Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo."

Transcrição

1 Oi, Somos do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

2 COLABORAÇÃO E COMPUTAÇÃO EM NUVEM Como você fazia seus trabalhos escolares em grupo durante o ensino médio? Cada colega fazia a sua parte e a mandava via Whatsapp? E cabia a um dos estudantes juntar todos os trechos e preparar o relatório, a apresentação ou a pesquisa? Que tipo de dificuldade você encontrou durante a produção, a finalização e a apresentação dos trabalhos. Problemas técnicos? O conteúdo do pendrive não abria. Ou ainda: esquecia o pendrive em casa? Ou problemas de coesão entre os materiais, pois cada um fazia de um jeito, utilizava recursos e fontes diferentes e escrevia de uma maneira? Ao ler o texto, o professor até notava quando ocorria a troca de autor. Problemas de divisão de tarefas? Alguém do grupo fazia a parte do colega, pois não encaminhava o conteúdo há tempo. Ou ainda: um dos integrantes não fazia sua parte ou ficava aquém do que o grupo esperava. Agora é hora de mudar! Estamos na faculdade e podemos repensar como estudamos, como realizamos as atividades propostas pelos professores e como nos relacionamos com os colegas nos trabalhos. Toda e qualquer proposta feita em trabalhos em grupo serve para estabelecer laços sociais, para que a construção de conhecimento ocorra de forma coletiva e para que sejam desenvolvidos projetos que contam com a diversidade de competências e habilidades. A computação em nuvem Lembra que um dos problemas nos trabalhos em grupo era o pendrive? E se a gente trabalhasse sem o pendrive? Ou apenas como apoio? Uma forma de eliminar problemas técnicos é utilizar a computação em nuvem (em inglês, cloud computing). A expressão designa o acesso a arquivos por meio da internet, eliminando o armazenamento na memória do computador, por exemplo. O arquivo passa a ser salvo na rede, a nuvem. Significa que o conteúdo está em servidor que pode ser acessado pelo usuário toda vez que ele se conecta ao sistema.

3 Dropbox OneDrive Um exemplo de uso da nuvem é o Dropbox. Lá você pode deixar seus arquivos de diferentes tipos de conteúdo e organizá-los por pastas. Para encontrar o arquivo de uma apresentação, você acessa o site e se loga em sua conta: Todo estudante da Universidade Franciscana tem acesso gratuito ao OneDrive, a computação em nuvem da Microsoft. Você pode utilizar, por exemplo, para criar, editar, armazenar e acessar documento de texto, planilhas e slides. O acesso é pelo seu da instituição: Figura 1: Tela inicial do Dropbox. Figura 2 - Tela inicial do acesso ao e ao OneDrive. O Dropbox é uma opção interessante de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Você pode compartilhar um arquivo ou uma pasta com outra pessoa. Lembre-se também de usar o da UFN para trocas de mensagens com professores, colegas e setores da instituição.

4 No menu horizontal à direita, você encontrará o símbolo de engrenagem (configurações), a partir do qual encontrará um submenu com o acesso ao OneDrive. O OneDrive permite que você carregue arquivos do Office (Word, Excel, Power Point) de forma muito simples. Confira na tela a seguir as principais ferramentas disponíveis (área principal) e as possibilidades de configurações do drive (menu lateral à direita). O OneDrive permite que você crie os arquivos na rede e compartilhe com os colegas. Na Figura 4, mostramos um slide feito no Power Point do OneDrive. Se quiser compartilhar clique em Share e adicione os s dos colegas que poderão contribuir com a apresentação. Figura 4 - Demonstração de uso do PowerPoint com o OneDrive. Figura 3 - Ferramentas do OneDrive. Existem várias possibilidades de uso do OneDrive. Certamente a questão mais importante é poder trabalhar de forma colaborativa. Cada pessoa contribui com uma parte para que o resultado seja melhor.

5 GoogleDrive A Google também oferece computação em nuvem para usuários do Gmail. Para ter acesso, basta se logar com seu no Google Drive. A tela inicial do Drive exemplifica o uso colaborativo com duas pessoas editando o mesmo documento. A figura 6 mostra como compartilhar a partir da seleção do que cada novo usuário e a permissão ao documento (editar, comentar, visualizar). Figura 6 - Ferramenta de compartilhamento do Drive. Figura 5 - Tela inicial do GoogleDrive. O Drive possibilita criar, editar, armazenar e acessar documentos de texto, planilhas, slides, desenhos e mapas. De que modo compartilhar? Podemos perceber três tipos diferentes de compartilhamento: Lógica da coopetição (cooperação + competição): só visualizar - significa que apesar de mostrarmos o documento para o colega ainda estamos competindo com ele, pois não poderá fazer qualquer tipo de alteração. Assim o conteúdo continua sendo somente de quem criou.

6 Lógica da cooperação: comentar - colegas podem sugerir ideias e apontar problemas em um documento. No entanto, ainda não existe a intenção que o outro participe da mesma maneira. É como se houvesse uma divisão de papéis, uma hierarquia. Lógica da colaboração: editar - de todas as formas de compartilhamento esta é a única que permite a horizontalização. Isto é, todos estão ao mesmo nível enquanto produtores de informação. Aqui podemos realmente construir conhecimento e fazer trabalhos em grupo de forma colaborativa. Inteligência coletiva A lógica da colaboração na construção de conteúdos é uma maneira de uso inteligência coletiva, expressão utilizada pelo filósofo tunisiano Pierre Lévy para abordar a riqueza das redes digitais. Para o autor, as pessoas conseguem melhores resultados em grupo, como um trabalho de faculdade. Assim cada pessoa contribui com sua expertise, ou seja, o seu conhecimento ou o seu saber fazer. Deixando de lado questões individuais e pensando no prol do todo, grupos conectados em rede a partir de comunidades virtuais - e, hoje, por meio das redes sociais -, conseguem produzir projetos que beneficiam a experiência e facilitam as escolhas. Por muito tempo, a Wikipedia foi considerada o principal exemplo da inteligência coletiva, por ser uma enciclopédia que pode ser editada por vários autores para se obter verbetes mais completos e atualizados. Hoje temos vários exemplos da inteligência coletiva, como Uber, IFood, Reclame Aqui, TripAdvisor e AirBNB. Todos estes aplicativos e ferramentas são construídos a partir do compartilhamento de experiências e avaliações de usuários do mundo todo, que ajudam no processo de escolha, na melhoria de serviços e na defesa dos direitos do consumidor (Reclame Aqui). O conceito do autor é este: É uma inteligência repartida em todas as partes, valorizada constantemente, coordenada em tempo real, que conduz a uma mobilização efetiva das competências. (LÉVY, 1999, p. 20)

7 As redes sociais são fundamentais para que a inteligência coletiva continue sendo estimulada pelo debate e por possibilitarem a reunião de pessoas de diferentes habilidade e experiências de vida. A mera participação em rede não pode ser confundida com inteligência coletiva. É preciso que o resultado da participação não seja benéfico apenas para algumas pessoas. O sentimento de coletivo deve prevalecer. Outros exemplos de computação em nuvem: icloud - Nuvem da Apple, que possibilita salvar e gerenciar arquivos no iphone, no ipad, no Mac e no Windows. OnLive - Serviço que roda jogos em servidores remotos e permite que usuários utilizem computadores intermediários. Netflix - Serviço de streaming de vídeos, filmes e séries. Cada usuário acessa suas preferências em qualquer dispositivo em que se logar (desktop, smartphone, smarttv). Agradecemos a leitura e esperamos você na Universidade Franciscana. Referências LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

Uma nova maneira de guardar suas coisas...

Uma nova maneira de guardar suas coisas... ZecaNunes.com.br Esta é uma publicação digital e trata de informações que estão frequentemente sendo atualizadas, então certifique-se que você tem a versão mais recente dessa obra clicando no botão a

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive Backup de Dados Backup em Pasta de Rede Backup no Microsoft OneDrive Backup no Google Drive Backup em Pasta de Rede No ano passado tivemos uma mudança bem vinda para a Infraestrutura de TI e Segurança

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O que é Mobile Learning? Mobile learning A aprendizagem móvel envolve

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 Sumário 1. Introdução... 3 2. Cuidados com o uso... 3 3. Primeiro acesso... 4 4. Selecionando as ferramentas... 9 5. Sobre as ferramentas... 11 5.1. E-mail

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem:

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem: Download e Upload Aula 4 1. Download É o ato de descarregar ou baixar um arquivo (textos, imagens, músicas, filmes). Fazer o download de algo significa fazer uma cópia de um arquivo da internet para o

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Sumário ANBIMA Drive... 3 Compartilhamento... 3 Arquivo com usuário interno... 3 Pasta com usuário interno... 5 Arquivo

Leia mais

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61)

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61) SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS Extraia o máximo do seu smartphone para vender mais. Rodrigo Soares Consultor A SÓS Equipe Luxúria Vendedor apaixonado Instrutor

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

As diferenças em um relance

As diferenças em um relance As diferenças em um relance Talvez você já tenha usado a versão para consumidor do Microsoft Excel, como o Microsoft Office 2013, para outras finalidades além do trabalho. Agora que adotou o Google Apps

Leia mais

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo

1. Gmail. Como Criar Conta Passo a Passo APOSTILA: 1. Gmail Como Criar Conta Passo a Passo Hoje em dia, já existem serviços gratuitos para criação e hospedagem de Blogs.Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL INFORMÁTICA

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL INFORMÁTICA Habilidade Habilidades afins Interdisciplinaridade Conteúdo Conhecer a barra de menus, de formatação, de ícones e de título de um editor de texto; Saber guardar um documento de texto na pasta meus documentos;

Leia mais

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE SUMÁRIO 03 INTRODUÇÃO 08 COMPARTILHAMENTO RÁPIDO DE 04 AFINAL, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS USOS E BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS 09 PERMITE QUE VOCÊ CRIE UM ÓTIMO 04 GRANDE

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira Resolução de Problemas da Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Equileus rogerdanielboeira.weebly.com Práticas de Backup O que é backup e como fazer? Backup

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

Usar o Office 365 no Windows Phone

Usar o Office 365 no Windows Phone Usar o Office 365 no Windows Phone Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu Windows Phone para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer que

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia Pacote Office Sobre a KTEC A KTEC Escola de Tecnologia oferece uma série de cursos, para os que procuram uma base sólida no aprendizado, com foco nas boas práticas que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Leia mais

Aplicativos da Apple

Aplicativos da Apple 16 de Dezembro de 2014 Aplicativos da Apple Apple possui soluções que substituem com classe os Softwares que os usuários de outras computadores estão acostumados a usar para criação de documentos e mídias.

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente Como educadores, todos na Funcesi estão unidos em torno de um único objetivo ajudar a preparar nossos estudantes para se tornarem o melhor que eles podem ser. Agora, surge um novo e empolgante programa

Leia mais

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT PE Prof. Márcio Hunecke Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10) Menu Iniciar e Barra de Tarefas Logoff / Sair, Bloquear e Trocar usuário Lixeira (Restaurar,

Leia mais

TUTORIAL. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial Sistemas de Informação

TUTORIAL. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial Sistemas de Informação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial Sistemas de Informação TUTORIAL Por: Bruna Lusa Balbinot Émerson Pinto Homrich Jorge Fenner Josué Furlan Machado Leonardo

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke. Informática Acrobat Reader Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX ACROBAT READER Padrão PDF O PDF (Portable Document Format), em português, formato de documento portátil,

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

funcionalidades web 2.0 leonardo simonini

funcionalidades web 2.0 leonardo simonini funcionalidades web 2.0 leonardo simonini 28/08/2017 se virol... = faça você mesmo ferramentas web? que dificuldades relacionadas a informática encontro no meu dia a dia? que ferramentas web posso utilizar

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Informática. Microsoft Office Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Office Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Office 2013 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OFFICE 2013 O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem Sidicom S4 Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem A importância do Backup Proteger os dados de sua empresa é crucial. Falhas técnicas podem ocorrer e, para evitar imprevistos e perda de informações,

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office

para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office O F F I C E para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office Quem sou eu? Rafael Colucci é licenciado em Física e possui mestrado

Leia mais

Manual Primeiro Acesso

Manual Primeiro Acesso Manual Primeiro Acesso 1 - Atualização do ambiente Moodle Visando oferecer mais recursos para alunos e professores o ambiente de aprendizagem Moodle foi atualizado para sua versão mais recente, com isso

Leia mais

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel Sabe-se que o Excel é uma excelente ferramenta para se trabalhar com planilhas, gráficos, funções entre outros recursos. Se você usa ou já usou, sabe da importância de ter conhecimentos básicos e avançados

Leia mais

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015)

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015) INFORMÁTICA O texto a seguir contextualiza as questões de 01 a 05, que são baseadas nos aplicativos para escritório. Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke. Informática Plataforma G Suite Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática PLATAFORMA G SUITE G Suite (antigo Google Apps) é um serviço de nuvem (SaaS Software as a Service) do

Leia mais

TUTORIAL: POWERPOINT MIX

TUTORIAL: POWERPOINT MIX TUTORIAL: POWERPOINT MIX Luiza Regina Branco Fernandes https://mix.office.com/en-us/tutorials POWERPOINT MIX O PowerPoint Mix é uma extensão gratuita para o PowerPoint que torna mais fácil para transformar

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Conta e

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 470Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que precisar.

