- Política interna: Pagamento de rendas por parte do governo da Madeira, Nova lei das finanças locais, Souto Moura abandona o cargo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Política interna: Pagamento de rendas por parte do governo da Madeira, Nova lei das finanças locais, Souto Moura abandona o cargo."

Transcrição

1 Jornal:2 Período da avaliação: 2 a 5 de Outubro de 2006 Plano da Expressão O telejornal possui uma duração de 30 minutos e uma abordagem mais breve dos diversos temas a nível nacional e, principalmente, internacional. Inclui também o Cartaz 2:, que exibe os principais destaques culturais em agenda. Apresentado por Vasco Matos Trigo ou por Alberta Marques Fernandes, é emitido diariamente às 22 horas. O genérico inicial apresenta grafismos em tons de verde, amarelo e preto, no qual compõe-se a imagem de um globo verde com bordas transparentes a girar no centro do ecrã. No meio do globo surge da esquerda para a direita o nome do jornal, jornal:2. A introdução dos principais temas a serem abordados durante a emissão é feita por duas janelas centralizadas no ecrã com o globo a girar ao fundo, a do lado esquerdo referencia o tema por meio de palavras e a do lado direito por meio de imagens. A seguir, reaparece a imagem do globo que num zoom in preenche o ecrã até desaparecer. O cenário é composto pela redacção ao fundo, uma mesa verde de bordas arredondadas com a base em grafismos amarelos e pretos. Atrás da mesa está o(a) pivô(a), que apresenta as headlines da emissão e introduz as reportagens. Ao fundo, por trás do pivô está uma espécie de fita de Möbius em tom esverdeado ocupando todo o ecrã. Este grande plano é visto apenas no início do jornal, a seguir o plano fecha-se num plano médio que focaliza o pivô atrás da mesa com um outro ecrã ao fundo e um pedaço desta fita de Möbius a subir. Este plano médio mantém-se durante toda a emissão. A actuação do(a) pivô(a) resume-se na introdução das peças jornalísticas e do Cartaz 2: e, algumas vezes, na entrevista de um convidado em estúdio. Durante as cinco emissões estudadas, apenas um convidado foi entrevistado em estúdio.

2 Plano do Conteúdo Os temas abordados nas emissões estudadas, de acordo com o alinhamento, foram os seguintes: - Sociedade: Fecho das urgências de 7 hospitais. - Política interna: Pagamento de rendas por parte do governo da Madeira, Nova lei das finanças locais, Souto Moura abandona o cargo. - Sociedade: Programa de intervenção bairros críticos. - Política internacional: Visita de José Sócrates a Angola, Fotobiografia de Mandela. Reportagem, Visita de Durão Barroso à Etiópia, Visita de Durão Barroso à África. - Internacional: Desvio de avião turco, Homem mata 5 crianças numa escola, Comunidade dos EUA tem valores muito próprios, Lula perde vantagem. - Política internacional: Investigação de voos da CIA, Debate sobre a situação política no Médio Oriente, Despedida de Souto Moura. - Economia: Confiança dos consumidores sobe, Valorização da bolsa portuguesa, reportagem, Nova campanha de produtos nacionais, Desemprego em Portugal - Ciência: Maior base de dados sobre Marte. - Cultura: Cartaz 2 - Economia: Aumentos nas pensões e nos salários, Nova lei das finanças locais. - Política interna: Alterações no estatuto da carreira dos docentes, Ministro da economia discute no parlamento. - Sociedade: Assalto num banco, reportagem em directo com a PSP. - Ciência: Prémio Nobel da Química - Cultura: Cartaz2

3 - Política: Entrevista de Luís Nobre Guedes à Judite de Souza sobre candidatura para presidente do CDS. - Economia: Subida das taxas de juro do BCE, Subida da mensalidade do crédito habitação, Alteração do apoio à produção de tomates pela União Europeia em Portugal. - Política interna: Protestos de rua dos professores contra o estatuto da carreira docente, Luta contra a corrupção por Cavaco Silva, no dia dos 96 anos da instauração da República. - Política internacional: NATO, controlo de todo o Afeganistão, transferência do poder, que estava sob o comando norte-americano, Controlo do aeroporto de Kandahar pelos portugueses, Presidente da Autoridade Palestiniana se encontra com a Condoleeza Rice, Novo aviso de Javier Solanas à Coreia do Norte sobre as armas atómicas, Portugal mantém tropas no Afeganistão mas não reforça as tropas, Lech Walesa na reunião da NATO. - Sociedade: Sequestro em banco de Setúbal, Marcha de Solidariedade contra o Cancro da Mama. - Cultura: Cartaz 2: - Política interna: Orçamento da Ciência para 2007, Nova lei das finanças locais, Alberto João Jardim pede demissão de José Sócrates depois da nova lei. - Economia: Subida da evolução da actividade económica da OCDE em Portugal, abrandamento na zona euro. - Política interna/sociedade: REFER rescindiu contrato com empreiteira Teixeira Duarte para obras no túnel do Rossio, Médicos explicam a reorganização do serviço de urgências, Urgências hospitalares, Reforço da vacina contra a gripe nas farmácias do país, Comissão Nacional para o Vírus da SIDA tem falhado nas campanhas, Governo afirma que não há atrasos no TGV português, Fábricas Johnson Controls com risco de encerramento. - Política interna: Organização do Congresso do PS em Santarém em Novembro, J. Sócrates diz que o congresso vai avaliar as acções do governo.

4 - Política internacional: Viagem para os EUA, vigiada pela CIA, Chefe da Diplomacia da União Europeia diz que há espaço de manobra para a negociação com o Irão sobre a energia nuclear, Sanções da ONU, Japão x Coreia do Norte, Pressão da Rússia à Geórgia e perseguição dos ilegais georgianos, Venezuela vai cortar a produção de petróleo para subir os preços. - Desporto: Futebol Portugal X Rússia - Ciência: Imagens da sonda Opportunity do Planeta Vermelho - Cultura: Cartaz 2 A análise do Plano do Conteúdo recebeu a seguinte classificação: Muito Bom: seriedade da abordagem, adequação em relação ao público. Bom: relevância, estímulo ao pensamento, estímulo ao debate de ideias, ampliação do horizonte do público, promoção da consciencialização política e/ou social dos cidadãos, diversidade de pontos de vista, nível de informação, recurso às fontes, objectividade precisão (exposição directa dos temas), oportunidade (na escolha de temas e convidados), interesse público do tema, produção de sentido, credibilidade (informação e entrevistados), exactidão dos factos narrados. Razoável: apresentação de desafios, estímulo à participação cívica, subjectividade, promoção da identificação do espectador. Fraco: entretenimento. Mensagem Audiovisual A análise da Mensagem Audiovisual recebeu a seguinte classificação: Muito Bom: tratamento válido do assunto. Bom: originalidade/criatividade, qualidade artística, apresentação de uma estrutura organizada, clareza da proposta, eficácia na transmissão da mensagem, comunicação com o público.

5 Razoável: inovação/experimentação, apelo à curiosidade, redundância. Fraco: solicitação da participação activa do público.