MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ARAXÁ: ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ARAXÁ: ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS INFORMATIVO ANO II Nº V AGOSTO 2008 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ARAXÁ: ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Prof. Dr. Vitor Alberto Matos ARAXÁ MG

2 Introdução Ao analisarmos a formação e composição do produto interno bruto da Microrregião Geográfica Araxá (MGA) identificamos que 75% da produção regional concentravam-se em apenas dois de seus municípios e que em uma única cidade geravam-se 50% do produto total da região. Estes pólos de produção dinamizam a microrregião por concentrarem algumas empresas de elevado potencial produtivo para a economia nacional. No entanto, à época não dispúnhamos de informações mais detalhadas sobre o comportamento dinâmico dos principais segmentos construtores dessa produção. Durante o período entre o informativo sobre o PIB da Microrregião Araxá e este último buscamos compartilhar de vários bancos de dados nacionais para incrementarmos sempre mais a qualidade das informações oferecidas às diversas organizações demandantes desses serviços e possibilitar aos diversos usuários o acesso a um volume cada vez maior de informações regionais. Neste sentido, e com este objetivo, o Centro Universitário do Planalto de Araxá e o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceram entre si, em 2008, um convênio para a disseminação destas informações, o que possibilitou a expansão das atividades do Núcleo de Pesquisa com a introdução das análises sobre o mercado de trabalho e a dinâmica de suas alterações. O presente informativo tem como objetivo principal apresentar o estudo do mercado de trabalho formal 1 da MGA, procurando analisar sua composição e seus movimentos evolutivos a partir de meados da última década do século XX. Esse mercado possui dois eixos analíticos principais em contínua interação e relacionamento: o primeiro deles representa o lado da oferta de produtos e demanda de empregados, ou seja, os estabelecimentos produtivos; e o segundo congrega a oferta de trabalho ou a demanda de produtos, reunindo os diversos grupos de trabalhadores/consumidores, os empregados. Quando analisamos o número de estabelecimentos produtivos em atividade e suas variações anuais, observamos a disposição dos empreendedores para o investimento resultante dos cenários (expectativas) criados por eles em decorrência de determinado momento conjuntural da economia. Entretanto, no âmbito macroeconômico, as metodologias utilizam níveis de agregação muito elevados que tornam inviáveis as 1 As séries de dados obtidos na RAIS e no CAGED se referem ao mercado de trabalho formal em 31/12 de cada período, ou seja, aos trabalhadores com carteira assinada naquela data e intervalo.

3 análises sobre a diversidade dos movimentos expansivos ou contráteis que ocorrem internamente em cada setor. Neste momento, pretendemos realizar uma análise que identifique os principais componentes da dinâmica do emprego nos principais setores produtivos regionais e, ao mesmo tempo, que permita o contato com a capacidade produtiva regional. Além do estudo dos estabelecimentos empresariais existentes, também pretendemos avaliar o comportamento e as diversas especificidades do segmento trabalhador, analisando o nível do emprego existente na microrregião e suas diversas características. Esta análise focaliza aspectos como: a faixa etária dos trabalhadores, a sua distribuição de acordo com o gênero e o grau de conhecimento formal adquirido, a massa de rendimentos recebidos e o rendimento médio de acordo com os fatores elencados. Ao possibilitarem a elaboração do perfil do mercado de trabalho formal da região, estas informações contribuem para um melhor conhecimento tanto do setor produtivo quanto do setor trabalhador, uma vez que o volume de rendimentos recebidos por todos os participantes, seja em termos globais (massa salarial), seja em valores médios (rendimentos médios) expressos em reais ou em salários mínimos, nos dá uma idéia do potencial da demanda existente, elemento essencial para se entender a dinâmica do mercado local. Sendo assim, propomo-nos neste informativo a realizar uma análise preliminar desse mercado, observando-o a partir dos principais setores da classificação do IBGE. Posteriormente, pretendemos realizar algumas desagregações para melhor entendermos os segmentos regionais específicos indústria, serviços, comércio, agropecuária, construção civil. As informações aqui apresentadas abrangem o intervalo entre os anos 1995 e 2006 e foram tabuladas pelo NUPES/UNIARAXÁ, a partir da base de dados RAIS/CAGED 2 do Ministério do Trabalho e Emprego e estão disponíveis em Assim sendo, a estrutura do texto está organizada em três seções na seguinte ordem: 1 Composição e evolução dos estabelecimentos produtivos; 2 Evolução do emprego formal 2 A base de dados RAIS permite obtermos informações de caráter sócio-demográfico e profissional a partir de movimentos de agregação/desagregação segundo os seguintes eixos: temporal (com informações do período ), espacial (para os espaços nacional, regional, estadual, mesorregional, microrregional e municipal) e econômico (com dados sobre a natureza jurídica e o porte dos estabelecimentos empregadores).

