Tópico 4 Câmara dos Deputados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópico 4 Câmara dos Deputados."

Transcrição

1 Tópico 4 Câmara dos Deputados. (Cespe/EBC/2011/Analista/Contador) Julgue os próximos itens, relativos a restos a pagar. 1. Todos os empenhos que, ao final do exercício financeiro, não forem liquidados, deverão ser cancelados para que seja evitada a sua inscrição em restos a pagar. 2. O pagamento das despesas de 2010 inscritas em restos a pagar processados dependerá do requerimento da empresa fornecedora do material ou serviço, o que dará origem ao seu processo de reconhecimento da dívida de exercícios anteriores. (Cespe/EBC/2011/Analista/Contador) Com base na legislação básica, que fixa os principais aspectos relativos à contabilidade pública no Brasil (Lei n.º 4.320/1964 e Decreto n.º /1986), julgue os próximos itens. 3. Os restos a pagar inscritos no exercício X1, que forem cancelados no exercício X2, mas vierem a ser pagos no exercício X4, representam despesas extraorçamentárias do exercício X4. (Cespe/UNIPAMPA/2009/Contador) Com relação ao disposto na Lei n.º 4.320/1964 acerca da contabilidade orçamentária e financeira, julgue o seguinte item. 4. O registro dos restos a pagar deverá ser feito por exercício e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas. 5. (Cespe/MEC/FUB/Contador) Quando a anulação de uma despesa ocorrer após o encerramento do exercício financeiro, a receita será revertida à dotação originária, podendo ser utilizada para pagamento de despesas de exercício anteriores.

2 6. (Cespe/Anatel/2008/Analista) A inscrição em restos a pagar de despesas, ainda que não liquidadas, deve ser efetuada, por serem de competência do exercício, quando, prestado o serviço ou entregue o material até 31 de dezembro, ainda se esteja verificando o direito do credor, ou, então, o prazo para o cumprimento da obrigação assumida pelo credor estiver vigendo. 7. (Cespe/CEHAP-PB/2009/Contador) O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor, não havendo necessidade de se distinguir as despesas processadas das não-processadas. 8. (Cespe/EBC/2011/Contador) O registro, no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), dos valores programados para cada exercício do convênio ou contrato de repasse com vigência plurianual acarreta a obrigatoriedade de consignação de crédito nos orçamentos seguintes para a garantia da execução do convênio. 9.(Cespe/UEPA/2009/Ciências Contábeis) O exercício financeiro adotado pela administração pública coincide com o ano civil, ou seja, inicia no primeiro dia de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. 10. (Cespe/TCDF/2002/Auditor) Empenho de despesa é ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, desde que não exceda o limite dos créditos concedidos e seja prévio à despesa, podendo ser feito por estimativa nos casos de despesas contratuais e de outras sujeitas a parcelamento. 11. (Cespe/TCDF/2002/Auditor) A liquidação da despesa consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, em que se apura a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar, e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação.

3 12. (Cespe/TCDF/2002/Auditor) O pagamento da despesa será efetuado quando ordenado por autoridade competente, após sua regular liquidação, que, na hipótese de serviços prestados ou de fornecimento de materiais, terá por base o contrato, ajuste ou acordo respectivo, a nota de empenho e os comprovantes da entrega do material ou da prestação do serviço. 13. (Cespe/TCE-GO/2009/Técnico Controle Externo) A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base todos os documentos comprobatórios do respectivo crédito. O objetivo da liquidação é apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, o exato valor a se pagar e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. 14. (Cespe/ PM - Rio Branco/2007/ Contador) Quando houver anulação de despesa após o encerramento do exercício, o valor correspondente reverterá à respectiva dotação. 15. (Cespe/Previc/2011/Analista) A dívida ativa da União é composta pelos créditos da fazenda pública, tributários ou não, que, não pagos nos vencimentos, são inscritos em registro próprio, após apurada sua liquidez e certeza. 16. (Cespe/UFMG/2009/Contador) A escrituração contábil da Dívida Ativa, de início, é feita pela inscrição, através do registro no livro próprio e do qual emite-se uma Certidão da Dívida Ativa, com a finalidade de viabilizar a cobrança por via judicial. 17. (Cespe/Anatel/2009/Analista) Os registros contábeis referentes à dívida ativa devem definir as diferentes responsabilidades dos órgãos ou unidades originalmente responsáveis pelos créditos e aqueles outros, do mesmo ente federativo, que detenham a atribuição legal de sua efetiva inscrição, bem como pela apuração da certeza e liquidez dos valores inscritos.

4 18. (Cespe/TRE-TO/2007/Analista Judiciário) A dívida ativa inscrita, que goza da presunção de certeza e liquidez, tem equivalência de prova pré-constituída contra o devedor. 19. (Cespe/TRE-TO/2007/Analista Judiciário) Os créditos inscritos em dívida ativa não são objeto de atualização monetária, juros ou multas, previstos em contratos ou em normativos legais, não sendo, portanto, esses valores incorporados ao valor original inscrito. 20. (Cespe/MPU/2010/Técnico de Orçamento) O direito de inscrever créditos na dívida ativa e cobrá-los pela via executiva judicial é estendido às autarquias e empresas públicas. 21. (Cespe/UNIPAMPA/2009/Contador) Dívida ativa constitui-se nos créditos da fazenda pública, tributários ou não, que - não pagos no vencimento - são inscritos em registro próprio, após apurada sua liquidez e certeza, de acordo com legislação específica. Assim, a dívida ativa compõe o passivo da União, dos estados e dos municípios. (Cespe/SEFAZ-ES/2009/Consultor Executivo) Acerca da dívida ativa, julgue os itens que se seguem. 22. A dívida ativa inscrita goza de presunção de certeza e liquidez e tem equivalência de prova pré-constituída contra o devedor. A presunção de certeza e liquidez, no entanto, é relativa, pois pode ser derrogada por prova inequívoca, cuja apresentação cabe ao sujeito passivo. 23. É atribuída à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) a competência para gestão administrativa e judicial da dívida ativa da União e das demais esferas governamentais. 24. Segundo sua origem, o valor da arrecadação da receita decorrente de dívida ativa deve ser classificado como outras receitas de capital.

5 25. (Cespe/Previc/2011/Analista) Considere que o filho de um servidor público tenha nascido no mês de dezembro de 2010, mas que somente em janeiro de 2011 esse servidor tenha solicitado o pagamento do benefício do salário-família. Nesse caso, o pagamento do benefício do salário-família do mês de dezembro de 2010 pode ser reconhecido como despesa de exercício anterior. 26. (Cespe/DETRAN/2010/Contador) Caso a dívida de um ente público seja inscrita em restos a pagar, mas não seja paga nem reclamada no prazo de cinco anos, o débito correspondente deve ser considerado prescrito. 27. (Cespe/MPS/2010/Analista) As despesas de exercícios anteriores devem ser pagas com a emissão de uma nota de empenho com dotação do exercício vigente. 28.(Cespe/MPS/2010/Analista) A despesa de exercícios anteriores depende, para sua existência, de que exista a abertura de um processo administrativo contendo a documentação correspondente ao direito do credor. 29.(Cespe/MPU/2010/Analista de Orçamento) Resíduos passivos consistem em despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, que não tenham sido canceladas pelo processo de análise e depuração e que atendam aos requisitos previstos na Lei 4.320/1964, podendo ser inscritas como tal por constituírem encargos incorridos no exercício vigente. 30. (Cespe/MPU/2010/Analista de Orçamento) De acordo com o regime aplicado em conformidade com a Lei 4.320/1964, a despesa deve ser contabilizada no exercício em que tiver sido gerada. Portanto, se a despesa tiver sido originada em 2005 e reconhecida e paga somente em 2007, sua contabilização deverá ser feita à conta de despesas de exercícios anteriores, para evidenciar o regime do exercício.

6 (Cespe/EBC/2011/Analista/Contador) Acerca do suprimento de fundos na administração pública federal, julgue os itens a seguir. 31. O valor do suprimento de fundos concedido a servidor declarado em alcance é limitado em R$ 4.000, A concessão de suprimento de fundos objetiva atender despesas eventuais, de caráter sigiloso ou de pequeno vulto, o que não dispensa o empenho prévio da despesa. 33. (Cespe/2011/Previc/Analista Administrativo) O ordenador de despesa no âmbito do programa previdência complementar, em caráter excepcional e sob sua inteira responsabilidade, pode conceder suprimento de fundos a servidor, obrigatoriamente precedido de empenho na dotação, para atender despesas eventuais em viagens e com serviços especiais que exijam pronto pagamento. 34. (Cespe/2009/TRE-MA/Analista Judiciário) É vedada a utilização de CPGF para pagar despesas realizadas fora do país. 35. (Cespe/2009/TCE-AC/Analista de Controle Externo) O suprimento de fundos, também conhecido como regime de adiantamentos, é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei. No que concerne ao suprimento de fundos, assinale a opção correta. a) Para a sua concessão e execução, é dispensável a emissão da nota de empenho. b) Após aprovada as contas do agente suprido, deve ser contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada. c) Não pode ser concedido para despesas de caráter secreto ou sigiloso. d) A importância aplicada até 31 de dezembro deve ser comprovada até 31 de março do exercício financeiro subsequente. e) O segundo suprimento de fundos não pode ser concedido a servidor já responsável por um suprimento de fundos.

7 (Cespe/DETRAN-ES/2010/Contador) Julgue os itens a seguir, a respeito da concessão e do controle dos suprimentos de fundos 36. Não podem ser classificadas como suprimentos de fundos as despesas realizadas por meio do cartão de pagamento do governo federal. 37. O ordenador de despesa transfere para o servidor beneficiado por suprimento de fundos a responsabilidade sobre a correta utilização dos recursos concedidos. (Cespe/MPS/2010) Julgue os itens subsequentes, relativos ao suprimento de fundos. 38. Como regra geral, o suprimento de fundos deve ser concedido mediante a utilização de conta bancária do tipo B. 39. O suprimento de fundos não poderá ser concedido a terceirizado. 40. As despesas passíveis de suprimentos de fundos, necessariamente, deverão ser urgentes e eventuais. 41. De acordo com a portaria pertinente do Ministério da Fazenda, no âmbito do MPS, pode-se, excepcionalmente e a critério do titular desse ministério, conceder suprimento de fundos em valor superior a R$ , (Cespe/2010/MPU/Analista Atuarial) O regime de adiantamento - suprimento de fundos - pode ser utilizado para atender despesas eventuais, inclusive em viagens ou com serviços especiais que exijam o pronto pagamento.

8 (Cespe/2010/MPU/Analista de Orçamento) O suprimento de fundos é um instrumento especial para realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processo normal da execução orçamentária. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 43. Devido à natureza emergencial das despesas pagas mediante suprimento de fundo, admite-se que, ao se utilizar desse instrumento, não sejam observados os estágios da despesa pública. 44. O suprimento de fundos deve ser contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesas realizadas, no momento da prestação de contas do servidor que tenha efetuado essas despesas. 45. Considere que um servidor público viaje a trabalho para representar o Brasil em congresso internacional sobre a convergência contábil no setor público e que, ao retornar, não preste contas de suprimento de fundos no prazo regulamentar. Nessa situação, o referido servidor é um servidor em alcance. 46. (Cespe/SAP-PE/2010) Um exemplo de instrumento utilizado para pagamento de suprimento de fundos na administração pública é o cartão de pagamento do governo federal, que, por ter características de cartão corporativo, é emitido em nome da unidade gestora, sendo vedado o seu uso para pagamento de despesa de caráter sigiloso. 47. (Cespe/SAP-PE/2010) O pagamento das despesas relativas ao uso de telefone em determinado órgão público pode ser realizado por meio do empenho ordinário, pois não se pode determinar, a priori, o montante exato a ser pago. No caso de despesas parceladas, mas previamente conhecidas, o pagamento ao fornecedor de serviço público deverá ser realizado por meio do empenho global.

9 (Cespe/2009/TCE-RN) Com referência ao suprimento de fundos, julgue os itens que se seguem. 48. É vedada a concessão de três suprimentos de fundos ao mesmo servidor durante o exercício financeiro, independentemente das prestações de contas já realizadas pelo referido servidor. 49. Em uma mesma concessão de suprimento de fundos, pode ser autorizada a realização de despesa de serviços de pessoas físicas e a compra de material de consumo. 50. O servidor que receber suprimento de fundos deverá prestar contas da aplicação dos recursos até o encerramento do exercício financeiro. O saldo não aplicado será recolhido como uma nova receita. 51. (Cespe/CEHAP-PB/2009/Administrador) O empenho é o ato emanado por autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. O empenho da despesa: a) deverá ser emitido logo após a liquidação da despesa nos casos de existência de contratos. b) será feito por estimativa, quando não se possa determinar o seu valor exato. c) será sempre acompanhado da emissão da nota de empenho. d) em casos de dispensa de licitação, poderá exceder os limites de créditos disponíveis. 52. (Cespe/TCM-GO/2007/Procurador) O empenho somente pode ser feito em valor certo, sendo vedado o empenho realizado por estimativa ou o empenho global. 53. (Cespe/TCM-GO/2007/Procurador) Os pagamentos de despesas dos órgãos públicos somente serão realizados após a prévio empenho.

10 54. (Cespe/TCE-GO/2009/Técnico Controle Externo) Caso ocorra despesa cujo montante não se possa determinar, o órgão será desobrigado de seu pagamento. Assim, o erário público fica preservado de possíveis fraudes. 55. (Cespe/TCE-GO/2009/Técnico Controle Externo) O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados somente após a entrega do bem ou prestação do serviço. 56. (Cespe/TCE-GO/2009/Técnico Controle Externo) Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão na ordem de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, sendo facultada a designação de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para esse fim. 57. (Cespe/TRT 10ª Região/2013/Analista) Os pagamentos devidos pela fazenda pública em virtude de sentença judiciária ocorrerão na ordem de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, devendo ser designado o beneficiário, pessoa física ou jurídica, nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para tal finalidade. 58. (Cespe/TCDF/2014) É vedada a realização de despesas públicas sem a emissão prévia da nota de empenho. 59. (Cespe/TJ-CE/2014) A descentralização externa, também chamada de provisão, ocorrerá caso a descentralização de créditos envolva unidades gestoras de órgãos diferentes. 60. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014/Consultor) De acordo com a LRF, não se pode deixar dívidas para o mandato seguinte no âmbito da União, embora isso possa ser feito nas esferas dos estados e das prefeituras, desde que haja aprovação das respectivas casas legislativas.

11 (TCDF/2014/Técnico) Com relação ao suprimento de fundos, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os seguintes itens 61. Suponha que a inscrição de determinada despesa como restos a pagar tenha sido cancelada em decorrência do decurso do prazo prescricional de cinco anos. Nessa situação, se o credor ainda tiver direito ao recebimento dos recursos e vier a reclamá-lo formalmente, o pagamento a que faz jus deverá ser efetuado à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores. 62. Os valores regularmente inscritos em restos a pagar são excluídos da programação financeira do exercício em que devam ser pagos, por corresponderem a recursos do exercício financeiro anterior. 63. (TCDF/2014/Analista) As despesas orçamentárias empenhadas e não pagas até o final do exercício serão inscritas em restos a pagar e constituirão dívida flutuante. 64. (Cespe/DPF/2014/Agente) Se uma operação emergencial demandar o deslocamento de agentes da Polícia Federal para uma região de fronteira internacional, o financiamento dessa viagem deverá ser feito por meio de suprimento de fundos e o pagamento deverá ocorrer antes da liquidação. (Cespe/2014/TJ-CE) No tocante ao suprimento de fundos, julgue os itens. 65. O suprimento de fundos pode ser concedido para atender ao pagamento de despesas de caráter secreto. 66. O suprimento de fundos pode ser considerado uma modalidade de adiantamento para execução de despesas, excluídas as despesas de diárias, passagens e outras despesas em viagens de servidores. 67. O empenho da despesa de suprimento de fundos deve ser emitido em nome da unidade gestora que efetuará a despesa, sendo o agente suprido apenas um preposto da unidade para a execução da despesa.

12 68. A concessão de suprimento de fundos não constitui despesa pública orçamentária, o que ocorre somente após a prestação de contas. 69. No momento da concessão de suprimento de fundos, o estágio da despesa denominado pagamento ocorrerá somente após o fornecedor do serviço ou da mercadoria adquirida cumprir a sua obrigação de entrega. (Cespe/DPF/2014/Administrador)No que se refere às receitas e às despesas públicas, julgue os itens que se seguem. 70. Considera-se cumprido o estágio da liquidação da despesa assim que se apura a pessoa jurídica a quem se deve pagar determinada importância a fim de extinguir obrigação decorrente do fornecimento de bem ou de serviço a órgão público. 71. O limite para a definição das despesas de pequeno vulto que podem ser objeto de suprimento de fundos é estabelecido por portaria do ministro da Fazenda, sendo aplicável a todos os demais órgãos do Poder Executivo federal. (Cespe/ANTAQ/2014) Um técnico administrativo da ANTAQ, no exercício de suas atribuições, viajou por dois dias, em veículo funcional, para apoiar ação de fiscalização. Durante o percurso, o técnico pagou, com recursos próprios, R$ 80 referentes a serviços de reparos em um pneu que furou. No dia seguinte após o retorno do técnico a sua sede, o ordenador de despesas concedeu um suprimento de fundos ao funcionário, no valor da referida despesa. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação ao suprimento de fundos.

13 72. Nesse caso, o prazo de aplicação dos recursos do suprimento de fundos não pode exceder noventa dias da data da viagem, bem como o período da prestação de contas não pode ultrapassar trinta dias da data de realização das despesas. 73. A concessão de suprimento feita pelo ordenador de despesas foi adequada, uma vez que para esse tipo de despesa, dada a sua urgência, não seria possível aguardar o processamento normal da execução orçamentária. (Cespe/MME/2013)Em relação à dívida ativa da União, julgue os itens seguintes. 74. Na dívida ativa, são inscritos unicamente os débitos referentes a pessoas jurídicas. 75. Os débitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social não compõem a dívida ativa da União. 76. A dívida ativa corresponde aos créditos da fazenda pública de natureza exclusivamente tributária. 77. Embora sejam admitidos recurso e prova em contrário, a certidão de dívida ativa possui caráter líquido e certo. 78. (Cespe/FUNASA/2013)A inscrição na dívida ativa por órgão competente fornece uma presunção de certeza e liquidez apenas relativa a respeito da existência do débito a ser pago 79. (Cespe/2014/Câmara dos Deputados) A dívida ativa é um crédito da fazenda pública, de natureza tributária ou não, exigível em virtude do transcurso do prazo de pagamento 80. (Cespe/2013/CPRM)Os créditos da fazenda pública exigíveis pelo transcurso do prazo para pagamento são inscritos, na repartição administrativa competente, como dívida ativa. No caso da União, a dívida ativa é apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional.

14 Gabarito das questões 1-Errado 2-Errado 3-Errado 4-Certo 5-Errado 6-Certo 7-Errado 8-Certo 9-Certo 10-Errado 11-Certo 12-Certo 13-Certo 14-Certo 15-Certo 16-Certo 17-Certo 18-Certo 19-Errado 20-Errado 21-Errado 22-Certo 23-Errado 24-Errado 25-Certo 26-Certo 27-Certo 28-Certo 29-Certo 30-Errado 31-Errado 32-Certo 33-Certo 34-Errado 35-B 36-Errado 37-Errado 38-Errado 39-Certo 40-Errado 41-Certo 42-Certo 43-Errado 44-Errado 45-Certo 46-Errado 47-Errado 48-Errado 49-Certo 50-Errado 51-B 52-Errado 53-Certo 54-Errado 55-Errado 56-Errado 57-Errado 58-Errado 59-Errado 60-Errado 61-Certo 62-Errado 63-Certo 64-Errado 65-Certo 66-Errado 67-Errado 68-Errado 69-Errado 70-Errado 71-Certo 72-Errado 73-Errado 74-Errado 75-Errado 76-Errado 77-Certo 78-Certo 79-Certo 80-Certo

Tópico 08 Câmara dos Deputados

Tópico 08 Câmara dos Deputados Tópico 08 Câmara dos Deputados (Cespe/DETRAN-ES/2010/Contador) Julgue os itens a seguir, a respeito da concessão e do controle dos suprimentos de fundos 1. Não podem ser classificadas como suprimentos

Leia mais

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Empenho Liquidação Pagamento EMPENHO Conceito: reserva de dotação orçamentária Dotação orçamentária: valor autorizado para a despesa constante

Leia mais

Despesa: Classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos.

Despesa: Classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos. Despesa: Classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos. 1. (TCE-ES/2013/Contador) Ainda sob o enfoque orçamentário, integram parte dos dispêndios financeiros

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC. Exame de Suficiência Edição nº 1/2016. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC. Exame de Suficiência Edição nº 1/2016. Contabilidade Aplicada ao Setor Público CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC Exame de Suficiência Edição nº 1/2016 Contabilidade Aplicada ao Setor Público Aula 06 Prof. Marcio José Assumpção 1 Despesa pública: conceito, etapas, estágios e categorias

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais

Leia mais

Tópico 07 Câmara dos Deputados

Tópico 07 Câmara dos Deputados Tópico 07 Câmara dos Deputados (Cespe/Previc/2011/Analista) Com base nas informações da tabela abaixo, referente à execução orçamentária, em milhões de reais, da função previdência social no orçamento

Leia mais

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Classificação da Receita Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 1 Professor Sergio Barata 1) CONCEITO Art. 36, Lei 4.320/64 Consideram-se as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 SUPRIMENTO DE FUNDOS RESTOSS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 SUPRIMENTO DE FUNDOS RESTOSS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 SUPRIMENTO DE FUNDOS RESTOSS A PAGAR E DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe inspiração para a conquista de seus sonhos e o pleno

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas Profa.: Patrícia Siqueira Varela Receita Pública Conceito: todo e qualquer recolhimento feito aos cofres públicos. Receita Orçamentária:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Decreto 93.872-86 Parte 2 Prof. Cláudio Alves A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiaria,

Leia mais

Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública.

Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública. Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Despesa Pública, assinale a opção correta.

Leia mais

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Empenho Liquidação Pagamento EMPENHO Conceito: reserva de dotação orçamentária Dotação orçamentária: valor autorizado para a despesa constante

Leia mais

Suprimento de Fundos. Parte 3. Professor Sergio Barata

Suprimento de Fundos. Parte 3. Professor Sergio Barata Parte 3 Professor Sergio Barata 4º - Os valores limites para concessão de suprimento de fundos, bem como o limite máximo para despesas de pequeno vulto de que trata este artigo, serão fixados em portaria

Leia mais

AFO _ Questões do CESPE (LISTA 5: Despesa 2ª Parte) Prof. Anderson Ferreira

AFO _ Questões do CESPE (LISTA 5: Despesa 2ª Parte) Prof. Anderson Ferreira DESPESA (2ª Parte) Restos a Pagar (RP) e Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) 1. (CESPE/BASA/Cargo1/2012) Os restos a pagar correspondem às despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, classificadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Restos a Pagar - Parte 1 Prof. Cláudio Alves Lei 4.320/1964 Art. 36 Inscrevem-se em restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública. Estágios da Despesa Orçamentária Parte 1 Prof. Cláudio Alves

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública. Estágios da Despesa Orçamentária Parte 1 Prof. Cláudio Alves ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Prof. Cláudio Alves PPA LDO LOA Programação Financeira e Cronograma de Desembolso Declaração do Ordenador de Despesas + Impacto Orçamentário e Financeiro

Leia mais

AFO e CASP para o edital do cargo de Analista Patrimonial da Câmara dos Deputados: Tópico 004

AFO e CASP para o edital do cargo de Analista Patrimonial da Câmara dos Deputados: Tópico 004 AFO e CASP para o edital do cargo de Analista Patrimonial da Câmara dos Deputados: Tópico 004 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Turma IGEPP 2015 Dúvidas Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Objetivos do curso

Leia mais

ESTÁGIOS DA DESPESA. EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento.

ESTÁGIOS DA DESPESA. EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento. ESTÁGIOS DA DESPESA EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento. LIQUIDAÇÃO: verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Leia mais

Suprimento de Fundos. Parte 4. Professor Sergio Barata

Suprimento de Fundos. Parte 4. Professor Sergio Barata Parte 4 Professor Sergio Barata 7) (FCC Analista Legislativo Administração ALE/SE 2018) Trata-se de uma despesa orçamentária que se constitui em adiantamento a servidor que ainda prestará contas dela.

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 3-25/11/2014 Despesas públicas parte 2 Etapas da Despesa Orçamentária (empenho, liquidação e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Parte 3 Professor Sergio Barata 5) (VUNESP Analista Finanças e Orçamento CM Araras/SP 2015) Para os órgãos que adotam a prática de

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo ESTÁGIOS DA DESPESA Os estágios da despesa são: fixação, programação, empenho, liquidação e pagamento. a)fixação: é o montante da despesa

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 4-22/09/2015 Etapas da Despesa Orçamentária (empenho, liquidação e pagamento) Restos a Pagar

Leia mais

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar.

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar. Conteúdo da Aula Restos a Pagar. 1 Restos a Pagar Conceito: Despesas EMPENHADAS, mas NÃO PAGAS até 31/12. Lei nº 4.320/64: Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até

Leia mais

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00 SEMANA 10 - Despesa Pública: Dispêndios orçamentários (Despesa orçamentária) e Extra- Orçamentários; 01. (ESTILO-ESAF/2012) Os dispêndios públicos podem ser de natureza orçamentária ou extraorçamentária.

Leia mais

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016.

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o empenho de despesas, a inscrição de restos a pagar e o encerramento das atividades com repercussão orçamentária, financeira e patrimonial do

Leia mais

Despesa: classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos.

Despesa: classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos. Despesa: classificações e etapas. Restos a Pagar. Despesas de Exercícios anteriores. Suprimento de Fundos. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Despesa Pública,

Leia mais

Estágios da Despesa Pública Fixação Programação Descentralização Licitação

Estágios da Despesa Pública Fixação Programação Descentralização Licitação PAULO LACERDA AFO Estágios da Despesa Pública Fixação Programação Descentralização Licitação pré-empenho Empenho Contrato Liquidação Pagamento Controle Estágios da Despesa Pública Fixação Programação Descentralização

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAETÊ

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAETÊ DECRETO Nº. 063/2018, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2018, no âmbito da Administração Pública Municipal e dá outras providências.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 2 Professor Sergio Barata 2 DÍVIDA Art.92, Lei 4.320/64 A dívida flutuante compreende: I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; II - os serviços

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Questões de Concursos: 1) (TCE/SP/2017) São consideradas receitas correntes, de acordo com a Lei no 4.320/1964: (A) recursos

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves PPA LDO LOA Programação Financeira e Cronograma de Desembolso Declaração do Ordenador de Despesas + Impacto Orçamentário e Financeiro

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009 DIÁRIO OFICIAL Nº. 31550 de 23/11/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2009 Número de Publicação: 45269 O Defensor Público Geral no uso das atribuições que lhe confere o Art. 8º, da Lei

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 2 Professor Sergio Barata PRESCRIÇÃO: 5 anos após a data do ato ou fato gerador. MCASP São despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Lei nº 4.320/64 Controle da Execução Orçamentária Contabilidade Orçamentária, Financeira e Patrimonial das Autarquias e de Outras Entidades Professor Gabriel Antunes www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Prefeitura Municipal de Souto Soares publica:

Prefeitura Municipal de Souto Soares publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 692 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 142/2015 Decreto Nº 143/2015 Portaria Nº 005/2015 Portaria Nº 006/2015 Portaria Nº 007/2015 Portaria Nº 008/2015 Portaria

Leia mais

TJ-SC Analista Administrativo

TJ-SC Analista Administrativo TJ-SC Analista Administrativo Pessoal, vou comentar as questões da prova. Texto I: No orçamento de um ente da federação, a previsão total de receitas para um exercício foi de R$ 240 milhões. As receitas

Leia mais

AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA

AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA 1 AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA João Pessoa 2016 Profª Ma. Ana Karla Lucena aklucenagomes@gmail.com Etapas da Receita e da Despesa Orçamentária 2 As etapas da receita e da despesa são as

Leia mais

DECRETO Nº. 064 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº. 064 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº. 064 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do Exercício Financeiro de 2018 e elaboração da Prestação de Contas Anual no âmbito da Administração Pública

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Restos a Pagar - Parte 2 Prof. Cláudio Alves Liquidado RP Processado Empenho Não existe condição deve-se inscrever em restos a pagar, pois já existe

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Público Prof. Cláudio Alves Lei 4.320/1964 Decreto 93.872/1986 Com relação ao assunto Despesas de Exercícios anteriores, as duas legislações acima citadas dizem

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6 Tópico 6 1. (ESAF/APO/2010) Assinale a opção cujo fato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que afeta positivamente a situação patrimonial líquida do ente. a) Recebimento,

Leia mais

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2015/2016 DÍVIDA PÚBLICA E OPERAÇÕES DE CRÉDITO Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Nunca

Leia mais

Gestão Orçamentária do SUS. Saúde é nosso foco. Coletividade é o nosso lema.

Gestão Orçamentária do SUS. Saúde é nosso foco. Coletividade é o nosso lema. Gestão Orçamentária do SUS Saúde é nosso foco. Coletividade é o nosso lema. PLANO PLURIANUAL PPA Apresenta diretrizes, objetivos e metas PPA Plano Plurianual LOA Lei Orçamentária Anual LDO Lei de Diretrizes

Leia mais

CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO

CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO Missão: Evitar a descontinuidade Administrativa. Objetivo: Garantir o funcionamento contínuo das ações e serviços prestados à coletividade. Permitir a instituição de

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv Sumário Apresentação, xv Prefácio à 6ª Edição, xix Prefácio à 5ª Edição, xxi Prefácio à 4ª Edição, xxiii Prefácio à 3ª Edição, xxv Prefácio à 2ª Edição, xxvii Prefácio à 1ª Edição, xxix Agradecimentos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 Estabelece as normas e procedimentos para o encerramento do exercício financeiro

Leia mais

142- (CESPE/CGM-PB/TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/2018)

142- (CESPE/CGM-PB/TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/2018) 142- (CESPE/CGM-PB/TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/2018) No que se refere às despesas públicas, julgue o próximo item. Denomina-se despesa orçamentária a despesa que tenha sido realizada com o sacrifício de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Parte 4 Professor Sergio Barata 20) (VUNESP Agente de Fiscalização Administração TCE/SP 2017) A fase da execução da despesa que consiste

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Restos a Pagar - Parte 1 Prof. Cláudio Alves Lei 4.320/1964 Art. 36 Inscrevem-se em restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro

Leia mais

AULA 14: RESTOS A PAGAR, DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, SUPRIMENTO DE FUNDO

AULA 14: RESTOS A PAGAR, DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, SUPRIMENTO DE FUNDO 1 AULA 14: RESTOS A PAGAR, DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, SUPRIMENTO DE FUNDO João Pessoa 2016 Profª Ma. Ana Karla Lucena aklucenagomes@gmail.com 2 Restos a Pagar Restos a Pagar 3 Consideram-se Restos

Leia mais

Conteúdo da Aula. Suprimento de Fundos (Regime de Adiantamento a Servidor).

Conteúdo da Aula. Suprimento de Fundos (Regime de Adiantamento a Servidor). Conteúdo da Aula Suprimento de Fundos (Regime de Adiantamento a Servidor). 1 Lei nº 4.320/64: Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: 1 Segunda-feira Ano IX Nº 2018 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Decreto nº 158/2017 de 01 de Dezembro de 2017 - Dispõe sobre os procedimentos e prazos para o encerramento do exercício

Leia mais

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 Julgue os itens seguintes, relativos ao orçamento público. 71 O orçamento, importante instrumento de planejamento

Leia mais

Prova de Contabilidade Pública Comentada Analista Judiciário Administrativa TRF 1ª Região

Prova de Contabilidade Pública Comentada Analista Judiciário Administrativa TRF 1ª Região Prova de Contabilidade Pública Comentada Analista Judiciário Administrativa TRF 1ª Região Pessoal, a seguir comentamos a prova de Contabilidade Pública aplicada hoje (26/11/2017) para o cargo Analista

Leia mais

Despesas de Exercícios Anteriores (DEA). Conteúdo da Aula

Despesas de Exercícios Anteriores (DEA). Conteúdo da Aula Despesas de Exercícios Anteriores (DEA). Conteúdo da Aula Lei nº 4.320/64: D.E.A. Despesas de Exercícios Anteriores Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO ATUALIZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 726.542.722,00 726.542.722,00 820.611.017,71 94.068.295,71

Leia mais

Tópico 3 Câmara dos Deputados.

Tópico 3 Câmara dos Deputados. Tópico 3 Câmara dos Deputados. 1.(IBAMA/2013/Analista Administrativo) Compete às unidades responsáveis pelas atividades de orçamento exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem

Leia mais

AULA 08: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos.

AULA 08: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos. AULA 08: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos. SUMÁRIO PÁGINA 1.Apresentação 1 2.Restos a pagar 2 3.Despesas de Exercícios Anteriores 20 4.Suprimento de fundo 26 5.Questões

Leia mais

PAINEL 3: "Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais"

PAINEL 3: Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais PAINEL 3: "Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais" PLS 229: Inovações, Riscos e oportunidades NATAL - RN 20 de Outubro de 2016

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2014 2016 1) FCC - Técnico Judiciário TRT3 /Contabilidade-2015 Determinado órgão público empenhou despesa com serviços de manutenção de elevadores, para o período

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito Decreto nº 348 de 28 de novembro de 2018 Dispõe sobre normas relativas ao encerramento do exercício financeiro do ano de 2018 e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITUBERÁ - ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Pindaí - Bahia Poder Executivo Ano VI Nº 912 03 de Dezembro de 2014 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO Nº 054/2014 DECRETO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Segunda-feira Ano Nº 5333 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Decreto Nº 270 de - Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do Exercício Financeiro de 2018 e elaboração da

Leia mais

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Noções de Orçamento Público 63. Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 1560 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: SAAE - Portaria Nº 028/2016 - Dispõe sobre os procedimentos e prazos para o

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Restos a Pagar - Parte 3 Prof. Cláudio Alves CUIDADO: Agora é assim - Decreto 93.872/1986 Art. 68 A inscrição de despesas como restos a pagar no encerramento

Leia mais

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001 Prof. Dr. Giovanni Pacelli Agradecimentos aos alunos: Andressa Giglioli, Lin Chan, Regiane Aparecida pelo envio da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves A realização da receita e da despesa da União far-se-á por via bancária, em estrita observância ao princípio de unidade de caixa.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Com relação aos créditos adicionais, esta lei segue os mesmos parâmetros da Lei 4.320/64, que da mesma forma são definidos como sendo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Dívida Ativa Parte 1 Prof. Cláudio Alves O conceito de Dívida ativa pode ser observado na Lei 4.320/64, em seu artigo 39 e seus respectivos parágrafos,

Leia mais

Prova de Contabilidade Pública Comentada Agente de Fiscalização TCE-SP

Prova de Contabilidade Pública Comentada Agente de Fiscalização TCE-SP Prova de Contabilidade Pública Comentada Agente de Fiscalização TCE-SP - 2017 A seguir comentamos a prova aplicada para Agente de Fiscalização no concurso do TCE-SP! A prova foi mais fácil do que esperávamos,

Leia mais

Câmara Municipal de Euclides da Cunha publica:

Câmara Municipal de Euclides da Cunha publica: 1 Ano IX Nº 513 Câmara Municipal de publica: Decreto nº 035/2018/GPVM - Dispõe sobre a Exoneração do Assessor do Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha, e dá outras providências.

Leia mais

FIP Balancete Mensal de Verificação

FIP Balancete Mensal de Verificação 1.0.0.0.0.00.00.00 ATIVO 1.005.472,68 D 1.160.936,76 1.191.738,90 974.670,54 D 1.1.0.0.0.00.00.00 ATIVO CIRCULANTE 325.323,28 D 1.160.936,76 1.191.738,90 294.521,14 D 1.1.1.0.0.00.00.00 CAIXA E EQUIVALENTES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2017 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO IZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 666.820.933,00 666.820.933,00 827.128.690,84 160.307.757,84 Receita Patrimonial 4 95.114.270,00

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2018

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2018 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO IZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 673.531.245,00 673.531.245,00 686.582.421,28 13.051.176,28 Receita Patrimonial 4 27.325.480,00

Leia mais

Despesa Pública (RP DEA SF)

Despesa Pública (RP DEA SF) Despesa Pública (RP DEA SF) DESPESA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL Simplesmente de despesa e não deve ser confundida com a despesa orçamentária. De acordo com o princípio contábil da COMPETÊNCIA, a despesa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Prof. Cláudio Alves A Concessão do Suprimento de Fundos será a critério do Ordenador de Despesas e sob sua inteira responsabilidade, entretanto o

Leia mais

Tópico 06 Câmara dos Deputados

Tópico 06 Câmara dos Deputados Tópico 06 Câmara dos Deputados 1. (Cespe/TJ-CE/2008/Analista) No orçamento de determinado ente, a diferença entre as receitas correntes, no valor de R$ 6,5 bilhões, e as despesas correntes, de R$ 6,0 bilhões,

Leia mais

Capítulo 12. Suprimento de Fundos, Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores Questões de concursos públicos suprimento de fundos

Capítulo 12. Suprimento de Fundos, Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores Questões de concursos públicos suprimento de fundos Capítulo 12. Suprimento de Fundos, Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores 12.1.5. Questões de concursos públicos suprimento de fundos 1. (Cespe TCEES Auditor de Controle Externo Auditoria Governamental

Leia mais

Portaria da Diretoria de Administração

Portaria da Diretoria de Administração 004/2002-DIRAD 01 14/06/2002 A Diretoria de Administração, no uso de suas atribuições, RESOLVE: 1.0 PROPÓSITO finir os conceitos utilizados nas Portarias de Normatização dos procedimentos administrativos

Leia mais

AULA 07: 4.4 Dívida ativa.

AULA 07: 4.4 Dívida ativa. AULA 07: 4.4 Dívida ativa. SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Dívida ativa 2 3. Lista das questões apresentadas 7 4. Lista das questões comentadas 13 1. APRESENTAÇÃO Pessoal, na aula de hoje aprofundaremos

Leia mais

DESPESA PÚBLICA. Conceito: Abrangem além das despesas ORÇAMENTÁRIAS, as despesas EXTRAORÇAMENTÁRIAS. Sentido Amplo latu sensu

DESPESA PÚBLICA. Conceito: Abrangem além das despesas ORÇAMENTÁRIAS, as despesas EXTRAORÇAMENTÁRIAS. Sentido Amplo latu sensu Conceito: Sentido Amplo latu sensu Abrangem além das despesas ORÇAMENTÁRIAS, as despesas EXTRAORÇAMENTÁRIAS. DESPESA PÚBLICA Sentido Restrito strictu sensu São as despesas ORÇAMENTÁRIAS, que somente poderão

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Elaboração do orçamento. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Elaboração do orçamento. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Elaboração do orçamento Prof. Thamiris Felizardo O ciclo orçamentário, também conhecido como processo orçamentário, pode ser definido como um procedimento

Leia mais

AFO _ Questões do CESPE (LISTA 3: Receita) Prof. Anderson Ferreira

AFO _ Questões do CESPE (LISTA 3: Receita) Prof. Anderson Ferreira RECEITA Conceito, Classificação e Estágios De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, referente ao regime orçamentário, é correto afirmar que pertence ao exercício financeiro de 2011: 1. (CESPE/ANP/Analista-Perfil2/2013)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Olindina publica:

Prefeitura Municipal de Olindina publica: Prefeitura Municipal de Olindina 1 Quinta-feira Ano X Nº 1869 Prefeitura Municipal de Olindina publica: Decreto Nº 1.159 de 22 de dezembro de 2016 - Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balanço Orçamentário Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Balanço Orçamentário, definido pela Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto

Leia mais

CAPITULO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI

CAPITULO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI SECAO 020300 - MACROFUNÇÕES ASSUNTO 020317 - RESTOS A PAGAR 1 - REFERÊNCIAS: 11 - RESPONSABILIDADE - Coordenador-Geral

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 255914 De conformidade com a Lei no 4.320/64, o documento contábil que "demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária,

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento Assunto: PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento REALIZAÇÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS Código SPP-NP 02 Versão: Data da elaboração:

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE CONTABILIDADE PÚBLICA

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE CONTABILIDADE PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE CONTABILIDADE PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. EVOLUÇÃO DOS ORÇAMENTOS. 2. REGIME CONTÁBIL APLICADO A CONTABILIDADE PÚBLICA.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano V Nº 1242 Prefeitura Municipal de Laje publica: Decreto Nº 310/2016, de 01 de dezembro de 2017 - Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do Exercício

Leia mais

CAPITULO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI

CAPITULO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI SECAO 020300 - MACROFUNÇÕES ASSUNTO 020317 - RESTOS A PAGAR 1 - REFERÊNCIAS: 11 - RESPONSABILIDADE - Coordenador-Geral

Leia mais

Direito Financeiro. Restos a Pagar. Professor Fábio Furtado.

Direito Financeiro. Restos a Pagar. Professor Fábio Furtado. Direito Financeiro Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Financeiro Aula XX RESTOS A PAGAR Conteúdo da Aula. 1 Conceito: Despesas EMPENHADAS, mas NÃO PAGAS até 31/12. Lei nº 4.320/64:

Leia mais

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Contabilidade Pública ACI DF/2013 Tópico 5 Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Projeto do curso Tópico Itens do edital Aulas 1 Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo de aplicação (NBCT 16.1).

Leia mais

AULA 09: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos.

AULA 09: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos. AULA 09: Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores e Suprimento de Fundos. SUMÁRIO PÁGINA 1.Apresentação 1 2.Restos a pagar 2 3.Despesas de Exercícios Anteriores 23 4.Suprimento de fundo 29 5.Questões

Leia mais