Eventos - Palestras - Mostras - Exposições - Projeto 12:30

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eventos - Palestras - Mostras - Exposições - Projeto 12:30"

Transcrição

1 O objetivo deste guia é orientar os servidores da Diretoria Geral de Comunicação (DGC) da UFSC sobre os procedimentos editoriais e de edição adotados no site oficial da Universidade. Diariamente os textos produzidos sobre a Universidade são publicados no portal e em informativos institucionais, e enviados aos meios de comunicação. Por isso a preocupação com a forma que esses produtos vêm sendo apresentados à sociedade. Categorias do site: Notícias, Eventos e Avisos. Exemplos: Notícias - Cursos da UFSC avaliados pelo MEC Eventos - Palestras - Mostras - Exposições - Projeto 12:30 Avisos - Desligamento de luz - Assembleias de entidades - Comunicados diversos O que publicar no site? Principal critério: Ter relação com a UFSC. Na Política Editorial (2012) consta: matérias envolvendo a UFSC, partindo-se de fontes institucionais ou externas; eventos educativos, culturais e científicos promovidos, apoiados ou que tenham participação da UFSC, tais como congressos, seminários, mesas-redondas, oficinas, palestras, jornadas, fóruns, bancas de graduação e pós-graduação; matérias de organizações e publicações afins sobre temas de interesse institucional, oriundas dos governos Federal e Estadual, MEC, MCTI, Andifes, Capes, CNPq, SBPC, Fapesc etc; ofertas de bolsas, premiações e fontes de financiamento na área de educação e pesquisa; participação de membros da UFSC em eventos externos como palestrantes e expositores, evitando divulgar a participação somente como ouvintes. As matérias devem ser analisadas, adaptadas e corrigidas antes de serem publicadas no site, respeitando as seguintes regras:

2 Título: Títulos curtos Dar preferência para títulos de, no máximo, duas linhas. Evitar a repetição de palavras, uso de artigos, vírgulas e pontuação. Evitar siglas nos títulos, pois dificulta o entendimento. Sigla em título, somente se for consagrada. Ex: EMBRAPII credencia POLO para desenvolver projetos de inovação (evitar) MEC libera recursos para IFEs (correto, pois são siglas consagradas) Para siglas, seguir a seguinte regra, que também será abordada na parte de texto Até três letras: caixa alta. Ex: CCB, CED. Acima de quatro letras: caixa alta e baixa, quando se pronuncia a sigla. Ex: Prograd, em vez de PROGRAD. Exceções se aplicam quando a própria sigla da unidade tem grafia própria. Ex: MArquE Em eventos periódicos, no início dos títulos usar: Agenda Cultural, Institucional, Vestibular 2014, Sepex 2014 e outros. Ex: Vestibular 2014: UFSC divulga sexta chamada de calouros Nos títulos, utilizar aspa simples ( ). Ex: Palestra sobre mestres da narrativa brasileira debate 'A república dos bugres' Texto: Evitar o uso de palavras em caixa alta e em negrito, somente em casos específicos para dar destaque. Utilizar linguagem de fácil compreensão, respeitando o padrão formal da língua. Evitar termos rebuscados, coloquiais ou que tenham conotação preconceituosa ou discriminatória. Evitar advérbios e adjetivos. Para situar o acontecimento no tempo, evitar o uso de hoje, ontem, amanhã. Escrever O seminário começa nesta sexta-feira, 2 de janeiro, e não O seminário começa hoje, ou O seminário começou nesse domingo, e não O seminário começou no domingo passado. Itálico: deve ser usado para realçar os nomes das obras de arte ou de publicações, sejam elas livros, revistas, jornais. O itálico também serve para os estrangeirismos, neologismos ou quaisquer palavras que soem estranhas ao contexto. Acontecer: utilizar este verbo para algo inesperado, imprevisto, não planejado. Usar ocorrer, realizar, promover. Ex: O simpósio ocorreu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

3 Nome e sobrenome: grafar corretamente e por completo os nomes das pessoas envolvidas na matéria. Ao citar pela primeira vez, utilizar o nome completo. Na segunda vez, se for mulher, identificar pelo primeiro nome; se for homem, pelo sobrenome. Neste último, se houver Filho ou Júnior, incluí-los na citação e não abreviar Jr.. Mais informações: no final da matéria, antes dos créditos, colocar Mais informações: site, telefone e . Não utilizar Maiores informações ou Melhores informações. Se o site tiver um link extenso: Ex: Associá-lo à palavra site. Ex: Mais informações no site do Senado. Se o link for enxuto e institucional, deixá-lo na forma convencional. Ex: Mais informações: Leia mais: no final da matéria, após Mais informações, colocar Leia mais com matérias e links associados ao tema. Lattes: no caso de matérias que tratam de pesquisas dos programas de pós-graduação da UFSC, citar o orientador e incluir o currículo lattes de alunos e professores citados no texto, que pode ser obtido no site do CNPq. Legenda: legenda e texto-legenda não têm ponto final. Continue a leitura: separar o texto ao final do lead, para que depois de publicado no site apareça o Continue a leitura. Sigla: Citar, primeiramente, o nome por extenso da instituição, órgão, setor e depois a sigla, sempre entre parênteses. Ex: Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) Até três letras: caixa alta. Ex: CCB, CED Acima de quatro letras: caixa alta e baixa, quando se pronuncia a sigla. Ex: Prograd, em vez de PROGRAD. Exceções se aplicam quando a própria sigla da unidade tem grafia própria. Ex: MArquE Sigla em título, somente se for consagrada. Grafia: Telefone Incluir código local (48). Separar os primeiros quatro dígitos. Ao informar mais de um ramal, manter o prefixo. Ex: (48) , Horário 4h30min e 4h30 10h e não 10 horas, neste último caso somente em final de frase. Atenção: o símbolo de hora é h, o de minuto é min. Não se deve usar 7:00, 10:00h ou 21hs. Ex: A aula começa às 19h. A reunião inicia às 14h30min.

4 Reitoria Tanto o prédio como quando se referir à Administração Central são em caixa alta Administração Central Caixa alta Cargo Caixa baixa. Ex: reitora, pró-reitor adjunto de Administração, secretário Gabinete da Reitoria Caixa alta Cargo temporário Uso obrigatório em caso de substituição temporária do titular. Ex: reitora em exercício, próreitor em exercício Universidade Usar em caixa alta quando se refere à UFSC. A palavra instituição sempre em caixa baixa. Ex: Universidade, instituição Campus Campus (singular) e campi (plural) não usar em itálico, pois estão incorporadas ao dicionário da língua portuguesa. O mesmo ocorre para , site, on-line, feedback, workshop, hardware e software, entre outras. No caso da UFSC usar da seguinte forma: - Campus Florianópolis; Campus Curitibanos. Prof. Dr. Usar apenas professor Número Números cardinais até 10 escrever por extenso, inclusive o dez, além de cem e mil, sejam cardinais ou ordinais. A partir do 11, escrever o número. Evitar, quando não for obrigatório, o uso de algarismos romanos, principalmente no título da matéria. Dia e mês Escrever o dia com numeral cardinal, exceto o dia 1º, com ordinal. O mês em caixa baixa. Ex: 1º de outubro, 25 de março Local Escrever com caixa baixa. Ex: rua Jerônimo Dias, sala 103, bloco B, auditório Garapuvu Nome científico Escrever em itálico. Ex: Homo sapiens

5 Nota de serviço: Quando se tratar de eventos, publicar nota de serviço no final do texto, no seguinte formato: Serviço: O quê: Quando: Onde: Quanto: Mais informações: (site, telefone e ) Nota de falecimento: Usar o texto padrão: Título - Nota de pesar: falece servidor/estudante (nome) Texto - A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do servidor/estudante (nome) com as informações do enterro e velório. Se for homenagem não usar como nota de falecimento. Crédito e assinatura: Devem-se assinar as matérias produzidas com originalidade do redator ou editor. A assinatura aparece no final da matéria, depois do item Mais informações, no seguinte formato: João dos Passos/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC joaodospassos@ufsc.br ou Fonte: José da Silva/Jornal do Sul Foto: As fotos internas estão disponíveis na pasta compartilhada fot01, fotododia2014. As pastas estão divididas por setores, com a identificação do assunto, nome do fotógrafo e data. Quando for uma única foto o crédito deve aparecer após a legenda. A partir de duas, o crédito vem no final do texto, conforme segue: Fotos: João dos Passos/Agecom/DGC/UFSC joaodospassos@ufsc.br Nas fotos externas atribuir o devido crédito a fim de resguardar os direitos autorais. Sem identificação do fotógrafo, o crédito virá como Divulgação. Caso seja copiada de algum lugar, virá como Reprodução. UFSC na mídia: Matérias que envolvem a UFSC veiculadas em outros meios de comunicação. Usar no título UFSC na mídia: título original da matéria. A matéria texto e foto deve ser colocada na íntegra e, no final, a fonte com o link para o endereço eletrônico que foi retirado, e a data da

6 matéria. Ex: Fonte: Diário Catarinense, de 22 de março de 2014 Vídeo da TV UFSC: Para incluir vídeos produzidos pela TV UFSC ou outros programas fazer a referência no texto para atribuir o devido crédito. Ex: Assista à reportagem da TV UFSC. O atendimento aos veículos de comunicação de Santa Catarina e de outros estados é atividade fundamental da Agecom. Diariamente, a equipe indica especialistas em diversos temas. Para agilizar esta demanda, a Agecom possui uma lista de professores disponível em seu site, menu Contatos, Acesso, senha (a ser informada). O repasse de fontes deve ser registrado na planilha Atendimento aos veículos de comunicação 2015 que se encontra na pasta compartilhada fot01 Documentos da Redação. É importante observar que a Agecom somente indica as fontes, não produz as matérias para os veículos de comunicação, nem faz a intermediação entre fonte e repórter. Cabe ao solicitante agendar entrevistas, enviar perguntas, enfim, apurar os dados e redigir a matéria, no tempo estipulado pelo veículo em que trabalha.

7 No site noticias.ufsc.br, no canto superior direito, clicar em Área restrita: Na página de autenticação, inserir o IdUFSC e a senha. Clicar em Entrar. Adicionar Novo Post Em Meus Sites, selecionar Notícias da UFSC. Clicar em Adicionar Novo.

8 Inserir as Categorias: (menu à direita) As Categorias servem para classificar o tipo de post do site. O usuário pode escolher uma informação pela categoria e assim abrir de forma agrupada as páginas do site. As outras páginas continuam sendo achadas pela busca e em outras categorias. Aba Todas as Categorias: Selecionar Destaque/escolher se entra em Notícias, Eventos ou Avisos (categorias do site da UFSC)/ e dependendo do assunto, Estudante, Comunidade, Professor, STAE, Jornalismo Científico, entre outras. Inserir as Tags: (menu à direita) É fundamental que se cadastre as Tags ou palavraschave dentro de cada post. Elas servem para identificar a página e localizá-la facilmente pela busca dentro do site. Incluir no mínimo três palavras-chave relacionadas ao tema. Incluir o centro ou órgão (Reitoria, Setic, CCB, CCE, CTC etc).

9 Texto: Ao copiar e colar o texto no WordPress verificar o tipo de formatação, se está em Parágrafo. Dividir o texto com a Tag Mais para que apareça continue a leitura (ver modelos). Fazer a divisão após o lead. Foto e imagem: Clicar no botão Adicionar Mídia - Inserir as fotos da matéria que se encontram na pasta compartilhada fot01, fotododia2014, com a legenda e o devido crédito. - Para editar a foto, copiar para o computador local. - Imagem de destaque: editar para o tamanho pixels de largura por 242 de altura. Título: Se alterar o título da matéria após publicada, é necessário editar o Link Permanente. O link permanente é a URL de cada postagem, que deve ser fixa, permanente, ou seja não pode mudar.

10 Clicar em Editar e preencher o espaço com o novo título. Ex: regulamentacao-do-estagio-ufsc-participa-de-painel-em-seminario-estadual As palavras devem ser separadas com (-), todas minúsculas, sem acento e sem pontuação. Clicar em OK. Vídeo: Para incorporar o vídeo na notícia: - Copiar o link no YouTube (botão Compartilhar) - Colar o link do vídeo Não é possível ver o vídeo no rascunho, somente depois de publicado no site. Produção: Rosiani Bion de Almeida e Claudio Borrelli

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Portal da UFSC Facebook Twitter

Portal da UFSC  Facebook  Twitter Seja bem-vindo à Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criada em 1992, a Agência tem a tarefa de executar e implementar a Política Pública de Comunicação vigente

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 07 a 08 de dezembro de 2014 São Paulo - SP DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente,

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Apresentação Figura 01:

Apresentação Figura 01: Apresentação O Sistema Online de Iniciação Científica da Universidade do Estado foi desenvolvido pela Pró- Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) com a finalidade de agilizar o processo de

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Pressupostos introdutórios 3 Descrição da tarefa 4 Autenticação/Login 4 Página de entrada 4 Criar um novo evento 5 Colocar um evento em destaque

Leia mais

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante)

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) 1. Introdução I 2. Primeiros passos I 3. Unidade Curricular I 4. Recursos e atividades O e-campus do ISPA - Instituto

Leia mais

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários Manual SAGe v 1.0 Cadastro de Usuários Introdução O Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é um sistema informatizado da FAPESP que permite ao pesquisador acesso on-line, provido pela Internet, utilizado para

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO SITE DA ESCOLA: 1. O site da escola está composto de 3 espaços. Conteúdo, Notícias e Destaques...

ADMINISTRAÇÃO DO SITE DA ESCOLA: 1. O site da escola está composto de 3 espaços. Conteúdo, Notícias e Destaques... Este tutorial foi criado com o intuito de orientar quanto a inserção de informações na página eletrônica (site) da escola publicada no Portal Educação e irá possibilitar a divulgação permanente de informações

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Pierre Correa Martin 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC NÚCLEO

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Sandro da Silva Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO IX CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO IX CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO IX CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC O IX Congresso de Direito da UFSC, que acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de abril de 2014, realizará uma mostra de pesquisa na tarde do

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá 1. Tela de Acesso (Login) RE = seu RE Senha = CPF sem pontos e traço (para o primeiro acesso). Observação: Você pode trocar a

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Sistema de Helpdesk. Acessar o Sistema. Tela de Logon do Sistema

Sistema de Helpdesk. Acessar o Sistema. Tela de Logon do Sistema Sistema de Helpdesk O sistema de Helpdesk é voltado para o gerenciamento de chamados de suporte ao usuário, permite abertura, consultar, encaminhamento, encerramento das ocorrências. O sistema gerência

Leia mais

I SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP PSICANÁLISE: CLÍNICA E CULTURA.

I SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP PSICANÁLISE: CLÍNICA E CULTURA. I SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP PSICANÁLISE: CLÍNICA E CULTURA. I. PROPOSTA: Em observância aos princípios e finalidades da Universidade Federal do Pará, descritas no artigo 2 do seu Regimento Geral,

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS EM FISIOTERAPIA Comissão Científica Prof. Dra. Evelise Moraes Berlezi

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

CRIANDO UMA CONTA POSTANDO UMA MATÉRIA POSTANDO UM VÍDEO POSTANDO UMA GALERIA DE FOTOS

CRIANDO UMA CONTA POSTANDO UMA MATÉRIA POSTANDO UM VÍDEO POSTANDO UMA GALERIA DE FOTOS CRIANDO UMA CONTA POSTANDO UMA MATÉRIA POSTANDO UM VÍDEO POSTANDO UMA GALERIA DE FOTOS 1 CRIANDO UMA CONTA 1- Criar conta: Para postar notícias, vídeos ou fotos, você primeiro precisa ter uma conta. Para

Leia mais

GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL

GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Requisitos...3 3. Configurações...3 Página 2 de 11 1. Objetivo Este guia tem como objetivo orientar sobre como realizar a configuração

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste Como incluir conteúdo na

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA Chamada de Trabalhos para as

Leia mais

GESTA - UFMG observatório de conflitos ambientais do estado de minas gerais

GESTA - UFMG observatório de conflitos ambientais do estado de minas gerais GESTA - UFMG observatório de conflitos ambientais do estado de minas gerais guia de administração do site -1 - INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA EQUIPE TÉCNICA COORDENADOR DO PROJETO Jean Charles Sousa (GeoHorizonte)

Leia mais

Tutorial Baú de Ideias

Tutorial Baú de Ideias BAÚ DE IDEIAS O Baú de Ideias é uma ferramenta on-line (ativa apenas quando existe conexão com a Internet), na qual professores e alunos podem criar, divulgar e consultar atividades e projetos. No Baú

Leia mais

Conteúdo. 1 - Procedimentos de Acesso... 3. 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4. 3 - Cadastro de áreas do sítio...

Conteúdo. 1 - Procedimentos de Acesso... 3. 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4. 3 - Cadastro de áreas do sítio... Conteúdo 1 - Procedimentos de Acesso.... 3 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4 3 - Cadastro de áreas do sítio.... 8 3.1 - Conteúdo simples com anexo... 9 3.2 - Página estática...

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG O Sistema de Acadêmico

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVO... 4 ACESSO DO ALUNO... 4 SAV (SALA DE AULA VIRTUAL)... 5 CURSOS DISPONÍVEIS... 6 MEUS CURSOS... 8 TUTORIA... 13 WEBMEETING... 15 MENSAGENS...

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET Ministério do Esporte SUMÁRIO 1.0 - Módulo Administração... 1 2.0 Banner randômico... 2 2.1 Adicionar novo slide... 2 2.2 Excluir slide... 6 3.0 Artigos... 7 3.1 Adicionar

Leia mais

TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE

TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE WWW.BANDAX10.COM.BR O COMANDE É um sistema de Gerência de conteúdo bem simples e produzido com toda praticidade para que o cliente possa ter total facilidade em publicar

Leia mais

2. O QUE É O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EM PARCERIA COM O FUNTTEL

2. O QUE É O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EM PARCERIA COM O FUNTTEL CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2015 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS DETALHAMENTO GERAL 1.

Leia mais

EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT

EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT II SEREX-CO: Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste: Universidade, Desenvolvimento e Inclusão Social II Fórum de Extensão da UNEMAT I Simpósio de Ensino-Pesquisa-Extensão:

Leia mais

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES Profa. Viviane Maia Barreto de Oliveira 1. O que é Currículo Lattes? O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 Abre inscrições para recebimento de requerimento para credenciamento de docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Direito. A UNIVERSIDADE DO

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1 1 Sumário BAÚ DE IDEIAS... 2 Criar atividades... 4 Inserindo Imagem... 6 Inserindo Vídeo... 10 Inserindo Animações e Atividades interativas... 12 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas... 17 Salvando

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br Cadastros no Portal Positivo www.portalpositivo.com.br O cadastro de novos alunos e professores e/ou a revalidação de cadastrados realizados em anos anteriores pode ser feita de duas formas: 1. O Administrador

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Documentação do Wordpress - Nova Escola

Documentação do Wordpress - Nova Escola Documentação do Wordpress - Nova Escola Outubro 2012 Página Inicial 2 Menu 3 Área do Aluno 6 Sistema Administrativo 7 Glossário 11 Anexos 17 Página 1 PÁGINA INICIAL Flash TV Educação Infantil Ensino Fundamental

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Diretoria Comercial Corporativa Página 2 de 14 Sumário 1 Introdução... 4 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 5 3 Gerenciando clientes... 8 4 Serviços...

Leia mais

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 Sistemas Recursos Humanos da USP na Internet SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 CARTÃO USP GERENCIAMENTO PELA ÁREA DE PESSOAL... 23 Como listar solicitações

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Normas para envio de resumos ao II Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva FCAV UNESP Jaboticabal Novembro de 2015

Normas para envio de resumos ao II Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva FCAV UNESP Jaboticabal Novembro de 2015 Normas para envio de resumos ao II Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Preventiva FCAV UNESP Jaboticabal Novembro de 2015 Os trabalhos submetidos devem ser originais, oriundos de observações

Leia mais

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA . CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA Quando um novo Programa de Pós-Graduação é criado no CAPG é necessário o preenchimento inicial de várias informações, criando-se assim um banco de dados com

Leia mais

Processo Seletivo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Processo Seletivo Universidade Federal do Triângulo Mineiro Processo Seletivo Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica PMPIT Editais Os editais estão disponíveis

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições,

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº101/UNOESC-R/2014. Disciplina e organiza as ações do Marketing Institucional da Unoesc. O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, professor Aristides Cimadon, no uso de suas

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015.

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) é um portal operacional e de gestão do

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL PROJETO DE PESQUISA ELABORAÇÃO MONOGRAFIA DE CITAÇÕES REFERÊNCIAS NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA DO DOCUMENTO 1 Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE Página 1 de 5 Apresentação A V I I Jornada de Iniciação Científica tem como objetivo divulgar os resultados das pesquisas realizadas por alunos de graduação dos diversos cursos na área de Saúde do Estado.

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI

CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI DETALHAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional de

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

AVISO PÚBLICO Nº 05/UNOESC-R/2015

AVISO PÚBLICO Nº 05/UNOESC-R/2015 AVISO PÚBLICO Nº 05/UNOESC-R/2015 Abre inscrições para requerimento de credenciamento de docente permanente no Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Administração. A UNIVERSIDADE DO OESTE

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais