CRITÉRIOS DE MATRÍCULA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL 2º SEMESTRE ) Matrícula em disciplinas Série e Período (Matutino e Noturno):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRITÉRIOS DE MATRÍCULA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL 2º SEMESTRE 2014. 1) Matrícula em disciplinas Série e Período (Matutino e Noturno):"

Transcrição

1 CRITÉRIOS DE MATRÍCULA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL 2º SEMESTRE 2014 Critérios em ordem de prioridade: 1) Matrícula em disciplinas Série e Período (Matutino e Noturno): a) As dependências são incluídas na Grade de Matrícula automaticamente. b) Tem prioridade o aluno da série nas disciplinas da mesma série, no mesmo turno (a Série do aluno está no Informativo Acadêmico, disponível no Site do aluno). c) O aluno poderá solicitar a matrícula em até três (3) disciplinas de outro turno sem caracterizar Alteração/Mudança de Turno. Lembrando que esta solicitação será analisada pela Diretoria da Faculdade e autorizada mediante a não lotação nas turmas das disciplinas pleiteadas. d) As TROCAS DE TURMA só serão AUTORIZADAS mediante PERMUTA, para isso é necessário que os alunos interessados na troca estejam Regularmente matriculados nas mesmas disciplinas, para que não ocorra Choque de Horário ao ser processada a solicitação. e) Para as disciplinas TEÓRICAS E PRÁTICAS, o aluno na matrícula deverá respeitar a seguinte regra: Se a turma Teórica for 0101 A turma Prática deve ser 0101 ou 0102 Se a turma Teórica for 0102 A turma Prática deve ser 0103 ou 0104 Se a turma Teórica for 0103 A turma Prática deve ser 0105 ou ) A antecipação de disciplinas, só será autorizada mediante os critérios a seguir: a) Após ser processado o item 1 anterior; b) Somente se não houver lotação nas turmas da disciplina; c) O aluno deverá ter cumprido os pré-requisitos necessários; d) O aluno só poderá antecipar disciplinas de 2 semestres a frente da sua série (a que consta no seu informativo acadêmico); Se for da sua necessidade, ele

2 poderá excluir disciplinas constantes da sua grade que foram inseridas automaticamente; e) Após ser feita a análise da situação acadêmica de cada aluno pela Diretoria da 3) Matrícula de alunos em disciplinas de outro curso dentro do CEATEC a) No caso de não lotação da turma pleiteada, será analisada após processados os itens 1 e 2 anteriores, respeitando a análise feita pela Diretoria da Faculdade de Engenharia Civil e pela Diretoria da Faculdade onde a disciplina está sendo requerida. b) Para disciplinas equivalentes em OUTROS CENTROS, o aluno deverá ficar atento a data que será divulgada para a solicitação no Site do Aluno. Somente solicitar a inclusão caso não conste choque de horário, ficando a solicitação sujeita a análise da Diretoria do Curso pretendido. 4) Alunos com Matrícula FORA DE PRAZO: a) A Matrícula Acadêmica ocorre de 15 a 20 de julho de b) Após essa data, a matrícula do aluno estará FORA DE PRAZO; c) A análise será feita respeitando os critérios 1, 2 e 3 anteriores; d) A solicitação só será atendida mediante a NÃO LOTAÇÃO DA TURMA nas disciplinas desejadas 5) Alteração de Turno: Os pedidos de Alteração/Mudança de Turno definitivo deverão ser solicitados via requerimento na Secretaria Acadêmica com as devidas justificativas e,se for por motivo de trabalho, deverá ser anexada ao protocolo, cópia do comprovante empregatício, com carimbo, assinatura do supervisor em papel timbrado da empresa, juntamente com cópia da Carteira Profissional, dentro do Prazo para Matrícula Acadêmica (15 a 20 de julho de 2014).

3 A solicitação de Alteração/Mudança de Turno só será atendida respeitando os seguintes critérios: a) Após o TÉRMINO da matrícula, após processados os itens 1, 2, 3, e 4 anteriores: b) Mediante a existência de vaga; c) Alunos que já estejam trabalhando ou fazendo estágio, devidamente comprovado com os documentos acima mencionados, e que já tenham protocolado requerimento DENTRO DO PRAZO na Secretaria Acadêmica do CEATEC (15 a 20 de julho de 2014). d) RA mais antigo; e) Média Aritmética de notas das disciplinas já cursadas e aprovadas. Serão atendidas das maiores para as menores médias. 6) Matrícula na disciplina de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: a) Somente é permitida para o aluno que cumpriu horas de disciplinas cursadas e aprovadas ou que esteja vinculado ao 10º período do curso; Será consultado o Histórico Escolar. b) Após o deferimento da matrícula na disciplina pelo site, o aluno deverá dar ciência de que está matriculado na disciplina de TCC, via requerimento, na secretaria Acadêmica. 7) Matrícula na disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL II e SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: a) Somente é permitida para o aluno que estiver VINCULADO ao 10º Período do curso. b) Após o deferimento da matrícula na disciplina pelo site, o aluno deverá dar ciência de que está matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado, via requerimento, na secretaria Acadêmica.

4 LEMBRAMOS QUE É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO O ACOMPANHAMENTO DE SUA GRADE DE MATRÍCULA VIA SITE, BEM COMO VERIFICAR OS CRÉDITOS EXCEDENTES. CLASSE ESPECIAL (RN PUC Nº 006/07) A solicitação de Classe Especial deve ser feita via requerimento online ou diretamente no posto de atendimento (PA). A Classe Especial poderá ser solicitada independentemente de uma turma regular da disciplina estar sendo oferecida no semestre em questão. A abertura de Turma de Classe Especial deverá ser aprovada pelo Conselho da A Classe pode ser oferecida em horários diferentes dos regulares do curso, mediante aprovação do Conselho de Faculdade e autorização da Pró-Reitoria de Graduação e Pró- Reitoria de Administração. O custo da classe especial é calculado pela Pró-Reitoria de Administração, em função da carga horária da disciplina, sendo rateado entre os matriculados, que poderão dividir a sua quota em quatro (4) parcelas. Uma vez feita a matricula em uma turma de Classe Especial, não será permitida sua exclusão da grade, sendo que uma eventual desistência não isenta o aluno dos pagamentos correspondentes. REGIME ESPECIAL DE ESTUDOS (RN PUC Nº 008/12) A solicitação de abertura de turma em Regime Especial de Estudos deve ser feita via requerimento online ou diretamente no posto de atendimento (PA). O Regime Especial só pode ser solicitado para disciplinas que não estiverem sendo oferecidas no semestre em questão. A abertura de Turma de Regime Especial deverá ser aprovada pelo Conselho da

5 Só poderão fazer o Regime Especial de Estudos, alunos que já cursaram a disciplina e foram reprovados apenas por nota. As Turmas de Regime Especial podem ter no máximo cinco (5) alunos. O Regime especial tem custos diferentes, fixados pela Pró-Reitoria de Administração, para disciplinas com carga horária inferior a 68 horas e igual ou superior a 68 horas. O custo da turma em Regime Especial será rateado entre os matriculados, que poderão dividir a sua quota em quatro (4) parcelas. O Regime Especial é realizado em encontros de 45 minutos sendo, oito (8) encontros para disciplinas com carga horária inferior a 68 horas e 17 encontros para disciplinas com carga horária igual ou superior a 68 horas. Ao aluno matriculado em Regime Especial não é permitida a falta em nenhum encontro. Uma vez feita a matricula em uma turma de Regime Especial de Estudos, não será permitida sua exclusão da grade do aluno, sendo que uma eventual desistência não isenta o aluno dos pagamentos correspondentes. A comunicação ao aluno interessado sobre a realização da Classe ou Regime Especial será feita por meio do cadastrado em nosso Sistema Acadêmico. Após a comunicação, caso tenha interesse, o aluno deverá comparecer na Secretaria Acadêmica, dentro do prazo informado no para assinatura do termo de responsabilidade.