Aluno(a):... 21/09/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluno(a):... 21/09/2012"

Transcrição

1 3 Avaliação Bimestral 7ª série 3º Bimestre/2012 Aluno(a):... 21/09/2012 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009, no Diário Oficial da União, para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta forma, o provão agora inclui a redação para os alunos de 5ª série do ensino fundamental até o ensino médio, a divisão por áreas do conhecimento, com nova distribuição das disciplinas e, para esta edição, novidades quanto à elaboração e enunciado das questões.

2 3 SUMÁRIO INSTRUÇÕES... 3 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS... 4 Ciências... 4 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS... 6 Matemática... 6 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS... 7 Geografia... 7 História LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Arte Educação física Espanhol Informática Inglês Português... 18

3 3 INSTRUÇÕES 1.Para realizar esta Avaliação Bimestral você utilizará este Caderno de Questões, composto de 54 questões de múltipla escolha, enumeradas de 01 a 54, e um Cartão Resposta. Confira se o seu caderno possui todas as questões e se o Cartão Resposta não apresenta rasuras ou imperfeições; 2.Coloque o nome na capa do Caderno de Questões e no Cartão Resposta; 3.Para responder as questões, utilize somente caneta esferográfica azul ou preta; 4.A interpretação das questões faz parte da prova; 5.Comece a responder as questões da disciplina que você julga ter mais dificuldade; 6.No final deste caderno de questões encontra- se um rascunho do Cartão Resposta, que poderá ser destacado e levado com o aluno para conferência com o Gabarito Oficial; 7.No Cartão Resposta, as alternativas devem ser pintadas por inteiro, conforme exemplo abaixo; 1 A B C D E 8.Ao finalizar sua Avaliação Bimestral, entregue este Caderno de Questões e o Cartão Resposta, devidamente preenchido; 9.O aluno que perturbar ou descumprir quaisquer orientações do professor terá sua avaliação eliminada; 10.Qualquer irregularidade comunique ao professor. BOA SORTE!

4 4 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Ciências 1) (COC Avaliação Nacional 2/2012 8o ano EF Tipo B) O sistema respiratório possui uma estrutura em comum com o sistema digestório, por onde o ar e o alimento passam. infoescola.com Assinale a alternativa que contém o nome dessa estrutura. (A) Brônquios (B) Faringe (C) Laringe (D) Esôfago (E) Pulmão 2) O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente e apresenta as seguintes funções: interativa, que permite processar as informações recebidas, armazená- las ou utilizá- las, associando- se às novas sensações; função motora, que controla todas as funções vitais e os movimentos do nosso corpo; e outra função que recebe milhares de informações vindos de receptores espalhados pelo corpo, especializados a excitarem- se aos estímulos. A alternativa que correspondente a essa função é (A) função sensorial. (B) função respiratória. (C) função interativa. (D) função preventiva. (E) função motora.

5 3) A teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações em sua constituição. Esta é a ideia central da evolução dos seres humanos que foram se modificando ao longo do tempo. Esta espécie é pertencente ao género Homo; desenvolveu uma linguagem rudimentar, construía cabanas e com braços proporcionalmente muito mais longos, foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas, o que lhe valeu o carater habilidoso. Suas ferramentas eram feitas de ossos, madeira, e principalmente de pedra lascada. A alternativa que nomeia esse representante da espécie humana é (A) Homo Erectus. (B) Homem de Neanderthal. (C) Homem de Cro- Magnon. (D) Homem Australopithecus. (E) Homo Habilis. 5 4) (COC Simulado Nacional 1/2010 8o ano EF) Em relação aos tecidos animais, leia as afirmativas abaixo: I. Os tecidos fundamentais no organismo humano são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. II. Os tecidos epiteliais possuem como função revestir superfícies, como a pele, revestir e absorver, como no intestino, e secretar, como as glândulas salivares. III. O tecido muscular é formado por células alongadas com poder de contração. IV. O tecido nervoso é formado por neurônios. V. O tecido adiposo e o tecido ósseo são variações do tecido nervoso. Assinale a alternativa correta. (A) As afirmativas I, II, III e IV são corretas. (B) Todas as afirmativas são corretas. (C) As afirmativas I, II e IV são corretas. (D) As afirmativas I, III e IV são corretas. (E) As afirmativas I, III, IV e V são corretas. 5) A respiração pulmonar é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nos humanos, esse processo depende da contração do músculo diafragma. Assinale a alternativa correta a respeito da respiração e da atuação do músculo diafragma. (A) Na inspiração, o diafragma contrai- se e sobe, diminuindo o volume da caixa torácica. (B) Na expiração, o diafragma contrai- se e desce, aumentando o volume da caixa torácica. (C) Na expiração, o diafragma relaxa- se e sobe, aumentando o volume da caixa torácica. (D) Na inspiração, o diafragma contrai- se e desce, aumentando o volume da caixa torácica. (E) Na expiração, o diafragma contrai- se e sobe, aumentando o volume da caixa torácica.

6 6 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Matemática 6) A base da pirâmide de Quéops é um quadrado que tem aproximadamente 234 m de lado. A área da base dessa pirâmide, em m 2, é aproximadamente (A) (B) (C) (D) (E) ) Em um restaurante, uma família pediu uma pizza média, de 20 cm de raio. Utilizando π = 3,14, o comprimento da circunferência dessa pizza é de (A) 126,1 cm. (B) 125,6 cm. (C) 122,4 cm. (D) 121,5 cm. (E) 120,8 cm. 8) A forma fatorada de 25ax + 10ay 15a é (A) 3y (15x 5y + 6). (B) y (2a + 2y 7). (C) 2x (5a 3y 1). (D) a (x + y + 5). (E) 5a (5x + 2y 3). 9) O valor de x no paralelogramo a seguir é (A) 44. (B) 45. (C) 46. (D) 47. (E) 48.

7 7 10) No gráfico abaixo está marcado o ponto A. O par ordenado representado por ele é (A) (3, 2). (B) ( 3, 2). (C) ( 3, 2). (D) (2, 3). (E) ( 2, 3). 11) No triângulo isósceles a seguir, a medida dos ângulos B e C vale (A) 70. (B) 65. (C) 60. (D) 65. (E) 50.

8 8 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Geografia 12) A linha divisória traçada no mapa separa o planeta em dois grandes grupos utilizando o critério: (A) de relevo. (B) étnico. (C) cultural. (D) socioeconômico. (E) climático.

9 9 13) Observe o mapa do continente americano: Em relação à localização geográfica do continente americano, pode- se afirmar que: (A) apresenta a maior parte de suas terras no hemisfério sul. (B) está totalmente localizado no hemisfério oriental. (C) possui parcela significativa de suas terras em áreas polares. (D) apresenta temperaturas médias mais elevadas ao norte do Trópico de Capricórnio. (E) localiza- se totalmente no hemisfério ocidental. 14) Leia o texto a seguir e indique a correta.

10 10 Segundo o texto, os aspectos naturais que influenciaram as relações entre os Estados são: (A) a ausência de bacias hidrográficas e a apresentação da Cordilheiras dos Andes que dificultou as relações estabelecidas entre a vertente do Atlântico e a vertente do Pacífico. (B) a presença das bacias hidrográficas (Grandes Lagos e do Rio São Francisco) e a apresentação da Cordilheiras do Himalaia que dificultou as relações estabelecidas entre a vertente do Atlântico e a vertente do Pacífico. (C) a presença das bacias hidrográficas (Amazônica e Platina) e a apresentação da Cordilheiras dos Alpes que dificultou as relações estabelecidas entre a vertente do Atlântico e a vertente do Pacífico. (D) a presença das bacias hidrográficas (Amazônica e Platina) e a apresentação da Cordilheiras dos Andes que dificultou as relações estabelecidas entre a vertente do Atlântico e a vertente do Pacífico. (E) a presença das bacias hidrográficas (Amazônica e Platina) e a apresentação da Cordilheiras dos Andes que dificultou as relações estabelecidas entre a vertente do Índico e a vertente do Ártico. 15) Leia atentamente: A vertente do Pacífico compreende: (A) Os baixos planaltos e planícies do Brasil, Argentina, Uruguai, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. (B) As estreitas planícies costeiras do Chile, Peru, Equador e Colômbia. (C) A costa oeste dos Estados Unidos, onde é banhado pelo oceano Atlântico. (D) As estreitas planícies costeiras do Brasil, Argentina, Uruguai, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. (E) Os baixos planaltos e planícies do Chile, Peru, Equador e Colômbia. 16) Ao contrário dos outros continentes, não é habitado por nenhum povo. É um espaço natural, de terras geladas, habitat de pinguins, focas, leões- marinhos e outros animais que conseguem viver em temperaturas muito baixas. O trecho acima faz referência (A) Ao continente Antártico. (B) Ao continente Africano. (C) À Groenlândia. (D) Ao continente Ártico. (E) Às Ilhas Malvinas.

11 11 História 17) (UFRGS- RS) O anteprojeto que deveria servir de base para a Primeira Constituição do Brasil, em discussão na Assembleia Constituinte em setembro de 1823, tinha como uma de suas características: (A) o espírito liberal de seus artigos, permitindo às camadas populares o direito de elegerem os seus representantes. (B) a tentativa de limitar a influência da aristocracia rural nas decisões políticas. (C) a possibilidade de os portugueses, desde que dispusessem de uma determinada renda, exercerem cargos públicos. (D) a limitação ao máximo do poder de Pedro I, com a valorização do poder da representação nacional. (E) a completa eliminação de fatores econômicos na organização do eleitorado brasileiro. 18) A vida político- partidária conheceu, nos primeiros anos do período regencial, uma fase de organização intensa. As principais forças da sociedade brasileira aglutinaram- se em torno dos seguintes grupos: (A) Moderados, favoráveis à manutenção da monarquia; Exaltados, favoráveis à implantação de reformas; Restauradores, favoráveis à volta de D. Pedro I. (B) Republicanos, favoráveis à extinção do Império; Restauradores, favoráveis à volta de D. João VI; Exaltados, favoráveis à maioridade de D. Pedro II. (C) Liberais, favoráveis à implantação de reformas; Palacianos, contrários à maioridade de D. Pedro II; Republicanos, favoráveis à extinção do Império. (D) Palacianos, favoráveis à maioridade de D. Pedro II; Restauradores, favoráveis à volta de D. João VI; Moderados, favoráveis à dominação portuguesa sobre o Brasil. (E) Exaltados, favoráveis à maioridade de D. Pedro II; Liberais, favoráveis à manutenção da monarquia; Republicanos, favoráveis à extinção da monarquia.

12 19) Assinale a alternativa correta relativa ao acontecimento histórico conhecido por Revolução Francesa. 12 (A) Um dos estopins da Revolução Francesa foi a convocação da Assembleia dos Estados Gerais por Luís XVI, em 1789, com o objetivo de forçar a nobreza e o clero a pagar impostos. (B) Significou a tomada do poder político pela burguesia, a superação das instituições feudais do Antigo Regime, a criação de condições para o desenvolvimento do capitalismo na França. (C) Significou a tomada da Bastilha pelo povo, em 14 de julho de 1789, manobrada indiretamente pelo clero, que não via com bons olhos o poder da nobreza. (D) Representou a abolição dos direitos feudais, porém sem que os direitos da nobreza e do clero fossem alterados. (E) Apesar de se constituir num movimento revolucionário, a Revolução Francesa pouco incomodou os demais países europeus controlados por forças absolutistas. 20) (Mackenzie- SP) O Parlamentarismo às avessas, os partidos políticos de elite e a Eleição do cacete marcaram a atuação política dos grandes proprietários do Segundo Reinado, que tinham por objetivo: (A) difundir ideias liberais e democráticas. (B) integrar as várias camadas sociais no processo político. (C) garantir o Império centralizador e escravocrata. (D) modernizar a estrutura agroexportadora do país. (E) romper com a dependência externa e o alinhamento com a Inglaterra. 21) (PUC- SP) A importância da lei Eusébio de Queirós (1850), no contexto do processo de abolição da escravatura, está no fato de ter: (A) concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848). (B) permitido a repressão dos traficantes de escravos por navios da Marinha portuguesa. (C) declarado extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores. (D) libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade. (E) acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.

13 13 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Arte 22) Francisco Goya foi um rebelde, um libertário que se opunha a qualquer tipo de tirania. Trabalhou temas diversos, desde retratos de personalidades até cenas históricas e os horrores da guerra. O realismo em suas obras expunha a maldade da natureza humana, a futilidade dos modelos e as visões fantásticas e sombrias da realidade (livro integrado COC 8º ano, p.118, 2011). Com base no texto acima, indique qual alternativa indica uma sequência de obras de Goya I - Os fuzilamentos de 3 de maio de II - Pipa Vestida, 1991 III - Maja Vestida IV - A jangada da Medusa, (A) I e III (B) I, III e IV (C) II e IV (D) II, III e IV (E) III e IV 23) O Brasil passou a sofrer grande influência europeia, que se intensificou com a chegada de um grupo de artistas franceses que tinham como missão (A) catequizar os índios nativos do brasil. (B) constituir uma escola de culinária nos moldes da cozinha francesa. (C) desbravar o interior do país, catequizando os índios. (D) organizar o ensino artístico no país, adotando, para isso, o convencionalismo italiano. (E) organizar o ensino artístico no país, adotando, para isso, o convencionalismo francês. 24) O nome Impressionismo surgiu a partir da primeira apresentação pública de um grupo de novos artistas e remonta a um texto jornalístico inspirado na pintura (A) Girassóis de Vincent Van Gogh ( ). (B) O Beijo ( ) de Gustav Klint. (C) Mediterranée (1905) de Aristid Maillol. (D) Baile no Moulin Rouge de Toulouse- Lautrec. (E) Impressão, Sol Nascente, 1872, de Claude Monet ( ).

14 14 25) A pesquisa científica da cor e trabalhos que se orientam com base em um método preciso definem um estilo de pintura característica do Neoimpressionismo que ficou conhecido como (A) Impressionismo. (B) Expressionismo. (C) Pontilhismo. (D) Abstracionismo. (E) Orfismo. 26) Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo Pós- Impressionismo se refere ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploraram as possibilidades abertas pelo Impressionismo em direções muito variadas. Entre os artistas que se destacaram no período estavam (A) Claude Monet, Georges Seurat e Paul Gauguin. (B) Paul Cézanne, Vincent Van Gogh e Paul Gauguin. (C) Paul Cézanne, Kazimir Malivitch e Henri Matisse. (D) Leonardo Da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sânzio. (E) Vincent Van Gogh, Claude Monet e Paul Gauguin. Educação física 27) No voleibol, quando um determinado jogador ataca a bola e a mesma toca em uma das antenas que delimitam a área de jogo da rede sem tocar antes no adversário que está realizando o bloqueio, o juiz determinará (A) ponto para equipe que realizou o ataque. (B) ponto para equipe adversária. (C) ponto de bloqueio da equipe adversária. (D) ponto de bloqueio para equipe que realizou o ataque. (E) voltará o saque para equipe que havia sacado. 28) Considerando a menor resistência do organismo em formação e não poder exigir de atletas de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duração da partida, na categoria Infantil, serão de 30 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 minutos cada, com o máximo de 10 minutos de descanso entre ambos, sendo que para o Futsal feminino o tempo de duração das partidas será o mesmo estabelecido para a categoria (A) juvenil. (B) infanto juvenil. (C) infantil. (D) adulto. (E) mirim.

15 15 29) No jogo de handebol, quando a equipe que está atacando sofre uma falta no ataque, a mesma equipe deve posicionar- se toda da linha pontilhada para cobrar a falta e a equipe defensora deve posicionar- se toda da linha pontilhada. (A) atrás; à frente. (B) à frente; atrás. (C) à frente; entre e atrás. (D) à frente e entre; atrás. (E) atrás; atrás. 30) O espaço em que a defesa deve posicionar- se em caso de falta é compreendido entre a e a. (A) linha pontilhada; linha de centro. (B) linha de área; linha de centro. (C) linha de área; linha lateral. (D) linha pontilhada; linha lateral. (E) linha pontilhada; linha de área. 31) No basquete, após a quinta falta pessoal ou técnica de um jogador, o mesmo deverá ser informado deste fato por um e tem que deixar a partida imediatamente. Ele tem que ser substituído dentro de trinta (30) segundos. Uma falta de um jogador que já tenha cometido sua quinta falta é considerada como falta de jogador e é marcada e registrada na súmula contra o. (A) oficial; excluído; técnico. (B) técnico; incluído; jogador. (C) oficial; incluído; técnico. (D) jogador; incluído; jogador. (E) oficial; excluído; jogador. Espanhol 32) En la frase: María Iván siempre viajan por el mundo, el mes pasado fueron a Francia Hungría, indica cual de las siguientes opciones es la correcta: (A) en el primer espacio e, y en el segundo o. (B) en los dos espacios y. (C) en el primer espacio y, y en el segundo u. (D) en el primer espacio e, y en el segundo y. (E) en los dos espacios e.

16 33) Observa la siguiente frase: Jorge, di siempre la verdad, en esta frase se utiliza el verbo decir en imperativo afirmativo en la persona Tú (segunda persona del singular). Indica cuál de las siguientes respuestas muestra el mismo verbo solo que conjugado para la persona vosotros: (A) decid. (B) digáis. (C) dised. (D) dicestes. (E) digan ) Observa la siguiente frase y responde: Marcos busca a la niña, Utilizando los pronombres de objeto directo, de que otra manera podríamos decir esta frase. (A) Marcos buscala. (B) Marcos busca- la. (C) Marcos la busca o Marcos buscala. (D) Marcos la busca. (E) Marccos busca- lo. 35) Observa la siguiente historieta e indica cual es la respuesta correcta. Elije una de las siguientes opciones para que lo que responde el muchacho que está sentado tenga sentido. (A) En los dos primeros espacios va se y en el tercero va ellos. (B) En los dos primeros espacios va les y en el tercero ellos. (C) En el primer espacio va le, en el segundo va les y en el tercero va ustedes. (D) En el primer espacio va les, en el segundo va le y en el tercero va nosotros. (E) En los dos primeros espacios va os y en el tercero va vosotros.

17 36) Observa las siguientes preguntas e indica que pronombres interrogativos son necesarios en las preguntas para que sean correctas. son esas muchachas? son tus postres favoritos? : (A) en el primer espacio quiénes y en el segundo espacio cuáles. (B) en el primer espacio quién y en el segundo cuáles. (C) en el primer espacio quém y en el segundo quáis. (D) en el primer espacio quiénes y en el segundo quáles. (E) en ambos espacios cuáles ) En la frase: A Vosotros gustan los mariscos, indica cual de los siguientes pronombres es el que corresponde en el espacio vacío para que la frase sea correcta: (A) os (B) se (C) le (D) les (E) nos Informática 38) Em relação aos critérios de segurança da informação, o critério que garante que as informações não serão modificadas por pessoas não autorizadas é o critério de (A) Confidencialidade. (B) Disponibilidade. (C) Autenticidade. (D) Confiabilidade. (E) Integridade. 39) Em relação aos tipos de malwares, o malware que possui função de se replicar através da Internet é conhecido como (A) Cavalo de Tróia. (B) Worm. (C) Vírus. (D) Keylogger. (E) Spyware. 40) Quando um computador está em estado zumbi, significa que ele (A) foi infectado e está sendo controlado por alguma pessoa mal intencionada. (B) está com problemas na configuração do sistema operacional. (C) está com sua placa- mãe queimada. (D) não possui conexão com a internet, para se proteger de malwares. (E) não tem sistema operacional instalado.

18 18 41) (FCC TJ- RJ - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) Para que um programa de computador seja considerado software livre, este programa (A) pode ser utilizado para fins lucrativos, mas não pode ser, ele próprio, comercializado. (B) deve ter seu código fonte colocado em domínio público. (C) não pode ser utilizado para fins lucrativos. (D) deve ter seu código fonte disponível para seus usuários. (E) não pode ter seu código fonte modificado. 42) (PC- SP PC- SP - Delegado de Polícia) A denominada licença GPL (já traduzida para o português: Licença Pública Geral) (A) representa a possibilidade da Administração Pública em utilizar gratuitamente certos softwares em face da supremacia do interesse público. (B) garante as liberdades de execução, estudo, redistribuição e aperfeiçoamento de programas assim licenciados, permitindo a todos o conhecimento do aprimoramento e acesso ao código fonte. (C) representa a viabilidade do público em geral aproveitar o software em qualquer sentido, porém sem poder repassar a outras pessoas. (D) garante ao desenvolvedor os direitos autorais em qualquer país do mundo. (E) assegura apenas a distribuição gratuita de programas. Inglês 43) According to PRESENT PERFECT use, the following sentence is correct (A) I have heard this song last summer. (B) She have heard this song yesterday. (C) This is the best song I heard always. (D) He s never hear this song before. (E) I have never heard such a great song like this. 44) Among the following adverbs, one is NEVER used with present perfect (A) never. (B) yesterday. (C) ever. (D) yet. (E) still.

19 19 45) Observe The last speech bubble brings the expression you may be right. It is correct to affirm (A) it brings a present perfect verb, which expresses assumption. (B) it brings a comparative adjective. (C) it brings the possessive pronoun you. (D) it brings the modal verb may, which expresses possibility or assumption. (E) it brings the present perfect verb may, which expresses request. 46) The correct line with simple present + simple past + past participle is (A) go / went / went. (B) run / run / run. (C) fly / flied / flied. (D) do / did /done. (E) buy / buied / bought. 47) Present perfect is a tense used to express (A) future events in the present. (B) past events still related to the present. (C) really old events not related to the present. (D) future or past events, depending on the intention. (E) present actions in continuous tense. 48) The difference between present perfect and simple past is (A) if it is, or not, mentioned when the event happened. (B) how many people, plural or singular. (C) the verbs are all irregular in simple past. (D) the verbs are all irregular in present perfect. (E) they have no difference.

20 20 Português Leia o texto com atenção para responder às questões 49 e 50. A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou- o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá- lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá- lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça: Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia. (Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, p. 24.) dragão- da- independência: soldado da cavaalaria. 49) A oração Quando o menino voltou pode ser corretamente classificada como (A) oração subordinada adverbial temporal. (B) oração subordinada causal. (C) oração subordinada adverbial comparativa. (D) oração subordinada adverbial final. (E) oração subordinada adverbial condicional. 50) Em ele provou e tinha gosto de queijo., a conjunção E pode ser classificada como (A) conjunção subordinativa causal. (B) conjunção subordinativa comparativa. (C) conjunção subordinativa temporal. (D) conjunção coordenativa aditiva. (E) conjunção coordenativa adversativa.

21 21 51) Leia: Em...apesar de a área cultivada ter aumentado apenas 16% há uma oração subordinada adverbial (A) Condicional. (B) Concessiva. (C) Temporal. (D) Final. (E) Proporcional. 52) Em relação ao gráfico da questão anterior, é correto afirmar que a ideia principal do texto é (A) o crescimento da área cultivada no brasil. (B) o crescimento populacional. (C) o cultivo de grãos. (D) o insucesso da agricultura moderna. (E) a falta de alimentos para a população brasileira.

22 22 53) Analise o texto a seguir e responda às questões. O sujeito da oração A maioria das pessoas tem medo de algo em suas vidas é (A) sujeito oculto. (B) sujeito indeterminado. (C) sujeito simples. (D) sujeito composto. (E) inexistente. 54) O período Então vá lá fora e faça- nos orgulhosos de você! é corretamente classificado como (A) período composto por coordenação. (B) período simples. (C) período composto por subordinação. (D) período misto. (E) período composto, com orações coordenadas assindéticas.

23 23

24 24 CARTÃO RESPOSTA ALUNO(A): CIÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA 1 A B C D E 27 A B C D E 2 A B C D E 28 A B C D E 3 A B C D E 29 A B C D E 4 A B C D E 30 A B C D E 5 A B C D E 31 A B C D E MATEMÁTICA ESPANHOL 6 A B C D E 32 A B C D E 7 A B C D E 33 A B C D E 8 A B C D E 34 A B C D E 9 A B C D E 35 A B C D E 10 A B C D E 36 A B C D E A B C D E GEOGRAFIA INFORMÁTICA 12 A B C D E 38 A B C D E 13 A B C D E 39 A B C D E 14 A B C D E 40 A B C D E 15 A B C D E 41 A B C D E 16 A B C D E 42 A B C D E HISTÓRIA INGLÊS 17 A B C D E 43 A B C D E 18 A B C D E 44 A B C D E 19 A B C D E 45 A B C D E 20 A B C D E 46 A B C D E 21 A B C D E 47 A B C D E 48 A B C D E ARTE PORTUGUÊS 22 A B C D E 49 A B C D E 23 A B C D E 50 A B C D E 24 A B C D E 51 A B C D E 25 A B C D E 52 A B C D E 26 A B C D E 53 A B C D E 54 A B C D E

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM REVISÃO 1) Relacione cada uma das frases que se seguem a um dos contextos explicativos abaixo:

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

Roteiro de Estudo para Recuperação 2º bimestre (de 01/Ago a 12/Ago)

Roteiro de Estudo para Recuperação 2º bimestre (de 01/Ago a 12/Ago) 6º A Substantivos e suas classificações e suas classificações Substantivos: Flexão: gênero e número Capítulo 03 (especialmente os exrcícios 4,5,7,12,13,14,15,29,31,35,39,48 e também Páginas 80 e 81 exercícios

Leia mais

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO DISCIPLINA / TURMA 2ª CHAMADA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO A E B UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO PÁG. 261. TRANSFORMAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA

Leia mais

6º. Ano A do Ensino Fundamental

6º. Ano A do Ensino Fundamental 6º. Ano A do Ensino Fundamental DAS AVALIAÇÕES Conteúdos: Leitura e interpretação textual; classes de palavras: substantivos e suas classificações, adjetivo e verbo. Onde estudar: apostila Ser, caderno

Leia mais

HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL

HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL QUESTÃO 01 - A Terra é, dentro do sistema solar, o único astro que tem uma temperatura de superfície que permite à água existir em seus três estados: líquido, sólido e gasoso.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO São Luís (MA),19/05/2010. 6º ANO MATUTINO História A civilização mesopotâmica Planos do desenho, p.38 42; Perspectiva; Renascimento, p. 45 46; Imagens 3D / Encher, p.48 51. Sistema operacional, p.12; Conceitos

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048 Disciplina: Artes Módulo I - Tema: CONCEITO DE ARTE? Módulo II - Tema: RENASCIMENTO Módulo III - Tema: IMPRESSIONISMO Módulo IV - Tema: CUBISMO Disciplina: Ciências Módulo I - Tema: O PLANETA TERRA - O

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 8 o ano 3 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : 1. 25 de janeiro de 1835, ao amanhecer o dia na cidade de Salvador, 600 negros entre libertos e escravos levantaram-se decididos

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 8 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1- (1,0) A mundialização da produção industrial é caracterizada

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA AVALIAÇÃO GLOBAL III UNIDADE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA AVALIAÇÃO GLOBAL III UNIDADE Recife, Novembro de 2015 FINAL DE ANO LETIVO AGRADECIMENTO Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar.

Leia mais

Avaliação Bimestral. 3º ano Turma 1 1º Bimestre/2015. Aluno (a):... 27/04/2015

Avaliação Bimestral. 3º ano Turma 1 1º Bimestre/2015. Aluno (a):... 27/04/2015 Avaliação Bimestral 3º ano Turma 1 1º Bimestre/2015 Aluno (a):... 27/04/2015 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Um transatlântico, navegando pelo Oceano Índico, cruza o Trópico de Capricórnio e segue do Sul para o Norte. Observando

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Crianças e Infâncias na Educação em Tempo Integral. Desenho de mapa feito por crianças

Crianças e Infâncias na Educação em Tempo Integral. Desenho de mapa feito por crianças Crianças e Infâncias na Educação em Tempo Integral Desenho de mapa feito por crianças Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo

Leia mais

Brasil Império. Sétima Série Professora Carina História

Brasil Império. Sétima Série Professora Carina História Brasil Império Sétima Série Professora Carina História Confederação do Equador Local: Províncias do Nordeste. Época: 1824. Líderes da revolta: Manuel Paes de Andrade, frei Caneca e Cipriano Barata. Causas:

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM.

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2012 Professora: Ana Claudia Martins Ribas Disciplina: História - 8º ano -Fundamental 1º BIMESTRE Conteúdos Básicos: -Povos, Movimentos e

Leia mais

PROFESSOR MAURÍCIO DE SOUZA MACHADO PROFESSOR MANUEL MARIA LOURENÇO. Determinante de matrizes. Logaritmos. Matrizes Inversas. Fatorial de um número.

PROFESSOR MAURÍCIO DE SOUZA MACHADO PROFESSOR MANUEL MARIA LOURENÇO. Determinante de matrizes. Logaritmos. Matrizes Inversas. Fatorial de um número. MATEMÁTICA (FRENTE I) MATEMÁTICA (FRENTE II) Determinante de matrizes. Matrizes Inversas. Fatorial de um número. Classificar as possibilidades. Sistemas de equações lineares. Princípio Fundamental da contagem.

Leia mais

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes!

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes! ABC de Educação Infantil Série: 6º Ano do - Turma ( AB ) L. Portuguesa 28.01.2013 ( Segunda- Feira) Ciências 30.01.2013 ( Quarta-Feira) Classes Gramaticais - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral -

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 12 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem

Leia mais

ASSUNTOS PARA TESTES II UNIDADE 6º ANO

ASSUNTOS PARA TESTES II UNIDADE 6º ANO ASSUNTOS PARA TESTES II UNIDADE 6º ANO PORTUGUÊS 1- Interpretação de Texto 2-Adjetivo p.13 3-Locução Adjetiva p.14 e 15 4-Flexões do Adjetivo (gênero, número e grau), p.16 a 20 5- Uso de E e I; L e U finais.

Leia mais

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 5 o ano Geografia 1. Leia a notícia, divulgada em vários jornais brasileiros, no dia 21

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO Profª Fernanda Toledo RECORDAR Qual a função do alimento em nosso corpo? Por quê comer????? Quando nascemos, uma das primeiras atitudes do nosso organismo

Leia mais

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Pós - Impressionismo (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Não foi um Movimento Não houve um grupo de artistas que se reuniam para debates acadêmicos. Eram artistas

Leia mais

Conteúdo de Recuperação 8º ano

Conteúdo de Recuperação 8º ano Conteúdo de Recuperação 8º ano Turma 181 CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO Matemática- Professora: Maria Aparecida Costa CAPÍTULO 12 PLANO CARTESIANO REPRESENTAÇÃO DE PONTOS NO PLANO. CAPÍTULO 13 _ SISTEMAS DE

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

PUC - Rio - 2012 Rio VESTIBULAR 2012 PROVAS DISCURSIVAS DE HISTÓRIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

PUC - Rio - 2012 Rio VESTIBULAR 2012 PROVAS DISCURSIVAS DE HISTÓRIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. PUC - Rio - 2012 Rio VESTIBULAR 2012 PROVAS DISCURSIVAS DE HISTÓRIA 2 o DIA MANHÃ GRUPO 2 Novembro / 2011 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este

Leia mais

5.1 Planificação a médio prazo. 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora. 28 aulas

5.1 Planificação a médio prazo. 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora. 28 aulas 5.1 Planificação a médio prazo 28 aulas Conteúdos programáticos Segundo o Programa Oficial (março de 2001) TH11 Parte 2 (pp.) Saberes/Aprendizagens 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora 1.1.

Leia mais

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13 sumário Nota à 14 a Edição................................................ 11 Introdução..................................................... 13 1. As Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses

Leia mais

Conteúdo Programático Anual

Conteúdo Programático Anual INGLÊS 1º BIMESTRE 5ª série (6º ano) Capítulo 01 (Unit 1) What s your name? What; Is; My, you; This; Saudações e despedidas. Capítulo 2 (Unit 2) Who s that? Who; This, that; My, your, his, her; Is (afirmativo,

Leia mais

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II 1 GEOGRAFIA 6º ANO ENS. FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): GRAZIELLA FERNANDES NOME: Nº Querido(a) aluno(a), para que eu possa lhe ajudar neste momento de recuperação será importante que estude o conteúdo listado

Leia mais

Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015

Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015 ALCIDES Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015 Conteúdo de recuperação Paralela de Matemática par o 7º ano Operações com números fracionários Cálculo com porcentagens Unidades de medidas Números

Leia mais

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra 1. o ANO ENSINO MÉDIO Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 2 Aula 5.1 Conteúdo Bacias Hidrográficas Brasileiras. 3 Habilidade Localizar as diferentes

Leia mais

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. Não efetue qualquer marcação nos campos destinados à atribuição de notas.

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. Não efetue qualquer marcação nos campos destinados à atribuição de notas. INSTRUÇÕES Verifique, com muita atenção, este Caderno de QUESTÕES que deverá conter 14 (treze) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) de Conhecimentos Específicos de Técnico de Informática e 4 (quatro)

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p.

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p. 6º ANOS Cap. 4 - Sociedade: história e cultura Cap. 5 - As primeiras sociedades Cap. 7 - Os Egípcios Cap. 8 - Outros povos africanos Percursos: 7- Representação Gráfica do relevo 8- Os gráficos 9- A Terra

Leia mais

Atividade Geografia 5º ano Unidade 1

Atividade Geografia 5º ano Unidade 1 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. A S D F G B N J R M E R C U R I O E W G Y U I O P W T E R R A H X Z Y O C A D G H J E W T Y U E R T Y U I S P A F E R B A R A I E D S F R G

Leia mais

AUTORAS: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV

AUTORAS: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Geografia AUTORAS: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Graduada em História e Pedagogia, Doutora em Filosofia e Metodologia de Ensino, Autora da Metodologia ACRESCER. ANA CONSUELO MARTINS LOPES OLIVEIRA Graduada

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

Impressão: nascer do sol

Impressão: nascer do sol IMPRESSIONISMO França 1860 a 1886. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impressão ou as percepções iniciais registradas

Leia mais

As provas da 1ª etapa, AV1, serão realizadas no período de 16/03 a 27/03, conforme cronograma a seguir:

As provas da 1ª etapa, AV1, serão realizadas no período de 16/03 a 27/03, conforme cronograma a seguir: Circular Informativa: 015/15 Data: 06/03 Assunto: Cronograma de provas AV1 1ª etapa matutino - EFII Senhores pais ou responsáveis, As provas da 1ª etapa, AV1, serão realizadas no período de 16/03 a 27/03,

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Índice APOSTILA DE INGLÊS Módulo I - EXPRESSÕES PARA USO COTIDIANO - SUBJECT PRONOUNS - VERBO

Leia mais

GEOGRAFIA. Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

GEOGRAFIA. Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GEOGRAFIA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém oito questões, constituídas de itens e subitens, abrangendo um total de doze

Leia mais

QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir.

QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Que tal experimentar olhar para o mundo com os olhos de um dos maiores

Leia mais

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES 5º ANO - MATUTINO - Leitura e interpretação de textos. - Verbo- modo indicativo: pessoa, número, tempo, conjugação e infinitivo -Terminações isar/izar e esa/esa - Formas verbais tem/têm e vem/vêm Unidade

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos Leves e Vigilante

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos Leves e Vigilante CONCURSO PÚBLICO - CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREACANGA PROVA OBJETIVA: 12 de maio de 2012 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Veículos Leves e Vigilante Nome do Candidato:

Leia mais

RELAÇÃO DOCONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DOCONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DATA:17 /12/2015 DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro Vasconcelos e Felipe Marçal VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ANO TURMA: A e B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO

Leia mais

Recuperação Final Geografia 6º ano

Recuperação Final Geografia 6º ano COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Geografia 6º ano Aluno: Série: 6º ano Turma: Data: 07 de dezembro de 2015. 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA COM

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA. MOVIMENTO BURGUÊS França antes da revolução TEVE APOIO DO POVO Monarquia absolutista Economia capitalista.(costumes feudais) sociedade estamental. 1º Estado-

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: PROFESSOR NÍVEL III EDUCAÇÃO FÍSICA CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: PROFESSOR NÍVEL III EDUCAÇÃO FÍSICA CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais:

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

EXAME 6º ANO. 10/12 5ª feira

EXAME 6º ANO. 10/12 5ª feira EXAME 6º ANO 09/12 4ª feira Ciências Destinos do lixo e seus problemas. Destino das águas do planeta, tratamento e poluição, doenças transmitidas por ela. Astronomia. 10/12 5ª feira Gramática/Texto Interpretação

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES GEOGRAFIA Aluno (a): 4º ano Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Conteúdo de Recuperação Sistema Solar. Mapa político do Brasil: Estados e capitais. Regiões

Leia mais

Inglês Técnico Instrumental

Inglês Técnico Instrumental Inglês Técnico Instrumental Aula 5 Inglês Técnico Instrumental - Aula 5 1 Objectives Empregar os verbos no passado de modo a exercitar exemplos práticos do cotidiano do técnico em informática; Elaborar

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): 8º Ano: Nº Professor(a): Data: / / Componente Curricular: HISTÓRIA

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): 8º Ano: Nº Professor(a): Data: / / Componente Curricular: HISTÓRIA COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): 8º Ano: Nº Professor(a): Data: / / Componente Curricular: HISTÓRIA 2011/HIST8ANOEXE2-PARC-1ºTRI-I AVALIAÇÃO PARCIAL 1º TRIMESTRE

Leia mais

03. O que foi o Bloqueio Continental? 04. Qual o interesse de Napoleão Bonaparte em estabelecer esse Bloqueio?

03. O que foi o Bloqueio Continental? 04. Qual o interesse de Napoleão Bonaparte em estabelecer esse Bloqueio? Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 2ª. Disciplina: História (p2,1ª,chamada, 3º. Bimestre) prova dia 26 setembro de 2015.

Leia mais

07. Alternativa c. Seja PABC a pirâmide regular, com as medidas indicadas. Tem-se:

07. Alternativa c. Seja PABC a pirâmide regular, com as medidas indicadas. Tem-se: + + = = = + = = = = = = 07. Alternativa c. Seja PABC a pirâmide regular, com as medidas indicadas. Tem-se: (1) PP'A: 4 = cos60º = 1 = () PABC é regular P' é baricentro y = y = () ABC é equilátero + y =

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Governo de Minas Gerais CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 2ª ETAPA Provas abertas: Matemática, História e Redação em Língua Portuguesa.

Leia mais

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015 Artes - 2015 Artes Capítulos Unidade 1 10-15 História em quadrinhos e desenho animado: - História em quadrinhos; - Ler e estudar quadrinhos; - Os elementos das histórias em quadrinhos. Unidade 2 32-34

Leia mais

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II

Recuperação - 1ª Etapa Ensino Fundamental II 1 HISTÓRIA 6º ANO ENS. FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): SEBASTIÃO ABICEU NOME: Nº QUESTÃO 01: O que a História estuda? Responda com suas palavras. QUESTÃO 02: O que são fontes históricas? QUESTÃO 03: Dê exemplos

Leia mais

Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF

Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF Conteúdo essencial de Recuperação Final 8º ano do EF Arte Bimestre Unidade/Capítulo Tema atribuído à (caso necessário, mencionar o nº das 1º bim. I Estilos e expressões nas artes visuais Fauvismo Figuração

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3 Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 3 5 Nome: Data: Unidade 3 1. Complete o trecho a seguir com informações sobre a localização do continente americano. O continente americano é o segundo

Leia mais

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Uma prova, para avaliar tantos candidatos deve ser sempre bem dosada como foi a deste ano. Houve tanto questões de interpretação (6) como de gramática

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade.

REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade. REVOLUÇÃO FRANCESA REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. 1789 Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade. Influência: Iluminista. DIVISÃO SOCIAL 1º

Leia mais

CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA)

CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA) CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA) BOM ESTUDO Profª Sueli Rocha CONTEÚDO: Os tipos de clima do continente Americano 01 Conceituar clima R: Clima é a seqüência

Leia mais

O ANTIGO REGIME FRANCÊS ANCIEN REGIM

O ANTIGO REGIME FRANCÊS ANCIEN REGIM O ANTIGO REGIME FRANCÊS ANCIEN REGIM Organização social que vigorou na França, principalmente na época em que os reis eram absolutistas, ou seja, de meados do século XVII até a Revolução Francesa. Tal

Leia mais

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana PROVA BOLSA MÉRITO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano) Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana 1. Ingresso de novos alunos. O ingresso de alunos, no Ensino Fundamental II do Colégio

Leia mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais

A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais PROFESSORA NAIANE A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe

Leia mais

IQUIQUE, NO SECULO PASSADO, FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES DO PACIFICO SUL, ISSO DEU-SE AO SURGIMENTO A INDUSTRIA DO SALITRE (NITRATO DE SODIO).

IQUIQUE, NO SECULO PASSADO, FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES DO PACIFICO SUL, ISSO DEU-SE AO SURGIMENTO A INDUSTRIA DO SALITRE (NITRATO DE SODIO). IQUIQUE, NO SECULO PASSADO, FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES DO PACIFICO SUL, ISSO DEU-SE AO SURGIMENTO A INDUSTRIA DO SALITRE (NITRATO DE SODIO). O PRODUTO ERA EXTRAIDO EM SUA FORMA NATURAL NO DESERTO

Leia mais

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO.

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO. APRESENTAÇÃO Aula 08 3B REVOLUÇÃO FRANCESA Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra

Leia mais

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando

Leia mais

Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA

Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA Processo Seletivo 2015-1 RV Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas e

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: A Revolução Francesa

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: A Revolução Francesa Conteúdo: A Revolução Francesa Habilidades: Reconhecer nas origens e consequências da Revolução Francesa de 1789, os elementos fundamentais da formação política e social contemporânea para a história contemporânea.

Leia mais

Provão. História 5 o ano

Provão. História 5 o ano Provão História 5 o ano 61 Os reis portugueses governaram o Brasil à distância, até o século XIX, porém alguns acontecimentos na Europa mudaram essa situação. Em que ano a família real portuguesa veio

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: / /2013 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 90 pontos MATUTINO: Orientações

Leia mais

Independência do Brasil

Independência do Brasil BRASIL COLÔNIA Independência do Brasil Enquanto o governo absolutista português reprimia com vigor os movimentos republicanos no Brasil, o absolutismo na Europa era contestado pela Revolução Francesa,

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano ARTES Arte Popular CIÊNCIAS Água (Unidade 6 - temas 1 ao 6) GEOGRAFIA Biosfera (cap. 11) HISTÓRIA China (capítulo 10) A cultura grega (capítulo 12) INGLÊS Possessive

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAL CFO

CONCURSO PÚBLICO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAL CFO CONCURSO PÚBLICO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAL CFO Parecer da banca elaboradora referente aos recursos interpostos pelos candidatos sobre as questões de prova QUESTÃO 01 01) De acordo com o texto, assinale

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 6º ANO - 17/ 03/ 2014 - Ecologia (níveis de organização; relações alimentares; cadeia e teia alimentar; relações ecológicas); 7º ANO - 17/ 03/

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Caderno de Provas MATEMÁTICA Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o número do seu

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS CALENDÁRIO DAS PROVAS DO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE 22/02 3ªF HISTÓRIA 22/03 3ªF HISTÓRIA 23/02 4ªF PORTUGUÊS 23/03 4ªF PORTUGUÊS 28/02 2ªF INGLÊS 01/03 3ªF FILOSOFIA 28/03 2ªF INGLÊS 29/03

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário.

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário. LÍNGUA PORTUGUESA: Substantivo; Artigo; Adjetivo; Interpretação de texto. Avaliação dia 16/07 3º horário. Números primos e compostos. Problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Frações (definição

Leia mais

CRONOGRAMA ESPANHOL - 9º ANO 1º Bimestre 2014

CRONOGRAMA ESPANHOL - 9º ANO 1º Bimestre 2014 CRONOGRAMA ESPANHOL - 9º ANO 2014 Professor(a): Lígia Martins de Matos Total de aulas previstas: 10 aulas Apresentação coletiva na área externa da escola Aula de apresentação (formas de saludar, presentarse,

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR CADERNO DE PROVA CARGO: ESTAGIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS NA NOSSA VIDA PARA SABERMOS VER MELHOR A VIDA PERCEBERMOS O NOSSO PAPEL NO MUNDO PARA ENTENDERMOS O PRESENTE PARA SABERMOS COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI VINDOS

Leia mais

MOD. 13 CRISE DO IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL

MOD. 13 CRISE DO IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL MOD. 13 CRISE DO IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL A MUDANÇA DA POLÍTICA COLONIAL ESPANHOLA SE DEU EM FUNÇÃO: DO ENVOLVIMENTO DA ESPANHA NAS GUERRAS EUROPEIAS; DA DECADÊNCIA DA MINERAÇÃO; DAS DIFICULDADES QUE

Leia mais

América Latina e Suas Regionalizações

América Latina e Suas Regionalizações UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL IMPERIAL

Leia mais

BIMESTRAL - MANHÃ MATEMÁTICA CÁLCULOS TESTES. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 6ª/Ano: 7º Bimestre: 1º NOTA: Prova: Disciplina:

BIMESTRAL - MANHÃ MATEMÁTICA CÁLCULOS TESTES. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 6ª/Ano: 7º Bimestre: 1º NOTA: Prova: Disciplina: Nome: Nº: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: BIMESTRAL - MANHÃ Data: / /2007 Série: 6ª/Ano: 7º Bimestre: 1º NOTA: Orientações para a prova: A prova é um instrumento de avaliação e aprendizagem. 1 - Leia cada

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS LINGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS GERAIS LINGUA PORTUGUESA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL - SC PROCESSO SELETIVO 003/2015 PREZADO CANDIDATO: 1- Verifique as condições da prova antes de iniciar a escrita; 2- Resolva apenas as questões correspondentes a(s)

Leia mais

ASSUNTOS PARA AS PROVAS II UNIDADE 6º ANO

ASSUNTOS PARA AS PROVAS II UNIDADE 6º ANO ASSUNTOS PARA AS PROVAS II UNIDADE 6º ANO MATEMÁTICA CIÊNCIAS ED. AMBIENTAL Capítulos:VIII, IX e X 1-Interpretação de Texto; 2-Numeral (classificação: ordinal, cardinal, multiplicativo e fracionário) -

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Elabore um texto utilizando as palavras do quadro. rei burguesia senhor feudal leis centralização política moeda feudos 2.

Leia mais