07/2009. Termo de Referência para o Desenvolvimento do Portal do Idec e do Banco de Informações sobre Participação do Consumidor na Regulação Anexo 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "07/2009. Termo de Referência para o Desenvolvimento do Portal do Idec e do Banco de Informações sobre Participação do Consumidor na Regulação Anexo 1"

Transcrição

1 07/2009 Termo de Referência para o Desenvolvimento do Portal do Idec e do Banco de Informações sobre Participação do Consumidor na Regulação Anexo 1

2 Índice 2 Índice Introdução... 3 Objetivos do Portal... 4 Contexto e desafios do Portal do Idec... 5 Perfis de utilização e busca de informação do Portal... 5 Conteúdo do Portal do Idec... 6 Dimensões institucionais do Portal... 6 Mapa do Conteúdo... 7 Principais conteúdos e funcionalidades... 8 Página Inicial... 8 Banco de Informações sobre participação dos consumidores na regulação... 8 Revista do Idec...10 Área do Associado...10 Institucional...11 Biblioteca...12 Notícias...12 Idec em Ação...13 Eventos...13 Hotsites e Campanhas...14 Áreas de atuação...14 Educação para o Consumo...14 Orientações...15 Objetos do termo de referência Mapeamento dos requisitos de funcionalidades e conteúdo Elaboração da arquitetura e da taxonomia da informação a serem utilizadas no Portal do Idec para a organização das informações Elaboração do diagrama de navegação nos conteúdos Elaboração do sistema de busca Elaboração do banco de informações sobre participação dos consumidores na regulação Elaboração do projeto gráfico (design) do Portal Implementação do Portal do Idec Suporte e manutenção...18 Pressupostos do Desenvolvimento... 19

3 Introdução 3 Introdução A quantidade e a velocidade com que as com que informações são disponibilizadas na web cresce a cada dia. Em meio à guerra virtual de informação, ganham destaque conteúdos de qualidade, produzidos de forma independente. Entretanto, as informações que deixam de ser indexadas ou que complicam o acesso direto e rápido são condenadas à irrelevância, além de não colaborarem para a construção de conhecimento. O site do Idec possui um grande conteúdo informativo que trata aborda de diversos temas de interesse do consumidor, tanto para a sua vida cotidiana quanto informações sobre as discussões técnicas e políticas que podem afetar os direitos do consumidor. A proposta em pauta para o portal do Idec visa organizar todo o conteúdo online do Instituto e de facilitar o acesso à informação pelos interessados, incluindo o público em geral e os associados do Idec. Uma atenção especial deve ser dada ao banco de informações sobre a participação dos consumidores no processo regulatório, que será utilizado pelos profissionais do Idec e de outras organizações de defesa do consumidor. Além disso, o Portal do Idec também tem como objetivo auxiliar a organização na busca de sua auto-sustentação institucional, permitindo tanto ampliar o número de associados como e fidelizar os existentes por meio de ferramentas de relacionamento e de serviços.

4 Objetivos do Portal 4 Objetivos do Portal Os objetivos principais do Portal do Idec são: 1. Informação e organização 1.1. Organizar e relacionar a diversidade de informações e conteúdos do site, incluindo ferramentas de busca eficientes e lógicas de navegação que permitam localizar conteúdos mais antigos; 1.2. Facilitar e tornar mais intuitiva a busca de informações e orientação sobre problemas de consumo, de acordo com os interesses dos diversos perfis dos internautas; 1.3. Conferir mais flexibilidade na apresentação da informação; 1.4. Implementar um banco de informações sobre participação dos consumidores nos processos regulatórios. 2. Funcionalidades e serviços para o público e os associados 2.1. Aumentar o conteúdo de serviços e ferramentas disponíveis (matérias, calculadoras, simuladores...); 2.2. Personalizar os serviços aos associados, facilitando seu acesso e utilização (ações judiciais em que a pessoa está envolvida, dados da associação, mensagens, etc...); 2.3. Facilitar a comunicação entre o Idec e seus associados; 2.4. Utilizar ferramentas multimídia e recursos visuais (vídeos, áudios, etc); 3. Interatividade 3.1. Ampliar os canais de participação e mobilização do público, tornando-os mais atrativos e integrados ao site; 3.2. Integrar o Portal e sua operação com ferramentas e recursos de redes sociais e notícias, tais como RSS, blogs, Twitter, Orkut Marketing e comercial 4.1. Facilitar e incentivar a associação e a doação ao Idec; 4.2. Integrar as lojas ao site (e ao conteúdo circunstancial) e com identidade visual harmônica.

5 Contexto e desafios do Portal do Idec 5 Contexto e desafios do Portal do Idec O planejamento e a implementação de um novo Portal do Idec deve levar em conta diversos elementos explicados a seguir. Além disso, a Empresa deve considerar que diversas estruturas enunciadas já existem no atual Portal e deverão ser reaproveitadas com aperfeiçoamentos, de forma a aperfeiçoar os esforços de todas as partes e maximizar os recursos. Perfis de utilização e busca de informação do Portal Apesar de não possuirmos uma pesquisa no assunto, a nossa experiência com diversos públicos do Idec indicam que os perfis de interesses de informação englobam as seguintes necessidades: Orientação sobre direitos; Ativismo e redes; Serviços e dicas de consumo (inclui testes e pesquisas); Informações e discussões sobre políticas públicas e regulação; Atualidades na defesa do consumidor, incluindo discussões das políticas públicas sobre consumo e direitos; Fonte de consulta para acadêmicos e pesquisadores; Consultas jurídicas (advogados, juízes, Ministério Público, Procons); Conhecer o Idec; Material sobre educação para o consumo responsável. A atividade do Idec possui várias dimensões que devem ser contempladas e combinadas no seu Portal. A s dimensões orientam estratégias editoriais e de conteúdo.

6 Conteúdo do Portal do Idec 6 Conteúdo do Portal do Idec DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DO PORTAL As atividades do Idec abrangem uma variada gama de assuntos e forma de atuação. Essa gama se reflete nas dimensões institucionais que deverão ser contempladas pelo Portal do Idec por meio do conteúdo e da sua organização. Assim, as dimensões do site do Idec podem ser classificadas da seguinte forma: Institucional: objetiva mostrar o que é o Idec para o público geral. Contempla seções que tratam de tornar pública a missão da instituição e todo conteúdo a respeito da sua composição, regras e funcionamento. Também se incluem aqui os materiais de divulgação para imprensa (spots, releases, fotos e currículos etc). Informativa: estão incluídas nesta dimensão matérias sobre dicas e especiais, matérias sobre testes e pesquisas, revista do Idec, etc. O conteúdo possui caráter mais informativo e de utilidade prática para o associado e para o internauta em geral e inclui áreas abertas e fechadas do site. Serviço: Prestação de serviço ao associado, como orientações sobre problemas de consumo, auto-consulta, andamento de ações judiciais, ferramentas online, etc. O site deve se constituir em um importante diferencial e elemento de relacionamento e fidelização com os associados do Idec. Política e advocacy: nesta dimensão estão às opiniões e posições da organização, mesmo as referentes a fatos, notícias e acontecimentos. Exemplos: Idec em Ação, textos de opinião, posicionamento, assim como os espaços de cyber ativismo e campanhas. Nesta função podem ser pensados também os blogs, dependendo de seu conteúdo. Comercial: tratam dos aspectos relativos ao marketing em geral e também a atividades comerciais, como a venda de publicações, produtos, a associação do Idec e a assinatura da revista. Essas dimensões classificam e indicam o relacionamento entre os conteúdos e tipos de informações que podem estar contempladas nas páginas do portal.

7 Conteúdo do Portal do Idec 7 MAPA DO CONTEÚDO O mapa a seguir mostra o atual conteúdo do Portal do Idec. As áreas de atuação, além de se constituirem em seções específicas do site, servem também para classificar o conteúdo informativo (matérias da revista, notícias, Idec em ação), permitindo uma navegação cruzada no Portal.

8 Conteúdo do Portal do Idec 8 É importante ter em mente que, no novo Portal do Idec, ao conteúdo de qualquer seção deve se relacionar com conteúdos relevantes da mesma ou de uma outra seção do site. Por exemplo, uma matéria do Idec em Ação (seção do site atual) sobre o tema planos de saúde deve se relacionar com matérias da seção Notícias e da revista sobre o mesmo tema, com orientações sobre os direitos e com eventuais livros da Loja do Idec, além da possibilidade da pessoa se associar. O Portal deve permitir uma navegação não linear entre diversas seções do portal, considerando os temas e palavras chaves do conteúdo acessado. PRINCIPAIS CONTEÚDOS E FUNCIONALIDADES O portal do Idec suportará diferentes sites e diversas páginas de conteúdo, onde o mesmo poderá ser textual ou multimídia. No entanto algumas seções terão funcionalidades especificas, são elas: Página Inicial Descrição: Contém os links para todas as áreas de conteúdo do portal e conteúdo/notícias mais relevantes e recentes. Abordagem do design deve refletir sentimento de união, transparência, otimismo, pessoas, coletividade, protagonismo e ação coletiva no sentido de trabalho pelo bem comum. A página tem que refletir que somos agentes da mudança. Deve ser uma página onde possa acessar qualquer informação ou serviço do Idec. Precisa possuir um layout agradável e clean. Utilizar uma navegação fácil e intuitiva. Identificação. Área de login e senha para os associados. Busca. Campo para busca de conteúdo do portal. Banner. Espaço de destaque para publicação de banners de campanha e associação Cadastro Boletim. Mini formulário de cadastro para recebimento do informativo eletrônico. Banco de Informações sobre participação dos consumidores na regulação Descrição: é um banco aberto para o público em geral consultar informações sobre às consultas e audiências públicas promovidas pelas agências reguladoras. Integrar-se visualmente com a identidade do portal. Visual limpo e arrojado, facilitando a leitura e as áreas de destaque. Deve ser perceptível e sutil a diferença visual entre essa seção e as outras do portal.

9 Conteúdo do Portal do Idec 9 Cadastro de usuários. A participação é um ponto chave desta seção, por isto, será necessário um cadastro para que os usuários possam comentar e, até mesmo, publicar conteúdos. Este cadastro terá níveis de permissão de publicação de conteúdo. Notícias. Esta terá conteúdo relevante as consultas, audiências e setores regulados. O mesmo deve contar ainda com um sistema de Really Simple Syndication (RSS 1 ) para divulgação de atualização de conteúdo. Consultas Públicas. São compostas pelo seguinte conteúdo: o Texto do regulamento posto em consulta o Formulário oficial para contribuição o Link para o site da agência o Documentos relacionados ao tema Oficiais disponibilizados pela agência upload realizado pelo usuário administrador. Estudos; Notícias; Apresentações. Produzidos pelo Idec upload realizado pelo usuário administrador. Estudos; Testes e pesquisas; Apresentações; Comentários; Contribuições. Disponibilizados por outras organizações upload realizado pelo usuário editor. Comentários; Textos; Contribuições. Audiências Públicas. São compostas pelo seguinte conteúdo: o Data; o Local; o Convocação/Convite; o Outras informações; o Link para o site da agência; o Ata /relatório [para audiências já realizadas]; o Participantes [para audiências já realizadas]. Busca e Acesso. Os dados no banco são acessados da seguinte forma: Por status; Por setores regulados; Por agência reguladora. 1 RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

10 Conteúdo do Portal do Idec 10 Revista do Idec Descrição: é uma publicação mensal impressa, também disponibilizada online para seus associados, na qual são publicados testes, pesquisas, orientações e o andamento das ações judiciais e campanhas do Idec. Ter a imagem de capa da última edição e os principais títulos das chamadas. Assinatura. Possuir integração com o sistema de assinatura/renovação. Busca Edições. Ter um sistema de busca de conteúdo para edições anteriores. o Possuir sistema de identificação para leitura de edições anteriores exclusiva para assinante e/ou associado. Área do Associado Descrição: área exclusiva para os associados do Idec. Entre os principais atuais serviços destacam-se a Auto-Consulta. Diferenciar o layout/design do portal quando o associado estiver logado. Isto ajuda a rápida identificação visual quanto a sua sessão for ativa. Utilizar ícones para acessar as principais funcionalidades desta área. Atualização dos dados. Quando o associado clicar nesta funcionalidade os dados ficam disponíveis para revisão e alteração do que for necessário. Lembrete de senha. Possibilidade de alteração de senhas e lembretes para recuperálas em caso de esquecimento. Informações de contato. Disponibilizar na mesma página, após o login, as informações de contato com o Idec de acordo com a sua modalidade de associação. Áreas de interesse. Área para cadastramento dos temas de interesse dos associados, com o objetivo de conseguir incluí-los em mailings específicos, fornecendo uma comunicação mais relevante. Conteúdo personalizado. Página com a seleção do conteúdo de interesse, além da divulgação de eventos, reuniões temáticas, manifestações, assembléias e balanço social. Migrar/Renovar associação. Permitir que o associado possa mudar a modalidade de associação a qualquer momento. Nos casos de termino do período da associação, permitir também, a opção de renovação da associação. Histórico de Faturas. Relação de todas as transações bancárias realizadas relacionadas aquele associado. Isto traz transparência quanto a valores e formas de pagamento já utilizadas. Impressão de boletos. Em casos de débitos em abertos será possível imprimir um boleto de cobrança para regularização. Auto-consulta. É o repositório de orientações e modelos de cartas para auxiliar a solucionar algum problema de relação de consumo. Esta seção deve permitir busca por

11 Conteúdo do Portal do Idec 11 palavra chave e usar ícones para distinguir as áreas de segmentação. Esta seção requer muito atenção e uma arquitetura da informação diferenciada. Ações Judiciais. Segmentar as ações: ações movidas pelo Idec e ações que o associado participa. Idec Responde. Um formulário de contato direto do Idec com o associado, segmentado por assunto. Por exemplo: Código de Defesa do Consumidor, Questões institucionais, Dúvidas sobre a associação e sugestões/reclamações. Atendimento online. Ferramenta no estilo chat para contato instantâneo com o Idec, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o novo site, Código de Defesa do Consumidor e dúvidas administrativas e institucionais do Idec. Área de Download. Espaço reservado para download de arquivos, papel de parede, calculadoras, jogos ou qualquer material exclusivo para o Associado. Institucional Descrição: é o conteúdo que fornece informações a cerca do Instituto e suas atividades. Este conteúdo pode ser textual, ilustrativo ou multimídia. Utilizar recursos visuais, imagem ou vídeo, para tornar o conteúdo mais agradável e de fácil compreensão. Canal Divulgue o Idec. Seção com arquivos de campanhas, imagens, filmes, spot, impressos ou material para internet disponível para consulta e download, possibilitando que o internauta faça divulgação voluntária dos mesmos. Canal Imprensa. Área contendo os press releases, clipping, cadastro de jornalista (mailing) e um formulário de contato direto com a assessoria de imprensa. Galeria do Idec. Repositório de vídeos de interesse, fotos e matérias sobre o Idec. Vídeos serão replicados também para o canal do Youtube. Blogs. Ferramenta de publicação de conteúdo com uma linguagem mais informal. Inicialmente com dois blogs. Trabalhe Conosco. Página com oportunidades de trabalhos no Idec, assim como um formulário de cadastro de currículos para futuras vagas.

12 Conteúdo do Portal do Idec 12 Biblioteca Descrição: repertório de publicações e arquivos para consultas. Utilizar ícones para classificar o formato do arquivo a ser acessado (vídeo, foto, PDF). Classificação de conteúdo. Utilizar Tags para classificar e facilitar a busca por conteúdo. Material Educativo. Permitir, além da disponibilização de arquivos e publicações em PDF, possa a ofertar de aplicativos/jogos (Flash) educativos para download ou utilização na página. Acesso restrito. Qualquer conteúdo dessa biblioteca poderá ser restrito a associados, assinantes ou parceiros. Notícias Descrição: são notas, textos ou artigos publicados referente às atividades, ações ou novidades do Idec, de leis, testes ou qualquer assunto que envolva relação de consumo. Utilizar ícones ou cores para ilustrar ou segmentar as notícias por tema. Busca. Ao final de todas as notícias, um espaço para busca de notícias por temas, interesses ou de maior audiência. Tags. Utilizar tags para relacionar as noticia de temas diferentes, mas de assuntos relacionados. Multimídia. O gerenciador de conteúdo deve fornecer maneiras rápidas e simples de publicar o conteúdo em outros formatos, como áudio, vídeo ou imagem. Comentários. Ferramenta para comentar as notícias. Os comentários de associados serão exibidos com nome e foto. Replicação. Fornecer uma meio fácil e rápido de enviar a notícia por , para Delicious, Twitter, Facebook, blog e outras redes sociais. Além de versão amigável para impressora e conversão do conteúdo para PDF. RSS. Multiplicação do conteúdo geral ou segmentado por área/tema por meio de Really Simple Syndication.

13 Conteúdo do Portal do Idec 13 Idec em Ação Descrição: informações sobre a atuação direta do Idec em ações de interesse público. Utilizar ícones ou cores para ilustrar ou segmentar as informações por tema. As mesmas funcionalidades desejáveis pra a área de notícias devem ser aplicadas a esta seção. Eventos Descrição: seção com informações e inscrições para os eventos realizados ou apoiados pelo Idec. Histórico. Armazenar os eventos já realizados e torná-los disponíveis para eventuais consultas. Agenda/Calendário. Utilizar o recurso de calendário para destacar os próximos ou eventos já realizados. Ficha de Inscrição. Fornecer formulário para inscrição ao evento. Cadastro Integrado. Integrar, junto à base de associados, a ficha de inscrição, facilitando a inserção de dados para quem é associado ou já participou de outro evento. Boleto. Gerar boleto para eventos com taxas de inscrição. Código Promocional. Inserção de código para conceder descontos ou gratuidades. Download/Upload. Inserção de arquivos dos eventos: palestras, currículos de palestrantes ou qualquer informação adicional pré ou pós-evento. Envio de mensagem. Disparo automático de status de inscrição e/ou pagamento. Multimídia. As páginas sobre os eventos devem permitir fácil inserção de imagens, vídeos ou áudio.

14 Conteúdo do Portal do Idec 14 Hotsites e Campanhas Descrição: Essas seções do site dizem respeito a conteúdos especiais e de temática única. Encontram-se dentro do próprio site do Idec, apenas em um diretório especifico. Outros estão em formados de hotsites 2, com endereços (URL) próprios de acesso, mesmo não sendo, de fato, conteúdos atemporais. Harmonizar e padronizar o layout desses vários conteúdos, deixando-os com um aspecto diferenciado dos outros conteúdos, porém em harmonia com a identidade do portal. Link Permanente. Ferramenta que determina exatamente qual deve ser a URL da campanha. Envio de s. Disparo de s para uma lista de empresas ou a quem a campanha se refere. Gerenciamento. Facilitar a publicação do conteúdo seja texto, imagem, áudio ou vídeo. Integração de base de dados. Integrar os bancos de dados de recepção de s ou cadastros, visando facilitar e segmentar o envio de comunicados (newsletters) posteriores. Mobilização. Ferramenta que facilite a mobilização para campanhas; petição online. Áreas de atuação Descrição: seção com lista, descrição e conteúdo relacionado às áreas de atuação do Idec. Utilizar ícones e cores para diferenciar e classificar os temas e os conteúdos relacionados. Permitir que o acesso por temas/áreas de atuação seja acessível a qualquer momento em qualquer seção do site. Educação para o Consumo Descrição: área que disponibiliza material de apoio para ser utilizado em escolas ou em comunidades para disseminar o conceito de consumo sustentável e direitos do consumidor. Interface amigável e de fácil navegação, direcionado aos públicos de diversas idades. Artigos. Textos, vídeos, áudio para apoio na educação para o consumo. Material Didático. Download de material de apoio, distribuído em PDF ou em outro formato de arquivo digital. Jogos Educativos. Aplicativos em Flash para interação online. 2 Site de pequeno porte destinado à divulgação, normalmente por curto período, de um produto ou serviço.

15 Objetos do termo de referência 15 Orientações Descrição: seção cujo objetivo é, de forma simples e didática, fornecer parâmetros para que o consumidor possa resolver os problemas mais comuns relacionados a consumo. Contém artigos explicativos, analises e comparativos. Assim como referencia a modelos de cartas disponibilizados no auto-consulta. Integração visual com a área do associado e, para os não associados, para a página de associação. Integração. Fornecer integração a seção auto-consulta e a área para associação. Ferramentas. Aplicativos web para cálculos, comparações, simulações e outros objetivos relacionados a consumo. Objetos do termo de referência Os serviços objeto deste Termo de Referência e que deverão ser contemplados pela empresa referem-se aos itens abaixo relacionados: 1. Mapeamento dos requisitos de funcionalidades e conteúdo Consiste em realizar um levantamento exaustivo dos requisitos que deverão ser implementados no novo Portal, mencionados neste Termo de Referência. 2. Elaboração da arquitetura e da taxonomia da informação a serem utilizadas no Portal do Idec para a organização das informações É a atividade que servirá de base para a organização do Portal do Idec. A definição da arquitetura da informação consiste no agrupamento e classificação das informações do Portal conforme a taxonomia que será definida e servirá para a composição das diversas seções e subseções do Portal do Idec. Um mapeamento preliminar dessa arquitetura e das seções e subseções principais do Portal encontra-se abaixo. As partes em itálico ainda não existem no atual Portal.

16 Objetos do termo de referência 16

17 Objetos do termo de referência 17 A taxonomia a ser utilizada no Portal deve ser subdividida em classes, subclasses e subgrupos de informação, tendo como balizador para a quantidade de níveis na estrutura e o esforço a ser despendido pela pessoa que utilizará o Portal. Como regra geral, todos os conteúdos deverão estar disponíveis a, no máximo, três cliques do mouse ou, se isso não for possível, deverão estar estruturados de maneira a facilitar sua localização com pouco esforço e de forma amigável. Ela deve contemplar o banco de informações sobre participação dos consumidores na regulação descrita no próximo item. Os produtos desta atividade serão (a) um documento descritivo do padrão de nomenclatura proposto para o portal, contendo exemplos para cada um dos elementos de arquitetura identificados; e (b) um documento descritivo da forma de organização dos conteúdos em uma hierarquia informacional, contendo ilustrações que permitam uma visão macro das principais classes, subclasses e subgrupos de conteúdos do Portal. 3. Elaboração do diagrama de navegação nos conteúdos Definição e documentação das estruturas de navegação a serem adotadas e da abordagem de navegação adequada para cada uma das estruturas definidas. A elaboração do diagrama de navegação nos conteúdos deverá buscar os melhores padrões de acessibilidade e navegabilidade para sites e portais. A estrutura de navegação deverá facilitar a localização dos conteúdos e deverão estar disponíveis informações acerca da localização atual do usuário dentro da estrutura de navegação atual. Além disso, sob os devidos cuidados, a estrutura de navegação deverá ser flexível e capaz de manter-se consistente mesmo após a inclusão, alteração ou exclusão de classes, subclasses ou subgrupos de informação. A estrutura de navegação deverá ser flexível, para permitir a navegação entre tópicos de uma mesma categoria, e para permitir saltar de tópicos de uma determinada categoria para outras categorias de informação. O produto desta atividade deve ser um documento descritivo das estruturas de navegação propostas para os diversos tipos de conteúdo do portal, coerente com a proposta de organização das informações elaborada no item anterior e ilustrado com exemplos que permitam o perfeito entendimento do funcionamento dessas estruturas para a continuação da utilização do Portal do Idec. 4. Elaboração do sistema de busca Definição do sistema de busca de informação e de apresentação dos resultados. O sistema deve permitir que o usuário possa refinar a busca e deve minimamente apresentar os resultados de forma estruturada de acordo com o tipo de conteúdo. 5. Elaboração do banco de informações sobre participação dos consumidores na regulação O objetivo deste banco de informações é trazer subsídios às organizações de consumidores ou aos consumidores individuais que desejam participar ativamente do processo regulatório conduzido pelas agências reguladoras e instituições governamentais, principalmente das consultas e audiências públicas. Para tanto esse banco de informações deverá permitir a divulgação de uma agenda de eventos relevantes (o que inclui consultas e audiências públicas, reuniões, capacitações,

18 Objetos do termo de referência 18 entre outros), a criação de redes para acompanhar e discutir os diversos temas em pauta e mecanismos para disponibilizar material técnico para subsidiar as discussões. O banco abrangerá informações tais como: Mecanismos e procedimentos para participação em consultas e audiências públicas; Agenda de eventos, consultas ou públicas do interesse dos consumidores; Séries históricas com dados sobre consultas e audiências realizadas; Documentos e análises que possam auxiliar o posicionamento das instituições de proteção do consumidor nas discussões regulatórias, produzidos pelas agências reguladoras, pelo Idec ou por outras instituições; Indicações de referências úteis na área de regulação e defesa do consumidor. O tipo de acesso ao banco dependerá de cadastro dos usuários. O banco de informações deve permitir fazer levantamentos históricos das consultas e audiências públicas realizadas. O banco de informações deve também permitir a classificação das informações por temas e pelas instituições governamentais que realizaram as consultas e audiências, de acordo com a arquitetura e taxonomia de informação propostas no item anterior. Em termos de atualizações, as páginas web publicadas com as informações do banco deverão trazer uma seção de notícias organizadas por datas e setores regulados. 6. Elaboração do projeto gráfico (design) do Portal Definição e documentação do padrão visual do Portal. O projeto gráfico deverá privilegiar a facilidade de uso do Portal, tanto pelas pessoas que o manterão atualizado quanto pelos usuários que utilizarão os conteúdos. Os elementos visuais deverão facilitar a experiência do usuário, dando-lhe pistas visuais de sua localização atual dentro de determinado contexto. O projeto gráfico do Portal deverá suportar totalmente a arquitetura da informação proposta e deverá prever um sistema de publicação e gerenciamento do conteúdo. Nesta atividade devem ser gerados os seguintes produtos: (a) documento descritivo e ilustrativo do padrão visual proposto para o portal; (b) documento contendo prévias de todas as interfaces com o usuário utilizadas no portal, coerente com a arquitetura da informação proposta. 7. Implementação do Portal do Idec Consiste na execução e implementação das propostas listadas anteriormente. 8. Suporte e homologação Corrigir possíveis defeitos ou comportamentos inadequados que causem problemas de uso ou funcionamento, sem inserção de novas funcionalidades, não detectados na fase de testes. Visa garantir a estabilidade da aplicação após a implementação dentro de um período determinado. Após os ajustes necessários e aceite, a empresa contratada tem o prazo de 15 dias úteis para entregar a documentação e seus respectivos manuais de utilização.

19 Pressupostos do Desenvolvimento 19 Pressupostos do Desenvolvimento Independente da linguagem, da tecnologia ou qualquer aspecto tecnológico que possa ser aplicado ao projeto, os seguintes itens de metodologia e qualidade devem, essencialmente, fazer parte da fase de desenvolvimento. Analise de Infraestrutura. Levantamento e documentação de infraestrutura existente, incluindo bancos de dados e plataformas técnicas, licenças de ferramentas que já existem e que podem ser utilizadas e sistemas que devem ser integrados. Prazo. O projeto descrito neste documento deverá ser realizado em até 5 (cinco) meses corridos. Tecnologia. A prioridade é usar de PHP como linguagem de programação e uso de banco de dados MySQL. Código Semântico. A programação deve contemplar os conceitos e padronizações da World Wide Web Consortium (W3C), utilizando versão mais recente de Cascading Style Sheets (CSS) e extensible Hypertext Markup Language (XHTML). É desejável que o XHTML possua validação Strict. Search Engine Optimization (SEO). Utilizar conceitos básicos de otimização de busca, como meta-tags de conteúdo. Planejamento, concomitante, ao projeto de: o Analise de usabilidade; o Acessibilidade e portabilidade entre browsers diferentes; o Produção de Wireframes para definição de navegação e conteúdo; o Arquitetura da Informação; o Seguranças de Dados; e o Banco de Dados. Analise de risco. Detectar e contornar os riscos desse novo portal, como a migração de conteúdo do site atual, tempo de migração, período ao qual o servidor pode ficar off-line, etc. Documentação. Todo o processo de planejamento deve ser devidamente documentado e, ao final do projeto, o mesmo deve possuir toda documentação necessária e seus respectivos manuais de utilização.

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Portal Anexo II B - Especificação Funcional

Portal Anexo II B - Especificação Funcional Portal Anexo II B - Especificação Funcional Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1. Visão geral do documento... 2 2. DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA... 3 3. ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES... 4 4. ESPECIFICAÇÃO DAS PÁGINAS...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE Através do presente documento, a agência ACNBRASIL tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e desenvolvimento de Website para COOPERATIVA DE

Leia mais

Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios

Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios Clube UOL É um clube de descontos e benefícios do UOL. Que tem o objetivo de oferecer aos assinantes um diferencial, concedendo ofertas especiais.

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais Sumário 1 -LANDING PAGE...2 1.1)Layout, texto e produção do HTML...2 2 -MÍDIA...2 2.1)Planejamento de mídia...2 2.2)Criação das Campanhas...2 2.3)Mensuração dos resultados...2 2.4)Criação e Produção das

Leia mais

SUA LOJA VIRTUAL. É com grande satisfação que apresentamos a você uma proposta de desenvolvimento de website para sua empresa.

SUA LOJA VIRTUAL. É com grande satisfação que apresentamos a você uma proposta de desenvolvimento de website para sua empresa. SUA LOJA VIRTUAL É com grande satisfação que apresentamos a você uma proposta de desenvolvimento de website para sua empresa. A proposta consiste em um website com uma área administrativa que permite a

Leia mais

Proposta. Soluções Comunicação Digital

Proposta. Soluções Comunicação Digital Proposta Soluções Comunicação Digital Fevereiro 2013 Proposta Proposta para fornecimento de soluções digitais para comunicação, gestão do conhecimento e aprendizagem para o CBVE. Portal Institucional Plataforma

Leia mais

MEDIA KIT 2014 ÍNDICE. Apresentação. Quem já anunciou conosco. Por que anunciar. Audiência. Espaço para publicidade. Contato. Versão 1.2.

MEDIA KIT 2014 ÍNDICE. Apresentação. Quem já anunciou conosco. Por que anunciar. Audiência. Espaço para publicidade. Contato. Versão 1.2. MEDIA KIT 2014 ÍNDICE Apresentação Quem já anunciou conosco Por que anunciar Audiência Espaço para publicidade Contato 02 03 03 04 07 Versão 1.2.3-06/2011 APRESENTAÇÃO O Economista é um dos principais

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

1. Áudio. Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site.

1. Áudio. Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site. 1. Áudio Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site. 2. Atendimento online Seção destinada para que os visitantes do

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Aa Índice Como se inscrever no Portal Problemas com Login e Senha Descrição do Portal do Professor Descubra se sua escola ou Secretaria de Educação

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

O que é a BuenitStore

O que é a BuenitStore O que é a A é a plataforma desenvolvida pela Buenit para projetos de comércio eletrônico, baseada no modelo SaaS, onde é possível criar lojas virtuais de forma rápida, prática e funcional, com foco total

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org documento inicial Site preparatório FSM Dacar introdução Neste documento, a Ethymos apresenta uma

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

com diferentes relatórios de acompanhamento.

com diferentes relatórios de acompanhamento. 1 O PVANet é o ambiente virtual de aprendizado (AVA) desenvolvido e utilizado pela UFV para apoiar as disciplinas de cursos regulares, nas modalidades presenciais ou a distância, bem como nos cursos de

Leia mais

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344 SOBRE A TOOLSYSTEMS Com mais de 10 anos no mercado, a ToolSystems sistemas se dedica a entender as novas tecnologias para garantir a seus clientes as melhores e mais atuais soluções para Internet. Ao longo

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável PROPOSTA DE PROJETO Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável Etapas / Atividades Desenvolvimento de Site (CMS) Hospedagem de Sistema e Suporte Técnico Gerenciamento do Sistema (opcional)

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

Moodle - Tutorial para Professores

Moodle - Tutorial para Professores Moodle - Tutorial para Professores por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos professores da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle.

Leia mais

SEU WEBSITE NA MEDIDA CERTA

SEU WEBSITE NA MEDIDA CERTA SEU WEBSITE NA MEDIDA CERTA É com grande satisfação que apresentamos a você uma proposta de desenvolvimento de website para sua empresa. A proposta consiste em um website com uma área administrativa que

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL FELIPPE COUTINHO À INTERUNESP Rodholfo Bottuta / Murilo Araraquara, 19 de agosto de 2009 Prosseguindo nossos entendimentos estou formalizando a proposta de

Leia mais

O Portal da Prefeitura de Olivedos foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha.

O Portal da Prefeitura de Olivedos foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha. Prefeitura Municipal de Olivedos MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Prefeitura Municipal da cidade de Olivedos - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado para que você,

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org REFORMULAÇÃO DO SITE FSM (www.forumsocialmundial.org.br) O processo FSM passa por uma nova fase

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.1 Apresentação Seja-bem vindo ao EAD.SEDUC, o Portal de Educação a Distância da Secretaria da Educação do Ceará. Criado para concentrar as ações de formação

Leia mais

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client 2.0.0.X TecnoSpeed Tecnologia da Informação Storage Client Manual do Storage Client 1 Conteúdo 1. Apresentação... 3 1.1. Apresentação do Produto... 3 1.2. Sobre este Manual... 3 2. Sobre o Storage Client...

Leia mais

D E S E N V O L V I M E N T O D E W E B S I T E. P r o j e t o M a s s a p ê. 2 4 d e j a n e i r o d e 2 0 1 3

D E S E N V O L V I M E N T O D E W E B S I T E. P r o j e t o M a s s a p ê. 2 4 d e j a n e i r o d e 2 0 1 3 D E S E N V O L V I M E N T O D E W E B S I T E P r o j e t o M a s s a p ê 2 4 d e j a n e i r o d e 2 0 1 3 A Empresa: CRISEPE - UFRPE Projeto Massapê Responsável: Caroline Biondi E-mail: carolinebiondi@yahoo.com

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais

Imóvel Mix SGI. 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários

Imóvel Mix SGI. 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários Imóvel Mix SGI Imóvel Mix SGI 1. Acesso ao Sistema 2. Aspectos Gerais 3. Configuração da Empresa 4. Cadastro de Usuários 5. Controle de Acesso 6. Cadastro de Clientes 7. Cadastro de Imóveis 8. Vistoria

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Listas Site Secretaria Site Secretaria A imagem a seguir ilustra a diagramação do Site da Secretaria:

Listas Site Secretaria Site Secretaria A imagem a seguir ilustra a diagramação do Site da Secretaria: Listas Site Secretaria Site Secretaria A imagem a seguir ilustra a diagramação do Site da Secretaria: Figura 2: diagramação do Site da Secretaria 42ListasSecretaria - 1 - LISTAS E BIBLIOTECAS DO SITE DA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet.

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Agência de Publicidade Divulgando, criando e comunicando nas mais diversas

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

STUDIO WEB. Contato 81 99704547 REVER CONECT

STUDIO WEB. Contato 81 99704547 REVER CONECT STUDIO WEB Contato 81 99704547 REVER CONECT Ferramentas que podem ser interessantes para a boa performace do seu sistema (site) Gestão de conteúdos - área para inserção e gerenciamento de conteúdos tais

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org documento inicial Portal do Fórum Social Mundial introdução Entendemos que um site como do Fórum

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

R.A. MKT. Soluções em Mídias Sociais, E-Marketing, Branding e Design

R.A. MKT. Soluções em Mídias Sociais, E-Marketing, Branding e Design R.A. MKT Soluções em Mídias Sociais, E-Marketing, Branding e Design Soluções em Mídias Sociais, E-Marketing, Branding e Design Principais serviços que realizamos: Criação da Identidade Visual, desde Logo

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas.

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Prévia Apresentação Um pouco mais sobre a E-Assis A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Nosso objetivo é fazer com

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

Secretaria da Fazenda TO Diretoria de Informática

Secretaria da Fazenda TO Diretoria de Informática Secretaria da Fazenda TO Diretoria de Informática Abril de 2006 Introdução O portal da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins está disponível no endereço www.sefaz.to.gov.br e oferece diversos serviços

Leia mais

MANUAL PORTAL ACADÊMICO

MANUAL PORTAL ACADÊMICO MANUAL PORTAL ACADÊMICO Sumário Sumário... 2 1. Apresentação... 3 2. Navegação no site da Escola do Legislativo... 4 3. Ministrante... 6 3.1.Cadastro de ministrante... 6 3.2. Preencher os campos... 7 3.3

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

Existem 109 questões nesta pesquisa

Existem 109 questões nesta pesquisa FASE 2: ANÁLISE DO WEBSITE INSTRUÇÕES Leia atentamente todas as questões Explore o website em avaliação, procurando pelas questões propostas Depois, responda cada questão Algumas questões precisam de informações

Leia mais

XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes

XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes PLATAFORMAS/HERRAMIENTAS TECNOLOGICAS PARA LA GESTION Y COMUNICACION DE LOS SISTEMAS DE GARANTIA NEWSLETTER NORGARANTE Presentado

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja)

PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja) 1 Videoconferência PORTAL EJ@ (www.educacao.org.br/eja) Setor de Educação de Jovens e Adultos 20/08/2009 Agenda 2 Por que um portal da EJA? Modalidade EAD e integração Portal, SIAE EJA/EAD e Banco de Itens

Leia mais

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino Escolher o Sponte Educacional é escolher inteligente Sistema web para gerenciamento de instituições

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

Guia-se Negócios pela Internet

Guia-se Negócios pela Internet PROPOSTA COMERCIAL Apresentação da empresa: Atua no mercado de Internet desde 1997 Mais de 4000 clientes atendidos Mais de 4500 projetos desenvolvidos Nossa Missão Desenvolver Projetos e Soluções de Internet

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais

6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais 6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais BLUMENAU 13 e 14/08/2015 Auditório da Blucredi - Rua Alberto Stein, 199 - Vila Germânica Comunicação: padronização e ferramentas Início das atividades:

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

O Portal da Prefeitura de Assunção foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha.

O Portal da Prefeitura de Assunção foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha. Prefeitura Municipal de Assunção MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Prefeitura Municipal da cidade de Assunção - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado para que você,

Leia mais