Leia mais

Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012

Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012 Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012 Atenção! Nota Bimestral Será a média das Notas 01 e 02. Nota

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manuais de Utilização Nuvem

Manuais de Utilização Nuvem Página 1 Apresentação A CTI apresenta a todos o manual de utilização da solução de acesso ao repositório de arquivos institucionais através da internet. O serviço está disponível a todos os servidores

Leia mais

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito Existem hoje vários sites que oferecem

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

Noções de Informática TRT SP. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT SP. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT SP Prof. Márcio Hunecke Edital Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010,

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

Para: Professores. App. Manual

Para: Professores. App.   Manual Para: Professores www.aplicativoescolar.com App Manual Do Aplicativo Escolar. Download Disponível para: Download gratuito! Versão Web Caso você não possua um smartphone ou tablet poderá usar a versão web

Leia mais

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO 365 UMA REVOLUÇÃO NA FORMA DE PENSAR O APRENDIZADO QUE APROXIMA EDUCADORES, ALUNOS E TECNOLOGIA. for Education SKYPE FOR BUSINESS SALA DE AULA

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Observe a janela do Windows Explorer do Windows Vista abaixo:

INFORMÁTICA. 02. Observe a janela do Windows Explorer do Windows Vista abaixo: INFORMÁTICA 01. Ao ligarmos o computador, uma série de testes é feita na máquina para constatar que todos os seus componentes estão funcionando. O sistema básico de entrada/saída, executado por um computador

Leia mais

[Microsoft Teams] [Guia rápido do Microsoft Teams]

[Microsoft Teams] [Guia rápido do Microsoft Teams] [Guia rápido do Microsoft Teams] Sobre o Microsoft Teams O Microsoft Teams é uma plataforma que reúne pessoas, conversas, arquivos e ferramentas em um único lugar para que todos tenham acesso imediato

Leia mais

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blogs Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Blogs. 2. Tipos de Blogs 3. Como criar um Blog 4. Como editar e gerenciar um Blog 5. Como criar uma postagem

Leia mais

Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução Usando o modo Online do DigiMecum Usando o modo Offline do DigiMecum (sem conexão à internet)

Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução Usando o modo Online do DigiMecum Usando o modo Offline do DigiMecum (sem conexão à internet) Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução... 2 2. Usando o modo Online do DigiMecum... 6 1.1 Navegação em Abas... 7 1.2 Pesquisa por Artigos... 8 1.3 Adicionando uma Norma Personalizada... 9 3. Usando

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

Comece a usar o Carenet KLiP em 4 passos simples

Comece a usar o Carenet KLiP em 4 passos simples Comece a usar o Carenet KLiP em 4 passos simples Parabéns Com o Carenet KLiP você acaba de dar um pequeno passo para o novo e fascinante mundo da saúde móvel. E nós queremos ajudá-lo a tornar a sua vida

Leia mais

Conteúdo. Voltar ao Índice

Conteúdo. Voltar ao Índice Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução... 2 2. Usando o modo Online do DigiMecum... 6 2.1 Navegação em Abas... 7 2.2 Normas Online que não são exibidas... 8 2.3 Pesquisa por Artigos... 8 2.4 Adicionando

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com 1 INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA SOCIEDADE Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

5 aplicações da Microsoft essenciais para utilizadores do Android

5 aplicações da Microsoft essenciais para utilizadores do Android 5 aplicações da Microsoft essenciais para utilizadores do Android Date : 17 de Março de 2016 A Microsoft tem procurado explorar novas áreas para desenvolvimento de software. Um dos sistemas escolhidos

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL A3

CERTIFICADO DIGITAL A3 Manual de Instalação CERTIFICADO DIGITAL A3 CARTÕES AWP Desenvolvido por SUMÁRIO 1. Introdução 2. Download Utilizando o Internet Explorer Utilizando o Google Chrome 3. Instalação Assistente de Cartões

Leia mais

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 2/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Produtividade e colaboração no seu negócio. Índice 1 O que é o Office 365 Premium Páginas Amarelas? 2 O que torna este serviço único no mercado? 3 Vantagens

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais