Honório Serpa FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Alexandra Alves (46) SECRETÁRIOS: Antonio Valdir Schuckes (46)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Honório Serpa FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Alexandra Alves (46) 3245-1178. SECRETÁRIOS: Antonio Valdir Schuckes (46) 3245-1508"

Transcrição

1 Honório Serpa FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORES: Alexandra Alves (46) SECRETÁRIOS: Antonio Valdir Schuckes (46) COMUNICADOR: Santina Luciano (46)

2 PROTOCOLO DE DIÁLOGO GRUPO 01 Valéria Steiu Prefeitura (46) Honório Serpa Valmir Borgs de Camargo Prefeitura (46) Honório Serpa Diolindo B. de França Clube dos Idosos Honório Serpa Rogério B. de Camargo (46) Honório Serpa Santina Luciano APAE (46) Honório Serpa Adão M. da Rocha 3 idade Honório Serpa Padminos Wef 3 idade (46) Honório Serpa Pedro Scheite Idoso (46) Honório Serpa Carsalino 3 idade (46) Honório Serpa Cesilia Jaselga Betisger Honório Serpa Igualdade entre todos, direitos iguais; Cidade limpa, lixo reciclado, conscientização da população; Industrializada, maior oferta de emprego e renda; Meio ambiente preservado, águas e seus mananciais; Educação de jovens, adultos e idosos; Transporte de boa qualidade, com estradas e rodovias; Moradia digna, saneamento básico de qualidade; Agricultura diversificada, sem agrotóxicos; Desenvolvimento de energia solar; Saúde com bons médicos, laboratórios, saúde e higiene bucal; Boa administração Publica. Desculpe letra ilegível!!!

3 Criação de um conselho Municipal para discutir a qualidade na sociedade, entre homem e mulher Poderes da cidade Quando será feito? Imediatamente agosto de 2010 Clube dos idosos Por que será feito? Pelo representante do conselho e outro setores da sociedade, poder publico. Como será feito? Com reuniões organizadas, principalmente com palestras Custo de alimentação e transportes GRUPO 02 Jangriane Pessetto C.M.E.I Anjo Gabriel (46) tangri_78@hotmail.com Honório Serpa Adriana AP. de Almeida C.M.E.I Anjo Gabriel (46) Honório Serpa Juvencil Wacill Vargas Honório Serpa Claudete Aparecida Bragas C.M.E.I Anjo Gabriel (46) claudebraga@hotmail.com Honório Serpa Claudio Luiz Chiavagatti E.M.P. Maria Franco Santos (46) cl-chiavagatti@bol.com.br Honório Serpa Maria Elisabete Augusto C.M.E.I Anjo Gabriel (46) beteairam@hotmail.com Honório Serpa Que tinha educação, saúde de qualidade. Ter acesso e condições de lazer, opções de lazer. Sem violência, criminalidade. Igualdade e oportunidades em relação ao trabalho e condições financeiras dignas (salário) Que as pessoas sejam conscientes quanto a preservação do meio-ambiente. Solidariedade entre os cidadãos. Primeiro fazer um levantamento das pessoas (famílias) com as devidas nexcessidades, em parceria com o poder publico e ação social fazer projetos, campanhas. Motivar essas pessoas a um trabalho para o sustento da família. Se a família vive no meio rural, incentivar a produzir seu alimento para seu próprio sustento.

4 Palestra, motivação e conscientização em relação a fome e a miséria. Especialistas na área da agricultura familiar, nutricionista ensinando aproveitamento de alimentos, economista, população em geral. Quando será feito? O mais breve possível Na sede do município e comunidades Por que será feito? Para acabar com a fome e a miséria no município Como será feito? Cursos de manuseio de alimentos, curso de orçamentos familiar, cursos com instruções para trabalhos diversificados (crochê, tricô, agricultura familiar). Parcerias GRUPO 03 Maria Helena Xczepaniak C.E. Projeto Rondon (46) Honório Serpa Marta de Oliveira Elias Abrahão (46) Honório Serpa Eduardo Felipe Elias Abrahão (46) Honório Serpa Marlon Luan M. C. Elias Abrahão (46) Honório Serpa Patrícia de Souza Elias Abrahão (46) Honório Serpa Jaqueline Hagn Elias Abrahão (46) Honório Serpa Maria de Fátima Bostokoski Elias Abrahão (46) Honório Serpa Rosangela Berno Bronzatti Elias Abrahão (46) Honório Serpa

5 Quando será feito? Por que será feito? Como será feito? GRUPO 04 Débora Reis C. E. Projeto Rondon (46) Honório Serpa Deborah de Souza Lopes C. E. Projeto Rondon (46) Honório Serpa Jeisiele da Silva Vaz C. E. Projeto Rondon (46) jeisy_12_hotmail.com Honório Serpa Ana Paula Momolli E. E. Elias Abrahão (46) Honório Serpa Franciele de Moraes E. E. Elias Abrahão (46) Honório Serpa Aline Souza Lopes E. E. Elias Abrahão (46) Honório Serpa Que tenham transporte adequado; com bancos particulares...cada ponto tenha uma casa para que alunos não sofram com mudanças climáticas;que os ônibus passassem em todas as linhas em todos os horários para que os alunos tenham opções de turma. Mais opções bibliográficas nas escolas; uma praça de esportes com quadras de esportes para varias modalidades esportivas, academia na escola, cinema, teatro, uma biblioteca virtual,mais quadras de esportes; piscinas de esportes, educação especial (mais condições, com mais profissionais na área) ônibus adaptados para portadores de deficiência. Desenvolver projetos de conscientização da importância do estudo para a vida. Trabalhos de pesquisa sobre objetivos dos alunos, a respeito da educação e para o futuro. Aulas com trabalhos fora da sala e diversificadas. Trabalhos de pesquisa em livros diferentes dos didáticos. Integração e acompanhamento dos pais da educação dos filhos.

6 Projeto de conscientização. A comunidade escolar Quando será feito? No 1 semestre (2 semestre) União Esporte Clube Por que será feito? Para mobilizar toda a população a sensibilizar da importância do estudo a vida Como será feito? Através de uma reunião geral, com formação de grupos para debater o assunto e chegar a propostas e sugestões de todos da maneira de proceder para concretizar as ações O transporte (ver com Educação) aluguel do clube GRUPO 05 Nilda Julia R. Petkowicz SMS (46) nildajulia@yahoo.com.br Honório Serpa Adriano José de Camargo Conselho Tutelar (46) Adrianacamargo54@hotmail.com Honório Serpa Maria Luiza dos Santos Conselho Tutelar (46) constutelarhose@hotmail.com Honório Serpa Vanderlei Abreu Silveira Conselho Tutelar leiawasceuk@17 hotmail.com Honório Serpa Celso Lopes Augusto Assembléia de Deus (46) Honório Serpa Antonio Valdir Schuckz Assembléia de Deus (46) iedhouseq@17hotmaisl.com Honório Serpa Paulo Leonardo Assembléia de Deus (46) Honório Serpa O município de Honório Serpa de nossos sonhos é: que não haja nenhuma família abaixo da linha de pobreza, que todas as crianças de nosso município concluam o ensino médio, que não haja discriminação entre os sexos, que o índice de mortalidade infantil seja 0 (zero); que o índice de mortalidade materna também seja (zero), que nos consiga manter o controle do vírus do HIV, manter o município livre das doenças endêmicas: malaria, dengue, febre amarela, etc. Que tenhamos políticas publicadas de manejo correto do lixo, água, saneamento básico, etc. Que todas as pessoas se conscientizem da importância de manter suas águas saudáveis. E nossos sonhos é que tenham áreas residenciais com toda estrutura organizada. Que houvesse mais empregos. Para reduzir a mortalidade infantil em nosso município, manter programas de acompanhamento, em todas as crianças de 0 a 5 anos: peso, altura, crescimento e desenvolvimento físico e intelectual, monitorar o acompanhamento das carteiras de vacinas, ter uma moradia adequada, água potável, parque para brincar, escola de educação infantil, acesso ao serviço de saúde.

7 Acompanhamento do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos Pela secretaria municipal de saúde em conjunto com a pastoral da criança Quando será feito? Que seja iniciado no mês de junho de 2010 Principalmente nas unidades de saúde: unidade básica de saúde e clinica da mulher Por que será feito? Para diminuir a mortalidade infantil Como será feito? Com acompanhamentos mensais pelas equipes de PSF existentes no município No mínimo 8 mil reais GRUPO 06 Jose Carlos Perón Saúde (46) Honório Serpa Vilmar Bispo de Oliveira Esc. Reinaldo Fleek (46) Honório Serpa Marines Borges de Oliveira Esc. Reinaldo Fleek (46) Honório Serpa Elizangela Macha Saúde (46) Honório Serpa Geny Renate Schenermam Saúde (46) saudehonorio@pop.com.br Honório Serpa A cidade dos sonhos com dignidade para todos seria ter acesso a moradia com saneamento básico, proporcionar uma melhora à saúde para todas as faixas etárias, transporte digno, educação com qualidade para todos, recursos que buscam uma melhor qualidade de vida alimentar, segurança e lazer junto a população. Realizar visitas constantes com o profissional medico, enfermeiro, técnico de enfermagem; Acompanhamento do Pré-natal / mensalmente; Se necessário pedir avaliação com nutricionista; Se necessário pedir avaliação com psicólogo.

8 Palestras, orientações, visitas domiciliares com os profissionais de saúde Medico enfermeiro, técnico de enfermagem e acompanhamento com os ACS Quando será feito? Conforme o cronograma mensal de 2010 Hospital, postos de saúde do interior Por que será feito? Para prevenção e melhora de saúde da gestante Como será feito? Com auxilio de retro-projetor e data show. Internet + pesquisas, entrevistas Transporte GRUPO 07 Eritana Aparecida Jaguszewski Prefeitura (46) eritana@pop.cim.br Honório Serpa Mariana P. Hastmann Prefeitura (46) marianapdh@hotmail.com Honório Serpa Roberto Querino Prefeitura (46) saudehonorio@pop.com.br Honório Serpa Gilberto Cononetti Prefeitura (46) botaagri@hotmail.com Honório Serpa Roque Brejolin Prefeitura (46) Honório Serpa Alexandra Aparecida Alves Educação (46) alebranan@hotmail.com Honório Serpa Antonia Trindade Pacheco (46) Honório Serpa Infra-estrutura e urbanização com acessibilidade a toda população; como: pavimentação em todas as suas da cidade e as vias principais do interior; sede de esgoto a todos os domicílios; água potável e energia elétrica, acesso a internet a todas as residências e que seja gratuito; habilitação a todos com qualidade; lazer e cultura, entretenimento, educação integral para todos os alunos da rede publica de ensino; índice de analfabetização zero; industrialização e comercio; que observa mão de obra existente do município; agricultura familiar sustentável, transporte gratuito a todos (transporte coletivo alternativo) coleta seletiva do lixo com carro próprio; corpo de bombeiros de uso exclusivo; centro de eventos, etc. Preservação de água. Preservação dos recursos hídricos naturais, como: preservação das fontes, mata ciliar, conservação de solo, coleta seletiva de todos e qualquer tipo de lixo, destino adequado para o mesmo, sensibilizar e conscientizar a população que não cumprir as regras perdidas a respeito do lixo; Fazer isso com as verbas publica.

9 Preservação dos recursos hídricos Setor publico, privado e sociedade civil Quando será feito? Inicio imediato, com ações continuas e permanentes Na cede do município, comunidades do interior Por que será feito? Para ter mais qualidade, e quantidade de água Como será feito? Saneamento básico, rede de água e esgoto, sensibilização e conscientização e responsabilização da população. Coleta seletiva, reciclagem correta do lixo com destino, preservação da mata ciliar, proteção fonte. Aproximadamente cinco milhões GRUPO 08 Terezinha Wegulle L. I (46) Honório Serpa Zenaide Ceresoli Voluntario (46) Honório Serpa Joel Moreira Agricultor (46) Honório Serpa Tereza Moreira Agricultor (46) Honório Serpa Neri Lima Vereador (46) Honório Serpa Tereza V. Sampaio Associação dos idosos (46) Honório Serpa Gercira de Oliveira S. R. (46) Honório Serpa Manoel dos S. Pacheco S.T.T.R. (46) Honório Serpa Ilegível (46) Honório Serpa Conscientização com relevância aos direitos e deveres do cidadão ativo na suas participações do município um espaço adequado para fazer atividades físicas e área de lazer. Como aparelho para ginástica e materiais adequados para que essas atividades físicas sejam desenvolvidas. Ação e prevenção a educação com os principais familiares, controle de doenças como desnutrição e obesidade e também como controle de doenças bovinas que é transmitida através da carne e do leite.

10 Desnutrição, obesidade, e outras doenças, com palestras e demonstrativos, através de instituições Um veterinário, uma nutricionista em conjunto com as instituições Quando será feito? No segundo semestre de 2010 Na sede do município Por que será feito? Por que existe o problema e deve ser erradicado Como será feito? Buscando parceria com os departamentos existentes no município Em torno de 8 mil reais