2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS"

Transcrição

1 20 2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS 2.1. Defnção de gás Um gás é defndo como um fludo cujas condções de temperatura e pressão são superores às do ponto crítco, não podendo haver duas fases presentes em um processo, e em pressões mas baxas, ele é chamado de vapor superaquecdo. Se sua equação de estado obedecer às les de Boyle e Charles, podem ser consderados gases perfetos. Assm, o ar e o hdrogêno são substâncas que podem ser consderadas sob certas condções como gases perfetos; o vapor de água e a amôna são consderados como vapores, e o dóxdo de carbono é tratado como gás; mas sob alta pressão, pode ser tratado como um vapor Gás perfeto É um gás que a temperatura e pressão normas (273,15 K e 0, MPa) um mol desse gás ocupa um volume de 22,414 ltros. Também se pode dzer que em um gás perfeto, sua massa especfca apresenta valores baxos em torno de 1kg/m 3 até 0,16kg/m 3, e a dstânca entre as moléculas é tão grande que a nteração entre as mesmas é desprezível, tendo um sstema composto por partículas ndependentes. Esse sstema de partículas ndependentes se chama gás perfeto (Van Wylen, 2003) Consderações sobre msturas de gases perfetos Se consderarmos que um gás é consttuído por uma mstura de N componentes, e cada um deles é consderado por uma substânca pura, a massa total (m tot ) e o número total (n tot ) de moles são dados por: m tot m1 + m2 + L + mn m (1)

2 21 n tot n1 + n2 + LnN n (2) Uma mstura é descrta por meo das frações em massa chamadas concentrações ou por meo das frações molares de cada componente: m c (3) mtot n χ (4) ntot As frações em massa e as frações molares podem ser relaconadas através da massa molecular, M, que está relaconada com o somatóro das massas ndvduas de cada um dos componentes m, (m n M ). Para a fração mássca, tem-se: c m m tot nm n M j j nm / ntot n M / n j j tot χm χ M j j (5) Para a fração molar, tem-se: n m M m /( M mtot ) c / M χ (6) n m M m /( M m ) c / M tot j j Fnalmente, a massa molecular de uma mstura pode ser escrta da segunte manera: j n M j mtot M mst χ M (7) n n tot tot tot j j 2.3. Umdade Umdade é o vapor da água no ar, ou em outros gases. O vapor da água é a forma gasosa da água, normalmente transparente, e consttu aproxmadamente de um por cento (1%) a três por cento do ar ao nosso redor (Scott, 1996). É mportante fazer menção que o ar, devdo à separação ntermolecular, tem a capacdade de absorver vapor de água. E esta capacdade, dependerá, prncpalmente, da temperatura; conseqüentemente, o ar aquecdo pode reter maor quantdade de vapor de água.

3 22 Quando a certa temperatura, o ar absorve vapor de água ao máxmo de sua capacdade, dz-se que ele está saturado. Portanto, a umdade relatva do ar, expressa quão saturado está o ar pelo vapor de água Defnções e parâmetros de umdade As seguntes defnções estão tomadas na Gua para a Medção da Umdade (Scott M, 1996). A utlzação de certos parâmetros dependerá da área de aplcação. Por exemplo: se o nteresse é conhecer e evtar a condensação do vapor de água, o parâmetro adequado é o ponto de orvalho; por outro lado, se o nteresse é conhecer a quantdade de vapor de água, seja em uma ofcna de mpressão ltográfca, ou em uma sala de armazenamento ou em uma estação de meteorologa, o parâmetro utlzado será o conteúdo de umdade. Se o nteresse é a saturação, utlza-se a umdade relatva Pressão de vapor da água (e): A pressão de vapor da água é a componente da pressão total contrbuída pelo vapor de água. A undade da pressão de vapor no Sstema Internaconal é o pascal (Pa) Umdade absoluta Umdade absoluta é a massa de vapor de água presente na undade de volume de ar úmdo, a certa temperatura e pressão. A undade da umdade absoluta no Sstema Internaconal é grama de água por metro cúbco de ar (gm -3 ). Quando a razão é entre a massa de vapor de água e a massa do ar seco, chama-se razão de mstura ou conteúdo de umdade, as undades utlzadas são: gramas/qulogramas. Cabe menconar que os engenheros químcos preferem utlzar para este conceto a chamada umdade absoluta volumétrca ; e em meteorologa o termo preferdo é concentração de vapor. Outros termos também são utlzados para denotar a umdade absoluta, tas como: densdade de vapor, concentração de massa e conteúdo volumétrco de umdade.

4 Fração molar (χ ): Fração molar é a razão do número de moles de um componente ao número total de moles presente Umdade relatva (φ): A umdade relatva φ é defnda como a relação entre a fração molar x v de vapor no ar úmdo e a fração molar χ sv de vapor de água no ar úmdo saturado na mesma pressão e temperatura (Chapman, 1992). χ v φ (8) χ sv Exste outra forma de expressar a defnção da umdade relatva baseado no fato que o vapor é consderado como um gás perfeto: razão da pressão de vapor real e a pressão de vapor de saturação, sobre uma superfíce plana de água líquda na mesma temperatura e pressão, expressa em porcentagens (Scott, 1996). e φ (%) 100 (9) Onde, e é a pressão de vapor atual, e e s é a pressão de vapor de saturação. e s Temperatura de ponto de orvalho A temperatura de ponto de orvalho é a temperatura na qual o orvalho ou condensação se forma como conseqüênca do resframento de um gás. Nessa temperatura, o ar saturado está em equlíbro com a água e sua undade é expressa em ºC Partes por mlhão por volume (ppm v, ppm(v)): Partes por mlhão por volume é o volume de vapor de água por volume total de gás, defndo para o modelo de um gás perfeto.

5 Partes por mlhão por peso ou massa (ppm w, ppm(w)): Partes por mlhão por peso ou massa expressa a quantdade (massa) do vapor de água relatva ao total de gás seco Métodos para medção da umdade Padrões de umdade A exstênca de város tpos de parâmetros para expressar a presença de umdade no ar ou em materas se deve prncpalmente ao fato de ser muto dfícl achar um materal nerte às moléculas de água, e conseqüentemente, ter um únco método físco para sua determnação. Entre as nterações das moléculas da água com os materas, podem-se ctar: As moléculas de água alteram o comprmento de materas orgâncos, alteram a condutvdade e o peso de materas hgroscópcos e absorventes químcos; e, em geral, mudam a mpedânca de qualquer materal. As moléculas de água absorvem radação nfravermelha e radação ultravoleta; alteram a cor de produtos químcos, e as condutvdades térmcas de gases, líqudos e sóldos. Para cada um desses fenômenos, têm sdo desenvolvdos dferentes métodos de medção da umdade e, portanto, dferentes hgrômetros (nstrumento para medr a umdade). Conseqüentemente, exstem város métodos para medção da umdade; os mas mportantes serão descrtos a segur, tomando como base, o organograma herárquco do NBS para a propagação de undades de umdade. De acordo com o NBS (Natonal Bureau of Standards, EE.UU.), na herarqua dos padrões de umdade, apresentam-se duas alternatvas para a propagação das undades de umdade (Hasegawa, 1986); ambas se orgnam a partr dos padrões naconas para as undades báscas (Fg. 1).

6 25 Padrões Naconas das undades báscas Padrões Naconas de umdade. Padrões Naconas undades dervadas Materal de referênca (água) Fator de correção (modelo gás real) Geradores de precsão. Pontos fxos (sstemas químcos) Padrões secundáros Padrões de trabalho. Hgrômetros Fgura 1. Herarqua dos padrões de umdade no NBS (Hasegawa, 1986). A prmera alternatva conduz dretamente ao padrão prmáro de umdade; a segur, do padrão prmáro até geradores de precsão e padrões secundáros, para fnalmente, propagar o parâmetro aos padrões de trabalho e nstrumentos de controle. A segunda alternatva conduz para o padrão naconal de undades dervadas, como a pressão, que é utlzada para medr a pressão de vapor da água sobre pontos fxos, e para caracterzar substâncas de água pura. E, com o fator de correção para o comportamento do vapor de água e a mstura de gases, a água é utlzada como materal de referênca em geradores de precsão com o propósto de produzr níves conhecdos de umdade que servrão para calbrar padrões secundáros e padrões de trabalho. Para fns do presente trabalho se fará uma descrção dos métodos de medção da umdade nos gases.

7 Método gravmétrco O método gravmétrco é um procedmento fundamental na determnação da quantdade de vapor de água no ar úmdo. No hgrômetro, a massa de vapor da água, ao se msturar com um volume de gás, é absorvdo por um desumdfcador químco, sendo posterormente pesado. O volume de gás seco é meddo dretamente. Com essas medções, têm-se as quantdades fundamentas para produzr uma medda absoluta da umdade. O parâmetro é a razão de mstura, que é gual à massa de água por massa de ar seco (gramas de vapor de água / qulogramas de ar seco). O método gravmétrco apresenta a maor exatdão e melhor repettvdade na determnação da umdade absoluta; embora seja um método caro e que demanda maor quantdade de tempo e alta qualfcação técnca, os resultados são valores médos no tempo; na prátca, utlza-se conjuntamente com um gerador de umdade na produção de gás com umdade constante. O método do hgrômetro gravmétrco é utlzado em trabalhos de pesqusa ou em calbrações fundamentas. Este método é utlzado em laboratóros prmáros, como o NIST (Natonal Insttute of Standards and Technology) nos Estados Undos de Amérca do Norte, NPL (Natonal Physcal Laboratory) no Reno Undo e MIJ (Metrology Insttute of Japan) no Japão. As ncertezas para a razão de mstura estão em torno de 0,1% até 0,2%; as ncertezas para a temperatura do ponto de orvalho estão em torno de 0,04ºC no ntervalo -35ºC até +50ºC (Vsscher, 2000) Geradores de umdade de precsão Estes hgrômetros são preferdos para um trabalho menos elaborado de calbração. A lteratura mostra que este método pode chegar a apresentar uma exatdão comparável ao método gravmétrco, conseqüentemente, pode ser consderado como um padrão prmáro. Hasegawa (Hasegawa, 1996) apresenta três métodos prátcos para produzr uma atmosfera de umdade conhecda: o método de dos fluxos, o método de duas temperaturas e o método de duas pressões.

8 27 No prmero método, uma câmara de teste é almentada por dos fluxos de ar, um de ar seco e o segundo, com ar saturado com água a uma temperatura conhecda. A umdade resultante pode ser calculada a partr das duas taxas de fluxo. No método de duas temperaturas, utlza-se ar saturado com vapor de água a uma temperatura bem conhecda; posterormente, o ar é aquecdo a uma temperatura maor. No método de duas pressões, o ar é saturado com vapor de água a uma pressão elevada, logo é expanddo sotermcamente a uma pressão mas baxa, normalmente, a pressão atmosférca. Os geradores de umdade de precsão não são transportáves, e as ntercomparações são fetas utlzando padrões de alta exatdão como os padrões ponto de orvalho de espelho Hgrômetro de condensação ponto de orvalho A pressão de vapor de saturação no ar aumenta com a temperatura (ver seção pressão de vapor de saturação), sgnfcando que o ar pode ser resfrado a uma temperatura e fcar saturado com vapor de água. Se este procedmento é realzado a uma pressão constante e umdade especfca, a verdadera temperatura de ponto de orvalho é obtda. Na prátca, uma amostra de gás é usualmente colocada sobre um espelho metálco resfrado termoeletrcamente. O espelho é resfrado até se detectar orvalho ou neve através de métodos óptcos. Uma das vantagens deste método é sua natureza fundamental e seu amplo ntervalo de temperaturas de orvalho, como, por exemplo, pontos de orvalho para 90ºC em condções de temperatura ambente que podem ser meddos. Uma de suas desvantagens é a suscetbldade do espelho de sofrer contamnação, especalmente, de sas solúves. Os padrões de transferênca ponto de orvalho têm uma exatdão com valor em torno de 0,03ºC até 0,05ºC no ntervalo de temperatura de ponto de orvalho -20ºC até + 40ºC.

9 Métodos de medção de umdade em gases ndustras Hgrômetros mecâncos Embora estes hgrômetros sejam muto antgos, anda se utlzam amplamente nas aplcações de ar condconado. O prncpo de funconamento se basea na elongação com a umdade relatva de cabelos humanos, têxtes ou fbras plástcas. O efeto pode ser amplfcado mecancamente para mover uma caneta ou um regstrador analógco. A ncerteza de um hgrômetro de fo de cabelo, na faxa de 35 % a 95 % de umdade relatva, está, na melhor das hpóteses, em torno de 2 % rh (pontos percentuas de umdade relatva) até 3 % rh (pontos percentuas da umdade relatva). Em geral não se espera uma ncerteza melhor que 5 % rh (pontos percentuas de umdade relatva). No caso do cabelo, deve-se tomar em consderação que estará em uma condção dferente da calbração. O cabelo exbe uma curva úmda e uma curva seca; a transção toma lugar um poço em abaxo dos 35% de umdade relatva Pscrômetro bulbo úmdo e bulbo seco Este tpo de hgrômetro consste de dos sensores de temperatura onde ar úmdo é asprado. Um sensor é envolvdo por um meo poroso (mecha de algodão) que é mantdo úmdo pela ação de caplardade a partr de um reservatóro de água. A água se evapora da mecha úmda a uma taxa que está relaconada com umdade do ar. A evaporação da água provoca o resframento do sensor de bulbo úmdo. A temperatura regstrada pelos termômetros bulbo seco e bulbo úmdo, permte-nos calcular a umdade do ar. Em concordânca com o Gua de Medção da Umdade (NPL, 1996), é recomendável a utlzação de um pscrômetro asprado Sas A le de Raoult estabelece que a pressão de vapor de um componente de uma mstura é proporconal à concentração do componente e à pressão de vapor do

10 29 componente puro. Aplcando-se à medção de umdade tem-se que uma amostra do gás na condção a está em equlíbro com uma solução saturada de LCl a uma maor temperatura b, que também estará em equlíbro com água destlada a uma menor temperatura c. Este procedmento é bem semelhante ao prncípo do hgrômetro tpo ponto de orvalho. A aplcação deste prncípo conduz a um sensor smples e efetvo: uma luva de tela sobre uma bobna que tem um enrolamento de dos elétrodos nertes é revestda com uma solução dluída de cloreto de líto. Enquanto a bobna é aquecda por uma corrente alternada, sua resstênca aumenta pronuncadamente. No ponto onde a superfíce começa a secar de dentro para fora, o aquecmento pára, e o sensor começa a resfrar, absorvendo vapor de água, etc., até que uma temperatura do equlíbro é atngda. (Vsser, 2000). A temperatura de equlíbro dependerá dos dferentes sas utlzados como padrão na calbração de outros hgrômetros de montoração. Entre as sas exstentes no mercado têm-se (Tabela 1): Tabela 1. Alguns sas exstentes no mercado e suas respectvas temperaturas de equlíbro. Temperatura (ºC) Sal Umdade Relatva (%) LCl 11,3 11,3 11,3 11,2 MgCl 2 33,5 33,1 32,4 31,6 Mg(NO 3 ) 2 57,4 54,4 51,4 48,4 NaCl 75,7 75,5 75,1 74,7 KCl 86,8 85,1 83,6 82,3 K 2 SO 4 98,2 97,6 97,0 96, Componentes eletrôncos absorvedores de umdade Nesta categora de sensores de umdade se encontram os chamados sensores capactvos e resstvos. Geralmente o sensor é fabrcado com um materal hgroscópco, os quas mudam suas propredades elétrcas quando absorvem moléculas de vapor de água. As mudanças na umdade são relaconadas através da mudança da capactânca ou resstênca elétrca. Usualmente os sensores capactvos medem umdade e temperatura, e não são

11 30 danfcados pela condensação, apresentando uma lneardade a baxos conteúdos de umdade e são muto utlzados na medção de umdade relatva. Os sensores resstvos têm uma boa resposta na medção de umdade relatva, apresentam uma lneardade com valores altos de umdade, e geralmente não toleram a condensação. Exste um tpo especal de sensor de mpedânca capactva que responde muto bem a pressão parcal de vapor de água, a parte delétrca é feta de óxdo de alumíno ou uma base polmérca como elemento atvo (Scott, 1996) Pscrometra Pscrometra é a cênca que estuda as propredades termodnâmcas do ar atmosférco e seu vapor de água assocado, utlzando essas propredades para analsar as condções e processos que envolvem o ar úmdo. O ar úmdo é uma mstura de ar seco e vapor de água. No ar atmosférco, o conteúdo de vapor de água vara de zero até 3% da massa, e o ar seco é composto de uma mstura de gases. A evaporação da água, prncpalmente dos oceanos em acoplamento com a ação do vento, produz e transporta vapor de água através da atmosfera. O ncremento na pressão ou a redução da temperatura produzrá a condensação do vapor da água, dando lugar à formação de nuvens e formando gotas de água que carão para a terra em forma de chuva, neve ou granzo. Essas mudanças de fase são de grande mportânca em mutos processos de produção que vão de semcondutores até a fabrcação de cgarros, assm como, em processos bológcos Composção do ar atmosférco seco: O ar seco é uma mstura homogênea não condensável de cnco componentes prncpas em assocação com pequenas quantdades de outros elementos (Jones, 1980). A composção do ar atmosférco pode varar com a alttude e com o número de poluentes presentes em certa localdade (Van Wylen, 2003). Os componentes do ar atmosférco seco em condções normas de pressão e temperatura são apresentados na Tabela 2.

12 31 Tabela 2. Componentes do ar atmosférco. Gás Proporção (%) Massa molecular Ntrogêno 78,03 28,02 Oxgêno 20,99 32,00 Dóxdo de carbono 0,03 44,00 Hdrogêno 0,01 2,02 Argôno 0,94 39,91 Dos dados da Tabela 2 pode-se calcular a massa molecular méda do ar atmosférco seco como a somatóra dos produtos entre a massa molecular e a proporção de cada elemento que o consttu, e dzer: M M ar ar 28,02 0, , , ,02 0, ,91 0, ,97 Além dsso, sabendo-se que uma molécula de vapor de água é composta de dos átomos de hdrogêno e um átomo de oxgêno, a massa molecular méda do vapor de água, pode ser calculada da mesma forma: M M vap _ agua vap _ agua 2 1, ,02 (10) Característcas termodnâmcas do ar seco e do vapor de água: Uma aproxmação útl na pscrometra é o estudo do ar seco e do vapor de água como uma mstura de duas substâncas gasosas puras. Este estudo é feto através da le dos gases perfetos com o propósto de estabelecer equações que expressem as propredades físcas tanto do ar quanto da água em uma forma smples. As soluções das equações podem ser utlzadas para construr tabelas de dados pscrométrcos ou gráfcos pscrométrcos, útes no estudo das condções do ar atmosférco em função de varáves termodnâmcas, tas como a temperatura e a pressão. Um tratamento smplfcado do ar seco e do vapor da água é abordado separadamente pela le das pressões parcas de Dalton, a qual será nosso ponto de referênca no presente trabalho.

13 Le de Dalton das pressões parcas Se uma mstura de gases perfetos ocupa um volume conhecdo a uma temperatura de referênca, a pressão total exercda pela mstura é gual à soma das pressões dos consttuntes, onde ao nco, cada consttunte é consderado na mesma temperatura e no mesmo volume. Consderando que os consttuntes obedecem à le dos gases perfetos, a le de Dalton é mas convenente expressá-la da segunte manera: A pressão exercda por cada gás em uma mstura de gases é ndependente da presença dos outros gases. A pressão total exercda pela mstura de gases é gual à soma das pressões parcas (pressão de cada gás consttunte). P P L+ 1 + P2 + P n (11) A equação de Clausus-Clapeyron e a pressão de saturação Os cálculos de propredades termodnâmcas como a entalpa ou a entropa, em função das outras propredades mensuráves, podem ser agrupados em duas categoras: a prmera é composta pelas avalações das dferenças entre as propredades de duas fases dferentes e a segunda categora é composta pelos cálculos das varações de propredades em uma fase smples e homogênea. No presente trabalho, nteressa-nos aquelas onde as fases são dstntas, ou seja: as fases são compostas por líqudo e vapor. Segundo (Van Waylen, 2003) a equação de Clapeyron é: dev dt s l v (12) V V l s v onde e v é a pressão de vapor, S é a entropa do lqudo ou vapor, V o volume do lqudo ou vapor e T é a temperatura. E nos casos onde a temperatura da fase de vapor é baxa, pode-se fazer uma smplfcação à equação de Clapeyron. A pressão de saturação é muto pequena e o volume específco do vapor é muto maor que o volume específco do líqudo. Além

14 33 dsso, a pressão é sufcentemente baxa para que o modelo de gás perfeto se torne adequado para descrever o comportamento da fase de vapor; com base nessas restrções, a equação de Clapeyron é expressa por: dev dt L ev 2 R (13) v T Consderando que a entalpa de evaporação L é função lnear da temperatura (McPherson, 2002), nos temos para o vapor de água: ( 2502,5 2386,0 ) 1000 L T (J/kg) (14) onde a temperatura é expressa em o C. A solução da Eq.(13) será expressa por: e f 1 Tf T + T ln 2502,5 2386,0 ln (15) e Rv TfT Tf Exstem váras equações smplfcadas da Eq.(15), entre elas (NPL,1996). 17,62 T e 611,2 exp (Pa) (16) 243,12 + T Para a água, no ntervalo de temperatura que va de -45ºC até +60ºC, a equação fornece valores com uma ncerteza menor que ±0,6% do valor calculado com um nível de confança do 95,45 %. No caso do gelo, a equação é: 22,46 T e 611,2 exp (Pa) (17) 272,62 + T Para o ntervalo de temperatura que va de -65ºC até +0,01ºC, os valores calculados pela equação têm uma ncerteza menor que ±1,0% do valor calculado com um nível de confança do 95,45 % Base físca da medção da umdade Uma questão que deve ser resolvda, antes de ncar nosso processo de construção das equações pscrométrcas, é sobre como expressar melhor a quantdade vapor de água contdo em um fluxo de ar.

15 34 É preferível fazer as análses sobre a base da massa (kg) que do volume (m 3 ), pos varações na pressão e temperatura fazem mudar o volume do ar durante seu transporte através dos sstemas de ventlação. Em contraste, o fluxo de massa permanece constante ao longo de um smples percurso do ar. A adção de vapor de água ao fluxo de ar através do processo evaporatvo, ou sua remoção por condensação, resulta em um fluxo de massa constante (Hemp, 1982), onde as moléculas de vapor no ar úmdo coexstem com as de ar seco, ocupando o mesmo volume, sem a exstênca de reações químcas. Portanto, somente a concentração de vapor de água muda durante a evaporação e a condensação, e o fluxo de massa do ar permanece constante Conteúdo de umdade do ar Supondo que há um recpente fechado de volume V (m 3 ), que contem 1kg de ar seco a uma pressão P a (Pascal) e temperatura T (Kelvn). E, ao njetar X kg de vapor de água na mesma temperatura no recpente, a pressão será: P Pa + e (18) Onde, e é a pressão parcal exercda pelo vapor de água. Tanto o ar seco quanto o vapor de água estão à mesma temperatura T e ocupam o mesmo volume V. Para determnar a massa de vapor de água, conhecendo-se as pressões ncal e fnal (P a e P) escreve-se: para X kg de vapor de água: e para 1 kg de ar seco: e V X Rv T (19) P V 1 R T (20) a a onde R v é a constante de gás para o vapor de água e R a é a constante de gás para o ar seco. Fazendo a razão entre as Eq.(19) e (20), tem-se o conteúdo de umdade no recpente fechado, em kg por kg de ar seco, através da avalação da pressão de vapor de água e, como a dferença entre a pressão fnal (P) e a pressão ncal (P a ): X R R a v (kg/kg de ar seco) (21) e e p

16 Pressão de vapor de saturação Se nós contnuamos adconando vapor de água no recpente fechado, a pressão parcal do vapor de água e a pressão total aumentarão até certo lmte. A pressão parcal da fração do ar seco P a permanecerá constante, e ao segur adconando mas vapor de água, mantendo a temperatura constante, o excesso de vapor de água se condensará e será coletado como água lquda nas paredes do recpente. Portanto, quando o sstema não aceta mas vapor de água, dz-se que o ar se encontra saturado. A pressão de vapor, e s, exercda pelo vapor de água nas condções de saturação dependerá prncpalmente da temperatura de saturação e não da presença de outros gases. E a expressão matemátca em função da temperatura de saturação (T s ) é (Scott, 1996): e s 17,62 Ts 611,2 exp (Pa) (22) 243,12 + Ts Calor específco e constante de gás do ar não saturado. Consderando as Eq.(19) e (20), ao se somar, tem-se: P V ( R + X R ) T (23) a v E consderando (1 + X) kg da mstura ar-vapor de água como um gás perfeto, tendo uma constante de gás equvalente R m, tem-se: Portanto, a constante do gás equvalente é: P V ( 1+ X ) Rm T (24) R m R a + X R 1+ X v (25) De manera semelhante, o calor específco equvalente do ar úmdo não saturado a pressão constante é: C pm C pa + X C 1+ X pv (J/kg) (26)

17 36 Onde, C pa é o calor específco do ar seco a pressão constante e tem valor de 1005 J/kgK e C pv é o calor específco do vapor de água a pressão constante e tem valor de 1884 J/kgK. E para o calor específco do ar úmdo a volume constante, a expressão é: C vm C va + X C 1+ X vv (J/kg) (27) Onde C va é o calor específco do ar seco a volume constante que tem valor de 718 J/kgK e C vv é calor específco do vapor de água a volume constante e tem valor de 1422 J/kgK Volume específco e densdade específca do ar não saturado O volume específco real do ar úmdo não saturado, V m, pode ser calculado a partr da le dos gases perfetos, aplcada a 1,00 kg da mstura ar seco vapor de água, e sua expressão é: V m ( R a + X R (1 + X ) v ) T P (m 3 /kg de ar seco) (28) Onde T está em graus Kelvn, e P em pascal. A densdade específca real do ar úmdo, ρ m, é o recíproco do volume específco real, portanto: 1+ X P ρ m (kg de ar úmdo/m 3 ) (29) Ra + X Rv T Cálculo da umdade relatva e da saturação percentual A umdade relatva é utlzada para expressar o grau de saturação de um espaço, seja aberto ou fechado; fo defnda como a razão entre a pressão de vapor real e a pressão de vapor de saturação sobre uma superfíce plana de água líquda a mesma temperatura e pressão: e φ (%) 100 (30) e s, bs Onde e sd é a pressão de vapor de saturação na temperatura do ar (bulbo seco).

18 37 Esta defnção ndca que a umdade relatva é a razão da pressão de vapor prevalecente naquela condção exstente e a que exstra se o espaço estvesse saturado na mesma temperatura. De manera semelhante, o conceto saturação percentual, ph, é defndo como: X ph 100 (31) X s, bs ph e p es, bs 100 p e e (32) s, bs Onde X s,bs é o conteúdo de umdade (kg / kg de ar seco) que devera exstr se o espaço estvesse saturado na mesma temperatura do bulbo seco O hgrômetro bulbo úmdo e bulbo seco Um hgrômetro tpo bulbo úmdo e bulbo seco compõem-se de um par de termômetros, onde um deles, chamado bulbo úmdo, é recoberto por uma mecha úmda, e o segundo termômetro, chamado bulbo seco, não é recoberto por materal nenhum. Este tpo de hgrômetro é comumente chamado pscrômetro tpo bulbo úmdo e bulbo seco. Quando o hgrômetro entra em contato com o ar, o termômetro bulbo seco regstrará a temperatura do ar ncdente, e o termômetro bulbo úmdo regstrará uma temperatura mas baxa devdo ao efeto de resframento causado pela evaporação da água. Conhecendo as temperaturas dos termômetros bulbo úmdo e bulbo seco, conjuntamente com o valor da pressão barométrca, é possível calcular a umdade e outras quantdades pscrométrcas de nteresse. No funconamento do hgrômetro tpo bulbo úmdo e bulbo seco, se os bulbos são expostos em um túnel de vento, a temperatura ndcada pelo bulbo úmdo dmnurá com maor rapdez até atngr o equlíbro, devdo à maor efcênca na remoção do ar saturado nas vznhanças do bulbo úmdo. A velocdade mínma do ar que resulta na verdadera temperatura do bulbo úmdo é função da dmensão e da forma do bulbo úmdo (Incropera, 2003). Exstem dos tpos de hgrômetros tpo bulbo úmdo e bulbo seco: o prmero é o chamado gratóro que é composto por dos termômetros de mercúro e é grado

19 38 manualmente; o segundo tpo é o chamado hgrômetro asprado, onde um ventlador é utlzado para remover o ar saturado das vznhanças do bulbo úmdo. Segundo (Scott, 1996) o pscrômetro tpo bulbo úmdo-bulbo seco é utlzado em grandes espaços, e apresenta ncertezas na faxa de ± 2 % rh até ± 5 % rh. Em geral tem a seguntes característcas: São hgrômetros relatvamente smples, econômcos, confáves e robustos. Podem ter uma boa establdade. Apresentam uma ampla faxa de detecção da umdade. Toleram altas temperaturas e condensação. Requer-se bom trenamento para sua adequada utlzação e manutenção. O conteúdo de umdade no ar deve ser calculado a partr das leturas de temperatura. Requer-se que o ar que atnge os termômetros tenham um valor mínmo em sua velocdade; é recomendado pelo NPL (Scott, 1996) um valor em torno de 3m/s. A amostra de ar será umdfcada através da evaporação da água contda na mecha úmda do bulbo úmdo. A água utlzada para molhar o bulbo úmdo deve ser destlada. A medção da umdade pode ser complexa em amostras de ar com temperaturas em torno de 10ºC ou menor valor. Os pscrômetros não asprados ou os tpos rotatóros podem apresentar elevadas ncertezas em comparação com os pscrômetros tpo asprado Teora do termômetro tpo bulbo úmdo A temperatura do bulbo úmdo é o parâmetro mas mportante nas avalações clmátcas de dos propóstos nter-relaconados: a avalação da capacdade do ar de remover o calor metabólco de pessoas localzadas em um ambente fechado de trabalho ou lazer (academas, túnes de mnéro, escrtóros, etc); e a quantfcação da umdade do ar nos processos ndustras.

20 Balanço de calor no bulbo úmdo Se (1 + X) kg de ar úmdo não saturado se aproxma e flu na vznhança da superfíce do bulbo úmdo, pode-se estabelecer que o ar que abandona a superfíce do bulbo é composto por 1kg de ar seco que permanece nalterado e o vapor de água é ncrementado de X kg até X s kg devdo ao fato que o ar se encontra saturado. A escolha de 1,0 kg de ar seco se faz para facltar os cálculos devdo a seu comportamento constante durante o processo, portanto somente a massa de ar úmdo muda durante esse processo. Portanto, uma massa de (X s -X) de água se evapora da superfíce do bulbo úmdo por cada qulograma de ar seco que passa através dele (Fg. 2). Fgura 2. Balanço de calor no bulbo úmdo. Uma explcação do processo de transporte de calor é que quando a água no estado líqudo abandona o bulbo úmdo, ela se vaporza. Como a entalpa do vapor é maor do que a do líqudo, uma determnada quantdade de calor é transferda do mesmo, resfrando-o.esta dmnução de energa é refletda por uma redução de temperatura (efeto do resframento evaporatvo) regstrada pelo termômetro do bulbo úmdo, cujo valor é menor que o regstrado pelo bulbo seco. Conseqüentemente, a maor taxa de evaporação maor depressão do bulbo úmdo.

21 40 Portanto, devdo à dferença entre a temperatura do ar e a superfíce úmda, uma transferênca de calor sensível ocorrerá por convecção do ar ao bulbo úmdo; o equlíbro dnâmco é estabelecdo quando a perda de calor do bulbo úmdo é balanceada pelo ganho de calor sensível convectvo, ou seja, a perda de calor latente do bulbo úmdo é gual ao ganho de calor sensível pelo bulbo úmdo. O calor latente transferdo do bulbo úmdo ao ar é gual a q L(X s X), onde L é o calor latente de evaporação (J/kg) evaporado na temperatura do bulbo úmdo. A transferênca de calor sensível do ar ao bulbo úmdoé gual a q massa x calor específco x mudança na temperatura; q (1 + X) C pm (T bs T bu ). No equlíbro dnâmco, tem-se: L X X ) (1 + X ) C ( T T ) (33) ( s pm bs bu Determnação do conteúdo de umdade e da pressão de vapor a partr das leturas de um pscrômetro tpo bulbo úmdo e bulbo seco Se a pressão barométrca P e as temperaturas do bulbo úmdo e bulbo seco regstradas pelo pscrômetro são conhecdas, a quantdade de vapor de água no ar é determnada a partr dessas varáves. Baseados na Eq.(33), e substtundo (T bs T bu ) por t, se tem: L ( X X ) (1 + X ) C t (34) s Substtundo C pm pela Eq.(26) e separando X, o conteúdo de umdade é: pm X L X s C pa t kg/kg de ar seco (35) C t + L pv onde X s, 622 e P e s 0 Pa (36) s A pressão de saturação e s é calculada a partr da Eq.(16), e L é calculada a partr da Eq.(14), e a temperatura comum às duas equações é a temperatura do bulbo úmdo. Portanto, a pressão de vapor real é calculada a partr de: P X e Pa (37) 0, X onde X é o conteúdo de umdade do ar e P e a pressão barométrca.

22 Determnação da equação empírca da umdade relatva Baseado na Eq.(35) e no fato que C pv t é bem menor comparado com L, uma equação mas smples para o conteúdo de umdade pode ser rescrta, e a Eq.(35) se converte em: X C pa t X s kg/kg de ar seco (38) L e utlzando a Eq.(38) tanto para X quanto para X s, tem-se: A pressão de vapor real sera: e e C pa t s 0,622 0,622 (39) ( P e) P e L s ( P e) C pa t e es ( P e) (40) ( P e ) 0,622L s E supondo que a pressão real de vapor e e a pressão de saturação e s são pequenas em comparação com a pressão barométrca P, a Eq.(40) smplfca a equação de Carrer: C pa e es, bu P t Pa (41) 0,622 L ou a chamada pscrométrca: e e A P ( T T ) Pa (42) s, bu bs bu A é chamada constante pscrométrca. Não obstante, devdo à smplfcação feta na dedução, ela não é verdaderamente uma constante. T bs é a temperatura do bulbo seco e T bu é a temperatura do bulbo úmdo. Da Eq.(38), observa-se que a constante pscrométrca não muda lnearmente com a temperatura; portanto, converte-se em uma dervação da chamada relação empírca da pressão real de vapor em um pscrômetro. A lteratura mostra (Scott, 1996) que um valor da constante pscrométrca em torno de 0,000666ºC -1 fornece resultados acetáves para fns prátcos. Não obstante, a constante pscrométrca pode varar de 0,00064ºC -1 até 0,000680ºC -1 segundo o NPL (Scott, 1996).

23 Varação da temperatura de bulbo úmdo com a velocdade O bulbo úmdo do pscrômetro regstrará uma redução do valor da temperatura devdo ao processo de resframento evaporatvo já menconado. A últma temperatura atngda pelo bulbo úmdo representa a condção de equlíbro do processo smultâneo de transferênca de massa e calor (Morera, 1999) entre a mecha úmda e o ar asprado. A chamada temperatura de equlíbro é comumente chamada temperatura do bulbo úmdo. A temperatura do segundo termômetro chamada temperatura do bulbo seco é a temperatura do ar que é asprado ao túnel do pscrômetro. Teorcamente, é conhecdo que ocorre uma saturação adabátca do fluxo de ar escoando sobre uma superfíce de água, quando este não permte uma troca de calor com o meo ambente. A temperatura de bulbo úmdo é uma aproxmação prátca da temperatura de saturação adabátca. A utldade da análse do pscrômetro de saturação adabátca se basea no fato que exste somente uma temperatura (T*) que resolve a equação para um estado termodnâmco do ar a pressão constante, ou seja: h + ( ω) h ω hl (43) onde h é a entalpa especfca do ar seco (em kj/kg); w é a razão de umdade do ar que ncde sobre o bulbo úmdo (em kg de água por kg de ar seco) a uma temperatura T; w* é a razão de umdade em kg de água por kg de ar seco; h L é a entalpa especfca da água líquda e h* é a entalpa especfca (em kj/kg) do ar que abandona o pscrômetro a uma temperatura T*. A temperatura T* é chamada temperatura de saturação adabátca do ar. A temperatura de bulbo úmdo é aproxmadamente gual a ela para uma mstura ar e vapor d água. Segundo Morera (1999) o erro cometdo ao utlzar a temperatura do bulbo úmdo como a temperatura de saturação adabátca é: Onde T + + T T δ T 0,05 + (44) 1+ P v é a temperatura do bulbo úmdo, T é a temperatura do bulbo seco, e é a pressão barométrca na temperatura de saturação do bulbo úmdo, proporconando valores em torno de 0,4ºC (Morera, 1999). + P v

24 43 O bulbo úmdo é o resultado de um processo de transferênca de calor e massa, sendo função da velocdade do ar. A temperatura de saturação adabátca é uma função de estado termodnâmco. No presente trabalho, será avalada a resposta do bulbo úmdo para dferentes velocdades do ar.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Distribuição de Massa Molar

Distribuição de Massa Molar Químca de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmoln carla.dalmoln@udesc.br Dstrbução de Massa Molar Materas Polmércos Polímero = 1 macromolécula com undades químcas repetdas ou Materal composto por númeras

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Insttuto de Físca de São Carlos Laboratóro de Eletrcdade e Magnetsmo: Transferênca de Potênca em Crcutos de Transferênca de Potênca em Crcutos de Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca

Leia mais

Regressão e Correlação Linear

Regressão e Correlação Linear Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula 5 Regressão e Correlação Lnear Até o momento, vmos técncas estatístcas em que se estuda uma varável de cada vez, estabelecendo-se sua dstrbução de freqüêncas,

Leia mais

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para Objetvos da aula Essa aula objetva fornecer algumas ferramentas descrtvas útes para escolha de uma forma funconal adequada. Por exemplo, qual sera a forma funconal adequada para estudar a relação entre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnlesteMG Dscplna: Introdução à Intelgênca Artfcal Professor: Luz Carlos Fgueredo GUIA DE LABORATÓRIO LF. 01 Assunto: Lógca Fuzzy Objetvo: Apresentar o

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar?

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Sumáro Sstemas Robótcos Navegação Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Carlos Carreto Curso de Engenhara Informátca Ano lectvo 2003/2004 Escola Superor de Tecnologa e Gestão da Guarda

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

Influência dos Procedimentos de Ensaios e Tratamento de Dados em Análise Probabilística de Estrutura de Contenção

Influência dos Procedimentos de Ensaios e Tratamento de Dados em Análise Probabilística de Estrutura de Contenção Influênca dos Procedmentos de Ensaos e Tratamento de Dados em Análse Probablístca de Estrutura de Contenção Mara Fatma Mranda UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasl. Paulo César de Almeda Maa UENF, Campos

Leia mais

Escolha do Consumidor sob condições de Risco e de Incerteza

Escolha do Consumidor sob condições de Risco e de Incerteza 9/04/06 Escolha do Consumdor sob condções de Rsco e de Incerteza (Capítulo 7 Snyder/Ncholson e Capítulo Varan) Turma do Prof. Déco Kadota Dstnção entre Rsco e Incerteza Na lteratura econômca, a prmera

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

ELEMENTOS DE CIRCUITOS

ELEMENTOS DE CIRCUITOS MINISTÉRIO D EDUCÇÃO SECRETRI DE EDUCÇÃO PROFISSIONL E TECNOLÓGIC INSTITUTO FEDERL DE EDUCÇÃO, CIÊNCI E TECNOLOGI DE SNT CTRIN CMPUS DE SÃO JOSÉ - ÁRE DE TELECOMUNICÇÕES CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICÇÕES

Leia mais

Energia de deformação na flexão

Energia de deformação na flexão - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Energa de deformação na

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Vetores, escalares e movimento em 2-D

Física. Física Módulo 1 Vetores, escalares e movimento em 2-D Físca Módulo 1 Vetores, escalares e movmento em 2-D Vetores, Escalares... O que são? Para que servem? Por que aprender? Escalar Defnção: Escalar Grandea sem dreção assocada. Eemplos: Massa de uma bola,

Leia mais

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS.

Sinais Luminosos 2- CONCEITOS BÁSICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE SINAIS LUMINOSOS. Snas Lumnosos 1-Os prmeros snas lumnosos Os snas lumnosos em cruzamentos surgem pela prmera vez em Londres (Westmnster), no ano de 1868, com um comando manual e com os semáforos a funconarem a gás. Só

Leia mais

Motores síncronos. São motores com velocidade de rotação fixa velocidade de sincronismo.

Motores síncronos. São motores com velocidade de rotação fixa velocidade de sincronismo. Motores síncronos Prncípo de funconamento ão motores com velocdade de rotação fxa velocdade de sncronsmo. O seu prncípo de funconamento está esquematzado na fgura 1.1 um motor com 2 pólos. Uma corrente

Leia mais

Covariância e Correlação Linear

Covariância e Correlação Linear TLF 00/ Cap. X Covarânca e correlação lnear Capítulo X Covarânca e Correlação Lnear 0.. Valor médo da grandeza (,) 0 0.. Covarânca na propagação de erros 03 0.3. Coecente de correlação lnear 05 Departamento

Leia mais

Termodinâmica e Termoquímica

Termodinâmica e Termoquímica Termodnâmca e Termoquímca Introdução A cênca que trata da energa e suas transformações é conhecda como termodnâmca. A termodnâmca fo a mola mestra para a revolução ndustral, portanto o estudo e compreensão

Leia mais

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético 1) A fgura mostra um prego de ferro envolto por um fo fno de cobre esmaltado, enrolado mutas vezes ao seu redor. O conjunto pode ser consderado um eletroímã quando as extremdades do fo são conectadas aos

Leia mais

14. Correntes Alternadas (baseado no Halliday, 4 a edição)

14. Correntes Alternadas (baseado no Halliday, 4 a edição) 14. orrentes Alternadas (baseado no Hallday, 4 a edção) Por que estudar orrentes Alternadas?.: a maora das casas, comérco, etc., são provdas de fação elétrca que conduz corrente alternada (A ou A em nglês):

Leia mais

Estimativa da Incerteza de Medição da Viscosidade Cinemática pelo Método Manual em Biodiesel

Estimativa da Incerteza de Medição da Viscosidade Cinemática pelo Método Manual em Biodiesel Estmatva da Incerteza de Medção da Vscosdade Cnemátca pelo Método Manual em Bodesel Roberta Quntno Frnhan Chmn 1, Gesamanda Pedrn Brandão 2, Eustáquo Vncus Rbero de Castro 3 1 LabPetro-DQUI-UFES, Vtóra-ES,

Leia mais

Rastreando Algoritmos

Rastreando Algoritmos Rastreando lgortmos José ugusto aranauskas epartamento de Físca e Matemátca FFCLRP-USP Sala loco P Fone () - Uma vez desenvolvdo um algortmo, como saber se ele faz o que se supõe que faça? esta aula veremos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA COLEGIADO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL CAMPUS I - SALVADOR Matéra / Dscplna: Introdução à Informátca Sstema de Numeração Defnção Um sstema de numeração pode ser defndo como o conjunto dos dígtos utlzados para representar quantdades e as regras que defnem a forma

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA ENVOLVENTE DA EDIFICAÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA ENVOLVENTE DA EDIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANA CAARINA CENRO ECNOLÓGICO DEPARAMENO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL RANSFERÊNCIA DE CALOR NA ENVOLVENE DA EDIFICAÇÃO ELABORADO POR: Martn

Leia mais

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina: Medida de Probabilidade

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina: Medida de Probabilidade Departaento de Inforátca Dscplna: do Desepenho de Ssteas de Coputação Medda de Probabldade Prof. Sérgo Colcher colcher@nf.puc-ro.br Teora da Probabldade Modelo ateátco que perte estudar, de fora abstrata,

Leia mais

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal

www.obconcursos.com.br/portal/v1/carreirafiscal www.obconcursos.com.br/portal/v1/carrerafscal Moda Exercíco: Determne o valor modal em cada um dos conjuntos de dados a segur: X: { 3, 4,, 8, 8, 8, 9, 10, 11, 1, 13 } Mo 8 Y: { 10, 11, 11, 13, 13, 13,

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NOVO MODELO PARA O CÁLCULO DE CARREGAMENTO DINÂMICO DE TRANSFORMADORES

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NOVO MODELO PARA O CÁLCULO DE CARREGAMENTO DINÂMICO DE TRANSFORMADORES XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO XIII GRUPO DE ESTUDO DE TRANSFORMADORES, REATORES, MATERIAIS E TECNOLOGIAS

Leia mais

Estimativa dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro.

Estimativa dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro. Estmatva dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro. O. L. L. Moraes 1, H. R. da Rocha 2, M. A. Faus da Slva Das 2, O Cabral 3 1 Departamento

Leia mais

Associação de resistores em série

Associação de resistores em série Assocação de resstores em sére Fg.... Na Fg.. está representada uma assocação de resstores. Chamemos de I, B, C e D. as correntes que, num mesmo nstante, passam, respectvamente pelos pontos A, B, C e D.

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DE ERROS NAS MEDIDAS DE GRANDEZAS FÍSICAS

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DE ERROS NAS MEDIDAS DE GRANDEZAS FÍSICAS Físca Laboratoral Ano Lectvo 003/04 ITRODUÇÃO AO CÁLCULO DE ERROS AS MEDIDAS DE GRADEAS FÍSICAS. Introdução.... Erros de observação: erros sstemátcos e erros fortutos ou acdentas... 3. Precsão e rgor...3

Leia mais

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento Análse Econômca da Aplcação de Motores de Alto Rendmento 1. Introdução Nesta apostla são abordados os prncpas aspectos relaconados com a análse econômca da aplcação de motores de alto rendmento. Incalmente

Leia mais

Redução do consumo de energia de um equipamento de frio

Redução do consumo de energia de um equipamento de frio Faculdade de Engenhara da Unversdade do Porto Redução do consumo de energa de um equpamento de fro Nuno Mguel Rocha Mesquta VERSÃO PROVISÓRIA Dssertação/Relatóro de Projecto realzada(o) no âmbto do Mestrado

Leia mais

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução Máqunas de Vetor Suporte.. Introdução Os fundamentos das Máqunas de Vetor Suporte (SVM) foram desenvolvdos por Vapnk e colaboradores [], [3], [4]. A formulação por ele apresentada se basea no prncípo de

Leia mais

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas Introdução à Análse de Dados nas meddas de grandezas físcas www.chem.wts.ac.za/chem0/ http://uregna.ca/~peresnep/ www.ph.ed.ac.uk/~td/p3lab/analss/ otas baseadas nos apontamentos Análse de Dados do Prof.

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear Probabldade e Estatístca Correlação e Regressão Lnear Correlação Este uma correlação entre duas varáves quando uma delas está, de alguma forma, relaconada com a outra. Gráfco ou Dagrama de Dspersão é o

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M.

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M. Lsta de Exercícos de Recuperação do Bmestre Instruções geras: Resolver os exercícos à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fcháro). Copar os enuncados das questões. Entregar a lsta

Leia mais

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 8 (montgomery)

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 8 (montgomery) Controle Estatístco de Qualdade Capítulo 8 (montgomery) Gráfco CUSUM e da Méda Móvel Exponencalmente Ponderada Introdução Cartas de Controle Shewhart Usa apenas a nformação contda no últmo ponto plotado

Leia mais

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 86) AD TM TC. Aula 24 (pág. 87) AD TM TC. Aula 25 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 23 (pág. 86) D TM TC ula 24 (pág. 87) D TM TC ula 25 (pág. 88) D TM TC ula 26 (pág. 89) D TM TC ula 27 (pág. 91) D TM TC ula 28 (pág. 91) D TM TC evsanglo

Leia mais

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão).

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão). Mestrado Integrado em Engenhara Aeroespacal Mecânca e Ondas 1º Ano -º Semestre 1º Teste 31/03/014 18:00h Duração do teste: 1:30h Lea o enuncado com atenção. Justfque todas as respostas. Identfque e numere

Leia mais

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem.

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem. Les de Krchhoff Até aqu você aprendeu técncas para resolver crcutos não muto complexos. Bascamente todos os métodos foram baseados na 1 a Le de Ohm. Agora você va aprender as Les de Krchhoff. As Les de

Leia mais

Eletricidade 3 Questões do ENEM. 8. Campo Elétrico 11 Questões do ENEM 13. Energia Potencial Elétrica 15 Questões do ENEM 20

Eletricidade 3 Questões do ENEM. 8. Campo Elétrico 11 Questões do ENEM 13. Energia Potencial Elétrica 15 Questões do ENEM 20 1 4º Undade Capítulo XIII Eletrcdade 3 Questões do ENEM. 8 Capítulo XIV Campo Elétrco 11 Questões do ENEM 13 Capítulo XV Energa Potencal Elétrca 15 Questões do ENEM 20 Capítulo XVI Elementos de Um Crcuto

Leia mais

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014

Aula 7: Circuitos. Curso de Física Geral III F-328 1º semestre, 2014 Aula 7: Crcutos Curso de Físca Geral III F-38 º semestre, 04 Ponto essencal Para resolver um crcuto de corrente contínua, é precso entender se as cargas estão ganhando ou perdendo energa potencal elétrca

Leia mais

RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Defnções RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Problemas de Valor Incal PVI) Métodos de passo smples Método de Euler Métodos de sére de Talor Métodos de Runge-Kutta Equações de ordem superor Métodos

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROBABILIDADES Professora Rosana Relva Números Inteiros e Racionais ESTATÍSTICA. Professor Luiz Antonio de Carvalho

ESTATÍSTICA. PROBABILIDADES Professora Rosana Relva Números Inteiros e Racionais ESTATÍSTICA. Professor Luiz Antonio de Carvalho PROBABILIDADES Professora Rosana Relva Números Interos e Raconas APRESENTAÇÃO ROL:,,, 4, 4,,, DISCRETA : rrelva@globo.com PROGRESSÃO ARITMÉTICA CONTÍNUA PROGRESSÃO ARITMÉTICA DISTRIBUIÇÃO DE REQUÊCIAS

Leia mais

Eletricidade 3. Campo Elétrico 8. Energia Potencial Elétrica 10. Elementos de Um Circuito Elétrico 15. Elementos de Um Circuito Elétrico 20

Eletricidade 3. Campo Elétrico 8. Energia Potencial Elétrica 10. Elementos de Um Circuito Elétrico 15. Elementos de Um Circuito Elétrico 20 1 3º Undade Capítulo XI Eletrcdade 3 Capítulo XII Campo Elétrco 8 Capítulo XIII Energa Potencal Elétrca 10 Capítulo XIV Elementos de Um Crcuto Elétrco 15 Capítulo XV Elementos de Um Crcuto Elétrco 20 Questões

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

Metodologia IHFA - Índice de Hedge Funds ANBIMA

Metodologia IHFA - Índice de Hedge Funds ANBIMA Metodologa IHFA - Índce de Hedge Funds ANBIMA Versão Abrl 2011 Metodologa IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA 1. O Que é o IHFA Índce de Hedge Funds ANBIMA? O IHFA é um índce representatvo da ndústra de hedge

Leia mais

CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA. - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para animais e plantas

CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA. - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para animais e plantas CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA 1. Introdução a) Quantificação do vapor d água na atmosfera. b) Importância da quantificação da umidade atmosférica: - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para

Leia mais

ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA

ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA OGC00 05-0-06 ÍDICE. Introdução. Âmbto e defnções 3. Avalação da ncerteza de medção de estmatvas das grandezas de entrada 4. Cálculo da ncerteza-padrão da estmatva da grandeza 5 de saída 5. Incerteza de

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE R. L. S. CANEVESI 1, C. L. DIEL 2, K. A. SANTOS 1, C. E. BORBA 1, F. PALÚ 1, E. A. DA SILVA 1 1 Unversdade Estadual

Leia mais

01. Em porcentagem das emissões totais de gases do efeito estufa, o Brasil é o quarto maior poluidor, conforme a tabela abaixo:

01. Em porcentagem das emissões totais de gases do efeito estufa, o Brasil é o quarto maior poluidor, conforme a tabela abaixo: PROCESSO SELETIVO 7 RESOLUÇÃO MATEMÁTICA Rosane Soares Morera Vana, Luz Cláudo Perera, Lucy Tem Takahash, Olímpo Hrosh Myagak QUESTÕES OBJETIVAS Em porcentagem das emssões totas de gases do efeto estufa,

Leia mais

8 Soluções Não Ideais

8 Soluções Não Ideais 8 Soluções Não Ideas 8.1 Convenções para o coefcente de atvdade na escala de frações molares Para a solução deal temos ln x onde é função apenas da pressão e temperatura. Fo anterormente mostrado que todas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS Ademr José Petenate Departamento de Estatístca - Mestrado em Qualdade Unversdade Estadual de Campnas Brasl 1. Introdução Qualdade é hoje

Leia mais

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor.

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor. Módulo IV Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas Termodinâmicas, Energia Interna, Entalpia, Calores Espercíficos c v

Leia mais

Laminectomia e liberação

Laminectomia e liberação TÉCNICA CIRÚRGICA Lamnectoma e lberação 1 Abordagem crúrgca do dsco A abordagem do espaço ntervertebral é executada após a dentfcação do nível relatvo ao ntensfcador de magem. A técnca crúrgca usada para

Leia mais

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2 Capítulo O plano compleo Introdução Os números compleos começaram por ser ntrodudos para dar sentdo à resolução de equações polnomas do tpo Como os quadrados de números reas são sempre maores ou guas a

Leia mais

ANEXO II METODOLOGIA E CÁLCULO DO FATOR X

ANEXO II METODOLOGIA E CÁLCULO DO FATOR X ANEXO II Nota Técnca nº 256/2009-SRE/ANEEL Brasíla, 29 de julho de 2009 METODOLOGIA E ÁLULO DO FATOR X ANEXO II Nota Técnca n o 256/2009 SRE/ANEEL Em 29 de julho de 2009. Processo nº 48500.004295/2006-48

Leia mais

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento.

Trabalho e Energia. Definimos o trabalho W realizado pela força sobre uma partícula como o produto escalar da força pelo deslocamento. Trabalho e Energa Podemos denr trabalho como a capacdade de produzr energa. Se uma orça eecutou um trabalho sobre um corpo ele aumentou a energa desse corpo de. 1 OBS: Quando estudamos vetores vmos que

Leia mais

I. Introdução. inatividade. 1 Dividiremos a categoria dos jovens em dois segmentos: os jovens que estão em busca do primeiro emprego, e os jovens que

I. Introdução. inatividade. 1 Dividiremos a categoria dos jovens em dois segmentos: os jovens que estão em busca do primeiro emprego, e os jovens que DESEMPREGO DE JOVENS NO BRASIL I. Introdução O desemprego é vsto por mutos como um grave problema socal que vem afetando tanto economas desenvolvdas como em desenvolvmento. Podemos dzer que os índces de

Leia mais

Controlo Metrológico de Contadores de Gás

Controlo Metrológico de Contadores de Gás Controlo Metrológco de Contadores de Gás José Mendonça Das (jad@fct.unl.pt), Zulema Lopes Perera (zlp@fct.unl.pt) Departamento de Engenhara Mecânca e Industral, Faculdade de Cêncas e Tecnologa da Unversdade

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA USP TRANSFERÊNCIA DE MASSA

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA USP TRANSFERÊNCIA DE MASSA ESCOL DE ENGENHRI DE LOREN USP PROF. GERONIMO V. TGLIFERRO 1 TRNSFERÊNCI DE MSS Ementa: Introdução a transferênca de massa de massa; concentrações, velocdades e fluxos; equações da contnudade em transferênca

Leia mais

Equipe de Química QUÍMICA

Equipe de Química QUÍMICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 11R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA SOLUÇÕES As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. As misturas homogêneas possuem uma fase distinta. As misturas

Leia mais

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF)

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF) PMR 40 - Mecânca Computaconal CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Fntos (MEF). Formulação Teórca - MEF em uma dmensão Consderemos a equação abao que representa a dstrbução de temperatura na barra

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C

Resoluções dos testes propostos. T.255 Resposta: d O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada é dado por: Q 100 9 10 Q 1,0 10 9 C apítulo da físca apactores Testes propostos ndade apítulo apactores Resoluções dos testes propostos T.55 Resposta: d O potencal elétrco de uma esfera condutora eletrzada é dado por: Vk 0 9 00 9 0,0 0 9

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 25 (pág. 86) AD TM TC. Aula 26 (pág. 86) AD TM TC. Aula 27 (pág. Físca Setor Prof.: Índce-controle de studo ula 25 (pág. 86) D TM TC ula 26 (pág. 86) D TM TC ula 27 (pág. 87) D TM TC ula 28 (pág. 87) D TM TC ula 29 (pág. 90) D TM TC ula 30 (pág. 90) D TM TC ula 31 (pág.

Leia mais

Hoje não tem vitamina, o liquidificador quebrou!

Hoje não tem vitamina, o liquidificador quebrou! A U A UL LA Hoje não tem vtamna, o lqudfcador quebrou! Essa fo a notíca dramátca dada por Crstana no café da manhã, lgeramente amenzada pela promessa de uma breve solução. - Seu pa dsse que arruma à note!

Leia mais

1. Conceitos básicos de estatística descritiva. A ciência descobre relações de causa efeito entre fenómenos. Há fenómenos que são muito complexos

1. Conceitos básicos de estatística descritiva. A ciência descobre relações de causa efeito entre fenómenos. Há fenómenos que são muito complexos 2 Matemátca Fnancera e Instrumentos de Gestão Sumáro 1. Concetos báscos de estatístca descrtva 1.1. 2ª Aula 1.2. 1.2.1. Frequênca relatva 1.2.2. Frequênca relatva acumulada 3 4 A cênca descobre relações

Leia mais

As tabelas resumem as informações obtidas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de informações.

As tabelas resumem as informações obtidas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de informações. 1. TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA As tabelas resumem as normações obtdas da amostra ou da população. Essas tabelas podem ser construídas sem ou com perda de normações. As tabelas sem perda de normação

Leia mais

O migrante de retorno na Região Norte do Brasil: Uma aplicação de Regressão Logística Multinomial

O migrante de retorno na Região Norte do Brasil: Uma aplicação de Regressão Logística Multinomial O mgrante de retorno na Regão Norte do Brasl: Uma aplcação de Regressão Logístca Multnomal 1. Introdução Olavo da Gama Santos 1 Marnalva Cardoso Macel 2 Obede Rodrgues Cardoso 3 Por mgrante de retorno,

Leia mais

REGRESSÃO LOGÍSTICA. Seja Y uma variável aleatória dummy definida como:

REGRESSÃO LOGÍSTICA. Seja Y uma variável aleatória dummy definida como: REGRESSÃO LOGÍSTCA. ntrodução Defnmos varáves categórcas como aquelas varáves que podem ser mensurados usando apenas um número lmtado de valores ou categoras. Esta defnção dstngue varáves categórcas de

Leia mais

Nesse circuito, os dados indicam que a diferença de potencial entre os pontos X e Y, em volts, é a) 3,3 c) 10 e) 18 b) 6,0 d) 12.

Nesse circuito, os dados indicam que a diferença de potencial entre os pontos X e Y, em volts, é a) 3,3 c) 10 e) 18 b) 6,0 d) 12. Aprmorando os Conhecmentos de Eletrcdade Lsta 7 Assocação de esstores Prof.: Célo Normando. (UNIFO-97) O resstor, que tem a curva característca representada no gráfco abao, é componente do crcuto representado

Leia mais

Instruções de Utilização. Actuador de motor via rádio 1187 00

Instruções de Utilização. Actuador de motor via rádio 1187 00 Instruções de Utlzação Actuador de motor va rádo 1187 00 Índce Relatvamente a estas nstruções... 2 Esquema do aparelho... 3 Montagem... 3 Desmontagem... 3 Tensão de almentação... 4 Colocar as plhas...

Leia mais

PROPOSIÇÃO, VALIDAÇÃO E ANÁLISE DOS MODELOS QUE CORRELACIONAM ESTRUTURA QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA

PROPOSIÇÃO, VALIDAÇÃO E ANÁLISE DOS MODELOS QUE CORRELACIONAM ESTRUTURA QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA 658 Gaudo & Zandonade Qum. Nova Qum. Nova, Vol. 4, No. 5, 658-671, 001. Dvulgação PROPOSIÇÃO, VALIDAÇÃO E ANÁLISE DOS MODELOS QUE CORRELACIONAM ESTRUTURA QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA Anderson Coser Gaudo

Leia mais

Suporte Básico para Sistemas de Tempo Real

Suporte Básico para Sistemas de Tempo Real Suporte Básco para Sstemas de Tempo Real Escalonamento e Comuncação Sldes elaborados por George Lma, com atualzações realzadas por Ramundo Macêdo Suporte Básco para Sstemas de Tempo-Real Escalonamento

Leia mais

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída INTRODUÇÃO O que é sstema? O que é um sstema de controle? SISTEMAS O aspecto mportante de um sstema é a relação entre as entradas e a saída Entrada Usna (a) Saída combustível eletrcdade Sstemas: a) uma

Leia mais

REGULAMENTO GERAL (Modalidades 1, 2, 3 e 4)

REGULAMENTO GERAL (Modalidades 1, 2, 3 e 4) REGULAMENTO GERAL (Modaldades 1, 2, 3 e 4) 1. PARTICIPAÇÃO 1.1 Podem concorrer ao 11º Prêmo FIEB de Desempenho Socoambental da Indústra Baana empresas do setor ndustral nas categoras MICRO E PEQUENO, MÉDIO

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE CÁLCULO DE PERDAS EM TRANSFORMADORES ALIMENTANDO CARGAS NÃO-LINEARES

COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE CÁLCULO DE PERDAS EM TRANSFORMADORES ALIMENTANDO CARGAS NÃO-LINEARES COMARAVO ENRE MÉODOS DE CÁLCULO DE ERDAS EM RANSFORMADORES ALMENANDO CARGAS NÃO-LNEARES GUMARÃES, Magno de Bastos EEEC/ UFG/ EQ magnobg@otmal.com. NRODUÇÃO LSA, Luz Roberto EEEC/ UFG lsta@eee.ufg.br NERYS,

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE 2 CONDICIONAMENTO DE AR E PSICOMETRIA

FENÔMENOS DE TRANSPORTE 2 CONDICIONAMENTO DE AR E PSICOMETRIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE 2 CONDICIONAMENTO DE AR E PSICOMETRIA DEFINIÇÃO "Ar condicionado é um processo de tratamento de ar, que visa controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pureza e a distribuição

Leia mais

Apostila de Estatística Curso de Matemática. Volume II 2008. Probabilidades, Distribuição Binomial, Distribuição Normal. Prof. Dr. Celso Eduardo Tuna

Apostila de Estatística Curso de Matemática. Volume II 2008. Probabilidades, Distribuição Binomial, Distribuição Normal. Prof. Dr. Celso Eduardo Tuna Apostla de Estatístca Curso de Matemátca Volume II 008 Probabldades, Dstrbução Bnomal, Dstrbução Normal. Prof. Dr. Celso Eduardo Tuna 1 Capítulo 8 - Probabldade 8.1 Conceto Intutvamente pode-se defnr probabldade

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Versão prelmnar 7 de setembro de Notas de Aula de Físca 7. TRABAO E ENERGIA CINÉTICA... MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO COM FORÇA CONSTANTE... TRABAO EXECUTADO POR UMA FORÇA VARIÁVE... Análse undmensonal...

Leia mais

Informação. Nota: Tradução feita por Cláudio Afonso Kock e Sérgio Pinheiro de Oliveira.

Informação. Nota: Tradução feita por Cláudio Afonso Kock e Sérgio Pinheiro de Oliveira. Informação Esta publcação é uma tradução do Gua de Calbração EURAMET Gua para a Estmatva da Incerteza em Medções de Dureza (EURAMET/cg-16/v.01, July 007). Os dretos autoras do documento orgnal pertencem

Leia mais

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado)

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado) 5 Aplcação Neste capítulo será apresentada a parte empírca do estudo no qual serão avalados os prncpas regressores, um Modelo de Índce de Dfusão com o resultado dos melhores regressores (aqu chamado de

Leia mais

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão IF-UFRJ Elementos de Eletrônca Analógca Prof. Antôno Carlos Fontes dos Santos FIW362 Mestrado Profssonal em Ensno de Físca Aula 1: Dvsores de tensão e Resstênca nterna de uma fonte de tensão Este materal

Leia mais

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica 1 a 5 de Agosto de 006 Belo Horzonte - MG Expressão da ncerteza de Medção para a Grandeza Energa Elétrca Eng. Carlos Alberto Montero Letão CEMG Dstrbução S.A caletao@cemg.com.br Eng. Sérgo Antôno dos Santos

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES O Danel Slvera pedu para eu resolver mas questões do concurso da CEF. Vou usar como base a numeração do caderno foxtrot Vamos lá: 9) Se, ao descontar uma promssóra com valor de face de R$ 5.000,00, seu

Leia mais

Y X Baixo Alto Total Baixo 1 (0,025) 7 (0,175) 8 (0,20) Alto 19 (0,475) 13 (0,325) 32 (0,80) Total 20 (0,50) 20 (0,50) 40 (1,00)

Y X Baixo Alto Total Baixo 1 (0,025) 7 (0,175) 8 (0,20) Alto 19 (0,475) 13 (0,325) 32 (0,80) Total 20 (0,50) 20 (0,50) 40 (1,00) Bussab&Morettn Estatístca Básca Capítulo 4 Problema. (b) Grau de Instrução Procedênca º grau º grau Superor Total Interor 3 (,83) 7 (,94) (,) (,33) Captal 4 (,) (,39) (,) (,3) Outra (,39) (,7) (,) 3 (,3)

Leia mais

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001 Sstemas de Flas: Aula 5 Amedeo R. Odon 22 de outubro de 2001 Teste 1: 29 de outubro Com consulta, 85 mnutos (níco 10:30) Tópcos abordados: capítulo 4, tens 4.1 a 4.7; tem 4.9 (uma olhada rápda no tem 4.9.4)

Leia mais

Palavras-chaves detector infravermelho, transmissão atmosférica, atenuação. I. INTRODUÇÃO

Palavras-chaves detector infravermelho, transmissão atmosférica, atenuação. I. INTRODUÇÃO Atenuação atmosférca da Radação Infravermelha: Influênca de elevados níves hgrométrcos no desempenho operaconal de mísses ar-ar. André Gustavo de Souza Curtyba, Rcardo A. Tavares Santos, Fabo Durante P.

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS

EXPANSÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS Físca II Protocolos das Aulas Prátcas 01 DF - Unversdade do Algarve EXPANSÃO ÉRMICA DOS ÍQUIDOS 1 Resumo Estuda-se a expansão térmca da água destlada e do glcerol utlzando um pcnómetro. Ao aquecer-se,

Leia mais

HIDROLOGIA APLICADA Professor Responsável:LUIGI WALTER ANDRIGHI UniFOA

HIDROLOGIA APLICADA Professor Responsável:LUIGI WALTER ANDRIGHI UniFOA HIDROLOGIA APLICADA Professor Responsável:LUIGI WALTER ANDRIGHI UniFOA CAPÍTULO IV PRECIPITAÇÃO 4.0.Precipitação é o termo usado para classificar todas as formas de umidades hidrológico se processa na

Leia mais

1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA

1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA 1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA 1.1 QUANTIDADE DE MATÉRIA (N) Mol A palavra mol parece ter sido introduzida por William Ostwald em 1896 e tem origem no Latim (moles)

Leia mais