4 na Microrregião Geográfica Araxá; 3 Análise do perfil do trabalhador da Microrregião Geográfica Araxá. Advertimos que os dados que utilizados se referem unicamente ao emprego formal (carteira de trabalho assinada), portanto não incluem aqueles trabalhadores do mercado informal. Também julgamos relevante salientar que a extensão do intervalo temporal apresentada possibilita maior e melhor visualização dos movimentos ocorridos neste espaço regional. 1 Composição e evolução dos estabelecimentos produtivos Nesta seção analisamos o setor produtivo da MGA, representativo da demanda por empregados em um determinado período, focalizando inicialmente o número de estabelecimentos existentes, de acordo com os principais setores produtivos constantes da classificação do IBGE, segmentados de acordo com seu porte avaliado pelo número de empregados formais existentes. Esse perfil está estruturado em dois momentos principais: inicialmente, uma análise dos dados globais e das relações existentes entre eles; posteriormente, observações sobre a distribuição setorial das diversas classes de estabelecimento avaliando seu comportamento dinâmico utilizando como indicadores a participação setorial relativa e a taxa média de crescimento anual de cada uma delas. A evolução do número de estabelecimentos empresariais na MGA, embora apresentando dinâmicas setoriais diferenciadas, no seu todo indica crescimento. Em termos globais notase que o número total dos estabelecimentos evoluiu a uma taxa média de crescimento anual igual a 2,87%. No entanto, ao analisarmos segmentadamente cada um dos setores observa-se a ocorrência de dinâmicas diferenciadas demonstrando comportamentos estratégicos assimétricos por parte dos empresários em razão dos impactos da conjuntura econômica sobre suas expectativas quanto ao ambiente dos negócios. Ainda em termos totais, observa-se que o comportamento crescente só se consolida a partir de 1999, uma vez que, até então se verifica certa aversão ao risco, principalmente nos setores indústria, e construção civil (Tabela 1) onde se observa pequena variabilidade no formato das curvas representativas de cada setor (Gráfico 1a). Entretanto, mesmo considerando uma conjuntura econômica bastante desfavorável ao investimento produtivo neste período, principalmente em decorrência da política monetária contracionista desenvolvida pela autoridade monetária, os dados mostram grande disposição do empresariado regional para o crescimento de suas atividades e melhora de suas posições no ambiente competitivo que existia.

5 TABELA 1 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de estabelecimentos segundo os principais setores produtivos Setores Anos Indústria Const. Civil Comércio Serviços Agropecuária TOTAL FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES/UNIARAXÁ. A desagregação dos valores pelos grandes setores do IBGE identifica um movimento acentuadamente assimétrico dos comportamentos estratégicos associado ao ambiente competitivo setorial (Gráfico 1b). O comércio, a prestação de serviços e a agropecuária destacam-se como os principais setores da economia microrregional. Neste período, notase que o setor de serviços apresentou a maior taxa média de crescimento (6,92%), indicativa de franca expansão do segmento representada por movimentos crescentes de aumento do número de estabelecimentos. GRÁFICO 1 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de estabelecimentos segundo os principais setores econômicos (a) (b) FONTE: Tabela 1 e Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT.

6 A construção civil apresentou crescimento de pequena significância (0,34%) contrastando com a histórica contribuição que o setor sempre oferece para o aumento do emprego, uma vez que é considerado setor dinamizador da expansão dos negócios e do investimento em qualquer economia. Os setores comércio e agropecuária tiveram crescimento de 3,31% e 1,46%, respectivamente. A indústria como um todo, nestes últimos períodos, tem passado por significativa reestruturação produtiva orientada para o aumento da produtividade, redução de custos e introdução de inovações produtivas e organizacionais. Tais movimentos estratégicos têm ocasionado sucessivas fusões de grupos provocando reduções de empreendimentos no segmento industrial, também verificadas na MGA, mesmo assim contribuindo com destacada participação na produção total bruta. Relativamente à quantidade de estabelecimentos, este segmento apresenta-se como um dos com menor número de unidades no total regional. Entretanto, a partir de 2004, o movimento expansivo deste setor mostra-se mais evidente, salvo melhor juízo decorrente da elevada atratividade exercida pelos recursos do subsolo regional sobre grandes empresas mineradoras, o que explica o valor de 4,27% para sua taxa média de crescimento. TABELA 2 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de estabelecimentos segundo o tamanho avaliado pelo número de empregos formais 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 Número de Número de Estabelecimentos de acordo com o ano Empregados Nenhum Até De 5 a De 10 a De 20 a De 50 a De 100 a De 250 a De 500 a ou mais Total FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Dirigindo nosso foco de análise para o tamanho dos estabelecimentos avaliado pelo número de empregados (Tabela 2) verificamos que os pequenos estabelecimentos - negócios individuais sem nenhum vínculo empregatício e aqueles com até 4 empregados são predominantes. Em 1995, eles correspondiam a 90,9% do total de estabelecimentos existentes na microrregião, participação que diminui em 2006 para 87,5%, resultante da expansão que se observa nos estratos de tamanho acima de 5 até 99 empregados. Relativamente às estratégias de expansão, o segmento dos pequenos estabelecimentos,

7 embora o de maior número de unidades, cresceu neste período a uma taxa média de 2,51%, bem abaixo do crescimento apresentado pelos empreendimentos até 99 empregados, onde este desempenho chega a 5,97%. Nos estratos acima de 100 empregados encontram-se os maiores responsáveis pela produção regional que, apesar de sua baixa representatividade no total dos estabelecimentos produtivos (0,35%), somente neste novo século apresentam crescimento no número de unidades. 2 A evolução do emprego formal na microrregião geográfica Araxá O período compreendido entre os anos 1995 e 2006 possui características muito específicas, uma vez que nele pudemos assistir ao ciclo Fernando Henrique e ao primeiro período do ciclo denominado Governo Lula, duas formas de gestão pública diferenciadas nas ações e estratégias, embora parecidas na formulação da política econômica. Seguindo a mesma estrutura de apresentação desenvolvida na seção anterior, observa-se nesse período aumento nos valores totais do volume de empregos formais na MGA à taxa média anual de 5,73% (Tabela 3 e Gráfico 2), embora com trajetórias caracterizadas por estabilidade e expansão: na primeira, entre os anos 1995 e 1997, verifica-se decréscimo da formalidade segundo taxa média de 17,87%; entre 1997 e 2000, o emprego apresenta maior evolução e cresce à taxa média de 15,68%; no período posterior, 2000 e 2003, verifica-se novo momento de relativa estabilidade com a formalidade crescendo à taxa de 1,91%; finalmente, no pós 2003, verifica-se relativa expansão até 2005 à taxa média de 12,60%, mas que em 2006 atinge somente 2,66%. TABELA 3 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de empregos formais segundo grandes setores de atividade Setores Número de empregos de acordo com o ano Indústria Const. Civil Comércio Serviços Agropecuária Outro/Ignorado Total , , FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Observando com mais detalhe o Gráfico 2 encontramos duas diferentes trajetórias de expansão associadas ao mercado de trabalho: pelo lado do investimento empresarial a expansão de unidades produtivas cresce mais lentamente; entretanto, pelo lado da demanda por empregos, este segmento apresenta-se bastante aquecido, uma vez que percentualmente ele é superior 100%.

8 Em relação à participação setorial no valor total do emprego, na MGA identifica-se pequena variabilidade dos valores durante esse período, mas apesar desta proximidade na construção civil, nos serviços e na agropecuária foram encontrados intervalos de variação mais acentuados. Entre 2000 e 2003, assistimos a uma queda bastante acentuada da participação da construção civil, movimento que no período 2003 e 2006 inverte seu comportamento e apresenta-se crescente. Movimentos semelhantes também aconteceram nos setores de serviços ( ), na agropecuária ( ) e no comércio ( ), embora em momentos diversos estas quedas foram acompanhadas de reversões nos períodos posteriores em todos estes setores. A análise desagregada revela algumas variações interessantes: os setores agropecuária e serviços, em conjunto, atingem percentuais de participação bem elevados com números que ficam muito próximos de 60% em todos os períodos; o comércio é o setor onde as oscilações ocorridas não alteraram sua participação setorial, sempre oscilando em torno de 16% aproximadamente. Embora as oscilações no setor industrial também ocorram com freqüência, seja em decorrência das mudanças na conjuntura econômica ou das reestruturações que aconteceram no setor, sua participação modificou-se muito pouco, permanecendo sempre em torno de 17%. GRÁFICO 2 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Evolução do número de estabelecimentos produtivos e do emprego formal FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabelas 1 e 3 - Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Apesar da ligeira queda entre , o emprego formal a partir de 1997 começa a crescer demonstrando posteriormente que a microrregião experimentaria significativo crescimento na formalidade, em grande parte decorrente da continuidade da política

9 econômica anterior, mas também como resultado do aumento da participação das classes mais baixas no consumo nacional. Comparando a evolução do movimento expansivo dos estabelecimentos empresariais (Tabela 2) e do emprego formal (Tabela 4) nos principais setores de acordo com o tamanho dos estabelecimentos avaliado pelo número de empregados, podemos destacar alguns padrões de comportamentos bem distintos: a) o estrato dos negócios individuais sem nenhum vínculo empregatício e aqueles com até 4 empregados apresentam aumento do número de estabelecimentos, e oscilações no emprego mais fortes no segmento dos empreendimentos com até 4 empregados; b) nos estratos entre 5 e 49 empregados, caracterizados por crescimento dos estabelecimentos, embora com pequenas oscilações durante o período e com destaque para o estrato de tamanho entre 5 e 9 empregados, ocorrem aumento dos empregos com oscilações mais fortes; c) no segmento de empresas maiores, cujo tamanho varia entre 50 e 499 vínculos, além de possuir poucas unidades, apresenta crescimento com oscilações pequenas, mas com evolução dos empregos alternando oscilações pequenas até 2000 e mais aceleradas nos períodos posteriores, principalmente no segmento entre 50 e 99 empregados; d) nas empresas de tamanho acima de 1000 empregados é onde se verifica inalterabilidade no número de estabelecimentos e crescimento dos empregos. TABELA 4 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de empregos formais segundo o tamanho do estabelecimento avaliado pelo número de empregos Número de Empregados Nenhum Até De 5 a De 10 a De 20 a De 50 a De 100 a De 250 a De 500 a ou > Total FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Esta diversidade estratégica, verificada em relação ao investimento e ao emprego, a partir da análise setorial dos estabelecimentos produtivos e do volume de empregos confirma 3 a diversidade das expectativas formadas pelos empresários em decorrência das oscilações conjunturais que se verificam no ambiente dos negócios como resultado da política 3 As decisões de crescimento em uma economia capitalista em um determinado momento do tempo além de exprimirem o ambiente competitivo existente no setor, também exprimem o espírito empreendedor do empresário e dependem do ambiente econômico (juros, câmbio e inflação) vigente. Este conjunto de variáveis define o conjunto de cenários formados para orientação decisória refletindo as diversas expectativas a respeito do comportamento dos seus stake holders.

10 econômica. Analisando o desempenho de 2006 comparado com o ano anterior observa-se que as condições mais favoráveis de 2006 possibilitaram crescimento no número de empregos, apesar da redução ocorrida nos estabelecimentos. Entretanto, ainda necessitamos analisar o comportamento da empregabilidade confrontando dados sobre a situação do trabalhador no que se refere ao seu perfil econômico e social para que tenhamos uma visão completa de todos os aspectos que interferem neste mercado. 3 Análise do perfil do trabalhador da Microrregião Geográfica Araxá Seguindo o mesmo roteiro dos itens anteriores, o estudo do conjunto de variáveis definidoras dos principais atributos individuais do trabalhador da MGA analisa os aspectos faixa etária, grau de instrução adquirida, gênero e rendimento obtido enfatizando inicialmente os resultados globais para, em seguida, se centrar no desempenho setorial. Sendo assim, quando focalizamos o comportamento dos empregos formais de acordo com o gênero do trabalhador, o aspecto de maior relevância que se identifica é a inversão que se observa na participação dos indivíduos, uma vez que, embora ainda se verifique o predomínio masculino no ingresso ao mercado de trabalho regional, assistimos nos últimos tempos ao aumento da participação feminina concomitante à queda do ingresso masculino. TABELA 5 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de empregos formais segundo gênero e grandes setores de atividade Indústria Construção Civil Comércio Serviços Agropecuária Total Ano Sexo Quant. % Quant. % Quant. % Quant. % Quant. % Quant. % H , , , , , , M , , , , , ,15 H , , , , , , M 982 2, , , , , ,66 H , , , , , , M 861 2, , , , , ,14 H , , , , , , M 964 2, , , , , ,42 H , , , , , , M , , , , , ,43 H , , , , , , M , , , , , ,78 H , , , , , , M , , , , , ,09 H , , , , , , M , , , , , ,12 H , , , , , , M , , , , , ,60 H , , , , , , M , , , , , ,73 H , , , , , , M , , , , , ,42 H , , , , , , M , , , , , ,72 FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Em 1995, as mulheres assumiam 26,15% dos postos de trabalho e os homens tinham uma participação relativa igual a 73,85%. Nestes doze anos de intervalo estes números sofrem

