de Sistemas Automatizados de Previsão de Carga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "de Sistemas Automatizados de Previsão de Carga"

Transcrição

1 Combinando a Medição a Curto Prazo com a Aplicação de Sistemas Automatizados de Previsão de Carga Adriana Fávaro F Domingues Co-located with:

2 ITRON - Experiência em Previsão de Carga Nós estamos no mercado de previsão de carga há mais de 20 anos, desenvolvendo soluções em previsão para empresas de energia elétrica e de gás em todo o mundo. Nos EUA, 80% da energia elétrica gerada e consumida pelo país é gerenciada pelo MetrixND.

3 Previsão de Carga - Necessidades Previsão de Pontos de Abastecimento Previsão de Co-Geração Previsão de Portfolio de Clientes Novos Previsão de Arrecadação Geração Transmissão Distribuição Geração Consumidores Geração

4 MetrixND O Mecanismo da Previsão Arrecadação Mensal Carregamento do Sistema Preços de Mercado Previsão Climática Perfis de carga regionais Abastecimento Mensal Portfolio de Clientes Consumidor Individual

5 MetrixND Interface do Usuário -Utiliza métodos matemáticos avançados - Redes neurais, regressão multivariada, ARIMA,alisamento exponencial - Fornece análises gráficas e relatórios - Disponibiliza as análises em diversas escalas temporais: anual, mensal, diária, horária, sub-horária.

6 Algoritmo de Aprendizado Dinâmico Self Tuning Calculation Period Day Ahead Model Os fatores de modulação são adicionados sistematicamente ao modelo, e assim a sintonia é feita ao longo do dia. Within Day Adjustments Final Adjusted Forecast Actual Load Tuning Adjustments Fatores de modulação também no cálculo dos Erros na Previsão do Tempo. Model Forecast Before Adjustments Forecast With Tuning Adjustments

7 MetrixND - Aplicações a Curto Prazo

8 Soluções Automatizadas de Previsão Aplicação Cliente/Servidor totalmente automatizada A automação inclui: Importação segura de dados e previsões climatológicas via FTP Visão em tempo real dos dados climáticos Importação das realimentações das cargas em tempo real Visão em tempo real dos dados de carga Geração de previsões de carga automatizadas

9 Previsão de Carga - Operadores do Sistema Previsão do Tempo MetrixND Despacho & Programação Dados de Carga

10 Previsão de Carga - Venda de Energia a Varejo Previsão do Tempo Programação da Operação Coleta de dados de carga MetrixND Portfolio para Gerenciamento & Programação Dados de faturamento consumidores

11 Previsão para Operadores do Sistema

12 Previsão para Operadores do Sistema

13 Previsão para Operadores do Sistema CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE CARGA Formato para a carga diária estável e consistente Cargas sensíveis ao clima (esfriamento e aquecimento) Permite um modelo de previsão de carga bem detalhado, incluindo: Variáveis de dias da semana Variáveis de feriados Variáveis de luz solar Variáveis de clima, incluindo temperaturas, humidade, tempo nublado, velocidade do vento e precipitação

14 Previsão para Operadores de Sistema Com a medição a curto prazo Sem a medição a curto prazo Redução nos erros de previsão para mais da metade.

15 Previsão para Operadores de Sistema Com a medição a curto prazo Sem a medição a curto prazo O formato das curvas de cargas horárias fica mais próximo das curvas de previsão.

16 Previsão de Venda a Varejo Cargas Industriais

17 Previsão de Venda a Varejo Cargas Industriais

18 Previsão de Venda a Varejo Cargas Industriais CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE CARGA Variações imprevisíveis na carga Cargas não sensíveis ao clima Permite um modelo de previsão mais simples e robusto, incluindo: Variáveis de dias da semana e de fins de semana Variáveis de feriados (menor impacto) Váriáveis de luz solar (impacto limitado) Variáveis de clima (impacto limitado a nulo)

19 Vantagens da Previsão a Curto Prazo Com a medição a curto prazo Sem a medição a curto prazo Erros reduzidos a quase metade.

20 Vantagens da Previsão a Curto Prazo Com a medição a curto prazo Sem a medição a curto prazo O formato das curvas de cargas horárias fica mais próximo das curvas de previsão.

21 Previsão de Venda a Varejo Cargas Comerciais

22 Previsão de Venda a Varejo Cargas Comerciais

23 Previsão de Venda a Varejo Cargas Comerciais CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DE CARGA Formato da curva de carga diária é estável e padronizada Cargas sensíveis ao clima (resfriamento e aquecimento) O modelo de previsão de carga inclui: Variáveis de dias da semana Variáveis de feriados Variáveis de luz solar Variáveis de clima, incluindo temperatura, humidade, tempo nublado, velocidade do vento e precipitação

24 Vantagens da Previsão a Curto Prazo Com medição a curto prazo Sem medição a curto prazo Redução nos erros na previsão a praticamente metade.

25 Vantagens da Previsão a Curto Prazo Com medição a curto prazo Sem medição a curto prazo O formato das cargas horárias fica mais próximo da curva de previsão.

26 Conclusões A medição a curto prazo pode resultar em um considerável benefício para a precisão das previsões. O impacto da medição a curto prazo é melhor percebido pelos Operadores de Sistemas.

27 Conclusões É necessário um sistema de previsão de carga automatizado para alavancar a medição a curto prazo. A combinação do sistema de previsão de carga automatizado com a medição a curto prazo garante o máximo em precisão na previsão de carga realizada.

28 Conclusões É de extrema importância que o sistema de coleta de dados seja altamente qualificado, confiável e integrável à plataforma de previsão de carga para garantir a precisão nos resultados.

29 MetrixND Solução plenamente integrável aos sistemas de coleta de dados consagrados no mercado mundial, como ZFA, MV-90, e outros.

30 MetrixND Muito Obrigada! Fone: (19)