente.

21 RAIO LASER, SINALIZADORES, FAIXAS E ATOS DE RACISMO Todos os eventos a seguir mencionados devem, imperiosamente, ser registrados no relatório, a fim de que o STJD adote as providências comportáveis; RAIO LASER: Caso a prática cause prejuízo à visão dos jogadores, do árbitro ou de qualquer modo ao andamento da partida, o jogo deve ser paralisado até que o incidente seja resolvido. De imediato, solicitar ao chefe do policiamento ou segurança para colocar pessoal nas arquibancadas, a fim identificar os autores. SINALIZADORES OU ARTEFATOS PIROTÉCNICOS: Parar imediatamente a partida quando perceberem o uso de fogos de artifício, sinalizadores e similares nos arredores das arenas. Além da interrupção da partida, as autoridades na partida devem ser notificados. Todo fato DEVERÁ ser narrado na súmula.

22 FAIXAS OU CARTAZES QUE INCITEM A VIOLËNCIA E ATOS DE RACISMO: : O Chefe do Policiamento ou equivalente deve ser informado para a retirada das faixas, cartazes, bandeiras ou símbolos com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista, xenófobo e/ou homofóbicos, que possam incitar a violência e o fato ser informado no relatório. O início e reinicio da partida não podem ser atrasados por isto. Por outro lado, caso o fato não seja resolvido, o árbitro esta autorizado a paralisar a partida até a retirada das mesmas. Paralisar imediatamente a partida quando identificada a prática de atos ou cânticos discriminatórios, racistas, xenófobos e/ou homofóbicos devendo ser chamado o delegado do jogo e/ ou responsável pela segurança da partida para notificação. Registrar o fato em relatório indicando a origem dos atos.

23 GANDULAS OU SIMILAR (se houver) PROCEDIMENTO DE REPOSIÇÃO DE BOLAS As bolas devem ficar junto aos Anotadores, na mesa. Pela regra, mesmo com a presença de gandulas, a bola só pode ser trocada durante a partida com autorização dos árbitros As bolas substitutas devem ser colocadas fora do campo, próximo ao local do reinício do jogo, ou, na hipótese de os jogadores já estarem esperando, as bolas devem ser roladas pelo solo em sua direção, obrigatoriamente. Este é o critério natural de reposição de bolas! Uma bola deve ser colocada atrás de cada meta, a, no mínimo, 1m da linha de meta. Motivo. Uma bola jogada para um jogador que cobra rapidamente o lateral como se fosse um passe do gandula ou similar. Caso ocorra um gol dessa ação, com toda certeza haverá muito barulho.

24 ÁREA TÉCNICA A conduta dos profissionais que podem ficar na área técnica deve ser adequada. Os excessos, sejam com gestos ou palavras, merecem providências da equipe de arbitragem. Todos devem ficar vigilantes, inclusive o árbitro, cujos olhos devem fiscalizar todo o campo e seus arredores, especialmente quando o jogo estiver paralisado. É PROIBIDO o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica e terceiros. Hipótese: Treinador para Assistente fora do campo. PROCEDIMENTO PARA SUBSTITUIÇÕES: Atentar para o estrito cumprimento do procedimento para a entrada de substitutos, respeitando a zona de substituição. e a saída dos substituídos, como por exemplo equipe que queiram esfriar o jogo mandando o jogador a ser substituído cair.

25 RECLAMAÇÕES CONTRA DECISÕES DA ARBITRAGEM. Está DETERMINADO que os Árbitros adotem medidas enérgicas contra os jogadores e oficiais das equipes que reclamarem da arbitragem, expulsando os que atuarem de maneira desrespeitosa, acintosa ou grosseira. INTERFERÊNCIA DE TERCEIROS EM DECISÕES NO CAMPO DE JOGO: Não será permitida interferência de terceiros na decisão do árbitro no campo de jogo. Toda decisão DEVERÁ ser exclusiva dos oficiais de arbitragem FICHA DE AVALIACAO DA ARBITRAGEM: Será criada em breve. AGARRA-AGARRA Os árbitros devem agir com rigor no agarra - agarra dentro da área em lances de arremesso de canto e cobranças de tiros livres, oriundas de qualquer bola parada.

26 AVALIAÇÃO COGNITIVA, TREINAMENTO PRÁTICO E TESTE FÍSICO. Será criada ferramenta cognitiva para treinar e avaliar árbitros e mesários. Entendemos que todos os oficiais de arbitragem devam ser equiparados como sendo os magistrados das regras. Treinamentos práticos visando materializar no campo de jogo lances polêmicos. Treinamentos do pilar físico como preparativo de teste físico de acordo com a especificidade do futebol 7.

27 DELEGADOS ESPECIAIS DE ARBITRAGEM Poderão ser designados somente pelo coordenador de arbitragem delegados especiais com a finalidade de ajudar a arbitragem no que for necessário. A função do Delegado Especial é puramente TECNICA e não ADMINISTRATIVA. Ele deverá anotar todas ao lances polêmicos ou de interpretação da arbitragem. Essas anotações deverão ser acompanhadas do tempo do jogo, para facilitar a edição do vídeo, objetivando a criação de ferramentas para reciclar os árbitros. Os árbitros serão designados pelo critério de sorteio público ou NÃO, em hora e local divulgados com antecedência, obedecendo o previsto no estatuto do torcedor. Os mesários PODERÃO a critério do coordenador de arbitragem serem incluídos no sorteio. As escalas deverá ser disponibilizadas no sitio da federação, e ou em qualquer meio de divulgação que facilite a visualização de todos. Os árbitros serão avisados da mesma forma acima, podendo ser criado para facilitar essa comunicação um grupo no whatsapp.

28 PEDIDOS DE DISPENSA. Deverá ser feito preferencialmente através de para o coordenador de arbitragem, podendo também ser enviado através do whatsapp, sempre com 48 horas da data prevista para o sorteio.

29 ASSESSORES DE ARBITRAGEM O Coordenador de arbitragem poderá em situações especiais, convidar pessoas de sua confiança para observar determinados jogos, emitindo relatório abordando aspectos determinados.

30 RESPONSABILIDADE E PRIORIDADE. Tendo em vista que existem alguns árbitros que dividem seu tempo com jogos do futebol de salão e campo, informamos que daremos prioridade nas escalas, aqueles com exclusividade no futebol 7. A critério do coordenador de arbitragem, poderão ser designados duplas diferentes de árbitros nas arenas com mais de um jogo no mesmo dia, assim como os mesários.

31 ORIENTAÇÕES FINAIS HORÁRIO DE CHEGADA AO ESTÁDIO: Até 1 horas, antes do horário da partida, ou em horário especial recomendado. No estado que possui uma única via para se chegar ao estádio, a equipe de arbitragem deve ficar o mais próximo possível evitando que o transito para se chegar ao local possa ocasionar atrasos na chegada. Nas grandes metrópoles e para jogos de grande público, a saída para os estádios deve ser com antecedência segura, muito segura. Ficar atento para calendário de feriados. f.1. O sorteio deverá ser realizado pelo Coordenador de arbitragem em local e horário previamente definido com no MÍNIMO 48 horas antes da partida. f2. As taxas de arbitragem deverão ser pagas antes do início do jogo.

32 HOTEIS: Recomenda-se que todos estejam juntos em todas as atividades, tanto para unidade do grupo, como para evitar que qualquer árbitro fique vulnerável, sobretudo após jogos que gerem controvérsia. O coordenador de arbitragem analisará as atuações dos integrantes da arbitragem e as medidas administrativas comportáveis poderão ser divulgadas individualmente As Normas para Composição, estabelecimento de Categorias e critérios para classificação nacional dos integrantes da Relação Nacional dos Árbitros de Futebol 7 serão por critério técnico ENTREVISTAS: proibição de comentário sobre lances de ordem técnica e disciplinar de todas as partidas. CONTATOS: lembrar que o compromisso de comunicação com a entidade ou coordenador deve ser elevado. Logo, todos devem: responder a todos os s e retornar as ligações não atendidas imediatamente; apresentar os documentos e esclarecimentos solicitados no máximo nos prazos concedidos; confirmar a escala via Whatsapp; cumprir a legislação vigente (Estatuto do Torcedor) no tocante á forma e prazo de preenchimento da sumula eletrônica ou manual, além de todas as demais exigências, ainda que feitas especialmente.

33 PEDIDOS DE DISPENSA devem ser feitos com antecedência de 48 horas antes da data prevista para escala e via para federação e reiterar por whatsapp com o coordenador. Para tanto observem as datas dos sorteios divulgados no sitio da federação. IMPEDIMENTOS: Qualquer problema de ordem física e/ou pessoal julgados impeditivos a participar dos sorteios em geral ou de determinadas equipes devem ser informados á federação e ao Coordenador com a devida antecedência acima citada. PROBLEMA PESSOAL: Qualquer problema de ordem pessoal que possa trazer prejuízo à imagem (sua e da instituição) deve ser comunicado imediatamente. CONTATO ESTRANHO: Todo e qualquer contato estranho deve ser informado ao coordenador de Arbitragem e conforme a gravidade, ser elaborada a devida ocorrência junto as autoridades competentes. REDES SOCIAIS: a, Para segurança, sugere que os árbitros evitem divulgar assuntos relativos à arbitragem nas redes sociais. Discrição e liturgia do cargo.

34 RESPEITO AOS ÁRBITROS, JOGADORES, INTEGRANTES DE COMISSÕES E, PRINCIPALMENTE, TORCEDORES: Todos os árbitros designados para as competições coordenadas pela CBF FF7ERJ não devem tolerar desrespeito e atos de indisciplina de qualquer natureza às regras do futebol, aos árbitros, jogadores, integrantes das comissões técnicas e, consequentemente que tais atos inflamem aos torcedores. As recorrentes e acintosas reclamações, individuais ou em grupo de jogadores, contra as decisões do árbitro e de qualquer oficial da arbitragem, tanto durante como após o encerramento das partidas, exigem adoção de medida disciplinar adequada, pois as regras do jogo o permitem e exigem.

35 A proximidade dos lances, critérios iguais para lances semelhantes, postura firme e destemida, o correto uso do apito e palavras firmes, mas respeitosas nunca desafiando - são os meios mais eficazes para evitar atos dessa natureza. Sendo assim, os árbitros que não atuem de acordo com as regras e que permitam, sem adoção das medidas disciplinares comportáveis, transgressões dessa natureza serão sumariamente afastados das programações, pois o futebol 7 não pode ser vítima nem de árbitros fracos, nem de jogadores, treinadores ou dirigentes indisciplinados, que atentam contra a boa conduta esportiva, cujas condutas inflamem torcedores nas arquibancadas, além de uma conduta indisciplinada de verdadeiros ídolos do esporte contribuir para que jovens adquiram hábitos desrespeitosos contra autoridades de qualquer natureza. É certo que as palavras movem e os exemplos arrastam!

36 Qualquer pessoa, jogador ou substituto que, ao término do primeiro tempo ou ao final da partida, se dirija à equipe de arbitragem, ofendendo, ou aplaudindo de forma irônica, ou qualquer outra marcação deverá ser EXPULSO imediatamente. Se for oficial de equipe, treinador, auxiliar, preparador físico, e etc. utilizando a mesma conduta, deverá ser EXCLUIDO e citado pela INVASÃO DE CAMPO e/ou OFENSAS proferidas ou sinalizadas. Em ambos os casos, os fatos devem ser registrados fielmente e em linguagem clara e objetiva no relatório da partida. Se os exemplos citados ocorrerem fora do campo, no trajeto aos vestiários e, inclusive, na saída do estádio também devem ser registrados nos relatórios. As entrevistas, acaso ouvidas pessoalmente, por qualquer dos integrantes da equipe de arbitragem, se ofensivas, devem ser encaminhadas à análise do TJD.

37 VEDADA A PRESENÇA DE ESTRANHOS NOS VESTIÁRIOS ou dentro do campo. É terminantemente proibido que qualquer pessoa que não esteja relacionada na escala oficial acompanhe ou visite a equipe de arbitragem no vestiário da arbitragem ou campo. Caso ocorra, o árbitro deverá registrar o fato no relatório da partida, indicando os motivos da visita. OBS.: O EXPOSTO ACIMA VALE PARA QUALQUER DIRIGENTE DE CLUBES, FEDERAÇÃO E/OU árbitros de folga. A não observância ensejará a inatividade da equipe de arbitragem até análise da.

38 As taxas da arbitragem e dos mesários deverão ser quitadas antes do início do jogo e o não cumprimento desse item, e o árbitro não deverá dar o jogo, relatando os fatos na súmula e a equipe mandante considerada perdedora pelo placar de 5x0.

39 Todo amistoso deverá ser comunicado ao departamento de arbitragem que deverá autorizar. O árbitro que não comunicar PODERÁ não participar dos sorteios.

1- RESPEITO AOS ÁRBITROS, JOGADORES, INTEGRANTES DE COMISSÕES E, PRINCIPALMENTE, TORCEDORES:

1- RESPEITO AOS ÁRBITROS, JOGADORES, INTEGRANTES DE COMISSÕES E, PRINCIPALMENTE, TORCEDORES: Rio de Janeiro, 04 de Janeiro de 2016. Oficio Circular Nº 01 COAF/FERJ DIRETRIZES DE APLICABILIDADE CBF/COAF-RJ Aos: Árbitros, Assistentes, Instrutores Técnicos e Assessores que atuam nas competições coordenadas

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre.

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Título I Das Disposições Gerais A) Será obrigatório, de acordo com as Regras do Futsal, o uso de caneleiras para todos os atletas. B) Não

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º

Leia mais

CA-CBF CIRCULAR 010/CA-CBF/12.02.14 ORIENTAÇÕES TÉCNICAS, DISCIPLINARES E GERAIS PARA 2014

CA-CBF CIRCULAR 010/CA-CBF/12.02.14 ORIENTAÇÕES TÉCNICAS, DISCIPLINARES E GERAIS PARA 2014 COMISSÃO DE ARBITRAGEM CBF Ofício Circular nº 10/CA-CBF/14 Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2014 Da CA-CBF Aos: 1 CLUBES DISPUTANTES DAS SÉRIES A, B, C, D E COPA DO BRASIL, VIA FEDERAÇÕES 2 INSTRUTORES

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 ANEXO X

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 ANEXO X SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 2 0 1 5 ANEXO X Artigo 1 - O Campeonato Estadual da Divisão Especial Feminina Série A-2 da temporada de 2015 será

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO:

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO: FUTEBOL DE CAMPO Todos os atletas deverão apresentar o Documento Original (conforme Art.do Regulamento Geral) É obrigatório (e indispensável) o uso de caneleiras para todos os atletas participantes das

Leia mais

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal.

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. ORGANIZAÇÃO O torneio será organizado e dirigido por uma Comissão Organizadora

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA Art. 1º O Torneio de Futebol Society tem por finalidade: A congregação dos graduandos, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem

Leia mais

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015 REGULAMENTO 2015 1º Torneio Bancário Society de Clubes Paulista 2015, é uma promoção da Secretaria de Esporte do Sindicato dos Bancários, e tem por finalidade efetuar o congraçamento entre os bancários

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG REGIMENTO INTERNO ADEG Home 14 INDICE INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------. 03 1. DEVERES DA ASSOCIAÇÃO ------------------------------------------------------

Leia mais

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 6ª COPA NOVE DE JULHO DE FUTEBOL AMADOR 2016 REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 1 REGULAMENTO DA 6ª COPA NOVE DE JULHO 2016 CAPITULO I Da PARTICIPAÇÃO Esta copa contará com a participação de 48 (quarenta

Leia mais

Federação de Futebol do Estado de Rondônia Fundada em 29 de Outubro de 1944 Filiada à Confederação Brasileira de Futebol - CBF

Federação de Futebol do Estado de Rondônia Fundada em 29 de Outubro de 1944 Filiada à Confederação Brasileira de Futebol - CBF 1 PLANO GERAL DE AÇÃO - 2015 1. INTRODUÇÃO O presente documento foi elaborado visando atender as determinações da Lei n 10.671, de 15/05/2003 Estatuto de Defesa do Torcedor e suas alterações (Lei 12.199/2010),

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL JÚNIOR DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira de Futebol Júnior de

Leia mais

Futebol e arbitragem: o resultado da preparação

Futebol e arbitragem: o resultado da preparação Futebol e arbitragem: o resultado da preparação Sérgio Corrêa (presidente da Comissão de Arbitragem) Em recente artigo publicado em O Estado de São Paulo, o jornalista Ugo Giorgetti fez críticas à arbitragem

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1 ANEXO XIV Artigo 1 - O Campeonato Estadual da Divisão Especial Série A-1 Feminina da temporada de 2015 será promovido

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

Regulamento Específico. Futsal

Regulamento Específico. Futsal Regulamento Específico Futsal 2015 Art. 1º - A competição de futsal dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da FIFA para a modalidade, adotadas pela Confederação Brasileira

Leia mais

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15 GRUPOS CAMPO (01) 1º BPM CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 09 1. Associação Teotônio Segurado- 1º BPM 2. Associação Aureny III 3. Instituto Fernandes Futebol Clube 4. Escolinha FLA CAMPO (03) 606

Leia mais

COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO

COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º Á COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015, será disputada pelas 7 (sete) equipes Campeãs e as 7(sete) equipes Vice Campeãs das

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 1ª DIVISÃO DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO 1º O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES/2011,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 PARTE GERAL Art. 1º - Denomina-se Grêmio de Ex-Alunos do Colégio de São Bento ( GEACSB ) o campeonato de futebol society organizado pela ALUMNI CSB-RJ e realizado anualmente

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL REGULAMENTO 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL 1- DOS OBJETIVOS: A 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL tem como objetivo, a integração dos atletas de Futsal do clube, associados, e demais interessados

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol Rua Federação Paulista de Futebol, 55 Telefone: (11) 2189-7000 - Fax: (11) 2189-7022 Site: www.futebolpaulista.com.br Email: fpf@fpf.org.br FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL COMISSÃO

Leia mais

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY XIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1- DO LOCAL REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama sintética ou natural, aprovados

Leia mais

ANHEMBI TÊNIS CLUBE REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

ANHEMBI TÊNIS CLUBE REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY REGULAMENTO 1- OBJETIVO: Regulamentar, padronizar, unificar e disciplinar as atividades do FUTEBOL SOCIETY do Anhembi Tênis Clube. 2- FINALIDADE: Aprimorar o aspecto de Lazer, o companheirismo, o respeito

Leia mais

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 CATEGORIAS: MIRIM(97) SUB 14 PRÉ-MIRIM(98) SUB 13 FRALDINHA (99) SUB 12 DENTINHO(99) SUB 12 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento é o conjunto das disposições

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 1. INTRODUÇÃO O 1º Torneio de Futsal Mosaico de Paisagens 2013, organizado pelo Município de Caminha, será disputado por um total máximo de

Leia mais

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Mst. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. Qual o número mínimo de jogadores, em um time, para iniciar

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " 01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: FARROUPILHA ESTÁDIO: CASTANHEIRAS NOMES

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: FARROUPILHA ESTÁDIO: CASTANHEIRAS NOMES OUTROS 01. COMPETIÇÃO 1ª DIVISÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS Código: 23/07/1952 Nº DO JOGO: CATEGORIAS AMADORAS 71 (Campo acima exclusivo da FGF) 2ª DIVISÃO X 3ª DIVISÃO COPA

Leia mais

REGULAMENTO LIGA BRASIL SFO

REGULAMENTO LIGA BRASIL SFO REGULAMENTO LIGA BRASIL SFO As competições SFO tem com maior intuito a interação de um grupo fechado de participantes que curtem um bom jogo e são amantes do FIFA. Teremos nesta edição do game FIFA 16

Leia mais

REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG

REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG BELO HORIZONTE AGOSTO DE 2014 REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG REALIZAÇÃO Arte do Esporte www.artedoesporte.com.br I DAS FINALIDADES 3 II DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO 3 III PERÍODO DE INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL 1. Os jogos de Futsal serão realizados de acordo com as Regras Oficiais, salvo o estabelecido neste Regulamento. 2. Cada equipe poderá inscrever

Leia mais

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA II COPA CINQUENTÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL AMADOR APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA Acesse o site WWW.BOTAFOGODEGUAIANASES.COM.BR REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte

Leia mais

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO 4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO O 4º Campeonato de Férias dos Bancários iniciará em 06 de julho e terá suas finais no dia 18 de julho de 2015 no Clube dos Bancários, na

Leia mais

III COPA TV MAIS DE FUTEBOL 2011 FASE FINAL DIA 20 DE AGOSTO DE 2011

III COPA TV MAIS DE FUTEBOL 2011 FASE FINAL DIA 20 DE AGOSTO DE 2011 FASE FINAL DIA 20 DE AGOSTO DE 2011 JOGO 15 ESTÁDIO PRIMEIRO DE MAIO VL EUCLIDES 15:00 HS Olavo Bilac, 240 Vl. Euclides SE. SEIS CORAÇÕES 2 X 4 BLUMENAU EC. VENCEDOR DO JOGO 13 VENCEDOR DO JOGO 14 BLUMENAU

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU

REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU CAP. I: AS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART.1 - O torneio é uma Promoção do Colegiado do curso de Educação Física da Uniguaçu, apoiado pela Uniguaçu. ART.2

Leia mais

NORMAS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM ANO 2007

NORMAS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM ANO 2007 NORMAS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM ANO 2007 A Associação Gaúcha de Árbitros de Futebol de Salão, nestas normas denominadas AGAFUSA, resolve expedir as presentes normas que deverão ser rigorosamente cumpridas

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a Campeonato Brasileiro de Handebol dos Surdos 2015, nas categorias

Leia mais

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 - ARTIGO 1 O 3º Torneio PATRICIUS GRANDE ESCOLHA realiza-se no Campo de 5 situado no Parque da Cidade do Porto. - ARTIGO 2 Estrutura - 1ª Fase: Um Grupo de oito

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO DE TRIATHLON DE SANTA CATARINA - FETRISC

REGIMENTO INTERNO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO DE TRIATHLON DE SANTA CATARINA - FETRISC 1 REGIMENTO INTERNO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO DE TRIATHLON DE SANTA CATARINA - FETRISC CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DA FINALIDADE Art. 1º O presente Regimento, subordinado ao Estatuto da Federação de Triathlon

Leia mais

COPA FEEVALE - 11ª EDIÇÃO - 2015

COPA FEEVALE - 11ª EDIÇÃO - 2015 COPA FEEVALE - 11ª EDIÇÃO - 2015 OBJETIVOS - PROMOVER UMA COMPETIÇÃO COM CUSTOS BAIXOS; - PROPORCIONAR JOGOS EM AMBIENTES FAVORÁVEIS AO CRESCIMENTO TÉCNICO, TÁTICO E EMOCIONAL, UTILIZANDO O ESPORTE COMO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 1. As competições de basquete serão realizadas de acordo com as regras internacionais da FIBA e os regulamentos e normas do Novo Desporto Universitário 2012 NDU. 2. Cada

Leia mais

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL * Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado nos meses de Junho, Agosto,Outubro e a Etapa Master final do ano(local e data a confirmar),

Leia mais

ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Leiria, 20 de Janeiro de 2007 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO

Leia mais

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS.

REGULAMENTO DA PORTARIA - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. REGULAMENTO DA PORTARIA INDICE CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III - DO OBJETIVO. - DOS LOCAIS DE ACESSO AO CLUBE. - DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS. 1. Dos sócios titulares, seus dependentes e acompanhantes

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " 01. COMPETIÇÃO GAUCHÃO 2015 COPA FGF LOCAL: CAXIAS DO SUL ESTÁDIO: ALFREDO JACONI NOMES

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  01. COMPETIÇÃO GAUCHÃO 2015 COPA FGF LOCAL: CAXIAS DO SUL ESTÁDIO: ALFREDO JACONI NOMES 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " GAUCHÃO 2015 Nº DO JOGO: CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS CATEGORIAS AMADORAS 1ª DIVISÃO X 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF JÚNIOR JUVENIL INFANTIL AMADOR OUTROS JOGO:

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 I - DAS FINALIDADES Art.º 1º - A 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR, Competição não-profissional coordenada e organizada pela Decathlon Marketing

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " Código: 23/07/1952 16:00 NOMES

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  Código: 23/07/1952 16:00 NOMES 01. COMPETIÇÃO 1ª DIVISÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS Código: 23/07/1952 CATEGORIAS AMADORAS Nº DO JOGO: 145 (Campo acima exclusivo da FGF) 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF x

Leia mais

3ª COPA INTER-ADVOGADOS

3ª COPA INTER-ADVOGADOS Data/ Local: Competição: Maio à Julho * início previsto para 26/maio Local: Centro Iraí Pinhais-PR www.centroirai.com.br Gustavo@centroirai.com.br DA PARTICIPAÇÃO: Artigo Primeiro: Só poderão participar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL SALVADOR CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY - 2009 REGULAMENTO GERAL - CÓDIGO ESPORTIVO

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL SALVADOR CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY - 2009 REGULAMENTO GERAL - CÓDIGO ESPORTIVO CAPÍTULO I - DAS COMPETIÇÕES ARTIGO 01 - A finalidade principal da realização dos Campeonatos Internos de Futebol é desenvolver a prática esportiva, fomentando em caráter recreativo e, absolutamente amadorista,

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Fátima, 6 de Agosto de 2006 ÉPOCA 2006/2007

Leia mais

REGULAMENTO I DOS VALORES

REGULAMENTO I DOS VALORES REGULAMENTO I DOS VALORES Artigo 1º - Valores e princípios que norteiam a 6ª COPA CERTUS 2011. a) Estimular a prática do Esporte como estratégia privilegiada da Educação; b) Valorizar a Cultura Esportiva;

Leia mais

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 1. Competição: Quadrangular de Ascenso e Descenso do NBB 2012/2013 2. Bases legais a.

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013 Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna

Leia mais

O Presidente da Liga Araguarina de Futebol, no uso de suas atribuições, por delegação de poderes, que lhes fora conferido, pelo Estatuto da Entidade:

O Presidente da Liga Araguarina de Futebol, no uso de suas atribuições, por delegação de poderes, que lhes fora conferido, pelo Estatuto da Entidade: LIGA ARAGUARINA DE FUTEBOL DEPARTAMENTO TÉCNICO NOTA OFICIAL Nº 004/2013 - DT DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO, DO CAMPEONATO DA 1ª DIVISÃO DE NÃO PROFISSIONAIS, DA TEMPORADA DE 2013. O Presidente da Liga Araguarina

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA CONSELHO DE ARBITRAGEM GUIA DO OBSERVADOR DO CRONOMETRISTA FUTSAL EDIÇÃO - 2008 2 da A F Coimbra COMPILAÇÃO: COMISSÃ0 DE APOIO TÉCNIC0 DE FUTSAL 2 3 OBSERVADORES DE CRONOMETRISTA

Leia mais

16ª Copa Farroupilha de Futebol Amador

16ª Copa Farroupilha de Futebol Amador 16ª Copa Farroupilha de Futebol Amador De Março a Julho de 2013 Organização: Prof. José Medeiros LIGA FARROUPILHA REGULAMENTO GERAL 1) Da fórmula de disputa: a) A competição contará com dezoito (18) equipes;

Leia mais

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração REGULAMENTO 2010 IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração CAPÍÍTULO II DASS DIISSPOSSIIÇÕESS PRELIIMIINARESS Art1º Art2º O IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino, é uma

Leia mais

PROGRAMA DE SÓCIO SOU AUTOMOBILSITA

PROGRAMA DE SÓCIO SOU AUTOMOBILSITA PROGRAMA DE SÓCIO SOU AUTOMOBILSITA REGULAMENTO 1. OBJETIVO 1.1 Regular as relações dos participantes, quais sejam, pessoas físicas, que em caráter voluntário, aderirem ao Programa de Sócio Torcedor SOU

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas.

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. REGULAMENTO GERAL CAPITULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. ARTIGO II: Da Cerimônia de

Leia mais

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A

Leia mais

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI)

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 8 o CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO/ FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 1. DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO 1.1. O 8º Campeonato Municipal de Futsal Masculino será promovido e

Leia mais

Manual de Colaboração

Manual de Colaboração Manual de Colaboração 2 Introdução O zerozero.pt permite aos seus colaboradores a introdução de resultados e datas de jogos de diversas competições. Depois da óptima experiência desenvolvida com a nossa

Leia mais

LEIS DO JOGO DE RUGBY INFANTIL (M11 / M12 / M13 / M14)

LEIS DO JOGO DE RUGBY INFANTIL (M11 / M12 / M13 / M14) LEIS DO JOGO DE RUGBY INFANTIL (M11 / M12 / M13 / M14) 2012 Introdução Rugby é um esporte com contato físico que tem como filosofia básica para sua prática a lealdade, além do respeito aos rivais, companheiros,

Leia mais

REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER

REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º A COPA CUCA 2015, é uma promoção da UEMG UNIDADE PASSOS, com a organização do CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PASSOS LICENCIATURA,

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte e Nordeste, bem

Leia mais

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas.

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: REGULAMENTO Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4 Artigo 5 Fica instituído pela Delegacia Sindical de Brasília o IV Campeonato de Futebol Soçaite. Este regulamento é o conjunto

Leia mais

8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR

8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR 8 8 COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR Resolve publicar as seguintes normas para disputa da COPA CAPELINHA DE FUTEBOL AMADOR 2014 INICIO DIA 09 fevereiro DE 2014 DA FORMA DE DISPUTA Art.01- a Copa capelinha

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região Ofício Circular CRP07-187/2009 Porto Alegre, 23 de julho de 2009. I MOSTRA DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PSICÓLOGO, SEU FAZER NOS INTERESSA. Em 2009, o Conselho Regional de

Leia mais

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÁSICA MONSENHOR GREGÓRIO LOCKS Justificativa Olimpíadas Gregório Locks Regulamento Geral Artigo 1º - No seu Projeto Político Pedagógico,

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

Novas regras do futsal

Novas regras do futsal Novas regras do futsal 2011 Confederação Brasileira de Futebol de Salão - Futsal Futsal do Brasil passa a adotar novidades na regra em 2011 A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro

Leia mais

1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas)

1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas) 1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas) REGULAMENTO O 1º Torneio Integração - CKC (Clube Kart Campinas) será realizado no dia 26/11 com início às 14:00 no Kartódromo Internacional San Marino e

Leia mais

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011 1 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direcção do torneio II. ORGANIZAÇÃO DA PROVA Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Pontuação de Jogo Artigo 4º - Critérios de Desempate Artigo

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

COMUNICADO III PANAM JR 2015

COMUNICADO III PANAM JR 2015 COMUNICADO III PANAM JR 2015 A CBBd, divulga informações sobre o XXIV Campeonato PANAM JR: INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE FORAM MANTIDAS DO COMUNICADO II: 1 Informações Gerais: Período de realização: 02 a

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA 1 / 5 JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA A jornada máxima de trabalho, fixada pela Constituição Federal de 1988 e confirmada pelo art. 58 do Estatuto Laboral, é de 8

Leia mais

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010.

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010. COPA SENAI 2010 REGULAMENTO GERAL SESI SENAI - SP 2010 REGULAMENTO GERAL FASE INTERCLASSES I DOS OBJETIVOS Art. 01 A COPA SENAI 2010, tem por finalidade o bem estar e a integração do aluno perante a sociedade

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental

Leia mais

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL " SÚMULA DO JOGO " 01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: PANAMBI ESTÁDIO: JOÃO MARIMON Jr.

folha 01 FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL  SÚMULA DO JOGO  01. COMPETIÇÃO Código: 23/07/1952 COPA FGF LOCAL: PANAMBI ESTÁDIO: JOÃO MARIMON Jr. OUTROS 01. COMPETIÇÃO folha 01 " SÚMULA DO JOGO " Código: 23/07/1952 Nº DO JOGO: 6 CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS 1ª DIVISÃO CATEGORIAS AMADORAS X 2ª DIVISÃO 3ª DIVISÃO COPA FGF JÚNIOR JUVENIL INFANTIL AMADOR

Leia mais