11 significativa alteração com a participação feminina, atingindo 32,72% e a masculina, 67,28%. A expansão feminina no mercado de trabalho da MGA corresponde ao aumento de 6,57% no seu índice de participação relativa identificada por uma taxa de crescimento médio de 8,97% no período. A contração masculina observada pela queda de sua participação relativa corresponde a um crescimento médio de 5,87%, visivelmente menor do que o ocorrido no contingente feminino (Tabela 5 e Gráfico 3). GRÁFICO 3 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Evolução do emprego formal segundo o gênero FONTE: Tabela 5 Tabulação NUPES / UNIARAXÁ A análise setorial mostra o crescimento da presença feminina, chegando a atingir taxas médias bem mais elevadas do que as dos homens, excluindo-se somente a construção civil, setor onde a participação da mulher é bastante inferior à do homem. Taxas de Crescimento TABELA 6 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Taxa média de crescimento do emprego segundo gênero Setores Indústria Construção Civil Comércio Serviços Agropecuária Homem Mulher Homem Mulher Homem Mulher Homem Mulher Homem Mulher 1995/2006 5,14 9,75 6,78 1,46 5,79 9,72 5,16 8,15 4,56 10,67 FONTE: Tabela 5. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. Outro fato interessante verificado nesta expansão diferenciando ambos os gêneros se refere ao comportamento de suas trajetórias de crescimento. No contingente feminino, a expansão parece ocorrer de forma mais suave, ao contrário do que se observa no masculino, no qual o movimento expansivo ocorre alternando períodos de relativa estabilidade e momentos de maior aceleração (Gráfico 3).

12 Relativamente à escolaridade do trabalhador traduzida em anos de estudos seriados observa-se que a empregabilidade se dirigiu para os segmentos com maior escolarização. O fato a ser destacado inicialmente é a queda significativa da participação relativa do número de trabalhadores analfabetos em relação ao total do emprego formal da MGA: em 1995, era 4,62% e, em 2006, atinge 1,05%, diferença que corresponde a uma taxa média de crescimento negativo igual a 6,71%, evidenciando que a empregabilidade atual exige maiores níveis de escolarização e qualificação. A exigência por níveis mais elevados de escolaridade também atingiu aqueles com instrução até a 4ª série do ensino fundamental, uma vez que são observados índices cadentes de sua participação no emprego formal. Em 1995, 40,67% dos trabalhadores formais possuíam formação até a 4ª série, percentual que em 2006 cai para 24,36%, correspondendo a uma taxa média de crescimento de 1,91% (Gráfico 4 e Tabelas 7 e 8). GRÁFICO 4 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Distribuição do emprego formal segundo o grau de instrução FONTE: Tabela 7 As reestruturações nos processos produtivos das empresas e as novas exigências da tecnologia informacional impunham a demanda por um trabalhador com maior capacidade

13 de interpretação e maior velocidade de decisão, atributos que se obtém com maior volume de informação estruturada. Isto fica evidente quando observamos o aumento da participação dos trabalhadores: com 8ª série de 31,32%% para 35,87% a uma taxa média de crescimento de 8,10%, com formação até o segundo grau, de 17,23% para 30,20%, com incremento médio anual de 12,36% e os com nível de escolaridade superior, de 5,81% para 8,51%, correspondendo a 10,54% de taxa de crescimento médio. Relativamente aos trabalhadores com formação superior completa, a demanda por eles apresentou-se crescente em todo o período e, a partir de 2006, já se observa a presença de profissionais com mestrado. Em outras palavras, o mundo do trabalho nesta microrregião dava passos importantes em direção às novas tecnologias, a nosso juízo, pressionado pela presença de empresas com participação em negócios globais. TABELA 7 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de empregos formais segundo grau de instrução do trabalhador Analfabeto ª série inc ª série com ª série inc ª série com º grau inc º grau com Superior inc Superior com Mestrado Doutorado Total FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. TABELA 8 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Grau de escolaridade Participação relativa e Taxa média de crescimento 1995, 2006 Alterações Percentuais Grau de Escolaridade Participação Relativa Taxa Média de Crescimento (%) Analfabeto 4, ,71 4ª Série 40,67 24,36 1,91 8ª Série 31,32 35,87 8, Grau 17,23 30,20 12,36 Superior 5,81 10,54 10,54 FONTE: Tabela 7 e Tabulação NUPES/UNIARAXÁ Quanto à distribuição da demanda por empregados formais de acordo com a faixa etária, observa-se que o aumento do número total de empregos não ocorreu de forma similar em todas as idades. A faixa etária inicial (até 17 anos) e a que compreende 30 e 39 anos perderam participação no volume total de empregos. No período que estamos analisando, a primeira sofreu queda mais acentuada no mercado de trabalho, de 4,53% em 1995 para 1,82% em 2006, redução que corresponde a uma perda de 292 postos de trabalho. No

14 entanto, na segunda, apesar de sua participação ter sofrido queda de 28,78% para 26,36% não se verificou perda de emprego, mas crescimento menor em relação aos demais estratos. TABELA 9 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Número de empregos formais segundo faixas de idade do trabalhador Anos Faixas de Idade Até 17 anos a 24 anos a 29 anos a 39 anos a 49 anos a 64 anos anos e mais Idade ignorada Total FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. O restante dos estratos da distribuição do emprego segundo faixas de idade experimentou crescimento de sua participação na empregabilidade total. O aumento de 22,94% para 25,03% nas idades entre 18 e 24 anos indica uma mudança da demanda por trabalhadores, deslocando-se dos mais jovens para pessoas jovens, mas preferencialmente com maior maturidade. Os aumentos ocorridos nas faixas etárias entre 25 e 29 e entre 40 e 49 anos, embora sejam pequenos percentualmente, contribuíram fortemente para o aumento da empregabilidade total, uma vez que corresponde a dobrar o número de postos de trabalhos do início do período. GRÁFICO 5 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Rendimento médio do trabalhador formal segundo o sexo FONTE: Tabela 8 De acordo com os dados pode-se inferir que o incremento mais relevante foi o do grupo das pessoas entre 50 e 64 anos de idade. Nesta faixa de idade estão os indivíduos já considerados idosos e prestes a deixar o mercado, mas que atualmente desempenham na

15 economia brasileira papel de grande relevância por participarem com maior intensidade da formação da produção nacional, ora como ativos participantes do mercado de trabalho, ora como responsáveis diretos por grande parte dos domicílios residenciais de muitos grupos familiares brasileiros. Em termos percentuais, observou-se crescimento correspondente a mais de 100% no número destes indivíduos. TABELA 10 MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA ARAXÁ Rendimento Médio do trabalhador formal segundo sexo e grau de instrução TOTAL Analf. 1,95 1,92 2,18 2,19 1,92 1,84 2,49 1,72 1,61 1,55 1,63 1,68 4ª s. inc. 2,22 2,11 2,08 2,08 2,00 2,15 2,07 1,81 1,82 1,92 1,93 1,82 4ª s. c. 2,57 2,36 2,44 2,27 2,12 2,14 2,05 1,97 1,88 1,87 1,93 1,85 8ª s. inc. 2,48 2,42 2,35 2,34 2,34 2,21 2,13 1,94 1,94 1,95 1,88 1,81 8ª s. c. 3,88 2,79 3,20 3,35 2,95 3,16 2,40 2,20 2,12 2,09 2,04 1,98 2º g. inc 3,98 2,86 2,90 2,61 2,45 2,64 2,18 2,01 1,86 1,93 1,86 1,78 2º g. c. 4,70 4,60 4,68 4,35 4,01 3,82 3,32 3,01 2,78 2,69 2,54 2,36 Sup. inc 5,03 8,83 6,30 6,16 5,38 6,06 5,10 3,99 3,58 3,62 3,24 3,09 Sup. c. 9,66 8,63 11,35 9,76 8,39 7,70 7,96 7,43 6,59 6,28 5,71 5,28 Mestr ,08 Doutor Total 3, , ,92 2,91 2,71 2,49 2,40 2,37 2,32 2,20 MASCULINO Analfab 1,98 1,99 2,19 2,23 2,02 1,97 2,38 1,70 1,70 1,61 1,68 1,69 4ª s. inc. 2,34 2,20 2,14 2,20 2,15 2,29 2,19 1,89 1,91 2,03 2,01 1,92 4ª s. c. 2,76 2,51 2,55 2,42 2,27 2,30 2,20 2,13 2,02 1,99 2,07 1,96 8ª s. inc. 2,70 2,55 2,49 2,48 2,48 2,39 2,32 2,09 2,10 2,12 2,04 1,94 8ª s. co. 4,55 3,10 3,44 3,25 3,30 3,55 2,62 2,44 2,35 2,27 2,21 2,15 2º g. inc 4,36 3,33 3,39 3,01 2,84 3,09 2,57 2,32 2,12 2,20 2,11 1,94 2º g. co. 6,86 6,50 6,52 6,04 5,59 5,21 4,29 3,88 3,56 3,38 3,23 2,90 Sup. Inc 6,40 13,14 8,93 8,92 7,63 8,84 7,08 5,33 4,87 4,88 4,44 4,18 Sup. Co 13,98 12,30 15,85 13,14 12,39 11,42 11,80 11,42 9,87 9,15 8,26 7,73 Mestr ,92 Doutor Total 3,36 3,21 3,46 3,23 2,02 3,17 2,93 2,70 2,64 2,59 2,54 2,39 FEMININO Analfab 1,86 1,66 2,13 2,04 1,68 1,52 2,85 1,79 1,37 1,34 1,38 1,64 4ª s. inc 1,67 1,68 1,76 1,64 1,52 1,66 1,69 1,53 1,57 1,55 1,63 1,45 4ª s. c. 1,69 1,70 1,93 1,66 1,63 1,62 1,59 1,47 1,51 1,50 1,49 1,50 8ª s. inc 1,58 1,95 1,71 1,62 1,75 1,50 1,49 1,47 1,50 1,36 1,38 1,41 8ª s. c. 1,99 2,01 2,75 3,55 1,75 1,86 1,69 1,51 1,49 1,45 1,49 1,53 2º g. inc 3,25 1,97 2,08 1,90 1,78 1,83 1,55 1,48 1,38 1,35 1,36 1,47 2º g. co 2,82 3,07 3,00 2,73 2,67 2,53 2,34 2,13 1,90 1,83 1,77 1,69 Sup. inc 3,61 4,93 4,15 3,62 3,55 3,73 3,40 2,80 2,33 2,40 2,16 2,14 Sup. co. 5,58 5,67 6,84 6,61 5,76 5,32 5,25 4,87 4,39 4,25 4,02 3,71 Mestr ,39 Doutor Total 2,47 2,56 2,78 2,73 2,38 2,30 2,21 2,05 1,93 1,88 1,87 1,82 FONTE: Relação Anual de Informações Sociais RAIS / Ministério do Trabalho e Emprego MTE / Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. Tabulação NUPES / UNIARAXÁ. A análise da distribuição do rendimento médio obtido pelos trabalhadores formais identificou ganhos médios declinantes em todos os períodos com reflexos mais acentuados sobre o gênero feminino. Para os homens, os rendimentos sempre estiveram acima da média do setor, embora se constate que no ano de 2006 eles atingiram valores próximos à média setorial. Como a presença de profissionais com mestrado e doutorado só se verifica

16 em 2006 podemos constatar que nestes níveis a remuneração das mulheres apresenta-se maior do que a dos homens e acima da média do total (Tabela 10 e Gráfico 5). A observação mais detalhada da Tabela 10 mostra que, embora cadentes, os rendimentos do trabalho formal, de acordo com a escolaridade, permitem identificar dois momentos distintos em sua dinâmica evolutiva. O primeiro deles caracteriza-se por relativa assimetria de ganhos seja para os trabalhadores de nível de escolaridade até a 8ª série ou para aqueles com formação média e superior. Deve-se ressaltar que nestes últimos níveis a assimetria revela-se bem mais acentuada e que o grupo feminino recebe esses impactos de forma mais severa. O segundo momento ocorre a partir de 2001, marcado pelo achatamento dos níveis médios de rendimento em todos os estratos de escolaridade, mas com alguma diferença para os trabalhadores de nível superior, embora ainda se verifique que as mulheres continuam sofrendo perdas decorrentes da discriminação de gênero. A precarização do mercado de trabalho pode ser observada a partir da média dos rendimentos obtidos mostrada na Tabela 10. Em 1995, o trabalhador médio recebia 3,28 SM; se este trabalhador pertencesse ao contingente masculino recebia 3,36 SM e se fizesse parte do feminino seus ganhos médios seriam apenas de 2,47 SM. No final de nosso período de estudo, estas remunerações caíram de forma abrupta para 2,20 SM, 2,39 SM e 1,82 SM respectivamente. A política macroeconômica de superávit primário desencadeada anteriormente, como parte dos acordos de renegociação do endividamento brasileiro associada à acirrada competição interna e externa por incrementos de market share nos negócios e à luta por manutenção dos empregos por parte dos diversos representantes dos trabalhadores, são fatores que justificam este movimento de contenção das remunerações. 4 Referências MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (Brasil), Relação Anual de Informações Sociais, Brasília DF, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006.

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

Estrutura Produtiva BOLETIM. Ribeirão Preto/SP. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima

Estrutura Produtiva BOLETIM. Ribeirão Preto/SP. Prof. Dr. Luciano Nakabashi Rafael Lima O presente boletim trata da evolução da estrutura produtiva de regiões selecionadas, entre 2002 e 2014, a partir dos dados de empregos formais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro

Leia mais

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina A 5ª edição do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa é um dos produtos elaborados por meio

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O mercado de trabalho é fonte de indicadores muito importantes à condução da política monetária como, por exemplo, a taxa de desemprego, os níveis de salários

Leia mais

ANÁLISE CONJUNTURAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO CATARINENSE: 2012-2013

ANÁLISE CONJUNTURAL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO CATARINENSE: 2012-2013 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO DITE COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO SINE SETOR

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2013 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

Manutenção das desigualdades nas condições de inserção

Manutenção das desigualdades nas condições de inserção A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO 2014 Manutenção das desigualdades nas condições de inserção De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades

Leia mais

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás.

TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. TEMA: A Mulher no Mercado de Trabalho em Goiás. O Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, traz avanços do gênero feminino no mercado de trabalho formal. Segundo informações disponibilizadas

Leia mais

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA SETEMBRO /2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 1. Dimensão e características da ocupação no setor da construção civil no Brasil e na Bahia (2000 e 2010)...

Leia mais

Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste

Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste Introdução De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades

Leia mais

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E OS TRABALHADORES Pulverizado, com uma grande concentração de empresas de pequeno porte - mais de 60% dos trabalhadores estão

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO 2007 O MERCADO DE TRABALHO SOB A ÓPTICA DA RAÇA/COR Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego permitem diversos tipos de detalhamento

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO

INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO INFORMATIVO MENSAL ANO 01 NÚMERO 14 MARÇO DE 2001 APRESENTAÇÃO Neste número apresentamos dados alentadores sobre o mercado de trabalho em nossa região metropolitana. Os dados referentes ao desemprego em

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 Qual a importância da discussão de gênero no mercado de trabalho? O campo de atuação profissional

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

ipea A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 2.1 Natureza das simulações

ipea A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 2.1 Natureza das simulações A EFETIVIDADE DO SALÁRIO MÍNIMO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDUZIR A POBREZA NO BRASIL Ricardo Paes de Barros Mirela de Carvalho Samuel Franco 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta nota é apresentar uma avaliação

Leia mais

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC FICHA BIBLIOGRÁFICA Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC Equipe técnica responsável: Fausto Augusto Junior; Zeíra Mara Camargo de Santana; Warley Batista

Leia mais

DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa

DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa São Paulo, 05 de dezembro de 2011 NOTA À IMPRENSA DIEESE e SEBRAE lançam Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa O aumento no número de estabelecimentos de micro e pequenas empresas no Brasil, bem

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO DE 2012 17 2012

Leia mais

Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007. Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos

Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007. Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007 Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho

Leia mais

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS A POPULAÇÃO IDOSA NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE SETEMBRO - 2008 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

Leia mais

HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO

HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO João Maria de Oliveira* 2 Alexandre Gervásio de Sousa* 1 INTRODUÇÃO O setor de serviços no Brasil ganhou importância nos últimos tempos. Sua taxa

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS MICROEMPRESAS NOS SETORES DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS NA CONURBAÇÃO CRAJUBAR NO PERÍODO DE 1995 A 2005

EVOLUÇÃO DAS MICROEMPRESAS NOS SETORES DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS NA CONURBAÇÃO CRAJUBAR NO PERÍODO DE 1995 A 2005 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EVOLUÇÃO DAS MICROEMPRESAS NOS SETORES DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS NA CONURBAÇÃO CRAJUBAR NO PERÍODO DE 1995 A 2005 Nara dos Santos Ferreira 1, Maria

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2013

O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2013 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Ano 19 Nº 13 - O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em A partir da aprovação da Emenda Constitucional n 72,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 PANORAMA GERAL Os movimentos de transição da população ocupada entre as

Leia mais

Notas metodológicas. Objetivos

Notas metodológicas. Objetivos Notas metodológicas Objetivos Qual é a população de empresa em um determinado ano? Esta é aparentemente uma pergunta simples, entretanto, existem inúmeras questões envolvidas na definição, identificação

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2011 E

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2011 E O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM 2011 E 2012 Camila Cristina Farinhaki Henrique Alves dos Santos Lucas Fruet Fialla Patricia Uille Gomes Introdução Este artigo tem como objetivo

Leia mais

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DEZEMBRO DE 2012 18 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho não elimina desigualdades

Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho não elimina desigualdades A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DE PORTO ALEGRE NOS ANOS 2000 Boletim Especial: Dia Internacional das Mulheres MARÇO/2010 Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho

Leia mais

Cenário Moveleiro. Análise econômica e suporte para as decisões empresariais. Número 02/2006. Cenário Moveleiro Número 02/2006 1

Cenário Moveleiro. Análise econômica e suporte para as decisões empresariais. Número 02/2006. Cenário Moveleiro Número 02/2006 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Número 02/2006 Cenário Moveleiro Número 02/2006 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Novembro 2013 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO O mercado de trabalho em 2012 Dia Nacional da Consciência Negra A rota de redução de desigualdades na RMSP O crescimento

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo

Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Em 2012, ocorreram 2.767 óbitos por Aids no Estado de São Paulo, o que representa importante queda em relação ao pico observado em 1995 (7.739). A

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Fevereiro de 2015 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Fevereiro de 2015...

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná.

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TRABALHO

Leia mais

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS MERCADO BRASILEIRO 2000 A 2011 2 Sumário 1 METODOLOGIA... 3 2 EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EXEMPLARES DE 2000 A 2011... 4 3 RECEITAS ANUAIS POR PERIODICIDADE... 5 3.1 PREÇO

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Proposta para SEBRAE/RJ Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Maio de 2011 Introdução As boas perspectivas de desenvolvimento para o Estado do Rio de Janeiro, com grandes

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

3 O Panorama Social Brasileiro

3 O Panorama Social Brasileiro 3 O Panorama Social Brasileiro 3.1 A Estrutura Social Brasileira O Brasil é um país caracterizado por uma distribuição desigual de renda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade... ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...5 A Instituição Típica da Área de Cultura...5 A Instituição

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

10º FÓRUM DE ECONOMIA. Política Cambial, Estrutura Produtiva e Crescimento Econômico: fundamentos teóricos e evidências empíricas para o Brasil

10º FÓRUM DE ECONOMIA. Política Cambial, Estrutura Produtiva e Crescimento Econômico: fundamentos teóricos e evidências empíricas para o Brasil 10º FÓRUM DE ECONOMIA Política Cambial, Estrutura Produtiva e Crescimento Econômico: fundamentos teóricos e evidências empíricas para o Brasil Eliane Araújo São Paulo, 01 de outubro de2013 Objetivos Geral:

Leia mais

ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade

ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS Uma proposta de trabalho para apresentação ao SESC Serviço Social do Comércio Preparada pelo IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade Maurício Blanco

Leia mais

Florianópolis, 17 de agosto de 2011.

Florianópolis, 17 de agosto de 2011. PROXIMIDADE DO FIM DE ANO IMPACTA A PERSPECTIVA DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS CATARINENSES EM SETEMBRO O forte crescimento mensal da perspectiva de consumo das famílias catarinenses, de 12,7%, foi o principal

Leia mais

PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA

PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA São Paulo 2009 CONTEÚDO 1. PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA... 3 1.1 O segmento... 3 1.2 As empresas... 6 1.3 - Postos de trabalho

Leia mais

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região.

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região. O presente boletim analisa algumas variáveis chaves na atual conjuntura da economia sertanezina, apontando algumas tendências possíveis. Como destacado no boletim anterior, a indústria é o carro chefe

Leia mais

Análise do mercado de trabalho

Análise do mercado de trabalho Análise do mercado de trabalho 1 Introdução Esta análise tem como propósito a apresentação do desempenho do mercado de trabalho brasileiro no primeiro trimestre de 2010 com base, principalmente, nos indicadores

Leia mais

Estudo Estratégico n o 5. Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz

Estudo Estratégico n o 5. Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz Estudo Estratégico n o 5 Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz PANORAMA GERAL ERJ é o estado mais urbano e metropolitano

Leia mais

Gráfico nº 1 - Variação do Nível de Atividade 1T/08-1T/07 Elaboração Núcleo de Pesquisa Industrial da FIEA 52,08

Gráfico nº 1 - Variação do Nível de Atividade 1T/08-1T/07 Elaboração Núcleo de Pesquisa Industrial da FIEA 52,08 Resumo Executivo A Sondagem Industrial procura identificar a percepção dos empresários sobre o presente e as expectativas sobre o futuro. Os dados apresentados servem como parâmetro capaz de mensurar o

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013: análise dos principais resultados de Goiás A 6ª edição do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa é um dos produtos elaborados por meio da parceria

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indicadores CNI INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Momento difícil da indústria se reflete nos investimentos Intenção de investimento para 2015 é a menor da pesquisa Em 2014, 71,8% das empresas investiram 7,9

Leia mais

3Apesar dos direitos adquiridos pelas

3Apesar dos direitos adquiridos pelas objetivo. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres mulheres ao longo do século 20, ainda há considerável desigualdade entre os gêneros no mundo. Em geral, as mulheres sofrem com a

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NO AGLOMERADO URBANO SUL

O MERCADO DE TRABALHO NO AGLOMERADO URBANO SUL O MERCADO DE TRABALHO NO AGLOMERADO URBANO SUL Abril /2007 O MERCADO DE TRABALHO NO AGLOMERADO URBANO SUL A busca de alternativas para o desemprego tem encaminhado o debate sobre a estrutura e dinâmica

Leia mais

Índice. 1. A educação e a teoria do capital humano...3. Grupo 7.2 - Módulo 7

Índice. 1. A educação e a teoria do capital humano...3. Grupo 7.2 - Módulo 7 GRUPO 7.2 MÓDULO 7 Índice 1. A educação e a teoria do capital humano...3 2 1. A EDUCAÇÃO E A TEORIA DO CAPITAL HUMANO Para Becker (1993), quando se emprega o termo capital, em geral, o associa à ideia

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010)

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010) Rio Grande do Sul Em 21, no estado do Rio Grande do Sul (RS), moravam 1,7 milhões de pessoas, onde parcela importante (9,3%, 989,9 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 496 municípios,

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014

NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014 NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014 Março 2015 1 NOTA CEMEC 03/2015 SUMÁRIO Os dados de Contas Nacionais atualizados até o terceiro trimestre de 2014 revelam a continuidade da

Leia mais

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud May 12, 2015 O investimento privado vem desacelerando em todos os mercados emergentes desde meados de 2011, e a

Leia mais

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro A taxa de desocupação registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principais Regiões Metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte,

Leia mais

o Mercado de Trabalho Formal

o Mercado de Trabalho Formal 2 mercado dinâmico e em evolução O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) reapresenta sua Cartilha do Mercado de Trabalho, contemplando agora os anos de 2011 e 2012. A cartilha tem

Leia mais

Figura 2 Pirâmide etária em percentual - Goiás, 2013.

Figura 2 Pirâmide etária em percentual - Goiás, 2013. PNAD 2013: Uma análise para o Estado de A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, realizada anualmente pelo Instituto eiro de Geografia e Estatística (IBGE), é dividida em duas partes,

Leia mais

Nova Estrutura de Dados de Crédito

Nova Estrutura de Dados de Crédito Nova Estrutura de Dados de Crédito Este boxe apresenta as principais alterações introduzidas recentemente nas estatísticas de crédito publicadas pelo Banco Central 1. A reformulação objetivou ampliar a

Leia mais

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 1 RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 Pesquisa realizada pelo Uni-FACEF em parceria com a Fe-Comércio mede o ICC (Índice de confiança do consumidor) e PEIC (Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor)

Leia mais

EXPECTATIVAS DE COMPRAS PARA O CARNAVAL 2014

EXPECTATIVAS DE COMPRAS PARA O CARNAVAL 2014 EXPECTATIVAS DE COMPRAS PARA O CARNAVAL 2014 Compradores "Mais compradores devem frequentar os centros de compras no pólo de confecções do Agreste em 2014" Os compradores dos Centros de Compras do Polo

Leia mais

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL Agosto de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

2A educação é o principal catalisador para

2A educação é o principal catalisador para objetivo 2. atingir o ensino básico universal O Estado da Amazônia: Indicadores A Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010 o desenvolvimento humano e para a construção de uma sociedade mais justa (Unesco,

Leia mais

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011)

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011) Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas.

Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO A Carta Especial Mulheres no Mercado de Trabalho é produzida pelo Observatório Unilasalle:

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL Ana Rita Ramos 1 Cristina Silva 2 1 Departamento de Análise de Riscos e Solvência do ISP 2 Departamento de Estatística e Controlo de Informação do ISP As opiniões

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

A Crise Econômica Mundial e as Economias Regionais

A Crise Econômica Mundial e as Economias Regionais A Crise Econômica Mundial e as Economias Regionais Gráfico 1 Efeitos da crise financeira sobre o emprego Dados dessazonalizados Abril = 104 103 102 101 99 98 97 96 104 102 98 96 94 92 88 86 Abr Jun Mai

Leia mais

Por que Serviços? Serviços (% PIB) - eixo da esquerda PIB per capita ($ de 2005) - eixo da direita

Por que Serviços? Serviços (% PIB) - eixo da esquerda PIB per capita ($ de 2005) - eixo da direita Por que Serviços? Jorge Arbache 1 Bens e serviços estão se combinando por meio de uma relação cada vez mais sinergética e simbiótica para formar um terceiro produto que nem é um bem industrial tradicional,

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. O setor privado de ensino sob um perspectiva de gênero.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. O setor privado de ensino sob um perspectiva de gênero. Pesquisa O setor privado de ensino sob um perspectiva de gênero. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL II RELATÓRIO ANALÍTICO

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL II RELATÓRIO ANALÍTICO II RELATÓRIO ANALÍTICO 15 1 CONTEXTO ECONÔMICO A quantidade e a qualidade dos serviços públicos prestados por um governo aos seus cidadãos são fortemente influenciadas pelo contexto econômico local, mas

Leia mais

A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ

A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ A MULHER EMPREENDEDORA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ 1.0 Introdução Prof. Dr. Joilson Dias Assistente Científica: Cássia Kely Favoretto Costa Departamento de Economia Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Construção encerra o ano em ritmo fraco

Construção encerra o ano em ritmo fraco SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 4 Número 12 Dezembro de 2013 www.cni.org.br ISSN 2317-7322 Destaques ANÁLISE ECONÔMICA Dificuldade no acesso ao crédito

Leia mais

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010)

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010) Santa Catarina Em 21, no estado de Santa Catarina (SC), moravam 6,3 milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,9%, 43,7 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 293 municípios,

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 16 de dezembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais