TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL"

Transcrição

1 2 a Etapa TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL CADERNO 1 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, afixado na parede da sala, à sua frente, e as instruções que se seguem. 1 - A Prova de Teoria e Percepção Musical é constituída de 16 questões de múltipla escolha. 2 - Este Caderno de Prova contém as dezesseis questões escritas, que ocupam um total de 9 (nove) páginas, numeradas de 3 a 11. Cada questão apresenta 5 (cinco) alternativas de resposta, dispostas da letra A à letra E. O candidato deverá assinalar apenas uma alternativa. Após autorizado, abra este Caderno de Provas e verifique se ele está completo. Caso haja algum problema, solicite a substituição do seu Caderno. 3 - Ao receber a Folha de Respostas: Confira seu nome e número de inscrição. Assine, a tinta, no espaço próprio indicado na Folha. Marque, no espaço destinado a esse fim, o número deste Caderno de Provas. Se esse campo NÃO for preenchido, sua prova será anulada. Use somente caneta azul ou preta. Aplique traços firmes dentro da área reservada à letra correspondente a cada resposta, de acordo com este modelo: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 4 - Esta prova escrita vale um total de 100 pontos, valendo 6,25 pontos cada questão. 5 - As questões de 1 a 10 desta prova são baseadas em trechos musicais gravados em um CD onde estão incluídos o tempo de execução de cada trecho e os intervalos para reflexão e resposta. O(s) trecho(s) musical(ais) correspondente(s) a cada uma das questões será (serão) tocado(s) quatro vezes. Após cada uma das execuções, você terá um pequeno intervalo para reflexão. Após ouvir, pela quarta e última vez, cada trecho musical gravado, você terá um tempo variável, de acordo com a questão, para marcar sua resposta. As questões de 11 a 16 são baseadas na Teoria Geral da Música e não terão áudio. São apenas escritas. O candidato tem o restante do tempo da prova para respondê-las. 6 - Após o início da audição do CD, EM HIPÓTESE ALGUMA INTERROMPA O PROCEDIMENTO. 7 - Para responder a cada uma das questões desta prova, você deverá: 1 o ) Ler toda a questão atentamente, para ter certeza do que lhe é solicitado. 2 o ) Ouvir, em seguida, o(s) trecho(s) musical(ais) em que se baseia a questão. 8 - Concluída a prova, você deve chamar a atenção do Aplicador, levantando o braço. Ele, então, irá até você para recolher este Caderno de Prova Duração total desta prova: DUAs horas. ATENÇÃO: Terminada a prova, recolha seus objetos, deixe a sala e, em seguida, o prédio. A partir do momento em que sair da sala e até estar fora do prédio, continuam válidas as proibições ao uso de aparelhos eletrônicos e celulares, bem como não lhe é mais permitido o uso dos sanitários. ATENÇÃO: Os Aplicadores NÃO estão autorizados a dar quaisquer explicações sobre questões de provas. NÃO INSISTA, pois, em pedir-lhes ajuda.

2 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa - Caderno RASCUNHO MARQUE O NÚMERO DO SEU CADERNO

3 QUESTÃO 1 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa Caderno 1 3 Você irá ouvir o trecho inicial de Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu. Assinale a alternativa cuja partitura representa CORRETAMENTE a melodia principal desse início, executada pelo acordeon, na tonalidade de Ré. A) B) C) D) E) QUESTÃO 2 Você irá ouvir um trecho da peça Tomorrow de Paul McCartney no qual ocorre uma alteração brusca no aspecto rítmico. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE como essa alteração se processa. A) O compasso é ternário simples no início, e quaternário simples no fi nal. B) O compasso é quaternário simples no início, e ternário simples no fi nal. C) O compasso é quaternário simples no início, e quaternário composto no fi nal. D) O compasso se mantém quaternário simples todo o tempo e a pulsação se torna mais lenta. E) O compasso se mantém ternário simples todo o tempo e a pulsação se torna mais lenta.

4 4 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa - Caderno 1 QUESTÃO 3 Você irá ouvir o início das Variações para Piano em Dó Menor de Beethoven. O fi nal do trecho apresenta uma cadência no grau da Tônica da peça. Assinale a alternativa que transcreve CORRETAMENTE as últimas 6 notas tocadas pelo piano nesta cadência. A) B) C) D) E)

5 QUESTÃO 4 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa Caderno 1 5 Você irá ouvir o início da canção Boiadeiro de Luiz Gonzaga cuja Tônica é MI. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE a frase inicial: Vai boiadeiro que a noite já vem. A) B) C) D) E) QUESTÃO 5 O exemplo a seguir apresenta o início da canção El Becerrito, de Simón Díaz. Com respeito à estruturação métrica do trecho ouvido, seria CORRETO dizer que se trata de um compasso A) binário simples. B) ternário. C) binário composto. D) de cinco tempos. E) quaternário.

6 6 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa - Caderno 1 QUESTÃO 6 O exemplo a seguir apresenta o início da peça Mikrokosmos v.ii, n.40, de Béla Bartók, para piano solo. A peça se desenvolve em duas vozes, a mais grave permanecendo em um ostinato alternando o primeiro e o quinto graus, sobre o qual a voz mais aguda desenha uma melodia modal. Seria CORRETO dizer que se trata do A) modo maior, com quarta aumentada. B) modo maior, com sétima menor. C) modo menor natural. D) modo maior. E) modo menor, com sexta maior e sétima menor. QUESTÃO 7 Você vai ouvir o início da canção Tim Dom Dom, de Jorge Benjor. Há uma linha guia tocada repetidamente pelo tamborim, que abre a peça em solo, e que continua após a entrada de outros instrumentos e da voz. Tomando como fórmula o compasso 2/4, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao ritmo da linha guia. A) B) C) D) E)

7 QUESTÃO 8 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa Caderno 1 7 Você vai ouvir um trecho inicial do prelúdio n.1 do primeiro volume do Cravo Bem Temperado, de J. S. Bach. Nesse trecho, cada compasso (de 4 tempos) é reservado a uma função harmônica diferente. A partir da sua análise, marque a seguir a caracterização e a sequência CORRETAS das funções harmônicas. A) Tonalidade maior: tônica, dominante, subdominante relativa, tônica. B) Tonalidade menor: subdominante relativa, tônica, dominante, tônica. C) Tonalidade maior: tônica, subdominante relativa, dominante, tônica. D) Tonalidade menor: dominante, tônica, subdominante relativa, dominante. E) Tonalidade maior: dominante, tônica, subdominante relativa, dominante. QUESTÃO 9 Você vai ouvir um trecho do primeiro movimento do ballet O Pássaro de Fogo, para orquestra, de Igor Stravinsky. Há um plano de fundo permanente, tocado por cordas, sobre o qual se desenha um plano de figura, com uma melodia passando por diferentes timbres/instrumentos. Marque a ordem CORRETA de aparição destes instrumentos em primeiro plano. A) Fagote, oboé, cordas, trombone. B) Trompa, fagote, cordas, trombone. C) Clarineta, trompete, cordas, tuba. D) Oboé, trompete, cordas, trompa. E) Flauta, oboé, cordas, fagote. QUESTÃO 10 Você vai ouvir a seguir três trechos orquestrais de momentos históricos diferentes. Em relação ao estilo de cada trecho, marque em seguida a opção CORRETA. A) O primeiro trecho é de estilo romântico, o segundo barroco, o terceiro clássico. B) O primeiro trecho é de estilo clássico, o segundo barroco, o terceiro romântico. C) O primeiro trecho é de estilo barroco, o segundo romântico, o terceiro clássico. D) O primeiro trecho é de estilo clássico, o segundo romântico, o terceiro barroco. E) O primeiro trecho é de estilo barroco, o segundo clássico, o terceiro romântico.

8 8 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa - Caderno 1 QUESTÃO 11 Você verá na fi gura abaixo 4 acordes. Assinale a alternativa que classifi ca esses acordes CORRETAMENTE. A) O acorde 1 é Sub Dominante de Lá m; o acorde 4 é Tônica de Lá Bemol Menor. B) O acorde 2 é Dominante de Sol menor; o acorde 3 é Tônica de Mi Bemol Menor. C) O acorde 3 é Dominante de Lá Bemol menor; o acorde 4 é Tônica de Lá Bemol Menor. D) O acorde 1 é Tônica de Fá Menor; o acorde 2 é Dominante de Ré Maior. E) O acorde 2 é Dominante de Mi m; o acorde 4 é Dominante de Ré Menor. QUESTÃO 12 Você verá na fi gura abaixo 4 intervalos. Assinale a alternativa que classifi ca esses intervalos CORRETAMENTE. A) O intervalo 2 é uma Terça Menor; o intervalo 4 é uma Quarta Aumentada. B) O intervalo 1 é uma Sexta Maior; o intervalo 3 é uma Sétima Diminuta. C) O intervalo 3 é uma Sétima Menor; o intervalo 4 é Quinta aumentada. D) O intervalo 2 é uma Terça Maior; o intervalo 3 é uma Sétima Menor. E) O intervalo 1 é uma Sexta Menor; o intervalo 4 é uma Quinta Aumentada.

9 QUESTÃO 13 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa Caderno 1 9 Leia atentamente o trecho abaixo escrito em clave de Sol. Assinale a afi rmativa que corresponde à sua reapresentação CORRETA, uma oitava abaixo. A) B) C) D) E)

10 10 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa - Caderno 1 QUESTÃO 14 Observe as armaduras de clave abaixo e, de acordo com sua análise, marque em seguida a opção INCORRETA. 1) 2) 3) 4) 5) A) A armadura 1 corresponde às tonalidades de ré maior e si menor. B) A armadura 2 corresponde às tonalidades de lá bemol maior e dó menor. C) A armadura 3 corresponde às tonalidades de fá maior e ré menor. D) A armadura 4 corresponde às tonalidades de mi maior e dó sustenido menor. E) A armadura 5 corresponde às tonalidades de sol maior e mi menor. QUESTÃO 15 Em relação à classificação dos intervalos, marque a seguir a alternativa INCORRETA. A) A inversão de uma quinta justa é uma quarta justa. B) A quarta aumentada e a quinta diminuta possuem uma mesma distância intervalar. C) A inversão de uma terça menor é uma sexta maior. D) Uma sétima menor equivale a 5 tons. E) Uma décima maior equivale a uma segunda maior acrescida de uma oitava.

11 QUESTÃO 16 Leia atentamente o trecho abaixo. TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL - 2 a Etapa Caderno 1 11 Qual das seguintes opções abaixo apresenta CORRETAMENTE esse trecho transposto uma quarta justa abaixo. A) B) C) D) E)

12 Questões desta prova podem ser reproduzidas para uso pedagógico, sem fins lucrativos, desde que seja mencionada a fonte:. Reproduções de outra natureza devem ser autorizadas pela Copeve/.