Aluno: Mayer Bronover Neto Orientador: Prof. Jorge Luiz Moraes Doval

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluno: Mayer Bronover Neto Orientador: Prof. Jorge Luiz Moraes Doval"

Transcrição

1 1 A N Á L ISE D O PR O C ESSO D E R E C RU T A M E N T O E SE L E Ç Ã O D A E MPR ESA G A N G C O M É R C I O D O V EST U Á RI O L T D A N AS L OJAS D E PO R T O A L E G R E Aluno: Mayer Bronover Neto Orientador: Prof. Jorge Luiz Moraes Doval R ESU M O Este artigo tem como objetivo principal averiguar se o processo de recrutamento e seleção da empresa Gang Comércio do Vestuário Ltda, em se tratando das lojas de Porto Alegre, resulta na absorção de colaboradores com o perfil desejado. Por sua vez, o artigo embasou-se em referenciais teóricos focando no histórico das relações de trabalho, dos recursos humanos, da gestão de pessoas e em recrutamento e seleção. A metodologia aplicada baseou-se em pesquisa quali-quantitativa, tendo por método o estudo de caso e envolvendo a coleta de dados às técnicas de observação direta do processo estudado, pesquisa documental e questionários qualitativos. Quanto aos resultados, foram descritos o processo de recrutamento, o processo de seleção e o perfil de candidato desejado pela empresa além de verificar a eficiência do processo estudado e identificar os seus fatores críticos. Conclui-se que o processo de recrutamento e seleção adotado pela empresa é eficaz, pois prospecta pessoas com o perfil desejado, mas não pode ser considerado eficiente, pois além dos custos envolvidos diretamente, demanda demasiado tempo das profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção na empresa. Por fim são vistas as limitações do estudo, apresentadas propostas de melhorias e são sugeridas novas pesquisas. PALAVRAS-CHAVE: recrutamento; seleção; Recursos Humanos; Gang; processo. IN T R O DU Ç Ã O A concorrência na busca por profissionais no comércio varejista de Porto Alegre é acirrada, visto que, se consideramos apenas os shoppings centers onde a Gang concentra suas filiais, existem lojas concorrendo direta e indiretamente com a empresa. Como a maior parte da mão-de-obra empregada nas lojas da rede não exige dos candidatos experiências anteriores, a Gang compete diretamente com grandes redes de supermercados e de fast foods no recrutamento e seleção de pessoas que buscam o seu primeiro emprego. Nesse cenário competitivo, é essencial que as empresas encontrem formas de selecionar profissionais que melhor atendam suas necessidades. Deste problema resulta a seguinte questão: o processo de recrutamento e seleção pode resultar na contratação de profissionais detentores do perfil adequado ao desejado pela empresa?

2 2 Sendo assim, este artigo tem como objetivo geral analisar se o processo de recrutamento e seleção das lojas de Porto Alegre da empresa Gang Comércio do Vestuário Ltda resulta na prospecção de profissionais com o perfil desejado pela empresa. Têm-se ainda os objetivos específicos de descrever todo o processo de recrutamento e seleção das lojas de Porto Alegre; descrever o perfil desejável do candidato para as vagas oferecidas no processo estudado; verificar a eficiência do processo pesquisado; identificar fatores críticos do processo em questão; propor melhorias que possam contribuir para o aperfeiçoamento do processo objeto deste estudo. A realização desta pesquisa se justifica pela relevância do tema ao campo de estudos da administração, uma vez que o mercado de mão-de-obra se modifica e dinamiza na mesma velocidade em que também o faz o mercado de trabalho. Aliás, em se tratando do setor de comércio varejista, entender como o processo de recrutamento e seleção pode ser aperfeiçoado é sempre um desafio, em razão de o mesmo se caracterizar predominantemente por uma alta rotatividade de funcionários, baixa qualificação dos candidatos a emprego e alto grau de exigência e pressão por resultados nas vendas. Ainda, há o interesse profissional do autor deste estudo em compreender melhor o processo em questão, como forma de qualificar sua atuação junto à empresa. 1 F UND A M E N T A Ç Ã O T E Ó RI C A A seguir é apresentada a fundamentação teórica, onde serão expostos o histórico das relações de trabalho, dos Recursos Humanos e gestão de pessoas além do processo de recrutamento e seleção nas organizações. 1.1 RELAÇÕES DE TRABALHO No início do século XX, os trabalhadores eram considerados tão somente como mãode- me trazem um ser humano junto?, Ford queria apenas mão-de- Não havia nenhuma preocupação com as condições de trabalho, higiene e segurança, tampouco leis que assegurassem direitos aos empregados, como jornada de trabalho e intervalos, férias, remuneração adequada, horas-extras entre outros. A única preocupação dos empresários era com os resultados da organização.

3 3 Para o empresário, o trabalhador era tão-somente um instrumento a mais na busca dos resultados da empresa. O que importava era que o trabalhador tivesse uma boa saúde física e a maior dedicação possível ao trabalho em jornadas que podiam estender-se em até 18 horas diárias. (MARRAS, 2009, p. 22) Foi nesse contexto, através do engenheiro americano Frederick W. Taylor e do francês Henry Fayol, que surgiu a escola de administração científica ou escola clássica. De acordo com Gil (2006, p.18) a administração científica tinha como objetivo ndamentação científica as atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empi Segundo Andrade e Amboni (2009), o taylorismo era caracterizado pelo estudo dos tempos e movimentos visando uma maior eficiência no trabalho. Os estudos de Taylor foram publicados nos livros Shop management (1903) e Os princípios da administração científica (1906). Conforme Motta (apud Marras, 2009, p.22), o perfil da administração científica é apresentado no quadro 1 abaixo: Concepção da organização Relações administração empregados Sistema de incentivos Concepção da natureza humana Resultados Organização formal Identidade de interesses Incentivos monetários Homo Economicus Máximos Quadro 1: Perfil da administração científica Fonte: Marras (2009, p.22) A motivação na administração científica e na teoria clássica estava centrada no homo economicus, ou seja, no homem que trabalhava em busca de recompensas salariais e materiais. (ANDRADE; AMBONI, 2009, p.103) Esse cenário desfavorável aos trabalhadores começa a tomar novos rumos no início da década de 20, com os resultados obtidos no experimento de Hawthorne. Conforme Maximiano (2009, p.213) sobre o experimento de Hawthorne: O experimento foi realizado no período de 1927 a 1933 e fez parte de um programa mais amplo, orientado pelo professor Elton Mayo, de Harvard, e que durou até Esse experimento fez nascer a chamada escola das relações humanas, porque demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e administradores. O objetivo original do experimento não era compreender as relações individuais existentes entre os colegas e para com os administradores. Segundo Maximiano (2009) a finalidade era explicar qual a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos

4 4 empregados. Para Gil (2006, p.19), izar as relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e De acordo com Andrade e Amboni (2009), a partir da experiência de Hawthorne, e consequentemente da escola das relações humanas, o trabalhador deixou de ser considerado um homo economicus para ser considerado um homo social, que não é apenas motivado por recompensas econômicas, mas também por recompensas simbólicas, sociais e não materiais. O experimento de Hawthorne pode ser considerado um marco, pois a partir dele, paulatinamente, as pessoas começaram a ter seu valor reconhecido dentro das organizações. Sendo assim, criou-se a necessidade de gerir o capital humano da empresa. 1.2 OS RECURSOS HUMANOS E A GESTÃO DE PESSOAS As tarefas executadas e a importância dos Recursos Humanos (RH) nas organizações evoluíram ao longo dos anos. Dependendo do autor consultado, a divisão das etapas ou fases pela qual o RH se desenvolveu é divergente. Para Chiavenato (1999), o histórico da gestão de pessoas, e consequentemente dos Recursos Humanos, pode ser dividida em três etapas distintas: pessoal/relações industriais, recursos humanos e gestão de pessoas. O quadro 2 abaixo mostra as características marcantes de cada etapa. Características Formato de T rabalho Relações Industriais (De 1900 a 1950) Centralização total das operações no órgão de RH. Administração de Recursos Humanos (De 1950 a 1990) Responsabilidade de linha e função de staff. Gestão de Pessoas (Após 1990) Descentralização rumo aos gerentes e suas equipes Nível de Atuação Burocratizada e operacional. Rotina. Departamentalizada e tática. Focalizada global e estratégica no negócio. Comando de Ação Decisões vindas da cúpula da organização e ações centralizadas no órgão de RH. Decisões vindas da cúpula da área e ações centralizadas no órgão de RH. Decisões e ações do gerente e de sua equipe de trabalho. Tipo de Atividade Execução de serviços especializados. Centralização e isolamento da área. Consultoria interna e prestação de serviços especializados. Consultoria interna. Descentralização e compartilhamento.

5 5 Principais Atividades Admissão, demissão, controle de frequência, legislação do trabalho, disciplina, relações sindicais, ordem. Vigilância, coerção, coação, punições. M issão da Á rea Confinamento social das pessoas. Quadro 2: Histórico da gestão de pessoas Fonte: Chiavenato (1999, p.35) Recrutamento, seleção, treinamento, administração de salários, benefícios, higiene e segurança, relações sindicais. Atrair e manter os melhores funcionários. Como os gerentes e suas equipes podem escolher, treinar, liderar, motivar, avaliar e recompensar os seus participantes. Criar a melhor empresa e a melhor qualidade de trabalho. Já para Tose (apud Marras, 2009), a gestão de pessoas é dividida em cinco fases evolutivas conforme gráfico apresentado abaixo: Contábil Antes de 1930 Legal 1930 a 1950 Gráfico 1: Fases evolutivas da gestão de pessoas Fonte: Marras (2009, p.26) Tecnicista 1950 a 1965 Administrativa 1965 a 1985 Estratégica 1985 a atual Fase contábil -histórica, onde os trabalhadores são considerados apenas como mão-de-obra e se faz necessário a contabilização de suas entradas e saídas. Fase Legal com o surgimento das leis trabalhistas através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), fez-se necessária a criação da figura do chefe de pessoal, em substituição aos chefes de produção, pois estes detinham o conhecimento da nova legislação. Fase Tecnicista implantou-se no Brasil o modelo americano de gestão de pessoas. Com a implantação das indústrias automobilísticas no Brasil, surge a figura do Gerente de Relações Industriais (GRI). Foram agregadas ao setor as funções de treinar, recrutar, selecionar, gerir cargos, salários, benefícios, higiene e segurança. Houve um grande avanço nas relações entre trabalho e capital. Fase Administrativa ou Sindicalista houve uma revolução nas relações entre capital e trabalho, proporcionada pelos trabalhadores através do movimento sindical. O GRI foi substituído pelo Gerente de Recursos Humanos (GRH), pois com essa mudança pretendia-se

6 6 transferir a ênfase em rotinas operacionais e burocráticas para as relações humanas, voltadas para os indivíduos e suas relações com a sociedade. Fase Estratégica de acordo com Albuquerque (apud Marras, 2009), nesta fase houve a introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. As preocupações em longo prazo com os trabalhadores começaram a surgir. O cargo de GRH é elevado de uma posição gerencial, de terceiro escalão, ainda no nível tático, para o nível de diretoria, considerado estratégico nas empresas. Ao analisar os históricos é possível constatar que, no início do século XX, o departamento executava tarefas apenas burocráticas, de controle sobre os empregados. os registros dos trabalhadores, com ênfase, obviamente, nas horas trabalhadas, faltas e atrasos para efeitos de pagamento ou de desconto. Tal qual se faz hoje. Nesse campo pouco ou nada mudou. (MARRAS, 2009, p.21) Atualmente, os Recursos Humanos além de englobarem os subsistemas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, benefícios, departamento de pessoal, entre outros, devem exercer uma função de consultoria para os gestores de outras áreas da empresa. 1.3 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O subsistema de RH, denominado de recrutamento e seleção, é considerado vital em uma organização, pois é dele a tarefa de agregar ao quadro funcional colaboradores capacitados para laborar na empresa. Para Carvalho, Passos e Saraiva (2008) como as empresas são sistemas abertos, ou seja, com entradas (recursos financeiros, materiais, informacionais entre outros) e saídas de produtos e serviços, o processo de recrutamento e seleção deve ser adequado para que as organizações atinjam seus objetivos. Ao compararmos as organizações, observa-se que a tarefa de recrutar e selecionar pessoas não são exatamente iguais, porque tudo depende de alguns fatores tais como a cultura organizacional, o planejamento estratégico e os custos envolvidos. 1.4 RECRUTAMENTO Sobre a definição de recrutamento, os autores têm conceitos complementares.

7 7 Para França (2009, p.29), O recrutamento é a fase inicial para o preenchimento de. Já para Milkovich e Boudreau (2000, p.162), o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão De acordo com Marras (2009, p.69), a finalidade de recrutamento pode ser definida municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos O processo de recrutamento O processo de recrutamento varia de acordo com os procedimentos adotados por cada empresa. Entretanto, este processo inicia-se quando do pedido formal por parte de uma área da organização, porque o subsistema de recrutamento não tem autonomia para recrutar sem a devida solicitação. O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O início do processo depende da decisão da linha. Em outras palavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade para efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga preenchida. (CHIAVENATO, 2009, p.74) Para Marras (2009), os fatores que desencadeiam a abertura de um processo de recrutamento e seleção são: Rotatividade (turnover) corresponde a quantidade de funcionários desligados em um determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos. Pode-se medir esse índice com base em toda a empresa ou em apenas um setor ou área. Convém observar que o turnover também pode ser calculado tomando por base somente os demitidos, somente os demissionários ou ambos. Aumento de quadro planejado ocorre quando a organização mantém um programa de planejamento global onde, por meio da administração de RH, dispõe de um orçamento (budget) de efetivos para ações e intenções previamente planejadas tais como: aumento de produção, abertura de novas praças, criação de uma nova área, mudanças de maquinário, etc.

8 8 Esse budget geralmente leva em conta um período determinado, geralmente um ano. Aumento de quadro circunstancial é utilizado quando variáveis que não podem ser controladas ocorrem e devem ser solucionadas imediatamente, de forma emergencial como, por exemplo, mudanças repentinas no mercado e concorrência. Geralmente ocorrem em empresas de pequeno porte. Segundo França (2009), existem duas formas básicas de recrutamento: interno, quando o candidato já trabalha na empresa e disponibiliza-se para trocar de função, e externo, quando se busca, no mercado do trabalho, candidatos sem vínculos com a empresa Recrutamento interno Conforme definição dada por Milkovich e Boudreau (2000, p.158, grifo do autor), recrutamento e a seleção internos referem-se à movimentação dos empregados entre De acordo com Carvalho, Passos e Saraiva (2008), essa movimentação pode dar-se de duas formas: verticalmente, por promoção ou horizontalmente, por transferência de setor/área. Para Chiavenato (2009), inclui-se, além das já citadas, a promoção diagonal, quando ocorre uma promoção concomitante com uma transferência. Para complementar, França (2009) cita mais uma forma de transferência horizontal, chamada de remanejamento de pessoal, quando o funcionário é mantido no mesmo nível, mas é preparado para ter uma visão geral da área, podendo atuar em qualquer atividade, visando subir na hierarquia. Para a divulgação das vagas em aberto, a empresa deve utilizar os meios de comunicação com os colaboradores que tiver disponíveis. É importante que as características da ocupação a ser preenchida sejam claras e transparentes e que os responsáveis pelo recrutamento estejam disponíveis para sanar qualquer dúvida que venha a aparecer. Como todos os processos, o recrutamento interno apresenta vantagens e desvantagens. No quadro 3 é apresentado o comparativo com os aspectos do recrutamento interno conforme Sobral e Peci (2008, p.336): Vantagens É um processo mais rápido e econômico. Aproveita o investimento da organização em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Atua como fonte de motivação dos funcionários e estimula a lealdade. Evita riscos de inadequação cultural de trabalhadores externos a organização. Reduz a incerteza quanto a potencial, o desempenho e o perfil do candidato. Desenvolve um espírito de competição saudável entre os membros organizacionais.

9 9 Desvantagens Pode gerar conflito e frustração aos candidatos excluídos. Inibe a mudança e a inovação na organização. Pode encorajar a complacência entre os trabalhadores que presumem que o tempo de serviço assegura a promoção. Limita as escolhas aos trabalhadores atuais da organização. Apesar da rapidez do processo, obriga a substituição do trabalhador escolhido, o que pode atrasar a efetivação da mudança de cargo. Quadro 3: Vantagens e desvantagens do recrutamento interno Fonte: Sobral e Peci (2008, p.336) Recrutamento externo De acordo com Sobral e Peci (2008, p.336, grifo do autor), recrutamento externo, [...], ocorre quando a organização abre o processo de recrutamento a candidatos externos à captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetiv Para que a empresa tenha sucesso em seu recrutamento externo é imprescindível utilizar as fontes de recrutamento disponíveis. Porém, para Bohlander, Snell e Sherman (2005, p.79), as condições do mercado de trabalho podem ajudar a determinar as fontes externas de recrutamento: Durante períodos de alto desemprego, as organizações podem manter a oferta adequada de candidatos qualificados apenas de currículos não solicitados recebidos. Um mercado de trabalho escasso, com baixo desemprego, pode forçar o empregador a anunciar amplamente e/ou buscar auxílio de emprego locais. São várias as fontes externas de recrutamento. Para Marras (2009), as fontes essas são: banco de dados interno, indicações de funcionários, cartazes internos e externos (muito eficaz na construção civil), entidades diversas, consultorias de outplacement (empresas especializadas em recolocar profissionais que serão desligados de seus empregos) e replacement (empresas de recolocação de profissionais), agência de emprego, consultorias em recrutamento e seleção, headhunter (profissionais especializados em recolocar, geralmente, altos executivos) e mídia (jornais de grande circulação, revistas, etc.). Assim como o interno, o recrutamento externo apresenta vantagens e desvantagens, e são de acordo com Sobral e Peci (2008, p.336): Vantagens Permite renovar o quadro de competências da organização.

10 10 Propicia a ampliação do conhecimento sobre o mercado e a oferta de mão-de-obra. Aproveita os conhecimentos e experiências adquiridos anteriormente pelos candidatos. Pode aumentar a visibilidade da organização, projetando uma imagem de renovação. Desvantagens É um processo mais demorado e mais caro. Apresenta alguns riscos de incompatibilidade entre o candidato e a organização. Pode gerar desmotivação e desconfiança nos trabalhadores atuais. Os resultados são imprevisíveis. Pode ter impacto na política de remunerações da organização. Quadro 4: Vantagens e desvantagens do recrutamento externo Fonte: Sobral e Peci (2008, p.337) Recrutamento misto É o tipo de recrutamento que envolve o recrutamento interno e externo. Segundo Carvalho, Passos e Saraiva (2008) o recrutamento misto pode ser arriscado, como por exemplo, em uma dinâmica de grupo, onde os profissionais da empresa que podem sentir-se ameaçados pela experiência do grupo externo e os candidatos externos podem sentir-se discriminados, pois os recrutadores já possuem um grau de relacionamento com os funcionários da organização. Quando a empresa utilizar os dois tipos de recrutamento, é recomendável iniciar com o recrutamento interno e, se não for encontrado o perfil desejado, busca-se no mercado o profissional para preencher a vaga. 2.5 SELEÇÃO Após ser realizado o recrutamento, chega o momento de selecionar entre os candidatos o mais adequado para a vaga em aberto. Para tanto, é importante primeiramente conceituar seleção. A definição de seleção de pessoal para Marras (2009, p.79): Seleção de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de ARH [Administração de Recursos Humanos], que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento, para o atendimento das necessidades internas da empresa. De acordo com França (2009, p.34), seleção é a escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização dentre os candidatos recrutados, por meio de vários

11 O processo de seleção Na visão de Marras (2009), todo o processo de seleção baseia-se na análise comparativa de dois campos: das exigências do cargo e das características do candidato. Exigências do cargo Características dos candidatos São as características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho das funções. Quadro 5: Análise comparativa do processo de seleção de pessoal Fonte: França (2009, p.79) É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar suas tarefas. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Chiavenato (2009, p.106) afirma que a seleção de pessoas soluciona dois problemas básicos: Adequação da pessoa ao cargo e vice-versa ou adequação das competências individuais da pessoa às competências organizacionais desejadas pela empresa; Eficiência e satisfação da pessoa no cargo ou fornecimento das competências desejadas pela empresa. O ideal para a empresa é encontrar o candidato que tenha entre suas competências e seus conhecimentos, habilidades e atitudes, aquele que se encaixa perfeitamente nas exigências do cargo. Entretanto, nem sempre as organizações conseguem atingir plenamente esta meta. Sendo assim, seleciona-se o candidato mais próximo do que se deseja, procurando adequá-lo à função que será exercida. O processo de seleção pode variar de acordo com a empresa. Contudo, para Schermerhorn Júnior (2007), Stoner e Freeman (1999) e DeCenzo e Robbins (2001), um processo típico de seleção é descrito em basicamente sete etapas: Formulários de inscrição: onde a pessoa se candidata formalmente à vaga, além de fornecer referências para a futura entrevista. Geralmente um currículo pessoal é anexado ao formulário. Entrevistas de triagem inicial: oportunidade para o entrevistador e o candidato se conhecerem, permitindo rapidamente uma avaliação mútua. Testes de emprego: normalmente são usados para identificar características como inteligência, aptidões, interesses e personalidade. Investigação da vida pregressa: é a etapa onde se busca balizar as informações passadas pelo candidato como, por exemplo, referências de empregos anteriores. Entrevista de seleção aprofundada: após eliminar alguns candidatos nas etapas

12 12 anteriores, entrevista-se mais profundamente os escolhidos. É também a oportunidade de o candidato saber mais sobre a empresa. Exame médico: para ver se a pessoa está apta para exercer a função que lhe for designada. Oferta de emprego: se aprovado em todas as etapas, é hora de assumir a vaga em aberto. As etapas do processo de seleção descritas foram retiradas de livros escritos com base na escola de administração norte-americana. Entretanto, analisando os autores brasileiros Marras (2009), Chiavenato (2009) e França (2009), a estrutura é basicamente a mesma. 2 PR O C E DI M E N T OS M E T O D O L Ó G I C OS De acordo com os objetivos propostos neste artigo, foi analisado o processo de recrutamento e seleção das lojas de Porto Alegre da empresa Gang Comércio do Vestuário Ltda. As lojas de Porto Alegre foram escolhidas, pois os processos destas passam necessariamente pelas profissionais responsáveis pelo subsistema de recrutamento e seleção localizado na administração central da empresa. Desse modo, este artigo abrange uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando-se do método do estudo de caso, envolvendo três técnicas de coleta de dados, divididas em duas fases. A primeira fase consistiu-se na observação direta do processo estudado e, em uma segunda fase na pesquisa documental e questionários qualitativos. O método de observação empregado foi o não participante, conforme posição de observador e de expectador, evitando se envolver ou deixar-se levar com o objeto Sendo assim, observou-se, em várias oportunidades durante a realização deste artigo, todo o processo de recrutamento e seleção realizado na sede administrativa da empresa, sem nele interferir ou participar. A pesquisa documental foi realizada através de relatórios quantitativos diretamente da base de dados dos colaboradores da empresa, além de informações compiladas por uma das responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção da organização. Esse método de pesquisa, de acordo com Foster (apud Roesch, 1999), permite que se tenha uma visão de dentro da organização, pois os documentos tem valor em si mesmo por representarem estruturas e sistemas internos da empresa.

13 13 Os questionários aplicados na pesquisa são definidos por Gil (2010, p.122) como em -se aos respondentes para que ofereçam suas próprias As sete perguntas, de igual teor, foram enviadas via para as duas recrutadoras responsáveis pelo recrutamento e seleção dos colaboradores das lojas de Porto Alegre, a fim de complementar os métodos de observação direta não participante e a pesquisa documental. Os dados qualitativos, provenientes da observação e de questionários, foram analisados a partir de seu conteúdo e significado, considerando os objetivos propostos pelo presente estudo. Os dados quantitativos foram analisados de forma comparativa e descritiva, de forma a possibilitar uma descrição mais detalhada do processo estudado. 3 C A R A C T E RI Z A Ç Ã O D A E MPR ESA A empresa Gang Comércio do Vestuário Ltda foi fundada no ano de 1976 com a abertura de uma loja na galeria Malcon, localizada no centro de Porto Alegre. Inicialmente, vendia multimarcas, mas logo passou a trabalhar apenas, tendo como slogan Atualmente, a empresa comercializa moda voltada para o público jovem, com roupas de marca própria. Não possui fábrica, mas o desenvolvimento de suas coleções é feito na empresa. Conta, além da administração e do centro de distribuição, com 32 lojas ou filiais, distribuídas por todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Porto Alegre, conta com 10 lojas sendo uma para venda direta aos revendedores autorizados, conhecida como Pronta Entrega, duas de rua, localizadas na Av. Otávio Rocha e Av. Osvaldo Aranha (Bom Fim), e sete nos seguintes shoppings centers: Iguatemi, Bourbon Assis Brasil, Total, Praia de Belas, Bourbon Ipiranga, Lindóia e BarraShoppingSul. O quadro de funcionários contabilizou 308 colaboradores no último dia do mês de maio de O setor de Recursos Humanos conta com quatro profissionais generalistas, sendo que dois são diretamente responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção. Conforme os conceitos de Chiavenato (1999), o RH da empresa exerce atividades típicas das três etapas de gestão de pessoas, pois concentra a parte burocrática e operacional na folha de pagamento, é responsável pelos subsistemas como recrutamento, seleção, administração de benefícios e ainda atua prestando consultoria interna para toda a organização, no que tange a melhor forma de gerir as pessoas.

14 14 4 R ESU L T A D OS 4.1 O PROCESSO DE RECRUTAMENTO O conceito de recrutamento dado por França (2009) pode definir o utilizado pela Gang, ou seja, o processo de recrutamento inicia-se quando uma vaga é aberta. Os motivos pelos quais a empresa abre vagas são os mesmos apresentados por Marras (2009): turnover, aumento de quadro planejado e circunstancial. Comumente, as vagas abertas são decorrentes do turnover de empregados. Ocasionalmente, a Gang efetua um aumento de quadro circunstancial quando o colaborador se afasta por um determinado tempo, em torno de 30 dias ou mais, seja por licença médica, seja por licença maternidade. Já em épocas sazonais, como o Natal, o quadro de funcionários é temporariamente aumentando a partir do mês de novembro, ocasionando um aumento de quadro planejado, onde são contratados profissionais para laborar nas lojas durante um curto período de tempo, entre 15 e 45 dias, para atender à alta demanda de consumo. Os cargos que competem às lojas da rede são apresentados no organograma abaixo: Organograma 1: Cargos das lojas da rede Fonte: Dados da pesquisa (2011) Cada filial tem o quadro ideal de colaboradores definido de acordo com o seu porte (estrutura física) e faturamento. As escalas de faturamento variam entre 1 (maior) e 7 (menor). As lojas de Porto Alegre estão classificadas conforme demonstrado no quadro abaixo:

15 15 Loja Classif. Quadro ideal Loja Classif. Quadro ideal Otávio Rocha Fatur Total Fatur Iguatemi Fatur Lindóia Fatur Praia de Belas Fatur B. Assis Brasil Fatur B. Ipiranga Fatur Bom Fim Fatur Barra Fatur Pronta Entrega N/C 05 Quadro 6: Classificação das filiais de acordo com o faturamento Fonte: Dados da pesquisa (2011) A loja da Pronta Entrega não integra a mesma classificação porque não atende diretamente ao público e não serve ao propósito de estudo deste artigo. Observa-se que a loja do Bom Fim conta com mais funcionários em comparação com a filial do Bourbon Assis Brasil, mesmo que seu faturamento seja menor que o desta. Essa necessidade de mais colaboradores. O quadro ideal é analisado no início de cada ano, tomando-se por base as vendas de janeiro a novembro do ano anterior. Exclui-se dezembro por ser um mês sazonal. Caso seja necessário, possível e aprovado pela diretoria da Gang, pode-se aumentar ou diminuir o quadro ideal. Aberta a vaga, inicia-se o processo de recrutamento, que pode ser tanto interno quanto externo. Na Gang, o processo interno de recrutamento e seleção engloba a definição dada por Milkovich e Boudreau (2000), pois compreende a movimentação dos colaboradores entre diferentes posições na empresa. Nas lojas, para realizar o recrutamento interno, utiliza-se principalmente um onde constam determinações e informações diversas, gerados por todos os departamentos da administração, o qual deve ser lido diariamente por todos os empregados da empresa. A Gang utiliza internamente o recrutamento e seleção para promover oportunidades de crescimento dentro da organização, ou seja, inicialmente se busca talentos na empresa para depois ir prospectar no mercado. Em geral, as vagas operacionais preenchidas internamente, referem-se a funcionários da própria loja que buscam ascender profissionalmente como, por exemplo, um estoquista com bom perfil para as vendas que se candidata ou é indicado pelo seu gestor para exercer uma vaga em aberto de vendedor JR. Esse tipo de movimentação é descrita por Carvalho, Passos e Saraiva (2008) como vertical por promoção. Se o gestor da filial aprovar, apenas

16 16 comunica ao RH, que terá que abrir o processo de recrutamento para a vaga que o colaborador promovido deixou. Para as vagas de gestão, é frequente a utilização de colaboradores, pois estes já estão integrados à cultura da empresa. O RH, com a anuência do gerente ou coordenador de loja, entra em contato com os funcionários com mais tempo de casa, que ao longo do tempo vêm se revelando com qualificações técnicas e comportamentais para assumir em cargo de liderança e os convida para o processo de recrutamento e seleção internos. Todo o processo é conduzido diretamente pela gerência de Recursos Humanos que entrevista individualmente os colaboradores selecionados e define quem ocupará a vaga. É comum nesses casos ocorrer, segundo Chiavenato (2009), a promoção diagonal onde o colaborador é promovido para exercer o cargo em uma loja que não a sua de origem. Quando não é possível recrutar internamente, parte-se para a prospecção no mercado de trabalho onde os conceitos dos autores Sobral e Peci (2008) e Marras (2009) são utilizados, ou seja, o processo de recrutamento é aberto para pessoas externas à organização com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos. Marras (2009) ainda descreve várias formas de recrutamento, que também são postas em prática pela organização. A divulgação externa de vagas é feita através de banners colocados nas lojas da rede, sites de divulgação de vagas e cartazes colocados em escolas técnicas, de ensino médio, faculdades, administração dos shoppings centers. No período natalino, é colocado anúncio em um jornal de grande circulação, para que os interessados inscrevam-se no site para suprir a necessidade sazonal da empresa. A forma mais utilizada de prospecção é através do cadastro que os candidatos fazem no site da empresa: Esse cadastro também é utilizado selecionadas que porventura não possam ser imediatamente aproveitadas. O candidato também pode ser indicado por um colaborador, deixar seu currículo diretamente nas lojas e administração central ou eventualmente ser recrutado através de redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Para cargos de gerente e coordenador de loja, todo o processo externo de recrutamento e seleção é feito diretamente pela gerência de Recursos Humanos, sendo utilizadas formas complementares de prospecção como: consultorias de outplacement e replacement, headhunters, agências e sites de emprego. O recrutamento para vagas operacionais pode ser realizado de duas formas. A mais

17 17 comumente utilizada, é feita diretamente pelo RH onde as responsáveis pelo processo entram em contato com os possíveis candidatos, via telefone ou , marcando uma data e hora para que compareçam na sede administrativa da empresa, iniciando-se o processo de seleção. O recrutamento também pode ser realizado diretamente nas lojas de Porto Alegre. Neste caso o gerente faz uma entrevista prévia e encaminha o candidato aos Recursos Humanos para o processo de seleção, que continuará o processo diretamente na etapa de entrevista individual com a recrutadora. Nas outras filiais, (interior do RS e no estado de SC) o gestor da loja faz todo o processo, do recrutamento à seleção, e comunica ao RH a sua escolha. Posteriormente envia a documentação pertinente para cadastro na folha de pagamento. 4.2 O PROCESSO DE SELEÇÃO As etapas do processo de seleção externa são muito semelhantes àquelas apresentadas por Schermerhorn Júnior (2007), Stoner e Freeman (1999) e DeCenzo e Robbins (2001) conforme demonstrado no fluxograma abaixo: Fluxograma 1: Processo simplificado de seleção externa para cargos operacionais. Fonte: Dados da pesquisa (2011)

18 18 As dinâmicas de grupo raramente são utilizadas na entrevista coletiva para cargos operacionais. Eventualmente, realizam-se simulações de venda de produtos, para aferir se o candidato possui características compatíveis com o perfil desejado pela empresa. A vida pregressa também é averiguada. 4.3 O PERFIL PARA CONTRATAÇÃO O público alvo da Gang é jovem, tem entre 13 e 22 anos, e a empresa busca ao recrutar possíveis colaboradores identificação entre o público interno e externo. Sendo assim, em se tratando de cargos operacionais, a empresa prioriza o recrutamento de jovens, geralmente com idade entre 16 e 22 anos, tendo já completado ou pelo menos estar cursando o ensino médio. Não é exigido (mas é desejável) ter experiências anteriores, de preferência na área do comércio. Outras características o perfil desejado são apresentadas no quadro abaixo: Perfil desejado pela Gang Identificado com a marca Gang; Boa apresentação; Pró-ativo Dinâmico; Comunicativo; Simpático. Quadro 7: Perfil básico do candidato a uma vaga em loja. Fonte: Dados da pesquisa (2011) Responsável; Persuasivo. Comprometido; Ambicioso; Que goste de trabalhar com público e em equipe; Que tenha bom relacionamento interpessoal. Para cargos de gestão, dificilmente a empresa prospecta profissionais externos para as lojas de Porto Ale candidato deve ter, além das qualidades do quadro acima, ensino superior completo ou cursando, idade a partir de 22 anos, experiências anteriores no comércio, preferencialmente em cargos de gestão além de capacidade de liderar. 4.4 A EFICIÊNCIA DO PROCESSO O tempo para preenchimento das vagas em aberto é em média 11 dias úteis, do recrutamento ao início das atividades na loja, o que, segundo as entrevistadas está na média do mercado. Segundo dados fornecidos pela empresa, compreendendo o período entre 01 de janeiro

19 19 de 2011 e 10 de junho de 2011, pode-se comparar o processo de recrutamento e seleção da Gang a um funil, conforme figura abaixo: Figura 1: Funil do processo de recrutamento e seleção nas lojas de Porto Alegre Fonte: Dados da pesquisa (2011) Dos candidatos selecionados, nem todos ocuparão vagas em aberto na organização, pois será necessário averiguar: a disponibilidade de horário do candidato (se este for estudante) com o horário que a empresa necessita do seu trabalho; se o perfil da vaga condiz com a do candidato e ainda se a localização da loja é compatível com o trajeto casa x trabalho, observando-se o custo do vale transporte. Os candidatos não selecionados por oportunidades. Foram contratados 116 novos colaboradores para trabalhar nas filiais de Porto Alegre, se consideramos o período entre 01 de janeiro de 2010 e 31 de outubro de 2010, onde não ocorre aumento de quadro planejado para o período natalino. O gráfico 2 mostra as porcentagens de desligamentos realizados pela empresa e a pedido dos colaboradores além de quantos continuam ativos: Gráfico 2: Movimentação de colaboradores Fonte: Dados da pesquisa (2011)

20 20 O gráfico 3, apresenta a forma de desligamento e o tempo de permanência dos 53 colaboradores (45,69%) que pediram demissão: Gráfico 3: Forma de desligamento dos colaboradores demissionários Fonte: Dados da pesquisa (2011) O gráfico 4, apresenta a forma de desligamento e o tempo de permanência dos 35 colaboradores (30,17%) demitidos pela empresa: Gráfico 4: Forma de desligamento dos colaboradores demitidos pela empresa Fonte: Dados da pesquisa (2011) Segundo a empresa, a média histórica de permanência dos empregados nas lojas é de 8 meses. Os motivos mais frequentes pelos quais a empresa demite os funcionários são: absenteísmo, improdutividade e dificuldade de relacionamento com os colegas. Em se tratando de pedidos de demissão: jornada de trabalho (de segunda a domingo), horário incompatível com os estudos, salário, condições de trabalho (passam muito tempo em pé) e aquecimento do mercado de trabalho. O turnover elevado é, historicamente, uma característica da Gang, principalmente por se trabalhar com jovens nos seus primeiros empregos, não tendo a empresa dados sobre o

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Evandro Lubachoski (aluno, graduação, Administração, UNICENTRO), Geverson Grzeszczeszyn (Orientador DEADM/G), e-mail: geverson@ymail.com Pitanga - PR Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Atualizado em 14/10/2015 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados

Leia mais

Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Recrutamento e seleção Fernanda Maria Togeiro Fugulin RECRUTAMENTO Fase que antecede a seleção, de divulgação, em que se deverá atrair candidatos potencialmente

Leia mais

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas As pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização. ( Como é isso?) Reconhecer o mais importante aporte para as organizações: A INTELIGÊNCIA. Pessoas:

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado.

É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado. É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado. A área de Recrutamento & Seleção/RH deve dar retorno a todos os profissionais que participarem do processo

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Módulo: Seleção e Dinâmicas de Grupo Aula 1 Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas. Professora: Sonia Regina Campos

Módulo: Seleção e Dinâmicas de Grupo Aula 1 Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas. Professora: Sonia Regina Campos Módulo: Seleção e Dinâmicas de Grupo Aula 1 Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas Professora: Sonia Regina Campos Recrutamento Pontos Importantes que Antecedem R&S Planejamento junto às competências

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Descentralizada E.E. Arlindo Bittencourt Código: 091-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

CAPÍTULO I FINALIDADE

CAPÍTULO I FINALIDADE CAPÍTULO I FINALIDADE Art. 1º - O presente regulamento de recursos humanos tem por finalidade apresentar os princípios básicos de gestão de pessoas que devem orientar a área de Recursos Humanos no desempenho

Leia mais

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito Recrutamento Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 01 O Recrutamento ocorre dentro do mercado de trabalho e do mercado de Recursos Humanos; Mercado de Trabalho: O Mercado de Trabalho é o espaço

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral.

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral. Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos *Operários (1933) Tarsila do Amaral. A Função Administrativa RH É uma função administrativa compreendida por um conjunto de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 07 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 9 a 23 de Outubro de 200 Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso Sablina

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa - Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa A teoria clássica

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO APOIO CONSULTORIA 2014.1

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO APOIO CONSULTORIA 2014.1 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO APOIO CONSULTORIA 2014.1 A Apoio Consultoria, Empresa Júnior dos cursos de Administração e Gestão da Informação da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), torna público

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Gestão de Pessoas Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Gestão de Pessoas Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Gestão de Pessoas Questões Giovanna Carranza 01. Conceitualmente, recrutamento é: (A) Um conjunto de técnicas e procedimentos

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS THALLES HENRIQUE RIBEIRO DE CASTRO RECRUTAMENTO DE PESSOAS COMO O RH PODE USAR A

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Gestão de Pessoas Conjunto de métodos, políticas,técnicas e práticas definidos com o objetivo de orientar o comportamento humano

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec Paulino Botelho Extensão E.E. Arlindo BIttencourtt Código: 091-02 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 16: RESULTADOS RELATIVOS À GESTÃO DE PESSOAS 16.1 Área de RH e sua contribuição O processo de monitoração é o que visa saber como os indivíduos executam as atribuições que

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6

P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6 P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6 9ª Edição Introdução É com grande satisfação que o Grupo Protege inicia a 9ª edição do Programa Trainee, visando contratar, desenvolver e reter jovens com potencial

Leia mais

TÍTULO: PROVISÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DO GRUPO PASTOFORT

TÍTULO: PROVISÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DO GRUPO PASTOFORT TÍTULO: PROVISÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DO GRUPO PASTOFORT CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Sistema Gestão de Gente

Sistema Gestão de Gente Sistema Gestão de Gente Uma organização moderna requer ferramentas de gestão modernas, que incorpore as melhores práticas de mercado em gestão de recursos humanos, que seja fácil de usar e que permita

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

CARGOS E SALÁRIOS APRESENTAÇÃO. 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização;

CARGOS E SALÁRIOS APRESENTAÇÃO. 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização; APRESENTAÇÃO CARGOS E SALÁRIOS Diel Junior E-1/2: dielprof@gmail.com Fone: 8402 4184 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização; 2. Especialista em Gestão e Consultoria

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: INSTRUTORIA INTERNA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 463, de 10/09/2012 VIGÊNCIA: 10/09/2012 NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 01/07 ÍNDICE 1. FINALIDADE...

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Ana Claudia M. dos SANTOS 1 Edson Leite Lopes GIMENEZ 2

Ana Claudia M. dos SANTOS 1 Edson Leite Lopes GIMENEZ 2 O desempenho do processo de recrutamento e seleção e o papel da empresa neste acompanhamento: Um estudo de caso na Empresa Ober S/A Indústria E Comercio Ana Claudia M. dos SANTOS 1 Edson Leite Lopes GIMENEZ

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987. Atualizado em 01Set2015 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987. Atualizado em 01Set2015 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 01Set2015 1 Implantação do RH de Resultados (RHR ) Solução Completa Metodologia

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS STM ANALISTA/2010 ( C ) Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes. Lei 5.707/2006

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da Diretoria após o Gestor

Leia mais

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Recrutamento e Seleção de Pessoal Gestão de RH Prof. Roberto Huck Recrutamento e Seleção de Pessoal Roteiro da Teleaula 1.Conceito de Recrutamento; 2. As Fases do Recrutamento; 3.Avaliação do Processo de Recrutamento; 4.Conceito de Seleção;

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: CST em Gestão em Recursos Humanos MISSÃO DO CURSO A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da ESTÁCIO EUROPAN consiste em formar

Leia mais

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U Pantone 294 U C 95 R 10 M 70 G 50 HEX 0A3278 Sob uma forte demanda de assumir um papel mais estratégico dentro da organização, pesquisa exclusiva realizada pela Efix revela quais são as principais preocupações

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS. Empresa XPTO 1

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS. Empresa XPTO 1 Empresa XPTO 1 Desenvolvimento de Sistema Integrado de Informação para a área de Recrutamento e Seleção - Recursos Humanos Empresa XPTO Alunos: -------- -------- -------- -------- -------- Descrição da

Leia mais

15ª Edição 2014 Exercício 2013

15ª Edição 2014 Exercício 2013 Pesquisa de Indicadores de Gestão de Pessoas Apresentação 15ª EDIÇÃO REFERENTE A DADOS DE DEZEMBRO/2013 Primeira vez que a pesquisa é realizada com a Universidade Metodista, por meio do Grupo de Estudos

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais