Alfamídia Web: Wordpress

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alfamídia Web: Wordpress"

Transcrição

1

2 Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE As informações contidas neste material de treinamento são distribuídas NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM, sem qualquer garantia, expressa ou implícita. Embora todas as precauções tenham sido tomadas na preparação deste material, a Alfamídia Prow não têm qualquer responsabilidade sobre qualquer pessoa ou entidade com respeito à responsabilidade, perda ou danos causados, ou alegadamente causados, direta ou indiretamente, pelas instruções contidas neste material ou pelo software de computador e produtos de hardware aqui descritos. 11/2013 Versão 1.1 Alfamídia Prow Alfamídia Prow.

3 Wordpress UNIDADE 1 INTRODUÇÃO USO DE CMS INSTALAÇÃO DE UMA INSTÂNCIA DO WORDPRESS INSTALAÇÃO VIA SCRIPT INSTALAÇÃO MANUAL CONFIGURAÇÕES GERAIS DO WORDPRESS... 7 UNIDADE 2 CONTAS DE USUÁRIOS E PERMISSÕES PERMISSÕES PRÉ-DEFINIDAS EFETUANDO LOGIN ADMINISTRANDO O SITE O SISTEMA DE APROVAÇÃO DE COMENTÁRIOS E POSTAGENS Alfamídia Prow.

4 Unidade 1 Introdução 1.1 Uso de CMS Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de conteúdo para websites, portais e intranets, que integra ferramentas necessárias para criar, editar e inserir conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, a administração, a distribuição e a disponibilidade da informação. A sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes. Podemos dizer que um CMS é um framework, um esqueleto de website pré-programado, com recursos básicos e de manutenção e administração já prontamente disponível. O Wordpress é um exemplo de CMS, utilizado para criação de websites dinâmicos, com possibilidade de inserção de componentes das mais variadas funções, quase sempre gratuito. Em relação às tecnologias envolvidas, o Wordpress é um projeto de código aberto (Licença GNU/GPL), que por sua vez usa a linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL. Veremos mais sobre esses assuntos durante o restante do curso, de forma não aprofundada. Existe uma grande necessidade dos webdesigners atenderem uma demanda crescente na área: Dinamismo para website. Quando necessário, o webdesigner deve buscar as parcerias necessárias para dinamizar o site com programadores, porém, muitas vezes o custo do projeto devido a esta mão-de-obra extrapola e fica inviável para o cliente. A solução é usar um framework de gestão de conteúdo, e o Wordpress destaca-se por ser para aqueles que não conhecem programação, um dos mais fáceis de aprender. Além do webdesigner, muitos programadores preferem utilizar os frameworks, pois não existe a necessidade de criar algo, pois a maioria já foi criado para o mesmo. Muitas vezes estes programadores acabam criando novos plugins para o Wordpress para atender uma necessidade de um cliente, e este módulo passa a fazer parte de outros projetos mundo a fora. E assim o Wordpress se torna uma das maiores comunidades em relação a CMSs do mundo Alfamídia Prow.

5 Veja o quadro comparativo a um projeto de um website dinâmico: Sistema tradicional Wordpress Profissional de programação Necessário Não necessário Tempo de implementação Médio/Alto Baixo/Médio Profissionais envolvidos Webdesigner e Webdeveloper Apenas um Olhando o quadro acima, fica claro que o custo do projeto para uma programação tradicional aumentará, pois terá mais mão-de-obra especializada. Não devemos desmerecer este custo, afinal, todo o trabalho dispensado para construção de um sistema/website merece ser recompensado. Trata-se aqui de aprender a otimizar o tempo de trabalho obtendo resultados tão ou mais satisfatórios. É inegável que alguns projetos necessitam realmente de programação, principalmente se tratando de um sistema muito específico, porém, muitas questões podem ser resolvidas localizando plugins do Wordpress. Para que seja possível instalar o Wordpress, é necessária a contratação de um serviço de hospedagem que dê suporte a PHP e tenha banco de dados MySQL. Em geral, os planos de hospedagem Linux oferecem estes serviços de forma eficiente. Existe ainda a possibilidade de contratação de plano de hospedagem que contempla script de instalação do Wordpress, o mais famoso é o script chamado Fantástico, que muitos servidores oferecem em seus planos de hospedagem. Estes scripts automatizam a instalação facilitando o processo. Independente de instalação via script ou manualmente, é ainda necessário o conhecimento da ferramenta, pois a instalação gera um site padrão do Wordpress, sendo necessário realizar configurações para customizar o projeto. Os provedores de hospedagem não costumam dar suporte para o conteúdo do site, ou seja, não haverá suporte para a configuração do Wordpress, somente e quando muito, para a instalação. 1.2 Instalação de uma instância do Wordpress Existem basicamente dois modos de instalação do Wordpress. A primeira é relativamente mais simples, pois ela ocorre via Script. Ou seja, uma hospedagem possui uma pré-instalação do CMS. A segunda forma é Alfamídia Prow.

6 a instalação manual que requer um pouco mais de envolvimento. Este tipo de instalação pode ser feito online em uma hospedagem ou local. 1.3 Instalação via Script Através do painel de controle da sua hospedagem (dependendo do contrato) pode ser criado um Wordpress, já com configuração com Banco de Dados pronto. Bastando apenas escolher a senha do admin e escolher em qual pasta do servidor os arquivos do Wordpress devem ficar Alfamídia Prow.

7 1.4 Instalação Manual Para esse tipo de instalação é necessário baixar o pacote Wordpress do site oficial: ou mesmo, com a tradução em português pronta. Esse arquivo é baixado e normalmente vem de forma zipada, bastando descompactar o arquivo. Dentro dele virá alguns arquivos e três pastas: 1) wp-admin: arquivos de administração do site 2) wp-content: arquivos gerais do website (plugins e temas) 3) wp-includes: bibliotecas e classes 1.5 Configurações Gerais do Wordpress A instalação manual pode ser processada de duas maneiras, ou no próprio computador através de um servidor local, WAMP ou XAMPP, ou seja sem estar na internet, ou direto no servidor da hospedagem. Em ambas ocasiões a parte mais importante é identificarmos as seguintes partes do arquivo wp-config-sample.php : define( DB_NAME, alterar_nome_do_banco ); define( DB_USER, alterar_usuario_mysql ); define( DB_PASSWORD, alterar_senha ); define( DB_HOST, alterar_hospedagem_do_banco ); Alterado, onde indicado, é necessário salvar o arquivo com o nome wp-config.php. Embora nas novas versões do Wordpress não é necessário utilizar este processo, pois o próprio Wordpress acaba se encarregando de criar as conexões de dados. Feito isto, basta acessar pelo browser a pasta /wp-admin. Ex.: Site Local: Alfamídia Prow.

8 Note que o próprio Wordpress tem um aviso referente a necessidade de configuração do Banco de Dados com o arquivo wp-config.php. Para continuar a instalação basta concluir as informações corretas do diretório onde foram incluídos os arquivos Alfamídia Prow.

9 Unidade 2 Contas de Usuários e Permissões 2.1 Permissões pré-definidas No painel de usuários é possível adicionar novos usuários. Além de preencher os dados deste usuário, é importante referenciar qual a função do usuário. Assinante (N1): pode ler comentários em posts protegidos, assinar para receber newsletters. Em alguns casos, só conseguem acessar determinados conteúdos estando logado e o assinante é o mais básico para isto Alfamídia Prow.

10 Colaborador (N2): pode criar e gerenciar posts, mas não pode publicá-los. Necessitando de uma aprovação para isto. Autor (N3): pode publicar posts e gerenciar os seus próprios posts. Editor (N4): pode publicar posts e gerenciar posts, inclusive de outros usuários. De forma geral, gerencia os posts dos autores. Administrador (N5): possui acesso a todas as funcionalidades e ferramentas de administração. Quando instalamos o Wordpress é o primeiro usuário cadastrado. Níveis de usuário em relação ao gerenciamento do Wordpress: Alfamídia Prow.

11 2.2 Efetuando login Segundo o próprio site do Wordpress são possibilidades dos seus usuários após estarem logados: Capacidade / Descrição Super Admin Admin Editor Autor Colaborador Assinante activate_plugins / Ativar plugins add_users / Adição de usuários create_users / Criação de usuários delete_plugins / Excluir plugins delete_themes / Excluir temas delete_users / Excluir usuários edit_files / Editar arquivos edit_plugins / Editar plugins edit_theme_options / Definir opções de tema edit_themes / Editar temas edit_users / Editar usuários export / Exportação import / Importação install_plugins / Instalar plugins install_themes / Instalar temas list_users / Listagem de usuários manage_options / Gerenciar opções promote_users / Promover Alfamídia Prow.

12 usuários remove_users / Remover usuários switch_themes / Trocar temas unfiltered_upload / Edição irrestrita de envio update_core / Atualizar sistema update_plugins / Atualizar plugins update_themes / Atualizar temas edit_dashboard / Editar Painel de Ferramentas moderate_comments / Moderar comentários manage_categories / Gerenciar categorias manage_links / Gerenciar links unfiltered_html / Edição irrestrita de código HTML edit_published_posts / Editar posts publicados edit_others_posts / Editar posts de outros autores edit_pages / Editar páginas edit_others_pages / Editar páginas de outros autores edit_published_pages / Editar páginas publicadas publish_pages / Publicar páginas Alfamídia Prow.

13 delete_pages / Excluir páginas delete_others_pages / Excluir páginas de outros autores delete_published_pages / Excluir páginas publicadas delete_others_posts / Excluir posts de outros autores delete_private_posts / Excluir posts privados edit_private_posts / Editar posts privados read_private_posts / Ler posts privados delete_private_pages / Excluir páginas privadas edit_private_pages / Editar páginas privadas read_private_pages / Ler páginas privadas upload_files / Enviar arquivos publish_posts / Publicar posts delete_published_posts / Excluir posts publicados edit_posts / Editar posts delete_posts / Excluir posts read / Leitura Alfamídia Prow.

14 2.3 Administrando o site Para acessar o painel é necessário digitar o diretório (em caso de online): digitando o admin e senha criados. Feito isto, o Wordpress é encaminhado diretamente para o painel de administração, na pasta /wp-admin. O painel que veremos aqui é da versão Wordpress Outras versões variam um pouco de layout Alfamídia Prow.

15 Menu Principal É possível acessar todas as áreas de administração 2- Instante ou Agora Uma visão instantânea e resumida do que blog possui. 3- Quickpress É possível inserir postagens de forma rápida 4- Login Alterações gerais de perfil e tela. 5- Informações Complementares 2.4 O sistema de aprovação de Comentários e Postagens Após alguém fazer um comentário de alguma postagem, por padrão ela precisa ser aprovada. Claro que existem outros passos para serem feitos com estes comentários: rejeitar, responder, editar, colocar em spam ou na lixeira Alfamídia Prow.

16 Alfamídia Prow.

Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE

Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE As informações contidas neste material de treinamento são distribuídas NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM, sem qualquer garantia,

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0

Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0 Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0 Tudo o que você precisa saber para instalar, configurar, e utilizar o WordPress explicado de uma maneira Simplificada e Decomplicada. E

Leia mais

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 -

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 - 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems)

Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems) Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems) Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management Systems - CMS) Entendendo o que são Servidor Web e

Leia mais

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

6 Aplicações Ricas para Internet

6 Aplicações Ricas para Internet 6 Aplicações Ricas para Internet DESENVOLVIMENTO WEB II - 7136 6.1. Evolução das aplicações para web O crescente número de pessoas que usufruem da informatização das tarefas cotidianas, viabilizadas na

Leia mais

A opção de CMS que vem crescendo rápido. Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes

A opção de CMS que vem crescendo rápido. Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes A opção de CMS que vem crescendo rápido Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes Uma evolução do Mambo, o Joomla! é um gerenciador de conteúdo open source baseado em PHP e MySQL que possui um bom número

Leia mais

Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012

Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012 Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 30 de janeiro de 2012 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! e criando Módulos

Leia mais

Montando um Site. Wordpress

Montando um Site. Wordpress Montando um Site Wordpress O Sistema Wordpress O Wordpress é uma plataforma de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo um software livre

Leia mais

Manual Ilha Web Imóveis. Sistema para Imobiliárias e Corretores. Ilha Web Internet Ltda.

Manual Ilha Web Imóveis. Sistema para Imobiliárias e Corretores. Ilha Web Internet Ltda. Manual Ilha Web Imóveis Sistema para Imobiliárias e Corretores Ilha Web Internet Ltda. Sumário 1 REQUISITOS DO SERVIDOR...3 2 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO...4 2.1 CRIE UMA BASE DE DADOS...4 2.2 MODIFIQUE O

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira JOOMLA O que é Joomla CMS? O Joomla é um Sistema de Administração de conteúdos (CMS Content Manager

Leia mais

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Desenvolvendo Websites com Joomla Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Currículo Meu nome: Breno Leonardo G. de M. Araújo Formação: Bacharel em Sistemas de

Leia mais

Definições: quando usar cada um?

Definições: quando usar cada um? Framework ou CMS? Definições: quando usar cada um? Framework: Uma arquitetura desenvolvida com o objetivo de atingir a máxima reutilização, representada como um conjunto de classes abstratas e concretas,

Leia mais

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese.

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese. 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Guia Prático de Utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla 3.4.1

Leia mais

WEBSITE. Como utilizar um site Assistente de Criação para criar seu próprio site

WEBSITE. Como utilizar um site Assistente de Criação para criar seu próprio site WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação para criar seu próprio site QUAL A PRINCIPAL UTILIDADE PARA UM SITE? Propaganda! Um website é a sua presença na mais recente das mídias. Como mídia,

Leia mais

WP para bibliotecários Moreno Barros. extralibris.org bsf.org.br

WP para bibliotecários Moreno Barros. extralibris.org bsf.org.br WP para bibliotecários Moreno Barros extralibris.org bsf.org.br O que é o wordpress? wordpress é um software open source para gerenciamento de blogs. Como apresenta muitas facilidades e recursos, ele também

Leia mais

CRIANDO UM SITE RESPONSIVO COM W O R D P R E S S. Autores: Marcel Ferrante Silva

CRIANDO UM SITE RESPONSIVO COM W O R D P R E S S. Autores: Marcel Ferrante Silva CRIANDO UM SITE RESPONSIVO COM W O R D P R E S S Autores: Marcel Ferrante Silva Apresentação Marcel Ferrante marcelf@gmail.com Prof. Adjunto no Curso de Gestão da Informação/UFG (2014) Doutor em Ciência

Leia mais

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Oficina Joomla Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Joomla Sistema gratuito para criação de websites. Projeto de código aberto, que, como a maioria dos demais projetos, está em constante desenvolvimento;

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Entendendo e Dominando o Blog. Wordpress

Entendendo e Dominando o Blog. Wordpress Entendendo e Dominando o Blog Wordpress 1 2 Anderson Makiyama Entendendo e Dominando o Blog Wordpress 3 4 Sobre o Autor Anderson Makiyama é um programador de computador que dedica a maior parte de seu

Leia mais

Instalação do Wordpress. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

Instalação do Wordpress. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Instalação do Wordpress Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Download Acesse o site Brasileiro do Wordpress http://br.wordpress.org/

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Gerenciador de Multi-Projetos. Manual do Usuário. 2000 GMP Corporation

Gerenciador de Multi-Projetos. Manual do Usuário. 2000 GMP Corporation GMP Corporation Gerenciador de Multi-Projetos Manual do Usuário 2000 GMP Corporation Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 24/08/2004 1.0 Versão inicial do documento Bárbara Siqueira Equipe

Leia mais

Caracterização Curso: Curso técnico integrado ao ensino médio integral de Informática para Internet Período / Ano:

Caracterização Curso: Curso técnico integrado ao ensino médio integral de Informática para Internet Período / Ano: Pág. 1 Caracterização Curso: Curso técnico integrado ao ensino médio integral de Informática para Internet Período / Ano: Turno: 1/2014 Carga Horária: 108 Horas relógio 144 Horas aula Ementa Matutino Professor:

Leia mais

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado;

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado; ANEXO 11 O CMS PROCERGS Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará uma ferramenta CMS (Content Management Systems ou Sistema de Gestão de Conteúdo)

Leia mais

Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG

Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG Marco T. A. Rodrigues*, Paulo E. M. de Almeida* *Departamento de Recursos em Informática Centro Federal de Educação Tecnológica de

Leia mais

MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem;

MOODLE é o acrónimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem; MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Software livre, de apoio à aprendizagem; Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem; A expressão designa ainda

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac (Pelotas) Análise e desenvolvimento de Sistemas Sistemas de Informação

Faculdade de Tecnologia Senac (Pelotas) Análise e desenvolvimento de Sistemas Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia Senac (Pelotas) Análise e desenvolvimento de Sistemas Sistemas de Informação Investigando Sistemas de Informação PHP-Nuke Maxwell Rodrigues Laner Sumário 1. Introdução...3 2. 1

Leia mais

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 2 Sumário 1. Efetuar login... 3 2. Gerenciar Notícias... 5 2.1 Cadastrar Notícias... 6 2.2 Editar Notícia... 7 2.3 Excluir Notícia... 8 3.

Leia mais

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF Secretaria de Sistemas de Informação SSI Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional CGCO Equipe de Desenvolvimento de Sites Manual do Usuário Layout Novo

Leia mais

Manual de instalação, configurações e uso do LiveZilla

Manual de instalação, configurações e uso do LiveZilla Manual de instalação, configurações e uso do LiveZilla Sumário Criando Servidor/Conta Livezilla... 1 Configurando e colocando ícone Livezilla no Site... 12 Editando perfil seu e do chat... 22 Criando Servidor/Conta

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0

Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0 Aprenda como montar e ganhar dinheiro com seu blog WordPress v1.0 Tudo o que você precisa saber para instalar, configurar, e utilizar o WordPress explicado de uma maneira Simplificada e Decomplicada. E

Leia mais

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel)

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) 1 Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) Modo de instalação: ONLINE Acesso: Internet Sistema: CPANEL Banco de dados: MySQL É possível instalar o Eiche Hotel diretamente na internet, o processo é idêntico

Leia mais

Curso de Joomla na Prática

Curso de Joomla na Prática Curso de Joomla na Prática Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Leia mais

Como blogar no Wordpress.com

Como blogar no Wordpress.com Como blogar no Wordpress.com Blogs são ferramentas de comunicação extremamente interessantes, inclusive do ponto de vista pedagógico. Criar um blog tornou-se, hoje, uma tarefa simples, e os sites que hospedam

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Seja Bem Vindo! Curso Wordpress. Carga horária: 40hs

Seja Bem Vindo! Curso Wordpress. Carga horária: 40hs Seja Bem Vindo! Curso Wordpress Carga horária: 40hs 1 Conteúdo Programático: Instalando um Servidor Web Local Painel Wordpress e Posts Temas: Instalação e Configuração Configurações Usuários Plugins 2

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Sandro da Silva Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO DIREITO DO CIDADÃO

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO DIREITO DO CIDADÃO DESCRIÇÃO DO SIGAI O SIGAI (Sistema Integrado de Gestão do Acesso à Informação) é uma solução de software que foi desenvolvida para automatizar os processos administrativos e operacionais visando a atender

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com Manual do IpêCMS Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com INTRODUÇÃO Objetivo IpêCMS é um mini CMS open source distribuido atraves da licença GPL. É desenvolvido em linguagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL A coordenadoria do projeto Laboratório de Cultura Digital, vinculado ao Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, torna pública a seleção de equipe para o referido projeto, conforme previsto

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

FACULDADE SENAC-RS PELOTAS RODRIGO ALMEIDA PEREIRA. Sistemas de Informação

FACULDADE SENAC-RS PELOTAS RODRIGO ALMEIDA PEREIRA. Sistemas de Informação FACULDADE SENAC-RS PELOTAS Analise e Desenvolvimento de Sistemas RODRIGO ALMEIDA PEREIRA Sistemas de Informação Pelotas/RS Maio de 2013 Sumário 1. Introdução 1 2. Um pouco de sua história 1 3. Requerimentos

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Dicas iniciais O que é o Plone? 3 Formulário de Solicitação 6 Acesso ao Plone 6 Configurações do Site 14 Inserindo Conteúdo Inserir Pastas

Leia mais

1. Panorama geral: Entendendo como a internet funciona e como um site fica online.

1. Panorama geral: Entendendo como a internet funciona e como um site fica online. Modulo I Internet básico e publicação gratuita objetivo do modulo: Apresentar o funcionamento básico da internet, focado para a publicação de sites. Entender o que é um servidor e um cliente e como um

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Introdução ao Plone. terça-feira, 4 de agosto de 15

Introdução ao Plone. terça-feira, 4 de agosto de 15 Introdução ao Plone Sumário O que é Gestão de Conteúdo O que é Conteúdo Principais características de um CMS O que é o Plone Tipos de conteúdo no Plone Metadados Templates Interface do portal Gestão de

Leia mais

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon Trabalho de Sistema de Informações Aluno: Paulo Roberto Carvalho da Silva Instalação e configuração aplicativo Ocomon O trabalho tem como objetivo o estudo de caso,a instalação, configuração e funcionamento

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Serviço de Hospedagem de Sites. Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites

Serviço de Hospedagem de Sites. Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Serviço de Hospedagem de Sites Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Dados Gerais Identificação do documento: Regras de Uso - Serviço de Hospedagem de Sites - V1.0 Projeto: Regras de Uso: Serviço

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário...

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário... Artigo sobre Indicie 1.Introdução....1 2.Como Surgiu....2 3.Para que serve....3 4.Instalação....3 5. Oque ele permite fazer....5 6. Primeiro Cenário....6 7. Segundo Cenário....7 8. Conclusão....8 5. Referencias....9

Leia mais

Conheça Melhor a Loja Virtual ASP

Conheça Melhor a Loja Virtual ASP Proposta para Instalação da Loja Virtual Grátis no mês de junho 2011 O comércio eletrônico não é um bicho de 7 cabeças Ter sua loja virtual, agora ficou mais fácil ainda! Sem necessidade de saber programação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando nossas aulas sobre

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Manual de instruções. sistema multisites. Criação de sites para as AABBs em Wordpress

Manual de instruções. sistema multisites. Criação de sites para as AABBs em Wordpress Manual de instruções sistema multisites Criação de sites para as AABBs em Wordpress Manual de instruções sistema multisites Criação de sites para as AABBs em Wordpress Sumário Introdução sobre o Wordpress...página

Leia mais

Serviço de Hospedagem de Sites. Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites

Serviço de Hospedagem de Sites. Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Serviço de Hospedagem de Sites Regras de Uso: Serviço de Hospedagem de Sites Dados Gerais Identificação do documento: Regras de Uso - Serviço de Hospedagem de Sites - V1.0 Projeto: Regras de Uso: Serviço

Leia mais

Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais

Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais Será utilizado o seguinte critério: Atende / Não atende (Atende em parte será considerado Não atende) Item Itens a serem avaliados conforme

Leia mais

O que é WordPress? Painel de Administração do WordPress. Painel

O que é WordPress? Painel de Administração do WordPress. Painel O que é WordPress? O WordPress é uma popular ferramenta para edição de blogs e gerênciamento de conteúdos na web (CMS). É Indicado para o usuário que não tem conhecimento em programação e deseja uma ferramenta

Leia mais

Criação de blogs para contextos educativos

Criação de blogs para contextos educativos Manual de utilização do WordPress O que é WordPress? O WordPress é uma popular ferramenta para edição de blogs e gestão de conteúdos na web (CMS). É Indicado para o usuário que não tem conhecimento em

Leia mais

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática Gerência de Recursos Humanos GRH/PRAD/UFMS Manual do Sistema de RMO Versão On-Line Núcleo de Informática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul P á g i n a 2 Manual do Sistema de RMO Registro Mensal

Leia mais

Gerenciando seu projeto com dotproject

Gerenciando seu projeto com dotproject Gerenciando seu projeto com dotproject Gerência de Projeto Sobre o dotproject Requisitos de instalação Instalando o dotproject Customizando interface Gerenciando um projeto O trabalho Gerenciando seu projeto

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

Manual de Instalação do Facilite e Configuração do Banco de Dados

Manual de Instalação do Facilite e Configuração do Banco de Dados Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.1 Data Elaboração 01/08/2011 Paginas 33 Data Revisão 25/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

UNIVERSO. Curso: Análise de Sistemas. VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI

UNIVERSO. Curso: Análise de Sistemas. VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso: Análise de Sistemas VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI MINICURSO: Aprendendo CMS com Joomla (CMS - Content Management System) Versão

Leia mais

CA Nimsoft Unified Reporter

CA Nimsoft Unified Reporter CA Nimsoft Unified Reporter Guia de Instalação 7.5 Histórico de revisões do documento Versão do documento Data Alterações 1.0 Março de 2014 Versão inicial do UR 7.5. Avisos legais Este sistema de ajuda

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Moodle. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens

Moodle. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens O que é? Alternativa às soluções comerciais de ensino on-line

Leia mais

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos Curso de Introdução ao Plone Conteúdo Parte I - Conceitos básicos Parte II - Interface do Plone Parte III - Gerenciamento de usuários Modulo A Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Laurimar Gonçalves

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES Material desenvolvido para uso no ensino da plataforma Joomla para alunos de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Autor: Daniel Picon Versão 1.1 -

Leia mais

passo 1 [Configuração] - instalação joomla 3.0

passo 1 [Configuração] - instalação joomla 3.0 passo 1 [Configuração] - instalação joomla 3.0 Caso a imagem não apareça, verifique se o ambiente foi inicializado corretamente. Outra probabilidade é a digitação incorreta do nome do diretório. Lembre-se

Leia mais

Instalação do Eiche Hotel OFFLINE (Windows)

Instalação do Eiche Hotel OFFLINE (Windows) 1 Instalação do Eiche Hotel OFFLINE (Windows) Modo de instalação: OFFLINE Acesso: Local ou rede (intranet) Sistema operacional: Microsoft Windows (Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows

Leia mais

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows.

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows. WampServer Para configurar o WordPress e o Joomla!, você precisa ter um servidor Web e um banco de dados instalado. A maneira mais fácil de configurar um servidor web e um banco de dados no seu computador

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual WordPress. Conteúdo Índice. Capítulo 1 Introdução. Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel. Capítulo 3 Gerenciamento de Posts ( Artigos)

Manual WordPress. Conteúdo Índice. Capítulo 1 Introdução. Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel. Capítulo 3 Gerenciamento de Posts ( Artigos) Manual WordPress Conteúdo Índice Capítulo 1 Introdução Sobre o WordPress Características principais Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Alterando Usuário e Senha Painel

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan JOOMLA Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 JOOMLA... 3 INSTALANDO UM SERVIDOR WEB LOCAL... 4 Instalando o WampServer.... 4 Instalando o Joomla...

Leia mais

Guia: Este manual irá mostrar os procedimentos necessários para o upgrade das versões 5.60 e 6.01 para o Sophos SafeGuard Enterprise 6.10.

Guia: Este manual irá mostrar os procedimentos necessários para o upgrade das versões 5.60 e 6.01 para o Sophos SafeGuard Enterprise 6.10. Upgrade do Sophos SafeGuard Enterprise 5.60/6.0 para a versão 6.10 Guia: Este manual irá mostrar os procedimentos necessários para o upgrade das versões 5.60 e 6.01 para o Sophos SafeGuard Enterprise 6.10.0

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação do

Leia mais

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. ANEXO 11 O MATRIZ Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará o framework MATRIZ desenvolvido pela PROCERGS e disponibilizado no início do trabalho.

Leia mais

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Joomla! para iniciantes Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Sempre teve vontade de fazer seu site? Fica na dúvida de qual tecnologia utilizar? Quer uma abordagem mais profissional do que aquele site

Leia mais

Drupal para Empresas. Descobrindo os benefícios do Drupal para o seu negócio

Drupal para Empresas. Descobrindo os benefícios do Drupal para o seu negócio Sorteio de R$400 de crédito nos cursos de Drupal! http://j.mp/sorteio400reais O que veremos nessa palestra? # Apresentação # Introdução a CMS # Conhecendo o Drupal # Drupal como solução para Empresas #

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

manual para INSTALAÇÃO Elaborado por: Andréa Fleury Caio Hoffmann Colaboração: Alexandre Oliveira Carlos Meinert Milton Shintaku Ramon Fonseca

manual para INSTALAÇÃO Elaborado por: Andréa Fleury Caio Hoffmann Colaboração: Alexandre Oliveira Carlos Meinert Milton Shintaku Ramon Fonseca 2ª EDIÇÃO manual para INSTALAÇÃO Elaborado por: Andréa Fleury Caio Hoffmann Colaboração: Alexandre Oliveira Carlos Meinert Milton Shintaku Ramon Fonseca Sumário 1. Introdução 03 2. Objetivos 03 3. Público

Leia mais

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public

Leia mais