EDITAL N 58 de 07 de novembro de 2013.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL N 58 de 07 de novembro de 2013."

Transcrição

1 EDITAL N 58 de 07 de novembro de A Direção Geral do campus Campos Centro IF Fluminense, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da de Assuntos Estudantis, estão abertas inscrições para BOLSA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, para os estudantes regularmente matriculados neste campus, para preenchimento das vagas disponíveis no presente edital, observando os critérios em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES, fundamentado pelo Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, combinado com as Referências Básicas para os Programas de Assistência Estudantil do IFF (2012) conforme Portaria nº 486 de 25/04/2012. BOLSA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 1. OBJETIVOS E FINALIDADES 1.1. O objetivo deste projeto é proporcionar ao aluno, a oportunidade de manter atualizados os conhecimentos adquiridos no curso, e possibilitar a integração social do estudante, seu aperfeiçoamento técnico-científico e do aprimoramento do seu relacionamento humano, bem como contribuir para o desenvolvimento tecnológico por meio de: a) Apoio aos professores da sua área de formação para atualizar laboratórios por meio da adequação e/ou montagem de equipamentos, elaboração de kits didáticos e protocolos de análises para atividades práticas e utilização de novas tecnologias. b) Desenvolvimento de material de apoio para atividades de ensino, especialmente na modalidade a distância e para portadores de necessidades educativas especiais. c) Participação em atividades e projetos da Instituição condizentes com a sua formação. 2. DOS CANDIDATOS 2.1. Poderão ser candidatos à bolsa de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico: a) Estudantes que estejam regularmente matriculados nos Cursos Superiores, nos Cursos Técnicos e no Ensino Médio do campus Campos-Centro, conforme item 3 - Oferta de Vagas. b) Estudantes que não apresentem dependência em componente curricular necessário ao desempenho das atividades específicas da área a que concorre na bolsa. c) Estudantes que possuam disponibilidade real de horário, conforme necessidade do campus Campos-Centro e mais especificamente da Coordenação responsável. d) Estudantes que não possuam vínculo empregatício de qualquer natureza, estejam estagiando e/ou sejam beneficiários de outro tipo de bolsa do IFF campus Campos-Centro, excluindo as Bolsas do Programa Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e as do Programa Moradia/Transporte/Alimentação ou de qualquer outra Instituição.

2 NÃO poderão participar os estudantes que estiverem nas seguintes situações: a) Cursos superiores: Alunos que estejam cursando apenas a monografia e/ou alunos que estejam cursando até duas dependências. b) Cursos técnicos: Alunos que estejam matriculados apenas em Seminário Profissional e/ou alunos que estejam cursando apenas dependência. c) Ensino Médio: Alunos que estejam cursando apenas dependência. d) Alunos de qualquer curso ou modalidade de ensino que tenham ultrapassado dois semestres do tempo regulamentar do curso em que estiver matriculado para se diplomar. e) Alunos que estejam em estágio remunerado dentro ou fora do IFF campus Campos-Centro. 3. DA OFERTA DE VAGAS 3.1. As 179 vagas ofertadas neste Edital, por Coordenação e Área de atuação, estão distribuídas conforme descrito no Quadro de Vagas (ANEXO I) 4. CRITÉRIOS DE PREENCHIMENTO DAS VAGAS 4.1. Para efeito de preenchimento das vagas, serão considerados os seguintes critérios: A entrevista dos estudantes com as respectivas Coordenações e/ou s para analisar o perfil dos candidatos participantes e a disponibilidade para o atendimento aos horários da bolsa, tendo como ponto de referência a especificidade da atuação O coeficiente de rendimento escolar obtido pelos alunos no semestre anterior ao atual, entendendo-se como coeficiente de rendimento escolar, a média global das disciplinas cursadas no semestre anterior. OBS: Na entrevista o aluno deverá apresentar o boletim/ impresso onde consta o CR do semestre letivo anterior. 5. INSCRIÇÕES 5.1. A inscrição deverá ser realizada pelo próprio candidato mediante o preenchimento de formulário eletrônico, a saber: Local: Micródromo 02 (sala em frente a coordenação de Apoio ao Estudante) Período: 11 a 19 de novembro de 2013 (10h às 20h) 6. DO PROCESSO SELETIVO 6.1. O processo seletivo será realizado pelas Coordenações e/ou s envolvidas, conforme cronograma e horário estabelecidos pelas respectivas áreas.

3 O cronograma das entrevistas será divulgado nos endereços eletrônicos e no quadro de avisos da de Assuntos Estudantis, a partir do dia 25 de novembro de O candidato que não comparecer no dia e horário determinados para a entrevista estará automaticamente eliminado O candidato poderá se inscrever em até 2 (duas) vagas dentre as especificadas no quadro de vagas constante no Anexo I deste Edital O candidato que se inscrever em mais de duas vagas, terá cancelada a inscrição que possuir o maior número de candidatos inscritos Os candidatos serão classificados de acordo com o número de vagas previstas para a área de atuação, considerando-se as etapas de seleção realizada por cada responsável Em caso de empate, terão prioridade os seguintes critérios, seguindo a ordem abaixo: I - Experiência anterior como bolsista do IF Fluminense; II - Matrícula no módulo e/ou período mais avançados; III - Maior idade em anos, meses e dias As entrevistas serão realizadas no período de 26/11/2013 a 02/12/2013, conforme cronograma e horário estabelecidos pelas respectivas coordenações/diretorias. 7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 7.1. A relação dos selecionados será divulgada no quadro de avisos da de Assuntos Estudantis e pelos endereços eletrônicos, no dia 04 de dezembro de DA CONCESSÃO DAS BOLSAS 8.1 O aluno selecionado deverá assinar junto a de Assuntos Estudantis do campus Campos Centro, o Termo de Compromisso de Adesão ao Programa de Assistência Estudantil, confirmando seu conhecimento sobre as normas e critérios que regem o mesmo, nos dias 05 e 06 de dezembro de Na data de assinatura do Termo de Compromisso, o aluno deverá fornecer CONTA CORRENTE BANCÁRIA EM SEU NOME para efetivar a concessão do pagamento. 8.3 A concessão de bolsas não é cumulativa. Entretanto, não se incluem nesta questão as bolsas do Programa Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e as do Programa Moradia/Transporte/Alimentação. Portanto, os estudantes que fizerem jus a esses dois Programas citados têm direito a concorrer concomitantemente a qualquer outra modalidade de Bolsa. 9. DURAÇÃO E VALOR DA BOLSA DE APOIO E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 9.1. O valor mensal da bolsa de apoio e de desenvolvimento tecnológico será de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) para a carga horária de 20h.

4 O prazo de validade da bolsa será de 12 (doze) meses, podendo este prazo ser reduzido, ou prorrogado por igual período, levando-se em conta os aspectos pertinentes às atividades propostas pelas áreas, tais como as relações interpessoais, a assiduidade e pontualidade e o bom desempenho do bolsista Ao final de cada semestre letivo, o bolsista deverá elaborar um relatório síntese das atividades desempenhadas, onde conste também a assinatura do servidor orientador. 10. INTERRUPÇÃO DA BOLSA Havendo interrupção por desistência do bolsista, este deverá encaminhar carta à sua, especificando o motivo. Para nova convocação, deverá ser observada a ordem de classificação inicial do resultado do presente edital e o novo convocado deverá cumprir o período restante da bolsa, conforme edital. 11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação e s envolvidas, com o apoio da Direção Geral do campus Campos Centro. BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 1. OBJETIVO: Oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais, apoio financeiro para sua permanência no campus Campos Centro, visando a conclusão do curso em que está matriculado e sua futura inserção no mundo do trabalho. 2. NÚMERO DE BOLSAS: Serão concedidas 07 bolsas para alunos com necessidades educacionais especiais. 3. VALOR DA BOLSA: O aluno com necessidades educacionais específicas receberá mensalmente o valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). 4. CANDIDATOS À BOLSA: 4.1. Para participar desta modalidade de bolsa, o aluno deverá: a) Estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos do campus Campos-Centro do IFF. b) Comprovar a condição de aluno com necessidades educacionais especiais, mediante apresentação de laudo médico A não comprovação implicará na eliminação do candidato, que não participará das etapas finais de seleção, previstas neste Edital.

5 O aluno participante do Programa Bolsa Educação a Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais poderá participar de outro Programa de Bolsa do campus Campos-Centro, concomitantemente. 5. INSCRIÇÃO: Local: NAPNEE Período: 11 a 19 de novembro de 2013 Horário: 8h às 11h e 13h às 20h 6. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 6.1. No momento da entrevista o aluno deverá: a) Apresentar laudo médico (com data atual). b) Responder questionário Socioeconômico. c) Entregar a documentação prevista no ANEXO II. 7. PERÍODO DA BOLSA 7.1. As Bolsas- Educação a Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais serão concedidas a cada semestre letivo, podendo ser renovada por igual período até o limite máximo do tempo regular, previsto para a conclusão do curso em que está matriculado. 8. SELEÇÃO: 8.1. A seleção será realizada pela de Assuntos Estudantis./NAPNEE/CAE seguindo as seguintes etapas e cronograma: DATA LOCAL HORÁRIO ETAPA 11 a 19/11 NAPNEE 8h ÀS 11h 13h às 20h 25 e 26/11 NAPNEE Será marcado no momento da inscrição Inscrições Ao requerer a inscrição (ANEXO III), o candidato receberá a relação dos documentos exigidos para serem entregues no NAPNEE, no dia da entrevista e o questionário socioeconômico que deverá vir respondido para a entrevista. Entrevista Entrega da Documentação 27/11 NAPNEE Análise dos Laudos (Os laudos apresentados serão analisados com base na legislação vigente.) CAE Análise Socioeconômica 02/12 CAE Resultado

6 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: a) Apresentar necessidades educacionais especiais, comprovada por laudo médico. b) A classificação será feita com base na análise socioeconômica. 9. CRITÉRIOS PARA MANUTENÇÃO DA BOLSA SOB PENA DE ENCERRAR A MESMA: 9.1. A concessão da Bolsa Educação a Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais será mantida, observando-se os seguintes requisitos: a) Frequência às atividades acadêmicas: igual ou superior a 75% da carga horária prevista para o curso em que está matriculado Para renovação da bolsa o aluno deverá apresentar CR igual ou superior a 6,0 (seis). 10. CANCELAMENTO DA BOLSA: A Bolsa Educação a Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais será cancelada a qualquer tempo, desde que comprovado o não cumprimento, por parte do aluno bolsista dos requisitos descritos no item anterior, após avaliação da de Assuntos Estudantis/NAPNEE/CAE. 11. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: A divulgação do resultado será no dia 02 de novembro de 2013, pela de Assuntos Estudantis/CAE Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do campus Campos Centro em conjunto com a de Assuntos Estudantis/ CAE/ NAPNEE. Campos dos Goytacazes, 07 de novembro de Jefferson Manhães de Azevedo Diretor Geral campus Campos Centro

7 7 ANEXO I QUADRO DE VAGAS BOLSA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DIREÇÃO GERAL VAGAS / TURNO Chefia de Gabinete - Estar matriculado em Curso de Graduação (Tecnologia, Bacharelado ou Licenciatura), a parir do 2 período, ou - Estar matriculado em curso Técnico presencial, a partir do Módulo II. - Ter domínio de informática básica (windows, word, excel e internet). 0 8h às 12h 0 10h às 14h 0 13h às 17h 0 14h às 18h Assessoria Acadêmica Ter disponibilidade para o turno diurno, matriculado nos cursos técnicos presenciais ou graduação. 0 Assessoria de Gestão de Pessoas Estar matriculado nos cursos presenciais da área de informática, com disponibilidade na parte da manhã. 0 Comunicação Programador Web, com matrícula ativa no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. 0 Coordenação da EJA Estar matriculado no curso de Licenciatura em Geografia para atuar no período da tarde e noite 0 15h às 19h Coordenação da EAD Estar matriculado no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ou no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a partir do 2 período. 0 manhã 0 tarde Reciclagem - Estar matriculado no Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do 2 período. Curadoria Educativa Eventos de Arte e Cultura - Estar matriculado no Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do 2º período - Estar matriculado na Licenciatura de Geografia, a partir do 2º período. - Ter conhecimento das ferramentas de Design (Corel Draw, Illustrator). - Ser aluno do curso Técnico em Eventos na modalidade EAD. (noite)

8 8 Ter formação completa no Ensino Médio, cursando o Técnico presencial ou curso de Graduação, com mais de 18 anos e/ou ser aluno do curso Técnico em Eventos na modalidade EAD. Arte e Cultura Produção Cultural Ter formação completa no Ensino Médio, cursando o Técnico presencial ou curso de Graduação, com mais de 18 anos e/ou ser aluno do curso Técnico em Eventos na modalidade EAD. 03 de 20h (Manhã/Tarde) Fotografia Alunos matriculados no Ensino Médio que tenham participado da oficina de fotografia. 0 Manhã DIRETORIA DE EXTENSÃO Ações de Extensão - Atividades administrativas - Estar cursando a partir do 2º período em qualquer curso de Graduação do campus. - Ter, preferencialmente, domínio em Word, Excel e Access. 4 de 20h - Atividades administrativas - Estar cursando a partir do 2 período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação. - Ter conhecimento de Flash Programa do Laboratório Móvel de Informática-Instrutor - Estar cursando a partir do 2º período de qualquer curso de Graduação do campus. - Ter domínio em Windows, Word, Internet, Power Point, Excel e Access. 2 de 20h Programa do Laboratório Móvel de Informática Manutenção - Estar cursando a partir do Módulo II do curso Técnico presencial em Informática ou a partir do 2 período do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação. - Ter domínio de Software e Hardware. - Conhecimento de Windows e Linux. (Turno Tarde) Projeto de Inclusão Digital-Instrutor - Estar cursando a partir do 2º período em qualquer curso de Graduação do campus. - Ter domínio em Windows, Word, Internet, Power Point, Excel, Access e Linux. 6 de 20h (Manhã / Tarde / Noite) Projeto Piloto de Informática Aplicada - Estar cursando a partir do 2º período em qualquer curso de Graduação do campus.

9 9 ao Desenvolvimento do Servidor Público_Instrutor - Ter domínio em Windows, Word, Internet, Power Point, Excel, Access e Linux. Certificação - Estar cursando a partir do 2º período em qualquer curso de Graduação do campus. - Ter domínio em Word, principalmente no uso de Mala Direta. 2 de 20h Telecentro - Estar matriculado no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação, a partir do 2 período. (Noite) DiEX Mulheres Mil Alunos dos cursos de Graduação, a partir do 4 período. Com conhecimentos em informática. Agência de Oportunidades - Estar matriculado no Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, a partir do 5º período. 2 de 20h (manhã/tarde) PRONATEC - Estar matriculado em qualquer Curso de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia), a partir do 2º período. - Ter domínio de Informática Básica (Windows, word e internet) e Avançada (Powerpoint e Excel). 2 de 20h (manhã/tarde) DIRETORIA DE ENSINO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E BACHARELADO Coordenação CST em Sistemas de Telecomunicações Coordenação e Laboratórios da área de Telecomunicações Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, a partir do 3º período, ou alunos do curso Técnico presencial em Telecomunicações, a partir do Módulo 3, com conhecimento de informática. 02 de 20h Registro Acadêmico (cursos superiores) Estar matriculado em qualquer curso presencial e que tenha domínio em informática. 0 (14h às 18h 0 (16h às 20h)

10 Laboratório de Projeto Integrado Estar cursando Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, a partir do 4 período. 12:30 às 16:30 Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU Estar cursando Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, a partir do 4 período. 12:30 às 16:30 Laboratório de conforto ambiental Estar cursando Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, a partir do 6 período. 12:30 às 16:30 Bacharelado de Engenharia de Controle e Automação Laboratório de Controle Avançado Laboratório de Robótica 7 ao 10 período. Engenharia de Controle e Automação, a partir do 8 período. Planta Piloto PD3 5 ao 10 período. Laboratório de Acionamentos Hidráulicos 8 ao 10 período. CLP e Transdutores 7 ao 10 período. Protocolo de Redes Industriais 8 ao 10 período. Microcontroladores 6 ao 10 período. Sistemas Pneumáticos 8 ao 10 período. Processadores de Sinais Engenharia de Controle e Automação, em qualquer período. Laboratório de Simulação B 04 9 ao 10 período.

11 Laboratório de Supervisores e Transdutores 7 ao 10 período. Laboratório de Controle 9 ao 10 período. Princípios de Algoritmo e Programação 2 ao 10 período. de Ensino Superior dos Cursos de Bacharelado e Tecnologia Estar matriculado em qualquer curso superior a partir do 3º período com conhecimento em informática. 0 (noite) Cursos Superiores de Informática Auxílio no desenvolvimento de sistema de controle de avaliações de desempenho e controle de documentos de atividades complementares Estar matriculado em qualquer curso de Graduação com conhecimento em desenvolvimento nas linguagens mysql, ruby, rails e linux. 02 de 20h 14h às 18h Informática Renapi Estar cursando qualquer curso de Graduação, com conhecimento em excell, criação de páginas, sistema de gestão e moodle. 02 de 20h 14h às 18h Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Lexdesign DIRETORIA DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico com bom domínio de illustrator, corel draw e Indesign para atuar com design corporativo do Ensino Superior das Licenciaturas - Estar matriculado em qualquer Licenciatura do campus Campos-Centro, a partir do 3º período. - Conhecimento em informática básica (word, excel e internet) 0 manhã 0 tarde 0 - noite Coordenação do Curso Ciências da Natureza (Licenciaturas) Atuar no laboratório de Química Apoio a Coordenação Alunos, a partir do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Alunos devem estar cursando, no mínimo, o 3º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de 20h

12 Licenciatura em Geografia Licenciatura em Letras Licenciatura em Matemática - Estar matriculado na Licenciatura em Geografia, a partir do 3º período. - Conhecimento em informática básica (word, excel e internet). Alunos matriculados em qualquer curso presencial com conhecimentos em informática. Ter facilidade de comunicação e relacionamento. A partir do 2º período da Licenciatura em Matemática com conhecimento de word, excel e informática em geral. DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 0 0 (noite) 0 0 Alunos matriculados em qualquer curso presencial com conhecimentos em informática de qualquer curso - Cursando Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações ou Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações. 0 0 de Tecnologia da Informação e Comunicação Apoio e suporte Redes e Telefonia - Ter concluído o curso Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações e cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Ter concluído o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou em Sistemas de Telecomunicações e estar cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Conhecimentos de Softwares, com bons conhecimentos em Montagem e Manutenção de Computadores. - Conhecimento em Sistemas Operacionais (Linux e Windows). - Ter facilidade de comunicação e relacionamento - Cursando Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações ou Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em 0

13 Administração de Redes Suporte e Manutenção Coordenação Adjunta de Suporte Remoto Manutenção Suporte Remoto e PTCE Sistemas de Telecomunicações. - Ter concluído o curso Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações e cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Ter concluído o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou em Sistemas de Telecomunicações e estar cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Ter conhecimento de Software, com bom conhecimento em Montagem e Manutenção de Computadores; Conhecimento em Redes de Computadores. - Ter conhecimento em Sistemas Operacionais (Linux e Windows). - Ter facilidade de comunicação e relacionamento. - Cursando Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações ou Curso Superior de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações. - Ter concluído o curso Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações e cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Ter concluído o Curso Superior de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou em Sistemas de Telecomunicações e estar cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Conhecimentos de Softwares, com bons conhecimentos em Montagem e Manutenção de Computadores. - Conhecimento em Sistemas Operacionais (Linux e Windows). - Ter facilidade de comunicação e relacionamento. - Cursando Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações ou Curso Superior de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações. - Ter concluído o curso Técnico presencial de Informática ou Telecomunicações e cursando qualquer Curso de Graduação no Redes 4 (2 de 20h Manhã) ( 2 de 20h - Tarde) Telefonia 2 (0 Manhã) (0 Tarde) 2 de 20h 2 de 20h SUPORTE REMOTO 14 (5 de 20h Manhã) (5 de 20h Tarde) (04 de 20h Noite)

14 DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS IF Fluminense. - Ter concluído o Curso Superior de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou em Sistemas de Telecomunicações e estar cursando qualquer Curso de Graduação no IF Fluminense. - Conhecimentos de Softwares, com bons conhecimentos em Montagem e Manutenção de Computadores. - Conhecimento em Sistemas Operacionais (Linux e Windows). - Ter facilidade de comunicação e relacionamento. PTCE 05 (03 de 20h Manhã) (2 de 20h Tarde) de Assuntos Estudantis Apoio ao Estudante NAPNEE (Sirley) Saúde e Nutrição Apoio e suporte Práticas acessíveis em Eletricidade e Eletrônica para estudantes com deficiência (Médico) (Nutrição) (almoxarifado da - Alunos matriculados em qualquer curso presencial com noções básicas de informática. - Ter facilidade de comunicação e relacionamento - Alunos matriculados em qualquer curso presencial com noções básicas de informática. - Ter facilidade de comunicação e relacionamento - Alunos matriculados em qualquer curso presencial com conhecimento em Eletricidade Básica e Eletrônica. Habilidade manual para construção de material didático adaptado para aluno DV, na área de Eletro-Eletrônica, estar cursando Tecnólogo/Telecomunicações. - Estar matriculado em qualquer Curso de Graduação do campus Campos-Centro, a partir do 3º período. - Ter conhecimento em informática básica, planilha, cálculo, estatística. - Estar matriculado em qualquer Curso de Graduação do campus Campos-Centro, a partir do 3º período. - Ter conhecimento em informática básica, planilha, cálculo, estatística. - Estar matriculado em qualquer Curso de Graduação do campus Campos-Centro, a partir do 3º período (manhã/tarde/noite) (noite) (noite)

15 merenda) - Ter conhecimento em informática básica, planilha, cálculo, estatística. (noite) Coordenação da Biblioteca Alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciaturas) com conhecimento básico em informática 2 de 20h 02 de 20h DIRETORIA DE APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS Eventos e Multimídia do Departamento de Apoio às Atividades Acadêmicas Coordenação e Auditórios Produção Gráfica a - Estar matriculado em Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a partir do 2º período ou no Curso Técnico presencial em Informática, a partir do módulo II, ou Curso Técnico presencial em Telecomunicações a partir do 2º período/ou Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, a partir do 2º período - Ter domínio de instalação e manutenção de sistemas operacionais e conhecimento em hardware - Alunos a partir do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, com conhecimento das ferramentas (Corel Draw, Illustrator). - Alunos a partir do 2º período dos Curso Superiores de Tecnologia Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico e Técnico presencial em informática. - Experiência na área administrativa. - Ter conhecimento informática básica 02 de 20h (7h as 11h) 02 de 20h (09h às 13h) 02 de 20h (13h às 17h) 02 de 20h (16h às 20h) 02 de 20h (18h às 22h) 0 (13h às 17h) (word, excel, powerpoint). DIRETORIA DE ENSINO DOS CURSOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, QUÍMICA, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Coordenação do Curso Técnico em Química e Atuar no laboratório de informática que atende aos Cursos Técnicos de - Ter formação em Ensino Médio, cursando Técnico presencial ou Graduação. - Alunos matriculados em cursos presenciais da área de informática que tenham conhecimento em programação, 0

16 Coordenação do Curso de Segurança do Trabalho Química e Segurança e também atende a Licenciatura em Matemática. Manutenção e orientação no uso dos computadores. Auxílio aos professores. manutenção, instalação de softwares e sistema de segurança em computadores. ( Noite) Atuar nos laboratórios de Informática da área de Arquitetura e Urbanismo/Construção Civil - Alunos a partir do 2º período da área de informática que tenham conhecimento em programação, manutenção, instalação de softwares e sistema de segurança em computadores. ( Noite) Construção Civil Atuar no Controle de Plotagem e apoio às aulas do Projeto Final - Alunos matriculados nos Cursos Técnicos presenciais da área de Construção civil, a partir do módulo III de Edificações / Estradas ou alunos matriculados em qualquer módulo de Estradas que já tenham feito Edificações. - Ter conhecimento de Informática Básica, AutoCAD e projetos da área de construção civil. Apoio às aulas dos laboratórios de resistência e solos. Acompanhamento em aula (quando possível) e nos plantões de dúvidas - Alunos matriculados nos Cursos Técnicos presenciais da área de Construção civil, a partir do módulo III de Edificações / Estradas ou alunos matriculados em qualquer módulo de Estradas que já tenham feito Edificações. - Domínio dos conteúdos ministrados nos laboratórios de resistência, solos e betumes. DIRETORIA DE ENSINO DOS CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE INDÚSTRIA (Noite) Registro Acadêmico (Médio e Técnico) - Estar matriculado em qualquer curso de Graduação ou Técnico presencial. - Estar matriculado em qualquer curso de Graduação ou Técnico presencial do campus Campos-Centro, a partir do 2º período. 03 de 20h (Manhã/Tarde/Noite) Curso Técnico de Mecânica Usinagem - Estar cursando Técnico presencial em Mecânica a partir do 2º módulo. 0

17 Metalografia Soldagem Motores Metrologia DIRETORIA DE APOIO E MANUTENÇÃO - Estar cursando Técnico presencial em Mecânica a partir do 3º módulo. - Estar cursando Técnico presencial em Mecânica a partir do 2º módulo. - Estar cursando Técnico presencial em Mecânica a partir do 3º módulo. - Estar cursando o Bacharelado de Engenharia de Controle e Automação, a partir do 3º período. 0 0 (noite) (noite) 0 0 DIRETORIA DE GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - Estar matriculado em qualquer curso presencial, com conhecimento em Informática. - Estar matriculado em qualquer curso de Graduação ou Técnico presencial do campus Campos-Centro, a partir do 2º período. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO de Pesquisa e Pós Graduação NTEAD Suporte Acadêmico Atuar no apoio aos projetos de Iniciação Científica do NTEAD - Estar cursando a partir do 2 período nos cursos de Graduação na área de Informática e 3 módulo do curso Técnico presencial em Informática - Estar matriculado no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a partir do 4º período. - Estar matriculado n Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do (08h às 12h) 13h às 18h) 0 tarde

18 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO Coordenação da Área de Ciências da Natureza e Matemática Curso Técnico em Informática Atuar nos laboratórios de física e biologia Apoio acadêmico para composição de material didático em meio digital e impresso Montagem e suporte aos laboratórios de hardware DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA 5º Período. - Estar matriculado na Licenciatura em Matemática, a partir do 3º período. - Ter conhecimento em Flash e HTML5. - Ter domínio de conteúdos matemáticos. - Ter conhecimento de design gráfico e imagens. - Os alunos devem estar cursando, no mínimo, o 3º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. - Alunos matriculados em qualquer curso presencial com conhecimentos em informática: editoração, planilhas, e apresentações eletrônicas. Disponibilidade pra trabalhar à tarde/noite. Alunos matriculados em qualquer curso presencial com conhecimentos em informática, redes de computadores, eletrônica e instalações elétricas. (Laboratório de Física) (Laboratório de Biologia) 1de 20h 01 de20h de Infraestrutura - Estar matriculado no Curso Técnico presencial de Edificações, a partir do Módulo III

19 ANEXO I I BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DAE/ CAE Apoio ao Estudante. BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOCUMENTAÇÃO: 1. Questionário Socioeconômico preenchido; 2. Xerox do comprovante de renda das pessoas que moram com o candidato; São considerados Comprovantes de Renda: Contracheque ou Carteira de Trabalho com salário atualizado; Declaração do empregador com função e salário; Pensionista ou Aposentados Comprovante de pensão, aposentadoria ou auxílio-doença constando o nome do beneficiado, (extrato trimestral ou extrato bancário comprovante o valor do beneficio do INSS); Trabalhadores Autônomos / Desempregados ou trabalhadores informais: Preencher o(s) modelo(s) de declaração deste Kit de Inscrição. Desempregados que recebem Seguro-Desemprego: Apresentar cópia do comprovante do Seguro-desemprego e da Carteira de Trabalho com a demissão ou Documentação de Rescisão do Contrato de Trabalho. 3. Cópia da conta de luz (atual); 4. Cópia do CPF do candidato; 5. Comprovante de matrícula atualizado (2013). 6. Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental (se estiver cursando o Ensino Médio e somente o técnico) e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (se estiver cursando o Técnico ou Superior). 7. Em caso de Escola Particular com bolsa anexar declaração de comprovação; 8. Uma foto 3x4 9. Comprovante da Participação da família em Programa Social. Ex.: Bolsa Família, etc.

20 2 ANEXO III BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DAE/ CAE Apoio ao Estudante. BOLSA EDUCAÇÃO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Requerimento Eu, aluno (a) do curso,, matrícula, venho através deste, solicitar a minha inclusão no programa de Bolsa Educação a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do IFF, campus Campos - Centro. Campos dos Goytacazes, de de Assinatura do Aluno Para uso do NAPNEE Atesto para os devidos fins, que o aluno acima citado atende aos critérios para concorrer ao Programa de Bolsa Educação a Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais do campus Campos-Centro do IF Fluminense. Em / /2013 Assinatura do Profissional Responsável

EDITAL N 62 de 7 de novembro de 2011.

EDITAL N 62 de 7 de novembro de 2011. EDITAL N 62 de 7 de novembro de 2011. A Direção Geral do campus Campos Centro IF Fluminense torna público que estarão abertas inscrições para Bolsa de Apoio e de Desenvolvimento Tecnológico, no período

Leia mais

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL QP Nº 01.2016 O diretor da SIC-Escola Profissionalizante Santo Agostinho, Clovis Oliveira, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público, e estabelece

Leia mais

EDITAL Nº 325/2015 SELEÇÃO DE DISCENTE VOLUNTÁRIO PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 325/2015 SELEÇÃO DE DISCENTE VOLUNTÁRIO PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 325/2015 SELEÇÃO DE DISCENTE VOLUNTÁRIO PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO O DIRETOR-GERAL do Câmpus VOTUPORANGA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) Câmpus Rio Pomba, setor da Direção-Geral,

Leia mais

DIRETORIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO. EDITAL Nº 06 de 12 de maio de 2015

DIRETORIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO. EDITAL Nº 06 de 12 de maio de 2015 DIRETORIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 06 de 12 de maio de 2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Leia mais

EDITAL Nº. 002/2011/UAB/UFPEL/MÍDIAS

EDITAL Nº. 002/2011/UAB/UFPEL/MÍDIAS A Universidade Federal de Pelotas UFPEL torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para formação de cadastro de reserva de BOLSISTAS que atuarão como TUTOR PRESENCIAL

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES À DISTÂNCIA BOLSISTAS FNDE 2009

EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES À DISTÂNCIA BOLSISTAS FNDE 2009 Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Pró-Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE EAD EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Edital nº 03, de 13 de outubro de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado para a função de PROFESSOR BOLSISTA

Leia mais

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES EDITAL Nº 01, DE 25 DE JULHO DE 2013 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

2. ÁREAS DE MONITORIA 2.1. Cada área de monitoria é composta por disciplinas inter-relacionadas conforme o quadro:

2. ÁREAS DE MONITORIA 2.1. Cada área de monitoria é composta por disciplinas inter-relacionadas conforme o quadro: Vagas Disciplinas EDITAL DE CHAMADA 03/205 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, MARKETING E ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS A Coordenação de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 Seleção de Bolsistas para o programa de Extensão Escola de Idiomas UniBH O Reitor

Leia mais

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO O Diretor Geral Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Pinheiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas nos dias 15, 16, 17, 23, 24

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CAMPUS ALCÂNTARA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 O Coordenador de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Avançado Cabedelo Centro, no uso de suas

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015 Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas A Vice-Reitora do Centro Universitário Una, Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade

Leia mais

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015. EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015. EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 Seleção de bolsistas e voluntários para Projetos de Extensão Universitária O Reitor do

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação DAS BOLSAS Será concedida 1 (uma) bolsa integral em cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades do IBMEC do Centro e Barra

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015, DE 05 DE MAIO DE 2015 CAMPUS AVANÇADO DIRCEU ARCOVERDE/IFPI Dispõe processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Cadista para a

Leia mais

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância.

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMÁTICA Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização a Distância, em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância EDITAL

Leia mais

SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS

SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD CENTRO DE EDUCAÇÃO / DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DAEPE/CE SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI - PREX

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI - PREX EDITAL Nº 022/2015 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, através do MEMO Nº 010/2015 Departamento de Engenharia - DENG, torna

Leia mais

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL Nº 01, DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE PREENCHIMENTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - EMC ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - EMC ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO Edital n 02 de NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES

Leia mais

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA;

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA; EDITAL N.º 159/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS (MODALIDADE GESTÃO ACADÊMICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REFERENTES AO PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 033, DE 15 DE MAIO DE 2015.

Leia mais

E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE 2015.

E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE 2015. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Rio Grande E JAN EDITAL Nº 05, DE 16 DE MARÇO DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS A Coordenação de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 33 /2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 33 /2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CAPES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / EAD Rua Olavo Bilac, 1148 Centro

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA NUTEAD Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA NUTEAD Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância EDITAL N 006/14 - UEPG/NUTEAD/UAB PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES TUTOR PRESENCIAL BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Núcleo de Tecnologia

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

Edital n 49/2011 PROEN

Edital n 49/2011 PROEN Edital n 49/2011 PROEN Seleção Simplificada para Tutor a Distância O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, em exercício e o Núcleo de Educação à Distância, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

2. ÁREAS DE MONITORIA 2.1. Cada área de monitoria é composta por disciplinas inter-relacionadas conforme o quadro: Lógica de

2. ÁREAS DE MONITORIA 2.1. Cada área de monitoria é composta por disciplinas inter-relacionadas conforme o quadro: Lógica de Disciplinas EDITAL DE CHAMADA 02/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, MARKETING E ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2012.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2012. SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC O Diretor Pró-Tempore do Instituto

Leia mais

EDITAL DE APOIO ADMINISTRATIVO E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE 2015 (atualizado em 08 de julho de 2015)

EDITAL DE APOIO ADMINISTRATIVO E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE 2015 (atualizado em 08 de julho de 2015) (atualizado em 08 de julho de 2015) A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES) torna público que os estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), interessados

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL Edital Institucional de Extensão nº 15 de 11 de Julho de 2013 O Diretor Geral do Campus Bacabal

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

Autorizado pela Resolução n 05/2010, de 22 de fevereiro de 2010

Autorizado pela Resolução n 05/2010, de 22 de fevereiro de 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO PERMANÊNCIA AO EDUCANDO PROEJA Autorizado pela Resolução n 05/2010,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 03/2015

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL N 01/2015 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 01/2015 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL N 01/2015 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infra estrutura do Instituto Federal da Bahia em atendimento ao disposto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE AÇÕES INTEGRATIVAS NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE AÇÕES INTEGRATIVAS NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE BOLSA MANUTENÇÃO INCLUIR 2015.1 A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES) torna público que os estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), interessados

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 18/2014. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e Ensino Superior

EDITAL Nº 18/2014. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 8/204 Seleção para bolsas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 09/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03/2015

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03/2015 1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA Nº 03/2015 A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus CAMPO MAIOR, por meio do Serviço

Leia mais

CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e do Curso de Engenharia Civil, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009-DPPG

EDITAL Nº 01/2009-DPPG EDITAL Nº 01/2009-DPPG A Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as

Leia mais

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN A CISNE Faculdade de Quixadá e a CISNE Faculdade Tecnológica de Quixadá informam a abertura do Edital da Bolsa Social Dom Adélio Tomasin para todos os cursos de graduação

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

PORTARIA UNIVESP PR nº 14/2015, de 25 de março de 2015

PORTARIA UNIVESP PR nº 14/2015, de 25 de março de 2015 PORTARIA UNIVESP PR nº 14/2015, de 25 de março de 2015 Estabelece normas para concessão de bolsas no âmbito da Modalidade 1 Treinamento Técnico, para ingresso no 1 o semestre de 2015, cria cadastro de

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃOUNIVERSIDADE FEDERALDOTOCANTINS PRÓ-REITORIADEGRADUAÇÃO DIRETORIADEPROGRAMASESPECIAIS EMEDUCAÇÃO PROGRAMAINSTITUCIONALDEBOLSADEINICIAÇÃOÀDOCÊNCIA PIBIDMEC/CAPES CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão "Ações de extensão para a inclusão digital da juventude

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA, DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA COM REOPÇÃO, ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS REGULARES PARA CURSOS AFINS, REOPÇÃO DE CURSO, OBTENÇÃO DE NOVO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria-Geral Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria-Geral Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos EDITAL Nº 003/2015 De ordem do Diretor-Geral do, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Instrução Normativa Conjunta n 003/2011 PROGRAD/PROREC

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA O Diretor da do Futuro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008,

Leia mais

CURSO DISCIPLINAS VAGAS

CURSO DISCIPLINAS VAGAS EDITAL Nº 14 de 23 DE FEVEREIRO DE 2015 Processo seletivo para o Programa de Monitoria no Período 2015/01 dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A Diretoria Geral e Diretoria Acadêmica através

Leia mais

Ministério da Educação Programa Pró-Licenciatura Curso de -Licenciatura em Letras Inglês Modalidade a Distância

Ministério da Educação Programa Pró-Licenciatura Curso de -Licenciatura em Letras Inglês Modalidade a Distância Ministério da Educação Programa Pró-Licenciatura Curso de -Licenciatura em Letras Inglês Modalidade a Distância Edital Seleção de Tutor Presencial Bolsista FNDE A COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 EDITAL n 200/2014-CIPEAD/PROGRAD/UFPR INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015.

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº 07/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA ACADÊMICA

EDITAL Nº 07/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA ACADÊMICA EDITAL Nº 07/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA ACADÊMICA O Pró-reitor da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - PROPAAE da Universidade

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015-PROINT/UNILA Abertura das inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Unila para o segundo semestre letivo de 2015. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A Pró-Reitoria de Relações

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE INFORMÁTICA NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS. Processo nº 01P-24131/2014

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE INFORMÁTICA NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS. Processo nº 01P-24131/2014 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE INFORMÁTICA NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AMBIENTAIS Processo nº 01P-24131/2014 A(O) NEPAM da Unicamp faz saber que estão abertas, no período

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS DO CÂMPUS CAMPUS 2 SAÚDE e CAMPUS 1- GASTRONOMIA EDITALn 03/2015 O Instituto Brasileiro

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe 1 INTRODUÇÃO A avaliação das principais ações afirmativas da UNESP tem sido altamente positiva e mostra a preocupação da universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA PROFESSOR-MONITOR DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL, N 2 DE 03 DE SETEMBRO DE 2012. A Coordenação do Projeto Cursinho

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Colégio Ensitec Ensino Fundamental, Médio e Profissional

Colégio Ensitec Ensino Fundamental, Médio e Profissional EDITAL Nº01/2014 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: Administração Contabilidade Eletrônica Mecânica Mecatrônica Qualidade Segurança

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

EDITAL Nº 02/15 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTOR PRESENCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 02/15 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTOR PRESENCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA EDITAL Nº 02/15 SELEÇÃO SIMPLIFICADA

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial A Reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL Nº 075/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS - CAMPUS PINHAIS Dispõe

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015 EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PÚBLICA PARA MONITORIA DOS CURSOS GRADUAÇÃO DA FAI A Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI, por meio da Direção Acadêmica, torna público pelo presente Edital que estarão

Leia mais

SELEÇÃO DE LICENCIANDOS

SELEÇÃO DE LICENCIANDOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID TERMO ADITIVO EDITAL Nº 01/2014 P ROACAD/PIBID/2014 SELEÇÃO DE LICENCIANDOS A

Leia mais

EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 9/2010 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais